Eu vi seu vídeo no lançamento. Não assisti.. Deixei pra hoje que é meu aniversário. Meu presente pra você é você ter me dado um presente rs... Já pensou que tudo tem algo além? Eu amo tanto minha filha que não quero sofrer por saber que ela sofreria com o meu sofrimento. Que só vê a margem imagina que a pessoa é egoísta, não tem empatia. Somos míopes, sem dúvida, mas podemos imaginar o que é embaçado. É como um jogo de xadrez, em que você imagina as inúmeras combinações mas é limitado por uma progressão geométrica. Muitas vezes perdemos porque deveríamos ter calculado só mais uma jogada além. Quantas vezes será que deixamos de descobrir maravilhas por causa de um único nível a mais... Linda semana meu amigo.
Sou inscrito e pesquisei sobre o autor e fiquei impressionado ao saber que é também estudioso amador que tem capacidade de dar aulas até acadêmicas de qualidade para qualquer um que esteja no ensino regular e oficial. Tento imaginar o quanto de pesquisa e dedicação está envolvido nesses breves momentos em que o autor tenta passar seu conhecimento. Bicho, meus parabéns de um cara que tenta entender o universo. 🖖Vida longa e próspera🖖 09.fevereiro.2023
Muito obrigado pelos parabéns, meu amigo! Realmente o que me toma mais tempo para fazer os vídeos é a pesquisa e confecção do texto... Mas faço com gosto porque gosto de aprender os detalhes de tudo que estou dizendo! Grande abraço, e que a Força esteja com você (só para brincar de mudar de franquia)!
Para mim talento é isso. Saber articular pesquisas de diversar áreas do conhecimento: história e ciência, geologia, biologia, tecnologia e etc. Esse embrincamento de conhecimentos nos tornou quem somos hoje como espécie. Parabéns Juliano. Assisto aos seus vídeos sem piscar. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
no principio havia duvida, daí Juliano disse - que se faça a pergunta, daí perguntaram e ele respondeu, a simplicidade da coisa dita é tua...... parabéns.......
A lua e suas crateras...sempre fascinante, sempre provocando tanta curiosidade na gente... obrigada Juliano, vc sempre elucidando toda e qualquer dúvida que temos com seus vídeos perfeitos! Abraços amigo!
É bonito como conduz com poesia.. mas às vezes a gente só quer colocar o vídeo e assistir até pegar no sono enquanto aprende.. eu durmo e não sei o porquê de ter as crateras 😅 O estilo de vida tá corrido, o q significa… 😉 Mas é sempre bem feito! 👏🏽
Eu ja vi .. tem canais por ai.. já sei o porque das crateras... Mas cara na moral adoro seus vídeos, voz imagem, viajo... Ta doido to aprendendo de novo... parabéns meu amigo por deixa nos prestigiar seu conhecimento. 💫🌌🌍
Aula didática que nos ensina a sairmos do senso comum e termos um olhar clínico quando doravante vermos a superfície dos objetos rochosos do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Lua, Terra (multifacetada), Marte, Ceres, Vesta, Ganimedes etc.
As vezes fico espancado com meu passado. Já caminhei pelo cosmos sem direção, já estive uma grande temporada no coração de uma estrela, até o dia que ela deixou de existir, caminhei por mais muito tempo, já fui expulso para longe de minha nova estrela e agora um cometa me trouxe de volta para então pertencer a um ser pensante que tem consciência de minha existência e dos lugares que já andei.
@@JulianoRighetto Não foi o comentário que foi bom, mas sim esse vídeo que saiu capturando meus conhecimentos espalhados sobre o assunto e aglutinando tudo como um objeto massivo que atrai informação e organiza tudo em um conceito mais coerente quase em equilíbrio hidrostático. :) Vídeo fenomenal
Mto obrigado por mais esse vídeo Juliano. Como sempre mto interessante, educativo e poético. Uma sugestão de pauta. Esferas cristalinas de Aristóteles e Ptolomeu. Acho interessante pq a terra plana foi refutada "rapidamente" porém a teoria das esferas cristalinas, levou milhares de anos para ser refutada. Qdo vi isso achei mto interessante. Grande abraço
Massa, toda vez q olhamos a Lua pensamos como eh q ode ter tanta cratera lá e não aqui. Muito obrigado pelo esclarecimento Juliano. Tenho curiosidade em saber tb pq não existe ar e água em abundância tb, e pq ela eh tão diferente da terra se dizem q se formou de restos de uma colisão de um asteróide gigante com a terra. Abs
Cara, a Lua (em termos de composição) não é tão diferente da Terra. Afinal, ela é um "naco" da Terra arrancado naquela colisão. Mas como ela é menor e solidificou de outra maneira, ficou parecendo um deserto esbranquiçado. Você sabia que ela é cor de asfalto? É que o espaço é tão escuro que ela parece branca na luz do sol... Mas ela é bem mais escura. Foi o tamanho dela, também, que impediu a formação de lagos ou oceanos, o vento solar "arrancou" tudo o que foi levado até lá que fosse mais leve. Nós só temos uma atmosfera decente e oceanos gigantescos graças ao tamanho da Terra! Espero ter tirado suas dúvidas... Abração!
