Rodrigo Gurgel o senhor passa uma Paz e tranquilidade pra gente nas suas falas pausadas e nas suas histórias, e ainda aprendemos com o senhor, obrigado.
O amor pra mim é guardar a xícara de porcelana que a avó nos deu mesmo depois dela ter sido trincada e não te servir pra mais nada.😁 Professor eu não tenho estudo, mas eu amo os seus ensinamentos. O sr .é tão querido 💛
Isso aí professor, retomando com força total. Acompanho o podcast diariamente no telegram. Saudações, comecei letras esse ano inspirado em suas lições. Vamos em frente.
Professor, estou fazendo o curso do Padre Paulo Ricardo sobre Chesterton. Fantastico! Sou aluno do Padre Paulo há 10 anos (sem exagero!) Quando teremos um especial do Sr sobre o mesmo autor? Esperando ansioso! Vou adquirir os livros em sua livraria... Ah! Em tempo: O grupo do Telegram é fantastico! Acompanho todas as publicacoes!
Aguardo todos os dias, quase que ansiosamente, pelo conteúdo do Telegram... sempre com fantásticos insights sobre os mais diversos temas, principiar o dia com vossas reflexões, é trazer luz pro dia, luz como iluminação e calor, ensinamento e conforto, enfim, tudo de bom ! Maravilhoso... Obrigado professor...
Lembro que o Senhor falou no telegram sobre as gerações pré e pós internet e as facilidades que temos hoje em dia acessando a rede. Pois os suplementos literários de vários jornais dos anos 60 e 70 estão digitalizados e disponíveis. Como eram bons! Eu que tenho formação em exatas, não fosse a internet jamais conheceria as obras de Cornélio Penna e Samuel Rawet p ex. E obrigado por seus áudios e vídeos, sempre com muito conteúdo e qualidade.
Espero que o senhor esteja bem disposto, professor, após o merecido descanso. Por uma feliz coincidência, estou lendo os Estudios sobre el amor. Como sempre, o Ortega como que nos convida a inaugurar a visão, auxiliando em muito o convite das próprias coisas. Grande abraço.
Boa noite, Prof!! Os seus vídeos, juntamente com os áudois do Telegram, são como janelas que se abrem para a vista de uma paisagem colorida. Muito obrigada por compartilhar o seu rico e belíssimo conhecimento. Abraços! ❤
Estou amando muito essa companhia do Telegram Professor, acompanho diariamente, já é umas das primeiras e bela companhia do meu dia, minha gratidão por sua generosidade espontânea!
Todas as noites encerro o meu dia (após a minha leitura diária) com seus áudios no Telegram. Vou dormir sempre refletindo sobre o tema do dia. Excelente podcast !
Vi hoje a esperada promoção, a primeira de 2020. Vou fazer a compra do kit Rodrigo Gurgel. Espero há meses por uma oportunidade. Tenho certeza que não vou me arrepender. Prof Gurgel, um grande abraço de Fortaleza.
Seja bem vindo Professor Gurgel. Descansado e saúde em dia. Comentando Ortega o senhor fala com pura poesia. Estava sentindo falta dos seus comentários. Mas hoje eu vou falar de um verbo que tem sido assassinato. Sim, isto mesmo. Trata-se do verbo ESTAR. Sou inscrita em muitos canais com dezenas de vídeos maravilhosos, com palestrantes advogados, filósofos, artistas, professores de História e por aí vai. Ninguém diz corretamente ‘ “ estamos, está, estarei, etc” . É sempre “tá, tamos, tô,, etc”. Inclusive políticos.... Noto também o plural , coitado, sem o S . Sem mais delongas, um abraço. P.S. Compro livros bons a mais de 50 anos, inclusive tenho o Gasset. P .S 2 essas maravilhas modernas tipo Telegram , WhatsApp , Twitter, não tenho nenhuma. Cabeça dura! Uso muito meu Gmail ( Brasil Pararelo), o RUclips e o Messenger ( Contatos diários com a filharada, netos, alguns amigos). Até. 🌻
Já leram Os Quatro Amores de C. S. Lewis? SINOPSE: Como expressar de maneira profunda um sentimento comumente tratado de forma tão rasa? Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles. Em Os quatro amores, um de seus livros mais influentes, agora enriquecido por nova tradução, Lewis contempla a essência do amor e avalia como cada tipo se ajusta aos demais. Com a maestria que o tornou um dos autores mais importantes do século XX, ele desafia e incorpora definições clássicas do amor de uma forma que continua atual e relevante. Como lembra o autor, foi por amor que Deus fez existir criaturas inteiramente supérfluas, somente a fim de poder amá-las e aperfeiçoá-las.
Obrigado pelo vídeo professor! Estou começando a consumir literatura e ainda tenho um universo inteiro de livros. Acho que seria legal um vídeo para auxílio dos que estão começando a vida de leitura. Muito obrigado professor!
