✨ Compre nosso ebook Cozinha Brasileira Veganizada 🌱. Com versões à base de plantas de 50 receitas amadas pelos brasileiros, ele foi criado para mostrar que a tradição pode se adaptar aos nossos propósitos. Compre Aqui: laricavegana.online/ ❤ ❤🦥 APOIE NOSSO TRABALHO (Se você puder): apoia.se/laricavegana
Vcs atacaram as pessoas Brancas por vários motivos. Isso é gentileza? Tem que ponderar na linha de raciocínio. Eram outros tempos. Nossa colonização é muito recente diante do velho mundo. Os Negros na África caçavam e teem uma culinária muito peculiar que influenciou várias culturas, na visão de vcs pode até ser negativo, mais tos que respeitar. Não é uma cor que define um comportamento. Se posicionar é ser imparcial. Pretos, brancos....o que verdadeiramente importa é saber distinguir o cabe agora nos nossos tempos. Já que nomenclaturas são tão importantes pra vcs cria um novo nome para o movimento das mulheres. E o Branco que criou vcs anulam. Mais até às mulheres mais modernas e atuais usam o termo Feminismo. Amiga se posiciona e cria um novo nome para o feminismo. Vc será lembrada pelo feito ou pela sua cor? Até pq no Brasil não temos cor definida. Sou filha de branco com preta com muito orgulho, obrigada.
@@CarolinaFerraz-j5m foi a minha leitura. Não me senti confortável. Respeito total sua opinião e a sua gentileza. Reflexão é mesmo necessária e cada um tem a sua opinião. Essa é a minha opinião.Assim como a dela.
Sendo gaúcha, é simplesmente impossível pensar em uma receita vegetal que seja afetiva na minha família. Meus pais e avós foram criados comendo carne, leite e ovos, e eu fui criada com meu pai demonstrando carinho em forma de churrasco. É muito difícil pra mim, criada nessa cultura, abrir mão desses alimentos. Mas sigo diminuindo o consumo aos poucos e espero um dia conseguir abrir mão disso, porque é uma cultura insustentável realmente. Amei o vídeo, ficaria assistindo por horas!
Sou vegana e gaúcha também! Mas acho viável incluir o veganismo na culinária gaúcha! Da pra fazer seitan e vegetais no churrasco, fica muito bom! Carreteiro de proteína de soja também é uma delícia.. tem várias possibilidades!
Nem imagino alguém sem nenhuma memória de nenhum prato vegano. Nem eu que sou mineiro e fui criado com leite queijo e torresmo.... Atualmente só não consegui largar o ovo nos bolos mas tirando isso, hj um angu, uma abóbora, um feijão recém cozido e uma couve me resolvem muito bem e me lembram tanto dos avôs e avós...
A Anne é um bem da vida viu? Ela é muito delicada, de uma energia tão linda. Fluidez, inteligência. Que pessoa bonita! É muito bom encontrar essa reunião de coisas boas nas pessoas de forma tão gritante.
Não sou vegana, nem vegetariana. Mas estou no momento de refletir sobre o consumo de carne e tenho reduzido bem. Obrigada pelo conteúdo desse vídeo e pelas receitas sempre (amo cozinhar!), que ativam minha criatividade na cozinha e me ajudam nesse processo!💜
Anne: Você consegue entender? Quer elaborar comigo isso. Eu: É esse tipo de troca, partilha, cumplicidade, respeito e valorização, que faço questão! ♥️
Eu amei! Me senti mais inteligente no final desse vídeo kkkkk gente! Vcs são massa! Foi um prazer te ouvir Anne! Sua voz é necessária nesse canal, volte sempre! Muito boa a reflexão sobre a sacralização dos animais nas religiões de matriz africana, sobre a relação dos seus devotos com o alimento, muito bem colocada e super respeitosa. Como devota dos Orixás a sacralização é uma discussão permanente aqui no nosso templo, e temos trabalhado muito nossos conceitos para cultuar nossa divindade livre da sacralização, e temos avançado…é possível sim cultuar Orixás sem sacralizar, mas é um processo bem complexo, possível mas complexo, que deve ser feito com muita amorosidade. Em fim…foi um tempo satisfatório esse que passei aqui nesse vídeo, até a próxima 🥰😘
Fui vegetariana por uns quatro anos, e há 4 não sou mais... Não pensava em voltar a não comer carne a partir de reflexões que fui elaborando, mas vocês me fizeram pensar dnv sob outra perspectiva (com um jeito diferente que me fez ter vontade de entrar dnv nesse mundo) Valeu por isso!
Meu Deus, comentários valiosíssimos feitos pela Anne e pelo Tito. Críticas muito bem apresentadas que nos faz questionar muita coisa. Obrigada pelo conteúdo, tragam sempre mais por aqui!
cara, pior que eu concordo muito essa discussão do anti especismo, queria que esse fosse o nome "oficial" do movimento, até pq ele é mto mais assertivo e didático, mta gente quando escuta o termo "vegano" associa a algo mais relacionado a saúde, fitness ou algo mais individualista, tipo, "tal pessoa ama os animais, ama o verde" etc... o termo anti especista parece ser mto mais adequado na minha opinião, mas tbm concordo demais com o Tito que por questões de pragmatismo e comunicação vale a pena manter o termo veganismo tbm, mas de forma aberta e trazendo pra pauta esse tipo de discussão, bem massa pessoal!
