Que legal meu amigo!! Isso é muito gratificante. Muito obrigado você. E por favor, continue acompanhando o canal, vamos aprender e praticar eletrônica. Forte abraço!!
MUITO OBRIGADO PELO RETOERNO, Deus lhe abençoe, eu desconfiei disso mesmo, mas imaginei que possa haver algum dispositivo seja ele caseiro ou não que possa identificar quando uma das baterias estiver chegando na carga primeiro que as outras ai um transistor é acionado na base desviando essa corrente para um terra ou um resistor para dissipar ou diodo, mas cada bateria teria que ter individual esse transistor ou o que seja eu acredito. Mas não sei como fazer calcular. E tambem ficaria um pouco grande o sistema de segurança sendo que na fabrica deve ser smd, caseiro ficara maior, é que estou elaborando uma furadeira sem fio ja testei com potenciômetro e dois transistor fazendo uma espécie de Arlington jme 13005d sem o uso do 555 e ficou bem estável no proteus. E usarei tubo de pvc queria inserir tudo dentro, menos a fonte. E na hora de carregar entrar uma entrada jack sem precisar tirar as baterias de dentro do pvc. o motor é de 12v 1.2 A 10r de resistência. Para furar plaquinhas usar brocas de 0.5 08 0.7 até uns 2mm, furar madeira tamém etc. Parei o projeto porque não sei como fazer um pec com tres litio carregando com segurança. sou mecânico mas estou fuçando um pouco de eletrônica aprendendo e meus conhecimentos é muito pouco ainda. obrigado meu amigo pelo retorno.
Saudações Agradeço pelo projeto! Esta configuração permite carregar ate qts baterias de litio em paralelo? Poderia adapta lo para carregar super capacitor de 2.7v?
Até duas baterias. Para carregar quatro baterias em paralelo, o ideal é colocar um bom dissipador de calor no transitor e pra carga não ficar muito lenta, deve se usar uma fonte de 5 volts por 2 amperes no mínimo.
Boa noite! Seria possível fazer uma carregado com placa bms que vem nas bateria de notbook aquelas placa que vem dentro carcaça da bataria, ser sim como seria ligação para ligar um caixinha de música com as bateria. Tipo tudo ligado em paralela. Ser de responde ai.
Olá Carlos. Essa plaquinha BMS quem vem dentro da carcaça, junto com as baterias de lítio precisa da placa mãe do notebook, pra funcionar corretamente. E cada modelo de notebook ou netbook, vai ter uma pinagem diferente. Então, a placa BMS que vem , depende totalmente da placa mãe do aparelho. Não somente para recarregar, como também, fazer o monitoramento e balanceamento das células. Se você pretende usar essa placa BMS vai precisar também do aparelho para conectar a placa. Cada placa é projetada para seu modelo específico. Então elas não funcionam, não carregam sem estar conectada à placa do aparelho que foram de fábrica projetadas. Espero ter ajudado. Abraço amigo!!
Obrigado amigo!! O TL431 é como uma régua pra medir a voltagem em um circuito. Ele está fornecendo uma referência de tensão estável e precisa, que foi ajustada por meio dos resistores pra obter uma tensão de referência desejada. Espero ter ajudado 👍
Achei muito interessante este seu projeto, parabéns. Gostaria de perguntar se é possível fazer este projeto mas para um bateria de lítio, 5S 20V? Obrigado um abraço de Portugal
Gostei muito , tem algum projetinho simples como esse no seu canal , porém que carregue majs packs de baterias mas 4 ou 5 ou mais, no caso que aguente mais amperagem???
Show de bola irmão, era exatamente o que eu tava procurando, você sabe dizer se fica melhor a dissipação de calor se colocar mais de um 13007 em paralelo? Outra pergunta, se quiser remover o potenciômetro e deixar fixo, onde vai o resistor ❓ A corrente eu sei que vai somar! Vou utilizar para carregar banco de baterias com mais de 20 pilhas em paralelo...
Olá brother!! Fico grato que tenha sido útil esse circuito. Quanto a dissipação de calor do transistor, vai depender da quantidade de carga que você deseja controlar (Baterias à carregar). Esse transístor que você citou é ótimo, suporta até 9 amperes. Então, apenas um desse e um bom dissipador de calor, é suficiente para suportar carregar 10 baterias em paralelo, com a maior segurança. O difícil é encontrar uma fonte de 5 volts com toda essa corrente. Já que as fontes de carregador de celular na sua potência real atingem uma média de 2,5 amperes no limite.. Então, o ideal é fazer packs de 4 baterias (no máximo) em paralelo pra cada controlador, isso devido a limitação de corrente da fonte. Mas se você quiser ligar tudo em paralelo, vai funcionar também. Porém a corrente fornecida pela fonte será dividida entre as células. Resultando em uma carga muito, muito, muito lenta. QUANTO À REMOVER O POTENCIÔMETRO PARA OBTER UMA TENSÃO DE SAÍDA FIXA... Remova o potenciômetro e o resistor de 1,5 K ohms. Vamos substituir esses componentes por um divisor de tensão formado por dois resistores. 1- Resistor de 4,7 K (Amarelo, violeta e vermelho). 2- Resistor de 6,8 K (Azul, cinza e vermelho). Ligando esses dois resistores em série, teremos duas extremidades e o meio delas. Ou seja, 3 terminais: Terminal 1 - Resistor de 4,7K. Terminal 2 - a junção dos dois resistores 4,7K + 6,8K. Terminal 3 - Resistor de 6,8K. O terminal do resistor de 4,7K vai para o emissor do transistor (Que é a saída de tensão para a bateria). O terminal do resistor de 6,8K vai para o pino do meio do TL431 (Que é o negativo do circuito). O terminal 2 do divisor de tensão vai para o pino 1 do TL431 (A tensão de referência). Desse modo, aplicando 5 volts na entrada, teremos uma tensão de saída estabilizada em 4,1 volts aproximadamente. * É importante lembrar: A corrente de carregamento do controlador não depende somente do transistor. Dependerá também, da corrente que a fonte tem pra fornecer. Qualquer outra dúvida, fique à vontade. Se estiver ao meu alcance, será um prazer. Espero ter ajudado!! Bons projetos, brother!!
