TEM EMPRESAS LARGANDO CLOUD!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 июн 2024
  • Somos de uma época onde não existia computação em nuvem para hospedar aplicações e resolver problemas que antes não existiam. A questão é que antes os desafios e problemas eram ainda maiores. Então empregar serviços Cloud em grande parte dos sistemas faz sentido quando existe um planejamento prévio, ainda mais quando se trata de legados. Exploramos nesse vídeo porque algumas empresas estão abandonando a nuvem e ainda por cima estão "economizando" com isso.
    📌 𝗛𝗢𝗦𝗣𝗘𝗗𝗔𝗚𝗘𝗠 𝗘 𝗩𝗣𝗦 𝗡𝗔 𝗛𝗢𝗦𝗧𝗜𝗡𝗚𝗘𝗥
    → codft.me/vpshostinger
    📌 MAIS VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO
    → • Cloud Computing (Compu...
    📌 COMPILADO PODCAST
    → / @compiladopodcast
    → Newsletter:
    compilado.codigofonte.com.br
    📌 LINKS DO CÓDIGO FONTE TV
    → codigofonte.tv
    📌 USAMOS CADEIRAS HERMAN MILLER
    → codft.me/hermanmiller
    #CloudComputing #SaaS #DevOps
  • НаукаНаука

Комментарии • 305

  • @nilcemar
    @nilcemar 28 дней назад +259

    Otimo assunto. Eu sou um exemplo.. Montei um pequeno Datacenter com um estoque de 75 VCPUs e 5 servidores DELL. Utilizando proxmox, tenho 10tb de armazenamento e uma estrutura resiliente... Se fosse pagar isso na Amazon, seria uma fortuna. Investi em energia, e 2 links de fibra, alem da Starlink como backup... funciona lindamente, muito rapido e estável, alem de resiliente... está rodando desde dezembro/23 e ja vejo a economia.

    • @nilcemar
      @nilcemar 28 дней назад

      Complementando.. Todos meus apps online funcionam corretamente. Com um proxy trafegando o acesso externo de um VPS pequeno na Oracle para o datacenter através do Wireguard

    • @heitormendesramos2958
      @heitormendesramos2958 28 дней назад +9

      Excelente. Aqui também tenho estrutura interna, porém apenas nos softwares internos com poucos usuários, apenas 1 servidor. Poderia compartilhar como você fez com 2 links de internet? Hoje pra mim é uma dúvida, visto que o ip publico aponta ao meu firewall, porém tenho interesse em colocar outro link de internet mas não sei como seguir para funcionar todo o ecosistema da rede.

    • @Paulo-Dom
      @Paulo-Dom 28 дней назад +8

      Excelente iniciativa, o trabalho é árduo e técnico, mas é recompensador. Parabéns.

    • @ffabiop3735
      @ffabiop3735 28 дней назад +5

      Dá trabalho, mas dá retorno!

    • @nilcemar
      @nilcemar 28 дней назад

      @@heitormendesramos2958 Opa, sim.. Hoje tenho um Mikrotik RB4011 com os 2 links configurados como Failover... Para controlar isso sem interferir na conexao externa por causa do ip quando muda entre as conexões, eu tenho um VPS na Oracle Cloud com um linux instalado e o NGINX Proxy Manager... As VMs dentro do meu datacenter se conectam via VPN por Wireguard nesse VPS... dai os acesso externos passam pelo IP fixo do VPS, etram no NGINX Proxy manager que direciona para o ip dentro da VPN que é direcionado para meus servidores containerizados pelo proxmox... Funciona muito bem e fica transparente caso precise ter 1,2, 10 links de internet

  • @diegomiyt
    @diegomiyt 13 дней назад +6

    Na minha experiencia de 12 anos como desenvolvedor passei por mtas situações e o que mais vi, que afeta os custos, é aplicação mal feita. Quanto maior é a aplicação maior é a falta de gestao como um todo da aplicação, sempre tem um ponto mal feito que estraga tudo, e conseguentemente afetará em custos. Complexidade é custo ( migrar descente mente para o cloud é complexo ), mas nao adianta um devops bunitinho se sua aplicação ta toda cagada... nao adianta seu backend todo bonitinho em micro serviço se nao foi feito pensando no seu frontend... nao adianta pensar em devops se vc nem ao menos consegue ter um banco dedicado a leitura... nao adianta ter o cheque gordo pra infra se sua aplicação ta toda cagada por má gestão.
    Quanto maior a aplicação maior é a chance dela se dar bem no cloud, porem não é regra. Se ta ficando caro é pq vc escolheu errado! Nao necessáriamente é culpa do cloud, pode ser culpa de quem nao analisou a necessidade, nao analisou os custos previamente, nao escolheu o cloud correto, nao escolheu oq de fato pode ir ao cloud...
    Vejo mtas empresas gastando mto APENAS pq ta sobrando, mas quando aperta o bolso nao sabem oq fazer com infra extremamente cara ( no sentido de gasto desnecessário ).
    Vi tbm projeto em PHP quase amador ( nao era um 'devszao' o cara era mais um analista ) e local dar MTO CERTO na gestão de armazem! Coisa que multi nacional nao deu conta. Pq o cara focou no que era possivel fazer para resolver o problema.
    Aqui no Brasil tem mta empresa corporativa que paga o dobro 'só pra ter' um 'cover my ass'. AMAM coisas caras que um wordpresszao da massa faz de graça e numa hospedagem de 5 conto. Gastam rios de dinheiro com inumeros funcionarios sendo que 3 daria conta. Gastam rios de dinheiro só pra gerir acesso em boards e etc sendo que uma estrutura descentralizada seria infitinameente mais barata.
    O problema nao é o cloud, ainda é os humanos.

  • @eljusticeiro
    @eljusticeiro 28 дней назад +51

    Muito interessante. Fizemos uma escolha dessa tem poucos dias.
    Levar nossa estrutura para Nuvem +- 20 k por mês = 1 Ano = R$ 240.000,00
    Compra um servidor novo e potente R$ 120.000,00 (claro que envolve outros custos, energia, bakcup etc etc)
    E contando com a depreciação de 5 anos do nosso servidor, a escolha foi muito mais fácil e compramos um novo servidor.

    • @noriller
      @noriller 28 дней назад +7

      o problema dessa conta é que precisa colocar nesses custos pessoas...
      quantas pessoas pra lidar com a nuvem e quantas pra lidar no servidor local?
      não adianta muito economizar em máquina e depois gastar pra ter um monte de gente pra manter a estrutura. Tem um ponto que isso começa a valer a pena, realmente, mas dependendo do tamanho...

    • @demitrimasters
      @demitrimasters 27 дней назад

      @@noriller Servidor fisico apenas... E servidor fisico já vem com suporte do fabricante.

    • @noriller
      @noriller 27 дней назад +2

      @@demitrimasters suporte pra parte do hardware é uma coisa e mesmo assim HDs falham e precisam ter redundancia e ser trocados...
      mas ainda sim precisa de gente pra instalar, configurar, manter, proteger...
      o preço de um ano que tinham falado... aquilo é o que? umas 2 ou 3 pessoas e já vem um monte de dor de cabeça resolvida por padrão.

