Esse é o meu deputado! Sugiro a criação de uma lei de incentivo ao uso do sapatênis. Eu como empreendedor e C.E.O do carrinho de lanches Pobr's , não me sinto confortável em trabalhar com pessoas usando chinelo. Agradeço pelo belo trabalho.
Um diálogo esplêndido do início ao fim! O Heni é um político como todos deveriam ser. É incrível como medir o nível da conversação pelos momentos de fala do Pondé, são mínimos. Obrigado, Pondé. Simplesmente engrandecedor.
Gente, que surpresa boa apareceu nas atualizações! Duas mentes brilhantes. Delícia ouvir vocês. Mesmo que vcs não leiam os comentários 😂 eu elogio sozinha mesmo. 👏👏👏 Merci .
Excelente entrevista, Professor HOC soube explicar seu pontos de vista e ao mesmo tempo fazer uma análise muito assertiva da dita "Direita Raíz", do que é liberalismo, populismo, conservadorismo e das elites brasileiras.
Parabéns. Caso seja candidato novamente terá meu apoio. Pessoa sensata e sem ideologia de torcida. Precisamos de representante que visa o interesse nacional, afinal todos os partidos tem algo de bom a contribuir e idéias desastrosas também, razão pela qual cabe analisar o projeto de lei e não julga lo pelo partido proponente.
Excelente entrevista... admito q conhecia o Deputado Heni apenas superficialmente e gostei bastante de ouvir sua análise e reflexão a respeito do papel da política.
Excelente entrevista, coloca ela em cortes, porque as pessoas só assistem vídeos de no máximo dez minutos. As pessoas precisam entrar em contato com essas informações. Ótimo canal.
Esta pergunta (do título) tem uma resposta bem óbvia. "Sim, basta que moderados participem do processo." Os moderados são aqueles que, de fato, agem para resolver problemas, verificando o resultado de suas ações e se adaptando de acordo com as novas informações.
Sou eleitora do Novo. Última eleição, votei em candidatos do partido, porém no meu estado (RN) não conseguimos eleger ninguém. Mas o partido vai crescer, e quem sabe esse ano nós consigamos. Excelente entrevista, valeu Pondé ! Professor, agora o senhor denegriu os puteiros😂😂😂😂😂😂😂
Espero, mas o Novo tá muito preocupado com cálculo político, eh necessário o partido se impor mais e, talvez se opor de fato contra o governo Bolsonaro para evitar se tornar um PSOL de direita.
Epitáfio Epitáfio e fazerem uma bela peneira, para não tornar-se apenas um partido de anti petistas ( até aí ok rs ) , só que com bolsonaristas enrustidos, senão fica difícil abrir algum diálogo e avanço..
@@mariarenataribeirocasella119 e @The Joke , não digo que seja um problema, mas não sei se já perceberam que o NOVO está muito mais perto de Bolsonaro do que do PT ou PSDB, mesmo porque os dois maiores expoentes do NOVO que é o Zema e o Van Haten estão bem mais alinhados com o governo federal do que o Amoedo, resumindo são menos falastrões e mais palatáveis para Mídia e a eleite universitária que Bolsonoaro, que é mais chucro. O NOVO apoia as melhores políticas do governo federal e não faz atrapalha, igual ao PT PSDB. Isso é um diferencial pois está marcando seu lugar dentro do imaginário nacional pois são honestos em suas intenções de serem liberais e de quererem o melhor para o país. E também não estão fazendo vista grossa para os problemas, que é normal em todo e qualquer governo. O partido NOVO tem futuro dentro da política nacional e esta fazendo o certo está crescendo devagar e marcando seus valores, creio que o NOVO tende a caminhar mais a direita do que para o centro esquerda.
Heni Ozi Cukier é um cientista político, consultor e palestrante. É professor de Relações Internacionais e ministra cursos na Casa do Saber. Fundou a consultoria de análise de risco político Insight Geopolítico, sediada em São Paulo.
... A questão sobre o Populismo é que ele é facilmente entendido e absorvido pelo senso comum ao contrário de outras ideias mais sofisticadas que o povão e a grande massa não consegue acompanhar.
Excelente Conhecer esse Brilhante Intelectual. Gostaria de ver uma conversa entre O Henri e o Dr. Robert Rey q além de Grande Médico é formado em Ciências Políticas pela Harvard. Parabéns Ponde por essa entrevista. Viva o Futuro do País do Presente. Avante Henri
As perguntas dos Ponde são realmente magníficas. Trouxe um esclarecimento muito significativo.O importante é expandir a consciência política para melhores decisões futuras. Posso estar errada mas me parece que o partido NOVO quer transformar o Brasil em uma grande empresa. Não sei até que ponto isso é bom devido às inúmeras peculiaridades existentes na nação. Live muito boa:)
Concordo com vc e vou além: acredito que o NOVO caminha para uma “profissionalização” dos políticos, num sentido contrário a fisiologia e compra de votos do centrão.
Concordo com vc e vou além: acredito que o NOVO caminha para uma “profissionalização” dos políticos, num sentido contrário a fisiologia e compra de votos do centrão.
