Por que Deus permitiu a escravidão? // John Piper Responde

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 окт 2024

Комментарии • 155

  • @cheypop
    @cheypop Год назад +9

    isso não faz o minimo de sentido, como um deus de amor q diz q uma alma vale mais q o mundo inteiro não se inporta com bilhares de escravos semdo mortos e usado como moeda de troca, realmente um grande amor

    • @alanhouse8392
      @alanhouse8392 Год назад

      Essa frase se refere a alma de Jesus que foi usada pra salvar *o mundo inteiro* (Ela tá errada mas eu entendi oq tú quis dizer).
      Deus é amor porque um povo que é condenado pela lei dele a ir pro inferno por pecados hediondos e terríveis ainda podem ter uma nova chance de uma vida eterna no céu, o perdão pode ser alcançado e dado de graça por Deus, as pessoas possuem seus livres arbítrios e usam como bem entendem, no fim, todos prestam contas de seus pecados, ninguém fica livre do que faz.

    • @cheypop
      @cheypop Год назад +5

      @@alanhouse8392 e pq nunca proibiu a posse de outras pessoas?🤷

    • @devcaiovieira
      @devcaiovieira 4 месяца назад

      A bíblia diz na verdade que vc não vale nada, nunca valeu. Vc n merece nada do que Deus fez ou faz por você. Tudo nos foi dado por amor e por graça. Se Deus decidir agora te matar ele tem a razão, se ele decide entregar um povo a outro e os condena a morte, ele tem a razão. Na nossa sociedade o julgamento é feito como? Primeiro as provas são apresentadas de maneira ampla e com base nisso um juiz imparcial toma as decisões com base no seu cargo, se vc for um faxineiro em um tribunal vc irá questionar a autoridade daquele que tomou a decisão? E mesmo Deus sabendo que somos podres e nada merecemos, o Deus eterno e todo poderoso se fez um mero pedaço de carne e morreu naquela cruz, se fez maldito pra que pessoas como eu e vc pudessem estar aqui hj. O único que pode ser servido para todo sempre, o único cuja toda honra e toda glória devem ser destinadas veio na terra e serviu as pessoas. Você tem noção de como ele te ama? Vc ainda tem coragem de dizer que Deus foi injusto? Um Deus que poderia fazer isso poderia por algum acaso ser mal ou tomar decisões ruins? Por algum acaso o Deus onisciente perderia no argumento pra vc? Se Deus é onisciente e retentor de toda justiça, poder e amor incondicional, permitiu que essas coisas acontecessem quem é você ou eu pra julgar o todo poderoso? Esses escravos não mereciam nada, assim como seus donos, Deus permitiu que essas coisas acontecessem por seus motivos além dos motivos de evitar a pobreza no meio do povo de Israel. Para julgar se um juiz foi injusto ou não, basta conhecer a ele verdadeiramente que você encontrará a resposta que procura. Deus não é ilógico e não negocia com o próprio caráter. Que o seu coração e mente estejam abertos a ouvir do senhor e ele te libertará pela sua infinita graça e misericórdia

  • @Lei_Cobra
    @Lei_Cobra Год назад +8

    Nunca que eu seguiria ou adoraria um ser como esses, meu povo sofreu por séculos. Sou ateu desde que tive consciência dos meus atos, mas essa mancha na história só me deixa mais convicto.

    • @andrebarros281
      @andrebarros281 10 месяцев назад +1

      Tu é ateu mesmo? Tu já ouviu outros Deuses ou outras divindades para tu se alto declarar ateu?

