É interessante pensarmos nessa ideia da brincadeira como experimentação de outras identidades também como um aprendizado de empatia, uma forma mais lúdica e prática de se colocar no lugar do outro.
Muito bem dito: Pela Sociedade não pela escola. Até porque internet tem alcance maior. Mas a agenda ideológica é o que prevalece pra eles. Esses discurso deles ficam na bolha deles, mas infelizmente vão influenciando nossos jovens. 😢
O fato é que falando-se ou não de gênero e sexualidade, há em qualquer escola um discurso sofre gênero e sexualidade. Assim, aqueles se incomodam com a submissão de gênero ou de sexualidade optam sempre por trazer à tona essas questão, ao invés de escondê-las. Parabéns!
Experimentar a si mesma e nas relações é a chave se seu próprio conhecimento. A vida é experimento e escolhas, estas devem serem oportunizadas e vividas. As imposições levam à angústias e conflitos de certo e errado, bom ou ruim, bem ou mal,. O limite de vc com vc mesma e a possibilidade do limite em ralação a outra pessoa, deve ser observado o respeito e dignidade das pessoas no fato é a compreensão dele.
Eu entendo amor como incondicional então não faria sentido eu desejar algo meu para ser imposto ao outro, correto? Amar é simplesmente querer que o outro seja feliz e viva sem dor e sofrimento na medida de suas possibilidades. Sem impor. Concorda?
Problemática extremamente relevante e necessária para ser discutida nas escolas. Pena que a grande maioria das instituições escolares, principalmente as da rede privada, não estejam preparados para isso.
Fundamental a educação sexual nas escolas, até porque evitaria muitos transtornos e tragédia dentro de casa. Também ensinar desde pequeno o respeito à diversidade humana.
Se as nossas escolas conseguirem cumprir seu papel de ensinar - o que até agora não fez, já estaria de bom tamanho. Essa discussão que seja feita, por hora, em casa.
Brincar com questões de gênero? Não se brinca com essas questões... Que identidade uma criança vai construir observando toda essa artificialidade que a sociedade vem oferecendo? Ensinar o respeito pela pessoa humana, isso é educação de gênero, afinal, a esmagadora maioria das crianças, democraticamente falando, tem em seus lares um pai e uma mãe, e é nesses dois representantes familiares, que a identidade de uma criança com uma mentalidade ainda em formação deve se concentrar. Todavia o debate sobre o assunto é importantíssimo para aprendermos mais sobre o outro, visto que nem todas as crianças possuem um pai ou uma mãe presente na sua criação, deixando uma lacuna para as escolas preencherem. Felizmente no Brasil temos uma coisa chamada tolerância em relação ao tema... Já em outras nações intolerantes, que não admitem tais práticas, destaco os países mulçumanos, de que maneira se pode explicar a uma criança o que as autoridades fazem com àquelas pessoas que tem o desejo de assumirem a sua sexualidade? Deixo a interrogação para quem quiser esclarecer o tema.
"A homossexualidade é um fenômeno de natureza tão biológico quanto a heterossexualidade. Esperar que uma pessoa homossexual não sinta atração por outra do mesmo sexo é pretensão tão descabida quanto convencer heterossexuais a não desejar o sexo oposto." "O espectro da sexualidade envolve fatores hormonais, genéticos e celulares."
por favor amigo, "O espectro da sexualidade envolve fatores hormonais, genéticos e celulares." essa parte especifica é bem controversa, e não existe comprovação, alias é o contrário, portanto remova isso que é fake! A parte acima do texto não vejo problema!
@@edilsonzafiradesousa8062 não tens razão, não é questão de opinião jovem, é ciência, e a ciência não encontrou nada, portanto isso que você postou é mentira, fake, inclusive estudos sérios já confirmarão a não existência desse gene ou algo hormonal, é meramente até o momento algo social/mental que é mais complexa, e sobre homossexualidade na natureza ela é bem diferente do que humanos se comportam, não existe penetração de órgão excretor, se existir que não encontrei material devem ser casos raríssimos e individuais , é bem diferente então sua colocação é bem "sem noção", se atenha a fatos! Se apegue apenas aos fatos dos direitos humanos que significa que cada um pode ser o que quer, ter sua liberdade sexual individual como parte do grupo, mas não use de exemplos inexistentes de formas descabidas ou mentiras para "ajudar" a causa que vai mais atrapalhar que ajudar!
