O Kurt sempre quis o sucesso. Ele só não gostou do que veio junto no pacote. Invasão de privacidade e muita gente falando m*rda dele, como acontece até os dias de hoje. Kurt era muito enigmático e difícil de decifrar, e por isso mesmo, fascinante.
Ao usar roupas de brechós e camisetas de bandas desconhecidas, Kurt Cobain estava mostrando que não se importava com as marcas de moda ou com as tendências atuais. Ele não estava tentando se encaixar em um molde pré-fabricado ou seguir uma imagem estereotipada de estrela do rock. Em vez disso, ele estava expressando sua individualidade e sua autenticidade, algo que era muito valorizado por ele e por seus fãs. Essa atitude autêntica e sincera em relação à sua música e sua arte era uma das coisas que tornava Kurt Cobain um "anti-astro" para muitos fãs e críticos. Ele não estava interessado em ser um produto que pudesse ser embalado e vendido em prateleiras de lojas - em vez disso, ele queria ser reconhecido por sua música e por sua mensagem, independentemente do sucesso comercial que alcançasse.
Papo furado. Quem entra para este ramo e diz querer ser Rock Star, sabe das consequências. Se não quisesse, ficasse tocando no Barzinho do bairro. Para mim, pura hipocrisia.
@@filipesaldanha5013 Coerente é quem abraça causas de terceiros, né? Como a maioria das pessoas hoje em dia, que precisam levantar bandeiras de movimentos por não terem personalidade/causa própria.
Kurt Cobain era bipolar e sofria Bullying na escola. Teve uma família problemática. Creio que o que amenizou a loucura toda dele foi a paixão pela música. Bipolaridade e drogas não combinam.
@@meteaboca5388 é mais fácil superar criado na Febem do que superar a violência familiar. Crianças na Febem são imediamente identificadas com o sofrimento de viver numa instituição, sua dor é socialmente aceitável. Crianças que sofreram violência familiar são invisíveis, sobretudo as da classe média. São vistas como mimadas, revoltadinhas porque ninguém sabe o que passam dentro de casa. Minha irmã mais nova diz que o mundo nunca foi tão ruim pra ela quanto nossos pais.
Tbm tive traumas por conta de ser obrigada a conviver com um alcoólatra na infância . Acredito que boa parte das pessoas passou por alguns traumas por conta da desestruturação familiar aos quais foram submetidos. Isso deixa sequelas, em maior ou menor grau, deve ser por isso que me identifiquei tanto com o som do Nirvana na adolescência.
Era um cara talentoso, inteligente e emotivo! Cada entrevista que ele dava eu achava bacana na época, mas hoje vejo que eram pedidos de ajuda! RIP mestre
O Kurt era exatamente igual a gente: dançava conforme a "música" e punha máscara para socializar, mas na hora de deitar no travesseiro, no fundo no fundo, só a gente sabe o que é lá no íntimo
Crise existencial, muitos não sabem lidar com essa fase, eu passei por isso, é horrível, uma fase de muito sofrimento, tem que ter muita sabedoria e força. 🤓
Gosto como Regis fala com admiração e respeito de Kurt, indo além do senso comum de q ele era um rockstar drogado e suicida. Quem é fã sabe q tudo q Regis falou é correto. Kurt sempre diminuiu em falas o esforço que ele teve, "não sei nem a diferença entre acordes maiores e menores", mentira do kutt, ele era mt estudioso e poético, tentava se sabotar com guitarristas desafinadas, shows caóticos, solos dissonantes. Mas a força da imagem dele era tão grande q tudo só fazia ele ser ainda mais idolatrado. E infelizmente, não sabendo lidar com a pressão da fama,drogas, depressão, sentimentos de rejeição,brigas com a mulher, se suicidou e foi uma perda insubstituível, o último grande rockstar e o mais sincero e simples deles.
@@barbarasilva6417 ele teve mts conflitos na família logo como criança,queria a aprovação do pai, uma família estável e nunca teve, sofreu mts rejeições, viveu em diversas casas diferentes. Ele se sentia inferior, talvez se sabotasse antes que alguém o rejeitasse por ser quem ele é.
A heroína tira sim dores que ele th de estômago crônicas dores crônicas são tiradas com morfina neste caso a heroína vem da morfina ....tem muito gente que trabalha com morfina visiada porque de alguma forma ou de outra tem essas dores
eu fui adolescent nos anos 2000, e até hoje nunca vi um artista que morreu ser tão lembrado quanto o kurt cobain, acho que apenas perde pra john lennon, pq apesar da grandeza do resto do clube dos 27, kurt trouxe uma transgressão que nunca haviamos visto até então
Mais um baita vídeo. Eu tenho um carinho grande pelo Nirvana pois eu estava entrando na adolescência quando a banda começou a estourar. A identificação com as letras, o apelo raivoso nas canções foi uma sinergia instantânea. E sim, gostem ou não, Kurt era um grande artista e muito perturbado. Ao mesmo tempo, ele era meticuloso com cada passo da banda, bem ao contrário que falava.
Nirvana marcou muito na época. Em 1991 tinha 9 anos e muito do que ouvi e depois nas letras, era como se ele estivesse sentado do meu lado, sendo ele mesmo. E isso me abraçou de uma forma muito intensa. Tenho 40 anos hoje, mas minha alma ainda pulsa aquele espírito jovem, raivoso.
Todos querem reconhecimento e afagos, mas existem momentos que o excesso de expectativa e idolatria pelo fã causa o efeito reverso, o artista pode estar numa bad e ter que posar de compreensível e iluminado. Acaba tendo que viver um personagem para não causar má impressão. Fica essa dualidade em satisfação e descontentamento com a fama e si mesmo.
Concordo. E aqueles artistas q dizem que não se imaginavam artistas, q sua carreira foi acontecendo enquanto ele se divertia fazendo suas arte, tb está mentindo
@@fadildias3409 Eu não sei o que dizer mas aqui vai a minha experiência. Sou baixista, já tive banda, já toquei em lugares maneiros, começamos a tocar com 15 anos e ficamos 3 anos evoluindo e o sonho de qualquer adolescente é um dia ter reconhecimento, tocar no mundo inteiro etc...mas vendo tudo isso com 28 anos, penso que o anonimato foi a melhor decisão. Ter talento é ótimo, mas lidar com o sucesso, é pra poucos.
Lembrando que assim como Kurt e outros músicos, me incluo nessa... A nossa personalidade vai moldando com o passar dos anos. E se você tiver depressão, usar drogas pode dar m... além dos problemas externos que a vida nos trás. Já pensaram nessas variantes? O refúgio do músico é o instrumento, mas nem sempre vai ser agradável estar em palcos. Os fãs nunca vão entender isso. as vezes você quer trazer alegria ou se divertir com movimentos, mas o sofrimento está acima, acima daquilo que você tem a entregar.
É completamente compreensível o motivo do su1c1d1o do Kurt! O cara sofreu muito em toda sua vida. Essas dores que nunca acharam um motivo em vida, o vício em drogas e os transtornos mentais é algo difícil de suportar. Sabemos que ele tinha uma filha, mas qual é o pai que vai conviver doente e viciado perto da filha? É realmente uma fatalidade! Que sua alma esteja em um bom lugar.
Então, Kurt não tinha mostrado lado sombrio e raivoso ainda? Kkk Nevermind e In Útero são os álbuns mais pop do Nirvana... Basta escutar uma única vez e qualquer um percebe que Bleach e Incesticide são 10 mil vezes mais pesados, sombrios e raivosos...
@@isaiaspereira2700 Discordo que o In Utero seja pop como o Nevermind. O Kurt claramente tentou desvirtuar a banda do que todos esperavam que eles fossem entregar depois do Nevermind
@@Someone22332 Entendo, bro.. tbm acho o In Útero um pouco menos pop que o Nevermind, mas, ainda assim, se tratando de Nirvana e se colocar Bleach e Incesticide do lado pra comparar.. bah.. aí vira bem pop... Mas, se discorda, tranquilo.. faz parte!
