Conheci tia Cyra, tia do meu marido Henrique Brito, filho de José Brito. Senhora delicada e de respeito. Que honra ouvir dela essas histórias. Ficava quieta, só ouvindo... Que coragem! Que fibra! Mulher nordestina pra nos orgulhar !
Cyra Britto foi uma mulher extraordinária e à frente do seu tempo... Foi modelo de mulher sertaneja capaz de ser referência e inspiração para sua família, mas também para outras mulheres. Com certeza, foi esposa companheira do João Bezerra, sendo porto seguro dele nas horas difíceis e o incentivando nas suas árduas missões. Confirma-se o ditado: “Ao lado de todo grande homem, há sempre uma grande mulher!". Ela faz parte da história, com protagonismo. Ela foi também o seio da família, notadamente dos filhos, na ausência do marido. Mas também para toda a vida. Ele foi o suporte mais importante para ele ser cumpridor de missões militares. Diante de tantas e tais situações difíceis, foi mulher forte! A fortaleza da sua família e da sua terra, na liderança e na dianteira de uma luta em defesa do bem e da vida, tendo do outro lado cangaceiros ferozes. Cyra Britto foi talhada com a bravura dos fortes!
Esta entrevista é de uma riqueza sem igual. Riqueza de detalhes sobre uma vida, uma época que já não nos pertence mais.Riqueza em detalhes sobre acontecimentos históricos, descritos de forma tão clara e objetiva, que nos faz transportar a este momento único. D. Cyra, tbm mostra que independente da sua "posição", seja do lado dos Cangaceiros ou Polícia, rir ou chorar era uma incerteza e como uma pessoa de bom coração, sentia por todos.👏👏👏
que pessoa maravilhosa, sem duvidas como a gente perde nao conhecendo uma senhora como esta, a cada dia mais que passa a cada video que vejo a respeito da familia Britto Bezerra aprendo-me a respeita-los mais, admira-los e valorizar aquele militar que foi Cel João Bezerra, que muitos nao valorizam. Muito obrigado por nos presentear com esta entrevista. Jefferson M.. M..
Mestre Robério você não existe que maravilha de entrevista amei está senhorinha que mente lúcida que lindinha que história fantástica.Meu filho você sempre nos surpreendendo com teus videos maravilhosos sigo teu canal desde 2016 e gosto demais .
Que senhora maravilhosa. Lúcida, e me fez entender melhor, sobre o telégrafo. Agora sim, entendi. Parabéns Robério, por esta entrevista. Por esse trabalho lindo. 👍👍👍👏👏👏👏💝💝💝💝
Robério, Entrevista maravilhosa! Mulher de personalidade forte, valente, lúcida e linda! Nos transmite paz e muito amor! Mais uma mulher que deixou seu legado. Obrigada por essa oportunidade. 🌵🌴☉
Esta entrevista, recebo como um presente valioso dado pelo O Cangaço na Literatura. Não tem preço ver uma matéria dessa. Robério, valeu por mais um excelente programa.
Povo antigo viviam mais tempo e tinha mais saúde que nos hoje, tava observando essa senhora ela conta com lucidez, fatos que já se que passaram 80 anos , e hoje coisa de 5 anos nem lembro direito mais , e ela lembra coisas de anos e anos atrás que mente boa.
Bezerra pra mim, é um verdadeiro herói. Deveria ter estatua e museu em todas as redondezas, onde passou Lampião e seus cangaceiros. Bravos policiais! Deu fim a todo pavor e pânico vivenciado, por essa gente. Eu não queria viver numa situação dessa. Deus ampare todos esses policiais e todos seus descendentes.
Que beleza, que resgate da nossa história. O seu trabalho meu caro Robério nos enche de orgulho, como cidadãos, como nordestinos. Que venham mais histórias facinantes, por testemunhas oculares dessa história de sonhos e dor. Parabéns.
