Um dos melhores vídeos do YT comentando sobre a relação do Tolkien com Duna, e sobre a visão de mundo que os autores tinham para basear o seus respectivos universos. Mais um inscrito!
Obrigado! Algumas pessoas podem discordar dessa minha colocação porque o Tolkien pode ser bem sombrio em algumas histórias... mas contrastando com o Herbert e sua mensagem em Duna isso fica mais evidente haha.
Concordo muito. Acho que vc foi cirúrgico na colocação. Eu agora estou tentando entender esse universo de Duna e o seu canal é o melhor. Acredite! UM abraço! @@danieltanan873
Daniel, achei seus posicionamentos ótimos. Eu estou gostando mais de Duna, apesar de ser uma leitura mais desafiadora pra mim, sem desmerecer LOTR. Mas creio que descobri o motivo: a visão de Frank é uma visão mais palatável da sociedade, faz sentir mais próximo de mim. Estou indo para o terceiro livro, não sabia da comparacão das BG com Jesuítas. Interessante!
@@dennerwilliam377eu também não gostava muito, mas tem histórias que é muito bom da forma como é abordado com tramas e reviravoltas, talvez você se interesse alguma hora 😅
Eu sempre fui fã dos livros de Duna, só fui ler Senhor dos Anéis porque sempre tinha essa comparação com ele nos finais do livro. Eu realmente acho Duna muito melhor. Acho que você é a primeira pessoa que encontro que assim como eu, leu ambos.
Quem lê as obras de tolkien com profundidade percebe que o autor não era otimista, não era nem um pouco otimista. Em “a nova sombra”, especialmente, se vê isso. Quanto a essa suposta visão cristã de tolkien, novamente há um equívoco. A visão de tolkien era católica, e o catolicismo não prega que “quem perseverar na fé vencerá no final”. Isso não é catolicismo. Tolkien em suas obras não define o bem e o mal de forma maniqueísta. Pelo contrário, tolkien, em sua obra, mostra precisamente como cada personagem carrega em si a potência tanto para o bem quanto para o mal, para os vícios e para as virtudes. Portanto, não há em tolkien essa dicotomia pueril de bem e mal.
Sua crítica é muito válida, mas a gente pode aprofundar um pouco mais. Tolkien estabelece desde o início que especialmente os homens possuem essa atração pelas trevas, na primeira era, a maioria lutou por Melkor. Em A Nova Sombra que você se refere, ele escreve sobre a quarta era que seria a Era dos Homens, aqui de fato ele mostraria ainda mais dessa natureza humana e eu gostaria muito que ele terminasse a história pois é um tema muito interessante. No entanto, em quase todas as outras histórias dele, alguma outra força externa é que influencia as pessoas a fazerem o mal. Nas histórias da primeira era, o Melkor e nas da segunda como na queda de Númenor (uma das minhas favoritas), Sauron toma esse papel. O próprio Tolkien tem uma frase que diz algo como "o mal não cria nada, apenas distorce" e isso ele demonstra bem em sua obra. Mas aqui perceba que eu estou comparando ele com o Frank Herbert que apresenta sim uma visão ainda mais pessimista da humanidade, que aliás também não é completamente ausente de esperança, visto que os Kwisatz Haderach ainda esperam que sua lição sirva de alguma coisa. Mas em Duna não necessariamente fica implicito que alguma força externa influencie ninguém. Os opressores apenas são substituídos por outros. É essa dicotomia entre os autores que eu quis trazer.
Isso seria interessante de ver! No meu caso, eu não fiz esse vídeo para expressar minha preferencia por um ou por outro, que apesar das diferenças são dois dos meus autores favoritos, mas achei curioso que o Tolkien tinha lido Duna e expressou seu desgosto pelo livro, queria saber o porque disso. Mas é difícil saber ao certo, porque ele mesmo não quis dizer muito mais do que "detestei", eu dei algumas sugestões do porque, mas também posso estar completamente errado 😅.
