Eu estava lá. Não no primeiro dia do festival, mas no penúltimo dia, onde o Erasmo estava escalado p se apresentar. Antes dele, teve o show do Pepeu Gomes com a Baby Consuelo grávida, e digo que eles foram corajosos, entraram no palco e conseguiram tocar por uns 30 minutos mais ou menos, sei lá, nem lembro direito, só lembro que a impaciência da multidão já tinha ultrapassado os limites e deve ter sido por isso q Pepeu, sabiamente, após um improviso d guitarra, diminuiu seu setlist e tratou de sair as pressas sob uns tímidos aplausos. Intervalo demorado. Iniciou-se uma má expectativa e raiva para o show do Erasmo, dava pra eu perceber de onde eu estava. De repente, a produção anuncia q o Erasmo não iria se apresentar e o alivio da multidão foi tão grande como a mesma que o Rick Ferreira relatou quando foi decidido q eles (Erasmo) não se apresentariam naquela noite de heavy metal. Foi a melhor decisão para todos, tanto para os artistas e para aquele público. Dessa forma, naquela noite chuvosa, com atraso de mais de uma hora, adentra tenebrosamente ao palco Ozzy Osbourne. Fez um show fantástico com direito a correr atrás de uma galinha que algum doido jogou no palco, na esperança de que ele a abocanhasse. Muitas risadas de todos da banda! Após o Ozzy, entra em cena com mais atrasos ainda, o Whitesnake, banda maravilhosa e depois o incrível Scorpions e pra fechar aquela noite o AC/DC, com seu sino gigante acima do palco e o constrangedor mini strip tease do Angus. Enfim, foi uma noite memorável, divertida, inesquecível! Como podem ver, não haveria chances do Erasmo ter entrado naquela noite e ser bem recebido, não era o lugar dele e a culpa não foi dele, as vaias na verdade, não foram para ele, foi para a produção do evento.
Eu estava lá. Na hora que o grande Erasmo cantou 'Sentado à Beira do Caminho', na parte que diz: "Preciso acabar logo com isto..." a turma de desrespeitosos começaram a gritar: Acaba logo! Acaba logo! Eu não sei como o Erasmo aguentou aquilo.
Eu estava no dia 19, lá na frente. Quando terminou o Pepeu o pessoal começou a encher garrafinhas com lama e pedra pra jogar no Erasmo. Ao anunciarem o cancelamento do show foi uma felicidade geral. No dia 19 Pepeu foi esperto, porque tinha gente se preparando pra vaiar e jogar coisas neles. Mas, ele chegou mandando um som pesado do início ao fim, muito solo de guitarra e dobrou a plateia.
@@franciscadecassia6326 não Francisca. A plateia que iria jogar as garrafas com lama e pedra no Erasmo. Mas, felizmente cancelaram a apresentação pelo bem do Erasmo e da banda, como disse o Rick.
Verdade. Estive lá e foi assim mesmo. Era o sábado do metal. Pepeu Gomes soltou o som da guitarra e ganhou o público. O chão tinha pedras de construção e a lama fedia a chiqueiro. Os banheiros estavam inundados. Um mormaço danado. Foi um grande erro da produção e se repetiu nos dias anteriores ao sábado do metal, com as bandas de rock nacional.
Erasmo já com 40 e poucos anos, foi literalmente jogado aos leões metaleiros. Para a molecada de preto, tal como disse um autor de um livro sobre essa época, era um "tiozão". Mas ele pistolou e resolveu encarar. Isso é que é ser valente! Imprudente, mas valente.
BAndo de filhas da puta eu me lembro , curtir Erasmo, raul , Rita Lee era barra pesada ! Os metaleiros sem ideologias! Um BAndo de dementes apanhando dos punks ! Rock n rio foi piada !
Às vezes, recuar, faz parte de uma defesa pessoal. Muitas vezes, dando-se um passo pra trás, pode fazer dar dois passos à frente! Para se pular um precipício as vezes tem que ser régua pra pegar embalo
Sou metaleiro, não me coloca nisto, não. Estes eram os metaleiros de 1985. Hoje bandas nacionais do gênero até gravam com músicos de outros gêneros. Sepultura por exemplo já gravou com Carlinhos Brown e Zé Ramalho !
Meu tio foi ao Rock'n Rio nesse dia, ele sempre contava que quando Erasmo subiu ao palco, algumas pessoas gritavam "Até o HE-MAN veio cantar para gente!"... comentavam que o figurino dele não foi bem escolhido e parecia mais o personagem do desenho do que um cantor de rock!
Na época de shows no Parque do Ibirapuera, Erasmo arrebentou. Seu Rock era cheio de metais etc. Fazia um Rock decente, melodioso, não era super pesado pois aquilo não era uma celebração.
O Brasil adora qualquer coisa que vem de fora. Naquela época então... Isso foi um desrespeito com o artista. E daí que o dia era outro? Fosse qualquer outro artista estrangeiro, não fariam isso.
Sou mais do Metal e me lembro muito bem desse fato e não precisa nem falar que foi um erro da produção escalar ele naquela noite mesmo que eu sempre tenha reconhecido sua importância e influência não só para o rock nacional como na música brasileira produzida nos últimos 60 anos e o mesmo erro ocorreu com o Lobão em 91 na segunda edição.
Eu fui ver o Queen no dia 18, e vi. NO GARGAREJO!! Gastei todo o tempo das outras bandas para chegar lá. Fui uma epopéia maravilhosa. Um dos melhores dias da minha vida. Mercury jogou um copo de água em cima de mim.
Foi um erro da produção do Rock in Rio daquela época expor nossos artistas em dias com públicos tão diferenciados. Acredito que isso ocorreu devido a inexperiência da produção. Ainda bem que Erasmo se recuperou desse trauma e é uma pena que ele se foi e assim perdemos mais um grande artista brasileiro. 😪😪😪😪😪😪
Também por falta de educação e intolerância do público. Os alecrins dos ouvidos dourados não podem escutar uma música de outro estilo que não seja o deles e se comportam igual a criança mimada de 4 anos. É lamentável.
Erro foi o publico nao ter educação suficiente para respeitar o artista, nada justifica vc vaiar um artista, ainda mais alguem tao importante para a nossa musica popular.
Foi um erro não terem levado ao palco uma banda de Heavy Metal nacional, cantando em português, para fazer a transição entre nomes nacionais mais leves e os de fora mais pesados. Havia bandas de Heavy Metal aqui no Brasil em 1985 com este potencial, como a do Robertinho de Recife, ou a Stress, e as bandas Rádio Táxi e Herva Doce ( já nacionalmente conhecidas em Janeiro de 1985) que também faziam um som bem pesado, mas não foram chamadas. A diferença de públicos é muito maior hoje que naquela época. O próprio Rock in Rio hoje, de Rock mesmo tem pouca coisa além do nome. O que mais mudou foi que os diferentes públicos hoje possuem um maior respeito pelos artistas nacionais ! O que não muda é a organização, quem mais gera polêmica no Rock'n Rio sempre é a organização !