Prezado Professor Rodrigo Gurgel, meus cumprimentos. Muito grato pelas fundamentais orientações de leitura, notadamente: "A Vida Intelectual"; "O Trabalho Intelectual"; "A Arte de Escrever em 20 lições"; Conselhos para a Direção do Espírito". Começo a ler o Sr. Gustavo Corção (O Desconcerto do Mundo). Em relação aos livros acima mencionados, quão valiosas são as lições sobre a ligação literária com outras ciências inclusive a filosofia e a teologia; a refundição textual até que se vislumbre a harmonia em suas diversas variantes etc. A par disto, se possível, permita-me indagar-lhe de que forma a crítica literária avalia o Ítalo Calvino e o Ganymédes José. Reagradeço-lhe, respeitosamente
Professor, fiz uma ponte do que o senhor falou com essa ideia de que o amor não é simples enamorar, e os conceitos equivocados que temos sobre os vários tipos de afeto. Lembrei do que C S Lewis expõe no livro Os Quatro Amores. Tem muito a ver. Abs😃😃😃
Acompanho-o no Telegram. Belo vídeo sobre o Amor, que experimentei nascer, viver e morrer, por algumas pessoas no decorrer dos meus 58 anos de vida. Não consigo viver sem Amar. Hoje vivo amando algumas pessoas, mas não gostaria de sofrer novamente o processo de não amá-las, algum dia em minha vida. Parabéns professor pelo seu belo trabalho na Internet.
Promoção magnifica! Muitos dos livros em promoção chamaram minha atenção, especialmente o que é tema do vídeo. Acho o amor verdadeiro algo extremamente difícil de se escrever sobre. Aliás, acredito que não sou o único a ter essa dificuldade, pois muitos livros tem a palavra amor escrita mil vezes ao longo de suas paginas sempre para descrever sentimentos superficiais ou simples atração. Eu quero ir muito além do mero desejo em minha historias. Um grande abraço, Professor!!!
Boa noite, professor! Conheci seu canal através do professor Bruno Magalhães (canal Travessias). Amo seus áudios do Telegram e me identifiquei muito com o que fala a respeito da solidão. Minha família não entende muito o meu amor pelos livros e pela vida de estudos, mas já se acostumaram kkkkk Que Deus lhe dê muita saude! Abraços!
Me encantaría ver su video, pero youtube no me da la opción de subtítulos en español :c aún así logro comprender algunas partes. Lo que logre a comprender está interesante c: saludos 😊
Delicada explanação do amor, como a calmaria de um riacho. O mundo está carente desse sentimento. Obrigada. O senhor tem alguma opinião sobre Roger Scruton?
Professor, sugestão. Acho que esse ano você poderia preparar uma promoção, como um Megapack, com todos os cursos. E poderíamos ajudar levando para os outros canais, para também participarem da divulgação.
@@RodrigoGurgel Professor, esse ano eu estou fazendo o curso do Daniel Ferraz, e do Morgenstern - o Guten Morgen Go. E também alguns cursos do Instituto Borborema. Eu acredito que pelo contato de e-mail dos cursos, é possível contatar e fazer a sugestão a eles. E eu acredito que também consigo fazer contato com o jovem Kodhak pelo Apoia-se. Falando com alguns desses caras, acredito que eles possam levar também a proposta pra outros canais, etc. Eu acho que o Fábio, do canal Clicktime, por exemplo, poderia ser um bom parceiro na divulgação. O Kim Paim também. No mês que vem também vamos nos esforçar pra apoiar o Bernardo com o filme, e aí vou ter acesso a área de membros, e posso buscar entrar em contato também. Tudo o que puder ser feito pra poder divulgar e conseguir parceiros, dentro das minhas possibilidades eu faço. Mas além desses canais, acredito que o Canal do Paulo Henrique Araújo, o Comunicação e Política, do Fernando Melo, certamente o Silvio Grimaldo no Podcast dele. Acredito até que fazer uma parceira com o Brasil Sem Medo na divulgação dos cursos pode ser uma grande oportunidade. A sua colocação sobre a importância central da literatura, e do Prof. Olavo, sobre a importância da Literatura, como objeto de análise das experiências humanas, e de tendências humanas, importante aliás antes, durante e depois do estudo de outras matérias como Filosofia, me parece, começou a ser internalizado por muitos dos que já vinham fazendo um bom trabalho. Numa live recente, o Daniel tocou no assunto dessa importância central da Literatura. O Fernando Melo, numa livre recente com o Paulo Henrique, nos 10 primeiros minutos, falou da mesma questão da formação do imaginário. O Silvio, vem fazendo um podcast só pra isso, A Barca de Ulisses. Prof. Evandro Pontes está também gravando um programa na Shock Wave sobre poesia, se não me engano, Língua Mortis. Tenho certeza também que os Brasileirinhos, pela valorização que dão a Arte e a Literatura, abraçariam. Sempre reclamam da falta de romancistas que tenham esse manancial de experiência humana, e que especialmente possam enxergar o ser humano na sua amplitude, na sua enorme capacidade de derramar-se, e na sua capacidade de mesquinharia profunda. Acho que todos abraçariam o projeto na hora - tanto por estarem a perceber a importância, quanto por o terem como a mais séria referência sobre o assunto professor. Tenho plena certeza, que iria ser um sucesso, e que iria fazer um baita bem pra todos nós.
