Oi! Tem um vídeo mais recente e mais detalhado quanto à interpretação - a parte teórica - do boxplot. Recomendo assistir: ruclips.net/video/mvuafSY-SGo/видео.html
Fernanda, tu sabe me dizer a diferença das variáveis com um "A" na última bolinha do sujeito e as variáveis com a bolinha verde no final como no grupo? E como posso deixar todas as variáveis com a bolinha verde no final.
Achei. hehehehe. Desculpe a minha cegueira. Uma colega pediu uma referência de vídeo sobre o assunto. Disse q conhecia uma excelente professora. Vou repassar o link. Abs.
Boa tarde Fernanda. Os vídeos do seu canal realmente são excelentes. Parabéns. No entanto, eu ainda tenho uma dúvida que não foi respondida pelo vídeo. Poderia me informar qual a diferença entre os outliers representados por círculos e asteriscos? Em alguns gráficos o SPSS representa estes dois tipos, mas não explica o que é. Obrigado
O SPSS diferencia os outliers (marcados como círculos) dos outliers extremos (que seriam mais influentes, marcados com asterisco). Os extremos são calculados usando um limite maior (3, ao invés de 1,5 vezes a amplitude interquartil). No vídeo de ANOVA de uma via no R eu discuto essa diferença entre os tipos de outliers.
Oi, Diego. Na verdade para avaliar a significância estatística a gente precisa fazer um teste estatístico (isso não é baseado no gráfico). Dados não normais em geral são analisados por testes não paramétricos. O para dois grupos independentes seria o Mann-Whitney, por exemplo. Tenho uma série de vídeos ensinando a fazer os testes não paramétricos no SPSS na playlist (link na descrição do vídeo).
Fernanda, olá! Plotei o gráfico boxplot conforme um vídeo do seu canal, mas quando vou fazer esse cálculo para saber qual é o limite inferior e qual é o superior, os valores que eu obtenho não coincidem com os valores de limites que estão apresentados nos gráficos do boxplot. Sabe como consigo resolver essa questão?
Oi, Júlia. O SPSS usa o 1,5 para o cálculo do limite. Mas, precisa ver se ele usa os quartis calculados incluindo a mediana ou excluindo. Explico isso um pouco melhor no vídeo de boxplot no Excel. Quando o n é pequeno, esses quartis diferem. Além disso, esses limites são limites teóricos calculados. Caso nenhum valor os ultrapasse, o limite é traçado até o último valor observado. Por exemplo, imagine que o limite superior calculado é 100, mas seu maior valor no banco de dados é 97. A barra do limite superior irá só até o 97.
No R os "bigodes" se estendem até o último ponto dentro do limite máximo ( ou mínimo) e não ao limite propriamente calculado, conforme explicado pela Professora. Acredito que em outros aplicativos também adotem esta regra.
Fernanda, você sabe se teria como desenhar aqueles colchetes entre os grupos e colocar o asterisco para representar que há diferença significativa entre os grupos? Não sei se daria pra fazer no excel ou no spss isso...
Os testes paramétricos sempre vão poder ser influenciados por valores extremos. Dependendo do teste, a gente tem que se preocupar com outliers nos resíduos, mas os outliers vão ser sempre uma preocupação porque podem estar afetando as estimações. Uma alternativa é rodar o modelo com e sem os outliers e comparar os resultados. Caso as conclusões se mantenham, segue com o teste paramétrico (mas incluindo os outliers). Caso não, melhor partir para um teste não paramétrico ou para um paramétrico robusto (você encontra algumas opções desse tipo de teste no livro do Andy Field, Discovering Statistics using R).
Boa Noite! Eu não tenho como fazer um boxplot com mais de uma variável dependente? Ou ainda, com a mesma variavel, so que em dois momentos diferentes? considerando que terei 2 variáveis independentes, que seriam meus grupo A e B
Duas dependentes, não. Você vai ter que fazer em gráficos separados. Mesmo porque provavelmente elas estarão em escalas diferentes, nem seria o ideal juntar em um mesmo gráfico. Mas se for a mesma variável antes e depois, aí você tem só uma VD, e uma VI (ou mais). Aí dá para fazer, como eu ensinei no último (minuto 19:50).
Você consegue fazer isso por: gráficos >> criador de gráfico >> dispersão/ponto Abre um espaço que permite a inserção de três variáveis. Mas só funciona (e só faz sentido mesmo) para gráficos de dispersão.