Lembro-me quando ouvi You Know You're right pela primeira vez, aos 14 anos, daquele disco da capa preta. Foi algo incrível. Depois conheci todos os outros discos e virei um grande admirador do Nirvana. Realmente NIRVANA e Kurt mudaram o percurso da música. Bater de frente com Michael Jackson na época não era pra qualquer um. E sobre Kurt Cobain: Um gênio perturbado.
@@walternovak1603 Ele tinha transtorno afetivo bipolar, a doença psiquiátrica que mais mata. Entre 30% e 50% dos portadores de transtorno bipolar tentam suicídio. Ele já tinha tentado se matar 6 vezes antes de ter sucesso na última.
Juntando distúrbios mentais,depressão, problemas gástricos crônicos, drogas e toda a pressão da carreira, é claro que tudo isso se transformou numa bomba relógio para este rapaz que se foi tão jovem.
Abuso de álcool e drogas é apenas um sintoma da doença psiquiátrica que ele tinha, transtorno bipolar. Uma vez que os pensamentos não param, eles acabam recorrendo às drogas e álcool para conseguir um pouco de paz e até para dormir (o que também é bem difícil para um bipolar).
Tadeu seu óculos é belíssimo , caramba ! Regis eu não sabia nada desse artista mas com essas suas informações eu pude até trazer pra dentro da minha vida algumas reflexões , valeu esse é um bom trabalho que vc faz ✌️(Erí de Belém do Pará)
Kurt Cobain um excelente músico 🎶 perfeccionista com a banda que ensaiavam exaustivamente seu repertório, o pacote da fama, misturado com sua vida pessoal exposta as drogas, família, turnês deixou ele ao mesmo tempo ter amor pelas pessoas e ódio ao mesmo tempo, era um turbilhão de emoções que ele não conseguiu administrar... Depressão precisa ser levado mais a sério, Courtney em várias entrevistas falava que tinha se arrependido em não ter dada a devida atenção aos problemas do Kurt, a música faz falta pro Kurt e o Kurt faz muita falta para a música
Kurt Cobain é o meu maior ídolo do Rock'n roll, de todos os tempos. Ele morreu e eu só tinha 2 aninhos, mas cresci ouvindo tudo sobre ele e me encantando com as músicas do Nirvana.
Kurt amalgamou de forma pop muitas influencias do rock, indie, punk, country. Talento puro, teria lancado obras relevantes nos próximos discos pois nevermind e in utero mostraram a potência que vinha desse artista. Acredito que ele mostraria quão eclético ele era, músicas "lado b" no nirvana "with the lights out" mostram isso, tem muitas músicas legais ali mesmo que ainda em estado ainda não comercial.
Acredito q o auge foi o nevermind. Ele n conseguiria alcançar tão alto quanto esse disco com nirvana ou carreira solo. Mas realmente, teria grandes sucesso. Só notar as outras bandas grunges. Todos só tiveram um grande álbum.
Mais um excelente vídeo com postura crítica e respeitosa. Particularmente sinto uma sensibilidade pela história do Kurt Cobain assim como a do Layne Staley ambos com expressão artísticas admiráveis.
Naquela biografia "Heavier Than Heaven" são contados vários episódios a respeito desse lado do Kurt Cobain. Me lembro de um em específico onde ele costumava ensaiar entrevistas para grandes revistas e jornalistas, isso na época em que ainda era um zé-ninguém. Também é relatado sobre o quanto ele se empenhava para fazer o Nirvana crescer, distribuindo camisetas e K7s da banda nessa mesma época.
Ele criticava o capitalismo, mas reclamava e depois exigiu partes maiores dos lucros da banda. Krist já deu uma entrevista dizendo que o Kurt era um cara bem contraditório.
@@sadmachines89 A banda quase acabou por causa disso, logo quando o Nevermind estourou, Kurt queria fazer uma revisão dos ganhos, mas acho até justo ele ganhar mais, ele era a "alma" da banda, compunha, tocava guitarra, escrevia as letras e tinha a visão de futuro da banda.
No livro Heavier Than Heaven, fica bem claro tudo que o Regis falou, principalmente dessa contradição entre buscar a fama e querer se manter no underground. O livro, se não me engano pq faz uns 20 anos que li fala que qdo ele era moleque escrevia “entrevistas” dele mesmo se imaginando famoso. E pelo que lembro fala tb que as dores de estômago talvez fosse até invenção dele pra justificar o vício e pra buscar empatia, embora fale que não era possível ter ctz disso. O que fica claro e corrobora tudo que o Regis disse é que ele sofria de depressao e tinha uma psique fragmentada pelos traumas de infância, o que acabou levando ao triste fim que ele teve
Kurt é um compositor sofisticado, tem um senso melodico apuradissimo, só ouvir o álbum caseiro dele Montage of Heck, sem muito esforço ele fazia canções marcantes.
Kurt Cobain acabou se tornando uma lenda, porém infelizmente foi realmente um talento desperdiçado principalmente pelo mal do século que é a depressão e as drogas. Excelente vídeo Régis Tadeu, abração. ...
Ele era um cara com visão, tinha a coisa do comunicador, do artista q quer atingir as pessoas. Oq acabou com ele foi fritar a cabeça de álcool e heroína. Tem muita dor aí, muita recusa, medo, baixa autoestima. Era um autor, poeta. E um tanto jovem.
6:15 Desenhou cara! Nessa época realmente não tinha muita escolha para o jovem a não ser tentar embarcar em uma carreira menos ruim do que a dos seus pais. E isso era dito em palavras...
Excelente vídeo! Gosto muito do Kurt Cobain ... fui da época que nevermind explodiu nas rádios ! Tenho todo os CDs e box do Nirvana ... revistas e tudo mais ! Porem tenho uma visão próxima a sua sobre sobre Kurt Cobain ... e as penso como Kurt viria a cena musical atual mundialmente! Penso que seria difícil ele emplacar Hits com esse cenário atual ... sobre sua morte ... foi lastimável... grande ícone musical dos anos 90 .... Otimo vídeo
"Smells like..." não é apenas uma música. Se tornou um hino do movimento grunge, do início dos anos 90 e de toda juventude da época. Marcou minha adolescência para sempre.
A vida pessoal de Kurt Cobain nunca depreciou o talento inato dele. Seu modo de ser, conquistou o respeito e a admiração, e por que não dizer, o encantamento é a magia que dele emanava com a sinceridade de sua alma. Partiu deixando-nos órfãos de sua presença e de sua estrela.🌟
Eu assisti a um programa no ID sobre um médico legista falando sobre a morte de famosos, explicando as causas em detalhes, e um desses episódios foi sobre o Kurt Cobain, ele desde criança tinha problemas sérios, e tinha problemas com a fama, foi triste a forma como ele teve um fim ...
Eu queria ter sido amigo dele, o cara tinha bom gosto musical graças a ele eu conheci uma caralhada de bandas que eu não conhecia, ele também ajudou várias bandas dos anos 80 a continuarem fazendo shows, eu curto pra caramba aquele clipe do Sonic Youth Dirty Boots que aparece uma garota com a camisa do Nirvana fazendo homenagem a banda.
Kurt era uma espécie de Coringa de sua geração! Gostava demais dele! E Regis, sua observação sobre ele não querer ser um produto da mídia por exemplo, é mt vdd.
Nirvana esta na minha playlist sempre, e é uma banda do meu top 10, ele marcou a musica com seu estilo e marcou uma geração, obrigada Regis por essa analise, é um artista que ainda sua morte é insuperável e incompreendida, ele ainda tinha muito a nos oferecer.
Kurt Cobain não é herói e nunca foi um exemplo a ser seguido, porém é inegável que ele é figura mitológica na música e graças ao som do Nirvana eu comecei a curtir Rock.
