Domingo sem aviões e musicas não é um domingo completo. Um dos melhores canais do RUclips.
5 лет назад+3
Passaaaaaado, eu sempre vejo seus videos, e sempre coloco pra ouvir e saber mais enquanto estou fazendo algo. Estou eu aqui cozinhando quando ele começa a falar de Pedro Afonso - To. MEU DEUS MINHA CIDADEZINHA no Avioes e Musicas.
O Lito é o tipo do professor que termina a aula e muitos dos alunos queriam que ela nunca acabasse. Bom, pelo menos eu vi isso quando aluno. Tive excelentes professores....o Lito me lembra muito eles. Parabéns!!!
Fala Lito, essa história de aviação regional foi uma verdadeira aula! Tremendo balaio de gatos voar para cidades pequenas. Tem de ter incentivo mesmo. Pena que aqui no BRASIL isso so termina em roubalheira!!
Lito eu não era ninguém na vida até começar a assistir seus vídeos. Graças a você hj sou um cara interessante, inteligente e com grande conhecimento histórico, embora ainda não seja ninguém na vida. Forte abraço.
Não entendo como a aviação regional é tão irrisória nesse imenso país. Seria uma maravilha viajar entre as capitais mais próximas ou entre elas e as principais cidades do interior.
Até o final dos anos 90, metade dos anos 2000 ainda haviam várias regionais pelo país. Eu lembro na minha infância minha cidade, Cruzeiro do Sul, Acre, era servida pela Varig e por duas empresas regionais, a Tavaj, com seus veteranos Fokker F-27 (um deles está no pátio do aeroporto de Brasília), e que foi a única empresa no Brasil que operou o Dash-8 na versão 200 (inclusive tenho uma foto tirada na cabine de um). Aliás me recordo as inúmeras vezes que o Fokker passava extremamente baixo sobre a cidade às dez da manhã, muitas vezes passou sobre a minha casa e sobre a minha escola, com seus motores barulhentos e o nome Tavaj extremamente grande na parte de baixo do avião, como quem estivesse avisando pra cidade inteira que estava chegando. Aliás a quebra da empresa trouxe um vácuo que 20 anos depois não foi preenchido, até porque a empresa era muito querida na região, até por ter nascido aqui. A outra regional era a Rico, a qual tínhamos uma relação de amor e ódio, especialmente após o acidente em agosto de 2002 ocorrido em Rio Branco, tendo saído daqui, o que abalou profundamente a todos na região e manchou seriamente a reputação da empresa. Ainda assim ela foi muito importante pra região e teve seus altos também, segurando a barra com o 737-200 e por curto tempo o 300, quando já não havia mais Tavaj e a Varig deixava de atender a região, depois de um tempo seria afugentada pela Gol e não mais retornaria.
Moro perto de Aracuai MG que vc disse aí no início legal, o rico porém mal Adm Vale do Jequitinhonha sendo cito do melhor canal do RUclips, lembrando que aqui em minas o antigo governador Pimentel criou o VoeMinas que liga pontos específicos a capital e cidades relevantes com aqui em Teófilo Otoni MG a preços acessíveis com o grand caravan
Já tem mais temas pra vídeos q são os 50 anos do 747 e o fim da produção do A380 Mas a aviação regional é espetacular pq é a interação do Interior com as capitais
"Musica dos Menudos , não se reprima", bem, afinal é "Aviões e Musica". kkk. grato Lito por ser agraciado por adquirir estes conhecimentos, puxa, fiquei espantado como os voos regionais eram tao vastos, quanta historia hein Lito. forte abraço. sucesso.
5:15 - Estamos em fevereiro, Carnaval está chegando, e quero fazer uma pequena contribuição para a parte músicas do canal: "Peguei um Ita no Norte" é a inspiração principal para o Samba do Salgueiro de 1993. "Explode coração" Até quem não gosta de Carnaval conhece e não tem como negar a beleza dessa música, uma das melhrores letras de samba-enredo de todos os tempos.
Eu fiz a viagem de Guarulhos a Dubai no A380 esse avião é fantástico, o que mais me chamou a atenção nele além do tamanho foram as três câmeras para acompanhar a decolagem, trajeto e pouso... Realmente demais!!!
Moro em Curitiba,mas sou de Loanda/PR,que surpresa o Lito mencionar minha cidade natal,e me lembrei que meu tio morava próximo do aeroporto,que nostalgia,valeu Lito....
14:54 Será que fui o único a reconhecer o (infelizmente) tão conhecido Boeing 737 de matrícula PP-VMK que está na foto?? Poxa, será que foi um "Easter Egg" que o Lito colocou no vídeo?? Se foi, parabéns! Lito de Sousa sempre evoluindo! Abraço e "Até ao próximo voo!"
Moro em Torixoréu MT. A cidade mais perto daqui que já foi citada em um vídeo do Lito foi agora, Aragarças-GO! E ainda funciona até hoje com um aeroporto pequeno, mas que fornece combustível para “quem está passando por ali”... Parabéns Lito!
Excelente vídeo. Lá pelos idos de 2004, participei de um projeto de pesquisa do Ministério do Turismo justamente sobre fomento ao transporte aéreo regional. Nossa célula tratava de Economia do Transporte Aéreo. Conversei com especialistas no setor, estive em reuniões na ABETAR... Foi um período muito bacana.
Pra mim não importa onde o Lito grave seus vídeos, o que importa é a qualidade... ele pode gravar os vídeos no banheiro fazendo o n° 2 que ainda assim vai ter 100% de qualidade!! 😂😂❤
Sou de Guanambi, cidade Nilo Coelho, cotado no vídeo já foi prefeito, a partir de março, nosso aeroporto será reinaugurado, e ter a voos para Salvador e BH, as empresas Passaredo e Azul vão operar por aqui, é uma área muita rica, que tem muitas cidades ao redor..
Viajei de American Airlines pro Canada(onde estou agora) queria alertar a todos que foi a pior viagem de toda minha vida, nao me deram suporte nenhum, mudaram meu voo e nao falaram nada se nao fosse eu ir perguntar onde estava meu aviao nem sei o que aconteceria, com a mudança cheguei 2 horas depois do que ja estava combina, alem de que extraviaram minha mala e so entregaram 3 dias depois.
Essa eh a idéia, infelizmente eh um incentivo somente do estado de Minas, no sul surgiu algo parecido. No futuro isso tende a aumentar depois de algumas leves desburrocratização mas se fosse acompanhados de baixas nos impostos certamente seriam muito mais voos
Português de Portugal... Muito humildemente tiro o chapéu a quem fez o trabalho de pesquisa. Mestre. Simplesmente extraordinário. A locução é de Mestria. Parabéns.
@@alexcabral2173 Eu comprei Fortaleza - Campinas por 193 reais, e isso faltando 4 dias para o natal. Se planejando tu compra mais barato que pegar uber
Boa !! Agora entendi pq a trinta anos atrás a nossa Barra do Garças - MT era atendida pela TAM, mas depois passou anos sem estar integrada a malha aérea, mesmo estando aparentemente numa região estratégica... Aviões e músicas é cultura!!
Calma Fiotes. Nem parece que vocês acompanham a saga do Lito e o momento enrolado que ele tá agora com filho e reformas, edição é demorada e trabalhosa ele tá fazendo o melhor que pode já pra não faltar com a periodicidade. Mas como ele falou, a partir de semana que vem as coisas parecem que entrarão nos eixos.
