Não é não! O problema está no que vc busca, se está atrás de notas ou conhecimento. Conhecimento requer uma procura intensa e muito tempo para amadurecer, notas por outro lado é só decorar para as provas.
@@massacinzenta1042 então mas as próprias aulas por vezes são apenas voltadas pra prova. Na minha escola por exemplo que é voltada pro Enem/vestibular, o foco da aula não é o conteúdo/conhecimento, é oq mais cai no Enem, é oq vai cair na prova. Então a gente não tem o conhecimento por completo e pra correr atrás de tudo nos falta tempo - pelo menos pra mim que tô no 3° ano.
@@leanaserra1569 Se vc acha que não tem temo para aprender hj, imagine na universidade. Mudar para outro estado, alugar AP, limpar e manter em ordem o AP, morar na biblioteca e apenas usar o AP para necessidade fisiológicas, não perder tempo com séries ou redes sociais, manter uma agenda sempre organizada, fazer sua alimentação de preferência saudável (isso é uma das tarefas mas difíceis), manter sempre a garrafa de café cheia de café e a geladeira com alguma bebida alcoólica, trabalhar em pesquisas, esquecer interações sociais com finalidades em lazer, visitar a família 2 vezes no ano, se vc não quiser perder tempo e ter raiva não namore, praticar uma atividade física de preferência na universidade (no meu caso natação), lazer deve ser uma atividade bem organizada na agenda. Essa foi minha vida por 5 anos e continuaria sendo se não fosse essa maldita pandemia. Ps.: O curso: ICT + Engenharia Elétrica A universidade: UFERSA
Sempre fui ruim com matemática, mas esse ano comecei a estudar, da um prazer enorme em fazer as contas mas fico triste pq repito as questões até acertar! É cansativo, difícil, mas ainda vou dominar.
Cada vez q vejo os vídeos do Guisoli, minha motivação sobe a um nível absurdo, de uns tempos pra cá comecei a enxergar a matemática de uma outra forma, um vídeo do universo Narrado q mudou minha concepção foi o vídeo q ele fez do Richard Feyman. Na moral Guisoli, eu só tenho q agradecer, pq seus ensinamentos são muito valiosos e mudam a vida acadêmica e social de uma pessoa. Muito obrigado Mestre Guisoli
Sou mestre em matemática pura pela Universidade Federal do Espirito Santo e atualmente professor de matemática no Instituto Federal do ES, vou falar resumidamente o que eu vejo como o principal fator: a formação dos professores. Essas estatísticas citadas são bemmm diferentes quando você olha alunos formados nos IF's e o motivo é bem claro: os professores tem sempre no mínimo um mestrado e muitos doutorado. Professores com boa formação. A realidade da grande maioria é bem diferente tanto no ensino público como no ensino privado. Devido aos baixos salários, temos uma baixíssima concorrência e grande parte dos professores são profissionais que não têm outras opções no mercado de trabalho. Não é difícil achar professores que não são sequer formados em matemática dando aula de matemática depois que fazem uma "complementação pedagógica". Até existem algumas exceções, mas são minoria. Se parar pra pensar bem, faz todo o sentido: por que estudar pra cacete e se matar durante anos investindo na sua formação para depois ganhar um salário que mais parece uma esmola e tendo as vezes que trabalhar 50 horas por semana (as vezes mais) em condições horríveis (salas caindo aos pedaços, um calor infernal, material escasso...) e sem reconhecimento algum? Não faz sentido! Eu mesmo só entrei pro Ifes por que os salários eram bons e a estrutura é de outro mundo se comparada a escolas municipais e estaduais. Eu jamais teria feito o concurso por puramente estabilidade. Eu estudei demais e ralei muito pra acumular conhecimento. Inclusive continuo ralando até hoje (estou pra começar um doutorado em física teórica) para poder oferecer cada vez mais aos meus alunos. Essa é a realidade de todos meus colegas de trabalho. Por fim, gostaria de comentar que já tive muito contato com professores das redes privada, estadual e municipais (seja ministrando uma formação de professores ou simples contato pessoal) e posso dizer, com muita tristeza, que alunos nossos do terceiro ano sabem mais matemática que muiiiiiitos professores por ai. Posso parecer suspeito pra falar para algumas pessoas por ser professor, mas um maior investimento na educação (escolas que não pareçam prédios abandonados) e maiores salários dos professores, faria a profissão "professor de matemática" ser disputada por profissionais bem formados e deixar de ser uma "última opção" pra um engenheiro que fez faculdade à distância e não consegue se encaixar no mercado de trabalho. (edit: nada contra os engenheiros ok? é apenas um fato)
Discordo no ponto da pós como solução. Nas duas graduações que fiz, não faltavam professores com pós doutorado no exterior e Lattes absurdo, porém zero didática. O problema ,seja em matemática ou outro assunto, a solução é a didática "Capacidade do profissional transmitir o conhecimento com maestria" talvez, apenas uma boa pós em Educação permita isso. No mais, repito doutorado não da didática, essa exige humildade e capacidade de se olhar no espelho e saber que talvez, o professor não saiba se comunicar e assim tentar enfrentar esse desafio. E ao contrario das humanas os esquisitões que não sabem conversar e falar em publico estavam nas exatas, engenharias, em especial Física no contexto do Campus.
@@arquitetoconcurseiro7680 Bem, no caso que você cita acho que se refere a professores universitários. Eu ainda não cheguei nesse ponto mas vejo que muitas pessoas reclamam mesmo, e sim, doutorado não é didática, mas acredito que faz muita diferença em questão de ensino médio ter um professor com um grau de capacitação maior do que o necessário. Sendo que, no ensino médio das escolas estaduais os professores ganham pouco e estão insatisfeitos em maioria com seus trabalhos (o que afeta no ensino), essa situação eu não sei se é a mesma a nível superior.
Acabei de me formar do ensino médio em escola estadual, saí sem aprender quase nada, agora estou tendo q correr atrás de tudo, estou estudando desdo básico, principalmente em matemática. Quando eu estava na escola, eu tirava notas altas em matemática, entretanto, na realidade quando peguei uma questão do Enem, não sabia nem interpretar, nem resolver. Agora estou na potenciação, uma hora chego lá! Seus vídeos são demais ❤️
Estou no início do terceirão e eu tenho certa ideia sobre isso. O ENEM exige muita interpretação, por isso é o melhor concurso que conheço. Tenha força que você chega lá.
@@Sanguinium_Light Se aceita a minha sugestão, eu diria para não se preocupar muito com isso. O mais importante não é de onde se tira a informação, mas sim a maneira que vc "digere" ela. Com digerir, eu quero dizer que, além de você entender o que está sendo explicado, é importante que se entenda o porquê aquilo acontece e como isso se dá na vida real e, para isso, é necessário que você pare de ler/ouvir um pouco e comece a usar sua imaginação. Comigo essa experiência ajudou demais, espero que te ajude também
Eu me sinto parte dos 80% de alunos que saíram de uma escola privada, e muito cara aliás, sem saber de fato matemática, até mesmo a básica. Por exemplo, na aula sobre trigonometria, resumindo a aula e didática que eu tive, o professor entrou na sala de aula, cantou a musiquinha decoreba e saiu da sala. Fico imensamente feliz em encontrar esse canal, vou atrás dos seus cursos e espero que esse ano seja de significativa mudança em meus estudos. Desejo boas mudanças também as pessoas que estão nessa busca por um conhecimento mais sólido!
Pra mim pior ainda é esses 95% que não conseguem dominar nem o básico da matemática irem lá fazer pedagogia, se formarem e repassarem toda essa falta de interesse pros seus alunos e isso se torna um ciclo, porque aí muitas vezes o professor do fundamental 2 se vê sem tempo pra explicar cada conteúdo minuciosamente e tem que recorrer às "decorebas" pra conseguir passar seu conteúdo, minha opinião obviamente.
