Professora paciente e compreensiva com as dezenas de interrupções longas, desnecessárias e superficiais. E ainda repete a pergunta, buscando confirmação, do “ vamos dizer assim” , do “mais ou menos” e outras platitudes.
Muito bem colocado. Além das contradições colocadas, o problema da modernização dos últimos xás é que foi uma modernização feita na base da força, da violência. Não é que as mulheres podiam andar sem o hijab, é que elas foram proibidas de andar com esse véu.
Entrevistas sempre muito bem conduzida e com convidados de alto nível. Mas queria deixar uma pequena crítica: o áudio do apresentador não está bom. Já notei isso em vários episódios.
Não esqueçamos que a Ásia Central, Afeganistão inclusive, era budista antes de se tornar Terra do Islão. No próprio Irã pré-islâmico existiram budistas, principalmente no Período Parta. Um dos primeiros tradutores de textos budistas para o chinês foi um Parta conhecido na China pelo nome de An Shih Kao.
@@aparecidasouza5953 Magos são os sacerdotes do Zoroastrismo persa, ou mazdayasna, que é como eles chamam sua religião. Obs: Os Zoroastristas não crêem que Jesus Cristo é o messias, eles aguardam ainda o messias deles.
Parabéns pela entrevista, mto interessante Apenas uma obs sobre o som do Celso, ñ foi somente nessa mas tb em outras, ele não é tao nítido como dos entrevistados fica mais baixo
3 года назад+1
Oi, Ana Lucia. Obrigado, pela companhia e feedback. Detectamos esse problema de áudio no Celso e já corrigimos.
Muito bom o tema!!! So achei dificil entender o q vc fala. Pra quem tem tanto conteudo, seria bom melhorar dicção pras palavras ficarem mais claras... realmente nao entendi 30% do q foi falado.
Pois é... rs As mulheres iranianas (01:02 do video) foram as ruas contra o Xá (denunciando ser ele um ditador infame) de véu e afirmando: - Vc não manda em nós, e usaremos o véu sim. Ai vem o Khomeini assume o poder com a ajuda delas e fala: - Vc's vão usar o véu sim, querendo ou não! E ai o que elas fazem? -Nada! rs Fica tudo pianinho, sendo tratadas como cães. Bem faz dizer, boi sonso sabe aonde arrombar a cerca. Os fundamentalistas sempre almejaram sequestrar o processo de derrubada do Xá, e achar que Khomeini tenha saido da França sem ter em mente estabelecer um governo religioso no Irã é o mesmo que achar que o Lula hoje não pensou em momento algum de ser candidato em 2022... kkkkk Voltando ao Xá, ele era corrupto, e ditador? - Sim! Mas os xiitas como já era obvio (menos para os estudantes iranianos rs ) fariam ele parecer um homem de boa fé no trato com as pessoas, e do mesmo jeito que os bolcheviques fizeram com os mencheviques, deram o bote na revolução e assumiram tudo...rs O regime Iraniano bem como o presidente citado (e todos eles ) não eram ou são conservadores, são reacionários! E a professora ao citar Israel para validar a pretensão Iraniana em ter armas nucleares exerce seu momento "Neville Chamberlain" só lembrando que o Irã além de ser um nação teocrática ( o que por si só já é temerário) já teve um presidente que no exercício de seu mandato (por sinal o mesmo citado no video) afirmou ter como objetivo destruir outra nação legalmente estabelecida (Israel) sem nenhum tipo de ressalva por parte dele ou de seu governo, algo que não se via desde o pós guerra entre nações minimamente sérias (como é o caso do Irã e de Israel) Fora o claro uso do Irã de usar forças insurgentes para desestabilizar o regime de outras nações (Arábia Saudita por exemplo) A menção ao Paquistão (também para validar a pretensão da bomba pelos Iranianos) e seu histórico como potência nuclear (ignorando a ação nefasta do pai da bomba paquistanesa no contrabando de informações sensíveis para quem quisesse comprar) além do efeito "MAD" (presente na guerra Fria entre EUA e URSS) que a Índia cumpre nesse contexto, denota uma ingenuidade estarrecedora por parte dela! E sobre o Irã não ter sido invadido a razão é simples, ao contrário do Iraque (já profundamente desestruturado desde a primeira guerra contra EUA e Otan, O Irã tinha suas forças descansadas e coordenadas de forma mais eficiente e até então não representava nem de longe a ameaça que é nos dias atuais. E não! ele na época não tinha a bomba na ocasião, hoje já possui o Know How mas não tem um bom veiculo lançador em termos de "furtividade" para representar uma verdadeira ameaça mesmo para Israel, imagine os EUA...rs Repetindo algo muito importante, o Irã e demais nações islâmicas daquela região não são dotados de governos conservadores, são dotados de governos reacionários... rs
