Minha tataravó nasceu na noite em que os escravos foram libertados , então você imagina a felicidade de uma mãe em saber que sua filha não será escrava assim como ela foi .
Quando a lei de abolição que pois o fim da escravidão saiu, já existia a lei do ventre livre a muito tempo, então mesmo se a abolição não estivesse ocorrido quando sua antepassada nasceu , ela não seria uma escrava, nasceria livre, pois a lei do ventre livre declarava que todos os filhos de escravo nascidos da data dessa lei, seriam livres!
@@janepattademedeiros.5788 Ele não foi preconceituoso, só falou o que aconteceu com uma parente dele,que foi tratada diferente dos escravos. Você que está sendo preconceituoso, falando "italianada" como se estivesse com a intenção de rebaixar um italiano, não seja hipócrita.
Me vi representada nessas imagens, pois ainda adolescente na década de 1980 vivi uma situação análoga a escrava, pois trabalhava para os senhores brancos onde meu salário era apenas um prato de comida e dormia no quarto nas dependências da casa onde os agregados da casa ainda tentavam abusar-me, mas mesmo muito nova nunca permitir que essas pessoas consumassem seus intentos maléficos. Cuidava das crianças e ainda era submetidas as violências de patrões embriagados. Hoje, é para mim doloroso lembrar dessas situações, porém me considero vitoriosa porque pude dar uma reviravolta nesse passado e construir um futuro digno para a minha família, sou professora de Geografia e minha busca é poder mostrar para os meus alunos que podemos torna o mundo melhor com respeito e dignidade para nós afrodescendentes.
Tratar um humano com placa de vende-se é muito doloroso é uma parte da história que nunca pode ser esquecida e jamais repetida , muita dor e sofrimento , Paz aos nossos Irmãos !.
@@EstudioVoitheia a Escravidão não acabou no Brasil e no Mundo! Só mudou de cenário, e a tortura agora é psicológica, mental ao extremo que atinge o físico, originando patologias pelo excesso de trabalho pouco remunerado, com grandes exigências, controle e monitoramento, sem reconhecer o trabalho árduo, descartando muitas vezes trabalhadores que executavam suas tarefas com dedicação e afinco, os quais elevaram os lucros dos Empresários, porém, logo após atingir tais metas, simplesmente apresentam-se com a desculpa de que a Empresa está em processo de reestruturação e com novas tecnologias, precisando remanejar seu quadro de funcionários, sem aviso prévio de suas grandes e tenebrosas mudanças.
@@iarasilva4893 Pelo menos ela foi marginalizada de modo que voce nao pode dizer explicitamente que faz isso. Isso é muito diferente do resto da historia da humanidade onde praticamente ninguem achava errado a escravidao.
Sou neto de negros com muito orgulho e amor, perdi minha bisavó em MG, onde ela faleceu aos 106 anos de idade em 1991. Lembro das histórias que nos contava sobre sua vida de criança e, que ela e o meu bisavô eram escravos de fazendeiros diferentes, só que na mesma região e, ela sempre recordava que ambos, fugiram de seus lugares de escravidão para constituírem uma família, onde pela graça de Deus chegou até a minha geração. Ela contava que trabalhavam de sol a sol e, a noite eram recolhidos para senzala e, o que recebiam pelos trabalhos forçados, eram as sobras de arroz e milho e, como ficavam felizes com os irmãos de senzala, quando conseguiam comer o resto de arroz branquinho e o de milho moído, junto a um resto de couve. Sinto vergonha dessa página na história do mundo, mas principalmente no nosso país;mas tenho orgulho que nas minhas veias, correm sangue de negros..!
No caso ela nasceu em 1885, e não era escrava, pois nasceu dps de 1871 ano da lei do ventre livre.O que penso é que na prática nessas fazendas isoladas no interior do Brasil a escravidão continuou por muito tempo,até msm dps do fim oficial da escravidão no Brasil.
@@DoisDedosdeTerror relativamente aos escravos, eles no Brasil foram sendo libertados sucessivamente pelos amos, sendo que houve muita miscigenação, muitos casamentos entre brancos/negros/mulatos... ao longo dos séculos O Brasil da época da independência teria cerca de 1,2 milhões de escravos. e em 1872 - o Censo dá-nos estes números Total da população do Brasil : 10 milhões Escravos 15,24 % = 1.524.000 pessoas Mestiços, pardos ou pretos : 58 % = 5.800.000 Brancos: 38 % = 3.800.000 Indígenas: 4% = 400.000 Estrangeiros 3,8% = 380.000 (portugueses, alemães, franceses, africanos livres) ou seja muitos dos 58% de mulatos, pardos, ou pretos vieram desses escravos libertos... no Brasil em 1887 estima-se que "somente" 700 mil dos 14,3 milhões de pessoas ainda eram escravos (cerca de 5%). Se lemos sobre os EUA, encontramos que quando houve a abolição da escravatura, eles tinham cerca de 4 milhões de escravos:"...Os estados do sul, porém, mantiveram a escravidão até à derrota na guerra civil, em 1865...""...somente em 1967 foram anuladas as últimas leis de proibição de casamentos mistos..."...Em 1° de janeiro de 1863, entrava em vigor o Ato de Emancipação assinado pelo presidente Abraham Lincoln. O ponto central da lei era a libertação de cerca de 4 milhões de escravos negros... em dezembro de 1865, o Congresso proibiu oficialmente a escravidão nos Estados Unidos através da 13ª Emenda Constitucional."
É sempre bom quando os avós tem essas histórias pra contar. Minha bisavó viu a segunda guerra mundial completa. Mas é uma pena que ela não se lembre, porque quando a guerra começou ela tinha só três anos e quando terminou ela tinha nove.
Eu sou negro e as vezes ainda sofro por preconceitos em alguns lugares, ainda mais esse povo nessa época. Sofreram demais. Amemos-nos uns aos outros e que tenhamos harmonia com todos.
O brasileiro, de forma geral, é um povo dócil e amigo. Praticamente todos nós temos amigos negros ou mesmo somos descendentes. Sim, existem casos de discriminação racial, como em todas as partes do mundo. Acredito que a maior causa de discriminação é em função da condição social.
@@marciosmm674 A maior razão para haverem tantas pessoas negras pobres, foi justamente por causa da postura adotada pelos republicanos logo após a abolição e proclamação. Chamaram mão de obra estrangeira e deixaram o povo negro sofrer com fome e miséria.
Desprezível todo tipo de opressão, seja por etnia, religião, classe social. Porém o reino de Deus está próximo, virá pra resolver todos os problemas da humanidade, que continua indo de mal a pior!
Creio eu que a maioria das pessoas que são racistas, vem mais da classe alta, pois moro em favela, e observo que aqui o povo não liga para cor, eu sou pardo e a maioria dos meus amigos são negros, esses dias estava observando a molecada brincado de bicicleta e até comentei com um amigo meu que na favela não existe racismo, ele disse pq?...aí respondi olha lá os dois garotos brincando, um era negro e o outro branco!.
Se parar para pensarmos 150 anos não é muito tempo comparado a idade do Brasil, e ainda vivemos resquícios da época da escravidão no nosso cotidiano, ainda presenciamos cenas lamentáveis de racismo.
É lamentável ainda existir tamanha maldade e racismo ainda nos dias atuais. Inclusive, lamentável ter existido tudo isso! Chega ser imensurável a dor de milhões de famílias andando com marcas do tempo atrás até os dias de hoje.
Meu coração sangra em saber que meus antepassados sofreram tanto...meu avô filho de escravos me disse tanta coisa que olhando pra essas imagens faz-me derramar em lágrimas.
Todo mundo tem antepassados escravo.A escravidão acontece desde que o mundo é mundo.A escravidão negra foi mais recente,mas durou muito pouco em comparação com a escravidão dos brancos
@@ricardopereira1204 A humanidade sempre foi podre, desde a antiguidade alguem escravisava alguém. Nas guerras os perdedores eram escravisados, Roma invadia outras Nações escravisava e destruia, ainda chamam os outros de barbaros.
A foto da criança branca fazendo a criança negra de seu cavalo é triste demais. Pois sabemos q não é só uma brincadeira de criança. Não gosto nem de imaginar de como eles eram maltratados. Muito triste.
Eu sou descendente de escravo, meu tataravô nasceu escravo, minha bisavó nasceu livre e conheceu um Italiano que veio fugido da Itália na época da Primeira Guerra Mundial. Hoje tenho descendência de escravos e italianos, minha esposa é descendente de Índios, minha filha tem toda essa mistura e isso me dá orgulho, somos descendentes de povos com garra.
Você não é descendente de escravos pois escravidão não é um traço genético. Você é descendente de africanos e afro-brasileiros escravizados. Digo isto na intenção de quebrar esteriótipos criados no início do século XX para justificar o "embranquecimento" do Brasil de acordo com teorias pseudo-científicas européias.
Em 4:52 podemos ver o abraço carinhoso do menino na senhora. Sim, as crianças são sempre a esperança no futuro. Ninguém nasce racista, preconceituoso ou desumano, infelizmente essas coisas se "aprende".
Nao se engane, as crianças foram criadas com educacão eugênica, equanto cresciam eram mimadas e entendiam que eram superiores. Quando se tornavam adultos acreditavam que elas nao fizeram mais que a obrigação, de servir a seu senhor. Vejo essas imagens com profunda tristeza,
Isso é tão cruel que não tem sentimento maior que a vergonha de saber que a escravidão existiu. Não dá para ver esse vídeo e não se sentir muito mal. As pessoas dessa época eram extremamente cruéis por permitir, tolerar e colaborar com tanto sofrimento e humilhação diante de seus olhos.
Mas o interessante que os proprios negros vendiam os negros para os homens brancos que iam la na africa comprar. Ate zumbi dos palmares escravizava outros negros, vai entender
Essa foi uma das recomendações aleatórias feitas pelo RUclips que valeu muito a pena assistir. Apesar de aprendermos isso na escola, não temos noção do que foi viver naquela época, esse vídeo nos deu um vislumbre dessa época sombria
Pessoas alugadas,compradas e roubadas.Não sei o que é mais triste! A mulher trabalhando de graça,com filho nas costas. Essas que cuidam dos filhos dos patrões eram as mães de verdades. Os patrões só faziam os filhos. Elas, apesar do sofrimento,davam amor. Me emocionei com a foto da libertação.
@@dirleifonseca9102 E ser perseguida e torturada pela senhora. O livro A casa d'água, relata histórias dessa época. Há o fato de uma mulher que foi colocada sentada, nua, no fogão à lenha, no momento de parir, o fruto do estupro do senhor amo
Meu sangue é puramente brasileiro, indígena e negro por parte de mãe e português por parte de pai. Primeira vez q venho neste canal, me emocionei muito. Sou professor , mas apenas vendo fotos ou depoimentos da época da escravidão é q sabemos o q foi um sofrimento deste.
O Sngue de um Italiano Brasileiro, um Japones Brasileiro e de Um Alemão Brasileiro é tão Brasileiro quanto o de um Afro Brasileiro e se pah deve ter algo de Europa ai no seu sangue tmb já que somos todos misturados
Sou Branco, mas, me emociono com toda essa maldade que fizeram com os irmãos negros. E hoje, ainda sofrem uma injustiça social, consequencia desse período.
Temos tanto ainda pra aprender sobre humanidade. Esse vídeo me humanizou um pouco mais. Obrigado por me lembrar que ainda temos muito o que aprender com a história.
Quer mesmo aprender? O conhecimento de Deus é o principio da sabedoria! O deus do destino é o mesmo que o deus do amor carnal e o responsavel pela morte de muitos devido a ganancia e desobediencia a Deus devido os desejos da carne
@@nilzaaparecidacandidotabat8606 boa noite! Não trago pro campo da “religiosidade”, apesar de acreditar que a estrutura do desenvolvimento histórico passou a tê-la entranhada em nosso desenvolvimento.
@@brunomoura2719 boa noite! O conceito quase messiânico. Acredito que temos muito ainda que refletir sobre poder, igualdade, direito, igualdade, entre outros temas. Penso e acredito que mesmo diante de tantas mazelas atuais, já tivemos tempos mais difíceis, o vídeo mostra o que nós enquanto sociedade produzimos de dor coletiva até aqui. Compreende?
Porém, não podemos nos esquecer que a escravidão continua - em países comunistas são TODOS semi-escravos, menos os amigos dos grandes políticos. Estes vivem encostados no POVO!! A escravidão hj é de forma encoberta e as pessoas "acham" que são livres!!
@@mariabeatrizwerneck8907 voce comenta em todas, se duas ideias são muito estranhas, como que querendo defender a escravidão no Brasil, para que está feio.
