Nossa, parece minha história. Sou a mais nova , cuidei do meu pai e minha mãe, faria tudo novamente e fiquei feliz em saber que a minha postura foi correta . Mas , meu irmão que sempre teve problemas com vicio e morava com meus pais , adoeceu e eu tive que cuidar também, mas me cansei e fiz com que o filho dele cuide , não quero mais cuidar do meu irmão, ele é o terceiro filho eu sou a quinta. Foi difícil eu criar coragem para me libertar dele .
@@LuisGustavoCostaSoares Você já fez uma reflexão entre a terapia das Constelações Familiares, onde a gente vai buscar coisas de muitos anos atrás, e a terapia do Mindfulness, onde a gente se concentra no momento presente? Percebo que vc tem uma curiosidade/interesse profissional bem versátil.
Luiz, como é boa a sensação gerada por essa sua orientação!!! Vem de encontro à clareza que aos poucos estou introjetando nas minhas atitudes e escolhas como mãe e como filha. Obrigada!
Gratidão 🙏 Passo isso com minha mãe; penso dessa forma, sou presente como filha , mas tenho minha vd e meus filhos. Existe uma pessoa que nos ajuda e cuia dela , as vezes ela se rebela ;
Não sei a idade que você tem mas para cuidar do pais é só pensar como gostaremos que nossos filhos cuidem de nós. A idade e o aprendizado das Constelações Familiares mudaram muito o meu modo de pensar. Hoje sei que não há nada mais importante do que a família.
As crianças também querem a presença dos pais o tempo todo. Nossos pais e avós idosos voltam a ser crianças. Eu me lembro que meu avô dizia que eu tinha chegado na casa dele e nem ao menos lhe tinha dado um beijo. Ele repetia isso várias vezes e eu, rindo, lhe dava vários beijos. Como condenar o desejo de afeto dele? Quando eu tiver uma netinha, vou usar do mesmo truque.
Os nossos pais vêm com as suas questões para resolver assim como nós também e isto dá mts vezes uma confusão e emaranhado. Às vezes são um espelho de nós próprios, não é fácil mas o mais importante é fazermos a nossa parte respeitando-os mas também nos respeitando.
Eu cuido dos meus pais. Estou me organizando para ir morar em outra cidade porém minha mãe diz que estou abandonando eu sei que não é verdade. Vou sempre ajudar e cuidar dela. Mas eu quero realizar meu sonho de morar na Região Serrana.
Olá Mayara, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Precisamos suportar a consciência pesada sabendo que não estamos fazendo a coisa errada, caso contrário, me sentindo culpada irei criar sabotagens inconscientes na minha vida e realizações, para aliviar essa culpa. Não funciona para ninguém. Grande abraço.
Que vídeo maravilhoso....nossa que esclarecimento....passo por isso também....as vezes minha mãe me trata e exige coisas como se eu fosse a mãe dela....
Cuido da minha mãe, no começo foi muito difícil aceitar, e aceitar que ela não era mais a mesma, escutar outras pessoas que não passavam pela mesma situação, mas la no coração sabia que era o certo a fazer e não o justo pq tem uma grande diferença, antes quase não ficava com ela é nosso relacionamento era turbulento, quando decidi cuidar dela procurei ver a melhor forma possível de ver a situação é como fazer ela se sentir capaz e digna na velhice, foi quando respeitei a história dela, as alegrias, as dores, as limitações, ver ela como um ser completo. Me entregar para esse processo de auxiliar ela é tirar o peso do que acreditamos ser o cuidar, pq o verdadeiro cuidar é zelar, amparar, auxiliar. Me colocar como filha que independente da situação dela é saber respeitar ela. E hoje ela é meu presente diário, me faz ser humilde, amorosa, ela me ajuda a me evoluir como pessoa e aprender a servir. Minha irmã não consegue compreender dessa forma e tá tudo bem ela tem as limitações dela e eka não dar a jamais o que ela não sabe dar, o que ela nao tem dentro de si pelas próprias experiências, nos filhos as vezes nos achamos que somos os coitadinhos, a criança indefesa mas as vezes não temos a coragem de reconhecer que as vezes não somos tão bons como imaginamos ser falo isso por experiência própria. Mas enfim, essa experiência de cuidar dela é desafiadora porém enriquecedora. E sou grata muito por isso por ter esse privilégio de aprender e reconhecer sombras em mim que nao imaginária ter. Tudo pode mudar da forma que encaramos a situação, como vemos e o que podemos aprender sobre tal situação ❤🤗😊🌹
Você me fez chorar! Sinto tanta saudade de meus pais! Cuidei deles mais ou menos como você mas me faltava o conhecimento das Constelações para poder ter cuidado melhor. "Os mortos recebem mais flores do que os vivos porque o remorso é maior do que a gratidão!"
