Minas do Camaquã: uma história para ensinar
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- O documentário "Minas do Camaquã: uma historia para ensinar" tem por objetivo realizar um resgate histórico-social de localidade, constituindo memória das diversas fases das Minas do Camaquã. Iniciando com a descoberta do cobre em 1865, passando pelos ciclos estrangeiros, período de pesquisas, gestão de Francisco Pignatari até o encerramento da extração mineral em 1996. Dessa forma, torna-se pública parte da pesquisa realizada por Norberto Ornelas e Lorenzo Pergher.
O projeto foi desenvolvido durante a disciplina de "Projeto Experimental em Educação" no curso de Comunicação Social - Produção Editorial da Universidade Federal Santa Maria (UFSM) e orientado pelo professor Mauricio de Souza Fanfa.
DIREÇÃO E PRODUÇÃO
Ana Julia Rodrigues
Nadriel Essy Massaia
PESQUISA E APRESENTAÇÃO
Lorenzo Pergher
Norberto Ornelas
Parabéns pelo .documentário vídeo de historico sobre esse lugar que muitos detalhes já conhecia onde morei e trabalhei por quatros anos de 1970 a 1974 comecei trabalhando .no sub solo galerias .onde tive um acidente de trabalho .com uma pequena sequela após um período passei trabalhar na superfície .na estação de tratamento de água conhecida como .hidráulica na hepoca no período de maior efervecincias .e progresso quando construído o novo engenho que foi inaugurado com.a presença do presidente República tôdo seus ministros de lá tenho .muitas boas recordações e saudades e amizades e companheirismo que tínhamos .pois .foi .lá que mesmo.depois adulto .me formei no ginásio na primeira turma que ali se formaram .após mudei me .para porto alegre .para continuar .estudando e trabalhar mas férias sempre íamos passar alguns dias lá .pois .ficaram morando .um irmão .e irmã minha .filha na época pequena e minha esposa .gostavam muito do lugar agora estamos planejando ir lá a passeio.mesmo .não tendo lá mais .os irmãos
Olá, Sr. Alfredo. Isso, planeje o passeio. Minas do Camaquã é encantadora mesmo para quem desconhece seu passado ou nele tenha vivido. Para o sr. será como voltar presencialmente às boas recordações que mencionaste no comentário. Forte abraço!
Parabens pelo excelente documentario, um registro importante. Com certeza aproxima fase ja se iniciou, o Turismo, que venha!
muito bom
Muito bom este documentário. Lugar de natureza sensacional, rico patrimônio histórico. Visitei pela primeira vez em janeiro último, inesquecível. Voltarei em breve.
Excelente esse documentário! Parabéns! Conta a nossa história em detalhes. ❤
Parabéns Norberto, Lorenzo, Ana julia, Nadriel e todos os demais envolvidos. Imagino o trabalhao que deu pesquisar, roteirizar, gravar s montar o doc. Mas o resultado ficou muito bom! 👏👏👏👏👏👏👏
Agradecemos o reconhecimento pelo nosso trabalho.
Parabèns otima explicação
Parabéns 🎉 Eu adorei o documentário de vocês!! Aprendi muito com vocês. Obrigada por terem compartilhado a história de Minas do Camaquã 😍
Agradecemos muito o reconhecimento.
Adorei essa reportagem.
Sou aquele rapaz que aparece ao lado da camionete Ford em 1969.
Mauro Coelho de Souza , filho do Souza, Diretor da companhia que idealizou e construiu o: Engenho Novo, a nova Barragem com toda infra estrutura, retransmissor a de TV e muitas outras coisas, junto com o Pignatari !!!
Voce tem algum registro de voz de baby ?
Parabéns aos envolvidos... linda matéria... resgata a história gaúcha e brasileira... parabéns!
Show de documentário. Nascido e criado aqui no RS não sabia da existência desse lugar. Como o lugar foi "abandonado", creio que existem casas para alugar para passar uns dias aí para conhecer o lugar. Se tiver, fariam favor de indicar contato? Grato. 🤙🙏
Sobre casas não temos a informação. Ainda assim, existem dois hotéis em Minas do Camaquã: "Minas hotel" e "Bellamina - Pousada e Restaurante".
@@DocumentarioMinasdoCamaqua Grato. 🙏
Muito bem explicado, parabéns!!
Foi bom rever esses lugares que andei na década de 1960!
Muito bom está matéria minas do Camaquã minha terra Natal , não a um só dia que não pensei nesta localidade , meu pai ajudou a construir está história onde trabalhou por 22 anos vindo se aposentou com 47 anos de idade Amaral Saraiva da Fontoura ( in memória).
Seu pai com certeza conhecia de ponta a ponta aquela região. Agradecemos o depoimento.
É meu amigo nossa história contada em detalhes, onde nossos pais ajudaram a construir esse chão
Na foto do campo de pouso, o avião em questão trata-se de um DC3, também do Pignatari (tem o logotipo dele na cauda), e não o famoso Electra, pois creio que este não pousava neste tipo de pista.
@@tex.d Agradecemos a observação.
muito bom! vou visitar minas do camaquã esse final de semana e queria aprender um pouco mais sobre o lugar antes de ir, parabéns!!
Lindo vídeo.... recortes muito importantes que marcam uma etapa importante das Minas do Camaquã... parabéns a todos os envolvidos.
Agradecemos imensamente a mensagem de carinho.
Muito bom conhecer esta história. Parabéns
...Parabéns!!! Excelente pesquisa/roteiro/apresentação!!! Boa sorte e sucesso para todos vcs, sempre!!! E avante, sempre avante!!!
Ótimo conteúdo. Acabei de assistir
Que bom que gostou!
Amei, morei muitos anos ai❤
Muito interessante esse documentário, bem explanado! Parabéns a todos os envolvidos.
Agradecemos o elogio.
Parabéns gente, eu não tinha visto ainda, pra mim foi emocionante, amo as minas, meus pais e irmão viveram anos aqui, eu nem tanto, mas retornei depois de adulta e adoro ouvir fatos históricos daqui. Lindo trabalho, uma explanação nítida, de fácil entendimento. Perfeito.... sucesso a vcs
De fato é um lugar que gera e possui muitas histórias, por isso amamos.
Mas vcs não contaram o quanto o Pignatari protegia e cuidava do seu pessoal.
Estimado Sr. Mauro, estás certíssimo. Infelizmente, por se tratar de um trabalho universitário, tínhamos o tempo limitado. De modo que, se fossemos abordar as benfeitorias de Francisco Pignatari em detalhes demandaria alguns minutos. Pignatari, enquanto industrial e figura pública, mereceria um vídeo específico. Agradecemos por seu comentário.
Meus pais sempre falavam e minha mãe até hoje fala da pessoa íntegra e do patrão maravilhoso que era o Pignatari
Será que acha pepita de ouro com detector de metais aí na região???
A região é conhecida pela presença do cobre. O acesso a algumas áreas é privado.
Adorei conhecer mais sobre o local. Estivemos aí "turistando", mas conheci melhor através do vídeo. Acho importante que utilizem o documentário com os turistas que aí visitam. Poderiam ter acrescentado as opções de turismo que ofetecem por aí. Mas parabenizo a todos pela iniciativa e belo trabalho.
No momento em que gravamos, o local não possui muitas opções de turismo e falta incentivo municipal e investimentos para preservação, ponto que abordamos no final do vídeo. Esperamos que com o reconhecimento do Geoparque Caçapava, a situação melhore consideravelmente.