Entrevista maravilhosa, Ricardo!! Por favor posta esse mesmo vídeo com o áudio original dela em inglês e a sua fala legendada em inglês. Essa entrevista precisa ser vista também por falantes de inglês! Sensacional
Estou saindo de um relacionamento patológico de 6 anos … piores e melhores anos da minha vida , entendedores entenderão…indico para quem achar q precisa o canal “como vai sua relação ?
Explica esse relacionamento onde teve os piores e melhores momentos da sua vida. Tipo, foi um relacionamento que a porcentagem de ter sido ruim, é maior do que a "melhor "? Sei que é algo pessoal seu, e você só conta se quiser, a curiosidade é só comparar. É que já tive um amigo narcisista. Só quero ter a certeza de tudo, e você pode me ajudar, contando um pouco da sua história.
@@lcs3441 só assistir ao vídeo 👆🏻e sim ele era narcisista. Vá lá no canal “como vai sua relação ? “ , ou “Narciso seu espelho quebrou” , vão te ajudar .
Tive uma amizade em que ele era narcisista, tipo, tudo que tinha de bom em mim, foi completamente sugado. 😔 E agora eu busco renovação e forças no meu Senhor Deus! ❤
Complementando meu comentário anterior. Quando eu comecei a entender que eu vim de um lar doente emocional e psicológico, eu comecei a ver que eu não tinha filtros para distinguir pessoas boas das não boas, e seu canal foi um fator importantíssimo para eu começar a criar alguma estrutura psicológica para com as pessoas. Ou seja, é só gratidão por tudo!!!!
Conhecem o canal: "Narciso, seu espelho quebrou"? É ótimo para saber e conhecer os narcisistas e relacionamentos toxicos. Boa sorte para nós q já vivemos, ou continuam em um relacionamento assim. " Tudo vai ficar bem!" Um abraço solidário! Paz e Luz!
Passei por um relacionamento assim e é incrível tirar a venda dos olhos! Uma pessoa que estuda cada reação sua, se mostra extremamente interessado na sua vida, necessidades e se transforma magicamente em tudo o que você precisa/ quer. Muito querido pela família, amigos, mas por vezes percebia a família dele dando conselhos do tipo: ah, não deixa ele ser muito mandão, ciumento, possessivo com vc... Com o tempo passou a mostrar a verdadeira face, tentando dominar de várias formas, como emocional, financeira, etc. Tentava a todo custo me afastar da família e amigos, dando desculpas muito bem elaboradas de precisar de ajuda no trabalho, se eu ter que estudar e investir em mim... Quando ele viu que eu era mais forte do que parecia e coloquei as tais barreiras, como se fazer de vítima não funcionou, perdeu a noção, explodiu de uma vez, onde eu quase perdi a vida. Mas foi a única oportunidade que ele teve, pois eu já estava tão calejada de relacionamentos abusivos que me tornei mais fria e muito difícil de ceder, já estava desconfiando de certas atitudes dele, então foi fácil e libertador sair daquilo. Depois parei pra pensar nas nossas conversas e vi que ele seguia um padrão de ex namoradas: mulheres que não tinham pai presente (segundo ele eu era a única que teve e por isso ele não sabia lidar com sogros), ou que tinham pais abusivos, mulheres extremamente carentes, separadas ou com filhos que ele pudesse conquistar como maneira de manipular aquela mulher. Psicopata total! Mulheres, cuidado!!!
Sempre que eu percebo que estou querendo retornar ao ciclo do abuso, eu venho aqui e vejo um vídeo como esse, que reforça minha condição e me libera de novo. Que máximo!!!!!
Eu vivi isso, e ainda me sinto com resquícios de trauma mesmo depois de 15 anos de divórcio e 8 anos de afastamento total do meu ex marido. Como se meu cérebro tivesse ficado marcado pela dor da manipulação passivo agressivo demoníaca, foi Deus que foi me despertando através de uma vizinha cristã que tinha crescido num lar abusivo, e ela foi me auxiliando a entender a armadilha que eu e meus filhos estávamos. Gratas para sempre a Deus por ter trazido uma vizinha corajosa para nos ajudar a VER e encarar tudo aquilo.
Ricardooooooo Meu Deus!!! Que maravilhoso vc trazer esse tema e essa mulher. Até então só Deus sabia como, nós, mulheres que amam psicopatas, sofremos nas mãos deles. Existem muitos estigmas sobre esse assunto e a estrela principal sempre é o psicopata, que muitas vezes tem fãs e cúmplices. INFELIZMENTE eles não acontecem apenas em relacionamentos amorosos não, uma mãe ou um pai, alguém bem no meio do seio de uma família também é sociopata, narcisista e até psicopata. Foi meu caso, nasci e fui submetida a tantas coisas, que APENAS ADULTA eu fui entender que aquilo não era normal. Porque a inversão é grande e VOCÊ se sente culpada por tudo. E isso TALVEZ seja a primeira combinação de ser atraída por psicopatas na vida adulta, não ter parâmetros saudáveis para dar um chega para lá. Graças a Deus eu escapei com vida, porque a morte parece muito mais atrativa quando se tem convívio com esses demônios na terra. Eu já era sua fã, agora sou muitooooo maissssssssss. Obrigada mesmo 😊🙏
Eu fui casada com um durante 26 anos. Percebi com o tempo que só conseguiria me ver livre dele quando ele se apaixonasse ou tivesse um relacionamento mais firme com outra , esperei até ver que tinha um caso mais sério ( antes tinha casos ) mas desta vez vi que estava diferente até deu uma trégua… na obsessão comigo, e CONSEGUI 😥 GRAÇAS A DEUS E MINHA TERAPEUTA MARAVILHOSA.
Gostei demais da apresentação desse trabalho da Dr Sandra. Sou psicoterapeuta e você tem razão quando fala que a maioria dos psicoterapeutas não atentam para as consequências da relação das mulheres que amam psicopatas.
Parabéns pelo seu excelente trabalho Ricardo. Chorei ao assistir essa entrevista. Sou uma vítima, estou em tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico há 3 anos e meio.
Tenho certeza agora que fui casada com um psicopata! Me livrei! Como diz na entrevista, consciência é o primeiro passo para se livrar desse tipo de relacionamento! 🙌
Ricardo, você é um bom exemplo do que é masculinidade de verdade, e não a caricatura do que chamam "patriarcado". Seu trabalho é eminentemente pedagógico, Deus te abençoe muito!
@@eldergoncalves1424 É o homem que exerce poder autoritário sobre a mulher, seja num relacionamento amoroso, numa amizade, no trabalho, num atendimento ao público, etc. onde o homem se sente superior pelo simplesfato de ser homem e desdenha da inteligência e do poder da mulher pelo simples fato de ser mulher. Normalmente acontece com quem é chefe no trabalho, "pai de família", até mesmo um filho que não respeita a mãe porque ele é homem e ela é mulher, mas o pai é respeitado, e isso às vezes, é "ensinado" pelos próprios pais ou até mesmo pelas mães, e é uma sucessão de gerações.
Essa live me salvou! De verdade. Eu abri os meus olhos agora de uma forma, que eu me identifiquei na parte da "empatia", onde a pessoa se abre e quer que você faça o mesmo; a pessoa está sempre te buscando e algumas vezes faz comentários impróprios, quando você corta e impõe limites, começa o vitimismo. Só não veio as críticas, pelo contrário, me coloca nas alturas. Eu já tinha percebido que algo de errado não estava certo, mas depois dessa live, abri a possibilidade da psicopatia. Obrigada de verdade ❤️ Obs: o vídeo fala bastante sobre o relacionamento com o cônjuge, namorado, noivo. Mas eu identifiquei as características em um amigo.
Ricardo , analisa o caso de Marcelo Petriccione, o irmão que o matou diz que não se lembra de ter cometido o crime contra o próprio irmão... Ele chora , diz que não se lembra em entrevista com o Cabrini.