SOU NORDESTINO E VI NA ADOLESCÊNCIA O TAL ROCK RIO ..., OS ANOS PASSARAM E VIREI PESQUISADOR DE MÚSICA E DO MEU BRASIL! SOMOS COLONIZADOS CULTURALMENTE O CARIOCA DOS ANOS 80 QUERIA SER LONDRINO..." SÃO CABOCLOS QUERENDO SER INGLESES " , JÁ DIZIA O CAZUZA ! ERROU P NÃO CHAMAR O RAUL SEIXAS E COLOCAR O TREMENDÃO JUNTO COM OS METALEIROS ! TENHO MUITO ORGULHO DA MÚSICA BRASILEIRA ! AXÉ 🙏 DA BAHIA ! DESCANSE EM PAZ GIGANTE GENTIL !!!
Raul Seixas?! 🤦🏻♂️😆Seria mais vaiado ainda Estava esquecido e só se apresentava bêbado ,depois que morreu que virou esse mito todo,essa que é a verdade.
@@Tanildes Errado!!!! Raul Seixas, nessa época, era um dos únicos roqueiros brasileiros, que eram cultuados nos anos 80 ,por quem curtia rock pesado. Vale ressaltar que se apresentar bebado ou drogado nesse época era a regra, ou vc acha que os caras do Iron Maiden bebiam só agua no backstage????? Consulte as exigencias desses artistas para o camarim nessa época....
Estive no sábado do metal. Foi um grande erro da produção e se repetiu nos dias anteriores ao sábado do metal, com as bandas de rock nacional. Pepeu Gomes soltou o som da guitarra e ganhou o público. Uma injustiça com esse ícone do rock nacional. Descanse em Paz!
Estive neste primeiro Rock in Rio no dia 12 de Janeiro de 1985,assisti shows do James Taylor,George Benson e Al Jarreau e os brasileiros Gilberto Gil,Ivan Lins e Alba Ramalho,valew!
Estive presente no dia 19....qdo anunciaram que não teria o show dele....Nooosssa!!!....parecia comemoração de um título mundial de futebol do Brasil!!!!...foi uma comemoração só!!!
Qualquer artista que tocar antes de banda de metal vai ser vaiado. Foi assim com o lobao, que tocou antes do Sepultura. Imagine uma Anita abrindo pro Torture Squad. Ia levar chuva de cuspe.
Tenho vários amigos que gostam de metal, e no começo eram muito preconceituosos com outros estilos, o que muda com o tempo, as vezes. Poderia ser um Beatle no palco que seria vaiado.
Excelente observação, naquele dia se fosse Paul McCartney no lugar do Erasmo ele seria vaiado, pois nessa época eu também tinha amigos metaleiros e eles não toleravam nada que fugisse do estilo, mesmo sendo rock, se não era Metal então era uma bost@ pra eles, infelizmente e graças a Deus eu não embarquei nessa e hoje o metal é o estilo de rock que eu menos gosto!
Soube dessa anos depois porque nesse tempo ainda tinha 2 anos de idade. Mas vc percebe que pouco mudou nas gerações de ouvintes. Nesse tempo o brasil era muito reacionário com relação as várias vertentes do Rock. Vc tinha a galera que achava que o rock nacional não prestava e o que era bom era a gringa e vc ao mesmo tempo tinha a galera que achava o Erasmo um dinossauro de um tipo de rock que ficou no passado. Infelizmente assim pensava a geração 80
Como era o primeiro evento no Brasil em 1985, era inevitável as sucessões de erros grosseiros por parte dos Organizadores, em especial Medina que pelo visto, como até hoje, não entende nada de rock. O evento passou por mudanças ao longo dos anos, mas a qualidade musical e artistas que sobem aos palcos fica a desejar. Além do mais ninguém vaia, joga objetos no palco como nas edições anteriores, mas suportam com certo humor Bandas ruins e até mesmo músicas eletrônicas que foge e muito das características de um Evento Rock Um Roll. 🎸🎶
Faltou pro Erasmo a mesma visão que Elvis teve no especial 1968 pra tv. Chegar chegando nos cascos com ROCK porrada! Foi na época que ele lançou a canção "dá um close nela", em homenagem à transexual Roberta close. Erro de marketing, perto do rock in Rio. Se tivessem jogado Roberto Carlos no mesmo dia, até Roberto seria vaiado tbm. Erro total dos organizadores nessa escalação. Acho que foi um conjunto de fatores esse azar.
Olha acho que embora as musicas foram diferentes mas.acho.que erasmo.teria.que ser respeitado porque ele e o.erasmo como acho que o rik e nosso davd gilmor em termos de.arranjos na guitarra so que ninguem conhece e lamentavel
Acho que eles erraram no visual do Erasmo também. Porque parecia uma "afronta", porque ele entra meio vestido de algo como kiss. Se bem que acho zuado a vaia, porque depois nos roqueiro reclamamos de não ter rock no rock in rio. melhor ouvir Erasmo, kid abelha e outros do que ivete sangalo.
Pelo amor de Deus. O próprio nome do evento já diz: Rock in Rio. Ninguém foi lá para ver e escutar um cara de mais de 40 anos na época, cantando gatinha manhosa e festa de arromba, músicas da jovem guarda de 20 anos antes desse evento. Com todo respeito ao Erasmo, mas ele deveria ter percebido que estava numa praia errada. Seria o mesmo se tivessem feito um evento em 85 comemorando os 20 anos da jovem guarda, e além de todo o pessoal da época contratado, viesse o KISS, OZZY, e outras bandas internacionais.
Era uma época de pouca informação. Percebe-se pelos vídeos o espanto dos jornalistas da Globo com os tais "metaleiros", para eles essa tribo parecia que tinha saído dos porões, sua existência era desconhecida por praticamente todo mundo.
Meu comentário chega aqui atrasado, porém quero dizer o seguinte: de tempos em tempos surgem movimentos musicais que são nocivos à cultura. Posso dizer que não sou roqueiro por excelência, mas curto muito muitas bandas e muitos artistas do rock. Lembro-me do ocorrido com o Erasmo, na época eu achei um absurdo, tanto por parte da produção, como também do público. O público foi intolerante! Vaiar o Erasmo foi uma atitude inconsequente de uma galera roqueira incoveniente, que não soube conviver com o diferente do habitual. A música é universal! A propriedade intelectual musical precisava e precisa continuar sendo respeitada. Nesta atualidade está acontecendo coisas semelhantes, eu faço barzinho, confraternização e vejo como está sendo difícil. Impera um estilo de música, o arrocha, se não cantar arrocha, não presta! Quer dizer, o gosto monomusicou, se cantar um Djavan, Roberto Carlos, Fagner, Belchior, Caetano, Fafá, Betânia, Gal, Marisa, se não for no ritmo do arrocha, melhor não ir, passa perrengue. Eu preservo no meu repertório o Reggae, MPB, PoP, Rock, Seresta, Jovem Guarda, etc. Isto como forma de tentar ser eclético ao máximo e agradar a todos, mesmo assim, os pedidos giram em torno do arrocha.
