Isso vale para os adultos também, pois assim como eu tem vários autistas que chegaram a idade adulta e quando se fala em autismo lembram muito das crianças e adolescentes
Prof, tenho um filho recém diagnosticado como autista NS 1 após ter passado por uma avaliação neuropsicológica. Ele tem 27 anos e é formado em nutrição. Ele, apesar de ter curso superior e ser um rapaz com inteligência, tem enormes dificuldades de organização mental, interação social e sofre demais com auto estima abalada, depressão e super ansiedade. Dificuldades com a ansiedade vêm se arrastando desde a infância e adolescência e se agravaram no início da vida adulta quando se criou a expectativa com a sua graduação e inserção no mercado de trabalho. Ele não se firmou ainda na profissão, apesar de ter sido um aluno aplicado e apaixonado pela Nutrição, pelos estudos dessa área. Agora está finalizando uma pós graduação pois ainda não está trabalhando e isso lhe trás mais desconfortos e incertezas. Infelizmente houve o diagnóstico tardio ... Está reiniciando terapia e tratamento psiquiatrico após a investigação e o diagnóstico neuropsicológico. Ele também tem diagnóstico de Bipolaridade, sendo este já sinalizado há alguns anos. Ele ainda não atingiu a estabilidade de humor necessária e agora com o diagnóstico do autismo leve, muitas coisas hoje têm resposta. Eu gostaria de saber se um adulto diagnosticado com autismo 'leve' mas com comorbidades emocionais e sociais graves tem direito à carteira e quais os direitos previdenciários, médicos ele tem. Agradeço a atenção !
Olá. Tentarei responder com base nas informações que você me passou. Primeiro ele pode prestar qualquer concurso público e entrar na cota de pessoa com deficiência. Precisa ter o laudo atualizado. Quanto ao direito carteira se ele tem laudo sim. Agora os direitos previdenciários eles só existem caso ele exerça uma profissão e contribua com a previdência. No outro caso seria o BPC mas não parece o caso do seu filho, pois pelo que você falou ele pode trabalhar. Vou colocar o que é o BPC. O Benefício de Prestação Continuada - BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo (Como calcular a renda per capita familiar). Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Qualquer dúvida me manda um e-mail proffabioinacio13@gmail.com
Boa tarde professor pois este cordão está ajudando muito as nossas crianças especiais pois estão tendo mas respeito com nossas crianças mães do BPC LOAS taubate gratidão
Boa noite professor Fábio. Suas aulas são de extrema importância e muito fácil de compreender. Gostaria muito se pudesse gravar os vídeos dos conteúdos do concurso de São Paulo. Seria maravilhoso!!! Obrigada mestre🙏🙏🙏👏👏
Professor boa noite. Trabalho numa CEI e a mãe vai no período da tarde e acompanha minha aula com seu filho que tem espectro autista. Está correto esse acompanhamento? Obs: ele já se adaptou com a turma, a sala e a professora.
Oi Hosana não é indicado, pois um dos aspectos que tem que ser desenvolvido e a autonomia do aluno, a mãe acompanhado pode acabar reduzindo o desenvolvimento da autonomia, da convivência e interação com outros alunos.
No caso da minha eu fiquei 2 semanas com ela pq houve mudança de escola saiu da creche para escola não tinha auxiliar a sala com quase 30 alunos ela não queria entrar na sala então fiquei até chegar a auxiliar.
Sou mãe de uma aluna com autismo,no momento ela está afastada pelo o médico, pois ela se encontra com um quadro de depressão,pedir pra a escola uma redução de carga horária, ela estuda em uma escola pei de 9 horas,a escola negou,falou pra mim pedir outro afastamento pra o médico, gostaria que minha filha participasse das aulas. Até um determinado horário, tou errada em querer que minha filha participe das aula e saia um pouco mas cedo?
Oi tudo bem? Sim ela pode ter uma carga reduzida sim. É direito dela participar lembrando que a interação é fundamental para o desenvolvimento da criança. Aqui inclusive as vezes recomendamos a redução de horário para adaptação da criança.
Inclusive a convivência com outros alunos pode ajudar no quadro de depressão. A escola precisa levar isso em consideração preparando o corpo docente e os funcionários e se possível vendo um grupo de alunos para serem os acolhedores.
Oi Marina trabalho para o Vencendo Concursos. Lá o foco é em concursos de câmaras , setores administrativos, tribunais embora eles façam também alguns de educação.