VOLTEI... PARA PARABENIZAR A TODOS OS ENVOLVIDOS NESSE BELÍSSIMO TRABALHO EM EQUIPE... O ENVOLVIMENTO MÁGICO DO CANGAÇO NA LITERATURA COM TODOS NÓS QUE NOS TORNAMOS ESSA LINDA FAMÍLIA CRIADA POR ROBÉRIO SANTOS COM SEU PARCEIRO NININHO. GRATA POR ESTÁ AQUI... E FAZER PARTE SIM... LINDA HOMENAGEM PARA ESSA ENCANTADORA MULHER CYRA BRITTO E TERMINO PARABENIZANDO A INTENSIDADE DE ANE RANDON.... QUE DEUS ESTEJA COM A FAMÍLIA CANGAÇO NA LITERATURA. LYZA ROCHA🌼
Tão linda! Imagine essa lindeza qnd jovem. Passa uma energia tão boa. Essas pessoas do bem, me fazem tão bem. Essa sim, faz jus a sua beleza. Beleza que de dentro, resplandece pra externa. Parabéns, D. Cyra Brito. Em nome de todos aqueles que foram violentados por Lampião e seu bando, sintam-se agraciados pelo criador do universo. Gratidão por terem vindo pra dar um basta em tanto pavor, exercidos por eles.
Bela história, um encanto de pessoa, Cyra Brito, como falaram no filme: bela, corajosa, brava, guerreira, mas acima de tudo uma pessoa de uma simplicidade e ternura. Parabéns e obrigado Robério pelo documentário.
Parabéns Robério excelente programa. Um verdadeira pérola da história do Cangaço. Mulher valente e guerreira do Sertão. Fiquei em dúvida com relação ao fato do telegrama! SERTÃO!
Eita, que maravilha essa entrevista! Pena saber que dona Cyra se foi em 2003, Ficaria horas ouvindo as história dela e fazendo um quadro mental das coisas contadas! Mas num podendo me contento contigo Robério, você também é um ótimo contador de história e aind nos leva aos locais! Belo trabalho o seu! Forte abraço.
O comentário no vídeo a respeito de dona cyra escrita por ane razan falou tudo que pensei sobre ela ao ver o vídeo. .magnífico a riqueza de detalhes nos relatos dela Parabéns professor por mais um vídeo impressionante
Dona Cyra Britto, personagem importante da histotiografia do Cangaço, mulher forte, guerreira, muito corajosa. Deixou um belo exemplo de simpatia, dignidade e humanidade. E há uma curiosidade nesse seu depoimento: foi ela quem redigiu o lendário telegrama ao seu esposo, tenente João Bezerra, cuja mensagem dizia haver "garrote" no pasto, quando a maioria dos historiadores dizem ter sido a famosa mensagem de autoria do sargento Aniceto. Parabéns, professor Robério e obrigado por nos apresentar mais esse trabalho maravilhoso.
Dona Cyra era demais. O Coronel João Bezerra também era homem inteligente e culto. Me surpreendi lendo o livro dele. Como escrevia bem! Que livro maravilhoso! Muitas pessoas falam que os cangaceiros e os policiais volantes vinham do mesmo substrato social, porem acho que isso não se aplica a oficiais e não se aplicava a João Bezerra. É só dar uma olhada nos bilhetes de Lampião pra ver que o mesmo era quase semi analfabeto.
Dna. Cyra Brito: nós, sulistas, conhecíamos a mulher nordestina retratada nas músicas de Luiz Gonzaga, que teve muitas letras inspiradas na mulher sertaneja; o Rei do Baião trazia nas letras das canções a força e bravura das mulheres do Nordeste; ao conhecer esse delicadeza de pessoa, não podemos deixar de render homenagens à mulher do agreste que tanto cuidava da família na ausência do marido - como relata Cyra -, como também enfrentava as adversidades para proteger o seu lar. Onde a sra. estiver, se sinta abraçada e homenageada !!!
Parabéns! Isso é uma verdadeira mulher de fibra e Cultura essa . Nossa cultura valoriza a mulher do bandido como rainha , e essa mulher de bem quase ninguém conhece.
@@claudiobastos9839 Discordo,as volantes para fazer um coiteiro falar onde estava os cangaceiros, tinha que torturar para o mesmo contar. Entre CANGACO e VOLANTE, e logico que sou Volante!
