Passei na mão de 5 psiquiatras, só no último fui diagnosticada com tireoide de rachimoto, até aí tudo bem. O mais interessante foi o anterior, au disse para ele que tinha transtorno bipolar, ele me perguntou quem tinha me diadnosticado, eu respondi que eu mesma. A reação dele foi ilaria, "nunca vi um doido dizer que é doido". Pois é doutor eu não só doida, só tenho um transtorno que preciso de tratamento. Eu luto até hoje com esta situação. É uma batalha minha comigo mesmo. O mais importante é tomar consciência que isto é uma condição que não podemos nos esconder, primeiro aceitar, buscar conhecimento, ajuda profissional e orientar a família que entendam os comportamentos alternados dos dias e vivam normalmente numa convivência pacífica. Caminho, faço trabalhos manuais, leio muito, assisto vídeos relacionados, cuido da alimentação, etc. É bom formar grupos, nunca ficar só.
Exatamente, o ponto de partida é a aceitação da doença e não desistir até encontrar o profissional que faça o diagnóstico correto e acerte os remédios e dosagens.
Eu tive menos episódios mistos. Tive mais depressão e menos hipomanias, mas meu último episódio foi misto e foi terrível, como o Dr. fala: “o inferno na terra”.
Como era sua vida antes de receber o diagnóstico correto? Tomava algum tipo de medicação para outros transtornos? Hoje em dia, como está sua vida após o diagnóstico correto?
@NATANAELSTUDY para ser bem sincera, a qualidade de vida teve melhora sim. E para ser mais sincera ainda, creio que nenhum dos médicos pelos quais eu passei sabe realmente como tratar TAB de episódios mistos. Em suma, prefiria minha vida antes de qualquer diagnóstico e qualquer medicação ( já usei de um tudo)... Mas é só um ponto de vista. Já não acredito na estabilidade que tanto falam, apenas em encontrar a minha melhor versão dentro da minha convalescença.
Eu demorei maus de 20 anos. O que acho inaceitável, é o fato de ter passado por médicos mais jovens, da minha idade e médicos mais maduros e durante esses 20 anos, nenhum deles me deu um diagnóstico acertado, me tratando como depressiva, usando antidepressivos caros que não valiam por muito tempo e ninguém se tocou de que não era depressão e sim, transtorno bipolar. Pra completar, tenho hipotireoidismo. Hoje uso estabilizador de humor.
@@Tarcib , em verdade eu demorei um pouquinho mais para ser diagnosticada. Tive o primeiro episódio anos 15 anos, hj tenho 42. Aos 40 que tive o diagnóstico correto, mas até hj os médicos tem dificuldade em prescrever a medicação correta. Não tenho problemas de tireóide. Tbm acho inaceitável o despreparo e a falta de humildade dos médico pelos quais passei que vão dos mais caros de onde vivo aos ambulatórios escola das faculdades que são pelo SUS. Em todos eles só encontrei ausência de conhecimento profundo do assunto. Até 2 anos atrás eu nem sabia que existiam episódios misto. Depois que conheci o Dr Renato minha vida mudou para muito melhor. Nada como o conhecimento, principalmente o auto conhecimento.
@@bartiramendonca124 - O meu histórico é de depressão desde a infância, só que nem se falava nada sobre isso. O máximo que se fazia, era, quando a pessoa entrava em surto e ia parar num PA, aplicava-se uma injeção ou comprimido de Valiun ou Diazem (ambos ansiolíticos e não antidepressivos - que são completamente diferentes), mandavam a pessoa pra casa "chapada" e o diagnóstico era de que a pessoa estava com "crise de nervos"...rs. Seria Hilário se não fosse trágico. Hoje, a situação mudou muito pouco, a começar com a falta de acesso ao tratamento com especialistas da área (pelo SUS é praticamente impossível, e, quando consegue é através do CERSAN, que na verdade, coloca todos os pacientes misturados, oferecendo inclusive, situações de risco, em função da gravidade de cada caso), até a má qualidade dos profissionais de hoje, que parecem nem saber o que estão fazendo. Só pra vc ter uma ideia, minha primeira psiquiatra é professora...rs
Eu tenho laudo de bipolaridade tipo 2 e TEA, transtorno do sono e PAC grave. Primeiro descobri o transtorno do sono, através do exame de polissonografia. Fui medicada com Donaren e minha vida melhorou 1000%. A Neuropsicologa me pediu para fazer o exame PAC, devido aos problemas sonoros com extrema irritabilidade, hoje uso um fone anti ruído, salvou minha vida! Fica a dica! Hoje consigo ir em uma churrascaria e não ter gatilhos, o sabor da comida mudou!