    • @demitrimasters
      @demitrimasters 26 дней назад +1

      @@noriller Cara em nuvem todos esses custos ainda continuam da empresa.
      Você acha que só porque instalou um servidor na nuvem ele se mantem, atualiza, fica seguro sozinho ?
      Infra como serviço a única coisa que voce não faz é cuidar do servidor fisicamente o resto todo é seu.
      Você deve estar falando de SaaS ai podemos falar que é tudo mantido por terceiros porém todos os riscos de segurança com vazamento ou perda de dados continuam sendo sua culpa se acontecerem..
      Vai falar para a ANPD que você não tem culpa pq está tudo na nuvem para tu ver a multa que tua empresa vai levar...

    • @noriller
      @noriller 26 дней назад

      @@demitrimasters Eu sei, por isso tinha falado lá em cima que depende da diferença de pessoas entre usar cloud e fazer em casa.
      Fora os problemas que sequer sabe que vai ter até começar a ter eles que esses provedores já tem equipes inteiras fazendo isso.
      Basicamente meu ponto é que não é só ver quanto paga vs quanto custa o equipamento.
      Tem que ver quanto paga e quantas pessoas usa vs quanto custa o equipamento + quantas pessoas vai precisar pra manter tudo isso.
      O problema é que pessoas normalmente custa mais que o custo de rodar código, mas as vezes se esquece esse problema.
      (Tipo gente que gasta horas otimizando uma função pra salvar frações de centavos que no final da conta precisaria de anos pra recuperar a "otimização")

  • @lnetpoint
    @lnetpoint 28 дней назад +79

    Sou dono de revenda de Infra de TI corporativo a quase 30 anos, isso que voces dizem agora, esta acontecendo a bastante tempo, eu vendo Cloud, mas para a imensa maioria dos clientes, os custos se tornaram absurdos e esse nem é o principal problema, a lista é grande. O solução é HIBRIDA, em cloud só o que precisa ficar la como aplicações WEB e uma instancia de backup para disaster recovery, o resto todo é dentro de casa.

    • @GuiMartinhoLuiz
      @GuiMartinhoLuiz 28 дней назад +2

      Concordo plenamente... Se a empresa tem as filiais todas próximas (e no Brasil) e vai ter um sistema interno, pra que botar esse sistema num servidor em Ohio?! Mas se ela tem um sistema externo, aí pode compensar a depender da necessidade de escalabilidade da empresa

    • @BrunoCodeman
      @BrunoCodeman 27 дней назад +6

      Tem uma década que eu tô dizendo que nuvem não vale a pena pra 95% dos casos. Que bom que agora estamos acordando.

  • @devguialves
    @devguialves 28 дней назад +46

    A cotação do dólar também está sendo um peso negativo contra a cloud

    • @oluap2028
      @oluap2028 28 дней назад +8

      Fazuéli

    • @bodhe
      @bodhe 28 дней назад

      não é só aqui

    • @bodhe
      @bodhe 28 дней назад

      @@oluap2028 fala isso pros ingleses, o lula deve ta atrapalhando o euro mesmo...

    • @gustavowinter5161
      @gustavowinter5161 17 дней назад

      Exatamente! Eu vejo que esse é o grande problema...

  • @paulo57575
    @paulo57575 28 дней назад +17

    Eu trabalho em uma empresa gigante do varejo, e nosso custo de nuvem era enorme. Entretanto, descobrimos que mais de 50% (sim mais de 50% na casa milhoes anual) era tudo mal configuracao. Acho que tem muita coisa mal configurada quando olhamos nuvem.

    • @ljstec
      @ljstec 27 дней назад +2

      Na grade maioria dos casos nã oe nem mal configurada é mal otimizada,

    • @fka55iano
      @fka55iano 11 дней назад

      Não só mal configurado como tb programas mal escritos como trechos de javascript fazendo a mesma chamada várias vezes causando tráfego desnecessário ou dados redundantes ocupando espaço em bancos de dados

  • @thelordbergamer
    @thelordbergamer 28 дней назад +42

    Quando fizemos a aquisição de servidores, storage e switch, para um hospital consideramos a possibilidade de migrar nossa estrutura pra nuvem, mais após algumas cotações e fazendo algumas contas, vimos que com 3 anos de custo com a nuvem dimensionado pra nossa estrutura funcionando 24/7, teríamos o payback de custo de compra dos servidores, mesmo somando o custo de energia, fora que tínhamos tem 3 anos de garantia do fabricante, ou seja, não teríamos custo de manutenção e esses mesmos servidores poderia nos atender por 6 anos tranquilamente. Dessa forma concluímos que para nosso caso não era viável migrarmos pra nuvem.

    • @IuryNovarino
      @IuryNovarino 28 дней назад +2

      Chegou a calcular o valor do espaço alocado onde os servidores irão ficar? Entrou o custo da segurança do local? No calculo da eletricidade entrou hvac? Sua estrutura tem que funcionar 24h? Verificou os valores de contrato a longo prazo? Provisionou os recursos certinho? Desenrolou incentivos com o provedor?

    • @fabiovitoriano7
      @fabiovitoriano7 27 дней назад +1

      ​@@IuryNovarino a verdade é que para nuvem ser competitiva financeiramente, a aplicação tem que ser muito bem otimizada para rodar em nuvem, o que não acontece em 99% dos casos.

    • @thelordbergamer
      @thelordbergamer 27 дней назад +1

      @@IuryNovarino o data center fica na propria sala da ti, então tanto o espaço como segurança de acesso nao acrescentou custo, e o fato de ser um hospital sim, tem que ser 24 hrs. E o cálculo de custo energético foi feito considerando o consumo medio dos equipamentos mais o ar condicionado, incluindo impostos. Fora que o hospital tem paineis solares. E o dinensionamento foi usado um software da dell pra ver a carga media de cada vm, pra um dimensionamento aproximado. Aqui nem estou levando em conta o custo extra pra bkp na nuvem, alta disponibilidade e alteracoes de valores contratuais nesse periodo, fora risco de indisponibilidade caso nao haja conexão. Sinceramente não vi muita vantagem. Abç

    • @thelordbergamer
      @thelordbergamer 27 дней назад

      @@fabiovitoriano7 na minha visão só é viavel pra pequenas carga de trabalho. Pra ambientes com mais de 20 vm e ainda mais se for 24/7 o custo escala muito. Muitos migraram na emoção sem fazer conta. Abç

    • @IuryNovarino
      @IuryNovarino 27 дней назад

      mesmo que o espaço do hospital seja próprio tem o iptu do imóvel correto? digamos que o iptu do meu imóvel de 40m² seja 1000 por ano, logo você paga 25 reais por m² de iptu anualmente. Se meu fica em uma salinha 3x3 será 12m² que serão usado, logo seu gasto para ter um espaço físico será 25x12 = 300 reais por ano. Mas, cada caso será uma forma de calculo, pois há imóvel que além de iptu é necesário pagar aluguel ou condomínio e esse tipo de coisa tem que entrar no custo pq não é de graça ou será absorvido por outro setor. Outro exemplo, uma salinha na av paulista será por volta de 1500 de aluguel e uns 500 de condomínio que são 24mil reais anuais. As vezes o ponto que mais sangra no negócio é a sua localização mano. Eu trabalhei em uma empresa que era avaliado isso, então o negócio tinha a contabilidade de tudo que gastava e aonde dividido por departamentos e por pessoa.