@@eletronicabrothers @Eletrônica Brothers Entendi, minha dúvida seria se dividindo essa carga em 2 ou mais transistor, dividiria o aquecimento, e sobre a alimentação, não é problema posso colocar essas fontes de 5 volts, 2 ou mais em paralelo, para somar as correntes... Sobre a ligação dos resistores, eu vi aqui que o potenciômetro deu 22k para baixar 5v para 4,2 redondos, somando o resistor 500onms que coloquei da 22,5k! Se eu colocar um resistor de 22k no lugar do potenciômetro não daria certo também não?
@@Coachsthenics Sim. Enquanto houver superaquecimento, o ideal é dobrar a potência do transistor ou acrescentar em paralelo. Isso vai diminuir o aquecimento.
@@Coachsthenics sobre a ligação do resistor... Você pode testar esse de 20K. Eu testei somente os valores que eu citei. Com um divisor de tensão de 4,7K + 6,8K. Que é o que eu tenho disponível. Mas com certeza dá pra usar outros valores.
Bom dia amigo, dá certo sim. Esse controlador de carga tem ajuste de 2,5 à 5,5 volts. Qualquer bateria que trabalhe dentro dessas tensões, é só ajustar e podemos fazer o carregamento sem problema. Obrigado por acompanhar o canal 👍
Showww, mas estou preocupado com a CORRENTE de carga.... Qual é a corrente Mínima e Máxima que esse circuito fornece? Tem como controlar ou limitar essa corrente de carga? Abraços.
Olá amigo, o fluxo da corrente de carga vai depender da fonte que vamos usar. Se a fonte tiver 1 ampére, essa vai ser a corrente máxima de carga. A fonte que estou usando nesse vídeo, tem 2 amperes. Mas é 100% seguro porque quando a bateria atinge a tensão ajustada, não haverá mais corrente. Mas se mesmo assim, o amigo desejar limitar a corrente, basta alterar o valor do resistor que fica entre o coletor e a base do transistor. Ele é responsável pela corrente de carga do circuito.
lá amigo do Eletrônica Brothers, quanto de corrente puxa esse carregador, eu fiz um que não passa de 200miliamperes, e usando a mesma bateria em um stepdown é drenado 400 miliamperes carrega melhor, então não goseei do projeto que fiz com apenas 200miliamperes uma bateria descarregada. Já o projeto do video do seu canal ele chega a puxar quanto o máximo? se caso eu colocar duas em paralelo o correto é drenar mais corrente certo? esse carregador aguenta duas de litio em paralelo?
Olá amigo. A corrente de carregamento desse controlador de carga vai depender da fonte que usar. Essa minha fonte tem 5 V por 2 Amperes. Nesse caso é possível carregar duas baterias em paralelo, no máximo 4. O transistor esquenta um pouco, por isso é necessário o dissipador de calor. Se usar uma fonte com menos de 1 ampére, podemos usar no máximo, 2 baterias em paralelo.
Amigo muito brigado pela resposta. Mais gostaria de pedir uma outra coisa. Claro se for posivel..queria que o amigo fizesse outro video desse para que passe de 6 a 8 ampers pra cer usado em bateria de 60 amper se isso for possivel vou ficar muito feliz um forte abraço
Hola amigo. Sea bienvenido. La resistencia que está conectada a través de la base del colector del transistor es cualquier valor entre 10 y 50 ohmios. Y la resistencia que está conectada entre el circuito integrado TL431 es cualquier valor entre 470 y 1500 ohmios. Ambas resistencias pueden ser de cualquier potencia a partir de 1/4 Watt. Gracias por ver 👍
@@juanvillanueva7481 No se necesita amigo. El propio transistor bloquea el retorno de corriente de la batería. Si pones un diodo, perderá corriente y la carga será más lenta.
Olá , muito top esse carregador elaborado por você. por gentileza, eu queria carregar três baterias de lítio totalizando 11.1v nominal, mas sabemos que o ciclo de carregamento completo pode ir até 4.2v então 3 baterias a 4.1v = 12.3v. Então temos entre 11.1 a 12.3 um carregador. Como posso alterar esse circuito mostrado no video para que ele tenha esse valor que carrega de uma so vez o pac com 3 baterias? agradeço atenção e ajuda! Deus abençoe voce!