Eu não entendi uma questão, a Anne é vegana, mas não se coloca esse rótulo, apenas pq foi algo criado por brancos na Europa, ou pq o conceito vegano é algo q vem sendo mudado sempre pela vegan society, como falaram no vídeo? Alguém sabe o q ela quis dizer em relação a cor da pele/raça... Se fossem negros(da África) ou indígenas (por serem do Brasil) ela se encaixaria no título de vegana? E gente, o q tem a ver a cor da pele, q é apenas uma "capa", com o fato de se intitular vegana?? É apenas uma pergunta! Eu amo esse canal e estou amando assistir vídeos sobre novos assuntos como esse 😍
sou vegana há 6 anos, mas admito que nunca parei para pesquisar a origem do termo e em todo o peso que ele traz obrigada por colocarem esse debate no vídeo e pela coragem da Anne de se posicionar, mesmo tendo o risco de ser julgada por ser uma posição não convencional
Quando eu já tinha cortado os derivados, mas ainda não tinha falado claramente pra ninguém, me deparei com uma frase em um dos restantes que mais gosto (que se denomina antiespecista): "não pare no veganismo, questione-se" e fez MUITO sentido. Acredito muito mais nessa quebra de sistema do que nas ações isoladas para si.
Eu tenho 2 vozes na cabeça que pensam como cada um de vocês e assistir esse video com pontos de vistas diferentes foi muito bom, percebo que estou no caminho certo desde que decidi virar vegetariano há 10 anos e vegano 8 anos atrás. Meu ativismo e discurso se torna cada vez mais abrangente, sábio, paciente e melhor argumentado. Rótulo serve pra nos organizarmos e não pra defender igual time de futebol. E de nada servem Filosofias de Vida que não mudam e não evoluem, pois tudo que é estático e muito rígido se aproxima de "anti-vida". Parabéns pelo video e pela sinceridade. Obrigado
A fala da Anne me lembrou muito um vídeo que fizeram com o a Paola Carosella sobre o que ela achava do veganimo. Ela fala que tbm acha o movimento político importante sobretudo a questão ambiental, mas falou de grupos que as vezes pelas condições socioeconômicas e tradições (exemplo: comunidade das quebradeiras de cocos babaçu) é difícil vc querer colocar um movimento como hegemônico e ditar a forma mais "correta de existir", tirar muitas vezes tradições culinárias milenares e resquícios que ligam essas pessoas com sua ancestralidade. Mas é fato que, inclusive a Paola cita, sobre um consumo sustentável inclusive nesses locais.
A Anne traz reflexões importantíssimas. Sou negra e me apresento como vegana, entretanto, sempre questiono como esse movimento afasta pessoas negras. Acredito que não existe mudança real quando a maioria da população negra não se sente representado pelo movimento. Ahh antes que alguém diga que o foco do veganismo são os animais e isso é a única coisa que importa, lamento informar, mas ações antiespecista sem uma abordagem interseccional torna-se limitada, superficial e pouco efetiva. Movimentos políticos são feitos por pessoas e ganham força através de apelo popular, enquanto o veganismo ficar nessa bolha elitista, embranquecida e capitalista, dificilmente veremos maiores efeitos na sociedade e principalmente na vida e dignidade dos animais.
@Spider Bro pois é, são tantos os impactos negativos que a exploração animal causa que é urgente a gente aprender dialogar melhor e de forma mais inclusiva sobre o antiespecismo.
É totalmente compreensível ela não se sentir tão bem encaixada no rótulo de vegana, porém eu acho importante tentar fortalecer o movimento. Quando nos apresentavemos como veganos, nós ajudamos na disseminação de sua ideias e, por mais que o movimento não nos represente 100%, é muito importante lutar para aumentar o número de adeptos antes de qualquer coisa (já que enquanto discutimos nossas posições políticas, animais morrem). Se afastar do termo não é um bom caminho para isso, na minha opinião.
@@MrKon619 Trazer novas perspectivas ao veganismo pode ser um dos caminhos, estou sempre disposta a ouvir e aprender sobre o assunto através de outros olhares, principalmente quando pessoas negras se manifestam. Eu uso a palavra veganismo como "identificação" por ser mais fácil o entendimento, mas tbm pq acho que nós devemos ocupar esse lugar tbm.
Eu acho que foi num sentido espacial/cultural mesmo, o que eles acabaram retornando no final. Porque pensando em coisas práticas mesmo fora dos centros urbanos... aqui no Brasil temos os quilombolas que tem todo um plantio sustentável desde muito antes da palavra sustentável existir, sabe? Aí fica complicado meio que impor o veganismo em gente que tá salvando os recursos naturais há séculos...e também acho que vem aquilo do privilégio de na Europa a moeda sendo euro é bem mais acessível de se comprar uma variedade alimentar, sabe?
nossa que vídeo BOM! UAU! parabéns pelo trabalho de vocês, esse vídeo foi muito informativo, adorei! ainda absorvendo e pensando, abriu pra muitas reflexões novas e também deu palavras pra algumas coisas que eu não sabia formular ♡
Gente, entendam: eu não consumo nada de origem animal, eu pratico o anti-especismo todo possível, mas não me rotulo vegana. É possível outras perspectivas de mundo anti-especistas que não se intitulam “veganas”? Sim, é possível. Se quer saber porque tantas pessoas não brancas não se identificam com o movimento vegano, é só olhar alguns dos comentários abaixo 👀
Uma coisa é alguém ser contra a definição de um termo, outra coisa é fazer uma baita discussão desnecessária sobre ele. Então vamos filosofar também sobre o anti-fascismo, anti-racismo, anti-homofobia e tantos outros: - De onde surgiram esses movimentos? Na Europa? Ásia? Américas? (Isso importa pras vítimas?) - Foi um branco/roxo/preto/fêmea/trans/nazista que criou? (Isso importa pras vítimas?) - Talvez algum deles faça sentido em certas sociedades... (!) Se a gente trocar "veganismo" por "racismo" no discurso dela, será que ela continuaria achando que faz sentido? Me desculpem, mas achei essa exposição dela bem desnecessária pro movimento vegano e perigoso pra quem está pensando em transicionar (como alguém já citou nos comentários).
