Meu filho é altista e tinha costume falar de forma dita popularmente de arrogante, eu ensinei que não é educado falar que a comida é nojenta principalmente na casa dos outros, tem que falar que é coisa que vc não gosta, ele aprendeu e agora eu sempre tomo a frente e falar oque ele gosta ou não para evitar o constrangimento.
Nossa! Achei um autista muito parecido com minha filha. Saber da parte dele o que se passa na cabeça deles com relação às suas limitações, especialmente na alimentação me ajudou muito. Obrigada!
Sou pai solteiro de Autista. Minha mãe e irmãs me ajudam demais. Damos todo apoio pro meu filhão, hj ta com 6 anos. E esse assunto é um percalço pra gente. Ele não mastiga os alimentos, com isso a dieta dele é totalmente limitada. Mas com essas dicas quem sabe possamos cobseguir alguma evolução, neh?! PARABÉNS PRA VCS! Continuem a nos ajudar com esse conteúdo Show de Bola! Sucesso!!!
Maravilhoso eu me adaptei a meu filho mesmo antes de saber esse ano que é Asperger aos 12 anos , dificuldades da alimentação e ouvir das pessoas que é frescura foi das coisas mais fortes tanto que até hj qdo saio com ele eu (levo marmita) mais vídeos assim gratidão
Muito bom seus vídeos. Meu filho de 29 anos tbm passa por esse problema alimentar. Ele é Asperger tbm. Não é fácil. Ele não gosta de comida, tem nojo. Ele só toma sorvete, come batata frita, as vezes nuggeths de frango , chocolate branco, pastel de carne moída, mas a massa tem q ser crocante. Realmente é bem complicado.Ele vai muito pela aparência, come por ansiedade e não sabe qdo está com fome.
Victor, eu também sou assim. Estou assistindo aos vídeos do canal, porque fui à psicóloga e lá tinha uma criança autista. A mãe falando das características, identifiquei muitas em mim. Fiquei meio apavorada e vim para casa pesquisar sobre o assunto. Tenho 38 anos e sempre me senti diferente.
Cada vez que vj esse vídeo aprendo mais sobre a seletividade alimentar do meu filho e só a mãe pra aguentar. Meu filho veio almoçar agora 17:00 só porque saí de manhã e deixei a comida dele em outro prato,🙏 que Deus nos abençoe por que não é fácil
Eu fico encantada com esse mundo, meu Pedrinho olha pra comida faz cara de nojinho, ele vai fazer dois aninhos, não quer mais comer a comida, tipo, arroz feijão macarrão, agora bote carne e frango que ele ama, ama comer maçã, laranja e tomar suco de acerola, e outra bote lanche perto dele, pizza, hambúrguer e cachorro quente, é incrível.
Muitos fatores, posso dizer que quase TUDO oq o Victor, falou vi meu filho de 4 aninhos. Obrigada pelas informações e troca de experiências. Deus abençoe com muita abundância suas vidas!
Tive o diagnóstico agora do meu filho com 13 anos, asperg , sinto uma angústia um remorso de não ter o compreendido desde pequena. Eu era uma mãe estressada. Não entendia as crises dele. Hoje sou super amorosa e atenciosa. Amo demais e faço tudo para tornar a vida dele melhor
Amo angu puro desde criança, Victor 😀😀😀tinha um tio que me apelidou de "anguzeira". E cada época eu comia um determinado tipo de coisa. Nunca gostei de comer, até apanhei do meu pai por causa disto, cheguei a vomitar na mesa porque me obrigaram a comer. Na minha época era assim... Tenho quase 49, não tenho diagnóstico. Amando esse canal! Muito obrigada aos dois!
É uma das partes mais difíceis, pense como eu já tentei de tudo pra meu filho de alimentar bem , hoje com diagnóstico TEA , estou compreendendo e aprendendo a lidar
Agradeço a mamãe e ao Victor pelas dicas ,estava completamente perdida e o que é pior se recursos .Cuido do meu neto neurotipico.Aprendendo com Victor Obrigada.
Estou apaixonada por vcs! Estou descobrindo o mundo do autismo, pois estou em busca do diagnóstico (que eu já sei,rs...) ter o meu filho Tomás de 4 anos: nível 1, asperger. Aí conhecendo seus videos no youtube, fiquei muito esperançosa, pois minha mae mora em bh e vou la´de dois em dois anos (moro no acre). quero contacta-la pelo watts app. tenho uma vida muito ocupada e meu marido ainda não se abriu totalmente para essa possibilidade... ele sempre está pronto a afirmar q o tomas sempre está aprendendo palavras novas, que ele não percebe certas coisas que aponto como características ou q o tomás se tiver algo, é muito fraquinho,rs... gosto muito d como vcs conduzem essa realidade, pois acho que irei ter a mesma perspectiva, igual a essa que Victor e Selma falam, que podemos ser felizes com nossas diferenças e limitações. Obrigada por vcs existirem em meu caminho! Débora.
Oi, já ouviram falar da terapia Padovan? Meu menino nasceu imaturo na deglutição, hoje ele consegue super bem. Eles fazem um trabalho como se fosse uma fisioterapia nessa região e coordenação. Muito legal. Da uma olhada. Abraços
A minha filha ama almocar no girrafas pois a comida e toda separada e bem decorada mas eu nao entendia o pirque ate ver esse video de voces...Gratidao❤❤❤
Você tem razão. A gente cansa mesmo. A lei limita a renda per capita sim. Os advogados é que tem que mostrar para o juiz que as despesas colocam aquela família muito vulnerável. Aí, de fato, depende do entendimento do juiz.
Meu filho tem cinco anos ,ele parece que tem autismo leve, mas ainda não teve o diagnóstico e toda vez que damos algo pra ele comer ,seja , almoço, jantar ou lanche, ele faz um espetáculo. Fica tempo com a comida na boca sem engolir, diz que não quer, ou quer só mingau . É muito estressante na hora de alimenta-lo , mas depois desse vídeo deu pra entender o que acontece com ele.