Sensacional! Acabei de sair de uma relação tóxica exatamente como os comportamentos que o Ricardo falou! Principalmente a parte de te afastar dos seus amigos dizendo que eles nao prestam…. No final eu só tinha ele me dando “amor” e me controlando ao mesmo tempo. Até que por fim eu acordei depois de um acontecimento mas demorei 7 anos pra isso infelizmente! Hoje faço terapia pra me recuperar e me reencontrar comigo mesma! Obrigada Ricardo!
Ricardo que ual 😱 simplesmente fantástico!!!! esse negócio de "Radar" quando parece que eles sentem quando nós mulheres estamos vulneráveis e parecem que com os olhos nos engolem, e assim desperta o "ual estou viva ainda, bem na fita 🤙" essa quebra de padrão!!! Como pode serem tão astutos, e perspicazes e diria até sensíveis para dar o bote nas suas presas!!! Ricardo, que aula!!!
Ventura obrigada por está reportage maravilhosa , eu vivo na França e estou vivendo esta experiência louca com um psicopata é sei exatamente o que vocês estão falando
Estava ansiosa por essa entrevista, depois que vi o podcast e detectei algumas semelhanças no meu antigo relacionamento que caiu a ficha de como era meu relacionamento e como detectar pra não cair na cilada de novo
Comprei esse livro após um passar por um relacionamento abusivo que quase me matou, carrego as sequelas psicológicas até hoje. Recomendo muito a leitura. Me ajudou a entender o que tinha acontecido comigo porque eu não tinha noção do que era isso. É um livro que traz muitas informações científicas sobre o transtorno, mas é de fácil leitura e muito esclarecedor. Leiam mulheres, é de utilidade pública. Se informem e se protejam, se detectar algum sinal, caia fora logo no começo porque andar nesse tipo de relacionamento é caminhar no vale da sombra da morte.
Gratidão por tamanha grandeza de exclarecimento , fui casada com um Narcisista, até me dá conta do abismo , foi surreal , hj me sinto liberta me reconstruindo a cada dia , porém tinha 2 inimigos carência afetiva e dependencia emocional ele só. me escaniou .
Ricardo, vc tem nossa total credibilidade, por isso, quero agradecer IMENSAMENTE por abordar esse assunto. Muito MUITO obrigada. Apenas quem vive esse problema é que sabe a dor. Essas pessoas patológicas fazem a vítima parecer o louco abusador, por isso as pessoas de fora costumam julgar a verdadeira vítima ... é muito cruel. Gratidão moço lindo!
Toda vítima de abuso quando sai do relacionamento tóxico com o narcisista ou psicopata e estuda sobre eles, a gente sabe de tudo isso. E a partir disso iniciamos a reconstrução. Eu arrisco dizer que existem também empresas psicopatas. Se você trabalha numa empresa que te proporciona um padrão de vida, salário, benefícios, mas você é muito desprezado, onde você se permite ficar na empresa, você é usado e depois descartado, o trauma é o mesmo.
Nossa que live maravilhosa Tava conversando esse dias com minha irmã sobre isso que algo deveria mudar na cabeça de mulheres com abusador pq eu sempre me choco como elas não tem o instinto de sobrevivência eu já vi mulheres que tinha saído do carro pq tava apanhando e com apenas um chamado entrou de novo pra morrer 😔eu fico em choque é triste demais
Excelente entrevista. Essas informações são muito importantes tanto para leigos para saber mais sobre o assunto e se precaver quanto para quem trabalha com psicoterapia para ajudar melhor os pacientes vítimas de psicopatas.
Excelente vídeo e como sempre Ricardo trazendo conteúdos maravilhosos. Eu sofri num relacionamento com um psicopata e é surreal o quanto eles fazem uma lavagem cerebral. Comecei a perceber que havia algo a mais com ele devido ao seu narcisismo excessivo o quanto ele adorava ser o destaque em tudo. A falta de empatia desses indivíduos é fora do normal, porque eles simplesmente amam ver o sofrimento de suas vítimas. Meu ex usava sempre frases do tipo "se eu terminar com você, você comete suicídio", "você só é feliz porque está comigo", "você precisa de mim". Chegou um ponto da minha vida que eu mal me reconhecia. É como se esses indivíduos sugassem toda a sua energia, toda sua essência fazendo você se sentir louca. Eu tinha crises de pânico terríveis e ainda lido com a insônia. E muito bem pontuado pelo Ricardo o quanto eles têm uma inteligência emocional forte. É como se eles sentissem o cheiro da sua vulnerabilidade e começasse a se alimentar disso. Tudo começou extremamente perfeito no meio relacionamento e terminou com crises de ansiedade intensas, síndrome do pânico, mas criei coragem e consegui enxergar a tempo, pois eu não sei se estaria viva pra relatar isso. Ainda tem um ano que me livrei desse ser e me sinto uma sobrevivente!!!
Vi parte da entrevista,i muito ódio naquele homem, não sei o que rolou nessa história de irmãos, pelo que pude observar não seria de pouco tempo, só no trabalho etc...precisa investigar mais a família. Obrigada.
Estava ansiosa por envontrar este vídeo aqui,ima vez que Ticarfo a cita em varios outros vídeos seus. Confesso que me frustrei com a dublagem, especialmente por se tratar de um homem dublando uma mulher, não concertando e trocando palavras, por vezes. Mas o que o Ricardo conseguiu trazer foi quase ou tão mais importante que a doutora. O tema é essencial, primordial para os nossos tempos, porém, salvei o vídeo para reprisar e organizar com melhor sincronicidade. Toda forma, valeu!!! Obgda por mais este!! Sucesso e saúde a todos!!
Sobre a pergunta de como distinguir um psicopata, eu acredito que a forma mais "simples" é conhecer e ficar atento às características de narcisismo, pois todo psicopata é narcisista, dito pela psiquiatra Ana Beatriz Barbosa. Nem todo narcisista é psicopata, mas tbm são pessoas tóxicas e sugadoras, tbm destroem com o emocional de uma pessoa que está vulnerável.
Gostei muito da dica da dissonância cognitiva, ou seja quando ficamos em dúvida se aquela é uma boa pessoa ou não.A plena consciência dessa ambiguidade, entre me sentir bem ou mal com alguém, vai ser o meu norte.
Me identifico muito com essa história pois me casei com um homem que se identificava como se fosse um homem bom, bom filho, educado, etc. Mas era um possessivo, violento, mentiroso, alcoólatra, narcisista, no sexo só para ele. Queria mostrar para os outros que era um homem perfeito! Tive síndrome do pânico, problema de auto estima, e eu era muito infeliz nessa relação!
Sim verdade, e ainda é pior quando é um família já que gostamos mais da família quando ainda não casamos com ninguém ou temos muito anos de casadas. Porque as pessoas normalizam e mandam desculpar os psicopatas da família? Eu mesmo nunca fui maltratada em nenhum relacionamento, tive só um namorado e ele realmente me fez muito feliz porque não parece em nada com o tipo de gente abusivo, promíscua e que não tem empatia. Meu problema é dentro da família, e aí?
Já deixando o like, parabéns pelo excelente trabalho, assisto tudo que você posta assim q sai, pois vc aborda temas extremamente relevantes para sociedade, é fundamental mesmo sendo leigo no assunto ter o mínimo de conhecimento e ferramentas para se defender de mentirosos, pessoas com transtornos de personalidade, fingimento dentre outros comportamentos danosos, você utiliza uma linguagem simples e transmite muita confiança. Parabéns mesmo!!!!!
