Galera, quem acompanha no twitter já sabe: Foi quase IMPOSSÍVEL conseguir postar esse vídeo! Todas as cenas que usei do filme foram bloqueadas pelo RUclips, e estive nos últimos dias tentando todas as alternativas possíveis pra liberar o vídeo. Finalmente consegui! Peço então encarecidamente a compreensão de vocês sobre a qualidade tosca dos trechos do filme, e tomara que isso não os impeça de apreciar o conteúdo. Último pedido: Se possível, assistam de fones de ouvido. Nunca peço isso mas é que, como as imagens já podem desconcentrar um pouco, o fone vai ajudar bastante na experiência. Grande abraço balcaneiros! Espero que gostem.
É sério isso ?????? É muito triste saber, que em um momento tão delicado como esse, em que o Brasil e o mundo pedem socorro, pessoas perdem tempo lendo meu comentário...
O objetivo do filme era pegar etereótipos escolares e desconstruilos, pra faze-los serem mais do que estereótipos, na teoria o filme termina e eles mudaram pois é isso que o filme tenta passar quando o Bryan lê a redação de aceitação dele, mas o filme termina e os estereótipos ficam ainda mais claros e passando péssimas mensagens: a menina bonita (Claire) fica com o cara babaca (Bender), o cara bonito só tem interessa na menina quando ela se molda pro padrão (Andrew e Alyson), o Nerd faz a lição dos outros (Bryan), isso é um vacilo da direção e roteiro que não consegue desenvolver os personagens, eles passam por varias situações ao longo do filme mas nunca deixam de ser o mesmo estereótipo apresentado no início, eu não curti muito esse filme.
concordo com o video e com o seu comentário...sempre ouvi falar desse filme, assisti já na fase adulta e me decepcionei. Primeiro acho um filme monótono, esperava mais uma pegada Curtindo a Vida Adoidado (um dos meus filmes preferidos), mas esse é mesmo cenário sempre, diálogos rasos, o rebelde que sofre em família e desconta nos outros (não suporto rebelde sem causa caga regra) e mais tudo isso que vc citou. Lógico que não é uma manhã na escola que fariam eles mudarem de personalidade mas ao menos uma reflexão mais profunda, que cada um tem seu jeito de ser e não precisa tipos como o Bender ficar fazendo bullying com todos...esse sim merecia um choque de realidade que não teve e ainda saiu "por cima" pq ficou com a menina q ele tanto desmereceu (absurdo!)...enfim, um filme que vi uma vez pra nunca mais. A única coisa q presta é a música do Simple Minds.
Discordo, a relação da Alyson e do Andrew já estava sendo desenvolvida ao decorrer do filme e eles tiveram um final juntos pelo desenvolvimento deles, a Alyson primeiramente é apresentada como uma guria doida e um caso perdido, o Andrew é um atleta que sempre tenta parecer o divertidão e aos poucos vamos vendo a real face deles. A Alyson é uma menina abandonada pelos pais e age que nem maluca pra algm dar atenção para ela como podemos ver me várias cenas do filme onde ela reclama de sua vida familiar insatisfatória e diz que é uma mentirosa compulsiva, ela também acha que os populares não gostam dela e que odeiam ela por ser diferente e que nunca falariam com ela, porém na cena onde a Claire está maquiando ela a Alyson pergunta:"Por que você está sendo tão legal comigo?" e a Claire reaponde:"Porque você está deixando" indicando que a Alyson por dentro está gostando doq a Claire está fazendo para ela(já que permitiu que a Claire fizesse isso e se referiu o ato de ser maquiada como "algo legal"), no caso, tornando ela uma menina comum, como ela desejava ser, porém foi negligenciada pelos pais e é fanática por atenção. Já o Andrew, ele sempre busca a aprovação do pai fazendo coisas que para ele, acha horrível, como caçoar o rapaz no vestiário e provavelmente esse negócio de ser atleta também foi moldado pelo pai dele, ao desenrolar da história o Andrew tem várias interações onde ele tenta parecer algo que ele não é exatamente, o cara engraçado, divertido, em contra ponto o Bender é "o mais divertido" para todos do local, aos poucos vamos vendo o Andrew interagindo com a Alyson e debatendo sobre "a vida familiar insatisfatória" já tendo um algo mais, isso já cria meio que uma relação entre eles e com o Andrew desistindo da sua faceta de machão, a Alyson desiste da sua faceta de esquisita e finalmente se revela, se ele realmente fosse o atleta babaca, ainda teria repulsa dela e ou humilharia ela, devido o tanto de coisa estranha que ela falava. Na questão do Brian, nenhum deles faria questão de escrever algo, a não ser ele, desde o início podemos ver que ele era o mais engajado na tarefa então era previsível que se alguém fosse escrever a tarefa seria ele, até por ser o mais preocupado nos estudos. No quesito Claire e Bender, creio que o autor foi no clichê "os opostos se atraem" como no filme "curtindo a vida adoidado" onde a irmã do Ferris ficou com um cara meio locão da delegacia, mas essa relação do Bender e da Claire, na minha opinião faz sentido, para o lado do Bender pela Claire ser uma garota bonita, mas também ousada e para o lado da Claire por ele ser alguém que ela nunca imaginava, que sofre bastante e que tem diversos problemas(não acho que ser contra oq os pais dela querem seja um motivo muito forte para isso, acho que esse motivo só seria mais válido para a relação do Andrew e da Alyson já que ele não quer ser que nem o pai dele :v).
Eu planejava ver o filme faz um tempo, mas sempre enrolei, mas hoje decidi ver para o vídeo não "contaminar" a minha visão do filme, eu estava até gostando do filme (eu achava que o filme iria desconstruir o Bender), mas aí do nada eles acompanham o Bender pra esconder a maconha? Por que? Ele poderia ir sozinho e como o diretor não ouviu 5 adolescentes correndo e falando alto entre si numa escola vazia e silenciosa? E depois o Brian pergunta se eles são amigos, eu nunca fumei maconha, mas a não ser que a maconha tenha o poder mágico de criar amizade, eu não entendo como eles poderiam virar amigos se até então só havia atrito entre eles. E sobre alguns personagens em si, eu não estava vendo problema do Bender ser um babaca porque achava que ele iria perceber que estava reproduzindo as atitudes abusivas e machistas do pai, tentando diminuir os outros e provocar pra ter uma falsa ilusão de poder, mas o personagem parece continuar o mesmo até o final do filme, além de parecer que o fato dele sofrer violência do pai invalidasse qualquer crítica dos outros personagens às atitudes dele. E fiquei bem decepcionado pela Allison mudar de visual, como se pra ela ser bonita e conquistar alguém ela tem de adotar uma aparência mais "feminina", ela não pode ser bonita do jeito dela e com o estilo que tinha? De tanto que esse filme é tido como um clássico, uma "representação perfeita da adolescência" e de ainda ser uma referência nos dias de hoje, eu esperava mais desse filme e ver seu vídeo só ajudou a reforçar o que eu não gostei e me fazer ver outros problemas, ótimo vídeo, Senhor Balcão.
Plankton: "Ah, vê se cresce. O que você acha que isso aqui é, uma brincadeirinha de criança, é? Você nunca teve chance de me derrotar Bobo Esponja. E sabe por que?" Bob Esponja: "Porque você trapaceou?" Plankton: "Não, não porque eu trapaciei, porque eu sou um gênio do mal e você não passa de um garoto. Um garotinho bobo!" Bob Esponja: "Acho que tem razão, Plankton. Eu não passo de um garoto". Plankton: "É claro que eu tenho razão. Vai Netuno, frita ele! Bob Esponja: "E quer saber? Eu passei por muita coisas nesses 6 dias, 5 minutos e 27 segundos e meio. E se eu aprendi alguma coisa nesse tempo é que você é quem você é". Plankton: "Tá entendi, vai Netuno, continua". Bob Esponja: "E não é nenhuma mágica de sereia, ou uma promoção a gerente, ou qualquer outra coisa, que vai fazer de mim mais do que eu realmente sou por dentro. Um garoto!" Plankton: "Legal, agora vira e encosta na parede". Bob Esponja: "Mas tudo bem!" Plankton: "Que que tá acontecendo?" Bob Esponja: "Porque eu fiz o que todos diziam que um garoto não faria. Eu fui pra Cidade das Conchas, eu derrotei o Ciclope e eu nadei com Hasselhoff e eu trouxe a coroa de VOLTA!" Plankton: "Tá, capitamos a mensagem". Bob Esponja: "ENTÃO SIM EU SOU UM GAROTO. E TAMBÉM SOU UM MALA-SEM-ALÇA. E UM MANÉZÃO. E UM BAITA DUM MATUSQUELA XAROPE. Plankton: "Ei, o que tá acontecendo aqui?" Bob Esponja: "MAS ACIMA DE TUDO EU," Plankton: "Ei, fica frio aí". Bob Esponja: "EU..." Plankton: "Ei, fica frio". Bob Esponja: "EU..." Plankton: "Com mil ostras". Sou Amendobobo! ROCK! Você é Amendobobo! ROCK! Somos Amendobobos! ROCK! Bobo bobo Amendobobo ROCK! Guarde seus brinquedos Não venha me dizer o que não devo fazer Então nem vem Não! Não vem que aqui não tem Você vem dizer Que eu sou um garoto e eu falo de novo Obrigado Obrigado por dizer! Se você pensa em ser um cara igual a mim Pode tentar, a criança em você Posso ver assim Obliblilahambililabop! Sou Amendobobo! ROCK! Você é Amendobobo! ROCK! Somos Amendobobos! ROCK! Bobo bobo Amendobobo! ROCK!
Não, os argumentos não são nada bons. É só um cara reclamando de um filme caricato e pipoca que se assume como caricato e pipoca. Como se de alguma forma Clube dos Cinco quisesse ser um drama super atual e denso sobre o drama do psicológico adolescente através de uma perspectiva real, ou uma crítica aos estereótipos de alunos presentes nas escolas americanas. Ele só quer ser um filme divertido quase cartoonesco, e é por isso que é tão bom, ele não se leva a sério. E é incrível como um filme sessão da tarde como Clube da Luta consegue ser tão rico de assunto quanto outras obras adolescentes como "13 Reasons Why" que tenta ser profundo e sério
Caraca seu balcão, tô embasbacado. Realmente o filme deixa tenta dar uma mensagem, mas ao mesmo tempo acaba dando uma mensagem meio oposta: "Não seja o que os adultos querem, seja o que os outros jovens querem". Os personagens não vão saindo das suas bolas por amizade se conhecerem mas uns aos outro, mas por pura pressão, principalmente por um cara que parece ter á mesma mentalidade do Horda do filme Fragmentado ( ou que tá só jogando suas frustrações e raiva nos outros mesmo).
Primeiro o filme tem no máximo duas horas, um filme como ele projeta seria mais uma minissérie, não há tempo para desenvolver personagens.E vamos combinar Curtindo a vida adoidado e um filme bem merda pra ser valorizado dessa forma.
só tu mesmo, com a tua demente alienação, pois, aos demais, sagazes, não há nada de "choque de cultura" (sem fundamento, por este fanfarrão aí, do canal - idiota), pelo contrário, choque de realidade ("tapa de luva"), na cara de vocês, pra manchar o "verniz" social da hipocrisia... tsc, tsc, tsc.
O caso da Alisson representa bem um tipo de arco de personagem que eu simplesmente abomino, a do patinho feio. É basicamente isso: "Você, jovem cheio de complexidades e estilo próprio, que tal jogar tudo isso fora e só vestir essa roupa descolada, e pasteurizar sua personalidade, pra ser aceito? Não importa que vc gosta de ser assim e nós somos babacas preconceituosos, venha se juntar ao nosso grupo de idiotas." É realmente triste ver tantas obras propagando esse tipo de mensagem, já não tá fácil ser jovem e ainda enchem tua cabeça com esse tipo de merda.
Eu tambem não gosto de muitas coisas no filme (a maioria delas é apontada no video), mas vou bancar o advogado do diabo e dizer que não tenho certeza quanto a essa. Eu acho que a ideia do filme é de que a aparencia da alisson era só uma fachada, ela fazia aquelas coisas estranhas, se vestia de forma estranha, mentia e roubava pra chamar atenção, pois ela tinha essa carencia de atenção, os pais ignoravam ela. Aquilo não era quem ela realmente era e sim uma fachada que ela incorporou pra chamar atenção, sem precisar pedir (verbalmente) pela mesma.
