O que eu mais amei nesse vídeo é que em nenhum momento ele idealiza os indígenas, romantiza, vitimiza, tira sua humanidade. Eram pessoas, gente como a gente, tomavam suas próprias decisões, boas e mas. Brigavam, lutavam. Excelente conteúdo. Estou amando esses vídeos. Parabéns!!! ❤❤❤
É perfeito ver alguém humanizando os indígenas, porque sempre são retratados ou como coitados ou como bárbaros. É preciso lembrar que são gente como a gente, com defeitos e qualidades, mas que, acima de tudo, também merecem dignidade. A história tende a retratá-los como povos passivos, que aceitaram tudo sem pestanejar.
Sou um autêntico brasileiro, uma mistura português, Italiano, Puri e africano. Minha cidade é a região foram conhecidas por dar trabalho à Coroa, várias expedições foram feitas pra "conter" os povos indígenas aqui na "Zona Proibida", principalmente por causa dos "Arrepiados". Tínhamos Puris, Coroados, Coropós, Tupinambás e Botocudos (que alojavam-se na base capixaba do Parque Nacional do Caparaó, inclusive, foram eles que ajudaram a demarcar o Parque em 1961. É uma região extremamente importante, uma pena que pouco estudada.
"Os verdadeiros inimigos estão do lado de lá". Em algum momento da história do Brasil os diferentes povos indígenas fizeram um cessar " fogo" para garantir a sobrevivência de suas tribos. Tornaram-se irmãos (parentes) unidos por uma causa só. Por exemplo os Guajajara, ao tomarem para si o dever de guardiões das florestas, garantem não só a sua sobrevivência, mas a de vários povos isolados. O ministério é um direito conseguido (com muito atraso) através desta luta pela sobrevivência. Acredito que mesmo com as discordâncias os desafios serão maiores o suficiente para mantê-los unidos. Desejo muito que seja diferente daqui pra frente.
Eu gosto da sua narrativa! Minha esposa e filha são Terena. Faz pra nós um episódio sobre o Mato Grosso do Sul e a guerra do Paraguai. Tem também o drama dos Guató no pantanal. Grande abraço
@@wellersonoliveira5334 Não concordo, todos os seres humanos têm os mesmos direitos. Na tua opinião, quais são os direitos que os não indígenas não podem ter?
Sempre tive uma curiosidade, nunca explicada: como era o DIA A DIA COTIDIANO DE UM DIA COMUM de um índio antes de 22 de abril de 1500. Funções de homens mulheres, como ficavam os muito vlehos, como a alimentação, o vestuário, a higiene, os tais muitos banhos, a diversão e lazer, as obrigações cotidianas, a família (haviam casais fixos com filhos, como conhecemos?). Haviam jogos e brincadeiras? havia algum tipo de educação para ciranças e adolescentes? havia algum tipo de sistema de justiça, de punição?Haviam trocas ou mesmo algum tipo de comérco rudimentar sem dinheiro? Havia a obrigatória passagem geração após geração de conhecimento e história de sua tribo e povo?
Não havia padrão. As comunidades indígenas eram várias. O que acontecia com um povo, não poderia acontecer com outros. Darcy Ribeiro escreveu um livro que te ajuda a responder a maior dos teus questionamentos.
Comecei a me interessar pela história dos indígenas brasileiros graças aos seus livros. Até fui visitar Cananeia, um lugar maravilhoso, e fiz questão de visitar a capelinha de São Vito Mártir na Ilha do Cardoso, uma maravilha. Quanto lugar que a gente ainda não conhece nesse nosso imenso e diverso Brasil.
Professor Bueno, não sou de escrever, mas escrevo agora, para agradecer aos seus votos de que o meu povo indígena, tenha melhores dias com o novo governo! Eu, nos meus 83 anos de vida, ainda estou esperando melhores dias para os indígenas! Podemos esperar isso neste novo governo? Lembro-me de promessas, de governos anteriores que não foram cumpridas; por exemplo: Muitos de meus parentes (Guarani )que viviam nas imediações das Cataratas de Sete Quedas(PR) e foram deslocados para a construção da represa de Itaipú, ainda estão passando necessidades.(Veja os que residem nas periferias de Santa Helena,PR). O mesmo acontece com os outros de meus parentes, os Xokleng, que foram afastados para a construção da represa de José Boitoux (SC). E, para não tomar muito de seu espaço, cito, por último, os meus parentes do Norte, que residiam no local onde foi construída a Represa de Bel Monte, estes também continuam abandonados! Termino,desejando que, Nhanderú proteja o senhor e este canal. Tatã'o (Sul do Brasil,14/12/22). .