Novo não quer transformar o Brasil em uma grande empresa, o partido quer inserir pessoas que atuam de forma profissional na política. E é assim que tem que ser. Independente do cara ser de direita, de centro ou de esquerda, ele precisa atuar com seriedade e profissionalismo no cargo que assume, porque atualmente nossa política é terrivelmente amadora e fisiológica.
E sobre a visão de país do partido, eles só querem um país onde a população tenha seus direitos garantidos, mas onde não existam privilégios garantidos pelo estado. Um país onde todos tenham o direito de buscar a prosperidade e onde seja fácil trabalhar e também gerar empregos, onde o estado atua capacitando a população fornecendo educação de qualidade, garantindo segurança pública e saúde universal, talvez em moldes diferentes do SUS atual, com mais parcerias público privadas, pra conter um pouco o tamanho do gasto e tornar o serviço mais eficiente.
Até que enfim um filiado do NOVO que reconhece as fragilidades do Partido. Espero que o partido faça uma auto análise após as eleições municipais ao qual terá um desempenho pífio nos cargos para Prefeito, cito como exemplo o candidato do meu RJ que acha que tudo é simples basta apenas ter gestão e nas pesquisas não sai do zero
Se você acompanha a campanha do Fred, vê que ele realmente estudou os problemas do RJ. Infelizmente, ele não tem a oratória típica dos estelionatários... tão característica de Dudus, Serginhos, Piccianis et caterva
@@SuperMac1967 candidato fraco e que terá desempenho pífio nas eleições, quanto a oratória por ele ser o candidato mais rico conforme declaração do TRE com cerca de 4 milhões ele poderia muito bem ter uma assessoria de comunicação que lhe desse uma boa oratória
@@thiagoalexandre5854 Boa pergunta, a minha análise é Paes, Crivella e Marta Rocha. Os que encostam na Marta talvez tenha uma chance de ir para o 2* turno. Fred Luz é carta fora do baralho, aliás o desempenho do NOVO nos cargos executivos será pífio e o partido precisa repensar. Se for Paes e Crivella, Paes ganha agora se for Marta Rocha e Paes ela tem grandes chances de ganhar porque todos se voltaram contra o Paes em especial o eleitorado do Crivella.
@@mauriciomoreira527 O negócio é que está muito difícil no geral pra quases todos partidos menores, poucos ou nenhum debate. Os nomes fortes são os conhecidos e que tem recall. Apesar do NOVO escolher os candidatos bem antes eles não conseguem ganhar muita notoriedade nem pontos nas pesquisas. É complicado no geral.
Já passou da hora das pessoas serem preparadas para trabalharem na área da política. Estudar, fazer bons cursos, ou, no mínimo, ter um vasto conhecimento sobre política para exercer a profissão.
Podia ter uma versão em podcast, muitas vezes eu quero ouvir a entrevista, mas não posso parar na frente do vídeo, com o podcast eu poderia ouvir arrumando a casa, caminhando ...
Heni Ozi : Não quero ser amado! O povo idólatra: MEU DEPUTADO! MEU FILÓSOFO! SIM MESTRE! CLARO MESTRE! É foda o povo quer a todo custo um político pra chamar se seu, mesmo quando o cara não quer, mesmo quando o cara não tá jogando pão pro circo, o circo clama por ele.
Ah, cara. Eu acho que uma coisa é reconhecer um bom trabalho e elogiar esse trabalho, outra coisa é ser um idólatra cego. Heni é um ótimo deputado, muito comprometido com o cargo e muito íntegro, assim como o Pondé é um grande pensador contemporâneo e faz um trabalho interessantíssimo de levar filosofia pro público geral. Acredito que é importante valorizar o trabalho de pessoas assim, e acho que isso não é idolatria, é reconhecimento.
O Novo é cheio de problemas, ainda assim, a melhor coisa que já surgiu em termos de partido político. Melhor que ele só candidaturas avulsas. Heni tem total razão na sua análise sobre o partido.
Acho que os maiores problemas do Novo ainda são em termos de processo seletivo, que eventualmente falha, e de ser um partido que não dá total independência pros seus candidatos apoiarem figuras de outros partidos. Acho que seria importante garantir essa liberdade aos eleitos do partido.
João Pedro .Marinho por exemplo, na minha cidade não teremos representantes do partido. Há um único candidato que representa a renovação.O diretório não flechada apoio, não abre frente de diálogos e nem de participação, caso ele vença o pleito. É muito ruim, pois continuamos eternos desconhecidos da massa...
A resposta para o título é: Não, o conceito de política partidária já é uma utopia em si. Na verdade, ela é uma distopia bem real, utopia seria pensar que de alguma maneira pode dedar certo.
O liberalismo é a corrente que mais valoriza o indivíduo. Como pode ser insensível o sistema que valoriza o indivíduo, em vez dos grupos que ele pertence.
Pq o individuo existe em diferentes condições materiais, por tanto as experiências são diferentes, e dentre elas existem aquelas que precisam de uma intervenção externa pra conseguir subsistir. O liberalismo econômico não leva essa dimensão em conta, tratando todos os indivíduos como materialmente iguais.