  • @RaphaelMarchettiCalciolari
    @RaphaelMarchettiCalciolari 28 дней назад +1

    Excelente vídeo, vocês abordaram um assunto importante de uma maneira muito interessante, obrigado!

  • @anaclaracasemirodamata8079
    @anaclaracasemirodamata8079 28 дней назад +1

    Amigos, vocÊs são excelentes e um casal top. Desejo todo sucesso do mundo para vocês.

  • @viajandodecarroporai
    @viajandodecarroporai 5 дней назад +1

    Tbm coordeno um time de SRE. Aqui o custo não parava de subir. Mas focamos em ações de Finops. Não precisa ser certificado em Finops, mas tem que ser igual gerenciar suas despesas de casa. Focar em evitar desperdícios. Tbm tem que avaliar o cenário, tem muita coisa que está na nuvem e não precisa de fato estar lá. Logs, coisas ligadas finais de semana sem uso, resiliência em coisas que não precisam, esperar por algo que nunca vem, etc… geralmente o timetomarket faz vc se preocupar primeiro em lançar e olhar os custos depois. Mas o fato é que a equipe toda deve ser co-responsável pelos custos e isso tem que estar ligado diretamente as metas da equipe. Aí sim, todos cuidam.

  • @gercinosatiro
    @gercinosatiro 28 дней назад +4

    Híbrido, este é o bom caminho, desde os primórdios.

  • @tougeracing
    @tougeracing 18 дней назад

    Gostei da informação assim mais calmos 😍🤩

  • @moacirbrg
    @moacirbrg 28 дней назад +8

    “Vou comer um chocolatinho pra comemorar”, “Pq Gabriel, você ganhou alguma coisa com esse lucro da AWS?” Hahahahah, rachei aqui. Por isso que eu assisto vocês, essas interações acompanhadas de informação boa e de gente experience é tudo que preciso.

  • @SagazHero
    @SagazHero 28 дней назад +7

    Acredito que um dos grandes problemas é a falta de monitoramento em como os recursos são usados na nuvem.
    Para sandbox acredito que seja bom ter algo local para os Devs poderem fazer o que quiser.
    Algumas brincadeiras na nuvem podem sair bem caro no final do mes na fatura.
    Por exemplo monitrar queries mal feitas, consultas redundantes, tudo consome muito recurso e muitas vezes seria melhor se toda a galera tivesse treinamentos e fosse nivelada para usar devidamento a nuvem.
    E outra...por permitir escalabilidade normalmente a galera pede mais recursos, enquanto que no on-premises saimos a caça as bruxas para otmizar o uso do server.

  • @plozex
    @plozex 28 дней назад +7

    Existem diversos desafios e paradigmas para um jornada de migração para a nuvem... Os principais são custos, segurança e aplicação que não irá performar da forma que já estamos acostumados (On premisse). A questão de escalabilidade e resiliência é sensacional, tanto na parte redundância local e geográfica. Optamos por soluções tradicionais, sem definir o principal ponto que devemos atacar (escalabilidade e redundância). Nem sempre a aplicação está preparada para a nuvem, isso é fato. IaaS sempre será mais caro, sem sombra de dúvidas, mas precisamos nos atentar também ao levantamento de custos preciso para não causar maiores prejuízos e perder a credibilidade na nuvem. Segurança é um outro fator crucial, vendo que o mercado está escasso de bons profissionais e cheio de profissionais "meia boca". Ou seja, a jornada de migração para a nuvem é bem árdua, porém, se todos os requisitos estiverem mapeamos, acredito em uma boa migração. Atualmente existe o CAF (cloud adoption framework) que pode ajudar bastante na tomada de decisão.

  • @ClaudeiltonDantas
    @ClaudeiltonDantas 28 дней назад +1

    Obrigado por trazer esse tema, muito bom, o fator de avaliar as vantagens e desvantagens de adotar a nuvem muitas vezes não são considerados para o modelo de negócio e sua manutenção a médio e longo prazo, a adoção mostrará muitas vezes o escopo de arquitetura e também gestão de recursos, atuei com datacenter e suas configurações, hoje trabalho com cloud(AWS, Azure e GCP), um dos pontos é o modelo de negócio que muitas vezes não se adequa ao contexto de custo cloud(arquitetura e serviços), modelar uma nova arquitetura e manter todo o ciclo de ter uma gestão aplicações em nuvem pode ser muitas vezes um custo que não atenderá a entrega de valor esperado.

  • @jygadevs3492
    @jygadevs3492 28 дней назад +12

    Aqui na empresa, o chef mandou retirar 15 servidores core da AWS para colocar em um DATACENTER local. O custo de manter o datacenter com um bloco de IPs acabou sendo mais barato do que manter os servidores na AWS. Para permanecermos na AWS, teríamos que realizar muitas configurações e modificar toda a arquitetura de software para manter nossos serviços lá. Além disso, devido ao intenso fluxo de escrita, tivemos a perda de 2 discos em produção, por sorte tínhamos discos de backup.

    • @ricardojlrufino
      @ricardojlrufino 28 дней назад +2

      É o problema não é fazer funcionar, essa parte é fácil... Problema é a segurança ( backups , replicação , energia , link ) .... Fora cuidados com refrigeração e folha de pagamento extra... A conta fechou ? Porque se ficar próximo até 10% pode ser melhor ficar na nuvem mesmo.

    • @extremetrader9418
      @extremetrader9418 26 дней назад +1

      Ter backup não é pra ser uma questão de sorte, é uma questão de obrigação.

  • @gabrielmenegassodefranca7106
    @gabrielmenegassodefranca7106 28 дней назад +1

    amo esses 2

  • @ronaldopalamim3097
    @ronaldopalamim3097 16 дней назад +1

    Local sempre... desde o começo! Vejo que pelo menos 11 anos depois valeu demais os meus investimentos pra manter tudo aqui na minha mão.

  • @MarvinCriste
    @MarvinCriste 17 дней назад +1

    No primeiro movimento pra nuvem que destruiu carreiras de profissionais de infra (física, de verdade, não video game) fazia todo sentido, oferta de banda escassa, dificuldade de escalonamento, baixos recursos de hardware, tecnologias e modelo de desenvolvimento de baixa maturidade, cenário pré DevOps, etc ...
    Hoje em dia é muito mais amigável ter uma estrutura on premise do que a 10 anos atrás...

  • @user-jr9wn8sx1m
    @user-jr9wn8sx1m 28 дней назад +23

    Também fiz isso, na empresa. Reduzi o custo de 3k-5k para 300 reais fixos (internet e eletricidade).
    Agora, temos um servidor melhor e com acesso a GPU. A única desvantagem é disponibilidade e latência, mas a qualidade diminui muito pouco.
    A AWS está aí para tornar a experiência do desenvolvedor melhor, mas isso tem um custo muito alto. Acho muito melhor investir em infra e pessoas capacitadas.

    • @BrunoCodeman
      @BrunoCodeman 27 дней назад +5

      Eu sou desenvolvedor e sempre achei a experiência de usar AWS horrível.