Exato! As pessoas menos esforçadas que conheço seguiram para áreas desse gênero (pedagogia ou licenciatura) e eu, me dedicando pra caralho, pra passar em Med pública, verei meus filhos tendo aulas com eles? É uma inversão de valores absurda. Claro, estou falando isso com base na minha experiência (parecida com a sua), não que seja uma verdade absoluta.
@@helenakobren1993 entendo, tô fazendo licenciatura em matemática e tenho um primo de oito anos e ele odeia matemática aí as vezes vejo ele tendo aula, é lógico que o menino não gosta, a professora passou o ano todo fazendo ele decorar tabuada, tudo bem que tiveram dificuldades na pandemia mas mesmo assim não é desculpa, se a pessoa não é instigada ela não vai se interessar, eu mesmo fui me interessar de verdade por matemática fazendo cursinho, que é uma oportunidade que a minoria tem, se não fosse por isso nem sei o que eu estaria fazendo hoje
@@brunomatheus9688 entendo total, e as licenciaturas que mencionei são mais a de humanas, porque vejo gente fazendo esses cursos “porque não tem exatas no meio”. Na minha opinião, não é a melhor forma de se escolher um curso kkkkk, por exclusão. Mas sim, o sistema educacional é bem defasado mesmo, a minha sorte é que estudei em escola boa e agora, estou num cursinho melhor ainda, então eu tenho todo o apoio para entender assuntos mais complexos, sem decoreba. E outra: não tenho preconceito contra humanas, na verdade eu adoro.
@@helenakobren1993 kkkkk relaxa eu entendi o q tu disse, tenho basicamente a mesma opinião e a parte das matérias de licenciatura todas as outras licenciaturas fazem juntos e a galera de matemática é meio excluída do resto da galera de humanas, é bem bizarra essa visão que eles têm das exatas e ficar evitando isso até o fim só vai deixar esse ciclo de gente não sabendo matemática básica continuar
O certo não é ensinar a decorar fórmulas é sim ensinar a como resolver aquele tipo de forma de maneiras diferentes é testar a criatividade dos alunos pois a criatividade e mais importante q quantidade de conhecimento.
Eu percebi isso na pandemia, que eu na escola estudava o assunto, principalmente em Química, tirava boa nota e uma semana depois já esquecia tudo. Estou tentando criar algum método para fixar o conhecimento sobre o que eu estudo agora, mas ainda é complicado.
Faço engenharia mecanica na federal do meu estado e acabei de percebendo que não sei nada de matemática e física. Melhorei muito depois que conheci seu canal e comecei a estudar de forma mais fervorosa e eficaz. Continua com esses videos.
Cara, que canal maravilhoso! Com uma filosofia sólida e objetiva, eu particularmente compartilho das mesmas ideias, e aqui, juntamente a outras fontes, desenvolvi uma paixão pela matéria. Acabei de passar em matemática em uma universidade pública e grande parte da ajuda veio desse canal. Meu sonho é ensinar genuinamente a matemática para as pessoas, assim como o Universo Narrado, e desmistificar esse terror com que ela e vista até os dias de hoje. Obrigado.
Encontrar esse canal foi muito bacaba, pois me despertou uma autoavaliação dos meus métodos didáticos. E realmente, assim como muitos colegas de profissão, eu estava apenas reproduzindo as formas pelas quais aprendi Matemática quando aluno, ou seja, por meio de um processo mecânico e superficial. Meu Mestrado em Matemática me abriu os olhos para isso, pois até então, como o Felipe diz eu não sabia Matemática, só fui ter noção depois do Mestrado e esse canal me ajuda a lembrar deste fato e me estimula a pesquisar mais sobre "verdades inquestionáveis" da Matemática, enriquecendo não só o meu conhecimento, mas, como consequência, o conhecimento dos meus alunos.
Eu tenho muito isso em mim: gosto de realmente entender, absorver, internalizar o conhecimento!! Odeio ter que decorar, modelos prontos. Não estou tendo medo de começar DO ZERO realmente, e ontem percebi que eu não sabia DIVISÃO. Ontem quando cheguei em potenciação, eu quis chorar. Mas hoje é outro dia...bora continuar. Ótimo vídeo!!
Essa reflexão me fez lembrar que eu também me achava o “cão e o bicho” em matemática no ensino médio. Quando fiz minha primeira prova de cálculo 1 no curso de física e tirei 3, percebi que me iludi miseravelmente no ensino médio
desse jeito, em calculo muita das vezes o professor dava nota para o seu desenvolvimento na questão , pouco importando se o resultado final estivesse correto. Em algumas provas se considerasse apenas o resultado final, 10% tirava média.
Antes eu via os vídeos do canal por causa dos conteúdos de exatas. Hoje, mais maduro sobre eles, tô aqui só pelas lições de vida e de estudo que o Felipe dá. Qualidade dimais da conta sô!!
Na moral Guisoli... Teu espírito é grandioso, teus vídeos são uma terapia! Você apenas FALANDO me motiva a estudar, e consequentemente me deixa mais perto do meu sonho. Você é um ser humano que veio pra mudar tudo cara, ainda vamos ouvir falar muito de ti. Obrigado pelo excelentíssimo conteúdo!
Vídeo bacana. Sempre tive muito interesse em aprender o porque dos porque da matemática, mas me faltaram recursos para isso na infância. Já na vida adulta, nunca sobra tempo pra nada...
Eu sempre notei uma grande falta de material rigoroso em matemática e física em português, existem, mas são raros, quase 100% dos livros que encontrei sobre lógica proposicional e logica formar de forma geral, teoria de conjuntos, teoria das categorias, análise real, complexa e análise de forma geral, algebra abstrata, etc, ou na física, mecânica classica, hidrodinâmica, eletrodinâmica, entre muitos outros são em inglês Um dos meus livros favoritos inclusive, Classical Electrodynamics do Jackson é um dos mais interessantes que já vi, e juro que vou dedicar minha vida a ajudar a criação desse mesmo tipo de material em português
Eu terminei o ensino médio há muitos anos. E saí dele achando que matemática não é pra mim. Ae assistindo um de seus vídeos e uns do Xandi explicando questões complexas de matemática, eu consegui acompanhar os raciocínios. Ae eu me dei conta que o problema não era inteiramente comigo, mas tbm com a forma que a matemática foi me apresentada!!.
Aaaaaa q lindo a união de literatura com matemática, uns dos últimos livros q li foi grande sertão veredas (que escrita maravilhosa), sempre tive mais facilidade com humanas e linguagens, mas ultimamente com muito esforço meu e do meu professor consegui atingir essa parte mecânica da prova (antes nem isso eu tinha) agora q não odeio mais matemática acho q é hora de tentar chegar no rabo dela
É preciso entender o porquê das coisas. É assim que funciona a ciência. O problema do déficit de aprendizado em matemática é que os alunos só decoram mas não entendem. É necessário ser prático para agilizar o aprendizado mas também é preciso se explicar logicamente porque a matemática é assim. É assim que se aprende, é assim que se constrói ciência.
Eu fiz um curso de matemática no museu da matemática em São Paulo e o prof Ricieri é magnífico, ele explica tudo, o porquê do porquê, inclusive os termos em latim e grego. Muito bom mesmo.
Cara, de fato, você me deixou com uma baita pulga atrás da orelha... QUE DIABOS É UM SENO??? Quem definiu que o seno de tal ângulo vale tanto, e como chegou nessa conclusão??