@@julianosilveira3102 Lembremos que comentários são visões de mundo!? O interessante seria vc que, levantou a lebre, mostrar a comprovação científica. O psiquismo determina o comportamento. Potência e ato *Aristóteles* Somos seres biológicos; psicológicos; sociais e culturais. E nesse contexto devemos ser entendidos... Grande abraço,
@@edilsonzafiradesousa8062 Não são visões de mundo, falar de hormônios, genes etc não tem nada com visão de mundo, falar sobre a natureza precisa de provas, o que estas fazendo é MENTINDO, se atenha a fatos, e sua visão sobre respeito individualidade, mas ciência não tem "visão", não tem lado, ciência vem com provas e fatos, portanto, pare de propagar mentiras! Como falei anteriormente, você não pode pegar casos raros de chamar de comuns! Comum é abundancia, e outra mentira sua! Homossexualidade não é comum na natureza, e sobre a argumentação hormonal e de genes em humanos são existem; Volto a repetir se atenha a fatos, pare de usar desses argumentos falsos e idiotas para defender a causa, estás mais atrapalhando que ajudando, não é questão de opinião!
Criança não sabe de nada. O que eu vejo é um monte de pai e mãe bobão perguntando pra criança o que ela quer. PQP, a criança tem que ser moldado e modelado pelos pais, pelos valores dos pais, é a perpetuação daquela família, isso sim é natureza. Agora que esses valores sejam virtuosos e os melhores. Sexualidade é um assunto de adulto, é sério, criança não tem capacidade de entender isso. Diálogo durante a adolescência e juventude. Depois de adultos são responsáveis por suas escolhas. É tão difícil fazer o simples?
A educação das crianças é responsabilidade dos PAIS. Escola ensina matéria. Não vou fechar os olhos e discordar q dentro de casa acontecem muitas coisas terríveis. Mas, se até dentro de casa acontece, imagina o q pode acontecer com pessoas q são fora da família? Não compro essa ideia de q os professores são os bastiões da moralidade, não. Se vc quer educar uma criança com a sua visão de mundo, tenham seus próprios filhos.
E a gente sabe que a educação do Brasil já é péssimo fazendo o básico, como ainda querem filosofar e questionar questões tão profundas, pensa só se fazendo o básico já está ruim e os alunos já saem da escola sem saberer ler, escrever e interpretar imagina querendo falar de questões tão complexas.
@@tuanemonego Exatamente. Temos problemas básicos em diversas áreas. Desde a economia, até o saneamento básico. A verdade é q apenas uma pequena bolha se preocupa com essas questões de gênero e sexualidade. A maioria das pessoas não liga pro lifestyle das outras. Temos sim problemas de violência e preconceito, mas isso vem de uma minoria violenta. O q irrita, é q por causa das minorias, tanto da violenta, quanto a q sofre a violência, a sociedade é esmagada todos os dias, toda hora e em todos os lugares com essa forçação de barra LGBT. Isso não faz bem pro movimento, minha opinião.
“Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão”, é parte do art. 19, da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Todavia, elucubrando acerca do tema, de extrema relevância, acredito que, a fim de opinar, o embasamento correto é o científico, pois utilizando o embasamento cultural, há a possibilidade de tolhermos a liberdade e os anseios da criança. Sou pai, sei o que é correto para meu Filho, mas com base na minha bagagem cultural, na minha vida até o momento, assim, os vieses permeiam minhas opiniões, e aqueles não são científicos. Tomo a liberdade de sugerir o estudo de dois livros, os quais, na minha opinião (sempre a opinião), são espetaculares, abordam o tema Ser Humano, são eles: - Comporte-se. A biologia humana em nosso pior é melhor. Robert M. Sapolsky; e, - Desenvolvimento Humano. Diane E. Papalia e Ruth Duskin Feldman. Eu, no momento, sigo estudando o tema a fim opinar com clareza, afinal a escola é parte fundamental na vida do meu Filho, assim, desejo que o local seja acolhedor para ele.
Meu Deus! Apesar de falar muito bem, eu tenho que expressar minha opinião, já que supostamente os seres humanos "não tem gênero" então apenas deixa as crianças serem apenas crianças e as ensinem a respeitar uns aos outros sejam pessoas com alguma deficiência ou com pessoas diferentes, mas não bagunçam a cabeça delas, e se elas quando crescerem elas quiserem ser de outro gênero elas então serão. A Questão é ensinar a respeitar e não fazer a criança se questionar sobre si mesma.
Não existe alguém escolher um genero quando crescer, exite a percepção de quem se é durante o curso da vida e trazer uma educação de qualidade é permitir trazer um espaço acolhedor a todas as crianças. Isso não significa fazer com que alguém se questione! Educação sexual e questões de gênero não diz respeito somente a conteúdos ligados à comunidade lgbt+!