  • @sluyzweb
    @sluyzweb 28 дней назад +8

    Entre todos os que tenho, um caso recente: 2 servidores rodando aplicações de clientes, um para rodar e um de backup, custo de 300,00 e pouco, configurando tudo na unha dá pra ter lucro até escalar e ter uma demanda alta, aí sim o projeto muda, como muda para cloud de outras empresas bem como o custo e meu lucro...
    Cloud foi vendido como a terceira maravilha do mundo no meio tec e agora percebe que nem é tudo isso, tem poder? tem, entre redundancia, escalabilidade etc... Mas se vc tem conhecimento e pode estruturar tudo na mao seja com dedicados locados ou até na sua empresa mesmo, vc mesmo pode fazer.

    • @zoiobnu
      @zoiobnu 27 дней назад

      Esses influencers principalmente criaram um hype desnecessário em cima disso. Existem casos que é interessante realmente, mas não é essa maravilha que eles vendem não.

  • @adilsond
    @adilsond 28 дней назад +2

    Cada caso é um caso. Eu trabalho na área de cloud e tem coisas que vale mais a pena manter on premises, como servidor de arquivos ou segurança de dados. Outras coisas dá para manter na nuvem, como sites, emails (Dando exemplo do Google Workspace e Office 365), alguns sistemas e, o que pode ser essencial: backup. Manter um backup na nuvem pode ser essencial caso haja problemas no ambiente on premises. Se for feita uma análise do ambiente original, incluindo custos, dá para migrar tudo para nuvem ou, dependendo da empresa, manter um ambiente hibrido com alguns serviços locais e outros na nuvem.

  • @luizjunior2676
    @luizjunior2676 25 дней назад

    Olá e obrigado pelos conteúdos, vcs dois são como homem Formiga e a vespa rrrsss da TI, eu estou cursando faculdade e o curso é cloud IoT e IA, bem depois deste vídeo tomei um susto, pensando que iria acabar a nuvem, masss vcs explicaram no final do vídeo, sobre os ajustes das empresas, e por causa de vcs estudando Java a parte, obrigado pelos videos

  • @IanCliveKerrCoelho
    @IanCliveKerrCoelho 28 дней назад +16

    Olá.Tenho um cluster Proxmox a pelo menos 7 anos e economizei muito com infra. Comprei servidores de segunda mão, mas eles não deixam em nada a desejar para as maquinas que uma AWS fornece por exemplo. Minha infraestrutura tem capacidade para armazenar 80 TB de dados e 96 CPU Cores. Isso em nuvem seria impraticável. Basicamente meus custos são fornecedor de internet e energia. Infinitamente mais barato que usar uma nuvem pública. Atualmente rodo mais de 60 VMs, sendo muitas ambientes de desenvolvimento.

    • @user-jr9wn8sx1m
      @user-jr9wn8sx1m 28 дней назад +1

      Um brinde para nós 👍

    • @juninhovit
      @juninhovit 28 дней назад

      Uma curiosidade amigo banco de dados (sql server) de produção no proxmox da desempenho como funciona ? acesso direto da vm pro disco pra base de dados ??? nunca trabalhei com proxmox aqui tenho servidor individual pra tudo sem virtualizar

    • @IanCliveKerrCoelho
      @IanCliveKerrCoelho 27 дней назад +2

      @@juninhovit Olá. Tu consegue passar um disco fisico direto para a VM no Proxmox. Mas no meu ponto de vista, vale mais a pena deixar virtualizado. Tu ganha flexibilidade com isso. No meu ver, nao vale a pena manter maquina bare metal. Tu acaba amarrando a aplicacao a um hardware, que se estragar ou precisar de upgrade, complica a operação. Ja maquina virtualizada, se tu tem um cluster com pelo menos 3 nos, é possivel transferir a vm de um no para o outro, enquanto realiza um upgrade de hardware. Sem downtime... sem stress... virtualização vale muito a pena. Mas sim existem casos em que bare metal é melhor. Com relacao a sqlserver, nao tenho experiencia suficiente para dar uma opinião.

    • @zoiobnu
      @zoiobnu 27 дней назад +1

      @@IanCliveKerrCoelho Fora que é mais inteligente colocar um NAS para gerenciar os dados ao invés de colocar disco direto na VM

  • @ricnyc2759
    @ricnyc2759 28 дней назад +2

    Ahahahahaha... Esta parte e' muito engracada... 4:38

  • @jefersonfire01
    @jefersonfire01 28 дней назад +5

    É que para migrar para nuvem uma aplicação exige uma série de preparações.
    Caso contrario o custo pode explodir mesmo.
    Acho que sobre essa questão de êxodo da nuvem devolta pro ambiente local, podemos pegar alguns fatores.
    -Falta de conhecimento do ecossistema.
    Todo ecossistema de nuvem tem muitas peculiaridades que influenciam diretamente na precificação.
    Pode soar como uma armadilha.
    E pegar alguém realmente especializado naquele ecossistema para poder fazer a coisa certo para não ter custo explosivo, pode custar muito caro.
    -Ter os dados protegidos na sua casa.
    Isso de por os dados em nuvens estrangeiras é um assunto que deixa muita gente nervosa.

  • @arleygoleiro22
    @arleygoleiro22 28 дней назад

    Assistindo o vídeo fica claro a importância da análise de dados antes de tal tomada de decisão. Embora os apresentadores tenham patrocínio com empresa de Hospedagem Compartilhada, foram honestos na análise e isso também representa a importância do FinOps e profissionais capacitados em cloud pra poder auxiliar tecnicamente pra se tomar esse tipo de decisão.

  • @extremetrader9418
    @extremetrader9418 26 дней назад

    Muito interessante, trabalho com infra e tenho conhecimento tanto em on premise quanto em nuvem. Uso bastante AWS e percebo que o maior problema dos "profissionais" é a falta de preparo para fazer tal migração quando ela faz sentido ser feita. Esses problemas estão surgindo devido aos EMOCIONADOS que vêem uma solução moderna e todos os seus problemas estão resolvidos.

  • @eliasloprete
    @eliasloprete 27 дней назад +1

    Eu acredito que o melhor cenario é a pulverização dos servicos de nuvens privadas mais proximas aos clientes.

  • @Paulo-Dom
    @Paulo-Dom 28 дней назад +9

    Aqui na empresa o CLOUD aumentou muito e a direção pensa em abandonar também.
    Nós estávamos precisando de um upgrade em performasse e quando fizemos o orçamento, a empresa em si, não falando o nome, mas dizendo que o "céu one" ...risos. Ela do nada pediu um terço do valor que pagamos atualmente para essa escalada.
    Ou seja, escalabilidade a preços exorbitantes não tem como.

    • @ljstec
      @ljstec 27 дней назад

      Me parece que algo esta mal dimencionaldo,

    • @Paulo-Dom
      @Paulo-Dom 26 дней назад

      @@ljstec Não foi isso não, é a pura EXTORSÃO dessas empresas.

  • @Thiagofanguitar
    @Thiagofanguitar 28 дней назад +11

    Pessoal se emociona demais e vai atrás sem nem considerar custo...dai vira e mexe tem um rollback total

    • @user-jr9wn8sx1m
      @user-jr9wn8sx1m 28 дней назад +1

      Concordo, o pessoal começa a assistir vídeo de RUclips ensinando a usar functions e acha que é propício para qualquer situação (independente do custo).