Eu entrei na faculdade de engenharia sem saber o básico, patinei no começo, tirando notas muito baixa, tive que recorrer a vários vídeos aula e livros, consegui forma uma base, mesmo assim as vezes sinto que tenho que voltar um pouco atrás na básica pra rever e preencher algumas lacunas que falta, sinto que tenho que reforçar a física que sinto dificuldade, eu reconheço minhas falhas no ensino médio de não ter interesse pela matéria, nem imaginaria que um dia ia aprender gostar de matemática e física, vejo que durante minha passagem no ensino médio os professores de matemática e física só queria encher o quadro passar alguns problemas para fazer em casa não tinha a capacidade de explicar e ter paciência para lidar com a dificuldade que muitos alunos tinha, nós alunos erramos de não da importância mas o sistema de educação é falho que faz ter muitos estudantes ter o desprazer pela matéria, se tornou muito mecânico os professores não tem vontade de ensinar explicar porquê um número passa para outro lado a educação está engessada, infelizmente hoje só querem discutir ideologia e esquece que os alunos precisa de conhecimento, a ciência exatas na minha percepção ela cria a oportunidades para um país crescer melhor em vários ramos você terá mais engenheiros, cientista, pesquisadores que irá proporciona novas tecnologias melhorando a infraestrutura, o poder bélico, logística, saúde etc... terá um efeito em cadeia que o país não iria precisar importar tecnologia, se tornaria independente nos estudos, exemplos claros: China, EUA, Alemanha, Rússia, Japão lá temos cientistas e engenheiros demais, no brasil isso cada vez que passa é escasso, para ter uma ideia um munícipio que tem 100 mil habitantes deveria conter 25 engenheiros infelizmente você encontra dependendo do munícipio que contem 100 até 10, é difícil ver que a ciência exatas não tem incentivo e que o ensino só caminho de mal a pior.
É a mais pura verdade, não entra na minha cabeça só a explicação mecânica da coisa, cadê o pra que serve isso, qual o exemplo prático do cálculo. Se tivesse essas explicação entenderia melhor o cálculo e fixaria melhor o que aprendi.
estude, anote, seja organizado, seja empenhado, uma coisa que sempre ajuda em qualquer coisa que voce for fazer na sua vida é paixão, faça tudo que voce quer fazer com o maximo de paixão possivel, treine com vontade, estude com vontade, lute contra os vicios com vontade, só assim pra voce se tornar mestre noque gosta.
Acredite se quiser , quando era criança eu tinha tanto medo de escola no geral e principalmente de matemática que cheguei a fazer xixi nas calças várias vezes por sentir tanto medo. Isso acarretou milhares de coisas em minha vida , inclusive crescer sem entender quase nada da matéria . Ouvindo você falar me arrepiei junto , acho que chegou a hora mudar minha história com os números . Gratidão ❤
Eu estava percebendo que estava querendo aprender coisas difíceis mas eu nem sei o básico, tipo estava querendo aprender integral, mas nem sei direito o que é conjunto.Tenho que dizer muito obrigado. 😊
Excelente conteúdo. Fiquei sem matemática desde a sexta série do ensino fundamental, e ainda assim tenho graduação e pós-graduação, mas o meu nível em matemática é raso demais. Lamentável. Estou aqui em busca de melhor a matemática e lógica. Curiosamente, minha formação é em Ciências Contábeis, porém, o que não sabem o que aprendi na faculdade é que 2+2 é igual a: depende de quanto você quer que dê.
Opa, não estou querendo te desmerecer, nem humilhar, nem dar uma de professor, até porque erro e muito. Mas é " me" ao invés de " mi". Talvez vc saiba, só não se importa, mas qualquer coisa, tomara que fui útil.
@@afff4156 Hoje para ajudar e dar nossa opinião seja no que for, temos que pedir desculpas antes mesmo de falar, mesmo que seja de boa intenção e com uma boa seleção de cada palavra, ainda sim falta interpretação e empatia das mesmas que reclamam né? Parabéns, vc só esta agregando e fez uma boa escolha de palavras ao corrigir o q de fato, não tem como errar mais heheheh 🥰
Nossa, mn, o canal desse cara é muito bom! Puts cara curti demais, sempre dá dicas incríveis, graças a Deus que ele existe para nós ajudar, sucesso é uma longa vida para direcionar mais pessoas para o caminha certo do aprendizado correto.
Boa noite a todos, seus comentários são bastante interessantes e produtivos. É fascinante a forma que você mistura a poesia com a educação da matemática no Brasil. Parabéns Felipe! Espero que continue fazendo videos tão admiráveis.
Há alguns anos eu desisti da carreira docente em Física exatamente por me sentir, na época, isolado. Eu pensava exatamente como você, professor. Queria tê-lo conhecido antes 😀. Mas, aplico esta lógica na minha profissão atual - de ter bases sólidas, ir até o rabo da palavra - drenando ainda assim o sonho que tenho de ser professor de Física. Quem sabe, um dia.
Cara, por não saber matemática, no concurso público eu selecionei todas as alternativas “D” em matemática. Porém tive que estudar o dobro das outras matérias. A lógica me mata, a interpretação me mata. Tá loooouco!
Parabéns garoto! Você está coberto de razão. Hoje em dia a maioria dos professores só dão a fórmula, não a demonstram. A função de um professor é fazer que o aluno além de aprender determinado assunto, ele entenda. Não basta apenas dar a definição, tem que fazer que o aluno compreenda.
Durante meu ensino médio, posso dizer que sempre fui uma ótima aluna em matemática, as médias eram 9,0 9,5 10,0 no segundo e no primeiro ano, agr que tô no terceiro, minha primeira nota baixa foi matemática 😢 não me dediquei, não procurei afundo e cheguei dps de um mês na escola por questões de saúde, saúde mental, vários problemas, perdi somatórias, não tava com motivações e isso acarretou meu aprendizado, mas agr no segundo bimestre eu vou botar torando em todas as matérias 💥💥kkk🤦
Guisoli, eu concordo que o ensino médio é mto raso, todavia se vc pensar, é mto conteúdo para que realmente seja aprofundado. Talvez tivéssemos que mudar o modo como a escola funciona, ou melhorar o ensino pós escola
Há alguns fatos: 1. Muito conteúdo para aprender no ensino médio; 2. Pouco tempo para aprender, inclusive porque há outras matérias também com muito conteúdo para o estudante; 3. A maioria dos professores é simplesmente ruim. O tempo é um bem “rival”: se você o usa para aprender, por exemplo, geografia, não pode usá-lo para aprender matemática.
Pra mim as aulas na escola/cursinho tem muito isso dessa teoria, muita fórmula aí chega nas questões do enem e o nível de interpretação acaba sendo completamente diferente, muito mais do que saber fórmulas.
Muito interessante, é isso que tenho buscado ultimamente... se é uma coisa que eu não gosto de forma alguma é o que os professores ( até aqui no youtube) querem ensinar através de "macetes". E isso eu nunca memorizei e duvido que tenha agregado algo a alguém. Um exemplo que eu gosto sempre de falar é de matemática básica quando ensinam como identificar os símbolos de menor e maior (). Eu sempre vejo macetes do tipo: "ah o símbolo parece uma boca que o número menor quer devorar o maior porque ele tem inveja pq o outro é maior". Olha as ideia... Sendo que os símbolos são na realidade auto explicativos. Se voce reparar o símbolo tem um lado maior e um lado menor e o número que está do lado maior é o maior e o número que é menor ta do lado menor. Olha os exemplos: 8 > 2². Ou então 10 < 3³. O lado menor é esta deste lado < e o lado maior está deste lado. O lado maior está deste lado > e o lado menor está deste lado. O que custa ensinar assim ne? E o símbolo de igual por exemplo, que é fácil tem os dois lados do mesmo tamanho: 3 x 3³ = 81
Um dos melhores professores meus está ensinando ondulatória. Na aula de timbre, ele minuciosamente explicou nossa percepção dessa propriedade nas vogais e usou como exemplo o áudio yanny/laurel.
