Inesquecível! EU FUI! Eu testemunhei tudo o que aconteceu no primeiro dia do festival. Deu pena do Erasmo, o Ney se safou legal ainda conseguiu o coro em Rosa de Hiroshima. Com a Baby Consuelo a galera ficou muda, o Pepeu nem cantou, ele salvou o show com solos de guitarra em todas as músicas. Aí depois a galera lavou a alma com Whistesnake, Iron Maden na hora do Queen a galera do Metal saiu da frente do palco e se deslocou para o fundo e os fãs do Queen que estavam atrás se deslocaram para mais pertinho do palco. O primeiro dia foi osso, porque a organização do festival ainda não tinha experiência e a galera sofreu porque não passavam ambulantes vendendo água e ninguém queria ir nos stands para comprar nada e se arriscar a perder o pedacinho de chão conquistado a duras penas. Valeu cada centavo.
Que massa! Eu era criança de 11 anos. E gostaria de ter ido ao show já naquela época. Meu pai foi. Sou do heavy metal mas não gosto de radicalismo. Acho bobeira não poder escutar outros estilos achando que vai perder a a identidade. Claro! Desde que seja rock! Nada de sertanojo, modão,funk e essas outras bostas aí. Abraço!
QUANDO EU ENTREI NO ROCK IN RIO, O SHOW, DO NEY MATOGROSSO JÁ HAVIA ACABADO. ATÉ ESTRANHEI TER TOCADO NO HORÁRIO, POIS NUNCA HAVIA IDO A NENHUM SHOW QUE RESPEITASSE OS HORÁRIOS...
Pepeu foi um exemplo de adaptação diante da adversidade que o momento existiu. Foi com um repertório, leu o cenário e "tocou" a multidão com sensibilidade e inteligência. Viva, Pepeu Guitarra Gomes!
Naquela época, se falando de Rock, o RPM e Camisa de Vênus eram das melhores bandas do Brasil. Porque será que eles não fizeram parte do Rock in Rio 1 ou até dois?
@@SuperGilan o RPM realmente deve ter sido alguma treta ou boicote, e as músicas tinham cunho político, o Camisa estava mais no underground pois 80% da músicas eram censuradas, não se esqueça que estávamos no final da ditadura, o rock in rio foi em janeiro de 85 e o fim oficial da ditadura foi em março de 85, muitas bandas devem ter sido barradas pela censura da época. O disco VIVA do Camisa de 1986 tem várias músicas censuradas para Radiodifusão na época, mesmo com a queda da ditadura.
Em 89 eu estive com Pepeu na casa de Thomas Green Morton em Pouso Alegre.Dorminos lá eu minha mulher, Pepeu e a mulher de Pepeu que não me lembro o nome mas não era mais a Baby.Ele tocou neste assunto que Erasmo passou a florzinha pra ele entrar e ele aceitou o desafio.
O mais sensacional foi esse cantor q eu não conhecia Eduardo Dusek dando um esculacho no povo,pesquisei sobre ele q é cantor,ator,compositor,está com 64 anos e mitou naquela noite,muitas palmas para ele👏👏👏👏👏👏👏👏
No sábado, 19, "dia do metal", Erasmo não entrou e o Pepeu entrou sem a Baby, e arrebentou com um show 100% instrumental com muitos solos de guitarra. Foi muito aplaudido pela galera.
Pepeu, Herbert, Lulu e Frejat só mostraram o quanto as outras bandas brasileiras eram fracas em quesito de Rock n' Roll. Esses caras mesmo sem recurso botaram pra fuder.
Frejat era coadjuvante naquela época, o Cazuza era o nome número um da banda, muita gente lá nem sabia direito o nome do Frejat, assim como Lulu estava nos seus primeiros grandes Hits, e o Pepeu percebeu que teria que mudar a forma de apresentação no dia dos metaleiros, então deu total atenção a solos de guitarra cheios de efeitos com inúmeras pedaleiras, e com isso agradou os metaleiros naquela noite. Mas se ele tivesse arriscado naquela noite algo puramente Pop, tipo só Masculino e Feminino, teria levado vaias também
Não sabia dessa parte, que lindo só em ler cara, o povo tende muito a julgar mal os americanos, mas eles em sua grande maioria são assim, isso bem de berço
O produtor musical do Rock In Rio foi o Amim Kader, contratado pelo Medina para assistir principalmente os estrangeiros. Ele foi recentemente no podcast do Sérgio Malandro, e contou várias história, inclusive tem um corte em que ele relata essa situação de não ter ninguém no corredor para bandas gringas passarem. Ele negociou uma garrafa de whisky com os cantos brasileiros kkkkkk! Ele conta que o Axel Rose é extremamente humilde. Pediu para fazer uma macarronada para ele e banda, mas todos voltaram para o hotel, menos o Axel, e como havia um panelão, ele convidou o Amim, a equipe do Amim, faxineiros etc para se sentar com ele na mesa para comer.
Axl Rose tem uma péssima fama para muita gente, mas quem conhece a real história dele sabe que o cara tem um coração gigantesco, infelizmente ele tem um temperamento muito explosivo e instável, isso se deve ao fato dele ter transtorno de personalidade bipolar, com o qual ele foi diagnosticado em 1990 e faz tratamento e acompanhamento psiquiátrico até hoje, inclusive nessa turnê do Use Your Illusion que durou de 1991 até 1993 a psiquiatra dele viajava junto com a banda para garantir que o Axl não iria surtar e estragar tudo, inclusive ela aparece no clipe de Don't Cry, na cena em que Axl aparece na terapia, mas mesmo com ela presente ele surtou três vezes e interrompeu shows durante essa turnê, o incidente mais conheço foi em Saint Louis, onde ele pulou em cima de um cara que estava filmando o show, isso era proibido e essa proibição vinha até escrita nos ingressos, a história de vida de Axl é muito complexa pra eu falar aqui, mas muito possivelmente esses transtornos se devem ao fato dele ter sido abusado sexualmente pelo seu pai com um ano de idade e ao descobrir isso aos 25 anos de idade os problemas apareceram.
Não foi o que o Sepultura contou. Eles falaram que foram muito maltratados pela produção da banda depois que eles trocaram as plaquinhas das portas do camarim. Apesar que os caras do Sepultura andam falando tanta mentira, que da pra duvidar disso.
Super entendo, mas nunca mais vai ser relevante como um dia foi o Rock no Brasil, para ser relevante teria que ser contestador novamente eo que vejo é um bando de jovens conformados ipócritas que esta mais preocupado com bobeiras partidárias e ideológicas de gênero, e raça ! e o que vai passar no streemen daqui a uma semana ! ai não dé não é mesmo ?
Durante o Rock in Rio, eu estava na praia, de férias. Assistimos a grande parte dos shows que passaram. Em fevereiro, era meu aniversário de 16 anos, fui comprar o Passo do Lui. Estava esgotado. Não adiantou vasculhar de loja em loja. Não tinha. Culpa do Rock in Rio. Até que em uma loja havia o Cinema Mudo. Comprei. Cheguei em casa e havia riscado em O Mordomo. Peguei uma fita e gravei. Coloquei uma borracha de escola em cima da agulha na hora do O Mordomo. Voltei na loja e, constatado o defeito, começou uma busca para ver onde eu encontraria o Cinema Mudo, pois também esgotou, tamanho era o sucesso dos Paralamas, uma febre nas rádios. Todos os dias, em todas as rádios, eles ganhavam às 18h com a música mais pedida. Uma semana procurando trocar o LP riscado, um vendedor me convenceu que eu não conseguiria. Me ofereceu um disco de capa branca: Legião Urbana. Troquei pois já tinha ouvido falar da música Geração Coca Cola. E um dia eu conto como foi. 😊
O primeiro ninguém esquece. Mas Rock In Rio é um mercado. Claramente como em 85 até hoje sempre tem o lado eclético, que foge do contexto, da realidade do verdadeiro Rock In Roll.