3:23 👏👏👏👏👏👏👏CONCORDO PLENAMENTE, cumpade Eduardo Bueno!!! Você que você além de ser um gênio da história bem humorada é também grande defensor dos nossos AMADOS IRMÃOS INDÍGENAS DE TODAS AS NAÇÕES!!!! VIVA MESMO OS NOSSOS QUERIDOS POVOS ORIGINÁRIOS !!!!!
Não creio muito que esse governo vai somar pra causa indígena assim.como não somou em nada na última vez, mas eu adoro as histórias dos povos nativos do Brasil, culturas lindas e muita diversidade
Eduardo Bueno, trabalho incrível, realmente impressionante cada vez que vejo um novo vídeo do canal fico mais encantado pelo seu trabalho, parabéns chega a emocionar ver a história contada como ela é, obrigado por nos dar a oportunidade de conhecer nosso imenso Brasil nu e cru.
Tb gostaria que o Peninha falasse sobre os indígenas Marajoaras e sua cerâmicas sofisticadas e tb foram eles que inventaram o biquini e as tangas, só que infelizmente essa fama se atribuiu aos franceses sendo os Marajoaras já haviam inventado o tapa-sexo muito antes dessa terra se chamar Brasil.
Me fascina o conhecimento que esse senhor tem sobre a história de nosso país. Saber de figuras como Cunhambebe, Hans Staden, Arariboia, Caramuru e João Ramalho enriquecem as nuances desse Brasil selvagem do século XVI. Daria tudo pra ver isso com meus próprios olhos.
kkkk te fascina a forma como ele, que nao eh historiador, distorce fatos historicos o tempo todo e mente descaradamente em seus videos? esse cara nao eh historiador, nao usa fontes serias e omite o que lhe convem pra fazer piadinha.
esse cara n eh historiador, o canal dele nao eh sobre historia. ele pega a historia e distorce tudo pra poder fazer piadinha e c isso faz um desservico enorme. tem mt historiador de verdade que fala sobre esses assuntos, mas esse peninha eh uma farsa.
Nossa quanta visão atualizada pois o que passou ja passou não podemos fazer mais nada agora e so pedir para o PT e falar o que fazer para ajudar os povos indiginas
Olá Professor Eduardo Bueno, tudo jóia ? Queria saber porquê não se tem tanta propaganda do Dia Nacional da Consciência Indígena, assim como tem da Consciência Negra ? Ambos, devem ser respeitados e homenageados como vitoriosos .....
Entendi. Os Carijos, indios patos, que deram origem ao gremistas, praga que contamina metade do Rio Grande do Sul . Quem descobriu a associação dos Carijós com os patos foi o time do Flamengo e sua universal e espetacular torcida, assim que repararam que os gremistas são patos do Mengão. Deste tempo até o atual, tem sido assim, como assumidamente é o titular deste canal... episódio maravilhoso! Parabéns. Um dos episódios mais perfeitos do canal!
Amo a história indígena brasileira e tb gostaria que o Peninha falasse sobre o Ernesto que é primo distante de Luzia que pertencia aos povos dos Sambaquis que habitaram o litoral brasileiro antes dos Tupis e o nome Ernesto é em homenagem ao paleontólogo e pesquisador Ernesto Salles Cunha que descobriu o fóssil que é o carioca mais antigo registrado que viveu por volta de 2 mil anos atrás e foi encontrado em Guaratiba no Rio de Janeiro. Tb nunca saberemos como seria essa diversidade de características físicas e povos indígenas diferentes se as doenças infecciosas trazidas pelos europeus e o massacre causado pelos mesmos não tivesse matado tantos indígenas, pq não houve a substituição da população indígena e hj tem pesquisadores que apontam que poderia ter havido no Brasil por volta de 10 a 12 milhões de indígenas na época da colonização portuguesa. A demografia da população brasileira poderia ter sido outra com aproximadamente com 400 milhões de habitantes sendo que 200 milhões de indígenas, 100 milhões de brancos, 90 milhões de negros, 5 milhões de amarelos orientais e 5 milhões de pardos/mestiços. Adoraria que tivesse uma live falando sobre a história dos povos indígenas com o Peninha, Reinaldo José Lopes e Eduardo Góes Neves.
Boa tarde, não haveria população brasileira sem os portugueses, pois o Brasil é uma criação juridica, cultural e fronteira de Portugal...nem vale a pena questionar se esses números têm alguma base de investigação, o facto de hoje é ver os dados oficiais sobre a constituição do adn da actual população brasileira, onde se encontra os tais amerindios 'massacrados'....o Brasil é o único grande país do Mundo que se odeia....