E a história de uma viagem pela Europa em que, estando em Viena, um funcionário checando seu passaporte que, então, já era digitalizado e pede pra fazer uma pergunta pessoal, coisa que ela estranhou muito porque não seria algo a se esperar de um europeu. Ele pergunta como poderia ser que, tendo nome libanês e sobrenome turco, seu passaporte fosse brasileiro kkklllkkk. Imagino que sua família tenha feito aquela brincadeira do uni- duni- tê pra sortear a nacionalidade menos pior. Qual o país menos pior pra se viver: Líbano, Turquia ou Brasil? Minha pergunta na espiritualidade seria: ' Posso desistir dessa encarnação? ' Ninguém merece por assim dizer
Só faltou falar da perseguição da década de 80, enforcamento de militantes, e decreto de pena de morte contra escritores. Obs: Achei muito cor-de-rosa, o "islamofascismo" não deve ser tolerado.
O conhecimento dela é espetacular mas ficou bastante coisa confusa. A rigor, seria uma palestra pra quem já tem um razoável conhecimento de história do Oriente Médio. Fiquei perplexa de saber que existem comunidades judaicas no Irã com representação parlamentar!!! Morria sem saber disso... O movimento de nacionalização na década de 50 numa briga com os Britânicos pelo petróleo que, por terem o domínio da tecnologia, os Britânicos deixavam apenas um percentual desse petróleo pra lucro do Irã. Isso evidencia o ódio do Oriente para com o Ocidente porque, de fato, existe uma opressão. Lembrei daquela célebre frase de Henry Kissinger , então Secretário de Estado : ' Os Estados Unidos não tem amigos. Os Estados Unidos têm interesses . ' Desse modo, não faz sentido a insistência em se falar que os EUA são amigos de Israel, por exemplo. Fora essas coisas, não entendi o questionamento que ela faz sobre o patrulhamento ao Irã na tentativa de que não tenha bomba atômica. Ela coloca que Israel tem a bomba, o Paquistão que fica perto também têm e daí então por que não o Irã? Ela esqueceu( talvez) de dizer que os países árabes( não só o Ocidente) tem grande temor de um Irã com bomba atômica pela história de dominação do Irã a partir de sua tradição Persa. Ou seja, na região existe uma grande desconfiança de que os países árabes possam se tornar reféns do Irã. Ela dá a entender que seja uma espécie de ingenuidade considerar que o Irã não tenha a bomba e já de algum tempo . Seria o mais maravilhoso se Deus resolvesse dar um freio de arrumação na Terra. Na base do: ' Pra mim já deu! ' kkklllkkk kkklllkkk
Na minha opinião foi mal conduzida a entrevista Eu esperava ela dizendo a "visão do mundo visto pela Pérsia" Dizendo como aquele povo vê o mundo!!! MAIS o que se viu e ela contando a história da Pérsia
Puro Delírio ! Vida loga ao QSN . Mais uma vez sendo o "Marco Pollo", no descobrimento do Oriente para o Ocidente , neste deserto de areias na internet !! A melhor Caravana para o conhecimento do Seres Humanos ??
Estudamos juntas no primeiro grau, ela realmente já amava História,só tirava dez.
Parabéns professora Samira!
Essa série tá excelente, e a professora Samira deu um show! Parabéns!
Amo demais o Celso Loducca. Amo demais esse programa.
Que aula maravilhosa. Parabéns a todos que fizeram ela possível. Que bom que esse conteúdo de primeira chegou até mim.
Adoreeeei. Tô viciada nessa série. Aprendi muito com essa Professora e com essa aula maravilhosa
Muito rico esse conhecimento.a educação do nosso país deveria estudar Oriente da mesma forma que estudamos a Europa.
