Pessoal gosta de falar do Jonathan Edwards sobre ele ser maleável a respeito da escravidão, mas se esquecem que justamente o filho dele foi um dos que lutaram bravamente para o fim da escravidão baseado nos ensinamentos do pai. Além disso, mesmo em período escravagista nos EUA, Edwards exortava os membros da igreja para que amassem e respeitassem os escravos como a si mesmos e irmãos em Cristo.
Irmão, realmente não dá pra dizer que o Edwards era contra a escravidão. Mas também não podemos fazer anacronismo. Na época de Edwards a escravidão dos negros era um paradigma. A escravidão é opressora e certamente é pecado mesmo num nível de tratamento mais humanizado que os proprietários de escravos cristão tinham. Acredito que que os contemporâneos de Edwards estavam errados em apoiar a escravidão mas era uma relação de trabalho comum na época. Inclusive a má teologia usa Cam na passagem da maldição de Noé para associar isso aos africanos e a escravidão, que foi algo muito difundido nos EUA nessa época. Mas tudo isso não anula a boa produção teológica de Jonathan Edwards
@@PauloDavidViana Basta dizer que Edwards foi um terrível pecador. Tentar justificá-lo pelos costumes de seu tempo, dizendo que não se pode fazer anacronismo é relativizar o pecado. Se o pecado dele é justificado pelos paradigmas de sua época, logo todos os pecados de todos os homens e de todas as épocas também o são. É melhor parar de idolatrar homens e reconhecer honestamente que todos, desde Abraão, todos os profetas, Edwards e inúmeros outros pecaram terrivelmente. Outra coisa importante: todo todo teólogo e toda teologia é contaminada por sua época e lugar. Portanto, a obra de Edwards precisa sim ser revisitada e filtrada. Até o Antigo Testamento precisa ser filtrado por Cristo, quanto mais obras teológicas.
@@ajenergiasolar5970 Amém irmão. Todos pecaram inclusive ele. Não vejo idolatria na minha fala. Tampouco disse q a obra dele é perfeita. Vamos ter um pouco mais de critério ao comentar entre os irmãos em Cristo...
Ainda não vi o vídeo, mas quero deixar um testemunho sobre algo que me aconteceu esse ano. Terminei de ler a Bíblia toda pela 1ª vez em 24 de janeiro. E levando em conta algumas partes das cartas de Paulo, questionei muito a Deus sobre escrvidão, e principalmente o racismo, já que sou a Ana Clara, que na verdade é escura, (piadinha q já escutei de prof e parentes. mas nunca em tom de racismo, já que foi brincando e eu nunca me doei.). Gente, de todo coração, na semana que eu me pegava questionando a Deus sobre isso, eu tive um sonho. Nele tinha uma senhorinha branca, e o seu neto (de uns 18 anos. ele não era adolescente, mas tbm não era adulto, por isso, chuto essa idade). Ela tava em uma cadeira de balanço, e o neto dela ficava fazendo graça e brincando com ela. Aí quando me vi, estava conversando com ela, e simplesmente ela olhou pra mim e disse: "quem é racista está a 15 palmos do inferno". Eu acordei, e tive a melhor sensação do mundo, já que esse era um assunto que só de pensar, me levava a uma guerra espiritual, com "flechinhas" de tipo: "o Deus que você serve é o mesmo que deixou Noé almadiçoar os africanos por meio de Cam, (teoria do mundo gospel de antigamente)". E agora, eu sei! Não, o nosso Deus não é assim. Ele é lindo. Conheçam a palavra dele, e descubram o quão lindo ele é. Conheçam pelo o Espírito Santo e fiquem em paz . A paz do Senhor Jesus.
@@claudie9197 e nunca vai ver, pq não existe. Não percam seu tempo com bíblia, religião, deuses e coisas similares, aproveitem a vida se esforcem para ter uma vida boa, pq é só uma, e viver sua única vida como um miserável que vive o sonho de outro ou esperando sempre por uma ajida milagrosa é um desperdício!
@@TreinerR3D se Deus n existe, não adianta nada viver uma vida boa. O que explica algo ser bom? O q torna moralmente aceitável, por exemplo, votar no moro e não nos outros? até essa sua decisão, assim como todas as outras não fazem diferença nenhuma. Se Deus não existe, você não precisa viver uma vida boa, porque no fundo tudo o q vc fez vai ser esquecido e n vai fazer diferença nenhuma.
@@matheusambrosiomachado614 que? Que isso tem haver maluco. Eu tenho objetivos na minha vida, mesmo sabendo que vou morrer um dia e não há nenhum deus olhando por mim, eu não vou cair na cama e ficar chorando revirando em depressão por isso, eu simplesmente aceitei o fato que tudo acaba e que o melhor que posso fazer é buscar pra mim uma vida boa, ter hábitos saudáveis pra viver o máximo possível até o dia derradeiro, vc é um cara dependente, é só mais um que é engolido pelo objetivos dos outros e vive uma vida barata pq pensa que depois dela vc vai ter outra kkkkkk.... tenho pena de gente como vc, más enfim, cada um sabe de suas escolhas, eu já fiz as minhas
Eu amo que esses vídeos do Yago, destrinchando os assuntos e ensinando uma boa teologia, são verdadeiros trabalhos acadêmicos. Me sinto assistindo uma apresentação de TCC!
Interessante o MALABARISMO religioso em "tentar" manobrar uma ideia de que a bíblia não é escravagista....A bíblia no mínimo se OMITIU de uma das maiores desgraças da Humanidade...e para a mim deixa claro o quão seria danoso para alguns o fim da escravidão, o que me leva a crer que a bíblia é um livro manipulado por homens para atender aos interesses dos homens
Muito bom eu quando li a carta a filemon fiquei lutando com este texto porque da a intender que filemon é um pastor , presbítero líder de uma congregação mais que tem escravos baa como um líder vai pregar liberdade em Cristo mais aprisiona alguém, mais como disse nós quando imaginamos o escravo sempre vem a nossa mente a escravidão no Brasil que foi umas das mais cruéis da história. Muito bom estudo
Esse vídeo sobre escravidão explica muito bem qual é a nossa posição como servos de Deus: estávamos endividados com Ele; uma dívida que jamais poderemos pagar - essa dívida é o pecado. Deus nos comprou como escravos pelo alto preço da vida de Jesus. Agora, precisamos trabalhar em Seu Reino, para o Seu Reino e enfim, depois do tempo que foi determinado para servirmos nesse mundo, seremos livres - sem a dívida do pecado, para vivermos livres para sempre!
O q Paulo quis dizer é o conceito de Resignação, ou seja, se não há mais nada a fazer, conforme-se. Devemos lutar pela justiça e verdade, porém, quando não houver mais o q fazer, resigne-se. Aguarde a providência de Deus.
@Isa Não é conformar-se com o mal, mas sim a situação na qual vc esta. Se não há possibilidade de luta no momento, confie na providência de Deus, é isso que Paulo quer dizer
@Isa Ele nao está falando para conformar-se com o mal que é realizado na atitude de escravidão, e sim com a situação na qual ele se encontra, que é de escravo. E se possível for, busque a liberdade
@Isa Discordo, os países da Europa e da América acabaram com a escravidão por motivos econômicos, por influência cristã dentre outros fatores, não por guerra, não lembro de ter visto um único versículo indicando que o escravo devia se rebelar, fugir ou matar o seu senhor, nem mesmo a libertação do povo de Israel foi dada através de rebelião ou assassinato de seus donos por parte do povo hebreu, mas sim Deus quem agiu, a menos que você não seja cristã, aí da pra entender sua visão, mas não é o que Deus ordena a ser feito.
@Isa Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Rm 13;1-2 O crente não foi chamado para se rebelar contra poderes humanos nem muito menos para mudar o sistema. a missão dada ao crente é levar o evangelho. As autoridades foram instituidas pelo própria Deus e somos intruidos pela palavra a orar por elas.
@@markuslima1953 Se a autoridade governamental nos obriga a ir contra às escrituras, não há submissão nesse caso. A bíblia nunca nos obriga a ir contra às ordens do nosso Deus. Só há submissão às autoridades quando o que é ordenado não fere os princípios bíblicos.
A explicação do Yago é correta, mas ele deixa de fora o detalhe de que a mente carnal, que é desesperadamente sedenta pela conveniência humana, dá à escravidão (e ao servilismo, e ao próprio conceito de hierarquia) uma dimensão de problematicidade muito maior do que ela tem na Bíblia, a qual não foi escrita em nome da conveniência humana mas sim da Justiça de Deus. Em outras palavras, para Deus a tua liberdade não é tão importante quanto a tua santidade. Não adianta nada você ser livre mas ser um ímpio, e se você for santo, você será santo à despeito de ser escravo ou livre. Por isso a Bíblia foca muito mais em santidade e justiça do que em direitos civis.
@Corveta Barroso sim, você tem razão. Mas a conveniência de um discurso não necessariamente invalida o seu significado bíblico. Por exemplo, a Bíblia nos fala para não adulterar. Isso é muito conveniente para um cônjuge possessivo e patologicamente ciumento, não é? Mas isso não muda o fato de que adultério é pecado.
Cara você me ajudou muito, esse lance da escravidão abalou muito minha fé, me senti muito perdido e questionado minha fé e oq eu seguia, estava em dúvida se oq eu seguia realmente era confiável ou não, muito obrigado
Mano que vídeo maravilhoso. Minha mente explodiu com esse conhecimento. Deus é maravilhoso demais, leis justas e boas sempre foram suas ordenanças. Glória a Deus pela sua vida Yago!
@@hugomoreir2 triste saber que você abdicou de sua humanidade em prol de doutrinaçao. Pelos seus criterios tudo bem um povo escravizar o outro se assim for a vontade do Senhor. Não a toa, grande absurdos foram feitos em prol de religioes. Que tristeza!