Quando o ouvi discutindo as reservas modernas contra a palavra "inspiração" e a fuga relativista, estruturalista e esquerdista dos fatos, fiquei feliz de que disponhamos de seus audios... Quero sua permissão para compartilhar com meus colegas, creio que para eles também fará um bem enorme ouvi-lo.
Professor, te ouvi falando a respeito de Simões Lopes Neto em entrevista ao Brasil Paralelo. É meu escritor brasileiro favorito e o considero um dos maiores da nossa língua. Poderia discorrer mais a respeito dele e de sua obra em vídeo futuro? Agradecido, estimado mestre!
A questão é que esse desejo pujante de "abandonar a periferia dum ser" e sondá-lo, a todas as intimidades, só costuma vir conjugado à paixão. É por isso que o amor é raro, por ele normalmente depender desse sentimento imperfeito para se realizar.
Boa tarde, Professor. Tenho acompanhado seus áudios através do Telegram. Em um deles, o Sr comentou sobre o prazer que tem nos pequenos hábitos de domingo, destacando, dentre alguns, o bom cachimbo. Nesse particular, o Sr poderia fazer um vídeo ou um áudio sobre os tipos de cachimbo e tabaco que utiliza? Obrigado.
Boa noite, professor! Se possivel, o senhor poderia falar sobre alguma obra escritor francês Georges Bernanos, ou preferencialmente, Sob o sol de satã. Obrigado!
Olá querido Gurgel. Tudo bem? Ótimo Vídeo! Professor Gurgel, o que o senhor acha de uma frase da moda que a grande mídia, cantores e artistas cantam como se fosse óbvio e isso todos os dias, "AMAR SEM PRECONCEITOS". Vejo conotações meramente sexuais. Seria um tipo de redução do amar? Da falta do amor? Um Egoísmo? Falam dela como se fosse 1cor. 13.
Professor, o senhor já leu o ''Quase Poética'' do Érico Nogueira? Pode ser um ótimo livro pra um vídeo ou até mesmo pro telegram. Fica aqui minha sugestão, e obg pelos ensinamentos.
@@RodrigoGurgel Eis o trecho do livro que fala sobre Philip Sidney: "Vocês já devem ter ouvido falar do grande filósofo chamado Philip Sydney30. Em sua infância, viveu longe de seus pais, para frequentar uma escola em outra cidade. Seu pai escreveu-lhe uma carta contendo os seguintes conselhos: “Meu querido filho, todos os dias ofereça a Deus uma prece de coração! Esforce-se para manter sua mente sempre voltada para Deus. Comporte-se com respeito e humildade diante dos seus professores e de seus colegas. Não se permita desenvolver raiva, desapontamento ou descontentamento. Não fique triste quando outros o criticarem ou ofenderem, nem fique orgulhoso quando o elogiarem. Jamais critique alguém”. O pai concluiu a carta com esta importante advertência: “Sempre que tiver que fazer uma promessa, faça-a a Deus somente e a ninguém mais. A fala é dom de Deus. Por isso, você não tem o direito de comprometer sua palavra com ninguém mais. A palavra empenhada deve ser oferecida somente a Deus. Se seguir essa regra, você crescerá em sabedoria, e sua glória brilhará. Exercite sempre o controle sobre a sua língua e jamais se permita perder esse controle. Assim você se tornará um exemplo ideal de estudante para a sociedade”. Philip Sydney seguiu à risca os conselhos de seu pai e alcançou grande eminência como filósofo."
Obrigada pela recordação do vídeo referente ao Meditações do Quixote. Estou em um grupo de literatura em que estamos lendo o Dom Quixote. O senhor teria mais recomendações?
Boa noite, professor! Tenho algumas questões para quem sabe, muita pretensão a minha, o senhor nos presentear com suas análises no Telegram. Então eis os questionamentos: o que pode a Literatura? Será que a Literatura é capaz de aplacar nossas dores e angústias? O que tornar uma obra um clássico universal são as muitas e inesgotáveis leituras que podem ser feitas? Para finalizar: os sonhos podem fornecer material para a construção de textos literários? Muito obrigado! Tudo de bom.