Incrível a didática e a abordagem de vocês, a Anne fala muito bem, amei o vídeo e não conhecia sobre esse assunto e esse lado, ótima participação da Anne e que ela venha mais vezes trazer tanto conhecimento e opinião!! Parabéns pelo trabalho incrível Larica Vegana.
A Anne é muito necessária doido, sério. Não sou vegano ainda, mas sigo diversos criadores de conteúdo que versam sobre o assunto e nunca tinha visto uma reflexão tão clara sobre o veganismo. Parabéns Anne, apareça mais vezes. 👏🏻👏🏻👏🏻
Sou (estou) vegetariana, e meu pensamento crítico a respeito do veganismo ainda está em construção. Os apontamentos de vocês foram maravilhosos💛 obrigada💛
Bom dia, lindos!!! É só uma sugestão: quando usarem termos diferentes, por favor, explica o que significa, pois assim pode ficar ainda mais inclusivo. O que é especismo? E o movimento antiespecista? Interessante esclarecer, talvez tenha alguém que não saiba e se sinta "desfocado". Beijos!!!
Anne, dentro dessa questão do veganismo como movimento político, num quesito Brasil, ele não se desvincularia da luta de classes? É uma questão que penso muito, e muitas vezes quando abordei esse assunto ouvi coisas do tipo “isso não é veganismo, crie um outro nome, movimento vegano é sobre a luta pela vida dos animais, você tá supervalorizando a espécie humana, etc”. Sempre senti o veganismo abordando ambos os lados, pessoas consomem animais, logo temos que entender o porquê elas comem animais… culturalmente, economicamente. Uma vez vi um vídeo de duas crianças indo caçar um pombo com estilingue pra comer, não sei se era roteiro ou se realmente aconteceu isso, porém no Brasil não é tão difícil assim conversar sobre a escassez de alimento nas famílias brasileiras, inclusive aqui no RUclips existe diversas reportagens de famílias que vivem com 400 reais por mês, e outras realidades que muitas vezes a gente não vê e esquece por estar hipnotizado pelo dilema das redes sociais. Então fica a questão, como começar a pensar o veganismo no Brasil sem essas pautas de recortes sociais?
O veganismo, pelo menos me parece , que está acima de qualquer questão racial(étnico), porque é um movimento que se trata da evolução humana e do planeta como um todo acho que aí não cabe separar nada... somos todos um!
Queridos! O primeiro vídeo com a Anne me fez refletir, foi um estalo "olha, meu relacionamento é inter-racial" e ter contato com esse debate é importante demais para mim. Nesse vídeo, o debate sobre o termo veganismo me pegou muito. Faz muito sentido!! Obrigada pela partilha!
Interessante pensar em veganismo pela perspectiva negra, como um negro vegano, nunca fiz uma análise considerando questões raciais, tampouco me importo como a vegan society define a palavra. A palavra/língua é viva e se define pelo próprio uso do que pela semântica, isso serve para veganismo, feminismo, racismo e etc... em cada lugar e a cada povo servirá de uma forma e já tenho esse conceito definido comigo, com todo respeito, meu cú pra vegan society. huehu Não assumo uma posição extremista, nem imponho minha visão de mundo, fé e crenças pessoais aos outros, informo e vivo como exemplo, quem quiser seguir, siga, quem não quer, não siga, não sou militante com os outros, sou militante comigo msm!
Dizem que um elefante incomoda muita gente. Aparentemente, uma mulher negra falar do seu ponto de vista e realidade sobre um movimento político, incomoda muito mais kkkkkk caramba hein! Eu achando que aqui, num canal vegano, teria um público mais mente aberta. Aí fui lembrar que a maioria do contato que tive com veganos, isso se repetiu. Aí deixei de estar surpresa.
Pesquiso muito sobre o veganismo, tenho os livros da Lu, fiz meu tcc baseado no veganismo, já passei 1 ano e meio em uma dieta vegetariana, mas sinto que ainda não estou pronta para ser vegana. As vezes ainda sinto vontade de comer carne ainda. Mas reduzi meu consumo em 90%, troquei cosmeticos fiz várias outras trocas, mas ainda n consigo me livrar de certas coisas. Espero que em um futuro bem próximo eu consiga ser vegana.