Mais um belo vídeo Lito. Sou nascido na cidade de Loanda-PR e fiquei feliz de ouvir você citar o seu aeroporto. Segue algumas curiosidades do SSLO: pista de asfalto, 1.100 metros, cabeceiras 05/23, operação apenas VFR, administração municipal. Acredito que os voos regulares lá ocorreram apenas na época de ouro do café no Norte Novíssimo, como era chamado o noroeste do Paraná, precário de estradas até a década de 70. Hoje infelizmente é um aeroporto abandonado. Recentemente esteve nas notícias por fazer parte de um frustrado plano de fuga do chefe do PCC, o Marcola, que pretendia fugir do presídio de Presidente Venceslau e chegar ao Paraguai. Um abraço e parabéns pela excelência de sempre.
Sei que a esta altura este elogio talvez já não signifique nada, mas eu achei este formato de vídeos gravados no seu escritório uma ótima idéia! Fica como se fosse um bate papo pessoal, algo casual. Isso passa um ótimo sentimento de "recepção de braços abertos" aos inscritos, o que ajuda principalmente as pessoas que tem medo da aviação e do tema! De qualquer forma, parabéns Lito! Adoro seu trabalho e passei a amar tudo sobre esse tema!! Muito sucesso sempre! Abraços!
O orgulho da minha cidade: Tarauacá no interior do Acre, era a tavaj, lembro de quando um avião da tavaj caiu na pista (caiu entre aspas, senão me engano o trem de pouso dianteiro quebrou e avião ficou por alguns anos se deteriorando jogado em uma parte do aeroporto de Tarauacá quando desmontaram ele e só Deus sabe pra onde ele foi levado, teve até um banda lá de TK que fez a capa do seu primeiro e único álbum em cima desse avião, era uma foto linda e ao mesmo tempo triste pois era em cima do avião que um dia encheu de orgulho os Tarauacaenses.
Égua, Lito, quando eu tinha 10 anos viajei de Taba, num F-100 de Belém pra Macapá, era uma empresa excepcional, tudo muito bom, apesar de que aqui no norte a gente chamava de Transportes Aéreos Bastante Arriscados rsrs
Lito o principal problema é o excesso de burocracia quanto ao horário e periciocidade dos vôos. Se existesse mais flexibilidade haveria mais empresas voando.
Muito bom. Lembro que quando ainda eu era uma criança e os aviões enormes chegavam com tudo em Porto Nacional - TO, agora o aeroporto lá virou um aeroclube.
Lito, uns dias atrás eu e minha namorada pegamos um Uber em GRU e o motorista começou a comentar sobre aviação. Ele disse que tinha (sim, verbo no passado) muito medo de voar. Perguntei se ele conhecia o canal e ele abriu um sorriso enorme e falou "Claro que conheço. É o canal do Lito! Eu tinha medo de voar até fazer o curso com ele. Hoje, fico super tranquilo em qualquer voo e sinto que consigo passar essa tranquilidade pra quem tá sentado perto de mim também." Ou seja, além de ser um ótimo tópico de conversa, o conteúdo que você faz realmente tem um impacto positivo na vida de muita gente :-)
Eu só acho que quem pesquisou o passado Brasileiro sobre transporte esqueceu que o Brasil antes das estradas e aeroportos era ligado via ferrovia! Foram mais de 60 mil km de trilhos
Do jeito que você fala, parece que o Brasil tinha trens para todo lado, como na Europa, mas isso nunca foi verdade. Os trilhos nunca chegaram à maior parte do Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Eram muito concentrados no Sudeste e Sul, da mesma forma que as rodovias que existiam, e já estavam em decadência e desmantelamento gradual desde a década de 1950. Não foi por outro motivo que o governo JK criou a Rede Ferroviária Federal, para tentar dar fôlego a um setor já agonizante naquela época. Conseguiu retardar um pouco o processo, mas ele continuou mesmo assim, e a RFFSA era lendária por ser a estatal mais típíca: ineficiente, deficitária, cabide de empregos. Quando foi privatizada no governo FHC, a maioria das linhas já tinha sido desativada e as poucas que ainda existiam já transportavam só carga - e com déficit, porque não cuidavam da integração com outros modais e era difícil e custoso transportar cargas de trem. E a bem da verdade, as ferrovias estão em crise no mundo todo, inclusive na Europa. É muito pouco provável que as ferrovias sobrevivam até o final do século.
@@goytabr, na verdade o que JK fez foi largar as ferrovias pra investir em rodovia. Atitude bem irracional (não a de investir em rodovias e sim largar as ferrovias) que reflete até hoje com o transporte caro de carga feito em grande parte por caminhões que ainda por cima acabam com as pobres estradas de asfalto de baixa qualidade. Fora o trânsito pesado. Nunca ouvi falar que as ferrovias estavam em crise na Europa. Onde vc viu isso?
@@Danelon2006, há vários relatos na imprensa do que vem ocorrendo com as ferrovias na Europa. Para o transporte de passageiros, elas estão enfrentando a concorrência das linhas aéreas "low-cost", que vendem passagens muito mais baratas que os TGVs deles e até que os trens convencionais, e para rotas mais curtas, do transporte por ônibus, que vem crescendo lá agressivamente, da mesma forma que aqui no passado e também oferece preços muito mais baratos. Afinal, as rodovias deles também são ótimas. Os trens-leito noturnos, então, estão acabando todos. Para o transporte de cargas, só as muito pesadas ainda vão de trem (tipo o minério de ferro sueco para o porto norueguês de Narvik), mas a economia hoje não é mais baseada em grandes cargas da indústria pesada, e sim em cargas pequenas, leves e de alto valor agregado que exigem agilidade na entrega - como um iPhone comprado na Amazon. Para isso, caminhão é imbatível. O Eurotúnel tem trens de carga que são totalmente sub-utilizados, enquanto as filas de caminhões para atravessar o Canal da Mancha embarcados no trem são quilométricas dos dois lados, e o mesmo acontece com as filas de caminhões para as balsas que fazem a travessia do Canal. E todas as ferrovias nacionais da Europa são deficitárias (e várias das britânicas privatizadas pela Margaret Thatcher, que estão pedindo subsídios do governo, veja só...). O supertúnel ferroviário que a Suíça construiu debaixo dos Alpes também está sub-utilizado. Crise generalizada.
Lito, eu trabalhei no Simulador da Rolls-Royce de Sao Bernardo do Campo-SP nos anos 90. La, fazia-se Overhauled/repairs nos Rolls-Royce Turboprop Dart- 540 mk 510 usado no Fokker 100, entre outros, Turbojet Spey, Viper 540/522 do Xavantes, Avon nas plataformas de petroleo e tantos tantos outros assim como Turbo-axis Arriel, Allison, Gem, Gnome entre muitos outros em simuladores (dinamometro) usando Banco de Provas John Curram, faziamos testes e calculos complexos, na mao, com picnometros, curvas francesas, calculadoras cientificas, tabelas, tudo na unha, para gerar curvas de performance. Lito, eu te digo, sinceramente estes foram os melhores anos da minha vida. Pena que a RR encerrou atividades no Brasil depois de quase 70 anos.
Fez um relato quase completo da aviação no Brasil...sensacional!!!! Meu filho que já comandou na Rico, TRIP,,,agora jatos da AZUL..me fez relembrar toda a historia dele ,desde que saiu dos garimpos de Itaituba Pa. Poderia fazer uma breve reportagem do Comandante Armando Palla ...e seu filho Junior. Pioneiros naquela região...Tem imagens deles no RUclips. Somos seu fã!