Perfeito! Se o gênero é imposto pq o gay e o trans escolhem roupas e comportamentos do sexo oposto? Pq o menino criança, qua do já percebemos que é gay, quer panelinhas rosa, roupas de menina, etc? Aceito que há uma cultura, que há influência, mas muitas dessas coisas são naturais do gênero, sim. Sem falar das questões biológicas como do homem ser mais forte e mulher reproduzir... Muito do que nos fazemos são naturais sim.
Concordo com muitas coisas das opiniões expressas mas... alerto que o "modelo imposto" também existirá num mundo que aceite e abrace os transsexuais. E que as escolas só passam a fazer parte das crianças depois que elas já passaram pela primeira infância... ou seja educação é com a família.... é mais aí o foco da mudança. A escola é uma ferramenta temporária nesta mudança social.
Falou identidade de genero e depois criança trans, acabou o conhecimento começou o delírio. Nao tem neutralidade mesmo, tem q se posicionar frente ao sexismo, a misoginia, ao engano
Pesquisem sobre destransição, os efeitos colaterais dos "tratamentos" dado a quem é rotulado como trans. "Disforia de gênero" do DSM. Vai contra informar corretamente as crianças.
Deus criou homem e mulher, este é o padrão de Deus, a verdade prevalecerá eternamente, está doutrinação, orientação, tem um tempo um tempo determinado, porque Jesus Cristo voltará ,vem logo jesus Cristo amém, 🇧🇷🔥🇮🇱🌍,e quando ele voltar ,vai governar o mundo inteiro etc...
Ólha aqui amigo quando eu éra jovem eu curtia Renato Russo, Cazuza, Fréd Mércure e outros e eu nem ligava se eles éram gays, eu curtia a boa música, e os gays hoje quérem nós empurrar guéla a baixo éssa ideologia
Relação de gênero: a psique humana reconhece de pronto "pipizinho" no menino e "xixelinha" na menina, mas concordo que tem de respeitar muito o menino delicado ou a menina mais grosseira.
Usar nomes q não são os biológicos ajuda a colocar esses órgãos num lugar de brincadeira em q não deveriam estar. Não se trata de respeitar a delicadeza ou a grosseria, mas a subjetividade msm. Meninas delicadas tbm devem ser respeitadas e meninos grosseiros tbm devem ser orientados limites.
O programa é ótimo, os comentários são lindos , mas, na prática, quando tem mãe, pais, tios, irmãos e etc , que são responsáveis pelos alunos, é muito diferente, a família, em sua grande maioria não aceita , e o professor e a escola ficam de mãos amarradas, com medo de processos administrativos e censura da família. Não há pedagógia nesses casos, o que tem que acontecer é uma Mudança da mentalidade brasileira, que na real , é misoginia , racista, preconceituosa e homofóbica. E por fim, por mais que os pais aceitem a condição homossexual dos filhos, essa aceitação é mecânica e disfarçada, isso por quê, no fundo, não queriam isso, queriam que os filhos e filhas fossem heterossexuais, ou seja, "normais". Porém, esses absurdos homofóbicos , tem raízes nas civilizações judaica - cristão, e para acabarmos com isso , o primeiro passo seria acabar com a família tradicional e a Religião. Então a conclusão é : esse processo de mudança, nas condições de hoje, é inimaginável.
Somos seres biológicos; psicológicos; sociais e culturais. E nesse contexto devemos ser entendidos... Há um comentário meu a respeito neste vídeo... Acompanho os psiquiatras *Guido Palomba* e *Ana Beatriz Barbosa e Silva.*
Educação é papel dos pais e o papel das escolas é ensinar português matemática etc etc muitas escolas estão chamando de ensinar na verdade o que elas estão fazendo é doutrinar as crianças. Respeitar é obrigação de todos agora não sou obrigada concordar com opinião
Já somos doutrinados socialmente, pois somos fruto de uma sociedade patriarcal. E precisamos combater isso!!! Vejo como importantissimo que espaços acolhedores como as escolas, local inclusive em que as crianças e adolescentes passam boas hoas do dia e parte da vida, podem trazer SIM um conteúdo educativo para a VIDA em sociedade, para que a partir desse local referencia em nossas vidas, essas crianças possam ver que lá existem outros iguais a elas que merecem respeito e que lá elas podem ser elas sem serem punida,s taxadas disso ou daquilo. E lembrar que educação sexual não é ensinar a fazer sexo, ou mesmo "fazer alguém virar gay, lésbica, .....", não tem nada a ver com isso. Mostrar através da educação a tornarem -se pessoas que saibam respeitar a orientação sexual de outras pessoas e que isso em nada afetará outras. Uma educação que traga às crianças que a mulher deve ser respeitada onde for que ela estiver, na profissão que escolher, se quer ou não ter filhos, se quer ou não casar e que essas escolhas autônomas não afetarão em nada a vida de outrens, uma educação cujos homens sejam cis ou trans não sejam nem reproduzam a misogenia!!!