Ela foi EXTREMAMENTE CLARA... dúvidas, ódio e carinho. Agente busca respostas no outro e eu não tinha me dado conta de olhar pra dentro de mim. Parece que percebi um clarão na minha frente. Lógico, auto análise, dar um tempo pra tentar ouvir e sentir a nós mesmos, estou sempre buscar, e tentando relembrar onde foi que desandou no outro, e é bem cansativo. Estou sem palavras, vou assistir agora mesmo novamente. Muito obrigada 🙏🙏
Ricardo eu amo seus vídeos ; é esse não foi diferente, SENSACIONAL; meu Deus eu me lembrei de diversas coisas que vivi no meu antigo relacionamento e coisas que ainda refletem na minha vida hoje , como traumas , mas são gatilhos que estão sendo quebrados na minha vida graças a Deus ❤ obrigada pelo seu trabalho que eu sei que ajuda aí muitas e muitas pessoas .
Exatamente pra entender tudo que vivi me tornei especialista em relacionamentos. E algo que só quem viveu pode entender. Hoje ajudo outras mulheres entenderem o que viveram, e sim o processo de recuperação e bem longo.
Parabéns pelo tema, conteúdo e participação. Não apenas instrutivo como transformador, ajudando aos que estiveram, estão ou conhecem alguém que estão em um relacionamento prejudicial
Eu vivi 8 anos de um relacionamento abusivo. Foi devastador. Eu perdi minha identidade, autoestima, o meu brilho. Perdi amigos, trabalhos.. eu sinto até hoje como se esses 8 anos é um grande vazio na minha linha do tempo. Sem evolução. Apenas algo parado. Nunca vou me esquecer no episódio que entrei no banheiro e fiquei me olhando no espelho e eu não entendia q a minha imagem não refletia o que eu era, eu falava meu nome em voz alta, porém era um nome estranho. Como se meu nome não combinava com a imagem que eu via. Foi um grande loucura. Foi uma dor solitária. Foram mistos de sensações e incapacidade. É uma ferida q não é curada. A gente apenas aprende a conviver com ela.
Parabéns Ricardo!! Esse conteúdo é especialmente útil!!! Sai de uma relação c um Narcisista há 9 meses...e não consegui me "curar"..ainda!! Percebo q não evolui nem 20% de quem eu era!! Não me reconheço, não me identifico mais comigo mesma...me sinto "inadequada" p mim mesma!!! Não dá p descrever o q é esse sentimento... Essa entrevista foi muito educativa!! Hoje precisei iniciar terapia, pois percebi que sozinha não iria conseguir, apesar de todos os meus esforços com meses de muito estudo, leituras e espiritualidade... (100%deste período de autocura) . Algo q gostaria de registrar é que em muitos casos, como o meu, minha família sequer imagina a metade do q foi esse relacionamento, nem antes muito menos depois..o q significa q é uma cura e reconstrução muito solitária, uma vez q tbm perdemos todos os nossos amigos durante este relacionamento...e depois dele ainda fica a "vergonha" de nos reaproximamos de alguns para falar desse problema, após um longo período de sumiço, mensagens, telefonemas e convites não respondidos ou recusados...e ainda tendo q considerar q o término físico c essas pessoas não é o fim...mas o início de uma longa jornada de busca por vc..!! Com isso quero dizer...q "eu mesma" não me reconheço, me sinto inadequada (existe um corpo sem alma, sem atitudes, sem reflexos, sem sorrisos, sem referências e sem identidade), não quero encontrar c as pessoas q conhecem uma outra versão de mim, e q certamente não vão entender o quão profuuuunda é essa dor!!! Sei q não deixariam de me ouvir, mas nada q eu falasse seria compreendido... (só quem vive isso ou conhece o assunto sabe o q realmente é) eu ouviria conselhos como "esquece", se arruma e vamos sair q tudo volta ao normal ..!! Portanto a "reclusão" é a melhor opção, para a dor, para a vergonha e para reencontrar os "cacos" q sobraram...colar e recomeçar!!! Obgda por esse vídeo!! Se puder...faça mais Ricardo... 🙏Valeu pelo tema!! Johnny Deep, fez um grande serviço tbm...pois nunca vi tanto conteúdo sobre o assunto. Isso ajuda a popularizar o tema evitar q mais pessoas caiam nas mãos dessas pessoas. Se puder dar um nome como "sugestão" sobre o assunto tem 2 mulheres q falam bastante sobre o assunto c muito conhecimento : dra.Jane do canal Jane Six Psicóloga Social, mora na Inglaterra e tbm fez um vídeo muito bom essa semana: O q existe por trás dos relacionamentos destrutivos e a Dra. Simone Veloso do canal Narciso seu espelho quebrou.
Do nada passando por aqui pelo seu canal vi este tema e assisti o vídeo. É bem isso tudo q vcs abordaram neste tema. Fiquei feliz , pq não se vê ninguém falando sobre isso. Eu passei por isso há 25 anos com meu ex marido. É devastador . Não desejo pra nem para meu pior inimigo o q eu passe nesses anos todos . Eu praticamente perdi a metade da minha vida por um homem q só me sugava meu emocional . É um relacionamento q vai te minando dia após dia e eu não percebia por amor a ele. Quando a minha doença emocional estava atingindo meu físico tbm ficando doente e pior ainda minha filha estava ficando doente emocional.....daí foi q meu consciente falou . Agora Basta não preciso depender deste homem. ... é uma história longa. Fui humilhada, envergonhada, escravizada , daria um livro.
É mto difícil ouvir pois estou revivendo o relacionamento que tive com um homem narcisisista perverso que me prejudicou emocionalmente . Mas graças a minha inteligência e pesquisas eu descobri quem ele era e consegui sair daquela realidade tóxica
eu trocaria "relação comum" por "relação saudável", pois muitos relacionamentos "comuns" não são saudáveis, ou seja, há essa dicotomia: amor e ódio, não necessariamente há um psicopata/uma pessoa sem sentimento de culpa ou esse tipo de patologia em específico...
Exatamente, uma guerra...interna q deixa traumas... desconfianças e receio de um novo relacionamento, pq é tão libertador qdo vc está LIVRE! que preferível não haver novas conquistas
Bendita a hora q te encontrei e você gentilmente recebeu a minha informação sobre o livro q salvou minha vida e está divulgando-o para seus seguidores. Que Deus permaneça abençoando sua vida e a da Dra. Sandra!! E eu sigo agradecendo minha amiga Paula q me indicou o livro e comprei um dos primeiros exemplares traduzidos no Brasil.
Adorei a definição: Canalha : mulherengo, alcoólico Golpista: enquanto dura o seu dinheiro Abusador: você é um rato de laboratório, quanto mais você sofrer, mais ele gosta Muito claro pra mim, esta entrevista me ajudou muito. Obrigada
Virei fã de seu canal Ricardo. Essa participação foi demais, é maravilhoso vê-la explicar sobre a questão neurológica no cérebro das vítimas, o que muitos não entendem porque sempre voltam ao ciclo vicioso. Que possamos buscar cada vez mais conhecimento pra não cair nessas ciladas. Grata! 🙏🙏👏👏
Fiquei quase 10 anos " presa" num relacionamento com o pai dos meus filhos que tinha muitos destes comportamentos psicopatas. Fui super julgada por amigos e parentes nas tantas idas e vindas do nosso relacionamento. Consegui me libertar dele faz uns 10 anos mas até a voz dele ainda me incomoda hj em dia. Por causa dos filhos ainda teremos que manter contato mas tento permitir o minino possível. Mas ele ainda "ataca" com sua lábia pra controlar os meninos com suas queixas e lamúrias pra conseguir o que quer com eles. Tento mantê-los alertas para isso mas ė bem difícil! Amei a entrevista!
Esse video, essa explicação, esse tema é revolucionário, um divisor de águas, qtas mulheres precisam entender o pq de estarem psicologicamente doentes, traumatizadas, paralisadas. Amei, já vou compartilhar com muita gente. Muito obrigado a vcs por essa terapia, essa jóia em forma de conhecimento q tive o prazer de contemplar.