Olá Marcos Sueko! Primeiramente, muito obrigado amigo. Fico gratificado quando passam pessoas semelhantes à você por aqui. Seja bem-vindo!! Entendi perfeitamente. Olha, podemos sim alterar esse circuito para carregar três baterias em série ou até mais. Mas é importante saber que nenhum tipo de bateria deve ser carregada dessa forma (Sem algum monitoramento). Não podemos simplesmente ligá-las em série e inserir carga. Porque uma bateria sempre vai receber mais carga que outra. Mesmo que fixemos um valor de tensão de 11.1 volts, que aparentemente é seguro para carregar as três baterias, no final da carga, essa tensão não será igualmente distribuída. Devido a resistência interna de cada célula. Se a gente conferir com um multímetro, vamos perceber que as três baterias juntas estarão com 11.1 V. Podendo parecer que as baterias foram carregadas corretamente. Porém, medindo individualmente, teremos tensões diferentes nas baterias. Exemplo 1: 2,8V + 3,5V + 4,9V = 11,1V Exemplo 2: 3,0V + 3,1V + 5,0V = 11,1V Exemplo 3: 3,7V + 4,0V + 3,4V = 11,1V Ou seja, temos 11.1V no total, mas individualmente estamos fazendo um carregamento de risco. Por esse motivo não recomendo modificar o circuito dessa forma. Mas vou trabalhar num carregador inteligente para pack de baterias de lítio. E postarei aqui no canal. Espero ter ajudado amigo. Se ficou alguma dúvida, por favor, pergunte. Grande abraço!!
@@eletronicabrothers MUITO OBRIGADO PELO RETOERNO, Deus lhe abençoe, eu desconfiei disso mesmo, mas imaginei que possa haver algum dispositivo seja ele caseiro ou não que possa identificar quando uma das baterias estiver chegado na carga primeiro que as outras ai um transistor é acionado na base desviando essa corrente para um terra ou um resistor para dissipar ou diodo, mas cada bateria teria que ter individual esse transistor ou o que seja eu acredito. mas não sei como fazer calcular. E tambem ficaria um pouco grande o sistema de segurança sendo que na fabrica deve ser smd, caseiro ficara maior, é que estou elaborando uma furadeira sem fio ja testei com potenciometro e dois transistor fazendo uma especie de darlington jme 13005d sem o uso do 555 e ficou bem estavel no proteus. E usarei tubo de pvc queria inserir tudo dentro menos a fonte. E na hora de carregar entrar uma entrada jack sem precisar tirar as baterias de dentro do pvc. o motor é de 12v 1.2 A 10r de resistência. para furar plaquinhas usar brocas de ate 1mm ou 2mm, parei o projeto porque não sei como fazer um pec com tres litio carregando cm segurança. sou mecânico mas estou fuçando um pouco de eletrônica aprendendo e meus conhecimentos é muito pouco ainda.
@@apresentagrillo Disponha meu amigo!! Além de mecânico, você já pensa também como um técnico em eletrônica... Suas ideias são de quem entende do assunto. Parabéns pelo seu projeto. E boa sorte na conclusão.
Qualquer carregamento de pilha ou bateria só acontece se houver uma diferença de potencial entre o carregador e a carga. A medida que a bateria vai sendo usada, ela vai perdendo o seu potencial, a sua carga. Até se esgotar, descarregar. Ao colocar pra carregar a bateria que está com o seu nível de tensão baixo, ela vai subindo o seu valor de tensão. Quanto mais baixo o nível da bateria, maior o nível de corrente. A medida que ela for se aproximando da tensão do carregador, a corrente irá diminuindo, quando a bateria atingir o mesmo valor de tensão do carregador, não haverá mais corrente nenhuma passando por ela. Isso significa que quando a tensão da bateria alcançar a tensão do carregador o carregamento pára. Porque não há mais diferença de potencial entre eles (Ambos estão iguais). Por esse motivo é muito importante observar a tensão de trabalho da bateria, para não usar um carregador com uma tensão muito acima. Pois isso irá danificar a bateria, podendo causar sérios danos.
Interessante porém não tem um controle de corrente q é o essêncial pra carga dessas baterias pois elas tem uma corrente de carga máxima, e se você usar um pack por exemplo esse corrente tem q ser ajusta para o pack e se você for carregar só uma tbm tem w ser ajustada
Sim, perfeitamente amigo. Não há controle da corrente. Portanto, se a bateria estiver em um nível muito baixo da tensão, ela irá receber um alto fluxo da corrente logo de imediato. E isso não é bom. Mas também essa corrente vai diminuindo conforme a tensão da bateria for se igualando à tensão do carregador. Resumindo, o essencial é usar fontes com correntes abaixo da capacidade da bateria. Esse tipo de controlador não serve pra fazer o carregamento de várias baterias ao mesmo tempo, no máximo duas células. Obrigado pelo seu comentário.
@@eletronicabrothers exatamente, usando uma fonte de baixa corrente na entra pode se contornar um pouco desse problema, mas é um bom projeto, sucesso ai!