@@RodrigoGurgel sensacional. Há uns dois anos atrás um amigo usou o verbo emprestar desse jeito e a gente discutiu por um bom tempo... agora descobri que eu estava errado...kkk Ele era de Campinas. Será que é costume de interior usar o verbo assim? Obrigado pela atenção, professor. :)
Professor, como faço para enviar alguns dos meus livros para o senhor? Poderia enviar o endereço do senhor? Muito obrigado e parabéns pelas aulas aqui e áudios no telegram.
5:48_ Do Amor
Rodrigo Gurgel o senhor passa uma Paz e tranquilidade pra gente nas suas falas pausadas e nas suas histórias, e ainda aprendemos com o senhor, obrigado.
Muito obrigado, Elber!
Sinto algo muito parecido ! Obrigado professor
Verdade, Elder.
O amor pra mim é guardar a xícara de porcelana que a avó nos deu mesmo depois dela ter sido trincada e não te servir pra mais nada.😁 Professor eu não tenho estudo, mas eu amo os seus ensinamentos. O sr .é tão querido 💛
Muito obrigado! Obrigado mesmo!
Q lindo. Tbm acho.
Isso aí professor, retomando com força total. Acompanho o podcast diariamente no telegram. Saudações, comecei letras esse ano inspirado em suas lições. Vamos em frente.
Que bom! Vá em frente!
"Amar é vivificação perene." Guardei para mim. Obrigado por este vídeo, professor. Foi o meu impulso definitivo às obras de Ortega y Gasset.
Ortega vale cada linha!
Professor, estou fazendo o curso do Padre Paulo Ricardo sobre Chesterton. Fantastico! Sou aluno do Padre Paulo há 10 anos (sem exagero!)
Quando teremos um especial do Sr sobre o mesmo autor?
Esperando ansioso!
Vou adquirir os livros em sua livraria...
Ah! Em tempo: O grupo do Telegram é fantastico! Acompanho todas as publicacoes!
Ótima ideia! E que bom que vc está gostando do Telegram!
Saudade do senhor no Telegram!
O grupo do telegram foi a melhor coisa dos últimos tempos. Eu fico anotando tudo. Muito obrigado.
Que bom, Eduardo!
Aguardo todos os dias, quase que ansiosamente, pelo conteúdo do Telegram... sempre com fantásticos insights sobre os mais diversos temas, principiar o dia com vossas reflexões, é trazer luz pro dia, luz como iluminação e calor, ensinamento e conforto, enfim, tudo de bom !
Maravilhoso...
Obrigado professor...
Muito obrigado, Max. Obrigadíssimo!
Que bom que o senhor voltou Professor , estava com saudades.
Cuida da sua saúde mesmo. Um forte abraço meu querido Professor.
Abração!
o amor é as capaz de inspirações causa, quando amo ou quando sofro por este eu escrevo melhor
Lembro que o Senhor falou no telegram sobre as gerações pré e pós internet e as facilidades que temos hoje em dia acessando a rede. Pois os suplementos literários de vários jornais dos anos 60 e 70 estão digitalizados e disponíveis. Como eram bons! Eu que tenho formação em exatas, não fosse a internet jamais conheceria as obras de Cornélio Penna e Samuel Rawet p ex. E obrigado por seus áudios e vídeos, sempre com muito conteúdo e qualidade.
Isso é muito bom! Vamos em frente! 👍🏻
Eu sou tão apaixonada no grupo do telegram professor, obrigada por tanta dedicação. Longa vida.
...o espírito, o sentido e a essência de uma obra desvelada de forma simples e encantadora.
Professor faz um vídeo sobre A caça e os touros, de José Ortega y Gasset.
Que bom vê-lo novamente!
Obrigado, Luciane!
Esperando que sua saude esteja boa
Sempre bom ver-lo de volta
Obrigada gurgel
Obrigado, Maria Cristina! Tudo de bom!
Espero que o senhor esteja bem disposto, professor, após o merecido descanso. Por uma feliz coincidência, estou lendo os Estudios sobre el amor. Como sempre, o Ortega como que nos convida a inaugurar a visão, auxiliando em muito o convite das próprias coisas. Grande abraço.
Grande Ortega y Gasset!
Fantástico, professor!
Me impressiono com a clareza e profundidade em que o senhor expõe suas palavras.
Seus canais são uma benção! Que privilégio para a juventude de agora poder segui-lo, um intelectual e professor tão afável quanto magistral 👏
Obrigado, minha querida Meri!
É verdade, Professor! O canal do Telegram é bárbaro! Parabéns!
Muito obrigado!
Professor, permita-me fazer um pedido: podes fazer um vídeo cuja tema é recomendações de romances?
Vou colocar na lista de pedidos!
@@RodrigoGurgel grato!!
Boa noite, Prof!!
Os seus vídeos, juntamente com os áudois do Telegram, são como janelas que se abrem para a vista de uma paisagem colorida.
Muito obrigada por compartilhar o seu rico e belíssimo conhecimento.
Abraços! ❤
Muito obrigado, Francisleine! Vamos em frente!