Se uma escola afirmar que a criança autista por suas características necessita de um acompanhante a quem caberá providenciar tal profissional, a escola ou a família?
Acompanhante!!!!... O pior é que as acompanhantes não dão O suporte necessário para a criança fato.. Simplesmente estão lá só para ganhar O seu..... Papo reto... A sociedade está pouco se lixando para nossas crianças autista infelizmente.. Tudo isso não passa de falácia, pois na prática quem é mãe de uma criança autista sabe que isso não acontece.. Não pelo maldito Sus.... Particular sim tudo acontece..... Na minha cidade Cosmópolis... Pesquisei, falei com os pais e alunos, foi muito preocupante pois as crianças autista ficam na sala de aula como se fosse uma cadeira mesa, algo sem valor... Isso é Brasil.........
Show professor.
OBRIGADA PROFESSOR. AULA BEM ESCLARECEDORA
Estou estudando para o concurso da educação pelo município de Recife, seus vídeos estão sendo o meu suporte! Obrigada professor!
Obrigado. Um grande abraço para Recife.
Isso vale para os adultos também, pois assim como eu tem vários autistas que chegaram a idade adulta e quando se fala em autismo lembram muito das crianças e adolescentes
Sim. A inclusão precisa ser para todos em todos os momentos.
Sensacional prof, direto ao ponto!!
Obrigado.
O melhor professor sem dúvidas ❤
Prof, tenho um filho recém diagnosticado como autista NS 1 após ter passado por uma avaliação neuropsicológica. Ele tem 27 anos e é formado em nutrição. Ele, apesar de ter curso superior e ser um rapaz com inteligência, tem enormes dificuldades de organização mental, interação social e sofre demais com auto estima abalada, depressão e super ansiedade. Dificuldades com a ansiedade vêm se arrastando desde a infância e adolescência e se agravaram no início da vida adulta quando se criou a expectativa com a sua graduação e inserção no mercado de trabalho. Ele não se firmou ainda na profissão, apesar de ter sido um aluno aplicado e apaixonado pela Nutrição, pelos estudos dessa área. Agora está finalizando uma pós graduação pois ainda não está trabalhando e isso lhe trás mais desconfortos e incertezas. Infelizmente houve o diagnóstico tardio ... Está reiniciando terapia e tratamento psiquiatrico após a investigação e o diagnóstico neuropsicológico. Ele também tem diagnóstico de Bipolaridade, sendo este já sinalizado há alguns anos. Ele ainda não atingiu a estabilidade de humor necessária e agora com o diagnóstico do autismo leve, muitas coisas hoje têm resposta.
Eu gostaria de saber se um adulto diagnosticado com autismo 'leve' mas com comorbidades emocionais e sociais graves tem direito à carteira e quais os direitos previdenciários, médicos ele tem. Agradeço a atenção !
Olá. Tentarei responder com base nas informações que você me passou. Primeiro ele pode prestar qualquer concurso público e entrar na cota de pessoa com deficiência. Precisa ter o laudo atualizado. Quanto ao direito carteira se ele tem laudo sim. Agora os direitos previdenciários eles só existem caso ele exerça uma profissão e contribua com a previdência. No outro caso seria o BPC mas não parece o caso do seu filho, pois pelo que você falou ele pode trabalhar. Vou colocar o que é o BPC.
O Benefício de Prestação Continuada - BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.
Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo (Como calcular a renda per capita familiar).
Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Qualquer dúvida me manda um e-mail proffabioinacio13@gmail.com
Obrigada professor 👏👏👏
Excelente professor! Já vou procurar mais videos no seu canal :)
Muito obrigado.
Boa tarde professor pois este cordão está ajudando muito as nossas crianças especiais pois estão tendo mas respeito com nossas crianças mães do BPC LOAS taubate gratidão
Professor você é top!
Obrigado 😃
Esse prô é 10.❤️
Muito obrigado.
Amo seus vídeos ❤❤❤
Professor, o senhor é nota mil!
O problema na educação é esse caminhão de teoria, prática ninguém ensina.
Oi Alexandre a teoria é importante para alicerçar a prática as duas são importantes. Teoria sem prática é vazia assim como prática sem teoria também.
✅ ótima aula
Muito esclarecedor professor. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento ❤
Deus Abençoe Professor me ajudou muito
Obrigado.
Gratidão 🙏
Obrigado Lucimar.
Suas aulas são maravilhosas
Obrigado Deise.