Muito interessante essa reflexão e necessidade de não alienação no que diz respeito ao movimento vegano! Perfeita a abertura do canal para novas discussões como as ligações entre religião e movimento vegano e exploração animal. Falar sobre antiespecismo com naturalidade podia ser um foco crescente do canal! Obrigado 🙏
Anne você é extraordinária! Esse é o melhor vídeo do Larica. (P.s.: se abrirem o relacionamento avisa antes pra gente abrir o nosso tbm e enviar nossos currículos pra vocês hahaha)
assintindo o video meio atrasada, mas amei muito as discussões! Obrigada Anne por compartilhar suas opiniões, sou vegana a pouco tempo e ainda não tinha ouvido essa percepção do veganismo. Vocês são um casal incrível 🥰❤️
Essa é uma das melhores reflexões sobre veganismo que ouvi até agora . Eu penso que nós, brasileiros (levando em conta as possibilidades alimentares que o solo brasileiro, tropical, produz) somos privilegiados em comparação com outros povos onde é mais difícil obter alimentos a base de plantas. E é por isso que eu não me sinto a vontade para levantar a bandeira do veganismo. E por essa veia radical que aponta não veganos como "gente do mal". Temos muito a refletir. E gente, vocês são um casal lindo, o relacionamento é um tesouro, amei compartilharem suas ideias. E a Anne realmente é linda demais, admiração pelo trabalho dela. Tito, sapato de homem é mil vezes mais confortável que de mulher, te entendo quando fala de vestir com conforto.
Concordo sim que não nos devemos retirar de algumas coisas do dia a dia, como religião, como esse exemplo do natal que a Anne deu, levando exemplos de como podemos viver aquele episódio simbólico, de reunião familiar, etc, fazendo ver que é possível não consumindo alimentos de origem animal.
A questão é: você pode fazer parte das festas religiosas cristãs e não consumir o peru, o peixe. Nas outras religiões é possível também? Ou seria negar a crença no ritual?
Sinto falta de mais vídeos assim no canal... Os vídeos de receitas são maravilhosos e eu amo (até pq é a essência do canal kkk) mas acho que seria muito massa se tivesse mais conteúdo de vocês falando sobre o veganismo político, esse role do antiespecismo e toda essa coisa do veganismo popular etc....... Vocês todos do canal são muito fofos e é muito bom também ver vocês falando 🥰
✨ Compre nosso ebook Cozinha Brasileira Veganizada 🌱. Com versões à base de plantas de 50 receitas amadas pelos brasileiros, ele foi criado para mostrar que a tradição pode se adaptar aos nossos propósitos. Compre Aqui: laricavegana.online/ ❤
❤🦥 APOIE NOSSO TRABALHO (Se você puder): apoia.se/laricavegana
Já pedi mas vou pedir de novo.... Fãz um "veganos frescos". Sem jaca, sem cogumelo e sem coco ou óleo de coco....
Espero que gostem ❤️ e sejam gentis nos comentários 😬
Amooooooooooooo
Lindos ❤️
Vcs atacaram as pessoas Brancas por vários motivos. Isso é gentileza? Tem que ponderar na linha de raciocínio. Eram outros tempos. Nossa colonização é muito recente diante do velho mundo. Os Negros na África caçavam e teem uma culinária muito peculiar que influenciou várias culturas, na visão de vcs pode até ser negativo, mais tos que respeitar. Não é uma cor que define um comportamento. Se posicionar é ser imparcial. Pretos, brancos....o que verdadeiramente importa é saber distinguir o cabe agora nos nossos tempos. Já que nomenclaturas são tão importantes pra vcs cria um novo nome para o movimento das mulheres. E o Branco que criou vcs anulam. Mais até às mulheres mais modernas e atuais usam o termo Feminismo. Amiga se posiciona e cria um novo nome para o feminismo. Vc será lembrada pelo feito ou pela sua cor? Até pq no Brasil não temos cor definida. Sou filha de branco com preta com muito orgulho, obrigada.
Quero colocar vcs num potinho 😍
@@CarolinaFerraz-j5m foi a minha leitura. Não me senti confortável. Respeito total sua opinião e a sua gentileza. Reflexão é mesmo necessária e cada um tem a sua opinião. Essa é a minha opinião.Assim como a dela.
Sendo gaúcha, é simplesmente impossível pensar em uma receita vegetal que seja afetiva na minha família. Meus pais e avós foram criados comendo carne, leite e ovos, e eu fui criada com meu pai demonstrando carinho em forma de churrasco. É muito difícil pra mim, criada nessa cultura, abrir mão desses alimentos. Mas sigo diminuindo o consumo aos poucos e espero um dia conseguir abrir mão disso, porque é uma cultura insustentável realmente. Amei o vídeo, ficaria assistindo por horas!
E o pinhão, menina? 🤗
Sagu!
Sou vegana e gaúcha também! Mas acho viável incluir o veganismo na culinária gaúcha! Da pra fazer seitan e vegetais no churrasco, fica muito bom! Carreteiro de proteína de soja também é uma delícia.. tem várias possibilidades!
Nem imagino alguém sem nenhuma memória de nenhum prato vegano. Nem eu que sou mineiro e fui criado com leite queijo e torresmo.... Atualmente só não consegui largar o ovo nos bolos mas tirando isso, hj um angu, uma abóbora, um feijão recém cozido e uma couve me resolvem muito bem e me lembram tanto dos avôs e avós...
A Anne é um bem da vida viu? Ela é muito delicada, de uma energia tão linda. Fluidez, inteligência. Que pessoa bonita! É muito bom encontrar essa reunião de coisas boas nas pessoas de forma tão gritante.
A Anne é um artigo de luxo amo ela falando, não sou vegana mas assistindo o larica vegana estou diminuindo o meu consumo de carne vermelha.
😍
kkkkkk 💚💚💚
Não sou vegana, nem vegetariana. Mas estou no momento de refletir sobre o consumo de carne e tenho reduzido bem. Obrigada pelo conteúdo desse vídeo e pelas receitas sempre (amo cozinhar!), que ativam minha criatividade na cozinha e me ajudam nesse processo!💜
Anne: Você consegue entender? Quer elaborar comigo isso.