Sou bipolar 1 desde muito pequena e ai fui diagnosticada aos 62anos sofri demais até então hoje estou controlada sob meditação e me amando em primeiro lugar ❤❤😂
Sou homem e a maioria dos meus episódios são mistos e acontecem com frequência, episódios puros de depressão acontecem com o uso de ansiolíticos e/ou estabilizadores, então cheguei a conclusão que não adianta tratamento com remédios, não funcionam os tratamentos comigo, perdi a esperança de encontrar remédios que prestem, a ciência está muito atrasada ainda nos tratamentos medicamentosos para o TAB.
Eu sou desde muito pequena , mas só agora que estou entenfendo tudo. Fui diagnosticada recentemente 😢 ... mas agora que estou medicada que to sentindo diferença. Preciso mudar meus hábitos de sono e exercícios. Minha alimentação ja é saudavel.
Dr. , todos os médicos daqui do Brasil e de fora na maioria recomendam o Lítio , porém em um estudo recente , eles estão recomendando o Depakote adicionado de um anti-psicótico atípico a pacientes pos 60 , devido a algum risco de problema renal ?! e se caso o paciente ficar refratário ?! o senhor pode fazer um vídeo ou dar alguma diga a parente de pacientes idosos , pois há um risco de confusão com quadros de demência senil e fora que lítio previne a degeneração , eu vi isso anos atrás na veja e o senhor no podcast comentou sobre esse efeito benéfico do lítio , o que o senhor recomenda... e como lidar com o tempo ?! afinal as recaídas são longas , como conscientizar os parentes ?!
Eu fiz mania e episódio misto porque tomei anti depressivo sem estabilizador, misturou tudo, escutava vozes, t. Obsessivo, ideação suicida e depressiva porém com pensamento acelerado 😢 sofri demais meu Deus...pra ajudar tô com hipotireoidismo
Eu tô tão cansada disso tudo, dessa angorra infinita. Os PSQs principalmente do SUS não dão assistência como deve e só passam e trocam os antidepressivos .As vezes penso que maioria nem tem conhecimento profundo dos de TAB 😢😢😢😢
Nunca tinha conseguido ter um relacionamento que durasse mais de 4... 6 messes até conhecer essa namorada que terminei foram 7 anos os 5 primeiros anos foram uma maravilha não bebia nao fumava era feliz e tudo uma maravilha pois achei uma pessoa que sempre sonhe miais depois da primeira frustração que eu tive porque eu queria resolver tudo para os outros para poder me sentir útil ter algum reconhecimento pois a minha vida até então só havia sido rejeição desde pequeno principalmente pelos meus irmaos homens sou o caçula de 4 irmãos só vim a conversar o necessário com 1 quando eu já tinha 37 anos hoje estou com 53 foi ter uma frustração nesse relacionamento e ir tudo por água abaixo fui beber aí fumei e aí cheirei cocaína nesta recaída depois outra com uns 8 meses e depois outra uns 3 meses já chegando a fumar crack novamente e aí por vergonha e saber que ela não merecia isso e muito menos a vergonha e tristeza que iria sentir aí terminei por vergonha
@@daianemiranda8205 tenho 42 anos, estou em "tratamento" desde os 17. Até hoje não alcancei a chamada estabilidade, nem sei se isso existe. É muita pressão que colocam sobre a gente para ser "normal". Isso é loucura. Se ame, se aceite em cada detalhe e não permita que o outro tire a sua felicidade. Ah, e claro, tome seus remédios e faça terapia. E ainda assim, se o médico ou o terapeuta não estiver funcionando mude sem dó. Sua vida vale muito e vc mesma sabe disso, por isso sofre. Sabe que merece mais. Se vc acha que merece mais é pq realmente merece 😉
Toda vez q querer morrer clame por vida. Ñ fique parada muito tempo ñ. Exercícios físicos, alimentação saudavel, fugir de conflitos. Cura ñ temos mas podemos ter o controle. Deus te abençoe 🙌
@@aldacoelhoramalho5997 depende muito do bipolar. Tem a personalidade da pessoa também. Quando estou em fase de hipomania fico com esta duvida que na verdade provém da instabilidade emocional assim ocorre com relacao a empregos, cidades daí vai
Não mesmo. Sem entrar em muito detalhe, transtorno bipolar é um transtorno de humor. Narcisismo é um transtorno de personalidade. São coisas completamente diferentes.