Por que no Brasil não é usado o Embraer 175, o mais popular na American Eagle ? Aliás, por que outras companhias não utilizam os Embraer, além da Azul ?
Salve Lito, blz? Muito obrigado por nos enrisquecer com a história do nosso país. Incrível como nós pegamos gosto por nossa pátria conhecendo a história do nosso país e do restante do mundo também. Como o destino do primeiro voo do concórdia PQP, fiquei emocionado diversas vezes ouvindo estas histórias que são comprometidas com o entendimento dos fatos, OBRIGADO! Já se imaginou sendo tema de pesquisa para estudos, com o nível de qualidade dos seus vídeos, poderá ajudar muita gente, inclusive pelo mundo.
Ainda assim a aviação regional não vai se desenvolver. Aviação regional exige participação ativa do governo, pq em geral n dá lucro. A necessidade da sua existência é justificada pelas suas externalidades positivas (rotas feeder, aumento do acesso, etc). É um caso clássico de falha de mercado.
Só isso não resolve, como o Lito disse, aviação regional não dá lucro, mesmo nos EUA uma economia forte o Governo precisa ajudar, imagina no Brasil??, nesse caso o subsidio se justifica, o Brasil tem lugares principalmente na Região norte que se não fosse o avião seria quase impossível chegar por terra, eles precisam do avião não como luxo, mas por uma questão de integração e até sobrevivência.
@@giulianorufino9114 nenhum subsídio se justifica. Se um negócio não se sustenta por si só, deve quebrar. É assim no livre mercado. O que não pode acontecer é esse "Estado de bem estar empresarial" , onde determinados segments da economia são financiados por todos. Certamente algumas rotas não são economicamente viáveis e deixariam de existir. Outras se sustentariam porque são rentáveis. O Lito sabe tudo de avião. De Economia entendo eu. Quem foi que lhe disse que tudo que se faz nos USA está certo? Você sabe o tamanho da dívida pública americana?
salve Lito! eu moro em Porto-Velho, capital de Rondônia, e nunca achei que você fosse citar essa cidade em algum vídeo seu. Não sei se muita gente que mora nessa cidade acompanha seus vídeos, mas em nome de todos que moram aqui, quero lhe mandar um forte abraço, e agradecer pelo trabalho que você faz pela aviação através dos seus vídeos, que são muito informativos.
Não discordo de você em linhas gerais, mas a perspectiva é um tanto diferente num escritório envidraçado com ar condicionado na Av. Paulista e num grotão do interior da Amazônia ou do sertão do Piauí. O Brasil inclui as duas coisas e ninguém quer ver um país fraturado e desintegrado. E quem menos quer ter que lidar com isso é o governo em Brasília, por mais economicamente liberal que seja e independente de se é de direita ou de esquerda. Sem NENHUMA regulamentação, não haveria, por exemplo, sinal de celular em cidades pequenas de regiões mais pobres do país, e elas voltariam a ficar desligadas do mundo, como já foram. Se não fossem obrigadas, a Vivo ou a TIM jamais poriam torres nesses lugares, nem fariam manutenção nelas, porque a renda que as operadoras têm nesses lugares jamais vai cobrir os custos disso. Mas neles há toda uma população que precisa do serviço para não voltar à Idade Média. E isso é só UM exemplo. Desregulamentação total e sem critério deixaria esses lugares com uma infraestrutura e condições de vida ainda piores do que o pouco que eles têm, e isso aumentaria o êxodo da população para os grandes centros. Aí depois você reclama quando brota uma favela ao lado da sua casa, depois o PCC toma conta e acabou seu sossego. Tem certeza que a desregulamentação e os acertos entre as empresas também vão resolver isso?
@@goytabr tenho sim Sem regulamentações e burocracias empresas pequenas podem entrar no mercado e suprir as necessidade de cidades pequenas. A mania de achar que governo resolve problemas em vez de CRIAR problemas precisa acabar. Problemas de falta de sinal continua existindo em cidades em muitas pequenas e afastadas. Assim como no transporte aéreo. Libera tudo que o mercado se resolve. Políticos são seres humanos como outro qualquer, não Semi Deuses. É muito melhor cada empresa e cliente decidir o que é melhor para cada um, não um político.
@@victor7641 , você me entendeu mal. Não acho que político resolva nada e sou, sim, a favor do livre mercado e da interferência mínima do governo, em linhas gerais. PORÉM, acho que é preciso bom senso e entender que há limite para tudo, o mercado não é onipotente e nem panaceia para todos os males e existem situações, por mais excepcionais que sejam, em que o interesse do bem comum do país ou de uma população local se sobrepõe a ele. Se apenas o mercado ditar tudo, esses lugares pequenos vão ficar desatendidos, sim, porque ninguém vai investir em serviços num lugar onde simplesmente NÃO HÁ MERCADO para sustentar uma operação lucrativa. Sem alguém para forçar, esses lugares vão ficar, sim, sem comunicação, sem transporte, sem eletricidade e outros serviços essenciais, porque é impossível eles serem lucrativos num lugar desses. Você viu no vídeo como a aviação regional quase acabou no Brasil quando o Collor desregulamentou tudo, e esse é só UM setor da economia. Até os EUA, a Meca do capitalismo e do livre mercado, reconhecem isso e lá o governo intervém para garantir esses serviços, com ou sem lucro. Nenhum país do mundo deixa de fazer isso quando necessário, nem os mais liberais de todos. De toda forma, existe uma população lá que precisa desses serviços, e pela sua lógica deveriam todos morrer, voltar ao Neolítico por seleção natural ou ir para um lugar maior (o que eles já fazem em massa agora, imagine se forem jogados de volta na Idade da Pedra) - foram incapazes de criar um mercado sustentável, então que desapareçam darwinianamente... OK, só que aí, dentre outras coisas, a Amazônia fica despovoada e desocupada (mais do que já é), enquanto as grandes cidades incham mais ainda e ficam mais inviáveis. Os cartéis colombianos da cocaína, dentre outros, agradecem. Afinal, mercado eles têm de sobra e o Estado nunca deveria interferir e atrapalhar o mercado, né?
@@goytabr vc não entende que de fato isso já acontece na maioria dos lugares justamente por causa de intervenção do governo. Isso que está defendendo apenas garante monopólios ou oligopólios de grandes empresas. Não falo em garantir que as grandes empresas apenas façam o que achar melhor e sim permitir que outras entrem no mercado. Inclusive estrangeiras.
@@victor7641 "Não falo em garantir que as grandes empresas apenas façam o que achar melhor e sim permitir que outras entrem no mercado. Inclusive estrangeiras". E o resultado seria certo: outras empresas, inclusive estrangeiras, entrariam no mercado naqueles segmentos e nas localidades onde vislumbrariam a possibilidade de obter lucro. Elas não são instituições de caridade para instalar, operar e manter infraestrutura em localidades remotas e pequenas, onde teriam prejuízo certo.
Uns anos atrás o meu avô fez referência a Guarulhos perguntando se era lá que tinha um "campo de aviação" quando você falou dos locais pequenos, sem muita infraestrutura deu uma saudade dessa frase dele.