Cara, eu fui no evento do dia 19, quando estava incluído um show com o Erasmo, que foi excluído por causa das vaias do evento do dia 11. Não havia tanta informação na época, mas, pelo que eu fiquei sabendo, não foram vaias tão pesadas assim. E não acho que o motivo foi apenas ter escalado o Erasmo junto de bandas de metal. Pepeu/Baby tocaram em dia de Whitesnake (que era para ser Def Leppard), Ozzy, Scorpions e AC/DC e o show foi de boa. Das pessoas que compraram ingresso para o dia 19 que eu conheço/conheci, também não percebi nenhuma rejeição prévia na época com a presença dele. Com exceção do Queen, acho que nenhuma outra banda internacional havia botado os pés no Brasil. Embora houvesse atrações nacionais por si só, o público foi pra ver as bandas internacionais e não as nacionais. O Erasmo tocou no primeiro dia do Rock in Rio, e nesse dia havia três atrações nacionais antes das atrações internacionais. Acho que as vaias foram motivadas mais pela impaciência do público em esperar as atrações internacionais que uma rejeição metaleira propriamente dita. Acho que se tocassem um nacional e três internacionais em cada um dos dias, tenderia a ter menos incidentes do tipo. Se alguém tivesse algum tipo de rejeição era só pular e entrar mais tarde. Talvez o erro foi convidar atrações nacionais demais para fazer média e depois não ter como distribuí-las de maneira conveniente. Não tinha como encaixar todas as atrações nacionais com bandas de "não-metal" no mesmo dia. Mas, se até hoje, há gentes ralhando por ter que tocar antes das bandas internacionais, como não seria se apenas um nacional tocasse em cada um dos dias?
@@MrVictorAlves Ney Matogrosso, Ivan Lins, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Lulu Santos Moraes Moreira, Eduardo Dussek, são rock? festival de música, o maior vendedor de discos e sucesso da época ficou de fora. Fato. e sim era da geração rock br.
Contextualizar o que acontecia na época na música, é preciso. A figura do roqueiro pauleira dos anos 80 , que daria origem , ao indefectível nome, metaleiro, pré rock in rio, era por definição, um hater de outras duas tribos contemporâneas, a saber, a dos punks e a dos chamados POP , música de boyzinho que tocava em FM. O Roqueiro Pauleira, se achava underground, por que não tocavam em rádios, exceto nas alternativas e odiava Michael Jackson, Madonna, e tudo que tocasse nas rádios FM , música de Playboy. Erasmo Carlos, nessa época, era o híbrido do cara que tocava um som mais pop rock nas rádios FM e um cara que era o parceiro do Roberto na jovem guarda, que , nessa época era visto, como um cantor romântico. Hoje o cara que vai assistir o Slipnot no rock in rio, respeita mais o MIchael Jackson do que os fãs do QUeen em 1985, não obstante a diferença abissal de peso.
Woodstock e Rio nos presentearam com lama e rock. Inesquecivel. Ninguem queria ficar de fora da festa. Talvez foi uma surpresa para o time do Erasmo a rejeiçao mas eles sabiam do schedule mal equilibrado antes. Realmente um massacre no tremendäo.
Eu estava lá. Estranho, nesse video o cara conta errado o que aconteceu, o Erasmo tentou sim tocar antes do Whitesnake, não transferiram o show pro dia seguinte, mas ele diz que sim, que doideira, os caras meio que deletaram a lembrança, pois foram expulsos a pedradas, lembro como se fosse ontem...
Grande Erasmo partiu com mágoa talvez noventa porcento que estava no show, seus pais com certeza namoram e transaram ouvindo a música do Erasmo cantada por Roberto
Muito respeito pelo trabalho do tremendão..mas ele só conseguiria receber o rotulo som livre de roqueiro..precisa de muito boa vontade para chamar a musica dele de rock
A plateia tava sedenta pelas bandas gringas, afinal naquela época eram raros os shows internacionais no Brasil, ai aparece um tiozão pagando de metaleiro com aquela roupa ridícula, só tinha que dá ruim...
Ele entrou pro show de rock vestido pra ir pra Marquês de Sapucaí e levou uma vaia lascada, deu até dó. Eu estava lá e não vaiei, não. Na verdade eu não tava entendendo nada.
É muito triste ver como os artistas brasileiros são desvalorizados pelos seus compatriotas enquanto os gringos são endeusados ( alguns até nem merecem esse pedestal todo )
Caraca... Mas que atitude abominável desse povo ignorante, não é mesmo? Atos de tão baixo nível mostram que o brazika do terceiro mundo quando tem um pouco de acesso a uma cultura a mais, que normalmente se resume a eua e inglaterra, começa a se ver como gringo e não como brasileiro. Essa vassalagem vergonhosa, é bem típica de pessoas de certos nichos das classes médias e altas de países subdesenvolvidos, que apesar de terem acesso a boas escolas, continuam a ser totalmente boçais. É por disso e de outros fatores, que nossa cultura está sendo destruída bem rapidamente.
Se enxergamos síndrome de vira-lata na gurizada de hoje, podemos apostar que na de ontem veríamos muito mais. Podiam ter colocado uma banda de metal nacional no lugar do Erasmo (como a Stress, ou Robertinho do Recife), e o pessoal iria vaiar igual, queriam escutar as bandas de fora !
Eu tava lá nesse dia, o show foi muito ruim, a começar pelo figurino, parecia fantasia de escola de samba. O Erasmo se autointitulada roqueiro, mas a música dele tava longe de ser o que a juventude em 1985 entendia como rock, talvez em 1960 fosse mais parecido com rock, mas em 1985 era música popular.
É interessante nessa estória toda que nesse dia também tocaram Ney Mato Grosso e Baby Consuelo, e foram vaiar justamenteo o Erasmo que é um dos pioneiros do rock no Brasil?
Fui no dia 19, nem teve Erasmo. Quando anunciaram todo mundo comemorou. Quem te a ideia de colocar junto com Whitesnake, Scorpions, Ozzy e AC/DC é muito sem noção.
De verdade não cantava nada... como vários outros aí que apenas a grande mídia nos fazia engolir, mas agora com a internet não somos refém da manipulação e não existe mais fronteiras.
Se nos naquela epoca pudessemos prever os proximos rock in rio convidando daniela mercuri pablo anita e outras bostas de hj aplaudiriamos esses cantores de pé
Ele não viu o rock in rio que ele queria em 85 por causa da organização.os cara põe como red line oron maiden.e antes do show principal herasmo Carlos.claro que vai dar merda. E no palco mundi não deu pois está organização do rock in rio melhorou um pouco. E não adianta falar que é culpa do público.pois se isso acontecesse no wacken o público ia vaiar do mesmo jeito.