@UC-q9r6bJAx35kTBaVm92TSQ ...camarada só te respondo à 1ª frase e com factos...o Brasil é uma criação juridica, cultural e fronteiriça de Portugal !!!!...existiria outra coisa mas não o Brasil e é escusado enventar coisas que não correspondem à verdade; a cultura brasileira base é totalmente portuguesa, com um pouco de ameríndia e africana, mas a larga maioria é portuguesa...culinária base é portuguesa ( a feijoada é portuguesa ), o arroz foi trazido pelos portugueses, o porco, a vaca, a galinha, a laranja, o coco, etc, etc, etc...foi tudo trazido pelos portugueses, a musica também, a organização territorial e politica também, a língua também e grande parte do adn também, o resto são achismos reforçados por lusofobia, o que torna o Brasil o único país que se odeia...isto são factos e não achosmos, quer te doa ou não...os alemães só aparecem no Brasil na 1ª vaga de imigração em 1879, os italiamos 10 anos depois, os japoneses só a partir de 1922...o brasileiro pouco sabe da sua história, só aprende a odiar as sua origens e os pais fundadores do Brasil, ao contrário dos EUA.....
Bom dia professor, adoro os videos sobre os indigenas, origens do povoamento da america e as historias no descobrimento, grande abraço ! Alias, seria legal um video sobre o povoamento das americas, fica a dica ai _\|/_
Oie! Fala sobre o Ministério do Meio Ambiente? Principalmente sobre aquele Ministro que começava com es e acabava com croto, que queria deixar passar a boiada enquanto estávamos morrendo de covid.
Peninha, boa noite. José de Alencar na sua obra Iracema cita os Tabajaras ali próximo à região do Ipu/CE. Na obra, esta tribo também era rival dos Potiguara. Minha pergunta é: O autor cometeu algum um erro de geografia? Os Tabajaras não estão, em sua maioria, no Estado do Ceará? Outra pergunta bônus: Já pensou em fazer episódios retratando a história dos nossos músicos brasileiros? Qual você faria primeiro? Abraços.
Tabajara não é um etnômio, sequer existiu algum povo com esse nome. Os portugueses deram um nome genérico a essas tribos que viviam no litoral no século XVI de Tupinambás. "Tobajara" assim como Tupiniquim, Caeté se referiam mais a posições de alianças ou inimizades. Na literatura especializada, "Tobajara", ou "Tabajara", por exemplo, quer dizer "contrários" ou "inimigos". Fico boquiaberto quando aparece um bando de gente na "Barra do Gramame" na Paraíba, em Crateús, Poranga, Monsenhor Tabosa, Tamboril e Quiterianiópolis no Ceará e Piripiri no Piauí dizendo descender dos chamados "Tabajaras". Não são índios, no máximo gente sem terra que foi cooptada por ONG's identitaristas ou por departamentos de antropologia de universidades, querendo deter empreendimentos industriais ou imobiliários invocando nomes de tribos que nunca existiram. Para piorar aprendem um sincretismo religioso genérico chamado e toré, para ter a "identidade legitimada". Infelizmente a FUNAI dá chancela a essas incoerências e acaba fabricando "índios". Enquanto isso os índios de verdade estão sendo exterminados e suas terras invadidas.
Adorei o vídeo, esperando ansiosamente por um vídeo dos "tapuias", e como era a relação dos tupi com os tapuia e dos tapuia com outros grupos indígenas e com outros europeus, aliás não sei se os tapuias tiveram contato apenas com os portugueses já que eles viviam no sertão brasileiro, acho que ninguem além dos portugueses adentraram nessa parte, peninha tira nossas dúvidas kkkk
Podia fazer um episodio sobre quais as tribos que eram Tapuios. E outra sobre quais as tribos que os brasileiros que são civilizados que tem traços indígenas, pois tem muitos. UMA OBSERVAÇÃO NO MARANHÃO também tinha Tupinambá, os Indios da Ilha de São Luis e na Baia de São Marcos e tinham varias povoações mais as duas maiores era onde hoje é São Luis e a maior povoação era Taputapera (onde hoje é Alcantara, onde tem a base de lançamento de foguete
Peninha tem histórias sobre os povos que habitavam o Brasil antes do grupo tupi? O povo dos sambaquis, da Luiza, como eles eram... Porque linhas da antropologia defendem que a mais de 40 mil anos já tinham habitantes aqui. Exemplo a serra da capivara. Mas o conceito aceito é que a 10 mil anos que chegaram.
Parabéns!!! Era bom fazer um próximo vídeo sobre a história recente dos conflitos com os indígenas. Sobre a ocupação do centro-oeste e norte nos governos militares. Das origens dos conflitos por terra nessas regiões. E também sobre os índios que lutaram na guerra do Paraguai no lado brasileiro, Guaycorus e Terenas, a terra que foi prometida a eles e depois tomada.
Cacique Serigy, Aperipê, e outros líderes tupinambás do que hoje é Sergipe e que resistiram a colonização até 1590. Derrotados por Cristóvão de Barros.