@@mrbeiseO texto bíblico êxodo 21 é um pouco assustador de ler pois fala de alguns leis que povo Israelita precisava seguir etc, eu tenho argumentos suficiente para justificar esse capítulo de êxodo 21, vcs devia ler a Bíblia com a mentalidade aberta e parar de tirar conclusões precipitadas.
Não acredite nesses ateus cuja a inteligência e sapiência fazem tamanha falta que responderam seu comentário, o cristianismo teve muita importância para o desenvolvimento da humanidade, da ciência, e pôs fim em muitos costumes ruins que as pessoas da antiguidade tinham. A verdade é que trouxe muito mais benefício que o propio ateísmo, já que se não fosse pelo ateísmo muita gente não teria morrido na União soviética. Procure um canal no RUclips chamado Inspiringphilosophy e assista a playlist "The benefits of christianity" ele trata desse assunto e desmente muitas mentiras que o povo conta
@@kpilaprofissional7391 1. Promoção da dignidade humana 2. Abolição da escravidão 3. Promoção dos direitos das mulheres 4. Proteção das crianças 5. Liberdade religiosa 6. Promoção da caridade 7. Defesa da igualdade racial 8. Fomento à paz e reconciliação 9. Promoção da justiça social 10. Proteção das minorias 11. Fundação das primeiras universidades 12. Desenvolvimento da educação pública 13. Preservação do conhecimento antigo 14. Avanços na ciência moderna 15. Estabelecimento de hospitais 16. Fomento à pesquisa científica 17. Promoção da medicina 18. Desenvolvimento da filosofia moderna 19. Promoção da educação feminina 20. Criação de bibliotecas 21. Desenvolvimento da música clássica 22. Patrocínio das artes 23. Influência literária 24. Criação de arte sacra 25. Apoio ao teatro 26. Preservação de idiomas antigos 27. Influência na arquitetura 28. Criação de museus 29. Inovação na pintura e escultura 30. Apoio ao design de igrejas 31. Promoção da justiça social 32. Desenvolvimento de sistemas legais 33. Criação de normas de ética e moral 34. Desenvolvimento do direito canônico 35. Promoção do perdão e reconciliação 36. Desenvolvimento de tribunais de justiça 37. Práticas de justiça restaurativa 38. Promoção de leis contra a corrupção 39. Promoção de leis de proteção social 40. Influência na Constituição dos EUA 41. Desenvolvimento de hospitais 42. Criação de centros de cuidados para leprosos 43. Promoção da saúde pública 44. Apoio a idosos e viúvas 45. Promoção da alimentação saudável 46. Apoio ao sistema de saúde mental 47. Primeiros programas de assistência social 48. Promoção de cuidados paliativos 49. Influência na medicina medieval 50. Estabelecimento de escolas de medicina 51. Promoção da honestidade e integridade 52. Desenvolvimento da ética do trabalho 53. Promoção do perdão 54. Promoção da paz interior 55. Desenvolvimento da ética de ajuda ao próximo 56. Promoção da responsabilidade individual 57. Desenvolvimento de normas sociais 58. Incentivo ao amor ao próximo 59. Promoção de valores familiares 60. Incentivo à reconciliação de relacionamentos 61. Movimento pelos direitos civis 62. Movimento de abolição da escravidão 63. Movimento feminista 64. Defesa dos direitos dos pobres 65. Desenvolvimento da filosofia moral 66. Formação de redes de assistência humanitária 67. Fomento ao voluntariado 68. Criação de instituições de caridade 69. Apoio a vítimas de desastres naturais 70. Incentivo à educação religiosa 71. Promoção da paz entre nações 72. Estabelecimento de códigos de conduta moral 73. Criação de bancos de alimentos 74. Promoção de práticas de misericórdia 75. Apoio à reconciliação entre grupos étnicos 76. Criação de asilos para idosos 77. Criação de instituições para órfãos 78. Criação de orfanatos e creches 79. Proteção dos refugiados 80. Defensores da justiça no sistema penal 81. Fomento à literatura religiosa 82. Criação de escolas dominicais 83. Criação de fundações de apoio a comunidades carentes 84. Apoio a movimentos anti-guerra 85. Propostas para o desenvolvimento sustentável 86. Apoio a populações marginalizadas 87. Criação de programas de auxílio a viciados 88. Fomento à educação em países subdesenvolvidos 89. Defesa da liberdade de expressão 90. Apoio a movimentos pacifistas 91. Defesa dos direitos dos animais 92. Criação de políticas de saúde pública preventiva 93. Incentivo ao respeito às diferenças culturais 94. Promoção da fraternidade universal 95. Desenvolvimento do conceito de cidadania 96. Apoio a reformas sociais e políticas 97. Reforço do conceito de justiça universal 98. Proteção dos direitos dos trabalhadores 99. Desenvolvimento de sistemas de seguro social 100. Defesa da justiça no sistema educacional
Excelente video Yago! Super explicativo e sana uma porção de dúvidas. Ao analisar um texto é necessário analisar também o contexto em que está inserido e a época em que foi escrito, além de buscar a melhor tradução e definição de determinadas palavras. Infelizmente há um pequeno número de pessoas capazes de interpretar um texto e, em contrapartida, há um grande número de pessoas que buscam sempre achar "erros" para desqualificar e invalidar a bíblia.
Me ajude a interpretar essa passagem aqui por favor Estou querendo comprar um escravo, sabe onde posso encontrar? Levitico 25 44E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis. 45Também os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vós, tanto dentre esses como dentre as suas famílias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra; e vos serão por possessão. 46E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros.
Yago obrigado pelo conteúdo! Recentemente vi um conteúdo semelhante e sério em que foi apresentado que aparentemente não havia essa condição tão melhor comparativamente no oriente, recomendo (Slavery in the Bible: Atheist-Christian Dialogue)
Oiee, bom dia para geral! Deus abençoe a todos, qm puder ORE por mim pfvr, me ajudem em oração, pois tô precisando MT de ajuda!!..😔😞. Excelente semana 💞
Eclesiastes 2:7 "Comprei escravos e escravas..." (Almeida Século 21) Sendo Salomão o provável autor do livro, teria ele caído no erro de pagar para ter a posse de pessoas, mesmo sendo contra as leis de Deus?
Se trabalhar e receber pouco, ter pouco tempo para si mesmo, e ter que seguir todos os caprichos do seu empregador, chego na conclusão que sou um escravo grego kkkkk.
A Bíblia não defende a escravidão, ela, através da Lei Mosaica, apenas regulameta essa prática econômica que já existia há séculos antes de começar a ser escrita. Pelo amor de Deus você viu o vídeo na íntegra? Esse regime de escravidão entre os hebreus era totalmente diferente da escravidão dos negros até tempos recentes aqui na América. O autor do vídeo foi bem claro "não tinha nada de senzala, ninguém pendurado pelo pé". É difícil compreender isso? Qual a dificuldade de encarar essa distinção óbvia?
@@jboaventuragmail Não só isso. Yago foi desonesto ou não leu que: Lv 25. 39 Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e vender-se a ti, não o farás servir como escravo. 40 Como diarista, como peregrino estará contigo; até ao ano do jubileu te servirá; 41 Então sairá do teu serviço, ele e seus filhos com ele, e tornará à sua família e à possessão de seus pais. 42 Porque são meus servos, que tirei da terra do Egito; não serão vendidos como se vendem os escravos. 43 Não te assenhorearás dele com rigor, mas do teu Deus terás temor. 44 E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas. 45 Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.
Video necessário, visto que "alguém" fez uma pregação dizendo que uma das razões pelas quais a Bíblia deveria ser atualizada seria por legitimar a escravidão, o que não é verdade.
EXCELENTE TRABALHO! A incompreensão dessas partes da bíblia já afastou muitas pessoas da fé, quando estas leem as escrituras sem conhecimento histórico e contextual, além desse assunto ser utilizado pelas pessoas de má fé para confundir os leigos. É interessante notar, que no fim, Deus entrega, na verdade, leis específicas para respeitar e SOLTAR escravos, além de punir com a morte aqueles que roubassem homens para escravizar, pois a cultura do servilismo já fazia parte de Israel e do mundo antigo, sem a intervenção de Deus, e então, Deus fez leis para administrar os direitos dos oprimidos e libertá-los, algo que era absolutamente contrastante com o modo que os senhores de outros povos tratavam os escravos naqueles tempos. Esse tipo de vídeo é o exemplo quando o canal brilha. Não devemos ter medo de estudar e responder as partes mais difíceis da bíblia.