Boas,estive lá no Rock in Rio 85 ,do dia 15 até o dia 20,acampado no Recreio dos Bandeirantes na Barra da Tijuca fui de carro de São Paulo até lá, fiquei todos os dias na direção do meio bem na frente do palco, presenciei as vaias (Erasmo)foie aplausos com o cancelamento do show do Erasmo , a Rita Lee chamada às pressas, para tapar buraco,a chuva ,a lama,foi realmente uma aventura, o público era jovem e queria novidades e ver finalmente bandas que até então se escutava em Lps e raramente fotos e clips,existia um certo misticismo com as bandas estrangeiras, junto com elas as bandas que estavam despontando no cenário nacional,na época foi muito criticado a não convocação do Ira, Ultraje a rigor, Legião Urbana ,Camisa de Vênus, Made in Brazil, Patrulha do Espaço e outras, no lugar destes artistas (Erasmo e outros ), e não deixaria o público impaciente para as atrações internacionais., depois nos Festivais seguintes souberam dividir o público e atrações em vários palcos ,este primeiro era tudo junto e o palco era giratório, deu no que deu .
Rock cantado em português, em talento, equivale ao cantado em inglês. Raul é o verdadeiro Rei do Rock. Fico cm a sábia frase de um dos monstros do Rock mundial, Cazuza: - São caboclos querendo ser ingleses. Obs: Foi erro da organização colocar o Tremendao em público tão distinto.
Tudo isso é mania desgraçada de roqueiro brasileiro de não dar valor aos artista do Brasil , preconceito contra os próprios brasileiro. E lógico que quem fez a programação da grade colocou metal com outros artistas que não são do rock metal grande erro até sacanagem .
Nunca gostei e continuo não gostando de fãs de heavy metal. Das bandas gosto, mas detesto os fãs . Se acham os tais e consideram qualquer outro gênero lixo. A maior parte não sabe nada de nada. Nem entendem o som que ouvem de tão vazios que são. São ocos, irracionais, deselegantes e estupidamente grosseiros.
Conheci e fui amigo de fãs de metal, embora fosse mais afeito ao post-punk e alternativo. São tudo isso que vc falou, @cqueiroz33, e muito mais: além de ogros, tapados e obtusos, são frontalmente sexistas e racistas. Um deles já me disse, inclusive, que: 'mulheres no rock só têm papel reprodutivo' (ou seja, groupies), sendo bem refratário a posturas assertivas femininas no meio.
Foi um erro brutal da equipe organizadora. Imaginem um show do Iron Maiden num evento evangélico? Como o público reagiria? Então é cada macaco no seu galho.
Eu estava lá. Não no primeiro dia do festival, mas no penúltimo dia, onde o Erasmo estava escalado p se apresentar. Antes dele, teve o show do Pepeu Gomes com a Baby Consuelo grávida, e digo que eles foram corajosos, entraram no palco e conseguiram tocar por uns 30 minutos mais ou menos, sei lá, nem lembro direito, só lembro que a impaciência da multidão já tinha ultrapassado os limites e deve ter sido por isso q Pepeu, sabiamente, após um improviso d guitarra, diminuiu seu setlist e tratou de sair as pressas sob uns tímidos aplausos. Intervalo demorado. Iniciou-se uma má expectativa e raiva para o show do Erasmo, dava pra eu perceber de onde eu estava. De repente, a produção anuncia q o Erasmo não iria se apresentar e o alivio da multidão foi tão grande como a mesma que o Rick Ferreira relatou quando foi decidido q eles (Erasmo) não se apresentariam naquela noite de heavy metal. Foi a melhor decisão para todos, tanto para os artistas e para aquele público. Dessa forma, naquela noite chuvosa, com atraso de mais de uma hora, adentra tenebrosamente ao palco Ozzy Osbourne. Fez um show fantástico com direito a correr atrás de uma galinha que algum doido jogou no palco, na esperança de que ele a abocanhasse. Muitas risadas de todos da banda! Após o Ozzy, entra em cena com mais atrasos ainda, o Whitesnake, banda maravilhosa e depois o incrível Scorpions e pra fechar aquela noite o AC/DC, com seu sino gigante acima do palco e o constrangedor mini strip tease do Angus. Enfim, foi uma noite memorável, divertida, inesquecível! Como podem ver, não haveria chances do Erasmo ter entrado naquela noite e ser bem recebido, não era o lugar dele e a culpa não foi dele, as vaias na verdade, não foram para ele, foi para a produção do evento.
Flávio obrigado por dividir essa história com a gente, viajei na tua história cara. escreveu muito bem.
ERA um grande compositor e cantor tbem Q DEUS TENHA EM UM BOM LUGAR
Parabéns pelo maravilhoso trabalho em prol do rock nacional, Julio!
Ele fez muito pelo rock brasileiro, principalmente nos primórdios
Foi ele que emprestou dinheiro pro Roque.
Eu estava lá. Na hora que o grande Erasmo cantou 'Sentado à Beira do Caminho', na parte que diz: "Preciso acabar logo com isto..." a turma de desrespeitosos começaram a gritar: Acaba logo! Acaba logo!
Eu não sei como o Erasmo aguentou aquilo.
Ele não aguentou, fugiu. Tocou umas seis músicas só e vazaram à pedradas.
Em outros países, o respeito aos mais velhos é lindo! Aqui....sempre foi assim!! Triste!!
Eu estava no dia 19, lá na frente. Quando terminou o Pepeu o pessoal começou a encher garrafinhas com lama e pedra pra jogar no Erasmo. Ao anunciarem o cancelamento do show foi uma felicidade geral. No dia 19 Pepeu foi esperto, porque tinha gente se preparando pra vaiar e jogar coisas neles. Mas, ele chegou mandando um som pesado do início ao fim, muito solo de guitarra e dobrou a plateia.
O pepeu fez isso de jogar garrafas no Erasmo??Nossa que situação triste 😢 😢
@@franciscadecassia6326 não Francisca. A plateia que iria jogar as garrafas com lama e pedra no Erasmo. Mas, felizmente cancelaram a apresentação pelo bem do Erasmo e da banda, como disse o Rick.
Verdade.
Estive lá e foi assim mesmo.
Era o sábado do metal.
Pepeu Gomes soltou o som da guitarra e ganhou o público.
O chão tinha pedras de construção e a lama fedia a chiqueiro.
Os banheiros estavam inundados.
Um mormaço danado.
Foi um grande erro da produção e se repetiu nos dias anteriores ao sábado do metal, com as bandas de rock nacional.
Misericórdia! Kkkk
😂😂😂😂
Vaiaram nosso gênio sem saberem o que viria nos próximos....tive o gosto de ver um show dele neste ano!
Gênio é forçação de barra.
Gênio kkkk
Basicamente, os caras que vaiaram na época, hoje são pais e mães de muitos carioquinhas que escutam Fresno, Cine e coisas deste nível para baixo !
@@andrepires7687quem é gênio pra você então?