Pindorama é uma invenção recente, não acredito que na América do Sul, tão grande, houvesse assim uma unidade como existe atualmente para um país, com os meios de comunicação que existem hoje. Na época, cada tribo cada país, cada nome diferente.
@@Celinhobio Confirmas então o que eu disse, que essa região não tinha nome único, mas dezenas de nomes, já que têm de ser os nativos a designar onde vivem. Quanto aos povos andinos, é preciso ver se diziam todos o mesmo, e se há registos escritos.
Sou fascinado pela história indigena, poderia recomendar livros de história ou cultura escrita por autores indígenas, ou pelo menos por autores que tenham uma maior consideração?
Podia fazer uma série indígena. Um episódio sobre o Tupi, outro sobre os índios do idioma macro Gê, outra sobre os povos amazônicos...
Perfeito, aguardo por isso também .
Aguardo demais!
UP
Ótima ideia.
Lembro-me de que o Peninha fez uma promessa de falar sobre a eterna vingança existente entre os povos tupis.
O que eu mais amei nesse vídeo é que em nenhum momento ele idealiza os indígenas, romantiza, vitimiza, tira sua humanidade. Eram pessoas, gente como a gente, tomavam suas próprias decisões, boas e mas. Brigavam, lutavam. Excelente conteúdo. Estou amando esses vídeos. Parabéns!!! ❤❤❤
É perfeito ver alguém humanizando os indígenas, porque sempre são retratados ou como coitados ou como bárbaros. É preciso lembrar que são gente como a gente, com defeitos e qualidades, mas que, acima de tudo, também merecem dignidade. A história tende a retratá-los como povos passivos, que aceitaram tudo sem pestanejar.
Sou um autêntico brasileiro, uma mistura português, Italiano, Puri e africano.
Minha cidade é a região foram conhecidas por dar trabalho à Coroa, várias expedições foram feitas pra "conter" os povos indígenas aqui na "Zona Proibida", principalmente por causa dos "Arrepiados". Tínhamos Puris, Coroados, Coropós, Tupinambás e Botocudos (que alojavam-se na base capixaba do Parque Nacional do Caparaó, inclusive, foram eles que ajudaram a demarcar o Parque em 1961. É uma região extremamente importante, uma pena que pouco estudada.
"Os verdadeiros inimigos estão do lado de lá". Em algum momento da história do Brasil os diferentes povos indígenas fizeram um cessar " fogo" para garantir a sobrevivência de suas tribos. Tornaram-se irmãos (parentes) unidos por uma causa só. Por exemplo os Guajajara, ao tomarem para si o dever de guardiões das florestas, garantem não só a sua sobrevivência, mas a de vários povos isolados. O ministério é um direito conseguido (com muito atraso) através desta luta pela sobrevivência. Acredito que mesmo com as discordâncias os desafios serão maiores o suficiente para mantê-los unidos. Desejo muito que seja diferente daqui pra frente.
Um país com.uma.historia tão rica e diverssa, pq não vemos nos cimenas na TV, onde estam.os.nossos cineastas?
somos demasiadamente humanos para o bem e para o mal.
Eu gosto da sua narrativa! Minha esposa e filha são Terena. Faz pra nós um episódio sobre o Mato Grosso do Sul e a guerra do Paraguai. Tem também o drama dos Guató no pantanal. Grande abraço
Sou Pataxó
Sou Xavante e Cariri
Ianomani, sou Tupi
Guarani, sou Carajá
Sou Pancaruru
Carijó, Tupinajé
Potiguar, sou Caeté
Ful-ni-o, Tupinambá
E puri tu é tb?.
Bah tchê! Que baita conhecimento!
Mas todos VÃO RESSUCITAR.
Valeu Professor ❤🌹🇧🇷
Parabéns vc é nota dez!!!! Show.
Amooo qdo aborda sobre os povos originários...
Absolutamente, ''os inimigos estão do lado de lá''.
Gênio historiador!!!! Que bom que este cabra também AMA OS POVOS INDÍGENAS!!!
Adoro história indígena, eles sim tem todos os direitos ❤️
Parece que tu não tens todos os direitos.
Tchau. Volta pra Portugal.
@@joaogabrieldasilva3414 baita argumento elitista.
@@wellersonoliveira5334 Não concordo, todos os seres humanos têm os mesmos direitos. Na tua opinião, quais são os direitos que os não indígenas não podem ter?
Eles tem 16% do território nacional. Tá pouco
Sempre tive uma curiosidade, nunca explicada: como era o DIA A DIA COTIDIANO DE UM DIA COMUM de um índio antes de 22 de abril de 1500. Funções de homens mulheres, como ficavam os muito vlehos, como a alimentação, o vestuário, a higiene, os tais muitos banhos, a diversão e lazer, as obrigações cotidianas, a família (haviam casais fixos com filhos, como conhecemos?). Haviam jogos e brincadeiras? havia algum tipo de educação para ciranças e adolescentes? havia algum tipo de sistema de justiça, de punição?Haviam trocas ou mesmo algum tipo de comérco rudimentar sem dinheiro? Havia a obrigatória passagem geração após geração de conhecimento e história de sua tribo e povo?