@@maninlauriano6422 Lâmpada fluorescente compacta também tem um transistor potente que serve para diversos projetos, amigo. Caso queira conferir, é só clicar nesse link 👉 ruclips.net/video/IXOHQ8bF9IE/видео.html
Sim amigo, dá para substituir o TL431 por outros componentes, mas você vai precisar ajustar o circuito: 1. Diodo Zener - Ele pode ser usado para regular a tensão, mas não vai ser tão preciso e ajustável como o TL431. 2. LM4041 - Faz a regulação de tensão com precisão, só que ele tem valores fixos, como 1,2V e 2,5V, então não dá para ajustar como o TL431. 3. LM336 - Também é preciso, mas só funciona com 2,5V fixos. Esses componentes podem quebrar o galho, mas você vai precisar mexer no circuito para ele funcionar. Se você quer a precisão ajustável do TL431, aí fica mais difícil trocar por algo que não seja da mesma linha. Muito obrigado pela sua interação 👍🏻
@@eletronicabrothers Eu consigo ver na segunda e te mando aqui, beleza? Também estou pensando em colocar um led na saída da tensão pra saber quando ela bate 4v. Mas, acho que não vai adiantar porque parece que ela sempre sai no máximo que determinarmos, até quando a bateria está conectada só circuito.
@@eletronicabrothers a questão do Led, funcionaria? A minha ideia é que ele só acenda quando chegar a 4v. Ia conectar ele com resistor na saída do circuito, a mesma saída que alimenta as baterias. No seu vídeo eu notei que o circuito saí 4.07 quando a bateria está conectada, ou seja, sempre saí o máximo.
@@walberthvieira Exato, por ser um carregar rápido, assim que conecta, ele joga a tensão da bateria pra cima muito rápido. Mas não significa que a bateria já atingiu aquele valor. Mas depois de um certo tempo a carga estará completa. Sem risco de uma sobrecarga. Agora pra sinalizar isso acrescentando um LED, é preciso fazer algumas alterações nesse circuito. Do jeito que ele está, o LED não vai conseguir sinalizar isso
Vc não deixou terminar o video até chegar a 4.1 pra ver o resultado!! E no lugar do tr pode colocar qual substituto? Outra coisa existe bateria de litio de 6 volts??????
Alexandre, realmente amigo, desculpa, não esperei chegar a carga completa. Mas o resultado é garantido pelo Circuito Integrado "TL431", ele mantém a tensão fixa para o valor que ajustarmos. Infelizmente, esse componente não pode ser substituído. Sobre a sua última pergunta... Para esse modelo de bateria de lítio que uso no vídeo (18650) não existe de 6 volts. A tensão padrão é 3,7 à 4,1 volts.
Meu caro, muito obrigado pelas suas dicas.
Estou engatinhando em eletrônica e como m suas dicas consegui montar um regulador
PARABÉNS
Que legal meu amigo!! Isso é muito gratificante. Muito obrigado você. E por favor, continue acompanhando o canal, vamos aprender e praticar eletrônica. Forte abraço!!
Ótima montagem e bem simples. Valeu amigão
Obrigado. Disponha!!
Muito bom este seu vídeo conheço muito pouco de eletrônica tenho um canal aí no RUclips só gambiarra obrigado pela sua atenção, ganhou mais um escrito
Muito obrigado pela força Elídio. Seja bem vindo!!
Muito top. Montei um deste sendo com valores fixos. Sem poteciometro. Mas o seu ta topa. Mas um incrito no se canal sucessos.
Legal amigo. Obrigado pelo apoio!!
MUITO OBRIGADO PELO RETOERNO, Deus lhe abençoe, eu desconfiei disso mesmo, mas imaginei que possa haver algum dispositivo seja ele caseiro ou não que possa identificar quando uma das baterias estiver chegando na carga primeiro que as outras ai um transistor é acionado na base desviando essa corrente para um terra ou um resistor para dissipar ou diodo, mas cada bateria teria que ter individual esse transistor ou o que seja eu acredito. Mas não sei como fazer calcular. E tambem ficaria um pouco grande o sistema de segurança sendo que na fabrica deve ser smd, caseiro ficara maior, é que estou elaborando uma furadeira sem fio ja testei com potenciômetro e dois transistor fazendo uma espécie de Arlington jme 13005d
sem o uso do 555 e ficou bem estável no proteus. E usarei tubo de pvc queria inserir tudo dentro, menos a fonte.
E na hora de carregar entrar uma entrada jack sem precisar tirar as baterias de dentro do pvc. o motor é de 12v 1.2 A 10r de resistência.
Para furar plaquinhas usar brocas de 0.5 08 0.7 até uns 2mm, furar madeira tamém etc. Parei o projeto porque não sei como fazer um pec com tres litio carregando com segurança.
sou mecânico mas estou fuçando um pouco de eletrônica aprendendo e meus conhecimentos é muito pouco ainda.
obrigado meu amigo pelo retorno.
Saudações
Agradeço pelo projeto!
Esta configuração permite carregar ate qts baterias de litio em paralelo?
Poderia adapta lo para carregar super capacitor de 2.7v?
Até duas baterias. Para carregar quatro baterias em paralelo, o ideal é colocar um bom dissipador de calor no transitor e pra carga não ficar muito lenta, deve se usar uma fonte de 5 volts por 2 amperes no mínimo.