Erasmo já com 40 e poucos anos, foi literalmente jogado aos leões metaleiros. Para a molecada de preto, tal como disse um autor de um livro sobre essa época, era um "tiozão". Mas ele pistolou e resolveu encarar. Isso é que é ser valente! Imprudente, mas valente.
BAndo de filhas da puta eu me lembro , curtir Erasmo, raul , Rita Lee era barra pesada ! Os metaleiros sem ideologias! Um BAndo de dementes apanhando dos punks ! Rock n rio foi piada !
Às vezes, recuar, faz parte de uma defesa pessoal. Muitas vezes, dando-se um passo pra trás, pode fazer dar dois passos à frente! Para se pular um precipício as vezes tem que ser régua pra pegar embalo
Mentiram. Erasmo fugiu do palco rapidinhio, não fez o show coisa nehuma, eu vi.
Erasmo Carlos não merecia aquilo. Metaleiro n respeita quem pensa diferente deles
Sou metaleiro, não me coloca nisto, não. Estes eram os metaleiros de 1985. Hoje bandas nacionais do gênero até gravam com músicos de outros gêneros. Sepultura por exemplo já gravou com Carlinhos Brown e Zé Ramalho !
Meu tio foi ao Rock'n Rio nesse dia, ele sempre contava que quando Erasmo subiu ao palco, algumas pessoas gritavam "Até o HE-MAN veio cantar para gente!"... comentavam que o figurino dele não foi bem escolhido e parecia mais o personagem do desenho do que um cantor de rock!
Na época de shows no Parque do Ibirapuera, Erasmo arrebentou. Seu Rock era cheio de metais etc. Fazia um Rock decente, melodioso, não era super pesado pois aquilo não era uma celebração.
Colocar Erasmo no dia de Heavy metal só pode ter sido de sacanagem. Não tem outra explicação
Burrice mesmo
So faltava fazer um dueto com a Wanderleia KKKk!
ASSISTA : MPB, A HISTORIAQUE O BRADIL NAO CONHECE...
TRAZ MUITA LUGIDEZ SOBRE ISSO! NAO FOIO ERASMO O ERRADO .
O Brasil adora qualquer coisa que vem de fora. Naquela época então... Isso foi um desrespeito com o artista. E daí que o dia era outro? Fosse qualquer outro artista estrangeiro, não fariam isso.
Sou mais do Metal e me lembro muito bem desse fato e não precisa nem falar que foi um erro da produção escalar ele naquela noite mesmo que eu sempre tenha reconhecido sua importância e influência não só para o rock nacional como na música brasileira produzida nos últimos 60 anos e o mesmo erro ocorreu com o Lobão em 91 na segunda edição.
Eu fui ver o Queen no dia 18, e vi. NO GARGAREJO!! Gastei todo o tempo das outras bandas para chegar lá. Fui uma epopéia maravilhosa. Um dos melhores dias da minha vida. Mercury jogou um copo de água em cima de mim.
Quando eles estavam tocando Crazy Litle Thing Called Love?
Foi um erro da produção do Rock in Rio daquela época expor nossos artistas em dias com públicos tão diferenciados. Acredito que isso ocorreu devido a inexperiência da produção. Ainda bem que Erasmo se recuperou desse trauma e é uma pena que ele se foi e assim perdemos mais um grande artista brasileiro. 😪😪😪😪😪😪
Também por falta de educação e intolerância do público. Os alecrins dos ouvidos dourados não podem escutar uma música de outro estilo que não seja o deles e se comportam igual a criança mimada de 4 anos. É lamentável.
Errou tb no início de 2000 qdo Carlinhos foi colocado com o Guns n roses.
Erro foi o publico nao ter educação suficiente para respeitar o artista, nada justifica vc vaiar um artista, ainda mais alguem tao importante para a nossa musica popular.
Foi um erro não terem levado ao palco uma banda de Heavy Metal nacional, cantando em português, para fazer a transição entre nomes nacionais mais leves e os de fora mais pesados. Havia bandas de Heavy Metal aqui no Brasil em 1985 com este potencial, como a do Robertinho de Recife, ou a Stress, e as bandas Rádio Táxi e Herva Doce ( já nacionalmente conhecidas em Janeiro de 1985) que também faziam um som bem pesado, mas não foram chamadas. A diferença de públicos é muito maior hoje que naquela época. O próprio Rock in Rio hoje, de Rock mesmo tem pouca coisa além do nome. O que mais mudou foi que os diferentes públicos hoje possuem um maior respeito pelos artistas nacionais ! O que não muda é a organização, quem mais gera polêmica no Rock'n Rio sempre é a organização !
SOU NORDESTINO E VI NA ADOLESCÊNCIA O TAL ROCK RIO ..., OS ANOS PASSARAM E VIREI PESQUISADOR DE MÚSICA E DO MEU BRASIL! SOMOS COLONIZADOS CULTURALMENTE O CARIOCA DOS ANOS 80 QUERIA SER LONDRINO..." SÃO CABOCLOS QUERENDO SER INGLESES " , JÁ DIZIA O CAZUZA ! ERROU P NÃO CHAMAR O RAUL SEIXAS E COLOCAR O TREMENDÃO JUNTO COM OS METALEIROS ! TENHO MUITO ORGULHO DA MÚSICA BRASILEIRA ! AXÉ 🙏 DA BAHIA ! DESCANSE EM PAZ GIGANTE GENTIL !!!
Raul Seixas?! 🤦🏻♂️😆Seria mais vaiado ainda
Estava esquecido e só se apresentava bêbado ,depois que morreu que virou esse mito todo,essa que é a verdade.
@@Tanildes Errado!!!! Raul Seixas, nessa época, era um dos únicos roqueiros brasileiros, que eram cultuados nos anos 80 ,por quem curtia rock pesado.
Vale ressaltar que se apresentar bebado ou drogado nesse época era a regra, ou vc acha que os caras do Iron Maiden bebiam só agua no backstage?????
Consulte as exigencias desses artistas para o camarim nessa época....
Estive no sábado do metal.
Foi um grande erro da produção e se repetiu nos dias anteriores ao sábado do metal, com as bandas de rock nacional.
Pepeu Gomes soltou o som da guitarra e ganhou o público.
Uma injustiça com esse ícone do rock nacional.
Descanse em Paz!
Realmente Erasmo Carlos um dos maiores compositores. E pelo visto esse Rock Rio, naquele dia, não era para ele. Muito triste😔
Estive neste primeiro Rock in Rio no dia 12 de Janeiro de 1985,assisti shows do James Taylor,George Benson e Al Jarreau e os brasileiros Gilberto Gil,Ivan Lins e Alba Ramalho,valew!
O estranho é o dano na carreira pela vaia! Afinal, quem o vaiou não foi o público que gosta da sua arte, mas o público de outros artistas!
um dos melhores canais do youtube
Estive presente no dia 19....qdo anunciaram que não teria o show dele....Nooosssa!!!....parecia comemoração de um título mundial de futebol do Brasil!!!!...foi uma comemoração só!!!
