aloo, suponhamos que temos a seguinte questão: o senso comum e a ciência são muito diferentes entre si? Como Popper e Kuhn explicariam isto e relacionavam a questão com os conceitos aprendizados?
De acordo com popper acredito que nao seja falsificavel Pois é muito vago( existem pontos em que o senso comum e a ciência se assemelham e pontos que sao divergentes) mas tambem pode ser possivel que seja falsificada pois por divergirem nalguns pontos nao seria corroborada De acordo com kuhn(tendo em conta que so tive uma aula sobre ele pelo que n sei muito) o senso comum esta num paradigma com muitos defeitos ao contrario da ciencia que esta num paradigma "forte"(n sei se ha algum termo especifico) logo eu acredito que kuhn diria que essa proposiçao e verdadeira E popper ou diria que nao é falsificavel ou que era falsificada(consoante o que escrevi)
@@kohaku2306 não sei se queres que te responda à pergunta que eu mesma coloquei. Já faz meses que a perguntei, mas fica aqui a resposta: O senso comum e a ciência são muito diferentes entre si? Como Popper e Kuhn explicariam isto e relacionavam a questão com os conceitos aprendizados? Sim, o senso comum e a ciência são muito diferentes entre si. O senso comum é uma forma de conhecimento que se baseia na experiência cotidiana, opiniões, crenças e valores compartilhados por uma comunidade. Já a ciência é uma forma de conhecimento sistemática, rigorosa e baseada em evidências empíricas obtidas por meio de métodos científicos. Karl Popper e Thomas Kuhn foram filósofos da ciência que exploraram a natureza da ciência e a diferença entre o senso comum e a ciência. Para Popper, a ciência é caracterizada pela falsificabilidade: a capacidade de uma teoria ser testada e possivelmente refutada por evidências empíricas. A ciência, portanto, é um processo de eliminação de hipóteses falsas e uma busca contínua por uma teoria melhor. Já o senso comum não é científico, pois não é testado de forma sistemática e não é baseado em evidências empíricas. Por outro lado, Kuhn propôs que a ciência não é um processo objetivo e racional, mas sim um processo social influenciado por fatores históricos, culturais e sociais. Ele argumentou que a ciência passa por períodos de paradigmas científicos, que são as teorias e métodos dominantes aceitos pela comunidade científica em um determinado momento. Esses paradigmas são desafiados e, eventualmente, substituídos por novos paradigmas que surgem devido a anomalias ou problemas não resolvidos pelos paradigmas existentes. Para Kuhn, o senso comum e a ciência não são necessariamente opostos, pois o senso comum pode influenciar a escolha de um paradigma científico e a interpretação dos resultados científicos. Em relação aos conceitos aprendidos, a diferença entre o senso comum e a ciência pode ser entendida como a diferença entre conhecimento não sistematizado e conhecimento sistematizado. O senso comum é muitas vezes baseado em generalizações e estereótipos que podem ser imprecisos ou incompletos. A ciência, por outro lado, busca descrever e explicar fenômenos de forma sistemática e rigorosa, usando metodologias científicas que permitem testar hipóteses e teorias de forma objetiva e controlada. A compreensão dessa diferença é fundamental para a alfabetização científica, que é a capacidade de entender e aplicar o conhecimento científico em situações da vida cotidiana. Espero ter ajudado
Se nem assim consegues perceber acho que o problema é mesmo teu não de quem fez o vídeo. Normal que se não estás atento a nenhuma aula e chegas aqui a tentar perceber tudo do 0, é lógico que aches confuso. Desnecessário foi o teu comentário, pois o rapaz dá-se ao trabalho de fazer um vídeo de apoio e ainda recebe críticas sem fundamento como as tuas
Faz mais de filosofia por favor!!! Preciso para o exame, és excelente
Já podes ver o episódio #5 💪🏻
Amei, tive 7 no último teste, mas com este vídeo sinto-me preparado para o próximo!
tiveste 7 ca ganda burro 💀💀
Isto está excelente . Muito completo o resumo
❤️
És o rei filho 😭🙏🏼
Que vídeo bom, ajudou-me imenso
Melhor canal de ensino
video muito bom mas o audio benefeciava de melhorias. recomendo a compra de um pop filter para o microfone. são baratos e fazem toda a difrênça
Olá. Poderias explicar porque é que todas as situações validam a afirmação da astrologia? Obrigada e continuem com o bom trabalho.
Porque é muito vaga e imprecisa a sua informação, logo não é possível refutar essa teoria, então só se pode concordar/validar essa teoria.
