Bem esclarecedor, já fui PJ, CLT e CLT FLEX. Concordo em alguns pontos contigo e discordo de outros. Acredito que quando você tem um nível mais baixo (JR, PL) compensa ser CLT pela quantidade de benefícios que você tem (dependendo da empresa). O salário não fica tão diferente, e quando você tem um nível menor, você dificilmente consegue barganhar cláusulas no contrato, tanto pela falta de conhecimento quanto pela sua importância na empresa PJ que tá firmando contrato contigo. Acredito que a partir de um certo nível (SR pra cima) compense ser PJ, pois começa a ficar difícil para as empresas CLT pagar um salário equivalente (somando os benefícios e tudo mais) ao que você ganharia como PJ. Concordo no que você falou, depende da fase da vida de cada um. Eu não resumiria apenas ao financiamento de casa própria, mas também às pessoas que buscam uma certa estabilidade, um plano de carreira (que em muitas empresas PJ é inexistente) ou benefícios (plano de saúde, VR, VT, seguro de vida, previdência privada, etc) que você não teria, ou teria que gastar muito se fosse PJ. Gostei bastante do vídeo, bem legal pra galera que tem essa dúvida, só queria deixar minha opinião aqui pra galera não ficar tão tendenciosa pelo PJ, achando que é tudo as mil maravilhas, tem alguns contras também :) Abraaço!
+Vinicius Frutuoso Valeu pelo feedback Vinicius! Tem casos e casos. Eu costumo dizer que prefiro minha parte em dinheiro e eu decido como usar :D Sobre carreira é verdade, mas também depende da empresa, já vi diretor sendo PJ.
Vinicius concordo com os contrapontos que você colocou. O vídeo acabou sendo tendencioso para o lado do PJ, simplificando demais a questão de que você faz o contrato como você quer, mas isso nem sempre acontece, pois a empresa é poderosa e tem um poder de barganha maior na negociação. Tem que analisar caso a caso. Acredito que o vídeo mostra a experiência daquele profissional que pode não valer para todas as pessoas e situações.
Achei muito interessante a parte que vc disse que podemos colocar no contrato um "aviso prévio" antes da demissão, caso contrário a empresa paga uma multa, eu não tinha pensado nessa possibilidade, valeu
O assunto é bem relativo e abre margem pra excelentes discussões. Já ganhei mais como CLT em algumas empresas e mais como PJ em outras. Acredito que o correto é saber exatamente o valor ideal dos serviços prestados e quão complexos são, assim você conseguirá criar o próprio balanço comercial e selecionar as melhores oportunidades.
Na questão do contrato de PJ normalmente a empresa contratante impõe muita coisa, na verdade nós enquanto desenvolvedores não temos muito poder de negociação.
Barba linda a sua! Obrigado pelo vídeo. Hoje em dia os bancos não dão tanta importância para CLT, qualquer um pode perder o emprego do dia para noite. Além do mais, PJ ganha mais dinheiro que CLT. E no caso do financiamento, a casa sempre fica como garantia de pagamento ao banco. Mesmo sem ter carteira assinada há 20 anos, quando fui financiar ma casa, juntei renda com o meu marido e o banco aprovou na hora. Financiei a casa em 30 anos e paguei em 8, já está quitada. Se eu fosse CLT ainda estaria pagando até morrer. Não é coincidência que nos países mais ricos do mundo não existe CLT (EUA, Alemanha, etc) nos países mais miseráveis do mundo existe uma fortíssima CLT (Venezuela, Haiti, etc). CLT para mim não serve. É apenas um entrave para contratar e negociar. Ela mais atrapalha do que ajuda. CLT e salário mínimo destroem empregos, destroem riquezas e impede o avanço da economia. Americanos não têm CLT e têm casa mansão, lancha e carro do ano. Brasileiro é obrigado a ser contratado por CLT e vive apenas para trabalhar e pagar as contas, não consegue quase nada na vida. Não existem direitos trabalhistas. Eu prefiro receber tudo em salário. Não quero nem vale transporte, nem INSS, nem FGTS, nem vale alimentação, nem 13º, nada! Apenas trabalho = salário. Todos os benefícios ficam por minha conta. Imposto é roubo.
Boa Eduardo, ótimo vídeo!Poderia falar em um episódio futuro sobre como é tralhar home office(dificuldades, benefícios, ferramentas que facilitam a vida e etc...)
Adorei o vídeo. Tinha muito medo de PJ. Achava que era meio explorador e sem lei esse mundo. Mas adorei seu ponto de vista: A gente mesmo gerencia e decide o que faz com o dinheiro! \o/
Só cuidado com essa ideia de que o padrão vai topar te pagar a mais porque não está pagando imposto. Na verdade o patrão está se lixando pra você e para o imposto, então o PJ para ele não é uma forma de transferência de dinheiro do governo para o trabalhador, mas sim uma oportunidade de lucrar mais em cima da sua força de trabalho.
Vídeo de 2016 e, por incrível que pareça, continua atualizado. CLT mesmo com reforma trabalhista continua imprestável. Só vale pra quem não tem capacidade de negociar ou de empreender.
Bom dia! Andei pesquisando sobre PJ esses dias e vi que para a atividade de desenvolvimento de software, o imposto para o Simples Nacional é de 19.5%, sendo que nesse cenário seria mais interessante o lucro presumido, que tem uma alíquota de aproximadamente 16%. Algumas pessoas me falaram que eu poderia colocar a atividade de suporte em TI, onde o simples nacional é de 6%. Pergunta 1: em termos de fiscalização, colocando essa atividade poderia dar algum problema? Pergunta 2: em relação às comprovação de experiência para novas oportunidades, como funciona?
Adorei, encontrei o seu vídeo procurando sobre a reforma tributária atualmente discutida em todo país, você explica de forma clara as diferenças básicas entre um sistema criado na década de 40 e um modelo mais flexível e vantajoso para ambos os lados, sou estudante de recursos humanos e vou repassar seu vídeo para meus colegas e professores, muito útil para quem ainda está confuso sobre as diferenças entre um sistema e outro, e ainda mais interessante para profissionais de recursos humanos a parte onde você fala sobre as empresas de terceirização (quarteirização rsrs), muito bom, gostei mesmo, parabéns!
pelo que eu entendi da tabela de excel que vc mandou, ser clt flex aparentemente é justamente o melhor que tem, bem contraditório com o que vc quis dizer.
Cara, muito bom o seu vídeo! Esclareceu boa parte das minhas dúvidas e me tranquilizou sobre muita coisa. Uma sugestão de regime PJ que ouço muito é o MEI. Porém ele tem seu limite anual de 81 mil reais. Minha dúvida é o seguinte: descartando o MEI e considerando que vou trabalhar sozinho (no sentido de que não será uma sociedade) qual regime de PJ você acha o mais indicado? Pesquisando eu ouvi falar sobre o EIRELI e o Consultor PJ.