@@jefgir O filme foi bem ambíguo sobre esse tema, por um lado realmente parece que ela é assim por consequência da omissão que ela recebe, mas por outro ele não aprofunda se ELA esta incomodada com isso. Muito da nossa personalida é formada a partir dos nossos traumas e problemas, mas isso não quer dizer que esses traços são inerentimente ruins. Por exemplo, eu sempre fui alguém que não compartilhava os mesmos gostos que os garatos da minha idade, e isso me fez ser alguém mais reservado e quieto, mas eu nunca achei que isso fosse um defeito, saca? Como você disse aquela personalidade podia ser realmente uma fachada, mas não lembro do filme mostrar que a Alisson estava incomodada por ser assim, e não pelo julgamento que ela recebia. O arco dela foi tão superficial que nem temos material pra nos aprofundarmos nisso, então fica a cargo de interpretação mesmo, mas pra mim isto de "a personalidade dela é pra chamar atenção" só demoniza o que é diferente de um jovem "normal", negando a ela o direito de ser como ela é e ser aceita mesmo assim.
Lembro que quando vi esse filme achei bem ok, mas CARALHO eu nunca tinha percebido essas merdas (tirando o fato do valentão lá ser um babaca com todo mundo o filme inteiro)
Alguns pontos que achei interessante apontar: 1- Os personagens não seguem o Bender por acreditarem que ele seria um líder, eu vejo como uma situação onde eles não tinham muita opção ou talvez seja pq eles simplesmente tinham MEDO dele ou do que ele possa fazer. Todos ali sabiam que ele é um delinquente, ele passa grande parte do início e meio do filme ameaçando, ofendendo e assediando os colegas, ninguém ali iria querer se meter com ele. Entretanto, o Andrew foi o único que retrucava as ofensas dele (Claire tbm) e houve momentos onde ele tentava assumir algum controle, como quando defendia a Claire e tentava amenizar a situação, tbm quando ele tentou liderar (cena que eles decidem para qual lado correr quando estão fugindo do diretor).. 2- Acredito que o Bender seja sim o protagonista, porém ele não é o personagem principal, o que é diferente. As ações e consequências em grande parte do filme são sim responsabilidade dele, mas vejo todos os outros 4 como personagens principais pois o ponto de vista narrativo é deles, em especial do Brian, pois é ele quem escreve a redação. 3- O filme não é preguiçoso em mostrar cenas onde eles não fazem nada, o filme quer ser o mais fiel do quão chato e entediante é estar na detenção. Cenas bobas foram obviamente propositais, o roteiro não quer e nem deve querer trazer cenas dramáticas, reflexivas, brigas ou outras ações a todo momento, ninguém iria aguentar um filme "sem pausas" em seu próprio gênero rs 4 -Não tem nenhuma relação ou semelhança com Curtindo a vida adoidado, a abordagem de cada um é oposta a outra, não faz sentido a comparação. Clube dos cinco quer retratar exatamente os estereótipos de cada "tipo" de adolescente sim, mas trazendo sentimentos, nomes, rostos e motivações por trás desses estereótipos. Sim, o filme não se aprofunda na "origem" de cada um pq nos basta saber o que é necessário, entender, interpretar e refletir. Durante o filme inteiro conhecemos um pouco de cada personagem, vamos obtendo diversas informações até chegar ao motivo do pq estarem na detenção. Não é somente no "diálogo de 10 minutos" que as questões são debatidas, e isso basta. 5- A transformação da Allison realmente é polêmica, mas acredito que ela seria o tipo de pessoa que assim que chegasse em casa desmancharia tudo o que a Claire fez rs O intuito do filme não é mostrar que eles vão ficar amigos depois dessa experiência nem nada, ficaram juntos pq foram obrigados, dia seguinte segue a vida, cada um no seu canto mas com uma visão diferente da que tinham antes.
Eu gosto desse filme (não amo) apesar desses defeitos, mas o que mais me incomoda e eu nunca vou conseguir superar isso é que apesar da moral ser "somos todos iguais" o Bender continua arrogante do início ao fim achando que ele é melhor que os outros e cara, isso me chateia muuuito porque o Hughes não notou que o personagem de mais destaque é único que não evolui?!?! Edit: 3 anos depois. É, esse filme é a definição de estilo acima de substância, é icônico mas superficial, eu gosto do estilo
discordo sobre algumas coisas, mas realmente, o pessoal passa MUITO pano pra mensagem do filme, é totalmente o oposto de se aceitar, a Alisson entao, pessoal faz vista grossa
Quem estuda ou estudou história está familiarizado com o termo "anacronismo histórico", que é basicamente o erro de interpretar eventos históricos passados com a mentalidade e conhecimentos do mundo presente, essa ideia também pode (e na minha opinião, deve), ser considerada quando analisamos filmes antigos. Muitas das reclamações (mas não todas) dele a respeito do filme são, ao meu ver, um anacronismo. Um exemplo meio bobo, mas que ao meu ver ajuda a ilustrar o que estou dizendo. Em nenhum momento o autor do video reclamou do fato dos personagens comerem coisas de origem animal na cena do almoço, pois o autor está inserido num contexto histórico em que comer coisas de origem animal é encarado com naturalidade, e muito provavelmente ele também come. Apesar de eu ainda comer carne (quero parar num futuro próximo) eu acredito que o futuro da humanidade (da maioria pelo menos) caminha para o veganismo, pois não há necessidade (do ponto de vista nutricional) de comer produtos de origem animal, portanto é meio bárbaro e imoral matar animais somente pelo prazer (na forma de paladar) como fazemos hoje em dia. Se num futuro próximo o autor do video fizer um filme como ele disse pretender, e no filme houver uma cena de churrasco (o que pro nosso periodo é encarado com naturalidade), e num futuro distante quando ninguem mais comer carne um critico de cinema criticar o fato do autor do filme "incentivar a bárbarie que é o consumo de carne", esse autor vai estar cometendo um anacronismo histórico.
@@jefgir Muito interessante o seu ponto, não tinha pensado por esse ângulo. Contudo, os problemas no filme não se limitam só a questão de moralidade, o próprio roteiro é problemático e a construção dos personagens (que deveria ser o principal) não faz muito sentido. Existem outros filmes e obras da mesma época com problemas morais (principalmente na maneira em que as mulheres são retratadas), mas que possuem méritos o suficiente pra superarmos esses problemas, como uma boa história e um roteiro bem escrito. Exemplos são Star Wars e De Volta Pro Futuro, a Leia vira uma escrava sexual no EP6 sem motivo nenhum, e a mãe do Marty é praticamente um prêmio pro pai dele no primeiro filme, mas uma boa história é uma boa história, e esses filmes ainda são assistidos pelas novas gerações. É exatamente isso, pelo menos ao meu ver, que difere algo "datado" de "não datado". Na real, o que eu sinto é que o sucesso desse filme (e outros do diretor) tem justamente a ver com o que cê falou só que ao contrário: eles se apoiam muito no contexto da época, as pessoas gostarem mais por se identificaram do que pelo filme realmente ser bom. É por isso que ele é tão difícil de ser assistido pelas novas gerações, já vi um bom tanto de gente nova na internet achando esse filme uma merda.
nah, John Hughes era um nerdão que vivia entocado em casa obcecando em Sammy Davis Jr. e no Rat Pack, o que é muito engraçado porque ele próprio é o grande nome por trás do Brat Pack (trocadalhos do carilho) depois nos anos 80, e o nome que é claramente referencial deve ter um dedo do próprio. Passou a infância num bairro sem meninos da sua idade e tendo 3 irmãs em casa pra aumentar o senso de alienação social e solidão dele. No ensino médio ele namorou uma líder de torcida, porém (vai Hughes!). O John só é obcecado por jovialidade, particularmente o conceito de jovialidade se efetivar em seu estado mais intenso e supostamente genuíno através de rebeldia e deliquência adolescente de pequena proporção
@@viniciuscinema somos 3 então, só sei essa extensão sobre a vida do homem porque isso tudo fincou na minha cabeça de neurodivergente por identificação com o Hughes mesmo
eu achava enquanto assistia que o não desenvolvimento de personagem e diálogos superficiais era a forma que se tinha de contar sobre a juventude da época e os problemas vividos pelos seus contextos. Mas aí quando chegou no final com ele levantando o punho em comemoração eu senti que não tinha muito coisa pra se aproveitar mesmo Sem falar oq fizeram com a Elison...
Apesar de isso realmente ter acontecido, eu não culpo o filme ou o John Hughes por isso. Sei lá, pra mim isso é tipo culpar o Frank Miller pelo Zack Snyder. Tipo, não tá errado mas...É um pouco mais complicado que isso.
@@carloprato1 ingenuidade é sua, querido, de pensar que filmes e músicas não influência as pessoas. Principalmente os adolecentes. Acorda que as pessoas são marionete nas mãos da mídia.
Resumindo todas as partes do Bender: *"HEEEEERE WE ARE, DON'T TURN AWAAAAAAAAAY NOOOOWWWWW (DON'T TURN AWAY!) WEEEE ARE THE WARRIORS THAT BUILT THIS TOWN!"*
O foda dessas opiniões diferentonas é q é mostrado um outro ponto de vista q ninguém busca nos filmes , séries , animes etc.. e assim tira a obra do seu pedestal de obra perfeita insuperável e assim mostra q nenhuma obra perfeita ou totalmente horrível e q tudo n passa de ponto de vista
Eu adoro esse filme mas não sei explicar o porquê. Talvez seja porque os personagens sentem a pressão que nós adolescentes/jovens sentimos, talvez porque eles passem pelos mesmos problemas com os pais que nós passamos. Pela individualidade de cada um, por serem muito opostos mas mesmo assim conseguirem entrar em um equilíbrio e aprenderem a se gostar e se entender. Eu adoro filmes e livros que retratam amizades sendo desenvolvidas. Mas eu odeio o final do filme, não deixa claro se eles vão ser amigos, se vão se ignorar e talvez essa seja a graça, a mágica do filme, você imaginar o que vai acontecer. Adorei seus argumentos de qualquer maneira, a maioria faz muito sentido e é real KKK.
O Filme não rege o "universo teen" dos anos 80, porém não foi mal estruturado e nem estereotipado, se você for observar bem. O filme foi feito "todo no improviso", e representa justamente uma crítica aos estereótipos americanos (assim como Ferris Bueller Day's Off). Gostei da crítica exposta neste vídeo, e dá pra fazer bom debate, agora dizer que o filme é ruim? Isso é uma opinião pessoal de quem fez esse vídeo, e aqueles que assistiram o filme e não gostaram, acabaram tomando pra si o mesmo discurso. Observem.
Primeiro o filme tem no máximo duas horas, um filme como ele projeta seria mais uma minissérie, não há tempo para desenvolver personagens.E vamos combinar Curtindo a vida adoidado e um filme bem merda pra ser valorizado dessa forma.
Finalmente não me sinto sozinho. Eu DETESTO esse filme, e como já vi tardiamente e com bagagem, não tenho aquele laço emocional que muita gente tem com ele. Vi o filme problematizando do começo ao fim e sequer consegui contextualizar (porque há referências mais antigas que não cometem as mesmas coisas) e achei tecnicamente muito mal feito. Esse vídeo me mostrou os problemas que já tinha identificado e ainda me fez perceber outros. E acho o Bender um péssimo personagem, antipático, raso...
Haha tirou as palavras da minha boca. E olha que eu não gosto de ficar problematizando tudo que assisto nos filmes, afinal cada obra tem uma proposta específica. Mas esse filme em questão não teve como eu não reparar porque, como foi dito, é muito raso na execução do que ele se propõe a fazer. Nunca entendi como tanta gente o considera um clássico do drama adolescente. Pra mim nunca chegou nem perto de ser um bom filme, que vc realmente tira alguma lição dele. Bem fraco.
Não sou um grande fã desse filme, mas discordo de alguns argumentos. O que vc interpretou como sendo eles abandonando a identidade própria pra fazer parte do grupo, eu interpretei como sendo eles superando os estereótipos impostos à eles. Por exemplo, o Brian não é nerd pq ele gosta de ser nerd, mas pq ele sofre essa pressão por parte dos pais (ele até comenta que pensou em suicídio por que sempre exigem que ele tenha boas notas). Então quando ele fuma maconha, corre pelos corredores, etc., eu vejo como ele superando essa pressão e agindo mais livremente. No caso da Alisson, eu entendo que existe um fatos misógino relacionado à afeminação e tals, mas também pode ser visto pela ótica que eu apresentei, no sentido de eu interpretar que a personagem é propositalmente / exageradamente esquisita porque ela expressa de forma hiperdramática os dramas familiares dela, ou seja, ela quer chamar atenção por ser negligenciada pelos pais. No final, quando ela se vesta como uma "garota normal", ela demonstra que superou isso. A Clair também entre nesse perfil, por ela seguir o estereótipo da patricinha toda certinha e tals, mas que no fundo, ela também gosta de fazer coisas erradas, como fumar e pegar o mlk meio criminoso. O Andrew também tem uma superação, no sentido de que ele demonstra bastante sensibilidade para com os problemas familiares que os outros expressam nos diálogos. No mais, há coisas que eu concordo. O Bender é péssimo. O filme tem piadas misóginas e o tom é inconsistente demais.