@@joseeduardomelo7186 Acho que você esta entendendo de maneira equivocada o que significa valorizar o indivíduo, justamente pq vc esta pensando o liberalismo apenas pelo aspecto econômico. Valorizar o indivíduo significa saber as necessidades de cada individuo em seus diferentes momentos, e oferecer oportunidades pra que aquele indivíduo se valorize, sem que essas oportunidades tirem condições de outros indivíduos. Ao valorizar o indivíduo vc trata da necessidade especifica de cada um. E isso se faz com mais liberdade, e sem classificar as pessoas em grupos, atribuindo a elas necessidades do grupo, e nao do indivíduo.
O Heni conseguiu desmistificar um pouco, essa encrenca criada em torno da “não esquerda lulista”, ou seja, “a direita que tão somente não quer a volta do Lula, por ele ter desenvolvido uma má esquerda”.
Uma coisa que eu detesto e que quando elegemos um presidente o povo acha que temos que aprovar tudo que eles fazem e não deve ser desse jeito, temos que viver cobrando esses caras pra fazer o que e melhor pro Brasil.
O problema é que a grande maioria (senão todos) dos que entram no mundo político estão somente polidos de bons ideais, mas na verdade só querem mesmo status, dinheiro e poder. Estou pra ver ainda o "cafajeste honesto" que admita isso. Política é uma profissão muito rentável.
Nos 4 minutos iniciais já provou que o liberalismo, também é uma utopia, "Todos serão tratados de forma igual". Quem detém o poder sempre vai se sobrepor aos outros e favorecer os grupos de interesse.
Estado liberal, além de mais oportunidades de emprego, permite que os empreendedores trabalhem em paz! Ninguém merece o Estado intervindo excessivamente no meu negócio.
Não tocou na essência do liberalismo. O homem como parte da natureza é agente de transformação, logo, ações individuais podem mudar microssistemas. Liberalismo não concebe um mundo regido por estruturas, logo, a causa das coisas não são as coisas, e sim pessoas. Por isso a liberdade, para as pessoas poderem agir, e mudar o mundo.
É possível posicionar um governo como o de Bolsonaro como de direita, se o estado não é menor? Se o populismo vem de um estadismo? Ou esquerda e direita não se limita a percepção de tamanho do estado?
Eu acho o processo seletivo do NOVO para escolha de canditados elitista. O partido não aceita dinheiro público do fundão, só que além do STF ter proibido doações de pessoas jurídicas, o fato é que a sociedade brasileira não é a sociedade americana, asiática ou européia. Não temos cultura nem de filantropia, muito menos de doar dinheiro para causas e partidos. Aí o NOVO criou um sistema em que o candidato paga uma anualidade que é alta para padrões brasileiros (mais de 4 mil reais), afinal temos de ser realistas, campanhas custam dinheiro. Só que o preço que o partido paga por rejeitar dinheiro público para campanha é só ter candidatos de um determinado perfil, qdo não de uma determinada cara. Fica difícil ter voto assim, especialmente para cargos majoritários no Executivo.
Aí também há a pandemia que não deixa muita margem à atuações mais enfáticas e firmes. Criticar é o lugar mais cômodo, principalmente, quando nunca fizeram antes. Teoria, teoria, a prática é outra coisa! Ninguém me representa, mas com as regras políticas , safadas, escroques faz votar no menos pior por pura falta de opção de candidatos que venha a ser confiável. Rapaz!!, como esse deputado fala muito e muita coisa sem clareza.
Entre candidatos despreparados p o privado e o público...fique com os preparados p o privado...q podem usar seus conhecimentos adquiridos e comprovados lá no público e q não vão sair da linha do NOVO...p não ter Q ser convidado a se retirar!! 😉🧡🧡🧡🧡🧡🧡
Eu acho muito ingênuo achar que a elite valoriza ideias por serem "modernas". Elas valorizam o que mantem elas no poder e que seja mais lucrativo. Vemos isso recentemente com os investidores se preocupando mais com as condutas ESG somente agora após esses acontecimentos sociais e algumas exposições de grandes empresários, plataformas e politicas adotadas pelas empresas. E ao meu ver estes com um certo "medo" se rendem a tais condutas e vemos grandes empresas tanto no Brasil quanto fora, adotando politicas para melhorar o "índice" ESG deles. Agora, é por preocupação real ou interesse lucrativo? Se for preocupação real, pq não foi feito antes? Feito apenas como uma resposta a exigencia dos investidores torna evidente o medo de perder o investimento e não a preocupação com tais politicas.
A questão é que você não pode padronizar o pensamento da elite como se a elite fosse uma coisa só. A elite, assim como qualquer um, pensa no lucro na hora de olhar pro próprio bolso, agora na hora de olhar pra política pública, cada um tem sua visão e seus valores. Tem bilionário de esquerda e cara recebendo salário mínimo que é liberal, e isso é porque o bilionário acredita que as políticas sociais da esquerda são importantes e que devem ser conduzidas pelo estado, e não por filantropia, e o assalariado acredita que com mais liberdade econômica e mais responsabilidade fiscal por parte do estado você acaba facilitando a criação de empregos, geração de riqueza, permite uma redução da carga tributária, aumentando o poder de compra do cidadão, e por aí vai. Cada pessoa é um universo, com suas convicções e dúvidas, não dá pra querer impor um pensamento coletivo a grupo X ou Y.