Todas as pessoas devem como alguns anos acredito que a 10 anos quando você entrava dentro de uma Empresa tinha uma avaliação periódica, feedback, um real sentido, opa isso parou de funcionar vamos rever para corrigir é trabalhava muito naquele ponto na atualidade trocasse de Colaboradores, Supervisores ate de Coordenadores e não encontrasse o ´´problema´´.
eu acabei de terminar o ensino médio e eu tive também essa "epifania", estudando pro vestibular pro conta. realmente, o ensino, não só no brasil, mas no mundo tem esse problema de só memorizar algo pra fazer uma prova onde tu usa isso e pode esquecer, se achando o máximo por ter uma nota alta. frase clássica do ensino médio dita por professores: "tu só precisa lembrar disso no Enem, depois pode esquecer". eu realmente espero que num futuro não tão distante, haja algum tipo de reforma estudantil nesse quesito. (sonhar não custa nada)
O engessamento que o professor é submetido na escola é algo que prende muito, e são muitas as variáveis que o professor deve lidar em sala de aula, infelizmente, as vezes o conhecimento fica em último lugar...
É isso mesmo que venho sentido desde o 6 ano, só tiro 10 pq é muito superficial e dá para fazer rapidamente... mas não lembro de nada que aprendi, só da regra de 3. Eu já venho a anos falando para minha mãe "não quero ir para a escola pq é tudo muito fácil.." mudei de escola pensando que era ela, oq consegui foi encontrar professores chatos o suficiente para me darem as notas na média. depois desse vídeo vou fazer questão de comprar cadernos e estudar tudo dnv, anotar e ver as maravilhas que deixei de ver... Obrigado!
Realmente, eu n consigo entender nada que n entendi a origem ou começo... Muitas vezestenho que recapitular a matéria inteira e encontrar minha duvida e perguntar... Achei o vídeo sensasional!!!
Esse mano tem uns papos muito bacana. Obrigado pelas dicas, estou fazendo bacharelado e matemática e pretendo dá aulas tbm e esse papo me evoluiu muito como ser humano.
Gosto muito dessa proposta que você mencionou de explicar o porquê das coisas. Eu queria saber como é que a gente faz para melhorar o raciocínio lógico e interpretação. Como a gente treina isso?
Guilherme, um problema vem das próprias instituições que pedem para os professores darem uma facilitada, porque senão o número de alunos que reprovam é grande e as instituições fazem isso. Infelizmente isso ocorre. Eu sou professor e vi isto quando dei aulas no ensino médio. Em um dos lugares que dou aulas é um curso técnico na área de química, e ao final da aula, uma aluna veio me dizer, "professor, se não passar por este semestre tranco o curso", e se ela faz isso e diz que é por causa de uma ou outra disciplina que ela está trancando, ai o coordenador vem conversar conosco. Os alunos que querem aprender mesmo são os que estão no cursinho, ou muito poucos de escolas particulares e públicas.
Posso não ser ninguém, um simples aluno de ensino médio, que tem a prática de estudar, mas tenho uma opinião sobre isso. No ensino Brasileiro, não há nenhuma preocupação em como aprender. Ninguém nunca teve uma aula na escola de como aprender, só das disciplinas da grade curricular. Mas afinal, por que dar as disciplinas se os alunos não sabem nem como aprendê-las?
Parabéns demais por isso Guizoli. Quando entrei para faculdade a uns 20 anos, eu comecei a pensar assim, justamente por eu ver e não enxergar a matemática, física... etc.
Acredito que seja assim... põe na prática pra um aluno a resolução de trigonometria, ele decora tudo, agora, pede pra ele explicar o que é o seno, porque o seno, ele perde a questão por não saber explicar a mesma.
Em nossa sociedade dita ´´Capitalista´´ parece algo muito interessante do conceito da 1 º Revolução Industrial querem o modelo pronto para ontem! Não percebem que as coisas boas se constroem com o tempo! O que isso significa? Significa que tempos a Base sem ela não temos como se tornar bons profissionais, o grande problema hoje das Empresas é que existem muita abundancia de mão de obra contudo não existe não tão pouco uma real avaliação ou preocupação com a qualidade do serviço oferecido.
eu tive a aula da musiquinha do seno semana passada, a escola toma meu tempo e eu vejo que nunca aprendo realmente alguma coisa. até a pandemia eu não tinha me dado conta que não sabia nada.
Concordo com o Professor também tive essa dificuldade na 6 º a 7 º serie não tive um Professorx de Matemática tive Professoras eventuais que complementaram as aulas no sábado mais de fato o que percebo? Percebo muito a ideia das formulas ´´prontas´´.
Queria tanto aulas mais minuciosas,não só na matemática,mas em todas as matérias.É sempre tudo decorado e automático.
Conhece o "Contra os acadêmicos" ?
Não é não! O problema está no que vc busca, se está atrás de notas ou conhecimento. Conhecimento requer uma procura intensa e muito tempo para amadurecer, notas por outro lado é só decorar para as provas.
@@massacinzenta1042 então mas as próprias aulas por vezes são apenas voltadas pra prova. Na minha escola por exemplo que é voltada pro Enem/vestibular, o foco da aula não é o conteúdo/conhecimento, é oq mais cai no Enem, é oq vai cair na prova. Então a gente não tem o conhecimento por completo e pra correr atrás de tudo nos falta tempo - pelo menos pra mim que tô no 3° ano.
@@leanaserra1569 Se vc acha que não tem temo para aprender hj, imagine na universidade. Mudar para outro estado, alugar AP, limpar e manter em ordem o AP, morar na biblioteca e apenas usar o AP para necessidade fisiológicas, não perder tempo com séries ou redes sociais, manter uma agenda sempre organizada, fazer sua alimentação de preferência saudável (isso é uma das tarefas mas difíceis), manter sempre a garrafa de café cheia de café e a geladeira com alguma bebida alcoólica, trabalhar em pesquisas, esquecer interações sociais com finalidades em lazer, visitar a família 2 vezes no ano, se vc não quiser perder tempo e ter raiva não namore, praticar uma atividade física de preferência na universidade (no meu caso natação), lazer deve ser uma atividade bem organizada na agenda. Essa foi minha vida por 5 anos e continuaria sendo se não fosse essa maldita pandemia.
Ps.: O curso: ICT + Engenharia Elétrica
A universidade: UFERSA
@@massacinzenta1042 É tenso, o sofrimento começa mesmo quando se passa no curso kkkk
vim aqui atrás de cobre e encontrei foi ouro, o cara além de bonito se importa com o aprendizado 😍
SIMBORA!!!!!
Poético kkk
...
Né? kssksksksk
Lindo demaaais kkkk
Sempre fui ruim com matemática, mas esse ano comecei a estudar, da um prazer enorme em fazer as contas mas fico triste pq repito as questões até acertar! É cansativo, difícil, mas ainda vou dominar.
Continua mano, vou começar também tamo junto
como tá hoje? sentiu evolução amigo???
Cada vez q vejo os vídeos do Guisoli, minha motivação sobe a um nível absurdo, de uns tempos pra cá comecei a enxergar a matemática de uma outra forma, um vídeo do universo Narrado q mudou minha concepção foi o vídeo q ele fez do Richard Feyman. Na moral Guisoli, eu só tenho q agradecer, pq seus ensinamentos são muito valiosos e mudam a vida acadêmica e social de uma pessoa. Muito obrigado Mestre Guisoli
Chega junto mestre!!!!
Digo o mesmo!
Sou mestre em matemática pura pela Universidade Federal do Espirito Santo e atualmente professor de matemática no Instituto Federal do ES, vou falar resumidamente o que eu vejo como o principal fator: a formação dos professores. Essas estatísticas citadas são bemmm diferentes quando você olha alunos formados nos IF's e o motivo é bem claro: os professores tem sempre no mínimo um mestrado e muitos doutorado. Professores com boa formação. A realidade da grande maioria é bem diferente tanto no ensino público como no ensino privado. Devido aos baixos salários, temos uma baixíssima concorrência e grande parte dos professores são profissionais que não têm outras opções no mercado de trabalho. Não é difícil achar professores que não são sequer formados em matemática dando aula de matemática depois que fazem uma "complementação pedagógica". Até existem algumas exceções, mas são minoria. Se parar pra pensar bem, faz todo o sentido: por que estudar pra cacete e se matar durante anos investindo na sua formação para depois ganhar um salário que mais parece uma esmola e tendo as vezes que trabalhar 50 horas por semana (as vezes mais) em condições horríveis (salas caindo aos pedaços, um calor infernal, material escasso...) e sem reconhecimento algum? Não faz sentido!