Não havia padrão. As comunidades indígenas eram várias. O que acontecia com um povo, não poderia acontecer com outros. Darcy Ribeiro escreveu um livro que te ajuda a responder a maior dos teus questionamentos.
Tem como curtir mil vezes? 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Ah esse episódio do banquete canibal é inesquecível
Viva! VIVA!❤
Comecei a me interessar pela história dos indígenas brasileiros graças aos seus livros. Até fui visitar Cananeia, um lugar maravilhoso, e fiz questão de visitar a capelinha de São Vito Mártir na Ilha do Cardoso, uma maravilha. Quanto lugar que a gente ainda não conhece nesse nosso imenso e diverso Brasil.
Professor Bueno, não sou de escrever, mas escrevo agora, para agradecer aos seus votos de que o meu povo indígena, tenha melhores dias com o novo governo! Eu, nos meus 83 anos de vida, ainda estou esperando melhores dias para os indígenas! Podemos esperar isso neste novo governo? Lembro-me de promessas, de governos anteriores que não foram cumpridas; por exemplo: Muitos de meus parentes (Guarani )que viviam nas imediações das Cataratas de Sete Quedas(PR) e foram deslocados para a construção da represa de Itaipú, ainda estão passando necessidades.(Veja os que residem nas periferias de Santa Helena,PR). O mesmo acontece com os outros de meus parentes, os Xokleng, que foram afastados para a construção da represa de José Boitoux (SC). E, para não tomar muito de seu espaço, cito, por último, os meus parentes do Norte, que residiam no local onde foi construída a Represa de Bel Monte, estes também continuam abandonados! Termino,desejando que, Nhanderú proteja o senhor e este canal. Tatã'o (Sul do Brasil,14/12/22). .
Cumprimentos e saúde para o senhor. 🇵🇹
@@jorgefrbelo254 - Senhor, fico agradecido pelos seus votos de saúde para mim! Retribuo, de coração! Que Nhanderú o proteja!Tatã'o.
@@sebastiaocardoso4290 Muito obrigado. A minha mãe tem 81 anos. Felicidades para si e os seus.
@@jorgefrbelo254 - Parente Jorge, que felicidade para você ter a mãezinha viva! Cuide bem dela, pois é um grande tesouro! Tatã'o.(15/12/22).
@@sebastiaocardoso4290 Verdade, mestre Sebastião. O meu avô, pai da minha mãe, também era Sebastião, um algarvio.
3:23 👏👏👏👏👏👏👏CONCORDO PLENAMENTE, cumpade Eduardo Bueno!!! Você que você além de ser um gênio da história bem humorada é também grande defensor dos nossos AMADOS IRMÃOS INDÍGENAS DE TODAS AS NAÇÕES!!!! VIVA MESMO OS NOSSOS QUERIDOS POVOS ORIGINÁRIOS !!!!!
Não creio muito que esse governo vai somar pra causa indígena assim.como não somou em nada na última vez, mas eu adoro as histórias dos povos nativos do Brasil, culturas lindas e muita diversidade
Sensacional...vc é Brilhante mesmo Peninha...meus humildes aplausos!!
Eduardo Bueno, trabalho incrível, realmente impressionante cada vez que vejo um novo vídeo do canal fico mais encantado pelo seu trabalho, parabéns chega a emocionar ver a história contada como ela é, obrigado por nos dar a oportunidade de conhecer nosso imenso Brasil nu e cru.
Boa noite
Eduardo parabéns pelo teu canal
Fico admirada com tua coerência e me desculpa a ousadia mas tu és maravilhoso
Adorei! Faz mais vídeos sobre a história dos Índios acho muito importante dar a conhecer os povos originários do Brasil.
Tb gostaria que o Peninha falasse sobre os indígenas Marajoaras e sua cerâmicas sofisticadas e tb foram eles que inventaram o biquini e as tangas, só que infelizmente essa fama se atribuiu aos franceses sendo os Marajoaras já haviam inventado o tapa-sexo muito antes dessa terra se chamar Brasil.
Amei esta explanação sobre os nossos povos originários❗👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💙🌹💙🌹💙🌹
Me fascina o conhecimento que esse senhor tem sobre a história de nosso país. Saber de figuras como Cunhambebe, Hans Staden, Arariboia, Caramuru e João Ramalho enriquecem as nuances desse Brasil selvagem do século XVI. Daria tudo pra ver isso com meus próprios olhos.
kkkk te fascina a forma como ele, que nao eh historiador, distorce fatos historicos o tempo todo e mente descaradamente em seus videos? esse cara nao eh historiador, nao usa fontes serias e omite o que lhe convem pra fazer piadinha.