Com o potenciômetro podemos ajustar a tensão da carga. Então podemos sim carregar super capacitores com esse circuito
Muito bom seu projeto
Parabéns
Obrigado Lauriano 👍
blz meu amigo mais um escrito telha paciência seu canal vai cresce blz 👏👏👍
Muito obrigado amigo pelo apoio!!
Por acaso para alimentar este circuito pode ser usado uma fonte atx de computador lá tem uma saída 5 voltes fio vermelho e preto
Perfeito amigo. Pode ser usado sim.
Boa noite!
Seria possível fazer uma carregado com placa bms que vem nas bateria de notbook aquelas placa que vem dentro carcaça da bataria, ser sim como seria ligação para ligar um caixinha de música com as bateria.
Tipo tudo ligado em paralela.
Ser de responde ai.
Olá Carlos. Essa plaquinha BMS quem vem dentro da carcaça, junto com as baterias de lítio precisa da placa mãe do notebook, pra funcionar corretamente. E cada modelo de notebook ou netbook, vai ter uma pinagem diferente. Então, a placa BMS que vem , depende totalmente da placa mãe do aparelho. Não somente para recarregar, como também, fazer o monitoramento e balanceamento das células.
Se você pretende usar essa placa BMS vai precisar também do aparelho para conectar a placa. Cada placa é projetada para seu modelo específico. Então elas não funcionam, não carregam sem estar conectada à placa do aparelho que foram de fábrica projetadas.
Espero ter ajudado. Abraço amigo!!
Muito bom! Simples e eficiente. Então o TL431 vai controlar a tensão e o resistor na base do transistor controla a corrente, certo?
Obrigado amigo!! O TL431 é como uma régua pra medir a voltagem em um circuito. Ele está fornecendo uma referência de tensão estável e precisa, que foi ajustada por meio dos resistores pra obter uma tensão de referência desejada.
Espero ter ajudado 👍
Achei muito interessante este seu projeto, parabéns. Gostaria de perguntar se é possível fazer este projeto mas para um bateria de lítio, 5S 20V? Obrigado um abraço de Portugal
Muito obrigado. Fico realmente grato!! Quanto à sua pergunta, desculpa, não entendi exatamente o que você quis dizer
@@eletronicabrothers é possível usar este projeto numa bateria com 5 células 18650 em série
@@orlatris96 Não, não é possível. Somente em paralelo
Gostei muito , tem algum projetinho simples como esse no seu canal , porém que carregue majs packs de baterias mas 4 ou 5 ou mais, no caso que aguente mais amperagem???
Fico muito grato amigo. Por enquanto não tenho. Mas obrigado pela sugestão. Vou anotar aqui
Show de bola irmão, era exatamente o que eu tava procurando, você sabe dizer se fica melhor a dissipação de calor se colocar mais de um 13007 em paralelo?
Outra pergunta, se quiser remover o potenciômetro e deixar fixo, onde vai o resistor ❓
A corrente eu sei que vai somar!
Vou utilizar para carregar banco de baterias com mais de 20 pilhas em paralelo...
Olá brother!! Fico grato que tenha sido útil esse circuito.
Quanto a dissipação de calor do transistor, vai depender da quantidade de carga que você deseja controlar (Baterias à carregar). Esse transístor que você citou é ótimo, suporta até 9 amperes. Então, apenas um desse e um bom dissipador de calor, é suficiente para suportar carregar 10 baterias em paralelo, com a maior segurança. O difícil é encontrar uma fonte de 5 volts com toda essa corrente. Já que as fontes de carregador de celular na sua potência real atingem uma média de 2,5 amperes no limite..
Então, o ideal é fazer packs de 4 baterias (no máximo) em paralelo pra cada controlador, isso devido a limitação de corrente da fonte.
Mas se você quiser ligar tudo em paralelo, vai funcionar também. Porém a corrente fornecida pela fonte será dividida entre as células. Resultando em uma carga muito, muito, muito lenta.
QUANTO À REMOVER O POTENCIÔMETRO PARA OBTER UMA TENSÃO DE SAÍDA FIXA...
Remova o potenciômetro e o resistor de 1,5 K ohms.
Vamos substituir esses componentes por um divisor de tensão formado por dois resistores.
1- Resistor de 4,7 K (Amarelo, violeta e vermelho).
2- Resistor de 6,8 K (Azul, cinza e vermelho).
Ligando esses dois resistores em série,
teremos duas extremidades e o meio delas. Ou seja, 3 terminais:
Terminal 1 - Resistor de 4,7K.
Terminal 2 - a junção dos dois resistores 4,7K + 6,8K.
Terminal 3 - Resistor de 6,8K.
O terminal do resistor de 4,7K vai para o emissor do transistor (Que é a saída de tensão para a bateria).
O terminal do resistor de 6,8K vai para o pino do meio do TL431 (Que é o negativo do circuito).
O terminal 2 do divisor de tensão vai para o pino 1 do TL431 (A tensão de referência).
Desse modo, aplicando 5 volts na entrada, teremos uma tensão de saída estabilizada em 4,1 volts aproximadamente.