@@maura1686 a culpa não vai te ajudar, fizemos o melhor que sabíamos naquele momento e a melhor forma de honrá-los é fazer algo de bom com nossa vida e oferecer em homenagem a eles. Grande abraço.
@@maura1686 acredito que exista um fio que ligue vc aos seus pais e esse fio se chama amor, aonde quer que eles estejam esse amor é o que mais importa, fique em paz, as vezes me falta força para conseguir ser 100% para minha mãe porem reconheço que tenho meus limites, as vezes criamos tantas expectativas de ser o melhor, o melhor filho, o melhor isso ou aquilo, porém temos nossas limitações. Acredito que não exista algo certo, já nascemos com tantas coisas que nos são impostas, como se a vida fosse uma receita de bolo. 🌷🌷🌷🌷🌷🌷
@@monique369 Vc não imagina o quanto é abençoada por ter compreendido tudo isso enquanto é tempo, enquanto tua mãe ainda está viva. Ontem recebi a ligação de uma amiga completamente destruida pela culpa e pelo remorso após o falecimento da mãe. Ela era filha única e foi criada apenas pela mãe. Passaram a vida inteira morando juntas e brigando. Embora nunca tenha deixado faltar nada de material para a mãe, ela sente que falhou muito, que a mãe não merecia as desfeitas que ela fez. Ela dizia que mais do que a falta da mãe, agora vai sentir, pelo resto de sua vida, o arrependimento, a culpa e o remorso terríveis. Eu sei bem o que é isso! Não é que almejávamos ser filhas perfeitas mas só nós mesmas, no nosso íntimo, sabemos as pequenas e grandes coisas que não deveríamos ter feito. Não sei se descobrir, numa Constelação, o que nos fez agir assim sirva de consolo. Assim como não me consola muito saber que Deus perdoa quem se arrepende de seus pecados. Creio que deveríamos refletir, como você, antes de pecar!
Esse vídeo veio providencial, minha dúvida é essa. Ainda tenho muita dificuldade de conseguir lidar com as questões do cotidiano sem "corrigir" e dizer o que fazer. Mas vamos em frente 🙏 fazendo os ajustes necessários para reestabelecer a ordem❤️.
Um ótimo ano para nós!! Excelente vídeo! É tudo que minha cunhada e meu marido deveriam ouvir... eles cuidam (principalmente minha cunhada) de um jeito contraditório da mãe: tratam-na com muito carinho infantil, mas quando estão apressados jogam na cara dela o trabalho que está dando. Fazem coisas desnecessárias quando ela está um pouco melhor, tirando totalmente sua autonomia e quando ela está realmente mal eles só esperam ela melhorar depois de uns dois dias. Enfim, não julgo nenhum dos dois. Minha sogra sempre foi autoritária e difícil, mas serviu muito bem para colocar os filhos na posição em que estão hoje
Conheço essa realidade... A exigência da 'criança' da mãe é um desafio para as filhas... Esbarra na nossa criança.ferida e vira um enrosco só! Só muita terapia e constelação pra transfornar esses sentimentos!
Serve para quem convive desde bebê com os pais adotivos? Conheço tanto minha mãe biológica quanto a de criação. Sempre morei com a de criação. No caso de uma constelação, qual das duas entrariam na questão? A de criação está doente fisicamente, usando fraldas, não fica mais em pé, pegamos ela no colo para tirar da cama e colocar na cadeira, etc. Vejo ela sofrendo e isso me dói. Por outro lado, minha mãe biológica me cobra de ir lá visitá-la, só que agora só penso na que me criou, e que está doente. As vezes acho que vou enlouquecer. A de criação tem cuidadora, mesmo assim, sinto uma angústia pela vida que ela está tendo com a doença.