PJ trás mais responsabilidade pessoal. Sou MEI (tinha um negócio de lanches e fiquei por 3 anos, mas hj não tenho mais esse negócio e sou uber, continuo com cnpj) e nunca tive contrato assim, mas gostaria. #interessante tudo é negociável👥 novos modelos de negócios. Agências "body shop" é tipo uber mesmo, é só um meio e ganha no serviço do outro q arca com td (tempo, veículo e trabalho). Gostei da dica do plano empresarial, serve pra MEI né!?
Olá Eduardo! Gostei muito do seu vídeo, me ajudou muito e esclareceu muitas dúvidas! Você trabalha com algum tipo de consultoria pra nos ajudar a ler o contrato e negociar com a empresa ?? Muito obrigada! Ana Carolina
Parabéns mais uma vez, Eduardo Pires. Suas dicas são excelentes. Vc fala no vídeo sobre body shopping só que isso não é algo tão simples de encontrar devido a nomenclatura. Vc joga no google é só vem sites esportivos. kkk Vc tem algum site desse tipo para recomendar. Obrigado. Deus abençoe sempre a sua vida.
+Fabrício M. Damasceno Alocação de Recursos - Body Shop Body Shop é um serviço de alocação de mão-de-obra, ideal para empresas que não querem terceirizar por completo certos processos da companhia, nem perder tempo com seleção, recrutamento e especialização de profissionais.
+Sou Desenvolvedor Oi Eduardo. Isso que vc explicou eu já havia entendido pq vc já tinha explicado no vídeo. A minha duvida é se vc conhece alguma empresa de Body Shopping para indicar. Acredito que essas empresas devem possuir site para que pessoas se cadastrem para quando surgir um oportunidade, estar participando do processo seletivo. Obrigado.
Eu estou entrando agora no mercado de desenvolvimento, já tenho experiência de estágio na área e agora estou buscando uma vaga júnior. Acontece que grande parte das empresas estão oferecendo apenas 2.000,00 reais com contratação PJ e eu acho muuuuuito pouco levando em consideração o pagamento de impostos e demais gastos. Galera dos comentários ou até mesmo o dono do canal (desculpa, você não disse seu nome), o que vocês acham desse valor? Eu tô sendo muito exigente em achar esse valor uma porcaria?
Se for a única maneira de entrar no mercado para ganhar experiência e deixar de ser estagiária eu toparia. Lembre-se que vc faz seu salário. Estude muito e especialize-se em conhecimentos que estão pagando bem.
Pouco, infelizmente existe muitas empresas oferecendo isso, só analisando cada situação mesmo, tipo se eu ganhasse 1000 de estágio e surgisse uma de 2k, e pudesse abrir um MEI que irá pagar menos eu toparia, duro que muitas vezes exigem um monte de conhecimento pra vaga de junior, qualificações que seria para pleno e querem pagar pouco, por isso penso que esse tema sempre é meio controverso, nunca pode ser só a ferro e fogo! Assim como existem funcionários desonesto que se aproveitam da CLT, existem empresas que se aproveita de PJ.
Muito bacana seu vídeo referente a ser PJ ou CLT no ramo de TI. Estou com algumas oportunidades para ser PJ e estou consultando os ANEXOS e as CNAE, mas estou tendo dificuldade para achar qual enquadramento para TI que seja de 6%. Já vi uma matéria de um desenvolvedor dizendo que paga 6%, como você esta a mais anos como PJ sabe me dizer se consigo me enquadrar na taxa de 6% sendo um profissional Front-End? Já rodei muitos sites procurando por profissionais Front-End como PJ para saber como são enquadrados no pagamento do imposto em porcentagem mas não achei. Se você souber e puder me dizer serei grato, bem como acredito que muitos outros profissionais que estão ingressando no mundo PJ também podem passar pela mesma dúvida que eu. E parabéns pelo vídeo! Um abraço!
Sou CLT e não quero abrir mão de CLT, mas quero ser PJ. Não tenho experiência em programação, tenho chances? Ouvi dizer que tem empresas que estão recrutando mesmo sem experiências para lapidar. Procede?
Para ser PJ no caso a forma inicial se utiliza o MEI mas nao achei opção de programador na lista de atividades do MEI , qual atividade escolher se eu trabalho com informatica , banco de dados , redes ou desenvolvimento ?
Mas daí aqueles holerites que o contador te manda, o que você faz? Simplesmente guarda, ou precisa fazer algo além de pagar o Guia da Previdência Social e o DAS?
Pro-labore é uma forma de mostrar que você tem um "salário" dentro da sua empresa. Holerite mesmo eu nunca tive. Pede o pró labore pro contador e pronto. É isso.
Você também pode abrir uma empresa em um país que taxe mais de 20% da renda, porém que só taxe a atividade comercial nele próprio, assim você consegue trabalhar para alguns países da Europa sem pagar nenhum tipo de imposto, e o Brasil não vai cobrar pois o país não é um paraíso fiscal.
Atualmente trabalho numa imobiliária e ainda não sou registrada, o que eu ganho atualmente (dois salários mínimos) não é o valor que eu seria registrada (um salário mínimo e meio) e ainda seria um valor menor do que a minha última experiência. Você acha viável eu me tornar MEI?
Montei minha carteira de investimento sendo demitida rsrs depois de 12 anos de carreira, 7 demissões, rapei meu FGTS e estou pronta pra partir pra PJ e não trabalhar mais CLT em empresas com cultura interna burra, coisa que nunca me adaptei. Sou uma ótima profissional, uma péssima funcionária (não tenho dom de ser gado). Obrigada pelo vídeo!
o problema é quando o contratante (empregador) exige as mesmas condições de um trab de clt, como subordinação etc .. só pra burlar a legislação, dessa forma é óbvio que o prestador de serviços/empregado sai prejudicado .. pejotização .. empregado mascarado de autônomo/ terceirizado ..
A "pejotização" é uma violação contratual, sem dúvida, com burla de expectativas e direitos legais e contratuais, pois muitas vezes a empresa contratante assume relevância econômica frente a você, pela via transversa, exigindo exclusividade, respeito a jornada de trabalho, horas extras, comandando todos os aspectos da prestação de serviço, sem assumir o risco, distribuindo os prejuízos com você, porém cobrando tudo aquilo que sobrecarrega um empregado, sem vc perceber, pois é uma relaçao de trato sucessivo. O contrato deve ser cumprido. Moro nos EUA e passei por uma situação aviltante. Precisei ingressar na Justiça dos EUA, para demandar reconhecimento de vínculo empregatício de acordo com a FSLA (Fair Standards Labor Act), utilizando da Independent Contractor Misclassification Act, pois faltava boa-fé da empresa. A empresa não cumpriu o contrato. Fiz reclamação no Department of Labor (empresa interestadual), ativei o Sindicato e o Hour Division (um nome assim) deu uma vasculha na empresa pra saber se havia outras burlas contratuais. Eu acho que com a CLT ou FSLA há um maior equilíbrio entre vida e trabalho.
Se fosse só isso tá ótimo, o caso é que tem muita empresa por aí que quer te contratar como PJ mas não quer pagar pra vc o dinheiro que ela pagaria para o governo se te contratasse como CLT...