@@rutharaujoalves5038 segundo nossas leis: "Os pais, e quando for o caso os tutores, têm direito a que seus filhos ou pupilos recebam a educação religiosa e moral que esteja acorde com suas próprias convicções" A escola não deve interferir na educação moral de uma criança, pois isso é direito e dever dos pais. Adicionar uma ideologia na grade curricular é tirar dos pais o direito de ensinar suas convicções morais a seus filhos. O que você acharia de educação sobre a Bíblia nas escolas públicas? Imagino que não aprovaria, portanto uma ideologia (seja qual for) também não deve ser ensinada. Escola deve ensinar conteúdo da grade curricular (biologia, matemática, inglês, filosofia, etc). PS: Não estou dizendo que o que você afirma é errado, todos devem ser respeitados, inclusive isso está na nossa constituição, porém a escola não é lugar para ensino de ideologia com viés moral.
@@40411720215616 como disse isso é educação cidadã, assim como diz nossa constituição. Nada se refere à ideologias. Penso que seria interessante você pesquisar mais sobre o assunto e se permitir abrir um pouco mais o seu olhar quanto a esse assunto visto que você é alguém que entende das coisas e se puder fizer melhor ainda, converse com mulheres vítimas de violência doméstica (é só olhar ao lado), e pessoas lgbt+ e suas vivências na sociedade. Observe e verá!!
Deixa um menino e uma menina sósinhos em um lugar por muito tempo pra vc ver o que acontéce, isso de falar que ele copiam os adultos héteros, é pura baléla, eles vão é seguir o seu instinto natural e.........
NÃO CONCORDO COM ESSAS IDEIAS NAS ESCOLAS DE BASES. AS CRIANÇAS PRECISAM SER OBSERVADAS SIM E CABERIA À ESCOLA, FAZER REUNIÕES COM SEUS PAIS E FAMILIAR ENVOLVIDOS NA CRIAÇÃO DELAS, CITANDO AS ALTERAÇÕES E COMPORTAMENTOS DOS SEUS FILHOS LEVANDO CONHECIMENTO E AMADURECIMENTO PARA ELES PARA AJUDAR SEUS FILHOS NESSAS MUDANÇA COMPORTAMENTAL. AS CRIANÇAS ESTÃO PRECISANDO EM PRIMEIRO LUGAR, APRENDER A SEREM MAIS FRATERNOS, MAIS AMOROSOS, MAIS RESPEITOSOS, ETC, PARA O BOM CONVÍVIO SOCIAL.
Maravilhosa. Que sua palavra chegue a muitos e muitas e assim melhoremos enquanto seres humanos.
Falou sobre o tema como uma pesquisadora e pedagoga. Achei muito sensatas as colocações e de utilidade pública.
Excelente exposição !!!! Q maravilha a Casa do Saber !!!! Gratidão 🙏🏽
É interessante pensarmos nessa ideia da brincadeira como experimentação de outras identidades também como um aprendizado de empatia, uma forma mais lúdica e prática de se colocar no lugar do outro.
Fantástico 🤩 adorei a colação simple e esclarecedora. Parabéns e continuações‼️🥳
Thanks 😊
Muito bem colocado!
Esse tema precisa ser mais debatido pela sociedade.
Muito bem dito: Pela Sociedade não pela escola. Até porque internet tem alcance maior. Mas a agenda ideológica é o que prevalece pra eles. Esses discurso deles ficam na bolha deles, mas infelizmente vão influenciando nossos jovens. 😢
Excelente. Flexibilizar a psique é difícil mas necessário se quisermos crescer
O fato é que falando-se ou não de gênero e sexualidade, há em qualquer escola um discurso sofre gênero e sexualidade. Assim, aqueles se incomodam com a submissão de gênero ou de sexualidade optam sempre por trazer à tona essas questão, ao invés de escondê-las.
Parabéns!
Maravilhosa👏👏👏
Experimentar a si mesma e nas relações é a chave se seu próprio conhecimento. A vida é experimento e escolhas, estas devem serem oportunizadas e vividas. As imposições levam à angústias e conflitos de certo e errado, bom ou ruim, bem ou mal,. O limite de vc com vc mesma e a possibilidade do limite em ralação a outra pessoa, deve ser observado o respeito e dignidade das pessoas no fato é a compreensão dele.
Perfeita. Amei!!!!❤
Parabéns Letícia. Gratidão
Belíssimo documento!. Precisa urgentemente ser divulgado!
Quando estiver em dúvida se algo é bom ou ruim, pergunte-se: "eu desejaria isso para alguém que amo?". Bom, eis aí sua resposta.