Professor seus vídeos estão me ajudando muito!!! Obrigado 😊 de ❤️
Muito obrigado Paula.
Obrigada professor, seus vídeos estão ótimos.
Muito obrigado 😃
Boa noite professor Fábio. Suas aulas são de extrema importância e muito fácil de compreender. Gostaria muito se pudesse gravar os vídeos dos conteúdos do concurso de São Paulo. Seria maravilhoso!!! Obrigada mestre🙏🙏🙏👏👏
Oi Isabel vamos tentar fazer sim.
Aula maravilhosa professor ❤
Aula excelente!!! 👏👏
show suas aulas!
Muito obrigado.
Seus vídeos são incríveis, professor!
Muito obrigada!!
Muito obrigado Camila.
Parabéns professor tenho visto todos os seus vídeos pretendo passar n concurso 🙏🙏🙏🙏❤
Vai sim Adriana vai passar.
Obrigado professor, aprendendo muito aqui com seus videos. Estou me preparando para um concurso.☺️
Muito obrigado Luzia.
❤❤❤❤
🤩
Obrigado.
Boa tarde professor ,
Admiro o seu trabalho! O senhor irá falar sobre o edital de São Paulo?
Oi Daiane sim. Vídeo já publicado.
@@ProfessorFabioInacio obrigada 🙏🏽
Gosto muito das suas aulas. Parabéns 👏.
Olá professor, essa lei se encontra no vade mecum? Pode me ajudar?
Professor boa noite. Trabalho numa CEI e a mãe vai no período da tarde e acompanha minha aula com seu filho que tem espectro autista. Está correto esse acompanhamento? Obs: ele já se adaptou com a turma, a sala e a professora.
Oi Hosana não é indicado, pois um dos aspectos que tem que ser desenvolvido e a autonomia do aluno, a mãe acompanhado pode acabar reduzindo o desenvolvimento da autonomia, da convivência e interação com outros alunos.
Isso não pode acontecer, não favorece em nada o aluno, só atrapalha principalmente em relação ao comportamento.
No caso da minha eu fiquei 2 semanas com ela pq houve mudança de escola saiu da creche para escola não tinha auxiliar a sala com quase 30 alunos ela não queria entrar na sala então fiquei até chegar a auxiliar.
Sou mãe de uma aluna com autismo,no momento ela está afastada pelo o médico, pois ela se encontra com um quadro de depressão,pedir pra a escola uma redução de carga horária, ela estuda em uma escola pei de 9 horas,a escola negou,falou pra mim pedir outro afastamento pra o médico, gostaria que minha filha participasse das aulas. Até um determinado horário, tou errada em querer que minha filha participe das aula e saia um pouco mas cedo?
Oi tudo bem? Sim ela pode ter uma carga reduzida sim. É direito dela participar lembrando que a interação é fundamental para o desenvolvimento da criança. Aqui inclusive as vezes recomendamos a redução de horário para adaptação da criança.
Inclusive a convivência com outros alunos pode ajudar no quadro de depressão. A escola precisa levar isso em consideração preparando o corpo docente e os funcionários e se possível vendo um grupo de alunos para serem os acolhedores.
Olá professor, tudo bem?
Há tempos quero te perguntar: Além do "Já passei educação" qual a outra instituição na qual o senhor dá aulas para concurso?
Oi Marina trabalho para o Vencendo Concursos. Lá o foco é em concursos de câmaras , setores administrativos, tribunais embora eles façam também alguns de educação.
Se uma escola afirmar que a criança autista por suas características necessita de um acompanhante a quem caberá providenciar tal profissional, a escola ou a família?
Acompanhante!!!!... O pior é que as acompanhantes não dão O suporte necessário para a criança fato.. Simplesmente estão lá só para ganhar O seu..... Papo reto... A sociedade está pouco se lixando para nossas crianças autista infelizmente.. Tudo isso não passa de falácia, pois na prática quem é mãe de uma criança autista sabe que isso não acontece.. Não pelo maldito Sus.... Particular sim tudo acontece..... Na minha cidade Cosmópolis... Pesquisei, falei com os pais e alunos, foi muito preocupante pois as crianças autista ficam na sala de aula como se fosse uma cadeira mesa, algo sem valor... Isso é Brasil.........
A lei obriga uma escola regular ter um profissional( monitor) acompanhando um aluno autista?
Infelizmente essa lei no Brasil não é respeitada
Gratidão🙏🙏🙏
Muito obrigado