Colonialismo português em debate no Trilha de Letras | Programa Completo
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- Diversos povos unidos por uma língua. Muitas culturas marcadas por uma experiência devastadora que nem mesmo o tempo pode superar. Esta edição trata do colonialismo português e suas consequências no debate sobre miscigenação e raça.
Para essa discussão, o Trilha de Letras recebe a jornalista portuguesa Joana Gorjão Henriques. O programa foi gravado em Paraty, especialmente para a Flip 2017.
Saiba mais: tvbrasil.ebc.co...
Penso, que o apresentador do programa, se equivocou ao generalizar que o ensino no Brasil divulga a ideia de "descobrimento do Brasil". É necessário destacar que temos autores e professores que em uma visão crítica, pretendem desmitificar esta ideologia.
Eunice Silva verdade! minha professora aqui no nordeste ceará, ela explica que os portugueses não descobriam o Brasil.Pois os portugueses queriam navegar a até à Índia por causa dos comércios.
Aí eles chegaram nas terras que hoje é o Brasil.
Qual ideologia, não sabia que a palavra descobrir agora era ideologia.! Antes de tudo saber o que significa descobrir. Descobrir é encontrar algo que não se sabe que existe daí a palavra descobrir. Sim o Brasil foi descoberto, porque não se sabia que existia, nem mesmo pelos povos nativos não sabiam que existia um Brasil assim chamado, porquê, porque o conceito territorial ou de território era diferente para os povos nativos daquele que era para os povos europeus ou asiáticos. Tudo o resto são conceito ideológicos sem pés nem cabeça de gente que não tem nada que fazer com a mania que são intelectuais mas que na verdade são verdadeiros bucais de palas nos olhos!
Totalmente, 4 anos e ainda faz sentido
Alguns portugueses realmente acham que fizeram um favor em colonizar o Brasil. A auto estima do europeu é algo a ser estudado mesmo.
skinny legend.
ruclips.net/video/f7CNrfdybnM/видео.html
ruclips.net/video/Mv8L6jY4r2k/видео.html
ebrael.wordpress.com/documentos/especiais/a-historia-secreta-do-brasil-por-gustavo-barroso/
min 9:44 Portugal não foi o primeiro, muito menos foi o inventor da escravidão. Infelizmente o costume de escravizar pessoas é muito antiga, já constava em um dos documentos "juridicos" mais antigos, o código de hamurabi.
Os alemães têm uma palavra, que é o que esta mulher quer que todos os portugueses sintam: Vergangenheitsbewältigung.
Não creio que nós portugueses tenhamos de sentir vergonha...em que iria mudar isso? O que devemos ter é consciência do que foi o Império, as suas atrocidades e os efeitos que se sentem hoje . Se toda gente glorifica os feitos dos "Descobrimentos" porque não também assumir os seus defeitos?
@@emanuelmiranda6815 Pois esse é o vosso problema, se concentram demais em mostrar suas "glorias" mas esquecem-se ou minimizam-se os horrores.
@@ilravenheart3123 precisamente ;)
Vergonha pelos Descobrimentos?... NUNCA!!😄
o que uma pessoa inventa so para ter alguma coisa para dizer
Exatamente
Mais uma triste!!
a pessoa fumando charuto no desenho da almofada é um brasileiro mesmo, percebe-se pela vestimenta de meados do seculo 18
Só era brasileiro se fosse misturado, no caso ali continua a ser um portugues, mesmo que nascido na colonia ainda detinha direitos de um cidadão portugues, e outra que não existia essa ideia de "Brasil".
@@ilravenheart3123 Heheheheh
Então Os brancos brasileiros, para ti não são brasileiros
O Brasil não existia, existia um território com vários povos, por isso todos os brancos e pretos que estão no Brasil não deviam de estar, voltando quinhentos anos atrás seriam os Indignas a explorar essa terra e não existia o Brasil nem Brasileiros.