Eu vi apenas um dos documentários sobre ele dos 3 que tinham sido lançados até àquele momento sem contar os livros. Mas me pareceu que a relação com o pai é fundamental em todos os seus problemas. Na minha visão as dores horríveis que ele sentia o jogou na dependência que culminou com sua morte precoce. Tem um ditado dos índios canadenses que diz que ninguém pode julgar ninguém sem antes caminhar pelo menos uma milha com os sapatos deste homem. Todos nós somos incoerentes em algum nível, dizemos uma coisa, defendemos esse ponto de vista mas muitas vezes fazemos outra coisa diametralmente oposta. Ele tinha certeza que morreria e se preocupava com o destino da sua família tentando ser o pai que não teve. A diferença é que não tem o mundo inteiro nos olhando e nos julgando. Lamento muito por tudo que ele passou e contrariando todos os prognósticos ele venceu de alguma forma mas custou sua juventude um desperdício de tanto talento.
O Kurt Cobain é uma lenda e assim como varias outras lenda, tipo Elvis Presley, Amy Winehouse e Janis Joplin e vários outros artistas tiveram um rumo triste na suas vidas, isso é bem triste de escutar principalmente pra quem é fã e ver que suas carreiras foram interrompidas cedo ou de forma trágica!! Por falar em Janis Joplin em minha opinião não existiu nem existe uma mulher com uma voz tão forte e sensacional pra o rock! Que voz!!
@@rubensbatistachaves5539 Pode não ser uma lenda pelo tempo curto na musica considerando o mundo musical, mas é um grande artista com uma voz incrível tbm, tem varias canções magníficas!! Então, na minha opinião ela é uma lenda sim!!
Eu me lembro na minha adolescência quando eu ouvi os primeiros acordes de smell like teem Spirit eu falei meu o que é isso me apaixonei instantaneamente, sobre kort na minha opinião ele era uma pessoa com problemas emocionais e não conseguia aceitar a fama e buscou na heroína uma válvula de escape e o final a gente já sabe no que deu.
Eu adoro os diários dele. E ali nos diários tinha estudos dos acordes com linguagem de quem estudou o instrumento. Falando sobre aberturas das vozes dos acordes "drop" e ele registrava muito os estudos, então nas fitas tinha estudos de reverberação, colagens. Ele estudava p/ caramba pelo jeito...não era só intuição ali...
Boa tarde!!! Grande Régis, obrigado pelo ótimo vídeo, já ouvi muito nirvana, ouço muito RAMONES. Seria possível você criar outro vídeo dessa incompreendida banda punk?
Prestem bem atenção nas fotos de Kurt Cobain, Chris Cornell e de Chester Bennington....olhem bem nos olhos deles... dá pra ver a dor que eles sentiram...
Régis, como sempre você demonstrou profundo conhecimento do assunto e fez mais um ótimo vídeo. Só quero compartilhar uma opinião que tenho sobre o que matou ele. Eu não creio que foi a relação dele com a fama, mas o vazio que ele sentia pelo abandono que sofreu pelos pais. Por ele não ter o colo que esperava ter nem a família que idealizava. Por ser um problema aparentemente sem solução, isso corroeu ele. E a angústia por esse sentimento de abandono creio que foi também o causador das dores de estômago. A tentativa de suicídio dele em Roma, eu creio que possa ter agravado o quadro depressivo dele, mas minha opinião é essa, de que a origem de todo sofrimento dele estava em sua relação com os pais.
Seus olhos azuis, tão absurdamente belos quanto tristes, continuam perturbadores, em todas as fotografias que nos deixou. A última grande banda da história do rock.
Um dos melhores vídeos que vi sobre o Kurt Cobain nos últimos 5 anos. Era exatamente isso: no offline o Kurt era faminto por sucesso e ser reconhecido, por fora e talvez realmente de verdade, ele não queria levar a FAMA e todas as doenças que ela carrega. E tudo veio pra ele, tudo mesmo: o sucesso, a morte e a posteridade de um legado.
Quero aqui dar meus parabéns a esse lado do Régis Tadeu, não só de criticar, mas sim pelo lado filosófico e pessoal dos artistas. Entendo e percebo que a maioria das pessoas que gostam de rock, não só artistas mas também pessoas "normais" como eu, percebo que, viemos de um passado tráfico pessoal, que usou as letras como uma válvula de escape para canalizar aquela dor vivida e que machucou muito os nossos sentimentos, quem viveu ou teve uma adolescência difícil pessoalmente encontrou no rock um jeito de combater essas dores nas letras de música ou na agressividade do som. Hoje tenho 31 anos e nunca deixei de escutar rock, pois foi nele que encontrei o meu lado de combater os tempos difíceis. Abraço!
Faltou a história de quando lançaram a primeira música na rádio. A “Love buzz”, onde ele ficava ligando umas 30 vezes ao dia pedindo para toca-lá na rádio.
Excelente vídeo! Parabéns Regis Tadeu! Nirvana faz parte da minha história! Já li alguns livros do Kurt e Nirvana que falam desses pontos citados! Mas com todas as contradições, Nirvana é uma grande banda! Grande abraço!
Kurt claramente era um personagem. Porque algumas atitudes dele, como, por exemplo, mudar a forma de pagamentos dentro da banda da noite para o dia só para ganhar mais, como também podar o Dave Grohl nas composições, tudo isso me mostra que não parecia ser contra o mainstream não. Ele tinha uma máquina de fazer dinheiro e queria ter o controle total sobre ela.
Nirvana me lembra da escola, adolescência...não era exatamente a ideia comercial que ele ,Kurt, queria transmitir, mas eu acho que essa banda foi tão boa que irônica e paradoxalmente, seria um desperdício o mundo inteiro não conhecer...
Li recentemente "Mais Pesado que o Céu", e tudo que fala consta no livro. Excelente livro, pra entender um pouco sobre Kurt. E o engraçado é que só fui ler agora, quase completando 30 anos de sua morte. Querendo ou não, influenciou minha adolescência inteira, e muito da minha vida. Ouço até hoje e soa normalmente, e nem parece que foi tanto tempo assim, até por isso me deparo assistindo vídeos à respeito...
Um excelente artista que como outros tantos não souberam lidar com a fama, dinheiro e a pressão imposta por gravadora e porque não dizer também os admiradores.🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Eu estava lá no Hollywood Rock de 1993 e o show foi caótico.... Tinha 14 anos... O Kurt tava mal.... Muito Loko... Bêbado ou cheirado ou louco de pedra ... Eu não sei o que era, só sei que ele tava mal kkkkkkt..... Teve solo da smells com corneta..... Que show doido.... Ei Regis... To aguardando um vídeo sobre o Peter Tosh... Baita artista que merece reconhecimento.... Pra mim musicalmente foi maior que Bob Marley.... Fale sua opinião sobre a morte deles terem sido arquitetadas pela CIA como dizem nas teorias da conspiração....
Esse show que você fala foi o de SP, ele tava doidão mesmo, tinha enchido a cara junto com uns comprimidos, trocaram de posições nos instrumentos, Kurt foi pra bateria, Krist pra guitarra e Dave pro baixo, mandaram altos cover. Mas de qualquer forma, foi um bom show. Já no show do rio Rio, foi transmitido pela Globe e Kurt bateu uma bronha ao vivo e cuspiu na câmera deles...kkkk
O preço da fama é algo que nem todos estão preparados pra pagar. Mts pensam em ser famosos mas quando conseguem o que almejam vêem que não é tão bom assim como imaginavam. Elvis Presley e Michael Jackson são um grande exemplo disso, ambos não aguentaram o peso da fama e se " entupiram " de remédios pra suportar , morreram tristes e depressivos. O Kurt Cobain sempre quis ser famoso, ser reconhecido, e quando finalmente chegou ao topo viu que não era tão bom como pensava, percebeu que estava em um mundo de ilusões ,de falsidade e tinha um peso enorme por trás pra se manter sempre no auge, não aguentou. Kurt detestava fazer shows em estádios.
É realmente tudo muito triste, gosto muito do Kurt, e é impossível alguém que tenha essa doença não se identificar com ele ou amar o Nirvana😔💙 Acredito que tudo o que ele fez, ligar pra MTv e etc, foi unicamente pelo Nirvana.
@@professorphillipe3552 são casos e casos, nem sempre a música deles vai ser a solução pra um depressivo, mas com certeza pode deixar tudo mais tolerável. Falo por experiência própria
Diário de um ausente é um ótimo documentário sobre kurt. Na verdade é uma entrevista telefônica que um jornalista fez com ele 1 ano antes de sua morte. Vale apena assistir.