Eu mesmo só entrei pro Ifes por que os salários eram bons e a estrutura é de outro mundo se comparada a escolas municipais e estaduais. Eu jamais teria feito o concurso por puramente estabilidade. Eu estudei demais e ralei muito pra acumular conhecimento. Inclusive continuo ralando até hoje (estou pra começar um doutorado em física teórica) para poder oferecer cada vez mais aos meus alunos. Essa é a realidade de todos meus colegas de trabalho.
Por fim, gostaria de comentar que já tive muito contato com professores das redes privada, estadual e municipais (seja ministrando uma formação de professores ou simples contato pessoal) e posso dizer, com muita tristeza, que alunos nossos do terceiro ano sabem mais matemática que muiiiiiitos professores por ai. Posso parecer suspeito pra falar para algumas pessoas por ser professor, mas um maior investimento na educação (escolas que não pareçam prédios abandonados) e maiores salários dos professores, faria a profissão "professor de matemática" ser disputada por profissionais bem formados e deixar de ser uma "última opção" pra um engenheiro que fez faculdade à distância e não consegue se encaixar no mercado de trabalho.
(edit: nada contra os engenheiros ok? é apenas um fato)
Sou aluno de um IF também, e de fato, só tem professores com mestrado e doutorado, o ensino é muito superior ao de uma escola estadual.
Eu também sou do IF KKKKK
Ensinam, mas não entendem, não compreendem o que ensinam, ensinam no automático...
Discordo no ponto da pós como solução. Nas duas graduações que fiz, não faltavam professores com pós doutorado no exterior e Lattes absurdo, porém zero didática. O problema ,seja em matemática ou outro assunto, a solução é a didática "Capacidade do profissional transmitir o conhecimento com maestria" talvez, apenas uma boa pós em Educação permita isso. No mais, repito doutorado não da didática, essa exige humildade e capacidade de se olhar no espelho e saber que talvez, o professor não saiba se comunicar e assim tentar enfrentar esse desafio. E ao contrario das humanas os esquisitões que não sabem conversar e falar em publico estavam nas exatas, engenharias, em especial Física no contexto do Campus.
@@arquitetoconcurseiro7680 Bem, no caso que você cita acho que se refere a professores universitários. Eu ainda não cheguei nesse ponto mas vejo que muitas pessoas reclamam mesmo, e sim, doutorado não é didática, mas acredito que faz muita diferença em questão de ensino médio ter um professor com um grau de capacitação maior do que o necessário. Sendo que, no ensino médio das escolas estaduais os professores ganham pouco e estão insatisfeitos em maioria com seus trabalhos (o que afeta no ensino), essa situação eu não sei se é a mesma a nível superior.
Acabei de me formar do ensino médio em escola estadual, saí sem aprender quase nada, agora estou tendo q correr atrás de tudo, estou estudando desdo básico, principalmente em matemática. Quando eu estava na escola, eu tirava notas altas em matemática, entretanto, na realidade quando peguei uma questão do Enem, não sabia nem interpretar, nem resolver. Agora estou na potenciação, uma hora chego lá! Seus vídeos são demais ❤️
Vamo que vamo Leticia!!!
To na mesma luta
Estou no início do terceirão e eu tenho certa ideia sobre isso. O ENEM exige muita interpretação, por isso é o melhor concurso que conheço. Tenha força que você chega lá.
Por onde você estuda?
@@Sanguinium_Light Se aceita a minha sugestão, eu diria para não se preocupar muito com isso. O mais importante não é de onde se tira a informação, mas sim a maneira que vc "digere" ela. Com digerir, eu quero dizer que, além de você entender o que está sendo explicado, é importante que se entenda o porquê aquilo acontece e como isso se dá na vida real e, para isso, é necessário que você pare de ler/ouvir um pouco e comece a usar sua imaginação. Comigo essa experiência ajudou demais, espero que te ajude também
Caramba, é tão bom ver que a três meses atrás eu não entendia nada no quadro dele, hoje já entendo tudo!
Nunca pare com seus estudos!
2 anos depois, você ainda entende o conteúdo no quadro?
realmente, voce ainda entende o quadro hoje?
.
@@josuecabral8375 kkkk se o cara não mantém, esquece
Se ele te manteve nos estudos, ele vai entender e muito @@josuecabral8375
Eu me sinto parte dos 80% de alunos que saíram de uma escola privada, e muito cara aliás, sem saber de fato matemática, até mesmo a básica. Por exemplo, na aula sobre trigonometria, resumindo a aula e didática que eu tive, o professor entrou na sala de aula, cantou a musiquinha decoreba e saiu da sala. Fico imensamente feliz em encontrar esse canal, vou atrás dos seus cursos e espero que esse ano seja de significativa mudança em meus estudos. Desejo boas mudanças também as pessoas que estão nessa busca por um conhecimento mais sólido!
Geometria > Álgebra > cojuntos > funções
Pra mim pior ainda é esses 95% que não conseguem dominar nem o básico da matemática irem lá fazer pedagogia, se formarem e repassarem toda essa falta de interesse pros seus alunos e isso se torna um ciclo, porque aí muitas vezes o professor do fundamental 2 se vê sem tempo pra explicar cada conteúdo minuciosamente e tem que recorrer às "decorebas" pra conseguir passar seu conteúdo, minha opinião obviamente.
Exato! As pessoas menos esforçadas que conheço seguiram para áreas desse gênero (pedagogia ou licenciatura) e eu, me dedicando pra caralho, pra passar em Med pública, verei meus filhos tendo aulas com eles? É uma inversão de valores absurda. Claro, estou falando isso com base na minha experiência (parecida com a sua), não que seja uma verdade absoluta.
@@helenakobren1993 entendo, tô fazendo licenciatura em matemática e tenho um primo de oito anos e ele odeia matemática aí as vezes vejo ele tendo aula, é lógico que o menino não gosta, a professora passou o ano todo fazendo ele decorar tabuada, tudo bem que tiveram dificuldades na pandemia mas mesmo assim não é desculpa, se a pessoa não é instigada ela não vai se interessar, eu mesmo fui me interessar de verdade por matemática fazendo cursinho, que é uma oportunidade que a minoria tem, se não fosse por isso nem sei o que eu estaria fazendo hoje
@@brunomatheus9688 entendo total, e as licenciaturas que mencionei são mais a de humanas, porque vejo gente fazendo esses cursos “porque não tem exatas no meio”. Na minha opinião, não é a melhor forma de se escolher um curso kkkkk, por exclusão. Mas sim, o sistema educacional é bem defasado mesmo, a minha sorte é que estudei em escola boa e agora, estou num cursinho melhor ainda, então eu tenho todo o apoio para entender assuntos mais complexos, sem decoreba. E outra: não tenho preconceito contra humanas, na verdade eu adoro.
No ensino Médio tudo parece meio corrido
@@helenakobren1993 kkkkk relaxa eu entendi o q tu disse, tenho basicamente a mesma opinião e a parte das matérias de licenciatura todas as outras licenciaturas fazem juntos e a galera de matemática é meio excluída do resto da galera de humanas, é bem bizarra essa visão que eles têm das exatas e ficar evitando isso até o fim só vai deixar esse ciclo de gente não sabendo matemática básica continuar
O certo não é ensinar a decorar fórmulas é sim ensinar a como resolver aquele tipo de forma de maneiras diferentes é testar a criatividade dos alunos pois a criatividade e mais importante q quantidade de conhecimento.