Olha...sou um fã de metal e acho que é respeito acima de tudo. Achei um absurdo também o que fizeram com o lobão em 1991. Não conhecia essa história com o paralamas e admiro a banda pela sua competência musical. E lembrando só uma coisa: na música não há espaço para preconceito ...cada um tem o dever de respeitar o gosto de cada um.
Eu tinha 15 anos e era tipo um office boy de meu irmão pra sua banca de jornais e revistas, tinha que ir ao centro de BH de segunda a sexta. O clima de rock in Rio tomou conta, eu tinha acesso a muito material do tipo, como vendi pôsteres de artistas que estiveram no festival e até e quem não participou e foi um marco pra nossa geração, pra mim. O máximo, saudades de tudo era feliz e não sabia rsrsrs 😁😁😁
Acredito que Os passos do Lui é um dos melhores discos de uma banda nacional. E a apresentação deles foi algo surreal, 3 caras apenas demonstraram uma performance épica. Máximo respeito ao Paralamas.
fico imaginando como seria legião urbana tocando nesse rock in rio de 85, com aquele primeiro álbum vindo de fortes inspirações do punk rock, junto com que país é esse, geração coca cola etc.
@@demian1201 mas o Herbert é justamente o cara que abriu as portas do Rio de Janeiro pro Legião, ele e Renato tinham uma ótima relação, Renato disse publicamente algumas vezes que o Herbert era o padrinho do Legião Urbana!
Eu era criança nesse rock in Rio mas cresci ouvindo a minha favorita de fora que era a banda B'52 infelizmente o guitarrista que aparece nos clips anteriores a 1985, o Ricky Wilson faleceu por causa da AIDS meses depois do Rock in Rio nesse mesmo ano. O festival aqui no Brasil foi o último show dele.
Vivi intensamente isso. Tinha 14 anos na época e já curtia Rock Nacional e internacional. Lembro do dia da eleição indireta, que foi pela manhã e de noite teve Rock in Rio. Passava na Globo, sempre depois das dez da noite. Lembro de um show do ACDC em que o Angus Young fica de bunda pra fora. O Rock in Rio transformou nossa música pq depois todo mundo saiu atrás de discos de rock e um novo mercado se abriu. Os discos importados eram caros e os de Rock Nacional eram bem em conta. Foi fantástico
Julio, o seu trabalho é uma dádiva divina ! parabéns, Deus abençoe você sempre por nos fazer voltar no tempo e reviver aquela época maravilhosa que aliás pra mim em particular foi o melhor tempo da minha vida !
O Show dos Paralamas no Rock in RIo pra min e um dos melhores; apesar de ter nascido anos depois; mas quando ouvi a gravação do Cinema Mudo no Rock in Rio, Assaltaram a Gramatica, um trecho que a guitarra quebra a corda nossa, Paralamas e o maximo...
Eu estava lá, o festival foi muito inovador para os parâmetros do país na época!! Quem gostava de rock mais raiz não entendia bem o mix das bandas...mas tínhamos bandas nacionais excelentes, influenciadas pelo rock inglês pós punk. E o Brasil era muito diferente de hoje e tinha esperanças no futuro.
Muito bons os seus comentários. Esse canal é show! Em 1985 eu tinha exatos 18 anos. Já ouvia rock desde os 12. Estava "afimzaco" de ir ao Rock'in Rio, mas tive que levar minhas irmãs dirigindo para Camboriú-SC. Me lembro de assistir a trechos do festival pela TV. Deve ter sido muito maneiro o show dos Paralamas. Nas casas noturnas de Camboriú (Mobidic) Wiskadão, QG, Baturité era o som que empolgava a garotada. A década de 80 foi épica!
É muito importante entender que Artplan fez um evento de grande porte, com empresas e trabalhadores acostumados a grandes shows. Houve erros, como a grama que virou lama, mas chuvas de verão. O show do Queen foi mais memorável do que o do Live Aid. O Rock in Rio é que deveria ir para o filme. James Taylor fez uma música sobre o show dele. Foi histórico para os músicos. Pecaram em registrar tudo e divulgar para o mundo todo, mesmo que fosse tape . Erro que o Live Aid não cometeria.
Gostei. Gostei. Gostei. Parabéns!!!! Gosto de tudo que envolve o Rock nacional e mundial...Andei comprando e lendo muitos livros sobre o rock nacional e aqui tive muitas informações enxutas e preciosas.
Ótimo resumo do que foi aquele episódio. Eu acho que algumas bandas que se apresentaram não condiziam com o nome "Rock in Rio"; o festival deveria ser Mix Music In Rio, ou coisa do tipo. A galera, que REALMENTE GOSTA DE ROCK, quer ver e ouvir Rock e, não Pop, Jazz, Funk, Rap...etc.
Foi exatamente isso que aconteceu! Excelentes observações! Naquela época, era tudo muito novo, muitas novidades comportamentais e que exigiam mais atenção e sensibilidade para conciliar as bandas nacionais com as gringas e vice-versa. Se o Rock in Rio, de hoje em dia, enfrentasse o público de 1985, "110%" não daria certo! O público antigo, era mais exigente, porque não haviam muitas opções de entretenimento e muito menos para os gostos específicos do público, que sabiam o que queriam ouvir e pagar pelo que queriam! Hoje, simplesmente eles deixariam de ir! O "cancelamento" no século XXI começa de dentro de suas casas, nos sofás de suas salas e com um pequeno aparelhinho nas mãos! Muito bom esse vídeo! 👏👏
Joia o vídeo. Os Paralamas lançaram o PASSO DO LUI entre agosto e setembro de 1984. E foi um monte de hits. No Rock in Rio, ÓCULOS já era sucesso nas rádios, assim como MEU ERRO. Se bobear, até ROMANCE IDEAL já era conhecida. Além dos vários hits do 1º disco.
Em 1991 numa apresentação magistral o Guns N' Roses tocou várias músicas do Use Your Illusion ao vivo pela primeira vez, a maioria delas nem estava terminada ainda, já que o disco em si só sairia em 17 de Setembro daquele ano, mas como a turnê Use Your Illusion começou oficialmente em Junho de 1991 então muito possivelmente ali tudo já estava pronto, em 2001 o Guns estava votando aos palcos depois de oito anos sem tocar ao vivo, o show no Rock in Rio se não me engano foi o terceiro nesse retorno, um show simplesmente épico com uma energia e uma sinergia com o público incrível, em 2001 outro show que foi épico foi o do Iron Maiden que de tão bom virou até um CD e um DVD, que venderam muito bem, em 2000 haviam lançado o excelente álbum Brave New World, que marcava o retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith ao Maiden, Bruce havia lançado seu último álbum com o Maiden em 1992 e Adrian em 1988, respectivamente Fear of The Dark de 1992 e Seventh Son of A Seventh Son de 1988, e pra mim esses três álbuns que eu citei são os meus três favoritos de toda a discografia do Maiden.
Sou musico e nem por um ca@#$ eu iria ficar em camarim por causa de banda de outro lado ... o evento é sobre música e eles vieram aqui pra fazer música como nos músicos que se dedica pra levar uma alegria á pessoas ... ninguem é melhor que ninguém ... música músico tem a única coisa em comum que é levar alegria ou tristeza ao público.
A vida é feita de comparação, meu caro, vc só sabe o que é bom porque vc comparou com algo pior! O erro é agredir, atirar objetos nos cantores! Mas vaiar faz parte, ou artista só pode ser aplaudido? Entrar em um evento de Rock e se deparar com músicas floridas é a mesma coisa de ir em uma pizzaria, pedir uma pizza e receber um pão com manteiga! Lembre-se que todos que estavam lá pagaram para estar, e pagaram para verem roqueiros e ouvirem rock, tem o direito de protestar.....