"Punir com mortes aqueles que roubassem homens para escravizar?" Voce disse bem... Deus era contra que se roubassem a liberdades dos HOMENS HEBREUS. Entretanto, ele nao era contra se escravizar pessoas de outras nacoes Levitico 25 44E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis. 45Também os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vós, tanto dentre esses como dentre as suas famílias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra; e vos serão por possessão. 46E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros." E muito menos mulheres VIRGENS Números 31:17,18 "Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós." Deixai-as viver para vos...as virgens...o que isso deve significar? Deus do antigo testamento eh IMORAL de acordo com os padroes de moralidade atuais. Ponto final
@@mrbeise Você cometeu erro de interpretação de texto, além de julgar passagens bíblicas com uma contextualização moderna, da tua sociedade, menosprezando e ignorando a cultura, as tradições e as sociedades da época em que tais textos das escrituras foram escritos. É um erro tão comum dos leigos que os teólogos já bocejam quando se deparam com ele. Em nenhuma instância Deus permite o sequestro, de qualquer pessoa, para vendê-la como escravo. O que Deus permite, entre estrangeiros, é que o estrangeiro tenha relações contratuais de servilismo para o hebreu. O tráfico forçado de qualquer pessoa é pena de morte. Isso está claríssimo em Êxodo 21:16, já que não especifica a nação. E dentro do contexto do assunto, de modo algum o hebreu poderia comprar homem sequestrado, ou até mesmo fugitivo, como já foi explicado no vídeo aqui. Contratar servos estrangeiros é completamente diferente de sequestrar pessoas à força. E sobre Números 31, o comando de matar midianitas veio Moisés. Os midianitas haviam amaldiçoado os hebreus contra Deus, fazendo o povo cair em idolatria (sacrifício de crianças) e imoralidade de todos os tipos. Esse povo assolou e subjugou os hebreus por 7 anos, como conta Juízes 6. Se Deus fosse imoral, como você afirmou, então Deus não travaria guerra contra os Midianitas, já que estes levaram o povo de Deus à imoralidade e à idolatria. Ou Deus é moral, e vingativo, ou Deus é imoral e paradoxalmente toma guerra contra a imoralidade. Caso você não saiba, mulheres não eram permitidas herdar nem possuir qualquer propriedade privada, nem riquezas, nem posses. Era a cultura geral daqueles tempos. Era cultura também uma tradição de vingança, em que os sobreviventes e filhos dos guerreiros jurariam combater para sempre o inimigo, ao que tribos viviam séculos de retaliações, num ódio sem fim. Dessa forma, viúvas e órfãos de guerra não teriam formas de sobrevivência no ambiente selvagem e teriam que recorrer à prostituição ou morreriam de fome. O ato de absorver as mulheres puras e erradicar, por fim, anos e anos de guerra, não parece ser tão terrível. Os Midianistas continuaram a existir, e a razão provável disso é a seguinte: Há na bíblia o que podemos chamar de "Declaração Hiperbólica", que é um recurso linguístico típico no Antigo Testamento. O pastor Rodrigo Silva explica muito bem isso em seu culto expositivo chamado "Por que Deus mandou matar pessoas no Antigo Testamento?" Os profetas do Antigo Testamento usam bastante esse recurso. Por fim, dizer "ponto final" não valida o teu argumento. Apenas valida a tua arrogância.
@@michelferreira333 "(...) menosprezando e ignorando a cultura, as tradições e as sociedades da época em que tais textos das escrituras foram escrito " Em qual contexto historico eh moral POSSUIR outro individuo? Lev.21 44E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis. 46E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros." Lev21 EXPLICITAMENTE diz q nao se pode pegar outro FILHO de ISRAEL como escravo, logo a passagem de EX21 fala sobre os HEBREUS. E que se deve ter ESCRAVOS (POSSES) PARA SEMPRE, que podem ser HERDADOS para seu FILHOS. HERDAREM COMO POSSESSAO! Pra encerrar a conversa eu te pergunto. Voce seria meu "servo" pelas leis de Exodo21 e Lev21? Voce venderia um filho seu para pagar uma divida? Melhor, voce considera venda de PESSOAS como algo MORAL? Por favor nao fale em contexto, escravidao foi IMORAL no Brasil ANTES e continau sendo HOJE. Escravidao durante o exodo no egito foi IMORAL ANTES e continau sendo IMORAL hoje. Se a moralidade de Deus eh objetiva e nao muda. A gente pode continuar tendo escravos hoje? Posso passar meus servos/escravos estrangeiros pros meus filhos? Eles serao meus PARA SEMPRE? Ou Deus mudou de opiniao e hoje ja nao eh mais legal ter esse sistema de servitude/escravidao.
@@mrbeise "Em qual contexto historico eh moral POSSUIR outro individuo?" R:Você continua a ignorar o contexto histórico daqueles tempos. O servilismo era, talvez, a única forma de sustento dos pobres, das viúvas e dos órfãos que não faziam parte de uma família mais abastada. Vou repetir: talvez a única forma de sustento de quem não tinha nada. Não havia aparatos sociais como os que nós temos hoje em dia. Pobreza significava diretamente MORTE ou prostituição. Você não faz ideia de como as coisas eram diferentes naqueles tempos, pois se fizesse, não estaria interpretando essas passagens como se elas acontecessem hoje. Ao serem contratados, os servos ganhavam um salário, casa, comida, roupa e proteção. Não haviam "empresas" e "direitos trabalhistas" naquela época. A cultura era primariamente camponesa e artesanal. Eram fazendeiros, donos de engenho de azeite e pastores. Você continua a ignorar até mesmo o conteúdo do vídeo que veio aqui postar. Em todos os três casos de servilismo que já faziam parte da cultura daqueles povos: pobreza, dívida e crime, Deus instituiu leis para soltar esses escravos, além de dar direitos de proteção, e instituiu, inclusive, um ano especial onde todas as dívidas eram perdoadas. Caso você não entendeu ainda, essa cultura de servilismo só veio acabar praticamente após a Revolução Industrial, quando as primeiras normas trabalhistas começaram a ser implantadas contra o abuso dos patrões capitalistas da época de Ford, nos tempos de fábricas que até crianças trabalhavam por mais de 12 horas. Desde que Adão caiu, a injustiça criou diferenças entre as pessoas, gerando pobreza e escravidão. Não é invenção de Deus, mas do homem. E como o próprio profeta aponta, no mundo que Deus nos reserva, não terá espaço para esse tipo de coisa, nem desigualdade, nem servilismo, nem escravidão. No Antigo Testamento, Deus comanda os Israelitas no princípio de um caminho de misericórdia e liberdade diante dessa injustiça, instituindo leis de soltura e de bons tratos a essa relação de trabalho, que é estendida na pessoa de Cristo e que depois gerou a sociedade de direitos baseados no Cristianismo que você vive hoje. ___________ "Lev21 EXPLICITAMENTE diz q nao se pode pegar outro FILHO de ISRAEL como escravo, logo a passagem de EX21 fala sobre os HEBREUS." R: A passagem em Êxodo 21:16 é clara. A palavra é HOMEM. Não HEBREU. Que eu saiba, HOMEM é qualquer pessoa. Até a palavra na tradução em hebraico e grego, a palavra lá é HOMEM. Se está escrito HOMEM, então é HOMEM, seja hebreu, seja gentio. ___________ "Voce seria meu "servo" pelas leis de Exodo21 e Lev21?" R: Se nós fôssemos pobres naqueles tempos, ou uma viúva sem família, ou um órfão, todos nós seríamos servos. Era trabalhar para alguém, ou a morte. O sustento vinha da propriedade rural. Era virar servo ou morrer de fome ou recorrer à prostituição. Até hoje, essa desigualdade existe. Ainda há pessoas nas zonas rurais que dependem dos fazendeiros para trabalho, casa, comida e salário. E filhos desses homens, até crianças, também trabalham para esses donos da zona rural. Foi assim com meus avós e com meus pais, até partirem para a cidade grande. ___________ "Por favor nao fale em contexto, escravidao foi IMORAL no Brasil ANTES e continau sendo HOJE" R:Sim eu falo em CONTEXTO, porque você NÃO PODE INTERPRETAR A BÍBLIA IGNORANDO O CONTEXTO DAQUELES TEMPOS, porque o erro de interpretação vai acontecer, como você está fazendo. A cultura de servilismo daqueles tempos não tem absolutamente NADA a ver com a escravidão africana dos últimos séculos. Você não viu o vídeo? O servilismo foi criado como uma relação de trabalho voluntário, de reparação de crime ou pagamento de dívida. Não haviam correntes nem sequestro. O servo e senhor comiam na mesma mesa. No tráfico negreiro, era sequestro de pessoas, que eram acorrentadas, que eram forçadas, sob pena de morte, a trabalharem em condições extremas. Se você equipara o servilismo no Oriente Médio de mil anos atrás com o tráfico negreiro, você já começou errado e vai concluir errado. Isso é óbvio para qualquer historiador e teólogo. A cultura de servilismo teve diversas diversificações ao longo do tempo e no contexto dos Israelitas, foi o tipo de servilismo mais JUSTO daqueles tempos e talvez de todos, até a cultura se encerrar e ser substituída pelos contratos livres de trabalho (que ainda são fruto da desigualdade humana, pois o princípio de servitude é o mesmo, só que com mais ressalvas e direitos). Senhores podiam matar seus servos, estuprar suas servas, espancar até a morte. Podiam reter eternamente seus servos e extorqui-los e muito mais. Deus instituiu leis para acabar com isso. Inclusive, Deus queixa-se para os Israelitas algumas vezes na bíblia, sobre a forma como eles tratam seus servos e os sobrecarregam de trabalho durante a época de jejum. Se Deus é "mau" como você pinta, Deus jamais deveria ter revelado essa queixa aos profetas. ____________________ Conclusão: sua interpretação de Êxodo 21 está errada. Sua equiparação da escravidão africana com servilismo no Oriente Médio primitivo está errada. Seu argumento de um Deus injusto que não se importa com isso está errado. A única coisa que concordamos, é que esse mundo desigual e injusto é ruim (pois foram tais coisas que geraram o servilismo e a escravidão), mas Deus promete acabar com isso no mundo que virá.
@@michelferreira333 Engracado como voce ainda continua a ignorar a passagem de Lev21 44E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis. 46E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros." Algumas palavras chaves desse versiculo - ESCRAVOS - COMPRAREIS - HERANCA - POSSESSAO - PARA SEMPRE Me explique se eh moral POSSUIR UM ESCRAVO PARA SEMPRE E PASSA-LO PARA MEUS FILHOS. ONDE ESTA O SERVILISMO EM SER UM ESCRAVO PARA SEMPRE? E SER TRANSFERIDO PARA O FILHO DO MEU SERVO? ISSO EH SERVILISMO? Isso eh moral? Soh me responda, SIM OU NAO? Se voce acha isso moral, acabou a conversa contigo. Se voce acha isso IMORAL, pelo menos me mostra que voce concorda que Deus endossou uma pratica imoral no passado. Voce diz: "Eh melhor ser escravo doq morrer ou me prostituir". Eu discordo plenamente. Prefiro morrer doq ter minha vida POSSUIDA por um outro individuo PARA SEMPRE. Nao tem mais papo contigo, voce claramente esta perdido e largou sua humanidade, ao dizer que voce aceitaria ser um escravo pelas leis de EX.21. UMA PENA! Eu digo agora pra voce. NINGUEM merece ter sua LIBERDADE possuida por outra pessoa. Nem que essa seja PASSADA como heranca. Tal qual uma pessoa que segue um ditador sem questiona-lo, voce aceitara tudo que Deus disser. Pergunte para um norte coreano e ele falara que campos de concentracao na coreia do norte sao justificaveis. Passar bem,
@@betor2185 Será que se criticasse pessoas da época adotariam o cristianismo? será que sem o cristianismo nossa sociedade chegaria a ser como é hoje (literalmente completamente inspirada no catolicismo)?
