VI 002 - Apologética Cristã - Norman Geisler e a Lei da Não Contradição - Tática do Papa-Léguas

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 ноя 2024
  • Norman Geisler é considerado um dos maiores apologistas cristãos e nesse vídeo quero compartilhar algumas das suas principais obras de Teologia e Apologética Cristã. Além de comentar a abordagem dos livros eu compartilho com vocês algumas citações que poderão lhes auxiliar na prática da DEFESA DA FÉ. Deixo aqui na descrição do vídeo o título dos livros e parte das citações que faço.
    Caso se interesse em adquirir alguma obra citada, você pode realizar a compra através do meu link de associado e estará contribuindo para o Canal Cristianismo Inteligente.
    ARISTÓTELES
    Órganon. amzn.to/3ZrpdJ0
    LEI DA IDENTIDADE - Uma coisa é o que ela é. (A é A).
    LEI DO TERCEIRO EXCLUÍDO - Uma afirmação ou é verdadeira ou falsa. (A ou não-A).
    LEI DA NÃO CONTRADIÇÃO - Uma afirmação não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. ¬ (A e não-A).
    NORMAN GEISLER
    FUNDAMENTOS INABALÁVEIS: respostas sobre os maiores questionamentos contemporâneos sobre a fé cristã. Macroevolução, bioética, clonagem, aborto, eutanásia - amzn.to/4gqCCXL
    “Se alguém dissesse: “Não existe essa coisa chamada verdade” [...] esse alguém [...] teria violado a lei da não contradição afirmando que não existe essa coisa chamada verdade, enquanto, ao mesmo tempo e no mesmo sentido, insistisse que há essa coisa chamada verdade - a verdade de sua própria posição. Fazendo assim, ela automaticamente valida a lei da não contradição” (p. 20).
    NÃO TENHO FÉ SUFICIENTE PARA SER ATEU - amzn.to/3zlGPLQ
    “Não existe esse negócio de verdade' - isso é verdade?”. “Toda a verdade é relativa” (essa verdade é relativa?). “Não existem absolutos” (você está absolutamente certo disso?). “É verdade para você, mas não é verdade para mim!” (essa afirmação é verdadeira apenas para você ou para todo o mundo?).
    “As afirmações de verdade dos humanistas são tão estreitas quanto as dos cristãos. Se H (humanismo) é verdadeiro, então tudo aquilo que se opõe a H é falso. Do mesmo modo, se C (cristianismo) é verdadeiro, então tudo o que se opõe a C é falso”.
    ENCICLOPÉDIA APOLOGÉTICA: amzn.to/4gizFJ3
    Pluralismo religioso
    “[...] os pluralistas também são “intolerantes”. Afirmam que suas opiniões são verdadeiras, excluindo visões opostas (incluindo o exclusivismo). E eles certamente não toleram a posição de que visões pluralistas e não-pluralistas são verdadeiras”. E mais: “[...] deve-se observar que o próprio conceito de tolerância implica uma discordância real”.
    Nietzsche / niilismo
    “A negação de toda existência é contraditória, já que é preciso existir para negar toda existência. Quem não existe não nega nada. Da mesma forma, a negação de todo valor é incoerente, já que a própria negação envolve a crença de que há valor nessa negação. Os niilistas valorizam sua liberdade de ser niilistas. Logo, não podem escapar a afirmação implícita de valor, mesmo quando o negam explicitamente”
    Freud - crença em Deus
    “Freud pode ter invertido as coisas. Talvez nossas imagens dos pais terrenos sejam baseadas em Deus, e não o contrário. Talvez seja assim porque Deus nos criou a sua imagem, e não o contrario. Talvez a crença cristã em Deus não seja baseada no desejo de criar um Pai. Mas talvez a crença do ateu de que não há Deus seja baseada no desejo de matar o Pai. Afinal, a Bíblia declara que os desejos humanos rebeldes reprimem a verdade sobre Deus”.
    Marx
    Sobre o ateísmo militante e dogmático: “É contraditório insistir que Deus não é nada além de uma projeção da imaginação humana. Afirmações do tipo “nada além” supõem um conhecimento “além de”. Não se pode saber se “Deus” está limitado apenas à imaginação sem que o conhecimento sobre Deus ultrapasse a mera imaginação”.
    Marx
    Sobre o relativismo ético:
    “O relativismo ético é autodestrutivo em sua forma mais forte. A negação absoluta dos absolutos corta a própria garganta, substituindo um absoluto por outro. A sociedade socialista não evitou o absolutismo. E as falácias da ética de “o fim justifica os meios” são infames”.
    Existencialismo
    “[...] O existencialismo estabelece a disjunção radical entre essência e existência. Mas nunca encontramos existência pura na vida sem alguma essência. Jamais sabemos que uma coisa existe sem saber um pouco sobre o que ela é”.
    OUTROS LIVROS DE NORMAN GEISLER MOSTRADOS NO VÍDEO
    ELEITOS, MAS LIVRES: uma perspectiva equilibrada entre a eleição divina e o livre-arbítrio - amzn.to/3zlH7Cq
    INTRODUÇÃO BÍBLICA: como a Bíblia chegou até nós - amzn.to/3TuD6m2
    ÉTICA CRISTÃ: opções e questões contemporâneas - amzn.to/4eldyQ5
    MANUAL POPULAR DE DÚVIDAS ENIGMAS E “CONTRADIÇÕES” DA BÍBLIA - amzn.to/3TtAzs5
    TEOLOGIA SISTEMÁTICA: introdução à Teologia - amzn.to/47pKEw2
    Esperamos que esse vídeo abençoe a sua vida e o incentive a estudar e se preparar cada dia mais para Defender a fé Cristã.
    Que Deus abençoe a todos e até o próximo episódio.
    Professor Cláudio Ananias

Комментарии • 1