*Quando a globo anunciava este filme no domingo, eu logo entrava em depressão. Filme chato pra caramba! Tipo, nunca me identifiquei com ele, acho que pode se comunicar mais com jovens dos EUA ou atuais.*
@@DivagaçõesdeMary verdade, é uma dinâmica diferente. Tipo os estereótipos no filme é algo distante pra mim. Na minha época a sala não era dividida, só tinha o problema com o valentão (buller). Meu amigo certa vez fez este comentário, é concordei com ele.
@@arsenaltimedaminhavidab.a.7648 sim, claro! Só que toda ficção possuí uma verossimilhança. Ele é extraído de algo, uma experiência de um autor com alguma coisa da vida. Por exemplo: existia um documentário chamado Kit Nerd ou "Aqueles caras estranhos " passou na TV escola. Mostrava este mesmo estereótipo e que estava muito ligado a sociedade Norte Americana. E é algo bem sociológico.
@@brunodisilva Duvido muito que exista uma hierarquia social na escola tipo esses filmes, Já que os EUA é um país cristãos, sem conta que hoje em dia invés de ter brigas tem debates sobre política e ideologias, dificilmente acontece bully nas escalas, hoje ngm liga para esse negócio de popularidade nas escalas agora só existe internet
É por isso que eu adoro o teu canal, eu gosto do filme, e contínuo gostando. Mas esse seu vídeo me fez ver uma parte negativa da obra que eu nem tinha pegado. Parabéns pelo vídeo.
Vivo em meio a adolescentes...e as coisas lá funcionam assim, examente como no filme, gostando, aceitandoo ou não..adolescentes são adolescentes...estão em busca de si mesmo e em fase de construção...assisti a esse filme quando era adolescente....gostei...é claro que não merece oscar, não há condutas a serem seguidas...mas aguardo algo melhor...se você conseguir e tiver experiências com jovens...vou adorar...torço para que você nos mostre uma realidade consistente e que todos se respeitem....Boa sorte!!!
Eu estou muito revoltado, não com o vídeo, mas com o filme, me sinto enganado, feito de trouxa pela mensagem q ele supostamente passa, e percebendo a verdadeira agora.
Acho que o filme realmente peca em converter a Alisson em uma patricinha pop, ao invés de sustentar e exaltar a beleza no tipo de personalidade igual a dela. Mas de resto, você quer demais, para um filme americano sobre adolescente de 1985. E não, você não sabe que nos anos 80 blá blá blá... porque você não estava lá, e julga o filme com valores dos anos 2000. Era outro mundo, que você nunca vai fazer ideia.
Não se preucupe sr Balcão o video ta otimo. Nossa nunca pensei q esse filme tivesse esse conceito tão errado.eu nunca assisti esse filme ja tinha ouvido falar sobre ele mas nunca pensei q fosse assim q bom q temos youtuber como o sr Balcão q fasen essas otimas analises sobre esses filmes.assim podemos ter um otimo conceito e opinioes antes de assistir essas obras. Valeu sr Balcão PS: adorei as cenas em que o aborto de minion apareceu olhando pro filme so olhar dele pro filme ja diz tudo ( como e que isso fez sussesso )
Clube dos 5, na minha opinião é um filme que condiz com a epoca que foi feito, levar o contemporâneo em conta é importante nessa avaliação. Hoje nossa geraçao consegue ver o quão errado ele é. Definitivamente não é um filme pros excluidos, mas sim para os que excluem, oque ele conclui é patricinhas, atletas e delinquentes são descoladissimos, depressivas e nerds são fracassados. Ele desenha os esteriotipos e ao invés de aproximar reforça a segregação entre eles.
Acho impressionante como os seguidores desse canal funcionam como uma espécie de religiosos fanáticos, simplesmente não possuem opinião própria e abrem mão das próprias conclusões a favor da opinião do cara que apresenta seu conteúdo, deplorável ver comentários dizendo que agora eles entendem a "mensagem certa"...
Caralho, o que eu mais idolatro nesse canal é filme antigo. A questão não é a época que um filme é feito, a questão é dele ser uma merda. A mensagem do filme é ruim não por uma questão de ter sido feito em outra época (se pegassemos de exemplo sitcoms família até os anos 80 por exemplo que são totalmente baseadas nos valores da época, e mesmo assim funcionam). A mensagem do filme é péssima mesmo no dia em que foi lançado. Além disso, mesmo não levando em consideração a mensagem, a primeira metade inteira do vídeo é só argumentando pq o filme é ruim simplesmente por ser mal escrito. Se quiser argumentar a respeito desses pontos show, ficar jogando na parada de "ui ui geração atual ui ui" e não responder nada apresentado no vídeo mostra que pelo menos minha geração não é tão preguiçosa na hora de traçar críticas.
@@BalcaoPop mas voce esta se prendendo a um fator, de que o filme precisa passar uma mensagem boa, o filme nao tem a obrigação de passar boas mensagens o filme te a obrigação de contar uma história.
@@BalcaoPop sendo essa história boa ou ruim, agora ele ser mau escrito, posso le dar o exemplo de the walking dead, que tem varios episodios mau desenvolvidos mas o conjunto da obra é de apelo popular, como é o caso do clube dos cinco que possui esse mesmo fator.
@@BalcaoPop oque me fez escrever a mensagem, foi voce colocando como ponto negativo do filme, a personalidade do bender, a personalidade dele é ruim mas a do Negan de The Walking Dead tbm é (gosto de usar the walking dead de exemplo mesmo kkk) o Negan é machista é opressor e piscopata mas é um personagem maravilhoso, que mais foi feito cosplay em the walking dead pelos fãs, e ele é amado por eles kkkkkkkkkk entende kkkk
@@Renatojunior123 mano... Se uma obra se propõe a fazer a passar uma mensagem ela tem que ser algo bom, você não vai defender o Nascimento de uma nação, porque esse filme a História dele é a história de como a KKK são heróis E o exemplo que se deu de The Wank Dead não faz sentido, tipo tem Episódios ruim, mas Clube do Cinco é TODO mal escrito E o outro exemplo, do personagem cuzão, em The Wank Dead a série trata o personagem como errado, como um cuzão, já Clube do Cinco afirma que o Benders tá certo, e que as pessoas deveriam ser mais como ele
Eu gosto desse filme, mas faz tempo que assisti. Talvez vendo hoje, eu não goste como gostei na época. De qualquer forma, gostei muito dos seus argumentos.
Allison O desenvolvimento dela é bem inexistente, tendo 2 min de dialogo com o brother que é atleta, e dps ela afirma que é mentirosa compulsiva só por ter falado que era ninfomaníaca, e no final, troca totalmente de visual incitado pela garota que ela contou mentiras só pra arrancar a confissão de algo pessoal, e no final, fica com o brother atleta pelo motivo SIM E tirando o fato que, como o video todo já disse, os personagens são mal desenvolvidos. E claro, o final me deixou ???
Eu acho Curtindo A Vida Adoidado tão errado quanto. Os dois tem protagonistas tóxicos e manipuladores. Pra mim não muda muito o fato de um ser mais "surreal" e "descontraído", continua tão errado quanto.
Assisti Curtindo a Vida Adoidado esses dias, esperando gostar mais do que os outros filmes do “consagrado” John Hughes que eu tinha visto (Gatinhas e Gatões e Clube dos Cinco). Gostei ainda menos. Não simpatizei com nenhum dos personagens (tirando, talvez, o Connor). Como alguém consegue torcer por um protagonista mentiroso, manipular e cheio de si que nem o Ferris? A única cena que eu realmente gostei foi a do Connor quebrando o carro. Com o resto, só consegui sentir raiva e vergonha alheia.
Assisti hoje o filme... e sinceramente só gostei do final !!Na verdade adorei o final !! Mas realmente o desenrolar e desenvolvimento do filme é fraco... o ritmo é meio moroso e lento... mas o final pra mim salvou o filme !!! Valeu a pena assistir !!! Há sobre o fato da patricinha ficar com o Bad boy no fiinal, cara, é justamente isso que acontece na vida real...vai dizer que vc nunca viu isso acontecer na sua escola ou no seu bairro ??? Enfim... Eu discordo das suas opiniões no video, mas vc fez um ótimo texto e edição, Parabéns pelo trabalho !!!
Os julgamentos do Jhon foram 8/80, pois em alguns tirando as más influências e insultos, ele fez cada um se olhar por dentro, para ver como eles tratavam as outras pessoas que não fazia parte do "grupinho".
Isso pode ser explicado pelo fato do Jon Hughes fazer seus roteiros em dias, o próprio curtindo a vida adoidado escrito em duas semanas por ai, esse filme não avança nada em questão de arco de personagens durante mais da metade e em um diálogo condesa uma mensagem, roteiro pobre. Muito obrigado por essa análise, não conhecia seu canal mas agora já quero ver outros vídeos seus, sucesso na vida de roteirista, confio em você!!
Cara esse vídeo e perfeito pra ver depois de assisti o clube dos cinco e o vídeo do Léo Hwan (acho que escrevi certo) na sequência. Muito boa crítica, eu tava com uma impressão muito boa do filme por causa do vídeo do Léo e tava com preguiça de assistir kkkkk.
O filme é apenas o reflexo dos grupos sociais, e um filme de 2 horas não desenvolve 5 personagens. Sua opinião, é a sua opinião, e tudo que traz o filme é apenas uma observação da toxidade por trás da escola, para não fazer o mesmo, não praticar um bullying. Seu vídeo nunca vai ter público o suficiente para suprir e unir ao seu gosto, pq gosto é gosto. E o filme não é ruim, É O PERFEITO REFLEXO DA ADOLESCÊNCIA NA ESCOLA.
E se te faltou desenvolvimento de personagem, é só completar com o complexo de cada personagem como grupo social. Quer desenvolvimento em um filme de 2 horas?
Não até o argumentador, ataque o argumento, realmente filme de 2 horas não desenvolve 5 personagens, mas esse filme em pouco mais que uma hora e meia não desenvolveu nenhum
Nunca gostei desse filme,agora sabendo mais dele,odeio mais ainda Sr balcão tenho uma pergunta,pra apoiar no apoia.se da pra usar gift card? Se der,tenho um aqui de 20 pila,da pra apoiar,mas num sei se da pra usar ele ;-;
Eu nunca gostei desse filme sempre achei a tentativa de vilanizar o diretor forçada,a mensagem meio desconexa,certas açôes dos personagens serem movidas por pura e simples ´´emoção do momento´´(apesar da energia e estilo que isso da momentaneamente na obra),o ritmo meio torpe (tipo o John Hughes e viciado em fazer sequencias ocas de jovens fazendo alguma coisa muitas vezes questionavel com musicas dos anos 80 de fundo para parecerem magicas e incriveis mais que contraria totalmente o que está sendo visto em tela) ea mensagem final do filme apesar que tem seus meritos por ser um simbolo da juventude da época ajudou a contribuir com maleficios com consequencias que reveberam até hoje nos dias atuais...
Eu nunca tinha visto clube dos cinco e no ano passado assisti e tenho a mesma opinião que a sua o filme passa uma mensagem extremamente tóxica não entendo todo o culto que a galera faz em cima desse filme
O problema de se fazer a critica de uma arte sem ter sido contemporâneo dela, é que só com o conhecimento técnico que se aprende na faculdade, a sua critica partirá sempre de onde vc começou / nasceu... seja para elogiar ou criticar, por não ter vivenciado o contexto e 'respirado' o ar da época. Isso serve pra todos os filmes e todas as artes. Sim, tem coisas que são impossíveis e pronto. Já existe até debate acadêmico sobre isso.