* É importante lembrar: A corrente de carregamento do controlador não depende somente do transistor. Dependerá também, da corrente que a fonte tem pra fornecer.
Qualquer outra dúvida, fique à vontade. Se estiver ao meu alcance, será um prazer. Espero ter ajudado!!
Bons projetos, brother!!
@@eletronicabrothers @Eletrônica Brothers Entendi, minha dúvida seria se dividindo essa carga em 2 ou mais transistor, dividiria o aquecimento, e sobre a alimentação, não é problema posso colocar essas fontes de 5 volts, 2 ou mais em paralelo, para somar as correntes...
Sobre a ligação dos resistores, eu vi aqui que o potenciômetro deu 22k para baixar 5v para 4,2 redondos, somando o resistor 500onms que coloquei da 22,5k!
Se eu colocar um resistor de 22k no lugar do potenciômetro não daria certo também não?
@@Coachsthenics Sim. Enquanto houver superaquecimento, o ideal é dobrar a potência do transistor ou acrescentar em paralelo. Isso vai diminuir o aquecimento.
@@Coachsthenics sobre a ligação do resistor... Você pode testar esse de 20K.
Eu testei somente os valores que eu citei. Com um divisor de tensão de 4,7K + 6,8K. Que é o que eu tenho disponível. Mas com certeza dá pra usar outros valores.
@@eletronicabrothers tá jóia, só mais uma dúvida professor, esse projeto aceita até quanto de tensão de entrada?
Era exatamente o que eu procurava só uma pergunta qual o limite de corrente que pode usar na entrega
Cláudio, o limite máximo é de 2 Ampéres. Bons projetos!!
@@eletronicabrothers boa noite muito obrigado pela sua atenção
Bom dia será que dá para usar o esquema das raquetes de matar mosquitos
Bom dia amigo, dá certo sim. Esse controlador de carga tem ajuste de 2,5 à 5,5 volts. Qualquer bateria que trabalhe dentro dessas tensões, é só ajustar e podemos fazer o carregamento sem problema.
Obrigado por acompanhar o canal 👍
Bom dia com este carregador eu posso carregar duas bateria juntas abraço aguardo resposta coloque o esqema ok
Sim. Pode colocar duas baterias em paralelo pra carregar, sem problema.
Uma pergunta : Por que não colocar um led para acender quando a bateria atingir os 4,1 ou 4,2 vv ? Abçs.
Obrigado amigo. Boa sugestão. Abraço!!
Showww, mas estou preocupado com a CORRENTE de carga.... Qual é a corrente Mínima e Máxima que esse circuito fornece?
Tem como controlar ou limitar essa corrente de carga?
Abraços.
Olá amigo, o fluxo da corrente de carga vai depender da fonte que vamos usar. Se a fonte tiver 1 ampére, essa vai ser a corrente máxima de carga. A fonte que estou usando nesse vídeo, tem 2 amperes. Mas é 100% seguro porque quando a bateria atinge a tensão ajustada, não haverá mais corrente. Mas se mesmo assim, o amigo desejar limitar a corrente, basta alterar o valor do resistor que fica entre o coletor e a base do transistor. Ele é responsável pela corrente de carga do circuito.
Gostei muito do seu projeto e de sua didática e queria saber se podemos fazer um projeto assim pra 12volts
Muito obrigado João Alves. Sim, vou trabalhar nessa sua ideia... Um projeto semelhante à esse, só que para12V.
lá amigo do Eletrônica Brothers, quanto de corrente puxa esse carregador, eu fiz um que não passa de 200miliamperes, e usando a mesma bateria em um stepdown é drenado 400 miliamperes carrega melhor, então não goseei do projeto que fiz com apenas 200miliamperes uma bateria descarregada. Já o projeto do video do seu canal ele chega a puxar quanto o máximo? se caso eu colocar duas em paralelo o correto é drenar mais corrente certo?
esse carregador aguenta duas de litio em paralelo?
Olá amigo. A corrente de carregamento desse controlador de carga vai depender da fonte que usar. Essa minha fonte tem 5 V por 2 Amperes. Nesse caso é possível carregar duas baterias em paralelo, no máximo 4. O transistor esquenta um pouco, por isso é necessário o dissipador de calor. Se usar uma fonte com menos de 1 ampére, podemos usar no máximo, 2 baterias em paralelo.
Amigo muito brigado pela resposta. Mais gostaria de pedir uma outra coisa. Claro se for posivel..queria que o amigo fizesse outro video desse para que passe de 6 a 8 ampers pra cer usado em bateria de 60 amper se isso for possivel vou ficar muito feliz um forte abraço
Vou anotar aqui, e assim que possível, trarei sim amigo. Forte abraço, disponha!!
Amigo cuáles son los valores de la resistencia que vos esta usando y tiene que ser de 3 wat el de 10 a 50 ohms ?
Hola amigo. Sea bienvenido. La resistencia que está conectada a través de la base del colector del transistor es cualquier valor entre 10 y 50 ohmios. Y la resistencia que está conectada entre el circuito integrado TL431 es cualquier valor entre 470 y 1500 ohmios. Ambas resistencias pueden ser de cualquier potencia a partir de 1/4 Watt. Gracias por ver 👍
@@eletronicabrothers más una cosa amigo por que no se coloca un diodo en la salida a la batería? No le hace nada malo sin el diodo
@@juanvillanueva7481 No se necesita amigo. El propio transistor bloquea el retorno de corriente de la batería. Si pones un diodo, perderá corriente y la carga será más lenta.