😢
O ponto de vista de quem acompanha é top ❤
Estive no Rock rio 2015 e presenciei esse desabafo do Erasmo Carlos no palvo, se me lembro bem, ainda teve uma força do Skank.
Bela entrevista, Julio
Uma tremenda falta de respeito do público para com o artista.
Queen,Whitesnake e Scorpions tb não são metaleiros, mas são rockeiros de qualidade
Mas, naquele tempo, Whitesnake e Scorpions eram consideradas bands de heavy metal aqui no Brasil.
Qualquer artista que tocar antes de banda de metal vai ser vaiado. Foi assim com o lobao, que tocou antes do Sepultura. Imagine uma Anita abrindo pro Torture Squad. Ia levar chuva de cuspe.
Foi sacanagem dos cabeças (de bagre) diretivos do Rockn'Rio. Porém o Erasmo foi teimoso...Inacreditável.
Rick Ferreira sempre foi um produtor musical por excelência. Logicamente fez seus comentários com lucidez
Só faltou naquele lendário sábado a produção ter convidado A XUXA E AS PAQUITAS.
Tenho vários amigos que gostam de metal, e no começo eram muito preconceituosos com outros estilos, o que muda com o tempo, as vezes. Poderia ser um Beatle no palco que seria vaiado.
Excelente observação, naquele dia se fosse Paul McCartney no lugar do Erasmo ele seria vaiado, pois nessa época eu também tinha amigos metaleiros e eles não toleravam nada que fugisse do estilo, mesmo sendo rock, se não era Metal então era uma bost@ pra eles, infelizmente e graças a Deus eu não embarquei nessa e hoje o metal é o estilo de rock que eu menos gosto!
Soube dessa anos depois porque nesse tempo ainda tinha 2 anos de idade. Mas vc percebe que pouco mudou nas gerações de ouvintes. Nesse tempo o brasil era muito reacionário com relação as várias vertentes do Rock. Vc tinha a galera que achava que o rock nacional não prestava e o que era bom era a gringa e vc ao mesmo tempo tinha a galera que achava o Erasmo um dinossauro de um tipo de rock que ficou no passado. Infelizmente assim pensava a geração 80
Saudoso Erasmo Carlos!!
Como era o primeiro evento no Brasil em 1985, era inevitável as sucessões de erros grosseiros por parte dos Organizadores, em especial Medina que pelo visto, como até hoje, não entende nada de rock. O evento passou por mudanças ao longo dos anos, mas a qualidade musical e artistas que sobem aos palcos fica a desejar. Além do mais ninguém vaia, joga objetos no palco como nas edições anteriores, mas suportam com certo humor Bandas ruins e até mesmo músicas eletrônicas que foge e muito das características de um Evento Rock Um Roll. 🎸🎶
Erros aconteceram em edições posteriores tb.
Há muito tempo o Rock in Rio não é um evento sobre Rock 'n' Roll e sim sobre música de forma geral.
@@antoniovieira6751 nunca foi só sobre rock.
Faltou pro Erasmo a mesma visão que Elvis teve no especial 1968 pra tv. Chegar chegando nos cascos com ROCK porrada! Foi na época que ele lançou a canção "dá um close nela", em homenagem à transexual Roberta close. Erro de marketing, perto do rock in Rio. Se tivessem jogado Roberto Carlos no mesmo dia, até Roberto seria vaiado tbm. Erro total dos organizadores nessa escalação. Acho que foi um conjunto de fatores esse azar.
Um festival desse porte no Brasil, naquela época, tinha que dar alguma coisa errada..
A ÚNICA BANDA BRASILEIRA QUE EU LEMBRO NO ROCK 'N RIO 1985 É O BARÃO VERMELHO TOCANDO PRO DIA NASCER FELIZ.......
Olha acho que embora as musicas foram diferentes mas.acho.que erasmo.teria.que ser respeitado porque ele e o.erasmo como acho que o rik e nosso davd gilmor em termos de.arranjos na guitarra so que ninguem conhece e lamentavel
Acho que eles erraram no visual do Erasmo também. Porque parecia uma "afronta", porque ele entra meio vestido de algo como kiss. Se bem que acho zuado a vaia, porque depois nos roqueiro reclamamos de não ter rock no rock in rio. melhor ouvir Erasmo, kid abelha e outros do que ivete sangalo.
Pelo amor de Deus. O próprio nome do evento já diz: Rock in Rio. Ninguém foi lá para ver e escutar um cara de mais de 40 anos na época, cantando gatinha manhosa e festa de arromba, músicas da jovem guarda de 20 anos antes desse evento. Com todo respeito ao Erasmo, mas ele deveria ter percebido que estava numa praia errada. Seria o mesmo se tivessem feito um evento em 85 comemorando os 20 anos da jovem guarda, e além de todo o pessoal da época contratado, viesse o KISS, OZZY, e outras bandas internacionais.
Era uma época de pouca informação. Percebe-se pelos vídeos o espanto dos jornalistas da Globo com os tais "metaleiros", para eles essa tribo parecia que tinha saído dos porões, sua existência era desconhecida por praticamente todo mundo.
Algum problema com a idade cara? rsrsrs O próprio Ozzy Osbourne naquele tempo já tinha 37 anos e tantos outros nesta faixa
@@7thDIMENSIONOFMUSIC problema com a idade? Você leu o meu comentário e não entendeu nada sua besta fera!
Meu comentário chega aqui atrasado, porém quero dizer o seguinte: de tempos em tempos surgem movimentos musicais que são nocivos à cultura. Posso dizer que não sou roqueiro por excelência, mas curto muito muitas bandas e muitos artistas do rock. Lembro-me do ocorrido com o Erasmo, na época eu achei um absurdo, tanto por parte da produção, como também do público. O público foi intolerante! Vaiar o Erasmo foi uma atitude inconsequente de uma galera roqueira incoveniente, que não soube conviver com o diferente do habitual. A música é universal! A propriedade intelectual musical precisava e precisa continuar sendo respeitada. Nesta atualidade está acontecendo coisas semelhantes, eu faço barzinho, confraternização e vejo como está sendo difícil. Impera um estilo de música, o arrocha, se não cantar arrocha, não presta! Quer dizer, o gosto monomusicou, se cantar um Djavan, Roberto Carlos, Fagner, Belchior, Caetano, Fafá, Betânia, Gal, Marisa, se não for no ritmo do arrocha, melhor não ir, passa perrengue. Eu preservo no meu repertório o Reggae, MPB, PoP, Rock, Seresta, Jovem Guarda, etc. Isto como forma de tentar ser eclético ao máximo e agradar a todos, mesmo assim, os pedidos giram em torno do arrocha.
Erasmo muito tiozão, não era o perfil daquela noite.
Fala sobre a performance do Pepeu,dizem que o Iron maiden gostou de velo tocar guitarra no seu dia de apresentação.