Mais autista não tem diagnóstico não é por conta de comportamento diferentes de uma pessoa normal 😘 a minha filha tem 2 anos e 11 meses e é autista vc leva primeiro no pediatra e depois ele vai avaliar e passar no neuro pediatra ai eles vão te explicar
O meu filho de 4 anos pega o socador de alho (pra fazer tempero) enfia la dentro o dedinho e come alho e sal como si fosse a melhor coisa do mundo. AMEI CONHECER VOCES. VITOR, VC É LINDO. DEUS TI ABENÇOE SEMPRE.
Show!! Passo muitas dificuldades com a alimentação do Pedro, ele come basicamente arroz. As vezes lasanha, carne tem preferencia por peito de frango. Segundo ele minha comida tem gosto de sapo cururu ou de galo crú, rsrsrsrs. bjssss
Gente!! Eu me identifiquei totalmente. Meu pai costumava dizer que misturava tudo igual na barriga kkkkkkkk Igual, se ele preparava meu prato e misturava eu não comia
Me identifiquei muito com o vídeo, eu também sou asperger e odeio feijão quanto o cheiro , quanto o gosto des de pequena e as pessoas implicam muito comigo por causa disso perguntando do por quê eu não como feijão.
Adorei o vídeo sobre alimentação! O Estêvão é autista leve e tem pouco tempo que começou a tomar respiridona e teve um aumento do apetite já controlado! Mas agora percebi que carne ele está cuspindo e dependendo da textura ele faz vomito! É Assim mesmo?!
Boa tarde, Victor e Selma. Sou pai de um Asperger, Esthevam, com 15 anos e que só gosta de comer miojo (a quem chamo de "kinojo" e só gosta de peixes e frango empanado e pão francês - se deixarmos, ele come uns três de uma vez só...) e de um autista moderado e não-verbal, Matheus, com 4 anos, que come de tudo e que tem uma seletividade em relação aos biscoitos maizena, pois ele só come se for da Piraquê. Ele rejeita as outras marcas. Um dia, por curiosidade, peguei um da Piraquê e outro de outra marca e cheirei. O da outra marca parecia ser mais ácido do que o da Piraquê. Acredito que seja esta a razão de o meu Matheus não comer os biscoitos das outras marcas, tanto que ele só come as frutas mais doces (banana, maçã, melão...) e rejeita as ácidas (laranja e tangerina - essa ele passou a rejeitar depois dos três anos...). Ainda sobre a seletividade, o Matheus não come NADA na creche. Por conta disso, eu e minha esposa combinamos com a direção de o horário dele ser das 7h30min às 11h30min, para que ele possa almoçar em casa. Nos demais lugares, até mesmo na Igreja em que nós congregamos (terças e domingos), ele come normalmente. Os vídeos de vocês são esclarecedores e inspiradores. Vocês estão de parabéns! Que Deus continue abençoando e iluminando vocês.
Martins Pessôa Regis Júnior to com esse mesmo problema, meu filho tem 10 anos e tbm som comia o biscoito maisena da piraquê e eu morava no RJ , agora tô morando em Teresina e nos supermercados aqui ainda não achei.Agora tá gostando do cokies da bauducco.
Oi Celma e Victor olha eu aqui de novo com vcs firme e forte, esse assunto é muito bom pois convivo com ele diariamente com o meu Fábio principalmente com i feijão, sopa, etc...
Victor minha filha também comenta que os colegas oferecem alimentos pra ela Mas isso incomoda ao invés de ajudar Você tem características alimentares parecidas com a dela Obrigada por compartilhar sua maneira de ver a alimentação
Nossa, eles descreveram a minha infância todinha, fora as obsessões que tenho até hoje. Épocas que me alimento de uma coisa só até enjoar. Minha mãe sofreu demais comigo. oO Será que sou Asperger?
Meu filho é a mesma coisa! Está na fase do Miojo e Doritos, cookies e ice Tea, o que ele chama de "meu combo". Coisas que ele ama hoje, amanhã já odeia. Dificuldade de engolir? É com o Gabriel mesmo! Ah, e Sushi é a vida pra ele! Eu amo esse mundo autista!
De todas minhas dificuldades como autista acho que a seletividade alimentar é a mais difícil, eu quero ter uma alimentação mais saudável, mas enquanto eu viver na casa da minha vó, onde o ambiente é movimentado, agitado fica difícil, acabo dando preferência para comidas que eu posso levar pro quarto e comer rápido como kalzone, mini pizzas, biscoito. Minha mãe fica falando pra mim experimentar mais coisas, eu dou preferência em tentar coisas mais saudáveis, meu cardápio já tem muitas porcarias, que sinceramente nem muitas são. Eu sei tudo o que eu comi nos últimos meses: lasanha, pizza, calzone, biscoito, Danoninho, e basicamente é isso. Exatamente isso, e não é qualquer pizza, nem qualquer calzone, nem qualquer lasanha, nem qualquer "Danoninho".
Há uma questão muito complicada: confiar em um profissional e o mesmo ser completamente desinformado naquilo que ele decidiu fazer da vida. Um pediatra mandar dar danininho na introdução alimentar e para piorar, ser o primeiro alimento a ser ofertado .... foi o que me marcou demais nessa história
Mariana costuma comer tudo separado!!! E ela não experimenta nada, só o que ela já acha que gosta!!! E, as vezes ela quer que eu corte a carne... Meu sobrinho também tem muita dificuldade para comer!!! Só gosta praticamente de ovo frito... É difícil mesmo, né!!! Obrigada pelo vídeo!! Beijos!!!
O meu filho tem 10 anos e ainda não foi fechando o diagnóstico, mais sempre teve muita dificuldade de se alimentar, toma um copo de café com leite antes de ir a escola e só almoça umas 14 hs, até come muita coisa: arroz com frango, bife, purê de batata... Obs: tudo feito por mim, se outra pessoa cozinhar não come, fiz uma cirurgia ai ele ficou 15 dias sem almoçar e jantar, só com alguns lanches, as veses era só maçã, 5 por dia, eu pedia p alguém fazer um purê ai eu dizia q eu q fiz, ele só sentia o cheiro e dizia: não me engana mamãe!