Eu entendo amor como incondicional então não faria sentido eu desejar algo meu para ser imposto ao outro, correto? Amar é simplesmente querer que o outro seja feliz e viva sem dor e sofrimento na medida de suas possibilidades. Sem impor. Concorda?
Maravilhosa a fala, queria mais
Atual e importantíssimo esse saber,levarei para minhas amigas professoras.
E os país das crianças o que acham afinal as crianças tem pais também né
❤❤❤ vim assistir novamente
Sempre fundamental a informação.
Problemática extremamente relevante e necessária para ser discutida nas escolas. Pena que a grande maioria das instituições escolares, principalmente as da rede privada, não estejam preparados para isso.
excelente e extremamente necessária!
Maravilhosa!
Conteúdo importante tratado de forma séria e esclarecedora. O tipo de atitude que faz a diferença no mundo.
Fas a diferença pra quem gósta de escutar asneira
Que discussão necessária e bem colocada!
Fundamental a educação sexual nas escolas, até porque evitaria muitos transtornos e tragédia dentro de casa. Também ensinar desde pequeno o respeito à diversidade humana.
Crianças não conseguem LER hoje....
Fantástico 😊
Se as nossas escolas conseguirem cumprir seu papel de ensinar - o que até agora não fez, já estaria de bom tamanho. Essa discussão que seja feita, por hora, em casa.
Brincar com questões de gênero? Não se brinca com essas questões... Que identidade uma criança vai construir observando toda essa artificialidade que a sociedade vem oferecendo? Ensinar o respeito pela pessoa humana, isso é educação de gênero, afinal, a esmagadora maioria das crianças, democraticamente falando, tem em seus lares um pai e uma mãe, e é nesses dois representantes familiares, que a identidade de uma criança com uma mentalidade ainda em formação deve se concentrar.
Todavia o debate sobre o assunto é importantíssimo para aprendermos mais sobre o outro, visto que nem todas as crianças possuem um pai ou uma mãe presente na sua criação, deixando uma lacuna para as escolas preencherem.
Felizmente no Brasil temos uma coisa chamada tolerância em relação ao tema... Já em outras nações intolerantes, que não admitem tais práticas, destaco os países mulçumanos, de que maneira se pode explicar a uma criança o que as autoridades fazem com àquelas pessoas que tem o desejo de assumirem a sua sexualidade?
Deixo a interrogação para quem quiser esclarecer o tema.
Somos seres biológicos; psicológicos; sociais e culturais. E nesse contexto devemos ser entendidos...
"A homossexualidade é um fenômeno de natureza tão biológico quanto a heterossexualidade. Esperar que uma pessoa homossexual não sinta atração por outra do mesmo sexo é pretensão tão descabida quanto convencer heterossexuais a não desejar o sexo oposto."
"O espectro da sexualidade envolve fatores hormonais, genéticos e celulares."
por favor amigo, "O espectro da sexualidade envolve fatores hormonais, genéticos e celulares." essa parte especifica é bem controversa, e não existe comprovação, alias é o contrário, portanto remova isso que é fake!
A parte acima do texto não vejo problema!
@@julianosilveira3102 Não basta ter razão para estar certo!
Vou apagar apenas porque vc discorda?! 👍🏽
@@edilsonzafiradesousa8062 não tens razão, não é questão de opinião jovem, é ciência, e a ciência não encontrou nada, portanto isso que você postou é mentira, fake, inclusive estudos sérios já confirmarão a não existência desse gene ou algo hormonal, é meramente até o momento algo social/mental que é mais complexa, e sobre homossexualidade na natureza ela é bem diferente do que humanos se comportam, não existe penetração de órgão excretor, se existir que não encontrei material devem ser casos raríssimos e individuais , é bem diferente então sua colocação é bem "sem noção", se atenha a fatos!
Se apegue apenas aos fatos dos direitos humanos que significa que cada um pode ser o que quer, ter sua liberdade sexual individual como parte do grupo, mas não use de exemplos inexistentes de formas descabidas ou mentiras para "ajudar" a causa que vai mais atrapalhar que ajudar!
@@julianosilveira3102 Lembremos que comentários são visões de mundo!?
O interessante seria vc que, levantou a lebre, mostrar a comprovação científica.
O psiquismo determina o comportamento.
Potência e ato *Aristóteles*
Somos seres biológicos; psicológicos; sociais e culturais. E nesse contexto devemos ser entendidos...
Grande abraço,
@@edilsonzafiradesousa8062 Não são visões de mundo, falar de hormônios, genes etc não tem nada com visão de mundo, falar sobre a natureza precisa de provas, o que estas fazendo é MENTINDO, se atenha a fatos, e sua visão sobre respeito individualidade, mas ciência não tem "visão", não tem lado, ciência vem com provas e fatos, portanto, pare de propagar mentiras!
