Show de bola!! Usei um desse em um tanque de água para verificar o nível. São 7 leds que ligam de acordo com a quantidade de água no tanque. Se o nível estiver no mínimo o próprio ci aciona um buzzer.
Parabéns Eloy. SENSACIONAL exposição com ótimos insights! Essa plaquinha me fez lembrar a "Be-a-bá da Eletrônica" que vinha com uma pra estimular os testes. :O)
Mais uma ótima aula. Realmente um componente muito versátil. Gostei da parte do Arduino. Como você disse exige conhecimento de lógica de programação, mas que facilita muito, principalmente por conta das inúmeras bibliotecas disponíveis. Abraço e um pouco de frio de SP. 😂
Usei muito esse ULN2003 e o 2004 também, acho que ainda tenho umas 50 unidades dele aqui guardada meu amigo. Comprei na china por um precinho quase que de graça na época Usei ele muito para projetos de indicadores de nível de agua.
Já vi esse componente muito em placas que controlam cadeiras de dentistas, e exatamente eles controlam relés que acendem os refletores e os motores de subida, descida e encosto
bom dia professor! preciso de uma ajuda... estou trabalhando em um projeto onde preciso usar um arduíno para controlar um varal de leds, que trabalha em 12V e 5A. Como o arduíno não consegue trabalhar com essa tensão e corrente de saída, eu poderia usar um CI como o ULN2803 e relés para replicar os sinais digitas do arduino nesse circuito de maior tensão? Grato!
Interessante. Estou a desmontar umas placas de maquinas de fliperamas repletas desses uln2003. Aqui acionavam solenoides. O CI tem um arranjo interno muito bonito. É uma porta logica de potencia.
Otimo canal... aprendendo bastante. Mas poderia me tirar uma dúvida? O 4017 no caso é um oscilador saindo a cada momento um sinal alto em um canal diferente, o ULN2003 é só pra aumentar a correnta do sinal que sair dele? Se nao fosse para aumentar a corrente iria funcionar só com o 4017 né? É isso mesmo ou entendi errado?
Professor da pra fazer um chaveador de driver de potencia com a defasagem em 120graus desse jeito aí que o sr. Fez ?eu queria chavear 3 fases de 300vcc, pra funcionar um motor.
E se eu lhe disser que fiz o caminho inverso???? Comecei com Arduinos e eletrônica digital e me fascinei com a eletrônica analógica????? Tudo na Eletrônica é fascinante, principalmente qdo encontramos mestres como você!!!!! Seu canal é top!!!! Obrigado!!!!
@@Electrolab-Eletronica fato, fiquei anos sem praticar, voltei por conta do arduino, mas eletrônica pura é fundamental. Seu canal é excelente!!!!!!!!!!!!!
tenho uma câmera que usa um ULN2803F queria saber se posso substituir por uma ULN2803FWG,ULN2803AG,ULN2803A ou ULN2803APG pois não acho ULN2803F pra comprar
Na maioria dos circuitos sim, pode. Raramente podem ocorrer pequenas diferenças entre os modelos, que alguns circuitos podem não aceitar, mas para certeza absoluta, recomendo comparar os datasheets deles.
Obrigado! Não, esses motores são todos bipolares com 2A ou mais. O ULN2003 pode acionar apenas motores de passo unipolares de 5, 6 ou 8 fios, com 0,4A ou menos.
Primeiramente, parabéns por mais uma aula, sempre dada com maestria e objetividade. Fiquei curioso com relação à questão de dissipação de potência neste CI dada as tensões e correntes que você mencionou, e que ainda podem aumentadas "paralelando" as saídas. O CI suporta isso numa boa? Não ví nenhuma aleta para dissipação de calor no invólucro dele como vemos na maioria dos drivers de motores etc...Grande abraço e obrigado desde já.
Obrigado Anderson! Esse CI limites estabelecidos no caso do uso de todas as saídas, sejam em paralelo ou não. Há um gráfico no datasheet que relaciona corrente máxima, duty cycle e número de saídas ativas. Em geral, é arriscado passar de 1,5A no total. Abcs.
Uma dúvida. Se não houver uma carga ligada a saida, quando a entrada for 0 como se comprortará a saída? A saída depende da tensão fornecida pela carga ou do VCC do CI? Grato
Quando a entrada de um dos canais do ULN2003 é 0 (ou seja, um sinal de baixa tensão), o transistor correspondente estará desligado, o que significa que não há conexão entre a saída e o terra. Portanto, a saída estará "aberta" ou "flutuando". Se não houver uma carga conectada à saída, a tensão nessa saída será indefinida ou dependerá de outras fontes externas que possam influenciar a linha (como capacitância parasita ou interferência). Em geral, sem uma carga conectada, a saída pode assumir qualquer valor indeterminado, mas não estará ativamente conectada ao terra. Assim, é como se a saída estivesse "desconectada" do circuito.
Olá amigo, seu motor tinha 5 terminais, porém o meu, é mais robusto, trabalha com 48V, e tem apenas 3 terminais. Entâo, seria possível utilizar este circuito para acionar o meu motor? Desde já agradeço a atenção.
Excelente video. Saberia me informar se existe algum semelhante que faça o contrário: Acionado com nível baixo ou alto saia nível alto no driver ao invés de coletor aberto ?