Estou amando muito essa companhia do Telegram Professor, acompanho diariamente, já é umas das primeiras e bela companhia do meu dia, minha gratidão por sua generosidade espontânea!
Que bom! Muito obrigado!
Todas as noites encerro o meu dia (após a minha leitura diária) com seus áudios no Telegram. Vou dormir sempre refletindo sobre o tema do dia. Excelente podcast !
Espero que você não tenha pesadelos, Tiago! Hahahahahahahahahahahahahaha... Abração!
hehe! Que nada meu caro.
Muito obrigado!
Eu ouço todos os áudios (telegram)👍
Que bom! 👍🏻🙂
Vi hoje a esperada promoção, a primeira de 2020. Vou fazer a compra do kit Rodrigo Gurgel. Espero há meses por uma oportunidade. Tenho certeza que não vou me arrepender. Prof Gurgel, um grande abraço de Fortaleza.
Obrigado! Abraço a todos os amigos daí!
Boa noite sr. Rodrigo , que o Senhor Deus o abençoe grandemente !
A todos nós!
Seja bem vindo Professor Gurgel. Descansado e saúde em dia.
Comentando Ortega o senhor fala com pura poesia.
Estava sentindo falta dos seus comentários.
Mas hoje eu vou falar de um verbo que tem sido assassinato. Sim, isto mesmo. Trata-se do verbo ESTAR.
Sou inscrita em muitos canais com dezenas de vídeos maravilhosos, com palestrantes advogados, filósofos, artistas, professores de História e por aí vai.
Ninguém diz corretamente ‘ “ estamos, está, estarei, etc” . É sempre “tá, tamos, tô,, etc”. Inclusive políticos....
Noto também o plural , coitado, sem o S .
Sem mais delongas, um abraço.
P.S. Compro livros bons a mais de 50 anos, inclusive tenho o Gasset.
P .S 2 essas maravilhas modernas tipo Telegram , WhatsApp , Twitter, não tenho nenhuma. Cabeça dura! Uso muito meu Gmail ( Brasil Pararelo), o RUclips e o Messenger ( Contatos diários com a filharada, netos, alguns amigos). Até. 🌻
Obrigado, Maria Helena. Tudo de bom!
Abujamra é passado. Gurgel é o que tá teno!
Hahahahahahahahahahahahahahahaha...
Sr. Gurgel suas reflexões no telegram estão admiráveis, incríveis bençãos no meu cotidiano. Obrigado!
Obrigado!
É muito bom ouvir o Sr. no Telegram, é motivador.
Muito obrigado!🙂
Acho que foi a melhor fala do professor. Muito profundo.
Obrigado!
Sim professor, estou amando seus áudios, aprendendo muito.
Gratidão.
Que bom, Ana!
Já leram Os Quatro Amores de C. S. Lewis?
SINOPSE:
Como expressar de maneira profunda um sentimento comumente tratado de forma tão rasa? Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.
Em Os quatro amores, um de seus livros mais influentes, agora enriquecido por nova tradução, Lewis contempla a essência do amor e avalia como cada tipo se ajusta aos demais. Com a maestria que o tornou um dos autores mais importantes do século XX, ele desafia e incorpora definições clássicas do amor de uma forma que continua atual e relevante. Como lembra o autor, foi por amor que Deus fez existir criaturas inteiramente supérfluas, somente a fim de poder amá-las e aperfeiçoá-las.
CONTINUE.
EXCELENTE!!
PARABÉNS!!
OBRIGADO, GRANDE PROFESSOR!
Obrigado!
Obrigado pelo vídeo professor! Estou começando a consumir literatura e ainda tenho um universo inteiro de livros. Acho que seria legal um vídeo para auxílio dos que estão começando a vida de leitura.
Muito obrigado professor!
Talvez este vídeo ajude você: ruclips.net/video/XE3Dm6xUpb4/видео.html
@@RodrigoGurgel obrigado!
Prezado Professor Rodrigo Gurgel, meus cumprimentos. Muito grato pelas fundamentais orientações de leitura, notadamente: "A Vida Intelectual"; "O Trabalho Intelectual"; "A Arte de Escrever em 20 lições"; Conselhos para a Direção do Espírito". Começo a ler o Sr. Gustavo Corção (O Desconcerto do Mundo). Em relação aos livros acima mencionados, quão valiosas são as lições sobre a ligação literária com outras ciências inclusive a filosofia e a teologia; a refundição textual até que se vislumbre a harmonia em suas diversas variantes etc. A par disto, se possível, permita-me indagar-lhe de que forma a crítica literária avalia o Ítalo Calvino e o Ganymédes José. Reagradeço-lhe, respeitosamente
Caro professor, sou religiosa e ouvi seu comentário todo pensando em Nosso Senhor. Uma oração...
Obrigada!
Muito obrigado!
@@RodrigoGurgel sou de Pelotas. Creio que conheço seu filho...