Falso? Realmente o pior cego eh aquele que nao quer ver. Ela foi clara. O livro eh uma compilacao de entrevistas feitas nas ex colonias portuguesas. Com que base defendes a tua ideia. Realmente eh vergonhoso saber que nossos pais, tios, avos, vizinhos, etc, foram capazes de tamanha barbarie. "Portugal deixou a administração dos seus antigos territórios melhor, e mais evoluídos do que quando os encontrou", aqui custo caro Pedro Hermida?
Sera que nos Africanos pedimos a Europa que nos batiza_se e posteriormente vendese_nos como escravos? sera que imploramos a Portugal que nos desse chicotadas gratuitas em nossa propria patria? Diga_me, pedimo_vos que nos humilhassem e suplantecem nossas culturas? Faca_me o favor as infraestruturas que os colonizadores ergueram em nenhum momento foi para o bem do povo Africano muito pelo contrario, por exemplo a barragem de Cahora Bassa em Mocambique foi paga na totalidade pelo governo Mocambicano ao governo portugues. Enfim, se fosses nao tivessem feito, tarde ou cedo nos fariamos. Nao me agrada abordar este tipo de temas, todavia inquieta_me ver alguem a dizer tantos disparates so para fugir com a siringa no rabo. Nao culpo o povo portugues mas sim aos dirigentes da epoca colonial, ate porque houve muito portugues em Moc. contra o colonialismo, que do mesmo modo sou um cristao catolico convicto apesar de estar ciente do papel da igreja catolica na colonizacao em Africa nao culpo a igreja, mas sim alguns lideres da igreja naquele tempo.
primeiro colonizaçao e colonialismo é diferente, segundo quando os portugueses chegaram a africa as tribos nao reinos tribos ja escaravizavam as tribos vizinhas ou seja os africanos ja se escaravizavam uns aos outros e em troca do que os portugueses lhes davam eles davam nos escravos quem começou o comercio de escravos foram os proprios africanos, e quanto a isto meu amigo nao ha duvidas so que e sempre mais facil culpar os brancos por causa de todos os problemas que existem no mundo, terceiro nos desenvolvemos angola desde o seculo 14, quando os portugueses chegaram a africa os nativos faziam casas com merda de animais, os portugueses aos poucos introduziram a civilizaçao em africa, nao vou negar as atrocidades cometidas pelos meus antepassados mas visto que era a norma da altura a superioridade racial nao vejo o porque dos portugueses de hoje terem de se desculpar do que quer que seja que na altura era visto como uma normalidade, quarto a divisao do nosso imperio sim nosso a historia de portugal tambem e a historia de africa e angola faz parte de uma naçao muito maior que si propria angola faz parte do imperio portugues que devia ser reunido a meu ver nao com portugal no controlo de todo o imperio mas sim uma cooperaçao entre povos portugueses estas merdas da escravatura so servem para dividir povos como os nossos que deviam estar unidos
Classificar mais de 500 anos no Mar, parece de dificil elaboracao. Teriamos entao de decompor por seculos. A informacao sera extensa. Clara e a falta de informcao relativa ao passado. Considero que todo o historiador que revele passado portugues, seja ele de que decada for, sera extremamente ben vindo. Penso que existem batalhas actuais importantes, penso que a Uniao deve ser sempre procurada, a divisao enfraquece. Necessario dados novos. Mudanca muda a cada Gesto meu.
De acordo com o censo de 2007, 50,4% sabe falar português (contexto urbano: 80,8%; contexto rural: 36,3%); (39,5% em 1997, 24,4% em 1980)
12,8% - fala maioritariamente português em casa (8,8% em 1997), 10,7% - considera o português sua língua materna (6,5% em 1997, 1,2% em 1980) Sendo que esta percentagem em Maputo chega a 25%
A almofada não é com escravos, é com escravizados
Esta mulher não sabe do que fala...é triste
amigos racismo nao é uma ideologia racismo é racismo distorcer as o significado das coisas é perigoso olha a agenda politica
Porta voz do bloco de esquerda?...