De fato temos grandes livros sobre psicopatas. Fiz a leitura de alguns livros tanto de psicopatas do Brasil como dos principais casos de repercussão mundial. Acabei de pedir esse livro para o Dia dos Namorados para minha namorada. Que tb ficou querendo ler esse livro. Entrevista maravilhosa!
Obrigada por este vídeo Ricardo! Eu tinha uma ideia foi que acontecia com a gente que passou por este tipo de relacionamento, mas vc acendeu um farol e abriu muito a minha visão em relação as reações químicas que explicam em muito porque tantas pessoas retornam para o agressor e o buraco que sentimos quando decidimos sair. Sonhos que vem e vão no meu caso eu sempre estava fugindo da pessoa no sonho, traumas que aos poucos vou percebendo que são resquícios de um passado horrível mas, que aos poucos, vai ficando cada vez mais distante. Que Deus te abençoe a chegar a cada vez mais pessoas e que elas possam se libertar desse mal! Mulheres e homens!
Impacto gigante para as sobreviventes: qual o tamanho do estrago cerebral, pós abuso? Quando a confusão mental se assemelha ao do soldado pós guerra a ponto de não calcular o saldo da própria conta.
Eu sai de um relacionamento abusivo ha um ano e ja li, ouvi, conversei c varias pessoas a respeito, mas pela primeira vez eu ouço exatamente tudo .... tudo q passei, veio um filme na minha mente, pq nesse video vcs falaram tudo o q realmente é, o q realmente acontece, foi incrivel ver isso.
Adorei a d. sandra ricardo altamente esclarecedor foi muito claro Ricardo ventura esta se tornando também utilidade pública muito bom o bate papo. RICARDO que deus te abençõe muito e sua linda familia e seu trabalho tamo junto e takalheplay.
Fantástico, Ricardo. Esta entrevista foi extremamente importante e esclarecedora, muitíssimo obrigada por nos trazer um conteúdo de altíssima qualidade. 🥰
Como já disse, meu cunhado é um psicopata, mas, percebo muito minha irmã, ela sofre, mas, diz que ele é apenas sistemático, e eu conheço, ela nega. Tenho uma vizinha também, foi casada muito tempo com um, porém ele foi agressivo, batia nela e nos filhos. Minha irmã vive em depressão, as vezes, ele chega em casa e não olha para ela nem para o filho. Quando ela chama a atenção ele muda. A mulher sofre calada na maioria dos casos, pela dependência, ou amor mesmo. Não adianta tentar abrir os olhos.
Oxi que frouxa, eu jamais deixaria meu irmão sofrer por uma mulher, se eu soubesse que ela é ruim com ele, infernizaria a vida dela até cair fora. kkkk Protejo quem amo.
@@agathajudygoudeltavares8406 nesse caso, quem fez a escolha foi seu irmão e ele tem que arcar com as consequências das escolhas dele. Sejam elas boas ou não. Você não tem que intrometer em decisões que não diz respeito à você. Isso não é proteção. É inconveniência. Eu entendo. A gente acaba ficando comovido e querendo intrometer mesmo. Ainda mais se tratando de quem amamos… mas nessa de você querer intrometer demais, você pode acabar se prejudicando. Se seu irmão estiver namorando com uma loka manipuladora? Ela vai manipular ele pra deixar ele contra você. E se ela te torturar, te matar? Psicopatas são assim.. não medem consequências e não tem dó. Então em relacionamentos alheios, a gente não se mete. Ainda que seja do irmão da Gente. Não interessa. O máximo que vc poderia fazer, é aconselhar. Não somos capazes de controlar as ações dos outros.
@@papocommadu5263 Exatamente.... A pessoa consegue manipular a outra, sem q ela se dê conta, para ficar contra vc.... Nunca se intrometa... Sei q é duro ver quem amamos sofrendo, mas não vale a pena, pode ir por mim, no final quem sofre é vc q sai por ruim....
Adquira o seu e-book “Introdução à Linguagem Silenciosa” através do link abaixo: bit.ly/3wsQg4O
@Eddie Lecter , verdade aquela esposa do Jhonny Deep têm grande chance de ser, muito obrigada.
@Eddie Lecter r256689qqbem bem que ela se
Comprei o ebook e não recebi, olhei o email e nada...
Ela falou tudo no final pessoas normais vão com calma, não bombardeiam com nada.Obrigada.
Entrevista maravilhosa, Ricardo!! Por favor posta esse mesmo vídeo com o áudio original dela em inglês e a sua fala legendada em inglês. Essa entrevista precisa ser vista também por falantes de inglês! Sensacional
Estou saindo de um relacionamento patológico de 6 anos … piores e melhores anos da minha vida , entendedores entenderão…indico para quem achar q precisa o canal “como vai sua relação ?
Explica esse relacionamento onde teve os piores e melhores momentos da sua vida. Tipo, foi um relacionamento que a porcentagem de ter sido ruim, é maior do que a "melhor "? Sei que é algo pessoal seu, e você só conta se quiser, a curiosidade é só comparar. É que já tive um amigo narcisista. Só quero ter a certeza de tudo, e você pode me ajudar, contando um pouco da sua história.
@@lcs3441 só assistir ao vídeo 👆🏻e sim ele era narcisista. Vá lá no canal “como vai sua relação ? “ , ou “Narciso seu espelho quebrou” , vão te ajudar .
@@Ourives_ana_queiroz Eu ainda não assisti o vídeo completo, tô sem tempo. Mas, queria saber sobre isso em suas palavras.
Tive uma amizade em que ele era narcisista, tipo, tudo que tinha de bom em mim, foi completamente sugado. 😔 E agora eu busco renovação e forças no meu Senhor Deus! ❤
Entendo EXATAMENTE o que viveu e sente hoje.
Complementando meu comentário anterior.
Quando eu comecei a entender que eu vim de um lar doente emocional e psicológico, eu comecei a ver que eu não tinha filtros para distinguir pessoas boas das não boas, e seu canal foi um fator importantíssimo para eu começar a criar alguma estrutura psicológica para com as pessoas.
Ou seja, é só gratidão por tudo!!!!
O mesmo comigo...
Eu tbm. Os prejuízos emocional e financeiro foram mtos
Conhecem o canal: "Narciso, seu espelho quebrou"?
É ótimo para saber e conhecer os narcisistas e relacionamentos toxicos.
Boa sorte para nós q já vivemos, ou continuam em um relacionamento assim.
" Tudo vai ficar bem!"
Um abraço solidário!
Paz e Luz!
que comentario fofo, o mesmo aqui
Verdade. Eu sempre partia do princípio que a pessoa é do bem. Agora estou aprendendo a observar e fazer um certo "julgamento" das pessoas.
Passei por um relacionamento assim e é incrível tirar a venda dos olhos! Uma pessoa que estuda cada reação sua, se mostra extremamente interessado na sua vida, necessidades e se transforma magicamente em tudo o que você precisa/ quer. Muito querido pela família, amigos, mas por vezes percebia a família dele dando conselhos do tipo: ah, não deixa ele ser muito mandão, ciumento, possessivo com vc... Com o tempo passou a mostrar a verdadeira face, tentando dominar de várias formas, como emocional, financeira, etc. Tentava a todo custo me afastar da família e amigos, dando desculpas muito bem elaboradas de precisar de ajuda no trabalho, se eu ter que estudar e investir em mim... Quando ele viu que eu era mais forte do que parecia e coloquei as tais barreiras, como se fazer de vítima não funcionou, perdeu a noção, explodiu de uma vez, onde eu quase perdi a vida. Mas foi a única oportunidade que ele teve, pois eu já estava tão calejada de relacionamentos abusivos que me tornei mais fria e muito difícil de ceder, já estava desconfiando de certas atitudes dele, então foi fácil e libertador sair daquilo. Depois parei pra pensar nas nossas conversas e vi que ele seguia um padrão de ex namoradas: mulheres que não tinham pai presente (segundo ele eu era a única que teve e por isso ele não sabia lidar com sogros), ou que tinham pais abusivos, mulheres extremamente carentes, separadas ou com filhos que ele pudesse conquistar como maneira de manipular aquela mulher. Psicopata total! Mulheres, cuidado!!!