Olá Rosiane, tudo bem? Sim, serve. Seus pais adotivos te deram uma vantagem existencial. Na Constelação você leva um tema, um tema pode ser: dificuldades de relacionamento (qualquer tipo de relacionamento), dificuldades com carreira, dinheiro, tomada de decisão, saúde e a partir deste tema observamos os emaranhados e os caminhos de solução. Por isso, cada caso é um caso. Grande abraço 🤗
Esse conteúdo veio em boa hora. Serve tanto para meu momento atual quanto futuro. Meu marido está revezando com o irmão e dois dos meus enteados. Andei me desentendendo com ele por perceber que a nossa relação e filhos estavam perdendo prioridade.
Olá, tudo bem? Cada caso é um caso e não é possível generalizar em Constelação, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados e os caminhos de solução. As leis sistêmicas não fazem julgamentos morais ou diferenciação de gênero, por isso olhamos individualmente para cada caso. Grande abraço 🤗
Meu marido , passa por uma situação inversa. Meu marido quer ajudar a mãe dele que está com uma ferida na perna,á dois anos. Ela tem sete filhos e nehum que tomar a iniciativa de levar ela ao médico,meu sogro tbm não quer deixar meu marido levá-la ao médico. Oque meu marido deve fazer ?
Olá Elisa, tudo bem? Se seu marido se comportar como filho e vai poder ajudar com postura de filho, sem infantilizar ou tratar os pais como se ele fosse o pai deles. Se a mamãe dele pedir para ir no médico, ele como filho poderá levar, caso contrário, não. Somente se ela estiver com limitações cognitivas de entendimento. Grande abraço 🤗
Me chamo Maria Luísa.Cuido da minha mãe idosa e diversas vezes me pego com postura de mãe da minha mãe.Como agir como filha com ela? Não sei como agir como filha,já que meu irmão morreu,meu pai tb é ela só tem a mim.
Eu não cheguei a procurar, mas seria interessante (se não houver) explicar o que é o tratamento sistêmico breve. É anterior ou posterior à constelação?
Olá Gí, tudo bem? Eu indico a Psicoterapia Breve Sistêmica para as pessoas que não tem conhecimento algum sobre as leis sistêmicas ou estão começando a ter um primeiro contato. Percebo no meu trabalho que muitas vezes que depois da Psicoterapia Breve Sistêmica o cliente nem precisa mais fazer uma constelação, mas cada caso é um caso ok? Grande abraço.
Oi Ana, agora entendi, sim é a mesma postura, cuido da minha irmã somente como irmã e não mãe dela, aí não haverá violação da ordem, ok? Grande abraço.
Nossa, parece minha história. Sou a mais nova , cuidei do meu pai e minha mãe, faria tudo novamente e fiquei feliz em saber que a minha postura foi correta . Mas , meu irmão que sempre teve problemas com vicio e morava com meus pais , adoeceu e eu tive que cuidar também, mas me cansei e fiz com que o filho dele cuide , não quero mais cuidar do meu irmão, ele é o terceiro filho eu sou a quinta. Foi difícil eu criar coragem para me libertar dele .
Gratidão por compartilhar Sônia, Ficar de consciência pesada faz parte e suportar essa consciência pesada é nosso desafio, grande abraço 🤗
@@LuisGustavoCostaSoares É possível aliviar a consciência numa constelação? Você tem algum caso para nos exemplificar?
@@maura1686 precisamos suportar a consciência pesada, muitas vezes sabendo que fizemos o melhor. Grande abraço.
@@maura1686 temos que aprender a suportar a consciência pesada, esse é um dos pré requisitos para a felicidade. Grande abraço.
@@LuisGustavoCostaSoares Você já fez uma reflexão entre a terapia das Constelações Familiares, onde a gente vai buscar coisas de muitos anos atrás, e a terapia do Mindfulness, onde a gente se concentra no momento presente? Percebo que vc tem uma curiosidade/interesse profissional bem versátil.
Luiz, como é boa a sensação gerada por essa sua orientação!!! Vem de encontro à clareza que aos poucos estou introjetando nas minhas atitudes e escolhas como mãe e como filha. Obrigada!
Gratidão por compartilhar Nadieh, grande abraço 🤗
Gratidão 🙏
Passo isso com minha mãe; penso dessa forma, sou presente como filha , mas tenho minha vd e meus filhos.
