JOHN NASH E A TEORIA DOS JOGOS | FALA, DUDU
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Em mais um episódio da série sobre grandes economistas, o professor Dudu fala da contribuição à ciência econômica do matemático John Nash, que teve a vida retratada no filme “Uma Mente Brilhante”. Confira o vídeo!
Veja mais vídeos da série:
Conheça algumas das teorias de Adam Smith: • CONHEÇA ALGUMAS DAS TE...
Thomas Malthus e a teoria do crescimento populacional: • THOMAS MALTHUS E A TEO...
David Ricardo e a vantagem comparativa relativa: • DAVID RICARDO E A VANT...
Jevons e Marshall e a teoria econômica moderna: • JEVONS E MARSHALL E A ...
Joseph Schumpeter e a “destruição criativa”: • JOSEPH SCHUMPETER E A ...
Conheça o fundamento da teoria de John Maynard Keynes: • CONHEÇA O FUNDAMENTO D...
A importância de Paul Samuelson na teoria econômica: • A IMPORTÂNCIA DE PAUL ...
Neumann e Morgenstern e o estudo das escolhas : • NEUMANN E MORGENESTERN...
Modigliani e a Teoria da Renda Permanente: • MODIGLIANI E A TEORIA ...
Show, Dudu!!
Valeu, Dudu..!!
No exemplo do chute a gol, hoje sabemos que os atletas recebem dados estatísticos, no exemplo citado, o goleiro recebe os dados em qual lugar o jogador mais chutou anteriormente, já o jogador recebe para o lado onde o goleiro mais pula, digamos assim, esse fato não "buga" o exemplo mostrado??
Também pensei como vc! Como estamos falando de jogos, diria que "sopraram" para o goleiro o movimento do batedor (as cartas que ele possui). Contudo o jogador tbm sabendo disso, utiliza uma estratégia que a teoria poderia explicar melhor: o "blefe".
Professor, e nas finanças/investimentos como isso é usado?
Tem a teoria de leilões que bebe muito na fonte de teoria de jogos. Jogos dinâmicos e interação de estratégias, o 'Tit for Tat' e algumas outras. A ideia de convergência lenta ou rápida para o equilíbrio aparece tanto em Macro quanto em teoria dos jogos. Tem muitas aplicações. Inclusive, acho que hoje em dia a abordagem por TJs pode ter mais apelo que as clássicas de maximização f(x) sujeita a restrições.
A aplicação de teoria dos jogos para finanças internacionais ajuda a entender, por exemplo, ataques especulativos e crises cambiais, porque são em momentos em que os agentes/investidores coordenam suas expectativas de uma maneira que é deletéria para o país. Por exemplo: se o investidor 1 acha que o investidor 2 ficará mantendo o seu dinheiro naquele país, para o investidor 1 pode ser um bom negócio também manter o seu dinheiro, pois se os demais investidores continuam colocando dinheiro neste país, ele não perderá nada em colocar também - o país vai continuar bem e a economia também. Este é o equilíbrio de Nash. Por outro lado, se por algum motivo, ele desconfiar que os outros investidores vão retirar o dinheiro do país, a melhor ação a ser tomada seria também tirar o dinheiro do país. Neste caso, este seria um equilíbrio de Nash "ruim".
Quem mais veio por causa do filme ? Hahaha
O Nobel de economia, ignorado pela economia. Mudaria o mundo?