Professor, você poderia comentar alguns temas que o senhor considera importantes na obra Guerra e Paz, de Tolstói?
Solicitação anotada!
Só posso dizer: obrigadaaaaa💕💕💕
Bem vindo ! Sentimos falta de seus vídeos na plataforma !
Obrigado! Agora, ao trabalho! 🙂
Seja bem vindo de novo, mestre!
Obrigado, Anderson!
Professor, fiz uma ponte do que o senhor falou com essa ideia de que o amor não é simples enamorar, e os conceitos equivocados que temos sobre os vários tipos de afeto. Lembrei do que C S Lewis expõe no livro Os Quatro Amores. Tem muito a ver. Abs😃😃😃
Já queria ler este livro antes do seu vídeo. Agora quero mais ainda. Obrigada.
Maravilha! Obrigado!
❤️🌷
Obrigado, Aline!
Tenho esses ensaios em espanhol. Facilmente conseguimos encontrá-lo em espanhol na internet, mas a versão física é o que devemos buscar.
Ortega na língua original é uma aula eterna de estilística.
Hoje, usam a palavra Amor, totalmente distorcida e relativizada para outros fins.
Muito bom seu canal no Telegram. Geralmente ouço à noite quando chego em casa.
Muito obrigado! Que bom que vc está gostando!
Caro professor, bela e clara sinopse. Grato.
Obrigado.
Otimo
Obrigado!
Acompanho-o no Telegram. Belo vídeo sobre o Amor, que experimentei nascer, viver e morrer, por algumas pessoas no decorrer dos meus 58 anos de vida. Não consigo viver sem Amar. Hoje vivo amando algumas pessoas, mas não gostaria de sofrer novamente o processo de não amá-las, algum dia em minha vida.
Parabéns professor pelo seu belo trabalho na Internet.
Não amar é, creio, o maior sofrimento, Paulo. Você está certo.
Arte de pensaar!! Deve ser muito interessante vou comprar e depois comentamos
Promoção magnifica! Muitos dos livros em promoção chamaram minha atenção, especialmente o que é tema do vídeo. Acho o amor verdadeiro algo extremamente difícil de se escrever sobre. Aliás, acredito que não sou o único a ter essa dificuldade, pois muitos livros tem a palavra amor escrita mil vezes ao longo de suas paginas sempre para descrever sentimentos superficiais ou simples atração. Eu quero ir muito além do mero desejo em minha historias. Um grande abraço, Professor!!!
Ortega y Gasset ajudará você.
Muito obrigado!
Um abraço!
Boa noite, professor!
Conheci seu canal através do professor Bruno Magalhães (canal Travessias).
Amo seus áudios do Telegram e me identifiquei muito com o que fala a respeito da solidão. Minha família não entende muito o meu amor pelos livros e pela vida de estudos, mas já se acostumaram kkkkk
Que Deus lhe dê muita saude!
Abraços!
Muito obrigado. Vá em frente! Não desista!
Excelente!!!!
Obrigado!
Gostei demais da história do nono!
Lembranças da infância! 🙂
Me encantaría ver su video, pero youtube no me da la opción de subtítulos en español :c aún así logro comprender algunas partes. Lo que logre a comprender está interesante c: saludos 😊
Delicada explanação do amor, como a calmaria de um riacho. O mundo está carente desse sentimento. Obrigada. O senhor tem alguma opinião sobre Roger Scruton?
Gosto muito dele. Escrevi a Apresentação do livro “Pensadores da nova esquerda”.
Que linda interpretação do amor, Ortega é sensacional!
Sensacional mesmo, Gláucia!
Professor, sugestão. Acho que esse ano você poderia preparar uma promoção, como um Megapack, com todos os cursos. E poderíamos ajudar levando para os outros canais, para também participarem da divulgação.
Sugestão anotada! Obrigado! Para que outros canais você pensa levar?