Sempre que eu percebo que estou querendo retornar ao ciclo do abuso, eu venho aqui e vejo um vídeo como esse, que reforça minha condição e me libera de novo. Que máximo!!!!!
Eu vivi isso, e ainda me sinto com resquícios de trauma mesmo depois de 15 anos de divórcio e 8 anos de afastamento total do meu ex marido. Como se meu cérebro tivesse ficado marcado pela dor da manipulação passivo agressivo demoníaca, foi Deus que foi me despertando através de uma vizinha cristã que tinha crescido num lar abusivo, e ela foi me auxiliando a entender a armadilha que eu e meus filhos estávamos.
Gratas para sempre a Deus por ter trazido
uma vizinha corajosa para nos ajudar a VER e encarar tudo aquilo.
Ricardooooooo
Meu Deus!!! Que maravilhoso vc trazer esse tema e essa mulher.
Até então só Deus sabia como, nós, mulheres que amam psicopatas, sofremos nas mãos deles.
Existem muitos estigmas sobre esse assunto e a estrela principal sempre é o psicopata, que muitas vezes tem fãs e cúmplices.
INFELIZMENTE eles não acontecem apenas em relacionamentos amorosos não, uma mãe ou um pai, alguém bem no meio do seio de uma família também é sociopata, narcisista e até psicopata.
Foi meu caso, nasci e fui submetida a tantas coisas, que APENAS ADULTA eu fui entender que aquilo não era normal.
Porque a inversão é grande e VOCÊ se sente culpada por tudo.
E isso TALVEZ seja a primeira combinação de ser atraída por psicopatas na vida adulta, não ter parâmetros saudáveis para dar um chega para lá.
Graças a Deus eu escapei com vida, porque a morte parece muito mais atrativa quando se tem convívio com esses demônios na terra.
Eu já era sua fã, agora sou muitooooo maissssssssss.
Obrigada mesmo 😊🙏
Exatamente
Gostei do seu comentário. Obrigada!
Excelente! Se apresenta como o príncipe encantado. O psicopata sabe identificar a presa. A mulher equilibrada não entrega o ouro.
Mulher que "entrega o ouro", não quer dizer desequilíbrio.
Queria ter assistido isso há alguns anos! O estrago é enorme! Traumático! Parabéns Ricardo e obrigada por este vídeo!!!
Eu fui casada com um durante 26 anos.
Percebi com o tempo que só conseguiria me ver livre dele quando ele se apaixonasse ou tivesse um relacionamento mais firme com outra , esperei até ver que tinha um caso mais sério ( antes tinha casos ) mas desta vez vi que estava diferente até deu uma trégua… na obsessão comigo, e CONSEGUI 😥 GRAÇAS A DEUS E MINHA TERAPEUTA MARAVILHOSA.
Gostei demais da apresentação desse trabalho da Dr Sandra. Sou psicoterapeuta e você tem razão quando fala que a maioria dos psicoterapeutas não atentam para as consequências da relação das mulheres que amam psicopatas.
Parabéns pelo seu excelente trabalho Ricardo. Chorei ao assistir essa entrevista. Sou uma vítima, estou em tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico há 3 anos e meio.
Tenho certeza agora que fui casada com um psicopata! Me livrei! Como diz na entrevista, consciência é o primeiro passo para se livrar desse tipo de relacionamento! 🙌
Ele pode ser narcisista e você achando que é psicopata. São muito parecidos.
Ricardo, você é um bom exemplo do que é masculinidade de verdade, e não a caricatura do que chamam "patriarcado". Seu trabalho é eminentemente pedagógico, Deus te abençoe muito!
O que seria patriarcado?
@@eldergoncalves1424 Uma lorota que as feminóias inventaram para embelezar o movimento.
@@eldergoncalves1424 É um sistema social baseado culturalmente que favorece exclusivamente os homens ,de preferência brancos ,heteros e tal
@@eldergoncalves1424 É o homem que exerce poder autoritário sobre a mulher, seja num relacionamento amoroso, numa amizade, no trabalho, num atendimento ao público, etc. onde o homem se sente superior pelo simplesfato de ser homem e desdenha da inteligência e do poder da mulher pelo simples fato de ser mulher. Normalmente acontece com quem é chefe no trabalho, "pai de família", até mesmo um filho que não respeita a mãe porque ele é homem e ela é mulher, mas o pai é respeitado, e isso às vezes, é "ensinado" pelos próprios pais ou até mesmo pelas mães, e é uma sucessão de gerações.
@@eldergoncalves1424 Há sociedades, governos, religiões que não aceitam mulheres como chefes, papas, presidentes de qualquer órgão ou país, etc.
Essa live me salvou! De verdade. Eu abri os meus olhos agora de uma forma, que eu me identifiquei na parte da "empatia", onde a pessoa se abre e quer que você faça o mesmo; a pessoa está sempre te buscando e algumas vezes faz comentários impróprios, quando você corta e impõe limites, começa o vitimismo. Só não veio as críticas, pelo contrário, me coloca nas alturas.
Eu já tinha percebido que algo de errado não estava certo, mas depois dessa live, abri a possibilidade da psicopatia.
Obrigada de verdade ❤️
Obs: o vídeo fala bastante sobre o relacionamento com o cônjuge, namorado, noivo. Mas eu identifiquei as características em um amigo.
Ricardo , analisa o caso de Marcelo Petriccione, o irmão que o matou diz que não se lembra de ter cometido o crime contra o próprio irmão... Ele chora , diz que não se lembra em entrevista com o Cabrini.
Sensacional! Acabei de sair de uma relação tóxica exatamente como os comportamentos que o Ricardo falou! Principalmente a parte de te afastar dos seus amigos dizendo que eles nao prestam…. No final eu só tinha ele me dando “amor” e me controlando ao mesmo tempo. Até que por fim eu acordei depois de um acontecimento mas demorei 7 anos pra isso infelizmente! Hoje faço terapia pra me recuperar e me reencontrar comigo mesma! Obrigada Ricardo!
Ricardo que ual 😱 simplesmente fantástico!!!! esse negócio de "Radar" quando parece que eles sentem quando nós mulheres estamos vulneráveis e parecem que com os olhos nos engolem, e assim desperta o "ual estou viva ainda, bem na fita 🤙" essa quebra de padrão!!! Como pode serem tão astutos, e perspicazes e diria até sensíveis para dar o bote nas suas presas!!! Ricardo, que aula!!!
Ventura obrigada por está reportage maravilhosa , eu vivo na França e estou vivendo esta experiência louca com um psicopata é sei exatamente o que vocês estão falando
utilidade pública! quanta sensatez! conteúdo muito importante e de muita relevância! gratidão 🙏🏻
Ricardo, seu canal é de utilidade pública, como eu aprendo com esse canal ❤
Estava ansiosa por essa entrevista, depois que vi o podcast e detectei algumas semelhanças no meu antigo relacionamento que caiu a ficha de como era meu relacionamento e como detectar pra não cair na cilada de novo
Comprei esse livro após um passar por um relacionamento abusivo que quase me matou, carrego as sequelas psicológicas até hoje.
Recomendo muito a leitura.
Me ajudou a entender o que tinha acontecido comigo porque eu não tinha noção do que era isso.
É um livro que traz muitas informações científicas sobre o transtorno, mas é de fácil leitura e muito esclarecedor.
Leiam mulheres, é de utilidade pública. Se informem e se protejam, se detectar algum sinal, caia fora logo no começo porque andar nesse tipo de relacionamento é caminhar no vale da sombra da morte.