Bom.dia meu caro. Trabalhei por 10 anos em.uma empresa é fui demitido. Meu salário já com o dissídio seria R$8.400,00 Eles querem que continue a prestar serviços pra eles, qto devo cobrar por mês dia ou hora de serviço... Meu ramo de atuação não é TI é eletrônica/ refrigeração...
Parabéns pelo vídeo, muito bom mesmo. Estou querendo mudar para PJ e uma das coisas que tenho dúvidas é sobre o contrato. Você tem algum modelo de como é um contrato PJ que possa compartilhar? Desde já agradeço.
Ola gostei do vídeo, mas tenho uma dúvida. Tirando os 6% do simples, quem for autônomo não precisa pagar mais nenhum imposto (como imposto de renda pessoa física)?
BOA TARDE, ESTOU PARA INICIAR EM UMA EMPRESA E ADONA ME "SUGERIU" UM CONTRATO PJ, ME INFORMOU QUE DESSA FORMA TERIA QUE ABRIR UM MEI, POREM MEU SALARIO SERA EM TORNO R$1100,00 A R$1300,00 + R$30,00 POR MATRICULA, PELOS CALCULOS QUE VC FEZ NÃO SEI SE SERA MUITO VANTAJOSO PARA MIM, POIS NAO RECEBO ( FGTS, 13,FERIAS ENFIM) COM ESSSE VALOR SALARIAL VC ACHA QUE PARA MIM VALE A PENA?
Que video lindo!!! cara você tirou o meu medo!!!! Mas o contratante falou que eu teria ferias, só tenho que ver se vai ser remunerada, e ele falou que não precisa de contador porque já tem o dele e tal, isso seria algo ruim ? É verdade que só paga imposto de renda quando é acima de 2900,00 ?
Se eu for PJ, devo passar pra minha conta PF o montante líquido que sobrar após as deduções de impostos? Ou eu poderia fazer uso pessoal do dinheiro na conta PJ? A ideia seria não passar para PF para não ter que pagar IRPF alto. Pode isso? IRPF come todo nosso dinnheiro! É um roubo!!!
Fora que ser houver pessoalidade, subordinação, cumprir horário... Vc pode alegar judicialmente fraude e processar a empresa como CLT.e ter todos os direitos assegurados . Colocar na ponta do lápis, 13°, férias + 1/3 sobre férias, assistência médica, FGTS, custo com contador, para poder chegar em um valor justo do contrato PJ.
Caraca! ja eu só me lasquei em PJ, muitos contratos bost@#%!. A empresa coloca o que ela achar melhor e é uma guerra pra mudar. PJ em meu ver e só pra Senior e com uns 10 anos de mercado, dai você não é visto como apenas um numero e da pra negociar legal. Abraço
Quem define o salário é o mercado! Se eu começar a oferecer um salário X para um cargo a minha concorrência precisa começar a pagar igual. Basta 1 empresário repassar esse valor aos funcionários e todos vão precisar fazer o mesmo, afinal uma empresa precisa de bons funcionários e os bons ficam onde pagam mais.
Nulidade da pejotização é clara, novamente de acordo com a CLT, em seu artigo 9º: “Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação”, A PEJOTIZAÇÃO É CRIME contra a organização do trabalho.
se todos trabalhadores soubessem poupar, daria certo. só que não. a maioria dos brasileiro é consumista nato ou inconsequente mesmo. dai a proteçao da previdencia por todos. teremos que aumentar os impostos para assistir essa maioria nos momentos criticos. ou sermos desumanos. a competitividade pelo menor preço do produto final obrigara as empresas esquecerem oque é dignidade e precarizando de uma forma que não sobrara para teorica contribuiçao autonoma. que hoje ja sabemos que a minoria dos autonomos recolhem para sua previdencia. vai quebrar o caixa dos aposentados que trabalharam a vida toda para manter este sistema solidario e agora o estado precisa assumir o caixa da previdecia como responsavel pela nova invençao. milene
Sobre financiamentos em geral o que ocorre muito é o banco rejeitar o seu comprovante de renda e não a fonte de renda em se. Como empresario a melhor forma de comprovante de renda é o Imposto de Renda, nele tem os campos da renda tributável com o no caso do pró-labore (salario do empresario) e tem o campo da participação dos lucros da empresa.
Mto bom o vídeo. Mas FGTS (3%) rende menos que a Poupança(7% a 10% variando cada ano). O governo nunca guarda o dinheiro, ele usa seu dinheiro, e imposto de renda não tem retorno direto pra você.
+Leandro Camilo O Simples tem ganhado bastante aderência, a minha é simples com sócio, mas ainda tem empresa que não aceita, eu achei que ficaria longo (mais ainda) explicar esses detalhes todos, mas é bem lembrado ;)
Já fizeram um simulado de previdência privada com todos os mesmos direitos do INSS. Ex: pensão para a esposa em caso de morte? Previdência privada é carísssima.
Oi! Achei o seu vídeo razoavelmente instrutivo, já sabia da maior parte das coisas que você falou, mas eu não conhecia essas "body shops". Eu gostaria de saber se tem um termo mais técnico ou uma forma mais "segura" de procurar por uma. Eu gostaria de passar a ser PJ, mas eu tenho certeza que nenhum empregador assumiria o risco. Grato.
Acreditar que o empregador pagaria mais se o empregado abrisse mão da carteira de trabalho assinada é muita inocência ou má-fé mesmo. Se assim fosse, trabalhador rural seria bem remunerado e não receberia menos de um salário mínimo com situação precária de trabalho, muitas vezes análoga à escravidão e também não existiriam casos de CNPJ processando CNPJ por questões trabalhistas, fazendo um contrato ser válido como vínculo empregatício tendo em base a CLT. Eu trabalho pra uma empresa que terceiriza mão-de-obra pra indústrias farmacêuticas e posso dizer que 1/4 do valor que o cliente paga é meu salário. Outros 1/4, fazendo um arredondamento bem xulo, vai pra impostos e outros gastos como conta de água, luz, internet, segurança, limpeza e manutenção. 2/4 do valor é o lucro que a empresa tem sem ter produzido nada. Só por celebrar um contrato por um trabalho que eu posso fazer de casa com um computador, internet, telefone e energia elétrica. Se o empregador realmente quisesse pagar mais, ele me pagaria. Com CLT ou não. Aporte financeiro pra isso a empresa tem.
Quem define o salário é o mercado! Se eu começar a oferecer um salário X para um cargo a minha concorrência precisa começar a pagar igual. Basta 1 empresário repassar esse valor aos funcionários e todos vão precisar fazer o mesmo, afinal uma empresa precisa de bons funcionários e os bons ficam onde pagam mais.
