A partir de R$1,99, você pode ter acesso a vídeos exclusivos, preferências nos comentários e muito mais! Torne-se membro agora mesmo: ruclips.net/channel/UCoH6evJNxZskru3nAbSHt0Qjoin
Ótimo vídeo! Beneficente eu sempre soube. Assim como a palavra "beneficência". Pode parecer arrogância da minha parte, mas não é. É que simplesmente me dá um nervoso quando as pessoas na igreja leem correto na Bíblia - beneficÊncia -, mas passam por cima do que estão vendo/lendo e falam errado "beneficiência". Olham para a palavra correta e conseguem em absolutamente 100% das vezes falar errado com o modo certo literalmente na cara delas, e eu sempre penso: Meu Deus, isso não vem de saber (ter ciência ou estar ciente de algo) para ter esse "i". Minha professora de informática no curso sempre fala "asteristico" e outras palavras erradas também. Em todos esses casos, eu fico na minha por respeito, mas a vontade de corrigir é tamanha. hahaha Eu costumo dar um toque na pessoa quando é virtualmente. Eu, geralmente, repito a palavra (só que correta) como quem não quer nada. Mas as pessoas nunca pegam a dica, simplesmente não percebem. Alguns com quem tenho mais intimidade, eu mostro o erro com educação.
no enunciado de uma questão da EPCAR diz que a palavra OBSÉQUIO admite a seguinte divisão silábica: ob-sé-qui-o, pois termina em ditongo oral crescente, que se pode transformar em hiato. Este enunciado está certo pq hiato é V+V por isso ficam em sílabas diferentes...meu questionamento é como o enunciado pode estar certo se inicia chamando de ditongo oral crescente? Estou me perguntando se seria um caso de prosódia*
Olá, Dan! Confesso que fiquei pensando sobre a sua pergunta e fui pesquisar a questão. Na verdade, esse é um caso de diérese, quando um ditongo se transforma em hiato. Você pode ler mais sobre esse assunto aqui: dilsoncatarino.blogspot.com/2009/03/iode-vau-dierese-e-sinerese.html Obrigada pela pergunta. Foi enriquecedor! Bons estudos!
Professora,adoro os seus vídeos (fui seu aluno há muitos anos na escola Natural Vivência)! A maior parte destas pronúncias distintas citadas por si poucas vezes se verificam no falar do Português Europeu. Será isso fruto da maior abertura do Português Americano (o nosso, portanto) a outras culturas,dialetos e idiomas trazidos pelos imigrantes? Era um bom tema para vídeo ^^ Mais uma vez,parabéns pelo vídeo 😁
Oi, Henrique! Lembro muito bem do aluno incrível que você era (e ainda é, tenho certeza!). Olha, ótima questão! A questão da formação a partir de várias influências explica essas diferenças. É uma boa mesmo! Muito obrigada pela sugestão, querido.
Ei, tudo bom? Sabe o que eu não entendo de maneira nenhuma? É o como é definido esse acento tônico. Como podemos saber onde colocar acento se for a primeira vez que nos deparamos com certa paravra em um texto. Eu já procurei na internet toda praticamente, mas única coisa que eu encontro são exemplos, mas sem explicação do porquê.
Oi, infelizmente não se aprende, ou decora, ou se acostuma a conjugar os verbos. A irregularidade se dá quando há mudança no radical do verbo e a regularidade é o contrário, ocorre quando não tem mudança no radical/raiz do verbo.
@@professoraluanahelena Seria de grande ajuda... essa que uma dificuldade que muitas pessoas possui, professora. Aproveito a oportunidade para parabenizá-la pelo seu trabalho, abraço!
Oi, Vivian. A questão da prosódia é que as pessoas mudam a sílaba tônica na hora de falar. Moleque é ortoépia porque há uma troca de vogal, de mOleque para mUleque.
A partir de R$1,99, você pode ter acesso a vídeos exclusivos, preferências nos comentários e muito mais!
Torne-se membro agora mesmo: ruclips.net/channel/UCoH6evJNxZskru3nAbSHt0Qjoin
Explicou em 4 minutos o que não aprendi em 50! Muito bom!
Fico feliz em poder ajudar 😊
Bons estudos!
mano essa professora é épica
Sim viu
Muito obrigada. Estou estudando para concurso e no edital tem este assunto. Não vou esquecer mais.
Explicou muito bem!!Me ajudou muito nos estudos da prova😊
Fico feliz em ter ajudado, Arthur! Conte comigo!
Nossa você sabe explicar bem mesmo
Eu tô com trabalho parcial hj e tava com desespero
Aaaa muito obrigada Sora, agr estou mais tranquila para fazer minha prova de semana que vem! 🌻🐼🌷♥
Ahhhh, que maravilha!!! Fico muito feliz. Mantenha a confiança, vai dar tudo certo! ❤️
Ajudou demais, vídeo muito esclarecedor. Obrigado 👍👍👍
Que bom!! Fico feliz em poder ajudar.