Tolkien não gosta de alegoria , por isso ele não gostou , até às obras de Lewis ele não gostou pq e muito alegoria , e cabe a bois e xato demais ler livro alegórico
Vou ser bem sincero, li a sociedade do anel e depois Duna, gostei demais de ....... Duna , mais complexo , envolve muita política e um sentimento que tudo está ao contrário, o herói não é herói , o vilão na verdade é o herói e sempre você vai descobrindo que o problema é mais embaixo. Um sentimento de desconstrução atrás de outro. A sociedade do anel fala mais sobre esperança sem muitas mudanças, mas a história te prende , os dois livros são muito bons.
Olá, gostei que você entendeu Duna muito bem. Essa natureza dos livros de questionar tudo que acontece acaba confundindo muita gente, mas o ponto que o Frank Herbert queria fazer com essa história é justamente esse que a gente nunca deve parar de questionar. Também gosto muito tanto de Senhor dos Anéis como Duna.
Duna é bom. Crônicas de Nárnia é excelente. Senhor dos Anéis é fenomenal. Duna tá entre meus melhores livros da vida. A questão é que Tolkien supera todas as obras feitas pela vontade humana hehehe (minha humilde opinião)
@@viniciusdacosta1357 Nárnia é o único dos 3 que eu não li amando. Eu li respeitando kkk porque Lewis escreve muito bem e tem muitas alusões à Bíblia. Mas o início de Duna, por exemplo, pode ter gente que ache de boa, eu pessoalmente achei mais chato que Nárnia. Demorei 10 anos lendo as tramoias, as traições. E li voando a parte que foca nos personagens principais. Enfim, todo livro tem suas peculiaridades e depende muito da nossa visão. Pode ser o gênero também…
@@renata87 acho que minha dificuldade com Nárnia é a infantilidade da narração. Queria conseguir ler até o fim e saber o que acontece. Quem sabe um dia 🌝
Parabéns pelo vídeo. Herbert, o Republicano "Orientalista". Mais conservador do que a galera da contracultura gostaria. Na minha opinião o desgosto de Tolkien tem a ver com um tom salafista no Duna original. O ceticismo do Herbert passa ao largo de discurso anti-religião, mas é fruto de uma disposição conservadora clássica, pra quem o ceticismo político é regra (nada dessa bobagem de internet) e também conservacionista (não ambientalista). Nesse ponto eram parecidos.
Um dos melhores vídeos do YT comentando sobre a relação do Tolkien com Duna, e sobre a visão de mundo que os autores tinham para basear o seus respectivos universos.
Mais um inscrito!
Interessante a comparação entre esses dois gênios da ficção. Parabéns pelo vídeo!
O Personagem dele , o Saruman , é própria encarnação da mordernidade, mexendo em genética e criando coisas. O desmatamento pra produzir esses seres...
Daniel, achei essa comparação crítica com esses dois autores. Muito bom. Amei. Prazer em te conhecer.
Encantamento...Desencantamento...
Parabéns pelo seu trabalho no canal!
Continue!!!
Obrigado! Algumas pessoas podem discordar dessa minha colocação porque o Tolkien pode ser bem sombrio em algumas histórias... mas contrastando com o Herbert e sua mensagem em Duna isso fica mais evidente haha.
Concordo muito. Acho que vc foi cirúrgico na colocação.
Eu agora estou tentando entender esse universo de Duna e o seu canal é o melhor. Acredite!
UM abraço! @@danieltanan873
Muito bom! É excelente ter dois gênios com propostas literárias diferentes, aprecio demais os dois universos
Daniel, achei seus posicionamentos ótimos. Eu estou gostando mais de Duna, apesar de ser uma leitura mais desafiadora pra mim, sem desmerecer LOTR. Mas creio que descobri o motivo: a visão de Frank é uma visão mais palatável da sociedade, faz sentir mais próximo de mim.
Estou indo para o terceiro livro, não sabia da comparacão das BG com Jesuítas. Interessante!