Caraca mano, que abobrinha na moral... Se existe debate acadêmico sobre isso é o debate mais patético que eu já soube da existência. Porra então agora acabou crítica a filme western, acabou crítica a filme histórico... Pq se criticar um filmeco dos anos 80 que é logo ali na esquina já envolve "ter de respirar o ar da época", essa galera acadêmica aí deveria se recusar a sequer levantar um dedo pra questionar Ben Hur né. Caraca, quase nenhuma crítica do meu vídeo é relacionado a época. Metade é relacionado ao roteiro, a outra metade ao fato de ter uma péssima mensagem de como lidar com as diferenças de cada um. E não é nada "anacrônico" do tipo "ain eles não colocaram nenhum personagem trans", não, é coisa simples de "tratar todo mundo igual lixo". Que tal ao invés de apelar pra essa falácia de "ui ui debate acadêmico sobre não fazer crítica se vc não viveu a época" você não monta um argumento de verdade defendendo o roteiro desse filme ou qualquer coisa assim? Na moral que desespero pra defender filme ruim. Reforço: Essa parada de só poder criticar ou elogiar propriamente se você viveu na época é a coisa mais estúpida que eu li essa semana, sinto muito.
Achei que era a única que não tinha gostado do filme, sempre que vejo os outros falando dele é sempre um "melhor filme" "meu filme favorito" e eu não entendo como, na minha opinião, essa merda não tem pé nem cabeça, é totalmente descartável, assisti na esperança de realmente ser bom, mas realmente não entendo como isso pode ser filme favorito de alguém, tantos filmes bons, com mensagens boas, com personagens bons, com ótimos paradoxos, músicas boas, desenvolvimento bom, mensagens boas. Acho legal alguém gostar ou adorar o filme, ou achar ele um maximo, cada um com sua opinião, mas eu nunca escolheria isso como filme favorito, ele é muito superestimado Dica: nunca confie em uma opinião do tiktok
eu assisti esse filme há muitos anos e adorei, mas acho que não tinha nem pensando sobre a mensagem dele kkk, só achei daora a vibe dos 5 num lugar interagindo, mas realmente é meio desconfortável ver como são estranhas algumas cenas e diálogos...
Foi muito difícil assistir esse filme, o Bender é completamente insuportável e todo o não desenvolvimento dos personagens culminando naquele "final feliz" com o valentão saindo com a "princesinha" é tão patético que se tornou um filmes que menos gosto. Me impressiona de verdade ser tão adorado por tanta gente, sobretudo gente do Brasil que tem menos motivos ainda para se relacionar com a "história" de cada personagem. Muito bom ver que não to sozinho nessa, seu vídeo foi bom para que eu percebesse que eu não to maluco. Alias, tem uma coisa interessante sobre a cena que o Bender assedia a menina embaixo da mesa: o diretor do filme queria gravar as coxas e calcinha da atriz que na época tinha apenas 16 anos!!! A mãe da atriz impediu o diretor, que não contente, resolveu contratar uma duble somente para essa cena. Sinceramente, pra mim isso é prova suficiente de que de fato essa filme é uma grande punheta do diretor. Péssimo.
Dizer que o filme gira (somente) em torno da oposição Bender X Diretor Vernon é uma opinião superficial sobre o filme. Qual é a característica abordada em todos os filmes de John Hughes? É uma crítica aos estereótipos culturais norte americanos. Simples. E isso fica ainda mais perceptível em filmes como "A Malandrinha" e "Construindo uma Carreira" (também feitos por John Hughes). Pensar os demais personagens como "Ovelhas do Bender", também é totalmente errado, pois, como cada um se concentra em um nicho, cada um possui a sua personalidade ( a exemplo do momento em que eles se reúnem pra contar o motivo de cada um estar na escola naquele dia, e que Bender estimula - não obriga - os demais a exporem seus problemas). Mas eu gostei desse vídeo, pois faz uma discussão interessante, só que tem que ser revista algumas opiniões, uma vez que me parece que quem fez esse vídeo desejava um rebuscamento psicossocial maior sobre o filme, sobre os personagens e o roteiro.
Paaann !!!👊👊👊🤛🤛 (Batida forte na mesa , chamando a atenção de todos .) Sabem o que ganhei de natal ? Foi um ano excelente pra família Bender , Ganhei um maço de cigarro do meu pai Ele me agarrou e disse - Ei !!! Fume tudo jhonny!!! Não pai , mas e o senhor ??!!
Concordo em tudo. Esse personagem "valentão" é um babaca o filme todo, e no final ainda acaba com a mocinha... Ele desrespeita os outros, xinga todo mundo, faz muita coisa errada e ninguém fala nada. Ainda se salva algumas cenas, eu daria uma nota 6,5.
Da mesma forma que você odeia Clube dos Cinco, eu odeio Sociedade dos Poetas Mortos, mas é por um motivo bem particular. Eu sou professora e não gosto da forma como o professor é retratado nesse filme: como uma figura mágica e inabalável cujo único propósito é mudar a vida dos alunos. Claro, eu entendo que sendo esse filme da perspectiva dos adolescentes, isso faz todo o sentido, então não culpo o filme, mas eu realmente não gosto desse retrato. Agora, o retrato da adolescência que ele faz é incrível.
Por isso preferi falar "incel type" do que só incel. E quis usar a palavra pra fazer uma conexão direta com oq vivemos mais hoje. Sobre o conservadorismo, na real o filme é até meio anti-conservador demais. No sentido de forçar tanto uma libertação nos personagens via drogas e sexo do que via família e educação. Mas como hj em dia os conservadores são mt mais depravados moralmente e insanos eu entendo a comparação. De qualquer forma, eu só trouxe a ideia a tona pro vídeo pq ele se propõem a ser sobre inclusão, e no final entrega o oposto. Isso é um problema em qualquer filme independente da época que foi feito.
Na real se você for analisar o Ferris do curtindo a vida adoidado, ele tem as mesmas formas de bullying com o Cam, a maioria desses filmes adolescentes antigos tem algum personagem babaca sendo exaltado a protagonista, mas isso não faz do filme ruim, adoro os dois por exemplo.
Po são tipos de atitude completamente diferentes. O Ferris não tenta fazer o Cameron se envergonhar de quem ele é, pelo contrário, tenta libertar ele de seu casulo de traumas. Vemos no Cameron a ausência paterna e a completa alienação da vida, e o Ferris decide fazer ele sentir por um dia como é estar vivo, bem como ajuda-lo a lidar com seus traumas familiares. Há muito mais reflexão nesse filme que em Clube dos Cinco, como a cena deles olhando os quadros. O Bender não. Ele é abusivo, desrespeitoso, invasor da privacidade alheia e só tenta envergonhar os outros se colocando como superior. São situações bem opostas.
@@BalcaoPop Na realidade acho que tivemos visões diferentes sobre os filmes, mas tudo bem! Na minha visão o Ferris não tava nem aí pro Cam, e pelo que me pareceu só pensava nele mesmo o tempo todo, tudo que ele faz com o carro do pai do amigo é um exemplo, além das pressões que ele faz para o amigo fazer coisas que ele não queria, deixando ele inclusive em estado catatonico, gerando aquela discutível cena da piscina. O Bender do Clube dos Cinco também é um babaca, não defendo ele. E acaba que a reflexão do filme se mostra naquela cena onde cada um conta o motivo pelo qual estão ali, mas confesso que o final é bem decepcionante. Enfim, aproveitar para elogiar o vídeo, muito bem feito por sinal, mais um inscrito. 😁
@@pedroribeiro1241 o carro do pai do Cam era uma metáfora, o cara ligava mais pro carro do que pro filho E na real eu acho q o estado catatônico era ele tentando digerir as informações e querendo atenção, dava pra ver isso quando ele se joga de propósito e fica esperando o Ferris salvar ele
Galera, quem acompanha no twitter já sabe: Foi quase IMPOSSÍVEL conseguir postar esse vídeo!
Todas as cenas que usei do filme foram bloqueadas pelo RUclips, e estive nos últimos dias tentando todas as alternativas possíveis pra liberar o vídeo. Finalmente consegui! Peço então encarecidamente a compreensão de vocês sobre a qualidade tosca dos trechos do filme, e tomara que isso não os impeça de apreciar o conteúdo.
Último pedido: Se possível, assistam de fones de ouvido. Nunca peço isso mas é que, como as imagens já podem desconcentrar um pouco, o fone vai ajudar bastante na experiência.
Grande abraço balcaneiros! Espero que gostem.
Tu é foda cara, obg por se esforçar tanto pra nos trazer conteúdo de qualidade S2
+ 1 inscrito fiel
É sério isso ?????? É muito triste saber, que em um momento tão delicado como esse, em que o Brasil e o mundo pedem socorro, pessoas perdem tempo lendo meu comentário...
O filme é legal pra caralho.
Relaxa, foi bem de boa ver o vídeo.
O objetivo do filme era pegar etereótipos escolares e desconstruilos, pra faze-los serem mais do que estereótipos, na teoria o filme termina e eles mudaram pois é isso que o filme tenta passar quando o Bryan lê a redação de aceitação dele, mas o filme termina e os estereótipos ficam ainda mais claros e passando péssimas mensagens: a menina bonita (Claire) fica com o cara babaca (Bender), o cara bonito só tem interessa na menina quando ela se molda pro padrão (Andrew e Alyson), o Nerd faz a lição dos outros (Bryan), isso é um vacilo da direção e roteiro que não consegue desenvolver os personagens, eles passam por varias situações ao longo do filme mas nunca deixam de ser o mesmo estereótipo apresentado no início, eu não curti muito esse filme.
concordo com o video e com o seu comentário...sempre ouvi falar desse filme, assisti já na fase adulta e me decepcionei. Primeiro acho um filme monótono, esperava mais uma pegada Curtindo a Vida Adoidado (um dos meus filmes preferidos), mas esse é mesmo cenário sempre, diálogos rasos, o rebelde que sofre em família e desconta nos outros (não suporto rebelde sem causa caga regra) e mais tudo isso que vc citou. Lógico que não é uma manhã na escola que fariam eles mudarem de personalidade mas ao menos uma reflexão mais profunda, que cada um tem seu jeito de ser e não precisa tipos como o Bender ficar fazendo bullying com todos...esse sim merecia um choque de realidade que não teve e ainda saiu "por cima" pq ficou com a menina q ele tanto desmereceu (absurdo!)...enfim, um filme que vi uma vez pra nunca mais. A única coisa q presta é a música do Simple Minds.
Discordo, a relação da Alyson e do Andrew já estava sendo desenvolvida ao decorrer do filme e eles tiveram um final juntos pelo desenvolvimento deles, a Alyson primeiramente é apresentada como uma guria doida e um caso perdido, o Andrew é um atleta que sempre tenta parecer o divertidão e aos poucos vamos vendo a real face deles.
A Alyson é uma menina abandonada pelos pais e age que nem maluca pra algm dar atenção para ela como podemos ver me várias cenas do filme onde ela reclama de sua vida familiar insatisfatória e diz que é uma mentirosa compulsiva, ela também acha que os populares não gostam dela e que odeiam ela por ser diferente e que nunca falariam com ela, porém na cena onde a Claire está maquiando ela a Alyson pergunta:"Por que você está sendo tão legal comigo?" e a Claire reaponde:"Porque você está deixando" indicando que a Alyson por dentro está gostando doq a Claire está fazendo para ela(já que permitiu que a Claire fizesse isso e se referiu o ato de ser maquiada como "algo legal"), no caso, tornando ela uma menina comum, como ela desejava ser, porém foi negligenciada pelos pais e é fanática por atenção.
Já o Andrew, ele sempre busca a aprovação do pai fazendo coisas que para ele, acha horrível, como caçoar o rapaz no vestiário e provavelmente esse negócio de ser atleta também foi moldado pelo pai dele, ao desenrolar da história o Andrew tem várias interações onde ele tenta parecer algo que ele não é exatamente, o cara engraçado, divertido, em contra ponto o Bender é "o mais divertido" para todos do local, aos poucos vamos vendo o Andrew interagindo com a Alyson e debatendo sobre "a vida familiar insatisfatória" já tendo um algo mais, isso já cria meio que uma relação entre eles e com o Andrew desistindo da sua faceta de machão, a Alyson desiste da sua faceta de esquisita e finalmente se revela, se ele realmente fosse o atleta babaca, ainda teria repulsa dela e ou humilharia ela, devido o tanto de coisa estranha que ela falava.
Na questão do Brian, nenhum deles faria questão de escrever algo, a não ser ele, desde o início podemos ver que ele era o mais engajado na tarefa então era previsível que se alguém fosse escrever a tarefa seria ele, até por ser o mais preocupado nos estudos.