    • @matheusfelix5559
      @matheusfelix5559 7 месяцев назад +6

      Teu erro tá em achar que os escravos são vítimas santinhas. Sofrer mais não torna ninguém menos digno do inferno, a bíblia fala que TODOS pecaram, e destituídos estão da glória de Deus. Quem vc acha que é pra julgar Deus? Você nem o conhece, não entende os desígnios dele. O sofrimento sempre existiu, seja escravidão, seja fome, seja guerras, e tudo isso é consequência do pecado, o mundo é um mundo caído, e a consequência é o sofrimento. Deus não prometeu livrar a humanidade da consequência do seu pecado aqui, ele prometeu livrar a humanidade da perdição pra todo aquele que crê em Cristo. Até os cristãos mais piedosos também sofrem neste mundo, o sol nasce sobre justos e injustos.

    • @F00000x
      @F00000x Месяц назад

      ​@@matheusfelix5559
      Esse Deus em momento algum foi contra a escravidão. Ele deu leis até sobre quais animais comer e tudo mais, mas nunca foi contra a escravidão, porquê?

  • @sebastiaohenriqueissa223
    @sebastiaohenriqueissa223 Год назад +14

    Não justifica o injustificável!!!

    • @alanhouse8392
      @alanhouse8392 Год назад +1

      Nada foi justificado, apenas contextualizado

  • @sousamarcenaria1099
    @sousamarcenaria1099 Год назад +5

    Pera aí, a bíblia é ou não é a palavra de Deus?
    Se é a palavra de Deus , então a palavra de Deus perde a validade

  • @vanderleidealmeida2681
    @vanderleidealmeida2681 Год назад +11

    Permitiu por q gostava d ver sofrimento só pode

  • @leticiathay8449
    @leticiathay8449 Год назад +9

    Não deu pra entender nada!

  • @DiogoMatheus-pj8bx
    @DiogoMatheus-pj8bx 7 месяцев назад +2

    Incrível como esse argumento de "não pode ser anacrônico" com a bíblia vocês só usam quando é algo injustificável (escravidão) né?

    • @ShadowNight4444
      @ShadowNight4444 3 месяца назад

      Mas a escravidão de antigamente realmente era algo culturalmente BEM diferente do que conheçamos hoje como escravidão!
      Inclusive até a escravidão do Século XVIII também não surgiu por causa do racismo, você sabia disso? As pessoas não eram escravizadas por questões raciais: ""por serem inferiores""", eram escravizadas por motivos econômicos! O racismo foi surgindo com o tempo... Mas ainda sim continua sendo ruim né? Tanto antes do racismo e até pior depois!
      Mas a escravidão citada na bíblia é diferente até mesmo desses dois tipos mais recentes aí... Por isso o lance do anacronismo! A escravidão era socialmente aceita até pelos próprios escravos da época! Tente fazer uma pesquisa ou estudar um pouquinho mais sobre...
      O problema não está em Deus!
      Está nos homens....

    • @diogosordi194
      @diogosordi194 Месяц назад +1

      É justo dizer que um escravo romano do século II, sofreu de igual maneira que um escravo africano do século XVII? Não é justificar o injustificável, é usar o mesmo rigor do período histórico em que estão inseridos, em ambos os casos eles sofreram, mas o romano podia comprar sua alforria e tornar-se um cidadão livre, já no segundo caso isso era impossível, ou seja, infelizmente o segundo sofreu terrivelmente mais.
      Na verdade eu acho que os céticos usam o rigor histórico quando convém não é? Por que no momento de questionar a veracidade dos acontecimentos bíblicos aplica-se um rigor absurdo, mas quando esse mesmo rigor histórico esclarece algo na Bíblia isso é descredibilizado

  • @alexsefag
    @alexsefag 2 года назад +5

    Muito esclarecedor. Glória a Deus pela vida do Pastor John Piper.

    • @paulohenriquedasilva9948
      @paulohenriquedasilva9948 Год назад +2

      Glória a Deus é só o que vcs sabem falar, Glória vaidade égo egocentrismo ostentação que nojo! Deus não quer compreensão Deus não quer entendimento Deus não quer esclarecimento nem clareza mental o que ele quer é Glória isso é patético!

  •  Год назад +2

    Deus nunca permitiu escravidão, ele é Seus de liberdade! Quem fez a escravidão foi o homem!!