Duna não gostei do filme , achei bem monótono xato demais assitir , o livro não sei se um dia lerei pq não gosto de política
@@dennerwilliam377eu também não gostava muito, mas tem histórias que é muito bom da forma como é abordado com tramas e reviravoltas, talvez você se interesse alguma hora 😅
Excelente vídeo! Bom trabalho. Continue postando.
Obrigado!
Simplesmente amei seu vídeo, extremamente completo. Obrigada, por esse roteiro maravilhoso! ❤️
Obrigado! Fico feliz que tenha gostado!
Eu sempre fui fã dos livros de Duna, só fui ler Senhor dos Anéis porque sempre tinha essa comparação com ele nos finais do livro. Eu realmente acho Duna muito melhor. Acho que você é a primeira pessoa que encontro que assim como eu, leu ambos.
Quem lê as obras de tolkien com profundidade percebe que o autor não era otimista, não era nem um pouco otimista. Em “a nova sombra”, especialmente, se vê isso.
Quanto a essa suposta visão cristã de tolkien, novamente há um equívoco. A visão de tolkien era católica, e o catolicismo não prega que “quem perseverar na fé vencerá no final”. Isso não é catolicismo.
Tolkien em suas obras não define o bem e o mal de forma maniqueísta. Pelo contrário, tolkien, em sua obra, mostra precisamente como cada personagem carrega em si a potência tanto para o bem quanto para o mal, para os vícios e para as virtudes. Portanto, não há em tolkien essa dicotomia pueril de bem e mal.
Sua crítica é muito válida, mas a gente pode aprofundar um pouco mais. Tolkien estabelece desde o início que especialmente os homens possuem essa atração pelas trevas, na primeira era, a maioria lutou por Melkor.
Em A Nova Sombra que você se refere, ele escreve sobre a quarta era que seria a Era dos Homens, aqui de fato ele mostraria ainda mais dessa natureza humana e eu gostaria muito que ele terminasse a história pois é um tema muito interessante.
No entanto, em quase todas as outras histórias dele, alguma outra força externa é que influencia as pessoas a fazerem o mal. Nas histórias da primeira era, o Melkor e nas da segunda como na queda de Númenor (uma das minhas favoritas), Sauron toma esse papel.
O próprio Tolkien tem uma frase que diz algo como "o mal não cria nada, apenas distorce" e isso ele demonstra bem em sua obra.
Mas aqui perceba que eu estou comparando ele com o Frank Herbert que apresenta sim uma visão ainda mais pessimista da humanidade, que aliás também não é completamente ausente de esperança, visto que os Kwisatz Haderach ainda esperam que sua lição sirva de alguma coisa. Mas em Duna não necessariamente fica implicito que alguma força externa influencie ninguém. Os opressores apenas são substituídos por outros. É essa dicotomia entre os autores que eu quis trazer.
Paralelo muito bem feito. Dois estudiosos das religiões, que se valeram delas, mas com mensagens diferentes.
se a gente fizer um debate sobre isso aqui no canal, cada um vai pra um lado kkkkk
Isso seria interessante de ver! No meu caso, eu não fiz esse vídeo para expressar minha preferencia por um ou por outro, que apesar das diferenças são dois dos meus autores favoritos, mas achei curioso que o Tolkien tinha lido Duna e expressou seu desgosto pelo livro, queria saber o porque disso. Mas é difícil saber ao certo, porque ele mesmo não quis dizer muito mais do que "detestei", eu dei algumas sugestões do porque, mas também posso estar completamente errado 😅.
Eu gosto mais de Tolkien pq e mais fantástico , ficção quando mistura muita politica não vura ficção vira uma alegoria
Esqueceu de mencionar a alegoria bem clara que o Herbert faz do Paul com o Hitler. Mais uma pra ter deixado o Tolkien se revirando rs
Não sei se o Tolkien leu Messias, mas provavelmente reviraria mesmo haha
@@danieltanan873Se não me engano,ele só teria lido o primeiro livro mesmo.