Concordo contigo, cara. E pejotização é o que mais rola. O PJ exige de vc muito mais que a prestação de um serviço independente, cobra exclusividade, jornada de trabalho, dirige a prestação do seu serviço, horas extras, etc. No final das contas tu sai explorado sem receber dinheiro nenhum em troca, porque, inclusive, na parte que toca a ele, vc também arca com os prejuízos da empresa dele. E é tudo muito sutil. É relação de trato sucessivo. Vc só vê a merda em que se meteu depois de um tempo, quando percebe que a exceção é a regra e que tá tendo quebra do seu contrato. Por acaso vi esse vídeo na minha timeline e tenho um testemunho disso aí: trabalho nos EUA e precisei ir pra Justiça daqui para denunciar essa "pejotização" e pedi enquadramento de acordo com a CLT daqui para empresas interestaduais, que é a FSLA (Fair Standards Labor Act), de acordo com a Independent Contractor Misclassification Act. Pagaram meus direitos trabalhistas, converti meu vínculo para empregado, e hoje tenho muito mais equilíbrio entre vida e trabalho e não passo raiva por estar sendo passado pra trás em violação de contrato. E os caras ainda se fuderam na mão do DL e do Hours Division. Tavam se locupletando indevidamente com trabalho não remunerado adequadamente.
É muito bonito, mas ninguem pensa no pião! Já vi uns 3 videos sobre o assunto e só vejo os caras que são formados em algo... Mas ninguem pensa no pião. Querem mudar a ponta, comparando Brasil aos E.U.A, mas esquecem que o sistema educacional é bem diferente. Então, antes de mudar a ponta, modifica-se a raiz primeiro!
Me tirou muitas dúvidas, ótimo vídeo! Eu só fiquei com dúvida com relação ao ponto do financiamento do imóvel. No meu caso penso em entrar em um empréstimo para comprar um carro, que uso para prestar serviços, você(pela sua experiência) acha que as taxas de juros e facilidade para conseguir aprovar crédito seriam melhores na CLT ? Obrigado, um abraço.
Taxas e etc não, é apenas uma análise de crédito que pode te favorecer mais se for CLT, mas se você comprovar renda e tiver um bom relacionamento de bom pagador é tranquilo!
Eu vi só agora que o vídeo é de 2016!! Mas eu concordo com você, eu prefiro fazer a gestão dos meu recursos financeiros sem a interferência de terceiros. Eu sei quanto eu quero ganhar na minha aposentadora, eu sei com quantos anos eu quero me aposentar, eu sei quanto eu quero gastar nas minhas férias e quanto eu preciso trabalhar para conseguir esse montante. Eu acredito que Empresa-Funcionário, nada melhor do que os dois se entenderem. Mas tem um outro problema, imagina uma General Motors, uma Volkswagen... 4mil funcionários, 5 mil funcionários, cada um com uma exigência é muito complicado para a empresa. Talvez seja menos flexível um contrato com uma empresa desse porte.
O que está acontecendo hj é, que as empresas estão pagando o valor do CLT no PJ. O ideal que que os profissionais se valorizem e não aceitem esse tipo de proposta
as consultorias estao pagando uma merda, e o mercado estamuito competitivo e abusado, nao minha opiniao pelos valores pagos nao estao valendo ser pj, mas tudo varia!! Ser PJ para ser funcionario sem registro é ilegal!! trabalho a 20 anos na area de TI
Sou Desenvolvedor e as consultorias servem para tirar proveito do mesmo trabalhador, pq os valores estão uma merda perante as consultorias pq tem muito profissional na área, e pelo valor pago não está valendo tanto apena se comparar os dois
marcelo milan Sinceramente está faltando gente. As consultorias pagam mal para profissionais que estão defasados ou com pouca experiência. Nunca vi profissionais especializados ganhar pouco.
Bem esclarecedor, já fui PJ, CLT e CLT FLEX.
Concordo em alguns pontos contigo e discordo de outros.
Acredito que quando você tem um nível mais baixo (JR, PL) compensa ser CLT pela quantidade de benefícios que você tem (dependendo da empresa). O salário não fica tão diferente, e quando você tem um nível menor, você dificilmente consegue barganhar cláusulas no contrato, tanto pela falta de conhecimento quanto pela sua importância na empresa PJ que tá firmando contrato contigo.
Acredito que a partir de um certo nível (SR pra cima) compense ser PJ, pois começa a ficar difícil para as empresas CLT pagar um salário equivalente (somando os benefícios e tudo mais) ao que você ganharia como PJ.
Concordo no que você falou, depende da fase da vida de cada um. Eu não resumiria apenas ao financiamento de casa própria, mas também às pessoas que buscam uma certa estabilidade, um plano de carreira (que em muitas empresas PJ é inexistente) ou benefícios (plano de saúde, VR, VT, seguro de vida, previdência privada, etc) que você não teria, ou teria que gastar muito se fosse PJ.
Gostei bastante do vídeo, bem legal pra galera que tem essa dúvida, só queria deixar minha opinião aqui pra galera não ficar tão tendenciosa pelo PJ, achando que é tudo as mil maravilhas, tem alguns contras também :)
Abraaço!
+Vinicius Frutuoso Valeu pelo feedback Vinicius! Tem casos e casos. Eu costumo dizer que prefiro minha parte em dinheiro e eu decido como usar :D Sobre carreira é verdade, mas também depende da empresa, já vi diretor sendo PJ.
Vinicius concordo com os contrapontos que você colocou. O vídeo acabou sendo tendencioso para o lado do PJ, simplificando demais a questão de que você faz o contrato como você quer, mas isso nem sempre acontece, pois a empresa é poderosa e tem um poder de barganha maior na negociação. Tem que analisar caso a caso. Acredito que o vídeo mostra a experiência daquele profissional que pode não valer para todas as pessoas e situações.
A partir de que salário na sua opinião, seria interessante ser um PJ??
@@dtks123 5 mil
@@alissonmatarazzo9038 rapaz fiquei no Vácuo por 2 anos, obrigado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Achei muito interessante a parte que vc disse que podemos colocar no contrato um "aviso prévio" antes da demissão, caso contrário a empresa paga uma multa, eu não tinha pensado nessa possibilidade, valeu
O assunto é bem relativo e abre margem pra excelentes discussões. Já ganhei mais como CLT em algumas empresas e mais como PJ em outras. Acredito que o correto é saber exatamente o valor ideal dos serviços prestados e quão complexos são, assim você conseguirá criar o próprio balanço comercial e selecionar as melhores oportunidades.
Na questão do contrato de PJ normalmente a empresa contratante impõe muita coisa, na verdade nós enquanto desenvolvedores não temos muito poder de negociação.
+Achilles Froes Depende viu, as body shops realmente tratam o desenvolvedor como número, mas já consegui negociar isto muitas vezes.
Excelente vídeo. Parabéns.