Entre os cantores e Bandas nacionais do Rock In Rio de 1985 destaque absoluto e inequívoco para o geniais e lendários Ney Matogrosso e Pepeu Gomes,além das grande performances dos ótimos Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso!
Como assim nasciam? Até onde eu sei eles se conheceram na faculdade de arquitetura né, a ideia de montar a banda surgiu enquanto assistiam ao Rock in Rio juntos?
@@adolphcervati6658 Sim, eles se conheceram e formaram a banda pra tocar em um show na faculdade que rolou na mesma noite da estreia do Rock in Rio. Ou seja, enquanto estreiava o Rock in Rio, no Rio Grande do Sul nasciam os engenheiros tbm com sua primeira apresentação.
@@SportEngHaw que foda man, não sabia dessa história não, valeu por me contar, só sabia que eles tinham se conhecido na faculdade de arquitetura e daí que veio a ideia do nome Engenheiros do Hawaii.
@@SportEngHaw Se o album A Revolta dos Dandis tivesse sido o primeiro disco e participado do festival... com certeza seriam aclamada melhor banda do país.
Tive a oportunidade de assistir ao vivo os paralamas desde a época em que eram "aquela banda que tocava óculos" e depois já consagrados e os caras ao vivo crescem um absurdo em cima do palco, fazendo um show beirando a perfeição.
Quero te dar os parabéns, te conheci no passado, quando começou seu canal, mas agora vejo seus vídeos bem fundamentados, estudados, uma enciclopédia de nossa história musical 🎉
Poxa eu me lembro daquela época e do Rock Rio 1. Que saudade ...! Se eu pudesse eu voltaria lá ao Rock Rio 1 !..... Foi primeiro unico inédito marcante originalissimo e sem igual
Fantástico , cara teu vídeo , depois de tanto tempo. Tive o prazer de assistir esse vídeo parabéns. . tinha apenas 15. Nessa época. Não estava lá. Mas pra mim O 1 Rock in Rio. Foi um sonho fantástico.
Excelente vídeo! E quanto as vaias... Até hoje o brasileiro enaltece o que é lá de fora e sem saber que lá no exterior, a nossa música é altamente respeitada. Pepeu Gomes foi convidado para entrar no Megadeth rs... Querem mais o quê? Sou do Metal e do Hard Rock, mas respeito a cultura do meu país! Adoro as bandas do Rock Nacional, Samba de Raíz, Bossa Nova e MPB. A gente tem que ter a mente aberta, pois o QI do "Rockero" é alto. Hoje em dia tem Pablo Vittar no Rock in Rio e ninguém vaia rs... Achavam que estava ruim com Kid Abelha... Leoni é um baita baixista e compositor mermão.
Hoje em dia, de Rock in Rio não tem nada, é só meramente comercial, de rock só no passado. A versão atual faz protesto rebolando ,nós amos 80 e 90 se fazia com riffs de guitarra
Os Paralamas não atoa, está ainda relevante até hoje no cenário musical brasileiro. A melhor banda dos anos 80 mas seguida de perto por alguns outros, embora o Herbert Viana não seja o melhor vocalista da sua geração.
Boa historia. E Paralamas continua sendo uma das melhores coisas do Brasil depois de quase 4 décadas. Viraram clássico por merecimento e muito talento. Hoje tenho quase 60 e orgulho de ser dessa geração, mesmo que tenha cometido muitos equívocos que reverberam até hoje, e ter presenciado e participado efetivamente de tudo isso. Sem saudosismos porque a mudança e a evolução é necessaria, e quase sempre é para melhor.
Esse lance de se "trancarem" em seus respectivos camarins para passar", foi o Freddie Mercury quem conta essa história foi o jornalista Amin Khader que na época trabalhou nos bastidores do Rock In Rio. Agora em se tratando de *boicotarem" a mesa de som de bandas brasileiras, sempre existiu, o Roger do Ultraje quase sai na porrada com a equipe do Peter Gabriel também, isso por aqui mesmo, são folgados mesmo...
Estive no Rock in Rio em 85 e vi todos os shows. Precisamos contextualizar: vindo de uma ditadura inacabável, a juventude, cerceada da liberdade, queria mesmo era ter contato com o mundo exterior e ver gente de fora, e rock. Gosto de quase todos os nomes da MPB escalados, e gosto bem menos heavy metal (para mim AC/DC, não é, é rock basico), mas não dá pra misturar as duas coisas. O show de Pepeu, praticamente instrumental, foi bem recebido, era rock, com "R" maiúsculo. E isso pouca gente fala. E também por essa razão o Paralamas - o Police brasileiro, como era chamado à época, foi bem. Agora é importante mencionar sobre a diferença entre a capacidade dos operadores de áudio gringos e nacionais: quando entrou a 1° banda estrangeira (acho que whitesnake) parecia que as bandas brasileiras eram "adolescentes ensaiando na garagem". O fato é que o Rock in Rio deu uma alavancada nas produções de Rock no Brasil; antes era tudo muito amador, para grandes eventos, nem sabíamos o quanto era importante falar inglês nesse meio. A partir do Rock in Rio, o showbusiness passou a inucluir o Brasil no roteiro (antes, na ditadura, tinha-se medo de calotes, etc) e a gente meio que aprendeu na marra como se faz. Não foram os estrangeiros que mudaram seu comportamento por aqui, mas os brasileiros que passaram a entender melhor o jogo.
Eu tinha 12 anos naqueles dias de Janeiro em 1985, a expectativa em torno do Rock in Rio era imensa desde 1984, todo jovem queria ter grana pra ir mas a maioria só podia sonhar e curtir, assim como eu, na TV rsrs. Acho que a escolha do nome do festival foi equivocada, por isso a rejeição dos fãs radicais, era comum ouvir coisas como: "Moraes Moreira??? O quê esse cara sabe de Rock????". Artistas vaiados que deixaram um legado, enquanto os de hoje têm palcos enormes, ganham rios de dinheiro com uma música, em geral, muito ruim e caem no esquecimento quando outro modismo aparece.
HOJE CONCORDO CONTIGO. MAS, OS ORGANIZADORES ERAM MUITO "AMENDOÍNS" OU SE PREFERRIR, "JUVENIS" NÃO SABIAM NADA DE FESTIVAL...UMA GALERA DE ROCK NACIONAL (CWLSO BLUES BOY, TITÃS, PLEBE RUDE ETC) TODA DE FORA, MAS COM ELBA RAMALHO E OUTROS "NADA A VER" (NA ÉPOCA) DENTRO. CONCORDO COM A DIVERSIDADE DAS EDIÇÕES ATUAIS, MAS NAQUELA ÉPOCA O FESTIVAL ERA PARA SER UM "ROCK IN RIO", COMO DIZIA O NOME...
Eu lembro que este 1º Rock In Rio tomou conta do Brasil, eu menina do interior só usava camisetas e broches que eram vendidos com a logo, não fui nos shows obviamente mas lembro que passava as férias em Itanhahém e não se falava em outra coisa, td mundo vivendo o Rock ain Rio mesmo sem estar presente no local kkkkkkk
Eu vivi tudo isso, sou de 65 e o rock dos 80 me carregou junto. Também li o "Dias de Luta". Não fui no Rock in Rio, morava em Sampa, e era quebrado, mas vi pela TV ao vivo. Achei muito boa essa sua resenha, parabéns.
Barão vermelho fez um baita show sim, a galera no início tava fria, mas o Cazuza era totalmente rock in roll e a galera se identificava com isso, ele fugia totalmente dos padrões do vocalista bom moço da época
Só faltou mencionar que muito da boa receptividade da blitz, Lulu e outros se deveu ao público do B-52's, Go-Go's, Queen, Yes e etc que tocavam nas mesmas rádios que os brasileiros.
Júlio o teu canal é excelente! Sou fã do rock dos anos 80 a 90 e aqui eu consigo ter acesso as curiosidades dessa era de ouro. Assim como eu, vário fãs devem explorar o seu canal, parabéns.