Existe uma pessoa que nos ajuda e cuia dela , as vezes ela se rebela ;
Gratidão por compartilhar Eliana, grande abraço 🤗
Não sei a idade que você tem mas para cuidar do pais é só pensar como gostaremos que nossos filhos cuidem de nós. A idade e o aprendizado das Constelações Familiares mudaram muito o meu modo de pensar. Hoje sei que não há nada mais importante do que a família.
@@maura1686 gratidão por compartilhar Maura. Grande abraço.
As crianças também querem a presença dos pais o tempo todo. Nossos pais e avós idosos voltam a ser crianças. Eu me lembro que meu avô dizia que eu tinha chegado na casa dele e nem ao menos lhe tinha dado um beijo. Ele repetia isso várias vezes e eu, rindo, lhe dava vários beijos. Como condenar o desejo de afeto dele? Quando eu tiver uma netinha, vou usar do mesmo truque.
Gratidão por compartilhar Maura, grande abraço 🤗
Os nossos pais vêm com as suas questões para resolver assim como nós também e isto dá mts vezes uma confusão e emaranhado. Às vezes são um espelho de nós próprios, não é fácil mas o mais importante é fazermos a nossa parte respeitando-os mas também nos respeitando.
Gratidão por compartilhar Carina, grande abraço 🤗
Eu cuido dos meus pais. Estou me organizando para ir morar em outra cidade porém minha mãe diz que estou abandonando eu sei que não é verdade. Vou sempre ajudar e cuidar dela. Mas eu quero realizar meu sonho de morar na Região Serrana.
Olá Mayara, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Precisamos suportar a consciência pesada sabendo que não estamos fazendo a coisa errada, caso contrário, me sentindo culpada irei criar sabotagens inconscientes na minha vida e realizações, para aliviar essa culpa. Não funciona para ninguém. Grande abraço.
Que vídeo maravilhoso....nossa que esclarecimento....passo por isso também....as vezes minha mãe me trata e exige coisas como se eu fosse a mãe dela....
Gratidão por compartilhar Andrea, grande abraço 🤗
Cuido da minha mãe, no começo foi muito difícil aceitar, e aceitar que ela não era mais a mesma, escutar outras pessoas que não passavam pela mesma situação, mas la no coração sabia que era o certo a fazer e não o justo pq tem uma grande diferença, antes quase não ficava com ela é nosso relacionamento era turbulento, quando decidi cuidar dela procurei ver a melhor forma possível de ver a situação é como fazer ela se sentir capaz e digna na velhice, foi quando respeitei a história dela, as alegrias, as dores, as limitações, ver ela como um ser completo. Me entregar para esse processo de auxiliar ela é tirar o peso do que acreditamos ser o cuidar, pq o verdadeiro cuidar é zelar, amparar, auxiliar. Me colocar como filha que independente da situação dela é saber respeitar ela. E hoje ela é meu presente diário, me faz ser humilde, amorosa, ela me ajuda a me evoluir como pessoa e aprender a servir. Minha irmã não consegue compreender dessa forma e tá tudo bem ela tem as limitações dela e eka não dar a jamais o que ela não sabe dar, o que ela nao tem dentro de si pelas próprias experiências, nos filhos as vezes nos achamos que somos os coitadinhos, a criança indefesa mas as vezes não temos a coragem de reconhecer que as vezes não somos tão bons como imaginamos ser falo isso por experiência própria. Mas enfim, essa experiência de cuidar dela é desafiadora porém enriquecedora. E sou grata muito por isso por ter esse privilégio de aprender e reconhecer sombras em mim que nao imaginária ter. Tudo pode mudar da forma que encaramos a situação, como vemos e o que podemos aprender sobre tal situação ❤🤗😊🌹
Gratidão pelo seu depoimento, grande abraço 🤗
Você me fez chorar! Sinto tanta saudade de meus pais! Cuidei deles mais ou menos como você mas me faltava o conhecimento das Constelações para poder ter cuidado melhor. "Os mortos recebem mais flores do que os vivos porque o remorso é maior do que a gratidão!"
@@maura1686 a culpa não vai te ajudar, fizemos o melhor que sabíamos naquele momento e a melhor forma de honrá-los é fazer algo de bom com nossa vida e oferecer em homenagem a eles. Grande abraço.