  • @fabriciomoeller1
    @fabriciomoeller1 28 дней назад +13

    Sistemas legados feitos para desktop não funcionam bem na nuvem e custam caros. Agora fazer um sistema do zero, por exemplo em golang que usa pouco recurso, microserviços, etc ... é o caminho para a nuvem. Então ver a pilha antes de escolher a nuvem é obrigatório

    • @allanharlen
      @allanharlen 28 дней назад +1

      Concordo, só o segmento de ERP atual quase que em sua maioria em onpremiss.

    • @EuclidesFRezende
      @EuclidesFRezende 3 дня назад

      5:10 Isso... Vamos deixar de usar e adaptar o que já funciona pra modinha do GOLANG dar certo...
      Acho que vc não conhece curva de aprendizado, custos de mão de obra ou tempo pra fazer um ERP de verdade.
      Não dá pra trocar mão de obra de 5k por outra de 20k (que é o básico pra GOLANG).

  • @vivians1495
    @vivians1495 15 дней назад

    Fui aprovada em AWS Cloud Practitioner ontem, minha primeira certificação 🤩 E acho q é exatamente isso 5:47 q o Gabriel disse, faltam profissionais qualificados para fazer essa migração da melhor forma possível para aproveitar ao máximo os recursos da nuvem com economia.

  • @ebjrtux
    @ebjrtux 28 дней назад

    O segredo do sucesso é sempre o Equilíbrio, nem além e nem aquém.

  • @achilleslobo8905
    @achilleslobo8905 27 дней назад +1

    O custo é sempre o fator crítico. Mas a cultura da corporação é algo preponderante.

  • @Leanst.
    @Leanst. 28 дней назад +3

    Acredito, eu nos ultimos meses fico absolutamente espantado com os custos para se fazer qualquer uso de serviços em AWS, Microsoft... A saída tem sido usar DigitalOcean e hospedagens nacionais, mas mesmo assim é um dinheiro que vai fixo por mês.

  • @jacksonschell8171
    @jacksonschell8171 28 дней назад +1

    No caso da empresa onde trabalho, um custo que dificulta muito é a transferência de dados, cerca de 20 tb / mes.
    Considerando somente essa transferência seria cerca de R$ 12k/mes.
    Vale olhar em clouds menores ou ate mesmo nas soluções bare-metal das clouds grandes, que geralmente vem com "pacotes" de transferência inclusos.

  • @HellitonSoaresMesquita
    @HellitonSoaresMesquita 28 дней назад +3

    Contratar nuvem é obviamente mais caro, mas é igual a contratar um empregado ou serviço. Quando não tiver demanda e cliente você pode simplesmente parar de usar. Agora o servidor terá todo um custo de aquisição.
    Obviamente como algumas empresas estão percebendo, a nuvem não é só pra escalar, o cara está usando o recurso permanentemente, então é a hora de ter sua própria estrutura.

  • @ricardinhoakj6176
    @ricardinhoakj6176 28 дней назад +6

    Pessoas contra cloud, pessoas contra Agil... o que está acontecendo com o mundo? Voltaremos a internet discada, pq alguém vai ser contra a fibra?

    • @luciano_brum
      @luciano_brum 25 дней назад

      Numa possível terceira guerra, só cortar os cabos no nordeste. E cortar fornecimento via satélite. Pronto.

    • @EuclidesFRezende
      @EuclidesFRezende 3 дня назад

      Não.voltarão a racionalidade.
      É muita modinha prós tontos pagarem.

  • @remilsonmartins9355
    @remilsonmartins9355 14 дней назад

    Mudamos da locaweb, hoje possuimos 8 servidores e 1 storage, links redundantes, nobreaks e até um gerador. Saimos de 140k no ano pra bem menos de 50. Hoje temos muito mais que o dobro de recursos disponivel e com planos pra adquirir mais.

  • @rfullstack
    @rfullstack 28 дней назад +5

    Moro no fim do mundo Graças a Deus , energia acaba umas 3x minimo mensalmente aqui , por isso uso Nuvem. Nesse caso meu ficaria mais caro. Mas se morasse em Capital , usaria local , não vejo tanta complicações hoje em dia no local. Custo menor aí posso me preocupar mais em fazer aplicação do que performar ela muito hehehe

    • @MrMoreira
      @MrMoreira 18 дней назад

      Hoje existe varias alternativas para isso, como Sistema solar ON GRID, e gerador e banco de baterias. sai um pouco mais caro mas resolve seu problema.

  • @edersoncl21
    @edersoncl21 27 дней назад +3

    Trabalho em uma empresa 100% on premisse, eles estão fazendo um movimento para nuvem agora. Já alertei que muitos dos processos tinham que ser repensado. São processos que requer um nível de IO muito elevado. O ponto que a galera entra mas não estuda direito questões de custo. Eu penso assim dados sensíveis tem que ficar interno, agora aquilo que necessariamente pode ser público ou estando na nuvem tenha um ganho de performance vale a pena.

    • @gok8s
      @gok8s 27 дней назад

      curiosidade, vcs tem algum plano p/ recuperacao de desastre on premise?

    • @edersoncl21
      @edersoncl21 27 дней назад

      @@gok8s se correr para a internet da metade do pais, eles tem uma infra distribuida nacionalmente. O ponto crucial que estão diversificando com cloud com objetivo de reduzir essa infra.

  • @thiagocustodio8177
    @thiagocustodio8177 28 дней назад +1

    Largar 100% teve o caso do DHH. Mas minha na experiencia, só participei de alguma migração de um cloud para o outro. Por aqui ou as empresas usam multi cloud ou uma abordagem hibrida. Depende de uma serie de fatores que vao desde autonomia dos times para escolher, até data residency como é caso de empresas que atuam na Arabia Saudita, China, Russia ...

  • @cleubercarvalhooliva6531
    @cleubercarvalhooliva6531 27 дней назад +1

    Tenho um servidorsinho em casa mesmo, ligado num nobreak e com 2 baterias alimentando ele. e a fibra. É show... Claro que preciso melhorar, mas aqui na terra do pequi as coisas são mais dificeis. Tenho pelo menos 40 clientes conectados nele 24 horas e com boa performance. Se o responsavel tiver paciencia de verificar as SlowQueries do Mysql a coisa anda com uma performance incrivel. intel(R) Core(TM( i5-4440 cpu @ 3.10GHz 6 GB de Ram windows 64 bits Hd de 1 Tera. - Backup 2 vezes ao dia.

  • @igormendes426
    @igormendes426 24 дня назад

    Dependendo do cenário e da necessidade a ☁️ compensa ou não. De qualquer forma quando falamos de escalabilidade, tanto horizontal como vertical é muito difícil competir com a ☁️ AZURE, AWS , GCP…

  • @andremelo-tv
    @andremelo-tv 25 дней назад +2

    Cloud não resolve tudo, agile não resolve tudo, micro serviços não resolve tudo, nem SRE resolve tudo. Cada cenário é um cenário, cada empresa é uma empresa diferente. O problema é quando o cabeça de tecnologia segue o hype de forma cega e acaba gerando custo e impactos sem pensar se isso de fato vai ter retorno. Tem muito CTO de empresas enormes no Brasil fazendo isso …

  • @vonbruhh
    @vonbruhh 28 дней назад +1

    Cloud é pra empresa grande. No máximo um híbrido usando alguns serviços tipo Route53 para empresas menores.