Olá , muito top esse carregador elaborado por você.
por gentileza, eu queria carregar três baterias de lítio totalizando 11.1v nominal, mas sabemos que o ciclo de carregamento completo pode ir até 4.2v
então 3 baterias a 4.1v = 12.3v. Então temos entre 11.1 a 12.3 um carregador.
Como posso alterar esse circuito mostrado no video para que ele tenha esse valor que carrega de uma so vez o pac com 3 baterias?
agradeço atenção e ajuda!
Deus abençoe voce!
Olá Marcos Sueko! Primeiramente, muito obrigado amigo. Fico gratificado quando passam pessoas semelhantes à você por aqui. Seja bem-vindo!!
Entendi perfeitamente. Olha, podemos sim alterar esse circuito para carregar três baterias em série ou até mais.
Mas é importante saber que nenhum tipo de bateria deve ser carregada dessa forma (Sem algum monitoramento). Não podemos simplesmente ligá-las em série e inserir carga.
Porque uma bateria sempre vai receber mais carga que outra. Mesmo que fixemos um valor de tensão de 11.1 volts, que aparentemente é seguro para carregar as três baterias, no final da carga, essa tensão não será igualmente distribuída. Devido a resistência interna de cada célula.
Se a gente conferir com um multímetro, vamos perceber que as três baterias juntas estarão com 11.1 V. Podendo parecer que as baterias foram carregadas corretamente.
Porém, medindo individualmente, teremos tensões diferentes nas baterias.
Exemplo 1: 2,8V + 3,5V + 4,9V = 11,1V
Exemplo 2: 3,0V + 3,1V + 5,0V = 11,1V
Exemplo 3: 3,7V + 4,0V + 3,4V = 11,1V
Ou seja, temos 11.1V no total, mas individualmente estamos fazendo um carregamento de risco.
Por esse motivo não recomendo modificar o circuito dessa forma.
Mas vou trabalhar num carregador inteligente para pack de baterias de lítio. E postarei aqui no canal.
Espero ter ajudado amigo. Se ficou alguma dúvida, por favor, pergunte.
Grande abraço!!
@@eletronicabrothers MUITO OBRIGADO PELO RETOERNO, Deus lhe abençoe, eu desconfiei disso mesmo, mas imaginei que possa haver algum dispositivo seja ele caseiro ou não que possa identificar quando uma das baterias estiver chegado na carga primeiro que as outras ai um transistor é acionado na base desviando essa corrente para um terra ou um resistor para dissipar ou diodo, mas cada bateria teria que ter individual esse transistor ou o que seja eu acredito. mas não sei como fazer calcular. E tambem ficaria um pouco grande o sistema de segurança sendo que na fabrica deve ser smd, caseiro ficara maior, é que estou elaborando uma furadeira sem fio ja testei com potenciometro e dois transistor fazendo uma especie de darlington jme 13005d
sem o uso do 555 e ficou bem estavel no proteus. E usarei tubo de pvc queria inserir tudo dentro menos a fonte.
E na hora de carregar entrar uma entrada jack sem precisar tirar as baterias de dentro do pvc. o motor é de 12v 1.2 A 10r de resistência.
para furar plaquinhas usar brocas de ate 1mm ou 2mm, parei o projeto porque não sei como fazer um pec com tres litio carregando cm segurança.
sou mecânico mas estou fuçando um pouco de eletrônica aprendendo e meus conhecimentos é muito pouco ainda.
@@apresentagrillo Disponha meu amigo!!
Além de mecânico, você já pensa também como um técnico em eletrônica... Suas ideias são de quem entende do assunto. Parabéns pelo seu projeto. E boa sorte na conclusão.
Professor eu nao entendi, como o controlador de carga para de mandar carga quando a bateria esta carregada... poderia me explicar?
Qualquer carregamento de pilha ou bateria só acontece se houver uma diferença de potencial entre o carregador e a carga.
A medida que a bateria vai sendo usada, ela vai perdendo o seu potencial, a sua carga. Até se esgotar, descarregar. Ao colocar pra carregar a bateria que está com o seu nível de tensão baixo, ela vai subindo o seu valor de tensão. Quanto mais baixo o nível da bateria, maior o nível de corrente. A medida que ela for se aproximando da tensão do carregador, a corrente irá diminuindo, quando a bateria atingir o mesmo valor de tensão do carregador, não haverá mais corrente nenhuma passando por ela. Isso significa que quando a tensão da bateria alcançar a tensão do carregador o carregamento pára. Porque não há mais diferença de potencial entre eles (Ambos estão iguais). Por esse motivo é muito importante observar a tensão de trabalho da bateria, para não usar um carregador com uma tensão muito acima. Pois isso irá danificar a bateria, podendo causar sérios danos.
@@eletronicabrothers perfeito obrigado!