Como falei anteriormente, você não pode pegar casos raros de chamar de comuns!
Comum é abundancia, e outra mentira sua!
Homossexualidade não é comum na natureza, e sobre a argumentação hormonal e de genes em humanos são existem;
Volto a repetir se atenha a fatos, pare de usar desses argumentos falsos e idiotas para defender a causa, estás mais atrapalhando que ajudando, não é questão de opinião!
Criança não sabe de nada. O que eu vejo é um monte de pai e mãe bobão perguntando pra criança o que ela quer. PQP, a criança tem que ser moldado e modelado pelos pais, pelos valores dos pais, é a perpetuação daquela família, isso sim é natureza. Agora que esses valores sejam virtuosos e os melhores. Sexualidade é um assunto de adulto, é sério, criança não tem capacidade de entender isso. Diálogo durante a adolescência e juventude. Depois de adultos são responsáveis por suas escolhas. É tão difícil fazer o simples?
A educação das crianças é responsabilidade dos PAIS. Escola ensina matéria. Não vou fechar os olhos e discordar q dentro de casa acontecem muitas coisas terríveis. Mas, se até dentro de casa acontece, imagina o q pode acontecer com pessoas q são fora da família? Não compro essa ideia de q os professores são os bastiões da moralidade, não. Se vc quer educar uma criança com a sua visão de mundo, tenham seus próprios filhos.
Perfeito.
Exatamente.
E a gente sabe que a educação do Brasil já é péssimo fazendo o básico, como ainda querem filosofar e questionar questões tão profundas, pensa só se fazendo o básico já está ruim e os alunos já saem da escola sem saberer ler, escrever e interpretar imagina querendo falar de questões tão complexas.
@@tuanemonego Exatamente. Temos problemas básicos em diversas áreas. Desde a economia, até o saneamento básico. A verdade é q apenas uma pequena bolha se preocupa com essas questões de gênero e sexualidade. A maioria das pessoas não liga pro lifestyle das outras. Temos sim problemas de violência e preconceito, mas isso vem de uma minoria violenta. O q irrita, é q por causa das minorias, tanto da violenta, quanto a q sofre a violência, a sociedade é esmagada todos os dias, toda hora e em todos os lugares com essa forçação de barra LGBT. Isso não faz bem pro movimento, minha opinião.
Te amo ❤️💕 Letícia
“Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão”, é parte do art. 19, da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Todavia, elucubrando acerca do tema, de extrema relevância, acredito que, a fim de opinar, o embasamento correto é o científico, pois utilizando o embasamento cultural, há a possibilidade de tolhermos a liberdade e os anseios da criança. Sou pai, sei o que é correto para meu Filho, mas com base na minha bagagem cultural, na minha vida até o momento, assim, os vieses permeiam minhas opiniões, e aqueles não são científicos. Tomo a liberdade de sugerir o estudo de dois livros, os quais, na minha opinião (sempre a opinião), são espetaculares, abordam o tema Ser Humano, são eles: - Comporte-se. A biologia humana em nosso pior é melhor. Robert M. Sapolsky; e, - Desenvolvimento Humano. Diane E. Papalia e Ruth Duskin Feldman. Eu, no momento, sigo estudando o tema a fim opinar com clareza, afinal a escola é parte fundamental na vida do meu Filho, assim, desejo que o local seja acolhedor para ele.
casa do saber lacrando.
Achei q tava demorando pra entrar nesse tópico, e ainda dessa forma
Ólha aqui amigo só tem dois gêneros masculino e feminino, criança tem que se preocupar é com estudar e brincar e não se preocupar com séxo,
Corrigido Gênero e sexualidade (indentidade de gênero).
é isso que ela disse no vídeo, assista novamente pra ver se consegue entender
Éla!!!!!!!!!!!!!!!!!????
Ou a criança “é trans” ou ela deve ser permitida crescer sem esteriótipos de gênero que circundem sua existência. Os dois não dá.
Vou trabalhar com esta disciplina: relações de gênero! Professora, gostaria de possível indicações de livros e materiais. Obrigada.
Maravilhosa
De tempo ao tempo e deixem as crianças serem crianças.
Homens não falam dos seus sentimentos pq nunca são ouvidos e quando sim, são ridicularizados
Exatamente 👏👏
O Brasil está mais preocupado com fome, emprego e moradia.
Tem gente matando também que nem a fome a falta de emprego e a falta de dinheiro por falta de educação de identidade de gênero nas escolas! 🙄
E porque tem muitos famintos?
Se estivessem preocupados de verdade teriam mais atenção em quem votam.