@@joaodecastro6734 e tortura é bom? Tortura pai mãe irmãos dos cangaceiros era certo? Ter se apropriado do dinheiro, e coisas de valores dos cangaceiros mortos foi certo? Mas enfim , cada um fica com suas preferências né
Entrevista simples mas bem envolvente, quanto às mortes e às cabeças um dia tinha que acontecer, afinal quem está na guerra é prá viver ou morrer, abraço.
Conheci tia Cyra, tia do meu marido Henrique Brito, filho de José Brito. Senhora delicada e de respeito. Que honra ouvir dela essas histórias. Ficava quieta, só ouvindo... Que coragem! Que fibra! Mulher nordestina pra nos orgulhar !
Essa entrevista da dona Cyra é uma pérola, parabéns Robério o Cangaço é história nordestina e Brasileira 👏👏👏👍
Ótimo trabalho! Parabéns pelo vídeo!
Emocionante o depoimento de dona Cyra Brito. Show. Chagas Lopes. Caicó no RN
Cyra Britto foi uma mulher extraordinária e à frente do seu tempo... Foi modelo de mulher sertaneja capaz de ser referência e inspiração para sua família, mas também para outras mulheres. Com certeza, foi esposa companheira do João Bezerra, sendo porto seguro dele nas horas difíceis e o incentivando nas suas árduas missões.
Confirma-se o ditado: “Ao lado de todo grande homem, há sempre uma grande mulher!".
Ela faz parte da história, com protagonismo.
Ela foi também o seio da família, notadamente dos filhos, na ausência do marido. Mas também para toda a vida. Ele foi o suporte mais importante para ele ser cumpridor de missões militares.
Diante de tantas e tais situações difíceis, foi mulher forte! A fortaleza da sua família e da sua terra, na liderança e na dianteira de uma luta em defesa do bem e da vida, tendo do outro lado cangaceiros ferozes.
Cyra Britto foi talhada com a bravura dos fortes!
Uma entrevista épica! 👏🏻👏🏻👏🏻😊
Esta entrevista é de uma riqueza sem igual. Riqueza de detalhes sobre uma vida, uma época que já não nos pertence mais.Riqueza em detalhes sobre acontecimentos históricos, descritos de forma tão clara e objetiva, que nos faz transportar a este momento único.
D. Cyra, tbm mostra que independente da sua "posição", seja do lado dos Cangaceiros ou Polícia, rir ou chorar era uma incerteza e como uma pessoa de bom coração, sentia por todos.👏👏👏
Dona Cyra era uma senhora de classe e fibra.
Percebe-se que era culta, esclarecida, ajudava e apoiava muito o marido.
que pessoa maravilhosa, sem duvidas como a gente perde nao conhecendo uma senhora como esta, a cada dia mais que passa a cada video que vejo a respeito da familia Britto Bezerra aprendo-me a respeita-los mais, admira-los e valorizar aquele militar que foi Cel João Bezerra, que muitos nao valorizam.
Muito obrigado por nos presentear com esta entrevista.
Jefferson M.. M..
Boa tarde Robério querido. Amei a entrevista. Um grande beijo 🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Que vídeo, Robério!! Parabéns
Mestre Robério você não existe que maravilha de entrevista amei está senhorinha que mente lúcida que lindinha que história fantástica.Meu filho você sempre nos surpreendendo com teus videos maravilhosos sigo teu canal desde 2016 e gosto demais .
Que senhora maravilhosa.
Lúcida, e me fez entender melhor, sobre o telégrafo. Agora sim, entendi. Parabéns Robério, por esta entrevista. Por esse trabalho lindo. 👍👍👍👏👏👏👏💝💝💝💝
Muito importante o depoimento da viúva do Coronel Bezerra! 👏🏻👏🏻👏🏻
Belíssima senhora modéstia e sabedoria cultua deste povo nordestino que construiu o Brasil parabéns a família descanse em paz
Que mulher hein, digna de respeito e admiração, lúcida e com firmeza ao falar, como muitas mulheres nordestinas. Fiquei encantado. Parabéns ROBÉRIO.
Que pessoa Robério, amei Dona Cyra, foi uma senhora linda e sábia, Obgda por compartilhar conosco!