@@JulianoRighetto A aula da aula da aula da aula. Sensacional é pouco. Obrigado por seu tempo, seu carinho, sua dedicação, suas pesquisae e tantas capacidades que vc tem, que daria pra encher várias linhas desceevendo. The best!
Esperando um vídeo sobre como a sonda Parker orbita o Sol e os empurrões gravitacionais. Ou sobre um tema e dúvida do brasileiro, o carnaval e o calendário lunar.
Somos tão bons em reconhecer padrões que se não tiver um pensamento crítico por trás dessa característica pode ao invés de ser uma coisa boa passa a ser um problema sério.
Porque ela brilha o suficiente, Hemir! A luz do sol é espalhada pelo efeito de Rayleigh e preenche todo o céu (tenho um vídeo sobre isto, já viu?), mas se algo brilha MAIS do que a luz espalhada pelo céu, a luz deste objeto chega aos nossos olhos. Abraço!
O que gosto dos vídeos do canal que Juliano explica as coisa como se fosse um bate papo deixando a explicação fluida e deixando fácil o entendimento. Aproveitando o comentário rsrs. Um vez eu li que o lado visível da Lua tem mais crateras do que o lado oculto, isso procede?
É o contrário, André! O lado oculto “levou mais porrada” porque parte dos asteroides que iam cair no lado visível caíram na Terra ou foram desviados por ela! Obrigado pelo elogio! Abraço!
Até há pouco tempo atrás, acreditava-se que TODA a água tinha vindo de lá... A ideia mudou porque há um processo mineralógico que pode ter gerado água por aqui... Mas que boa parte veio do cinturão de Kuiper, veio! Abraço, Nathan!
@@JulianoRighetto Sim, realmente a Terra possui algo caindo em sua atmosfera o tempo todo (já que possui vários detritos e maior gravidade). A Lua, por outro lado, achava que não -- que era raro ter algo caindo nela --, já que ela possui menor atração gravitacional e não tem atmosfera nem detritos ao seu redor igual a Terra. Interessante saber disso.
Em observando a lua com um bom telescópio, curiosas questões vem a mente: O que acontece, ou, qual é o destino dos meteoros que provocam as crateras? Será que eles quicam e voltam para onde vieram? Todos os meteoros sempre caem perpendicularmente à superfície, razão de não deixarem rastros e sim uma depressão quase uniforme? Sendo todas as crateras da lua sugerindo que os meteoros caíram perpendicularmente em sua superfície, e sendo a face visível da lua sempre voltada para a terra, tais meteoros partiram da terra em direção a lua? Será que o tal meteoro que matou os dinossauros quicou ao bater na terra e hoje ele é chamado de lua? Alguém comum do meio do povo já encontrou uma cratera com o meteoro dentro?
Vamos lá: meteoros não quicam, eles caem rápido demais. Quase nenhum cai perpendicularmente, o impacto é tão forte que causa uma explosão. Na maioria das vezes o meteorito é vaporizado, por isso é raro encontrar um na cratera. O asteroide que matou os dinossauros não interagiu com a Lua, mas ela é resultado de uma colisão gigantesca entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte há mais de quatro bilhões de anos. Ufa… Acho que acabei! Abraço!
Segundo dados, o Brasil tem catalogado 70 meteoritos, que são os meteoros que conseguem chegar à superfície da terra, sendo que o total estimado é muito maior, dizem eles. Daí uma das perguntas, se alguém comum do povo, em toda a terra, já encontrou alguma cratera com o meteoro dentro...