Amigo ....por gentileza...no caso do ci cd 4011 qual pino e positivo e qual pino e o negativo....pois baixar o esquema de dele só que não mostra quem é o negativo ...aparece vc e vdd
Obrigado Ademir! Nesse vídeo usei o Adobe Fireworks, mas basicamente alguns desenhos são apenas colagens de imagens que capturei de datasheets e outras fontes.
Muito boa a aula! Até me inscrevi em seu canal! Pelo que eu entendi, vc usou o 555 + 4017 no lugar do Arduino? Porque eu tenho esse módulo ULN2003 e conecto um motor de passo nele usando somente Arduino. É bom, porque, nesse caso, dispensa-se a programação.
Parabéns pelo vídeo!!! Muito esclarecedor. Gostaria de ajuda sua. Montei um circuito usando o ULN2003 para indicar o nível de água da caixa d'água. Até aí, tudo bem, porém ao indicar um nível os Leds abaixo dele tb acendem e eu gostaria que somente o led referente ao nível da água acendesse... Você poderia me auxiliar a resolver está questão?
Olá Márcio, pode ser o posicionamento dos fios sensores na caixa, a distância deles do fio GND, o tipo do fio usado no sensor e o comprimento dos fios, que se muito longos, podem receber indução de algum sinal interferente e alterar o funcionamento do ULN2003. Simule os sensores com fios curtos e veja o que ocorre.
@@Electrolab-Eletronica OI amigo. Acho que não me fiz entender. O funcionamento está de acordo, mas eu gostaria que apenas um led acendesse ao invés de todos os Leds que indicam o nível e abaixo do nível. O GND está sempre aterrando, logo os fios que se encontram dentro d'água fazem os respetivos Leds acenderem. Pois é isso, eu gostaria que apenas o led do nível acendesse. Isso é que não consegui resolver...
Ok, nesse caso não é possível alterar de forma simples, pois o ULN2003 aciona os drivers de forma independente e recebe os sinais individualmente de cada sensor. Teria que projetar uma lógica, para que quando os níveis superiores fossem acionados, os anteriores apagassem, mesmo com o comando de acender do ULN.
Uma pergunta: vi que ele gira nos dois sentidos automaticamente, dando quase 360 graus. Isso seria muito útil para um rotor de antenas, precisava mudar a direção acionando dois botões, para girar e parar em determinado grau de giro. Já tem algum circuito pronto?
Sem dúvida Ademir. Não tenho circuito projetado para esse caso. Mas um rotor de antena pode ser controlado com um circuito desses reforçado com drivers de potência.
esse uln2003 pode ser ligado em 12V na entrada dele, por que pelo que entendi do datasheet ele só suporta 5v na entrada, teria que usar o uln2004 pra trabalhar com 12V?
O ULN2003 é projetado para ser acionado por sinais de 5V. Portanto, a tensão de entrada máxima recomendada é de aproximadamente 5V. Já o ULN2004 pode ser acionado por sinais de 12V. Se você já tem o ULN2003 e quer usá-lo, pode empregar um divisor de tensão ou um conversor de nível para baixar os 12V para 5V antes de aplicá-los nas entradas do ULN2003.
Como sempre meu like!!! Excelente aula Professor. Uma duvida, para motores bipolares a ligacao é diferente ou é so aplicar os cabos nas saidas do ULN2003?
Olha eu aqui denovo... estou com outra dúvida... Se o 2003 é inversor quando ele recebe o puslo n deveria gerar o sinal 0? Enquanto sai um sinal 0 ele n está mandando outros sinais 1 nas outras 3 portas? porque o motor vai girar se temos 3 bobinas sendo acionadas?
Olá Leandro, o ponto comum alimenta a carga (que são os lados das bobinas dos motores) com +VCC e o ULN2003, quando acionado, joga GND (nível "0") do outro lado da bobina fechando assim o circuito e alimentando o motor. Basicamente uma lógica inversa de alimentação.
@@Electrolab-Eletronica Perfeito. Agora tudo faz sentido hahahah Sou Hobista em eletronica, fiz um curso por 6 meses a mais de 10 anos atras agora voltei a estudar. Seus vídeos sao sensacionais. Facil entendimento. Obrigado pela ajuda amigo. Continue com os vídeos. abraço.
Como sempre, uma ótima aula sua!!! Parabéns e obrigado pelo conteúdo. Gostaria de saber se posso lhe encaminha alguns motores de passo? Tenho tantos que já não sei onde colocar e podem ser mais ultio pra vc.
Obrigado Marcelo, esse circuito sozinho não serve para essa finalidade. Para motores de alta corrente, você vai precisar de algo mais parrudo, como um controlador ESC.
@@Electrolab-Eletronica, o que tem escrito nele é apenas "2003" (letras grandes na parte de cima), e "BA115030445H" (letras menores embaixo). É o unico CI que possui na placa da fonte ATX. Já procurei datasheet a respeito mas não encontrei nada.. A única coisa que encontrei foi referente a esse driver com arranjo (7) darlington
Com certeza não é esse CI do vídeo, tudo leva a crer que é um controlador PWM, por conta desse número abaixo. Procure por DR - B2003, Aqui tem um esquema que usa ele: danyk.cz/s_atx04a.png
Olá Vitor, dependem do fabricante, mas são compatíveis. "A" = onde eles começaram a adicionar resistores pullup internos nas entradas. APG (sufixo Toshiba) A = versão original P = plástico DIP G = Verde (sem chumbo) Existem também modelos semelhantes da Texas Instruments, ST, Motorola e outros. Alguns são sufixo "AP", alguns são sufixo "AN". Trata-se da mesma peça, mas fabricante diferente.