Olá, Yago sou presbiteriano e gosto demais do seus vídeos, sempre que tenho alguma um dúvida teológica venho aqui ver se já falou sobre, e esse vídeo é um deles. quero dizer que você tem sido uma grande benção em minha vida espiritual ensinando teologia de qualidade assim como os pastores das igrejas que frequento. muito obrigado e que Deus continue te abençoando muito e continue te capacitando sempre.
Boa tarde, Yago. Por favor, faça um vídeo sobre as melhorias na sociedade que os ensinamentos de Jesus e dis apóstolos causaram direta e indiretamente. E ainda a influência do comportamento dos demais discípulos.
_Contexto. Essa é a chave. Imagine agora um cristão do século XXII vendo um vídeo de uma igreja cristã do ano 2022. "Era o contexto" , ele certamente dirá...._
Pessoal, onde encontramos base para validar os contextos da antiguidade diversas vezes citada pelo Yago? Ele n citou nenhuma, mas gostaria de saber. Abraços
o áudio parece estar um pouco abafado e vibrado, up e like, muito bom o conteúdo, mas a pergunta que fica, por que Deus não aboliu a escravidão de uma vez? Deus estaria testando nossa submissão? provavelmente não temos essa resposta
Eu não acredito que a religião é o mal da humanidade , e sim fanatismo ideológico pois da para usar muitos exemplos de cada período da humanidade que enquanto o fanatismo reinou , aconteceu genocídio em massa
Um outro ponto foi o versículo 20 e 21. Diz que se a perda do escravo já é um castigo para o seu senhor , pois perdeu sua propriedade. Não diz que o senhor levará também o golpe que deu no seu escravo.
E para encurtar tudo, no Deuteronômio há a determinação que os servos tinham o fim de sua servidão quando: Pagassem sua divida, comprassem sua liberdade e no final de sete anos salvo se por manifestação própria quisessem manter seu status como servo.
@@mrbeise Cara, essa não é uma noção cristã. Ela era comum a todo mundo clássico, especialmente entre os pagãos. Até porque a Bíblia não chancela guerra de conquista. Só legítima defesa. É um Deus bondoso, sim.
@@Stray___ Legitima defesa hahaha. Deus mandou exterminar povos e escravizalos. Legitima defesa. O ser todo poderoso precisa mandar matar pra se defender. Que coisa linda. HOSSANA NAS ALTURAS, DEIXA EU EXTERMINAR ESSE POVO AQUI.
@@Pallatus.Heinrichdragões na bíblia na vdd são criaturas não conhecidas ou coisas, q eles não sabiam identificar, um exemplo é se vc ver um filme de viajem no tempo, verá q eles chamam um carro de dragão
Não há na bíblia qualquer menção contra a escravidão, nem na época de jesus. A escravidão de africanos para as Américas teve a conivência das igrejas católica e protestante( principalmente nos EUA).
E há ainda mais, o servilismo e a escravidão: o primeiro axioma da Lei, a base do Judaísmo e do Cristianismo: Ame a Deus acima de tudo e ao teu próximo como a ti mesmo. E também há um comentário de Jesus a respeito de algumas leis, no caso a respeito da carta de divórcio estar na lei por permissão de Deus como conceção à dureza do coração do homem e não a vontade Dele. O que mais será que está lá por vontade do homem e não de Deus?
Escravos sempre foram propriedade de seus senhores. Os hebreus eram escravagistas e tinham, em sua concepção e crença, direito de vida e morte sobre eles. Inclusive os escravos, sendo ou não semitas, eram circuncidados à força. Escravos eram tratados como animais de carga. Tentar comparar o boi com o escravo é, realmente, pertinente.
A bíblia trata de algo que era socialmente aceito, o servilismo. E trata bem já que pede respeito entre as partes. Esse assunto não deve ser trazido ao contexto presente onde servilismo e escravagismo são contra a lei, contra o senso comum e contra tudo o que é civilizado.
Só uma pergunta em exôdo 21:20-21 Se alguém ferir seu servo, ou sua serva com vara, e morrer sob sua mão, será certamente castigado". Já Êxodo 21:21 diz: "Porém se ficar vivo por um ou dois dias, não será castigado, porque é seu dinheiro". Aqui deus não estaria justificando alguem poder bater em um escravo ou escrava?
Eu só não entendi a diferença entre o escravo no Levítico e o escravo no Exódo, a diferença é que em Exodo o escravo se vendeu por dívidas e em Levitico o escravo se vendeu por simples miséria?
"existem momentos negros na história da igreja!" Está dizendo que momento negro são momentos ruins. Está dizendo que negros são ruins? Seu heregeeee kkkk Brincaras a parte, otimo vídeo pastor. Assertivo como sempre
Você acha isso engraçado seu maluco? Essa fala racisata não faz dele herege, já que não contradisse a biblia e nem a soberania de Deus. Mas foi uma fala infeliz que reflete sim na história escravocrata do Brasil! Tenha mais respeito para com os outros!
Pessoal gosta de falar do Jonathan Edwards sobre ele ser maleável a respeito da escravidão, mas se esquecem que justamente o filho dele foi um dos que lutaram bravamente para o fim da escravidão baseado nos ensinamentos do pai. Além disso, mesmo em período escravagista nos EUA, Edwards exortava os membros da igreja para que amassem e respeitassem os escravos como a si mesmos e irmãos em Cristo.
Irmão, realmente não dá pra dizer que o Edwards era contra a escravidão. Mas também não podemos fazer anacronismo. Na época de Edwards a escravidão dos negros era um paradigma. A escravidão é opressora e certamente é pecado mesmo num nível de tratamento mais humanizado que os proprietários de escravos cristão tinham. Acredito que que os contemporâneos de Edwards estavam errados em apoiar a escravidão mas era uma relação de trabalho comum na época. Inclusive a má teologia usa Cam na passagem da maldição de Noé para associar isso aos africanos e a escravidão, que foi algo muito difundido nos EUA nessa época. Mas tudo isso não anula a boa produção teológica de Jonathan Edwards
Tem vídeo no canal sobre Jonathan Edwards
@@PauloDavidViana sim, concordo.
@@PauloDavidViana Basta dizer que Edwards foi um terrível pecador. Tentar justificá-lo pelos costumes de seu tempo, dizendo que não se pode fazer anacronismo é relativizar o pecado. Se o pecado dele é justificado pelos paradigmas de sua época, logo todos os pecados de todos os homens e de todas as épocas também o são. É melhor parar de idolatrar homens e reconhecer honestamente que todos, desde Abraão, todos os profetas, Edwards e inúmeros outros pecaram terrivelmente. Outra coisa importante: todo todo teólogo e toda teologia é contaminada por sua época e lugar. Portanto, a obra de Edwards precisa sim ser revisitada e filtrada. Até o Antigo Testamento precisa ser filtrado por Cristo, quanto mais obras teológicas.
@@ajenergiasolar5970 Amém irmão. Todos pecaram inclusive ele. Não vejo idolatria na minha fala. Tampouco disse q a obra dele é perfeita. Vamos ter um pouco mais de critério ao comentar entre os irmãos em Cristo...
Por favor, faça o vídeo sobre como o cristanismo melhorou a sociedade! Valeeeu, só video SHOW!
Up
Up
Uo
Up
Up
Ainda não vi o vídeo, mas quero deixar um testemunho sobre algo que me aconteceu esse ano. Terminei de ler a Bíblia toda pela 1ª vez em 24 de janeiro. E levando em conta algumas partes das cartas de Paulo, questionei muito a Deus sobre escrvidão, e principalmente o racismo, já que sou a Ana Clara, que na verdade é escura, (piadinha q já escutei de prof e parentes. mas nunca em tom de racismo, já que foi brincando e eu nunca me doei.). Gente, de todo coração, na semana que eu me pegava questionando a Deus sobre isso, eu tive um sonho. Nele tinha uma senhorinha branca, e o seu neto (de uns 18 anos. ele não era adolescente, mas tbm não era adulto, por isso, chuto essa idade). Ela tava em uma cadeira de balanço, e o neto dela ficava fazendo graça e brincando com ela. Aí quando me vi, estava conversando com ela, e simplesmente ela olhou pra mim e disse: "quem é racista está a 15 palmos do inferno". Eu acordei, e tive a melhor sensação do mundo, já que esse era um assunto que só de pensar, me levava a uma guerra espiritual, com "flechinhas" de tipo: "o Deus que você serve é o mesmo que deixou Noé almadiçoar os africanos por meio de Cam, (teoria do mundo gospel de antigamente)". E agora, eu sei! Não, o nosso Deus não é assim. Ele é lindo. Conheçam a palavra dele, e descubram o quão lindo ele é. Conheçam pelo o Espírito Santo e fiquem em paz .
A paz do Senhor Jesus.
Amém Deus é lindo, que com a suas experiências você consiga ajudar outros que passam pela mesma dificuldade, Deus abençoe.
@@Anonimous279 e também não é branco. Afinal ele é invisível, e ninguém nunca o viu.
@@claudie9197 e nunca vai ver, pq não existe. Não percam seu tempo com bíblia, religião, deuses e coisas similares, aproveitem a vida se esforcem para ter uma vida boa, pq é só uma, e viver sua única vida como um miserável que vive o sonho de outro ou esperando sempre por uma ajida milagrosa é um desperdício!