22:14 discordo pra caralho do que disse, argumento de utilitarismo em cima de que outros países fizeram, então seria "certo", etc. Pra mim imposto é roubo. Apoio perfeitamente que empresas gerem valor à sociedade e em troca ganham lucro, mas se não há como gerar lucro, é impossível gerar valor. No momento em que impostos são roubados da população pra pagar o preço da passagem aérea das pessoas que querem viajar e não tem dinheiro pra pagar o que vale, já está tudo errado. Se de onde Judas perdeu as botas até onde Judas perdeu as meias, só há 1 pessoa pra ir de avião, essa pessoa terá que pagar o preço da viagem toda (exemplo: R$50.000,00), mas se vc paga subsídio à empresa (que é 49K roubado de outras pessoas) para que a empresa venda a passagem a R$1.000,00 para essa única pessoa, há muita gente pobre que precisaria desse dinheiro, pagando o luxo de 1 único cara que quer ir de avião de onde Judas perdeu as meias até onde perdeu as botas. Isso está completamente errado, e não importa se o EUA, Austrália, ou qualquer país fez isso. Está errado pois há gente tendo seu dinheiro simplesmente roubado (impostos, que como o nome diz: é IMPOSTO pelo governo, queira vc aceita ou não) pra pagar o luxo de outrem. Quem quer, paga! Nada é de graça, como se diz: Não existe almoço grátis.
Estou sugerindo todo mundo procurar sobre as empresas de transporte de cargas e táxi aéreos que depois de uma desburrocratização. Começaram a fazer voos em nome da gol interligando interior e capital usando Gran Caravan. Os caras dobraram a frota e tem planos de dobrar novamente, eh olha só foi uma desrugalamentada leve imagina isso com baixo ou nenhum imposto.
Viajei de Penta. Foi o primeiro voo da minha vida. Depois viajei de Puma e Sete. Elas faziam rota pra Monte Dourado, distrito de Almeirim no interior do Pará. Só Embraer e Bandeirantes pousavam lá.
A Azul é uma bênção, depois que ela chegou na cidade eu nasci Governador Valadares, eka liga vitória GV, GV BH. Nunca houve uma empresa aérea tão boa quanto a Azul.
Impressionante o trabalho de pesquisa desse vídeo! Nota 1000 para a produção! Altíssimo nível. Parabéns para toda a equipe que produziu essa "pérola", uma aula de aviação brasileira.
Eu me lembro da Noar (18:47)... chegou querendo ganhar o filão da Nordeste Linhas Aéreas e acabou deixando de operar após um acidente com um LET que ia de Recife pra Mossoró, que caiu logo após decolar, matando todos os passageiros em 2011
Minha cidade e vizinha a Carolina no Maranhão, lembro que meu avô sempre falava o quanto era movimentado o aeroporto de lá e os meu tios entraram na aeronáutica por causa desse aeroporto regional. Hoje ele é um aeroporto quase abandonado infelizmente.
Lito é fantástico esses acontecimentos, ontem mesmo eu conversava sobre o pq de um aeroporto como Sorocaba não receber vôos, antigamente era atendido pela AVIANCA....sou apaixonado por esse modo de aviação e por essas máquinas operadas.
Litto como sempre dando aula, quem mora nas regiões metropolitanas não sabe o que é viajar 5, 6 horas de ônibus ou carro para chegar em um aeroporto a aviação regional tem que ser bem discutida, pois com isso poderia viabilizar a melhor distribuição populacional do país
Moro em Belém do Pará e, assim como em Manaus, ainda restam resquícios tanto do escritório da TABA quanto dos esqueletos dos aviões deixados em aeroportos
Lito, na minha cidade em Volta Redonda onde fica a Companhia Siderúrgica Nacional, teve um aeroporto que já recebeu autoridades como getulio vargas, JK e até autoridades americanas e tinha voos regulares para o rio de janeiro e hoje esta abandonado. Acho que podia contar um pouco a historia dele, pois faz parte também da historia do país. 👍🏻
Domingo sem aviões e musicas não é um domingo completo. Um dos melhores canais do RUclips.
Passaaaaaado, eu sempre vejo seus videos, e sempre coloco pra ouvir e saber mais enquanto estou fazendo algo. Estou eu aqui cozinhando quando ele começa a falar de Pedro Afonso - To. MEU DEUS MINHA CIDADEZINHA no Avioes e Musicas.
A Passaredo merecia um vídeo a parte, pois mesmo com os altos e baixos dela, foi ousada em trazer Airbus A310 em pouco tempo de operação
Up
Famosa Passamedo
Passamedo quer dizer... Quem já voou sabe o que estou dizendo!
@@brondi1967 conte-nos mais! fiquei curiosa kkkkkk
Vai no reclame aqui... 145 reclamações recentes...Vai saber do que estou falando... rsrsrs... Hoje acredito que está bem melhor... Valeu!
O Lito é o tipo do professor que termina a aula e muitos dos alunos queriam que ela nunca acabasse. Bom, pelo menos eu vi isso quando aluno. Tive excelentes professores....o Lito me lembra muito eles. Parabéns!!!
QUE VÍDEO MARAVILHOSO!
Fala Lito, essa história de aviação regional foi uma verdadeira aula! Tremendo balaio de gatos voar para cidades pequenas. Tem de ter incentivo mesmo. Pena que aqui no BRASIL isso so termina em roubalheira!!
Lito, fala um pouco das alianças aéreas (skyteam, one world, star aliance) etc,a abraço!
Boa
Ótimo assunto!
Lito eu não era ninguém na vida até começar a assistir seus vídeos. Graças a você hj sou um cara interessante, inteligente e com grande conhecimento histórico, embora ainda não seja ninguém na vida. Forte abraço.
Não entendo como a aviação regional é tão irrisória nesse imenso país. Seria uma maravilha viajar entre as capitais mais próximas ou entre elas e as principais cidades do interior.
Concentração de renda, salário médio irrisório e centralização urbana, entre tantas outras razões.
Até o final dos anos 90, metade dos anos 2000 ainda haviam várias regionais pelo país. Eu lembro na minha infância minha cidade, Cruzeiro do Sul, Acre, era servida pela Varig e por duas empresas regionais, a Tavaj, com seus veteranos Fokker F-27 (um deles está no pátio do aeroporto de Brasília), e que foi a única empresa no Brasil que operou o Dash-8 na versão 200 (inclusive tenho uma foto tirada na cabine de um). Aliás me recordo as inúmeras vezes que o Fokker passava extremamente baixo sobre a cidade às dez da manhã, muitas vezes passou sobre a minha casa e sobre a minha escola, com seus motores barulhentos e o nome Tavaj extremamente grande na parte de baixo do avião, como quem estivesse avisando pra cidade inteira que estava chegando. Aliás a quebra da empresa trouxe um vácuo que 20 anos depois não foi preenchido, até porque a empresa era muito querida na região, até por ter nascido aqui. A outra regional era a Rico, a qual tínhamos uma relação de amor e ódio, especialmente após o acidente em agosto de 2002 ocorrido em Rio Branco, tendo saído daqui, o que abalou profundamente a todos na região e manchou seriamente a reputação da empresa. Ainda assim ela foi muito importante pra região e teve seus altos também, segurando a barra com o 737-200 e por curto tempo o 300, quando já não havia mais Tavaj e a Varig deixava de atender a região, depois de um tempo seria afugentada pela Gol e não mais retornaria.
Moro perto de Aracuai MG que vc disse aí no início legal, o rico porém mal Adm Vale do Jequitinhonha sendo cito do melhor canal do RUclips, lembrando que aqui em minas o antigo governador Pimentel criou o VoeMinas que liga pontos específicos a capital e cidades relevantes com aqui em Teófilo Otoni MG a preços acessíveis com o grand caravan
Já tem mais temas pra vídeos q são os 50 anos do 747 e o fim da produção do A380
Mas a aviação regional é espetacular pq é a interação do Interior com as capitais
Excelente. Sou de Aragarças-go e hoje vejo nosso saudoso aeroporto sem vôos comerciais.