Eu também só comia comida feita pela minha mãe. Mesmo na fase adulta. Eu percebia que nao era dela, tenho um olfato e paladar extremamente apurado. Em 2016 perdi minha mãe e agora só como minha própria comida. Coisas industrializadas eu sempre aceitei comer (biscoitos, danones, salgadinhos) mas comida feita por qualquer outra pessoa, seja parente ou não, nunca consegui. Sofri muito porque as pessoas acham que é frescura.
@@viviane0104 que triste, com certeza vc tá sentindo muito a falta dela. É complicado esse negócio de alimentação, as pessoas não entendem, 🥂🍾 feliz ano novo pra vc
A hipersensibilidade do paladar funciona de maneiras diferentes, às vezes fugindo de sensações desagradáveis e outras vezes buscando estímulos muito agradáveis. Também sou "viciado" em alimentos com muita pimenta, ou outros temperos fortes. Mas alguns sabores nem tão fortes são desagradáveis, tipo o sabor doce da banana ou cheiro/gosto da melancia.
Suco de graviola , chuchu , abóbora leite in natura , não consigo comer. Temperos crus tbm ( cebola, pimentão , tomate). É um desafio pois eu sou gastronôma . o sabor agridoce e ácido é o meu preferido
Oi Victor e Selma, acabei de descobrir vcs no RUclips, e ja vi quase todos os videos, estou adorando. Meu filho tem 2 anos e 3 meses, e estamos em processo de descobertas, ele tem traços de um Autista, leve mais tem. Mais o que mais me impressiona é que ele não fala nada, isso é normal, o Victor começou a falar com quanto tempo?
Pode acontecer do autista não falar... É ideal procurar um profissional (psiquiatra ou psicólogo) para fazer o diagnóstico, quanto antes o diagnóstico, melhor o desenvolvimento da criança.
Esse processo de descobertas é com o profissional? Porque se já sabem que ele pode estar no Tea já podem agir na dificuldade da fala com o fonoaudiólogo, ok? Me dê notícias.
Isso, e com a fono!! Falei com profissionais, deve-se ter um acompanhamento multiprofissional, né isso? Psicologo, fono, TO, nutricionista... Os profissionais necessários no caso da criança ou adulto com TEA.
Uhuuuuuuul. Caminho certo. O diagnóstico é bom. Nos dá um norte. Mas o mais importante é entrar com a intervenção o quanto antes, quando percebemos um déficit em alguma área. Boa sorte. Tô junto!
O meu alvaro e assim e muito dificil tudo tem q ser separado ñ pode misturar eu tenho q rebolar p organizar o prato nutritivo se ele ñ come eu faço suco p ñ faltar nutrientes mas ele ama salada .acho lindo o trabalho de vcs acho mara o vitor ele e muito estrovertido
Tenho um filho autista de três anos ele comia de tudo agora ele só que comer arroz batata frita e omelete não quer comer nenhuma carne.Ele gostava de banana laranja agora só aceita pera e maçã ofereço outras frutas mais ele não aceita.Seu vídeo ajudou muito
Minha filha de 4 anos nao tem seletividade alimentar ♡ Depois q descobri q minha filha tem autismo eu ate acho q eu tenho tambem pq nao gosto de misturar comidas no prato,pra mim mistura o sabor e não fica legal. Quando eu vou estender roupa no varal não gosto de misturar peças kkkk
Descobrindo autismo eu me sinto muito mais normal por comer tão pouca variedade. Explica demais o nojo de pessoa que eu sempre fui pra comer ahsjahs Quando eu era pequenininho, pra fazer eu comer, tinham que passear comigo na rua e enfiar a colher na minha boca enquanto eu tava distraído(!). Não consigo comer comida (almoço, janta) fora de casa, temperos diferentes, marcas diferentes, carnes, isso me enjoa muito e acabo comendo coisas que fazem menos bem, tipo bolachas e etc
Olá,adorei o video de vcs! Minha filha tem 6 anos,ela parou de comer quando tinha 1 ano e pouco.A alimentação dela é somente o mama(leite com nescau)pão com manteiga, biscoito skini e todinho(só da marca pirakids).Se eu coloco um prato de comida e a ofereço,ela entra em crise.
Eu estou com suspeita de Asperger .Tenho seletividade alimentar gosto muito de café nada doce , abóbora e chuchu por conta da textura . Tenho que sentir o sabor agridoce ou ácido nas refeições . cebola e tomate cru também não consigo ( em outras formas e tipo de cocção sim) carne suína ( bisteca , linguiça) ,abacaxi, mostarda,cupuaçu . Muitas pessoas acham que é mania , mas não é.
Oi Selma eu vivo isso faz três anos, meu filho comeu co. ida de sal faz três anos nunca mais consigui fazer ele comer arroz feijão legumes.. meu filho tem 6 anos autista leve moderado ele não aceita nada só come pão, mamadeira, ovo cozido e peito de frango assado não pode ser cozido tem q ser assado.. eu me preucupo muito minha vida é feita de preocupações q concelho vc me dá por favor preciso de um caminho ñ sei o que fazer
Eu tenho 36 e acho que sou autista,tenho fobia social,ñ gosto do toque,lugares barulhentos me atormenta ñ consigo interagir em grupos ñ sei como agir. Isso tudo atrapalha minha vida
Assunto importante. Meu filho de 5 anos demonstra mta dificuldade nessa questao. Nao pode mudar nada. E bem restrito mesmo. So come de um tipo de biscoito e olha a logo se esta la desde sempre. Frutas nem pensar. Doces somente bala macia ou ace kiss. Tentativas contantes p inserir mais alimentos n dieta. Suco sempre o mesmo. Festa de aniversario tem q levar lanche. N come nada. E bem assim. Parabens p vcs. C o depoimentos de vcs sinto q n estou so. Estamos juntos.