Bom Dia Fernanda Estou tentando fazer um boxplot com 3 grupos para expressão de um gene no apice e na base, estou seguindo seus passos, mas acho que montei meu banco de dados incorreto. Como eu faço para baixar esse banco de dados 6 e avaliar se eu montei o meu errado? Obrigada PS: suas aulas são excelentes!!!
Oi, Fernanda. Que estranho, era para ser bem simples montar no SPSS. Eu tenho uma aula que chama "exportando o seu banco de dados para o SPSS" que deve te ajudar. Acho que o problema deve ser na hora de codificar a variável categórica (de grupo). Abraços!
Fernanda, é certo dizer que eu posso utilizar o boxplot para interpretar os dados de "associação" entre uma variável qualitativa e outra quantitativa???
Eu não sei se necessariamente a palavra associação é a mais adequada. Mas o boxplot é o gráfico que vai te permitir comparar as distribuições de uma variável quantitativa em dois ou mais grupos ;)
@@FernandaPeres Posso ir mais além e lhe perguntar se há um método estatístico para correlacionar (ou associar) variáveis qualitativas (nominais ou ordinais) com quantitativas? Caso positivo, qual seria? Há como fazê-lo por meio do SPSS?
@@valeriaandrade472 Valéria, já te respondi no Instagram. Os métodos não vão ver associação, eles vão comparar as médias ou distribuições dos grupos. Há vários, a escolha vai depender da quantidade de grupos e de características dos dados. Recomendo assistir a uma live que eu fiz para o canal das R Ladies SP, que está linkada na minha playlist teórica aqui do canal.
Excelente didática, obrigada! Uma dúvida: neste link, há uma "figura 2" e nela uma das caixas não possui um fio de bigode. Como isso é possível? pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_caixa
Oi, Leda. Obrigada! Então, isso aconteceu nessa imagem porque nesse caso o primeiro quartil coincidiu com o limite inferior, aí fica "sem bigode". É uma das coisas que pode acontecer.
Que rápida em dar a resposta! Muito obrigada pela atenção, Fernanda =) Mas nesse caso, onde estão os 25% dos dados entre o quartil e o limite? Entendi que o primeiro quartil e o limite inferior coincidem, mas para isso acontecer, significa que não tenho dados entre eles? Ou seja, o boxplot foi construído com poucos dados?
@@ledaatiliopita4323 Não, Leda, isso vai acontecer quando o mesmo valor se repete. Por exemplo, imagina que o primeiro quartil é 12. Se todos os valores anteriores ao primeiro quartil também forem 12, o bigodinho vai estar colado ao primeiro quartil. Porque esse limite inferior que a gente calcula é teórico. Se o limite calculado for, por exemplo, 10, mas o menor valor dos dados for 12, o limite inferior que vai para o gráfico será o 12.
@@ledaatiliopita4323 Não, porque ele não está abaixo do limite inferior, ele está acima ;) Serão outliers valores abaixo do limite inferior ou acima do limite superior.
Oi! Tem um vídeo mais recente e mais detalhado quanto à interpretação - a parte teórica - do boxplot.
Recomendo assistir: ruclips.net/video/mvuafSY-SGo/видео.html
Explicação ótima, eu tava muito perdido com meus dados que foram colocados em box-plot.
Agora consigo entender ❤
Salvou minha PIBIC!! muito obrigado!
Bom dia Parabéns pelo vídeo..ganhou mais uma inscrita.
Fernanda, parabéns pela didática. Impecável! Me ajudou bastante.
Que explicação maravilhosa, de forma clara e facil de entender! Muito obrigada, me ajudou muito!
Que ótimo!! Fico feliz :)
Explicação maravilhosa! Seria ótimo um vídeo sobre Box-plot no Excel. Muito obrigada!!!
Excelente explicação. Parabéns!
Explicação maravilhosa. Me ajudou muito
Amo seu canal, você é muuuito didática :) Parabéns
Obrigada!! ♥️
Fernanda você é incrível. Parabéns pelo trabalho!
Obrigada!!! :)
Seu vídeo é incrível muito obrigado!!!
Muito bom seu canal, me ajudou muito! Obrigada. Vou sugerir para meus alunos
Que ótimo ouvir isso! Obrigada!!
ótima explicação....obrigado
Explicação excelente, aprendi muito! Tem vídeo ensinando a fazer Histograma no SPSS?
Não tenho, Larissa... Mas é uma boa ideia para um próximo vídeo.
@@FernandaPeres Por favor, seria ótimo, seus vídeos são excelentes! 🙏🏻🙏🏻
Você é ótima!!!!
Primeiramente, parabéns pela excelente explicação. Segundo, Gostaria de aprender a fazer o gráfico box-plot no Excel.