Eu nasci em 20/02/95 sempre sentir uma ligação estranha com Kurt, talvez por ser a primeira banda de rock que eu tive contato, ele era um cara bem triste e doente tinha problemas sérios de estômago utilizava drogas pra tentar segurar essa dor, a despedida dele foi triste, mas um grande artista que vai ficar em nossos corações e memórias para sempre.
Ele tinha Síndrome do Intestino Irritável !!! Doença Comum , em Depressivos e Ansiosos ... Mas na Época , pouco se entendia disso ... Ela passava nos médicos , e receitavam remédios errados para ele ... Chegou a fazer várias críticas aos Médicos que o atenderam .... Hoje , já se sabe muito mais sobre , como o Intestino e o Cérebro tem uma Conexão muito Forte .
O melhor de Kurt foi sua personalidade, rebeldia e as letras. Depois de achar Nevermind POP demais reverteu nós álbuns seguinte. Nirvana foi umas das poucas ou a única atingir o mainstream mantendo a crueza do som. Diferentes de outras que precisaram de alguma "Baba" pra fazer sucesso. Kiss (Forever) Guns (Patience).
O que Regis disse é pura verdade. Percebi esse percepção quando ouvi sim o nevermind. Em 1991 tive a oportunidade de conhecer na época esse maravilhoso álbuns, e as contradições de filosofias o que se mostrava.
Não conhecia esse lado do Kurt, interessante.. Tava ouvindo aqui de fone de ouvido e, de repente, me dei conta de que gostei muito dessa trilha de fundo do vídeo... Que trilha é essa? Alguém reconheceu?? Tão melancólica e bonita!! Nome da trilha, por favor!! 😃
Eu lembro quando li "Mais pesado que o ar" ficou nitido que ele queria ser rock star, mas ele detestava o sucesso, ele era uma pessoa com a mente toda destruída na verdade, com diversos conflitos, desde a infancia com a separação dos pais, que aparentemente foi algo que ele nunca superou
Kurt é ícone. E fez história. Simplicidade, empatia e vários problemas. Como todos nós temos, problemas. Independente dos nossos dias, temos essa vontade de aparecer. Antes era trabalhar duro pra levar algo bom para o público.
Poxa me surpreendeu , sou fan de nirvana desde moleque e tava prontinho pra ouvir um milhão de críticas, mas surpreendentemente , ao seu modo o Regis conseguiu ser sensível com o assunto , todo o respeito.
O Kurt sempre quis o sucesso. Ele só não gostou do que veio junto no pacote. Invasão de privacidade e muita gente falando m*rda dele, como acontece até os dias de hoje. Kurt era muito enigmático e difícil de decifrar, e por isso mesmo, fascinante.
Chegou no topo da montanha e n soube lidar ....
Ao usar roupas de brechós e camisetas de bandas desconhecidas, Kurt Cobain estava mostrando que não se importava com as marcas de moda ou com as tendências atuais. Ele não estava tentando se encaixar em um molde pré-fabricado ou seguir uma imagem estereotipada de estrela do rock. Em vez disso, ele estava expressando sua individualidade e sua autenticidade, algo que era muito valorizado por ele e por seus fãs. Essa atitude autêntica e sincera em relação à sua música e sua arte era uma das coisas que tornava Kurt Cobain um "anti-astro" para muitos fãs e críticos. Ele não estava interessado em ser um produto que pudesse ser embalado e vendido em prateleiras de lojas - em vez disso, ele queria ser reconhecido por sua música e por sua mensagem, independentemente do sucesso comercial que alcançasse.
Na minha opinião, ele só queria se diferir do resto das pessoas a custo de tudo
Acho que ele não queria sucesso
Papo furado. Quem entra para este ramo e diz querer ser Rock Star, sabe das consequências. Se não quisesse, ficasse tocando no Barzinho do bairro. Para mim, pura hipocrisia.
Lembro de uma entrevista do Kurt dizendo mais ou menos assim : Gostaria de ter o anonimato de Ringo Starr e fazer parte da maior banda do mundo.
É bom fazer parte de algo grande e ninguém te notar .
Pura Incoêrencia, so queria reclamar e bancar o rebelde, não tinha causa nenhuma.
@@filipesaldanha5013 claro... coerente é voce, po...
@@filipesaldanha5013 Coerente é quem abraça causas de terceiros, né? Como a maioria das pessoas hoje em dia, que precisam levantar bandeiras de movimentos por não terem personalidade/causa própria.
@@LNRD_ as pessoas sempre levantaram bandeiras de movimento.
Kurt Cobain era bipolar e sofria Bullying na escola. Teve uma família problemática. Creio que o que amenizou a loucura toda dele foi a paixão pela música. Bipolaridade e drogas não combinam.
Bipolaridade e droga MSM. Pq todo o resto se nenhum brasileiro passou não é brasileiro.
O Transtorno Bipolar é uma doença terrível. Foi a causa da morte do Kurt.
@@markzappa9317 Exatamente!
Abuso de álcool e drogas é sintoma da bipolaridade.
@@markzappa9317 E ele tentou se tratar mas, a psiquiatria sabia muito pouco sobre a doença na época.
Kurt era a representação de como uma família desestruturada afeta um ser humano no futuro. Kurt e seus traumas de infancia...
Verdade.
Fato...mas também existe o outro lado: muitas pessoas que foram "criadas" na Febem se superaram.
@@meteaboca5388 vdd.
@@meteaboca5388 é mais fácil superar criado na Febem do que superar a violência familiar. Crianças na Febem são imediamente identificadas com o sofrimento de viver numa instituição, sua dor é socialmente aceitável.
Crianças que sofreram violência familiar são invisíveis, sobretudo as da classe média. São vistas como mimadas, revoltadinhas porque ninguém sabe o que passam dentro de casa. Minha irmã mais nova diz que o mundo nunca foi tão ruim pra ela quanto nossos pais.
Tbm tive traumas por conta de ser obrigada a conviver com um alcoólatra na infância . Acredito que boa parte das pessoas passou por alguns traumas por conta da desestruturação familiar aos quais foram submetidos. Isso deixa sequelas, em maior ou menor grau, deve ser por isso que me identifiquei tanto com o som do Nirvana na adolescência.
Era um cara talentoso, inteligente e emotivo! Cada entrevista que ele dava eu achava bacana na época, mas hoje vejo que eram pedidos de ajuda! RIP mestre
O Kurt era exatamente igual a gente: dançava conforme a "música" e punha máscara para socializar, mas na hora de deitar no travesseiro, no fundo no fundo, só a gente sabe o que é lá no íntimo
Melhor comentário ❤
Crise existencial, muitos não sabem lidar com essa fase, eu passei por isso, é horrível, uma fase de muito sofrimento, tem que ter muita sabedoria e força. 🤓
@@fabiolamayrink1434🤍🤍
Gosto como Regis fala com admiração e respeito de Kurt, indo além do senso comum de q ele era um rockstar drogado e suicida. Quem é fã sabe q tudo q Regis falou é correto.
Kurt sempre diminuiu em falas o esforço que ele teve, "não sei nem a diferença entre acordes maiores e menores", mentira do kutt, ele era mt estudioso e poético, tentava se sabotar com guitarristas desafinadas, shows caóticos, solos dissonantes. Mas a força da imagem dele era tão grande q tudo só fazia ele ser ainda mais idolatrado. E infelizmente, não sabendo lidar com a pressão da fama,drogas, depressão, sentimentos de rejeição,brigas com a mulher, se suicidou e foi uma perda insubstituível, o último grande rockstar e o mais sincero e simples deles.
Pq ele gostava de passar essa imagem de fracassado que deu certo?
Ele tinha Borderline?
@@barbarasilva6417 ele teve mts conflitos na família logo como criança,queria a aprovação do pai, uma família estável e nunca teve, sofreu mts rejeições, viveu em diversas casas diferentes. Ele se sentia inferior, talvez se sabotasse antes que alguém o rejeitasse por ser quem ele é.