Eu tenho laudo de bipolaridade tipo 2 e TEA, transtorno do sono e PAC grave. Primeiro descobri o transtorno do sono, através do exame de polissonografia. Fui medicada com Donaren e minha vida melhorou 1000%. A Neuropsicologa me pediu para fazer o exame PAC, devido aos problemas sonoros com extrema irritabilidade, hoje uso um fone anti ruído, salvou minha vida! Fica a dica! Hoje consigo ir em uma churrascaria e não ter gatilhos, o sabor da comida mudou!
Passei na mão de 5 psiquiatras, só no último fui diagnosticada com tireoide de rachimoto, até aí tudo bem.
O mais interessante foi o anterior, au disse para ele que tinha transtorno bipolar, ele me perguntou quem tinha me diadnosticado, eu respondi que eu mesma.
A reação dele foi ilaria, "nunca vi um doido dizer que é doido".
Pois é doutor eu não só doida, só tenho um transtorno que preciso de tratamento.
Eu luto até hoje com esta situação. É uma batalha minha comigo mesmo.
O mais importante é tomar consciência que isto é uma condição que não podemos nos esconder, primeiro aceitar, buscar conhecimento, ajuda profissional e orientar a família que entendam os comportamentos alternados dos dias e vivam normalmente numa convivência pacífica.
Caminho, faço trabalhos manuais, leio muito, assisto vídeos relacionados, cuido da alimentação, etc.
É bom formar grupos, nunca ficar só.
Abaddisonbrasil
Exatamente, o ponto de partida é a aceitação da doença e não desistir até encontrar o profissional que faça o diagnóstico correto e acerte os remédios e dosagens.
Céus! Como tudo isso é complexo.....eu queria q a minha vida fosse mais simples!
Eu tive menos episódios mistos. Tive mais depressão e menos hipomanias, mas meu último episódio foi misto e foi terrível, como o Dr. fala: “o inferno na terra”.
Eu jurava que os episódios mistos eram exceção. Demorei mais de década para ser diagnosticada de forma correta. 😮😮😮
Como era sua vida antes de receber o diagnóstico correto? Tomava algum tipo de medicação para outros transtornos? Hoje em dia, como está sua vida após o diagnóstico correto?
@NATANAELSTUDY para ser bem sincera, a qualidade de vida teve melhora sim. E para ser mais sincera ainda, creio que nenhum dos médicos pelos quais eu passei sabe realmente como tratar TAB de episódios mistos. Em suma, prefiria minha vida antes de qualquer diagnóstico e qualquer medicação ( já usei de um tudo)... Mas é só um ponto de vista. Já não acredito na estabilidade que tanto falam, apenas em encontrar a minha melhor versão dentro da minha convalescença.
Eu demorei maus de 20 anos. O que acho inaceitável, é o fato de ter passado por médicos mais jovens, da minha idade e médicos mais maduros e durante esses 20 anos, nenhum deles me deu um diagnóstico acertado, me tratando como depressiva, usando antidepressivos caros que não valiam por muito tempo e ninguém se tocou de que não era depressão e sim, transtorno bipolar. Pra completar, tenho hipotireoidismo. Hoje uso estabilizador de humor.
@@Tarcib , em verdade eu demorei um pouquinho mais para ser diagnosticada. Tive o primeiro episódio anos 15 anos, hj tenho 42. Aos 40 que tive o diagnóstico correto, mas até hj os médicos tem dificuldade em prescrever a medicação correta. Não tenho problemas de tireóide. Tbm acho inaceitável o despreparo e a falta de humildade dos médico pelos quais passei que vão dos mais caros de onde vivo aos ambulatórios escola das faculdades que são pelo SUS. Em todos eles só encontrei ausência de conhecimento profundo do assunto. Até 2 anos atrás eu nem sabia que existiam episódios misto. Depois que conheci o Dr Renato minha vida mudou para muito melhor. Nada como o conhecimento, principalmente o auto conhecimento.