Imagina, a afirmação é tão vaga que vai sempre existir alguém no mundo em que ela se realizou, logo, não é refutael.
aloo, suponhamos que temos a seguinte questão: o senso comum e a ciência são muito diferentes entre si? Como Popper e Kuhn explicariam isto e relacionavam a questão com os conceitos aprendizados?
nerd
@@blackmanbo1235 E a pergunta ficou a onde?
De acordo com popper acredito que nao seja falsificavel
Pois é muito vago( existem pontos em que o senso comum e a ciência se assemelham e pontos que sao divergentes) mas tambem pode ser possivel que seja falsificada pois por divergirem nalguns pontos nao seria corroborada
De acordo com kuhn(tendo em conta que so tive uma aula sobre ele pelo que n sei muito) o senso comum esta num paradigma com muitos defeitos ao contrario da ciencia que esta num paradigma "forte"(n sei se ha algum termo especifico) logo eu acredito que kuhn diria que essa proposiçao e verdadeira
E popper ou diria que nao é falsificavel ou que era falsificada(consoante o que escrevi)
Se puderes dizer ate esta terça era bacano pq tenho teste
@@kohaku2306 não sei se queres que te responda à pergunta que eu mesma coloquei. Já faz meses que a perguntei, mas fica aqui a resposta: O senso comum e a ciência são muito diferentes entre si? Como Popper e Kuhn explicariam isto e relacionavam a questão com os conceitos aprendizados?
Sim, o senso comum e a ciência são muito diferentes entre si. O senso comum é uma forma de conhecimento que se baseia na experiência cotidiana, opiniões, crenças e valores compartilhados por uma comunidade. Já a ciência é uma forma de conhecimento sistemática, rigorosa e baseada em evidências empíricas obtidas por meio de métodos científicos.
Karl Popper e Thomas Kuhn foram filósofos da ciência que exploraram a natureza da ciência e a diferença entre o senso comum e a ciência. Para Popper, a ciência é caracterizada pela falsificabilidade: a capacidade de uma teoria ser testada e possivelmente refutada por evidências empíricas. A ciência, portanto, é um processo de eliminação de hipóteses falsas e uma busca contínua por uma teoria melhor. Já o senso comum não é científico, pois não é testado de forma sistemática e não é baseado em evidências empíricas.
Por outro lado, Kuhn propôs que a ciência não é um processo objetivo e racional, mas sim um processo social influenciado por fatores históricos, culturais e sociais. Ele argumentou que a ciência passa por períodos de paradigmas científicos, que são as teorias e métodos dominantes aceitos pela comunidade científica em um determinado momento. Esses paradigmas são desafiados e, eventualmente, substituídos por novos paradigmas que surgem devido a anomalias ou problemas não resolvidos pelos paradigmas existentes. Para Kuhn, o senso comum e a ciência não são necessariamente opostos, pois o senso comum pode influenciar a escolha de um paradigma científico e a interpretação dos resultados científicos.
Em relação aos conceitos aprendidos, a diferença entre o senso comum e a ciência pode ser entendida como a diferença entre conhecimento não sistematizado e conhecimento sistematizado. O senso comum é muitas vezes baseado em generalizações e estereótipos que podem ser imprecisos ou incompletos. A ciência, por outro lado, busca descrever e explicar fenômenos de forma sistemática e rigorosa, usando metodologias científicas que permitem testar hipóteses e teorias de forma objetiva e controlada. A compreensão dessa diferença é fundamental para a alfabetização científica, que é a capacidade de entender e aplicar o conhecimento científico em situações da vida cotidiana.
Espero ter ajudado
Tenho exame ainda esse ano, tens vídeos para me recomendar no teu canal?
mano exelente so acho sinceramente que nao devias por sempre a mesma musica de fundo de resto tas otimo
Começou a falar das teorias e depois as objeções, fiquei bué confuso
Confuso e desnecessário
Se nem assim consegues perceber acho que o problema é mesmo teu não de quem fez o vídeo. Normal que se não estás atento a nenhuma aula e chegas aqui a tentar perceber tudo do 0, é lógico que aches confuso. Desnecessário foi o teu comentário, pois o rapaz dá-se ao trabalho de fazer um vídeo de apoio e ainda recebe críticas sem fundamento como as tuas
@@filips-mr Destruís-te o rapaz
@@filips-mr bro tiveste 7 a filosofia 💀💀
tu deves ser o único nesta secção de comentários que não está atento às aulas. vai dormir rapaz...