  • @juliusprojeto
    @juliusprojeto 27 дней назад

    Interessante ler os comentários e preocupante ao mesmo tempo.

  • @jeanlourenzo6594
    @jeanlourenzo6594 27 дней назад +1

    Então resumidamente local tem um custo mais caro inicialmente, e compensa mais a medio, longo prazo.
    Nuvem é barato inicialmente até o projeto escalar, ou demandar alto processamento.

  • @joaomatheus1993
    @joaomatheus1993 28 дней назад +2

    Uma empresa que promove muito a Cloud Híbrida é a IBM, pois dessa forma você tem mais flexibilidade e atende as necessidades com o melhor dos dois mundos

  • @leandrosoaress1
    @leandrosoaress1 16 дней назад

    hoje, com esse alto dólar e com os preços bem confusos no billing
    pra quem pode, melhor ter uma infra local e somente a aplicação web e backups em um serviço cloud

  •  28 дней назад +4

    Cada solução é boa para um determinado fim. Não adianta querer usar uma linguagem, framework, banco e afins só por estar "na moda", tem que ter arquiteto e engenheiro ai por trás para analisar isso direito, ver o que de fato se encaixa a cada caso. Como o cloud era novidade, muita gente colocou sem necessidade e agora bateu o arrependimento; previsível.

  • @hikarishidou2878
    @hikarishidou2878 21 день назад

    Acredito q pra empresas de médio porte o on-premise seja melhor mesmo.
    Pra empresas grandes o cloud é fundamental pra ter cobertura mundial e pra empresas pequenas gera sim redução de custo pois permite alugar VPS pequeno ao mesmo tempo q permite rapidamente fazer horizontal scaling.
    Mas eu num deixaria de contratar infra em datacenter pra ter server local só pra redução de custo. Datacenter oferece muitos serviços úteis, q em server local a gente precisa se virar sozinho. Mesmo q o ganho em escala do datacenter num resulte em redução de custo pra gente, um datacenter com bom suporte vale muito.

  • @umacoza
    @umacoza 28 дней назад

    Depende de vários fatores, as vezes a empresa não precisa tanta resiliência ou performance, o problema que vejo quando o pessoal sobe para cloud, é subirem recursos e abandonares, muitas vezes nem usam mais e fica só gerando custo, precisa sempre fazer um acompanhamento do uso dos recursos e custos, sem falar que otimização da aplicação é fundamental. A melhor "stack" que vejo é multi cloud e tendo algumas coisas local.

  • @ricnyc2759
    @ricnyc2759 28 дней назад +1

    Ja vi varios videos daqui dos Estados Unidos com gente falando que estao saindo da nuvem pq e' absurdamente cara e que ta ficando mais barato por os dados e programas no servidor local.

  • @osmarvieira868
    @osmarvieira868 28 дней назад +10

    Com o Dollar a 6 conto no governo do amor faz o L!!!!!!!!!!!!

  • @juninhovit
    @juninhovit 28 дней назад

    Vi um podcast exatamente sobre isso de uma grande empresa onde os caras colocaram o servidores deles direto no entroncamento da fibras economizaram com CLOUD 35% e melhora da velocidade de resposta e capacidades dos link subiu 200% eles resumiram tudo ficou mas barato e tudo melhorou e muito na resposta.

  • @lemeszenski
    @lemeszenski 21 день назад

    Legal esse debate. Com minha experiencia de quase 2 decadas em TI, acho que posso contribuir um pouco. Tem um conceito que é up front costs, ou seja gastos no começo do projeto, a núvem reduz o custo inicial, mas ao longo do tempo, o custo pode ser maior do que on-premise se a solução nao for bem arquitetada. Outro ponto importante, é a questão de que tipo de serviço que vc usa. Temos Iaas, Paas e Saas, qto mais "gerenciado" pela nuvem for, mais caro é, no entanto, vc tem soluções que são bem baratas, coisas de centavos. É muito importante vc ter pessoas especialistas em cloud para nao usar o serviço mais caro desnecessariamente. Vc vai achar muita propaganda desses serviços mais caros, mas se vc olhar para o mercado, as empresas usam mais o arroz com feijao que tem um custo mais baixo, aproximado do on-premise. Agora tem uma questao de risco, de DR, HA etc, coisas que seriam interessantes ser discutido num proximo video, pois nao percebi neste video.

  • @yanlimaju
    @yanlimaju 28 дней назад +1

    Olá, casal!
    Penso que estamos testemunhando um processo de revisão e amadurecimento das decisões de design de solução de software.
    Após anos de forte influência dos fornecedores de tecnologia cloud (vulgo hype) e larga adoção (nem sempre justificada), ouvimos ponderações na industria e na academia que indicam movimentos de retorno.
    "Data/Cloud Repatriation" e "Monolith Strike Back" são alguns desses movimentos de revisão; e nomes como "Prime Video", "Istio", "37 signals" e "Drop Box" são exemplos de projetos que tomaram essa decisão não trivial.
    #vemcamisa #bigodondogabrielsim

  • @LeandroSouza-e5q
    @LeandroSouza-e5q 17 дней назад

    Eu acho que o que acontece é que algumas empresas migram para tecnologias como cloud apenas porque estas estão no hype, e por isso alguns líderes acham que é preciso fazer essa migração. Porém, o cloud entrega uma arquitetura muito robusta e até complexa, para grande parte das necessidades dessas empresas. Penso eu, mas sem ter dados para atestar, que as empresas que têm deixado o cloud sejam essas que migraram sem saber bem o que estavam fazendo e que não precisam de tal capacidade, que acaba elevando seus custos sem que elas usufruam dos benefícios.
    Um grande abraço a todos!

  • @EdsInfoBR
    @EdsInfoBR 20 дней назад

    Sempre irá existir os 2 mundos - On-premise e Cloud. Como Arquiteto de Soluções trabalhando em projetos de migração para Cloud, eu vejo vários cenários. Existem clientes que não estão preparados para Cloud, mas também existem outros que só conseguiram ser mais competivos utilizando Cloud. O custo é algo que a se adotar uma Cloud em especifico é necessário está sempre de olho. Existem muito beneficios em Cloud que as empresas perdem em está On-Premise, mas isso é uma discursão que tem muitos lados. Agora hoje temos um mercado mais competitivo de N provedores de Cloud (AWS, Azure, GCP e OCI), cada um trazendo cada vezes mais beneficios para os clientes. Se pensarmos em inovações com é o caso de IA, sem a Cloud não faz muito sentido.

  • @had9478
    @had9478 24 дня назад

    Essa thumb ficou maravilhosa...kkkkkkkkkkkkkkkk

  • @ASSAndersonDJ
    @ASSAndersonDJ 9 дней назад

    Estou iniciando a estudar NUVEM e pensando sobre este seu video, talvez aqui no Brasil(sem saber a rela;ao de porcentagem empresas x servi;o em nuvem), penso que com os gastos de pessoal(funcionários) que teriam que ter para manter servidor e ou data center, talvez nao valha apena. praticamente o custo de pessoas aqui [e altíssimo. ai nao sei se seria a media do mesmo gasto para ambos.