Antes do show do Queen as bandas brasileiras tiveram que ficar no camarim. O Freddie Mercury alegou não conhecer aquelas pessoas e que eles não eram da mesma grandeza que ele(sic).
Eu com 19 anos fui no dia 12 sábado; em função das 3 atrações internacionais; agora estou com 57 anos. Só posso e vou dar testemunho deste dia; não houve e era de se esperar nada de política protesto ditadura; SÓ música que é o que se espera de um festival de MÚSICA. Estava de férias e recém formado Sgt do EXÉRCITO e fui tmb para comemorar o meu êxito; fui por e pela música SIMPLESMENTE nada de violência; podia levar bebidas e comida; hoje vc é compelido a consumir só o lixo fast food lá extorquido; o melhor é que cheguei cedo e fiquei na TURMA DO GARGAREJO, INESQUECÍVEL SEM CELULAR SEM FOTO MAS GUARDO NO MELHOR ARQUIVO : MEMÓRIA E LEMBRANÇAS. NINGUÉM ME CONTOU NADA; EU ESTAVA LÁ E FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA🙏
O Erasmo Carlos se apresentou no Sábado, mesma noite dos monstros internacional do Rock; Whitesnake, Ozzy, Scorpions e AC/DC. O Iron Maiden tbm estava escalado para esse dia mas, a banda antecipou sua participação para o dia 11/01 já que estava em turnê divulgando o incrível álbum "Powerslave". Por isso que existe o dia do "metal" até hoje, no Rock in Rio, devido a incrível constelação daquela noite. Eu estava lá na sexta com o Maiden e no sábado com os acima citados. Posso garantir que a galera estava com a adrenalina a milhão para ver nossos ídolos. E Erasmo infelizmente foi jogado aos leões pela produção ainda inexperiente nesse quesito, a época. Ou seja, não tinha como não ser um fiasco. Se fosse o Barão Vermelho no lugar dele, seria um esquenta perfeito. Sinceramente...exceto o Barão Vermelho, queríamos ver nossos feras do metal. O resto foi um eterno mimi de alguns, desde que o evento foi anunciado e Hebert Viana era um garoto chato e moooiito chorão; e os grandes vencedores do eterno Rock in Rio 1985, foram Barão, Blitz, Pepeu e Baby, e só.
Eu só tinha 14 anos e saindo de Manaus, então foi coisa de outro mundo pra mim . Hoje sei que vivi a história do rock e digo mais foi o primeiro e único
Inesquecível! EU FUI!
Eu testemunhei tudo o que aconteceu no primeiro dia do festival. Deu pena do Erasmo, o Ney se safou legal ainda conseguiu o coro em Rosa de Hiroshima. Com a Baby Consuelo a galera ficou muda, o Pepeu nem cantou, ele salvou o show com solos de guitarra em todas as músicas.
Aí depois a galera lavou a alma com Whistesnake, Iron Maden na hora do Queen a galera do Metal saiu da frente do palco e se deslocou para o fundo e os fãs do Queen que estavam atrás se deslocaram para mais pertinho do palco.
O primeiro dia foi osso, porque a organização do festival ainda não tinha experiência e a galera sofreu porque não passavam ambulantes vendendo água e ninguém queria ir nos stands para comprar nada e se arriscar a perder o pedacinho de chão conquistado a duras penas.
Valeu cada centavo.
Que massa! Eu era criança de 11 anos. E gostaria de ter ido ao show já naquela época. Meu pai foi. Sou do heavy metal mas não gosto de radicalismo. Acho bobeira não poder escutar outros estilos achando que vai perder a a identidade. Claro! Desde que seja rock! Nada de sertanojo, modão,funk e essas outras bostas aí. Abraço!
Eu também FUI. 17 anos incompletos. Será que nos vimos?
Eu também estava lá.. sem contar que para se locomover não valia a pena perder o lugar pra comprar cerveja Malt 90
QUANDO EU ENTREI NO ROCK IN RIO, O SHOW, DO NEY MATOGROSSO JÁ HAVIA ACABADO. ATÉ ESTRANHEI TER TOCADO NO HORÁRIO, POIS NUNCA HAVIA IDO A NENHUM SHOW QUE RESPEITASSE OS HORÁRIOS...
Ney foi aplaudido. Teve a feluz ideia de começar com aquele hino :
" Deus Salve a America do Sul ...."
Aí a platéia já se esquentou toda.
Pepeu foi um exemplo de adaptação diante da adversidade que o momento existiu. Foi com um repertório, leu o cenário e "tocou" a multidão com sensibilidade e inteligência. Viva, Pepeu Guitarra Gomes!
pepeu é outro nivel
Naquela época, se falando de Rock, o RPM e Camisa de Vênus eram das melhores bandas do Brasil. Porque será que eles não fizeram parte do Rock in Rio 1 ou até dois?
Pepeu é um mito nacional. Bem longe doa agroboys de bost@ de hj
@@SuperGilan o RPM realmente deve ter sido alguma treta ou boicote, e as músicas tinham cunho político, o Camisa estava mais no underground pois 80% da músicas eram censuradas, não se esqueça que estávamos no final da ditadura, o rock in rio foi em janeiro de 85 e o fim oficial da ditadura foi em março de 85, muitas bandas devem ter sido barradas pela censura da época. O disco VIVA do Camisa de 1986 tem várias músicas censuradas para Radiodifusão na época, mesmo com a queda da ditadura.
Em 89 eu estive com Pepeu na casa de Thomas Green Morton em Pouso Alegre.Dorminos lá eu minha mulher, Pepeu e a mulher de Pepeu que não me lembro o nome mas não era mais a Baby.Ele tocou neste assunto que Erasmo passou a florzinha pra ele entrar e ele aceitou o desafio.
O mais sensacional foi esse cantor q eu não conhecia Eduardo Dusek dando um esculacho no povo,pesquisei sobre ele q é cantor,ator,compositor,está com 64 anos e mitou naquela noite,muitas palmas para ele👏👏👏👏👏👏👏👏
Grande Dusek. Figura marcante, cabeça pensante. 👍
Eduardo Dusek é um excelente cantor, compositor e ainda ator.
Conversa, passou vergonha. Rock nacional é ruim mesmo
@@PedradasdedesbloqueioComplexo de vira lata, a gente vê por aqui
Rock nacional = samba inglês.
Ruim pra caráleo!
No sábado, 19, "dia do metal", Erasmo não entrou e o Pepeu entrou sem a Baby, e arrebentou com um show 100% instrumental com muitos solos de guitarra.
Foi muito aplaudido pela galera.
Scorpions amo paralamas e Queen olha que trinca....
Pepeu, Herbert, Lulu e Frejat só mostraram o quanto as outras bandas brasileiras eram fracas em quesito de Rock n' Roll. Esses caras mesmo sem recurso botaram pra fuder.
Frejat era coadjuvante naquela época, o Cazuza era o nome número um da banda, muita gente lá nem sabia direito o nome do Frejat, assim como Lulu estava nos seus primeiros grandes Hits, e o Pepeu percebeu que teria que mudar a forma de apresentação no dia dos metaleiros, então deu total atenção a solos de guitarra cheios de efeitos com inúmeras pedaleiras, e com isso agradou os metaleiros naquela noite.
Mas se ele tivesse arriscado naquela noite algo puramente Pop, tipo só Masculino e Feminino, teria levado vaias também
E outro detalhe, paralamas continua firme intacto 37 anos depois. Incrivel. Acho que nenhuma outra banda do RR1 pode dizer isso.
Intacto, também, no sentido de mesma formação, isso que é legal.
Das bandas nacionais não, mas Iron Maiden e Ozzy Osbourne continuam lotando estádios ao redor do mundo!
Hebert Viana mesmo todo fudido continua arrogante...