Selma, gostaria muito de ver vcs falando sobre como lidar com estas pessoas que " não tem informações " , e não aceitam diagnóstico e vive achando que algumas manias do Aspeger é simplesmente frescura ou manha ! O meu filho foi diagnosticado a pouco tempo e ele tem 3 anos, ouço muito coisas deste tipo! 😕 principalmente quando se trata de alimentação, muita gente fala como se fosse até preguiça da minha parte ele não querer comer outros alimentos ! já não sei como agir 😞
Entendo como é. Ainda não tenho o diagnóstico certo do meu filho, se é o TEA ou não. Mas temos muitos indícios pelas características comportamentais que ele apresenta. A alimentação dele é muito difícil. Ele rejeita... ele corre do prato de arroz e feijão. Chora, se esconde, não quer! E as pessoas acham que é frescura e preguiça da minha parte! Acham que eu tenho que ameacar bater ou obrigá-lo, mas acho isso um absurdo! Ele só toma mamadeira, toddynho, alguns tipos específicos de bolacha e salgadinho. Ele comeu papinha até os 11 meses e dps disso parou totalmente. Hoje ele tem 04 anos e 05 meses... isso me preocupa muito. Desconfiamos do autismo por conta da esteriotipia com as mãos... ele comeca a andar de um lado para outro movimentando os braços e faz esse movimento por vários minutos... emitindo sons com a boca. Ainda tem a questão de que ainda não tem uma fala boa para a idade...
Eu izack se eu tiver almoçando e meu amigo ficar olhando na minha boca eu paro de almoçar tenho vergonha tenho que enfrentar a síndromes na escola repeti 3 ano o mesmo ano não o acontece sem saber nada hoje sou construtor de obras fiz a minha própria casa amem.
O meu filho nao é diagnosticado, mas tem mta semelhança com os "Aspergers", inclusive na questão alimentar. Ele come basicamente arroz, feijão só as vezes, não come mais frango só carne vermelha, no momento, moída... rsrsrs msm assim está com colesterol alto. Estou com dificuldade de fazer uma dieta alimentar, desde bebê ele nao come de tudo como as outras crianças. Ele tem dez anos, os médicos acham q tenho q força-lo a comer e eu acjo q nao é bem assim. Enfim, fico num beco sem saída. Gosto dos videos de vcs!!! Bjs
Olá, meu filho tem 6 anos e foi diagnosticado com autismo leve ele não come quase nada só arroz com linguiça, pão puro e pipoca. Gosto muito dos seus vídeos eles esclarecem minhas dúvidas.
Meu filho não come quase nada desde de novinho hoje ele está 14 anos. Arroz,feijão pra ele é merda não come nem tipo de frutas gosta de macarrão só com sal muito difícil dar alguma coisa pra ele comer pois não gosta de nada tudo ta ruin ele só olha e fala que já é ruim e quando come tem ser em pratos separados nada pode ser misturado é muita dificuldade pra ele comer. Meu filho está magro já não sei mas o que fazer.
Meu filho é altista e tinha costume falar de forma dita popularmente de arrogante, eu ensinei que não é educado falar que a comida é nojenta principalmente na casa dos outros, tem que falar que é coisa que vc não gosta, ele aprendeu e agora eu sempre tomo a frente e falar oque ele gosta ou não para evitar o constrangimento.
Nossa estou admirada como o Victor se expressa bem ele deve gostar muito de ler! Linda essa mãe.Um grande abraço 😘
Nossa! Achei um autista muito parecido com minha filha. Saber da parte dele o que se passa na cabeça deles com relação às suas limitações, especialmente na alimentação me ajudou muito. Obrigada!
Sou pai solteiro de Autista. Minha mãe e irmãs me ajudam demais. Damos todo apoio pro meu filhão, hj ta com 6 anos. E esse assunto é um percalço pra gente. Ele não mastiga os alimentos, com isso a dieta dele é totalmente limitada. Mas com essas dicas quem sabe possamos cobseguir alguma evolução, neh?! PARABÉNS PRA VCS! Continuem a nos ajudar com esse conteúdo Show de Bola! Sucesso!!!
Maravilhoso eu me adaptei a meu filho mesmo antes de saber esse ano que é Asperger aos 12 anos , dificuldades da alimentação e ouvir das pessoas que é frescura foi das coisas mais fortes tanto que até hj qdo saio com ele eu (levo marmita) mais vídeos assim gratidão
Estou fazendo uma pesquisa para um trabalho na faculdade, sobre autismo e alimentação seletiva. Esse vídeo está me ajudando muito.
Adorei a sinceridade dele. E a parceria da mãe, tá de parabéns.
Mãe e filho maravilhosos!♥️
🥰
Muito bom seus vídeos. Meu filho de 29 anos tbm passa por esse problema alimentar. Ele é Asperger tbm. Não é fácil. Ele não gosta de comida, tem nojo. Ele só toma sorvete, come batata frita, as vezes nuggeths de frango , chocolate branco, pastel de carne moída, mas a massa tem q ser crocante. Realmente é bem complicado.Ele vai muito pela aparência, come por ansiedade e não sabe qdo está com fome.
Victor, eu também sou assim. Estou assistindo aos vídeos do canal, porque fui à psicóloga e lá tinha uma criança autista. A mãe falando das características, identifiquei muitas em mim. Fiquei meio apavorada e vim para casa pesquisar sobre o assunto. Tenho 38 anos e sempre me senti diferente.
Cada vez que vj esse vídeo aprendo mais sobre a seletividade alimentar do meu filho e só a mãe pra aguentar. Meu filho veio almoçar agora 17:00 só porque saí de manhã e deixei a comida dele em outro prato,🙏 que Deus nos abençoe por que não é fácil
Verdade! Um dia de cada vez.
Nossa meu filho odeia misturar a comida ele não come até chora. Seus vídeos são um presente de Deus na minha vida
Dayane messias Pereira a minha filha também não gosta que misture
Eu fico encantada com esse mundo, meu Pedrinho olha pra comida faz cara de nojinho, ele vai fazer dois aninhos, não quer mais comer a comida, tipo, arroz feijão macarrão, agora bote carne e frango que ele ama, ama comer maçã, laranja e tomar suco de acerola, e outra bote lanche perto dele, pizza, hambúrguer e cachorro quente, é incrível.