Senhor me ensina a amar meu semelhante e respeitá-lo independente de qualquer situação!! Essa parte é tão triste da história!!! Muito triste 😔 como eles sofreram!!!
Isso porque você está vendo de 1500 pra cá. A humanidade era muito mais cruel antes disso: Cruzadas, império mongol, caça aos indígenas e tantas outras coisas que aconteceram até mais tempo antes disso. Escravidão existe desde quando o Homem aprendeu a exercer poder através da força. Felizmente acabou depois dos africanos. Ocorreram episódios posteriores, mas foram curtos e não envolviam nações e nações comercializando pessoas, como no caso do holocausto ou até mesmo hoje em dia com tráfico humano; países pobres como alguns da África, a Coreia do Norte, entre outros; empresas ilegais; os campos de concentração chineses em pleno século XXI etc. O passado humano é triste e ele reflete ou continua, em alguns casos, no presente. Negros e indígenas sofrem aqui. Palestinos sofrem no Oriente Médio. Muçulmanos sofrem na China. Racismo entre países asiáticos, como casos comuns de coreanos desferindo ódio contra artistas tailandesas de kpop etc. Esse mundo é cruel. Mas ele está mudando. Temos que fazer a nossa parte e torcer pelo melhor.
Sim, na sociedade atual, concordo. Mas não naquela época. Era um mal necessário, assim como hj em dia tb fazemos coisas nojentas e inadmissíveis para os humanos do futuro.
Esse canal está de Parabéns, isso que está aqui só mostra o quanto nós somos miseráveis onde já se viu fazer tamanha crueldade com seres humanos, o que muda a cor de uma pessoa? Vendo isso dá pra sentir nojo, principalmente da nossa crueldade com outros seres humanos. Pena que não dá pra mudar a história.
Minha alma chora quando vejo esses conteúdos, fico imaginando porque o ser humano faz certos tipos de coisas,não importa quem eram, ninguém dessa época está mais vivo indiferente de raça,crença etc... todas as nossas diferenças ou ideologias vão um dia ser interradas junto com nós,perdemos muito tempo da vida tentando provar nossas verdades ,com isso sofremos e fazemos pessoas sofrerem
Assististindo e as lágrimas escorrendo. Orgulho dessa gente forte que nunca deixou de lutar! Tantas nações: Angola, Congo, Guiné, Benin... Todas aqui reunidas deram origem a um povo cheio de raça e coragem, mas também fraternos. Nos apiedamos com a dor do irmão, dividimos o pedaço do pão, sabemos falar e principalmente quando calar! Somos e sempre seremos o povo do cruzeiro do sul, para aqui fomos trazidos e aqui permaneceremos.
Nas Décadas de 50 e de 60 Conheci Ex Escravos. Os Que Mais Me Marcou Foi Os Relatos de Dona Maria 99 Anos e o Senhor Antônio 95 Anos. Eles Falaram Que Não Tinham Rancor de Ninguém. Minha Família Era Presbiteriana E Tinham O Maior Respeito Por Eles. O Único Pedido Deles Era Para Que Os Mais Velhos Falasse Para Os Jovens Não Deixar Acontecer Mais Escravidão. Minha Geração Estão Todos Indo Embora. Minha Palavra Está Sendo Cumprida. Saudações.
Que privilégio!! O (a) senhor(a) teve. Tenho 22 anos, sou parda com família negra, reconheço minhas raízes e tento ao máximo me conscientizar para assim Daqui a um tempo, conscientizar as vidas que passarão pelas minhas mãos como educadora, e no futuro como mãe. Essas pessoas que foram escravas atingiram o auge do amor de Cristo. Não tem rancor dos que lhe fizeram mal. Que as almas deles descansem nos braços de Jesus. Um abraço!
@@AmandaOliveira-rr8xp Amanda Bom Dia. Era Terrível a Gente Jovenzinho Ouvir Um Ser Humano Falar Aqueles Relatos e Eu Perguntar Para Minha Mãe, Eles Trabalhavam de Graça Nas Fazendas. E Ouvir da Própria Pessoa Dizer! Nós Perambulam de Fazenda Em Fazenda. Nos Eram Vindidos. Meu Pai Nasceu Em 1912 e Minha Mãe Em 1928. Um Dia na Década de 60, Meu Pai Relatou o Seguinte: Em Uma Viajem a Bahia a Hospedaria Ficava do Lado de Uma Casa De Família de Ex Escravos. Justo Naquela Noite a Família Fez Um Ritual Religioso. Cristã. Eles Choravam e Deliravam Perguntado Pelos Seus Parentes. Cadê Fulano, Cadê Beltrano, Onde Está Minha Mão e Meu Pai. As Décadas de 50/60 Tinha Muito Racismo e Preconceito. Como Falava Meu Pai e Minha Mãe. Através da Educação e Das Leis Tudo Pode Mudar. Vocês Têm Que Manter a Palavra Para Que Isso Jamais Se Torne a Acontecer. Saudações
@@AmandaOliveira-rr8xp Também o sou, e penso em fazer pedagogia justamente com esse intuito. A mesma elite e a mesma mentalidade escravagista perduram até hoje, e até hoje nos assombram.
Meu irmão foi cuidado por uma senhora que nasceu perto da época da abolição. Minha mãe saia pra trabalhar em um serviço árduo e pagava ela pra olhá-lo. Os pais dessa senhora foram escravos. Ela morreu há muitos anos.
Minha reação foi de chorar e até sentir ânsia ao ler o que estava escrito nos jornais. Tive que dar uma pausa pois me sinto sufocada de tanta tristeza e indignação. Eu já li sobre, já vi algumas fotos , mas é a primeira vez que tenho acesso a jornais da época citando sobre isso . E note que na maioria todos tem algum ferimento , algo decapitado do corpo ... e são descritos como se fossem objetos . Além de eu imaginar quantas foram abusadas, quantos foram separados de suas famílias. Dói muito e é uma sensação de impotência pois não podemos fazer nada para mudar o passado que essas pessoas tiveram . E outra coisa triste é que lá em partes do continente Africano , os mandatários dos países continuam muitos deles a vender seu povo , há muito trabalho escravo lá para empresas de fora que vão lá ou pagam os governantes para jogar seus lixos lá no meio de cidades . Não é só combater racismo nos países, tem que dar um chega nos "grandões" de lá para pararem de escravizar e vender . Tem que ir no começo de tudo , que são esses "grandões" acabando com o próprio povo por dinheiro do pessoal de empresas de outros países. Não vejo ninguém falando sobre isso. Falam só do racismo dentro de países, mas passam pano para esses grandões desde seus antepassados de lá do continente Africano onde até hoje vendem , escraviza e destrói seu próprio povo .
Tá, tudo bem mas infelizmente tu sabe que o Brasil é um país mais racista que se pode imaginar,inclusive nos dias de hoje ainda tem aquela história se tiver um cargo em alguma empresa 2vagas e tem 2candidatos , um Branco e um negro, a vaga fica com O BRANCO.e tu também deve saber ou desconfiar que essa princesa Isabel devia ser chegadadinha num NEGRÃO , INCLUSIVE DEVE TER ALGUM CASO COM UM, SENÃO NÃO TERIA DADO A LIBERTAÇÃO 😂😂😂😂😂😂
Chocantes essas imagens... às vezes fico a pensar: será que tudo acabou para eles? Não tiveram chance de ter uma vida digna aqui nessa terra, só sofrimento e aflições 😭😭😭.
Não parece que foi nós mesmo que se escravizaram porque que eu saiba aonde está toda a riqueza dos escravos vendidos é sempre fácil falar para se purificar mas eu não perdoo nunca o que os brancos fizeram com nós afro
@@AABB-qe4ne Se vc acha a escravidão vitimismo...essa sua opinião diz muito sobre seu desconhecimento histórico e humano/ ignorância e falta de respeito com o povo que viveu esse horror.
@@ilravenheart3123 Assim iam surgir em massa casos de abusos no trabalho, desrespeitos do direito trabalhistas... Empresários vendo funcionários apenas como mão de obra e não como ser humano, podendo fazer o que quiser com eles; se aproveitar da miséria do desemprego pra crescer uma empresa onde quem mais recebe é o empresário que não faz nada enquanto o cara que tá no cargo mais baixo recebe quanto ele quiser, talvez só o suficiente pra se alimentar pra continuar vivo, trabalhando pra aquele que não precisa fazer mais nada.
ACHAM QUE AINDA SOMOS LIVRES,ENGANA-SE QUEM PENSA ASSIM,POIS AINDA SOMOS ESCRAVIZADOS DE VARIAS MANEIRAS NESSE PAÍS DE GANANCIOSOS E CORRUPTOS.SEM CONTAR COM A ESCRAVIDÃO DO PECADO.
@@andreluiz6625 E biblico , quem governa o mundo é o mesmo que o deus do destino sendo o mesmo que o deus do amor carnal e o responsavel pela morte de muitos devido a ganancia e a falta de respeito e amor ao proximo. Sabemos que a ganancia é a estrategia usada pelo diabo. A ganancia levou Dalilah a entregar Sansao aos filisteus, ela ganancia ou amor aos bens materials levou a esposa de Lo a desobedecer aos anjos, a ganancia fez com que os fariseus amantes do dinheiro zombassem de Jesus Cristo, fez com que muitos deixassem de seguir os passos de Jesus Cristo, a ganancia fez com que Judas entregasse Jesus Cristo aos sacerdotes judeus, Ananias e Safira pecassem contra o espirito santo e outros.
Vc não sabe o que diz..... comparando "tua" escravidão com o que aqui ocorreu
4 года назад+492
O primeiro dos anúncios é o mais chocante (se é que isso é possível): troca-se uma mulher de 38 anos com filho por "uma negrinha de 10 a 12 anos". A intenção é óbvia.
A famosa Casa Grande simbolizava a arrogância e tirania da elite escravocrata, nela os respeitáveis barões e comendadores usufruiam os delírios do luxo e ostentação, eram seres superiores , súditos da Casa de Bragança. Os latifúndios geravam riquesas imensas graças ao trabalho escravo. Enquanto mancebos comportados e moçoilas suspirantes viviam um conto de fadas...lá na senzala os pretos, mestiços e indios eram tratados como animais. Moças e meninas pretas eram brinquedinhos nas mãos da raça dominante e a Casa de Bragança fazia a tão popular " vista grossa ". Os pretos eram apenas uma propriedade do Império. Então ? Será que a dona Monarquia não se sensibilizava com esse Holocausto da Escravidão ???
Eu me dobro de joelhos em nome de todas as pessoas que foram arrancadas de suas terras e tiveram que servir brancos, como se fossem bichos, que suas almas sejam respeitadas pra sempre, e que as pessoas continuem lutando para que pessoas negras tenham seus espaços valorizados.
@@putinistalibertario5309 a escravidão como a de antigamente pode ter passado, apesar de que ainda hj em dia existem negros escravos, n só negros, mais os negros ainda são muito rejeitados pela população, só pelo fato de ser de cor.
Muito pesado essas coisas... incrível como a gente passa a vida toda ouvindo sobre uma história e quase não nos mostram imagens, e ver esse vídeo foi muito tocante pra mim...orgulho de ser mulher nessas horas, em saber que foi uma mulher que teve coragem de liberta-los 👏👏👏👏👏👏👏
Excelente trabalho!!! Tudo muito triste .O que o ser humano é capaz de fazer!!! 150 anos,prece muito.Mas, o que se vê é a perversidade perdurada pelo preconceito . Temos que a gradecer pelos sobreviventes e por sua luta até os dias de hoje!!!
@@kelvin1897 Que vergonha esse teu comentário... Sou gaúcha, brasileira, meus Pais também brasileiros, meu avós sim são descentes de italianos e nem por isso sou preconceituosa e nem defendo sul livre...
@@kelvin1897 deixa de ser preconceituoso , tu es pior q mas insiguinificante q esses negros com esse seu pensamento nojento ...somos todos irmãos somos de um único planeta tal ok ...
@@janepattademedeiros.5788 parabéns moça...esse cara é um imbecil q nem os senhores daqle tempo ...tenho repúdio àquelas pessoas q achavam q valiam mas q aqlas pessoas q eles fizerem de escravo , meu consolo é saber q a maioria já morreram e estão no colo do capeta nesse momento ...
Viu o pq ter ter pessoas em especial negros como eu que afirmam que o preconceito e o racismo no Brasil ainda existe e é muito forte? Esse aí se manifestou e outros tantos que não se manifestam mas na oportunidade que tem expressam seu racismo
Do Brasil com certeza foi a maior atrocidade, nas no mundo de tão cruel ainda ouve acontecimentos que competem o holocausto, holodomor, massacre do Congo
A minha bisavo nasceu ainda escrava, antes de 1888 quando a Lei aurea foi assinada ela deveria ter uns 12 anos...minha avó (1906-1993) mesmo tendo nascido "livre" não escapou da segregação que ainda existia na sociedade, pela proximidade da escravidão recem extinta, onde os negros eram praticamente isolados do resto da sociedade...
