Emociono-me e aprendo muito lendo autores da literatura estrangeira, como Dostoiévski, Tolstói, Vitor Hugo, Balzac, Stendal, Oz, Mann, Gogól, entre muitos outros. E quando leio Machado de Assis, Erico Verissimo, Rachel de Queiroz, Rubem Fonseca, Jorge Amado, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, entre outros, também me emociono muito e aprendo.
Acabei de ler uma sequência de 5 livros do Ortega ( Meditações do Quixote, Origem e Epilogo da Filosofia, O que é Filosofia? , O Homem e os Outros e A Rebelião das Massas) e sai com duas certezas: queria escrever como Ortega escreve e me adiantei um passo na direção da sabedoria. Excelente video,prof.
Professor, em qual livro do Ortega eu encontro essa afirmação dele: Amar é qualquer coisa de mais grave e significativo do que o entusiasmo pelas linhas de um rosto e a cor de uma face; é decidirmo-nos por um certo tipo de ser humano que é simbolicamente anunciado nos pormenores do rosto, da voz e dos gestos. O amor é uma escolha profunda.
Poliana G. Teixeira Stulzer: Essa citação se encontra no ensaio "Ao Microscópio", pertencente ao livro "Estudos Sobre o Amor" (1941). A edição em português pode ser encontrada em lojas de livros usados (sebos). Boa sorte e um abraço !!!!
Excelente exposição, caro professor! Na literatura o pequeno de cada um é o átomo da vida, com o qual se constrói a realidade, como partícula de argamassa em muro. Qualificar como pueris as pequenas coisas do quotidiano e querer que a literatura reflita apenas as grandes teses sociais e políticas torna a literatura engajada, e, como tal, maçante, chata, oratória e desagradável, além de falsa. Apenas uns poucos escritores conseguiram lidar de forma eficiente com a «literatura engajada», e mesmo assim, sem deixar de fazer arte da melhor qualidade: Jack London, Anatole France, Umberto Eco, Monteiro Lobato e... quem mais? Grande abraço, Celso do Lago Paiva, Minas Gerais.
Que professor maravilhoso!!! Fala dos livros e dos autores com tanta paixão que da vontade de ficar ouvindo o dia todo!!! Minha lista de livros está ficando longa. A cada vídeo que vejo vai mais um pra ela. Creio que não vou conseguir ler todos eles mas estão lá, me aguardando. Obrigada por disponibilizar seu tempo para nós, pobres incultos em busca de alimento para a alma.
Quando sinto-me, situado e sitiado, qual monge medieval, diante das invasões bárbaras, da incultura e da decadência de valores humanos essênciais(dentre eles, literários) que se faz sentir, aquí no Brasil; surge o querido professor Rodrigo Gurgel, com mais um espetacular vídeo, á nos brindar.👍
Quando assisto aos vídeos e leio os livros que o senhor recomenda recebo um revigoramento intelectual incrível. Muito obrigado pelo trabalho professor, posso dizer plenamente que o trabalho realizado pelo senhor e pelo Olavo mudaram minha vida, tirando confusões que professores medíocres haviam colocado e me reaproximando com a realidade e a VERDADE. Muito obrigado.
A compreenção é feita com palavras simples! Relembrar é tão importante quando aprender... Admiro o SENHOR em três dimensões: Pela a inteligência, a coragem e pelo amor ao próximo!.
Olá, meu mestre. Já estava com saudades do senhor. Que Maria Santíssima cuide sempre de sua vida, dando-lhe muita saúde, para que o senhor nos traga sempre conteúdos literários excelentes. Forte abraço, meu professor.
Não fui notificado pelo RUclips, mas a publicação do Instagram me alertou. Perder uma preciosidade de aula dessas seria uma grande ofensa. Muito obrigado!! 👏👏👏👏👏👏
Confesso que tenho muita dificuldade em elogiar, temo sempre parecer bajuladora, mas não dá para passar pelo seu conteúdo, Professor Rodrigo Gurgel, só com um like. Seus vídeos são preciosos para mim. Muito obrigada! 🙏🏼
Tenho aprendido demais com o senhor, Professor! Assisto-o sem qualquer pretensão de ser escritora mas apenas por deleite. Muitíssimo obrigada pelos momentos tão ricos que tem me proporcionado!