Run to the Rio, run for your lives :)
Nenhum de Nós tb tem a mesma formação há décadas
Trabalhei como fiscal de palco no Rock in Rio 1. Foi fantástico!
O Show do Queen foi lendário ....Um dos Melhores
Eu assisti esse rock de 1985 que foi um dos melhores. Pra mim, dos nacionais, quem surpreendeu foi Pepeu Gomes. Esse tocou guitarra até pelo avesso.
Foi o primeiro e melhor.
Não sabia dessa parte, que lindo só em ler cara, o povo tende muito a julgar mal os americanos, mas eles em sua grande maioria são assim, isso bem de berço
Pepeu é sensacional 😍
Eu tenho os 47 álbuns dos Paralamas.Herdei do meu saudoso pai.Todos os dias,ele ouvia as músicas deles.Que saudades dessa época.
Os paralamas têm 47 álbuns?
Eu já fui em 3 show's dos Paralamas na vida, é uma sensação indescritível! Viva ao rock Brasileiro
O produtor musical do Rock In Rio foi o Amim Kader, contratado pelo Medina para assistir principalmente os estrangeiros. Ele foi recentemente no podcast do Sérgio Malandro, e contou várias história, inclusive tem um corte em que ele relata essa situação de não ter ninguém no corredor para bandas gringas passarem. Ele negociou uma garrafa de whisky com os cantos brasileiros kkkkkk!
Ele conta que o Axel Rose é extremamente humilde. Pediu para fazer uma macarronada para ele e banda, mas todos voltaram para o hotel, menos o Axel, e como havia um panelão, ele convidou o Amim, a equipe do Amim, faxineiros etc para se sentar com ele na mesa para comer.
Amim tem história pra cacete.
Nada disso
Ele foi somente uma espécie de "chefe" dos garçons
Cuidou dessa parte nos camarins
Tem nada de produtor musical
Axl Rose tem uma péssima fama para muita gente, mas quem conhece a real história dele sabe que o cara tem um coração gigantesco, infelizmente ele tem um temperamento muito explosivo e instável, isso se deve ao fato dele ter transtorno de personalidade bipolar, com o qual ele foi diagnosticado em 1990 e faz tratamento e acompanhamento psiquiátrico até hoje, inclusive nessa turnê do Use Your Illusion que durou de 1991 até 1993 a psiquiatra dele viajava junto com a banda para garantir que o Axl não iria surtar e estragar tudo, inclusive ela aparece no clipe de Don't Cry, na cena em que Axl aparece na terapia, mas mesmo com ela presente ele surtou três vezes e interrompeu shows durante essa turnê, o incidente mais conheço foi em Saint Louis, onde ele pulou em cima de um cara que estava filmando o show, isso era proibido e essa proibição vinha até escrita nos ingressos, a história de vida de Axl é muito complexa pra eu falar aqui, mas muito possivelmente esses transtornos se devem ao fato dele ter sido abusado sexualmente pelo seu pai com um ano de idade e ao descobrir isso aos 25 anos de idade os problemas apareceram.
Não foi o que o Sepultura contou. Eles falaram que foram muito maltratados pela produção da banda depois que eles trocaram as plaquinhas das portas do camarim. Apesar que os caras do Sepultura andam falando tanta mentira, que da pra duvidar disso.
O rock precisa ser relevante no Brasil novamente. Melhor época.
só banda raiz, sem a nutelagem atual até entrevistas espontaneas sem coisas armadas.
Super entendo, mas nunca mais vai ser relevante como um dia foi o Rock no Brasil, para ser relevante teria que ser contestador novamente eo que vejo é um bando de jovens conformados ipócritas que esta mais preocupado com bobeiras partidárias e ideológicas de gênero, e raça ! e o que vai passar no streemen daqui a uma semana ! ai não dé não é mesmo ?
@@brucewaine8554 *hipócritas
Durante o Rock in Rio, eu estava na praia, de férias. Assistimos a grande parte dos shows que passaram. Em fevereiro, era meu aniversário de 16 anos, fui comprar o Passo do Lui. Estava esgotado. Não adiantou vasculhar de loja em loja. Não tinha. Culpa do Rock in Rio. Até que em uma loja havia o Cinema Mudo. Comprei. Cheguei em casa e havia riscado em O Mordomo. Peguei uma fita e gravei. Coloquei uma borracha de escola em cima da agulha na hora do O Mordomo. Voltei na loja e, constatado o defeito, começou uma busca para ver onde eu encontraria o Cinema Mudo, pois também esgotou, tamanho era o sucesso dos Paralamas, uma febre nas rádios. Todos os dias, em todas as rádios, eles ganhavam às 18h com a música mais pedida. Uma semana procurando trocar o LP riscado, um vendedor me convenceu que eu não conseguiria. Me ofereceu um disco de capa branca: Legião Urbana. Troquei pois já tinha ouvido falar da música Geração Coca Cola. E um dia eu conto como foi. 😊
Estou adorando as histórias!
@@julioettore valeu, Júlio
que saudades deste tempo, como era bom ir na loja de discos, comprar um, voltar pra casa, ficar ouvindo e ler o encarte inteiro...
@@expeditomendoncajunior8664 isso mesmo, Expedito
@@julioettore Eu estava lá e tenho o ingresso até hoje!.
Julio, estude o show do Pepeu neste Rock in Rio.... vc vai ver q foi um dos melhores!! Saudações musicais!
O primeiro ninguém esquece.
Mas Rock In Rio é um mercado.
Claramente como em 85 até hoje sempre tem o lado eclético, que foge do contexto, da realidade do verdadeiro Rock In Roll.
Olha...sou um fã de metal e acho que é respeito acima de tudo. Achei um absurdo também o que fizeram com o lobão em 1991. Não conhecia essa história com o paralamas e admiro a banda pela sua competência musical. E lembrando só uma coisa: na música não há espaço para preconceito ...cada um tem o dever de respeitar o gosto de cada um.
Esse foi o verdadeiro Rock in Rio.
Eu tinha 15 anos e era tipo um office boy de meu irmão pra sua banca de jornais e revistas, tinha que ir ao centro de BH de segunda a sexta. O clima de rock in Rio tomou conta, eu tinha acesso a muito material do tipo, como vendi pôsteres de artistas que estiveram no festival e até e quem não participou e foi um marco pra nossa geração, pra mim. O máximo, saudades de tudo era feliz e não sabia rsrsrs 😁😁😁
Incrível como os Paralamas é uma banda consolidada até hoje, os 3 super juntos
Os caras são mais que amigos, são irmãos mesmo...
E na época João Barone era um dos melhores bateristas do Brasil.
*DE QUE ADIANTA UM PARALÍTICO PRO RESTO DA VIDA😆😆😆*
Continua ruim
Paralamas são 3 e o ROuPa nova que são 6 .
Viveu juntos 45 anos pois antes de se torna roupa nova ja tacavam juntos ...
Paralas show de bola ...
Acredito que Os passos do Lui é um dos melhores discos de uma banda nacional. E a apresentação deles foi algo surreal, 3 caras apenas demonstraram uma performance épica.
Máximo respeito ao Paralamas.
Chão de terra e barro é dose. Mesmo assim foi a melhor edição. Insuperável.
Foi um grande erro. Era um gramado. Aí, choveu...
ESQUECEU DA POEIRA INFERNAL DO 1º DIA, CHEGUEI EM CASA DA COR DE UM TIJOLO...KKKKKK🤣🤣🤣🤣
@@lcgraciano1 kkkkkkkk
Eu estava com 20 foi maravilhoso esse tempo inesquecível.
fico imaginando como seria legião urbana tocando nesse rock in rio de 85, com aquele primeiro álbum vindo de fortes inspirações do punk rock, junto com que país é esse, geração coca cola etc.
Foda que na época Legião só era sucesso na cena de Brasília, eles só iriam se tornar um sucesso nacional após o lançamento do álbum Dois!