@@barbarasilva6417 acho que era ... Mas falam tbm que ele tinha Bipolaridade.
@@artepoliticamusicaeetc1011 obrigada. Vi o programa autópsia de famosos e realmente ele tinha muitos conflitos em casa
@@murilonunes9552
Sim, parece mesmo por alguns comportamentos
O fato do Kurt ser tão lembrado quase 30 anos após sua morte diz muito.
A heroína tira sim dores que ele th de estômago crônicas dores crônicas são tiradas com morfina neste caso a heroína vem da morfina ....tem muito gente que trabalha com morfina visiada porque de alguma forma ou de outra tem essas dores
Kkk no mundo é assim tudo que não presta vira herói kkk
Diz sim. Diz que quando o cara morre vida santo.
eu fui adolescent nos anos 2000, e até hoje nunca vi um artista que morreu ser tão lembrado quanto o kurt cobain, acho que apenas perde pra john lennon, pq apesar da grandeza do resto do clube dos 27, kurt trouxe uma transgressão que nunca haviamos visto até então
A morte não parou Kurt Cobain, o cara nasceu pra ser uma lenda.
Nirvana abriu minha cabeça para o Rock n' Roll e mudou a minha vida.
Pra min tbm...Smels like explodiu minha cabeça pra sempre
Mais um baita vídeo. Eu tenho um carinho grande pelo Nirvana pois eu estava entrando na adolescência quando a banda começou a estourar. A identificação com as letras, o apelo raivoso nas canções foi uma sinergia instantânea. E sim, gostem ou não, Kurt era um grande artista e muito perturbado. Ao mesmo tempo, ele era meticuloso com cada passo da banda, bem ao contrário que falava.
Nirvana marcou muito na época. Em 1991 tinha 9 anos e muito do que ouvi e depois nas letras, era como se ele estivesse sentado do meu lado, sendo ele mesmo. E isso me abraçou de uma forma muito intensa. Tenho 40 anos hoje, mas minha alma ainda pulsa aquele espírito jovem, raivoso.
Eu tinha 8 anos mas o mesmo sentimento q o seu amigo, somos sortudos de ter passado por essa época tão agraciada de bons músicos e bandas. Um abraço
Olá Regis, seria legal um vídeo sobre o álbum "Chaos A.D" do Sepultura, q completa 30 anos de lançamento !!!!
@@pedropaulobrandaodesousa ele não conhece música boa
só para membros do canal.
Foda-se. Sepultura é uma merda.
É como alguns artistas sinceros dizem: "artista que diz que não quer ser reconhecido e admirado pelo máximo de pessoas possíveis, está mentindo" ...
Está na essência do artista ser reconhecido pelo público.
Todos querem reconhecimento e afagos, mas existem momentos que o excesso de expectativa e idolatria pelo fã causa o efeito reverso, o artista pode estar numa bad e ter que posar de compreensível e iluminado. Acaba tendo que viver um personagem para não causar má impressão. Fica essa dualidade em satisfação e descontentamento com a fama e si mesmo.
Concordo. E aqueles artistas q dizem que não se imaginavam artistas, q sua carreira foi acontecendo enquanto ele se divertia fazendo suas arte, tb está mentindo
@@fadildias3409 Eu não sei o que dizer mas aqui vai a minha experiência. Sou baixista, já tive banda, já toquei em lugares maneiros, começamos a tocar com 15 anos e ficamos 3 anos evoluindo e o sonho de qualquer adolescente é um dia ter reconhecimento, tocar no mundo inteiro etc...mas vendo tudo isso com 28 anos, penso que o anonimato foi a melhor decisão. Ter talento é ótimo, mas lidar com o sucesso, é pra poucos.
Lembrando que assim como Kurt e outros músicos, me incluo nessa... A nossa personalidade vai moldando com o passar dos anos. E se você tiver depressão, usar drogas pode dar m... além dos problemas externos que a vida nos trás. Já pensaram nessas variantes? O refúgio do músico é o instrumento, mas nem sempre vai ser agradável estar em palcos. Os fãs nunca vão entender isso. as vezes você quer trazer alegria ou se divertir com movimentos, mas o sofrimento está acima, acima daquilo que você tem a entregar.
É completamente compreensível o motivo do su1c1d1o do Kurt! O cara sofreu muito em toda sua vida. Essas dores que nunca acharam um motivo em vida, o vício em drogas e os transtornos mentais é algo difícil de suportar. Sabemos que ele tinha uma filha, mas qual é o pai que vai conviver doente e viciado perto da filha? É realmente uma fatalidade! Que sua alma esteja em um bom lugar.
Pelo que o Regis disse que o vício em heroína veio pq era a única coisa que aliviava as dores horríveis de estômago que ele tinha
Pelo menos ele não ficou perto siiii afastou para não fazer mal para filha tem meu respeito que ele encontre a luz
In Utero é um álbum muito bom! Esse álbum mostra um lado sombrio e raivoso do Kurt.
In útero é sinistro
Por algum motivo é o meu favorito
Então, Kurt não tinha mostrado lado sombrio e raivoso ainda? Kkk Nevermind e In Útero são os álbuns mais pop do Nirvana... Basta escutar uma única vez e qualquer um percebe que Bleach e Incesticide são 10 mil vezes mais pesados, sombrios e raivosos...
@@isaiaspereira2700 Discordo que o In Utero seja pop como o Nevermind. O Kurt claramente tentou desvirtuar a banda do que todos esperavam que eles fossem entregar depois do Nevermind
@@Someone22332 Entendo, bro.. tbm acho o In Útero um pouco menos pop que o Nevermind, mas, ainda assim, se tratando de Nirvana e se colocar Bleach e Incesticide do lado pra comparar.. bah.. aí vira bem pop... Mas, se discorda, tranquilo.. faz parte!
O que matou esse homem foi a depressão profunda, bata olhar para a cara dele, estava nítido.
O que matou ele foi a heroína, que causa depressão profunda com a abstinência.
O que o matou foi o suicídio, outras coisas influenciaram para esse ato
Lembro-me quando ouvi You Know You're right pela primeira vez, aos 14 anos, daquele disco da capa preta.
Foi algo incrível.
Depois conheci todos os outros discos e virei um grande admirador do Nirvana.
Realmente NIRVANA e Kurt mudaram o percurso da música.
Bater de frente com Michael Jackson na época não era pra qualquer um.
E sobre Kurt Cobain: Um gênio perturbado.
Na minha visão o kurt tinha uma alma atormentada, um ar de desalento. E ele passava esses sentimentos nas suas canções!!
Verdade amiga
Oi sumida
Vc acha q ele foi asasinado?
@@walternovak1603 Ele tinha transtorno afetivo bipolar, a doença psiquiátrica que mais mata. Entre 30% e 50% dos portadores de transtorno bipolar tentam suicídio. Ele já tinha tentado se matar 6 vezes antes de ter sucesso na última.
Kurt Cobain tinha vários problemas, mas as drogas pioraram tudo mil vezes. Nada é tão ruim que não possa piorar com o vicio.
Juntando distúrbios mentais,depressão, problemas gástricos crônicos, drogas e toda a pressão da carreira, é claro que tudo isso se transformou numa bomba relógio para este rapaz que se foi tão jovem.
abuso de drogas é apenas mais um sintoma de um quadro anterior
Abuso de álcool e drogas é apenas um sintoma da doença psiquiátrica que ele tinha, transtorno bipolar. Uma vez que os pensamentos não param, eles acabam recorrendo às drogas e álcool para conseguir um pouco de paz e até para dormir (o que também é bem difícil para um bipolar).
Verdade,
eu tive uma heroínomania por 18 anos, vivi isso.
As psicoses são ampliadas enquanto não se consegue parar totalmente.
Concordo plenamente.
