Medicina Tradicional Chinesa: morfologia da língua para hipertensos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 сен 2024
  • Dra Leonice Fumiko Sato Kurebayashi. Enfermeira Acupunturista. Doutora pela Escola de Enfermagem da USP em Práticas Integrativas. Mantenedora do Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO www.itiomassagem.com.br) e
    Coordenadora dos cursos de pós-graduação em acupuntura e massagem oriental
    Cursos de pós-graduação em Acupuntura: bit.ly/2YCrRuR
    Cursos de pós-graduação em Massagem Oriental: bit.ly/pos-gra...
    Curso de diagnóstico pela língua, baseada na Medicina Tradicional Chinesa: bit.ly/40ndLuW
    www.itiomassag...
    Caracterização morfológica da língua em hipertensos segundo a Medicina Tradicional Chinesa(MTC): estudo piloto
    TCC de Pós-graduação de Acupuntura da Faculdade IBRATE/Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO)
    Autores: Luzcena de Barros; Raul Sanches; Yukio Nabeshima
    Orientação: Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi
    Introdução: Dada a alta prevalência de hipertensão arterial na atualidade, medidas de prevenção fazem-se necessárias e um diagnóstico precoce seria importante para tentar reduzir a sua incidência e suas consequências. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem forte característica preventiva e propicia um aumento do equilíbrio energético do corpo, a partir de diferentes técnicas de tratamento. No entanto, a base para qualquer tratamento é um diagnóstico prévio e a análise da língua é um componente importante. O diagnóstico da língua pode ser um método eficaz e não invasivo para realizar um diagnóstico auxiliar a qualquer hora e em qualquer lugar, o que pode atender às necessidades globais do sistema de saúde primário.
    Objetivo: Caracterização da língua de pessoas com hipertensão arterial sistêmica primária(HAS); definição dos principais diagnósticos de MTC para HAS.
    Método: Estudo piloto transversal, prospectivo, observacional, realizado nos ambulatórios de acupuntura do Instituto de Terapia Integrada e Oriental, com 14 indivíduos adultos, de ambos os sexos, com HAS, com diagnóstico prévio médico, já controlados com ou sem medicamentos anti-hipertensivos. Na coleta de dados, os participantes consentiram também sobre o uso de imagens de sua língua em diversas perspectivas, para fins de estudo. Para garantir uniformidade das informações, foi desenvolvido um suporte para apoio do queixo e um mini estúdio para controlar a luminosidade. Foi feita uma análise concorrente dos resultados relacionados à caracterização da língua por 3 juízes do ITIO, com mais de 3 anos de experiência em acupuntura e diagnóstico de MTC. O estudo atendeu à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, ao envolver seres humanos na pesquisa. Foi entregue um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) aos participantes, a fim de obter previamente sua autorização e também o consentimento para o uso de imagens, mantendo-se sigilo de informações que possam identificar os participantes do estudo. Para os juízes especialistas foi utilizada a carta convite para o aceite em participar do estudo e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
    Conclusões: As características mais comuns da língua de 14 pessoas com hipertensão leve e moderada em relação à cor foram: a cor avermelhada ou rósea, arroxeada, com a ponta e laterais mais avermelhadas; o corpo da língua alargado ou com marca de dentes, com fissuras pelo corpo da língua e/ou pontos avermelhados na ponta e laterais; saburra espessa branco-amarelada, saliva seca e com alterações na ponta, corpo e raiz da língua. Importante, entretanto, lembrar que também houve a ocorrência em menor número, da língua empalidecida, arroxeada nas laterais e ponta, língua fina, saburra branca e língua úmida, o que reitera a importância da individualização do diagnóstico para futuro tratamento. Os principais diagnósticos de excesso definidos a partir da avaliação da língua foram: Calor vazio e cheio de Coração, Fígado/Vesícula Biliar, Estômago; Calor umidade de Jiao médio; Estase de Xue de Fígado e Coração. E os diagnósticos de deficiência: Deficiência de Qi do BP, Deficiência de Xue de Fígado e Coração, Deficiência de Yin de rim e de Essência de rim.
    Descritores: Hipertensão arterial, Diagnóstico, Medicina Tradicional Chinesa.
    Referências
    Luo, J. et al. Associação da Flora Bacteriana da Língua e Subtipos da Síndrome de Hiperatividade do Fogo do Fígado em Pacientes Hipertensos. Medicina complementar e alternativa baseada em evidência (eCAM), [sl], v. 2018, p. 1-10, 2018. DOI 10.1155/2018/9536924.
    Maciocia G. Diagnóstico na Medicina Chinesa: um guia geral. 2 ed. São Paulo: Roca; 2010.
    Yamamura Y, Yamamura ES. Propedêutica Energética da Língua & Pulsologia Chinesa. São Paulo: Center AO, 2009.
    Wang, J.; Xiong, Xingjiang; Liu, W. (2014). Traditional Chinese Medicine Syndromes for Essential Hypertension: A Literature Analysis of 13,272 Patients. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2014(), 1-19. doi:10.1155/2014/418206

Комментарии • 4