"The Good Soldier Schweik": VI - Finale (1956) - Robert Kurka

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 2 окт 2024
  • "The Good Soldier Schweik": VI - Finale (1958) - Robert Kurka (1921-1957)
    Orquestra do Norte, Maestro Andre Granjo
    20 de Novembro de 2021, Cine Teatro Raimundo Magalhães, Vila Meã
    A ópera “O Bom Soldado Švejk” de Robert Kurka (compositor americano de asscendencia de Checa) baseia-se na sátira antiguerra brilhantemente realista do romancista e jornalista checo Jaroslav Hašek. Escrito logo após a Primeira Guerra Mundial, este romance é essencialmente a história de um homem comum, forçado a tornar-se um soldado que deve lutar por uma causa pela qual não tem simpatia. Embora seja classificado por seus superiores alemães ("as autoridades") como "débil mental", Švejk é, na verdade, astuto como uma raposa, expondo a arrogância, a estupidez e a hipocrisia dessas "autoridades”.
    Apesar das indignidades a que Švejk é sujeito, o seu optimismo consegue emergir indestrutível e triunfante. Ele é, portanto, não apenas um único indivíduo, mas também o símbolo do povo e da sua resistência a uma guerra na qual não pode obter nenhum benefício, apenas sofrimento.
    Cada um dos seis curtos andamentos que compõem a suíte de concerto representa uma ideia geral ou tema que ocorre ao longo do livro, ao invés de quaisquer episódios específicos. O “Finale” representa o optimismo triunfante e indestrutível de Švejk no final das suas provações.

Комментарии •