Muito bom.
Obrigada pelo comentário, Gustavo! Bons estudos!
Seria bom se desse exemplos em quadros
Obrigada pela sugestão! Um abraço.
não
Vdd
Parabéns super didática !
Obrigada pelo comentário! Bons estudos!
PRECISO MUITO MAIS MUITO MAIS MUITO DA SUA AJUDA
Adorei a sua dica, ganhou mais uma inscrita para o seu canal. Vou acompanhar sempre as suas aulas! 😀
Obaaa, que coisa boa ter você por aqui, Antônia!
Seja bem-vinda!
Um abraço!
Ó meu Deus Sora vc é incrível😀😀😀
Ahhh, que fofa! Um beijo
Muito esclarecedor, obrigada!
Gostei da explicação 0:59
Fico feliz que tenha gostado! 🥰
Gostei mtt vlw
Salvou!
Uhuul! Obrigada pelo comentário, Lucas. Um abraço.
Prf. a senhora poderia fazer um vídeo de uma análise literária da obra: Os Estatutos do Homem - Thiago de Mello.
Sora me ajudou! Kkkkkk ótima aula👍
Obaaaa!! Que bom, Giovanni! Conte comigo 🤜🏻
AMEI ESSA ENTRADA! JÁ LANCEI UM LIKE PÁ NOIS HAHAHAHA +1INSCRITO
Hahahaha, valeeeeu, Marcelo!
amei!!!!
Muito obrigada professora.
Faz vídeo sobre a Fonética e Morfologia em um todo, se possível.
Oi, Julia. Muito obrigada pela sua sugestão! Tenho alguns vídeos aqui de fonética, mas vou atualizar assim que possível. Um abraço ❤️
Me ajudou muito professora, obrd
Hj eu tenho uma prova Global com essa explicação vou tirar um 10
Uhuuuull!! 🙌🙌🙌🙌🎉🎉🎉
Ótimo vídeo! Beneficente eu sempre soube. Assim como a palavra "beneficência". Pode parecer arrogância da minha parte, mas não é. É que simplesmente me dá um nervoso quando as pessoas na igreja leem correto na Bíblia - beneficÊncia -, mas passam por cima do que estão vendo/lendo e falam errado "beneficiência". Olham para a palavra correta e conseguem em absolutamente 100% das vezes falar errado com o modo certo literalmente na cara delas, e eu sempre penso: Meu Deus, isso não vem de saber (ter ciência ou estar ciente de algo) para ter esse "i". Minha professora de informática no curso sempre fala "asteristico" e outras palavras erradas também. Em todos esses casos, eu fico na minha por respeito, mas a vontade de corrigir é tamanha. hahaha
Eu costumo dar um toque na pessoa quando é virtualmente. Eu, geralmente, repito a palavra (só que correta) como quem não quer nada. Mas as pessoas nunca pegam a dica, simplesmente não percebem. Alguns com quem tenho mais intimidade, eu mostro o erro com educação.
Francielle, sabe que isso de ler incorretamente também me pega um pouco? Na maior parte dos casos, é pura falta de atenção ou costume mesmo.
😁
Ajudou Muitoooo!!! Valeeew
Que bom!! Fico feliz!! Bons estudos!
Faz um vídeo explicando o uso da vírgula pfvr
Oie! Muito obrigada pela sugestão. Está na lista dos vídeos para gravação. Um abraço!
sugestão , cursão completo espcex ou esa .
Obrigada pela sugestão!
Vo ter a prova do geekie amanha q é uma prova de 200 questoes
E tem esse assunto
Me ajudou mt gata
KKKK
Eu amei, estou precisando muito de português para prestar concurso, por favor me ajude
sora e como eu explico a oxítona a paroxítona e a proparoxítona na prosódia? e a dupla prosódia? se puder ajudar hj que amanhã tem prova agradeço
Oi, Ana. Desculpa não ter respondido antes. Você conseguiu solucionar a sua dúvida?
Sora me ajuda, Simm me ajudou muito
QUERIA SOBRE POLISSEMIA ESTOU COM DIFICULDADE SORA
"Eu num intindi o q ela falô" Muito bom, professora.
Eu tenho gastura de quem fala "intu Í to" kkkk
Hahahaha... Obrigada pelo comentário, Edson. Um abraço e conte comigo!
no enunciado de uma questão da EPCAR diz que a palavra OBSÉQUIO admite a seguinte divisão silábica: ob-sé-qui-o, pois termina em ditongo oral crescente, que se pode transformar em hiato.
Este enunciado está certo pq hiato é V+V por isso ficam em sílabas diferentes...meu questionamento é como o enunciado pode estar certo se inicia chamando de ditongo oral crescente?