Robério,
Entrevista maravilhosa!
Mulher de personalidade forte, valente, lúcida e linda!
Nos transmite paz e muito amor!
Mais uma mulher que deixou seu legado.
Obrigada por essa oportunidade. 🌵🌴☉
Que sensacional essa história do encontro dela com Lampião na infância. Incrível!
Esta entrevista, recebo como um presente valioso dado pelo O Cangaço na Literatura. Não tem preço ver uma matéria dessa. Robério, valeu por mais um excelente programa.
Lindo né?
Sem dúvida uma entrevista belíssima essa senhora foi uma telespectadora da história muito bom parabéns cabra um abraço
Fantástico ,esse documentario!vcs estão de parabéns.
Magnífico vídeo, Grande relevância para nossa história 👏👏👏
Povo antigo viviam mais tempo e tinha mais saúde que nos hoje, tava observando essa senhora ela conta com lucidez, fatos que já se que passaram 80 anos , e hoje coisa de 5 anos nem lembro direito mais , e ela lembra coisas de anos e anos atrás que mente boa.
Que maravilhosa essa senhora, foi valente , audaciosa, que maravilha conhecê-la.
Bezerra pra mim, é um verdadeiro herói. Deveria ter estatua e museu em todas as redondezas, onde passou Lampião e seus cangaceiros. Bravos policiais! Deu fim a todo pavor e pânico vivenciado, por essa gente. Eu não queria viver numa situação dessa. Deus ampare todos esses policiais e todos seus descendentes.
Que senhora agradável,quanta serenidade nos seus relatos ,parabéns!!!!
Que beleza, que resgate da nossa história. O seu trabalho meu caro Robério nos enche de orgulho, como cidadãos, como nordestinos. Que venham mais histórias facinantes, por testemunhas oculares dessa história de sonhos e dor.
Parabéns.
VOLTEI...
PARA PARABENIZAR A TODOS OS ENVOLVIDOS NESSE BELÍSSIMO TRABALHO EM EQUIPE... O ENVOLVIMENTO MÁGICO DO CANGAÇO NA LITERATURA COM TODOS NÓS QUE NOS TORNAMOS ESSA LINDA FAMÍLIA CRIADA POR ROBÉRIO SANTOS COM SEU PARCEIRO NININHO. GRATA POR ESTÁ AQUI... E FAZER PARTE SIM...
LINDA HOMENAGEM PARA ESSA ENCANTADORA MULHER CYRA BRITTO E TERMINO PARABENIZANDO A INTENSIDADE DE ANE RANDON....
QUE DEUS ESTEJA COM A FAMÍLIA CANGAÇO NA LITERATURA.
LYZA ROCHA🌼
Que mulher linda, Deus a tenha em sua glória
Tão linda! Imagine essa lindeza qnd jovem. Passa uma energia tão boa. Essas pessoas do bem, me fazem tão bem. Essa sim, faz jus a sua beleza. Beleza que de dentro, resplandece pra externa. Parabéns, D. Cyra Brito. Em nome de todos aqueles que foram violentados por Lampião e seu bando, sintam-se agraciados pelo criador do universo. Gratidão por terem vindo pra dar um basta em tanto pavor, exercidos por eles.
Uma mulher, de fibra de coragem, e muito simpática... Com um caráter tremendo. Deus abençoe a senhora Cira Britto Bezerra.
Bela história, um encanto de pessoa, Cyra Brito, como falaram no filme: bela, corajosa, brava, guerreira, mas acima de tudo uma pessoa de uma simplicidade e ternura. Parabéns e obrigado Robério pelo documentário.
Entrevista espetacular! Parabéns Robério, e que Deus te dê sempre discernimento.Natal.
Que mulher admirável, que exemplo de vida. Parabéns pelo rico documentário.
Parabéns Robério 👏. Entrevista maravilhosa. Isto é História!
((( LINDO VÍDEO!!! MAIS UM GRANDE TRABALHO DO GRANDE MESTRE ROBÉRIO SANTOS * O CANGAÇO NA LITERATURA * PARABÉNS A TODOS )))
*** MINHA CONTINÊNCIA ***
Que entrevista Maravilhosa, Parabéns Dona Cyra Brito e o Cangaço na literatura por mais essa excelente entrevista.