Eu: É esse tipo de troca, partilha, cumplicidade, respeito e valorização, que faço questão! ♥️
Eu amei! Me senti mais inteligente no final desse vídeo kkkkk gente! Vcs são massa! Foi um prazer te ouvir Anne! Sua voz é necessária nesse canal, volte sempre! Muito boa a reflexão sobre a sacralização dos animais nas religiões de matriz africana, sobre a relação dos seus devotos com o alimento, muito bem colocada e super respeitosa. Como devota dos Orixás a sacralização é uma discussão permanente aqui no nosso templo, e temos trabalhado muito nossos conceitos para cultuar nossa divindade livre da sacralização, e temos avançado…é possível sim cultuar Orixás sem sacralizar, mas é um processo bem complexo, possível mas complexo, que deve ser feito com muita amorosidade. Em fim…foi um tempo satisfatório esse que passei aqui nesse vídeo, até a próxima 🥰😘
Fui vegetariana por uns quatro anos, e há 4 não sou mais... Não pensava em voltar a não comer carne a partir de reflexões que fui elaborando, mas vocês me fizeram pensar dnv sob outra perspectiva (com um jeito diferente que me fez ter vontade de entrar dnv nesse mundo) Valeu por isso!
Que bom ler isso ❤️
❤️❤️❤️ que bom, querida!
pq vc tinha parado de ser vegetariana? Fiquei curiosa kk
@@gabiazevedo5789 eu tbm
Ela tem a energia de uma personagem de “encanto”
Eu sou cristã e na minha igreja TODOS não comem carne (vegetarianos) 😅❤️ uns são veganos 🌱🌱
Adventista?
Conheço adventista que come carne ,ovos ...
@@te3935 sim mas existem várias adventistas de ministérios diferentes, a minha é Adventista da Reforma onde ninguém come bichos.
@@kamilypeixoto9002 sim, tem várias Adventistas, de ministérios diferentes, a que eu frequento ninguém come😃
Eu sou adventista do Sétimo dia e sou vegetariana
Meu Deus, comentários valiosíssimos feitos pela Anne e pelo Tito. Críticas muito bem apresentadas que nos faz questionar muita coisa. Obrigada pelo conteúdo, tragam sempre mais por aqui!
adoro ouvir o pensamento de vocês sobre as coisas, abre a visão pra muita coisa
cara, pior que eu concordo muito essa discussão do anti especismo, queria que esse fosse o nome "oficial" do movimento, até pq ele é mto mais assertivo e didático, mta gente quando escuta o termo "vegano" associa a algo mais relacionado a saúde, fitness ou algo mais individualista, tipo, "tal pessoa ama os animais, ama o verde" etc... o termo anti especista parece ser mto mais adequado na minha opinião, mas tbm concordo demais com o Tito que por questões de pragmatismo e comunicação vale a pena manter o termo veganismo tbm, mas de forma aberta e trazendo pra pauta esse tipo de discussão, bem massa pessoal!
discussões fodas, gostaria de ver mais vídeos assim, com outras pautas... muito bom! abre a mente e faz refletir 🙏
Vocês são lindos. Passa uma paz tão grande.
Eu não entendi uma questão, a Anne é vegana, mas não se coloca esse rótulo, apenas pq foi algo criado por brancos na Europa, ou pq o conceito vegano é algo q vem sendo mudado sempre pela vegan society, como falaram no vídeo? Alguém sabe o q ela quis dizer em relação a cor da pele/raça... Se fossem negros(da África) ou indígenas (por serem do Brasil) ela se encaixaria no título de vegana? E gente, o q tem a ver a cor da pele, q é apenas uma "capa", com o fato de se intitular vegana?? É apenas uma pergunta! Eu amo esse canal e estou amando assistir vídeos sobre novos assuntos como esse 😍
tbm achei isso nada a ver...
Tb nao entendi,acho mt preconceituoso
Meu sonho ser calma assim
sou vegana há 6 anos, mas admito que nunca parei para pesquisar a origem do termo e em todo o peso que ele traz
obrigada por colocarem esse debate no vídeo e pela coragem da Anne de se posicionar, mesmo tendo o risco de ser julgada por ser uma posição não convencional
Quando eu crescer quero falar bem igual a Anne 🥰🥰
Eu tb
A Anne dando um baile de elegância e inteligência com suas palavras quero ser assim como ela🥰🥰
Quando eu já tinha cortado os derivados, mas ainda não tinha falado claramente pra ninguém, me deparei com uma frase em um dos restantes que mais gosto (que se denomina antiespecista): "não pare no veganismo, questione-se" e fez MUITO sentido. Acredito muito mais nessa quebra de sistema do que nas ações isoladas para si.
Gostei muito do que a Anne puxou de reflexão sobre o mov vegano
além de receitas, ensinam tanta coisa mais. Vocês são lindos ❤️
Cara, que reflexão incrível da Anne, nunca tinha pensado… sobre o movimento vegano, a origem do movimento e tal
Eu tenho 2 vozes na cabeça que pensam como cada um de vocês e assistir esse video com pontos de vistas diferentes foi muito bom, percebo que estou no caminho certo desde que decidi virar vegetariano há 10 anos e vegano 8 anos atrás. Meu ativismo e discurso se torna cada vez mais abrangente, sábio, paciente e melhor argumentado. Rótulo serve pra nos organizarmos e não pra defender igual time de futebol. E de nada servem Filosofias de Vida que não mudam e não evoluem, pois tudo que é estático e muito rígido se aproxima de "anti-vida". Parabéns pelo video e pela sinceridade. Obrigado
❤️❤️❤️❤️
Adoro ouvir vocês!