Que lindo esse depoimento! Realmente a literatura tem esse poder de abrir nossos horizontes e romper paradigmas e preconceitos. Dom Quixote é meu livro favorito, estou me preparando para relê-lo, mas, depois de ver este vídeo, decidi ler antes o ensaio de Gasset. No momento estou lendo A rebelião das Massas, desse mesmo autor, e estou fascinada com a previsão que ele fez da massificação da humanidade, sobretudo da civilização ocidental, já em 1930. Suas observações se aplicam perfeitamente à realidade que estamos vivendo. O senhor já comentou essa obra em algum canal? Se não, fica a sugestão, pois é muito instigante. Um abraço e obrigada por ampliar nossos horizontes com suas reflexões!
Professor, não perco um vídeo seu e do professor Olavo de Carvalho. Eu queria ver vocês dois em um hangout por aqui. Obs: eu já vi vídeos dos dois juntos. Porém aqui em seu canal seria mais familiar. Quem sabe vocês dois combinam um 2° hangout sobre O Amor e Suas Concepções Filosóficas com o @Mauro Ventura e a @Silvana Beatriz Sil lá de Uberaba? Esse hangout foi o melhor de todos os tempos. Se o senhor não viu, eu indicaria. 😉 Está aqui no RUclips no canal do Mauro.
Também amo este pequeno grande livro!! Excelente o seu vídeo, Obrigado. "Eu sou eu e minha circunstância, e se não a salvo não me salvo eu" (José Ortega y Gasset)
Muito bem, meu caro Professor Gurgel! Aqui fugindo do Carnaval e saboreando suas preciosas lições - aliás muito bem temperadas com vida e humanidade. Quem já não se sentiu mirando as estrelas embora com pés pesadamente agarrados ao chão?! Grande abraço!
Essa famosa frase dele, eu nunca entendi direito de forma isolada, e o senhor neste vídeo tira tantas dúvidas que não sei por onde agradecer; obrigado como sempre!
Obrigado mais uma vez professor Gurgel, o senhor é um exemplo para nós. A literatura abre portas; eu não saberia dizer onde é que eu estaria agora sem ela. A fé e a razão juntas nos faz viver, e percebendo nossos erros, podemos retomar o caminho... Obrigado. Pelo carinho e por nos ter abraçado como alunos, que o senhor, siga ainda mais salvando almas. Paz de Jesus.. Adeus.
Mais do que excelente teu comentário sobre esta magnífica obra, sempre contribuíndo para que a literatura seja vista como indispensável em nossas vidas, o que é absolutamente verdade.
Olá professor, obrigado por mais um excelente vídeo! Quando possível, e se assim desejar, o senhor poderia fazer um vídeo sobre o que é propriamente um “ensaio”, e como ele se distingue de outros gêneros que parecem próximos, como a crônica e a crítica? (Sei que o senhor tem um curso a respeito, mas não sei quando será a próxima turma online...) Grande abraço!
Com certeza lerei mais essa importante obra de José Ortega, aproveitando, professor Gurgel, qual vc consideraria em sua opinião, como a mais interessante tradução da Ilíada em português?
Caro professor, é recomendável ou indispensável a leitura de D. Quixote antes da leitura deste livro do Gasset? Abraços, obrigado e parabéns pelo vídeo.
Eu amo literatura. Sou uma principiante... Já li obras de autoajuda, já segui mestres religiosos... e eu sei que foram experiências importantes. Hoje considero o gosto pela literatura uma espécie de amadurecimento do ser humano. Obrigada mais uma vez pelo excelente conteúdo, amado Prof!!! Voltar-se à literatura nacional e, analogicamente, apreciar o pequeno, seria talvez o mesmo que descobrir o grande um pouco mais próximo... Qual obra de literatura nacional o Sr. recomendaria para começarmos, prof? Um grande abraço!!!
Encontrei uma pessoa fascinante (o senhor) estou na busca de conseguir o êxito de entender a educação clássica, sinto me completando um quebra- cabeças, gostaria de te fazer um humilde pedido: Poderia indicar algumas leituras nesse sentido?
Professor não sei se conhece mas há um artigo muito interessante sobre esse tema: ’Meditaciones del Quijote’ como respuesta al nihilismo en Ortega y Gasset'. Bem interessante... Abraços
Professor, só posso agradecer pela excelente sugestão de leitura, pela sua generosidade, enfim. A propósito, tenho lido ultimamente outra sugestão sua; refiro-me aos contos da Flannery O`Connor. Estou impressionado, para dizer o mínimo. Pergunto ao Sr. se essa escritora também não merece um curso como o já esperado sobre o Conrad. Tem algo em vista? Abraço!