No quesito Claire e Bender, creio que o autor foi no clichê "os opostos se atraem" como no filme "curtindo a vida adoidado" onde a irmã do Ferris ficou com um cara meio locão da delegacia, mas essa relação do Bender e da Claire, na minha opinião faz sentido, para o lado do Bender pela Claire ser uma garota bonita, mas também ousada e para o lado da Claire por ele ser alguém que ela nunca imaginava, que sofre bastante e que tem diversos problemas(não acho que ser contra oq os pais dela querem seja um motivo muito forte para isso, acho que esse motivo só seria mais válido para a relação do Andrew e da Alyson já que ele não quer ser que nem o pai dele :v).
exatamente, eu não entendi nada quando começou esse reverse
As pessoas não devem ser livres para nunca mudarem?
@@nick23458 meu Deus, eu amei o seu comentário
Eu planejava ver o filme faz um tempo, mas sempre enrolei, mas hoje decidi ver para o vídeo não "contaminar" a minha visão do filme, eu estava até gostando do filme (eu achava que o filme iria desconstruir o Bender), mas aí do nada eles acompanham o Bender pra esconder a maconha? Por que? Ele poderia ir sozinho e como o diretor não ouviu 5 adolescentes correndo e falando alto entre si numa escola vazia e silenciosa? E depois o Brian pergunta se eles são amigos, eu nunca fumei maconha, mas a não ser que a maconha tenha o poder mágico de criar amizade, eu não entendo como eles poderiam virar amigos se até então só havia atrito entre eles.
E sobre alguns personagens em si, eu não estava vendo problema do Bender ser um babaca porque achava que ele iria perceber que estava reproduzindo as atitudes abusivas e machistas do pai, tentando diminuir os outros e provocar pra ter uma falsa ilusão de poder, mas o personagem parece continuar o mesmo até o final do filme, além de parecer que o fato dele sofrer violência do pai invalidasse qualquer crítica dos outros personagens às atitudes dele. E fiquei bem decepcionado pela Allison mudar de visual, como se pra ela ser bonita e conquistar alguém ela tem de adotar uma aparência mais "feminina", ela não pode ser bonita do jeito dela e com o estilo que tinha?
De tanto que esse filme é tido como um clássico, uma "representação perfeita da adolescência" e de ainda ser uma referência nos dias de hoje, eu esperava mais desse filme e ver seu vídeo só ajudou a reforçar o que eu não gostei e me fazer ver outros problemas, ótimo vídeo, Senhor Balcão.
Só queria dizer que o Bob Esponja O Filme tem a mensagem oposta a de Clube dos Cinco, só isso mesmo
Eu tinha comentado isso na estreia mais gostei e vou comentar nós comentários normais mesmo pra fica legal
Plankton: "Ah, vê se cresce. O que você acha que isso aqui é, uma brincadeirinha de criança, é? Você nunca teve chance de me derrotar Bobo Esponja. E sabe por que?"
Bob Esponja: "Porque você trapaceou?"
Plankton: "Não, não porque eu trapaciei, porque eu sou um gênio do mal e você não passa de um garoto. Um garotinho bobo!"
Bob Esponja: "Acho que tem razão, Plankton. Eu não passo de um garoto".
Plankton: "É claro que eu tenho razão. Vai Netuno, frita ele!
Bob Esponja: "E quer saber? Eu passei por muita coisas nesses 6 dias, 5 minutos e 27 segundos e meio. E se eu aprendi alguma coisa nesse tempo é que você é quem você é".
Plankton: "Tá entendi, vai Netuno, continua".
Bob Esponja: "E não é nenhuma mágica de sereia, ou uma promoção a gerente, ou qualquer outra coisa, que vai fazer de mim mais do que eu realmente sou por dentro. Um garoto!"
Plankton: "Legal, agora vira e encosta na parede".
Bob Esponja: "Mas tudo bem!"
Plankton: "Que que tá acontecendo?"
Bob Esponja: "Porque eu fiz o que todos diziam que um garoto não faria. Eu fui pra Cidade das Conchas, eu derrotei o Ciclope e eu nadei com Hasselhoff e eu trouxe a coroa de VOLTA!"
Plankton: "Tá, capitamos a mensagem".
Bob Esponja: "ENTÃO SIM EU SOU UM GAROTO. E TAMBÉM SOU UM MALA-SEM-ALÇA. E UM MANÉZÃO. E UM BAITA DUM MATUSQUELA XAROPE.
Plankton: "Ei, o que tá acontecendo aqui?"
Bob Esponja: "MAS ACIMA DE TUDO EU,"
Plankton: "Ei, fica frio aí".
Bob Esponja: "EU..."
Plankton: "Ei, fica frio".
Bob Esponja: "EU..."
Plankton: "Com mil ostras".
Sou Amendobobo! ROCK!
Você é Amendobobo! ROCK!
Somos Amendobobos! ROCK!
Bobo bobo Amendobobo ROCK!
Guarde seus brinquedos
Não venha me dizer o que não devo fazer
Então nem vem
Não!
Não vem que aqui não tem
Você vem dizer
Que eu sou um garoto e eu falo de novo
Obrigado
Obrigado por dizer!
Se você pensa em ser um cara igual a mim
Pode tentar, a criança em você
Posso ver assim
Obliblilahambililabop!
Sou Amendobobo! ROCK!
Você é Amendobobo! ROCK!
Somos Amendobobos! ROCK!
Bobo bobo Amendobobo! ROCK!
@João Opinião Livros e Filmes Fatos.
por isso esse filme e uma obra prima do cinema
Lembro que tinha raiva do final do filme Grease, porque a Sandy mudou o estilo dela só pra se encaixar
SIMMM!!! Eu ainda curto mais Grease pq as músicas são ótimas, mas a mensagem do filme caminha lado a lado com a do Clube dos Cinco.
Real
O q mais me da raiva nesse video msm antes de ver é q o cara vai falar mal de um filme q eu adoro e vai ter argumentos realmente bons kkkkkk
Adorei o comentário
Cara também fiquei puta por isso q ódio
Exatamente kkkkkkk
Não, os argumentos não são nada bons. É só um cara reclamando de um filme caricato e pipoca que se assume como caricato e pipoca. Como se de alguma forma Clube dos Cinco quisesse ser um drama super atual e denso sobre o drama do psicológico adolescente através de uma perspectiva real, ou uma crítica aos estereótipos de alunos presentes nas escolas americanas. Ele só quer ser um filme divertido quase cartoonesco, e é por isso que é tão bom, ele não se leva a sério. E é incrível como um filme sessão da tarde como Clube da Luta consegue ser tão rico de assunto quanto outras obras adolescentes como "13 Reasons Why" que tenta ser profundo e sério
Mas não teve argumentos bons
Caraca seu balcão, tô embasbacado. Realmente o filme deixa tenta dar uma mensagem, mas ao mesmo tempo acaba dando uma mensagem meio oposta:
"Não seja o que os adultos querem, seja o que os outros jovens querem".
Os personagens não vão saindo das suas bolas por amizade se conhecerem mas uns aos outro, mas por pura pressão, principalmente por um cara que parece ter á mesma mentalidade do Horda do filme Fragmentado ( ou que tá só jogando suas frustrações e raiva nos outros mesmo).
Foda se que foi por pressão o importante goi que evoluiu
Primeiro o filme tem no máximo duas horas, um filme como ele projeta seria mais uma minissérie, não há tempo para desenvolver personagens.E vamos combinar Curtindo a vida adoidado e um filme bem merda pra ser valorizado dessa forma.
Pelo menos no final cada um descobriu que eram melhores do que seus pais deixavam a aparentar.
Este era o episódio do "Choque de Cultura" que estávamos precisando.
só tu mesmo, com a tua demente alienação, pois, aos demais, sagazes, não há nada de "choque de cultura" (sem fundamento, por este fanfarrão aí, do canal - idiota), pelo contrário, choque de realidade ("tapa de luva"), na cara de vocês, pra manchar o "verniz" social da hipocrisia... tsc, tsc, tsc.
O caso da Alisson representa bem um tipo de arco de personagem que eu simplesmente abomino, a do patinho feio.
É basicamente isso: "Você, jovem cheio de complexidades e estilo próprio, que tal jogar tudo isso fora e só vestir essa roupa descolada, e pasteurizar sua personalidade, pra ser aceito? Não importa que vc gosta de ser assim e nós somos babacas preconceituosos, venha se juntar ao nosso grupo de idiotas."
É realmente triste ver tantas obras propagando esse tipo de mensagem, já não tá fácil ser jovem e ainda enchem tua cabeça com esse tipo de merda.
Odeio esse tipo de arco também.
Eu tambem não gosto de muitas coisas no filme (a maioria delas é apontada no video), mas vou bancar o advogado do diabo e dizer que não tenho certeza quanto a essa. Eu acho que a ideia do filme é de que a aparencia da alisson era só uma fachada, ela fazia aquelas coisas estranhas, se vestia de forma estranha, mentia e roubava pra chamar atenção, pois ela tinha essa carencia de atenção, os pais ignoravam ela. Aquilo não era quem ela realmente era e sim uma fachada que ela incorporou pra chamar atenção, sem precisar pedir (verbalmente) pela mesma.
@@jefgir O filme foi bem ambíguo sobre esse tema, por um lado realmente parece que ela é assim por consequência da omissão que ela recebe, mas por outro ele não aprofunda se ELA esta incomodada com isso.
Muito da nossa personalida é formada a partir dos nossos traumas e problemas, mas isso não quer dizer que esses traços são inerentimente ruins. Por exemplo, eu sempre fui alguém que não compartilhava os mesmos gostos que os garatos da minha idade, e isso me fez ser alguém mais reservado e quieto, mas eu nunca achei que isso fosse um defeito, saca?
Como você disse aquela personalidade podia ser realmente uma fachada, mas não lembro do filme mostrar que a Alisson estava incomodada por ser assim, e não pelo julgamento que ela recebia. O arco dela foi tão superficial que nem temos material pra nos aprofundarmos nisso, então fica a cargo de interpretação mesmo, mas pra mim isto de "a personalidade dela é pra chamar atenção" só demoniza o que é diferente de um jovem "normal", negando a ela o direito de ser como ela é e ser aceita mesmo assim.
Perfeito comentário
por isso gosto da Sam de Tá Chovendo Hamburguer.
Lembro que quando vi esse filme achei bem ok, mas CARALHO eu nunca tinha percebido essas merdas (tirando o fato do valentão lá ser um babaca com todo mundo o filme inteiro)
Inclusive lembro de ter visto notícias da Molly Ringwald
criticando o modo que o filme aborda as personagens femininas.
A conclusao q eu tenho eh q precisamos de um video sobre como freaks and geeks eh foda kkksksks
O arguemento de uma galera na sessão de comentários aqui é "não nasceu na época não pode julgar"!
Alguns pontos que achei interessante apontar:
1- Os personagens não seguem o Bender por acreditarem que ele seria um líder, eu vejo como uma situação onde eles não tinham muita opção ou talvez seja pq eles simplesmente tinham MEDO dele ou do que ele possa fazer. Todos ali sabiam que ele é um delinquente, ele passa grande parte do início e meio do filme ameaçando, ofendendo e assediando os colegas, ninguém ali iria querer se meter com ele. Entretanto, o Andrew foi o único que retrucava as ofensas dele (Claire tbm) e houve momentos onde ele tentava assumir algum controle, como quando defendia a Claire e tentava amenizar a situação, tbm quando ele tentou liderar (cena que eles decidem para qual lado correr quando estão fugindo do diretor)..
2- Acredito que o Bender seja sim o protagonista, porém ele não é o personagem principal, o que é diferente. As ações e consequências em grande parte do filme são sim responsabilidade dele, mas vejo todos os outros 4 como personagens principais pois o ponto de vista narrativo é deles, em especial do Brian, pois é ele quem escreve a redação.
3- O filme não é preguiçoso em mostrar cenas onde eles não fazem nada, o filme quer ser o mais fiel do quão chato e entediante é estar na detenção. Cenas bobas foram obviamente propositais, o roteiro não quer e nem deve querer trazer cenas dramáticas, reflexivas, brigas ou outras ações a todo momento, ninguém iria aguentar um filme "sem pausas" em seu próprio gênero rs
4 -Não tem nenhuma relação ou semelhança com Curtindo a vida adoidado, a abordagem de cada um é oposta a outra, não faz sentido a comparação. Clube dos cinco quer retratar exatamente os estereótipos de cada "tipo" de adolescente sim, mas trazendo sentimentos, nomes, rostos e motivações por trás desses estereótipos. Sim, o filme não se aprofunda na "origem" de cada um pq nos basta saber o que é necessário, entender, interpretar e refletir.