A fala da Anne me lembrou muito um vídeo que fizeram com o a Paola Carosella sobre o que ela achava do veganimo. Ela fala que tbm acha o movimento político importante sobretudo a questão ambiental, mas falou de grupos que as vezes pelas condições socioeconômicas e tradições (exemplo: comunidade das quebradeiras de cocos babaçu) é difícil vc querer colocar um movimento como hegemônico e ditar a forma mais "correta de existir", tirar muitas vezes tradições culinárias milenares e resquícios que ligam essas pessoas com sua ancestralidade. Mas é fato que, inclusive a Paola cita, sobre um consumo sustentável inclusive nesses locais.
A Anne traz reflexões importantíssimas. Sou negra e me apresento como vegana, entretanto, sempre questiono como esse movimento afasta pessoas negras. Acredito que não existe mudança real quando a maioria da população negra não se sente representado pelo movimento.
Ahh antes que alguém diga que o foco do veganismo são os animais e isso é a única coisa que importa, lamento informar, mas ações antiespecista sem uma abordagem interseccional torna-se limitada, superficial e pouco efetiva. Movimentos políticos são feitos por pessoas e ganham força através de apelo popular, enquanto o veganismo ficar nessa bolha elitista, embranquecida e capitalista, dificilmente veremos maiores efeitos na sociedade e principalmente na vida e dignidade dos animais.
@Spider Bro pois é, são tantos os impactos negativos que a exploração animal causa que é urgente a gente aprender dialogar melhor e de forma mais inclusiva sobre o antiespecismo.
É totalmente compreensível ela não se sentir tão bem encaixada no rótulo de vegana, porém eu acho importante tentar fortalecer o movimento. Quando nos apresentavemos como veganos, nós ajudamos na disseminação de sua ideias e, por mais que o movimento não nos represente 100%, é muito importante lutar para aumentar o número de adeptos antes de qualquer coisa (já que enquanto discutimos nossas posições políticas, animais morrem). Se afastar do termo não é um bom caminho para isso, na minha opinião.
@@MrKon619 Trazer novas perspectivas ao veganismo pode ser um dos caminhos, estou sempre disposta a ouvir e aprender sobre o assunto através de outros olhares, principalmente quando pessoas negras se manifestam. Eu uso a palavra veganismo como "identificação" por ser mais fácil o entendimento, mas tbm pq acho que nós devemos ocupar esse lugar tbm.
Concordo 100% com você
@@annemagalhaes2979sempre bom te ver no larica. Obrigada por trazer a tua opinião, sempre interessante, pra nós. ❤
Anne fala mais sobre a diferença que poderia ter no veganismo de lá e aqui no Brasil, eu não entendi direito oq vcs quiseram dizer
Eu também gostaria que ela expandisse isso.
Eu acho que foi num sentido espacial/cultural mesmo, o que eles acabaram retornando no final. Porque pensando em coisas práticas mesmo fora dos centros urbanos... aqui no Brasil temos os quilombolas que tem todo um plantio sustentável desde muito antes da palavra sustentável existir, sabe? Aí fica complicado meio que impor o veganismo em gente que tá salvando os recursos naturais há séculos...e também acho que vem aquilo do privilégio de na Europa a moeda sendo euro é bem mais acessível de se comprar uma variedade alimentar, sabe?
@@potirafaria3104 interessante e cabe mesmo um video, pq nunca vi ngm falando a respeito disso profundamente
Eu entendi que ela não quer receber rótulos
nossa que vídeo BOM! UAU! parabéns pelo trabalho de vocês, esse vídeo foi muito informativo, adorei! ainda absorvendo e pensando, abriu pra muitas reflexões novas e também deu palavras pra algumas coisas que eu não sabia formular ♡
❤️❤️❤️
está lindo com esse look Tito ❤️
Que papo necessário, bem elaborado, esbanjando elegância, inteligência e coerência, como eu amo! 💚
Acho engraçado ele falando companheira ao invés de namorada.
Já deixei o like pra não esquecer de enaltecer o maior canal 💚💚💚💚
❤️❤️❤️❤️❤️
Gente, entendam: eu não consumo nada de origem animal, eu pratico o anti-especismo todo possível, mas não me rotulo vegana. É possível outras perspectivas de mundo anti-especistas que não se intitulam “veganas”? Sim, é possível. Se quer saber porque tantas pessoas não brancas não se identificam com o movimento vegano, é só olhar alguns dos comentários abaixo 👀
Realmente, tem uns complicados…
Sou "Branca" e não consumo nenhum tipo de carne. Vc está sendo racista.Vc parecem que vivem no mundo da lua. Quanta bobagem. Misericórdia.
dps queria um video de skincare da Anne pq que pele linda e reluzenteeee
Delícia de discussão....inteligente, sensível. Vontade de dar um abraço apertado nestes dois fofos
Uma coisa é alguém ser contra a definição de um termo, outra coisa é fazer uma baita discussão desnecessária sobre ele.
Então vamos filosofar também sobre o anti-fascismo, anti-racismo, anti-homofobia e tantos outros:
- De onde surgiram esses movimentos? Na Europa? Ásia? Américas? (Isso importa pras vítimas?)