Muitos fatores, posso dizer que quase TUDO oq o Victor, falou vi meu filho de 4 aninhos. Obrigada pelas informações e troca de experiências. Deus abençoe com muita abundância suas vidas!
Amo esses dois. Aprendo muito muito mesmo. Mais que com alguns terapeutas. Deus abençoe vocês.
Parabéns pelo trabalho! Me ajuda muito pois tenho um filho com espectro autista de 3 aninhos.
Tive o diagnóstico agora do meu filho com 13 anos, asperg , sinto uma angústia um remorso de não ter o compreendido desde pequena. Eu era uma mãe estressada. Não entendia as crises dele. Hoje sou super amorosa e atenciosa. Amo demais e faço tudo para tornar a vida dele melhor
Adorando os vídeos e passando a entender melhor meu irmão, muito bom ver vídeos assim pois nos ajuda a lidar com ele
Que parceria bunita! Muito além de mãe e filho. Parabéns👏👏🌻
Gosto muito dessa dupla. São exemplos de superação e desafio. 😍
Amo angu puro desde criança, Victor 😀😀😀tinha um tio que me apelidou de "anguzeira". E cada época eu comia um determinado tipo de coisa. Nunca gostei de comer, até apanhei do meu pai por causa disto, cheguei a vomitar na mesa porque me obrigaram a comer. Na minha época era assim... Tenho quase 49, não tenho diagnóstico. Amando esse canal! Muito obrigada aos dois!
Que legal, obrigado.
Obrigada meus amores estou aqui vendo a matéria sobre alimentação e estou muiiiito Grata...vou acompanhar nos mínimos detalhes❤❤❤
Tô amando vocês ..... minha filha de 2 anos tem autismo . E estou aprendendo muito com vcs. Vitor você é o máximo . Obrigada gente
Vendo e gosto muito dos videos pois minha filha de 7 anos tambem DTDA e TEA LEVE e estou aprendendo muito com voces ❤❤❤
É uma das partes mais difíceis, pense como eu já tentei de tudo pra meu filho de alimentar bem , hoje com diagnóstico TEA , estou compreendendo e aprendendo a lidar
Estava precisando de vcs...rsrs...Acho que é por isso que tive insônia... Pra encontrar esse vídeo!
Excelente explicação é bem isso que eu experencio com meu filho,ele também gosta de pimenta.
Mãe maravilhosa! Parabéns. Família abençoada
Ele é a sua carinhaaaaaa! Fofos! Parabéns!
Agradeço a mamãe e ao Victor pelas dicas ,estava completamente perdida e o que é pior se recursos .Cuido do meu neto neurotipico.Aprendendo com Victor Obrigada.
Lindo o Victor! Me deu muita esperança de ver meu Álvaro alcançar o nível dele! Beijos Victor!
Excelente todos os vídeos! A semelhança do meu filho Bruno, com o Victor nos hábitos, rotinas, "manias" é muito grande.
kkkk. São umas peças, né?
Sim, mas não é fácil.
Não é.
Victor, sou fã da sua alma! Você é muito sofisticado, até no humor! Beijos! Sua mãe é um espetáculo de mulher!
Meu bebê é autista tem 2 anos e só mama e mingal e estou desesperada,vcs são ótimos, e me deixou um pouco menos aflita,obrigada 😅😍
Vocês dois são ótimos! Parabéns!
Obrigada como está sendo esclarecedor, me ajudando muito .
Perfeito, muito bom!
Muito obrigada pelas dicas..
Parabens p vcs .
Deus abencoe
Obrigada pela resposta e atenção.
Estou apaixonada por vcs! Estou descobrindo o mundo do autismo, pois estou em busca do diagnóstico (que eu já sei,rs...) ter o meu filho Tomás de 4 anos: nível 1, asperger. Aí conhecendo seus videos no youtube, fiquei muito esperançosa, pois minha mae mora em bh e vou la´de dois em dois anos (moro no acre). quero contacta-la pelo watts app. tenho uma vida muito ocupada e meu marido ainda não se abriu totalmente para essa possibilidade... ele sempre está pronto a afirmar q o tomas sempre está aprendendo palavras novas, que ele não percebe certas coisas que aponto como características ou q o tomás se tiver algo, é muito fraquinho,rs... gosto muito d como vcs conduzem essa realidade, pois acho que irei ter a mesma perspectiva, igual a essa que Victor e Selma falam, que podemos ser felizes com nossas diferenças e limitações. Obrigada por vcs existirem em meu caminho! Débora.
+Débora Maia 😂😂😂
Muito bom , informações importantes , parabéns ... grata bjs
Oi, já ouviram falar da terapia Padovan? Meu menino nasceu imaturo na deglutição, hoje ele consegue super bem. Eles fazem um trabalho como se fosse uma fisioterapia nessa região e coordenação. Muito legal. Da uma olhada. Abraços
Amei tirei várias dúvidas 💕
Excelente! Amei a espontaneidade.
Ahhhhh! não sabia que vc Selma é jornalista!!! Que legal!!!! Que tal levar esse programa para a tv??!
É meu sonho!
Vou torce para que isso aconteça!!!
A minha filha ama almocar no girrafas pois a comida e toda separada e bem decorada mas eu nao entendia o pirque ate ver esse video de voces...Gratidao❤❤❤
encantada como estou aprendendo com o video de vcs
parabens !
É assim mesmo. Identificação total!
kkk. Tamos juntos.
esses vídeo são maravilhosos pois tenho um filho autista e estava perdida nossa me ensinou muito estou muito feliz
Você tem razão. A gente cansa mesmo. A lei limita a renda per capita sim. Os advogados é que tem que mostrar para o juiz que as despesas colocam aquela família muito vulnerável. Aí, de fato, depende do entendimento do juiz.