@@TreinerR3D se Deus n existe, não adianta nada viver uma vida boa. O que explica algo ser bom? O q torna moralmente aceitável, por exemplo, votar no moro e não nos outros? até essa sua decisão, assim como todas as outras não fazem diferença nenhuma. Se Deus não existe, você não precisa viver uma vida boa, porque no fundo tudo o q vc fez vai ser esquecido e n vai fazer diferença nenhuma.
@@matheusambrosiomachado614 que? Que isso tem haver maluco. Eu tenho objetivos na minha vida, mesmo sabendo que vou morrer um dia e não há nenhum deus olhando por mim, eu não vou cair na cama e ficar chorando revirando em depressão por isso, eu simplesmente aceitei o fato que tudo acaba e que o melhor que posso fazer é buscar pra mim uma vida boa, ter hábitos saudáveis pra viver o máximo possível até o dia derradeiro, vc é um cara dependente, é só mais um que é engolido pelo objetivos dos outros e vive uma vida barata pq pensa que depois dela vc vai ter outra kkkkkk.... tenho pena de gente como vc, más enfim, cada um sabe de suas escolhas, eu já fiz as minhas
Eu amo que esses vídeos do Yago, destrinchando os assuntos e ensinando uma boa teologia, são verdadeiros trabalhos acadêmicos. Me sinto assistindo uma apresentação de TCC!
Se transcrever o que ele disse, resulta num baita artigo sobre o tema.
@@eliasrosa6340 exatamente kkk
Interessante o MALABARISMO religioso em "tentar" manobrar uma ideia de que a bíblia não é escravagista....A bíblia no mínimo se OMITIU de uma das maiores desgraças da Humanidade...e para a mim deixa claro o quão seria danoso para alguns o fim da escravidão, o que me leva a crer que a bíblia é um livro manipulado por homens para atender aos interesses dos homens
Cara, que lindo ver como Deus, na Bíblia, traz dignidade para as pessoas. Lindo. Lindo.
Muito bom eu quando li a carta a filemon fiquei lutando com este texto porque da a intender que filemon é um pastor , presbítero líder de uma congregação mais que tem escravos baa como um líder vai pregar liberdade em Cristo mais aprisiona alguém, mais como disse nós quando imaginamos o escravo sempre vem a nossa mente a escravidão no Brasil que foi umas das mais cruéis da história.
Muito bom estudo
Esse vídeo sobre escravidão explica muito bem qual é a nossa posição como servos de Deus: estávamos endividados com Ele; uma dívida que jamais poderemos pagar - essa dívida é o pecado. Deus nos comprou como escravos pelo alto preço da vida de Jesus. Agora, precisamos trabalhar em Seu Reino, para o Seu Reino e enfim, depois do tempo que foi determinado para servirmos nesse mundo, seremos livres - sem a dívida do pecado, para vivermos livres para sempre!
Apaga que dá tempo
O que nos faz livres é o sangue de Cristo e não nosso serviço, a salvação é pela graça e não por obras.
Valeu!
O q Paulo quis dizer é o conceito de Resignação, ou seja, se não há mais nada a fazer, conforme-se. Devemos lutar pela justiça e verdade, porém, quando não houver mais o q fazer, resigne-se. Aguarde a providência de Deus.
@Isa Não é conformar-se com o mal, mas sim a situação na qual vc esta. Se não há possibilidade de luta no momento, confie na providência de Deus, é isso que Paulo quer dizer
@Isa Ele nao está falando para conformar-se com o mal que é realizado na atitude de escravidão, e sim com a situação na qual ele se encontra, que é de escravo. E se possível for, busque a liberdade
@Isa Discordo, os países da Europa e da América acabaram com a escravidão por motivos econômicos, por influência cristã dentre outros fatores, não por guerra, não lembro de ter visto um único versículo indicando que o escravo devia se rebelar, fugir ou matar o seu senhor, nem mesmo a libertação do povo de Israel foi dada através de rebelião ou assassinato de seus donos por parte do povo hebreu, mas sim Deus quem agiu, a menos que você não seja cristã, aí da pra entender sua visão, mas não é o que Deus ordena a ser feito.
@Isa Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Rm 13;1-2
O crente não foi chamado para se rebelar contra poderes humanos nem muito menos para mudar o sistema. a missão dada ao crente é levar o evangelho.
As autoridades foram instituidas pelo própria Deus e somos intruidos pela palavra a orar por elas.
@@markuslima1953 Se a autoridade governamental nos obriga a ir contra às escrituras, não há submissão nesse caso. A bíblia nunca nos obriga a ir contra às ordens do nosso Deus. Só há submissão às autoridades quando o que é ordenado não fere os princípios bíblicos.
A explicação do Yago é correta, mas ele deixa de fora o detalhe de que a mente carnal, que é desesperadamente sedenta pela conveniência humana, dá à escravidão (e ao servilismo, e ao próprio conceito de hierarquia) uma dimensão de problematicidade muito maior do que ela tem na Bíblia, a qual não foi escrita em nome da conveniência humana mas sim da Justiça de Deus.
Em outras palavras, para Deus a tua liberdade não é tão importante quanto a tua santidade. Não adianta nada você ser livre mas ser um ímpio, e se você for santo, você será santo à despeito de ser escravo ou livre.
Por isso a Bíblia foca muito mais em santidade e justiça do que em direitos civis.
@Corveta Barroso sim, você tem razão. Mas a conveniência de um discurso não necessariamente invalida o seu significado bíblico.
Por exemplo, a Bíblia nos fala para não adulterar. Isso é muito conveniente para um cônjuge possessivo e patologicamente ciumento, não é? Mas isso não muda o fato de que adultério é pecado.
@@boladao4663 belezinha aí, infiltrado.
Cara você me ajudou muito, esse lance da escravidão abalou muito minha fé, me senti muito perdido e questionado minha fé e oq eu seguia, estava em dúvida se oq eu seguia realmente era confiável ou não, muito obrigado
Uma coisa é certa, a conotação que temos de escravo e bem diferente do que temos em mente hoje, ala época e bem distante para nossa mente alcançar
Que aula maravilhosa!
Deus abençoe você, Pr. Iago e sua família.
Muito rica a explicação, obrigada dois dedos de teologia por trazer essa clareza sobre os textos bíblicos.
Mano que vídeo maravilhoso. Minha mente explodiu com esse conhecimento. Deus é maravilhoso demais, leis justas e boas sempre foram suas ordenanças. Glória a Deus pela sua vida Yago!
Leis justas e boas? Sério?
Você e sua família gostariam de ser meu escravo usando como bases as leis de exodo 21?
@@mrbeise Se assim o fosse a vontade de Deus com certeza!
@@hugomoreir2 triste saber que você abdicou de sua humanidade em prol de doutrinaçao. Pelos seus criterios tudo bem um povo escravizar o outro se assim for a vontade do Senhor.
Não a toa, grande absurdos foram feitos em prol de religioes.
Que tristeza!
@@mrbeise ♥️♥️♥️
@@mrbeiseO texto bíblico êxodo 21 é um pouco assustador de ler pois fala de alguns leis que povo Israelita precisava seguir etc, eu tenho argumentos suficiente para justificar esse capítulo de êxodo 21, vcs devia ler a Bíblia com a mentalidade aberta e parar de tirar conclusões precipitadas.
Perfeita explanação!!! Parabéns mais uma vez!!!
VÍDEO MUITO NECESSÁRIO, OBRIGADA!!!
Adoraria um vídeo sobre a importância do cristianismo no mundo
Importancia ?
Qual ?
Historicamente,so teve coisa ruim
Não acredite nesses ateus cuja a inteligência e sapiência fazem tamanha falta que responderam seu comentário, o cristianismo teve muita importância para o desenvolvimento da humanidade, da ciência, e pôs fim em muitos costumes ruins que as pessoas da antiguidade tinham. A verdade é que trouxe muito mais benefício que o propio ateísmo, já que se não fosse pelo ateísmo muita gente não teria morrido na União soviética. Procure um canal no RUclips chamado Inspiringphilosophy e assista a playlist "The benefits of christianity" ele trata desse assunto e desmente muitas mentiras que o povo conta
@@kpilaprofissional7391
1. Promoção da dignidade humana
2. Abolição da escravidão
3. Promoção dos direitos das mulheres
4. Proteção das crianças
5. Liberdade religiosa
6. Promoção da caridade
7. Defesa da igualdade racial
8. Fomento à paz e reconciliação
9. Promoção da justiça social
10. Proteção das minorias
11. Fundação das primeiras universidades
12. Desenvolvimento da educação pública
13. Preservação do conhecimento antigo
14. Avanços na ciência moderna
15. Estabelecimento de hospitais
16. Fomento à pesquisa científica
17. Promoção da medicina
18. Desenvolvimento da filosofia moderna
19. Promoção da educação feminina
20. Criação de bibliotecas
21. Desenvolvimento da música clássica
22. Patrocínio das artes
23. Influência literária
24. Criação de arte sacra
25. Apoio ao teatro
26. Preservação de idiomas antigos
27. Influência na arquitetura
28. Criação de museus
29. Inovação na pintura e escultura
30. Apoio ao design de igrejas
31. Promoção da justiça social
32. Desenvolvimento de sistemas legais
33. Criação de normas de ética e moral
34. Desenvolvimento do direito canônico
35. Promoção do perdão e reconciliação
36. Desenvolvimento de tribunais de justiça
37. Práticas de justiça restaurativa
38. Promoção de leis contra a corrupção
39. Promoção de leis de proteção social
40. Influência na Constituição dos EUA
41. Desenvolvimento de hospitais
42. Criação de centros de cuidados para leprosos
43. Promoção da saúde pública
44. Apoio a idosos e viúvas
45. Promoção da alimentação saudável
46. Apoio ao sistema de saúde mental
47. Primeiros programas de assistência social
48. Promoção de cuidados paliativos
49. Influência na medicina medieval
50. Estabelecimento de escolas de medicina
51. Promoção da honestidade e integridade
52. Desenvolvimento da ética do trabalho
53. Promoção do perdão
54. Promoção da paz interior
55. Desenvolvimento da ética de ajuda ao próximo
56. Promoção da responsabilidade individual
57. Desenvolvimento de normas sociais
58. Incentivo ao amor ao próximo
59. Promoção de valores familiares
60. Incentivo à reconciliação de relacionamentos
61. Movimento pelos direitos civis
62. Movimento de abolição da escravidão
63. Movimento feminista
64. Defesa dos direitos dos pobres
65. Desenvolvimento da filosofia moral
66. Formação de redes de assistência humanitária
67. Fomento ao voluntariado
68. Criação de instituições de caridade
69. Apoio a vítimas de desastres naturais
70. Incentivo à educação religiosa
71. Promoção da paz entre nações
72. Estabelecimento de códigos de conduta moral
73. Criação de bancos de alimentos
74. Promoção de práticas de misericórdia
75. Apoio à reconciliação entre grupos étnicos
76. Criação de asilos para idosos
77. Criação de instituições para órfãos
78. Criação de orfanatos e creches
79. Proteção dos refugiados
80. Defensores da justiça no sistema penal
81. Fomento à literatura religiosa
82. Criação de escolas dominicais
83. Criação de fundações de apoio a comunidades carentes
84. Apoio a movimentos anti-guerra
85. Propostas para o desenvolvimento sustentável
86. Apoio a populações marginalizadas
87. Criação de programas de auxílio a viciados
88. Fomento à educação em países subdesenvolvidos
89. Defesa da liberdade de expressão
90. Apoio a movimentos pacifistas
91. Defesa dos direitos dos animais
92. Criação de políticas de saúde pública preventiva
93. Incentivo ao respeito às diferenças culturais
94. Promoção da fraternidade universal
95. Desenvolvimento do conceito de cidadania
96. Apoio a reformas sociais e políticas
97. Reforço do conceito de justiça universal
98. Proteção dos direitos dos trabalhadores
99. Desenvolvimento de sistemas de seguro social
100. Defesa da justiça no sistema educacional
Excelente video Yago! Super explicativo e sana uma porção de dúvidas.