    • @rendelpinheiro7899
      @rendelpinheiro7899 5 месяцев назад

      No antigo testamento Deus fala deliberadamente sobre a relação do homem com os seus escravos, por séculos antes de Jesus, Deus era complacente

  • @skarj6803
    @skarj6803 Год назад +1

    obrigada. Deus seja louvado 🙏🙏🙏❤️❤️❤️

    • @brasilnews5984
      @brasilnews5984 6 месяцев назад

      que a paz de einstein esteja convosco

  • @patriciamontelatto3435
    @patriciamontelatto3435 Год назад +19

    Olá, vou explicar a respeito da escravidão desta época fora da observação da Bíblia, mas baseado em História (na qual sou graduada)
    Na Idade Media, era comum a prática da escravidão e a mesma existia em todas as civilizações daquela época e a Bíblia narra estes acontecimentos.
    A escravidão da época era de "escravos de guerra" e não uma escravidão "Mercantil ou Mercantilista" como a que temos um conhecimento mais recente (com navios negreiros...)
    O problema das pessoas é serem anacronistas e ler a Bíblia com a visão de hoje.
    Naquela época o mundo agia assim e era costume entre os povos. Era cultural entregar-se para pagar uma dívida. E está era uma decisão da PRÓPRIA pessoa.
    Mas, após um determinado período de tempo a pessoa podia ir embora, pois teria quitado a dívida, além disso se o escravo optasse por permanecer como escravo (e isto acontecia muito devido a situação econômica, de miséria da época), assim o escravo e o seu responsável deveriam comparecer perante o juíz para formalizarem a situação e o escravo poderia até casar com a filha(o) dos seus responsáveis e seriam considerados como membros da família.
    Lembre-se: Estamos falando de uma época que não existiam financeiras, bancos e leis trabalhistas.
    A passagem do Êxodo nos mostra a formação de um novo estado "Israel".
    Naquela época as sociedades tinham como Lei o cód. de Hamurabi.
    Porém, conforme nações foram formando-se outras leis foram sendo adotadas até desaparecer alguns costumes da sociedade.
    Mesmo com a formação de novos povos alguns vestígios do Cód. de Hamurabi foram mantidos até serem erradicados aos poucos. E o mesmo aconteceu com Israel.
    Pois, mudanças principalmente de Leis não aconteciam de forma integral. A herança cultural de uma civilização para outra não acontece de forma integral, existem mútuas influências.
    Para entender determinados textos, contextos e culturas é preciso não ser preconceituoso, ou seja, estude de forma imparcial, sempre observando a etimologia, contexto social, político e religioso da época, e não cometer anacronismos e anacronismo cultural.
    Obs: Tudo que lhe expliquei provém de pesquisas científicas e fundamentos históricos (pois a História também é uma ciência)
    E frisei algumas passagens da Bíblia, pois os historiadores também observam a Bíblia, pois ela nos traz muitos relatos da cultura daquela época e inclusive a própria faculdade (curso de graduação em História), os professores usam muito a Bíblia como referência.
    Espero ter ajudado!

    • @n3tt012
      @n3tt012 Год назад +1

      Obrigado pela explicação 😊
      Teria como deixar de uma forma mais resumida e de fácil entendimento? Pfvr...

    • @dezeoito
      @dezeoito Год назад +6

      N importa, n é essa a questão, a questão é Deus permitir atos perversos. Deus n é um ser humano limitado e burro q evolui com o tempo, Deus é transcendente. Qualquer prática de escravidão seria um absurdo para Deus, ele deveria ensinar ao povo ignorante q n podia escravizar, já q o próprio Deus interviu várias vezes para trazer ensinamento ao seu povo. Isso baseado na bíblia, no Deus bom e justo bíblico q n existe. Esse Deus q se preocupou com a sexualidade de Sodoma e Gomorra, mas q n se importou com a escravidão, nazismo...