Meu filho tem cinco anos ,ele parece que tem autismo leve, mas ainda não teve o diagnóstico e toda vez que damos algo pra ele comer ,seja , almoço, jantar ou lanche, ele faz um espetáculo. Fica tempo com a comida na boca sem engolir, diz que não quer, ou quer só mingau . É muito estressante na hora de alimenta-lo , mas depois desse vídeo deu pra entender o que acontece com ele.
Mais autista não tem diagnóstico não é por conta de comportamento diferentes de uma pessoa normal 😘 a minha filha tem 2 anos e 11 meses e é autista vc leva primeiro no pediatra e depois ele vai avaliar e passar no neuro pediatra ai eles vão te explicar
O meu filho de 4 anos pega o socador de alho (pra fazer tempero) enfia la dentro o dedinho e come alho e sal como si fosse a melhor coisa do mundo. AMEI CONHECER VOCES. VITOR, VC É LINDO. DEUS TI ABENÇOE SEMPRE.
obrigada!
😘
"Amei o video" me identifiquei com vc mamãe!
Estou gostando muito dos vídeos. Meu bebê tem dois anos, e tem distúrbio da deglutição.
Show!!
Passo muitas dificuldades com a alimentação do Pedro, ele come basicamente arroz. As vezes lasanha, carne tem preferencia por peito de frango. Segundo ele minha comida tem gosto de sapo cururu ou de galo crú, rsrsrsrs.
bjssss
Kkkkkk
São malvados com a gente. O Victor diz que minha comida é uma gororoba.
Vc tooooooppp
Interessante a literalidade:
- "Eu não como nada? Eu como pouco! Nada é "nada"!"
- "Meu "prato" favorito?"
Verdade!!
Uau ele se expressar tão bem ! 💕
Gente!! Eu me identifiquei totalmente.
Meu pai costumava dizer que misturava tudo igual na barriga kkkkkkkk
Igual, se ele preparava meu prato e misturava eu não comia
A pureza dele e linda
💗
Me identifiquei muito com o vídeo, eu também sou asperger e odeio feijão quanto o cheiro , quanto o gosto des de pequena e as pessoas implicam muito comigo por causa disso perguntando do por quê eu não como feijão.
O victor e muito inteligente voces estao de parabens😇😇😇
Adorei o vídeo sobre alimentação! O Estêvão é autista leve e tem pouco tempo que começou a tomar respiridona e teve um aumento do apetite já controlado! Mas agora percebi que carne ele está cuspindo e dependendo da textura ele faz vomito! É Assim mesmo?!
Boa tarde, Victor e Selma.
Sou pai de um Asperger, Esthevam, com 15 anos e que só gosta de comer miojo (a quem chamo de "kinojo" e só gosta de peixes e frango empanado e pão francês - se deixarmos, ele come uns três de uma vez só...) e de um autista moderado e não-verbal, Matheus, com 4 anos, que come de tudo e que tem uma seletividade em relação aos biscoitos maizena, pois ele só come se for da Piraquê. Ele rejeita as outras marcas. Um dia, por curiosidade, peguei um da Piraquê e outro de outra marca e cheirei. O da outra marca parecia ser mais ácido do que o da Piraquê. Acredito que seja esta a razão de o meu Matheus não comer os biscoitos das outras marcas, tanto que ele só come as frutas mais doces (banana, maçã, melão...) e rejeita as ácidas (laranja e tangerina - essa ele passou a rejeitar depois dos três anos...).
Ainda sobre a seletividade, o Matheus não come NADA na creche. Por conta disso, eu e minha esposa combinamos com a direção de o horário dele ser das 7h30min às 11h30min, para que ele possa almoçar em casa. Nos demais lugares, até mesmo na Igreja em que nós congregamos (terças e domingos), ele come normalmente.
Os vídeos de vocês são esclarecedores e inspiradores. Vocês estão de parabéns! Que Deus continue abençoando e iluminando vocês.
Martins Pessôa Regis Júnior to com esse mesmo problema, meu filho tem 10 anos e tbm som comia o biscoito maisena da piraquê e eu morava no RJ , agora tô morando em Teresina e nos supermercados aqui ainda não achei.Agora tá gostando do cokies da bauducco.
Oi Celma e Victor olha eu aqui de novo com vcs firme e forte, esse assunto é muito bom pois convivo com ele diariamente com o meu Fábio principalmente com i feijão, sopa, etc...
Tamo juntos.
Victor minha filha também comenta que os colegas oferecem alimentos pra ela
Mas isso incomoda ao invés de ajudar
Você tem características alimentares parecidas com a dela
Obrigada por compartilhar sua maneira de ver a alimentação
muito bom amei a palestra de vcs tenho filho altista estou aprendendo muito parabéns
Ebaaaaaaa!
Nossa, eles descreveram a minha infância todinha, fora as obsessões que tenho até hoje. Épocas que me alimento de uma coisa só até enjoar. Minha mãe sofreu demais comigo. oO Será que sou Asperger?
Nossa, igualzinho aqui em casa
Parabens pelo Canal
Meu filho é a mesma coisa! Está na fase do Miojo e Doritos, cookies e ice Tea, o que ele chama de "meu combo". Coisas que ele ama hoje, amanhã já odeia. Dificuldade de engolir? É com o Gabriel mesmo!
Ah, e Sushi é a vida pra ele!
Eu amo esse mundo autista!
Ótimo vídeo. Continue.
:-D
legal
De todas minhas dificuldades como autista acho que a seletividade alimentar é a mais difícil, eu quero ter uma alimentação mais saudável, mas enquanto eu viver na casa da minha vó, onde o ambiente é movimentado, agitado fica difícil, acabo dando preferência para comidas que eu posso levar pro quarto e comer rápido como kalzone, mini pizzas, biscoito.
Minha mãe fica falando pra mim experimentar mais coisas, eu dou preferência em tentar coisas mais saudáveis, meu cardápio já tem muitas porcarias, que sinceramente nem muitas são.