Sou português e não acredito que o meu povo os tenha feito passar por aquela miseria... É triste ver isso e é triste pensar que a escravidão ainda existe. Um abraço a todos os brasileiros ❤️👍
@@izabelpereira7080 Lamento profundamente o que os portugueses fizeram com o povo angolano. Minhas sinceras condolências. O povo angolano é irmão dos brasileiros.
O homem ainda tem muito que aprender... A maior escravidão é a ignorância.. e não os portugueses dos dias de hoje não têm culpa da merda feita pelos verdadeiros colonos! Só existem duas pessoas na raça humana bons e maus . Paz
@@izabelpereira7080 somos filhos do mesmo criador..irmãos ou não todos estamos nesse mundo! Um dia todos deixaremos de ver na diferença aquilo que nos separa e estaremos unidos!
Não sei o que foi pior o tempo da prisão ou a liberdade,pois em resposta dessa liberdade,os maiorais fecharam todas as portas jogando-os ao vento e continuando a oferecer as condições mínimas para sobreviver,e continua até os dias de hoje.
Acho que honestamente a libertação para eles foi um alívio. Como sabemos,com o fim da escravidão eles ficaram marginalizados. Mas acho que para eles era melhor do que viver levando porrada,trabalhar para os outros ,etc.
@@luisfreitas7221 Eu acho que nos dias de hoje, não tem comparação, por pior que esteja , está melhor , muita coisa mudou , e tem que continuar mudando , se cada um fizer a sua parte, respeitar o seu próximo como a ti mesmo ,nunca mais haverá essa maldita escravidão Com o nosso povo tão sofrido , principalmente com os negros , e os pobres ,que sempre foram escravos dos ricos .
Eu sou branco e me dói tanto ver isso realmente eu não entendo como o ego do ser humano chega a esse ponto! Acredito do fundo do meu coração que Deus acolheu cada um deles e hoje estão em um lugar melhor! Eu sempre defendi que somos iguais porém temos uma dívida impagável com essas pessoas por gerações… 😔
3 Pontos importantes que podemos ver nas noticias dos jornais da época: 1ª - Uma parte ainda era estrangeira , falava-se em captura o negro da nação de Angola, Congo, Costa do Marfim. Ou então estas pessoas eram nascidas no Brasil mas não eram consideradas brasileiras. 2ª A visão que se tinham sobre a escravidão era que essas pessoas não passavam de meras mercadorias. As noticias falavam sobre algum armazém , casa de comércio, rua da Quitanda, e recompensas em dinheiro para quem capturasse ou trouxesse notícia, de como identificar a pessoas. Geralmente tinham com alguma mutilação , sem os dentes da frente , alguns com cabelos brancos. O simples fato de publicarem no jornal a venda , a fuga ou desaparecimento mostra como os brasileiros do século XIX não acharam que a escravidão era uma prática errada. 3ª A lição da história - Quando olhamos o que aconteceu no passado, ficamos horrorizados, podemos no perguntar : As pessoas daquela época não tinham consciência de que aquilo era errado ou elas não se importavam ? A pergunta é importante porque ela também é valida no presente, quantas coisas erradas existem em nosso mundo atualmente. E então , é por falta de consciência ou desprezo ?
nao tinhão conciencia uma ova basta olhar para os negros verião que erão gentes como eles muda somente a cor mais como a maioria era brancos se aproveitarão e escravizarão os negros se brancos fosem tão bom o leite não azedava
Bom,não acho certo chamar de brasileiros daquela época!acho que era estrangeiros que migraram pra ca para explorar essa terra de ninguém! Brasileiros somos nós mistura desses lixos que nos deixaram como herança essa memória vergonhosa.
Não imaginava que essa foto fosse no Brasil 0:31 Eu sempre penso no decorrer da "civilização" humana, as milhões, bilhões de pessoas que foram torturadas, humilhadas, que perderam a dignidade de viver... Escravidão no Brasil foi apenas uma "página" nos inúmeros livros que compõe a " vasta biblioteca" de história da crueldade humana.
"escravos do campo" continuam a existir. Infelizmente, as marcas dos 3 séculos de escravidão permanecem até os dias de hoje. A desigualdade, o preconceito e a intolerância não permitem a ferida cicatrizar.
@@wandomendes Acho que vc tem razão também. Eles tão pouco se lixando com o Brasil. Aliás, como vc sabe, até hoje somos chamados de índios pelo europeus e norte americanos. Já vi isso na pele quando fui fazer um curso em San Diego (1992). Imagino como deve ser hj que não querem mais latinos lá.
@@saldealbuquerque102 Olha, um intelectual de Internet. Uau! Eu nao usei vírgula pq não estamos em um "ambiente" formal. É mais prático Também não vejo necessidade em ser formal com um anônimo qualquer em uma plataforma digital.
@@matheusabner7983 Parece ser doido também...quem aqui se referiu à vírgula ? Referi ao tempo verbal na minha postagem. Você com toda sua " sabedoria " não o levou em consideração, e veio com uma coisa infantil, e acima de tudo óbvia. "Estão todos mortos" 🤤 Meu prezado, eu quis dizer que quem conseguiu fugir na época, tenha se safado, ou seja, não foi recuperado, pois certamente iriam sofrer suplício. Isso não se trata de intelectualidade, mas sim de uma coisa simples e real da língua pátria.
@@Jacob-bq2lt me lembrei da revolta do Haiti q chegou num ponte onde tinha mais escravos doque brancos, ae estourou uma revolta e os escravos mataram seus donos e declararam independência do Haiti da França
Jácób os brancos já são escravos. Só um escravo escraviza outro, alguém verdadeiramente livre, liberta o outro. Mais ainda na sociedade actual que é quase impossível não se ser escravo.
Eu tbm seria, sou descendente de negro e índio. Já estive em um museu afro, lá tem objetos que eram usados para prender e torturar os escravos...uma coisa horrível. Fiquei mto chocada, pensei nos meus antepassados o quanto sofreram e o quanto Deus é bom comigo, pois sou livre.
Mais hoje existe a escravidão branca também, é só olhar para nossas favelas brasileiras,falta água, falta luz, falta a ajuda dos governantes pra falar a verdade e só tristeza ontem e hoje...
@Indisposto A escravidão citada na Bíblia era semelhante ao que acontecia na antiguidade clássica. Esse conceito apenas se referia à alguém que dependia de outro alguém e oferecia seu trabalho em troca de moradia e subsistência (ponto). Não tem nada a ver com a “escravidão” ocorrida com os negros e um pouco com os índios depois de 1500. Os negros eram humilhados simplesmente por conta de suas cores de pele e existia um tipo de mentalidade social que os demonizavam. Procure sobre “darwinismo social” ou a teoria de que os negros eram descendentes de Caim (assassino de Abel) e por isso deveriam ser maltratados. Era esse o raciocínio do homem branco e católico na época.
Oi amigo, tudo bem? Adorei o vídeo! Me permita contar um fato curioso sobre minha vida e o escravo tigre! Eu sou descendente de escravos, e tudo que eu sei é que éramos escravos da dona Eliana, essa Eliana tinha uma filha chamada Mayra e todos são da família Lucena, passamos décadas sendo escravizados por essa família. Uns anos atrás, um homem de esquerda começou a me questionar! dizendo que minha vida era miserável e mandou eu encontrar essa tal família Lucena pra reivindicar os meus direitos! E foi isso que eu fiz! Eu fiz não pra exigir os meus direitos, e sim um parecer! Saber como elas estão; eu Comecei a procurar via internet até que encontrei! eu encontrei uma menina chamada Raissa com 4 anos de diferença mais nova do que eu. Infelizmente após eu contar sobre o nosso passado, ela acabou que me bloqueando das redes sociais e alterou o sobrenome, hoje em dia infelizmente eu não consigo achar ela mais. O mais inusitado, é que uma mulher espirita disse que na minha vida passada, eu era um escravo tigre, eu nem sabia o que era isso! Eu só conseguir descobri pesquisando na internet, e ela me disse que eu tenho pendencias a resolver com uma garota dessa família da qual eu era escravo! Isso é bizarro ou não é? Eu queria muito poder não acreditar, mas o inusitado é que ela não sabe que sou descendente de escravo muito menos sabe da minha vida, da qual relatou todos os detalhes tudo na minha frente sem ao menos me conhecer! Eu gosto muito de poder contar essa história em todos os vídeos que falam de escravidão, principalmente escravo tigre. Gente! Por favor, me ajude a encontrar essa menina? Eu fiz um Insta prório pra tentar achar ela, quem quiser e puder me ajudar me siga __________________( FABIOLUCENAX) Lá eu enviarei foto dela pra vocês me ajudar a procurar. Me desculpa pelo desabafo e comentário não produtivo, obrigado pela atenção e pelo vídeo relatando sobre o meu passado.
Foi realmente, alguns senhores de engenhos eram ferozes, verdadeiros animais, porem teve tambem aqueles que eram mais humanos, sei disso porque na Fazenda 3 ilhas, em MG conheci um descendente que contou que seus antepassados tratavam os escravos com dignidade tanto que quando foi abolida a escravidao, muitos pediram para ficar na fazenda. Isso tem merito e raro de se ver. e ele tem documentos que comprova o que nos contou.
não Só;Mas da humanidade em seu àpice sob influência diabólica pior dizendo q Deus estava aprovando isso aqui a igreja profana romana mais o Estado e TD a sua estrutura no mundo è cobra engolindo cobra (vatico,Inglaterra e frança coirmã nessas faucatruas e etc)
Uma época lamentável e desumana 😔😢 Tem tanta coisa que se eu podesse impedir !!! Já mais haveria escravidão no mundo nem guerra E nem campos de concentração!!! Todos somos iguais não existe cor e sim respeito e caráter ☺️
Estado nazista e o período da escravidão são as páginas mais NOJENTAS da história da humanidade, que mostra o quanto que o ser que se diz HUMANO pode ser MONSTRUOSO.
Sabe de nada inocente, os eslavos brancos europeus foram escravizados por mais de 2 mil anos pelos africanos e muçulmanos, tanto que deram origem à palavra escravo.
@@Garfield119 desde que o mundo é mundo existe escravidão, principalmente de povos vencidos em guerras, mas aqui estamos falando da escravidão no Brasil e que foi vergonhosa.
Eu aqui olhando essas imagens e pensando que faz tao pouco tempo que a escravidão acabou,quando eu era pequeno meu bisavô uma vez falou que ele era um escravo fugido,mais eu em sabia o que era isso
@@banana-uo3be meu pelo que tenho informações foi minha tataravó e tataravó da família de meu pai. Na da minha mãe, minha vó não sabe de nada da família dela.
Jefferson Thadeu a escravidão é um estado espiritual, desde o passado sempre existiu escravidão só mudou de forma, quando uma pessoa não obedece a Deus é um escravo do diabo.
Fiquei impactada com as imagens, uma coisa é ler um livro, ver um filme, outra é ver as pessoas reais, a escravidão se torna pessoal, tem um rosto, tem um nome, tem uma dor escondida atrás de um olhar. Tanta coisa boa nos trouxe a cultura africana, infelizmente à duras penas e muito sofrimento! O jeito alegre e extrovertido do brasileiro vem das nossas raízes africanas, mas foi regado com lágrimas!!! Que estas imagens nos ajudem a nunca permitirmos que ninguém seja desrespeitado e humilhado assim!
Quando a gente visita cidades históricas em qualquer região do país é perceptível o que eles sofreram sem ter tido chance de nada. Lamentável as pessoas da época que pensavam que eram alguma coisa a mais que o seu semelhante!
Isso aí foi ONTEM !!!! As vezes pensamos que as coisas demoram. Gente, em 20 anos muita coisa acontece. Uma cidade pode nascer em tempo menor que esse. A minha cidade natal tem menos de 100 anos e foi difícil ter noção do que é isso. Tenho 29 anos e agora que to me tocando como tudo é muito recente, muito atual. Imagine por exemplo como as estradas foram feitas. O surgimento das grandes avenidas, os bairros, etc.... Para se ter ideia do que era o Brasil na monarquia, é só ir numa roça por aí. Sabendo história, obviamente.. Você vai achar desde o período colonial até a atualidade. Nasci com uma rua sem calçamento, após quase duas décadas ela foi calçada. Daqui uns 5 anos provavelmente vai ser asfaltada.... Então as coisas acontecem em menos de uma vida. Nós vemos história na escola e parece algo distante. Ta aqui do lado....