  •  27 дней назад

    Aqui no Canadá temos um ponto importante sobre dados. A província do Quebec tem uma lei que exige que os dados de Quebecois seja armazenado no Quebec, forçando que usemos Amazon de Montreal, mesmo estando em Toronto. O backup também tem que estar no Quebec, o que me força a ter um clone dos meus bancos de dados num escritório próprio no Quebec ou contratar uma outra cloud para ser meu backup.

  • @rodolfooliveira4785
    @rodolfooliveira4785 28 дней назад

    Como sempre em tecnologia vemos muitos vendendo como bala de prata, sempre causando ruído futuro com o cliente, o comercial vende o que não consegue exatamente entregar e os devs saem como errados na empresa, sempre bom existir alguém sóbrio "Honesto" e experiente de verdade para guiar nas mudanças. já que depois que usaram a palavra depende tá cheio de gato por lebre sendo vendido.

  • @ThiagoSilva-rk2ik
    @ThiagoSilva-rk2ik 16 дней назад

    A questão vai além dos custos, mas sim, sobre terceirizar fatores importantes de seu negócio, e se não sabe gerenciar sua empresa até mesmo depender 100% de uma infraestrutura de TI completamente externa, reavalie o propósito de sua empresa.

  • @ricardof7132
    @ricardof7132 12 дней назад

    Muitas empresas descobrem que não precisa de cloud depois de gastar muito dinheiro com ele. Soluções como VPS ou ajustes na estrutura interna muitas vezes suprem a necessidade do cliente.

  • @perfectst
    @perfectst 27 дней назад

    A arquitetura a meu ver é um ponto chave neste problema. Tudo que diz respeito a rodar aplicações na nuvem deveria ser pensado visando a otimização de performance e custo.
    A diferença da nuvem para o on premisse é que custo da falta de atenção quanto a arquitetura na nuvem é imediato.
    Vocês colocaram muito bem a necessidade de refatoração. Isto sem dúvida é um dos pontos chave ao levar uma aplicação on premisse para a nuvem com sucesso.

  • @carloshenriquediehlbraganc9735
    @carloshenriquediehlbraganc9735 28 дней назад

    O problema é que sempre tem que ter um estudo profundo sobre o custo, só se provisiona o que realmente vai usar, mais se pensar que o tempo e a obsolescência do on-premises é muito rápido. Agora, uma infra hibrida é bem melhor, mais as replicações de segurança para organizações complexas é fundamental.

  • @thales-barbosa-bento
    @thales-barbosa-bento 9 дней назад

    Pois é. fiquei 6 meses na AWS com projeto pequeno. Muito caro para manter um app pequeno. A solução de hospedagem de hospedagens nacionais é muito melhor, usando um PAAS é claro.

  • @MAURILIOSILVA1610
    @MAURILIOSILVA1610 28 дней назад

    Alguém tem a fonte da matéria utilizada no video, por favor?

  • @TayloHenrique88
    @TayloHenrique88 28 дней назад +1

    Pra falar a verdade, alguns serviços que voltei para local foi porque a infraestrutura ficou mais barato, a exemplo, montei um sistema de backup local pois as taxas de download e discos ficou muito mais barato que deixar um vps so para isto

  • @pbenassi1
    @pbenassi1 28 дней назад +1

    hummm..eu trabalho com Mainframe e há anos ouço falar que ele vai morrer... muitos vão de fato para cloud..mas mtos se arrependem

  • @andremantovani1104
    @andremantovani1104 25 дней назад

    Precisando de uma consultoria voltada para PMEs. Somos uma empresa com profissionais com mais de 20 anos de experiência. Contamos com datacenter próprio e no Brasil.

  • @fka55iano
    @fka55iano 11 дней назад

    A minha impressão é que estamos passando por uma retração. Fomos para linguagens fortemente tipadas, orientação a objetos, bancos noSQL, metodologias ágeis, nuvem, uma porção de ideias de arquitetura e parece que agora estamos voltando todos ao ponto inicial

  • @wilkerce
    @wilkerce 27 дней назад

    Somos outro exemplo

  • @fabricioncosta
    @fabricioncosta 27 дней назад

    Para rodar em datacenter local precisa fazer tudo que vocês falaram também. Uma aplicação mal feita vai rodar mal e desperdiçar recursos em qualquer lugar que estiver rodando.

  • @juniordotnetenraivecido
    @juniordotnetenraivecido 25 дней назад

    Muito difícil encontrar como atualizar proj legado para a nuvem podia render um video dizendo como atualizar um proj legado pra nuven, o que é indispensável para um projeto que vai para a nuven ?

  • @luigirovani4380
    @luigirovani4380 13 дней назад

    Em VPS e Docker você nunca tem certeza do hardware que tem. Os provedores vendem "VCPU" como se fosse equivalente de uma thread, mas o mesmo núcleo eles compartilham processamento com uns 10. Acaba ficando algo com baixo desempenho, um Ryzen 5600x de 800 reais tem mais desempenho que um tal VPS "48VCORES 128GB" que voce vai pagar uns 500 por mes

  • @murilonmartins1896
    @murilonmartins1896 22 дня назад

    Geralmente são serviços mal configurados, estamos em um Pais que a infraestrutura nao e confiavel. Pessoal so faz a conta do valor do hardware local mas esquece de fazer o calculo do custo de luz por exemplo... ( o seu servidor pode trabalhar com ar condicionado desligado por quanto tempo?) fora a questão de ser totalmente remoto qualquer questão de incidentes.

  • @comandosmu5155
    @comandosmu5155 18 дней назад

    Hospedar local é mais vantajoso, sem contar a segurança, existe outros fatores também, agora se os projetos são pequenos o melhor é usar vps mesmo. No meu caso aqui na empresa os dados são sigilosos pois são dados do Estado, precisamos de alta taxa de transferência internamente e nossa rede é fechada, quando falta internet a empresa continua operando internamente sem problemas, fora que não há gargalos devido o ping 1 ms. Tem q se estudar com o que vai fazer para utilizar cloud.

  • @IuryNovarino
    @IuryNovarino 28 дней назад

    Tem muita empresa que não sabe fazer o calculo de seu custo com infraestrutura de TI, esquecendo de colocar o preço do m² do espaço que os servidores e funcionários irão gastar, custo com HVAC, segurança, fator qualidade do serviço, saber provisionar certinho o serviço e etc. Com relação a segurança e privacidade o contrato garante boa parte disso o restante que tange ao cliente falta profissionais para ajustar isso na nuvem.

  • @seveng0th
    @seveng0th 8 дней назад

    Movimento natural, terceirizar hospedagem se tornou muito caro pela alta demanda.