Eu sei tudo o que eu comi nos últimos meses: lasanha, pizza, calzone, biscoito, Danoninho, e basicamente é isso. Exatamente isso, e não é qualquer pizza, nem qualquer calzone, nem qualquer lasanha, nem qualquer "Danoninho".
È bem assim mesmo Victor, tamu junto 😅
Há uma questão muito complicada: confiar em um profissional e o mesmo ser completamente desinformado naquilo que ele decidiu fazer da vida. Um pediatra mandar dar danininho na introdução alimentar e para piorar, ser o primeiro alimento a ser ofertado .... foi o que me marcou demais nessa história
Pois é. Tem muito despreparo ainda hoje e naquela época havia bem menos ferramentas para o conhecimento.
Mariana costuma comer tudo separado!!! E ela não experimenta nada, só o que ela já acha que gosta!!! E, as vezes ela quer que eu corte a carne... Meu sobrinho também tem muita dificuldade para comer!!! Só gosta praticamente de ovo frito... É difícil mesmo, né!!! Obrigada pelo vídeo!! Beijos!!!
Beijo grande em todos.
amei o vídeo 👏👏👏
O meu filho tem 10 anos e ainda não foi fechando o diagnóstico, mais sempre teve muita dificuldade de se alimentar, toma um copo de café com leite antes de ir a escola e só almoça umas 14 hs, até come muita coisa: arroz com frango, bife, purê de batata... Obs: tudo feito por mim, se outra pessoa cozinhar não come, fiz uma cirurgia ai ele ficou 15 dias sem almoçar e jantar, só com alguns lanches, as veses era só maçã, 5 por dia, eu pedia p alguém fazer um purê ai eu dizia q eu q fiz, ele só sentia o cheiro e dizia: não me engana mamãe!
+Rejane Felix complicado...
Eu também só comia comida feita pela minha mãe. Mesmo na fase adulta. Eu percebia que nao era dela, tenho um olfato e paladar extremamente apurado. Em 2016 perdi minha mãe e agora só como minha própria comida. Coisas industrializadas eu sempre aceitei comer (biscoitos, danones, salgadinhos) mas comida feita por qualquer outra pessoa, seja parente ou não, nunca consegui. Sofri muito porque as pessoas acham que é frescura.
@@viviane0104 que triste, com certeza vc tá sentindo muito a falta dela. É complicado esse negócio de alimentação, as pessoas não entendem, 🥂🍾 feliz ano novo pra vc
A hipersensibilidade do paladar funciona de maneiras diferentes, às vezes fugindo de sensações desagradáveis e outras vezes buscando estímulos muito agradáveis. Também sou "viciado" em alimentos com muita pimenta, ou outros temperos fortes. Mas alguns sabores nem tão fortes são desagradáveis, tipo o sabor doce da banana ou cheiro/gosto da melancia.
Verdade. Isso mesmo.
Suco de graviola , chuchu , abóbora leite in natura , não consigo comer. Temperos crus tbm ( cebola, pimentão , tomate). É um desafio pois eu sou gastronôma . o sabor agridoce e ácido é o meu preferido
Oi Victor e Selma, acabei de descobrir vcs no RUclips, e ja vi quase todos os videos, estou adorando.
Meu filho tem 2 anos e 3 meses, e estamos em processo de descobertas, ele tem traços de um Autista, leve mais tem. Mais o que mais me impressiona é que ele não fala nada, isso é normal, o Victor começou a falar com quanto tempo?
Pode acontecer do autista não falar... É ideal procurar um profissional (psiquiatra ou psicólogo) para fazer o diagnóstico, quanto antes o diagnóstico, melhor o desenvolvimento da criança.
Esse processo de descobertas é com o profissional? Porque se já sabem que ele pode estar no Tea já podem agir na dificuldade da fala com o fonoaudiólogo, ok? Me dê notícias.
Isso, e com a fono!!
Falei com profissionais, deve-se ter um acompanhamento multiprofissional, né isso?
Psicologo, fono, TO, nutricionista... Os profissionais necessários no caso da criança ou adulto com TEA.
Uhuuuuuuul. Caminho certo. O diagnóstico é bom. Nos dá um norte. Mas o mais importante é entrar com a intervenção o quanto antes, quando percebemos um déficit em alguma área. Boa sorte. Tô junto!
Anderson Molina Nao se preocupe eu comecei falar muito mais tarde. Aprendi ler aos tres anos mas quase nao falava.
O meu alvaro e assim e muito dificil tudo tem q ser separado ñ pode misturar eu tenho q rebolar p organizar o prato nutritivo se ele ñ come eu faço suco p ñ faltar nutrientes mas ele ama salada .acho lindo o trabalho de vcs acho mara o vitor ele e muito estrovertido
+Autismo,Fé e superação Autismo,Fé e superação valeu!
Tenho um filho autista de três anos ele comia de tudo agora ele só que comer arroz batata frita e omelete não quer comer nenhuma carne.Ele gostava de banana laranja agora só aceita pera e maçã ofereço outras frutas mais ele não aceita.Seu vídeo ajudou muito
Minha filha de 4 anos nao tem seletividade alimentar ♡
Depois q descobri q minha filha tem autismo eu ate acho q eu tenho tambem pq nao gosto de misturar comidas no prato,pra mim mistura o sabor e não fica legal.
Quando eu vou estender roupa no varal não gosto de misturar peças kkkk
Descobrindo autismo eu me sinto muito mais normal por comer tão pouca variedade. Explica demais o nojo de pessoa que eu sempre fui pra comer ahsjahs
Quando eu era pequenininho, pra fazer eu comer, tinham que passear comigo na rua e enfiar a colher na minha boca enquanto eu tava distraído(!). Não consigo comer comida (almoço, janta) fora de casa, temperos diferentes, marcas diferentes, carnes, isso me enjoa muito e acabo comendo coisas que fazem menos bem, tipo bolachas e etc
Olá,adorei o video de vcs!
Minha filha tem 6 anos,ela parou de comer quando tinha 1 ano e pouco.A alimentação dela é somente o mama(leite com nescau)pão com manteiga, biscoito skini e todinho(só da marca pirakids).Se eu coloco um prato de comida e a ofereço,ela entra em crise.