Tadeu seu óculos é belíssimo , caramba ! Regis eu não sabia nada desse artista mas com essas suas informações eu pude até trazer pra dentro da minha vida algumas reflexões , valeu esse é um bom trabalho que vc faz ✌️(Erí de Belém do Pará)
Kurt Cobain um excelente músico 🎶 perfeccionista com a banda que ensaiavam exaustivamente seu repertório, o pacote da fama, misturado com sua vida pessoal exposta as drogas, família, turnês deixou ele ao mesmo tempo ter amor pelas pessoas e ódio ao mesmo tempo, era um turbilhão de emoções que ele não conseguiu administrar... Depressão precisa ser levado mais a sério, Courtney em várias entrevistas falava que tinha se arrependido em não ter dada a devida atenção aos problemas do Kurt, a música faz falta pro Kurt e o Kurt faz muita falta para a música
Kurt Cobain é o meu maior ídolo do Rock'n roll, de todos os tempos. Ele morreu e eu só tinha 2 aninhos, mas cresci ouvindo tudo sobre ele e me encantando com as músicas do Nirvana.
Kurt faz muita falta, imagina o quanto ele teria produzido e se posicionado principalmente atualmente.
Outro que faz muita falta é o Chester Bennigton do Linkin Park
Naquela toada, realmente o caminho dele se encurtou demais
Provavelmente ele seria totalmente anti lacração. Com o tempo ele ia amadurecer igual o Krist Novoselic.
Infelizmente, cedo ou tarde ele se m@t4ria, tinha uma alma atormentada.
Kurt amalgamou de forma pop muitas influencias do rock, indie, punk, country. Talento puro, teria lancado obras relevantes nos próximos discos pois nevermind e in utero mostraram a potência que vinha desse artista. Acredito que ele mostraria quão eclético ele era, músicas "lado b" no nirvana "with the lights out" mostram isso, tem muitas músicas legais ali mesmo que ainda em estado ainda não comercial.
Acredito q o auge foi o nevermind. Ele n conseguiria alcançar tão alto quanto esse disco com nirvana ou carreira solo. Mas realmente, teria grandes sucesso. Só notar as outras bandas grunges. Todos só tiveram um grande álbum.
Se Kurt não tivesse se matado, mesmo assim não iria lançar mais disco, a banda iria acabar. Kurt falou isso em público na entrevista do VMA.
Mais um excelente vídeo com postura crítica e respeitosa. Particularmente sinto uma sensibilidade pela história do Kurt Cobain assim como a do Layne Staley ambos com expressão artísticas admiráveis.
O que eu mais gosto no Kurt são as composições. Incrível como fazia letras simples virarem hinos de uma geração.
"Sou mulato, sou albino, sou mosquito, minha libido yeah" - realmente incríveis letras
Que comentário burro cara 😂
Esse mundo da música é muito mais obscuro, que pouquíssimas pessoas comenta.
@@jonathansouza2859 kkkk
Regis, vídeo top demais!!!Apesar de fã, e já saber essas histórias, foi muito bom ver vc contando as histórias!! Parabéns cara, mais uma vez!!!
Dor no estômago, sem motivo e sem cura, era o que meu irmão sentia quando estava em depressão profunda que o levou ao suicídio 😢.
Uso de heroina nao tem volta
Naquela biografia "Heavier Than Heaven" são contados vários episódios a respeito desse lado do Kurt Cobain. Me lembro de um em específico onde ele costumava ensaiar entrevistas para grandes revistas e jornalistas, isso na época em que ainda era um zé-ninguém. Também é relatado sobre o quanto ele se empenhava para fazer o Nirvana crescer, distribuindo camisetas e K7s da banda nessa mesma época.
Ele criticava o capitalismo, mas reclamava e depois exigiu partes maiores dos lucros da banda. Krist já deu uma entrevista dizendo que o Kurt era um cara bem contraditório.
@@sadmachines89 A banda quase acabou por causa disso, logo quando o Nevermind estourou, Kurt queria fazer uma revisão dos ganhos, mas acho até justo ele ganhar mais, ele era a "alma" da banda, compunha, tocava guitarra, escrevia as letras e tinha a visão de futuro da banda.
No livro Heavier Than Heaven, fica bem claro tudo que o Regis falou, principalmente dessa contradição entre buscar a fama e querer se manter no underground. O livro, se não me engano pq faz uns 20 anos que li fala que qdo ele era moleque escrevia “entrevistas” dele mesmo se imaginando famoso. E pelo que lembro fala tb que as dores de estômago talvez fosse até invenção dele pra justificar o vício e pra buscar empatia, embora fale que não era possível ter ctz disso. O que fica claro e corrobora tudo que o Regis disse é que ele sofria de depressao e tinha uma psique fragmentada pelos traumas de infância, o que acabou levando ao triste fim que ele teve
Nirvana marcou minha adolescência
tá me marcando agora
Kurt é um compositor sofisticado, tem um senso melodico apuradissimo, só ouvir o álbum caseiro dele Montage of Heck, sem muito esforço ele fazia canções marcantes.
Kurt Cobain acabou se tornando uma lenda, porém infelizmente foi realmente um talento desperdiçado principalmente pelo mal do século que é a depressão e as drogas. Excelente vídeo Régis Tadeu, abração. ...
Regis, faz sobre o Ian Curtis (Joy Division) e sobre o Peter Steele (Type O Negative) 😎👍🏻
Ele era um cara com visão, tinha a coisa do comunicador, do artista q quer atingir as pessoas. Oq acabou com ele foi fritar a cabeça de álcool e heroína. Tem muita dor aí, muita recusa, medo, baixa autoestima. Era um autor, poeta. E um tanto jovem.
6:15 Desenhou cara! Nessa época realmente não tinha muita escolha para o jovem a não ser tentar embarcar em uma carreira menos ruim do que a dos seus pais. E isso era dito em palavras...
Sem dúvida nenhuma um grande artista ele foi
Régis é brabo demais!!! O melhor comentarista ,sabe muito
Excelente vídeo! Gosto muito do Kurt Cobain ... fui da época que nevermind explodiu nas rádios ! Tenho todo os CDs e box do Nirvana ... revistas e tudo mais ! Porem tenho uma visão próxima a sua sobre sobre Kurt Cobain ... e as penso como Kurt viria a cena musical atual mundialmente! Penso que seria difícil ele emplacar Hits com esse cenário atual ... sobre sua morte ... foi lastimável... grande ícone musical dos anos 90 .... Otimo vídeo
"Smells like..." não é apenas uma música. Se tornou um hino do movimento grunge, do início dos anos 90 e de toda juventude da época. Marcou minha adolescência para sempre.
A vida pessoal de Kurt Cobain nunca depreciou o talento inato dele. Seu modo de ser, conquistou o respeito e a admiração, e por que não dizer, o encantamento é a magia que dele emanava com a sinceridade de sua alma. Partiu deixando-nos órfãos de sua presença e de sua estrela.🌟
Boa verinha
Oi sumida
Sou fã incondicional do Kurt Cobain, o último grande astro do rock, fabuloso, cantor e compositor.
Eu assisti a um programa no ID sobre um médico legista falando sobre a morte de famosos, explicando as causas em detalhes, e um desses episódios foi sobre o Kurt Cobain, ele desde criança tinha problemas sérios, e tinha problemas com a fama, foi triste a forma como ele teve um fim ...
No fundo é sempre a falta de um terapeuta.
Pra ele não deve ter sido triste, deve ter sido um alívio.
Eu assisti esse episódio tbm
Autópsia de Famosos
@@emanuelelopes21 Sim.
Kurt ídolo, o verdadeiro músico e artista, aplicado, talentoso, mudou uma geração com o Nirvana!
Idolo?o unico q prestava no nirvana era o dave
@@barneyxy4962 krist era um cara maneiro e o kurt também!
Eu queria ter sido amigo dele, o cara tinha bom gosto musical graças a ele eu conheci uma caralhada de bandas que eu não conhecia, ele também ajudou várias bandas dos anos 80 a continuarem fazendo shows, eu curto pra caramba aquele clipe do Sonic Youth Dirty Boots que aparece uma garota com a camisa do Nirvana fazendo homenagem a banda.