    • @n3tt012
      @n3tt012 Год назад

      @@dezeoito ou, Deus se revela a cada povo de acordo com a sua cultura.
      E os israelitas não podiam trabalhar para si mesmo naqueles dias importantes (que eu me esqueci o nome agr).
      E a escravidão não era como conhecemos hoje, pesquise sobre isso e veja vc mesmo.
      Nazismo? Por acaso foi Deus quem o causou?? Somos livres querido.

    • @patriciamontelatto3435
      @patriciamontelatto3435 Год назад +6

      @@dezeoito Ou seja, você não entendeu nada do que eu disse e nem pesquisou sobre rsrsrs
      Argumentos como o que você apresentou, nós historiadores chamamos de anacronista e visão enviezada, ou seja, é limitado ao ego, sem imparcialidade, é também ultrapassado dentro da ciência da história.
      Explico: A escravidão da época (era cultural, a explicação está bem clara no resumo acima), além disso a Bíblia e TODAS as sociedades daquela época faziam a extensão do Cod. de Hamurabi (era comum para a época o uso desta lei).
      Uma explicação bem simples era o fato dos "escravos de guerra" eram utilizados para formar as forças policiais da cidade de Atenas.
      Agora pense: Se o escravo poderia exercer a função de um guarda/soldado, logo ele tinha armas, se ele fosse tratado como os escravos da época mercantilista o que eles teriam feito? Óbvio que ninguém dá armamento aos seus inimigos, certo? E mais óbvio ainda é que ninguém confia sua vida e de sua família a um potencial inimigo, certo?
      Já outros "escravos de guerra" exerciam suas funções em atividades artesanais e, por conta de suas habilidades técnicas, tinham uma posição social de destaque, e alguns poderiam ter também uma fonte de renda própria.
      É óbvio dentro da Bíblia e da cultura e crença da época que Deus permitiu a extensão do Cod. de Hamurabi, pois a mudanças culturais e da lei não acontece de forma integral e também se o povo do Êxodo (Israel), não aderissem desta forma, seriam eles quem voltariam a ser escravos, já que osmesmos viviam envolvidos em conflitos de conquistas de espaço por terras que passavam. Agiram como tinham que agir, pois era o que a época exigia.
      Para entender contextos é preciso separar os dias de hoje dos dias de ontem, afinal estamos falando de um contexto social, político e cultural de mais de 3 mil anos atrás.

    • @NOPErssonality
      @NOPErssonality Год назад +1

      ​@@patriciamontelatto3435 mas como ele disse Deus não pode mudar ele diz o que podemos ou não fazer na bíblia inteira tipo não trabalhar no sábado, não se divorciar, não fornicar fora do casamento etc. Enfim Deus não deveria regularizar uma prática na qual você trata um ser humano como objeto, ele como um ser que sabe de todas as coisas deveria ter dado um jeito de acabar com a escravidão, ele foi capaz de afogar o mundo e de abrir o mar vermelho.

  • @aldosoares6999
    @aldosoares6999 11 месяцев назад

    Isso é o esperado jogo de palavras criando um contorcionismo hermenêutico para lançar um véu sobre a nudez exposta e injustificável das falhas de Deus. Na verdade, esse tipo de pergunta saia justa sempre é respondida como nos debates políticos em que é perguntado sobre objetivamente sobre um assunto e a resposta é uma enrolação sem fim, com pouco ou nada a ver com o que foi perguntado, pretendendo apenas esvasiar a pergunta. É sempre assim quando o tema é mostrar as crueldades de Deus que a própria Bíblia relata. Sempre tentam criar uma maneira de justificar o que para aqueles com o mínimo de raciocínio é logo perceptível. Já vi pregações dizendo que o arrependimento de Deus após o Dilúvio na verdade não era arrependimento. E que o vinho que embebedou Nóé era apenas suco de uva. Uma das desculpas preferidas é mencionar que na antiguidade a escravidão era permitida. Ora, mas Deus é extemporâneo, tanto que usam Seus mandamentos até hoje. Também é tido como onisciente, então ele sabia que os conceitos sobre escravidão seriam mudados.
    A resposta mais honesta seria que a Bíblia foi escrita por pessoas comuns, que usavam os conceitos, costumes e leis vigentes em sua época, mas isso seria admitir que não foi por inspiração divina, portanto sujeita às falhas que observamos de Genesis à Apocalipse.
    Felizmente, para os líderes religiosos, eles sabem que sempre podem contar com as pessoas com 2 neurônios que só sabem dizer Amém!