Eu fui neste Rock in Rio e vou te dizer que a galera reclamou a falta da banda. Que a organização poderia tê-los convidado.
Verdade.
Ainda bem que não foram, tinha um forte engajamento do nós contra eles. O Herbert Viana era o maior chorão de todos. Teria queimado a Legião.
@@demian1201 mas o Herbert é justamente o cara que abriu as portas do Rio de Janeiro pro Legião, ele e Renato tinham uma ótima relação, Renato disse publicamente algumas vezes que o Herbert era o padrinho do Legião Urbana!
Eu era criança nesse rock in Rio mas cresci ouvindo a minha favorita de fora que era a banda B'52 infelizmente o guitarrista que aparece nos clips anteriores a 1985, o Ricky Wilson faleceu por causa da AIDS meses depois do Rock in Rio nesse mesmo ano. O festival aqui no Brasil foi o último show dele.
Nesse Rock In Rio me apaixonei pela Cindy Wilson.
Esse foi o ÚNICO Rock and Rio... E eu estava lá 🙋🏻♂️
Vivi intensamente isso. Tinha 14 anos na época e já curtia Rock Nacional e internacional. Lembro do dia da eleição indireta, que foi pela manhã e de noite teve Rock in Rio. Passava na Globo, sempre depois das dez da noite. Lembro de um show do ACDC em que o Angus Young fica de bunda pra fora.
O Rock in Rio transformou nossa música pq depois todo mundo saiu atrás de discos de rock e um novo mercado se abriu. Os discos importados eram caros e os de Rock Nacional eram bem em conta. Foi fantástico
Mensagem de amor é FODA, solo que o Hebert toca é animal!!
Tinha 23 anos em 1985 e vi o melhor ROCK IN RIO que já teve na TV.
O que o paralamas fez foi algo absurdo. Sempre assisto esse showzaço!
Show bom mesmo
Julio, o seu trabalho é uma dádiva divina ! parabéns, Deus abençoe você sempre por nos fazer voltar no tempo e reviver aquela época maravilhosa que aliás pra mim em particular foi o melhor tempo da minha vida !
Viva o Rock nacional!! Sabemos tocar guitarras também, saudade desta época do rock nacional.
Lembrando da lição de moral que o Herbert vianna deu no público, foi genial. Inclusive tem registrado no DVD PARALAMAS DO SUCESSO ROCK IN RIO 1985.
O Show dos Paralamas no Rock in RIo pra min e um dos melhores; apesar de ter nascido anos depois; mas quando ouvi a gravação do Cinema Mudo no Rock in Rio, Assaltaram a Gramatica, um trecho que a guitarra quebra a corda nossa, Paralamas e o maximo...
Eu estava lá, o festival foi muito inovador para os parâmetros do país na época!! Quem gostava de rock mais raiz não entendia bem o mix das bandas...mas tínhamos bandas nacionais excelentes, influenciadas pelo rock inglês pós punk. E o Brasil era muito diferente de hoje e tinha esperanças no futuro.
Grande vídeo professor Júlio. Seria legal abordar as bandas nacionais no Rock in Rio seguinte de 91. Um abraço e parabéns pelo trabalho.
Muito bons os seus comentários. Esse canal é show!
Em 1985 eu tinha exatos 18 anos. Já ouvia rock desde os 12. Estava "afimzaco" de ir ao Rock'in Rio, mas tive que levar minhas irmãs dirigindo para Camboriú-SC. Me lembro de assistir a trechos do festival pela TV. Deve ter sido muito maneiro o show dos Paralamas. Nas casas noturnas de Camboriú (Mobidic) Wiskadão, QG, Baturité era o som que empolgava a garotada. A década de 80 foi épica!
Fui ontem ao Rock in Rio Lisboa 2022. Gostaria muito de ter ido à primeira edição, mas tinha só 11 anos 🤘 mas curti todos pela transmissão na TV.
Valeu curto Rock desde criancinha e só Rock mesmo que muitos Rocks in Rios e eventos magníficos continuem sempre e muito som de qualidade
Erasmo é o rei do rock! mês que vem vou pela primeira vez em um show desse gênio!
Na verdade o rei do Rock é um carinha de Tupelo que é o seu xará!
É muito importante entender que Artplan fez um evento de grande porte, com empresas e trabalhadores acostumados a grandes shows. Houve erros, como a grama que virou lama, mas chuvas de verão. O show do Queen foi mais memorável do que o do Live Aid. O Rock in Rio é que deveria ir para o filme. James Taylor fez uma música sobre o show dele. Foi histórico para os músicos. Pecaram em registrar tudo e divulgar para o mundo todo, mesmo que fosse tape . Erro que o Live Aid não cometeria.
Gostei. Gostei. Gostei. Parabéns!!!! Gosto de tudo que envolve o Rock nacional e mundial...Andei comprando e lendo muitos livros sobre o rock nacional e aqui tive muitas informações enxutas e preciosas.
Ótimo resumo do que foi aquele episódio. Eu acho que algumas bandas que se apresentaram não condiziam com o nome "Rock in Rio"; o festival deveria ser Mix Music In Rio, ou coisa do tipo. A galera, que REALMENTE GOSTA DE ROCK, quer ver e ouvir Rock e, não Pop, Jazz, Funk, Rap...etc.
Foi exatamente isso que aconteceu!
Excelentes observações!
Naquela época, era tudo muito novo, muitas novidades comportamentais e que exigiam mais atenção e sensibilidade para conciliar as bandas nacionais com as gringas e vice-versa.
Se o Rock in Rio, de hoje em dia, enfrentasse o público de 1985, "110%" não daria certo! O público antigo, era mais exigente, porque não haviam muitas opções de entretenimento e muito menos para os gostos específicos do público, que sabiam o que queriam ouvir e pagar pelo que queriam! Hoje, simplesmente eles deixariam de ir!
O "cancelamento" no século XXI começa de dentro de suas casas, nos sofás de suas salas e com um pequeno aparelhinho nas mãos!
Muito bom esse vídeo! 👏👏
Joia o vídeo. Os Paralamas lançaram o PASSO DO LUI entre agosto e setembro de 1984. E foi um monte de hits. No Rock in Rio, ÓCULOS já era sucesso nas rádios, assim como MEU ERRO. Se bobear, até ROMANCE IDEAL já era conhecida. Além dos vários hits do 1º disco.
Eu estava lá.... Não tinha estrutura pra chegar, pra comer, pra nada .. uma loucura total
...mas com.certeza foi o maior festival que houve.
Tempos maravilhosos que não volta mais melhor época da música
Parabens pela sua explicação.
Ok Júlio, baita vídeo. Já necessitamos de vídeo sobre as edições de 1991 e 2001
Rock in 2001 eu vi na TV revistas jornais. Net america on line....
@@denneroraciolopesmartins5813 massa, eu sou 1999. Em 2001 nem sabia o que era isso
Em 2001 colocaram o Carlinhos Brown no dia do Metal e ele levou garrafada na cara, e olha que ele já gravou com o Sepultura!
Em 1991 numa apresentação magistral o Guns N' Roses tocou várias músicas do Use Your Illusion ao vivo pela primeira vez, a maioria delas nem estava terminada ainda, já que o disco em si só sairia em 17 de Setembro daquele ano, mas como a turnê Use Your Illusion começou oficialmente em Junho de 1991 então muito possivelmente ali tudo já estava pronto, em 2001 o Guns estava votando aos palcos depois de oito anos sem tocar ao vivo, o show no Rock in Rio se não me engano foi o terceiro nesse retorno, um show simplesmente épico com uma energia e uma sinergia com o público incrível, em 2001 outro show que foi épico foi o do Iron Maiden que de tão bom virou até um CD e um DVD, que venderam muito bem, em 2000 haviam lançado o excelente álbum Brave New World, que marcava o retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith ao Maiden, Bruce havia lançado seu último álbum com o Maiden em 1992 e Adrian em 1988, respectivamente Fear of The Dark de 1992 e Seventh Son of A Seventh Son de 1988, e pra mim esses três álbuns que eu citei são os meus três favoritos de toda a discografia do Maiden.