Nao tem mais a planilha
Barba linda a sua! Obrigado pelo vídeo. Hoje em dia os bancos não dão tanta importância para CLT, qualquer um pode perder o emprego do dia para noite. Além do mais, PJ ganha mais dinheiro que CLT. E no caso do financiamento, a casa sempre fica como garantia de pagamento ao banco. Mesmo sem ter carteira assinada há 20 anos, quando fui financiar ma casa, juntei renda com o meu marido e o banco aprovou na hora. Financiei a casa em 30 anos e paguei em 8, já está quitada. Se eu fosse CLT ainda estaria pagando até morrer. Não é coincidência que nos países mais ricos do mundo não existe CLT (EUA, Alemanha, etc) nos países mais miseráveis do mundo existe uma fortíssima CLT (Venezuela, Haiti, etc). CLT para mim não serve. É apenas um entrave para contratar e negociar. Ela mais atrapalha do que ajuda. CLT e salário mínimo destroem empregos, destroem riquezas e impede o avanço da economia. Americanos não têm CLT e têm casa mansão, lancha e carro do ano. Brasileiro é obrigado a ser contratado por CLT e vive apenas para trabalhar e pagar as contas, não consegue quase nada na vida. Não existem direitos trabalhistas. Eu prefiro receber tudo em salário. Não quero nem vale transporte, nem INSS, nem FGTS, nem vale alimentação, nem 13º, nada! Apenas trabalho = salário. Todos os benefícios ficam por minha conta. Imposto é roubo.
Menos Marx, Mais Mises
A barba é linda mesmo haha
@@richardlopes8810 voltei no vídeo só pra reparar na barba kkk
Boa Eduardo, ótimo vídeo!Poderia falar em um episódio futuro sobre como é tralhar home office(dificuldades, benefícios, ferramentas que facilitam a vida e etc...)
Obrigado pela dica. Irei fazer sim.
Eu lendo seu comentário em 2020 kkk
@@Vanessa-ui6nq seria bastante útil agora kkkkk
Adorei o vídeo. Tinha muito medo de PJ. Achava que era meio explorador e sem lei esse mundo. Mas adorei seu ponto de vista: A gente mesmo gerencia e decide o que faz com o dinheiro! \o/
+Dayana Thalita Valeu Day :)
Só cuidado com essa ideia de que o padrão vai topar te pagar a mais porque não está pagando imposto. Na verdade o patrão está se lixando pra você e para o imposto, então o PJ para ele não é uma forma de transferência de dinheiro do governo para o trabalhador, mas sim uma oportunidade de lucrar mais em cima da sua força de trabalho.
Adorei o logo do NOVO na parede
Vídeo de 2016 e, por incrível que pareça, continua atualizado. CLT mesmo com reforma trabalhista continua imprestável. Só vale pra quem não tem capacidade de negociar ou de empreender.
2022 continua a mesma coisa.
Bom dia! Andei pesquisando sobre PJ esses dias e vi que para a atividade de desenvolvimento de software, o imposto para o Simples Nacional é de 19.5%, sendo que nesse cenário seria mais interessante o lucro presumido, que tem uma alíquota de aproximadamente 16%. Algumas pessoas me falaram que eu poderia colocar a atividade de suporte em TI, onde o simples nacional é de 6%.
Pergunta 1: em termos de fiscalização, colocando essa atividade poderia dar algum problema?
Pergunta 2: em relação às comprovação de experiência para novas oportunidades, como funciona?
Adorei, encontrei o seu vídeo procurando sobre a reforma tributária atualmente discutida em todo país, você explica de forma clara as diferenças básicas entre um sistema criado na década de 40 e um modelo mais flexível e vantajoso para ambos os lados, sou estudante de recursos humanos e vou repassar seu vídeo para meus colegas e professores, muito útil para quem ainda está confuso sobre as diferenças entre um sistema e outro, e ainda mais interessante para profissionais de recursos humanos a parte onde você fala sobre as empresas de terceirização (quarteirização rsrs), muito bom, gostei mesmo, parabéns!
Muito obrigado Jessica! Que bom que gostou, espero que ajude a mudar o mindset de mais pessoas :)
Muito bem explicado!, você me deu uma luz, pois recebi uma oportunidade de trabalhar como PJ, estava insegura até ver o seu vídeo hehee..
Que bom e ai deu certo?
Caracas, tirou todas as minhas dúvidas, obrigado pelo conteúdo. Abraço.
Muito bom, só vale a pena para ganhar bem! Assim vc faz poupança.
Excelente! arrasou na explicação
Ótimo vídeo, ótima explicação valeu mesmo.
Cara, esse canal é muito bom. Volta a fazer vídeos
Voltamos!
Show mano... Valeu pelo video! Tirou bastante dúvidas que eu tinha em relação a propostas de emprego PJ
aaaa... cadê a planilha! muuito bom o video! Alguem tem ai?
Mais ancap impossivel hahaah, MUITO BOM, ja me inscrevi
Muito obrigada pelo vídeo! Excelente!
pelo que eu entendi da tabela de excel que vc mandou, ser clt flex aparentemente é justamente o melhor que tem, bem contraditório com o que vc quis dizer.
Depende... Como vc comprova renda? Depende do que você quer, eu deixei isso claro!
Muito bom, gostei da informação.👏👏👏👏
Desenvolvedor ganhado 100 por ano. Como onde me enquadro Mei ou Me?
exclente obrigada
Ajudou muito ..obrigado..
Excelente vídeo !!!
Muito bom o vídeo. Tenho dúvidas em relação ao modelo cooperado, que está em alta aqui em Porto Alegre
Cara, muito bom o seu vídeo! Esclareceu boa parte das minhas dúvidas e me tranquilizou sobre muita coisa.
Uma sugestão de regime PJ que ouço muito é o MEI. Porém ele tem seu limite anual de 81 mil reais.
Minha dúvida é o seguinte: descartando o MEI e considerando que vou trabalhar sozinho (no sentido de que não será uma sociedade) qual regime de PJ você acha o mais indicado?
Pesquisando eu ouvi falar sobre o EIRELI e o Consultor PJ.
muito bom o vídeo, direto ao assunto!
PJ trás mais responsabilidade pessoal. Sou MEI (tinha um negócio de lanches e fiquei por 3 anos, mas hj não tenho mais esse negócio e sou uber, continuo com cnpj) e nunca tive contrato assim, mas gostaria. #interessante tudo é negociável👥 novos modelos de negócios. Agências "body shop" é tipo uber mesmo, é só um meio e ganha no serviço do outro q arca com td (tempo, veículo e trabalho). Gostei da dica do plano empresarial, serve pra MEI né!?
Olá Eduardo! Gostei muito do seu vídeo, me ajudou muito e esclareceu muitas dúvidas! Você trabalha com algum tipo de consultoria pra nos ajudar a ler o contrato e negociar com a empresa ?? Muito obrigada! Ana Carolina
QUANTO custa pra abrir um PJ e pra manter?
Meu amigo, sensacional! Ajudou MTT!!!!!
Parabéns mais uma vez, Eduardo Pires.
Suas dicas são excelentes.
Vc fala no vídeo sobre body shopping só que isso não é algo tão simples de encontrar devido a nomenclatura.
Vc joga no google é só vem sites esportivos. kkk
Vc tem algum site desse tipo para recomendar.
Obrigado.
Deus abençoe sempre a sua vida.
+Fabrício M. Damasceno Alocação de Recursos - Body Shop
Body Shop é um serviço de alocação de mão-de-obra, ideal para empresas que não querem terceirizar por completo certos processos da companhia, nem perder tempo com seleção, recrutamento e especialização de profissionais.
+Sou Desenvolvedor Oi Eduardo. Isso que vc explicou eu já havia entendido pq vc já tinha explicado no vídeo. A minha duvida é se vc conhece alguma empresa de Body Shopping para indicar.