    • @eternalspring8469
      @eternalspring8469 4 месяца назад

      Quando li no texto falhas de Deus parei,porque a única falha dele foi ter criado o homem ,por isso ele em certo momento se arrependeu,mas pela misericórdia nos deu uma chance de morar com ele ,quem não quiser pode ficar aqui ..😂

  • @rockrinaldo
    @rockrinaldo 11 месяцев назад

    Glória

  • @ritasouza4096
    @ritasouza4096 Год назад +4

    Eu sei a verdadeira resposta, mas será um choque para sociedade, poucos sabem.
    E os que sabem assim como eu, acham melhor deixar a verdade ser revelada em seu tempo. Mas tudo começou no Jardim do Éden...

    • @n3tt012
      @n3tt012 Год назад +2

      Então conte, por favor...

    • @dezeoito
      @dezeoito Год назад

      O Deus bíblico n existe

    • @n3tt012
      @n3tt012 Год назад

      @@dezeoito prove.

    • @joberto90005
      @joberto90005 Год назад

      Tudo começou no Jardim do Éden onde Deus plantou uma árvore predestinou que Satanás fizesse Adão e Eva pecasem Deus é bom e mau

    • @rhope2268
      @rhope2268 Год назад

      Por isso as pessoas continuam acreditando em mentira, não se esconde a verdade

  • @elcioel.
    @elcioel. 2 года назад +5

    Amém. Toda honra ao Soberano e Senhor da história.

  • @renatogripp6400
    @renatogripp6400 Год назад +1

    Pastores tentando justificar a escravidão e isentando o deus bíblico escravocrata, isso não rola nesse século

    • @alanhouse8392
      @alanhouse8392 Год назад

      Realmente, a escravidão deixou de ser algo defendido e permitido no momento que Jesus chegou, nunca foi algo justificável ou bom, foi uma ferramenta de castigo pra povos inimigos a Israel.

  • @aleciogt1
    @aleciogt1 Год назад +1

    *Torah é ETERNA!!*
    Então como perdeu a validade??

    • @alanhouse8392
      @alanhouse8392 Год назад +1

      Não perdeu, mas Jesus mudou as leis e começou novas coisas, antigamente era permitido ter várias esposas, hoje só se pode ter uma, os tempos mudaram e a "lei" tmb. ( Não confunda Lei com palavra de Deus.)

    • @aleciogt1
      @aleciogt1 Год назад

      @@alanhouse8392 Jesus Nunca existiu.

    • @rendelpinheiro7899
      @rendelpinheiro7899 5 месяцев назад

      ​@@aleciogt1 Jesus como pessoa real existiu, existem registros datados daquela época de diferentes povos e culturas relatando a passagem dele, grego, etíope, além da própria região onde outras religiões eram habituais, você pode não acreditar que Jesus pra você não é o salvador, mas não pode negar a historicidade que comprova a sua existência.