Ola professor tudo bem? Eu estou com um alarme de carro que usa 2 desses sem querer fechei um curto não sei se o bo deu neles ou no processador mas acho que o processador não pq todas as funções estão atuando corretamente o que ocorre e que ao travar o carro ele tá dando comando pra abrir o porta malas kkkkk mas ele tranca o carro destranca da partida pelo botão visivelmente não a componentes queimados nem aquecendo de forma detectável mas o cheiro de queima teve perto do processador ou nesses dois componentes do video
Olá Max! Esses CIs podem queimar facilmente em caso de curto. Pode tentar medir as portas deles e comparar com um bom, para ver como estão as saídas, talvez encontre alguma diferença. Cheiro de queimado, precisa ver se não há mais nenhum componente próximo com problemas também.
Entendi vou fazer isso pra ver o outro componente que eu mencionei processador e um pic só não lembro o qual mas acho que ele não está queimado pois está executando todas as funções
@@Electrolab-Eletronica Na verdade seriam basicamente dois tipos: a) pilhas comuns e alcalinas de 1,5V à 9V; b) automotivas e estacionárias para no-breaks.
Olá Álvaro, não conheço um que funcione com os dois tipos, em geral são testadores separados. Para baterias automotivas, um muito usado e barato é este: produto.mercadolivre.com.br/MLB-1905867507-teste-de-bateria-automotiva-western-alta-qualidade-_JM#position=1&search_layout=grid&type=item&tracking_id=29f84926-0996-4eba-8c03-051f7a1b7bf7 Já para pilhas e baterias pequenas, dê uma conferida no vídeo sobre pilhas no canal, que mostro uma forma simples de testar a carga: ruclips.net/video/MfPaYul4s1I/видео.html
@@Electrolab-Eletronica Eloy a configuração desse 555 é astável ou não? Se você altera o valor do potenciômetro, altera também o tempo de carga do capacitor e consequentemente a frequência. Pelo que entendo isso não é uma configuração PWM.
Sim, você tem razão Alberto. Neste caso do motor de passo, o que fará a alteração de velocidade é o número de pulsos (configuração astável), embora o 555 possa também operar em PWM. Me referi ao PWM, que altera a largura do pulso e com isso o ajuste de velocidade em motores comuns.
You need to check not only the resistors, but also any other component surrounding the IC. Usually you must check for short circuits (resistance close to 0 ohms) with a multimeter in the resistance range, that includes the resistors checks, when you need to confirm if the resistances are correct.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado pela informação, eu quase confundi ele com uma epron, seu video me fez identificar melhor ele, entao ele controle aqueles motorzinhos da aceleração e outros relógios, datasheet só achei do uln, boa noite!!!
Depende de muitas variáveis, o tipo de motor, potência do motor, fonte e corrente da fonte. Em geral motores de passo de médio porte são bem fortes e muito difícil de segurar o eixo.
O deslike deve ser de alguém que não entende nada de eletrônica e deve ter entrado no canal por engano .kkkkkk Muito bom o conteúdo do vídeo , a cada vídeo do canal vou aumentando meus conhecimentos 👏👏👏👏
O motor de minha camera esse CI ficou falhando e ia demorar pra comprar e chegar outro, ai o besta aqui teve uma ideai genial, vou ligar por cima um transistor q tenho disponivel pra reforcar o canal q falha, mas nao era so um canal, fui colocando um transistor em cima do outro quando percebi a perda de tempo q seria ja estava no 6 transistor, entao resolvi terminar essa gambiarra uma questao de honra, no fim 8 transistor um em cima do outro praticamente fiz outro ci por cima com componentes discretos, nunca mais faco isso.
Amigo essa explicação foi excelente , adorei . já vou por isso em alguns projetos tmj
Valeu Fabrício! Abcs!
Como
Sempre apresentando com clareza objetiva! Aprendi muito com o ELETROLAB.
PARABÉNS!
Obrigado Ricardo!
Excelente tópico!! Conheço este circuito integrado a quase 18 anos!! Ele era muito usado em foto copiadoras sharp série SF7370
Maravilha Alexsander! Obrigado!
VC FOI INCRÍVEL.ESSE CIRCUITO TEM MIL APLICAÇÕES.PARABENS
Obrigado Tarso!
Muito bom esses projetos, pra apresentam novos circuitos integrados e exemplos de sua utilização.
Obrigado Anderson!
Show de bola!! Usei um desse em um tanque de água para verificar o nível. São 7 leds que ligam de acordo com a quantidade de água no tanque. Se o nível estiver no mínimo o próprio ci aciona um buzzer.
Obrigado Flávio! Sim, uma ótima aplicação do CI!
Cara. Muito bom. Isso vale 1000 likes. GRATO
Obrigado Eliasls!
Eloy grande vídeo. guardei para estudar e rever mais tarde. Já dei like. Abraços
Valeu Camilo! Abcs!
Esse canal é bom demais. Ensina a fundo a eletrônica e com prática bem simples. Obrigado
Obrigado Adilon!
Como sempre, muito direto e claro na explicação! Canal mais top de eletrônica!
Obrigado Phillipe!
Grato Elói!
Um IC de grandiosa proporções e utilidades e bem como ótima explanação!