Gratidão por tamanha grandeza de exclarecimento , fui casada com um Narcisista, até me dá conta do abismo , foi surreal , hj me sinto liberta me reconstruindo a cada dia , porém tinha 2 inimigos carência afetiva e dependencia emocional ele só. me escaniou .
Ricardo, vc tem nossa total credibilidade, por isso, quero agradecer IMENSAMENTE por abordar esse assunto. Muito MUITO obrigada. Apenas quem vive esse problema é que sabe a dor. Essas pessoas patológicas fazem a vítima parecer o louco abusador, por isso as pessoas de fora costumam julgar a verdadeira vítima ... é muito cruel. Gratidão moço lindo!
Toda vítima de abuso quando sai do relacionamento tóxico com o narcisista ou psicopata e estuda sobre eles, a gente sabe de tudo isso. E a partir disso iniciamos a reconstrução. Eu arrisco dizer que existem também empresas psicopatas. Se você trabalha numa empresa que te proporciona um padrão de vida, salário, benefícios, mas você é muito desprezado, onde você se permite ficar na empresa, você é usado e depois descartado, o trauma é o mesmo.
Nossa que live maravilhosa
Tava conversando esse dias com minha irmã sobre isso que algo deveria mudar na cabeça de mulheres com abusador pq eu sempre me choco como elas não tem o instinto de sobrevivência eu já vi mulheres que tinha saído do carro pq tava apanhando e com apenas um chamado entrou de novo pra morrer 😔eu fico em choque é triste demais
Perdemos sim nosso instinto de sobrevivência 😔 vc disse tudo. Às vezes acho que ele me matar seria a minha libertação de todo esse sofrimento
Tão importante, qualquer pessoa pode cruzar com essas pessoas que são sutilmente perversas. Obrigada por contribuir ♡♡♡
Excelente entrevista. Essas informações são muito importantes tanto para leigos para saber mais sobre o assunto e se precaver quanto para quem trabalha com psicoterapia para ajudar melhor os pacientes vítimas de psicopatas.
Ricardo Ventura literalmente ganhando o mundo. O céu já não é o limite. 👏👏👏👏👏👏👏
Verdade, falou tudo.Obrigada.
Excelente vídeo e como sempre Ricardo trazendo conteúdos maravilhosos.
Eu sofri num relacionamento com um psicopata e é surreal o quanto eles fazem uma lavagem cerebral. Comecei a perceber que havia algo a mais com ele devido ao seu narcisismo excessivo o quanto ele adorava ser o destaque em tudo. A falta de empatia desses indivíduos é fora do normal, porque eles simplesmente amam ver o sofrimento de suas vítimas. Meu ex usava sempre frases do tipo "se eu terminar com você, você comete suicídio", "você só é feliz porque está comigo", "você precisa de mim".
Chegou um ponto da minha vida que eu mal me reconhecia. É como se esses indivíduos sugassem toda a sua energia, toda sua essência fazendo você se sentir louca. Eu tinha crises de pânico terríveis e ainda lido com a insônia.
E muito bem pontuado pelo Ricardo o quanto eles têm uma inteligência emocional forte. É como se eles sentissem o cheiro da sua vulnerabilidade e começasse a se alimentar disso. Tudo começou extremamente perfeito no meio relacionamento e terminou com crises de ansiedade intensas, síndrome do pânico, mas criei coragem e consegui enxergar a tempo, pois eu não sei se estaria viva pra relatar isso. Ainda tem um ano que me livrei desse ser e me sinto uma sobrevivente!!!
Ricardo faz análise da entrevista do cabrini, do irmão que matou o outro dentro da concessionária em São Paulo.😘
Vi parte da entrevista,i muito ódio naquele homem, não sei o que rolou nessa história de irmãos, pelo que pude observar não seria de pouco tempo, só no trabalho etc...precisa investigar mais a família. Obrigada.
Ia amar
Verdade! Seria muito interessante!
Que conteúdo necessário! A partir desta live eu tive certeza que o relacionamento tóxico que tive foi com um psicopata. Sou uma sobrevivente
Estava ansiosa por envontrar este vídeo aqui,ima vez que Ticarfo a cita em varios outros vídeos seus. Confesso que me frustrei com a dublagem, especialmente por se tratar de um homem dublando uma mulher, não concertando e trocando palavras, por vezes. Mas o que o Ricardo conseguiu trazer foi quase ou tão mais importante que a doutora. O tema é essencial, primordial para os nossos tempos, porém, salvei o vídeo para reprisar e organizar com melhor sincronicidade. Toda forma, valeu!!! Obgda por mais este!! Sucesso e saúde a todos!!
Sobre a pergunta de como distinguir um psicopata, eu acredito que a forma mais "simples" é conhecer e ficar atento às características de narcisismo, pois todo psicopata é narcisista, dito pela psiquiatra Ana Beatriz Barbosa. Nem todo narcisista é psicopata, mas tbm são pessoas tóxicas e sugadoras, tbm destroem com o emocional de uma pessoa que está vulnerável.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Gostei muito da dica da dissonância cognitiva, ou seja quando ficamos em dúvida se aquela é uma boa pessoa ou não.A plena consciência dessa ambiguidade, entre me sentir bem ou mal com alguém, vai ser o meu norte.
Me identifico muito com essa história pois me casei com um homem que se identificava como se fosse um homem bom, bom filho, educado, etc. Mas era um possessivo, violento, mentiroso, alcoólatra, narcisista, no sexo só para ele. Queria mostrar para os outros que era um homem perfeito! Tive síndrome do pânico, problema de auto estima, e eu era muito infeliz nessa relação!
Ricardo,a questão não é só sexo, por que irmãos e pais causam as mesmas dores, exatamente porque são pessoas que confiamos
Sim verdade, e ainda é pior quando é um família já que gostamos mais da família quando ainda não casamos com ninguém ou temos muito anos de casadas.
Porque as pessoas normalizam e mandam desculpar os psicopatas da família? Eu mesmo nunca fui maltratada em nenhum relacionamento, tive só um namorado e ele realmente me fez muito feliz porque não parece em nada com o tipo de gente abusivo, promíscua e que não tem empatia. Meu problema é dentro da família, e aí?
Analisa o caso do menino que teve parte do intestino arrancado, pfvr.
O que foi com a namorada?
@@aspssf4339 simmm
Também queria muito ver as considerações do caso do rapaz de 21 anos encontrado com o intestino arrancado do corpo em Guarapari, no Espírito Santo.
Simmm vim aqui pedir bem isso
Já deixando o like, parabéns pelo excelente trabalho, assisto tudo que você posta assim q sai, pois vc aborda temas extremamente relevantes para sociedade, é fundamental mesmo sendo leigo no assunto ter o mínimo de conhecimento e ferramentas para se defender de mentirosos, pessoas com transtornos de personalidade, fingimento dentre outros comportamentos danosos, você utiliza uma linguagem simples e transmite muita confiança.
Parabéns mesmo!!!!!
Ela foi EXTREMAMENTE CLARA... dúvidas, ódio e carinho. Agente busca respostas no outro e eu não tinha me dado conta de olhar pra dentro de mim. Parece que percebi um clarão na minha frente. Lógico, auto análise, dar um tempo pra tentar ouvir e sentir a nós mesmos, estou sempre buscar, e tentando relembrar onde foi que desandou no outro, e é bem cansativo. Estou sem palavras, vou assistir agora mesmo novamente. Muito obrigada 🙏🙏
Cheguei para prestigiar mais esse trabalho de Ricaaaaardo Venturaaaa... fenomenal!!!
Ricardo eu amo seus vídeos ; é esse não foi diferente, SENSACIONAL; meu Deus eu me lembrei de diversas coisas que vivi no meu antigo relacionamento e coisas que ainda refletem na minha vida hoje , como traumas , mas são gatilhos que estão sendo quebrados na minha vida graças a Deus ❤ obrigada pelo seu trabalho que eu sei que ajuda aí muitas e muitas pessoas .