    • @aleciogt1
      @aleciogt1 5 месяцев назад

      @@rendelpinheiro7899Me dá só uma prova de jesus ou cristianismo antes de 70 ?? 🤷🏽‍♂️🙄🤦🏽‍♂️

  • @elderfaccio9206
    @elderfaccio9206 2 года назад +1

    EXCELENTE A EXPLANAÇÃO DO ASSUNTO

  • @haruferreiradasilva6668
    @haruferreiradasilva6668 2 года назад +17

    🙄 6 minutos e nenhum resposta

    • @aliceangelicakraemer4708
      @aliceangelicakraemer4708 2 года назад

      Vdd. Eu também esperava uma resposta plausível. Não sei como responderei a uma réplica

    • @Aquele_Kara
      @Aquele_Kara Год назад +6

      Não faz sentido um deus justo ver a escravidão e simplesmente deixar acontecer

    • @dezeoito
      @dezeoito Год назад +3

      @@Aquele_Karasó sei q Deus se preocupa mais com a chibatada q rolava em Sodoma e Gomorra, do q as chibatas na escravidão

    • @Joãozinho-09-mc
      @Joãozinho-09-mc Год назад

      escravidão Negra poderia ter terminado se os negros fizessem a revolução matando todos os brancos como na revoltada do Haiti

    • @alanhouse8392
      @alanhouse8392 Год назад

      @@Aquele_Kara O Conceito de justiça é muito deturpado pra simplesmente "acho que isso é bom, deve ser assim", todas as pessoas tem o livre arbítrio, a escravidão, como foi dito no vídeo, foi usado como castigo pros povos daquela época, graças a dureza de coração e crueldade das guerras e violência, então no futuro, isso acabou, pq não havia mais necessidade de ninguém ser punido por afrontar o povo que Deus escolheu, voltando a "Justiça", pessoas são livres para fazerem suas escolhas e cometerem seus pecados por mais hediondos que sejam, porque no fim terão que prestar contas do que fizeram, pois as vezes a gente esquece que o nosso tempo e vidas nesse mundo tem uma relevância minúscula em comparação a *eternidade* que se aproxima.
      Espero ter dado uma explicação plausível.

  • @joaomazzucatto7580
    @joaomazzucatto7580 2 года назад +2

    Penso que o fim da escravidão está mais associado com questões materiais (econômicas) e humanistas (vertente do liberalismo) do que a leituras bíblicas. Quem sabe tiveram influência, mas o fenômeno é mais complexo do que uma abordagem única pela religião.

  • @MundoIncrivel21
    @MundoIncrivel21 Год назад +2

    N respondeu nada. Tantas barbáries Deus permitiu de acordo com a Bíblia, até nos dias de hj isso existe nas arábias da vida .

    • @alanhouse8392
      @alanhouse8392 Год назад

      Deus não é alguém que move marionetes, todos tem seu livre arbítrio e são condenados a prestar contas das atrocidades que cometeram, até mesmo quem se diz cristão ou crente paga pelo que fez de errado, agora, que Deus permite é um fato, pois tanto eu como você somos livres pra cometer quantos erros quisermos enquanto estivermos vivos, mas no fim da vida.........temos que prestar contas.