Tolkien não gosta de alegoria , por isso ele não gostou , até às obras de Lewis ele não gostou pq e muito alegoria , e cabe a bois e xato demais ler livro alegórico
Ótimo vídeo! Você poderia fazer um vídeo falando do porque o tolkien não gostava das animações da disney?
Esse é um bom tema! Talvez eu faça
@@danieltanan873 Que massa!! Mal posso esperar!!😄😄✌️✌️
Vou ser bem sincero, li a sociedade do anel e depois Duna, gostei demais de .......
Duna , mais complexo , envolve muita política e um sentimento que tudo está ao contrário, o herói não é herói , o vilão na verdade é o herói e sempre você vai descobrindo que o problema é mais embaixo. Um sentimento de desconstrução atrás de outro. A sociedade do anel fala mais sobre esperança sem muitas mudanças, mas a história te prende , os dois livros são muito bons.
Olá, gostei que você entendeu Duna muito bem. Essa natureza dos livros de questionar tudo que acontece acaba confundindo muita gente, mas o ponto que o Frank Herbert queria fazer com essa história é justamente esse que a gente nunca deve parar de questionar. Também gosto muito tanto de Senhor dos Anéis como Duna.
Cara, que vídeo maravilhoso, que achado 🤗
Obrigado!
Vídeo muito bom. Parabéns
Duna é bom. Crônicas de Nárnia é excelente. Senhor dos Anéis é fenomenal.
Duna tá entre meus melhores livros da vida. A questão é que Tolkien supera todas as obras feitas pela vontade humana hehehe (minha humilde opinião)
Eu achei Nárnia tão chato de ler. Não consegui ir até o fim. Vale mesmo a pena?
@@viniciusdacosta1357 Nárnia é o único dos 3 que eu não li amando. Eu li respeitando kkk porque Lewis escreve muito bem e tem muitas alusões à Bíblia.
Mas o início de Duna, por exemplo, pode ter gente que ache de boa, eu pessoalmente achei mais chato que Nárnia. Demorei 10 anos lendo as tramoias, as traições. E li voando a parte que foca nos personagens principais.
Enfim, todo livro tem suas peculiaridades e depende muito da nossa visão. Pode ser o gênero também…
@@renata87 acho que minha dificuldade com Nárnia é a infantilidade da narração. Queria conseguir ler até o fim e saber o que acontece. Quem sabe um dia 🌝
@@viniciusdacosta1357vale sim, vc começou a ler pelo qual livro ? Eu realmente gosto muito de Narnia porém tem livros do autor que não curto
Todavia leio livros senhor anéis, fico pensar ele andou fumar maconha, onde arranjou aquelas ideias todas expressiva , dai fui fumar maconha tudo tem sentido, ate sinto letras músicas cantado hobbits 😅😅😅
Cara esse vídeo foi muito útil
Obrigado!
Boa síntese em poucas palavras para comparar esses autores e suas obras. Particularmente, fico com Tolkien.
Parabéns pelo vídeo.
Herbert, o Republicano "Orientalista". Mais conservador do que a galera da contracultura gostaria.
Na minha opinião o desgosto de Tolkien tem a ver com um tom salafista no Duna original. O ceticismo do Herbert passa ao largo de discurso anti-religião, mas é fruto de uma disposição conservadora clássica, pra quem o ceticismo político é regra (nada dessa bobagem de internet) e também conservacionista (não ambientalista). Nesse ponto eram parecidos.
Poxa amigo, faltou dizer que o vídeo continha spoiler de Duna né...
Parabéns!!!
Ele não odiou
Muito bom 😊
Gostei bastante
07:30 Tolkien é o cara do "fã raiz e fã nutella"
Porque ele era um católico fanático ,militar de carreira,acadêmico,carola e um véio chato talvez?
Ignorância sua
Gostei
Ótimo vídeo
Obrigado!