Mas esse esse controlador de carga serve para carregar a bateria qualquer bateria de lítio
Sim, Nildo 👍🏻
Interessante porém não tem um controle de corrente q é o essêncial pra carga dessas baterias pois elas tem uma corrente de carga máxima, e se você usar um pack por exemplo esse corrente tem q ser ajusta para o pack e se você for carregar só uma tbm tem w ser ajustada
Sim, perfeitamente amigo. Não há controle da corrente. Portanto, se a bateria estiver em um nível muito baixo da tensão, ela irá receber um alto fluxo da corrente logo de imediato. E isso não é bom. Mas também essa corrente vai diminuindo conforme a tensão da bateria for se igualando à tensão do carregador. Resumindo, o essencial é usar fontes com correntes abaixo da capacidade da bateria.
Esse tipo de controlador não serve pra fazer o carregamento de várias baterias ao mesmo tempo, no máximo duas células. Obrigado pelo seu comentário.
@@eletronicabrothers exatamente, usando uma fonte de baixa corrente na entra pode se contornar um pouco desse problema, mas é um bom projeto, sucesso ai!
@@ppaulocma obrigado amigo
Posso substituir o transisto
D13007
3330
E o q tenho aqui
Infelizmente não serve amigo. Esse seu transistor suporta apenas 200 mili amperes de corrente no coletor. E o 13007 suporta 9000 mili amperes.
@@eletronicabrothers pois ta certo quando eu encontrar uma tv no lixo aqui vou tentar fazer uma plaquinha dessa
@@maninlauriano6422 Lâmpada fluorescente compacta também tem um transistor potente que serve para diversos projetos, amigo.
Caso queira conferir, é só clicar nesse link 👉 ruclips.net/video/IXOHQ8bF9IE/видео.html
Posso substituir o tl431 por outros ? Quais?
Sim amigo, dá para substituir o TL431 por outros componentes, mas você vai precisar ajustar o circuito:
1. Diodo Zener - Ele pode ser usado para regular a tensão, mas não vai ser tão preciso e ajustável como o TL431.
2. LM4041 - Faz a regulação de tensão com precisão, só que ele tem valores fixos, como 1,2V e 2,5V, então não dá para ajustar como o TL431.
3. LM336 - Também é preciso, mas só funciona com 2,5V fixos.
Esses componentes podem quebrar o galho, mas você vai precisar mexer no circuito para ele funcionar. Se você quer a precisão ajustável do TL431, aí fica mais difícil trocar por algo que não seja da mesma linha.
Muito obrigado pela sua interação 👍🏻
@@eletronicabrothers obrigado, gosto muito dos seus vídeos
Tem transistores diferentes na fonte do PC, posso usar esses?
Depende amigo. Qual é a referência dos transistores que você tem?
@@eletronicabrothers Eu consigo ver na segunda e te mando aqui, beleza? Também estou pensando em colocar um led na saída da tensão pra saber quando ela bate 4v. Mas, acho que não vai adiantar porque parece que ela sempre sai no máximo que determinarmos, até quando a bateria está conectada só circuito.
@@walberthvieira Tudo bem, disponha 👍🏻
@@eletronicabrothers a questão do Led, funcionaria? A minha ideia é que ele só acenda quando chegar a 4v. Ia conectar ele com resistor na saída do circuito, a mesma saída que alimenta as baterias. No seu vídeo eu notei que o circuito saí 4.07 quando a bateria está conectada, ou seja, sempre saí o máximo.
@@walberthvieira Exato, por ser um carregar rápido, assim que conecta, ele joga a tensão da bateria pra cima muito rápido. Mas não significa que a bateria já atingiu aquele valor. Mas depois de um certo tempo a carga estará completa. Sem risco de uma sobrecarga. Agora pra sinalizar isso acrescentando um LED, é preciso fazer algumas alterações nesse circuito. Do jeito que ele está, o LED não vai conseguir sinalizar isso
Vc não deixou terminar o video até chegar a 4.1 pra ver o resultado!! E no lugar do tr pode colocar qual substituto? Outra coisa existe bateria de litio de 6 volts??????
Alexandre, realmente amigo, desculpa, não esperei chegar a carga completa. Mas o resultado é garantido pelo Circuito Integrado "TL431", ele mantém a tensão fixa para o valor que ajustarmos. Infelizmente, esse componente não pode ser substituído.
Sobre a sua última pergunta... Para esse modelo de bateria de lítio que uso no vídeo (18650) não existe de 6 volts. A tensão padrão é 3,7 à 4,1 volts.
Faltou um led piloto
Boa sugestão 👍🏻
Seria legal montar um projeto para recarregar controles remotos (pilhas/baterias recarregáveis) que são o que mais temos nas residências.
Sim, amigo. Eu montei um projeto desse aqui no canal.
ruclips.net/video/FAKSsDVvuF8/видео.html
Meio complicado de entender mais foi oque tivemos para hoje 😭😭😭😭😭😭😭
Rodrigo Soares, posso ajudar em algo amigo?
Eu já explodir uma bateria de lídio
Isso pode ser perigoso
Amigo. Muito top esse seu projetinho . Gostaria de saber se eu posso usar um tip 41 ou ate mesmo um tip 35c valeu mesmo amigo susseço
Obrigado amigo. Pode usar sim. Tanto um como o outro, ambos suportam corrente suficiente para um funcionamento seguro e eficaz.