🤣🤣🤣 conhecia todos muito bem pelo jeito, era migo de infância de todos pra afirmar isso
@@user-ti8qg2nu9f mais flr q o cara é um ídolo é fd
Kurt era uma espécie de Coringa de sua geração!
Gostava demais dele!
E Regis, sua observação sobre ele não querer ser um produto da mídia por exemplo, é mt vdd.
Obrigada Regis por dividir com todos nós tantas histórias gosto muito do nirvana mais gosto mesmo e dos seus vídeos tenho aprendido muito obrigada
Nirvana esta na minha playlist sempre, e é uma banda do meu top 10, ele marcou a musica com seu estilo e marcou uma geração, obrigada Regis por essa analise, é um artista que ainda sua morte é insuperável e incompreendida, ele ainda tinha muito a nos oferecer.
Régis, muito obrigado por esse video não conhecia esse livro e vou comprá-lo. Dá para ver na tua fala a paixão pelo Kurt
Kurt Cobain não é herói e nunca foi um exemplo a ser seguido, porém é inegável que ele é figura mitológica na música e graças ao som do Nirvana eu comecei a curtir Rock.
Ele mesmo sabia disso. Era um cara perturbado mas muito compreensível e exalava compaixão.
O Kurt Cobain desprezou o sucesso, perseguiu o sucesso, foi engolido pelo sucesso
Resumiu bem.
Eu vi apenas um dos documentários sobre ele dos 3 que tinham sido lançados até àquele momento sem contar os livros. Mas me pareceu que a relação com o pai é fundamental em todos os seus problemas. Na minha visão as dores horríveis que ele sentia o jogou na dependência que culminou com sua morte precoce. Tem um ditado dos índios canadenses que diz que ninguém pode julgar ninguém sem antes caminhar pelo menos uma milha com os sapatos deste homem. Todos nós somos incoerentes em algum nível, dizemos uma coisa, defendemos esse ponto de vista mas muitas vezes fazemos outra coisa diametralmente oposta. Ele tinha certeza que morreria e se preocupava com o destino da sua família tentando ser o pai que não teve. A diferença é que não tem o mundo inteiro nos olhando e nos julgando. Lamento muito por tudo que ele passou e contrariando todos os prognósticos ele venceu de alguma forma mas custou sua juventude um desperdício de tanto talento.
O Kurt Cobain é uma lenda e assim como varias outras lenda, tipo Elvis Presley, Amy Winehouse e Janis Joplin e vários outros artistas tiveram um rumo triste na suas vidas, isso é bem triste de escutar principalmente pra quem é fã e ver que suas carreiras foram interrompidas cedo ou de forma trágica!! Por falar em Janis Joplin em minha opinião não existiu nem existe uma mulher com uma voz tão forte e sensacional pra o rock! Que voz!!
Só descordou com vc em dizer que a Amy é uma lenda, com todo respeito 👍👍👍👍👍
@@rubensbatistachaves5539 Pode não ser uma lenda pelo tempo curto na musica considerando o mundo musical, mas é um grande artista com uma voz incrível tbm, tem varias canções magníficas!! Então, na minha opinião ela é uma lenda sim!!
Eu me lembro na minha adolescência quando eu ouvi os primeiros acordes de smell like teem Spirit eu falei meu o que é isso me apaixonei instantaneamente, sobre kort na minha opinião ele era uma pessoa com problemas emocionais e não conseguia aceitar a fama e buscou na heroína uma válvula de escape e o final a gente já sabe no que deu.
Eu adoro os diários dele. E ali nos diários tinha estudos dos acordes com linguagem de quem estudou o instrumento. Falando sobre aberturas das vozes dos acordes "drop" e ele registrava muito os estudos, então nas fitas tinha estudos de reverberação, colagens. Ele estudava p/ caramba pelo jeito...não era só intuição ali...
É sempre assim: 99% transpiração e 1% inspiração.
Boa tarde!!! Grande Régis, obrigado pelo ótimo vídeo, já ouvi muito nirvana, ouço muito RAMONES. Seria possível você criar outro vídeo dessa incompreendida banda punk?
Prestem bem atenção nas fotos de Kurt Cobain, Chris Cornell e de Chester Bennington....olhem bem nos olhos deles... dá pra ver a dor que eles sentiram...
Régis, como sempre você demonstrou profundo conhecimento do assunto e fez mais um ótimo vídeo. Só quero compartilhar uma opinião que tenho sobre o que matou ele. Eu não creio que foi a relação dele com a fama, mas o vazio que ele sentia pelo abandono que sofreu pelos pais. Por ele não ter o colo que esperava ter nem a família que idealizava. Por ser um problema aparentemente sem solução, isso corroeu ele. E a angústia por esse sentimento de abandono creio que foi também o causador das dores de estômago. A tentativa de suicídio dele em Roma, eu creio que possa ter agravado o quadro depressivo dele, mas minha opinião é essa, de que a origem de todo sofrimento dele estava em sua relação com os pais.
Seus olhos azuis, tão absurdamente belos quanto tristes, continuam perturbadores, em todas as fotografias que nos deixou. A última grande banda da história do rock.
Um dos melhores vídeos que vi sobre o Kurt Cobain nos últimos 5 anos. Era exatamente isso: no offline o Kurt era faminto por sucesso e ser reconhecido, por fora e talvez realmente de verdade, ele não queria levar a FAMA e todas as doenças que ela carrega. E tudo veio pra ele, tudo mesmo: o sucesso, a morte e a posteridade de um legado.
Kurt é um ícone! Nirvana foi uma das bandas mais representativas para os jovens que já existiram
Uma das não, a mais*
Quero aqui dar meus parabéns a esse lado do Régis Tadeu, não só de criticar, mas sim pelo lado filosófico e pessoal dos artistas. Entendo e percebo que a maioria das pessoas que gostam de rock, não só artistas mas também pessoas "normais" como eu, percebo que, viemos de um passado tráfico pessoal, que usou as letras como uma válvula de escape para canalizar aquela dor vivida e que machucou muito os nossos sentimentos, quem viveu ou teve uma adolescência difícil pessoalmente encontrou no rock um jeito de combater essas dores nas letras de música ou na agressividade do som. Hoje tenho 31 anos e nunca deixei de escutar rock, pois foi nele que encontrei o meu lado de combater os tempos difíceis. Abraço!
Faltou a história de quando lançaram a primeira música na rádio. A “Love buzz”, onde ele ficava ligando umas 30 vezes ao dia pedindo para toca-lá na rádio.
Sim, ele fez isso mesmo, fora que é um cover essa música.
Excelente vídeo! Parabéns Regis Tadeu! Nirvana faz parte da minha história! Já li alguns livros do Kurt e Nirvana que falam desses pontos citados! Mas com todas as contradições, Nirvana é uma grande banda! Grande abraço!
Kurt claramente era um personagem. Porque algumas atitudes dele, como, por exemplo, mudar a forma de pagamentos dentro da banda da noite para o dia só para ganhar mais, como também podar o Dave Grohl nas composições, tudo isso me mostra que não parecia ser contra o mainstream não. Ele tinha uma máquina de fazer dinheiro e queria ter o controle total sobre ela.
Concordo, Tb acho ele mto do esperto isso sim,eu gosto mais do Dave.
Vídeo muito bom!!! Li o livro Mais pesado que o céu, muito esclarecedor sobre a vida dele!!! Sou fã dele!!!
Nirvana me lembra da escola, adolescência...não era exatamente a ideia comercial que ele ,Kurt, queria transmitir, mas eu acho que essa banda foi tão boa que irônica e paradoxalmente, seria um desperdício o mundo inteiro não conhecer...
Que análise você é fantástico.
O Kurt não fazia ideia do que havia por de trás da indústria da música.
Essa inocência indiretamente matou ele. (Claro, somado as merdas que ele passava)
Ele não estava nem aí pra indústria da música, essa eh a verdade
@@renatocoelho88 mas a industria estava muito aí pra ele pelo que conseguimos ver. Os caras sugaram a alma do bicho...
Regis, foi emocionante como tu falou sobre o Kurt cobain❤
Nasci em 1981 e Nirvana foi a banda da minha adolescência. Me identificava muito com o som pesado, triste e melancólico, com melodias bonitas.