@@joaopedro.marinho6503 Então João, não padronizo o pensamento, vejo pela ação. Como você disse, um bilionário pode se considerar de esquerda por acreditar nas questões sociais, mas como eu estava falando de poder economico, fica evidente até no seu exemplo, que ele desmembra o economico do social. O que na pratica não existe. Por exemplo, é facil ver empresas de tec. batendo palmas pra diversidade e dentro do seu corpo não existe diversidade relevante. Ser a favor da politica social virou marketing e não mostra uma real importancia e entendimento desse meio, não vemos travestis e transexuais em altos cargos por exemplo. E são exemplos pequenos, podendo se extender mt mais oq aqui ficaria ruim de pontuar. Quanto ao tau cara liberal, fico em duvida se ele é liberal pq se diz ou pq CONHECE o pensamento e seus nuances e assim concorda consciente disso. Hoje vemos uma onda de liberais e conservadores por pautas na maioria das vezes moral ou estado minimo. Esses mesmos liberais quando suas empresas estão em risco, correm pro estado para obter beneficios e lucros. Temos estatisticas de como o governo privilegia com abonos grandes empresas. Enfim, não enquadro estes em pensamentos coletivos e sim o que fazem e dotam na PRATICA.
@@VSZ-zd0 concordo com tudo que você falou. Inclusive milionários e bilionários são elites sim. Inclusive as empresas já adotaram as pautas sociais a muito tempo. As empresas de telemarketing são um exemplo disso, os empresários hoje usam o marketing de racismo, lgbt e inclusão social porem continuam com seus salários mínimos. E se você não ter conta do trabalho e rua e vem outro. Liberalismo e conversa pra filho de rico.
Esse é o meu deputado! Sugiro a criação de uma lei de incentivo ao uso do sapatênis. Eu como empreendedor e C.E.O do carrinho de lanches Pobr's , não me sinto confortável em trabalhar com pessoas usando chinelo. Agradeço pelo belo trabalho.
Melhor deputado de SP. Orgulho do meu voto.
Eu também!!
Verdade, o HOC tem sido fenomenal. 👏👍
Nao conheço muito sobre o trabalho do HOC como político, mas como professor é muito bom, me fez gostar e entender um pouco sobre a Geopolítica.
Excelente explanação do Heni! Democracia na Teia, obrigada por atender pedidos!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom esse debate, deveria haver mais debates desse nível aqui no Brasil, esse Heni explica muito bem a sua cosmovisão.
Seria um sonho.
@@biers.3684 Eu gosto da forma como ele explica é muito didático
@@iasdalencar2439 eu passo a noite toda escutando ele ensinar geopolítica, é gratificante vermos bons profissionais atuando politicamente.
Meu filósofo preferido e meu deputado estadual trocando ideias. Que surpresa boa.
pensei da mesma forma haha
Pensei a mesma coisa! Ia até comentar mas Pondé já disse que ele não lê nada 😂
Esse é o meu deputado! Sugiro a criação de uma lei de incentivo ao uso do sapatênis. Eu como empreendedor e C.E.O do carrinho de lanches Pobr's , não me sinto confortável em trabalhar com pessoas usando chinelo. Agradeço pelo belo trabalho.
"o MEU filosofo, o MEU deputado estadual" cometario gente idolatra tolinha
@@Beunic1 que comentário de gente recalcadinha
Muito bom trazer o Heni para essa discussão sobre o liberalismo.
Heni*
@@henryrodrigues2121 Valeu! Escrevi certo, mas meu corretor modificou e acabei nem percebendo.
Um diálogo esplêndido do início ao fim! O Heni é um político como todos deveriam ser. É incrível como medir o nível da conversação pelos momentos de fala do Pondé, são mínimos. Obrigado, Pondé. Simplesmente engrandecedor.
Parabéns pelo debate. O professor Heni, além de muito educado e respeitoso, é um profundo analista da Geopolítica e agora da política relacional.
Gente, que surpresa boa apareceu nas atualizações! Duas mentes brilhantes. Delícia ouvir vocês. Mesmo que vcs não leiam os comentários 😂 eu elogio sozinha mesmo. 👏👏👏 Merci .
Excelente entrevista, Professor HOC soube explicar seu pontos de vista e ao mesmo tempo fazer uma análise muito assertiva da dita "Direita Raíz", do que é liberalismo, populismo, conservadorismo e das elites brasileiras.
Parabéns. Caso seja candidato novamente terá meu apoio. Pessoa sensata e sem ideologia de torcida. Precisamos de representante que visa o interesse nacional, afinal todos os partidos tem algo de bom a contribuir e idéias desastrosas também, razão pela qual cabe analisar o projeto de lei e não julga lo pelo partido proponente.
Excelente entrevista... admito q conhecia o Deputado Heni apenas superficialmente e gostei bastante de ouvir sua análise e reflexão a respeito do papel da política.
Excelente entrevista, coloca ela em cortes, porque as pessoas só assistem vídeos de no máximo dez minutos. As pessoas precisam entrar em contato com essas informações. Ótimo canal.
Simm!! Precisam muito ouvir!! 😀😁🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡
Excelente!! Que oportunidade ímpar!! Já esperamos a 2°...Bem podia ser de 1 hr....😁🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡
O povo precisa saber disso.
Esta pergunta (do título) tem uma resposta bem óbvia.
"Sim, basta que moderados participem do processo."