Ao analisar um texto é necessário analisar também o contexto em que está inserido e a época em que foi escrito, além de buscar a melhor tradução e definição de determinadas palavras.
Infelizmente há um pequeno número de pessoas capazes de interpretar um texto e, em contrapartida, há um grande número de pessoas que buscam sempre achar "erros" para desqualificar e invalidar a bíblia.
Me ajude a interpretar essa passagem aqui por favor
Estou querendo comprar um escravo, sabe onde posso encontrar?
Levitico 25
44E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis.
45Também os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vós, tanto dentre esses como dentre as suas famílias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.
46E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros.
@@mrbeise não adianta a vdd está aí na cara dura mas eles não irão assumir nunca sempre tentam fazer um malabarismo pra justificar o injustificável
Vídeo maravilhoso......vc explicou muito bem glória Deus pela sua vida
Yago obrigado pelo conteúdo! Recentemente vi um conteúdo semelhante e sério em que foi apresentado que aparentemente não havia essa condição tão melhor comparativamente no oriente, recomendo (Slavery in the Bible: Atheist-Christian Dialogue)
Oiee, bom dia para geral! Deus abençoe a todos, qm puder ORE por mim pfvr, me ajudem em oração, pois tô precisando MT de ajuda!!..😔😞. Excelente semana 💞
Vai dar tudo certo minha irmã, Jesus quem cuida de você e da sua família.
Muuuito bom! Deus continue derramando essa benção da sua Palavra!
Ótimo vídeo! Pastor Iago, o senhor é uma benção!
Que pesquisa maravilhosa, assisti e vou assistir outras vezes, vídeo lindo 👏
Que vídeo maravilhoso e esclarecedor, parabéns!
Ansiosa pro vídeo sobre as contribuições do cristianismo para a sociedade.
Eclesiastes 2:7 "Comprei escravos e escravas..." (Almeida Século 21)
Sendo Salomão o provável autor do livro, teria ele caído no erro de pagar para ter a posse de pessoas, mesmo sendo contra as leis de Deus?
Salomão não era da época dos africanos nao
@@teixeirasantos1219 e tu acha que só africano que sofria com escravidão dessa forma?
@@jessealves9548 mas eu tô falando dos africanos oshe
@@jessealves9548 Deus interviu na escravidão na África??? Porque em várias passagem teve o povo hebreu que foi escravizados
Parabéns pelo vídeo meu amigo, excelente explicação!
Opa! Vídeo sobre a CLT. Massa!
Se trabalhar e receber pouco, ter pouco tempo para si mesmo, e ter que seguir todos os caprichos do seu empregador, chego na conclusão que sou um escravo grego kkkkk.
A biblia não só defende a escravidão, como também da dicas sobre como ter e regular seu s/uas escravos!!!
A Bíblia não defende a escravidão, ela, através da Lei Mosaica, apenas regulameta essa prática econômica que já existia há séculos antes de começar a ser escrita.
Pelo amor de Deus você viu o vídeo na íntegra? Esse regime de escravidão entre os hebreus era totalmente diferente da escravidão dos negros até tempos recentes aqui na América. O autor do vídeo foi bem claro "não tinha nada de senzala, ninguém pendurado pelo pé".
É difícil compreender isso? Qual a dificuldade de encarar essa distinção óbvia?
@@leandrochavo3038cara sabe oq é escravidão? Simples, trabalho forçado
Além do fato que o Yago, malandramente, pulou o versículo 22 que mostra o contexto do versículo 23 ao 25 não era sobre a agressão ao escravo.
@@jboaventuragmail Não só isso. Yago foi desonesto ou não leu que: Lv 25. 39 Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e vender-se a ti, não o farás servir como escravo.
40 Como diarista, como peregrino estará contigo; até ao ano do jubileu te servirá;
41 Então sairá do teu serviço, ele e seus filhos com ele, e tornará à sua família e à possessão de seus pais.
42 Porque são meus servos, que tirei da terra do Egito; não serão vendidos como se vendem os escravos.
43 Não te assenhorearás dele com rigor, mas do teu Deus terás temor.
44 E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas.
45 Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.
Uma das minhas maiores decepções com a bíblia.
Video necessário, visto que "alguém" fez uma pregação dizendo que uma das razões pelas quais a Bíblia deveria ser atualizada seria por legitimar a escravidão, o que não é verdade.
Parabéns Yago, vídeo muito bom, deu para elucidar muito bem este assunto.
Muito bom, aprendi muito, obg por esse vídeo. Deus abençoe!
Sensacional yago que Deus continue abençoando vc aprende muito com seu vídeo 📹 continue assim que Deus te abençoe 🙌 vc e sua família 👪
EXCELENTE TRABALHO! A incompreensão dessas partes da bíblia já afastou muitas pessoas da fé, quando estas leem as escrituras sem conhecimento histórico e contextual, além desse assunto ser utilizado pelas pessoas de má fé para confundir os leigos.
É interessante notar, que no fim, Deus entrega, na verdade, leis específicas para respeitar e SOLTAR escravos, além de punir com a morte aqueles que roubassem homens para escravizar, pois a cultura do servilismo já fazia parte de Israel e do mundo antigo, sem a intervenção de Deus, e então, Deus fez leis para administrar os direitos dos oprimidos e libertá-los, algo que era absolutamente contrastante com o modo que os senhores de outros povos tratavam os escravos naqueles tempos.
Esse tipo de vídeo é o exemplo quando o canal brilha. Não devemos ter medo de estudar e responder as partes mais difíceis da bíblia.
"Punir com mortes aqueles que roubassem homens para escravizar?"
Voce disse bem...
Deus era contra que se roubassem a liberdades dos HOMENS HEBREUS. Entretanto, ele nao era contra se escravizar pessoas de outras nacoes
Levitico 25
44E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis.
45Também os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vós, tanto dentre esses como dentre as suas famílias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.
46E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros."
E muito menos mulheres VIRGENS
Números 31:17,18
"Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.
Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós."
Deixai-as viver para vos...as virgens...o que isso deve significar?
Deus do antigo testamento eh IMORAL de acordo com os padroes de moralidade atuais. Ponto final
@@mrbeise Você cometeu erro de interpretação de texto, além de julgar passagens bíblicas com uma contextualização moderna, da tua sociedade, menosprezando e ignorando a cultura, as tradições e as sociedades da época em que tais textos das escrituras foram escritos. É um erro tão comum dos leigos que os teólogos já bocejam quando se deparam com ele.
Em nenhuma instância Deus permite o sequestro, de qualquer pessoa, para vendê-la como escravo. O que Deus permite, entre estrangeiros, é que o estrangeiro tenha relações contratuais de servilismo para o hebreu. O tráfico forçado de qualquer pessoa é pena de morte. Isso está claríssimo em Êxodo 21:16, já que não especifica a nação. E dentro do contexto do assunto, de modo algum o hebreu poderia comprar homem sequestrado, ou até mesmo fugitivo, como já foi explicado no vídeo aqui.
Contratar servos estrangeiros é completamente diferente de sequestrar pessoas à força.
E sobre Números 31, o comando de matar midianitas veio Moisés. Os midianitas haviam amaldiçoado os hebreus contra Deus, fazendo o povo cair em idolatria (sacrifício de crianças) e imoralidade de todos os tipos. Esse povo assolou e subjugou os hebreus por 7 anos, como conta Juízes 6.
Se Deus fosse imoral, como você afirmou, então Deus não travaria guerra contra os Midianitas, já que estes levaram o povo de Deus à imoralidade e à idolatria.
Ou Deus é moral, e vingativo, ou Deus é imoral e paradoxalmente toma guerra contra a imoralidade.
Caso você não saiba, mulheres não eram permitidas herdar nem possuir qualquer propriedade privada, nem riquezas, nem posses. Era a cultura geral daqueles tempos. Era cultura também uma tradição de vingança, em que os sobreviventes e filhos dos guerreiros jurariam combater para sempre o inimigo, ao que tribos viviam séculos de retaliações, num ódio sem fim.
