Qual a diferença entre discos de freio ventilados e comuns? (Com Simulações)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 окт 2024
  • Olá pessoal!
    No vídeo de hoje eu vou mostrar para vocês como os discos de freio dissipam o calor depois de uma frenagem. Será que os discos ventilados são mesmo mais eficientes do que os comuns? O que acontece no processo de resfriamento desses discos? Será que eu posso fazer furos no disco do meu carro para melhorar a dissipação?
    Saiba das respostas no vídeo de hoje!
    Heading West de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...

Комментарии • 16

  • @nathanfilms3325
    @nathanfilms3325 10 месяцев назад +1

    Olha a qualidade dessas informações, meus senhores 🤌
    Como tem gente que não gosta de estudar ? 🥲

  • @murilodesa3632
    @murilodesa3632 3 года назад +2

    Baita simulação, faço parte de uma equipe de Formula SAE da minha faculdade, estou começando a entrar mais na área dos freios, esse tipo de simulação é bem interessante pra validação dos discos projetados e utilizados. Valeu por compartilhar esse conhecimento!

    •  3 года назад

      Muito obrigado!

  • @eliezeralisson9512
    @eliezeralisson9512 3 года назад +2

    Faz um vídeo explicando pq a maioria dos Audi tem cerca de 60% do peso no eixo traseiro. Vai ser um baita conteúdo pra gente.

  • @KelvinFull
    @KelvinFull Год назад

    que show essa aula. parabéns e obg. vc poderia fazer uma simulação e explicação do poder de frenagem com ambos os discos. se o ventilado perderia ou não poder de frenagem por atrito. abraço

  • @1.0Turbo
    @1.0Turbo 2 года назад

    Rapaz parabéns pelo canal. Não pare.

  • @carros267
    @carros267 3 года назад +2

    Ótima explicação, e a edição está melhorando a cada vídeo novo !

    •  3 года назад +1

      Obrigado!

  • @eduardojosevendruscolo6333
    @eduardojosevendruscolo6333 Год назад

    No caso, devido aos furos, a massa total do disco é menor, logo ele não esquentaria mais rapido também?

  • @renatocarvalho4390
    @renatocarvalho4390 3 года назад

    Achei sensacional a aula, só queria mesmo já que você é apaixonado talvez aborde isso ou tenha abordado e eu passei reto não notei, mas como fez o video com simulação gostaria de lhe pedir algo nesse estilo, vamos la explicar por que normalmente no MOTO GP auto rendimento e em categorias altas do automobilismo não se usa furos, as vezes é disco solido, e as vezes Slotado, gostaria de saber a diferença do disco de aço slotado e do furado claro, e como segunda pergunta por que nos carbono ceramica as vezes em alto rendimento é completamente solido, seria por causa da fragilidade causa na estrutura por conta de furos? e o slot se encaixa onde?

    •  3 года назад +3

      Olá Renato,
      Ótima pergunta!
      O disco com slots é um tipo de disco ventilado também e como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens do seu uso. Vamos lá:
      1) O disco furado consegue se resfriar de forma mais eficiente do que o disco com slots. O preço que você paga por isso é a perda de resistência mecânica causada pelos furos.
      2) Os discos com slots são mais resistentes e ótimos para dissipação de água. Isso em uma corrida é um diferencial, pois vai garantir uma eficiência melhor em chuva.
      3) O fato do disco com slots não ter uma dissipação de temperatura tão eficiente quanto o furado não o torna pior (na verdade, nem melhor. Isso depende da aplicação).
      4) Os discos de carbono-cerâmica usados na Fórmula 1 são "sólidos", pois nesse caso, a alta resistência é mais importante do que uma dissipação melhor de temperatura. Não que resfriar os discos não seja importante, mas a gente tem que lembrar que em uma corrida, o fluxo de ar enviado para os discos é muito maior do que em condições normais. Eu escrevi "sólidos" pois na verdade os discos possuem furos também, mas não na superfície de contato com a pastilha e sim em sua superfície externa. Junte isso ao fato desses discos de carbono-cerâmica possuírem uma temperatura de trabalho alta. Num carro de Fórmula 1 por exemplo, os discos precisam estar a cerca de 600 graus para que eles funcionem de forma ideal. Em alguns casos, esses discos podem chegar aos 1000 graus e quando passam muito disso, explodem.
      Resumo da ópera: no caso dos discos usados em competições de alto nível, o material suporta temperaturas tão altas que a perda de resistência causada pelos furos é um prejuízo maior do que a perda na eficiência de resfriamento que os mesmos trariam.
      Espero ter esclarecido a sua dúvida!
      Abraços,
      Rafael

  • @Eduardo05011
    @Eduardo05011 Год назад

    Esse disco perfurado nao tem o perigo de "estourar" por a area de atrito dele ser menor por causa dos furos ?

  • @francielsantossilva6534
    @francielsantossilva6534 3 года назад

    Boa noite meu amigo tem diferença do câmbio do fuzion ano 2009 pro câmbio do fuzion ano 2011 eu tenho um fuzion ano 2011 tem como vc fazer um vedio aí explicando sobre o câmbio

  • @GabrielMendes-yi2jm
    @GabrielMendes-yi2jm 3 года назад

    Conteúdo de alta qualidade, parabéns! Uma curiosidade: quanto tempo demorou para rodar as simulações?

    •  3 года назад +2

      Olá Gabriel, muito obrigado!
      Demorou menos do que eu pensava, para ser honesto. Não me lembro exatamente, mas acho que menos de 2h para fazer todas elas.

  • @yrvingguerra1533
    @yrvingguerra1533 11 месяцев назад

    Porra cara, volta a fazer videos, tu é um dos caras mais inteligentes que falade carro aqui no youtube.