@@RodrigoGurgel Professor, esse ano eu estou fazendo o curso do Daniel Ferraz, e do Morgenstern - o Guten Morgen Go. E também alguns cursos do Instituto Borborema. Eu acredito que pelo contato de e-mail dos cursos, é possível contatar e fazer a sugestão a eles. E eu acredito que também consigo fazer contato com o jovem Kodhak pelo Apoia-se. Falando com alguns desses caras, acredito que eles possam levar também a proposta pra outros canais, etc. Eu acho que o Fábio, do canal Clicktime, por exemplo, poderia ser um bom parceiro na divulgação. O Kim Paim também. No mês que vem também vamos nos esforçar pra apoiar o Bernardo com o filme, e aí vou ter acesso a área de membros, e posso buscar entrar em contato também. Tudo o que puder ser feito pra poder divulgar e conseguir parceiros, dentro das minhas possibilidades eu faço. Mas além desses canais, acredito que o Canal do Paulo Henrique Araújo, o Comunicação e Política, do Fernando Melo, certamente o Silvio Grimaldo no Podcast dele. Acredito até que fazer uma parceira com o Brasil Sem Medo na divulgação dos cursos pode ser uma grande oportunidade. A sua colocação sobre a importância central da literatura, e do Prof. Olavo, sobre a importância da Literatura, como objeto de análise das experiências humanas, e de tendências humanas, importante aliás antes, durante e depois do estudo de outras matérias como Filosofia, me parece, começou a ser internalizado por muitos dos que já vinham fazendo um bom trabalho. Numa live recente, o Daniel tocou no assunto dessa importância central da Literatura. O Fernando Melo, numa livre recente com o Paulo Henrique, nos 10 primeiros minutos, falou da mesma questão da formação do imaginário. O Silvio, vem fazendo um podcast só pra isso, A Barca de Ulisses. Prof. Evandro Pontes está também gravando um programa na Shock Wave sobre poesia, se não me engano, Língua Mortis. Tenho certeza também que os Brasileirinhos, pela valorização que dão a Arte e a Literatura, abraçariam. Sempre reclamam da falta de romancistas que tenham esse manancial de experiência humana, e que especialmente possam enxergar o ser humano na sua amplitude, na sua enorme capacidade de derramar-se, e na sua capacidade de mesquinharia profunda. Acho que todos abraçariam o projeto na hora - tanto por estarem a perceber a importância, quanto por o terem como a mais séria referência sobre o assunto professor. Tenho plena certeza, que iria ser um sucesso, e que iria fazer um baita bem pra todos nós.
@@RodrigoGurgel Caso o senhor ache uma boa ideia, posso preparar um mapeamento dos canais, o mais extensivo que der.
O amor é fogo que arde sem se ver / É ferida que dói e não se sente. Camões
Camões, nosso mestre!
Gurgel, Faz um vídeo daquele box do Chesterton !
Sugestão anotada!
Que lindo! 👏🏻👏🏻👏🏻
Já quero ler o livro!
Estou lendo Guerra e Paz, há além de histórias belíssimas, uma poesia tão consequente que dá vontade de sempre consultar essa maravilha de livro.
Tolstoi é um gênio!
@@RodrigoGurgel googleweblight.com/i?u=brasil.elpais.com/brasil/2015/08/20/opinion/1440080235_385542.html&hl=pt-BR
AMEI.
Obrigado!
Obrigado professor
Vamos em frente!
👏👏👏👏👏1000%!!!
Obrigado!
Quando o ouvi discutindo as reservas modernas contra a palavra "inspiração" e a fuga relativista, estruturalista e esquerdista dos fatos, fiquei feliz de que disponhamos de seus audios...
Quero sua permissão para compartilhar com meus colegas, creio que para eles também fará um bem enorme ouvi-lo.
Obrigado! Pode compartilhar!
Professor, te ouvi falando a respeito de Simões Lopes Neto em entrevista ao Brasil Paralelo. É meu escritor brasileiro favorito e o considero um dos maiores da nossa língua. Poderia discorrer mais a respeito dele e de sua obra em vídeo futuro? Agradecido, estimado mestre!
Sugestão anotada!
Ótimo retorno professor!
Obrigado!
Saudades ❤❤
Obrigado, Bruna!
Ih professor, já coloquei todos estes livros na minha lista, principalmente o da Arte de pensar. Espero um review! Saudações!
Abração!
Professor, não sei qual a viabilidade, mas seria interessante lançar um podcast com estes áudios do Telegram. Fica a sugestão.
A ideia é ótima. Já me pediram várias vezes. Mas não tenho tempo de fazer.
E se o amado não desejar ser amado por quem o ama?
A questão é que esse desejo pujante de "abandonar a periferia dum ser" e sondá-lo, a todas as intimidades, só costuma vir conjugado à paixão. É por isso que o amor é raro, por ele normalmente depender desse sentimento imperfeito para se realizar.
Feliz ano Novo!
Pra você também!
Boa tarde, Professor.
Tenho acompanhado seus áudios através do Telegram.
Em um deles, o Sr comentou sobre o prazer que tem nos pequenos hábitos de domingo, destacando, dentre alguns, o bom cachimbo.
Nesse particular, o Sr poderia fazer um vídeo ou um áudio sobre os tipos de cachimbo e tabaco que utiliza?
Obrigado.
Farei!
Inscrito no Telegram ! Mais uma ótima oportunidade de contato com o mestre !
Que bom! Vamos em frente!
Boa noite, professor! Se possivel, o senhor poderia falar sobre alguma obra escritor francês Georges Bernanos, ou preferencialmente, Sob o sol de satã.
Obrigado!
Solicitação anotada.
Professor, que acha de fazer um vídeo sobre A Angústia da Influência?
Sugestão anotada!
Professor, o senhor teria algo para falar sobre o estilo de escrita de Sigmund Freud? Um abraço!