Abraço, boa tarde/serviço!
Até!
Obrigado Mario Sergio! Abcs!
Parabéns Eloy. SENSACIONAL exposição com ótimos insights!
Essa plaquinha me fez lembrar a "Be-a-bá da Eletrônica" que
vinha com uma pra estimular os testes. :O)
Obrigado Mendes!! Saudades das plaquinhas que vinham com as revistas, ajudavam muito nas montagens!
P
Bah meu amigo!!! Tu é um grande professor.
Obrigado Jean!
Mais uma ótima aula. Realmente um componente muito versátil. Gostei da parte do Arduino. Como você disse exige conhecimento de lógica de programação, mas que facilita muito, principalmente por conta das inúmeras bibliotecas disponíveis. Abraço e um pouco de frio de SP. 😂
Obrigado Carlos! Abcs!
Usei muito esse ULN2003 e o 2004 também, acho que ainda tenho umas 50 unidades dele aqui guardada meu amigo.
Comprei na china por um precinho quase que de graça na época
Usei ele muito para projetos de indicadores de nível de agua.
Maravilha Michel! É muito usado nesses indicadores de níveis!
@@Electrolab-Eletronica Tenho uns projetos para o futuro com eles, ótimo vídeo meu amigo!
👍🏻 👍🏼👍🏽👍🏾👍🏿 nota dez, prof. Eloy! Você extremamente didático como sempre. Ótimo vídeo.
Muito obrigado!
Muito bom Eloy! Parabéns. Seu canal é "Show de Bola"! Tem como disponibilizar esse código pra Arduino?
Obrigado Rogério, segue o código:
// Controle de Motor de Passo
byte HOR[4] = {0x01,0x02,0x04,0x08};
byte AHO[4] = {0x08,0x04,0x02,0x01};
int atraso_fase = 2 ;
int intervalo = 1000 ;
void Motor_AHO()
{
for(int i = 0; i < 512; i++)
for(int j = 0; j < 4; j++)
{
PORTB = AHO[j];
delay (atraso_fase);
}
}
void Motor_HOR()
{
for(int i = 0; i < 512; i++)
for(int j = 0; j < 4; j++)
{
PORTB = HOR[j];
delay (atraso_fase);
}
}
void setup()
{
DDRB = 0x0F;
PORTB = 0x00;
}
void loop()
{
Motor_HOR();
delay (intervalo);
Motor_AHO();
delay (intervalo);
}
Grato pelo seu trabalho.
Obrigado Ricardo!
Já vi esse componente muito em placas que controlam cadeiras de dentistas, e exatamente eles controlam relés que acendem os refletores e os motores de subida, descida e encosto
Perfeito! Acionamento de relé é uma das grandes aplicações também!
Gastei da dicas.aula muito boa
Obrigado Fabio!
bom dia professor! preciso de uma ajuda...
estou trabalhando em um projeto onde preciso usar um arduíno para controlar um varal de leds, que trabalha em 12V e 5A. Como o arduíno não consegue trabalhar com essa tensão e corrente de saída, eu poderia usar um CI como o ULN2803 e relés para replicar os sinais digitas do arduino nesse circuito de maior tensão?
Grato!
Olá João, sim, é possível usar esse CI.
Interessante.
Estou a desmontar umas placas de maquinas de fliperamas repletas desses uln2003.
Aqui acionavam solenoides.
O CI tem um arranjo interno muito bonito.
É uma porta logica de potencia.
Verdade Luís Carlos! Muito usado no acionamento de cargas indutivas!
Maravilha esse integrado hein professor. Apareceu até o Arduíno hj. Forte abraço.
Obrigado Evandro! Verdade! rsrsrrs, Abcs!
Muito obrigado pela partilha dos conhecimentos.
Obrigado Sampaio!
Não conhecia, obrigado por compartilhar
Valeu Bruno!
Otimo canal... aprendendo bastante. Mas poderia me tirar uma dúvida? O 4017 no caso é um oscilador saindo a cada momento um sinal alto em um canal diferente, o ULN2003 é só pra aumentar a correnta do sinal que sair dele? Se nao fosse para aumentar a corrente iria funcionar só com o 4017 né? É isso mesmo ou entendi errado?
É isso mesmo Leandro. O sinal de saída do 4017 é insuficiente para a maioria das cargas.
Muito obrigado, Pela sua informações, meu amigo..
.!
Obrigado Júlio César!
Professor da pra fazer um chaveador de driver de potencia com a defasagem em 120graus desse jeito aí que o sr. Fez ?eu queria chavear 3 fases de 300vcc, pra funcionar um motor.
Poderia usar como base, não da forma que está aqui. Precisaria projetar o circuito e certamente usar SCRs nas saídas.
Joia professor! Obrigado!
Obrigado!
E se eu lhe disser que fiz o caminho inverso???? Comecei com Arduinos e eletrônica digital e me fascinei com a eletrônica analógica????? Tudo na Eletrônica é fascinante, principalmente qdo encontramos mestres como você!!!!! Seu canal é top!!!! Obrigado!!!!
Obrigado Sergio! Sim, o Arduino tem renovado o gosto pela eletrônica geral em muita gente e tem trazido novos adeptos!!!
@@Electrolab-Eletronica fato, fiquei anos sem praticar, voltei por conta do arduino, mas eletrônica pura é fundamental. Seu canal é excelente!!!!!!!!!!!!!