- Foi um branco/roxo/preto/fêmea/trans/nazista que criou? (Isso importa pras vítimas?)
- Talvez algum deles faça sentido em certas sociedades... (!)
Se a gente trocar "veganismo" por "racismo" no discurso dela, será que ela continuaria achando que faz sentido?
Me desculpem, mas achei essa exposição dela bem desnecessária pro movimento vegano e perigoso pra quem está pensando em transicionar (como alguém já citou nos comentários).
Acho que são discussões importantes que o movimento precisa fazer pra continuar crescendo
Incrível a didática e a abordagem de vocês, a Anne fala muito bem, amei o vídeo e não conhecia sobre esse assunto e esse lado, ótima participação da Anne e que ela venha mais vezes trazer tanto conhecimento e opinião!! Parabéns pelo trabalho incrível Larica Vegana.
A Anne é muito necessária doido, sério. Não sou vegano ainda, mas sigo diversos criadores de conteúdo que versam sobre o assunto e nunca tinha visto uma reflexão tão clara sobre o veganismo. Parabéns Anne, apareça mais vezes. 👏🏻👏🏻👏🏻
Sou (estou) vegetariana, e meu pensamento crítico a respeito do veganismo ainda está em construção. Os apontamentos de vocês foram maravilhosos💛 obrigada💛
Lindezaas ❤️ Vocês são incríveis! 😍
Amoooo seus vídeos de receitaaaa. Curto tudo 💛
Bom dia, lindos!!!
É só uma sugestão: quando usarem termos diferentes, por favor, explica o que significa, pois assim pode ficar ainda mais inclusivo. O que é especismo? E o movimento antiespecista?
Interessante esclarecer, talvez tenha alguém que não saiba e se sinta "desfocado".
Beijos!!!
Verdade! Vamos nos atentar mais pra isso ❤️
Siiim! Vamos pensar em jeitos legais de continuar essa conversa.
Anne indica algumas leituras sobre o veganismo ♥️
Anne, dentro dessa questão do veganismo como movimento político, num quesito Brasil, ele não se desvincularia da luta de classes? É uma questão que penso muito, e muitas vezes quando abordei esse assunto ouvi coisas do tipo “isso não é veganismo, crie um outro nome, movimento vegano é sobre a luta pela vida dos animais, você tá supervalorizando a espécie humana, etc”. Sempre senti o veganismo abordando ambos os lados, pessoas consomem animais, logo temos que entender o porquê elas comem animais… culturalmente, economicamente. Uma vez vi um vídeo de duas crianças indo caçar um pombo com estilingue pra comer, não sei se era roteiro ou se realmente aconteceu isso, porém no Brasil não é tão difícil assim conversar sobre a escassez de alimento nas famílias brasileiras, inclusive aqui no RUclips existe diversas reportagens de famílias que vivem com 400 reais por mês, e outras realidades que muitas vezes a gente não vê e esquece por estar hipnotizado pelo dilema das redes sociais. Então fica a questão, como começar a pensar o veganismo no Brasil sem essas pautas de recortes sociais?
O veganismo, pelo menos me parece , que está acima de qualquer questão racial(étnico), porque é um movimento que se trata da evolução humana e do planeta como um todo acho que aí não cabe separar nada... somos todos um!
adorei o papo sobre veganismo anne!!
Queridos! O primeiro vídeo com a Anne me fez refletir, foi um estalo "olha, meu relacionamento é inter-racial" e ter contato com esse debate é importante demais para mim. Nesse vídeo, o debate sobre o termo veganismo me pegou muito. Faz muito sentido!! Obrigada pela partilha!
😍😍😍 beijooos Hellen
que papo gostoso de ouvir e muito construtivo! da abertura para vários pontos inseridos na sociedade para repensar, amei.
Que necessária essa discussão, incrível a eloquência da Anne e o fato que vocês consegue trazer pontos diferentes de forma amorosa. Grata!
Nossa que conversa legal, gostei da resposta se é vegana ou não :)))
O barulhinho dos brincos balançando ❤️
Que cenário aconchegante! 🧡
Eles combinam tanto.
Interessante pensar em veganismo pela perspectiva negra, como um negro vegano, nunca fiz uma análise considerando questões raciais, tampouco me importo como a vegan society define a palavra. A palavra/língua é viva e se define pelo próprio uso do que pela semântica, isso serve para veganismo, feminismo, racismo e etc... em cada lugar e a cada povo servirá de uma forma e já tenho esse conceito definido comigo, com todo respeito, meu cú pra vegan society. huehu Não assumo uma posição extremista, nem imponho minha visão de mundo, fé e crenças pessoais aos outros, informo e vivo como exemplo, quem quiser seguir, siga, quem não quer, não siga, não sou militante com os outros, sou militante comigo msm!
Muita informação galera, obrigada por compartilharem! Arrasaram!
Esse casal transpira elegância e inteligência, acho lindo!
Que discussão rica e maravilhosa. Obrigada!
aaa esse cenário eu nunca vou me acostumar com tanta beleza
Esse canal tá maravilhoso diverso amei ❤
Estamos amando e vamos trazer cada vez mais convidados ❤️
❤️❤️❤️
Né? Que evolução linda!
olhar as expressões da anne enquanto o tito que ta falando TUDOOH muito comunicadora
Vídeo necessário! Vocês são lindos❤
Dizem que um elefante incomoda muita gente. Aparentemente, uma mulher negra falar do seu ponto de vista e realidade sobre um movimento político, incomoda muito mais kkkkkk caramba hein! Eu achando que aqui, num canal vegano, teria um público mais mente aberta. Aí fui lembrar que a maioria do contato que tive com veganos, isso se repetiu. Aí deixei de estar surpresa.