Não... leia o Harold Bloom... tem um capítulo dedicado ao Freud no "Cânone Ocidental".
Obrigado!!!
Olá querido Gurgel.
Tudo bem?
Ótimo Vídeo!
Professor Gurgel, o que o senhor acha de uma frase da moda que a grande mídia, cantores e artistas cantam como se fosse óbvio e isso todos os dias, "AMAR SEM PRECONCEITOS".
Vejo conotações meramente sexuais.
Seria um tipo de redução do amar?
Da falta do amor?
Um Egoísmo?
Falam dela como se fosse 1cor. 13.
Acho a frase de uma obviedade inigualável.
Professor, o senhor já leu o ''Quase Poética'' do Érico Nogueira? Pode ser um ótimo livro pra um vídeo ou até mesmo pro telegram. Fica aqui minha sugestão, e obg pelos ensinamentos.
Sim, é ótimo! Boa idéia! Obrigado!
Professor, vc já fez algum vídeo sobre o livro do Raymond Aron, "O ópio dos intelectuais"?
Professor, o senhor poderia falar sobre Mia Couto?
Nunca li o rapaz. Talvez ainda leia...
Professor, o senhor conhece o livro "Defesa da Poesia" por Philip Sidney? Soube que ele foi um grande filósofo. Gostaria de saber sua opinião.
Não conheço, não. Você leu? É bom?
@@RodrigoGurgel Não li, mas fiquei curioso porque foi citado em um livro. Muito obrigado mestre!
@@RodrigoGurgel Eis o trecho do livro que fala sobre Philip Sidney:
"Vocês já devem ter ouvido falar do grande filósofo chamado Philip Sydney30. Em sua infância, viveu longe de seus pais, para frequentar uma escola em outra cidade. Seu pai escreveu-lhe uma carta contendo os seguintes conselhos: “Meu querido filho, todos os dias ofereça a Deus uma prece de coração! Esforce-se para manter sua mente sempre voltada para Deus. Comporte-se com respeito e humildade diante dos seus professores e de seus colegas. Não se permita desenvolver raiva, desapontamento ou descontentamento. Não fique triste quando outros o criticarem ou ofenderem, nem fique orgulhoso quando o elogiarem. Jamais critique alguém”. O pai concluiu a carta com esta importante advertência: “Sempre que tiver que fazer uma promessa, faça-a a Deus somente e a ninguém mais. A fala é dom de Deus. Por isso, você não tem o direito de comprometer sua palavra com ninguém mais. A palavra empenhada deve ser oferecida somente a Deus. Se seguir essa regra, você crescerá em sabedoria, e sua glória brilhará. Exercite sempre o controle sobre a sua língua e jamais se permita perder esse controle. Assim você se tornará um exemplo ideal de estudante para a sociedade”. Philip Sydney seguiu à risca os conselhos de seu pai e alcançou grande eminência como filósofo."
Obrigada pela recordação do vídeo referente ao Meditações do Quixote. Estou em um grupo de literatura em que estamos lendo o Dom Quixote. O senhor teria mais recomendações?
El Quijote como obra de arte del lenguaje, de Helmut Hatzfeld.
Boa noite, professor! Tenho algumas questões para quem sabe, muita pretensão a minha, o senhor nos presentear com suas análises no Telegram. Então eis os questionamentos: o que pode a Literatura? Será que a Literatura é capaz de aplacar nossas dores e angústias? O que tornar uma obra um clássico universal são as muitas e inesgotáveis leituras que podem ser feitas? Para finalizar: os sonhos podem fornecer material para a construção de textos literários? Muito obrigado! Tudo de bom.
Perguntas anotadas.
@@RodrigoGurgel Obrigado, professor! Um abraço.
Professor, o senhor diz: é desse livro que o Ortega vai emprestar [...]. O correto não seria "tomar emprestado"?
Se você for ao dicionário, meu filho, verá que uma das acepções do verbo emprestar é exatamente "tomar por empréstimo".
@@RodrigoGurgel sensacional. Há uns dois anos atrás um amigo usou o verbo emprestar desse jeito e a gente discutiu por um bom tempo... agora descobri que eu estava errado...kkk
Ele era de Campinas. Será que é costume de interior usar o verbo assim?
Obrigado pela atenção, professor. :)
Professor, como faço para enviar alguns dos meus livros para o senhor? Poderia enviar o endereço do senhor? Muito obrigado e parabéns pelas aulas aqui e áudios no telegram.
Escreva para o e-mail de contato que está no meu site.
Se o Brasil não tivesse sofrido uma grande revolução cultural esses livros estariam de graça para nós nas escolas, uma grande tristeza
É bem possível.
@@RodrigoGurgel uma pena Professor
Com muito muito esforço vamos elevar nossa cultura, estamos dispostos 🇧🇷
Muito bom!
Excelente! !!
Obrigado!