Perfeito, a África também
E a própria América. Muito pouco sabemos do nosso continente.
Ainda assim o que se ensina da Europa é ultra resumido (ainda fica faltando muita coisa)
muuuuito bom, poucas vezes alguem abordando o Irã com tantos detalhes e toda a conjuntura que permeia
A Prof Samira me deu aula de antropologia no SENAC
Muito interessante! Apesar de achar que foi muita informação para um leigo como eu, foi muito bom!!
Que entrevista/aula espetacular. Só gratidão.
Um dos melhores programas deste canal
O Irã é um país com população super culta .
muito bom de assistir, uma bela aula professora.
Professora paciente e compreensiva com as dezenas de interrupções longas, desnecessárias e superficiais. E ainda repete a pergunta, buscando confirmação, do “ vamos dizer assim” , do “mais ou menos” e outras platitudes.
Muito bem colocado. Além das contradições colocadas, o problema da modernização dos últimos xás é que foi uma modernização feita na base da força, da violência. Não é que as mulheres podiam andar sem o hijab, é que elas foram proibidas de andar com esse véu.
Acabei de ouvir no rádio.Muito bom
Amando a serie... em especial esta... demais e q facilidade dela de explicar... show
Excelente aula professora Samira. Parabéns!
Muito bom. Adorando a série!
Estive no Irã ,2018 e fiquei encantada,
Q prazer assistir! Eu q fui conhecer o centro do zoroastrismo..., Passargada...
Entrevistas sempre muito bem conduzida e com convidados de alto nível. Mas queria deixar uma pequena crítica: o áudio do apresentador não está bom. Já notei isso em vários episódios.
o conhecimento é fundamental
Quando se estudara história assim no Brasil?! Ótima aula
Não esqueçamos que a Ásia Central, Afeganistão inclusive, era budista antes de se tornar Terra do Islão. No próprio Irã pré-islâmico existiram budistas, principalmente no Período Parta. Um dos primeiros tradutores de textos budistas para o chinês foi um Parta conhecido na China pelo nome de An Shih Kao.
Que eu saiba o Irã antes do islã tinha como religião central o Zoroastrismo. Eu mesma dou iraniana e tenho raízes zoroasterianos.
@@venusabrarpour3453 com certeza o Zoroastrismo era dominante, mas havia também uma pequena minoria budista.
Quero a série td,cheguei hj!!
Excelente. 👏🏼
O livro autobiográfico em quadrinhos da Marjane Satrapi, Persépolis é muito legal.
Passárgada!!!! ♡♡♡♡♡
que show de aula!
Excelente!
Dessa região vieram os três reis magos , que adoravam as estrelas e viram e acreditaram no nascimento de Jesus tanto que vieram visitar em Belém.
Acho que os três reis magos eram Árabes.
@@aparecidasouza5953 Magos são os sacerdotes do Zoroastrismo persa, ou mazdayasna, que é como eles chamam sua religião. Obs: Os Zoroastristas não crêem que Jesus Cristo é o messias, eles aguardam ainda o messias deles.
@@jblp92 obrigada.
Tema sensacional e apaixonante
Porém, a professora fala para a academia
Para mim que sou relés mortal ficou um pouco longe
Parabéns pela entrevista, mto interessante
Apenas uma obs sobre o som do Celso, ñ foi somente nessa mas tb em outras, ele não é tao nítido como dos entrevistados fica mais baixo
Oi, Ana Lucia. Obrigado, pela companhia e feedback. Detectamos esse problema de áudio no Celso e já corrigimos.
muito bom.
A verdade é que o Irã é muito menos radical do que foi vendido no ocidente, a Arábia Saudita é bem mais radical por exemplo! Muito boa aula!
mesmo com a escolarização tem que preservar e respeitar as tradições.
Vc falando e eu lembrando de ter visto.Bom demais.Os zoroastrismos,como fazem com os cadáveres para não poluir os rios.
Demais!
Like 32 para somar
que dahora esse canal
Até 1500 o primeiro mundo era Oriente médio e leste da Ásia,Ásia Central.
A M E I !
Excelente o conteúdo. Celso, por favor, investe em um microfone melhor, a som de sua voz estava muito ruim.
não existe bolsa hoje em dia pars Universidades no Oriente?