Obrigada, Laísa! Vou gravar vídeo de boxplot no Excel, sim!! :)
Ótimo! Farei esse gráfico nos meus grupos. Também tenho desejo de aprender esse gráfico no Excel.
Já saiu o vídeo no Excel, Camila!
Fernanda, tu sabe me dizer a diferença das variáveis com um "A" na última bolinha do sujeito e as variáveis com a bolinha verde no final como no grupo? E como posso deixar todas as variáveis com a bolinha verde no final.
Achei. hehehehe. Desculpe a minha cegueira. Uma colega pediu uma referência de vídeo sobre o assunto. Disse q conhecia uma excelente professora. Vou repassar o link. Abs.
Agradeço!
Se quiser uma explicação mais detalhada da construção do boxplot (uma explicação teórica), tem um post no meu blog: fernandafperes.com.br
@@FernandaPeres Obg.
Ola, gostaria de saber se atrasves do spss podemos calcular o angulo de fase de duas varievais colocando em um grafido
Sim. Eu quero entender como faz box-plot no Excel
Boa tarde Fernanda. Os vídeos do seu canal realmente são excelentes. Parabéns. No entanto, eu ainda tenho uma dúvida que não foi respondida pelo vídeo. Poderia me informar qual a diferença entre os outliers representados por círculos e asteriscos? Em alguns gráficos o SPSS representa estes dois tipos, mas não explica o que é. Obrigado
O SPSS diferencia os outliers (marcados como círculos) dos outliers extremos (que seriam mais influentes, marcados com asterisco). Os extremos são calculados usando um limite maior (3, ao invés de 1,5 vezes a amplitude interquartil). No vídeo de ANOVA de uma via no R eu discuto essa diferença entre os tipos de outliers.
Boa noite. Qual o video que vc explica como avaliar a significância estatistica ente os box plots?
Oi, Diego. Na verdade para avaliar a significância estatística a gente precisa fazer um teste estatístico (isso não é baseado no gráfico). Dados não normais em geral são analisados por testes não paramétricos. O para dois grupos independentes seria o Mann-Whitney, por exemplo. Tenho uma série de vídeos ensinando a fazer os testes não paramétricos no SPSS na playlist (link na descrição do vídeo).
Fernanda Peres qual teste não paramétrico vc aconselha? Pq só consigo avaliar para média, n consigo para mediana
@@nahetecambelela1179 Depende de quantos grupos você tem. No Instagram eu tenho um post ensinando a escolher isso: instagram.com/estatisticaaplicada
Fernanda, olá! Plotei o gráfico boxplot conforme um vídeo do seu canal, mas quando vou fazer esse cálculo para saber qual é o limite inferior e qual é o superior, os valores que eu obtenho não coincidem com os valores de limites que estão apresentados nos gráficos do boxplot. Sabe como consigo resolver essa questão?
Oi, Júlia. O SPSS usa o 1,5 para o cálculo do limite. Mas, precisa ver se ele usa os quartis calculados incluindo a mediana ou excluindo. Explico isso um pouco melhor no vídeo de boxplot no Excel. Quando o n é pequeno, esses quartis diferem.
Além disso, esses limites são limites teóricos calculados. Caso nenhum valor os ultrapasse, o limite é traçado até o último valor observado. Por exemplo, imagine que o limite superior calculado é 100, mas seu maior valor no banco de dados é 97. A barra do limite superior irá só até o 97.
No R os "bigodes" se estendem até o último ponto dentro do limite máximo ( ou mínimo) e não ao limite propriamente calculado, conforme explicado pela Professora. Acredito que em outros aplicativos também adotem esta regra.
Fernanda, você sabe se teria como desenhar aqueles colchetes entre os grupos e colocar o asterisco para representar que há diferença significativa entre os grupos? Não sei se daria pra fazer no excel ou no spss isso...
No Excel dá, mas tem que fazer manualmente. Você desenha o colchete com a ferramenta de formas, e adiciona o asterisco com uma caixa de texto.
Boa tarde se tivermos muitos outliers que testes paramétricos podemos aplicar se o tamanho da amostra for grande?
Os testes paramétricos sempre vão poder ser influenciados por valores extremos. Dependendo do teste, a gente tem que se preocupar com outliers nos resíduos, mas os outliers vão ser sempre uma preocupação porque podem estar afetando as estimações.
Uma alternativa é rodar o modelo com e sem os outliers e comparar os resultados. Caso as conclusões se mantenham, segue com o teste paramétrico (mas incluindo os outliers). Caso não, melhor partir para um teste não paramétrico ou para um paramétrico robusto (você encontra algumas opções desse tipo de teste no livro do Andy Field, Discovering Statistics using R).
