Espectrofotometria - Determinação do teor de Permanganato de Potássio em comprimido antisséptico

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 янв 2025

Комментарии • 5

  • @capadumi8685
    @capadumi8685 3 года назад +2

    Caro professor, por favor, informe um meio de contato para apresentação de proposta comercial. Grato.

  • @guilhermeparisi4696
    @guilhermeparisi4696 3 года назад +1

    Usar o filtro não interfere na análise uma vez que o permanganato reage com o papel. No video o filtro ficou meio marrom ao final da filtragem, podendo ser devido a formação de MnO4... Fiquei com essa dúvida.

    • @aulaspráticasquimica
      @aulaspráticasquimica  3 года назад +4

      Olá Guilherme!! Obrigado por sua valiosa observação. Primeiramente, o motivo da filtração dessa solução de Permanganato de Potássio feita a partir do comprimido de 100mg é que, em virtude de a solução apresentar partículas insolúveis provenientes do comprimido, como excipientes e impurezas presentes, a filtração evitará que essas partículas interfiram na leitura da amostra quando ela for introduzida na cubeta do espectrofotômetro.
      Agora, quanto à reação do Permanganato de Potássio com o material do filtro utilizado você tem razão. Isso pode realmente trazer uma pequena interferência ao resultado da nossa análise. Uma alternativa que temos para melhorar esse processo de filtragem é a de utilizarmos o Cadinho de Gooch ou Lã de Vidro. O Cadinho de Gooch possui seu filtro em vidro sinterizado, assim não reagiria com o Permanganato. Com certeza vamos fazer essa alteração em nosso roteiro da aula prática com o objetivo de melhorarmos nossa análise e minimizarmos os possíveis erros.
      O que talvez tenha formado ali no filtro seja o MnO2 (Óxido de Manganês IV).
      Muito obrigado!!!

    • @guilhermeparisi4696
      @guilhermeparisi4696 3 года назад

      @@aulaspráticasquimica otimoo! Muito obrigado