Muito bom! Professor. Você têm inscritos de vários níveis aqui. E um deles sou eu, abaixo de todos, um mero iniciante. Me explique, por favor, como meditar em um livro?
Professor, tens alguma recomendação de livro específico a respeito de expressão e comunicação através da língua portuguesa? Seja essa conversação escrita ou verbal. Curso Engenharia e esse é um aspecto MUITO carente no meio.
Professor, vou aproveitar este espaço para perguntar-lhe o seguinte: caso o senhor conheça, qual sua opinião a respeito da obra de Raduan Nassar " Lavoura Arcaica"? Obrigado.
Professor Rodrigo, desculpe falar de outro assunto, mas eu gostaria de saber, por favor, qual seria a melhor tradução da Divina Comédia em português (Brasil ou Portugal, qual for melhor) que o senhor recomenda. Obrigado, professor!
Parabéns pelo vídeo, Professor. Será que existiria alguma forma de mudarmos a edução fundamental brasileira, a fim de que se valorizasse mais a percepção das crianças acerca da importância da literatura na formação intelectual de uma pessoa? Isso é uma coisa que me incomoda muito. Pois assim como muito bem dito pelo professor Pierluigi Piazzi, a educação brasileira é expert em criar o ódio pela leitura nas mentes infantis.
Professor, gostaria de saber uma coisa. Gosto de ler, porém, leio duas páginas e bate o sono (independente do horário) e pior: começo a pensar mil abobrinhas e tenho que voltar 3 parágrafos, é muito ruim. Por favor me de uma luz! Kkkkk
Lucas Santos O consumo excessivo de internet, jogos, etc, causam essa diminuição na concentração. Se você usa muito essas coisas, tente reduzir o tempo gasto com elas e aos poucos sua capacidade de se concentrar aumentará.
O livro "arte ou desastre " aparece com um preço na página e quando clico para comprar aparece no carrinho de compras com um preço bem mais alto, o dobro. Atualizo a página e continua assim. Não estão tratando bem o cliente
Professor, boa noite! Tenho uma dúvida e gostaria que o senhor me respondesse, se for possível. Já tenho 22 anos e li pouquíssimos livros na minha vida (uns 4 ou 5) e gostaria de saber se iniciar a minha vida de leitura e enriquecimento cultural por meio dos clássicos da literatura brasileira seria uma boa ideia ou se poderia iniciar com os livros de filosofia política que também gosto muito seria bom. Assim que o senhor me responder, vou assistir aos seus vídeos de "como ler" porque também não adianta nada ler e não saber o que se está lendo. Rsrs Muito obrigado
Professor , você é foda com todo respeito.
Hahahahahahahahahahahahaha... Ainda bem que é "com todo respeito"! Abração!
hahaha
Um dos livros mais sensivelmente impactantes que já li. 150 páginas de pura delicadeza.
Emociono-me e aprendo muito lendo autores da literatura estrangeira, como Dostoiévski, Tolstói, Vitor Hugo, Balzac, Stendal, Oz, Mann, Gogól, entre muitos outros.
E quando leio Machado de Assis, Erico Verissimo, Rachel de Queiroz, Rubem Fonseca, Jorge Amado, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, entre outros, também me emociono muito e aprendo.
Professor, é muito bom ouvi-lo!! Gostaria se fosse possível, de um vídeo o senhor falando sobre Otto Maria Carpeaux.
Logo, logo!
"Para quem o pequeno não é nada, o grande não é grande". Parabéns Gasset, parabéns professor. Te amo.
Acabei de ler uma sequência de 5 livros do Ortega ( Meditações do Quixote, Origem e Epilogo da Filosofia, O que é Filosofia? , O Homem e os Outros e A Rebelião das Massas) e sai com duas certezas: queria escrever como Ortega escreve e me adiantei um passo na direção da sabedoria. Excelente video,prof.
Professor, em qual livro do Ortega eu encontro essa afirmação dele:
Amar é qualquer coisa de mais grave e significativo do que o entusiasmo pelas linhas de um rosto e a cor de uma face; é decidirmo-nos por um certo tipo de ser humano que é simbolicamente anunciado nos pormenores do rosto, da voz e dos gestos.
O amor é uma escolha profunda.