Durante o filme inteiro conhecemos um pouco de cada personagem, vamos obtendo diversas informações até chegar ao motivo do pq estarem na detenção. Não é somente no "diálogo de 10 minutos" que as questões são debatidas, e isso basta.
5- A transformação da Allison realmente é polêmica, mas acredito que ela seria o tipo de pessoa que assim que chegasse em casa desmancharia tudo o que a Claire fez rs
O intuito do filme não é mostrar que eles vão ficar amigos depois dessa experiência nem nada, ficaram juntos pq foram obrigados, dia seguinte segue a vida, cada um no seu canto mas com uma visão diferente da que tinham antes.
Eu gosto desse filme (não amo) apesar desses defeitos, mas o que mais me incomoda e eu nunca vou conseguir superar isso é que apesar da moral ser "somos todos iguais" o Bender continua arrogante do início ao fim achando que ele é melhor que os outros e cara, isso me chateia muuuito porque o Hughes não notou que o personagem de mais destaque é único que não evolui?!?!
Edit: 3 anos depois. É, esse filme é a definição de estilo acima de substância, é icônico mas superficial, eu gosto do estilo
discordo sobre algumas coisas, mas realmente, o pessoal passa MUITO pano pra mensagem do filme, é totalmente o oposto de se aceitar, a Alisson entao, pessoal faz vista grossa
Quem estuda ou estudou história está familiarizado com o termo "anacronismo histórico", que é basicamente o erro de interpretar eventos históricos passados com a mentalidade e conhecimentos do mundo presente, essa ideia também pode (e na minha opinião, deve), ser considerada quando analisamos filmes antigos. Muitas das reclamações (mas não todas) dele a respeito do filme são, ao meu ver, um anacronismo.
Um exemplo meio bobo, mas que ao meu ver ajuda a ilustrar o que estou dizendo. Em nenhum momento o autor do video reclamou do fato dos personagens comerem coisas de origem animal na cena do almoço, pois o autor está inserido num contexto histórico em que comer coisas de origem animal é encarado com naturalidade, e muito provavelmente ele também come. Apesar de eu ainda comer carne (quero parar num futuro próximo) eu acredito que o futuro da humanidade (da maioria pelo menos) caminha para o veganismo, pois não há necessidade (do ponto de vista nutricional) de comer produtos de origem animal, portanto é meio bárbaro e imoral matar animais somente pelo prazer (na forma de paladar) como fazemos hoje em dia.
Se num futuro próximo o autor do video fizer um filme como ele disse pretender, e no filme houver uma cena de churrasco (o que pro nosso periodo é encarado com naturalidade), e num futuro distante quando ninguem mais comer carne um critico de cinema criticar o fato do autor do filme "incentivar a bárbarie que é o consumo de carne", esse autor vai estar cometendo um anacronismo histórico.
@@jefgir Muito interessante o seu ponto, não tinha pensado por esse ângulo. Contudo, os problemas no filme não se limitam só a questão de moralidade, o próprio roteiro é problemático e a construção dos personagens (que deveria ser o principal) não faz muito sentido. Existem outros filmes e obras da mesma época com problemas morais (principalmente na maneira em que as mulheres são retratadas), mas que possuem méritos o suficiente pra superarmos esses problemas, como uma boa história e um roteiro bem escrito. Exemplos são Star Wars e De Volta Pro Futuro, a Leia vira uma escrava sexual no EP6 sem motivo nenhum, e a mãe do Marty é praticamente um prêmio pro pai dele no primeiro filme, mas uma boa história é uma boa história, e esses filmes ainda são assistidos pelas novas gerações. É exatamente isso, pelo menos ao meu ver, que difere algo "datado" de "não datado". Na real, o que eu sinto é que o sucesso desse filme (e outros do diretor) tem justamente a ver com o que cê falou só que ao contrário: eles se apoiam muito no contexto da época, as pessoas gostarem mais por se identificaram do que pelo filme realmente ser bom. É por isso que ele é tão difícil de ser assistido pelas novas gerações, já vi um bom tanto de gente nova na internet achando esse filme uma merda.
O fato desses filmes serem grandes clássicos do gênero "teen" diz muito sobre a gente.
Diz muito sobre o periodo historico que o filme foi feito
E daí cara, só gosto do filme pq é divertido. Povo chato kkkkk
Eu tô com a leve impressão que esse John Hughes era um bully na escola. Cê consegue sentir isso em Curtindo A Vida Adoidado também.
nah, John Hughes era um nerdão que vivia entocado em casa obcecando em Sammy Davis Jr. e no Rat Pack, o que é muito engraçado porque ele próprio é o grande nome por trás do Brat Pack (trocadalhos do carilho) depois nos anos 80, e o nome que é claramente referencial deve ter um dedo do próprio. Passou a infância num bairro sem meninos da sua idade e tendo 3 irmãs em casa pra aumentar o senso de alienação social e solidão dele. No ensino médio ele namorou uma líder de torcida, porém (vai Hughes!). O John só é obcecado por jovialidade, particularmente o conceito de jovialidade se efetivar em seu estado mais intenso e supostamente genuíno através de rebeldia e deliquência adolescente de pequena proporção
@@zeca6496poxa, me identifiquei com ele. 😅
A única diferença é que eu sou obcecado por filmes e nunca namorei.
@@viniciuscinema somos 3 então, só sei essa extensão sobre a vida do homem porque isso tudo fincou na minha cabeça de neurodivergente por identificação com o Hughes mesmo
Em minha cabeça este filme sempre foi bastante superestimado.
*Piada sobre ameaça de estupro coletivo*
Bender é facilmente um dos piores personagens do cinema (e no mau sentido ainda por cima)
@@alexandrealves4965O que estraga o filme é o Bender
A versão consertada desse filme é o episódio " paródia " do teen titans go.
eu achava enquanto assistia que o não desenvolvimento de personagem e diálogos superficiais era a forma que se tinha de contar sobre a juventude da época e os problemas vividos pelos seus contextos.
Mas aí quando chegou no final com ele levantando o punho em comemoração eu senti que não tinha muito coisa pra se aproveitar mesmo
Sem falar oq fizeram com a Elison...
O que eu mais detesto desse filme é que ele ajudou a floodar a cultura pop com os mesmos estereótipos de sempre (o nerd, o bully, a patricinha...).
Apesar de isso realmente ter acontecido, eu não culpo o filme ou o John Hughes por isso.
Sei lá, pra mim isso é tipo culpar o Frank Miller pelo Zack Snyder. Tipo, não tá errado mas...É um pouco mais complicado que isso.
Na verdade ele só representou a porra da realidade. Líderes de torcida e jogadores de futebol valentões nerds e esquisitos já existiam
Achar que um filme contribui pra isso é ser muito ingênuo.kkk
@@carloprato1 ingenuidade é sua, querido, de pensar que filmes e músicas não influência as pessoas. Principalmente os adolecentes. Acorda que as pessoas são marionete nas mãos da mídia.
É agora que o Balcão Pop vai perder metade dos inscritos. Não sou um grande fã dessa obra, então vou pagar pra vê.
Resumindo todas as partes do Bender:
*"HEEEEERE WE ARE, DON'T TURN AWAAAAAAAAAY NOOOOWWWWW (DON'T TURN AWAY!) WEEEE ARE THE WARRIORS THAT BUILT THIS TOWN!"*
@BRUNO GOL l é a uma música do imagine dragons
@BRUNO GOL l Warriors
Super machista opressorr KKKKKK
eu perdi demais na piada da e-girl KKKKKKKKKKKK
Feliz que você citou Rushmore e Freaks and Geeks ❤️
Nunca assisti, mas parece interessante, talvez eu assista nesse fim de semana se eu tiver a chance.
Mesmo eu adorando o filme eu entendo esses defeitos:(
O foda dessas opiniões diferentonas é q é mostrado um outro ponto de vista q ninguém busca nos filmes , séries , animes etc.. e assim tira a obra do seu pedestal de obra perfeita insuperável e assim mostra q nenhuma obra perfeita ou totalmente horrível e q tudo n passa de ponto de vista
Eu adoro esse filme mas não sei explicar o porquê. Talvez seja porque os personagens sentem a pressão que nós adolescentes/jovens sentimos, talvez porque eles passem pelos mesmos problemas com os pais que nós passamos. Pela individualidade de cada um, por serem muito opostos mas mesmo assim conseguirem entrar em um equilíbrio e aprenderem a se gostar e se entender. Eu adoro filmes e livros que retratam amizades sendo desenvolvidas. Mas eu odeio o final do filme, não deixa claro se eles vão ser amigos, se vão se ignorar e talvez essa seja a graça, a mágica do filme, você imaginar o que vai acontecer. Adorei seus argumentos de qualquer maneira, a maioria faz muito sentido e é real KKK.
Cara, não sabia que esse filme era tão errado! kkkkk
Pse me sinto traído
;-;
Grande coisa no final é ficção de todo jeito então ************ 😎
eu fui pegar esse filme eu fiquei o filme inteiro desconfortavel e não entendi o por quê dele ser tão aclamado
Gente eu ainda vou assistir o filme vejo o vídeo ou só depois?
O Filme não rege o "universo teen" dos anos 80, porém não foi mal estruturado e nem estereotipado, se você for observar bem. O filme foi feito "todo no improviso", e representa justamente uma crítica aos estereótipos americanos (assim como Ferris Bueller Day's Off). Gostei da crítica exposta neste vídeo, e dá pra fazer bom debate, agora dizer que o filme é ruim? Isso é uma opinião pessoal de quem fez esse vídeo, e aqueles que assistiram o filme e não gostaram, acabaram tomando pra si o mesmo discurso. Observem.
Primeiro o filme tem no máximo duas horas, um filme como ele projeta seria mais uma minissérie, não há tempo para desenvolver personagens.E vamos combinar Curtindo a vida adoidado e um filme bem merda pra ser valorizado dessa forma.
Finalmente não me sinto sozinho. Eu DETESTO esse filme, e como já vi tardiamente e com bagagem, não tenho aquele laço emocional que muita gente tem com ele. Vi o filme problematizando do começo ao fim e sequer consegui contextualizar (porque há referências mais antigas que não cometem as mesmas coisas) e achei tecnicamente muito mal feito. Esse vídeo me mostrou os problemas que já tinha identificado e ainda me fez perceber outros. E acho o Bender um péssimo personagem, antipático, raso...
Haha tirou as palavras da minha boca. E olha que eu não gosto de ficar problematizando tudo que assisto nos filmes, afinal cada obra tem uma proposta específica. Mas esse filme em questão não teve como eu não reparar porque, como foi dito, é muito raso na execução do que ele se propõe a fazer. Nunca entendi como tanta gente o considera um clássico do drama adolescente. Pra mim nunca chegou nem perto de ser um bom filme, que vc realmente tira alguma lição dele. Bem fraco.
Oi Renato. Todos me disseram que era um filme ótimo. Assisti e nada me interessou ali achei estranho.... nada ver
Até que sim alguém q tem a mesma opinião q eu sobre esse filme, achei que eu fosse doido.
Não sou um grande fã desse filme, mas discordo de alguns argumentos. O que vc interpretou como sendo eles abandonando a identidade própria pra fazer parte do grupo, eu interpretei como sendo eles superando os estereótipos impostos à eles. Por exemplo, o Brian não é nerd pq ele gosta de ser nerd, mas pq ele sofre essa pressão por parte dos pais (ele até comenta que pensou em suicídio por que sempre exigem que ele tenha boas notas). Então quando ele fuma maconha, corre pelos corredores, etc., eu vejo como ele superando essa pressão e agindo mais livremente. No caso da Alisson, eu entendo que existe um fatos misógino relacionado à afeminação e tals, mas também pode ser visto pela ótica que eu apresentei, no sentido de eu interpretar que a personagem é propositalmente / exageradamente esquisita porque ela expressa de forma hiperdramática os dramas familiares dela, ou seja, ela quer chamar atenção por ser negligenciada pelos pais. No final, quando ela se vesta como uma "garota normal", ela demonstra que superou isso. A Clair também entre nesse perfil, por ela seguir o estereótipo da patricinha toda certinha e tals, mas que no fundo, ela também gosta de fazer coisas erradas, como fumar e pegar o mlk meio criminoso. O Andrew também tem uma superação, no sentido de que ele demonstra bastante sensibilidade para com os problemas familiares que os outros expressam nos diálogos.
No mais, há coisas que eu concordo. O Bender é péssimo. O filme tem piadas misóginas e o tom é inconsistente demais.