Dizem teóricos que se não fosse nosso gigante gasoso Júpiter não existiria vida na Terra, por ele ser um escudo de objetos do espaço profundo. Procede?
Sim, Júpiter é tão massivo que muito provavelmente já desviou vários objetos que poderiam cair na Terra. Mas não dá para ter CERTEZA de que a vida não ocorreria mesmo se fôssemos mais bombardeados. A vida surgiu rápido demais por aqui. E, é claro, Júpiter pode ter desviado algum objeto que não viria na nossa direção mas acabou vindo... Mas de modo geral, sua presença nos é benéfica!
Boa, Blairo! Me dá uns exemplos, então, de como você faria títulos mais chamativos! Tou falando sério, acho que não tenho chamado a atenção que acho que deveria chamar!
Caro Juliano, seus vídeos são excelentes, mas se eu te disser que não sou breve porque acredito no criador, o que você responderia? Eu quero saber, poderia ter dito, eu gostaria de saber, mas odeio o futuro do pretérito. Forte abraço e muito sucesso.
Tem que ir no "Ciência sem fim" bater um papo com Serjão
Eu vi seu vídeo no lançamento. Não assisti.. Deixei pra hoje que é meu aniversário. Meu presente pra você é você ter me dado um presente rs... Já pensou que tudo tem algo além? Eu amo tanto minha filha que não quero sofrer por saber que ela sofreria com o meu sofrimento. Que só vê a margem imagina que a pessoa é egoísta, não tem empatia. Somos míopes, sem dúvida, mas podemos imaginar o que é embaçado. É como um jogo de xadrez, em que você imagina as inúmeras combinações mas é limitado por uma progressão geométrica.
Muitas vezes perdemos porque deveríamos ter calculado só mais uma jogada além.
Quantas vezes será que deixamos de descobrir maravilhas por causa de um único nível a mais...
Linda semana meu amigo.
Juliano, sua capacidade de explicar ciência de uma forma poética e elegante é sensacional.
Parabéns pelo seu canal.
Muito obrigado, Alex! Grande abraço!
Quem assiste a esses vídeos, abre seus horizontes 💕
É vero! 👍
Abre mesmo
muito obrigado, Daniela!
Sou inscrito e pesquisei sobre o autor e fiquei impressionado ao saber que é também estudioso amador que tem capacidade de dar aulas até acadêmicas de qualidade para qualquer um que esteja no ensino regular e oficial. Tento imaginar o quanto de pesquisa e dedicação está envolvido nesses breves momentos em que o autor tenta passar seu conhecimento. Bicho, meus parabéns de um cara que tenta entender o universo. 🖖Vida longa e próspera🖖 09.fevereiro.2023
Assino embaixo a sua observação 👍
eu tambem compartilho da sua mensagem. o cara é fera, faz uma introdução espetacular.
Muito obrigado pelos parabéns, meu amigo! Realmente o que me toma mais tempo para fazer os vídeos é a pesquisa e confecção do texto... Mas faço com gosto porque gosto de aprender os detalhes de tudo que estou dizendo! Grande abraço, e que a Força esteja com você (só para brincar de mudar de franquia)!
Para mim talento é isso. Saber articular pesquisas de diversar áreas do conhecimento: história e ciência, geologia, biologia, tecnologia e etc. Esse embrincamento de conhecimentos nos tornou quem somos hoje como espécie. Parabéns Juliano. Assisto aos seus vídeos sem piscar. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@@rosanaalmeidabezerra6177 você sempre me deixa com um sorriso nos lábios! Muito obrigado, querida! Grande beijo!
Mais um ótimo vídeo. Parabéns.
É um prazer imenso poder ouvi-lo Juliano, seus vídeos são sensacionais meu amigo!
Muito obrigado, Marcos! O prazer é meu em fazer os vídeos! Abraço!
excelente vídeo. Meu canal favorito do RUclips de todos os tempos!!
Ótimo vídeo como sempre !
Grande Luthyelisson, meu mecenas! Obrigado mais uma vez! Abração!
Cada dia mais apaixonado pelo canal. Parabéns pela milionésima vez, eu não canso de te assistir, Juliano, tu é incrível!
Poxa, Lucas! Valeu! Primeiro comentário que leio no dia e já fiquei com um sorrisão aqui! Abraço!
Que qualidade!!!!
Que padrão.