Poliana G. Teixeira Stulzer: Essa citação se encontra no ensaio "Ao Microscópio", pertencente ao livro "Estudos Sobre o Amor" (1941). A edição em português pode ser encontrada em lojas de livros usados (sebos). Boa sorte e um abraço !!!!
Excelente exposição, caro professor!
Na literatura o pequeno de cada um é o átomo da vida, com o qual se constrói a realidade, como partícula de argamassa em muro. Qualificar como pueris as pequenas coisas do quotidiano e querer que a literatura reflita apenas as grandes teses sociais e políticas torna a literatura engajada, e, como tal, maçante, chata, oratória e desagradável, além de falsa.
Apenas uns poucos escritores conseguiram lidar de forma eficiente com a «literatura engajada», e mesmo assim, sem deixar de fazer arte da melhor qualidade: Jack London, Anatole France, Umberto Eco,
Monteiro Lobato e... quem mais?
Grande abraço,
Celso do Lago Paiva, Minas Gerais.
Que professor maravilhoso!!! Fala dos livros e dos autores com tanta paixão que da vontade de ficar ouvindo o dia todo!!! Minha lista de livros está ficando longa. A cada vídeo que vejo vai mais um pra ela. Creio que não vou conseguir ler todos eles mas estão lá, me aguardando. Obrigada por disponibilizar seu tempo para nós, pobres incultos em busca de alimento para a alma.
Quando sinto-me, situado e sitiado, qual monge medieval, diante das invasões bárbaras, da incultura e da decadência de valores humanos essênciais(dentre eles, literários) que se faz sentir, aquí no Brasil; surge o querido professor Rodrigo Gurgel, com mais um espetacular vídeo, á nos brindar.👍
O Rodrigo possui uma retórica eloqüente sem ornamentos! É um êxtase ouvi-lo!
Quando assisto aos vídeos e leio os livros que o senhor recomenda recebo um revigoramento intelectual incrível. Muito obrigado pelo trabalho professor, posso dizer plenamente que o trabalho realizado pelo senhor e pelo Olavo mudaram minha vida, tirando confusões que professores medíocres haviam colocado e me reaproximando com a realidade e a VERDADE. Muito obrigado.
👍🏻👍🏻👍🏻
A compreenção é feita com palavras simples! Relembrar é tão importante quando aprender...
Admiro o SENHOR em três dimensões: Pela a inteligência, a coragem e pelo amor ao próximo!.
Olá, meu mestre. Já estava com saudades do senhor. Que Maria Santíssima cuide sempre de sua vida, dando-lhe muita saúde, para que o senhor nos traga sempre conteúdos literários excelentes. Forte abraço, meu professor.
Muito obrigado!
Não fui notificado pelo RUclips, mas a publicação do Instagram me alertou.
Perder uma preciosidade de aula dessas seria uma grande ofensa.
Muito obrigado!! 👏👏👏👏👏👏
Valeu! Obrigado!
Uau!! Que profundidade, estou sem palavras! Quisera eu me expressar assim para resenhar uma obra.
Confesso que tenho muita dificuldade em elogiar, temo sempre parecer bajuladora, mas não dá para passar pelo seu conteúdo, Professor Rodrigo Gurgel, só com um like. Seus vídeos são preciosos para mim. Muito obrigada! 🙏🏼
Obrigado!
Tenho aprendido demais com o senhor, Professor! Assisto-o sem qualquer pretensão de ser escritora mas apenas por deleite. Muitíssimo obrigada pelos momentos tão ricos que tem me proporcionado!
Que lindo esse depoimento! Realmente a literatura tem esse poder de abrir nossos horizontes e romper paradigmas e preconceitos. Dom Quixote é meu livro favorito, estou me preparando para relê-lo, mas, depois de ver este vídeo, decidi ler antes o ensaio de Gasset. No momento estou lendo A rebelião das Massas, desse mesmo autor, e estou fascinada com a previsão que ele fez da massificação da humanidade, sobretudo da civilização ocidental, já em 1930. Suas observações se aplicam perfeitamente à realidade que estamos vivendo. O senhor já comentou essa obra em algum canal? Se não, fica a sugestão, pois é muito instigante. Um abraço e obrigada por ampliar nossos horizontes com suas reflexões!
Professor, não perco um vídeo seu e do professor Olavo de Carvalho.
Eu queria ver vocês dois em um hangout por aqui.