"Musica dos Menudos , não se reprima", bem, afinal é "Aviões e Musica". kkk. grato Lito por ser agraciado por adquirir estes conhecimentos, puxa, fiquei espantado como os voos regionais eram tao vastos, quanta historia hein Lito. forte abraço. sucesso.
5:15 - Estamos em fevereiro, Carnaval está chegando, e quero fazer uma pequena contribuição para a parte músicas do canal: "Peguei um Ita no Norte" é a inspiração principal para o Samba do Salgueiro de 1993. "Explode coração" Até quem não gosta de Carnaval conhece e não tem como negar a beleza dessa música, uma das melhrores letras de samba-enredo de todos os tempos.
Cara eu sou fã demais desse canal. Me dá cada vez mais vontade de entrar pra essa área
Meu primeiro voo foi no 500 da Rio Sul - Londrina > São Paulo. E o Retorno de Jet Class também na Rio Sul. Bons tempos!
Olá, Lito! Sou de Araçuaí - MG. Que lindo você citar minha cidade.❤️
Eu fiz a viagem de Guarulhos a Dubai no A380 esse avião é fantástico, o que mais me chamou a atenção nele além do tamanho foram as três câmeras para acompanhar a decolagem, trajeto e pouso... Realmente demais!!!
Ai vc fica de tocaia esperando o lito subir o vídeo pra ser o primeiro a ver ai quando clica já está nas mil visualizações haha :)
Verdade
Dessa vez, eu fui o 1º
Kkkk
Sou de Araçuai , satosfacao ver minha cidade ser citada aqui!!! aeroporto de la abandonado hoje
Legal
Inteligente
Topster
Objetivo
Moro em Curitiba,mas sou de Loanda/PR,que surpresa o Lito mencionar minha cidade natal,e me lembrei que meu tio morava próximo do aeroporto,que nostalgia,valeu Lito....
14:54 Será que fui o único a reconhecer o (infelizmente) tão conhecido Boeing 737 de matrícula PP-VMK que está na foto??
Poxa, será que foi um "Easter Egg" que o Lito colocou no vídeo??
Se foi, parabéns!
Lito de Sousa sempre evoluindo!
Abraço e "Até ao próximo voo!"
Moro em Torixoréu MT. A cidade mais perto daqui que já foi citada em um vídeo do Lito foi agora, Aragarças-GO! E ainda funciona até hoje com um aeroporto pequeno, mas que fornece combustível para “quem está passando por ali”...
Parabéns Lito!
Passaredo opera em Araguaína/TO ... também é conhecida por lá como "Passamedo" kkkkkkk
Lito, você é demais! Venho de uma família de pilotos, e todos te admiram muito!
sempre bom seus videos
Excelente vídeo. Lá pelos idos de 2004, participei de um projeto de pesquisa do Ministério do Turismo justamente sobre fomento ao transporte aéreo regional. Nossa célula tratava de Economia do Transporte Aéreo. Conversei com especialistas no setor, estive em reuniões na ABETAR... Foi um período muito bacana.
Pra mim não importa onde o Lito grave seus vídeos, o que importa é a qualidade... ele pode gravar os vídeos no banheiro fazendo o n° 2 que ainda assim vai ter 100% de qualidade!! 😂😂❤
No banheiro matriculando um terraplanista na natação não né kkkkkkkkkkkkkkk
@@ericbreno1706 kkkkkkkkkkkkkkkk mitou!!!!
Aula de história da aviação nacional. Lito é uma enciclopédia aérea viva.
Essa Tumblr me fez lembrar daquele acidente com o Fokker 100 😢
Sou de Guanambi, cidade Nilo Coelho, cotado no vídeo já foi prefeito, a partir de março, nosso aeroporto será reinaugurado, e ter a voos para Salvador e BH, as empresas Passaredo e Azul vão operar por aqui, é uma área muita rica, que tem muitas cidades ao redor..
Viajei de American Airlines pro Canada(onde estou agora) queria alertar a todos que foi a pior viagem de toda minha vida, nao me deram suporte nenhum, mudaram meu voo e nao falaram nada se nao fosse eu ir perguntar onde estava meu aviao nem sei o que aconteceria, com a mudança cheguei 2 horas depois do que ja estava combina, alem de que extraviaram minha mala e so entregaram 3 dias depois.
NOSSA ISSO FOI UMA AULA DE HISTÓRIA NOTA MIL , GENTE QUE MARAVILHA !!!! PARABÉNS LITO.
Lito, Sou de Araçuaí. Aqui tem linha pra Belo Horizonte agora, avião pequeno ainda kk
Essa eh a idéia, infelizmente eh um incentivo somente do estado de Minas, no sul surgiu algo parecido.
No futuro isso tende a aumentar depois de algumas leves desburrocratização mas se fosse acompanhados de baixas nos impostos certamente seriam muito mais voos
Português de Portugal...
Muito humildemente tiro o chapéu a quem fez o trabalho de pesquisa. Mestre. Simplesmente extraordinário.
A locução é de Mestria. Parabéns.
Pois é Lito, mas no EUA e Europa eles pegam avião como pegar ônibus. Aqui tem que vender o carro e a casa pra pegar uma passagem aérea.
Sabendo comprar, vc consegue comprar bem baratinho
@@alexcabral2173 Eu comprei Fortaleza - Campinas por 193 reais, e isso faltando 4 dias para o natal. Se planejando tu compra mais barato que pegar uber
Boa !! Agora entendi pq a trinta anos atrás a nossa Barra do Garças - MT era atendida pela TAM, mas depois passou anos sem estar integrada a malha aérea, mesmo estando aparentemente numa região estratégica...
Aviões e músicas é cultura!!
Ahhh foi desativado os créditos aos berimbelados ao final dos vídeos?
Volta, volta!!! É um prazer contribuir com um canal tão rico em informações 😊✈️
psoldovieri de acordo!
Marco Aurélio Olivetto tomara que retomem os créditos! Talvez seja pela falta de tempo que o Lito está passando....
Calma Fiotes. Nem parece que vocês acompanham a saga do Lito e o momento enrolado que ele tá agora com filho e reformas, edição é demorada e trabalhosa ele tá fazendo o melhor que pode já pra não faltar com a periodicidade. Mas como ele falou, a partir de semana que vem as coisas parecem que entrarão nos eixos.
De acordo!
Concordo!
Mais um belo vídeo Lito. Sou nascido na cidade de Loanda-PR e fiquei feliz de ouvir você citar o seu aeroporto. Segue algumas curiosidades do SSLO: pista de asfalto, 1.100 metros, cabeceiras 05/23, operação apenas VFR, administração municipal. Acredito que os voos regulares lá ocorreram apenas na época de ouro do café no Norte Novíssimo, como era chamado o noroeste do Paraná, precário de estradas até a década de 70. Hoje infelizmente é um aeroporto abandonado. Recentemente esteve nas notícias por fazer parte de um frustrado plano de fuga do chefe do PCC, o Marcola, que pretendia fugir do presídio de Presidente Venceslau e chegar ao Paraguai. Um abraço e parabéns pela excelência de sempre.
Jantar com o lito é outra coisa kkkkk
23 min de vídeo
Acho que vou pedir uma pizza kkkk
Melhor vídeo
Dá pra comer uns 5 pedaços de pizza.