Obrigado Adriano!
Parabéns pela aula
Obrigado Valter!
olá professor Eloy, estou com um projeto de Controle Eletrônico de Temperatura do chuveiro e pretendo usar este ULN2003. Obrigado pela aula.
Valeu Rene!
Como sempre aula mais uma aula show...
Obrigado Sousa!
Ele também é muito usado em nobreaks e estabilizadores para acionar os relés para regulagem de tensão! E também queima muito e me dá dor de cabeça 😝
Sem dúvida, bastante usado nesses acionamentos!
Obrigado
tenho uma câmera que usa um ULN2803F queria saber se posso substituir por uma ULN2803FWG,ULN2803AG,ULN2803A ou ULN2803APG pois não acho ULN2803F pra comprar
Na maioria dos circuitos sim, pode. Raramente podem ocorrer pequenas diferenças entre os modelos, que alguns circuitos podem não aceitar, mas para certeza absoluta, recomendo comparar os datasheets deles.
Ótimo vídeo. Uma dúvida, tem como com essa placa driver e um arduino, controlar um motor de passo nema 17 bipolar?
Obrigado! Não, esses motores são todos bipolares com 2A ou mais. O ULN2003 pode acionar apenas motores de passo unipolares de 5, 6 ou 8 fios, com 0,4A ou menos.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela ajuda
Excelente vídeo, didática incrível.
Obrigado Wellington!
Excelente parabéns
Obrigado Rafael!
Um ótimo uso para a saída de arduíno
Sem dúvida!
Amigo boa tarde, parabéns pelo vídeo, me ajuda , o que muda em um , uln2003ad. E uln2003ag?
Olá Rodrigo, nada na funcionalidade dele, são sufixos de informações adicionais do fabricante, como por exemplo "sem uso de chumbo", etc.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado por responder, Deus abençoe sua vida
Primeiramente, parabéns por mais uma aula, sempre dada com maestria e objetividade. Fiquei curioso com relação à questão de dissipação de potência neste CI dada as tensões e correntes que você mencionou, e que ainda podem aumentadas "paralelando" as saídas. O CI suporta isso numa boa? Não ví nenhuma aleta para dissipação de calor no invólucro dele como vemos na maioria dos drivers de motores etc...Grande abraço e obrigado desde já.
Obrigado Anderson! Esse CI limites estabelecidos no caso do uso de todas as saídas, sejam em paralelo ou não. Há um gráfico no datasheet que relaciona corrente máxima, duty cycle e número de saídas ativas. Em geral, é arriscado passar de 1,5A no total. Abcs.
Boa noite professor, o Senhor conhece ou já baixou o data sheet do CI 1910-10?
Olá Valtenes, nunca usei. Pelo que vi é um circuito dedicado usado em fontes de micro-ondas da Electrolux.
Bela Aula !!!
Obrigado Luís Carlos!
Gostaria de sabe se existe um CI igual ao ULN2003, mas coma diferença que ao acionar uma entrada desativa a outra.
Não tem, precisaria projetar essa lógica externamente.
Uma dúvida. Se não houver uma carga ligada a saida, quando a entrada for 0 como se comprortará a saída? A saída depende da tensão fornecida pela carga ou do VCC do CI? Grato
Quando a entrada de um dos canais do ULN2003 é 0 (ou seja, um sinal de baixa tensão), o transistor correspondente estará desligado, o que significa que não há conexão entre a saída e o terra. Portanto, a saída estará "aberta" ou "flutuando". Se não houver uma carga conectada à saída, a tensão nessa saída será indefinida ou dependerá de outras fontes externas que possam influenciar a linha (como capacitância parasita ou interferência). Em geral, sem uma carga conectada, a saída pode assumir qualquer valor indeterminado, mas não estará ativamente conectada ao terra. Assim, é como se a saída estivesse "desconectada" do circuito.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela resposta
Olá amigo, seu motor tinha 5 terminais, porém o meu, é mais robusto, trabalha com 48V, e tem apenas 3 terminais. Entâo, seria possível utilizar este circuito para acionar o meu motor?
Desde já agradeço a atenção.
Marcelo, o motor que apresentei é um motor de passo, o seu deve ser um motor de indução ou outro tipo, portanto o funcionamento é diferente.
Ola eu tenho um radio ele possui um ULN2204 que esta com defeito mas eu posso substituir por um ULN2003 ?
Olá! Não pode, são completamente diferentes.
Excelente video. Saberia me informar se existe algum semelhante que faça o contrário: Acionado com nível baixo ou alto saia nível alto no driver ao invés de coletor aberto ?
Obrigado Mário! Não me recordo nenhum no momento, uma opção é colocar um inversor na saída.
Amigo ....por gentileza...no caso do ci cd 4011 qual pino e positivo e qual pino e o negativo....pois baixar o esquema de dele só que não mostra quem é o negativo ...aparece vc e vdd
O pino 7 é o terra (gnd) e o 14 o Vcc (positivo)
Gostei muito
Obrigado Roberto!
Excelente aula! Que programa você usa para desenhar estes esquemas bonitos e coloridos? Gostei.
Obrigado Ademir! Nesse vídeo usei o Adobe Fireworks, mas basicamente alguns desenhos são apenas colagens de imagens que capturei de datasheets e outras fontes.
Brinquei com isso no curso técnico de informática.
Maravilha!
👏🏾👏🏾👏🏾, excelente dica.