Obs: eu já vi vídeos dos dois juntos. Porém aqui em seu canal seria mais familiar.
Quem sabe vocês dois combinam um 2° hangout sobre O Amor e Suas Concepções Filosóficas com o @Mauro Ventura e a @Silvana Beatriz Sil lá de Uberaba? Esse hangout foi o melhor de todos os tempos. Se o senhor não viu, eu indicaria. 😉 Está aqui no RUclips no canal do Mauro.
Vou convidar o Olavo.
@@RodrigoGurgel que bom! Será antológico!
Sensacional
Obrigado
Pelo vídeo e a dica.
Existe um livro brasileiro que é tão triste ou mais que dom.quixote.vidas secas .
Genial professor!👏👏👏🙏🙏
mais um prazeroso vídeo,obrigado professor,vida longa ao senhor para termos o prazer vê-lo durante muito tempo por aqui,abraço
Parabéns Professor Gurgel. Suas análises já me fizeram acrescentar à minha biblioteca uns bons 20 livros!
Excelente !
Muito obrigado sr. Gurgel , por suas preciosas postagens !
👍🏻👍🏻👍🏻
Também amo este pequeno grande livro!! Excelente o seu vídeo, Obrigado.
"Eu sou eu e minha circunstância, e se não a salvo não me salvo eu"
(José Ortega y Gasset)
Obrigado, José Fernando. E que livro!
Concordo plenamente professor
Muito bem, meu caro Professor Gurgel! Aqui fugindo do Carnaval e saboreando suas preciosas lições - aliás muito bem temperadas com vida e humanidade. Quem já não se sentiu mirando as estrelas embora com pés pesadamente agarrados ao chão?! Grande abraço!
Essa famosa frase dele, eu nunca entendi direito de forma isolada, e o senhor neste vídeo tira tantas dúvidas que não sei por onde agradecer; obrigado como sempre!
Muito obrigado, professor!! O teu canal já mudou a minha vida!
Vamos em frente!
Obrigado mais uma vez professor Gurgel, o senhor é um exemplo para nós.
A literatura abre portas; eu não saberia dizer onde é que eu estaria agora sem ela.
A fé e a razão juntas nos faz viver, e percebendo nossos erros, podemos retomar o caminho...
Obrigado. Pelo carinho e por nos ter abraçado como alunos, que o senhor, siga ainda mais salvando almas.
Paz de Jesus.. Adeus.
Excelente, professor. Já li. Mas agora, depois de sua análise, irei revisitar a obra.
Parabéns pelo seu conhecimento grande mestre, e por compartilhar conosco de maneira gratuita.
Obrigado!
Eu estava procurando por comentários sobre o livro para decidir se iria adquirir ou não e encontrei o teu canal. Obrigado pelo vídeo
Pensando em comprar esse livro, vim ao YT procurar uma resenha e para minha alegria aparece um vídeo do Prof. Rodrigo Gurgel ❤️
Não deixe de ler o Ortega, Ana Cláudia!
O professor Rodrigo tem uma inteligência assombrosa! Como é bom ouvi-lo!
Vídeo excelente, como sempre. Não vi nenhum vídeo do senhor que não tenha superado as minhas expectativas.
Obrigado!
Professor, seus vídeos são aulas de vida. Obrigada por nos brindar com tanta sabedoria. Abraços.
Divinas palavras, professor Gurgel! Aula que nos eleva ao sublime desejo do aprofundamento na Literatura! Muito grato!!!
Obrigado, professor, por mais uma aula...!!!
Mais do que excelente teu comentário sobre esta magnífica obra, sempre contribuíndo para que a literatura seja vista como indispensável em nossas vidas, o que é absolutamente verdade.
Olá professor, obrigado por mais um excelente vídeo! Quando possível, e se assim desejar, o senhor poderia fazer um vídeo sobre o que é propriamente um “ensaio”, e como ele se distingue de outros gêneros que parecem próximos, como a crônica e a crítica? (Sei que o senhor tem um curso a respeito, mas não sei quando será a próxima turma online...) Grande abraço!
Rodrigo,fale de Dostoevsky, gosto muito dele, e gostaria de saber sua opnião e analise dele em vídeo!
Olá! O senhor tem sido uma grande influência para mim em relação aos estudos. Obrigado.
Que reflexão momentosa e profunda. Chega, para mim, em tempo oportuno. Obrigado.
Boa noite professor ! Excelente dica, vou adquirir este livro ! Parece apetitoso para reflexões mais profundas !