Dessa forma, viúvas e órfãos de guerra não teriam formas de sobrevivência no ambiente selvagem e teriam que recorrer à prostituição ou morreriam de fome. O ato de absorver as mulheres puras e erradicar, por fim, anos e anos de guerra, não parece ser tão terrível. Os Midianistas continuaram a existir, e a razão provável disso é a seguinte:
Há na bíblia o que podemos chamar de "Declaração Hiperbólica", que é um recurso linguístico típico no Antigo Testamento. O pastor Rodrigo Silva explica muito bem isso em seu culto expositivo chamado "Por que Deus mandou matar pessoas no Antigo Testamento?" Os profetas do Antigo Testamento usam bastante esse recurso.
Por fim, dizer "ponto final" não valida o teu argumento. Apenas valida a tua arrogância.
@@michelferreira333
"(...) menosprezando e ignorando a cultura, as tradições e as sociedades da época em que tais textos das escrituras foram escrito "
Em qual contexto historico eh moral POSSUIR outro individuo?
Lev.21
44E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis.
46E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros."
Lev21 EXPLICITAMENTE diz q nao se pode pegar outro FILHO de ISRAEL como escravo, logo a passagem de EX21 fala sobre os HEBREUS.
E que se deve ter ESCRAVOS (POSSES) PARA SEMPRE, que podem ser HERDADOS para seu FILHOS.
HERDAREM COMO POSSESSAO!
Pra encerrar a conversa eu te pergunto.
Voce seria meu "servo" pelas leis de Exodo21 e Lev21?
Voce venderia um filho seu para pagar uma divida?
Melhor, voce considera venda de PESSOAS como algo MORAL?
Por favor nao fale em contexto, escravidao foi IMORAL no Brasil ANTES e continau sendo HOJE.
Escravidao durante o exodo no egito foi IMORAL ANTES e continau sendo IMORAL hoje.
Se a moralidade de Deus eh objetiva e nao muda. A gente pode continuar tendo escravos hoje? Posso passar meus servos/escravos estrangeiros pros meus filhos? Eles serao meus PARA SEMPRE?
Ou Deus mudou de opiniao e hoje ja nao eh mais legal ter esse sistema de servitude/escravidao.
@@mrbeise "Em qual contexto historico eh moral POSSUIR outro individuo?"
R:Você continua a ignorar o contexto histórico daqueles tempos. O servilismo era, talvez, a única forma de sustento dos pobres, das viúvas e dos órfãos que não faziam parte de uma família mais abastada. Vou repetir: talvez a única forma de sustento de quem não tinha nada.
Não havia aparatos sociais como os que nós temos hoje em dia. Pobreza significava diretamente MORTE ou prostituição. Você não faz ideia de como as coisas eram diferentes naqueles tempos, pois se fizesse, não estaria interpretando essas passagens como se elas acontecessem hoje.
Ao serem contratados, os servos ganhavam um salário, casa, comida, roupa e proteção. Não haviam "empresas" e "direitos trabalhistas" naquela época. A cultura era primariamente camponesa e artesanal. Eram fazendeiros, donos de engenho de azeite e pastores.
Você continua a ignorar até mesmo o conteúdo do vídeo que veio aqui postar. Em todos os três casos de servilismo que já faziam parte da cultura daqueles povos: pobreza, dívida e crime, Deus instituiu leis para soltar esses escravos, além de dar direitos de proteção, e instituiu, inclusive, um ano especial onde todas as dívidas eram perdoadas.
Caso você não entendeu ainda, essa cultura de servilismo só veio acabar praticamente após a Revolução Industrial, quando as primeiras normas trabalhistas começaram a ser implantadas contra o abuso dos patrões capitalistas da época de Ford, nos tempos de fábricas que até crianças trabalhavam por mais de 12 horas.
Desde que Adão caiu, a injustiça criou diferenças entre as pessoas, gerando pobreza e escravidão. Não é invenção de Deus, mas do homem. E como o próprio profeta aponta, no mundo que Deus nos reserva, não terá espaço para esse tipo de coisa, nem desigualdade, nem servilismo, nem escravidão.
No Antigo Testamento, Deus comanda os Israelitas no princípio de um caminho de misericórdia e liberdade diante dessa injustiça, instituindo leis de soltura e de bons tratos a essa relação de trabalho, que é estendida na pessoa de Cristo e que depois gerou a sociedade de direitos baseados no Cristianismo que você vive hoje.
___________
"Lev21 EXPLICITAMENTE diz q nao se pode pegar outro FILHO de ISRAEL como escravo, logo a passagem de EX21 fala sobre os HEBREUS."
R: A passagem em Êxodo 21:16 é clara. A palavra é HOMEM. Não HEBREU. Que eu saiba, HOMEM é qualquer pessoa. Até a palavra na tradução em hebraico e grego, a palavra lá é HOMEM.
Se está escrito HOMEM, então é HOMEM, seja hebreu, seja gentio.
___________
"Voce seria meu "servo" pelas leis de Exodo21 e Lev21?"
R: Se nós fôssemos pobres naqueles tempos, ou uma viúva sem família, ou um órfão, todos nós seríamos servos. Era trabalhar para alguém, ou a morte. O sustento vinha da propriedade rural. Era virar servo ou morrer de fome ou recorrer à prostituição.
Até hoje, essa desigualdade existe. Ainda há pessoas nas zonas rurais que dependem dos fazendeiros para trabalho, casa, comida e salário. E filhos desses homens, até crianças, também trabalham para esses donos da zona rural.
Foi assim com meus avós e com meus pais, até partirem para a cidade grande.
___________
"Por favor nao fale em contexto, escravidao foi IMORAL no Brasil ANTES e continau sendo HOJE"
R:Sim eu falo em CONTEXTO, porque você NÃO PODE INTERPRETAR A BÍBLIA IGNORANDO O CONTEXTO DAQUELES TEMPOS, porque o erro de interpretação vai acontecer, como você está fazendo.
A cultura de servilismo daqueles tempos não tem absolutamente NADA a ver com a escravidão africana dos últimos séculos. Você não viu o vídeo?
O servilismo foi criado como uma relação de trabalho voluntário, de reparação de crime ou pagamento de dívida. Não haviam correntes nem sequestro. O servo e senhor comiam na mesma mesa. No tráfico negreiro, era sequestro de pessoas, que eram acorrentadas, que eram forçadas, sob pena de morte, a trabalharem em condições extremas.
Se você equipara o servilismo no Oriente Médio de mil anos atrás com o tráfico negreiro, você já começou errado e vai concluir errado. Isso é óbvio para qualquer historiador e teólogo.
A cultura de servilismo teve diversas diversificações ao longo do tempo e no contexto dos Israelitas, foi o tipo de servilismo mais JUSTO daqueles tempos e talvez de todos, até a cultura se encerrar e ser substituída pelos contratos livres de trabalho (que ainda são fruto da desigualdade humana, pois o princípio de servitude é o mesmo, só que com mais ressalvas e direitos).
Senhores podiam matar seus servos, estuprar suas servas, espancar até a morte. Podiam reter eternamente seus servos e extorqui-los e muito mais. Deus instituiu leis para acabar com isso. Inclusive, Deus queixa-se para os Israelitas algumas vezes na bíblia, sobre a forma como eles tratam seus servos e os sobrecarregam de trabalho durante a época de jejum.
Se Deus é "mau" como você pinta, Deus jamais deveria ter revelado essa queixa aos profetas.
____________________
Conclusão: sua interpretação de Êxodo 21 está errada. Sua equiparação da escravidão africana com servilismo no Oriente Médio primitivo está errada. Seu argumento de um Deus injusto que não se importa com isso está errado.
A única coisa que concordamos, é que esse mundo desigual e injusto é ruim (pois foram tais coisas que geraram o servilismo e a escravidão), mas Deus promete acabar com isso no mundo que virá.
@@michelferreira333 Engracado como voce ainda continua a ignorar a passagem de Lev21
44E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis.
46E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros."
Algumas palavras chaves desse versiculo
- ESCRAVOS
- COMPRAREIS
- HERANCA
- POSSESSAO
- PARA SEMPRE
Me explique se eh moral POSSUIR UM ESCRAVO PARA SEMPRE E PASSA-LO PARA MEUS FILHOS.
ONDE ESTA O SERVILISMO EM SER UM ESCRAVO PARA SEMPRE? E SER TRANSFERIDO PARA O FILHO DO MEU SERVO? ISSO EH SERVILISMO?
Isso eh moral? Soh me responda, SIM OU NAO?
Se voce acha isso moral, acabou a conversa contigo.
Se voce acha isso IMORAL, pelo menos me mostra que voce concorda que Deus endossou uma pratica imoral no passado.
Voce diz: "Eh melhor ser escravo doq morrer ou me prostituir". Eu discordo plenamente. Prefiro morrer doq ter minha vida POSSUIDA por um outro individuo PARA SEMPRE.
Nao tem mais papo contigo, voce claramente esta perdido e largou sua humanidade, ao dizer que voce aceitaria ser um escravo pelas leis de EX.21. UMA PENA!
Eu digo agora pra voce. NINGUEM merece ter sua LIBERDADE possuida por outra pessoa. Nem que essa seja PASSADA como heranca.
Tal qual uma pessoa que segue um ditador sem questiona-lo, voce aceitara tudo que Deus disser.
Pergunte para um norte coreano e ele falara que campos de concentracao na coreia do norte sao justificaveis.
Passar bem,
Excelente explicação. Obrigada por postar
Nossa !. Que legal! Que consolo!😮
Para mim não muda nada. A bíblia em nem um momento condena o escravismo
@@betor2185 Será que se criticasse pessoas da época adotariam o cristianismo? será que sem o cristianismo nossa sociedade chegaria a ser como é hoje (literalmente completamente inspirada no catolicismo)?
Video excelente, muito bem explicado e detalhado!