👏 👏
Muito bom esse vídeo. Devemos desmistificar Hollywood e seu império.
Quero receber td!!
no Brasil também o apoio vem das igrejas.
ainda bem
O som do entrevistador não está bom
Brasil poderia ter feito isso também com o presal
Muito bom o tema!!! So achei dificil entender o q vc fala. Pra quem tem tanto conteudo, seria bom melhorar dicção pras palavras ficarem mais claras... realmente nao entendi 30% do q foi falado.
Pois é... rs
As mulheres iranianas (01:02 do video) foram as ruas contra o Xá (denunciando ser ele um ditador infame) de véu e afirmando:
- Vc não manda em nós, e usaremos o véu sim.
Ai vem o Khomeini assume o poder com a ajuda delas e fala:
- Vc's vão usar o véu sim, querendo ou não!
E ai o que elas fazem?
-Nada! rs
Fica tudo pianinho, sendo tratadas como cães.
Bem faz dizer, boi sonso sabe aonde arrombar a cerca.
Os fundamentalistas sempre almejaram sequestrar o processo de derrubada do Xá, e achar que Khomeini tenha saido da França sem ter em mente estabelecer um governo religioso no Irã é o mesmo que achar que o Lula hoje não pensou em momento algum de ser candidato em 2022... kkkkk
Voltando ao Xá, ele era corrupto, e ditador?
- Sim!
Mas os xiitas como já era obvio (menos para os estudantes iranianos rs ) fariam ele parecer um homem de boa fé no trato com as pessoas, e do mesmo jeito que os bolcheviques fizeram com os mencheviques, deram o bote na revolução e assumiram tudo...rs
O regime Iraniano bem como o presidente citado (e todos eles ) não eram ou são conservadores, são reacionários!
E a professora ao citar Israel para validar a pretensão Iraniana em ter armas nucleares exerce seu momento "Neville Chamberlain" só lembrando que o Irã além de ser um nação teocrática ( o que por si só já é temerário) já teve um presidente que no exercício de seu mandato (por sinal o mesmo citado no video) afirmou ter como objetivo destruir outra nação legalmente estabelecida (Israel) sem nenhum tipo de ressalva por parte dele ou de seu governo, algo que não se via desde o pós guerra entre nações minimamente sérias (como é o caso do Irã e de Israel)
Fora o claro uso do Irã de usar forças insurgentes para desestabilizar o regime de outras nações (Arábia Saudita por exemplo)
A menção ao Paquistão (também para validar a pretensão da bomba pelos Iranianos) e seu histórico como potência nuclear (ignorando a ação nefasta do pai da bomba paquistanesa no contrabando de informações sensíveis para quem quisesse comprar) além do efeito "MAD" (presente na guerra Fria entre EUA e URSS) que a Índia cumpre nesse contexto, denota uma ingenuidade estarrecedora por parte dela!
E sobre o Irã não ter sido invadido a razão é simples, ao contrário do Iraque (já profundamente desestruturado desde a primeira guerra contra EUA e Otan, O Irã tinha suas forças descansadas e coordenadas de forma mais eficiente e até então não representava nem de longe a ameaça que é nos dias atuais.
E não! ele na época não tinha a bomba na ocasião, hoje já possui o Know How mas não tem um bom veiculo lançador em termos de "furtividade" para representar uma verdadeira ameaça mesmo para Israel, imagine os EUA...rs
Repetindo algo muito importante, o Irã e demais nações islâmicas daquela região não são dotados de governos conservadores, são dotados de governos reacionários... rs
região muito comercial sempre
Posso biscoitar a minha professora maravilhosa? Essa mulher, se quisesse, dominava o mundo!
A série foi ótima, só achei a professora Samira um pouco parcial.
Nós: Nós Latinos, Persas, Asiático , ocidentais e orientais contra o domínio do espectro total dos EUA e Bruxelas.