Obrigado Ronaldo!
Muito boa a aula! Até me inscrevi em seu canal!
Pelo que eu entendi, vc usou o 555 + 4017 no lugar do Arduino? Porque eu tenho esse módulo ULN2003 e conecto um motor de passo nele usando somente Arduino. É bom, porque, nesse caso, dispensa-se a programação.
Olá Daniel, seja bem-vindo ao canal! Sim, o 555 e o 4017 fazem a sequência de pulsos necessária para acionar o motor de passo.
Boa aula, top
Obrigado Wolney!
Parabéns pelo vídeo!!! Muito esclarecedor.
Gostaria de ajuda sua.
Montei um circuito usando o ULN2003 para indicar o nível de água da caixa d'água. Até aí, tudo bem, porém ao indicar um nível os Leds abaixo dele tb acendem e eu gostaria que somente o led referente ao nível da água acendesse...
Você poderia me auxiliar a resolver está questão?
Olá Márcio, pode ser o posicionamento dos fios sensores na caixa, a distância deles do fio GND, o tipo do fio usado no sensor e o comprimento dos fios, que se muito longos, podem receber indução de algum sinal interferente e alterar o funcionamento do ULN2003. Simule os sensores com fios curtos e veja o que ocorre.
@@Electrolab-Eletronica OI amigo. Acho que não me fiz entender.
O funcionamento está de acordo, mas eu gostaria que apenas um led acendesse ao invés de todos os Leds que indicam o nível e abaixo do nível.
O GND está sempre aterrando, logo os fios que se encontram dentro d'água fazem os respetivos Leds acenderem.
Pois é isso, eu gostaria que apenas o led do nível acendesse.
Isso é que não consegui resolver...
Ok, nesse caso não é possível alterar de forma simples, pois o ULN2003 aciona os drivers de forma independente e recebe os sinais individualmente de cada sensor. Teria que projetar uma lógica, para que quando os níveis superiores fossem acionados, os anteriores apagassem, mesmo com o comando de acender do ULN.
@@Electrolab-Eletronica Entendi. Muito obrigado pelo retorno!!!
Sucesso!!!
Valeu!
Muito obrigado Sandro, por apoiar o canal!
Uma pergunta: vi que ele gira nos dois sentidos automaticamente, dando quase 360 graus. Isso seria muito útil para um rotor de antenas, precisava mudar a direção acionando dois botões, para girar e parar em determinado grau de giro. Já tem algum circuito pronto?
Sem dúvida Ademir. Não tenho circuito projetado para esse caso. Mas um rotor de antena pode ser controlado com um circuito desses reforçado com drivers de potência.
esse uln2003 pode ser ligado em 12V na entrada dele, por que pelo que entendi do datasheet ele só suporta 5v na entrada, teria que usar o uln2004 pra trabalhar com 12V?
O ULN2003 é projetado para ser acionado por sinais de 5V. Portanto, a tensão de entrada máxima recomendada é de aproximadamente 5V. Já o ULN2004 pode ser acionado por sinais de 12V. Se você já tem o ULN2003 e quer usá-lo, pode empregar um divisor de tensão ou um conversor de nível para baixar os 12V para 5V antes de aplicá-los nas entradas do ULN2003.
Como sempre meu like!!!
Excelente aula Professor.
Uma duvida, para motores bipolares a ligacao é diferente ou é so aplicar os cabos nas saidas do ULN2003?
Obrigado Rafael! Infelizmente não serve para bipolares, nesse caso o driver A4988 é mais indicado.
@@Electrolab-Eletronica, eu de novo bancando o chato.
Pesquisando vi que talvez seja possivel usar o L293D como driver de bipolares, isso procede?
Sim, procede. O L293D também seria uma opção.
@@Electrolab-Eletronica, obrigado Professor Eloy👊
vc fez pwm com ne555, mas se fizer com arduino nas portas certas também certo?
Sim , é possível fazer com arduino.
Excelentes explicações! Muito top.
Obrigado André!
Top heim 🎉🎉🎉
Obrigado!
Olha eu aqui denovo... estou com outra dúvida... Se o 2003 é inversor quando ele recebe o puslo n deveria gerar o sinal 0? Enquanto sai um sinal 0 ele n está mandando outros sinais 1 nas outras 3 portas? porque o motor vai girar se temos 3 bobinas sendo acionadas?
Olá Leandro, o ponto comum alimenta a carga (que são os lados das bobinas dos motores) com +VCC e o ULN2003, quando acionado, joga GND (nível "0") do outro lado da bobina fechando assim o circuito e alimentando o motor. Basicamente uma lógica inversa de alimentação.
@@Electrolab-Eletronica Perfeito. Agora tudo faz sentido hahahah Sou Hobista em eletronica, fiz um curso por 6 meses a mais de 10 anos atras agora voltei a estudar. Seus vídeos sao sensacionais. Facil entendimento. Obrigado pela ajuda amigo. Continue com os vídeos. abraço.
Valeu Leandro, seja sempre bem-vindo ao canal! Abc.
Como sempre, uma ótima aula sua!!!
Parabéns e obrigado pelo conteúdo.
Gostaria de saber se posso lhe encaminha alguns motores de passo?
Tenho tantos que já não sei onde colocar e podem ser mais ultio pra vc.