Parabéns, ótimo trabalho, excelente explicação
Excelente dicção pra explicar
Um dos meu canais favoritos, não perco mais nenhum vídeos... abraço juliano !
no principio havia duvida, daí Juliano disse - que se faça a pergunta, daí perguntaram e ele respondeu, a simplicidade da coisa dita é tua...... parabéns.......
Parabéns, seus vídeos são excelentes.
Yamato!! ❤
Excelente vídeo, Juliano 👍
Que canal maravilhoso. Merece compartilhamento do tamanho do universo
Concordo!👍
Muito obrigado! Abraço!
Parabéns professor!
Sensacional ☄️
Aula nota 10! 👍
Como sempre, com esse canal, aprendo, aprendo e continuo aprendendo. Parabéns por compartilhar conhecimento dessa forma tão especial!
É sempre uma maravilha. Gostei muito.
A lua e suas crateras...sempre fascinante, sempre provocando tanta curiosidade na gente... obrigada Juliano, vc sempre elucidando toda e qualquer dúvida que temos com seus vídeos perfeitos! Abraços amigo!
Muito obrigado, Antonia querida! É um prazer, você sabe! Abraço!
Mais um video ESPECTÁCULAR o que me faz estar cada vez mais apaixonado por este canal. MUITOS PARABÉNS E MUITO OBRIGADO ✌
Esse canal é incrível, tudo nele é espetacular
Af como eu amo teus vídeos. Tô sempre esperando.
Novo vídeo! Oba!
Parabéns, excelente, obrigado.
É bonito como conduz com poesia.. mas às vezes a gente só quer colocar o vídeo e assistir até pegar no sono enquanto aprende.. eu durmo e não sei o porquê de ter as crateras 😅
O estilo de vida tá corrido, o q significa… 😉
Mas é sempre bem feito! 👏🏽
Eu ja vi .. tem canais por ai.. já sei o porque das crateras... Mas cara na moral adoro seus vídeos, voz imagem, viajo... Ta doido to aprendendo de novo... parabéns meu amigo por deixa nos prestigiar seu conhecimento. 💫🌌🌍
Sou viciado no seu Canal! Você explica de forma muito muito didática conceitos complexos de Astronomia. Bom trabalho
Sempre um privilégio!
Video muito interessante, parabéns. 😊
Gostei do coração no fundo
Aula didática que nos ensina a sairmos do senso comum e termos um olhar clínico quando doravante vermos a superfície dos objetos rochosos do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Lua, Terra (multifacetada), Marte, Ceres, Vesta, Ganimedes etc.
As vezes fico espancado com meu passado. Já caminhei pelo cosmos sem direção, já estive uma grande temporada no coração de uma estrela, até o dia que ela deixou de existir, caminhei por mais muito tempo, já fui expulso para longe de minha nova estrela e agora um cometa me trouxe de volta para então pertencer a um ser pensante que tem consciência de minha existência e dos lugares que já andei.
Clap, clap, clap! É isso aí, Ramon! Que comentário! Abraço!
@@JulianoRighetto Não foi o comentário que foi bom, mas sim esse vídeo que saiu capturando meus conhecimentos espalhados sobre o assunto e aglutinando tudo como um objeto massivo que atrai informação e organiza tudo em um conceito mais coerente quase em equilíbrio hidrostático. :)
Vídeo fenomenal
Mto obrigado por mais esse vídeo Juliano. Como sempre mto interessante, educativo e poético. Uma sugestão de pauta. Esferas cristalinas de Aristóteles e Ptolomeu. Acho interessante pq a terra plana foi refutada "rapidamente" porém a teoria das esferas cristalinas, levou milhares de anos para ser refutada. Qdo vi isso achei mto interessante. Grande abraço
Grande Pedro! Obrigado mais uma vez por ser meu mecenas! O tema já está anotado aqui, uma hora o vídeo sai! Abração!
melhor vídeo do youtube disparado!
Adorei ...
Legal 👍! Incrível 😊
Massa, toda vez q olhamos a Lua pensamos como eh q ode ter tanta cratera lá e não aqui. Muito obrigado pelo esclarecimento Juliano. Tenho curiosidade em saber tb pq não existe ar e água em abundância tb, e pq ela eh tão diferente da terra se dizem q se formou de restos de uma colisão de um asteróide gigante com a terra. Abs
Cara, a Lua (em termos de composição) não é tão diferente da Terra. Afinal, ela é um "naco" da Terra arrancado naquela colisão. Mas como ela é menor e solidificou de outra maneira, ficou parecendo um deserto esbranquiçado. Você sabia que ela é cor de asfalto? É que o espaço é tão escuro que ela parece branca na luz do sol... Mas ela é bem mais escura. Foi o tamanho dela, também, que impediu a formação de lagos ou oceanos, o vento solar "arrancou" tudo o que foi levado até lá que fosse mais leve. Nós só temos uma atmosfera decente e oceanos gigantescos graças ao tamanho da Terra! Espero ter tirado suas dúvidas... Abração!