Meu avô nasceu na lei do ventre livre,aprendeu a ler com a filha dos donos da fazenda era autodidata em violão,era um homem muito inteligente, era estivador,gostaria de saber mais sobre minhas raízes.
A todas as almas dos meus antepassados muita luz descansem em paz obrigado por tudo hoje sou livre e grata a cada um que lutou por isso tenho orgulho de ser negra.
@@vitoriaopenheimerkroschins6813 Não! Se ela fazer um exame provavelmente vai constar uns 40% de sangue branco, nunca ouviu falar de fenótipo? E sim ela é mestiça porque não é nem negra e não é branca, mas uma mistura.
@@vitoriaopenheimerkroschins6813 nossa população é em grande parte mestiços, somos filhos do novo mundo, somos filhos dos negros, indígenas e de Portugal.
bem eu posso dizer que na minha época dos anos 70 pros anos 80 era muito melhor de viver que hoje em dia mesmo os dias de hoje ter nais facilidades com as coisas mais não troco minha infância e adolescência dos anos 80 pelos dias de hoje então digo antigamente era sim uma época boa.
Minha tataravó nasceu na noite em que os escravos foram libertados , então você imagina a felicidade de uma mãe em saber que sua filha não será escrava assim como ela foi .
Quando a lei de abolição que pois o fim da escravidão saiu, já existia a lei do ventre livre a muito tempo, então mesmo se a abolição não estivesse ocorrido quando sua antepassada nasceu , ela não seria uma escrava, nasceria livre, pois a lei do ventre livre declarava que todos os filhos de escravo nascidos da data dessa lei, seriam livres!
A minha veio da Itália pro Rio Grande do Sul e ganhou terra
@@janepattademedeiros.5788 Ele não foi preconceituoso, só falou o que aconteceu com uma parente dele,que foi tratada diferente dos escravos. Você que está sendo preconceituoso, falando "italianada" como se estivesse com a intenção de rebaixar um italiano, não seja hipócrita.
@@kelvin1897 Essa e a história.
@@kelvin1897 porq vc comentou isso? Queria c engrandecer não e?pois saiba q deu nojo!!
O olhar dessas pessoas já diz tudo, dor humilhação e tristeza!!!
Lamentável
Que país é esse
Uma atrocidade,se vc ver as vítimas do holocausto,consegue ser ainda mais assustador,o ser humano,consegue ser demoníaco.
😢😢
@@videossatisfatorios1086 Qual é a lógica de você em video sobre a escravidão no Brasil, vir dizer que outros grupos de seres humanos sofreram mais?
Me vi representada nessas imagens, pois ainda adolescente na década de 1980 vivi uma situação análoga a escrava, pois trabalhava para os senhores brancos onde meu salário era apenas um prato de comida e dormia no quarto nas dependências da casa onde os agregados da casa ainda tentavam abusar-me, mas mesmo muito nova nunca permitir que essas pessoas consumassem seus intentos maléficos. Cuidava das crianças e ainda era submetidas as violências de patrões embriagados. Hoje, é para mim doloroso lembrar dessas situações, porém me considero vitoriosa porque pude dar uma reviravolta nesse passado e construir um futuro digno para a minha família, sou professora de Geografia e minha busca é poder mostrar para os meus alunos que podemos torna o mundo melhor com respeito e dignidade para nós afrodescendentes.
Linda historia
Eu espero que você tenha denunciado eles
Kkkkk
genivaldo pegadinha respeita o passado da menina. Certeza que tu não aguentaria um porcento do que ela aguentou.
Linda história de superação. Obrigada por compartilhar
Tratar um humano com placa de vende-se é muito doloroso é uma parte da história que nunca pode ser esquecida e jamais repetida , muita dor e sofrimento , Paz aos nossos Irmãos !.
O mais importante é como a escravidao acabou no Brasil e no mundo. Ver isso em um curto video no canal Voitheia Ruc : Amazing Grace II
@@EstudioVoitheia a Escravidão não acabou no Brasil e no Mundo!
Só mudou de cenário, e a tortura agora é psicológica, mental ao extremo que atinge o físico, originando patologias pelo excesso de trabalho pouco remunerado, com grandes exigências, controle e monitoramento, sem reconhecer o trabalho árduo, descartando muitas vezes trabalhadores que executavam suas tarefas com dedicação e afinco, os quais elevaram os lucros dos Empresários, porém, logo após atingir tais metas, simplesmente apresentam-se com a desculpa de que a Empresa está em processo de reestruturação e com novas tecnologias, precisando remanejar seu quadro de funcionários, sem aviso prévio de suas grandes e tenebrosas mudanças.
@@iarasilva4893 Pelo menos ela foi marginalizada de modo que voce nao pode dizer explicitamente que faz isso. Isso é muito diferente do resto da historia da humanidade onde praticamente ninguem achava errado a escravidao.
Dá vontade de chorar!!!! Muito triste isso.
Que passado sombrio tem nossa humanidade
vc é canal de comida sai daki
@@biscoitobiscoito9914 🤦
Passado, presente e futuro
@@rafinhasupersayagin ninguém pediu sua opinião
@@biscoitobiscoito9914 E daí que ninguém pediu?
Sou neto de negros com muito orgulho e amor, perdi minha bisavó em MG, onde ela faleceu aos 106 anos de idade em 1991. Lembro das histórias que nos contava sobre sua vida de criança e, que ela e o meu bisavô eram escravos de fazendeiros diferentes, só que na mesma região e, ela sempre recordava que ambos, fugiram de seus lugares de escravidão para constituírem uma família, onde pela graça de Deus chegou até a minha geração.
Ela contava que trabalhavam de sol a sol e, a noite eram recolhidos para senzala e, o que recebiam pelos trabalhos forçados, eram as sobras de arroz e milho e, como ficavam felizes com os irmãos de senzala, quando conseguiam comer o resto de arroz branquinho e o de milho moído, junto a um resto de couve.
Sinto vergonha dessa página na história do mundo, mas principalmente no nosso país;mas tenho orgulho que nas minhas veias, correm sangue de negros..!
Nas suas veias correm sangue vermelho.
@@materiaescuraa kkkkk
No caso ela nasceu em 1885, e não era escrava, pois nasceu dps de 1871 ano da lei do ventre livre.O que penso é que na prática nessas fazendas isoladas no interior do Brasil a escravidão continuou por muito tempo,até msm dps do fim oficial da escravidão no Brasil.
@@DoisDedosdeTerror relativamente aos escravos, eles no Brasil foram sendo libertados sucessivamente pelos amos, sendo que houve muita miscigenação, muitos casamentos entre brancos/negros/mulatos... ao longo dos séculos
O Brasil da época da independência teria cerca de 1,2 milhões de escravos.
e em 1872 - o Censo dá-nos estes números Total da população do Brasil : 10 milhões Escravos 15,24 % = 1.524.000 pessoas
Mestiços, pardos ou pretos : 58 % = 5.800.000
Brancos: 38 % = 3.800.000
Indígenas: 4% = 400.000
Estrangeiros 3,8% = 380.000 (portugueses, alemães, franceses, africanos livres) ou seja muitos dos 58% de mulatos, pardos, ou pretos vieram desses escravos libertos...
no Brasil em 1887 estima-se que "somente" 700 mil dos 14,3 milhões de pessoas ainda eram escravos (cerca de 5%).
Se lemos sobre os EUA, encontramos que quando houve a abolição da escravatura, eles tinham cerca de 4 milhões de escravos:"...Os estados do sul, porém, mantiveram a escravidão até à derrota na guerra civil, em 1865...""...somente em 1967 foram anuladas as últimas leis de proibição de casamentos mistos..."...Em 1° de janeiro de 1863, entrava em vigor o Ato de Emancipação assinado pelo presidente Abraham Lincoln. O ponto central da lei era a libertação de cerca de 4 milhões de escravos negros... em dezembro de 1865, o Congresso proibiu oficialmente a escravidão nos Estados Unidos através da 13ª Emenda Constitucional."
É sempre bom quando os avós tem essas histórias pra contar. Minha bisavó viu a segunda guerra mundial completa. Mas é uma pena que ela não se lembre, porque quando a guerra começou ela tinha só três anos e quando terminou ela tinha nove.
Eu sou negro e as vezes ainda sofro por preconceitos em alguns lugares, ainda mais esse povo nessa época. Sofreram demais. Amemos-nos uns aos outros e que tenhamos harmonia com todos.
O brasileiro, de forma geral, é um povo dócil e amigo. Praticamente todos nós temos amigos negros ou mesmo somos descendentes. Sim, existem casos de discriminação racial, como em todas as partes do mundo. Acredito que a maior causa de discriminação é em função da condição social.
@@marciosmm674 A maior razão para haverem tantas pessoas negras pobres, foi justamente por causa da postura adotada pelos republicanos logo após a abolição e proclamação. Chamaram mão de obra estrangeira e deixaram o povo negro sofrer com fome e miséria.
Mentira
Desprezível todo tipo de opressão, seja por etnia, religião, classe social. Porém o reino de Deus está próximo, virá pra resolver todos os problemas da humanidade, que continua indo de mal a pior!
Creio eu que a maioria das pessoas que são racistas, vem mais da classe alta, pois moro em favela, e observo que aqui o povo não liga para cor, eu sou pardo e a maioria dos meus amigos são negros, esses dias estava observando a molecada brincado de bicicleta e até comentei com um amigo meu que na favela não existe racismo, ele disse pq?...aí respondi olha lá os dois garotos brincando, um era negro e o outro branco!.
Se parar para pensarmos 150 anos não é muito tempo comparado a idade do Brasil, e ainda vivemos resquícios da época da escravidão no nosso cotidiano, ainda presenciamos cenas lamentáveis de racismo.
Foi +/- duas gerações
Infelizmente!!
O mais importante é como a escravidao acabou no Brasil e no mundo. Ver isso em um curto video no canal Voitheia Ruc : Amazing Grace II
É lamentável ainda existir tamanha maldade e racismo ainda nos dias atuais. Inclusive, lamentável ter existido tudo isso! Chega ser imensurável a dor de milhões de famílias andando com marcas do tempo atrás até os dias de hoje.
Eu já fui vítima 🥺
Meu coração sangra em saber que meus antepassados sofreram tanto...meu avô filho de escravos me disse tanta coisa que olhando pra essas imagens faz-me derramar em lágrimas.
Vc é uma reliquia. Se poder contar
Pensar q tudo isso era normal naquela época ser humano escravizando sua própria espécie uma mancha na historia
@@RafaelSilva-qw9le se fosse normal eles estariam fazendo pose e sorrindo nas fotos!
Todo mundo tem antepassados escravo.A escravidão acontece desde que o mundo é mundo.A escravidão negra foi mais recente,mas durou muito pouco em comparação com a escravidão dos brancos
@@adriano3987 nem todo mundo tem antepassado escravo. Qual escravidão dos brancos?
Realmente essas imagens dispensam qualquer comentario. A dor e a tristeza estao nelas
Como fomos capazes de fazer uma atrocidade dessas? chega a doer ao pensar no sofrimento deles.. triste .
Ainda mais com essa música
@@ray-xc7gu verdade! Só a música já é um lamento!
@@ricardopereira1204 A humanidade sempre foi podre, desde a antiguidade alguem escravisava alguém. Nas guerras os perdedores eram escravisados, Roma invadia outras Nações escravisava e destruia, ainda chamam os outros de barbaros.
@@ricardopereira1204 Não fomos nós Ricardo , essa história não é nossa isso tem que servir de exemplo pra nunca mais acontecer !
A foto da criança branca fazendo a criança negra de seu cavalo é triste demais. Pois sabemos q não é só uma brincadeira de criança. Não gosto nem de imaginar de como eles eram maltratados. Muito triste.
Também pensei! tirei até o volume da musica que apavora junto com as fotos.
Concordo tbm ne olha a cara de triste da mulher negra tadinho eu fico imaginando oque aconteceria se a escravidão existisse ate hoje
Machado de Assis descreve uma cena assim no seu famoso "Bras Cubas". Então isso devia ser muito comum.
😐
Só não esqueça que ao longo da história pessoas de todas as raças foram escravizadas.
Eu sou descendente de escravo, meu tataravô nasceu escravo, minha bisavó nasceu livre e conheceu um Italiano que veio fugido da Itália na época da Primeira Guerra Mundial. Hoje tenho descendência de escravos e italianos, minha esposa é descendente de Índios, minha filha tem toda essa mistura e isso me dá orgulho, somos descendentes de povos com garra.
Você não é descendente de escravos pois escravidão não é um traço genético. Você é descendente de africanos e afro-brasileiros escravizados. Digo isto na intenção de quebrar esteriótipos criados no início do século XX para justificar o "embranquecimento" do Brasil de acordo com teorias pseudo-científicas européias.