Obrigado Antônio! Agradeço a oferta, mas estou com problema similar ao seu, falta de espaço, rsrsrrsr! Abcs.
porque voce nao postou o lealte para a jente faser a impressao e colocar na placaq de circuito impresso
Porque não fiz esse projeto de placa, montei o protótipo apenas em protoboard.
Show!
Obrigado Orlando!
Excelente professor! Gostaria de uma configuração pra motor de bike em delta. Como é possível esse circuito??
Obrigado Marcelo, esse circuito sozinho não serve para essa finalidade. Para motores de alta corrente, você vai precisar de algo mais parrudo, como um controlador ESC.
Vídeo Top!!
Obrigado Fernando!
Boa tarde
Vi CI no controle de colchão terapêutico e pedi para trocar porque queimou. Ele está esquentando muito.
Sim!
Encontrei uma fonte ATX em que não encontro PWM, mas encontrei esse mesmo ci.. Qual a função dele na fonte ATX?
Ele é um driver múltiplo, nunca vi em fontes ATX. Tem certeza que o prefixo é ULN? Pode pode ser outro 2003.
@@Electrolab-Eletronica, o que tem escrito nele é apenas "2003" (letras grandes na parte de cima), e "BA115030445H" (letras menores embaixo). É o unico CI que possui na placa da fonte ATX.
Já procurei datasheet a respeito mas não encontrei nada.. A única coisa que encontrei foi referente a esse driver com arranjo (7) darlington
Com certeza não é esse CI do vídeo, tudo leva a crer que é um controlador PWM, por conta desse número abaixo. Procure por DR - B2003, Aqui tem um esquema que usa ele: danyk.cz/s_atx04a.png
exite alguma diferença entre o uln2003AN e o uln2003APG?
Olá Vitor, dependem do fabricante, mas são compatíveis. "A" = onde eles começaram a adicionar resistores pullup internos nas entradas. APG (sufixo Toshiba)
A = versão original
P = plástico DIP
G = Verde (sem chumbo)
Existem também modelos semelhantes da Texas Instruments, ST, Motorola e outros. Alguns são sufixo "AP", alguns são sufixo "AN". Trata-se da mesma peça, mas fabricante diferente.
então este CI pode ser visto como um amplificador de corrente porém com algumas proteções, é isso?
Sim, todo driver é de certa forma um amplificador de corrente.
Ola professor tudo bem?
Eu estou com um alarme de carro que usa 2 desses sem querer fechei um curto não sei se o bo deu neles ou no processador mas acho que o processador não pq todas as funções estão atuando corretamente o que ocorre e que ao travar o carro ele tá dando comando pra abrir o porta malas kkkkk mas ele tranca o carro destranca da partida pelo botão visivelmente não a componentes queimados nem aquecendo de forma detectável mas o cheiro de queima teve perto do processador ou nesses dois componentes do video
Olá Max! Esses CIs podem queimar facilmente em caso de curto. Pode tentar medir as portas deles e comparar com um bom, para ver como estão as saídas, talvez encontre alguma diferença. Cheiro de queimado, precisa ver se não há mais nenhum componente próximo com problemas também.
Entendi vou fazer isso pra ver o outro componente que eu mencionei processador e um pic só não lembro o qual mas acho que ele não está queimado pois está executando todas as funções
Só que a cirene se der comando fica disparando sem parar
Mas tudo passa por aqueles CIs
Obrigado pelo sei retorno
Muito interessante! Tem alguma indicação de um bom testador de baterias com boa relação custo x benefício? Abçs.
Olá Álvaro, obrigado! Seria para que tipo de bateria?
@@Electrolab-Eletronica Na verdade seriam basicamente dois tipos: a) pilhas comuns e alcalinas de 1,5V à 9V;
b) automotivas e estacionárias para no-breaks.
Olá Álvaro, não conheço um que funcione com os dois tipos, em geral são testadores separados. Para baterias automotivas, um muito usado e barato é este: produto.mercadolivre.com.br/MLB-1905867507-teste-de-bateria-automotiva-western-alta-qualidade-_JM#position=1&search_layout=grid&type=item&tracking_id=29f84926-0996-4eba-8c03-051f7a1b7bf7
Já para pilhas e baterias pequenas, dê uma conferida no vídeo sobre pilhas no canal, que mostro uma forma simples de testar a carga: ruclips.net/video/MfPaYul4s1I/видео.html
@@Electrolab-Eletronica Grato!
Mas dá manejar cargas de +32vcc /20mA?
Sim, tranquilamente.
Elói pelo que entendi não há variação de PWM (como mencionado equivocadamente - suponho) e sim de frequência do oscilador: certo?
Ou estou enganado?
Desculpe: Eloy.
No controle de velocidade o que varia é a largura de pulso, a frequência é mantida.
@@Electrolab-Eletronica Eloy a configuração desse 555 é astável ou não? Se você altera o valor do potenciômetro, altera também o tempo de carga do capacitor e consequentemente a frequência. Pelo que entendo isso não é uma configuração PWM.
Sim, você tem razão Alberto. Neste caso do motor de passo, o que fará a alteração de velocidade é o número de pulsos (configuração astável), embora o 555 possa também operar em PWM. Me referi ao PWM, que altera a largura do pulso e com isso o ajuste de velocidade em motores comuns.
BOm dia, como consigo esse projeto?
Bom dia! Qual projeto?
@@Electrolab-Eletronica acionamento motor passo com 4017 e 555. Esquemático e programação.