Os moderados são aqueles que, de fato, agem para resolver problemas, verificando o resultado de suas ações e se adaptando de acordo com as novas informações.
OBRIGADO por compartilharem esse conhecimento!
Isso sim é um prazer dominical.. democracia na teia
Parabéns pelo tópico e o amostrador do fenômeno Liberal. 👏🙏 Sim, o Conservadorismo é sim aveludado. 🌺💕
Grande Heni!!
Fiquei satisfeito com essa entrevista, foi sensacional.
Heni é excelente!!! Estou muito satisfeito com meu Voto.
Sou eleitora do Novo. Última eleição, votei em candidatos do partido, porém no meu estado (RN) não conseguimos eleger ninguém. Mas o partido vai crescer, e quem sabe esse ano nós consigamos. Excelente entrevista, valeu Pondé ! Professor, agora o senhor denegriu os puteiros😂😂😂😂😂😂😂
Espero, mas o Novo tá muito preocupado com cálculo político, eh necessário o partido se impor mais e, talvez se opor de fato contra o governo Bolsonaro para evitar se tornar um PSOL de direita.
@Epitáfio Epitáfio , recomendo às pessoas a lerem sobre o Liberalismo. Mas procurar em sites sérios, pois a internet está cheia de sites tendenciosos.
The Joke se opor forte e urgentemente contra este desgoverno.
Epitáfio Epitáfio e fazerem uma bela peneira, para não tornar-se apenas um partido de anti petistas ( até aí ok rs ) , só que com bolsonaristas enrustidos, senão fica difícil abrir algum diálogo e avanço..
@@mariarenataribeirocasella119 e @The Joke , não digo que seja um problema, mas não sei se já perceberam que o NOVO está muito mais perto de Bolsonaro do que do PT ou PSDB, mesmo porque os dois maiores expoentes do NOVO que é o Zema e o Van Haten estão bem mais alinhados com o governo federal do que o Amoedo, resumindo são menos falastrões e mais palatáveis para Mídia e a eleite universitária que Bolsonoaro, que é mais chucro.
O NOVO apoia as melhores políticas do governo federal e não faz atrapalha, igual ao PT PSDB.
Isso é um diferencial pois está marcando seu lugar dentro do imaginário nacional pois são honestos em suas intenções de serem liberais e de quererem o melhor para o país.
E também não estão fazendo vista grossa para os problemas, que é normal em todo e qualquer governo.
O partido NOVO tem futuro dentro da política nacional e esta fazendo o certo está crescendo devagar e marcando seus valores, creio que o NOVO tende a caminhar mais a direita do que para o centro esquerda.
Melhor deputado estadual do Brasil.
Heni é monstro!
Concerteza a melhor hora do domingo..
Com certeza mano, muito bom
Heni Ozi Cukier é um cientista político, consultor e palestrante. É professor de Relações Internacionais e ministra cursos na Casa do Saber. Fundou a consultoria de análise de risco político Insight Geopolítico, sediada em São Paulo.
Votei no Heni, muito satisfeita com o trabalho dele!
Entrevista de alto nível. Uma aula de política.
Adorei o papo!
Grata surpresa. Heni é minha escolha eleitoral e sempre que oi ouço, reafirmo minha ótima escolha. 🧡
Excelente entrevista. Parabéns ao entrevistado.
Heni é um craque!!
...
A questão sobre o Populismo é que ele é facilmente entendido e absorvido pelo senso comum ao contrário de outras ideias mais sofisticadas que o povão e a grande massa não consegue acompanhar.
Boa colocação. Foi direto ao ponto.
Excelente Conhecer esse Brilhante Intelectual. Gostaria de ver uma conversa entre O Henri e o Dr. Robert Rey q além de Grande Médico é formado em Ciências Políticas pela Harvard. Parabéns Ponde por essa entrevista. Viva o Futuro do País do Presente. Avante Henri
Wadarréu?
Uma posição clara e de grande valor para o eleitorado refletir nesse momento de tanto rasos conceitos. Parabéns professor HOC!
As perguntas dos Ponde são realmente magníficas. Trouxe um esclarecimento muito significativo.O importante é expandir a consciência política para melhores decisões futuras. Posso estar errada mas me parece que o partido NOVO quer transformar o Brasil em uma grande empresa. Não sei até que ponto isso é bom devido às inúmeras peculiaridades existentes na nação. Live muito boa:)
Concordo com vc e vou além: acredito que o NOVO caminha para uma “profissionalização” dos políticos, num sentido contrário a fisiologia e compra de votos do centrão.
Concordo com vc e vou além: acredito que o NOVO caminha para uma “profissionalização” dos políticos, num sentido contrário a fisiologia e compra de votos do centrão.
Novo não quer transformar o Brasil em uma grande empresa, o partido quer inserir pessoas que atuam de forma profissional na política. E é assim que tem que ser. Independente do cara ser de direita, de centro ou de esquerda, ele precisa atuar com seriedade e profissionalismo no cargo que assume, porque atualmente nossa política é terrivelmente amadora e fisiológica.