O nordeste tem coisas lindas como esta sabia senhora admiravel💝💝💝
Ótimo trabalho Robério!
Parabéns Robério excelente programa. Um verdadeira pérola da história do Cangaço. Mulher valente e guerreira do Sertão. Fiquei em dúvida com relação ao fato do telegrama! SERTÃO!
Que senhorinha mais linda!!! Lúcida, cheia de histórias, tão linda, vozinha valente!!! Retada... 🌵😍😘
Parabéns, por colocar, essa entrevista no seu canal, Robério....
Que fantastico essa entrevista. como sempre muita coisa cheia de credibilidade. parabens.
Muito lindo o depoimento da Sra. Parabéns Robério
São fascinantes esses relatos de quem viveu a época do cangaço.parabéns pelo canal.um abraço a todos os admiradores.
Que "achado"Robério,sensacional.Essa senhora lúcida,falando o português correto.Exemplo de mulher nordestina!Parabéns pra vc e pra ela tbm.
Excelente resgate de entrevista...
Sensacional mesmo
Exelente registro de alguém que viveu ó acontecimentos de perto!! Parabéns!!!
Oi meu irmão muito bom parabéns pelo seu trabalho espero que duri por muitos anos
Que vovó mais doce... Viveu uma época tão dura sem perder a doçura
Que senhora meiga, doce. Eu ouvira horas e mais horas essa senhora. Que top essa entrevista.
grande mulher...esposa de um grande homem....parabéns por nos da seu presente...🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇨🇨👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Linda a história, lindo também esse rifle Winchester no fundo do vídeo um Winchester 63 range o coronel tinha bom gosto
Eita, que maravilha essa entrevista! Pena saber que dona Cyra se foi em 2003, Ficaria horas ouvindo as história dela e fazendo um quadro mental das coisas contadas! Mas num podendo me contento contigo Robério, você também é um ótimo contador de história e aind nos leva aos locais! Belo trabalho o seu! Forte abraço.
O comentário no vídeo a respeito de dona cyra escrita por ane razan falou tudo que pensei sobre ela ao ver o vídeo. .magnífico a riqueza de detalhes nos relatos dela Parabéns professor por mais um vídeo impressionante
Excelente.
Inspiradora.
Abraço.
Grande trabalho professor parabéns pelo trabalho e seu grande esforço
Pessoa maravilhosa..gostei quando ele falo que foi terrível ver as cabeças concerteza ela devia ser um pessoa muito bondosa..
Nossa, que riqueza histórica tem esse relato!! 👏👏
Maravilhosa entrevista!!! Arquivo espetacular.
Dona Cyra Britto, personagem importante da histotiografia do Cangaço, mulher forte, guerreira, muito corajosa. Deixou um belo exemplo de simpatia, dignidade e humanidade. E há uma curiosidade nesse seu depoimento: foi ela quem redigiu o lendário telegrama ao seu esposo, tenente João Bezerra, cuja mensagem dizia haver "garrote" no pasto, quando a maioria dos historiadores dizem ter sido a famosa mensagem de autoria do sargento Aniceto. Parabéns, professor Robério e obrigado por nos apresentar mais esse trabalho maravilhoso.
Também notei isso, seria possível comprovar essa afirmação professor Robério?
Rapaz que filé, muito obrigado por compartilhar conosco.
Eu to fascinado com este vídeo
Belo trabalho de reportagem. Obrigado por compartilhar Robério !!!
roberio, dona cyra concerteza e tambem uma grande personalidade da historia do cangaço. boa noite.. abracos
Parabéns por essa excelente entrevista Robério Isso sim é a história contada por quem realmente Passou
Nossa q entrevista hein parabéns mais uma vez 😁😮😘😍
Que bom ouvir essas histórias pessoas que vivenciaram o cangaço
Dona Cyra era demais. O Coronel João Bezerra também era homem inteligente e culto. Me surpreendi lendo o livro dele. Como escrevia bem! Que livro maravilhoso! Muitas pessoas falam que os cangaceiros e os policiais volantes vinham do mesmo substrato social, porem acho que isso não se aplica a oficiais e não se aplicava a João Bezerra. É só dar uma olhada nos bilhetes de Lampião pra ver que o mesmo era quase semi analfabeto.