Qual canal vegano dessa mulher negra? Nunca vi, divulga o link por favor!
Eu gostei muito dela!
Esse verde fica lindo Anne, apoio o Tito ahah
A sensibilidade intelectual da Anne é cativante. 🥰
Ai ai que vídeo lindo falando sobre muitas coisas importantes relacionada ao veganismo
Pesquiso muito sobre o veganismo, tenho os livros da Lu, fiz meu tcc baseado no veganismo, já passei 1 ano e meio em uma dieta vegetariana, mas sinto que ainda não estou pronta para ser vegana. As vezes ainda sinto vontade de comer carne ainda. Mas reduzi meu consumo em 90%, troquei cosmeticos fiz várias outras trocas, mas ainda n consigo me livrar de certas coisas. Espero que em um futuro bem próximo eu consiga ser vegana.
Muito interessante essa reflexão e necessidade de não alienação no que diz respeito ao movimento vegano! Perfeita a abertura do canal para novas discussões como as ligações entre religião e movimento vegano e exploração animal. Falar sobre antiespecismo com naturalidade podia ser um foco crescente do canal! Obrigado 🙏
Vocês brilham❤️
Reduzindo cada vez mais o consumo da carne. Esse canal como sempre me incentivando muito!! Amei a anne também!
E ah, Anne, adoro seu tom de voz e sua eloquência!
Larica não decepciona no conteúdo de qualidade. Anne é uma convidada tão especial que é da cada já!
adoro ouvir a a Anne! aprendo muito com vocês😍😍😍
Anne você é extraordinária! Esse é o melhor vídeo do Larica. (P.s.: se abrirem o relacionamento avisa antes pra gente abrir o nosso tbm e enviar nossos currículos pra vocês hahaha)
Uma super aulaaa !!! Obrigada queridos
Amo o geito que o Tito é com a Anne super gentil e compreensivo 🥰
assintindo o video meio atrasada, mas amei muito as discussões! Obrigada Anne por compartilhar suas opiniões, sou vegana a pouco tempo e ainda não tinha ouvido essa percepção do veganismo. Vocês são um casal incrível 🥰❤️
Casal de respeito
Tudo perfeito! Amo o canal.
Meta de relacionamento
Meu deus que gostoso ouvir vcs! Não sou vegana, mas gosto do debate, quem sabe um dia né 🤭🤭, mas de verdade que delicia ouvir vcs!
A minha sogra também pergunta muito ao meu marido, se ele não passa fome. Mas ele diz que nunca comeu tão bem ahah
Também estou ainda em momento de reflexão!
Vcs são tão inteligentes, incríveis...queria tanto sentar com vcs,bater um papo...sei lá,só sei q amo demais ❤️❤️❤️
🌝❤️
Achei lindo, maravilhoso e perfeito❣️❣️
Papo maravilhoso, inteligente, agradável gostei bastante.
O Tito arrasa sempre nos looks
Gente, a Anne é tão fofa, que dá vontade de guardar ela num potinho 💚
arrasaram muito!!!
Essa é uma das melhores reflexões sobre veganismo que ouvi até agora . Eu penso que nós, brasileiros (levando em conta as possibilidades alimentares que o solo brasileiro, tropical, produz) somos privilegiados em comparação com outros povos onde é mais difícil obter alimentos a base de plantas. E é por isso que eu não me sinto a vontade para levantar a bandeira do veganismo. E por essa veia radical que aponta não veganos como "gente do mal". Temos muito a refletir. E gente, vocês são um casal lindo, o relacionamento é um tesouro, amei compartilharem suas ideias. E a Anne realmente é linda demais, admiração pelo trabalho dela. Tito, sapato de homem é mil vezes mais confortável que de mulher, te entendo quando fala de vestir com conforto.
Concordo sim que não nos devemos retirar de algumas coisas do dia a dia, como religião, como esse exemplo do natal que a Anne deu, levando exemplos de como podemos viver aquele episódio simbólico, de reunião familiar, etc, fazendo ver que é possível não consumindo alimentos de origem animal.
Eu gosto do termo e do legado....todos unidos somos mais fortes ..
A questão é: você pode fazer parte das festas religiosas cristãs e não consumir o peru, o peixe. Nas outras religiões é possível também? Ou seria negar a crença no ritual?
Que fofinhossss 😍😍😍 amei o vídeo, sou fã do casal
Reflexões brilhantes 👏🏼
Anne vc é maravilhosa!!!
Sinto falta de mais vídeos assim no canal... Os vídeos de receitas são maravilhosos e eu amo (até pq é a essência do canal kkk) mas acho que seria muito massa se tivesse mais conteúdo de vocês falando sobre o veganismo político, esse role do antiespecismo e toda essa coisa do veganismo popular etc....... Vocês todos do canal são muito fofos e é muito bom também ver vocês falando 🥰
Queria entender melhor as problemáticas da definição da The Vegan Society para o que é veganismo. Gravem um vídeo sobre isso! 🙏
Confesso q o assunto do veganismo ser movimento de branquitude, me deixou meio voando... pq eu acho q não devia pensar nele dessa forma. 🤔
Mas é importante a gente pensar e conversar sobre isso
@@laricatvoficial Eu ja acho q os animais são os únicos q a gente tem q pensar e se importar em relação ao veganismo. Só acho