E sobre a visão de país do partido, eles só querem um país onde a população tenha seus direitos garantidos, mas onde não existam privilégios garantidos pelo estado. Um país onde todos tenham o direito de buscar a prosperidade e onde seja fácil trabalhar e também gerar empregos, onde o estado atua capacitando a população fornecendo educação de qualidade, garantindo segurança pública e saúde universal, talvez em moldes diferentes do SUS atual, com mais parcerias público privadas, pra conter um pouco o tamanho do gasto e tornar o serviço mais eficiente.
Até que enfim um filiado do NOVO que reconhece as fragilidades do Partido. Espero que o partido faça uma auto análise após as eleições municipais ao qual terá um desempenho pífio nos cargos para Prefeito, cito como exemplo o candidato do meu RJ que acha que tudo é simples basta apenas ter gestão e nas pesquisas não sai do zero
Se você acompanha a campanha do Fred, vê que ele realmente estudou os problemas do RJ. Infelizmente, ele não tem a oratória típica dos estelionatários... tão característica de Dudus, Serginhos, Piccianis et caterva
@@SuperMac1967 candidato fraco e que terá desempenho pífio nas eleições, quanto a oratória por ele ser o candidato mais rico conforme declaração do TRE com cerca de 4 milhões ele poderia muito bem ter uma assessoria de comunicação que lhe desse uma boa oratória
@@mauriciomoreira527 Quem vc acha que leva no Rio? Eduardo Paes estará no 2 turno, né?
@@thiagoalexandre5854 Boa pergunta, a minha análise é Paes, Crivella e Marta Rocha. Os que encostam na Marta talvez tenha uma chance de ir para o 2* turno. Fred Luz é carta fora do baralho, aliás o desempenho do NOVO nos cargos executivos será pífio e o partido precisa repensar. Se for Paes e Crivella, Paes ganha agora se for Marta Rocha e Paes ela tem grandes chances de ganhar porque todos se voltaram contra o Paes em especial o eleitorado do Crivella.
@@mauriciomoreira527 O negócio é que está muito difícil no geral pra quases todos partidos menores, poucos ou nenhum debate. Os nomes fortes são os conhecidos e que tem recall. Apesar do NOVO escolher os candidatos bem antes eles não conseguem ganhar muita notoriedade nem pontos nas pesquisas.
É complicado no geral.
Muito bom🤣🤣 nada como o Pondé pra discussão ter classe e fundamento.
Grande Heni
Excelente conversa!!!
É muita cultura junta! E que gato o heni.
Que boa surpresa! Heni e alguns outro poucos nomes alinhados são o motivo de olhar com alguma esperança ao Patido Novo.
Professor HOC eh phoda
Já passou da hora das pessoas serem preparadas para trabalharem na área da política. Estudar, fazer bons cursos, ou, no mínimo, ter um vasto conhecimento sobre política para exercer a profissão.
Podia ter uma versão em podcast, muitas vezes eu quero ouvir a entrevista, mas não posso parar na frente do vídeo, com o podcast eu poderia ouvir arrumando a casa, caminhando ...
Sou carioca de centro-esquerda, mas gosto de ouvir novas opiniões, Heni é muito esperto!
Heni Ozi Cukier: o antônimo do populismo em pessoa. BR precisa de vc..
"o liberalismo da impulsos mais condizente com a NATUREZA HUMANA" ...disse tudo nessa frase...
Um dos melhores deputados do Novo.
*O melhor
Elegância e estilo político.
Muito bom
Muito bom!
Absurdo! Sou inscrita no canal e o RUclips não me avisou deste vídeo e vários outros. Fiquei sabendo pelo insta do Heni.
Professor tenho uma sugestão para entrevista: o deputado federal LUIZ PHILIPPE DE ORLÉANS E BRAGANÇA.
Único político que votei com orgulho em todos meus 27 anos de vida
são uns dos poucos deputados que honram o voto HOC!
Obrigado
Meu candidato ♥️
Padrão !!
Heni Ozi : Não quero ser amado!
O povo idólatra: MEU DEPUTADO! MEU FILÓSOFO! SIM MESTRE! CLARO MESTRE!
É foda o povo quer a todo custo um político pra chamar se seu, mesmo quando o cara não quer, mesmo quando o cara não tá jogando pão pro circo, o circo clama por ele.
Ah, cara. Eu acho que uma coisa é reconhecer um bom trabalho e elogiar esse trabalho, outra coisa é ser um idólatra cego. Heni é um ótimo deputado, muito comprometido com o cargo e muito íntegro, assim como o Pondé é um grande pensador contemporâneo e faz um trabalho interessantíssimo de levar filosofia pro público geral. Acredito que é importante valorizar o trabalho de pessoas assim, e acho que isso não é idolatria, é reconhecimento.
É a natureza humana...
O microfone do Pondé está ótimo já do Heni ta baixinho 🌹
Percebam a alegria do Heni, quando acertam o nome dele, rs
"Todo homem político a bem da verdade sabe que nada faz de sensato" Platos
O Novo é cheio de problemas, ainda assim, a melhor coisa que já surgiu em termos de partido político. Melhor que ele só candidaturas avulsas. Heni tem total razão na sua análise sobre o partido.
Acho que os maiores problemas do Novo ainda são em termos de processo seletivo, que eventualmente falha, e de ser um partido que não dá total independência pros seus candidatos apoiarem figuras de outros partidos. Acho que seria importante garantir essa liberdade aos eleitos do partido.