@@maura1686 acredito que exista um fio que ligue vc aos seus pais e esse fio se chama amor, aonde quer que eles estejam esse amor é o que mais importa, fique em paz, as vezes me falta força para conseguir ser 100% para minha mãe porem reconheço que tenho meus limites, as vezes criamos tantas expectativas de ser o melhor, o melhor filho, o melhor isso ou aquilo, porém temos nossas limitações. Acredito que não exista algo certo, já nascemos com tantas coisas que nos são impostas, como se a vida fosse uma receita de bolo. 🌷🌷🌷🌷🌷🌷
@@monique369 Vc não imagina o quanto é abençoada por ter compreendido tudo isso enquanto é tempo, enquanto tua mãe ainda está viva. Ontem recebi a ligação de uma amiga completamente destruida pela culpa e pelo remorso após o falecimento da mãe. Ela era filha única e foi criada apenas pela mãe. Passaram a vida inteira morando juntas e brigando. Embora nunca tenha deixado faltar nada de material para a mãe, ela sente que falhou muito, que a mãe não merecia as desfeitas que ela fez. Ela dizia que mais do que a falta da mãe, agora vai sentir, pelo resto de sua vida, o arrependimento, a culpa e o remorso terríveis. Eu sei bem o que é isso! Não é que almejávamos ser filhas perfeitas mas só nós mesmas, no nosso íntimo, sabemos as pequenas e grandes coisas que não deveríamos ter feito. Não sei se descobrir, numa Constelação, o que nos fez agir assim sirva de consolo. Assim como não me consola muito saber que Deus perdoa quem se arrepende de seus pecados. Creio que deveríamos refletir, como você, antes de pecar!
Esse vídeo veio providencial, minha dúvida é essa. Ainda tenho muita dificuldade de conseguir lidar com as questões do cotidiano sem "corrigir" e dizer o que fazer. Mas vamos em frente 🙏 fazendo os ajustes necessários para reestabelecer a ordem❤️.
Gratidão por compartilhar Merry, grande abraço 🤗
Um ótimo ano para nós!! Excelente vídeo! É tudo que minha cunhada e meu marido deveriam ouvir... eles cuidam (principalmente minha cunhada) de um jeito contraditório da mãe: tratam-na com muito carinho infantil, mas quando estão apressados jogam na cara dela o trabalho que está dando. Fazem coisas desnecessárias quando ela está um pouco melhor, tirando totalmente sua autonomia e quando ela está realmente mal eles só esperam ela melhorar depois de uns dois dias. Enfim, não julgo nenhum dos dois. Minha sogra sempre foi autoritária e difícil, mas serviu muito bem para colocar os filhos na posição em que estão hoje
Gratidão por compartilhar Cintia, grande abraço.
Conheço essa realidade... A exigência da 'criança' da mãe é um desafio para as filhas... Esbarra na nossa criança.ferida e vira um enrosco só! Só muita terapia e constelação pra transfornar esses sentimentos!
Gratidão por compartilhar Lucy, grande abraço 🤗
Sempre muito boa suas explicações
🙏🏻😉
Vídeo chegando na hora certa...
Muito obrigada pelas orientações tão claras e objetivas, sem perder a ternura!🥰🌹🌿
Gratidão pelo carinho Mariangela, grande abraço 🤗
Serve para quem convive desde bebê com os pais adotivos? Conheço tanto minha mãe biológica quanto a de criação. Sempre morei com a de criação. No caso de uma constelação, qual das duas entrariam na questão? A de criação está doente fisicamente, usando fraldas, não fica mais em pé, pegamos ela no colo para tirar da cama e colocar na cadeira, etc. Vejo ela sofrendo e isso me dói. Por outro lado, minha mãe biológica me cobra de ir lá visitá-la, só que agora só penso na que me criou, e que está doente. As vezes acho que vou enlouquecer. A de criação tem cuidadora, mesmo assim, sinto uma angústia pela vida que ela está tendo com a doença.
Olá Rosiane, tudo bem? Sim, serve. Seus pais adotivos te deram uma vantagem existencial. Na Constelação você leva um tema, um tema pode ser: dificuldades de relacionamento (qualquer tipo de relacionamento), dificuldades com carreira, dinheiro, tomada de decisão, saúde e a partir deste tema observamos os emaranhados e os caminhos de solução. Por isso, cada caso é um caso. Grande abraço 🤗
Feliz Ano Novo! Muito bom! É sempre bom ouvir essas explicações sobre pais idosos!!🙏🤗
Gratidão pelo carinho Silvania, grande abraço 🤗
Esse conteúdo veio em boa hora. Serve tanto para meu momento atual quanto futuro. Meu marido está revezando com o irmão e dois dos meus enteados. Andei me desentendendo com ele por perceber que a nossa relação e filhos estavam perdendo prioridade.