Massa ver a história sem censura e entender que história não é tudo muito lindo.
esse cara n eh historiador, o canal dele nao eh sobre historia. ele pega a historia e distorce tudo pra poder fazer piadinha e c isso faz um desservico enorme. tem mt historiador de verdade que fala sobre esses assuntos, mas esse peninha eh uma farsa.
@@jardineirosovietico mostra pra nois ai onde q ele distorceu a história usando historiadores como referência pfvr
Fascinante história!
Peninha, gostaria muito de um vídeo seu sobre o índio Arariboia, personagem incrível da história do Brasil, do Rio de Janeiro e de Niterói
Tem hora que estou tentando lembrar o nome desse indio,fui vê o vídeo pra isso,
Só que na minha opinião ele foi um traidor do próprio povo indígena
Também gostaria de saber sobre Araribóia: herói ou traidor?
Nossa quanta visão atualizada pois o que passou ja passou não podemos fazer mais nada agora e so pedir para o PT e falar o que fazer para ajudar os povos indiginas
😂😂😂😂😂😂😂
Obrigado Eduardo agora sei a origem da. Música do Alceu Valencia "Marim dos Caetes" é uma música bem linda.
Parabéns Peninha por esse magnífico trabalho.
Aqui no MS tem outras ETNIAS,que são os Terrenas, Kaduweu, Guato, Ofaie,Atikum e os Kinikinaua.
Amo história sempre foi minha matéria preferida, só não dá pra acreditar % nos historiadores..mas vamos lá
Vivaaa! De volta, as suas terras, e preservadas, as suas culturas!
Olá Professor Eduardo Bueno, tudo jóia ? Queria saber porquê não se tem tanta propaganda do Dia Nacional da Consciência Indígena, assim como tem da Consciência Negra ? Ambos, devem ser respeitados e homenageados como vitoriosos .....
Grande Peninha.... Sempre com ótimos conteúdos a respeito dos indígenas brasileiros 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Muito bom ! Excelente relato !
Entendi. Os Carijos, indios patos, que deram origem ao gremistas, praga que contamina metade do Rio Grande do Sul . Quem descobriu a associação dos Carijós com os patos foi o time do Flamengo e sua universal e espetacular torcida, assim que repararam que os gremistas são patos do Mengão. Deste tempo até o atual, tem sido assim, como assumidamente é o titular deste canal... episódio maravilhoso! Parabéns. Um dos episódios mais perfeitos do canal!
amo este episódio. já vi mil vezes. ;)
esse tipo de video não se encontra fácil, ta de parabéns!
Ola pessoal tem uma ótima noite abençoada pra todos nós que o eterno Nhanderu Fôlego que da a vida Abençoe sempre anos todos assim seja?
Tu é o máximo gosto muito de história e geografia, como gostaria que tu fosse meu professor, beijos e um feliz ano novo para ti 😘😘😘😘😘😘
Oi, Eduardo. Por favor fale sobre os indígenas durante a ditadura: prisões, campos de concentração, etc.
Passava uma hora escutando tranquilamente. Queria escutar mais dos povos do interior ehehe
Ele sabe toda a história dos indígenas eu amém muito bom
“Vida e esperança e o resgate da esperança “
Professor, sua camiseta é o máximo.. um prazer ouvir suas aulas...
TUPI VIVE !
curto muito a historia dos nossos povos originários
A credibilidade me leva a curtir ainda antes de assistir seu vídeo. Meu respeito a sapiência do seu trabalho .
Eu também. Sempre curto de antemão
Eu tb haha
Eu sou do povo tupinikim, moro no norte do espírito santo e adorei esse vídeo 😁
Tanto conhecimento amigo historiador,obrigado por nos esclarecer
Amo a história indígena brasileira e tb gostaria que o Peninha falasse sobre o Ernesto que é primo distante de Luzia que pertencia aos povos dos Sambaquis que habitaram o litoral brasileiro antes dos Tupis e o nome Ernesto é em homenagem ao paleontólogo e pesquisador Ernesto Salles Cunha que descobriu o fóssil que é o carioca mais antigo registrado que viveu por volta de 2 mil anos atrás e foi encontrado em Guaratiba no Rio de Janeiro. Tb nunca saberemos como seria essa diversidade de características físicas e povos indígenas diferentes se as doenças infecciosas trazidas pelos europeus e o massacre causado pelos mesmos não tivesse matado tantos indígenas, pq não houve a substituição da população indígena e hj tem pesquisadores que apontam que poderia ter havido no Brasil por volta de 10 a 12 milhões de indígenas na época da colonização portuguesa. A demografia da população brasileira poderia ter sido outra com aproximadamente com 400 milhões de habitantes sendo que 200 milhões de indígenas, 100 milhões de brancos, 90 milhões de negros, 5 milhões de amarelos orientais e 5 milhões de pardos/mestiços. Adoraria que tivesse uma live falando sobre a história dos povos indígenas com o Peninha, Reinaldo José Lopes e Eduardo Góes Neves.