Eu percebi isso na pandemia, que eu na escola estudava o assunto, principalmente em Química, tirava boa nota e uma semana depois já esquecia tudo. Estou tentando criar algum método para fixar o conhecimento sobre o que eu estudo agora, mas ainda é complicado.
Faço engenharia mecanica na federal do meu estado e acabei de percebendo que não sei nada de matemática e física. Melhorei muito depois que conheci seu canal e comecei a estudar de forma mais fervorosa e eficaz. Continua com esses videos.
Cara, que canal maravilhoso! Com uma filosofia sólida e objetiva, eu particularmente compartilho das mesmas ideias, e aqui, juntamente a outras fontes, desenvolvi uma paixão pela matéria. Acabei de passar em matemática em uma universidade pública e grande parte da ajuda veio desse canal. Meu sonho é ensinar genuinamente a matemática para as pessoas, assim como o Universo Narrado, e desmistificar esse terror com que ela e vista até os dias de hoje.
Obrigado.
Vamos que vamos !! A jornada é difícil, mas o conhecimento é RICO.
Encontrar esse canal foi muito bacaba, pois me despertou uma autoavaliação dos meus métodos didáticos. E realmente, assim como muitos colegas de profissão, eu estava apenas reproduzindo as formas pelas quais aprendi Matemática quando aluno, ou seja, por meio de um processo mecânico e superficial. Meu Mestrado em Matemática me abriu os olhos para isso, pois até então, como o Felipe diz eu não sabia Matemática, só fui ter noção depois do Mestrado e esse canal me ajuda a lembrar deste fato e me estimula a pesquisar mais sobre "verdades inquestionáveis" da Matemática, enriquecendo não só o meu conhecimento, mas, como consequência, o conhecimento dos meus alunos.
Eu tenho muito isso em mim: gosto de realmente entender, absorver, internalizar o conhecimento!! Odeio ter que decorar, modelos prontos. Não estou tendo medo de começar DO ZERO realmente, e ontem percebi que eu não sabia DIVISÃO. Ontem quando cheguei em potenciação, eu quis chorar. Mas hoje é outro dia...bora continuar. Ótimo vídeo!!
Idem! :)
Essa reflexão me fez lembrar que eu também me achava o “cão e o bicho” em matemática no ensino médio. Quando fiz minha primeira prova de cálculo 1 no curso de física e tirei 3, percebi que me iludi miseravelmente no ensino médio
desse jeito, em calculo muita das vezes o professor dava nota para o seu desenvolvimento na questão , pouco importando se o resultado final estivesse correto.
Em algumas provas se considerasse apenas o resultado final, 10% tirava média.
eu também, eu me achava muito, mas quando tirei 6, isso me destruiu e dobrei meus estudos.
Toda vez que venho aqui é pedrada, a vontade de aprender e continuar os estudos só aumenta, parabéns, ótimo vídeo!
Antes eu via os vídeos do canal por causa dos conteúdos de exatas. Hoje, mais maduro sobre eles, tô aqui só pelas lições de vida e de estudo que o Felipe dá. Qualidade dimais da conta sô!!
Recomendo o khan academy pra quem tem dificuldade em matematica básica!
Voz do Goku é show
@@leonardodeoliveira7403vdd kkkk
Eu ia escrever um texto sobre o quão bom isso aqui é, mas fiquei sem palavras!!! acredito que um obrigado resuma muito bem.
Na moral Guisoli...
Teu espírito é grandioso, teus vídeos são uma terapia!
Você apenas FALANDO me motiva a estudar, e consequentemente me deixa mais perto do meu sonho.
Você é um ser humano que veio pra mudar tudo cara, ainda vamos ouvir falar muito de ti.
Obrigado pelo excelentíssimo conteúdo!
caramba, é como se eu estivesse cega esse tempo todo e só agora consigo ver. Impressionante, impressionante.
Passei a gostar ainda mais de matemática quando entendi que não sabia nada (ou quase) dela. Faz mais sentido, ficou mais bela! Obrigada pelo vídeo 👏👏👏
Vídeo bacana. Sempre tive muito interesse em aprender o porque dos porque da matemática, mas me faltaram recursos para isso na infância. Já na vida adulta, nunca sobra tempo pra nada...
Cada vez que um sábio ascende ao entendimento, nasce em seu coração o compromisso de dar luz aos que o prosseguem. Pelo menos é oque parece rs.
Eu sempre notei uma grande falta de material rigoroso em matemática e física em português, existem, mas são raros, quase 100% dos livros que encontrei sobre lógica proposicional e logica formar de forma geral, teoria de conjuntos, teoria das categorias, análise real, complexa e análise de forma geral, algebra abstrata, etc, ou na física, mecânica classica, hidrodinâmica, eletrodinâmica, entre muitos outros são em inglês
Um dos meus livros favoritos inclusive, Classical Electrodynamics do Jackson é um dos mais interessantes que já vi, e juro que vou dedicar minha vida a ajudar a criação desse mesmo tipo de material em português
Os alunos não aprendem matemática como uma linguagem mas como uma forma de obter resultados.
Eu terminei o ensino médio há muitos anos. E saí dele achando que matemática não é pra mim. Ae assistindo um de seus vídeos e uns do Xandi explicando questões complexas de matemática, eu consegui acompanhar os raciocínios. Ae eu me dei conta que o problema não era inteiramente comigo, mas tbm com a forma que a matemática foi me apresentada!!.
Parabéns Guimarães Rosa se tivesse vivo teria orgulho do seu entendimento
Aaaaaa q lindo a união de literatura com matemática, uns dos últimos livros q li foi grande sertão veredas (que escrita maravilhosa), sempre tive mais facilidade com humanas e linguagens, mas ultimamente com muito esforço meu e do meu professor consegui atingir essa parte mecânica da prova (antes nem isso eu tinha) agora q não odeio mais matemática acho q é hora de tentar chegar no rabo dela
É preciso entender o porquê das coisas. É assim que funciona a ciência. O problema do déficit de aprendizado em matemática é que os alunos só decoram mas não entendem. É necessário ser prático para agilizar o aprendizado mas também é preciso se explicar logicamente porque a matemática é assim. É assim que se aprende, é assim que se constrói ciência.
Eu fiz um curso de matemática no museu da matemática em São Paulo e o prof Ricieri é magnífico, ele explica tudo, o porquê do porquê, inclusive os termos em latim e grego. Muito bom mesmo.
Conheci este cara ontem pelo anúncio! Esse vídeo aqui foi tudoooo
Mlk mandou o papo reto sem K.O, vou levar pra vida
Cara, de fato, você me deixou com uma baita pulga atrás da orelha... QUE DIABOS É UM SENO??? Quem definiu que o seno de tal ângulo vale tanto, e como chegou nessa conclusão??
Eu entrei na faculdade de engenharia sem saber o básico, patinei no começo, tirando notas muito baixa, tive que recorrer a vários vídeos aula e livros, consegui forma uma base, mesmo assim as vezes sinto que tenho que voltar um pouco atrás na básica pra rever e preencher algumas lacunas que falta, sinto que tenho que reforçar a física que sinto dificuldade, eu reconheço minhas falhas no ensino médio de não ter interesse pela matéria, nem imaginaria que um dia ia aprender gostar de matemática e física, vejo que durante minha passagem no ensino médio os professores de matemática e física só queria encher o quadro passar alguns problemas para fazer em casa não tinha a capacidade de explicar e ter paciência para lidar com a dificuldade que muitos alunos tinha, nós alunos erramos de não da importância mas o sistema de educação é falho que faz ter muitos estudantes ter o desprazer pela matéria, se tornou muito mecânico os professores não tem vontade de ensinar explicar porquê um número passa para outro lado a educação está engessada, infelizmente hoje só querem discutir ideologia e esquece que os alunos precisa de conhecimento, a ciência exatas na minha percepção ela cria a oportunidades para um país crescer melhor em vários ramos você terá mais engenheiros, cientista, pesquisadores que irá proporciona novas tecnologias melhorando a infraestrutura, o poder bélico, logística, saúde etc... terá um efeito em cadeia que o país não iria precisar importar tecnologia, se tornaria independente nos estudos, exemplos claros: China, EUA, Alemanha, Rússia, Japão lá temos cientistas e engenheiros demais, no brasil isso cada vez que passa é escasso, para ter uma ideia um munícipio que tem 100 mil habitantes deveria conter 25 engenheiros infelizmente você encontra dependendo do munícipio que contem 100 até 10, é difícil ver que a ciência exatas não tem incentivo e que o ensino só caminho de mal a pior.