João Pedro .Marinho por exemplo, na minha cidade não teremos representantes do partido. Há um único candidato que representa a renovação.O diretório não flechada apoio, não abre frente de diálogos e nem de participação, caso ele vença o pleito. É muito ruim, pois continuamos eternos desconhecidos da massa...
Pondé e HOC no mesmo vídeo ?? Já dei o like antes de assistir !!!
O RUclips não esta me notificando esses vídeos 🤬🤬🤬
Liberalismo clássico sempre, neoliberalismo nunca!
Qual a diferença?
@@lljonhll ah aí ter que ralar para entender meu chapa. Tem mais é que estudar mesmo. Politizar esse povo ignorante.
Com certeza o leviatã tem que focar na segurança, saúde e educação e o mercado em autorregulacao.
O Ponde sabe de fato como entrevistar alguém quando percebemos que quase não ouvimos sua voz.
A resposta para o título é: Não, o conceito de política partidária já é uma utopia em si. Na verdade, ela é uma distopia bem real, utopia seria pensar que de alguma maneira pode dedar certo.
Ponde....por favor convida Roberto Crema
O liberalismo é a corrente que mais valoriza o indivíduo. Como pode ser insensível o sistema que valoriza o indivíduo, em vez dos grupos que ele pertence.
Pq o individuo existe em diferentes condições materiais, por tanto as experiências são diferentes, e dentre elas existem aquelas que precisam de uma intervenção externa pra conseguir subsistir. O liberalismo econômico não leva essa dimensão em conta, tratando todos os indivíduos como materialmente iguais.
@@joseeduardomelo7186 Acho que você esta entendendo de maneira equivocada o que significa valorizar o indivíduo, justamente pq vc esta pensando o liberalismo apenas pelo aspecto econômico. Valorizar o indivíduo significa saber as necessidades de cada individuo em seus diferentes momentos, e oferecer oportunidades pra que aquele indivíduo se valorize, sem que essas oportunidades tirem condições de outros indivíduos. Ao valorizar o indivíduo vc trata da necessidade especifica de cada um. E isso se faz com mais liberdade, e sem classificar as pessoas em grupos, atribuindo a elas necessidades do grupo, e nao do indivíduo.
👏
Ponde chama o arqueólogo Rodrigo Silva para debater sobre fé.
O prof. Bolívar Lamounier fala em liberais e anti-liberais para discutir as questões nacionais, e não em direita e esquerda.
Pena que no Executivo mineiro o Novo não é a sombra, do liberalismo tratado pelo professor... Seguimos no caminho das contradições.
Deveriam ter chamado o De Leon Petta do canal Geopolítica avançada.
Wolwerine e professor X
Entrevista o Vassoler, Pondé!
O Heni conseguiu desmistificar um pouco, essa encrenca criada em torno da “não esquerda lulista”, ou seja, “a direita que tão somente não quer a volta do Lula, por ele ter desenvolvido uma má esquerda”.
Uma coisa que eu detesto e que quando elegemos um presidente o povo acha que temos que aprovar tudo que eles fazem e não deve ser desse jeito, temos que viver cobrando esses caras pra fazer o que e melhor pro Brasil.
"o novo é uma virgem no puteiro" aí é fodkkk
O problema é que a grande maioria (senão todos) dos que entram no mundo político estão somente polidos de bons ideais, mas na verdade só querem mesmo status, dinheiro e poder. Estou pra ver ainda o "cafajeste honesto" que admita isso. Política é uma profissão muito rentável.
Nos 4 minutos iniciais já provou que o liberalismo, também é uma utopia, "Todos serão tratados de forma igual". Quem detém o poder sempre vai se sobrepor aos outros e favorecer os grupos de interesse.
Estado liberal, além de mais oportunidades de emprego, permite que os empreendedores trabalhem em paz! Ninguém merece o Estado intervindo excessivamente no meu negócio.
Bom, penso que deveria ser 4 pilares : Fome/ Educação/ Saúde e Saneamento
Saneamento deveria existir no Brasil todo, é um ABSURDO não existir.
Os pilares são saúde, educação e segurança
No Brasil só temos o mínimo de saúde.
Não tocou na essência do liberalismo. O homem como parte da natureza é agente de transformação, logo, ações individuais podem mudar microssistemas. Liberalismo não concebe um mundo regido por estruturas, logo, a causa das coisas não são as coisas, e sim pessoas. Por isso a liberdade, para as pessoas poderem agir, e mudar o mundo.
Pondé, o que você achou do Tiririca ter sido eleito e o professor HOC não?
Isso e normal o Tiririca apoio o mito , Hoc e independente num país de idólatras isso e normal
“Tipo assim”
Que déficit de polìtico bons o Brasil sofre. Que tristeza. Que conversa de jargões...
É possível posicionar um governo como o de Bolsonaro como de direita, se o estado não é menor? Se o populismo vem de um estadismo? Ou esquerda e direita não se limita a percepção de tamanho do estado?
Existe uma direita populista e estatista também. E foi essa direita que moldou o raso pensamento do Bolsonaro lá atrás durante a ditadura.