Brilhante comentário, quase tão importante qto o video. Torcendo para o Bueno ler e aceitar a sugestão.
👏👏👏
Foi professor do meu pai , eram dentistas . Sales Cunha era arqueólogo amador.
Boa tarde, não haveria população brasileira sem os portugueses, pois o Brasil é uma criação juridica, cultural e fronteira de Portugal...nem vale a pena questionar se esses números têm alguma base de investigação, o facto de hoje é ver os dados oficiais sobre a constituição do adn da actual população brasileira, onde se encontra os tais amerindios 'massacrados'....o Brasil é o único grande país do Mundo que se odeia....
@UC-q9r6bJAx35kTBaVm92TSQ ...camarada só te respondo à 1ª frase e com factos...o Brasil é uma criação juridica, cultural e fronteiriça de Portugal !!!!...existiria outra coisa mas não o Brasil e é escusado enventar coisas que não correspondem à verdade; a cultura brasileira base é totalmente portuguesa, com um pouco de ameríndia e africana, mas a larga maioria é portuguesa...culinária base é portuguesa ( a feijoada é portuguesa ), o arroz foi trazido pelos portugueses, o porco, a vaca, a galinha, a laranja, o coco, etc, etc, etc...foi tudo trazido pelos portugueses, a musica também, a organização territorial e politica também, a língua também e grande parte do adn também, o resto são achismos reforçados por lusofobia, o que torna o Brasil o único país que se odeia...isto são factos e não achosmos, quer te doa ou não...os alemães só aparecem no Brasil na 1ª vaga de imigração em 1879, os italiamos 10 anos depois, os japoneses só a partir de 1922...o brasileiro pouco sabe da sua história, só aprende a odiar as sua origens e os pais fundadores do Brasil, ao contrário dos EUA.....
Muitos sobreviveram fugiram para região pe de serra entre Papucaia e cachoeiras de Macacu RJ minha vó contava que foi dito pelos avós delas
Melhor episódio
Bom dia professor, adoro os videos sobre os indigenas, origens do povoamento da america e as historias no descobrimento, grande abraço !
Alias, seria legal um video sobre o povoamento das americas, fica a dica ai _\|/_
Adoro esse assunto desde que passou a série A Muralha na TV.
Episódio excelente
Viva! ...Um ano maravilhoso para todos do canal Buenas ideias !
Eu já chego com o dedo no like antes de ver o vídeo e nunca me arrependi.
Cada tribo destas merece um episódio
Legal! Esse episódio é importante nessa época em que todo mundo vai ao litoral!
Apaixonante
Você é o melhor de todos.
Estou aprendendo história com muito gosto.
Obrigada!!!!
Oie! Fala sobre o Ministério do Meio Ambiente? Principalmente sobre aquele Ministro que começava com es e acabava com croto, que queria deixar passar a boiada enquanto estávamos morrendo de covid.
É incrível meu desdém pelos anúncios desses investidores do RUclips, no meio do vídeo, e preferir pular pra continuar a aula
Peninha, boa noite.
José de Alencar na sua obra Iracema cita os Tabajaras ali próximo à região do Ipu/CE. Na obra, esta tribo também era rival dos Potiguara. Minha pergunta é: O autor cometeu algum um erro de geografia? Os Tabajaras não estão, em sua maioria, no Estado do Ceará?
Outra pergunta bônus: Já pensou em fazer episódios retratando a história dos nossos músicos brasileiros? Qual você faria primeiro?
Abraços.
Tabajara não é um etnômio, sequer existiu algum povo com esse nome. Os portugueses deram um nome genérico a essas tribos que viviam no litoral no século XVI de Tupinambás. "Tobajara" assim como Tupiniquim, Caeté se referiam mais a posições de alianças ou inimizades. Na literatura especializada, "Tobajara", ou "Tabajara", por exemplo, quer dizer "contrários" ou "inimigos". Fico boquiaberto quando aparece um bando de gente na "Barra do Gramame" na Paraíba, em Crateús, Poranga, Monsenhor Tabosa, Tamboril e Quiterianiópolis no Ceará e Piripiri no Piauí dizendo descender dos chamados "Tabajaras". Não são índios, no máximo gente sem terra que foi cooptada por ONG's identitaristas ou por departamentos de antropologia de universidades, querendo deter empreendimentos industriais ou imobiliários invocando nomes de tribos que nunca existiram. Para piorar aprendem um sincretismo religioso genérico chamado e toré, para ter a "identidade legitimada". Infelizmente a FUNAI dá chancela a essas incoerências e acaba fabricando "índios". Enquanto isso os índios de verdade estão sendo exterminados e suas terras invadidas.