19.Janeiro.1985 Eu com 19 anos... no maior dia do Rock in Rio... Whitesnake + Scorpions + Ozzi Osboune + AC/DC ...🎉 Inesquecível
Caro Júlio, faz um vídeo sobre o Rock in Rio II, onde os Engenheiros do Hawaii se consagraram. Temos vários vídeos desse show no canal.
E o Rock in Rio III, foi da Cássia Eller ou do Capital Inicial.
Esse é o melhor canal sobre música do Brasil! Parabéns Júlio!
Sou musico e nem por um ca@#$ eu iria ficar em camarim por causa de banda de outro lado ... o evento é sobre música e eles vieram aqui pra fazer música como nos músicos que se dedica pra levar uma alegria á pessoas ... ninguem é melhor que ninguém ... música músico tem a única coisa em comum que é levar alegria ou tristeza ao público.
Ja atingiu o nivel de cantores nacionais consagrados pra ta com essa marra toda?
A vida é feita de comparação, meu caro, vc só sabe o que é bom porque vc comparou com algo pior! O erro é agredir, atirar objetos nos cantores! Mas vaiar faz parte, ou artista só pode ser aplaudido? Entrar em um evento de Rock e se deparar com músicas floridas é a mesma coisa de ir em uma pizzaria, pedir uma pizza e receber um pão com manteiga! Lembre-se que todos que estavam lá pagaram para estar, e pagaram para verem roqueiros e ouvirem rock, tem o direito de protestar.....
Brasil Rio de Janeiro
Sou de 1972.
Gostei muito da matéria deste vídeo.
Assisto sempre apesar da gravação ruim até mesmo o show da kid abelha foi massa. barão e paralamas mandaram ver
Entre os cantores e Bandas nacionais do Rock In Rio de 1985 destaque absoluto e inequívoco para o geniais e lendários Ney Matogrosso e Pepeu Gomes,além das grande performances dos ótimos Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso!
Durante esse rock in rio, em porto alegre, nasciam os Engenheiros do Hawaii.
Como assim nasciam?
Até onde eu sei eles se conheceram na faculdade de arquitetura né, a ideia de montar a banda surgiu enquanto assistiam ao Rock in Rio juntos?
@@adolphcervati6658 Sim, eles se conheceram e formaram a banda pra tocar em um show na faculdade que rolou na mesma noite da estreia do Rock in Rio.
Ou seja, enquanto estreiava o Rock in Rio, no Rio Grande do Sul nasciam os engenheiros tbm com sua primeira apresentação.
@@SportEngHaw que foda man, não sabia dessa história não, valeu por me contar, só sabia que eles tinham se conhecido na faculdade de arquitetura e daí que veio a ideia do nome Engenheiros do Hawaii.
@@SportEngHaw
Se o album A Revolta dos Dandis tivesse sido o primeiro disco e participado do festival... com certeza seriam aclamada melhor banda do país.
@@hawkinsdavidmarques Concordo. Mesmo assim eles não deixaram de ser a melhor banda do país e foram por muito tempo.
Assisti o rock rio 1985,por sinal assiste quase todos os shows.Abriu o mercado para muitos.
Tempos bons ...quando a musica brasileira era composta como poesias....
Tive a oportunidade de assistir ao vivo os paralamas desde a época em que eram "aquela banda que tocava óculos" e depois já consagrados e os caras ao vivo crescem um absurdo em cima do palco, fazendo um show beirando a perfeição.
Eduardo Dusek ( como se grafava) é maravilhoso!
Quero te dar os parabéns, te conheci no passado, quando começou seu canal, mas agora vejo seus vídeos bem fundamentados, estudados, uma enciclopédia de nossa história musical 🎉
O barão vermelho arrebentou
Poxa eu me lembro daquela época e do Rock Rio 1. Que saudade ...! Se eu pudesse eu voltaria lá ao Rock Rio 1 !.....
Foi primeiro unico inédito marcante originalissimo e sem igual
Segundo vi numa entrevista o QUEEN, ajudou muito na realização!
Fantástico , cara teu vídeo , depois de tanto tempo. Tive o prazer de assistir esse vídeo parabéns. . tinha apenas 15. Nessa época. Não estava lá. Mas pra mim O 1 Rock in Rio. Foi um sonho fantástico.
Excelente vídeo! E quanto as vaias... Até hoje o brasileiro enaltece o que é lá de fora e sem saber que lá no exterior, a nossa música é altamente respeitada. Pepeu Gomes foi convidado para entrar no Megadeth rs... Querem mais o quê? Sou do Metal e do Hard Rock, mas respeito a cultura do meu país! Adoro as bandas do Rock Nacional, Samba de Raíz, Bossa Nova e MPB. A gente tem que ter a mente aberta, pois o QI do "Rockero" é alto. Hoje em dia tem Pablo Vittar no Rock in Rio e ninguém vaia rs... Achavam que estava ruim com Kid Abelha... Leoni é um baita baixista e compositor mermão.
NAQUELE TEMPO ERA UM POP ROCK DE RESPEITO HJ, EM DIA SÓ 💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩 vaiaram na época errada .
Hoje em dia, de Rock in Rio não tem nada, é só meramente comercial, de rock só no passado. A versão atual faz protesto rebolando ,nós amos 80 e 90 se fazia com riffs de guitarra
Pablo Vittar, q desgraça 😖
Vamo batê lata ao vivo é o meu disco favorito. Ouço quase que diariamente há 30 anos.
Essas palavras do Herbert no palco serviram de inspiração para toda uma geração de guitarristas que vieram nos anos seguintes!
Sua fala remeteu para época da minha adolescência, sensacional parabéns!!!
E o Paralamas segue firme.
A propósito, já tô inscrito.
RPM
Paulo Ricardo, este sim foi o melhor dos anos 80/90!
...Alvorada voraz
...Rádio Pirata ao Vivo · 1986
...Olhar 43
...Revoluções por
minuto 1985.
Os Paralamas não atoa, está ainda relevante até hoje no cenário musical brasileiro. A melhor banda dos anos 80 mas seguida de perto por alguns outros, embora o Herbert Viana não seja o melhor vocalista da sua geração.
Tu e foda mano. Otimo video
Abraco ! Paralamas e barao vermelho foram demais
Boa historia. E Paralamas continua sendo uma das melhores coisas do Brasil depois de quase 4 décadas. Viraram clássico por merecimento e muito talento. Hoje tenho quase 60 e orgulho de ser dessa geração, mesmo que tenha cometido muitos equívocos que reverberam até hoje, e ter presenciado e participado efetivamente de tudo isso. Sem saudosismos porque a mudança e a evolução é necessaria, e quase sempre é para melhor.
Esse canal é ótimo! Estou aprendendo muito de música aqui.
Um documentário de respeito,com fonte biográficas parabéns
Esse lance de se "trancarem" em seus respectivos camarins para passar", foi o Freddie Mercury quem conta essa história foi o jornalista Amin Khader que na época trabalhou nos bastidores do Rock In Rio.
Agora em se tratando de *boicotarem" a mesa de som de bandas brasileiras, sempre existiu, o Roger do Ultraje quase sai na porrada com a equipe do Peter Gabriel também, isso por aqui mesmo, são folgados mesmo...
O RIR 85 mudou minha vida, 1° vez que ouvi Iron, Whitesnake e Ac/Dc e simplesmente fiquei louco.