Cara, eu fui no evento do dia 19, quando estava incluído um show com o Erasmo, que foi excluído por causa das vaias do evento do dia 11. Não havia tanta informação na época, mas, pelo que eu fiquei sabendo, não foram vaias tão pesadas assim. E não acho que o motivo foi apenas ter escalado o Erasmo junto de bandas de metal. Pepeu/Baby tocaram em dia de Whitesnake (que era para ser Def Leppard), Ozzy, Scorpions e AC/DC e o show foi de boa. Das pessoas que compraram ingresso para o dia 19 que eu conheço/conheci, também não percebi nenhuma rejeição prévia na época com a presença dele.
Com exceção do Queen, acho que nenhuma outra banda internacional havia botado os pés no Brasil. Embora houvesse atrações nacionais por si só, o público foi pra ver as bandas internacionais e não as nacionais. O Erasmo tocou no primeiro dia do Rock in Rio, e nesse dia havia três atrações nacionais antes das atrações internacionais. Acho que as vaias foram motivadas mais pela impaciência do público em esperar as atrações internacionais que uma rejeição metaleira propriamente dita.
Acho que se tocassem um nacional e três internacionais em cada um dos dias, tenderia a ter menos incidentes do tipo. Se alguém tivesse algum tipo de rejeição era só pular e entrar mais tarde. Talvez o erro foi convidar atrações nacionais demais para fazer média e depois não ter como distribuí-las de maneira conveniente. Não tinha como encaixar todas as atrações nacionais com bandas de "não-metal" no mesmo dia. Mas, se até hoje, há gentes ralhando por ter que tocar antes das bandas internacionais, como não seria se apenas um nacional tocasse em cada um dos dias?
Excelente observação...!
Hoje em dia o rock in Rio só tem porcaria e ninguém vaia, vc vê como são as coisas.
Cada um tem seu tempo de glória. O dele e dos outros já havia acabado. Só ele não entendia...
Ok, mas isso não justifica o modo escroto como ele foi tratado.
Esse RNR cheio de panelinha, a produção deixou de fora Ritchie o maior astro do Rock BR de 1983/1984.
Também a Xuxa e as PAQUITAS!
@@ivannoevigna2501 Não era pop rock era infantil, se fosse pra ir infantil teria que ser trem da alegria ou balão mágico
@@MrVictorAlves Ney Matogrosso, Ivan Lins, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Lulu Santos Moraes Moreira, Eduardo Dussek, são rock? festival de música, o maior vendedor de discos e sucesso da época ficou de fora. Fato. e sim era da geração rock br.
Era pra ter colocado nesse dia Anita, Pablo Vitar, Ivete Sangalo ou João Gomes kkkk
Eu não duvido!!
Contextualizar o que acontecia na época na música, é preciso.
A figura do roqueiro pauleira dos anos 80 , que daria origem , ao indefectível nome, metaleiro, pré rock in rio, era por definição, um hater de outras duas tribos contemporâneas, a saber, a dos punks e a dos chamados POP , música de boyzinho que tocava em FM.
O Roqueiro Pauleira, se achava underground, por que não tocavam em rádios, exceto nas alternativas e odiava Michael Jackson, Madonna, e tudo que tocasse nas rádios FM , música de Playboy.
Erasmo Carlos, nessa época, era o híbrido do cara que tocava um som mais pop rock nas rádios FM e um cara que era o parceiro do Roberto na jovem guarda, que , nessa época era visto, como um cantor romântico.
Hoje o cara que vai assistir o Slipnot no rock in rio, respeita mais o MIchael Jackson do que os fãs do QUeen em 1985, não obstante a diferença abissal de peso.
Público aculturado não podia esperar outra reação.
Um público metaleiro,quer ver e ouvir metal! Simples assim... 🎸
Woodstock e Rio nos presentearam com lama e rock. Inesquecivel.
Ninguem queria ficar de fora da festa. Talvez foi uma surpresa para o time do Erasmo a rejeiçao mas eles sabiam do schedule mal equilibrado antes. Realmente um massacre no tremendäo.
Eu estava lá. Estranho, nesse video o cara conta errado o que aconteceu, o Erasmo tentou sim tocar antes do Whitesnake, não transferiram o show pro dia seguinte, mas ele diz que sim, que doideira, os caras meio que deletaram a lembrança, pois foram expulsos a pedradas, lembro como se fosse ontem...
Ele se refere ao segundo show, que foi sim transferido pra um dia mais tranquilo ...
A produção desse festival é deveras incompetente desde sempre!
Erasmo não mereceu o que aconteceu com ele.duvido nada que esses metaleiros hoje devem até gostar das músicas do Erasmo
Grande Erasmo partiu com mágoa talvez noventa porcento que estava no show, seus pais com certeza namoram e transaram ouvindo a música do Erasmo cantada por Roberto
Ele perdeu a noção!!
Acabou pagando o maior mico da história. O segundo mico da história ficou para CARLINHOS BROWN!!
Eu gostaria de perguntar ao Sr. Medina, se alguma vez o GRANDE RONNIE JAMES DIO foi convidado p/ um desses festivais (Rock in Rio)
Muito respeito pelo trabalho do tremendão..mas ele só conseguiria receber o rotulo som livre de roqueiro..precisa de muito boa vontade para chamar a musica dele de rock
Tenho os 2 álbuns ao vivo de Erasmo, Tem muito ROCK IN ROLL SIM
Eu estava lá, a produção do RR1 errou de maneira bizarra colocando o Erasmo com bandas de Heavy Metal. Para o bem dele o show foi cancelado.
kkkk o júlio se controlando ao máximo ali para não rir kkkk. pode rir agora, júlio, é normal e já passou
A plateia tava sedenta pelas bandas gringas, afinal naquela época eram raros os shows internacionais no Brasil, ai aparece um tiozão pagando de metaleiro com aquela roupa ridícula, só tinha que dá ruim...
Vc chama o Erasmo de tiozão, como se os Artistas gringos fossem garotoes de 20 e poucos anos kkkkk, cada comentário IMBECIL.
Você gosta de Paul McCartney? Sim! TAMBÉM E TIOZAO. MUITO CONTRADITÓRIO
Ele entrou pro show de rock vestido pra ir pra Marquês de Sapucaí e levou uma vaia lascada, deu até dó. Eu estava lá e não vaiei, não. Na verdade eu não tava entendendo nada.
Eu estava lá em 1985 jovenzinha kkkkkkkkk
Tá lindona ainda
É muito triste ver como os artistas brasileiros são desvalorizados pelos seus compatriotas enquanto os gringos são endeusados ( alguns até nem merecem esse pedestal todo )
Eu tava nestes shows do erasmo no rock rio. Linchamento mesmo. Mas a garotada nao queria ele
Tenta-se botar a culpa na organização ou no próprio Erasmo, mas a culpa e toda do público intransigente.