Ela precisa fazer terapia ocupacional. A tal da integração sensorial.
Eu estou com suspeita de Asperger .Tenho seletividade alimentar gosto muito de café nada doce , abóbora e chuchu por conta da textura . Tenho que sentir o sabor agridoce ou ácido nas refeições . cebola e tomate cru também não consigo ( em outras formas e tipo de cocção sim) carne suína ( bisteca , linguiça) ,abacaxi, mostarda,cupuaçu . Muitas pessoas acham que é mania , mas não é.
Exato. Seletividade alimentar não é mania. E é muito comum entre pessoas com diagnóstico de Síndrome de Asperger.
Oi Selma eu vivo isso faz três anos, meu filho comeu co. ida de sal faz três anos nunca mais consigui fazer ele comer arroz feijão legumes..
meu filho tem 6 anos autista leve moderado ele não aceita nada só come pão, mamadeira, ovo cozido e peito de frango assado não pode ser cozido tem q ser assado.. eu me preucupo muito minha vida é feita de preocupações q concelho vc me dá por favor preciso de um caminho ñ sei o que fazer
Eu tenho 36 e acho que sou autista,tenho fobia social,ñ gosto do toque,lugares barulhentos me atormenta ñ consigo interagir em grupos ñ sei como agir.
Isso tudo atrapalha minha vida
Assunto importante. Meu filho de 5 anos demonstra mta dificuldade nessa questao. Nao pode mudar nada. E bem restrito mesmo. So come de um tipo de biscoito e olha a logo se esta la desde sempre. Frutas nem pensar. Doces somente bala macia ou ace kiss. Tentativas contantes p inserir mais alimentos n dieta. Suco sempre o mesmo. Festa de aniversario tem q levar lanche. N come nada. E bem assim. Parabens p vcs. C o depoimentos de vcs sinto q n estou so. Estamos juntos.
Juntos sempre!
eu vou dando pra ele experimentar, mas ainda não consegui.
eu tenho um filho 3 anos sdescobrir agora tá sendo muito difícil
Selma, gostaria muito de ver vcs falando sobre como lidar com estas pessoas que " não tem informações " , e não aceitam diagnóstico e vive achando que algumas manias do Aspeger é simplesmente frescura ou manha ! O meu filho foi diagnosticado a pouco tempo e ele tem 3 anos, ouço muito coisas deste tipo! 😕 principalmente quando se trata de alimentação, muita gente fala como se fosse até preguiça da minha parte ele não querer comer outros alimentos ! já não sei como agir 😞
Luciana Cândida santos
Luciana Cândida santos eu te entendo! Passando por isso Tbm!
Luciana não ligue pra o que os outros pensam, cuide de seu filho com ajuda de Deus
Meu neto João Pedro tem esse problema com alimentação, ele tá com 4 anos e só toma mamadeira (de frutas) suco de uva (integral) yakut e Kinder Ovo
Entendo como é. Ainda não tenho o diagnóstico certo do meu filho, se é o TEA ou não. Mas temos muitos indícios pelas características comportamentais que ele apresenta. A alimentação dele é muito difícil. Ele rejeita... ele corre do prato de arroz e feijão. Chora, se esconde, não quer! E as pessoas acham que é frescura e preguiça da minha parte! Acham que eu tenho que ameacar bater ou obrigá-lo, mas acho isso um absurdo! Ele só toma mamadeira, toddynho, alguns tipos específicos de bolacha e salgadinho. Ele comeu papinha até os 11 meses e dps disso parou totalmente. Hoje ele tem 04 anos e 05 meses... isso me preocupa muito. Desconfiamos do autismo por conta da esteriotipia com as mãos... ele comeca a andar de um lado para outro movimentando os braços e faz esse movimento por vários minutos... emitindo sons com a boca. Ainda tem a questão de que ainda não tem uma fala boa para a idade...
A minha mãe deixa muito pensativa 🙂↕️
Como assim?
Boa tarde, André tenho a TEA Transtorno do Espectro Autismo.
Eu izack se eu tiver almoçando e meu amigo ficar olhando na minha boca eu paro de almoçar tenho vergonha tenho que enfrentar a síndromes na escola repeti 3 ano o mesmo ano não o acontece sem saber nada hoje sou construtor de obras fiz a minha própria casa amem.
O meu filho nao é diagnosticado, mas tem mta semelhança com os "Aspergers", inclusive na questão alimentar. Ele come basicamente arroz, feijão só as vezes, não come mais frango só carne vermelha, no momento, moída... rsrsrs msm assim está com colesterol alto. Estou com dificuldade de fazer uma dieta alimentar, desde bebê ele nao come de tudo como as outras crianças. Ele tem dez anos, os médicos acham q tenho q força-lo a comer e eu acjo q nao é bem assim. Enfim, fico num beco sem saída. Gosto dos videos de vcs!!! Bjs
Muito bom ,filho não gosta quê mistura a comida ,tem que ser separado,ele come quais de tudo . Ama salada de alface.bjs Vítor e Selma.
Troque idéia com a fono e a TO. O olfato e paladar, além dos músculos utilizados pra deglutição contam muito. Por isso, não adianta forçar.
Olá, meu filho tem 6 anos e foi diagnosticado com autismo leve ele não come quase nada só arroz com linguiça, pão puro e pipoca. Gosto muito dos seus vídeos eles esclarecem minhas dúvidas.
Quero conhece-los.
Meu filho não come quase nada desde de novinho hoje ele está 14 anos. Arroz,feijão pra ele é merda não come nem tipo de frutas gosta de macarrão só com sal muito difícil dar alguma coisa pra ele comer pois não gosta de nada tudo ta ruin ele só olha e fala que já é ruim e quando come tem ser em pratos separados nada pode ser misturado é muita dificuldade pra ele comer. Meu filho está magro já não sei mas o que fazer.
Isso pode ser uma forte seletividade alimentar. Agende uma consulta com uma terapeuta ocupacional.