  • @EwertonDutra
    @EwertonDutra 28 дней назад +5

    Particularmente nunca vi na prática essa questao de custos realmente ser o grande motivo de migração. Normalmente é mais a questao de escala ou outra coisa mesmo

  • @vagnersantos2686
    @vagnersantos2686 24 дня назад

    Trabalho em um banco que tem arquitetura mista, em processo de migração para aws.
    O que vejo que acontece é que muitas coisas são migradas para cloud de forma mau feita e dimencionada, elevando os custos com uso mau compreendido de recursos cloud e cedo ou tarde vao criticar os altos custos culpando a AWS, mas a culpa é de quem projetou mau a cloud

  • @arozendojr
    @arozendojr 28 дней назад +1

    Verifiquei o cálculo é 20% do lucro for custo da cloud, é procurado outras alternativas, hospedagem compartilhara

  • @KodornaRocks
    @KodornaRocks 28 дней назад +2

    Aqui no Brasil tudo é caro demais, tanto cloud quanto local... Fazemos milagres aqui para manter uma cloud hibrida na minha empresa... Mas no dia 0 em que tivermos receitas vindas do exterior, abriremos uma offshore nos EUA para montarmos nosso datacenter no brasil com "Admissão Temporária", o que reduz o custo de importação em pelo menos uns 60%.

    • @gok8s
      @gok8s 27 дней назад

      curiosidade, que tipo de serviço vcs mantém local e que tipos mantém na nuvem?

    • @KodornaRocks
      @KodornaRocks 27 дней назад

      ​@@gok8s ​ local coisas que precisam constantemente de RAM alta, tempo de configuracao mas nao necessariamente sao vitais (Nominatim, TileServer, Caches diversos...). Tambem mantemos locais nossos backups MinIO (pra S3), Savannah (backup do github) e ELK (logs). Na nuvem deixamos appservers, databases e balancers.

    • @KodornaRocks
      @KodornaRocks 27 дней назад

      ​@@gok8s ​tudo importante fica na cloud com backup no local, e tudo que apesar de dar trabalho se perder, nao atrapalharia tanto nossa empresa. Mantemos local tileserver, nominatim, routing machine e os backups em S3 (MinIO), temos local tambem ELK pros logs e Zabbix/Prometheus/Grafana pra monitoramento das aplicacoes.

    • @KodornaRocks
      @KodornaRocks 27 дней назад

      @@gok8s ​tudo importante fica na cloud com backup no local, e tudo que apesar de dar trabalho se perder, nao atrapalharia tanto nossa empresa. Mantemos local tileserver, nominatim, routing machine e os backups em S3 (MinIO), temos local tambem ELK pros logs e Zabbix/Prometheus/Grafana pra monitoramento das aplicacoes.

    • @KodornaRocks
      @KodornaRocks 27 дней назад

      @@gok8s ​tudo importante fica na cloud com backup no local, e tudo que apesar de dar trabalho se perder, nao atrapalharia tanto nossa empresa. Mantemos local tileserver, nominatim, routing machine e os backups em S3 (MinIO), temos local tambem ELK pros logs e Zabbix/Prometheus/Grafana pra monitoramento das aplicacoes.

  • @andersonrocha1132
    @andersonrocha1132 28 дней назад +2

    Adorei o conteúdo, mas eu posso fazer uma crítica construtiva? O som do canal de vcs é ótimo mas a imagem pode melhorar, quando dá zoom em vcs fica desfocado ou sem resolução, vcs são o melhor canal de conteúdo dev do Brasil , merecem a melhor imagem também. ❤

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  28 дней назад +4

      Obrigado demais pelo seu feedback. Já estamos correndo atrás de câmeras 4k, mas não são nada baratas.

  • @mysteryuri05
    @mysteryuri05 11 дней назад

    Trabalho com a AWS na parte de dados e me especializei na mesma. Como consultor a impressão que ficou é que os projetos vão pra nuvem sem saber direito o que querem, fazendo com que tentem colocar todos os processos na mesma caixinha o que faz com que processos simples rodem em verdadeiros canhões.
    Então, em resumo, fica caro porque a galera configura mal, tenta fazer bala de prata e como é tudo meio abstraído terminam usando mais do que efetivamente precisam, ou seja, se vierem numa pegada de "enxugar custos" dá pra reduzir bem.
    Não tive experiências com dados onprem então não vou opinar sobre.

  • @pcricardoPF
    @pcricardoPF 28 дней назад

    Essa treta aí vai longe em 😂 vou pegar a pipoca 🍿 aqui e ver os comentários 😅

  • @GuiMartinhoLuiz
    @GuiMartinhoLuiz 28 дней назад +1

    Sou um consultor especializado na nuvem AWS e um de nossos clientes enterprise voltou o projeto de BI deles pro on-premises justamente por causa dos elevados custos que é de manter a aplicação, mas não significa que abandonaram a nuvem, já que estão levando sistemas transacionais pra nuvem.
    Acho que é justamente esse o caso, a nuvem não é pra todo projeto e, talvez, nem pra toda empresa.
    Projetos internos, eu, particularmente, não vejo sentido em estarem na nuvem.

  • @anderson-ajon
    @anderson-ajon 23 дня назад

    Uma clinica que fui atender, ofereceram o sistema em Cloud para eles e acabaram voltando para o sistema em servidor normal, pois ficou muito lento em Cloud, mesmo eles possuindo uma internet de velocidade boa

  • @user-fn6xk7vo6c
    @user-fn6xk7vo6c 8 дней назад

    Trabalhei numa empresa com a própria infra. O Data Center era tão violento que acho que dava pra fazer até sequenciamento de genomas kkkkk

  • @AndreMR
    @AndreMR 27 дней назад

    isso me lembra aqueles dias do "a amazon abandonou microsserviços e voltou o prime video pro monolito", huehue. pelo jeito tem mais gente do que parece caindo no contos de bala de prata e esquecendo da palavra milenar "depende".

  • @maisUmBrasileiro2
    @maisUmBrasileiro2 24 дня назад

    O custo da nuvem aumenta por causa dos legados. .net framework por exemplo.

  • @TrilhaSenior
    @TrilhaSenior 27 дней назад

    Principal fator de colocar Cloud envolve em especial um critério: como manter brokers, RDBMS ou estruturas NoSQL, por exemplo, de pé e escalando?
    O RDS da Amazon pode sair mais caro, mas ele vai deixar o seu cluster de uma maneira que você só vai precisar se preocupar com a construção da sua modelagem e etc. Toda a parte de sistema de arquivos e como o dado vai estar paginado na memória de maneira ótima ele vai garantir. Vai usar um Rabbit? Kafka? Algo similar ao SQS? Imagina usar essas peças sem estar no guarda-chuva de um bom Cloud Provider...
    Enfim, não usar cloud é um tiro no pé...

  • @warleypires28
    @warleypires28 27 дней назад +1

    Nuvem na veia. local nunca mais!!!

  • @lucianoricardi9062
    @lucianoricardi9062 17 дней назад

    Nuvem híbrida. Sempre foi e sempre será o caminho. A maturidade de operação cloud vai ainda demorar mais anos do que se esperava. Trabalhar orientado a SERVIÇOS de ti não é algo trivial. É preciso preparo das equipes.

  • @marcellapbp
    @marcellapbp 26 дней назад

    No meu caso estamos indo pra nuvem, mas parece que sem ter a menor noção de quanto vai custar e sem se preparar. já temo o fracasso que pode vir a ser.