Dom quixote não tem igual, algo que carrege bagagem dele não tem como não ser apreciada
Grandiosa aula! Mais uma vez obrigado professor! O conteúdo deste canal é mais do que precioso!
Foi muito bom escutar você.Hoje foi meu primeiro dia, mais muito obrigado professor!!!!
Continuando somos pais de oito filhos eu quero passar e, já estamos passando prá eles um pouco disto que tem nos revelado.Obrigado por tudo!!!?
Obrigado! Deus abençoe sua bela família!
Professor você poderia falar sobre o livro Educação da vontade - Jules Payot ?
Desde já agradeço.
Deus o abençoe, nas futuras publicações.
Obrigado!
Professor, o senhor é o cara.
Obrigado, Adriano!
Obrigada professor por sua explicação. Com certeza será minha próxima leitura. 👏
Com certeza lerei mais essa importante obra de José Ortega, aproveitando, professor Gurgel, qual vc consideraria em sua opinião, como a mais interessante tradução da Ilíada em português?
As do Frederico Lourenço, pela Penguin.
Espetáculo!
Valioso comentário; comprei o livro motivar pelo professor Gurgel. Poderia comentar o livro -Espanha invertebrada , do Ortega?
Grande mestre!! Abraços direto do Recife!!!
Abração!
Nice meet you JUNDIAI CITY!!! Very good Teacher!!!
grato Mestre.
Caro professor, é recomendável ou indispensável a leitura de D. Quixote antes da leitura deste livro do Gasset? Abraços, obrigado e parabéns pelo vídeo.
Não, meu caro.
Parabéns grande mestre! Continue com seus vídeos preciosos! Um abraço do Nilo Sérgio, Belo Horizonte, Brasil!
Tudo de bom!
Exposição fora de série!
Super dica, excelente livro de um escritor fantástico...
Grande livro!
Excelente! 👏👏👏👏
Obrigado!
Parabéns pelo conteúdo e concisão dos vídeos.
Professor, faz uma análise da obra Um Defeito de Cor, da Ana Maria Gonçalves, please! 😍
Linda reflexão, gostei bastante.
Obrigado pela recomendação, professor.
Partiu reler Dom Quixote e adquirir as Meditações
9:00 a esterilidade do olhar. Dar conta da minha circunstância
Obrigado Pelo Video Professor. Demais mesmo.!
Valeu!
Professor, preciso conversar com o Sr. . Poderia passar o seu contato?
Excelente !
Eu amo literatura.
Sou uma principiante...
Já li obras de autoajuda, já segui mestres religiosos... e eu sei que foram experiências importantes.
Hoje considero o gosto pela literatura uma espécie de amadurecimento do ser humano.
Obrigada mais uma vez pelo excelente conteúdo, amado Prof!!!
Voltar-se à literatura nacional e, analogicamente, apreciar o pequeno, seria talvez o mesmo que descobrir o grande um pouco mais próximo...
Qual obra de literatura nacional o Sr. recomendaria para começarmos, prof?
Um grande abraço!!!
Graciliano Ramos e “São Bernardo”.
@@RodrigoGurgel Muito obrigada!
Rodrigo, vc conhece um livro que faça uma análise literária ou filosófica do livro Guerra e Paz? Tô me sentindo um macaco diante de uma obra de arte.
Livraria fora do ar, professor! Queria comprar o livro.
Encontrei uma pessoa fascinante (o senhor) estou na busca de conseguir o êxito de entender a educação clássica, sinto me completando um quebra- cabeças, gostaria de te fazer um humilde pedido:
Poderia indicar algumas leituras nesse sentido?
Abordarei essas questões aqui no canal.
❤❤❤❤
Elaine, se posso te dar uma dica: leia as histórias sobre a educação na antiguidade. A Editora Kirion lançou a coleção toda.
Muito bom Professor... !!!
Professor não sei se conhece mas há um artigo muito interessante sobre esse tema: ’Meditaciones del Quijote’ como respuesta al nihilismo en Ortega y Gasset'. Bem interessante... Abraços
Vou procurar. Obrigado!
Pode-se afirmar que Jordan B. Peterson versa sobre essa meditação no conselho sobre arrumar o próprio quarto?