Estou me perguntando se seria um caso de prosódia*
Tipo...ob-sé-quiO vs ob-sé-quI-O
Olá, Dan! Confesso que fiquei pensando sobre a sua pergunta e fui pesquisar a questão. Na verdade, esse é um caso de diérese, quando um ditongo se transforma em hiato.
Você pode ler mais sobre esse assunto aqui: dilsoncatarino.blogspot.com/2009/03/iode-vau-dierese-e-sinerese.html
Obrigada pela pergunta. Foi enriquecedor! Bons estudos!
Professora,adoro os seus vídeos (fui seu aluno há muitos anos na escola Natural Vivência)! A maior parte destas pronúncias distintas citadas por si poucas vezes se verificam no falar do Português Europeu. Será isso fruto da maior abertura do Português Americano (o nosso, portanto) a outras culturas,dialetos e idiomas trazidos pelos imigrantes? Era um bom tema para vídeo ^^ Mais uma vez,parabéns pelo vídeo 😁
Oi, Henrique! Lembro muito bem do aluno incrível que você era (e ainda é, tenho certeza!). Olha, ótima questão! A questão da formação a partir de várias influências explica essas diferenças. É uma boa mesmo! Muito obrigada pela sugestão, querido.
Ei, tudo bom? Sabe o que eu não entendo de maneira nenhuma? É o como é definido esse acento tônico. Como podemos saber onde colocar acento se for a primeira vez que nos deparamos com certa paravra em um texto. Eu já procurei na internet toda praticamente, mas única coisa que eu encontro são exemplos, mas sem explicação do porquê.
Oie! Então... a questão do acento está ligada, basicamente, à formação da palavra. Poderia ter uma regra geral, né? Infelizmente, não temos.
vc podia fazer um video aula de verbos regular e irregulares? tenho muita dificuldades de aprender
Oi, infelizmente não se aprende, ou decora, ou se acostuma a conjugar os verbos. A irregularidade se dá quando há mudança no radical do verbo e a regularidade é o contrário, ocorre quando não tem mudança no radical/raiz do verbo.
A prosódia também da palavra Clitóris , ta cheio de gente que vai mostrar que intende do assunto e fala Clìtoris .
Se pudesse dar mais de um
Like .....
Cristiano, indica o vídeo para os amigos e dá uma força pra Sora com mais likes! rsrs
N consegui aprende direito a prosódia.Da pra fazer um vídeo só sobre ela?
QUERO UM VIDEO POR FAVOR DE SEMANTICA E DISCURSO
PECISO MUITO ESTOU COM DUVIDA
Oi, Ailce, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário. Você precisa desses assuntos em qual tipo de abordagem? Beijos!
Conotação e denotaçao
Oie! Segue o link da aula de conotação e denotação: ruclips.net/video/LLNfs-OhBHA/видео.html
Como a gente fala errado! kkk
SORA ME AJUDA POR FAVOR
Prefixo e sufixo
Quem veio pelo Google Classrom?
Obrigada pelo comentário, Bianca ! Me conta mais... Quem indicou o vídeo?
Um abraço!
Eu nem sei localizar a sílaba tônica... imagina posicionar ela corretamente :(
Huummm... Acho que precisamos de um vídeo sobre sílaba tônica. O que você acha, Heitor?
@@professoraluanahelena Seria de grande ajuda... essa que uma dificuldade que muitas pessoas possui, professora. Aproveito a oportunidade para parabenizá-la pelo seu trabalho, abraço!
Mas moleque não seria prosódia? Pq tem sílaba tônica, não?
Oi, Vivian. A questão da prosódia é que as pessoas mudam a sílaba tônica na hora de falar. Moleque é ortoépia porque há uma troca de vogal, de mOleque para mUleque.
Nunca ouvi ninguém falar "douze"
Já vi gnt falando toma um garana kkkkk
VOÇE PODE ME AJUDAR POR FAVOR
Legal, Ailce! Vou gravar um vídeo e na próxima semana ele aparece aqui no canal. Obrigada pela sugestão! Um abraço!
Ortoepia ou Ortoépia. "A melhor f., segundo a derivação grega, é ortoepia, mas a var. pros. ortoépia é a f. mais comum.]"
Às vezes precisa corrigir explicitamente mesmo, porque se o faz implicitamente, a pessoa não entende que foi uma correção disfarçada 🙄
William Bonner, apresentador do "JN", fala errado a palavra "recorde", portanto, ele comete um erro de silabada.
Se fosse "gratuIto" (uí), não teria acento mesmo assim
Exatamente ;)
E o que você me diz de:
BeneficentCHe , sendo a ortóepia: BENEFICENTE e por aí vai.
DJIA é DIA,,,IDADJE é IDADE
Respeite a última flor do Lácio, Sora!
ou seja, cariocas não usam ortoépia porque colocam i e s onde não existe
olha o preconceito