Meu Deus! Apesar de falar muito bem, eu tenho que expressar minha opinião, já que supostamente os seres humanos "não tem gênero" então apenas deixa as crianças serem apenas crianças e as ensinem a respeitar uns aos outros sejam pessoas com alguma deficiência ou com pessoas diferentes, mas não bagunçam a cabeça delas, e se elas quando crescerem elas quiserem ser de outro gênero elas então serão. A Questão é ensinar a respeitar e não fazer a criança se questionar sobre si mesma.
Não existe alguém escolher um genero quando crescer, exite a percepção de quem se é durante o curso da vida e trazer uma educação de qualidade é permitir trazer um espaço acolhedor a todas as crianças. Isso não significa fazer com que alguém se questione!
Educação sexual e questões de gênero não diz respeito somente a conteúdos ligados à comunidade lgbt+!
Assista novamente,acho que você não entendeu nada.
Perfeito! Se o gênero é imposto pq o gay e o trans escolhem roupas e comportamentos do sexo oposto? Pq o menino criança, qua do já percebemos que é gay, quer panelinhas rosa, roupas de menina, etc? Aceito que há uma cultura, que há influência, mas muitas dessas coisas são naturais do gênero, sim. Sem falar das questões biológicas como do homem ser mais forte e mulher reproduzir... Muito do que nos fazemos são naturais sim.
👏🏻👏🏻
Como eu entro em contanto com ela ?
É NECESSARIO TB SE OBSERVAR A LINGUAGEM, PQ A LINGUAGEM TB IMPÕE E DIRECIONA NOS VALORES DAS RELAÇÕES DE GÊNERO
Concordo com muitas coisas das opiniões expressas mas... alerto que o "modelo imposto" também existirá num mundo que aceite e abrace os transsexuais.
E que as escolas só passam a fazer parte das crianças depois que elas já passaram pela primeira infância... ou seja educação é com a família.... é mais aí o foco da mudança.
A escola é uma ferramenta temporária nesta mudança social.
Falou identidade de genero e depois criança trans, acabou o conhecimento começou o delírio. Nao tem neutralidade mesmo, tem q se posicionar frente ao sexismo, a misoginia, ao engano
Pesquisem sobre destransição, os efeitos colaterais dos "tratamentos" dado a quem é rotulado como trans. "Disforia de gênero" do DSM. Vai contra informar corretamente as crianças.
Deus criou homem e mulher, este é o padrão de Deus, a verdade prevalecerá eternamente, está doutrinação, orientação, tem um tempo um tempo determinado, porque Jesus Cristo voltará ,vem logo jesus Cristo amém, 🇧🇷🔥🇮🇱🌍,e quando ele voltar ,vai governar o mundo inteiro etc...
Ólha aqui amigo quando eu éra jovem eu curtia Renato Russo, Cazuza, Fréd Mércure e outros e eu nem ligava se eles éram gays, eu curtia a boa música, e os gays hoje quérem nós empurrar guéla a baixo éssa ideologia
Relação de gênero: a psique humana reconhece de pronto "pipizinho" no menino e "xixelinha" na menina, mas concordo que tem de respeitar muito o menino delicado ou a menina mais grosseira.
Usar nomes q não são os biológicos ajuda a colocar esses órgãos num lugar de brincadeira em q não deveriam estar. Não se trata de respeitar a delicadeza ou a grosseria, mas a subjetividade msm. Meninas delicadas tbm devem ser respeitadas e meninos grosseiros tbm devem ser orientados limites.
O dia que os meninos menstruarem, e as meninas criar barba, aí eu acredito em vc
O programa é ótimo, os comentários são lindos , mas, na prática, quando tem mãe, pais, tios, irmãos e etc , que são responsáveis pelos alunos, é muito diferente, a família, em sua grande maioria não aceita , e o professor e a escola ficam de mãos amarradas, com medo de processos administrativos e censura da família. Não há pedagógia nesses casos, o que tem que acontecer é uma Mudança da mentalidade brasileira, que na real , é misoginia , racista, preconceituosa e homofóbica. E por fim, por mais que os pais aceitem a condição homossexual dos filhos, essa aceitação é mecânica e disfarçada, isso por quê, no fundo, não queriam isso, queriam que os filhos e filhas fossem heterossexuais, ou seja, "normais". Porém, esses absurdos homofóbicos , tem raízes nas civilizações judaica - cristão, e para acabarmos com isso , o primeiro passo seria acabar com a família tradicional e a Religião.
Então a conclusão é : esse processo de mudança, nas condições de hoje, é inimaginável.
Escola é para ensinar matemática , português , ciência geográfica e história .