Show
O mais importante é como a escravidao acabou no Brasil e no mundo. Ver isso em um curto video no canal Voitheia Ruc : Amazing Grace II
E a Igreja católica era a favor da escravidão
Nossa, que maravilha
Em 4:52 podemos ver o abraço carinhoso do menino na senhora. Sim, as crianças são sempre a esperança no futuro. Ninguém nasce racista, preconceituoso ou desumano, infelizmente essas coisas se "aprende".
Talvez não tão infelizmente. Se nascessemis racistas seria ainda mais difícil tirar esse preconceito de nós.
O difícil e ouvir gente que dizem que não tem preconceito no Brasil. Nao conseguir ver o vídeo todo
As amas criavam as crianças, então havia sim uma afeição natural.
Ama de leite! Amamentação Aumenta o vínculo !
Nao se engane, as crianças foram criadas com educacão eugênica, equanto cresciam eram mimadas e entendiam que eram superiores. Quando se tornavam adultos acreditavam que elas nao fizeram mais que a obrigação, de servir a seu senhor. Vejo essas imagens com profunda tristeza,
Isso é tão cruel que não tem sentimento maior que a vergonha de saber que a escravidão existiu. Não dá para ver esse vídeo e não se sentir muito mal. As pessoas dessa época eram extremamente cruéis por permitir, tolerar e colaborar com tanto sofrimento e humilhação diante de seus olhos.
Não podemos esquecer nunca dessas atrocidades que foram feitas com nossos irmãos
Mas o interessante que os proprios negros vendiam os negros para os homens brancos que iam la na africa comprar. Ate zumbi dos palmares escravizava outros negros, vai entender
@@tenilmacarvalho1120 Óbvio que não amigo, me mostre um documento histórico que comprove toda a mentira que você está falando?
@@kaiquesampaio716 a verdd doe, mas é a verdd.
Pesquise ai
@@kaiquesampaio716 Mentira?! Então pra você a escravidão não existiu?
Seus irmãos ;)
Chega doer na alma inimaginável a tristeza de cada humano escravizado.
mto sofrimento.
Sou branco acho essa parada de racismo uma tremenda covardia ,essa escravidão foi uma vergonha para o mundo
E os escravos gregos e os esvravos dos chineses, e os escravos negros de negros na afrika.
Nao foi so os negros que foram escravos nao. Aff
@@stylesgangs6381 ele quer dizer no Brasil ok.
@@stylesgangs6381 aqui está falando sobre os africanos, sobre o Brasil....
@@pensador5634 escravidão é escravidão independente do lugar. Nao importa se foi aque ou em outro lugar.
Essa foi uma das recomendações aleatórias feitas pelo RUclips que valeu muito a pena assistir.
Apesar de aprendermos isso na escola, não temos noção do que foi viver naquela época, esse vídeo nos deu um vislumbre dessa época sombria
Os olhos retratam uma tristeza imensurável, como se o espírito nós fosse tomado.
É de cortar o coração ver uma pessoa ser anunciado como um produto qualquer. Não tive como conter as lágrimas 😭😭😭
Eu também estou chorando horrores 😭😭
Pessoas alugadas,compradas e roubadas.Não sei o que é mais triste! A mulher trabalhando de graça,com filho nas costas.
Essas que cuidam dos filhos dos patrões eram as mães de verdades. Os patrões só faziam os filhos. Elas, apesar do sofrimento,davam amor.
Me emocionei com a foto da libertação.
@HIghland.
Fonte: vozes da sua cabeça
O pior é ser abusada sexualmente e não pode fala nada!!
@@dirleifonseca9102 E ser perseguida e torturada pela senhora. O livro A casa d'água, relata histórias dessa época. Há o fato de uma mulher que foi colocada sentada, nua, no fogão à lenha, no momento de parir, o fruto do estupro do senhor amo
Kkkkk se lasque era só não ter parido
O Brasil foi o último país da América a libertar os escravos,e quando libertou não deu nenhuma condições de vida.
@@emylyaf O império ajudava eles, depois d golpe ai acabou p eles
@@corazon3975 🤣🤣🤣
@@corazon3975 o império ajudava? Kkkk ah não
principalmente os países africanos.
@@corazon3975 Ajudava como?Se não fosse a Inglaterra,estariam trazendo escravos até hoje.
4 palavras descrevem isso que eu acabei de assistir:
DESUMANIDADE.
SADISMO.
COVARDIA.
VERGONHA.
Religião seu porco
Não só isso que vc falou mais de primeiro a Religião Considerava negro sem alma
@@Mast3rmobile Mais um motivo para só adorar a Deus
@@Lala_vlog existe canções lindas e palavras bonitas mais o Deus Cristão como tantos outros deuses não existe um merda
@@Lala_vlog a mais fodasse e perda de tempo descuti com vc continue sendo religiosa ou estude a Bíblia e procure por verdades
Meu sangue é puramente brasileiro, indígena e negro por parte de mãe e português por parte de pai. Primeira vez q venho neste canal, me emocionei muito. Sou professor , mas apenas vendo fotos ou depoimentos da época da escravidão é q sabemos o q foi um sofrimento deste.
O Sngue de um Italiano Brasileiro, um Japones Brasileiro e de Um Alemão Brasileiro é tão Brasileiro quanto o de um Afro Brasileiro e se pah deve ter algo de Europa ai no seu sangue tmb já que somos todos misturados
Sou Branco, mas, me emociono com toda essa maldade que fizeram com os irmãos negros. E hoje, ainda sofrem uma injustiça social, consequencia desse período.
O pior é termos um governo que julga esse momento como vitimismo
Dói demais sofrer racismo, dói demais meus amigos.
Qual a necessidade de falar "Sou Branco"?
@@erieltoncosta652 ele quis dizer q não é todo mundo que é branco é preconceituoso mais a maioria é infelizmente
Ela pensa que é branco, porque, nós, brasileiros, somos uma mistura de negros, índios e europeus.
Temos tanto ainda pra aprender sobre humanidade. Esse vídeo me humanizou um pouco mais. Obrigado por me lembrar que ainda temos muito o que aprender com a história.
Qual é o conceito de humanidade pra você?
Quer mesmo aprender? O conhecimento de Deus é o principio da sabedoria! O deus do destino é o mesmo que o deus do amor carnal e o responsavel pela morte de muitos devido a ganancia e desobediencia a Deus devido os desejos da carne
👏🏻👏🏻👏🏻
@@nilzaaparecidacandidotabat8606 boa noite! Não trago pro campo da “religiosidade”, apesar de acreditar que a estrutura do desenvolvimento histórico passou a tê-la entranhada em nosso desenvolvimento.
@@brunomoura2719 boa noite!
O conceito quase messiânico. Acredito que temos muito ainda que refletir sobre poder, igualdade, direito, igualdade, entre outros temas. Penso e acredito que mesmo diante de tantas mazelas atuais, já tivemos tempos mais difíceis, o vídeo mostra o que nós enquanto sociedade produzimos de dor coletiva até aqui. Compreende?
Isso representa a história do Brasil mais que futebol e samba
Sim
o samba e o futebol são raízes disso 🤭
@@savagehertz o futebol não, o samba sim
O futebol foi criado por um inglês, n tem nada de raiz africana
Triste historia
Todos nossos antepassados
História macabra do Brasil
A história não pode ser desfeita, mas precisa ser lembrada para que não ocorra mais.
Já está ocorrendo, somos escravos
Imagina o quantos essas pessoas sofreram nessa época. Triste e deprimente.
Porém, não podemos nos esquecer que a escravidão continua - em países comunistas são TODOS semi-escravos, menos os amigos dos grandes políticos. Estes vivem encostados no POVO!! A escravidão hj é de forma encoberta e as pessoas "acham" que são livres!!
@@mariabeatrizwerneck8907 voce comenta em todas, se duas ideias são muito estranhas, como que querendo defender a escravidão no Brasil, para que está feio.
@@carloprato1 vc finge que não entendeu?? Eu disse que hj AS PESSOAS PENSAM QUE SÃO LIVRES.MAS SOMOS ESCRAVOS DE GLOBALISTAS/COMUNISTAS FDPs!!
@@mariabeatrizwerneck8907 você tem sérios PROBLEMAS
@@leticia11111 Fico feliz em saber que VOCÊ é livre, coisa rara num mundo tão estranho!!
Que nunca mais se repita um ato tão imundo como o q houve em nossa história.
PASME, ainda acontece, vá ao interiorzão do Brasil!!!
@@mariaclararocha1925 acontece o que??
acontece todo santo dia mundo afora
Nossa? Brasil não estava sozinh9 nessa
Paulo Cesar mas vai se repetir. A civilização está em ladeira abaixo, caindo
Chorei 😭fico imaginando quanto sofrimento,quantas dores, Deus tenha Piedade
Assista o filme 12 anos de escravidão..... É de soluçar...
mais por causas de alguns agente paga ate hj
A lei áurea só saiu por causa da pressão Inglaterra e estado unidos
Acho que ele não teve, já que a escravidão durou muitos anos e ele nao fez nada.
@Henrique Stilppën você acha que só o cristianismo está certo? Existem muitas outras religiões e só o cristianismo e o certo?
Pra mim é tudo lorota.
Minha alma gritou de tanta dor de imaginar o quão essa gente sofreu .
Senhor me ensina a amar meu semelhante e respeitá-lo independente de qualquer situação!! Essa parte é tão triste da história!!! Muito triste 😔 como eles sofreram!!!
Mas aconteceu, nada faz apagar o passado, temos hoje outro tipo de escravidão
Esse povo não sabia o significado da palavra felicidade. Estava estampado no seu semblante... óbvio..
E a gente aqui hoje em dia vivendo como se nada disso tivesse acontecido. O passado é assustador.
Está certo, o passado tem que ser Deixado para trás, ou vamos pensar só nas coisas Boas
Seria cômico se não fosse trágico a escrava cuidando do bebê que futuramente, o mesmo, iria escravizar seus filhos. tsc tsc tsc
@@luisvalencia2338 pode ter certeza que o "mesmo" não poderia escravizar meus filhos
@Herodes Tiene Esborne wtf como?
@@FellipeN.Negreiros Sério que você não sabe?
Faço coleção de moedas, e tenho algumas datadas de 1879, fico imaginando oque pode ter sido compradas com elas, quantas pessoas e histórias.
Quer vender as moedas?
@@rogersouza7396 por enquanto não amigo, agradeço a oferta
Tbm tenho coleção de moedas....
Cd?
João me passa seu contato
É um sentimento de tristeza e revolta ao mesmo tempo, difícil explicar.
Muito triste, 2 coisas mais cruéis que o ser humano já fez: a escravidão e o holocausto.
Nao esqueça do APARTHEID na Africa do sul.
E do hospício de Barbacena em Minas Gerais
Holodomor e o comunismo são piores...
Isso porque você está vendo de 1500 pra cá. A humanidade era muito mais cruel antes disso: Cruzadas, império mongol, caça aos indígenas e tantas outras coisas que aconteceram até mais tempo antes disso. Escravidão existe desde quando o Homem aprendeu a exercer poder através da força.
Felizmente acabou depois dos africanos. Ocorreram episódios posteriores, mas foram curtos e não envolviam nações e nações comercializando pessoas, como no caso do holocausto ou até mesmo hoje em dia com tráfico humano; países pobres como alguns da África, a Coreia do Norte, entre outros; empresas ilegais; os campos de concentração chineses em pleno século XXI etc.
O passado humano é triste e ele reflete ou continua, em alguns casos, no presente. Negros e indígenas sofrem aqui. Palestinos sofrem no Oriente Médio. Muçulmanos sofrem na China. Racismo entre países asiáticos, como casos comuns de coreanos desferindo ódio contra artistas tailandesas de kpop etc.
Esse mundo é cruel. Mas ele está mudando. Temos que fazer a nossa parte e torcer pelo melhor.
@@Rana-ff9rn barbacena
Que esse passado vergonhoso jamais seja esquecido.
O racismo é algo tão nojento e inadmissível
Não somente o racismo, como o Aborto, a Pedofilia , a erotização das crianças .. a promiscuidade nas escolas e faculdades .. Neh?!
@@famenez09 sim, concordo contigo 100% , mas o assunto do vídeo abordava apenas o racismo.
FM2020 sim mas oq está sendo abordado no vídeo é o Racismo que matou várias pessoas e continua matando ate hoje
Sim, na sociedade atual, concordo. Mas não naquela época. Era um mal necessário, assim como hj em dia tb fazemos coisas nojentas e inadmissíveis para os humanos do futuro.
