A CRIANÇA INTERIOR · JOELMA SILVA · JU PONTE · CANTO DOS ANCESTRAIS

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 июн 2020
  • A Criança Interior · Joelma Silva · Ju Ponte · Canto dos Ancestrais
    Os psicólogos nos fizeram conhecer a "Criança Ferida" - Ela está lá com os olhinhos arregalados, paralisada e assustada, tentando se livrar de dores e traumas não elaborados, não colocados para fora, que ficaram paralisados num tempo perdido. Chame a sua criança para junto de vc, coloque ela embaixo das suas saias, caso use uma rss. Olhe-a no fundo dos olhos e pergunte o que ela tem para te dizer. Escute com o coração aberto, respeite as suas dores, acolha-a nos seus braços e diga que nunca mais vai abandoná-la. Diga o quanto a ama e que nunca mais vai permitir, que outra pessoa cuide dela!
    Muitos conseguem encontrá-la e curá-la e são gratos por estes esforços. Sentem-se ancorados na vida e capazes de muitas realizações.
    Há no entanto os que encontram esta mesma criança ferida e se vitimizam e condenam a todo instante, seus pais, cuidadores e o mundo. Ficam detidos nos transtornos que geraram dor no passado, que não volta mais. Ficar preso neste círculo de vítimas e culpados, é não só reeditar as dores, mas também restringir as inúmeras possibilidades de Ser. É permitir que o passado volte sempre a assombra-lo.
    Em muitos há também a criança birrenta, uma parte imatura que quer ganhar tudo do mundo de presente, ter suas vontades satisfeitas e não responsabilizar-se pelo próprio caminho. São adultos que acham, que o mundo gira ao seu redor e enxergam pouco além do próprio umbigo. Esbarramos com tais pessoas por aí, mas o maior perigo, é vê-la refletida no espelho.
    E há uma outra criança. A CRIANÇA SAGRADA. Ah.... Como precisamos encontrá-la! É ela que nos permite a cada dia, se encantar com cada pequeno milagre da vida, ver o mundo como uma primeira vez e sentir cada manifestação ao nosso redor, com uma percepção livre e pura. Ela nos coloca em contato com o sagrado em todas as coisas e com um oceano de percepções guardadas no inconsciente coletivo, é a fonte de um saber direto e intuitivo, como dizia Jung. Ela já surge completa, nada lhe falta, além de ser pura e sem mácula, livre de pecado, segundo a tradição cristã; e possui uma sabedoria inata.
    Em todas as tradições do mundo escutaremos falar desta criança em suas tradições religiosas, míticas ou folclóricas: Jesus, Moisés no cesto de vime, Buda, Krishna, Eros, Chigo no Japão, o menino sol no paganismo e tantas outras, que não tenho a competência para citar.
    Porém o SEGREDO … a CHAVE é que esta Criança Sagrada coexiste em nós e espera que a percebamos no "espelho" da nossa consciência para revelar-se na dança da Vida. Ela não se sente ferida nem tão pouco egocêntrica, pois é completa. Representa a evolução da consciência ou do espírito humano em busca de um estado de plenitude, paz, equilíbrio e harmonia interior. A Criança Sagrada é quem nos traz o amor incondicional, a confiança original, a leveza para “entrarmos” nesse "Reino". A Criança Sagrada, brinca, tem alegria e espontaneidade. É a manifestação do Eu Superior, a essência maior que faz a travessia do espiritual sutil ao espiritual manifesto.
    “A menor das crianças esta mais próxima de Deus, assim como o menor dos planetas está mais próximo do Sol”. (Richter)
    Texto organizado por: Joelma Silva - Coordenadora do Projeto Florescer
    Publicação original página Florescer feminino
    Páginas do Canto dos Ancestrais:
    / ocantodosancestrais
    / cantodosancestrais
    / juliponte

Комментарии • 1