@@bartiramendonca124 - O meu histórico é de depressão desde a infância, só que nem se falava nada sobre isso. O máximo que se fazia, era, quando a pessoa entrava em surto e ia parar num PA, aplicava-se uma injeção ou comprimido de Valiun ou Diazem (ambos ansiolíticos e não antidepressivos - que são completamente diferentes), mandavam a pessoa pra casa "chapada" e o diagnóstico era de que a pessoa estava com "crise de nervos"...rs. Seria Hilário se não fosse trágico. Hoje, a situação mudou muito pouco, a começar com a falta de acesso ao tratamento com especialistas da área (pelo SUS é praticamente impossível, e, quando consegue é através do CERSAN, que na verdade, coloca todos os pacientes misturados, oferecendo inclusive, situações de risco, em função da gravidade de cada caso), até a má qualidade dos profissionais de hoje, que parecem nem saber o que estão fazendo. Só pra vc ter uma ideia, minha primeira psiquiatra é professora...rs
Eu tenho laudo de bipolaridade tipo 2 e TEA, transtorno do sono e PAC grave. Primeiro descobri o transtorno do sono, através do exame de polissonografia. Fui medicada com Donaren e minha vida melhorou 1000%. A Neuropsicologa me pediu para fazer o exame PAC, devido aos problemas sonoros com extrema irritabilidade, hoje uso um fone anti ruído, salvou minha vida! Fica a dica! Hoje consigo ir em uma churrascaria e não ter gatilhos, o sabor da comida mudou!
Sou bipolar 1 desde muito pequena e ai fui diagnosticada aos 62anos sofri demais até então hoje estou controlada sob meditação e me amando em primeiro lugar ❤❤😂
Qual remédio te estabilizou?
Só me identifiquei depois que você nos passou estas informações nem eu estava me entendendo. 😮
Sou homem e a maioria dos meus episódios são mistos e acontecem com frequência, episódios puros de depressão acontecem com o uso de ansiolíticos e/ou estabilizadores, então cheguei a conclusão que não adianta tratamento com remédios, não funcionam os tratamentos comigo, perdi a esperança de encontrar remédios que prestem, a ciência está muito atrasada ainda nos tratamentos medicamentosos para o TAB.
Eu sou desde muito pequena , mas só agora que estou entenfendo tudo. Fui diagnosticada recentemente 😢 ... mas agora que estou medicada que to sentindo diferença. Preciso mudar meus hábitos de sono e exercícios. Minha alimentação ja é saudavel.
Excelente Dr. Parabéns pelo vídeo e obrigado por compartilhar o seu conhecimento. Deus abençoe sua vida! 🙏
Muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado do vídeo. É uma honra compartilhar meu conhecimento. Que Deus abençoe você também!
Dr. , todos os médicos daqui do Brasil e de fora na maioria recomendam o Lítio , porém em um estudo recente , eles estão recomendando o Depakote adicionado de um anti-psicótico atípico a pacientes pos 60 , devido a algum risco de problema renal ?! e se caso o paciente ficar refratário ?! o senhor pode fazer um vídeo ou dar alguma diga a parente de pacientes idosos , pois há um risco de confusão com quadros de demência senil e fora que lítio previne a degeneração , eu vi isso anos atrás na veja e o senhor no podcast comentou sobre esse efeito benéfico do lítio , o que o senhor recomenda... e como lidar com o tempo ?! afinal as recaídas são longas , como conscientizar os parentes ?!
Eu vivo nisso. Queria poder tirar férias da minha própria mente.
Obrigada pelo video super útil tenho nem palavras pra agradecer
Dr.Renato ,que Deus te abençoe sempre.
Obrigado Cristhyane, que Deus também te abençoe!
Adorei essa tabela
Muito bom, didático, seu quadro organizando os estados mistos, depressão e mania.
Eu fiz mania e episódio misto porque tomei anti depressivo sem estabilizador, misturou tudo, escutava vozes, t. Obsessivo, ideação suicida e depressiva porém com pensamento acelerado 😢 sofri demais meu Deus...pra ajudar tô com hipotireoidismo
É muito triste ver essas coisas ,,acompanho uma família que cuida de um filho que tem esse problema,,,é muito triste ver ele se mutilar
Descreveu minha semana passada.
Tomo paroxetina e quetiapina para depressão e bipolaridade.
Eu tbm...
Quando a pessoa está em depressão agitada, o que precisa corrigir, o antidepressivo ou o estabilizador?
Dr. Entrada na menopausa também piora esses estados?
Piora sim, tem vídeo sobre isso. Assim como TPM e pós parto também
Vlw pelas dicas
Olá, Gabriel! Estou contente em ter sido útil, obrigado por acompanhar por aqui!
Mas eu não consigo parar com o Rivotril estou na menopausa 😢
Eu tenho muito episódios misto
Desejo e farei uma pergunta.