Eu acho o processo seletivo do NOVO para escolha de canditados elitista. O partido não aceita dinheiro público do fundão, só que além do STF ter proibido doações de pessoas jurídicas, o fato é que a sociedade brasileira não é a sociedade americana, asiática ou européia. Não temos cultura nem de filantropia, muito menos de doar dinheiro para causas e partidos. Aí o NOVO criou um sistema em que o candidato paga uma anualidade que é alta para padrões brasileiros (mais de 4 mil reais), afinal temos de ser realistas, campanhas custam dinheiro. Só que o preço que o partido paga por rejeitar dinheiro público para campanha é só ter candidatos de um determinado perfil, qdo não de uma determinada cara. Fica difícil ter voto assim, especialmente para cargos majoritários no Executivo.
🤔
1
E uma pergunta: é uma entrevista propaganda do Novo?
Votei no "NOVO" por puro desespero, justamente para sair de Bolso e PT, mas essa discussão vazia recheada de achismos, é mais pura decepção.
Sério??? Para quem iremos então????🤔😎
Aí também há a pandemia que não deixa muita margem à atuações mais enfáticas e firmes. Criticar é o lugar mais cômodo, principalmente, quando nunca fizeram antes. Teoria, teoria, a prática é outra coisa! Ninguém me representa, mas com as regras políticas , safadas, escroques faz votar no menos pior por pura falta de opção de candidatos que venha a ser confiável. Rapaz!!, como esse deputado fala muito e muita coisa sem clareza.
Entre candidatos despreparados p o privado e o público...fique com os preparados p o privado...q podem usar seus conhecimentos adquiridos e comprovados lá no público e q não vão sair da linha do NOVO...p não ter Q ser convidado a se retirar!! 😉🧡🧡🧡🧡🧡🧡
Eu acho muito ingênuo achar que a elite valoriza ideias por serem "modernas". Elas valorizam o que mantem elas no poder e que seja mais lucrativo. Vemos isso recentemente com os investidores se preocupando mais com as condutas ESG somente agora após esses acontecimentos sociais e algumas exposições de grandes empresários, plataformas e politicas adotadas pelas empresas. E ao meu ver estes com um certo "medo" se rendem a tais condutas e vemos grandes empresas tanto no Brasil quanto fora, adotando politicas para melhorar o "índice" ESG deles. Agora, é por preocupação real ou interesse lucrativo? Se for preocupação real, pq não foi feito antes? Feito apenas como uma resposta a exigencia dos investidores torna evidente o medo de perder o investimento e não a preocupação com tais politicas.
A questão é que você não pode padronizar o pensamento da elite como se a elite fosse uma coisa só. A elite, assim como qualquer um, pensa no lucro na hora de olhar pro próprio bolso, agora na hora de olhar pra política pública, cada um tem sua visão e seus valores. Tem bilionário de esquerda e cara recebendo salário mínimo que é liberal, e isso é porque o bilionário acredita que as políticas sociais da esquerda são importantes e que devem ser conduzidas pelo estado, e não por filantropia, e o assalariado acredita que com mais liberdade econômica e mais responsabilidade fiscal por parte do estado você acaba facilitando a criação de empregos, geração de riqueza, permite uma redução da carga tributária, aumentando o poder de compra do cidadão, e por aí vai. Cada pessoa é um universo, com suas convicções e dúvidas, não dá pra querer impor um pensamento coletivo a grupo X ou Y.
@@joaopedro.marinho6503 Então João, não padronizo o pensamento, vejo pela ação. Como você disse, um bilionário pode se considerar de esquerda por acreditar nas questões sociais, mas como eu estava falando de poder economico, fica evidente até no seu exemplo, que ele desmembra o economico do social. O que na pratica não existe. Por exemplo, é facil ver empresas de tec. batendo palmas pra diversidade e dentro do seu corpo não existe diversidade relevante. Ser a favor da politica social virou marketing e não mostra uma real importancia e entendimento desse meio, não vemos travestis e transexuais em altos cargos por exemplo. E são exemplos pequenos, podendo se extender mt mais oq aqui ficaria ruim de pontuar. Quanto ao tau cara liberal, fico em duvida se ele é liberal pq se diz ou pq CONHECE o pensamento e seus nuances e assim concorda consciente disso. Hoje vemos uma onda de liberais e conservadores por pautas na maioria das vezes moral ou estado minimo. Esses mesmos liberais quando suas empresas estão em risco, correm pro estado para obter beneficios e lucros. Temos estatisticas de como o governo privilegia com abonos grandes empresas. Enfim, não enquadro estes em pensamentos coletivos e sim o que fazem e dotam na PRATICA.
@@VSZ-zd0 concordo com tudo que você falou. Inclusive milionários e bilionários são elites sim. Inclusive as empresas já adotaram as pautas sociais a muito tempo. As empresas de telemarketing são um exemplo disso, os empresários hoje usam o marketing de racismo, lgbt e inclusão social porem continuam com seus salários mínimos. E se você não ter conta do trabalho e rua e vem outro. Liberalismo e conversa pra filho de rico.
Esse é o meu deputado! Sugiro a criação de uma lei de incentivo ao uso do sapatênis. Eu como empreendedor e C.E.O do carrinho de lanches Pobr's , não me sinto confortável em trabalhar com pessoas usando chinelo. Agradeço pelo belo trabalho.
E esse tal de Heni é um baita embromador!!
Cala essa boca.
@@romariotavares2237 noooffffaaa!!!