Ela tem uma risada tão gostosa. Muito simpática e carismática.
Privilégio poder assistir tão bela entrevista. 👏👏👏
Parabéns pela entrevista uma verdadeira relíquia do tema.
Dona Cyra é mulher singular de múltiplas quantidades, é sem dúvidas uma sertaneja autêntica.
Q mulher linda sencive e forte, ela sim merece ser lembrada.
Nossa Robério parabéns!!Que mulher linda meiga uma senhorinha maravilhosa amei!! Lembrei de minha mãe era linda e meiga como ela..
Dna. Cyra Brito: nós, sulistas, conhecíamos a mulher nordestina retratada nas músicas de Luiz Gonzaga, que teve muitas letras inspiradas na mulher sertaneja; o Rei do Baião trazia nas letras das canções a força e bravura das mulheres do Nordeste; ao conhecer esse delicadeza de pessoa, não podemos deixar de render homenagens à mulher do agreste que tanto cuidava da família na ausência do marido - como relata Cyra -, como também enfrentava as adversidades para proteger o seu lar. Onde a sra. estiver, se sinta abraçada e homenageada !!!
Entrevista fantástica!
Parabéns! Isso é uma verdadeira mulher de fibra e Cultura essa . Nossa cultura valoriza a mulher do bandido como rainha , e essa mulher de bem quase ninguém conhece.
Agora conhece
Ambas partes foram banditismo segundo contos .
Ambas partes fazia atrocidades segundo relatos a volante fazia pior que os cangaceiros.
@@claudiobastos9839 Discordo,as volantes para fazer um coiteiro falar onde estava os cangaceiros, tinha que torturar para o mesmo contar. Entre CANGACO e VOLANTE, e logico que sou Volante!
@@joaodecastro6734 e tortura é bom?
Tortura pai mãe irmãos dos cangaceiros era certo?
Ter se apropriado do dinheiro, e coisas de valores dos cangaceiros mortos foi certo?
Mas enfim , cada um fica com suas preferências né
@@claudiobastos9839 se tu curtir bandido adote um ser bonzinho com bandido
Uma grande entrevista, feita sem ódio. Parabéns!
Sensacional essa entrevista 👍🤔
Quanta informação somada nessa entrevista.
Isso faz o Canal cada vez mais referência sobre o tema.
Vlw Mestre Robério.
Entrevista simples mas bem envolvente, quanto às mortes e às cabeças um dia tinha que acontecer, afinal quem está na guerra é prá viver ou morrer, abraço.
Uma leide esta senhora. Pessoa marcante na história, era cangaço. 👏👏👏
Muito bom!!!
Emocionante, que depoimento, Parabens ao Paulo pela sua mae. Valeu Roberio
Eu tinha assistindo um pequeno trecho do documentário dela. Essa mulher é incrível!!
Meu Deus que vovo fofa queria dar um beijo nela e abraçar ela bem forte
Educada e fina
Umas das melhores entrevista que escutei no canal 👍
É difícil envelhecer e ficar bonito essa senhora conseguiu. Isso já fez muitos homens perder noite de sono
LindA , sorriso cativante...bem parecida c o filho Paulo!
Robério, mais uma vez muito obrigado, estou encantado e triste, agora estou com saudades de Cira Britto, VLW TMJ JADY RIO D JANEIRO 🙏🙏🙏
Ela era uma dama
Excelente entrevista, emocionante,
PARABÉNS POR ESSA BELA ENTREVISTA
Parabéns a esta Guerreira que defendeu sua cidade com unhas e dentes e parabéns Professor Rogerio santos
Robério
Excelente testemunho .....sem palavras....
Dona Cyra, sertaneja valente e muito linda!!!
Que historia linda cara,mais uma vez parabens Roberio!!
Show de bola. Reportagem
Bela reportagem da dona cyra parabéns
Puxa! Cara adorei essa entrevista parabéns!
Bela entrevista! História, cultura Brasileira! !!