Luis Paucar Como o racismo era algo necessário cara ? O estupros, agressões, xingamentos também era necessário contra os pretos? Mds
Esse canal está de Parabéns, isso que está aqui só mostra o quanto nós somos miseráveis onde já se viu fazer tamanha crueldade com seres humanos, o que muda a cor de uma pessoa? Vendo isso dá pra sentir nojo, principalmente da nossa crueldade com outros seres humanos. Pena que não dá pra mudar a história.
Minha alma chora quando vejo esses conteúdos, fico imaginando porque o ser humano faz certos tipos de coisas,não importa quem eram, ninguém dessa época está mais vivo indiferente de raça,crença etc... todas as nossas diferenças ou ideologias vão um dia ser interradas junto com nós,perdemos muito tempo da vida tentando provar nossas verdades ,com isso sofremos e fazemos pessoas sofrerem
Assististindo e as lágrimas escorrendo.
Orgulho dessa gente forte que nunca deixou de lutar!
Tantas nações: Angola, Congo, Guiné, Benin... Todas aqui reunidas deram origem a um povo cheio de raça e coragem, mas também fraternos. Nos apiedamos com a dor do irmão, dividimos o pedaço do pão, sabemos falar e principalmente quando calar!
Somos e sempre seremos o povo do cruzeiro do sul, para aqui fomos trazidos e aqui permaneceremos.
Nas Décadas de 50 e de 60 Conheci Ex Escravos. Os Que Mais Me Marcou Foi Os Relatos de Dona Maria 99 Anos e o Senhor Antônio 95 Anos. Eles Falaram Que Não Tinham Rancor de Ninguém. Minha Família Era Presbiteriana E Tinham O Maior Respeito Por Eles. O Único Pedido Deles Era Para Que Os Mais Velhos Falasse Para Os Jovens Não Deixar Acontecer Mais Escravidão. Minha Geração Estão Todos Indo Embora. Minha Palavra Está Sendo Cumprida. Saudações.
Que privilégio!! O (a) senhor(a) teve.
Tenho 22 anos, sou parda com família negra, reconheço minhas raízes e tento ao máximo me conscientizar para assim
Daqui a um tempo, conscientizar as vidas que passarão pelas minhas mãos como educadora, e no futuro como mãe.
Essas pessoas que foram escravas atingiram o auge do amor de Cristo. Não tem rancor dos que lhe fizeram mal.
Que as almas deles descansem nos braços de Jesus.
Um abraço!
@@AmandaOliveira-rr8xp Amanda Bom Dia. Era Terrível a Gente Jovenzinho Ouvir Um Ser Humano Falar Aqueles Relatos e Eu Perguntar Para Minha Mãe, Eles Trabalhavam de Graça Nas Fazendas. E Ouvir da Própria Pessoa Dizer! Nós Perambulam de Fazenda Em Fazenda. Nos Eram Vindidos. Meu Pai Nasceu Em 1912 e Minha Mãe Em 1928. Um Dia na Década de 60, Meu Pai Relatou o Seguinte: Em Uma Viajem a Bahia a Hospedaria Ficava do Lado de Uma Casa De Família de Ex Escravos. Justo Naquela Noite a Família Fez Um Ritual Religioso. Cristã. Eles Choravam e Deliravam Perguntado Pelos Seus Parentes. Cadê Fulano, Cadê Beltrano, Onde Está Minha Mão e Meu Pai. As Décadas de 50/60 Tinha Muito Racismo e Preconceito. Como Falava Meu Pai e Minha Mãe. Através da Educação e Das Leis Tudo Pode Mudar. Vocês Têm Que Manter a Palavra Para Que Isso Jamais Se Torne a Acontecer. Saudações
@@AmandaOliveira-rr8xp Essa Viagem do Meu Pai Foi na Década de 30. Saudações.
@@AmandaOliveira-rr8xp
Também o sou, e penso em fazer pedagogia justamente com esse intuito. A mesma elite e a mesma mentalidade escravagista perduram até hoje, e até hoje nos assombram.
Meu irmão foi cuidado por uma senhora que nasceu perto da época da abolição. Minha mãe saia pra trabalhar em um serviço árduo e pagava ela pra olhá-lo. Os pais dessa senhora foram escravos. Ela morreu há muitos anos.
Meu Deus , que vergonha que sinto pelo Brasil ter tido escravidão.
A tristeza nos olhos deles é de partir o coração 😢
se vê a dor, a tristeza, o sofrimento nos olhos... é muito triste ...
Verdade isso é muito desumano
Minha reação foi de chorar e até sentir ânsia ao ler o que estava escrito nos jornais. Tive que dar uma pausa pois me sinto sufocada de tanta tristeza e indignação. Eu já li sobre, já vi algumas fotos , mas é a primeira vez que tenho acesso a jornais da época citando sobre isso . E note que na maioria todos tem algum ferimento , algo decapitado do corpo ... e são descritos como se fossem objetos . Além de eu imaginar quantas foram abusadas, quantos foram separados de suas famílias. Dói muito e é uma sensação de impotência pois não podemos fazer nada para mudar o passado que essas pessoas tiveram . E outra coisa triste é que lá em partes do continente Africano , os mandatários dos países continuam muitos deles a vender seu povo , há muito trabalho escravo lá para empresas de fora que vão lá ou pagam os governantes para jogar seus lixos lá no meio de cidades . Não é só combater racismo nos países, tem que dar um chega nos "grandões" de lá para pararem de escravizar e vender . Tem que ir no começo de tudo , que são esses "grandões" acabando com o próprio povo por dinheiro do pessoal de empresas de outros países. Não vejo ninguém falando sobre isso. Falam só do racismo dentro de países, mas passam pano para esses grandões desde seus antepassados de lá do continente Africano onde até hoje vendem , escraviza e destrói seu próprio povo .
Tive a mesma sensação, tristeza
@@denilsodeon7609 Sim , é um sentimento forte de tristeza .
Eu ia escrever algo mais você já disse tudo.Sabe me dói muito a falta de consideração e egoísmo humano.
Triste mesmo
Tá, tudo bem mas infelizmente tu sabe que o Brasil é um país mais racista que se pode imaginar,inclusive nos dias de hoje ainda tem aquela história se tiver um cargo em alguma empresa 2vagas e tem 2candidatos , um Branco e um negro, a vaga fica com O BRANCO.e tu também deve saber ou desconfiar que essa princesa Isabel devia ser chegadadinha num NEGRÃO , INCLUSIVE DEVE TER ALGUM CASO COM UM, SENÃO NÃO TERIA DADO A LIBERTAÇÃO 😂😂😂😂😂😂
Chocantes essas imagens... às vezes fico a pensar: será que tudo acabou para eles? Não tiveram chance de ter uma vida digna aqui nessa terra, só sofrimento e aflições 😭😭😭.
Não parece que foi nós mesmo que se escravizaram porque que eu saiba aonde está toda a riqueza dos escravos vendidos é sempre fácil falar para se purificar mas eu não perdoo nunca o que os brancos fizeram com nós afro
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@@ediliziadossantos3489 Eu também não os perdôo.
Para de vitimismo!
@@AABB-qe4ne Se vc acha a escravidão vitimismo...essa sua opinião diz muito sobre seu desconhecimento histórico e humano/ ignorância e falta de respeito com o povo que viveu esse horror.
É impressionante o que o SER que se diz: " HUMANO", consegue fazer com outro.
Não mudou muito, hj existe escravos modernos, com um " salário mínimo "que dá pra sub existir e sobreviver.
Salário mínimo não deveria nem existir, só serve pra gerar desemprego e pobreza.
Exatamente, e nesta escravidão moderna não existe cor, esta todo mundo no mesmo barco.
@@ilravenheart3123 é isso ai, que deixem contratar necessitados por 500 reais por mês! (leia com tom irônico)
@@xmxrsxn Uai meu caro, melhor ter uma grana do que nao ter nada, nesse ritmo só vamos acabar com o desemprego daqui 13 anos...
@@ilravenheart3123 Assim iam surgir em massa casos de abusos no trabalho, desrespeitos do direito trabalhistas... Empresários vendo funcionários apenas como mão de obra e não como ser humano, podendo fazer o que quiser com eles; se aproveitar da miséria do desemprego pra crescer uma empresa onde quem mais recebe é o empresário que não faz nada enquanto o cara que tá no cargo mais baixo recebe quanto ele quiser, talvez só o suficiente pra se alimentar pra continuar vivo, trabalhando pra aquele que não precisa fazer mais nada.
ACHAM QUE AINDA SOMOS LIVRES,ENGANA-SE QUEM PENSA ASSIM,POIS AINDA SOMOS ESCRAVIZADOS DE VARIAS MANEIRAS NESSE PAÍS DE GANANCIOSOS E CORRUPTOS.SEM CONTAR COM A ESCRAVIDÃO DO PECADO.
Atrelar salário mínimo à escravidão é demais. Menos menos.
Conscertesa todos somos escravos da pirâmide que é o mundo moderno, mas comparado com o que essas pessoas sofreram, não é nada, absolutamente NADA.
Só no Brasil? Se você prestar bem a atenção a humanidade é escrava de um sistema que é controlada por mãos invisíveis.
@@andreluiz6625 E biblico , quem governa o mundo é o mesmo que o deus do destino sendo o mesmo que o deus do amor carnal e o responsavel pela morte de muitos devido a ganancia e a falta de respeito e amor ao proximo. Sabemos que a ganancia é a estrategia usada pelo diabo. A ganancia levou Dalilah a entregar Sansao aos filisteus, ela ganancia ou amor aos bens materials levou a esposa de Lo a desobedecer aos anjos, a ganancia fez com que os fariseus amantes do dinheiro zombassem de Jesus Cristo, fez com que muitos deixassem de seguir os passos de Jesus Cristo, a ganancia fez com que Judas entregasse Jesus Cristo aos sacerdotes judeus, Ananias e Safira pecassem contra o espirito santo e outros.
Vc não sabe o que diz..... comparando "tua" escravidão com o que aqui ocorreu
O primeiro dos anúncios é o mais chocante (se é que isso é possível): troca-se uma mulher de 38 anos com filho por "uma negrinha de 10 a 12 anos". A intenção é óbvia.
Sim. É nojento e assustador!
Fico imaginando não só o trabalho duro e forçado ,como também estrupos diariamente que que deveria acontecer diariamente naquela época
Verdade
A famosa Casa Grande simbolizava a arrogância e tirania da elite escravocrata, nela os respeitáveis barões e comendadores usufruiam os delírios do luxo e ostentação, eram seres superiores , súditos da Casa de Bragança.
Os latifúndios geravam riquesas imensas graças ao trabalho escravo.
Enquanto mancebos comportados e moçoilas suspirantes viviam um conto de fadas...lá na senzala os pretos, mestiços e indios eram tratados como animais. Moças e meninas pretas eram brinquedinhos nas mãos da raça dominante e a Casa de Bragança fazia a tão popular " vista grossa ". Os pretos eram apenas uma propriedade do Império.
Então ? Será que a dona Monarquia não se sensibilizava com esse Holocausto da Escravidão ???
Observe que no anúncio fala que a mulata tem um filho de cor clara
150 anos é uma vida e meia, muito pouco tempo atrás...os resquícios da escravidão ainda nos cercam
Eu me dobro de joelhos em nome de todas as pessoas que foram arrancadas de suas terras e tiveram que servir brancos, como se fossem bichos, que suas almas sejam respeitadas pra sempre, e que as pessoas continuem lutando para que pessoas negras tenham seus espaços valorizados.
Não esqueça q tbm teve donos de escravos q eram negros....
Servir brancos e negros. Vê ruclips.net/video/zAPMUV-c7vE/видео.html
@@bayekdesiwa7274 isso ninguém fala kkkkk
@@madsondanilo1881 é pq n tem comparação ne
@@kerolenrocha9557 tem sim, hipocrisia?
Deus! Que judiação! Tudo isso é tão... sofrido,tão cruel.. que não tenho nem palavras para dizer oque sinto!😢
Sim! 🥺 cara racismo foi a coisa mais ridícula que o ser humano já criou porra!🥺💔
@@biaotoch Racismo é uma coisa, escravidão é outra coisa.
Deixa de frescura isso já passou.
@@putinistalibertario5309 sim, mais por causa do racismo a escravidão dos negros começou.
@@putinistalibertario5309 a escravidão como a de antigamente pode ter passado, apesar de que ainda hj em dia existem negros escravos, n só negros, mais os negros ainda são muito rejeitados pela população, só pelo fato de ser de cor.