*Sexo* é um fenômeno *biológico.*
*Gênero* é um fenômeno *sociológico.*
Que tal ampliar a visão para biopsicossocial? As entrevistas com o dr Alexandre Saadeh psiquiatra especialista podem ser úteis para essa reflexão
Somos seres biológicos; psicológicos; sociais e culturais. E nesse contexto devemos ser entendidos...
Há um comentário meu a respeito neste vídeo...
Acompanho os psiquiatras *Guido Palomba* e *Ana Beatriz Barbosa e Silva.*
Educação é papel dos pais e o papel das escolas é ensinar português matemática etc etc muitas escolas estão chamando de ensinar na verdade o que elas estão fazendo é doutrinar as crianças.
Respeitar é obrigação de todos agora não sou obrigada concordar com opinião
Exatamente! Tão claro como a água. E muito inocente caindo.
Já somos doutrinados socialmente, pois somos fruto de uma sociedade patriarcal. E precisamos combater isso!!!
Vejo como importantissimo que espaços acolhedores como as escolas, local inclusive em que as crianças e adolescentes passam boas hoas do dia e parte da vida, podem trazer SIM um conteúdo educativo para a VIDA em sociedade, para que a partir desse local referencia em nossas vidas, essas crianças possam ver que lá existem outros iguais a elas que merecem respeito e que lá elas podem ser elas sem serem punida,s taxadas disso ou daquilo. E lembrar que educação sexual não é ensinar a fazer sexo, ou mesmo "fazer alguém virar gay, lésbica, .....", não tem nada a ver com isso. Mostrar através da educação a tornarem -se pessoas que saibam respeitar a orientação sexual de outras pessoas e que isso em nada afetará outras. Uma educação que traga às crianças que a mulher deve ser respeitada onde for que ela estiver, na profissão que escolher, se quer ou não ter filhos, se quer ou não casar e que essas escolhas autônomas não afetarão em nada a vida de outrens, uma educação cujos homens sejam cis ou trans não sejam nem reproduzam a misogenia!!!
@@rutharaujoalves5038 segundo nossas leis: "Os pais, e quando for o caso os tutores, têm direito a que seus filhos ou pupilos recebam a educação religiosa e moral que esteja acorde com suas próprias convicções"
A escola não deve interferir na educação moral de uma criança, pois isso é direito e dever dos pais. Adicionar uma ideologia na grade curricular é tirar dos pais o direito de ensinar suas convicções morais a seus filhos.
O que você acharia de educação sobre a Bíblia nas escolas públicas? Imagino que não aprovaria, portanto uma ideologia (seja qual for) também não deve ser ensinada.
Escola deve ensinar conteúdo da grade curricular (biologia, matemática, inglês, filosofia, etc).
PS: Não estou dizendo que o que você afirma é errado, todos devem ser respeitados, inclusive isso está na nossa constituição, porém a escola não é lugar para ensino de ideologia com viés moral.
@@40411720215616 esse pensamento que vc externou se encaixa na falácia do apelo à natureza, amiga. Se me permite o apontamento, vale pesquisar sobre
@@40411720215616 como disse isso é educação cidadã, assim como diz nossa constituição. Nada se refere à ideologias.
Penso que seria interessante você pesquisar mais sobre o assunto e se permitir abrir um pouco mais o seu olhar quanto a esse assunto visto que você é alguém que entende das coisas e se puder fizer melhor ainda, converse com mulheres vítimas de violência doméstica (é só olhar ao lado), e pessoas lgbt+ e suas vivências na sociedade.
Observe e verá!!
Éssa conversa móle ai é tudo baléla, vcs quérem é deturpar nóssas crianças
Deixa um menino e uma menina sósinhos em um lugar por muito tempo pra vc ver o que acontéce, isso de falar que ele copiam os adultos héteros, é pura baléla, eles vão é seguir o seu instinto natural e.........
NÃO CONCORDO COM ESSAS IDEIAS NAS ESCOLAS DE BASES.
AS CRIANÇAS PRECISAM SER OBSERVADAS SIM E CABERIA À ESCOLA, FAZER REUNIÕES COM SEUS PAIS E FAMILIAR ENVOLVIDOS NA CRIAÇÃO DELAS, CITANDO AS ALTERAÇÕES E COMPORTAMENTOS DOS SEUS FILHOS LEVANDO CONHECIMENTO E AMADURECIMENTO PARA ELES PARA AJUDAR SEUS FILHOS NESSAS MUDANÇA COMPORTAMENTAL.
AS CRIANÇAS ESTÃO PRECISANDO EM PRIMEIRO LUGAR, APRENDER A SEREM MAIS FRATERNOS, MAIS AMOROSOS, MAIS RESPEITOSOS, ETC, PARA O BOM CONVÍVIO SOCIAL.
Resumindo:bla Blá blá bla Blá,fale com a mão