Acredito que essas empresas devem possuir site para que pessoas se cadastrem para quando surgir um oportunidade, estar participando do processo seletivo.
Obrigado.
+Fabrício M. Damasceno A maioria delas postam vagas em sites como a APINFO: www.apinfo.com
Eu estou entrando agora no mercado de desenvolvimento, já tenho experiência de estágio na área e agora estou buscando uma vaga júnior. Acontece que grande parte das empresas estão oferecendo apenas 2.000,00 reais com contratação PJ e eu acho muuuuuito pouco levando em consideração o pagamento de impostos e demais gastos.
Galera dos comentários ou até mesmo o dono do canal (desculpa, você não disse seu nome), o que vocês acham desse valor?
Eu tô sendo muito exigente em achar esse valor uma porcaria?
Se for a única maneira de entrar no mercado para ganhar experiência e deixar de ser estagiária eu toparia. Lembre-se que vc faz seu salário. Estude muito e especialize-se em conhecimentos que estão pagando bem.
Pouco, infelizmente existe muitas empresas oferecendo isso, só analisando cada situação mesmo, tipo se eu ganhasse 1000 de estágio e surgisse uma de 2k, e pudesse abrir um MEI que irá pagar menos eu toparia, duro que muitas vezes exigem um monte de conhecimento pra vaga de junior, qualificações que seria para pleno e querem pagar pouco, por isso penso que esse tema sempre é meio controverso, nunca pode ser só a ferro e fogo! Assim como existem funcionários desonesto que se aproveitam da CLT, existem empresas que se aproveita de PJ.
parabéns! muito bom o vídeo e esclarecedor.
Muito bacana seu vídeo referente a ser PJ ou CLT no ramo de TI.
Estou com algumas oportunidades para ser PJ e estou consultando os ANEXOS e as CNAE, mas estou tendo dificuldade para achar qual enquadramento para TI que seja de 6%.
Já vi uma matéria de um desenvolvedor dizendo que paga 6%, como você esta a mais anos como PJ sabe me dizer se consigo me enquadrar na taxa de 6% sendo um profissional Front-End?
Já rodei muitos sites procurando por profissionais Front-End como PJ para saber como são enquadrados no pagamento do imposto em porcentagem mas não achei.
Se você souber e puder me dizer serei grato, bem como acredito que muitos outros profissionais que estão ingressando no mundo PJ também podem passar pela mesma dúvida que eu.
E parabéns pelo vídeo!
Um abraço!
Mas e o imposto de renda de 15% sobre o lucro???
Sou CLT e não quero abrir mão de CLT, mas quero ser PJ. Não tenho experiência em programação, tenho chances? Ouvi dizer que tem empresas que estão recrutando mesmo sem experiências para lapidar. Procede?
Parabéns pelo vídeos! Está excelente!
+Raphael Mouta Obrigado!!!
Para ser PJ no caso a forma inicial se utiliza o MEI mas nao achei opção de programador na lista de atividades do MEI , qual atividade escolher se eu trabalho com informatica , banco de dados , redes ou desenvolvimento ?
Converse com um contador ou com a empresa que pretende te contratar como PJ.
Video muito bom show
Mas daí aqueles holerites que o contador te manda, o que você faz? Simplesmente guarda, ou precisa fazer algo além de pagar o Guia da Previdência Social e o DAS?
Só pagar e guardar
Humm, entendi. Mas me refiro aos holerites de pro-labore, que vem em seu nome... Só guarda né?
Pro-labore é uma forma de mostrar que você tem um "salário" dentro da sua empresa. Holerite mesmo eu nunca tive. Pede o pró labore pro contador e pronto. É isso.
Você também pode abrir uma empresa em um país que taxe mais de 20% da renda, porém que só taxe a atividade comercial nele próprio, assim você consegue trabalhar para alguns países da Europa sem pagar nenhum tipo de imposto, e o Brasil não vai cobrar pois o país não é um paraíso fiscal.
muito bom o video...hj tenho minha PJ...seria legal vc fazer um vídeo sobre como fazer divulgações. ..
Atualmente trabalho numa imobiliária e ainda não sou registrada, o que eu ganho atualmente (dois salários mínimos) não é o valor que eu seria registrada (um salário mínimo e meio) e ainda seria um valor menor do que a minha última experiência. Você acha viável eu me tornar MEI?
Não vejo problema nisso. A maioria dos impostos retidos na carteira assinada não te beneficiam em nada. Melhor receber em dinheiro.
Montei minha carteira de investimento sendo demitida rsrs depois de 12 anos de carreira, 7 demissões, rapei meu FGTS e estou pronta pra partir pra PJ e não trabalhar mais CLT em empresas com cultura interna burra, coisa que nunca me adaptei. Sou uma ótima profissional, uma péssima funcionária (não tenho dom de ser gado). Obrigada pelo vídeo!
Claro, se você se preparou, nada mais justo.
o problema é quando o contratante (empregador) exige as mesmas condições de um trab de clt, como subordinação etc .. só pra burlar a legislação, dessa forma é óbvio que o prestador de serviços/empregado sai prejudicado .. pejotização .. empregado mascarado de autônomo/ terceirizado ..
Não vejo problema em atender horários e subordinação. Afinal você é um funcionário só que PJ, ou seja, você recebe seu dinheiro e não o governo.
A "pejotização" é uma violação contratual, sem dúvida, com burla de expectativas e direitos legais e contratuais, pois muitas vezes a empresa contratante assume relevância econômica frente a você, pela via transversa, exigindo exclusividade, respeito a jornada de trabalho, horas extras, comandando todos os aspectos da prestação de serviço, sem assumir o risco, distribuindo os prejuízos com você, porém cobrando tudo aquilo que sobrecarrega um empregado, sem vc perceber, pois é uma relaçao de trato sucessivo. O contrato deve ser cumprido. Moro nos EUA e passei por uma situação aviltante. Precisei ingressar na Justiça dos EUA, para demandar reconhecimento de vínculo empregatício de acordo com a FSLA (Fair Standards Labor Act), utilizando da Independent Contractor Misclassification Act, pois faltava boa-fé da empresa. A empresa não cumpriu o contrato.
Fiz reclamação no Department of Labor (empresa interestadual), ativei o Sindicato e o Hour Division (um nome assim) deu uma vasculha na empresa pra saber se havia outras burlas contratuais.
Eu acho que com a CLT ou FSLA há um maior equilíbrio entre vida e trabalho.
Se fosse só isso tá ótimo, o caso é que tem muita empresa por aí que quer te contratar como PJ mas não quer pagar pra vc o dinheiro que ela pagaria para o governo se te contratasse como CLT...
Infelizmente o www.apinfo.com/sal.xls está fora =(
Muito bacana Eduardo... Bem esclarecedor!
+Thomás Henrique Botelho Moreira Valeu :)
Boa noite! Você desenvolve Aplicativos mobile?