O cara passa o filme todo fazendo piadas misóginas para mina e no fim ela foca com ele 🤩
Acabei de assistir esse filme e tive a triste conclusão q esse filme é mais medonho do quê o " didi quer ser criança" 😂😂
Talvez este seja um dos melhores vídeos do seu canal sr.balcão, esse final em especial mexeu comigo
Estou com medo de assistir o vídeo, por que se tem alguém que passa um pano bem passado para esse filme, sou eu! 😅
Nossa como eu ODEIO esse filme kkkk finalmente alguém que pense igual 🙌🏻
Então você gostaria de produzir algo com temática teen... hmmmm...
Toparia ser autor/diretor de uma temporada de malhação? Kk
Triste q isso é a única representação teen relevante do Brasil
Sr bal balcão-kun tenho vergonha de perguntar, ma mas quando vai ter a crítica de coringa? 😳👉👈
Quero muito fazer! Espero que consiga logo hueheuehe
*Quando a globo anunciava este filme no domingo, eu logo entrava em depressão. Filme chato pra caramba! Tipo, nunca me identifiquei com ele, acho que pode se comunicar mais com jovens dos EUA ou atuais.*
Eu sinto isso com filmes brasileiros que se passam na escola que mas se parecem com escolas americanas ou particulares.
@@DivagaçõesdeMary verdade, é uma dinâmica diferente. Tipo os estereótipos no filme é algo distante pra mim. Na minha época a sala não era dividida, só tinha o problema com o valentão (buller). Meu amigo certa vez fez este comentário, é concordei com ele.
@@brunodisilva Mano é só uma ficção kkkkk
@@arsenaltimedaminhavidab.a.7648 sim, claro! Só que toda ficção possuí uma verossimilhança. Ele é extraído de algo, uma experiência de um autor com alguma coisa da vida. Por exemplo: existia um documentário chamado Kit Nerd ou "Aqueles caras estranhos " passou na TV escola. Mostrava este mesmo estereótipo e que estava muito ligado a sociedade Norte Americana. E é algo bem sociológico.
@@brunodisilva Duvido muito que exista uma hierarquia social na escola tipo esses filmes, Já que os EUA é um país cristãos, sem conta que hoje em dia invés de ter brigas tem debates sobre política e ideologias, dificilmente acontece bully nas escalas, hoje ngm liga para esse negócio de popularidade nas escalas agora só existe internet
Um dia quero ver duas coisas:
- Seus filmes de cineasta falido;
- Um vídeo sobre o Apanhador No Campo de Centeio.
Meu sonho ele fala do apanhador
Único erro desse filme é transformarem a gótica numa patricinha no final kkkkkkkkk
É por isso que eu adoro o teu canal, eu gosto do filme, e contínuo gostando. Mas esse seu vídeo me fez ver uma parte negativa da obra que eu nem tinha pegado. Parabéns pelo vídeo.
Vivo em meio a adolescentes...e as coisas lá funcionam assim, examente como no filme, gostando, aceitandoo ou não..adolescentes são adolescentes...estão em busca de si mesmo e em fase de construção...assisti a esse filme quando era adolescente....gostei...é claro que não merece oscar, não há condutas a serem seguidas...mas aguardo algo melhor...se você conseguir e tiver experiências com jovens...vou adorar...torço para que você nos mostre uma realidade consistente e que todos se respeitem....Boa sorte!!!
Eu vi esse filme hoje e não gostei nem um pouco, procurei análises para ver se eu não estava doida
Doida porque muie? Só por ter conseguido enxerga os absurdos que é esse filme do inicio ao fim?? Relaxa 😅👍
@@DaniloOliver6800 sla né, eu sempre ouvi que esse filme era ótimo
O q mais me intriga com as "piadas" preconceituosas do bender é q vai chegar gente pra dizer, mas naquela época..... blábláblá
La vem o senhor politicamente correto
Eu estou muito revoltado, não com o vídeo, mas com o filme, me sinto enganado, feito de trouxa pela mensagem q ele supostamente passa, e percebendo a verdadeira agora.
Muito do video é basado numa analise anacronica
Verdadeira? lol essa é a opinião de um cara com uma câmera
@@marcosfloydzzzaham, e a parte do estupro coletivo q o brend ensinua em querer fazer contra a claire é que é normal kkk
Ah, é o mesmo cara envolvido em ambos os filmes? Ta explicado porque não gosto de nenhum dos dois
Cara, eu não sei se eu consigo concordar contigo, porque eu AMO esse filme, mas putz, que vídeo INCRÍVEL!!! Parabéns!!!
Os pontos são válidos é concordo com boa parte.
Acho que o filme realmente peca em converter a Alisson em uma patricinha pop, ao invés de sustentar e exaltar a beleza no tipo de personalidade igual a dela. Mas de resto, você quer demais, para um filme americano sobre adolescente de 1985. E não, você não sabe que nos anos 80 blá blá blá... porque você não estava lá, e julga o filme com valores dos anos 2000. Era outro mundo, que você nunca vai fazer ideia.
Concordo, ela no começo do filme é maravilhosa
No final, claire 2.0
Terrivel
É e insitar aos demais um estupro coletivo contra a claire, que nem o brend fez é que sempre foi normal né 🤦🏻♂️🤣
Não se preucupe sr Balcão o video ta otimo.
Nossa nunca pensei q esse filme tivesse esse conceito tão errado.eu nunca assisti esse filme ja tinha ouvido falar sobre ele mas nunca pensei q fosse assim q bom q temos youtuber como o sr Balcão q fasen essas otimas analises sobre esses filmes.assim podemos ter um otimo conceito e opinioes antes de assistir essas obras. Valeu sr Balcão
PS: adorei as cenas em que o aborto de minion apareceu olhando pro filme so olhar dele pro filme ja diz tudo ( como e que isso fez sussesso )
Clube dos 5, na minha opinião é um filme que condiz com a epoca que foi feito, levar o contemporâneo em conta é importante nessa avaliação.
Hoje nossa geraçao consegue ver o quão errado ele é. Definitivamente não é um filme pros excluidos, mas sim para os que excluem, oque ele conclui é patricinhas, atletas e delinquentes são descoladissimos, depressivas e nerds são fracassados. Ele desenha os esteriotipos e ao invés de aproximar reforça a segregação entre eles.
Acho impressionante como os seguidores desse canal funcionam como uma espécie de religiosos fanáticos, simplesmente não possuem opinião própria e abrem mão das próprias conclusões a favor da opinião do cara que apresenta seu conteúdo, deplorável ver comentários dizendo que agora eles entendem a "mensagem certa"...
Verdade colega, se bobear eles nem saber ou se quer era ser um punk nessa época...hahaha
Puts já assisti na tv , mais eu só me lembrei do episódio de apenas um show que tem muitas referências disso é sério mano
Fala o ep pfv
@@arsenaltimedaminhavidab.a.7648 não lembro
Nem é um episódio mto bom tbm kkkk
oque vejo nesse video é um cara da geração 2000 julgando um filme de 1985.
Caralho, o que eu mais idolatro nesse canal é filme antigo. A questão não é a época que um filme é feito, a questão é dele ser uma merda. A mensagem do filme é ruim não por uma questão de ter sido feito em outra época (se pegassemos de exemplo sitcoms família até os anos 80 por exemplo que são totalmente baseadas nos valores da época, e mesmo assim funcionam). A mensagem do filme é péssima mesmo no dia em que foi lançado.
Além disso, mesmo não levando em consideração a mensagem, a primeira metade inteira do vídeo é só argumentando pq o filme é ruim simplesmente por ser mal escrito. Se quiser argumentar a respeito desses pontos show, ficar jogando na parada de "ui ui geração atual ui ui" e não responder nada apresentado no vídeo mostra que pelo menos minha geração não é tão preguiçosa na hora de traçar críticas.
@@BalcaoPop mas voce esta se prendendo a um fator, de que o filme precisa passar uma mensagem boa, o filme nao tem a obrigação de passar boas mensagens o filme te a obrigação de contar uma história.
@@BalcaoPop sendo essa história boa ou ruim, agora ele ser mau escrito, posso le dar o exemplo de the walking dead, que tem varios episodios mau desenvolvidos mas o conjunto da obra é de apelo popular, como é o caso do clube dos cinco que possui esse mesmo fator.
@@BalcaoPop oque me fez escrever a mensagem, foi voce colocando como ponto negativo do filme, a personalidade do bender, a personalidade dele é ruim mas a do Negan de The Walking Dead tbm é (gosto de usar the walking dead de exemplo mesmo kkk) o Negan é machista é opressor e piscopata mas é um personagem maravilhoso, que mais foi feito cosplay em the walking dead pelos fãs, e ele é amado por eles kkkkkkkkkk entende kkkk
@@Renatojunior123 mano...
Se uma obra se propõe a fazer a passar uma mensagem ela tem que ser algo bom, você não vai defender o Nascimento de uma nação, porque esse filme a História dele é a história de como a KKK são heróis
E o exemplo que se deu de The Wank Dead não faz sentido, tipo tem Episódios ruim, mas Clube do Cinco é TODO mal escrito
E o outro exemplo, do personagem cuzão, em The Wank Dead a série trata o personagem como errado, como um cuzão, já Clube do Cinco afirma que o Benders tá certo, e que as pessoas deveriam ser mais como ele
Eu gosto desse filme, mas faz tempo que assisti. Talvez vendo hoje, eu não goste como gostei na época. De qualquer forma, gostei muito dos seus argumentos.
MEU DEUS, VC DEU PALAVRAS A TODOS OS MEUS PENSAMENTOS! RS
eu estava precisando desse vídeo. eu vi este filme e MEU DEUS foi uma tortura.
Allison
O desenvolvimento dela é bem inexistente, tendo 2 min de dialogo com o brother que é atleta, e dps ela afirma que é mentirosa compulsiva só por ter falado que era ninfomaníaca, e no final, troca totalmente de visual incitado pela garota que ela contou mentiras só pra arrancar a confissão de algo pessoal, e no final, fica com o brother atleta pelo motivo SIM
E tirando o fato que, como o video todo já disse, os personagens são mal desenvolvidos.
E claro, o final me deixou ???
Assisti esse filme pela primeira vez o ano retrasado. Só lembro que achei chato e fiquei sem entender o hype que todo mundo tem com ele.
Concordo com tudo! Só que eu também não gosto do Curtindo a vida adoidado. Não me identifiquei em quase nada nos dois.
Eu acho Curtindo A Vida Adoidado tão errado quanto. Os dois tem protagonistas tóxicos e manipuladores. Pra mim não muda muito o fato de um ser mais "surreal" e "descontraído", continua tão errado quanto.
Assisti Curtindo a Vida Adoidado esses dias, esperando gostar mais do que os outros filmes do “consagrado” John Hughes que eu tinha visto (Gatinhas e Gatões e Clube dos Cinco). Gostei ainda menos.
Não simpatizei com nenhum dos personagens (tirando, talvez, o Connor). Como alguém consegue torcer por um protagonista mentiroso, manipular e cheio de si que nem o Ferris?
A única cena que eu realmente gostei foi a do Connor quebrando o carro. Com o resto, só consegui sentir raiva e vergonha alheia.
Realmente o bender é um psicopata se for parar pra pensar....
Assisti hoje o filme... e sinceramente só gostei do final !!Na verdade adorei o final !! Mas realmente o desenrolar e desenvolvimento do filme é fraco... o ritmo é meio moroso e lento... mas o final pra mim salvou o filme !!! Valeu a pena assistir !!! Há sobre o fato da patricinha ficar com o Bad boy no fiinal, cara, é justamente isso que acontece na vida real...vai dizer que vc nunca viu isso acontecer na sua escola ou no seu bairro ??? Enfim... Eu discordo das suas opiniões no video, mas vc fez um ótimo texto e edição, Parabéns pelo trabalho !!!
Agora eu fiquei profundamente decepcionado com o sr balcão
Os julgamentos do Jhon foram 8/80, pois em alguns tirando as más influências e insultos, ele fez cada um se olhar por dentro, para ver como eles tratavam as outras pessoas que não fazia parte do "grupinho".
Isso pode ser explicado pelo fato do Jon Hughes fazer seus roteiros em dias, o próprio curtindo a vida adoidado escrito em duas semanas por ai, esse filme não avança nada em questão de arco de personagens durante mais da metade e em um diálogo condesa uma mensagem, roteiro pobre. Muito obrigado por essa análise, não conhecia seu canal mas agora já quero ver outros vídeos seus, sucesso na vida de roteirista, confio em você!!
Tô gostando desse estilo de vídeo, continua trazendo vídeo assim, falando o porque você não gosta de um trailer ou filme.