É a mais pura verdade, não entra na minha cabeça só a explicação mecânica da coisa, cadê o pra que serve isso, qual o exemplo prático do cálculo. Se tivesse essas explicação entenderia melhor o cálculo e fixaria melhor o que aprendi.
Rapaz, o quanto eu me deleito em teus vídeos é algo incomensurável para a matemática!
estude, anote, seja organizado, seja empenhado, uma coisa que sempre ajuda em qualquer coisa que voce for fazer na sua vida é paixão, faça tudo que voce quer fazer com o maximo de paixão possivel, treine com vontade, estude com vontade, lute contra os vicios com vontade, só assim pra voce se tornar mestre noque gosta.
Queria ter conhecido esse canal antes de entrar em engenharia...
Meus parabéns maninho!
Cara poderia dar dicas sobre como aprender literatura, poesia, etc? Muito bom o seu trabalho, Parabéns!!!
Acredite se quiser , quando era criança eu tinha tanto medo de escola no geral e principalmente de matemática que cheguei a fazer xixi nas calças várias vezes por sentir tanto medo.
Isso acarretou milhares de coisas em minha vida , inclusive crescer sem entender quase nada da matéria .
Ouvindo você falar me arrepiei junto , acho que chegou a hora mudar minha história com os números . Gratidão ❤
Eu estava percebendo que estava querendo aprender coisas difíceis mas eu nem sei o básico, tipo estava querendo aprender integral, mas nem sei direito o que é conjunto.Tenho que dizer muito obrigado. 😊
Tive isso... Professora muito boa, mas 100% mecânco.
Me deparei com não saber nada de matemática mas sempre tirar 10
hoje faria tudo diferente
Esse é o famoso "entender o porquê"! Excelente recado!
Pura Verdade!
✌️😉
estou me formando em geografia e me apaixonei pela matemática, hoje quero fazer uma pós em matemática; meu tcc é baseado Raymond Duval.
só pra deixar claro, esse defeito na matemática é, em tese, semelhante a qualquer matéria, já que é a questão de construir sentido (semiótica).
Excelente conteúdo. Fiquei sem matemática desde a sexta série do ensino fundamental, e ainda assim tenho graduação e pós-graduação, mas o meu nível em matemática é raso demais. Lamentável. Estou aqui em busca de melhor a matemática e lógica. Curiosamente, minha formação é em Ciências Contábeis, porém, o que não sabem o que aprendi na faculdade é que 2+2 é igual a: depende de quanto você quer que dê.
Galera recomendo muito que quem puder entre na próxima classe do lições de física, muito diferenciado
Nos dias de folga, pra relaxar, mi indicaram assistir Netflix, porém o que mi relaxa mesmo é assistir os seus comentários.
Opa, não estou querendo te desmerecer, nem humilhar, nem dar uma de professor, até porque erro e muito. Mas é " me" ao invés de " mi". Talvez vc saiba, só não se importa, mas qualquer coisa, tomara que fui útil.
@@afff4156 mds vc foi tão respeitoso e educado nesse comentário q devolveu minha esperança na humanidade
@@afff4156 carai man, está de parabéns 🤝
@@afff4156
Hoje para ajudar e dar nossa opinião seja no que for, temos que pedir desculpas antes mesmo de falar, mesmo que seja de boa intenção e com uma boa seleção de cada palavra, ainda sim falta interpretação e empatia das mesmas que reclamam né?
Parabéns, vc só esta agregando e fez uma boa escolha de palavras ao corrigir o q de fato, não tem como errar mais heheheh 🥰
@@Ana-px5zs Vdd, mas eu acho um dos problemas de nossa sociedade atual é justamente esse, as pessoas confundem sinceridade com grosseria.
Nossa, mn, o canal desse cara é muito bom! Puts cara curti demais, sempre dá dicas incríveis, graças a Deus que ele existe para nós ajudar, sucesso é uma longa vida para direcionar mais pessoas para o caminha certo do aprendizado correto.
Seu vídeo é ALTAMENTE NECESSÁRIO: devia ser Aula Magna para o começo do ano letivo, 1° dia de trabalho, integração de emprego novo,etc...
Boa noite a todos, seus comentários são bastante interessantes e produtivos. É fascinante a forma que você mistura a poesia com a educação da matemática no Brasil. Parabéns Felipe! Espero que continue fazendo videos tão admiráveis.
Tô nesse processo, aprendendo a aprender de fato. Rapaz, é difícil mas tô tentando! 😅
Há alguns anos eu desisti da carreira docente em Física exatamente por me sentir, na época, isolado. Eu pensava exatamente como você, professor. Queria tê-lo conhecido antes 😀. Mas, aplico esta lógica na minha profissão atual - de ter bases sólidas, ir até o rabo da palavra - drenando ainda assim o sonho que tenho de ser professor de Física. Quem sabe, um dia.
Cara, por não saber matemática, no concurso público eu selecionei todas as alternativas “D” em matemática. Porém tive que estudar o dobro das outras matérias. A lógica me mata, a interpretação me mata. Tá loooouco!
Parabéns garoto! Você está coberto de razão. Hoje em dia a maioria dos professores só dão a fórmula, não a demonstram. A função de um professor é fazer que o aluno além de aprender determinado assunto, ele entenda. Não basta apenas dar a definição, tem que fazer que o aluno compreenda.
Fomentar o gosto pela matemática é mais importante do que qualquer aula. Parabéns pelo conteúdo.
Mano, faz um vídeo sobre assuntos da matemática que todos deveriam dominar, bem como sua utilidade
Tem uma playlist no canal com vídeos assim, Josué!
Além disso temos um curso inteiro varrendo todos esses assuntos, o Desvendando a Matematica
Sou prof de matemática, seus vídeos me fazem chorar, não consigo ir até no rabo da matemática nas minhas aulas, no máximo dou uma alisada na cabeça
Durante meu ensino médio, posso dizer que sempre fui uma ótima aluna em matemática, as médias eram 9,0 9,5 10,0 no segundo e no primeiro ano, agr que tô no terceiro, minha primeira nota baixa foi matemática 😢 não me dediquei, não procurei afundo e cheguei dps de um mês na escola por questões de saúde, saúde mental, vários problemas, perdi somatórias, não tava com motivações e isso acarretou meu aprendizado, mas agr no segundo bimestre eu vou botar torando em todas as matérias 💥💥kkk🤦
Guisoli, eu concordo que o ensino médio é mto raso, todavia se vc pensar, é mto conteúdo para que realmente seja aprofundado. Talvez tivéssemos que mudar o modo como a escola funciona, ou melhorar o ensino pós escola
Há alguns fatos:
1. Muito conteúdo para aprender no ensino médio;
2. Pouco tempo para aprender, inclusive porque há outras matérias também com muito conteúdo para o estudante;
3. A maioria dos professores é simplesmente ruim.
O tempo é um bem “rival”: se você o usa para aprender, por exemplo, geografia, não pode usá-lo para aprender matemática.