Poderia passar um modelo de contrato PJ
+Clóvis Junior pt.scribd.com/doc/22149894/Contrato-de-Desenvolvimento-de-Software#scribd
+Sou Desenvolvedor Nunca trabalhei como PJ, mas gostei do modelo de contrato, é bom já ter um quando a oportunidade aparecer :)
Gostei muito da dica da planilha. Obrigada
Obrigado \o/
Bom.dia meu caro.
Trabalhei por 10 anos em.uma empresa é fui demitido.
Meu salário já com o dissídio seria R$8.400,00
Eles querem que continue a prestar serviços pra eles, qto devo cobrar por mês dia ou hora de serviço...
Meu ramo de atuação não é TI é eletrônica/ refrigeração...
Use a planilha:
www.apinfo.com/sal.xls
Extremamente esclarecedor. Obrigado!
Parabéns pelo vídeo, muito bom mesmo. Estou querendo mudar para PJ e uma das coisas que tenho dúvidas é sobre o contrato. Você tem algum modelo de como é um contrato PJ que possa compartilhar? Desde já agradeço.
Não tenho, mas existem alguns interessantes na internet.
Bom vídeo!!!
Ola gostei do vídeo, mas tenho uma dúvida. Tirando os 6% do simples, quem for autônomo não precisa pagar mais nenhum imposto (como imposto de renda pessoa física)?
Dependendo do quanto você faturar, mas não chega nem perto dos impostos recolhidos como CLT.
BOA TARDE, ESTOU PARA INICIAR EM UMA EMPRESA E ADONA ME "SUGERIU" UM CONTRATO PJ, ME INFORMOU QUE DESSA FORMA TERIA QUE ABRIR UM MEI, POREM MEU SALARIO SERA EM TORNO R$1100,00 A R$1300,00 + R$30,00 POR MATRICULA, PELOS CALCULOS QUE VC FEZ NÃO SEI SE SERA MUITO VANTAJOSO PARA MIM, POIS NAO RECEBO ( FGTS, 13,FERIAS ENFIM) COM ESSSE VALOR SALARIAL VC ACHA QUE PARA MIM VALE A PENA?
Que video lindo!!! cara você tirou o meu medo!!!!
Mas o contratante falou que eu teria ferias, só tenho que ver se vai ser remunerada, e ele falou que não precisa de contador porque já tem o dele e tal, isso seria algo ruim ?
É verdade que só paga imposto de renda quando é acima de 2900,00 ?
Depende do tipo de empresa e etc. Tudo que for falado deve estar no papel assinado para sua garantia. Se o valor tá ok pra vc vai em frente.
No simples nacional o imposto não é mensal?
É mensal com base nas NFs lançadas.
Ótimo vídeo.
Vídeo excelente, mui útil!!! Vlw, Cara!
Se eu for PJ, devo passar pra minha conta PF o montante líquido que sobrar após as deduções de impostos? Ou eu poderia fazer uso pessoal do dinheiro na conta PJ? A ideia seria não passar para PF para não ter que pagar IRPF alto. Pode isso? IRPF come todo nosso dinnheiro! É um roubo!!!
Outra coisa... uma vez sendo PJ, sou obrigado abrir uma conta PJ no banco?
De preferência. Muitas empresas só depositam na conta do CNPJ que prestou o serviço.
Fora que ser houver pessoalidade, subordinação, cumprir horário... Vc pode alegar judicialmente fraude e processar a empresa como CLT.e ter todos os direitos assegurados .
Colocar na ponta do lápis, 13°, férias + 1/3 sobre férias, assistência médica, FGTS, custo com contador, para poder chegar em um valor justo do contrato PJ.
Caraca! ja eu só me lasquei em PJ, muitos contratos bost@#%!. A empresa coloca o que ela achar melhor e é uma guerra pra mudar. PJ em meu ver e só pra Senior e com uns 10 anos de mercado, dai você não é visto como apenas um numero e da pra negociar legal. Abraço
Pode ser viu! Mas o mercado é assim, os melhores se destacam! Corra atrás e seja um profissional de destaque!
@@SouDesenvolvedor toma destraido Fabio, profissional ruim kkk
Liberal, puto com o estado? Mais um inscrito kkk
A maioria das pessoas não gostam porque elas não tem controle suficiente para guardar essa parte do salário.
Ótimo video, independente de área atuante!!
Obrigado \o/
Qual atividade CNAE você utiliza?
Desenvolvimento de Software
Será que a empresa guardará mesmo esse valor pra te passar como PJ ??? Acho uma utopia ...
Se ela não fizer outra pode fazer e conquistar o funcionário com uma melhor proposta. As melhores empresas conquistam os melhores funcionários.
Quem define o salário é o mercado! Se eu começar a oferecer um salário X para um cargo a minha concorrência precisa começar a pagar igual. Basta 1 empresário repassar esse valor aos funcionários e todos vão precisar fazer o mesmo, afinal uma empresa precisa de bons funcionários e os bons ficam onde pagam mais.
Vou acreditar em vc tá! kkkkkkk
Adorei as dicas ;-)
Exacelente!
Nulidade da pejotização é clara, novamente de acordo com a CLT, em seu artigo 9º: “Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação”, A PEJOTIZAÇÃO É CRIME contra a organização do trabalho.
Com certeza é crime! Tudo que vai contra o controle, arrecadação e extorsão do governo é crime. CLT é a nova escravidão.
se todos trabalhadores soubessem poupar, daria certo. só que não. a maioria dos brasileiro é consumista nato ou inconsequente mesmo. dai a proteçao da previdencia por todos. teremos que aumentar os impostos para assistir essa maioria nos momentos criticos. ou sermos desumanos. a competitividade pelo menor preço do produto final obrigara as empresas esquecerem oque é dignidade e precarizando de uma forma que não sobrara para teorica contribuiçao autonoma. que hoje ja sabemos que a minoria dos autonomos recolhem para sua previdencia. vai quebrar o caixa dos aposentados que trabalharam a vida toda para manter este sistema solidario e agora o estado precisa assumir o caixa da previdecia como responsavel pela nova invençao. milene
Sobre financiamentos em geral o que ocorre muito é o banco rejeitar o seu comprovante de renda e não a fonte de renda em se. Como empresario a melhor forma de comprovante de renda é o Imposto de Renda, nele tem os campos da renda tributável com o no caso do pró-labore (salario do empresario) e tem o campo da participação dos lucros da empresa.
Mto bom o vídeo. Mas FGTS (3%) rende menos que a Poupança(7% a 10% variando cada ano). O governo nunca guarda o dinheiro, ele usa seu dinheiro, e imposto de renda não tem retorno direto pra você.
A poupança real rende menos descontando outras variáveis. Mas sim, são benefícios furada!
Muitas empresas não aceitam que sua empresa seja SIMPLES. Muitas exigem que seja Ltda, que tenha sócio.
+Leandro Camilo O Simples tem ganhado bastante aderência, a minha é simples com sócio, mas ainda tem empresa que não aceita, eu achei que ficaria longo (mais ainda) explicar esses detalhes todos, mas é bem lembrado ;)
Já fizeram um simulado de previdência privada com todos os mesmos direitos do INSS. Ex: pensão para a esposa em caso de morte?