Professor, só posso agradecer pela excelente sugestão de leitura, pela sua generosidade, enfim. A propósito, tenho lido ultimamente outra sugestão sua; refiro-me aos contos da Flannery O`Connor. Estou impressionado, para dizer o mínimo. Pergunto ao Sr. se essa escritora também não merece um curso como o já esperado sobre o Conrad. Tem algo em vista? Abraço!
Boa ideia!
Muito bom!
Professor. Você têm inscritos de vários níveis aqui. E um deles sou eu, abaixo de todos, um mero iniciante.
Me explique, por favor, como meditar em um livro?
Assista ao vídeo “Como faço minhas leituras”. Talvez ajude você.
🙌🙌✨
Ganhou mais um inscrito no canal.
Parabéns!
Obrigado!
🌸
Professor, tens alguma recomendação de livro específico a respeito de expressão e comunicação através da língua portuguesa? Seja essa conversação escrita ou verbal. Curso Engenharia e esse é um aspecto MUITO carente no meio.
Procure o "Comunicação em Prosa Moderna", do Othon M. Garcia.
@@RodrigoGurgel Muito obrigado!
Professor, vou aproveitar este espaço para perguntar-lhe o seguinte: caso o senhor conheça, qual sua opinião a respeito da obra de Raduan Nassar " Lavoura Arcaica"?
Obrigado.
Ainda faço um vídeo sobre ele.
Professor Rodrigo, desculpe falar de outro assunto, mas eu gostaria de saber, por favor, qual seria a melhor tradução da Divina Comédia em português (Brasil ou Portugal, qual for melhor) que o senhor recomenda. Obrigado, professor!
A tradução do Vasco Graça Moura, de Portugal.
@@RodrigoGurgel, obrigado.:
@@RodrigoGurgel obrigado, Professor.
Parabéns pelo vídeo, Professor.
Será que existiria alguma forma de mudarmos a edução fundamental brasileira, a fim de que se valorizasse mais a percepção das crianças acerca da importância da literatura na formação intelectual de uma pessoa?
Isso é uma coisa que me incomoda muito. Pois assim como muito bem dito pelo professor Pierluigi Piazzi, a educação brasileira é expert em criar o ódio pela leitura nas mentes infantis.
Essa afirmativa: Eu sou eu e minha circunstância de Ortega Y Casset estaria relacionada com seu suicídio, é mesmo verdade o seu suicídio?
Buenas tardes maestro, deseo tener oportunidad de estudiar literatura con el maestro Rodrigo.
👏👏
Professor, gostaria de saber uma coisa.
Gosto de ler, porém, leio duas páginas e bate o sono (independente do horário) e pior: começo a pensar mil abobrinhas e tenho que voltar 3 parágrafos, é muito ruim. Por favor me de uma luz! Kkkkk
Lucas Santos O consumo excessivo de internet, jogos, etc, causam essa diminuição na concentração. Se você usa muito essas coisas, tente reduzir o tempo gasto com elas e aos poucos sua capacidade de se concentrar aumentará.
Tome um banho gelado, um café e leia sentado 👍
Mas e quem quer escrever romance histórico, professor?
Digo mir
O livro "arte ou desastre " aparece com um preço na página e quando clico para comprar aparece no carrinho de compras com um preço bem mais alto, o dobro. Atualizo a página e continua assim. Não estão tratando bem o cliente
Fiz o teste aqui e o preço não mudou, meu caro. R$ 49,12. O problema persiste para você? Por favor, telefone para (19) 3249-0580
@@RodrigoGurgel Não não, na página diz R$ 27,96. Veja a foto
Não posso enviar a foto aqui . Vou mandar no e-mail.
Para mim, o que aparece é: "Arte ou desastre"- R$ 49,12; "A beleza salvará o mundo" - R$ 27,96.
👏👏👏👏👏👏
✔👍👍
Professor, boa noite!
Tenho uma dúvida e gostaria que o senhor me respondesse, se for possível.
Já tenho 22 anos e li pouquíssimos livros na minha vida (uns 4 ou 5) e gostaria de saber se iniciar a minha vida de leitura e enriquecimento cultural por meio dos clássicos da literatura brasileira seria uma boa ideia ou se poderia iniciar com os livros de filosofia política que também gosto muito seria bom.
Assim que o senhor me responder, vou assistir aos seus vídeos de "como ler" porque também não adianta nada ler e não saber o que se está lendo. Rsrs
Muito obrigado
Comece pela ficção. Não só autores brasileiros, mas de outras nações. Leia os russos, os ingleses, os franceses...