  • @vitoremanuelbr4062
    @vitoremanuelbr4062 9 месяцев назад

    Esperava algo mais esclarecedor. 😐

  • @clauberlimalima7955
    @clauberlimalima7955 2 года назад +6

    Essa explicação não consegue explicar de forma TAXATIVA a escravidão praticada no antigo testamento; só vi enrolação. Até porque a pergunta de alguém que lê o antigo testamento (puramente escravista) e o novo (que vem abolir a escravidão) é: "se Deus é bom e muito sábio, então, já que ensinou várias coisas no antigo testamento, por que não ensinou logo, naquele tempo, que escravizar (seja por motivo racial ou pátrio) um outro ser humano é um grande pecado?". Essa é apena uma indagação e não adiante tentar explicar com o novo testamento, porque isso só piora a situação do Deus hebreu pela demora em ensinar algo tão terrível. Quem lê as outras instruções que esse Deus deu à Moisés, percebe que esse Deus, pelos pressupostos, é xenofóbico, cruel, escravista e etc... Não adianta tentar me responder dizendo para eu ler a Bíblia, pois eu já a estudo a mais de 18 anos (hoje, estou com 30) e quem lê do início ao fim, vai perceber isso que estou falando (detalhe: já estou na oitava leitura)... O único ser que fala contra tudo que é ruim é jesus (contra esse não tenho argumentos, mas tenho contra seus apóstolos e outros que se utilizaram da figura de cristo para alcançar poder).
    Obs: alguns irão dizer que outras traduções trazem a palavra "servo" ao invés de "escravo", mas eu te provo na bíblia que o sentido desses dois termos se repetem no mesmo sentido de que ser escravo era algo ruim quando o tal Deus hebreu diz que os hebreus seriam escravizados no Egito (esse termo aparece em outras traduções, até porque os hebreus foram escravos no Egito e não servos, servos eram outras pessoas de lá, inclusive, quem estuda história sabe muito bem da pirâmide hierárquica social que sempre existiu no Egito... E detalhe: a mesma bíblia diz que "os hebreus gemiam sob a servidão, em outra tradução diz que gemiam sob a escravidão).

    • @patriciamontelatto3435
      @patriciamontelatto3435 Год назад

      Ok - Então vou lhe explicar a respeito da escravidão fora da observação da Bíblia, mas baseado em História (na qual sou graduada)
      Na Idade Media, era comum a prática da escravidão e a mesma existia em todas as civilizações daquela época e a Bíblia narra estes acontecimentos.
      A escravidão da época era de "escravos de guerra" e não uma escravidão "Mercantil ou Mercantilista" como a que temos um conhecimento mais recente (com navios negreiros...)
      O problema das pessoas é serem anacronistas e ler a Bíblia com a visão de hoje.
      Naquela época o mundo agia assim e era costume entre os povos. Era cultural entregar-se para pagar uma dívida. E está era uma decisão da PRÓPRIA pessoa.
      Mas, após um determinado período de tempo a pessoa podia ir embora, pois teria quitado a dívida, além disso se o escravo optasse por permanecer como escravo (e isto acontecia muito devido a situação econômica, de miséria da época), assim o escravo e o seu responsável deveriam comparecer perante o juíz para formalizarem a situação e o escravo poderia até casar com a filha(o) dos seus responsáveis e seriam considerados como membros da família.
      Lembre-se: Estamos falando de uma época que não existiam financeiras, bancos e leis trabalhistas.
      A passagem do Êxodo nos mostra a formação de um novo estado "Israel".
      Naquela época as sociedades tinham como Lei o cód. de Hamurabi.
      Porém, conforme nações foram formando-se outras leis foram sendo adotadas até desaparecer alguns costumes da sociedade.
      Mesmo com a formação de novos povos alguns vestígios do Cód. de Hamurabi foram mantidos até serem erradicados aos poucos. E o mesmo aconteceu com Israel.
      Pois, mudanças principalmente de Leis não aconteciam de forma integral. A herança cultural de uma civilização para outra não acontece de forma integral, existem mútuas influências.
      Para entender determinados textos, contextos e culturas é preciso não ser preconceituoso, ou seja, estude de forma imparcial, sempre observando a etimologia, contexto social, político e religioso da época, e não cometer anacronismos e anacronismo cultural.
      Obs: Tudo que lhe expliquei provém de pesquisas científicas e fundamentos históricos (pois a História também é uma ciência)
      E frisei algumas passagens da Bíblia, pois os historiadores também observam a Bíblia, pois ela nos traz muitos relatos da cultura daquela época e inclusive a própria faculdade (curso de graduação em História), os professores usam muito a Bíblia como referência.
      Espero ter ajudado!

    • @dezeoito
      @dezeoito Год назад

      Segundo a bíblia, se vc se interessar por uma garota, basta vc estuprar ela e evitar q ela faça muito barulho, ai é só vc dar uns trocos pro pai dela, e ela terá q se casar com vc

  • @d.aldebaran3854
    @d.aldebaran3854 2 месяца назад

    Resumindo, john piper é um mercador da fé, como diz o sábio kukabeludo, "quando o primeiro homem esperto encontrou o primeiro homem otario,nasceu a primeira religião"!!!!