Li recentemente "Mais Pesado que o Céu", e tudo que fala consta no livro. Excelente livro, pra entender um pouco sobre Kurt.
E o engraçado é que só fui ler agora, quase completando 30 anos de sua morte. Querendo ou não, influenciou minha adolescência inteira, e muito da minha vida.
Ouço até hoje e soa normalmente, e nem parece que foi tanto tempo assim, até por isso me deparo assistindo vídeos à respeito...
Vivi e respirei os anos 90!!!! a ultima revolução do ROCK!!!
Um excelente artista que como outros tantos não souberam lidar com a fama, dinheiro e a pressão imposta por gravadora e porque não dizer também os admiradores.🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Eu estava lá no Hollywood Rock de 1993 e o show foi caótico.... Tinha 14 anos... O Kurt tava mal.... Muito Loko... Bêbado ou cheirado ou louco de pedra ... Eu não sei o que era, só sei que ele tava mal kkkkkkt..... Teve solo da smells com corneta..... Que show doido....
Ei Regis... To aguardando um vídeo sobre o Peter Tosh... Baita artista que merece reconhecimento.... Pra mim musicalmente foi maior que Bob Marley.... Fale sua opinião sobre a morte deles terem sido arquitetadas pela CIA como dizem nas teorias da conspiração....
Foi um solo de trompete feito pelo Flea do Red Hot
Esse show que você fala foi o de SP, ele tava doidão mesmo, tinha enchido a cara junto com uns comprimidos, trocaram de posições nos instrumentos, Kurt foi pra bateria, Krist pra guitarra e Dave pro baixo, mandaram altos cover. Mas de qualquer forma, foi um bom show. Já no show do rio Rio, foi transmitido pela Globe e Kurt bateu uma bronha ao vivo e cuspiu na câmera deles...kkkk
O preço da fama é algo que nem todos estão preparados pra pagar. Mts pensam em ser famosos mas quando conseguem o que almejam vêem que não é tão bom assim como imaginavam. Elvis Presley e Michael Jackson são um grande exemplo disso, ambos não aguentaram o peso da fama e se " entupiram " de remédios pra suportar , morreram tristes e depressivos. O Kurt Cobain sempre quis ser famoso, ser reconhecido, e quando finalmente chegou ao topo viu que não era tão bom como pensava, percebeu que estava em um mundo de ilusões ,de falsidade e tinha um peso enorme por trás pra se manter sempre no auge, não aguentou. Kurt detestava fazer shows em estádios.
última banda de rock q puxou uma geração, volta e meia escuto nirvana ainda..
Teria que desconsiderar o soundgarden, Alice in Chain, Pearl jam e STP
@@renatocoelho88 curto ambas, mas o nirvana teve um apelo comercial muito maior ...
@@renatocoelho88 Essas bandas foram gigantes e importantes. Mas não tiveram a importância do Nirvana no quesito *influência*
É realmente tudo muito triste, gosto muito do Kurt, e é impossível alguém que tenha essa doença não se identificar com ele ou amar o Nirvana😔💙 Acredito que tudo o que ele fez, ligar pra MTv e etc, foi unicamente pelo Nirvana.
O Kurt foi o herói da minha adolescência a sua morte trouxe um vazio enorme em meu coração. Levei anos para superar. Ele foi o herói dos excluídos.
Dizer que uma pessoa depressiva e usuária de drogas é um herói é meio bizarro.
Que excluído, bro? O cara tava no mais alto grau do mainstream... Não viaja kkk
@@professorphillipe3552as músicas que ele criou ajudou muita gente em crise que se sentiram representados, ajuda até hoje e continuará
@@ImworseatwhatIdobest1 Ajudou a deixarem elas mais tristes e ferradas da cabeça.
@@professorphillipe3552 são casos e casos, nem sempre a música deles vai ser a solução pra um depressivo, mas com certeza pode deixar tudo mais tolerável. Falo por experiência própria
Fez parte da minha adolescência, nunca esquecerei, tenho todos os CDs do nirvana,Single etc...
Nunca mais vi nenhum som parecido.
Regis vc realmente deu um retrato muito fiel do Kurt. Parabéns pelo vídeo.
Fala mais de nirvana Regis!!
As histórias por trás dos bastidores são sensacionais!!
Sofri muito na época com a morte do Kurt. Me identifica muito, adorava demais.
Diário de um ausente é um ótimo documentário sobre kurt. Na verdade é uma entrevista telefônica que um jornalista fez com ele 1 ano antes de sua morte.
Vale apena assistir.
Gosto de todos os álbuns do Nirvana, mas o que mais me impactou foi "Bleach"...Meu irmão, que álbum❤
Eu nasci em 20/02/95 sempre sentir uma ligação estranha com Kurt, talvez por ser a primeira banda de rock que eu tive contato, ele era um cara bem triste e doente tinha problemas sérios de estômago utilizava drogas pra tentar segurar essa dor, a despedida dele foi triste, mas um grande artista que vai ficar em nossos corações e memórias para sempre.
Ele tinha Síndrome do Intestino Irritável !!! Doença Comum , em Depressivos e Ansiosos ... Mas na Época , pouco se entendia disso ... Ela passava nos médicos , e receitavam remédios errados para ele ... Chegou a fazer várias críticas aos Médicos que o atenderam .... Hoje , já se sabe muito mais sobre , como o Intestino e o Cérebro tem uma Conexão muito Forte .
O melhor de Kurt foi sua personalidade, rebeldia e as letras. Depois de achar Nevermind POP demais reverteu nós álbuns seguinte. Nirvana foi umas das poucas ou a única atingir o mainstream mantendo a crueza do som. Diferentes de outras que precisaram de alguma "Baba" pra fazer sucesso. Kiss (Forever) Guns (Patience).
O que Regis disse é pura verdade. Percebi esse percepção quando ouvi sim o nevermind. Em 1991 tive a oportunidade de conhecer na época esse maravilhoso álbuns, e as contradições de filosofias o que se mostrava.
Eu gosto de assistir as entrevistas do Kurt, sei lá é meio diferente do que lemos sobre ele nas revistas e livros
Interessantíssimo, Regis.
Não conhecia esses fatos sobre o Kurt, embora sentisse algumas contradições no ar entre o que ele falava e o que fazia.
Não conhecia esse lado do Kurt, interessante..
Tava ouvindo aqui de fone de ouvido e, de repente, me dei conta de que gostei muito dessa trilha de fundo do vídeo...
Que trilha é essa? Alguém reconheceu?? Tão melancólica e bonita!!
Nome da trilha, por favor!! 😃
Eu lembro quando li "Mais pesado que o ar" ficou nitido que ele queria ser rock star, mas ele detestava o sucesso, ele era uma pessoa com a mente toda destruída na verdade, com diversos conflitos, desde a infancia com a separação dos pais, que aparentemente foi algo que ele nunca superou
Eterno kurt cobain rei do grunge 👏👏❤️❤️🤘🤘🤘🤘🎸
Eu preciso urgentemente fazer parte deste clube de membros ! Obrigado pelo excelente conteúdo Regis 😎
Sobre Kurt tem uma frase que ele disse que define ele muito bem, “ Eu queria ser amado como John Lennon e viver no anonimato como Ringo Starr.”
Kurt é ícone. E fez história. Simplicidade, empatia e vários problemas. Como todos nós temos, problemas. Independente dos nossos dias, temos essa vontade de aparecer. Antes era trabalhar duro pra levar algo bom para o público.
Régis, depois desse vídeo vou até escutar o CD do Nirvana (Bleach), aliás faz tempo que não escuto essa paulada sonora.
Álbum Sensacional.
Video top Valeu Regis !
Dessa galera grunge sempre fui mais fã de Alice in Chains, mas o Kurt é a cara dessa geração.
Duas baita bandas.
Poxa me surpreendeu , sou fan de nirvana desde moleque e tava prontinho pra ouvir um milhão de críticas, mas surpreendentemente , ao seu modo o Regis conseguiu ser sensível com o assunto , todo o respeito.