Aulas de História, Geografia, Geopolítica, História do Brasil e aviação!!! Muito show! 👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽
Lito fala sobre o acidente do vôo Aeroflot 593
Daciolo PUTASSO boooa
@@goestrading4941 up
Sei que a esta altura este elogio talvez já não signifique nada, mas eu achei este formato de vídeos gravados no seu escritório uma ótima idéia! Fica como se fosse um bate papo pessoal, algo casual.
Isso passa um ótimo sentimento de "recepção de braços abertos" aos inscritos, o que ajuda principalmente as pessoas que tem medo da aviação e do tema!
De qualquer forma, parabéns Lito! Adoro seu trabalho e passei a amar tudo sobre esse tema!!
Muito sucesso sempre!
Abraços!
Tava faltando alguma coisa no fim de semana....,
O orgulho da minha cidade: Tarauacá no interior do Acre, era a tavaj, lembro de quando um avião da tavaj caiu na pista (caiu entre aspas, senão me engano o trem de pouso dianteiro quebrou e avião ficou por alguns anos se deteriorando jogado em uma parte do aeroporto de Tarauacá quando desmontaram ele e só Deus sabe pra onde ele foi levado, teve até um banda lá de TK que fez a capa do seu primeiro e único álbum em cima desse avião, era uma foto linda e ao mesmo tempo triste pois era em cima do avião que um dia encheu de orgulho os Tarauacaenses.
Vim mais rápido que o concorde
kkkk
Égua, Lito, quando eu tinha 10 anos viajei de Taba, num F-100 de Belém pra Macapá, era uma empresa excepcional, tudo muito bom, apesar de que aqui no norte a gente chamava de Transportes Aéreos Bastante Arriscados rsrs
20:00 isso foi na época que estávamos estocando o vento, avisa já temos muito!
Passaria a noite toda ouvindo o professor falando!!!
Domingo sem aviões e música não é a mesma coisa. Kkkkk
Lito o principal problema é o excesso de burocracia quanto ao horário e periciocidade dos vôos. Se existesse mais flexibilidade haveria mais empresas voando.
Economia planificada, politicagem e por fim custo-brasil... grandes obstáculos.
Muito bom. Lembro que quando ainda eu era uma criança e os aviões enormes chegavam com tudo em Porto Nacional - TO, agora o aeroporto lá virou um aeroclube.
Lito, vc pensa em vender o seu livro como e-book?
Sim, em breve estará disponível como ebook na Amazon.
Aviões e Músicas sensacional!!!!! Pra mim é bem melhor por e-book! Ansioso!!!!
Mais um que está aguardando o eBook aqui...
Maba...
Lito, uns dias atrás eu e minha namorada pegamos um Uber em GRU e o motorista começou a comentar sobre aviação. Ele disse que tinha (sim, verbo no passado) muito medo de voar. Perguntei se ele conhecia o canal e ele abriu um sorriso enorme e falou "Claro que conheço. É o canal do Lito! Eu tinha medo de voar até fazer o curso com ele. Hoje, fico super tranquilo em qualquer voo e sinto que consigo passar essa tranquilidade pra quem tá sentado perto de mim também."
Ou seja, além de ser um ótimo tópico de conversa, o conteúdo que você faz realmente tem um impacto positivo na vida de muita gente :-)
Eu só acho que quem pesquisou o passado Brasileiro sobre transporte esqueceu que o Brasil antes das estradas e aeroportos era ligado via ferrovia! Foram mais de 60 mil km de trilhos
Do jeito que você fala, parece que o Brasil tinha trens para todo lado, como na Europa, mas isso nunca foi verdade. Os trilhos nunca chegaram à maior parte do Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Eram muito concentrados no Sudeste e Sul, da mesma forma que as rodovias que existiam, e já estavam em decadência e desmantelamento gradual desde a década de 1950. Não foi por outro motivo que o governo JK criou a Rede Ferroviária Federal, para tentar dar fôlego a um setor já agonizante naquela época. Conseguiu retardar um pouco o processo, mas ele continuou mesmo assim, e a RFFSA era lendária por ser a estatal mais típíca: ineficiente, deficitária, cabide de empregos. Quando foi privatizada no governo FHC, a maioria das linhas já tinha sido desativada e as poucas que ainda existiam já transportavam só carga - e com déficit, porque não cuidavam da integração com outros modais e era difícil e custoso transportar cargas de trem. E a bem da verdade, as ferrovias estão em crise no mundo todo, inclusive na Europa. É muito pouco provável que as ferrovias sobrevivam até o final do século.
Uma pena que o transporte ferroviário aqui no Brasil não recebe atenção que merece...
@@goytabr, na verdade o que JK fez foi largar as ferrovias pra investir em rodovia. Atitude bem irracional (não a de investir em rodovias e sim largar as ferrovias) que reflete até hoje com o transporte caro de carga feito em grande parte por caminhões que ainda por cima acabam com as pobres estradas de asfalto de baixa qualidade. Fora o trânsito pesado.
Nunca ouvi falar que as ferrovias estavam em crise na Europa. Onde vc viu isso?
@@Danelon2006, há vários relatos na imprensa do que vem ocorrendo com as ferrovias na Europa. Para o transporte de passageiros, elas estão enfrentando a concorrência das linhas aéreas "low-cost", que vendem passagens muito mais baratas que os TGVs deles e até que os trens convencionais, e para rotas mais curtas, do transporte por ônibus, que vem crescendo lá agressivamente, da mesma forma que aqui no passado e também oferece preços muito mais baratos. Afinal, as rodovias deles também são ótimas. Os trens-leito noturnos, então, estão acabando todos. Para o transporte de cargas, só as muito pesadas ainda vão de trem (tipo o minério de ferro sueco para o porto norueguês de Narvik), mas a economia hoje não é mais baseada em grandes cargas da indústria pesada, e sim em cargas pequenas, leves e de alto valor agregado que exigem agilidade na entrega - como um iPhone comprado na Amazon. Para isso, caminhão é imbatível. O Eurotúnel tem trens de carga que são totalmente sub-utilizados, enquanto as filas de caminhões para atravessar o Canal da Mancha embarcados no trem são quilométricas dos dois lados, e o mesmo acontece com as filas de caminhões para as balsas que fazem a travessia do Canal. E todas as ferrovias nacionais da Europa são deficitárias (e várias das britânicas privatizadas pela Margaret Thatcher, que estão pedindo subsídios do governo, veja só...). O supertúnel ferroviário que a Suíça construiu debaixo dos Alpes também está sub-utilizado. Crise generalizada.
@@Danelon2006 JK só levou a fama do que os outros não fizeram, ele apesar de tudo foi quem não deixou acabar de uma vez por todas.
Lito, eu trabalhei no Simulador da Rolls-Royce de Sao Bernardo do Campo-SP nos anos 90. La, fazia-se Overhauled/repairs nos Rolls-Royce Turboprop Dart- 540 mk 510 usado no Fokker 100, entre outros, Turbojet Spey, Viper 540/522 do Xavantes, Avon nas plataformas de petroleo e tantos tantos outros assim como Turbo-axis Arriel, Allison, Gem, Gnome entre muitos outros em simuladores (dinamometro) usando Banco de Provas John Curram, faziamos testes e calculos complexos, na mao, com picnometros, curvas francesas, calculadoras cientificas, tabelas, tudo na unha, para gerar curvas de performance. Lito, eu te digo, sinceramente estes foram os melhores anos da minha vida. Pena que a RR encerrou atividades no Brasil depois de quase 70 anos.
20:00 e provavelmente as empresas de onibus fizeram lobby pra isso nao acontecer, rsrsrsrsrs...