Dr minha vida está uma montanha russa.
Eu tô tão cansada disso tudo, dessa angorra infinita. Os PSQs principalmente do SUS não dão assistência como deve e só passam e trocam os antidepressivos .As vezes penso que maioria nem tem conhecimento profundo dos de TAB 😢😢😢😢
*GANGORRA
Fui diagnosticada com bipolaridade .
Nunca tinha conseguido ter um relacionamento que durasse mais de 4... 6 messes até conhecer essa namorada que terminei foram 7 anos os 5 primeiros anos foram uma maravilha não bebia nao fumava era feliz e tudo uma maravilha pois achei uma pessoa que sempre sonhe miais depois da primeira frustração que eu tive porque eu queria resolver tudo para os outros para poder me sentir útil ter algum reconhecimento pois a minha vida até então só havia sido rejeição desde pequeno principalmente pelos meus irmaos homens sou o caçula de 4 irmãos só vim a conversar o necessário com 1 quando eu já tinha 37 anos hoje estou com 53 foi ter uma frustração nesse relacionamento e ir tudo por água abaixo fui beber aí fumei e aí cheirei cocaína nesta recaída depois outra com uns 8 meses e depois outra uns 3 meses já chegando a fumar crack novamente e aí por vergonha e saber que ela não merecia isso e muito menos a vergonha e tristeza que iria sentir aí terminei por vergonha
O q acontece se o bipolar é agressivo? Agride as pessoas ? O q eh isso?
É raríssimo!
🙏🙏🙏🙏
Pra mim os mistos são regra sim, e são extremamente torturantes😢
Eu estou tão cansada... muita vontade de morrer.
Litio ajuda bastante nessa situação. Procure seu médico e não desista. Demorou 1 ano pra acertar minha medicação. Em busca da estabilidade.
@@daianemiranda8205 tenho 42 anos, estou em "tratamento" desde os 17. Até hoje não alcancei a chamada estabilidade, nem sei se isso existe. É muita pressão que colocam sobre a gente para ser "normal". Isso é loucura. Se ame, se aceite em cada detalhe e não permita que o outro tire a sua felicidade. Ah, e claro, tome seus remédios e faça terapia. E ainda assim, se o médico ou o terapeuta não estiver funcionando mude sem dó. Sua vida vale muito e vc mesma sabe disso, por isso sofre. Sabe que merece mais. Se vc acha que merece mais é pq realmente merece 😉
Comece a fazer pequenas tarefas aos poucos.Atividade fisica ajuda muito
Toda vez q querer morrer clame por vida. Ñ fique parada muito tempo ñ. Exercícios físicos, alimentação saudavel, fugir de conflitos. Cura ñ temos mas podemos ter o controle. Deus te abençoe 🙌
Cetamina pode ajudar!
Fico mais acelerada que foguete
Não aguento mais esse inferno..
Pra mim é o pior estado, pensamentos negativos e acelerados ao mesmo tempo. Da vontade de morr3r
Gente é normal vcs bipolares namorarem alguém e depois ficar em dúvida se gosta ?
Sim .E até largar em pouco tempo
Sério gente ?
Eu nunca namorei mas nunca tive duvida de quem gostava.
@@aldacoelhoramalho5997 depende muito do bipolar. Tem a personalidade da pessoa também. Quando estou em fase de hipomania fico com esta duvida que na verdade provém da instabilidade emocional assim ocorre com relacao a empregos, cidades daí vai
@farleystrauss a sim. Entendi!
@@gillyannetinoco9980 isso quer dizer que sou uma bipolar "normal"...kkkkk
Bipolar são hj as pessoas chamadas de narcisistas?
Não
@Casa122DaEsther obrigado por responder.
Não mesmo. Sem entrar em muito detalhe, transtorno bipolar é um transtorno de humor. Narcisismo é um transtorno de personalidade. São coisas completamente diferentes.
Eu tenho laudo de bipolaridade tipo 2 e TEA, transtorno do sono e PAC grave. Primeiro descobri o transtorno do sono, através do exame de polissonografia. Fui medicada com Donaren e minha vida melhorou 1000%. A Neuropsicologa me pediu para fazer o exame PAC, devido aos problemas sonoros com extrema irritabilidade, hoje uso um fone anti ruído, salvou minha vida! Fica a dica! Hoje consigo ir em uma churrascaria e não ter gatilhos, o sabor da comida mudou!