E a história de uma viagem pela Europa em que, estando em Viena, um funcionário checando seu passaporte que, então, já era digitalizado e pede pra fazer uma pergunta pessoal, coisa que ela estranhou muito porque não seria algo a se esperar de um europeu. Ele pergunta como poderia ser que, tendo nome libanês e sobrenome turco, seu passaporte fosse brasileiro kkklllkkk. Imagino que sua família tenha feito aquela brincadeira do uni- duni- tê pra sortear a nacionalidade menos pior. Qual o país menos pior pra se viver: Líbano, Turquia ou Brasil? Minha pergunta na espiritualidade seria: ' Posso desistir dessa encarnação? ' Ninguém merece por assim dizer
Me identifiquei com ela, sempre quis fazer história, mas optei por enfermagem, amo a minha profissão, mas agora aposentada, vou fazer .
Som ruim
complicado
O Celso sacode me a cabeça,perde o microfone...
Religião é muito política
Só faltou falar da perseguição da década de 80, enforcamento de militantes, e decreto de pena de morte contra escritores. Obs: Achei muito cor-de-rosa, o "islamofascismo" não deve ser tolerado.
Boa. Realmente um continuo de fadas pra criancinhas.
Os Libaneses são os antigos Fenícios... não são Árabes... os Iranianos antigos Persas, não são Semitas... os Judeus de hoje são descendentes de Sem...
O som da Samira eh bom mas do senhor eh ruim.
Oi, Nisara. Obrigado, pela companhia e feedback. Sim, percebemos esse erro no áudio do Celso e já consertamos para os próximos.
luzmanha
Pena né?!!!!
era bela então
Boa explicação, pena o vício de linguagem - “né “ .
Britânico divide para governar para saquear sempre foram corsários.
Os britânicos deram e continuam dando golpes aliados ao império decadente americano.
Não existe soberania com domínio de forças estrangeiras impondo seu domínio sobre os povos.
O conhecimento dela é espetacular mas ficou bastante coisa confusa. A rigor, seria uma palestra pra quem já tem um razoável conhecimento de história do Oriente Médio. Fiquei perplexa de saber que existem comunidades judaicas no Irã com representação parlamentar!!! Morria sem saber disso... O movimento de nacionalização na década de 50 numa briga com os Britânicos pelo petróleo que, por terem o domínio da tecnologia, os Britânicos deixavam apenas um percentual desse petróleo pra lucro do Irã. Isso evidencia o ódio do Oriente para com o Ocidente porque, de fato, existe uma opressão. Lembrei daquela célebre frase de Henry Kissinger , então Secretário de Estado : ' Os Estados Unidos não tem amigos. Os Estados Unidos têm interesses . ' Desse modo, não faz sentido a insistência em se falar que os EUA são amigos de Israel, por exemplo. Fora essas coisas, não entendi o questionamento que ela faz sobre o patrulhamento ao Irã na tentativa de que não tenha bomba atômica. Ela coloca que Israel tem a bomba, o Paquistão que fica perto também têm e daí então por que não o Irã? Ela esqueceu( talvez) de dizer que os países árabes( não só o Ocidente) tem grande temor de um Irã com bomba atômica pela história de dominação do Irã a partir de sua tradição Persa. Ou seja, na região existe uma grande desconfiança de que os países árabes possam se tornar reféns do Irã. Ela dá a entender que seja uma espécie de ingenuidade considerar que o Irã não tenha a bomba e já de algum tempo . Seria o mais maravilhoso se Deus resolvesse dar um freio de arrumação na Terra. Na base do: ' Pra mim já deu! ' kkklllkkk kkklllkkk
Parei na hora que ela se descreveu através de signos. Como pode alguém que estudou tanto acreditar em astrologia (o terraplanismo socialmente aceito)?
Sem falar que não entende nada, parece conversa de adolescente, estranho para pessoa de meia idade.
Na minha opinião foi mal conduzida a entrevista
Eu esperava ela dizendo a "visão do mundo visto pela Pérsia"
Dizendo como aquele povo vê o mundo!!!
MAIS o que se viu e ela contando a história da Pérsia
também se deixaram ocidentalizar
Puro Delírio ! Vida loga ao QSN . Mais uma vez sendo o "Marco Pollo", no descobrimento do Oriente para o Ocidente , neste deserto de areias na internet !! A melhor Caravana para o conhecimento do Seres Humanos ??
o imperialismo sempre impondo
mas as mulheres tem que se libertar
fizeram certo invadir a embaixada
sempre a Europa se saindo a frente de tudo.
Viva o Comunismo!Entra em todos os imperioo.
três potências inimigas
machistas então