Melhor entrevista de todos os tempos!
Exatamente pra entender tudo que vivi me tornei especialista em relacionamentos. E algo que só quem viveu pode entender. Hoje ajudo outras mulheres entenderem o que viveram, e sim o processo de recuperação e bem longo.
Parabéns pelo tema, conteúdo e participação. Não apenas instrutivo como transformador, ajudando aos que estiveram, estão ou conhecem alguém que estão em um relacionamento prejudicial
Eu vivi 8 anos de um relacionamento abusivo. Foi devastador. Eu perdi minha identidade, autoestima, o meu brilho. Perdi amigos, trabalhos.. eu sinto até hoje como se esses 8 anos é um grande vazio na minha linha do tempo. Sem evolução. Apenas algo parado. Nunca vou me esquecer no episódio que entrei no banheiro e fiquei me olhando no espelho e eu não entendia q a minha imagem não refletia o que eu era, eu falava meu nome em voz alta, porém era um nome estranho. Como se meu nome não combinava com a imagem que eu via. Foi um grande loucura. Foi uma dor solitária. Foram mistos de sensações e incapacidade. É uma ferida q não é curada. A gente apenas aprende a conviver com ela.
Eu sei como é isso, tô buscando ajuda com terapia e medicação, as vzs penso q nunca mais serei a mesma 😪
Cara , entrevista de utilidade pública!
Muito obrigada por tanto conteúdo... gratidão , gratidão
Parabéns Ricardo!! Esse conteúdo é especialmente útil!!! Sai de uma relação c um Narcisista há 9 meses...e não consegui me "curar"..ainda!! Percebo q não evolui nem 20% de quem eu era!! Não me reconheço, não me identifico mais comigo mesma...me sinto "inadequada" p mim mesma!!! Não dá p descrever o q é esse sentimento... Essa entrevista foi muito educativa!! Hoje precisei iniciar terapia, pois percebi que sozinha não iria conseguir, apesar de todos os meus esforços com meses de muito estudo, leituras e espiritualidade... (100%deste período de autocura) . Algo q gostaria de registrar é que em muitos casos, como o meu, minha família sequer imagina a metade do q foi esse relacionamento, nem antes muito menos depois..o q significa q é uma cura e reconstrução muito solitária, uma vez q tbm perdemos todos os nossos amigos durante este relacionamento...e depois dele ainda fica a "vergonha" de nos reaproximamos de alguns para falar desse problema, após um longo período de sumiço, mensagens, telefonemas e convites não respondidos ou recusados...e ainda tendo q considerar q o término físico c essas pessoas não é o fim...mas o início de uma longa jornada de busca por vc..!! Com isso quero dizer...q "eu mesma" não me reconheço, me sinto inadequada (existe um corpo sem alma, sem atitudes, sem reflexos, sem sorrisos, sem referências e sem identidade), não quero encontrar c as pessoas q conhecem uma outra versão de mim, e q certamente não vão entender o quão profuuuunda é essa dor!!! Sei q não deixariam de me ouvir, mas nada q eu falasse seria compreendido... (só quem vive isso ou conhece o assunto sabe o q realmente é) eu ouviria conselhos como "esquece", se arruma e vamos sair q tudo volta ao normal ..!! Portanto a "reclusão" é a melhor opção, para a dor, para a vergonha e para reencontrar os "cacos" q sobraram...colar e recomeçar!!! Obgda por esse vídeo!! Se puder...faça mais Ricardo... 🙏Valeu pelo tema!! Johnny Deep, fez um grande serviço tbm...pois nunca vi tanto conteúdo sobre o assunto. Isso ajuda a popularizar o tema evitar q mais pessoas caiam nas mãos dessas pessoas. Se puder dar um nome como "sugestão" sobre o assunto tem 2 mulheres q falam bastante sobre o assunto c muito conhecimento : dra.Jane do canal Jane Six Psicóloga Social, mora na Inglaterra e tbm fez um vídeo muito bom essa semana: O q existe por trás dos relacionamentos destrutivos e a Dra. Simone Veloso do canal Narciso seu espelho quebrou.
Um dos melhores, senão O Melhor, vídeo já publicados neste excelente canal. Muito obg!❤
Do nada passando por aqui pelo seu canal vi este tema e assisti o vídeo. É bem isso tudo q vcs abordaram neste tema. Fiquei feliz , pq não se vê ninguém falando sobre isso. Eu passei por isso há 25 anos com meu ex marido. É devastador . Não desejo pra nem para meu pior inimigo o q eu passe nesses anos todos . Eu praticamente perdi a metade da minha vida por um homem q só me sugava meu emocional . É um relacionamento q vai te minando dia após dia e eu não percebia por amor a ele. Quando a minha doença emocional estava atingindo meu físico tbm ficando doente e pior ainda minha filha estava ficando doente emocional.....daí foi q meu consciente falou . Agora Basta não preciso depender deste homem. ... é uma história longa. Fui humilhada, envergonhada, escravizada , daria um livro.
É mto difícil ouvir pois estou revivendo o relacionamento que tive com um homem narcisisista perverso que me prejudicou emocionalmente . Mas graças a minha inteligência e pesquisas eu descobri quem ele era e consegui sair daquela realidade tóxica
Amém 🙏
Análise da mulher que ficou c mendigo
Vai ter?
Gratidão Ricardo Ventura por nos trazer esses conhecimentos.
simplesmente maravilhosos❤❤
Esse canal está cada vez melhor, amo ouvir especialistas sobre assuntos tão importantes, aprendo muito com esse canal.
Uma das melhores lives de aprendizado, amei! Obrigada Ricardo por nos proporcionar conhecimentos de alto nível e sabermos por nas nossas vidas 🙏❤️
Que bom.que existam pessoas que se preocupam pelas vítimas e analisem os estragos que deixa um relacionamento dese tipo
eu trocaria "relação comum" por "relação saudável", pois muitos relacionamentos "comuns" não são saudáveis, ou seja, há essa dicotomia: amor e ódio, não necessariamente há um psicopata/uma pessoa sem sentimento de culpa ou esse tipo de patologia em específico...
Boaaa
Amei a entrevista! não conhecia a dra. Brown. sou estudante de psicologia e amo esse assunto. Sou louca para fazer o seu curso!!!! venha ao Rio!!!
Exatamente, uma guerra...interna q deixa traumas... desconfianças e receio de um novo relacionamento, pq é tão libertador qdo vc está LIVRE! que preferível não haver novas conquistas
Bendita a hora q te encontrei e você gentilmente recebeu a minha informação sobre o livro q salvou minha vida e está divulgando-o para seus seguidores. Que Deus permaneça abençoando sua vida e a da Dra. Sandra!! E eu sigo agradecendo minha amiga Paula q me indicou o livro e comprei um dos primeiros exemplares traduzidos no Brasil.
Adorei a definição:
Canalha : mulherengo, alcoólico
Golpista: enquanto dura o seu dinheiro
Abusador: você é um rato de laboratório, quanto mais você sofrer, mais ele gosta
Muito claro pra mim, esta entrevista me ajudou muito.
Obrigada
Vídeo de utilidade pública parabéns pelo conteúdo brilhante de sempre
Virei fã de seu canal Ricardo. Essa participação foi demais, é maravilhoso vê-la explicar sobre a questão neurológica no cérebro das vítimas, o que muitos não entendem porque sempre voltam ao ciclo vicioso. Que possamos buscar cada vez mais conhecimento pra não cair nessas ciladas. Grata! 🙏🙏👏👏
Fiquei quase 10 anos " presa" num relacionamento com o pai dos meus filhos que tinha muitos destes comportamentos psicopatas. Fui super julgada por amigos e parentes nas tantas idas e vindas do nosso relacionamento. Consegui me libertar dele faz uns 10 anos mas até a voz dele ainda me incomoda hj em dia. Por causa dos filhos ainda teremos que manter contato mas tento permitir o minino possível. Mas ele ainda "ataca" com sua lábia pra controlar os meninos com suas queixas e lamúrias pra conseguir o que quer com eles. Tento mantê-los alertas para isso mas ė bem difícil! Amei a entrevista!