Fez um relato quase completo da aviação no Brasil...sensacional!!!! Meu filho que já comandou na Rico, TRIP,,,agora jatos da AZUL..me fez relembrar toda a historia dele ,desde que saiu dos garimpos de Itaituba Pa. Poderia fazer uma breve reportagem do Comandante Armando Palla ...e seu filho Junior. Pioneiros naquela região...Tem imagens deles no RUclips. Somos seu fã!
Por que no Brasil não é usado o Embraer 175, o mais popular na American Eagle ?
Aliás, por que outras companhias não utilizam os Embraer, além da Azul ?
É muito caro!
Salve Lito, blz?
Muito obrigado por nos enrisquecer com a história do nosso país.
Incrível como nós pegamos gosto por nossa pátria conhecendo a história do nosso país e do restante do mundo também. Como o destino do primeiro voo do concórdia PQP, fiquei emocionado diversas vezes ouvindo estas histórias que são comprometidas com o entendimento dos fatos, OBRIGADO!
Já se imaginou sendo tema de pesquisa para estudos, com o nível de qualidade dos seus vídeos, poderá ajudar muita gente, inclusive pelo mundo.
Já estava triste,fiquei esperando o video 12:00 KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Passei o dia olhando o canal esperando o vídeo de domingo kkkkk
@@cione6098 E eu esperando a notificação chegar KKKKKKKKKK
Lito... arrebentou na pesquisa desse vídeo ! Eu não imaginava a quantidade de empresas aéreas brasileiras .
Na verdade não tem que dar subsídio algum. Tem é que reduzir encargos, impostos e regulamentações para que o mercado se torne rentável .
Ou diminuir o icms para companhias aéreas que atenderem novas rotas
@@alissonbbatista ué, e não foi isso que eu disse? ICMS não é um imposto?
Ainda assim a aviação regional não vai se desenvolver. Aviação regional exige participação ativa do governo, pq em geral n dá lucro. A necessidade da sua existência é justificada pelas suas externalidades positivas (rotas feeder, aumento do acesso, etc). É um caso clássico de falha de mercado.
Só isso não resolve, como o Lito disse, aviação regional não dá lucro, mesmo nos EUA uma economia forte o Governo precisa ajudar, imagina no Brasil??, nesse caso o subsidio se justifica, o Brasil tem lugares principalmente na Região norte que se não fosse o avião seria quase impossível chegar por terra, eles precisam do avião não como luxo, mas por uma questão de integração e até sobrevivência.
@@giulianorufino9114 nenhum subsídio se justifica. Se um negócio não se sustenta por si só, deve quebrar. É assim no livre mercado. O que não pode acontecer é esse "Estado de bem estar empresarial" , onde determinados segments da economia são financiados por todos. Certamente algumas rotas não são economicamente viáveis e deixariam de existir. Outras se sustentariam porque são rentáveis. O Lito sabe tudo de avião. De Economia entendo eu. Quem foi que lhe disse que tudo que se faz nos USA está certo? Você sabe o tamanho da dívida pública americana?
QUE SALADA DE EMPRESAS AÉREAS .EXCELENTE VÍDEO
Ual, vídeo de 1 pirulla de duração.
salve Lito!
eu moro em Porto-Velho, capital de Rondônia, e nunca achei que você fosse citar essa cidade em algum vídeo seu.
Não sei se muita gente que mora nessa cidade acompanha seus vídeos, mas em nome de todos que moram aqui, quero lhe mandar um forte abraço, e agradecer pelo trabalho que você faz pela aviação através dos seus vídeos, que são muito informativos.
Ui, que delicia de video
Esse efeito no fundo meio vintage indicando o fim do estúdio antigo ficou bem legal!!! Abs, Ana
Lito teu cabelo tá com a cor diferente
Alguém deu uma exageradinha no Spill Suppressor na hora de recortar o chroma verde.
@@Cinemaaereo pensei que ele tivesse usado Chroma Key azul
Aviação brasileira tem história pra contar rsrsr. Parabéns pelo trabalho.
Tem que desregulamentar tudo e deixar que as empresas se acertem.
Regulamentação nunca é bom pra ninguém senão as grandes empresas.
Não discordo de você em linhas gerais, mas a perspectiva é um tanto diferente num escritório envidraçado com ar condicionado na Av. Paulista e num grotão do interior da Amazônia ou do sertão do Piauí. O Brasil inclui as duas coisas e ninguém quer ver um país fraturado e desintegrado. E quem menos quer ter que lidar com isso é o governo em Brasília, por mais economicamente liberal que seja e independente de se é de direita ou de esquerda. Sem NENHUMA regulamentação, não haveria, por exemplo, sinal de celular em cidades pequenas de regiões mais pobres do país, e elas voltariam a ficar desligadas do mundo, como já foram. Se não fossem obrigadas, a Vivo ou a TIM jamais poriam torres nesses lugares, nem fariam manutenção nelas, porque a renda que as operadoras têm nesses lugares jamais vai cobrir os custos disso. Mas neles há toda uma população que precisa do serviço para não voltar à Idade Média.
E isso é só UM exemplo. Desregulamentação total e sem critério deixaria esses lugares com uma infraestrutura e condições de vida ainda piores do que o pouco que eles têm, e isso aumentaria o êxodo da população para os grandes centros. Aí depois você reclama quando brota uma favela ao lado da sua casa, depois o PCC toma conta e acabou seu sossego. Tem certeza que a desregulamentação e os acertos entre as empresas também vão resolver isso?
@@goytabr tenho sim
Sem regulamentações e burocracias empresas pequenas podem entrar no mercado e suprir as necessidade de cidades pequenas.
A mania de achar que governo resolve problemas em vez de CRIAR problemas precisa acabar.
Problemas de falta de sinal continua existindo em cidades em muitas pequenas e afastadas.
Assim como no transporte aéreo.
Libera tudo que o mercado se resolve.
Políticos são seres humanos como outro qualquer, não Semi Deuses.
É muito melhor cada empresa e cliente decidir o que é melhor para cada um, não um político.
@@victor7641 , você me entendeu mal. Não acho que político resolva nada e sou, sim, a favor do livre mercado e da interferência mínima do governo, em linhas gerais. PORÉM, acho que é preciso bom senso e entender que há limite para tudo, o mercado não é onipotente e nem panaceia para todos os males e existem situações, por mais excepcionais que sejam, em que o interesse do bem comum do país ou de uma população local se sobrepõe a ele.
Se apenas o mercado ditar tudo, esses lugares pequenos vão ficar desatendidos, sim, porque ninguém vai investir em serviços num lugar onde simplesmente NÃO HÁ MERCADO para sustentar uma operação lucrativa. Sem alguém para forçar, esses lugares vão ficar, sim, sem comunicação, sem transporte, sem eletricidade e outros serviços essenciais, porque é impossível eles serem lucrativos num lugar desses. Você viu no vídeo como a aviação regional quase acabou no Brasil quando o Collor desregulamentou tudo, e esse é só UM setor da economia. Até os EUA, a Meca do capitalismo e do livre mercado, reconhecem isso e lá o governo intervém para garantir esses serviços, com ou sem lucro. Nenhum país do mundo deixa de fazer isso quando necessário, nem os mais liberais de todos.
De toda forma, existe uma população lá que precisa desses serviços, e pela sua lógica deveriam todos morrer, voltar ao Neolítico por seleção natural ou ir para um lugar maior (o que eles já fazem em massa agora, imagine se forem jogados de volta na Idade da Pedra) - foram incapazes de criar um mercado sustentável, então que desapareçam darwinianamente... OK, só que aí, dentre outras coisas, a Amazônia fica despovoada e desocupada (mais do que já é), enquanto as grandes cidades incham mais ainda e ficam mais inviáveis. Os cartéis colombianos da cocaína, dentre outros, agradecem. Afinal, mercado eles têm de sobra e o Estado nunca deveria interferir e atrapalhar o mercado, né?