Pra mim as aulas na escola/cursinho tem muito isso dessa teoria, muita fórmula aí chega nas questões do enem e o nível de interpretação acaba sendo completamente diferente, muito mais do que saber fórmulas.
Muito interessante, é isso que tenho buscado ultimamente... se é uma coisa que eu não gosto de forma alguma é o que os professores ( até aqui no youtube) querem ensinar através de "macetes". E isso eu nunca memorizei e duvido que tenha agregado algo a alguém. Um exemplo que eu gosto sempre de falar é de matemática básica quando ensinam como identificar os símbolos de menor e maior (). Eu sempre vejo macetes do tipo: "ah o símbolo parece uma boca que o número menor quer devorar o maior porque ele tem inveja pq o outro é maior". Olha as ideia... Sendo que os símbolos são na realidade auto explicativos. Se voce reparar o símbolo tem um lado maior e um lado menor e o número que está do lado maior é o maior e o número que é menor ta do lado menor. Olha os exemplos: 8 > 2². Ou então 10 < 3³.
O lado menor é esta deste lado < e o lado maior está deste lado.
O lado maior está deste lado > e o lado menor está deste lado. O que custa ensinar assim ne?
E o símbolo de igual por exemplo, que é fácil tem os dois lados do mesmo tamanho: 3 x 3³ = 81
Até que fim um canal para me salva estou fazendo faculdade de matemática estou tendo um pouco de dificuldades
A pessoa que dá deslike num vídeo desse bom sujeito não...
Um dos melhores professores meus está ensinando ondulatória. Na aula de timbre, ele minuciosamente explicou nossa percepção dessa propriedade nas vogais e usou como exemplo o áudio yanny/laurel.
Todas as pessoas devem como alguns anos acredito que a 10 anos quando você entrava dentro de uma Empresa tinha uma avaliação periódica, feedback, um real sentido, opa isso parou de funcionar vamos rever para corrigir é trabalhava muito naquele ponto na atualidade trocasse de Colaboradores, Supervisores ate de Coordenadores e não encontrasse o ´´problema´´.
Sou professora da 2ª série do fundamental, vim aprender aqui como melhorar, para que meus alunos sejam perfeitos 🤭💗
Isso n é só no Brasil aqui EUA é a msma coisa, tem vários alunos q termina o ensino médio sem saber o básico da matemática.
Adoro esse canal!!! Nunca mude esse formato direito de vídeo com poucos cortes.
Gosto muito do seu Canal, acho legal um vídeo de matemática ser tão filosófico
eu acabei de terminar o ensino médio e eu tive também essa "epifania", estudando pro vestibular pro conta. realmente, o ensino, não só no brasil, mas no mundo tem esse problema de só memorizar algo pra fazer uma prova onde tu usa isso e pode esquecer, se achando o máximo por ter uma nota alta. frase clássica do ensino médio dita por professores: "tu só precisa lembrar disso no Enem, depois pode esquecer". eu realmente espero que num futuro não tão distante, haja algum tipo de reforma estudantil nesse quesito.
(sonhar não custa nada)
Por isso que infelizmente, você tem que ir atrás sozinho. Se depender da escola, estamos fodidos.
eu entendia muito mais quando o professor explicava as fórmulas, de onde vem, o porque e porque
O engessamento que o professor é submetido na escola é algo que prende muito, e são muitas as variáveis que o professor deve lidar em sala de aula, infelizmente, as vezes o conhecimento fica em último lugar...
É isso mesmo que venho sentido desde o 6 ano, só tiro 10 pq é muito superficial e dá para fazer rapidamente... mas não lembro de nada que aprendi, só da regra de 3. Eu já venho a anos falando para minha mãe "não quero ir para a escola pq é tudo muito fácil.."
mudei de escola pensando que era ela, oq consegui foi encontrar professores chatos o suficiente para me darem as notas na média.
depois desse vídeo vou fazer questão de comprar cadernos e estudar tudo dnv, anotar e ver as maravilhas que deixei de ver... Obrigado!
Vamos conseguir pessoal. Acreditem
Realmente, eu n consigo entender nada que n entendi a origem ou começo... Muitas vezestenho que recapitular a matéria inteira e encontrar minha duvida e perguntar... Achei o vídeo sensasional!!!
QUE VÍDEO TOP, como de costume. Fez todo sentido pra mim!
Tamo junto irmao!!!!
Esse mano tem uns papos muito bacana. Obrigado pelas dicas, estou fazendo bacharelado e matemática e pretendo dá aulas tbm e esse papo me evoluiu muito como ser humano.
concordo completamente, porém o universo narrado é um canal totalmente mercenário, tudo que o cara faz é pra divulgar curso
Gosto muito dessa proposta que você mencionou de explicar o porquê das coisas. Eu queria saber como é que a gente faz para melhorar o raciocínio lógico e interpretação. Como a gente treina isso?
Estava precisando desse vídeo, estudo muito matemática mas tenho muita dificuldade. Matemática é complicado!
El mago, el bruxo da pedagogia com mais um belo vídeo!!!! Aplausos da família Brasileira👏👏👏👏👏
eu queria umas dicas e ganhei uma reflexão da minha vida
2:10 Eu era assim, agora que eu estou correndo atrá do meu erro e tentando compensar.
Guilherme, um problema vem das próprias instituições que pedem para os professores darem uma facilitada, porque senão o número de alunos que reprovam é grande e as instituições fazem isso. Infelizmente isso ocorre. Eu sou professor e vi isto quando dei aulas no ensino médio. Em um dos lugares que dou aulas é um curso técnico na área de química, e ao final da aula, uma aluna veio me dizer, "professor, se não passar por este semestre tranco o curso", e se ela faz isso e diz que é por causa de uma ou outra disciplina que ela está trancando, ai o coordenador vem conversar conosco.
Os alunos que querem aprender mesmo são os que estão no cursinho, ou muito poucos de escolas particulares e públicas.
Posso não ser ninguém, um simples aluno de ensino médio, que tem a prática de estudar, mas tenho uma opinião sobre isso. No ensino Brasileiro, não há nenhuma preocupação em como aprender. Ninguém nunca teve uma aula na escola de como aprender, só das disciplinas da grade curricular. Mas afinal, por que dar as disciplinas se os alunos não sabem nem como aprendê-las?
2:06 kkkk ó eu ae no ensino médio também kkk, o foda que eu ainda pagava tanta marra, que queria dar aula no lugar do professor
Parabéns demais por isso Guizoli. Quando entrei para faculdade a uns 20 anos, eu comecei a pensar assim, justamente por eu ver e não enxergar a matemática, física... etc.
Ê guisole, explica pra gente o que raios é eletricidade de verdade
Acredito que seja assim... põe na prática pra um aluno a resolução de trigonometria, ele decora tudo, agora, pede pra ele explicar o que é o seno, porque o seno, ele perde a questão por não saber explicar a mesma.
Sugestão de vídeo: desvendar o método de divisão de função do Briot Ruffini
Cara, saudades desses vídeos!
Em nossa sociedade dita ´´Capitalista´´ parece algo muito interessante do conceito da 1 º Revolução Industrial querem o modelo pronto para ontem! Não percebem que as coisas boas se constroem com o tempo! O que isso significa? Significa que tempos a Base sem ela não temos como se tornar bons profissionais, o grande problema hoje das Empresas é que existem muita abundancia de mão de obra contudo não existe não tão pouco uma real avaliação ou preocupação com a qualidade do serviço oferecido.
eu tive a aula da musiquinha do seno semana passada, a escola toma meu tempo e eu vejo que nunca aprendo realmente alguma coisa. até a pandemia eu não tinha me dado conta que não sabia nada.
Concordo com o Professor também tive essa dificuldade na 6 º a 7 º serie não tive um Professorx de Matemática tive Professoras eventuais que complementaram as aulas no sábado mais de fato o que percebo? Percebo muito a ideia das formulas ´´prontas´´.