Neste site tem o projeto: xdocs.com.br/doc/controle-de-motor-de-passo-mecatronica-atual-96nwx1qrzeo1
Uln2003a e uln2003an são iguis ou diferente?
Praticamente idênticos. mas de fabricantes diferentes, o que muda a faixa de temperatura de operação e mais um o outro parâmetro menos relevante.
Tem como roda um motor DC nos 2 sentido com esse drive??
Ele é indicado para motor de passo, para motor DC bi direcional, recomendo usar o L293D.
Top
Obrigado!
ULN 2005a exploded on my voltage regulator. Should i replace it?
Before replacing it, it's important to look for any short circuit in the area, since the damage could be due to another issue.
@@Electrolab-Eletronica True. Must be some resistor around, since i don't see any puffy capacitor
It's possible, take a look carefully before turning it on again.
@@Electrolab-Eletronica I did remove the smd. It's a 16 pin one.
Now, how to know if a resostor is bad? See if they have shortcut & impedance?
You need to check not only the resistors, but also any other component surrounding the IC. Usually you must check for short circuits (resistance close to 0 ohms) with a multimeter in the resistance range, that includes the resistors checks, when you need to confirm if the resistances are correct.
Opa, pretende explorar mais arduino?
Não é muito o foco do canal, que se dedica mais à eletrônica pura, mas com certeza sempre que puder ajudar em alguma projeto, usaremos ele!
o st uln2003 é a mesma coisa que que o ulq2003, eu vi ele dentro de um painel de instrumentos de uma Blazer
Sim, são os mesmos, muda o fabricante.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado pela informação, eu quase confundi ele com uma epron, seu video me fez identificar melhor ele, entao ele controle aqueles motorzinhos da aceleração e outros relógios, datasheet só achei do uln, boa noite!!!
Valeu Rafael!
👏👏👏👏
Obrigado Paulo!
Excelente vídeo
muito bom e sem imbromexion
Obrigado Osmario!
O interessante é usar em um motor direct drive com quartz.
Serve em qualquer carga indutiva ou não.
@@Electrolab-Eletronica ok, muito obrigado pela ajuda!
se eu seguraro eixo com a mão consigo parar o eixo do motor?
Depende de muitas variáveis, o tipo de motor, potência do motor, fonte e corrente da fonte. Em geral motores de passo de médio porte são bem fortes e muito difícil de segurar o eixo.
@@Electrolab-Eletronica enento. E
o que geralmente que vem nesse kit uln2003 como do vídeo
Tem muito kits diferentes, se for do mais comum e barato, são motores bem fracos, e muitas vezes é possível segurar o eixo.
@@Electrolab-Eletronica igual ao do vídeo
Esse é do comum e dá para segurar com a mão. Mas o UNL2003 pode controlar, com os devidos drivers, motores maiores onde não é possível segurar o eixo.
O bichinho é pequeno más é porreta 😂😂
Verdade! Ótimo CI! rsrsr!
Super 👍👋🇫🇷
Merci!!!
O deslike deve ser de alguém que não entende nada de eletrônica e deve ter entrado no canal por engano .kkkkkk
Muito bom o conteúdo do vídeo , a cada vídeo do canal vou aumentando meus conhecimentos 👏👏👏👏
Obrigado Evandro!
Tem como colocar dissipador de calor sendo que o espaço é apertado
Há dissipadores para CIs pequenos, certamente poderia ajudar.
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Valeu Guido!
👏👏👏👍👍👍
Obrigado Alemar!
Like 1000
Obrigado Daniel!
👍👍
Obrigado!
O motor de minha camera esse CI ficou falhando e ia demorar pra comprar e chegar outro, ai o besta aqui teve uma ideai genial, vou ligar por cima um transistor q tenho disponivel pra reforcar o canal q falha, mas nao era so um canal, fui colocando um transistor em cima do outro quando percebi a perda de tempo q seria ja estava no 6 transistor, entao resolvi terminar essa gambiarra uma questao de honra, no fim 8 transistor um em cima do outro praticamente fiz outro ci por cima com componentes discretos, nunca mais faco isso.
Rsrsrrs, sim, às vezes não vale a pena a adaptação. Melhor esperar um pouco mais pelo original.
mande o sketh do ardunio do motor de passo
Segue:
// Controle de Motor de Passo
byte HOR[4] = {0x01,0x02,0x04,0x08};
byte AHO[4] = {0x08,0x04,0x02,0x01};
int atraso_fase = 2 ;
int intervalo = 1000 ;
void Motor_AHO()
{
for(int i = 0; i < 512; i++)
for(int j = 0; j < 4; j++)
{
PORTB = AHO[j];
delay (atraso_fase);
}
}
void Motor_HOR()
{
for(int i = 0; i < 512; i++)
for(int j = 0; j < 4; j++)
{
PORTB = HOR[j];
delay (atraso_fase);
}
}
void setup()
{
DDRB = 0x0F;
PORTB = 0x00;
}
void loop()
{
Motor_HOR();
delay (intervalo);
Motor_AHO();
delay (intervalo);
}
É usado em fontes ATX.
Em que parte? Ainda não vi ele numa fonte ATX.
Tbm já vi ele em fontes atx antigas, ou um chinês resolveu usar o mesmo código para um circuito pwm, pois ele era o único ci na fonte.
Provavelmente um PWM. Há muitos CIs com final 2003, mas não têm o prefixo ULN.