Gratidão por compartilhar, grande abraço 🤗
Feliz 2021!
Adoro assistir seus vídeos!
Vc se expressa muito bem , consegui prender minha atenção!
Muito bem explicado todos os temas que posta!
Gratidão pelo carinho Vitória, grande abraço 🤗
Estou muito feliz por ter encontrado vocês logo mais quero fazer a constelação. Obrigada
Olá Rita, fico á disposição. Grande abraço.
Gratidão pela dica de filme 💕🌏🧘♀️💫
😉🙏🏻
Olá!!! Tudo bem? Eu gostaria de entender mais sobre a questão do homossexualismo, quando a pessoa não aceita o q sente e deseja.
Olá, tudo bem? Cada caso é um caso e não é possível generalizar em Constelação, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados e os caminhos de solução. As leis sistêmicas não fazem julgamentos morais ou diferenciação de gênero, por isso olhamos individualmente para cada caso. Grande abraço 🤗
Gratidão 🙏🏻✨
Assistí esse filme nesse final de semana!! Maravilhoso!!! Adorei!!
Olá Elisa, quanto tempo. Gratidão por compartilhar. Grande abraço.
@@LuisGustavoCostaSoares quanto tempo mesmo!! Mas sempre acompanho suas postagens e seus vídeos!! Parabéns!! Material muito rico!!!
Excelente visão. Obrigada pela sua contribuição.
Gratidão por partilhar Alessandra, grande abraço.
Feliz ano novo para você tbm🍀🥰
Gratidão Maria, para todos nós. Grande abraço.
👏👏👏👏
Excelente conteúdo!!! 👏👏👏
Parabéns!
Gratidão pelo carinho Ana, grande abraço 🤗
Meu marido , passa por uma situação inversa.
Meu marido quer ajudar a mãe dele que está com uma ferida na perna,á dois anos.
Ela tem sete filhos e nehum que tomar a iniciativa de levar ela ao médico,meu sogro tbm não quer deixar meu marido levá-la ao médico.
Oque meu marido deve fazer ?
Olá Elisa, tudo bem? Se seu marido se comportar como filho e vai poder ajudar com postura de filho, sem infantilizar ou tratar os pais como se ele fosse o pai deles. Se a mamãe dele pedir para ir no médico, ele como filho poderá levar, caso contrário, não. Somente se ela estiver com limitações cognitivas de entendimento. Grande abraço 🤗
Grande abraço gratidão!🙏❤
Muito bom. Obrigada. Um 2021 abençoado pra vc.
Gratidão pelo carinho Vivi, grande abraço.
Me chamo Maria Luísa.Cuido da minha mãe idosa e diversas vezes me pego com postura de mãe da minha mãe.Como agir como filha com ela? Não sei como agir como filha,já que meu irmão morreu,meu pai tb é ela só tem a mim.
Feliz ano novo Luiz! Gratidão 🙏 que vídeo fantástico!
Gratidão pelo carinho Renata, grande abraço.
Eu não cheguei a procurar, mas seria interessante (se não houver) explicar o que é o tratamento sistêmico breve. É anterior ou posterior à constelação?
Olá Gí, tudo bem? Eu indico a Psicoterapia Breve Sistêmica para as pessoas que não tem conhecimento algum sobre as leis sistêmicas ou estão começando a ter um primeiro contato. Percebo no meu trabalho que muitas vezes que depois da Psicoterapia Breve Sistêmica o cliente nem precisa mais fazer uma constelação, mas cada caso é um caso ok? Grande abraço.
@@LuisGustavoCostaSoares obrigada
Boa noite. É o mesmo raciocínio quando se trata de irmão mais velho de uma família de 9?
Olá Ana, não entendi sua pergunta.
@@LuisGustavoCostaSoares quando sou a filha mais nova, em os pais ja morreram e a irmã mais velha, que é solteira, está precisando de cuidados.
Oi Ana, agora entendi, sim é a mesma postura, cuido da minha irmã somente como irmã e não mãe dela, aí não haverá violação da ordem, ok? Grande abraço.
Muito bom. Obrigada. Um 2021 abençoado pra vc.
Gratidão pelo carinho, grande abraço.