A coisa mais relevante que Clube dos Cinco fez foi servir de referência para o primeiro episódio de Community.
Cara esse vídeo e perfeito pra ver depois de assisti o clube dos cinco e o vídeo do Léo Hwan (acho que escrevi certo) na sequência.
Muito boa crítica, eu tava com uma impressão muito boa do filme por causa do vídeo do Léo e tava com preguiça de assistir kkkkk.
Esse Léo hwan é um imbecil só isso mesmo
O filme é apenas o reflexo dos grupos sociais, e um filme de 2 horas não desenvolve 5 personagens. Sua opinião, é a sua opinião, e tudo que traz o filme é apenas uma observação da toxidade por trás da escola, para não fazer o mesmo, não praticar um bullying. Seu vídeo nunca vai ter público o suficiente para suprir e unir ao seu gosto, pq gosto é gosto. E o filme não é ruim, É O PERFEITO REFLEXO DA ADOLESCÊNCIA NA ESCOLA.
E se te faltou desenvolvimento de personagem, é só completar com o complexo de cada personagem como grupo social. Quer desenvolvimento em um filme de 2 horas?
Assiste série
Não até o argumentador, ataque o argumento, realmente filme de 2 horas não desenvolve 5 personagens, mas esse filme em pouco mais que uma hora e meia não desenvolveu nenhum
Nunca gostei desse filme,agora sabendo mais dele,odeio mais ainda
Sr balcão tenho uma pergunta,pra apoiar no apoia.se da pra usar gift card? Se der,tenho um aqui de 20 pila,da pra apoiar,mas num sei se da pra usar ele ;-;
pouco gente consegue entender o filme , mas realmente tem alguns problemas
Eu nunca gostei desse filme sempre achei a tentativa de vilanizar o diretor forçada,a mensagem meio desconexa,certas açôes dos personagens serem movidas por pura e simples ´´emoção do momento´´(apesar da energia e estilo que isso da momentaneamente na obra),o ritmo meio torpe (tipo o John Hughes e viciado em fazer sequencias ocas de jovens fazendo alguma coisa muitas vezes questionavel com musicas dos anos 80 de fundo para parecerem magicas e incriveis mais que contraria totalmente o que está sendo visto em tela) ea mensagem final do filme apesar que tem seus meritos por ser um simbolo da juventude da época ajudou a contribuir com maleficios com consequencias que reveberam até hoje nos dias atuais...
Escreveu um monte e não disse nada com nada kkkl
Tomara que o aborto de Minion participe do filme teen do Sr balcão.
muito bom cara, continue esse trabalho
Eu nunca tinha visto clube dos cinco e no ano passado assisti e tenho a mesma opinião que a sua o filme passa uma mensagem extremamente tóxica não entendo todo o culto que a galera faz em cima desse filme
O problema de se fazer a critica de uma arte sem ter sido contemporâneo dela, é que só com o conhecimento técnico que se aprende na faculdade, a sua critica partirá sempre de onde vc começou / nasceu... seja para elogiar ou criticar, por não ter vivenciado o contexto e 'respirado' o ar da época. Isso serve pra todos os filmes e todas as artes. Sim, tem coisas que são impossíveis e pronto. Já existe até debate acadêmico sobre isso.
Caraca mano, que abobrinha na moral... Se existe debate acadêmico sobre isso é o debate mais patético que eu já soube da existência. Porra então agora acabou crítica a filme western, acabou crítica a filme histórico... Pq se criticar um filmeco dos anos 80 que é logo ali na esquina já envolve "ter de respirar o ar da época", essa galera acadêmica aí deveria se recusar a sequer levantar um dedo pra questionar Ben Hur né.
Caraca, quase nenhuma crítica do meu vídeo é relacionado a época. Metade é relacionado ao roteiro, a outra metade ao fato de ter uma péssima mensagem de como lidar com as diferenças de cada um. E não é nada "anacrônico" do tipo "ain eles não colocaram nenhum personagem trans", não, é coisa simples de "tratar todo mundo igual lixo".
Que tal ao invés de apelar pra essa falácia de "ui ui debate acadêmico sobre não fazer crítica se vc não viveu a época" você não monta um argumento de verdade defendendo o roteiro desse filme ou qualquer coisa assim? Na moral que desespero pra defender filme ruim.
Reforço: Essa parada de só poder criticar ou elogiar propriamente se você viveu na época é a coisa mais estúpida que eu li essa semana, sinto muito.
Achei que era a única que não tinha gostado do filme, sempre que vejo os outros falando dele é sempre um "melhor filme" "meu filme favorito" e eu não entendo como, na minha opinião, essa merda não tem pé nem cabeça, é totalmente descartável, assisti na esperança de realmente ser bom, mas realmente não entendo como isso pode ser filme favorito de alguém, tantos filmes bons, com mensagens boas, com personagens bons, com ótimos paradoxos, músicas boas, desenvolvimento bom, mensagens boas. Acho legal alguém gostar ou adorar o filme, ou achar ele um maximo, cada um com sua opinião, mas eu nunca escolheria isso como filme favorito, ele é muito superestimado
Dica: nunca confie em uma opinião do tiktok
eu assisti esse filme há muitos anos e adorei, mas acho que não tinha nem pensando sobre a mensagem dele kkk, só achei daora a vibe dos 5 num lugar interagindo, mas realmente é meio desconfortável ver como são estranhas algumas cenas e diálogos...
O filme é o reflexo dos grupos sociais na adolescência, exatamente igual.
o DON DON DON DON DONTI YOU me conquistou
Foi muito difícil assistir esse filme, o Bender é completamente insuportável e todo o não desenvolvimento dos personagens culminando naquele "final feliz" com o valentão saindo com a "princesinha" é tão patético que se tornou um filmes que menos gosto. Me impressiona de verdade ser tão adorado por tanta gente, sobretudo gente do Brasil que tem menos motivos ainda para se relacionar com a "história" de cada personagem.
Muito bom ver que não to sozinho nessa, seu vídeo foi bom para que eu percebesse que eu não to maluco.
Alias, tem uma coisa interessante sobre a cena que o Bender assedia a menina embaixo da mesa: o diretor do filme queria gravar as coxas e calcinha da atriz que na época tinha apenas 16 anos!!! A mãe da atriz impediu o diretor, que não contente, resolveu contratar uma duble somente para essa cena. Sinceramente, pra mim isso é prova suficiente de que de fato essa filme é uma grande punheta do diretor. Péssimo.
Agora que eu sei dos bastidores dessa cena eu odeio esse filme ainda mais! Pqp ....
Dizer que o filme gira (somente) em torno da oposição Bender X Diretor Vernon é uma opinião superficial sobre o filme. Qual é a característica abordada em todos os filmes de John Hughes? É uma crítica aos estereótipos culturais norte americanos. Simples. E isso fica ainda mais perceptível em filmes como "A Malandrinha" e "Construindo uma Carreira" (também feitos por John Hughes).
Pensar os demais personagens como "Ovelhas do Bender", também é totalmente errado, pois, como cada um se concentra em um nicho, cada um possui a sua personalidade ( a exemplo do momento em que eles se reúnem pra contar o motivo de cada um estar na escola naquele dia, e que Bender estimula - não obriga - os demais a exporem seus problemas).
Mas eu gostei desse vídeo, pois faz uma discussão interessante, só que tem que ser revista algumas opiniões, uma vez que me parece que quem fez esse vídeo desejava um rebuscamento psicossocial maior sobre o filme, sobre os personagens e o roteiro.
Paaann !!!👊👊👊🤛🤛
(Batida forte na mesa , chamando a atenção de todos .)
Sabem o que ganhei de natal ?
Foi um ano excelente pra família Bender ,
Ganhei um maço de cigarro do meu pai
Ele me agarrou e disse - Ei !!! Fume tudo jhonny!!!
Não pai , mas e o senhor ??!!
Concordo em tudo. Esse personagem "valentão" é um babaca o filme todo, e no final ainda acaba com a mocinha... Ele desrespeita os outros, xinga todo mundo, faz muita coisa errada e ninguém fala nada.
Ainda se salva algumas cenas, eu daria uma nota 6,5.
Foi o melhor filme que já vi, a música é inesquecível top 1000
Da mesma forma que você odeia Clube dos Cinco, eu odeio Sociedade dos Poetas Mortos, mas é por um motivo bem particular. Eu sou professora e não gosto da forma como o professor é retratado nesse filme: como uma figura mágica e inabalável cujo único propósito é mudar a vida dos alunos. Claro, eu entendo que sendo esse filme da perspectiva dos adolescentes, isso faz todo o sentido, então não culpo o filme, mas eu realmente não gosto desse retrato. Agora, o retrato da adolescência que ele faz é incrível.
É... Nunca pensei que eu fosse deixar de gostar de um dos meus (até então) filmes preferidos depois de 27 minutos. #FUCKBENDER
Porque diabos toda produção norte-americana teen envolve drogas? Kkkkk, pqp.
Ainda bem que nunca quis assistir esse filme, mas curtindo a vida adoidado é bom pra porra
Filmes que eu nunca entendi porque as pessoas amam
currti fico brisa com a tela gravada
2:42 qual o nome desse áudio pelo amor de deus kkk
"Don't you forget about me", que se refere à música-tema do filme.
Me referia ao áudio msm já que é um meme @@luizh.colecoes5667
Quando ouço a palavra tóxico da vontade de vomitar.
Não na moral, os filmes são antigos é meio óbvio que ele ser meio conservador, é até engraçado falai "incel" sendo que esse nome ficou conhecido agora
Por isso preferi falar "incel type" do que só incel. E quis usar a palavra pra fazer uma conexão direta com oq vivemos mais hoje. Sobre o conservadorismo, na real o filme é até meio anti-conservador demais. No sentido de forçar tanto uma libertação nos personagens via drogas e sexo do que via família e educação.
Mas como hj em dia os conservadores são mt mais depravados moralmente e insanos eu entendo a comparação. De qualquer forma, eu só trouxe a ideia a tona pro vídeo pq ele se propõem a ser sobre inclusão, e no final entrega o oposto. Isso é um problema em qualquer filme independente da época que foi feito.
Véi o Superman é de 1938 e a primeira HQ tem feminismo e crítica a masculinidade
Na real se você for analisar o Ferris do curtindo a vida adoidado, ele tem as mesmas formas de bullying com o Cam, a maioria desses filmes adolescentes antigos tem algum personagem babaca sendo exaltado a protagonista, mas isso não faz do filme ruim, adoro os dois por exemplo.
Po são tipos de atitude completamente diferentes. O Ferris não tenta fazer o Cameron se envergonhar de quem ele é, pelo contrário, tenta libertar ele de seu casulo de traumas. Vemos no Cameron a ausência paterna e a completa alienação da vida, e o Ferris decide fazer ele sentir por um dia como é estar vivo, bem como ajuda-lo a lidar com seus traumas familiares. Há muito mais reflexão nesse filme que em Clube dos Cinco, como a cena deles olhando os quadros.
O Bender não. Ele é abusivo, desrespeitoso, invasor da privacidade alheia e só tenta envergonhar os outros se colocando como superior. São situações bem opostas.
@@BalcaoPop Na realidade acho que tivemos visões diferentes sobre os filmes, mas tudo bem! Na minha visão o Ferris não tava nem aí pro Cam, e pelo que me pareceu só pensava nele mesmo o tempo todo, tudo que ele faz com o carro do pai do amigo é um exemplo, além das pressões que ele faz para o amigo fazer coisas que ele não queria, deixando ele inclusive em estado catatonico, gerando aquela discutível cena da piscina. O Bender do Clube dos Cinco também é um babaca, não defendo ele. E acaba que a reflexão do filme se mostra naquela cena onde cada um conta o motivo pelo qual estão ali, mas confesso que o final é bem decepcionante.
Enfim, aproveitar para elogiar o vídeo, muito bem feito por sinal, mais um inscrito. 😁
@@pedroribeiro1241 o carro do pai do Cam era uma metáfora, o cara ligava mais pro carro do que pro filho
E na real eu acho q o estado catatônico era ele tentando digerir as informações e querendo atenção, dava pra ver isso quando ele se joga de propósito e fica esperando o Ferris salvar ele
@@isadorat5500 Tudo bem, não muda o fato do Ferris ainda utilizar dessa fraqueza dele pra conseguir o que ele quer
Mano eu sei que a algumas mensagem do filme não foi boa,mas eu gostos isso vai do ponto de vista de cada um!
Ei uma duvida que faculdade vc está fazendo?
Nenhuma ainda infelizmente. Quero muito fazer cinema :))