Boa Noite! Eu não tenho como fazer um boxplot com mais de uma variável dependente? Ou ainda, com a mesma variavel, so que em dois momentos diferentes? considerando que terei 2 variáveis independentes, que seriam meus grupo A e B
Duas dependentes, não. Você vai ter que fazer em gráficos separados. Mesmo porque provavelmente elas estarão em escalas diferentes, nem seria o ideal juntar em um mesmo gráfico.
Mas se for a mesma variável antes e depois, aí você tem só uma VD, e uma VI (ou mais). Aí dá para fazer, como eu ensinei no último (minuto 19:50).
@@FernandaPeres obrigada!
Boa tarde Fernanda, como fazer um gráfico com três eixos(X,Y e Z)?
Você consegue fazer isso por: gráficos >> criador de gráfico >> dispersão/ponto
Abre um espaço que permite a inserção de três variáveis.
Mas só funciona (e só faz sentido mesmo) para gráficos de dispersão.
Bom Dia Fernanda
Estou tentando fazer um boxplot com 3 grupos para expressão de um gene no apice e na base, estou seguindo seus passos, mas acho que montei meu banco de dados incorreto. Como eu faço para baixar esse banco de dados 6 e avaliar se eu montei o meu errado? Obrigada
PS: suas aulas são excelentes!!!
Oi, Fernanda. Que estranho, era para ser bem simples montar no SPSS. Eu tenho uma aula que chama "exportando o seu banco de dados para o SPSS" que deve te ajudar. Acho que o problema deve ser na hora de codificar a variável categórica (de grupo). Abraços!
Fernanda, é certo dizer que eu posso utilizar o boxplot para interpretar os dados de "associação" entre uma variável qualitativa e outra quantitativa???
Eu não sei se necessariamente a palavra associação é a mais adequada. Mas o boxplot é o gráfico que vai te permitir comparar as distribuições de uma variável quantitativa em dois ou mais grupos ;)
@@FernandaPeres Posso ir mais além e lhe perguntar se há um método estatístico para correlacionar (ou associar) variáveis qualitativas (nominais ou ordinais) com quantitativas? Caso positivo, qual seria? Há como fazê-lo por meio do SPSS?
@@valeriaandrade472 Valéria, já te respondi no Instagram. Os métodos não vão ver associação, eles vão comparar as médias ou distribuições dos grupos. Há vários, a escolha vai depender da quantidade de grupos e de características dos dados. Recomendo assistir a uma live que eu fiz para o canal das R Ladies SP, que está linkada na minha playlist teórica aqui do canal.
Excelente didática, obrigada!
Uma dúvida: neste link, há uma "figura 2" e nela uma das caixas não possui um fio de bigode. Como isso é possível?
pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_caixa
Oi, Leda. Obrigada! Então, isso aconteceu nessa imagem porque nesse caso o primeiro quartil coincidiu com o limite inferior, aí fica "sem bigode". É uma das coisas que pode acontecer.
Que rápida em dar a resposta! Muito obrigada pela atenção, Fernanda =)
Mas nesse caso, onde estão os 25% dos dados entre o quartil e o limite? Entendi que o primeiro quartil e o limite inferior coincidem, mas para isso acontecer, significa que não tenho dados entre eles? Ou seja, o boxplot foi construído com poucos dados?
@@ledaatiliopita4323 Não, Leda, isso vai acontecer quando o mesmo valor se repete. Por exemplo, imagina que o primeiro quartil é 12. Se todos os valores anteriores ao primeiro quartil também forem 12, o bigodinho vai estar colado ao primeiro quartil. Porque esse limite inferior que a gente calcula é teórico. Se o limite calculado for, por exemplo, 10, mas o menor valor dos dados for 12, o limite inferior que vai para o gráfico será o 12.
@@FernandaPeres
Entendi. Mas ixi, surgiu outra dúvida kk se o limite for 10 e o menor valor for 12 no banco de dados, esse 12 não seria um outlier??
@@ledaatiliopita4323 Não, porque ele não está abaixo do limite inferior, ele está acima ;)
Serão outliers valores abaixo do limite inferior ou acima do limite superior.
E quando não há a marcação da mediana, o que devemos considerar?
Se você não está vendo a mediana no gráfico, ela deve ser igual a um dos quartis. Aí como as duas barras se sobrepõem, fica difícil de enxergar mesmo.
@@FernandaPeres entendi!! Obrigada, Fernanda!