Caraca... Mas que atitude abominável desse povo ignorante, não é mesmo? Atos de tão baixo nível mostram que o brazika do terceiro mundo quando tem um pouco de acesso a uma cultura a mais, que normalmente se resume a eua e inglaterra, começa a se ver como gringo e não como brasileiro. Essa vassalagem vergonhosa, é bem típica de pessoas de certos nichos das classes médias e altas de países subdesenvolvidos, que apesar de terem acesso a boas escolas, continuam a ser totalmente boçais. É por disso e de outros fatores, que nossa cultura está sendo destruída bem rapidamente.
Igual com Carlinhos Brown.
Se enxergamos síndrome de vira-lata na gurizada de hoje, podemos apostar que na de ontem veríamos muito mais. Podiam ter colocado uma banda de metal nacional no lugar do Erasmo (como a Stress, ou Robertinho do Recife), e o pessoal iria vaiar igual, queriam escutar as bandas de fora !
mas tem que ver que Erasmo era rock nos anos 60, nos anos 80 ele ja era outro estilo!
Eles limitam o volume porque tem medo do resultado.
Colocar música popular com rock pesado foi brincadeira.
Eu acho o Rick muito prolixo. Pena que não dá pra evitar fazer entrevistas com ele.
Percebi isso tb
E não escalaram o roqueiro Ritchie . Maior fora do rock in Rio 85 ...
Não lembro de Erasmo no Rock in Rio 85 ..
Síndrome de vira lata.
Roberto e Erasmo pra Sempre no coração.✡️✝️🛐🇧🇷🙏♻️🔰
Eu tava lá nesse dia, o show foi muito ruim, a começar pelo figurino, parecia fantasia de escola de samba. O Erasmo se autointitulada roqueiro, mas a música dele tava longe de ser o que a juventude em 1985 entendia como rock, talvez em 1960 fosse mais parecido com rock, mas em 1985 era música popular.
Você não conhece o trabalho de Erasmo ,muito muito muito muito muito menos a fase ROCK IN ROLL DE ERASMO. MUITO CONTRADITÓRIO
Foi o Carlinhos brown daquele rock in rio rs
É interessante nessa estória toda que nesse dia também tocaram Ney Mato Grosso e Baby Consuelo, e foram vaiar justamenteo o Erasmo que é um dos pioneiros do rock no Brasil?
Artista meia boca né q a globo carregou
O Ney também foi vaiado
Fui no dia 19, nem teve Erasmo. Quando anunciaram todo mundo comemorou. Quem te a ideia de colocar junto com Whitesnake, Scorpions, Ozzy e AC/DC é muito sem noção.
De verdade não cantava nada... como vários outros aí que apenas a grande mídia nos fazia engolir, mas agora com a internet não somos refém da manipulação e não existe mais fronteiras.
Erasmo era um compositor que cantava. Entende??
Se nos naquela epoca pudessemos prever os proximos rock in rio convidando daniela mercuri pablo anita e outras bostas de hj aplaudiriamos esses cantores de pé
O cara certo no lugar errado.
Ele não viu o rock in rio que ele queria em 85 por causa da organização.os cara põe como red line oron maiden.e antes do show principal herasmo Carlos.claro que vai dar merda.
E no palco mundi não deu pois está organização do rock in rio melhorou um pouco.
E não adianta falar que é culpa do público.pois se isso acontecesse no wacken o público ia vaiar do mesmo jeito.
Boas,estive lá no Rock in Rio 85 ,do dia 15 até o dia 20,acampado no Recreio dos Bandeirantes na Barra da Tijuca fui de carro de São Paulo até lá, fiquei todos os dias na direção do meio bem na frente do palco, presenciei as vaias (Erasmo)foie aplausos com o cancelamento do show do Erasmo , a Rita Lee chamada às pressas, para tapar buraco,a chuva ,a lama,foi realmente uma aventura, o público era jovem e queria novidades e ver finalmente bandas que até então se escutava em Lps e raramente fotos e clips,existia um certo misticismo com as bandas estrangeiras, junto com elas as bandas que estavam despontando no cenário nacional,na época foi muito criticado a não convocação do Ira, Ultraje a rigor, Legião Urbana ,Camisa de Vênus, Made in Brazil, Patrulha do Espaço e outras, no lugar destes artistas (Erasmo e outros ), e não deixaria o público impaciente para as atrações internacionais., depois nos Festivais seguintes souberam dividir o público e atrações em vários palcos ,este primeiro era tudo junto e o palco era giratório, deu no que deu .
Rock cantado em português, em talento, equivale ao cantado em inglês. Raul é o verdadeiro Rei do Rock.
Fico cm a sábia frase de um dos monstros do Rock mundial, Cazuza:
- São caboclos querendo ser ingleses.
Obs: Foi erro da organização colocar o Tremendao em público tão distinto.
CAZUZA nunca foi músico
Tudo isso é mania desgraçada de roqueiro brasileiro de não dar valor aos artista do Brasil , preconceito contra os próprios brasileiro. E lógico que quem fez a programação da grade colocou metal com outros artistas que não são do rock metal grande erro até sacanagem .
Nunca gostei e continuo não gostando de fãs de heavy metal. Das bandas gosto, mas detesto os fãs . Se acham os tais e consideram qualquer outro gênero lixo. A maior parte não sabe nada de nada. Nem entendem o som que ouvem de tão vazios que são. São ocos, irracionais, deselegantes e estupidamente grosseiros.
Erasmo Carlos é bem ruim ne, a globo q carregou esse cara a vida toda
Conheci e fui amigo de fãs de metal, embora fosse mais afeito ao post-punk e alternativo. São tudo isso que vc falou, @cqueiroz33, e muito mais: além de ogros, tapados e obtusos, são frontalmente sexistas e racistas. Um deles já me disse, inclusive, que: 'mulheres no rock só têm papel reprodutivo' (ou seja, groupies), sendo bem refratário a posturas assertivas femininas no meio.
@@emb2575 bom pra você deve ser o Luan Santana, né?
interessante
Falta de respeito do público.
Aqueles que vaiaram Erasmo sofriam de ignorância musical KKKKKKKKKKKKK
O problema do metal são os metaleiros🤪🤪🤪
Metaleiro é quem faz panela
Cuidado com os fãs de Iron Maiden.
Baque na carreira? Discordo...
Aqueles que vaiaram Erasmo Carlos, sao analfabetos musicalmente
Foi um erro brutal da equipe organizadora. Imaginem um show do Iron Maiden num evento evangélico? Como o público reagiria? Então é cada macaco no seu galho.
Muito contraditório
Para mim Erasmo carlos não tem nada a ver com rock. Não basta colocar roupa preta com ilhos.
Mui tempestiva e respeitosamente, você acompanhou a Jovem Guarda? Não
Na realidade, sempre, forçaram a barra
Ah velho, convenhamos o erasmo era rockeiro mas não cantava rock.
Escute os 50 anos do álbum duplo do Erasmo. Você vai conhecer de fato, rock in roll
Me perdoe mas ninguém foi para Rock in Rio pra ver Erasmo Carlos.
Esse festival enterrou a musica brasileira. E continua a mesma bosta.