@@goytabr vc não entende que de fato isso já acontece na maioria dos lugares justamente por causa de intervenção do governo.
Isso que está defendendo apenas garante monopólios ou oligopólios de grandes empresas.
Não falo em garantir que as grandes empresas apenas façam o que achar melhor e sim permitir que outras entrem no mercado.
Inclusive estrangeiras.
@@victor7641
"Não falo em garantir que as grandes empresas apenas façam o que achar melhor e sim permitir que outras entrem no mercado.
Inclusive estrangeiras".
E o resultado seria certo: outras empresas, inclusive estrangeiras, entrariam no mercado naqueles segmentos e nas localidades onde vislumbrariam a possibilidade de obter lucro. Elas não são instituições de caridade para instalar, operar e manter infraestrutura em localidades remotas e pequenas, onde teriam prejuízo certo.
Uns anos atrás o meu avô fez referência a Guarulhos perguntando se era lá que tinha um "campo de aviação" quando você falou dos locais pequenos, sem muita infraestrutura deu uma saudade dessa frase dele.
22:14 discordo pra caralho do que disse, argumento de utilitarismo em cima de que outros países fizeram, então seria "certo", etc.
Pra mim imposto é roubo. Apoio perfeitamente que empresas gerem valor à sociedade e em troca ganham lucro, mas se não há como gerar lucro, é impossível gerar valor.
No momento em que impostos são roubados da população pra pagar o preço da passagem aérea das pessoas que querem viajar e não tem dinheiro pra pagar o que vale, já está tudo errado. Se de onde Judas perdeu as botas até onde Judas perdeu as meias, só há 1 pessoa pra ir de avião, essa pessoa terá que pagar o preço da viagem toda (exemplo: R$50.000,00), mas se vc paga subsídio à empresa (que é 49K roubado de outras pessoas) para que a empresa venda a passagem a R$1.000,00 para essa única pessoa, há muita gente pobre que precisaria desse dinheiro, pagando o luxo de 1 único cara que quer ir de avião de onde Judas perdeu as meias até onde perdeu as botas.
Isso está completamente errado, e não importa se o EUA, Austrália, ou qualquer país fez isso. Está errado pois há gente tendo seu dinheiro simplesmente roubado (impostos, que como o nome diz: é IMPOSTO pelo governo, queira vc aceita ou não) pra pagar o luxo de outrem. Quem quer, paga! Nada é de graça, como se diz: Não existe almoço grátis.
Wesley R imposto é roubo, subsídio é lixo. O negócio é abrir o mercado e deixar regulamentação privada fazer o serviço
@@jaquisonbatera perfeito.
Estou sugerindo todo mundo procurar sobre as empresas de transporte de cargas e táxi aéreos que depois de uma desburrocratização. Começaram a fazer voos em nome da gol interligando interior e capital usando Gran Caravan.
Os caras dobraram a frota e tem planos de dobrar novamente, eh olha só foi uma desrugalamentada leve imagina isso com baixo ou nenhum imposto.
Bom dia lito não perdo um domingo senta que lá vem história. Lito continue assim sempre abração
uma verdadeira aula de aviação do nosso pais, uma honra aprender tudo isso.
Viajei de Penta. Foi o primeiro voo da minha vida. Depois viajei de Puma e Sete. Elas faziam rota pra Monte Dourado, distrito de Almeirim no interior do Pará. Só Embraer e Bandeirantes pousavam lá.
Show de bola 👍. Sou de Carolina MA. E era isso mesmo. Aviões em rota para Brasília, Belém, Santarém e outros passavam por lá.
A Azul é uma bênção, depois que ela chegou na cidade eu nasci Governador Valadares, eka liga vitória GV, GV BH. Nunca houve uma empresa aérea tão boa quanto a Azul.
Saudações aeronáuticas, é com muita satisfação que assisto a todos os vídeos do canal, obrigado e parabéns.
Obrigado :)
Saudades da TABA. Viajei miito durante minha infância, na rota Porto Trombetas/Santarém.
Lito teu canal é o único que fico feliz quando vejo que o vídeo é mais longo.
Vc tem o don do entretenimento, parabéns.
Aqui no sul de MG, Pouso Alegre MG pousava o Rio Sul turbo hélice todos os dia, adorava ver pouso e decolagem.
Impressionante o trabalho de pesquisa desse vídeo!
Nota 1000 para a produção!
Altíssimo nível.
Parabéns para toda a equipe que produziu essa "pérola", uma aula de aviação brasileira.
Lito você é o responsável por me apaixonar pela aviação. Estou com 29 agora mas ainda serei piloto um dia. Abraço!
Eu me lembro da Noar (18:47)... chegou querendo ganhar o filão da Nordeste Linhas Aéreas e acabou deixando de operar após um acidente com um LET que ia de Recife pra Mossoró, que caiu logo após decolar, matando todos os passageiros em 2011
Minha cidade e vizinha a Carolina no Maranhão, lembro que meu avô sempre falava o quanto era movimentado o aeroporto de lá e os meu tios entraram na aeronáutica por causa desse aeroporto regional. Hoje ele é um aeroporto quase abandonado infelizmente.
Que orgulho de ver novamente a RIMA sendo citada e descrita pelo Lito! Integrando RO, sempre à frente e ao alto.
Lito é fantástico esses acontecimentos, ontem mesmo eu conversava sobre o pq de um aeroporto como Sorocaba não receber vôos, antigamente era atendido pela AVIANCA....sou apaixonado por esse modo de aviação e por essas máquinas operadas.
Cara vc é uma enciclopédia aeronáutica Parabéns Lito. Tenho aprendido muito sobre o mundo aeronáutico
Isso faz muita falta!!! Gostaria muito de ir de avião de S.Paulo pra Lins!!! A viagem de carro ou ônibus é muito longa!!!!
Aos 14:52 aparece o B737-200 PP-VMK que caiu na Amazônia em 03/09/1989, pilotado pelo Cmte. Garcez.
Parabéns pelo vídeo Lito!
Que história fantástica! A propósito, moro do lado do aeroporto do Bacacheri em Curitiba. Todo dia vejo jatos, mono e bi motores subindo e descendo.
Litto como sempre dando aula, quem mora nas regiões metropolitanas não sabe o que é viajar 5, 6 horas de ônibus ou carro para chegar em um aeroporto a aviação regional tem que ser bem discutida, pois com isso poderia viabilizar a melhor distribuição populacional do país
Cara, o canal desse mito e viciante...parabéns Lito...
Alguem guardou alguma coisa? Muita informação Lito! Voce é um grande estudioso . Parabéns pelo trabalho. Ufa!!
Moro em Belém do Pará e, assim como em Manaus, ainda restam resquícios tanto do escritório da TABA quanto dos esqueletos dos aviões deixados em aeroportos
Lito, na minha cidade em Volta Redonda onde fica a Companhia Siderúrgica Nacional, teve um aeroporto que já recebeu autoridades como getulio vargas, JK e até autoridades americanas e tinha voos regulares para o rio de janeiro e hoje esta abandonado. Acho que podia contar um pouco a historia dele, pois faz parte também da historia do país. 👍🏻
Quem fez com muito orgulho fiz muito essa rota TBT - MAO ✈