- Quando vai sair o vídeo da equipe de "transição"??? Novos Ministros, 40 Ministérios e Presidentes de Bancos??? Aguardando...
Professor, faz um vídeo falando sobre as influências indígenas até hoje, em diversos exemplos
Bom dia 🌻
Em tempo: para os fluminenses e curiosos em geral, recomendo os dois livros de Rafael Freitas da silva sobre o tema.
Que maravilha , aprendi muito com esse video! Parabéns!
Queria ser tão otimista quanto o Eduardo Bueno sobre o Novo Governo.
Para mim só saímos da frigideira para entrar no Forno.
Adorei o vídeo, esperando ansiosamente por um vídeo dos "tapuias", e como era a relação dos tupi com os tapuia e dos tapuia com outros grupos indígenas e com outros europeus, aliás não sei se os tapuias tiveram contato apenas com os portugueses já que eles viviam no sertão brasileiro, acho que ninguem além dos portugueses adentraram nessa parte, peninha tira nossas dúvidas kkkk
Que episódio mais lindo! Saudades do que eu não vivi... Até o terror parece pitoresco 🙃
Que vídeo mais detalhado e bem explicado. Parabéns!
Fantástico esse episódio Mestre Peninha
Um dos melhores episódios. Parabéns, Peninha, e obrigado!
Professor Peninha, você deveria fazer um episódio sobre os potiguaras , inclusive sobre o Pedro Poti
Uma visita aqui na Paraíba mas aldeias potiguara
Excelente vídeo, como sempre!
Obrigada
Eu agradeço, professor
Não adianta disfarçar, Peninha. Você é o Moodric. O número dez do time que nós despachou.
Podia fazer um episodio sobre quais as tribos que eram Tapuios. E outra sobre quais as tribos que os brasileiros que são civilizados que tem traços indígenas, pois tem muitos. UMA OBSERVAÇÃO NO MARANHÃO também tinha Tupinambá, os Indios da Ilha de São Luis e na Baia de São Marcos e tinham varias povoações mais as duas maiores era onde hoje é São Luis e a maior povoação era Taputapera (onde hoje é Alcantara, onde tem a base de lançamento de foguete
já cheguei dando like.. adoro esses temas indígenas originários
Amei essas histórias. Conte mais.
Grata Peninha !
Peninha tem histórias sobre os povos que habitavam o Brasil antes do grupo tupi? O povo dos sambaquis, da Luiza, como eles eram... Porque linhas da antropologia defendem que a mais de 40 mil anos já tinham habitantes aqui. Exemplo a serra da capivara. Mas o conceito aceito é que a 10 mil anos que chegaram.
Qualquer coisa que possa, mesmo que de longe, apenas sugerir a alguns que a América poderia ter sido ocupada do sul para o norte é rechaçada.
Parabéns!!! Era bom fazer um próximo vídeo sobre a história recente dos conflitos com os indígenas. Sobre a ocupação do centro-oeste e norte nos governos militares. Das origens dos conflitos por terra nessas regiões.
E também sobre os índios que lutaram na guerra do Paraguai no lado brasileiro, Guaycorus e Terenas, a terra que foi prometida a eles e depois tomada.
Cacique Serigy, Aperipê, e outros líderes tupinambás do que hoje é Sergipe e que resistiram a colonização até 1590. Derrotados por Cristóvão de Barros.
Me deu vontade de ouvir novamente sobre os Goytaca...
Ótimo, excelente vídeo bom demais!!!
Adorei a Família Sarney lá desde 1500… 😂😂😂
Excelente episódio! Mais um para conta do Canal Buenas Ideias!!
Pindorama é uma invenção recente, não acredito que na América do Sul, tão grande, houvesse assim uma unidade como existe atualmente para um país, com os meios de comunicação que existem hoje. Na época, cada tribo cada país, cada nome diferente.
Pindorama era como os povos andinos se referiam às planícies à leste dos Andes e não especificamente à um único povo ou nação.
@@Celinhobio Confirmas então o que eu disse, que essa região não tinha nome único, mas dezenas de nomes, já que têm de ser os nativos a designar onde vivem.
Quanto aos povos andinos, é preciso ver se diziam todos o mesmo, e se há registos escritos.
Sou fascinado pela história indigena, poderia recomendar livros de história ou cultura escrita por autores indígenas, ou pelo menos por autores que tenham uma maior consideração?
já viu o hype "a queda do céu", do davi kopenawa e bruce albert?
A Terra dos Mil Povos - Kaká Werá Jecupé
Viva!!!