  • @michelfranklinsouzadasilva1627
    @michelfranklinsouzadasilva1627 4 месяца назад

    Deus precisa do dizimo dos traficantes de escravos , de armas e de drogas de todas as épocas . Deus seja louvado como está nas nossas cédulas de real ou In God we trust lá nas verdinhas

  • @rosapereira6749
    @rosapereira6749 8 месяцев назад

    Acredito que a escravidao tem haver com a maldade do ser humano mesmo mesma forma um pedófilo estrupa uma crianca pq Deus permite acredito que nao tem nada ha ver com a permissao De Deus o estrupador usa o seu livre arbrito pra usar a maldade como Deus nao interfere no livre arbrito de ninguém ele só faz as pessoas pagar pelas suas escolhas

  • @renatogripp6400
    @renatogripp6400 Год назад

    Ou seja o paxtô não admite que o deus bíblico dele é sim escravocrata, sempre defendendo o indefensável...

    • @alanhouse8392
      @alanhouse8392 Год назад

      Escravidão foi ferramenta de castigo pros povos que foram inimigos de Israel, mas Jesus chegou, e a escravidão foi abolida porque outros povos agora teriam chance, não ofenda os Deuses dos outros por favor.

  • @paulomedeiros9029
    @paulomedeiros9029 2 года назад

    Amém!

  • @l.g.a3072
    @l.g.a3072 Год назад +2

    Que parte de :"- NÃO VIM ABOLIR A LEI" esse pessoal não entendeu?

    • @cheypop
      @cheypop Год назад +1

      defendendo escravidão para bems

    • @l.g.a3072
      @l.g.a3072 Год назад +1

      @@cheypop , Tu nem consegue escrever 'parabéns' e vem falar sobre Jesus? 🙄
      Vá aprender o básico do Português, depois volte aqui e reclame dEle, melhor.

    • @cheypop
      @cheypop Год назад +1

      @@l.g.a3072 nunca viu o meme "para bens" não? se informe no mundo dos memes👍

    • @l.g.a3072
      @l.g.a3072 Год назад +1

      @@cheypop , não vou me informar no 'mundo dos memes' porque não sou criança para gostar de memes.
      Já que tu é criança, deixe para pensar em Jesus quando for adulto. Não é hora para isso ainda, para ti.
      Bye.

    • @cheypop
      @cheypop Год назад

      @@l.g.a3072 sou adulto mano, vim nesse vídeo pq tô pesquisando o assunto e vi um cara defendendo a escravidão, o amor Cristão é uma maravilha (⁠ ⁠˘⁠ ⁠³⁠˘⁠)⁠♥

  • @franciscogoncalves6066
    @franciscogoncalves6066 2 месяца назад

    A Bíblia Sagrada já está com o seu prazo de validade vencido há mais de dois mil anos, mas esqueceram de avisar isso aos bibliólatras.

  • @genivaldomartins5655
    @genivaldomartins5655 2 года назад +1

    Jesus é lindo

  • @rafaelfernandes1890
    @rafaelfernandes1890 Год назад +3

    Permitiu? Ele colocou até regras a favor da escravidão. Deixa de passar pano!

  • @iohannesmark8508
    @iohannesmark8508 Месяц назад

    Esse John Piper ama passar pano para esse assunto, tanto é que na sua igreja muitos já estão notando e saindo.
    Uma vergonha a sua atitude perante este assunto.

  • @ynnn7256
    @ynnn7256 4 месяца назад

    Falou absolutamente NADA

  • @renanmarciano5409
    @renanmarciano5409 8 месяцев назад

    Deus do ódio

  • @antonioedmaredmar4104
    @antonioedmaredmar4104 7 месяцев назад

    Quanta ignorância!!