Como sempre, aprendendo com especialista incrível.☺️☺️
Já passei por isso... É muito difícil sair. Mas é algo libertador quando consegue.
A Sandra, a mulher envolvia no caso do mendigo Givaldo deu entrevista para o SBT. Ricardo do céu! Faz a análise dessa entrevista por favooooor.
Aguentei e aprendi com 1 por quase 13 anos. Ótima escola!
Amei! Foi uma aula espetacular. Conhecimento nunca é demais.
Com certeza
Muito bom né, especialmente quando identificamos.
A Iara Dupont fala muito sobre essas vítimas . Parabéns pela entrevista!
Conteúdo valioso!!! Coloque vídeos diversos psíquicos também sem ser com celebridades. Videos diversos. Adoro assistir. Gratidão pelo conteúdo
Maravilhoso!!!!
Tudo o q foi conversado a gente consegue visualizar perfeitamente nakele seriado chamado "YOU", da Netflix. Mto top!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Esse video, essa explicação, esse tema é revolucionário, um divisor de águas, qtas mulheres precisam entender o pq de estarem psicologicamente doentes, traumatizadas, paralisadas. Amei, já vou compartilhar com muita gente. Muito obrigado a vcs por essa terapia, essa jóia em forma de conhecimento q tive o prazer de contemplar.
De fato temos grandes livros sobre psicopatas. Fiz a leitura de alguns livros tanto de psicopatas do Brasil como dos principais casos de repercussão mundial.
Acabei de pedir esse livro para o Dia dos Namorados para minha namorada. Que tb ficou querendo ler esse livro.
Entrevista maravilhosa!
Gente, eu não consigo parar de assistir. Conteúdo maravilhoso!!!
Ricardo analisa a mulher que ficou com o mendigo por favor
Chegando pra mais uma experiência incrível de aprendizado!
Ricardo analisa o vídeo da entrevista do Gabrini com os irmão donos de concessionária de um que matou o outro com 6 tiros
Entrevista maravilhosa, Ricardo. Obrigada!
Incrivelmente revelador. Agradeço a aula, acho que já fui vítima de um relacionamento patológico assim. Fica o aprendizado e crescimento 👏🏻👏🏻👏🏻
Ótima entrevista.. rica em detalhes preciosos.👏
Caramba! Que interessante!!! Essa entrevista chega a ser de utilidade pública de tão importante! Conteúdo incrível!
Que maravilha, Ricardo! Acabei de assisti e estou impressionada com o conteúdo. Parabéns 👏👏👏👏
Muito Bom! Dizes bem quando dizes que o mundo está vendo esse vídeo, moro na china e te acompanho! Parabéns pelo trabalho gratuíto no RUclips
Excelentes informações. O stress pós traumático....nunca havia pensado por esse ângulo..
Obrigada por este vídeo Ricardo! Eu tinha uma ideia foi que acontecia com a gente que passou por este tipo de relacionamento, mas vc acendeu um farol e abriu muito a minha visão em relação as reações químicas que explicam em muito porque tantas pessoas retornam para o agressor e o buraco que sentimos quando decidimos sair. Sonhos que vem e vão no meu caso eu sempre estava fugindo da pessoa no sonho, traumas que aos poucos vou percebendo que são resquícios de um passado horrível mas, que aos poucos, vai ficando cada vez mais distante. Que Deus te abençoe a chegar a cada vez mais pessoas e que elas possam se libertar desse mal! Mulheres e homens!
Impacto gigante para as sobreviventes: qual o tamanho do estrago cerebral, pós abuso? Quando a confusão mental se assemelha ao do soldado pós guerra a ponto de não calcular o saldo da própria conta.
Bem isso
Cheguei ao ponto de me sentir incapaz de ir ao banco p pagar um boleto e fazer errado!😞
Maravilhosa aula, tenho 3 pacientes, vou comprar o livro, vai me ajudar muito
Gratidão ❤❤❤😊
Seu canal no RUclips é o melhor que já vi. Parabéns e obrigada pelo trabalho !!
Conversa maravilhosa! Parabéns, Ricardo!
Eu sai de um relacionamento abusivo ha um ano e ja li, ouvi, conversei c varias pessoas a respeito, mas pela primeira vez eu ouço exatamente tudo .... tudo q passei, veio um filme na minha mente, pq nesse video vcs falaram tudo o q realmente é, o q realmente acontece, foi incrivel ver isso.
Alias eu estou compartilhando esse video na rede de apoio de um grupo do Facebook...aqui da australia onde moro atualmente....
Me vi nessas explicações. Tive um namorado abusivo e agora uso essa experiência para alertar minhas amigas. Obrigada pelo conteúdo.
👏👏👏 excelente trabalho... Muito útil para a sociedade. Parabéns 👏
Ricardo Ventura…Sempre, Incrível ♥️👏🏻
Adorei a d. sandra ricardo altamente esclarecedor foi muito claro Ricardo ventura esta se tornando também utilidade pública muito bom o bate papo. RICARDO que deus te abençõe muito e sua linda familia e seu trabalho tamo junto e takalheplay.
Análise formidável. Obrigada pela aula de conhecimento
Fantástico, Ricardo. Esta entrevista foi extremamente importante e esclarecedora, muitíssimo obrigada por nos trazer um conteúdo de altíssima qualidade. 🥰
Como já disse, meu cunhado é um psicopata, mas, percebo muito minha irmã, ela sofre, mas, diz que ele é apenas sistemático, e eu conheço, ela nega. Tenho uma vizinha também, foi casada muito tempo com um, porém ele foi agressivo, batia nela e nos filhos. Minha irmã vive em depressão, as vezes, ele chega em casa e não olha para ela nem para o filho. Quando ela chama a atenção ele muda. A mulher sofre calada na maioria dos casos, pela dependência, ou amor mesmo. Não adianta tentar abrir os olhos.
Oxi que frouxa, eu jamais deixaria meu irmão sofrer por uma mulher, se eu soubesse que ela é ruim com ele, infernizaria a vida dela até cair fora. kkkk Protejo quem amo.
@@agathajudygoudeltavares8406 nesse caso, quem fez a escolha foi seu irmão e ele tem que arcar com as consequências das escolhas dele. Sejam elas boas ou não. Você não tem que intrometer em decisões que não diz respeito à você. Isso não é proteção. É inconveniência. Eu entendo. A gente acaba ficando comovido e querendo intrometer mesmo. Ainda mais se tratando de quem amamos… mas nessa de você querer intrometer demais, você pode acabar se prejudicando. Se seu irmão estiver namorando com uma loka manipuladora? Ela vai manipular ele pra deixar ele contra você. E se ela te torturar, te matar? Psicopatas são assim.. não medem consequências e não tem dó. Então em relacionamentos alheios, a gente não se mete. Ainda que seja do irmão da Gente. Não interessa. O máximo que vc poderia fazer, é aconselhar. Não somos capazes de controlar as ações dos outros.
@@papocommadu5263 Exatamente.... A pessoa consegue manipular a outra, sem q ela se dê conta, para ficar contra vc.... Nunca se intrometa... Sei q é duro ver quem amamos sofrendo, mas não vale a pena, pode ir por mim, no final quem sofre é vc q sai por ruim....
@@papocommadu5263 entendo o que você quer dizer, mas eu sou tão louca quanto. Então me meteria mesmo assim.
@@carlalima8796 e quem sai como errada é a gente que intrometeu por uma boa causa.
Que bate papo magnífico, parabéns!!!!
Uau, muito esclarecedor. Estou nos estágios de Psicanálise e estou com uma cliente, que está num relacionamento, patológico.
Eu estou chocada. Que aula sensacional.