Estive no Rock in Rio em 85 e vi todos os shows. Precisamos contextualizar: vindo de uma ditadura inacabável, a juventude, cerceada da liberdade, queria mesmo era ter contato com o mundo exterior e ver gente de fora, e rock. Gosto de quase todos os nomes da MPB escalados, e gosto bem menos heavy metal (para mim AC/DC, não é, é rock basico), mas não dá pra misturar as duas coisas. O show de Pepeu, praticamente instrumental, foi bem recebido, era rock, com "R" maiúsculo. E isso pouca gente fala. E também por essa razão o Paralamas - o Police brasileiro, como era chamado à época, foi bem. Agora é importante mencionar sobre a diferença entre a capacidade dos operadores de áudio gringos e nacionais: quando entrou a 1° banda estrangeira (acho que whitesnake) parecia que as bandas brasileiras eram "adolescentes ensaiando na garagem". O fato é que o Rock in Rio deu uma alavancada nas produções de Rock no Brasil; antes era tudo muito amador, para grandes eventos, nem sabíamos o quanto era importante falar inglês nesse meio. A partir do Rock in Rio, o showbusiness passou a inucluir o Brasil no roteiro (antes, na ditadura, tinha-se medo de calotes, etc) e a gente meio que aprendeu na marra como se faz. Não foram os estrangeiros que mudaram seu comportamento por aqui, mas os brasileiros que passaram a entender melhor o jogo.
Verdade. Muito bom seu comentário
Ditadura seu kw !!!
Enfim, pra mim esse foi o melhor Rock in Rio de todos os tempos, ano 1985 .
Eu tinha 12 anos naqueles dias de Janeiro em 1985, a expectativa em torno do Rock in Rio era imensa desde 1984, todo jovem queria ter grana pra ir mas a maioria só podia sonhar e curtir, assim como eu, na TV rsrs.
Acho que a escolha do nome do festival foi equivocada, por isso a rejeição dos fãs radicais, era comum ouvir coisas como: "Moraes Moreira??? O quê esse cara sabe de Rock????".
Artistas vaiados que deixaram um legado, enquanto os de hoje têm palcos enormes, ganham rios de dinheiro com uma música, em geral, muito ruim e caem no esquecimento quando outro modismo aparece.
HOJE CONCORDO CONTIGO. MAS, OS ORGANIZADORES ERAM MUITO "AMENDOÍNS" OU SE PREFERRIR, "JUVENIS" NÃO SABIAM NADA DE FESTIVAL...UMA GALERA DE ROCK NACIONAL (CWLSO BLUES BOY, TITÃS, PLEBE RUDE ETC) TODA DE FORA, MAS COM ELBA RAMALHO E OUTROS "NADA A VER" (NA ÉPOCA) DENTRO. CONCORDO COM A DIVERSIDADE DAS EDIÇÕES ATUAIS, MAS NAQUELA ÉPOCA O FESTIVAL ERA PARA SER UM "ROCK IN RIO", COMO DIZIA O NOME...
Sou fã deste canal, mas neste vídeo você se superou! É quase um mini-documentário! Parabéns!
Eu lembro que este 1º Rock In Rio tomou conta do Brasil, eu menina do interior só usava camisetas e broches que eram vendidos com a logo, não fui nos shows obviamente mas lembro que passava as férias em Itanhahém e não se falava em outra coisa, td mundo vivendo o Rock ain Rio mesmo sem estar presente no local kkkkkkk
Cara! Sua didática é excelente. Sempre ótimas resenhas. Parabéns
Eu vivi tudo isso, sou de 65 e o rock dos 80 me carregou junto. Também li o "Dias de Luta". Não fui no Rock in Rio, morava em Sampa, e era quebrado, mas vi pela TV ao vivo. Achei muito boa essa sua resenha, parabéns.
EU ESTAVA LÁ,,TINHA 19 ANOS........ INESQUECÍVEL
Gostei muito do vídeo! Pra mim são memórias com comentários de bastidores. Legal!
Barão vermelho fez um baita show sim, a galera no início tava fria, mas o Cazuza era totalmente rock in roll e a galera se identificava com isso, ele fugia totalmente dos padrões do vocalista bom moço da época
me impressionou mesmo Pepeu e o baixista do Rod Stward além das bandas já referidas aqui.
A Blitz de fato era uma potência! MUITOS sucessos!
@ofalansteriotriunfara2959 mas aí foi até covardia, olha o cartel das bandas pela primeira vez se apresentando num show de tal proporções no BR.
BRASIL 🇧🇷👑🦁💪🌍💣💥 ✨💫💫⭐⭐✨⭐✨⭐💫 potencia mundial ❗❗❗ saludos desde España 🇪🇦
Só faltou mencionar que muito da boa receptividade da blitz, Lulu e outros se deveu ao público do B-52's, Go-Go's, Queen, Yes e etc que tocavam nas mesmas rádios que os brasileiros.
Júlio o teu canal é excelente!
Sou fã do rock dos anos 80 a 90 e aqui eu consigo ter acesso as curiosidades dessa era de ouro. Assim como eu, vário fãs devem explorar o seu canal, parabéns.
Antes do show do Queen as bandas brasileiras tiveram que ficar no camarim. O Freddie Mercury alegou não conhecer aquelas pessoas e que eles não eram da mesma grandeza que ele(sic).
Eu com 19 anos fui no dia 12 sábado; em função das 3 atrações internacionais; agora estou com 57 anos. Só posso e vou dar testemunho deste dia; não houve e era de se esperar nada de política protesto ditadura; SÓ música que é o que se espera de um festival de MÚSICA. Estava de férias e recém formado Sgt do EXÉRCITO e fui tmb para comemorar o meu êxito; fui por e pela música SIMPLESMENTE nada de violência; podia levar bebidas e comida; hoje vc é compelido a consumir só o lixo fast food lá extorquido; o melhor é que cheguei cedo e fiquei na TURMA DO GARGAREJO, INESQUECÍVEL SEM CELULAR SEM FOTO MAS GUARDO NO MELHOR ARQUIVO : MEMÓRIA E LEMBRANÇAS.
NINGUÉM ME CONTOU NADA; EU ESTAVA LÁ E FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA🙏
Cara, que vídeo legal, mano! Se atendo ao que temos de informação. Sucinto e objetivo. Parabéns pelo canal!
O livro Dias de Luta é muito bom ! Belo vídeo !
"Em vez de vir jogar pedra,fique em casa aprendendo tocar guitarra e quem sabe no próximo você estar no palco."
Essa treta foi doida.
Ou arruma um padrinho pra tocar no evento...ou liga pra família do Medina pedindo pra tocar de graça ou por uns cruzeiros.
O Erasmo Carlos se apresentou no Sábado, mesma noite dos monstros internacional do Rock;
Whitesnake, Ozzy, Scorpions e
AC/DC. O Iron Maiden tbm estava escalado para esse dia mas, a banda antecipou sua participação para o dia 11/01 já que estava em turnê divulgando o incrível álbum "Powerslave".
Por isso que existe o dia do "metal" até hoje, no Rock in Rio, devido a incrível constelação daquela noite.
Eu estava lá na sexta com o Maiden e no sábado com os acima citados. Posso garantir que a galera estava com a adrenalina a milhão para ver nossos ídolos. E Erasmo infelizmente foi jogado aos leões pela produção ainda inexperiente nesse quesito, a época. Ou seja, não tinha como não ser um fiasco. Se fosse o Barão Vermelho no lugar dele, seria um esquenta perfeito.
Sinceramente...exceto o Barão Vermelho, queríamos ver nossos feras do metal.
O resto foi um eterno mimi de alguns, desde que o evento foi anunciado e Hebert Viana era um garoto chato e moooiito chorão; e os grandes vencedores do eterno Rock in Rio 1985, foram Barão, Blitz, Pepeu e Baby, e só.
Paralamas é foda !
Eu só tinha 14 anos e saindo de Manaus, então foi coisa de outro mundo pra mim . Hoje sei que vivi a história do rock e digo mais foi o primeiro e único