Muito pesado essas coisas... incrível como a gente passa a vida toda ouvindo sobre uma história e quase não nos mostram imagens, e ver esse vídeo foi muito tocante pra mim...orgulho de ser mulher nessas horas, em saber que foi uma mulher que teve coragem de liberta-los 👏👏👏👏👏👏👏
Iru
Excelente trabalho!!! Tudo muito triste .O que o ser humano é capaz de fazer!!! 150 anos,prece muito.Mas, o que se vê é a perversidade perdurada pelo preconceito . Temos que a gradecer pelos sobreviventes e por sua luta até os dias de hoje!!!
O fundo musical um grito de dor da alma, quão fortes foram nossos antepassados!!
Teus meus não
Sou descendente de Italianos
Sul Livre o sul é dos gaúchos.
@@kelvin1897 Que vergonha esse teu comentário... Sou gaúcha, brasileira, meus Pais também brasileiros, meu avós sim são descentes de italianos e nem por isso sou preconceituosa e nem defendo sul livre...
@@kelvin1897 deixa de ser preconceituoso , tu es pior q mas insiguinificante q esses negros com esse seu pensamento nojento ...somos todos irmãos somos de um único planeta tal ok ...
@@janepattademedeiros.5788 parabéns moça...esse cara é um imbecil q nem os senhores daqle tempo ...tenho repúdio àquelas pessoas q achavam q valiam mas q aqlas pessoas q eles fizerem de escravo , meu consolo é saber q a maioria já morreram e estão no colo do capeta nesse momento ...
Viu o pq ter ter pessoas em especial negros como eu que afirmam que o preconceito e o racismo no Brasil ainda existe e é muito forte? Esse aí se manifestou e outros tantos que não se manifestam mas na oportunidade que tem expressam seu racismo
Rapaz! Esse período foi o mais triste e absurdo da história da humanidade! Ótimo vídeo, obrigado.
Do Brasil com certeza foi a maior atrocidade, nas no mundo de tão cruel ainda ouve acontecimentos que competem o holocausto, holodomor, massacre do Congo
@@pedrolucas2250 sim, mas a escravidão foi o pior de todos devido aos seus séculos de duração e o número de pessoas atingidas.
Triste demais, não consigo imaginar tamanha crueldade. Choro toda vez que vejo essa cena.
A minha bisavo nasceu ainda escrava, antes de 1888 quando a Lei aurea foi assinada ela deveria ter uns 12 anos...minha avó (1906-1993) mesmo tendo nascido "livre" não escapou da segregação que ainda existia na sociedade, pela proximidade da escravidão recem extinta, onde os negros eram praticamente isolados do resto da sociedade...
Sou português e não acredito que o meu povo os tenha feito passar por aquela miseria...
É triste ver isso e é triste pensar que a escravidão ainda existe.
Um abraço a todos os brasileiros ❤️👍
Nao acreditas?se faz pouco tempo os pretos angolanos tinham que lavarem vossos peis.ta voces se lembram do que os enteresam✍️
@@izabelpereira7080 Lamento profundamente o que os portugueses fizeram com o povo angolano. Minhas sinceras condolências. O povo angolano é irmão dos brasileiros.
@@andrebrasil5428 nao somos irmao más a que ter a memoria viva..como te falei defendo minha origen india e respeito o passado negroes ja que sou zamba
O homem ainda tem muito que aprender... A maior escravidão é a ignorância.. e não os portugueses dos dias de hoje não têm culpa da merda feita pelos verdadeiros colonos! Só existem duas pessoas na raça humana bons e maus . Paz
@@izabelpereira7080 somos filhos do mesmo criador..irmãos ou não todos estamos nesse mundo! Um dia todos deixaremos de ver na diferença aquilo que nos separa e estaremos unidos!
Minha tataravó era escrava imagino o sofrimento ,a dor e a tristeza .
E pensar que são discriminados até hoje.Tenho orgulho das minhas raízes
Está escrito com a medida que medirdes, será medido a vós
Está escrito quem planta vento colhe tenpestade.
Também está escrito cada um prestará conta de se
Também está escriro todos hao de comparecer diante do trono branco.
Também está escrito se com tua boca
Não sei o que foi pior o tempo da prisão ou a liberdade,pois em resposta dessa liberdade,os maiorais fecharam todas as portas jogando-os ao vento e continuando a oferecer as condições mínimas para sobreviver,e continua até os dias de hoje.
Acho que honestamente a libertação para eles foi um alívio. Como sabemos,com o fim da escravidão eles ficaram marginalizados. Mas acho que para eles era melhor do que viver levando porrada,trabalhar para os outros ,etc.
Concordo com você!!!
Eu também não sei o que e pior.
@@usuario3496 sim e vdd, mas ao contrário hoje é crime!!e tem que denunciar
@@luisfreitas7221 Eu acho que nos dias de hoje, não tem comparação, por pior que esteja , está melhor , muita coisa mudou , e tem que continuar mudando , se cada um fizer a sua parte, respeitar o seu próximo como a ti mesmo ,nunca mais haverá essa maldita escravidão Com o nosso povo tão sofrido , principalmente com os negros , e os pobres ,que sempre foram escravos dos ricos .
Helbert Bryan agradeça ao golpe de 1889
Eu sou branco e me dói tanto ver isso realmente eu não entendo como o ego do ser humano chega a esse ponto! Acredito do fundo do meu coração que Deus acolheu cada um deles e hoje estão em um lugar melhor! Eu sempre defendi que somos iguais porém temos uma dívida impagável com essas pessoas por gerações… 😔
3 Pontos importantes que podemos ver nas noticias dos jornais da época:
1ª - Uma parte ainda era estrangeira , falava-se em captura o negro da nação de Angola, Congo, Costa do Marfim. Ou então estas pessoas eram nascidas no Brasil mas não eram consideradas brasileiras.
2ª A visão que se tinham sobre a escravidão era que essas pessoas não passavam de meras mercadorias. As noticias falavam sobre algum armazém , casa de comércio, rua da Quitanda, e recompensas em dinheiro para quem capturasse ou trouxesse notícia, de como identificar a pessoas. Geralmente tinham com alguma mutilação , sem os dentes da frente , alguns com cabelos brancos. O simples fato de publicarem no jornal a venda , a fuga ou desaparecimento mostra como os brasileiros do século XIX não acharam que a escravidão era uma prática errada.
3ª A lição da história - Quando olhamos o que aconteceu no passado, ficamos horrorizados, podemos no perguntar : As pessoas daquela época não tinham consciência de que aquilo era errado ou elas não se importavam ? A pergunta é importante porque ela também é valida no presente, quantas coisas erradas existem em nosso mundo atualmente. E então , é por falta de consciência ou desprezo ?
eu realmente pensei isso. espero que muitos leiam também.
nao tinhão conciencia uma ova basta olhar para os negros verião que erão gentes como eles muda somente a cor mais como a maioria era brancos se aproveitarão e escravizarão os negros se brancos fosem tão bom o leite não azedava
Os brancos tambem foram escravizados por mouros de 700 a 1492
a idéia de "certo" e "errado" não é algo fixo. estão em constante mudança ao longo do tempo e conforme cada sociedade
Bom,não acho certo chamar de brasileiros daquela época!acho que era estrangeiros que migraram pra ca para explorar essa terra de ninguém! Brasileiros somos nós mistura desses lixos que nos deixaram como herança essa memória vergonhosa.
Não imaginava que essa foto fosse no Brasil 0:31 Eu sempre penso no decorrer da "civilização" humana, as milhões, bilhões de pessoas que foram torturadas, humilhadas, que perderam a dignidade de viver... Escravidão no Brasil foi apenas uma "página" nos inúmeros livros que compõe a " vasta biblioteca" de história da crueldade humana.
O pesar é tanto , que
não encontro palavras...😔
"escravos do campo" continuam a existir. Infelizmente, as marcas dos 3 séculos de escravidão permanecem até os dias de hoje. A desigualdade, o preconceito e a intolerância não permitem a ferida cicatrizar.
Na Korea do Norte e na China está exatamente assim e não vejo ninguém fazendo passeata pra acabar com a escravidão hoje. Não é verdade?
@@jotecch-br Nem precisa ir tão longe, vamos primeiro banir a opressão "na nossa casa para depois apontar o dedo para a dos outros."..
@@wandomendes Acho que vc tem razão também. Eles tão pouco se lixando com o Brasil. Aliás, como vc sabe, até hoje somos chamados de índios pelo europeus e norte americanos. Já vi isso na pele quando fui fazer um curso em San Diego (1992). Imagino como deve ser hj que não querem mais latinos lá.
Tem q denuncia, isso é proibido
Vocês que quiseram colocar os fazendeiros no governo depois que saiu o militar. Adoraram o PSDB no governo. Tem mais é q ficar quietinhos.
Torço para que os fugitivos nesses anúncios, nunca tenham sido recuperados.
Se foram ou não agora não importa
estão todos mortos. Negros ou brancos
@@matheusabner7983 Sua interpretação de tempos verbais, é totalmente nula.
@@saldealbuquerque102 Olha, um intelectual de Internet. Uau! Eu nao usei vírgula pq não estamos em um "ambiente" formal. É mais prático
Também não vejo necessidade em ser formal com um anônimo qualquer em uma plataforma digital.
@@matheusabner7983 Parece ser doido também...quem aqui se referiu à vírgula ? Referi ao tempo verbal na minha postagem. Você com toda sua " sabedoria " não o levou em consideração, e veio com uma coisa infantil, e acima de tudo óbvia. "Estão todos mortos" 🤤 Meu prezado, eu quis dizer que quem conseguiu fugir na época, tenha se safado, ou seja, não foi recuperado, pois certamente iriam sofrer suplício. Isso não se trata de intelectualidade, mas sim de uma coisa simples e real da língua pátria.
@@saldealbuquerque102 A única pessoa que levou minha afirmação como uma tentativa de parecer "sábio" foi você. Que é óbvio, isso é claro.
Em pensar q até hoje existe escravidão no mundo.
Lamentável
Os negros estão crescendo a cada ano. Logo os próximos escravizados serão os brancos espere
@@Jacob-bq2lt me lembrei da revolta do Haiti q chegou num ponte onde tinha mais escravos doque brancos, ae estourou uma revolta e os escravos mataram seus donos e declararam independência do Haiti da França
@@Jacob-bq2lt Nenhuma raça merece isso seja Negra,Branca,Oriental,Índigina,somos todos iguais
Jácób os brancos já são escravos. Só um escravo escraviza outro, alguém verdadeiramente livre, liberta o outro. Mais ainda na sociedade actual que é quase impossível não se ser escravo.
marcos gabriel De lima
*nossa essa escravidão de hoje e uma maravilha Internet podemos comprar veículos casas nossa essa escravidão e uma maravilha*
Que tristeza como esses seres humanos eram tratados como mercadoria ,eram pessoas, não objetos 😢😢😢
Se eu e minha familia,fossemos dessa época,seriamos escravos..... Que historia triste
Eu tbm seria, sou descendente de negro e índio.
Já estive em um museu afro, lá tem objetos que eram usados para prender e torturar os escravos...uma coisa horrível.
Fiquei mto chocada, pensei nos meus antepassados o quanto sofreram e o quanto Deus é bom comigo, pois sou livre.
Ainda somos escravos... de maneira diferente mais ainda somos. 😞
Eu também seria,sou parda,meu pai era negro 😢
Mais hoje existe a escravidão branca também, é só olhar para nossas favelas brasileiras,falta água, falta luz, falta a ajuda dos governantes pra falar a verdade e só tristeza ontem e hoje...
Mas poderia ser dono de escravo tb!
Ser humano é a pior espécie de que foi colocada neste planeta
Concordo perfeitamente
@@agdaoliveira1505 desde de quando foi colocado aqui a maioria so pensa em si próprio
@@PauloRoberto-lg4eg sim sim. Se julgam superior e melhores que os outros sempre
@@agdaoliveira1505 temos a mesma opinião até que fim uma pessoa que concorda comigo
@@PauloRoberto-lg4eg e tá errado?
Sou negra com muiiiito orgulho e peço aos nossos irmãos e irmãs que rezem por nossos antepassados que a alma deles descansem em Paz
Eu também sou negro e TODAS as pessoas que fizeram isso com nossos antepassados vão pagar diante ao juizo final do criador
@Indisposto Onde tá na Bíblia isso?
Não adianta mas rezar amiga , so Deixar nas mãos do Senhor , que ele fara justiça.
@Indisposto A escravidão citada na Bíblia era semelhante ao que acontecia na antiguidade clássica. Esse conceito apenas se referia à alguém que dependia de outro alguém e oferecia seu trabalho em troca de moradia e subsistência (ponto). Não tem nada a ver com a “escravidão” ocorrida com os negros e um pouco com os índios depois de 1500. Os negros eram humilhados simplesmente por conta de suas cores de pele e existia um tipo de mentalidade social que os demonizavam. Procure sobre “darwinismo social” ou a teoria de que os negros eram descendentes de Caim (assassino de Abel) e por isso deveriam ser maltratados. Era esse o raciocínio do homem branco e católico na época.