Previdência privada é carísssima.
Não compensa, sem contar o risco de calote. o banco fali aí já era.
Oi! Achei o seu vídeo razoavelmente instrutivo, já sabia da maior parte das coisas que você falou, mas eu não conhecia essas "body shops". Eu gostaria de saber se tem um termo mais técnico ou uma forma mais "segura" de procurar por uma. Eu gostaria de passar a ser PJ, mas eu tenho certeza que nenhum empregador assumiria o risco. Grato.
É necessário pegar referência das empresas.
Atualmente a planilha está no link www.apinfo.com/sal.xls (com HTTPS)
Isso que procurava rs
Gostei do video. Muito bacana.
Video top
Parabéns Dú ótimo vídeo... eu até hj não consegui sair do CLT :-(
+marcelo fiorini Valeu!!
Acreditar que o empregador pagaria mais se o empregado abrisse mão da carteira de trabalho assinada é muita inocência ou má-fé mesmo. Se assim fosse, trabalhador rural seria bem remunerado e não receberia menos de um salário mínimo com situação precária de trabalho, muitas vezes análoga à escravidão e também não existiriam casos de CNPJ processando CNPJ por questões trabalhistas, fazendo um contrato ser válido como vínculo empregatício tendo em base a CLT. Eu trabalho pra uma empresa que terceiriza mão-de-obra pra indústrias farmacêuticas e posso dizer que 1/4 do valor que o cliente paga é meu salário. Outros 1/4, fazendo um arredondamento bem xulo, vai pra impostos e outros gastos como conta de água, luz, internet, segurança, limpeza e manutenção. 2/4 do valor é o lucro que a empresa tem sem ter produzido nada. Só por celebrar um contrato por um trabalho que eu posso fazer de casa com um computador, internet, telefone e energia elétrica. Se o empregador realmente quisesse pagar mais, ele me pagaria. Com CLT ou não. Aporte financeiro pra isso a empresa tem.
Quem define o salário é o mercado! Se eu começar a oferecer um salário X para um cargo a minha concorrência precisa começar a pagar igual. Basta 1 empresário repassar esse valor aos funcionários e todos vão precisar fazer o mesmo, afinal uma empresa precisa de bons funcionários e os bons ficam onde pagam mais.
Concordo contigo, cara. E pejotização é o que mais rola. O PJ exige de vc muito mais que a prestação de um serviço independente, cobra exclusividade, jornada de trabalho, dirige a prestação do seu serviço, horas extras, etc. No final das contas tu sai explorado sem receber dinheiro nenhum em troca, porque, inclusive, na parte que toca a ele, vc também arca com os prejuízos da empresa dele. E é tudo muito sutil. É relação de trato sucessivo. Vc só vê a merda em que se meteu depois de um tempo, quando percebe que a exceção é a regra e que tá tendo quebra do seu contrato.
Por acaso vi esse vídeo na minha timeline e tenho um testemunho disso aí: trabalho nos EUA e precisei ir pra Justiça daqui para denunciar essa "pejotização" e pedi enquadramento de acordo com a CLT daqui para empresas interestaduais, que é a FSLA (Fair Standards Labor Act), de acordo com a Independent Contractor Misclassification Act. Pagaram meus direitos trabalhistas, converti meu vínculo para empregado, e hoje tenho muito mais equilíbrio entre vida e trabalho e não passo raiva por estar sendo passado pra trás em violação de contrato. E os caras ainda se fuderam na mão do DL e do Hours Division. Tavam se locupletando indevidamente com trabalho não remunerado adequadamente.
Para empresas normais (fora do simples, mei e outros regimes especiais) o custo de um empregado no Brasil é de 101% para o empregador.
É muito bonito, mas ninguem pensa no pião! Já vi uns 3 videos sobre o assunto e só vejo os caras que são formados em algo... Mas ninguem pensa no pião. Querem mudar a ponta, comparando Brasil aos E.U.A, mas esquecem que o sistema educacional é bem diferente. Então, antes de mudar a ponta, modifica-se a raiz primeiro!
Basta dar a oportunidade para quem não deseja ser CLT.
Me tirou muitas dúvidas, ótimo vídeo! Eu só fiquei com dúvida com relação ao ponto do financiamento do imóvel. No meu caso penso em entrar em um empréstimo para comprar um carro, que uso para prestar serviços, você(pela sua experiência) acha que as taxas de juros e facilidade para conseguir aprovar crédito seriam melhores na CLT ? Obrigado, um abraço.
Taxas e etc não, é apenas uma análise de crédito que pode te favorecer mais se for CLT, mas se você comprovar renda e tiver um bom relacionamento de bom pagador é tranquilo!
Só eu vi o easter egg do NOVO? PS: Eu concordo com todos os pontos que você colocou no vídeo!
Hahahaha... mas eu sou liberal muito antes de existir Novo.... mas combinou né?
Eu vi só agora que o vídeo é de 2016!! Mas eu concordo com você, eu prefiro fazer a gestão dos meu recursos financeiros sem a interferência de terceiros. Eu sei quanto eu quero ganhar na minha aposentadora, eu sei com quantos anos eu quero me aposentar, eu sei quanto eu quero gastar nas minhas férias e quanto eu preciso trabalhar para conseguir esse montante. Eu acredito que Empresa-Funcionário, nada melhor do que os dois se entenderem.
Mas tem um outro problema, imagina uma General Motors, uma Volkswagen... 4mil funcionários, 5 mil funcionários, cada um com uma exigência é muito complicado para a empresa. Talvez seja menos flexível um contrato com uma empresa desse porte.
CLTeta não pensa
PJ pensa
Freelancer gênio
eu sou estagiario e estou na fase de efetivação. Me deram a opção de ser PJ, o que você acha?
Acho uma boa, só não esquece de guardar a grana de reserva :)
`me ajudou =D
Parabéns pelo Vídeo.
Apenas acho que precisa de uma intro melhor...
+Artur Barth Estou tentando melhorar, os próximos sairam um pouco melhores :)
inss e efeito piramide não e poupança
O que está acontecendo hj é, que as empresas estão pagando o valor do CLT no PJ. O ideal que que os profissionais se valorizem e não aceitem esse tipo de proposta
A única forma de se valorizar é obtendo competência e diferencial, deixe para os acomodados as ofertas ruins.
as consultorias estao pagando uma merda, e o mercado estamuito competitivo e abusado, nao minha opiniao pelos valores pagos nao estao valendo ser pj, mas tudo varia!!
Ser PJ para ser funcionario sem registro é ilegal!!
trabalho a 20 anos na area de TI
Ilegal perante a lei mas a lei serve para tirar proveito do trabalhador. Tenho 20 anos na área e fui PJ por 14
Sou Desenvolvedor e as consultorias servem para tirar proveito do mesmo trabalhador, pq os valores estão uma merda perante as consultorias pq tem muito profissional na área, e pelo valor pago não está valendo tanto apena se comparar os dois
marcelo milan Sinceramente está faltando gente. As consultorias pagam mal para profissionais que estão defasados ou com pouca experiência. Nunca vi profissionais especializados ganhar pouco.