Faz sobre como o cristianismo melhorou o mundo pfvr...
Maravilhoso vídeo Pr parabéns Deus abençoe a sua vida e seu ministério
Muito bom!!! Deus abençõe grandemente!!!
Muito bom, Yago! Muito bom!!
Muito obrigado mais uma vez, meus irmãos 😊
Deus vos abençoe!
Aula fantástica, muito esclarecedora. 👏👏👏👏📚📚
Ótimo formato de passear pela Escritura esmiuçando o tema! Parabéns!
Olá, Yago sou presbiteriano e gosto demais do seus vídeos, sempre que tenho alguma um dúvida teológica venho aqui ver se já falou sobre, e esse vídeo é um deles. quero dizer que você tem sido uma grande benção em minha vida espiritual ensinando teologia de qualidade assim como os pastores das igrejas que frequento. muito obrigado e que Deus continue te abençoando muito e continue te capacitando sempre.
Explicação maravilhosa 👏🏾🙌🏾
Parabéns. Mais uma vez, de primeira qualidade
Ótimo vídeo!! Parabéns pelo conteúdo
Por favor, faça o vídeo sobre os benefícios do cristianismo
Boa tarde, Yago. Por favor, faça um vídeo sobre as melhorias na sociedade que os ensinamentos de Jesus e dis apóstolos causaram direta e indiretamente. E ainda a influência do comportamento dos demais discípulos.
00:00:21 Tuller colocando sonzinho de chicote no video sobre escravidão... coragem kkkkk
Muita explicação para justificar as maldades da escravidão
Que vídeo esclarecedor! Pelo visto sempre entendi Êxodo 21:30 de maneira errada.
Sempre tive duvidas sobre esse assunto. Obrigado!
Você não acha que deveria ser deixado mais claro que escravidão é pecado como adultério é????
_Contexto. Essa é a chave. Imagine agora um cristão do século XXII vendo um vídeo de uma igreja cristã do ano 2022. "Era o contexto" , ele certamente dirá...._
Excelente explicação, mas para aqueles que odeiam a palavra de Deus nunca será o suficiente
A importância do cristianismo no mundo
O áudio desse video tá meio "fechado" sei lá, mas o conteúdo tá interessante como sempre.
Acho que exagerou no "noise cancel"
Logo no começo do vídeo o editor soltando efeito do chicote estalando kkkkkkkk, esse editor tá muito versado no humor negro.
Excelente abordagem Yago, parabéns!
Parabéns! Excelente vídeo!
Pessoal, onde encontramos base para validar os contextos da antiguidade diversas vezes citada pelo Yago? Ele n citou nenhuma, mas gostaria de saber. Abraços
o áudio parece estar um pouco abafado e vibrado, up e like, muito bom o conteúdo, mas a pergunta que fica, por que Deus não aboliu a escravidão de uma vez? Deus estaria testando nossa submissão? provavelmente não temos essa resposta
Eu não acredito que a religião é o mal da humanidade , e sim fanatismo ideológico pois da para usar muitos exemplos de cada período da humanidade que enquanto o fanatismo reinou , aconteceu genocídio em massa
É esse também meu ponto de vista.
Então, a questão da religião é que cada um tem a sua, o problema é quando vc quer impor isso aos outros
POR FAVOR, FALE SOBRE OS "AÇOITES" , em Deuteronômio e provérbios .
Um outro ponto foi o versículo 20 e 21. Diz que se a perda do escravo já é um castigo para o seu senhor , pois perdeu sua propriedade. Não diz que o senhor levará também o golpe que deu no seu escravo.
excelente!
Valeu!
Yago, poderia fazer um vídeo sobre a contribuição do cristianismo à sociedade/mundo?
excelente, Yago!
Yago, um vídeo sobre como o cristianismo acrescentou para o ocidente seria incrível e necessário.
E para encurtar tudo, no Deuteronômio há a determinação que os servos tinham o fim de sua servidão quando: Pagassem sua divida, comprassem sua liberdade e no final de sete anos salvo se por manifestação própria quisessem manter seu status como servo.
Maravilha de explicação, me edificou e esclareceu muitas dúvidas.
Um detalhe para adicionar nuance: sobre a escravidão por conquista, essa era a alternativa "humana" ao extermínio do povo conquistado
Nossa, somos escravizados e temos que agradecer aos nossos donos por não nos matar. Que Deus justo e bondoso esse!
@@mrbeise Cara, essa não é uma noção cristã. Ela era comum a todo mundo clássico, especialmente entre os pagãos.
Até porque a Bíblia não chancela guerra de conquista. Só legítima defesa. É um Deus bondoso, sim.
@@Stray___ Legitima defesa hahaha. Deus mandou exterminar povos e escravizalos. Legitima defesa. O ser todo poderoso precisa mandar matar pra se defender. Que coisa linda. HOSSANA NAS ALTURAS, DEIXA EU EXTERMINAR ESSE POVO AQUI.
@@Stray___ Assim como cobras falantes, dragões, gigantes e outras baboseiras, tudo invencionice do mundo clássico
@@Pallatus.Heinrichdragões na bíblia na vdd são criaturas não conhecidas ou coisas, q eles não sabiam identificar, um exemplo é se vc ver um filme de viajem no tempo, verá q eles chamam um carro de dragão
Simplesmente fantástico!
Escravidão por dívida era por alguns anos, porém Yago havia escravos por conquista tanto por gregos e romanos!!
muito bom o video parabéns.
Não há na bíblia qualquer menção contra a escravidão, nem na época de jesus. A escravidão de africanos para as Américas teve a conivência das igrejas católica e protestante( principalmente nos EUA).
Vc não assistiu o vídeo direito ou simplesmente tá se esforçando pra entender.
@@sahsilva2462ele nem deve ter visto o vídeo na íntegra pra compreender como funcionava. E apenas um palpiteiro ateu
Amigo os absolutismo cresceu quando a reforma protestante começou. Muitos absolutistas eram cristãos.
Alguém ter usado a bíblia de maneira errada, não torna a Bíblia errada!
Isso se aplica para tudo na bíblia!
O que voce diz sobre êxodo 21:20,21?
E há ainda mais, o servilismo e a escravidão: o primeiro axioma da Lei, a base do Judaísmo e do Cristianismo: Ame a Deus acima de tudo e ao teu próximo como a ti mesmo. E também há um comentário de Jesus a respeito de algumas leis, no caso a respeito da carta de divórcio estar na lei por permissão de Deus como conceção à dureza do coração do homem e não a vontade Dele. O que mais será que está lá por vontade do homem e não de Deus?
Como sempre, excelente explanação sobre o tema!! 👏👏👏👏
Muitas funções regidas pela CLT no Brasil são mais pesadas que essa escravidão explicada no vídeo
Sério?
Qual lei brasileira permite que eu bata no meu servo sem punição?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk ta bom
@@mrbeise Nenhuma, assim como nenhuma lei da bíblia permite isso
Escravos sempre foram propriedade de seus senhores. Os hebreus eram escravagistas e tinham, em sua concepção e crença, direito de vida e morte sobre eles. Inclusive os escravos, sendo ou não semitas, eram circuncidados à força. Escravos eram tratados como animais de carga. Tentar comparar o boi com o escravo é, realmente, pertinente.
Errado, tanto é que em êxodo diz que o escravo fugir garante liberdade a ele.
Pastor, você vê alguma diferença , entre os trabalhadores que mora nas periferias do pais e a escravidão greco-romana mencionado por você?
Muito bom! Gostei.
No período colonial do Brasil, todas as dioceses, mosteiros e conventos tinham escravos.
Muito Bom vídeo.
Podem passar a referência do léxico?
Parabéns Yago, vídeo bem explicado e esclarecedor, quem não entender nada nesse vídeo, estar com problema.
A bíblia trata de algo que era socialmente aceito, o servilismo. E trata bem já que pede respeito entre as partes. Esse assunto não deve ser trazido ao contexto presente onde servilismo e escravagismo são contra a lei, contra o senso comum e contra tudo o que é civilizado.
Brilhante !!
Saudades desse formato maravilhoso
Só uma pergunta em exôdo 21:20-21 Se alguém ferir seu servo, ou sua serva com vara, e morrer sob sua mão, será certamente castigado".
Já Êxodo 21:21 diz: "Porém se ficar vivo por um ou dois dias, não será castigado, porque é seu dinheiro".
Aqui deus não estaria justificando alguem poder bater em um escravo ou escrava?
assista a parte 29:30 do vídeo
E se o servo não quiser trabalhar era feito o que?
Nem comecei o vídeo e já tô hypado
Eu só não entendi a diferença entre o escravo no Levítico e o escravo no Exódo, a diferença é que em Exodo o escravo se vendeu por dívidas e em Levitico o escravo se vendeu por simples miséria?
ué, porque restringir? um fala sobre venda por dividasz e outro por simples miséria
Muito Bom o VIdeo!!
Ô homi que fala rápido...kkk
Tem que estar com a mente afiada para acompanhar os raciocínios!
"existem momentos negros na história da igreja!" Está dizendo que momento negro são momentos ruins. Está dizendo que negros são ruins? Seu heregeeee kkkk
Brincaras a parte, otimo vídeo pastor. Assertivo como sempre
Hahahahaha na hora que ele falou achei bem irônico tbm
Mkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu casquei dms no começo qnd ele dá um tapa no vento e a edição coloca um som de chibata KAKQKSKKSKSKSK
Você acha isso engraçado seu maluco? Essa fala racisata não faz dele herege, já que não contradisse a biblia e nem a soberania de Deus. Mas foi uma fala infeliz que reflete sim na história escravocrata do Brasil!
Tenha mais respeito para com os outros!
@@igueirux1917 eu acho, tenho lugar de fala. Sou negro. Brinquei chamando de herege, mas sei que ele não é, assim como não é racista. Fica na paz.
Há algum problema no áudio desse vídeo Yago. Ele está meio fechado. Só avisando. Parabéns pelo conteúdo, mais uma vez!