@Indisposto ?
Oi amigo, tudo bem? Adorei o vídeo!
Me permita contar um fato curioso sobre minha vida e o escravo
tigre!
Eu sou descendente de escravos, e tudo que eu sei é que éramos
escravos da dona Eliana, essa Eliana tinha uma filha chamada
Mayra e todos são da família Lucena, passamos décadas sendo
escravizados por essa família.
Uns anos atrás, um homem de esquerda começou a me questionar!
dizendo que minha vida era miserável e mandou eu encontrar essa
tal família Lucena pra reivindicar os meus direitos! E foi isso que eu
fiz! Eu fiz não pra exigir os meus direitos, e sim um parecer! Saber
como elas estão; eu Comecei a procurar via internet até que encontrei!
eu encontrei uma menina chamada Raissa com 4 anos de diferença
mais nova do que eu.
Infelizmente após eu contar sobre o nosso passado, ela acabou que
me bloqueando das redes sociais e alterou o sobrenome, hoje em
dia
infelizmente eu não consigo achar ela mais.
O mais inusitado, é que uma mulher espirita disse que na minha vida
passada, eu era um escravo tigre, eu nem sabia o que era isso! Eu só
conseguir descobri pesquisando na internet, e ela me disse que eu
tenho pendencias a resolver com uma garota dessa família da qual
eu era escravo!
Isso é bizarro ou não é? Eu queria muito poder não acreditar, mas o
inusitado é que ela não sabe que sou descendente de escravo muito
menos sabe da minha vida, da qual relatou todos os detalhes tudo na
minha frente sem ao menos me conhecer!
Eu gosto muito de poder contar essa história em todos os vídeos que
falam de escravidão, principalmente escravo tigre.
Gente! Por favor, me ajude a encontrar essa menina? Eu fiz um Insta
prório
pra tentar achar ela, quem quiser e puder me ajudar me siga __________________( FABIOLUCENAX)
Lá eu enviarei foto dela pra vocês me ajudar a procurar.
Me desculpa pelo desabafo e comentário não produtivo, obrigado pela atenção e
pelo vídeo relatando sobre o meu passado.
É doloroso saber das tristezas e mazelas de nossa historia. Um de meus bisavós foi escravo na região de Pirapora.
Eles não sabiam sorrir.
Esse foi o período mais selvagem e vergonhoso de nossos antepassados!
Foi sim e com os piores crimes da historia humana; contra nois Africanos :(
Miau
Foi realmente, alguns senhores de engenhos eram ferozes, verdadeiros animais, porem teve tambem aqueles que eram mais humanos, sei disso porque na Fazenda 3 ilhas, em MG conheci um descendente que contou que seus antepassados tratavam os escravos com dignidade tanto que quando foi abolida a escravidao, muitos pediram para ficar na fazenda. Isso tem merito e raro de se ver. e ele tem documentos que comprova o que nos contou.
não Só;Mas da humanidade em seu àpice sob influência diabólica pior dizendo q Deus estava aprovando isso aqui a igreja profana romana mais o Estado e TD a sua estrutura no mundo è cobra engolindo cobra (vatico,Inglaterra e frança coirmã nessas faucatruas e etc)
@@augustomundombe829 nós africanos vírgula, que os meus trisavós africanos (africanos mesmo e não brasileiros como tu) tinham escravos
sabe o que é mais triste?
Saber que ainda tem racistas andando em nosso meio!
Não penso assim .Sou negra e tenho família negra e nem tudo e rascismo
@@mariacelina7299 mas, existe.
@@trapaleao6655 racismo taca o fodase olha o q era feito com os negros antigamente
Normal no dia a dia.
Eu já vi vários casos de racismo que nunca deu em nada. Quando vejo isso, parece normal pq ngm fez porra nenhuma pra acabar com isso. Pqp
Uma época lamentável e desumana 😔😢 Tem tanta coisa que se eu podesse impedir !!! Já mais haveria escravidão no mundo nem guerra E nem campos de concentração!!! Todos somos iguais não existe cor e sim respeito e caráter ☺️
Um dos momentos mais vergonhosos e cruéis da nossa História
Estado nazista e o período da escravidão são as páginas mais NOJENTAS da história da humanidade, que mostra o quanto que o ser que se diz HUMANO pode ser MONSTRUOSO.
Não foi um "momento", foi um longo período da nossa história, a maior parte desta. A rigor, formas similares à escravidão continuam até hoje.
Sabe de nada inocente, os eslavos brancos europeus foram escravizados por mais de 2 mil anos pelos africanos e muçulmanos, tanto que deram origem à palavra escravo.
@@niltonsouza6156 nazismo não chega aos pés do comunismo, que já matou mais de 100 milhões de pessoas.
@@Garfield119 desde que o mundo é mundo existe escravidão, principalmente de povos vencidos em guerras, mas aqui estamos falando da escravidão no Brasil e que foi vergonhosa.
Eu aqui olhando essas imagens e pensando que faz tao pouco tempo que a escravidão acabou,quando eu era pequeno meu bisavô uma vez falou que ele era um escravo fugido,mais eu em sabia o que era isso
Seu bisavô devia ter muitas histórias pra contar
É cara, o bisavô de mutia gente foi escravo
@@banana-uo3be meu pelo que tenho informações foi minha tataravó e tataravó da família de meu pai. Na da minha mãe, minha vó não sabe de nada da família dela.
@@felipegomes9622 eu não sei se já tive antepassados escravos, mas meu avô é negro, então talvez ele seja descendente de um escravo.
@@banana-uo3be se os antecessores dele morassem no Brasil provavelmente sim.
Uma vergonha em fazer parte da raça humana, que até hoje é capaz das piores maldades
Verdade!
Você tem o mesmo nome da minha mãe que já faleceu e o mesmo sobre nome que nós coincidência!
WTF vai vira et kkkk to zuando no video serio mais ok.
E das melhores bondades também, ué
Então vira um bico idiita
Um passado com muitas histórias triste..a escravidão sempre foi um absurdo histórico.
_O que mudou é que hoje não usamos correntes visíveis_ *Somente um negro sabe o tamanho do GRAU DO RACISMO NO PAÍS*
Se fosse só no Brasil, teria para onde abrigar-se. Temos uma marca que nos torna vulnerável a chacota e humilhação de quase todas as nações.
Lamentavel.muito lamentavel.
Mimimim do cacete
Essa é a definição de RACISMO " SÓ UMA RAÇA PODE!"
Jefferson Thadeu a escravidão é um estado espiritual, desde o passado sempre existiu escravidão só mudou de forma, quando uma pessoa não obedece a Deus é um escravo do diabo.
Excelente! Ao mesmo tempo que vergonhoso... O ser humano está distante da "imagem e semelhança de DEUS".
Não está distante não, miglo!! É uma questão de escolha. E temos a chance de escolher a cada novo dia.
@@T1o9b8b1y Sim, a vida é feita de escolhas.
@@T1o9b8b1y Correto. Não precisa dizer mais nada.
Fiquei impactada com as imagens, uma coisa é ler um livro, ver um filme, outra é ver as pessoas reais, a escravidão se torna pessoal, tem um rosto, tem um nome, tem uma dor escondida atrás de um olhar. Tanta coisa boa nos trouxe a cultura africana, infelizmente à duras penas e muito sofrimento! O jeito alegre e extrovertido do brasileiro vem das nossas raízes africanas, mas foi regado com lágrimas!!! Que estas imagens nos ajudem a nunca permitirmos que ninguém seja desrespeitado e humilhado assim!
Quando a gente visita cidades históricas em qualquer região do país é perceptível o que eles sofreram sem ter tido chance de nada. Lamentável as pessoas da época que pensavam que eram alguma coisa a mais que o seu semelhante!
Perdi o fôlego imagens impressionante!
Da p imaginar a humilhação que essas pessoas passaram! Meu Deus!
Será q foi só eu q fiquei com medo da trilha sonora desse vídeo??? Me deu até uma vontade de chorar. Sla, é bizarra.
Eu tbm
Retratação pavorosa dos momentos que estas pessoas passaram.
@@carlaocorinthiano Não, tipo eu sei hehe mas eu me refiro ao instrumental em sí, sabe? Sla, é tenso, sla.
Pensei que era só eu que reparei isso, a música não ajudou muito tá igual filme de terror
Achei interessante a trilha, retrata a tristeza desse povo.
Isso aí foi ONTEM !!!!
As vezes pensamos que as coisas demoram. Gente, em 20 anos muita coisa acontece.
Uma cidade pode nascer em tempo menor que esse.
A minha cidade natal tem menos de 100 anos e foi difícil ter noção do que é isso.
Tenho 29 anos e agora que to me tocando como tudo é muito recente, muito atual.
Imagine por exemplo como as estradas foram feitas.
O surgimento das grandes avenidas, os bairros, etc....
Para se ter ideia do que era o Brasil na monarquia, é só ir numa roça por aí. Sabendo história, obviamente..
Você vai achar desde o período colonial até a atualidade.
Nasci com uma rua sem calçamento, após quase duas décadas ela foi calçada. Daqui uns 5 anos provavelmente vai ser asfaltada....
Então as coisas acontecem em menos de uma vida.
Nós vemos história na escola e parece algo distante. Ta aqui do lado....
😔🙏🏾 Só tenho mesmo que lamentar por essas atrocidades com nossos antepassados!! Que Deus tenha seus espíritos descansando em um lindo lugar de paz!!!
Meu Deus como a humanidade carece de empatia. No passado, agora, no futuro, se não entendermos de vez que somos todos IGUAIS.
As vzs eu perco a fé na humanidade, existem muita gente ruim em um mundo só, ainda bem que existem as boas!
Meu avô nasceu na lei do ventre livre,aprendeu a ler com a filha dos donos da fazenda era autodidata em violão,era um homem muito inteligente, era estivador,gostaria de saber mais sobre minhas raízes.
Ele continuou a viver na fazenda onde seus pais foram escravos?
A todas as almas dos meus antepassados muita luz descansem em paz obrigado por tudo hoje sou livre e grata a cada um que lutou por isso tenho orgulho de ser negra.
Você é mestiça, não negra
@@gabrmarquez1786 ela é negra de pele clara a palavra mestiça é ofensiva , nunca ouviu falar de colorismo ?
@@vitoriaopenheimerkroschins6813 Não! Se ela fazer um exame provavelmente vai constar uns 40% de sangue branco, nunca ouviu falar de fenótipo? E sim ela é mestiça porque não é nem negra e não é branca, mas uma mistura.
@@vitoriaopenheimerkroschins6813 nossa população é em grande parte mestiços, somos filhos do novo mundo, somos filhos dos negros, indígenas e de Portugal.
@@gabrmarquez1786 mesmo assim, a palavra mestiça é uma ofensa.. independente da cor
Com meus antepassados escravos, sinto uma tristeza angustiante, nenhum do meus momentos imaginado deve se comparar a verdadeira realidade.
O triste nisso tudo é que estamos em 2021 , e ainda existe tantos serres humano escravos no Brasil e no mundo , na escravidão física e espiritual .
Lamentável, tem razão.
Depois dizem que antigamente que era tempo bom,imagina se não fosse...!
bem eu posso dizer que na minha época dos anos 70 pros anos 80 era muito melhor de viver que hoje em dia mesmo os dias de hoje ter nais facilidades com as coisas mais não troco minha infância e adolescência dos anos 80 pelos dias de hoje então digo antigamente era sim uma época boa.
Acho que quem diz que antigamente era bom, na maioria das vezes eles estão falando dos 80, 70 ou 90 e não tão antigamente assim...
O mundo sempre foi mal independente da época
Depende de qual quadrado voce estava pra dizer que foi bom.
Era bom pros brancos, Tradição, sem Degeneração e música ruim....
O Brasil ainda não superou a escravidão. Triste.
Vdd, Alvaro!
Dom Pedro ll sempre dizia que e uma mancha que jamais sera apagada da nossa historia 😥
@@arthurthiago769 Pois é. Ele foi conivente com a Escravidão no Brasil.
@@alvarolima3369 Ah... não, ele não tinha poder para acabar com a escravidão e tbm não a apoiava, dizer isso vai contra muitos documentos historicos
Que dor na alma estes irmãos nosso naquele tempo sentia e muito triste mais hoje somos escravo dos políticos
Não dá pra acreditar que a escravidão fez parte da história, meus sentimentos a grande injustiça que jamais será revertida.
Isso é muito importante para as pessoas entenderem até onde a crueldade pode chegar.