@@JulianoRighetto A aula da aula da aula da aula. Sensacional é pouco. Obrigado por seu tempo, seu carinho, sua dedicação, suas pesquisae e tantas capacidades que vc tem, que daria pra encher várias linhas desceevendo. The best!
@@marcelohayama vou ficar metido assim! Hehehehe! Obrigado, meu amigo!
Impressionante seus vídeos. Sou inscrito e fã dos vídeos. Abrange muito conhecimento e ilustra de forma mais didática assuntos complexos.
Fantástico, Juliano
seguimos na audiência
Fantástico !
Q vídeo da hora!!! 👏👏👏👏
Outro video perfeito.
Você é fera!
Já chego no like.... Rsrs
Esperando um vídeo sobre como a sonda Parker orbita o Sol e os empurrões gravitacionais. Ou sobre um tema e dúvida do brasileiro, o carnaval e o calendário lunar.
100 k. Parabéns
Adoro os videos :D
Muito bom
Que video lindo e muito bem explicado
Muito obrigado, Naira!
Somos tão bons em reconhecer padrões que se não tiver um pensamento crítico por trás dessa característica pode ao invés de ser uma coisa boa passa a ser um problema sério.
Boa noite! Adoro seus vídeos! Uma dúvida, pq conseguimos ver a lua de dia?
Porque ela brilha o suficiente, Hemir! A luz do sol é espalhada pelo efeito de Rayleigh e preenche todo o céu (tenho um vídeo sobre isto, já viu?), mas se algo brilha MAIS do que a luz espalhada pelo céu, a luz deste objeto chega aos nossos olhos. Abraço!
Sensacional! Vou procurar o vídeo! Obrigado!
O que gosto dos vídeos do canal que Juliano explica as coisa como se fosse um bate papo deixando a explicação fluida e deixando fácil o entendimento.
Aproveitando o comentário rsrs. Um vez eu li que o lado visível da Lua tem mais crateras do que o lado oculto, isso procede?
É o contrário, André! O lado oculto “levou mais porrada” porque parte dos asteroides que iam cair no lado visível caíram na Terra ou foram desviados por ela! Obrigado pelo elogio! Abraço!
@@JulianoRighetto , pela lógica entendi assim também. Fiquei até hoje com essa dúvida na cabeça. Valeu pela atenção
@@andrefeliciano3813 imagina! Abraço!
Nossa... eu não sei o que dizer. Acabei o vídeo agora e estou chocado. Parte d nossa água foi ventada para longe. Depois voltou para nós.
Até há pouco tempo atrás, acreditava-se que TODA a água tinha vindo de lá... A ideia mudou porque há um processo mineralógico que pode ter gerado água por aqui... Mas que boa parte veio do cinturão de Kuiper, veio! Abraço, Nathan!
perfeito
Video sobre os sons do universo.
Quando eu andar pela praia e ver pedrinhas no chão vou lembrar deste vídeo é pensar de onde elas vieram…
Parabéns pelo seu conteúdo! Estranho é ser apresentado por um "boneco de cera" desse filtro kkkkkk
Não sabia que caía rochas na Lua todo dia. Bem, então na Terra também cai, já que ela possui muito mais atração gravitacional do que a Lua.
Cai, e você já viu cair! São as “estrelas cadentes”! A maioria não chega ao chão porque queima na entrada da atmosfera, mas na Lua, chegam!
@@JulianoRighetto Sim, realmente a Terra possui algo caindo em sua atmosfera o tempo todo (já que possui vários detritos e maior gravidade). A Lua, por outro lado, achava que não -- que era raro ter algo caindo nela --, já que ela possui menor atração gravitacional e não tem atmosfera nem detritos ao seu redor igual a Terra. Interessante saber disso.
👍👍👍
🤩👏👏👏👏👏👏👏
Em observando a lua com um bom telescópio, curiosas questões vem a mente:
O que acontece, ou, qual é o destino dos meteoros que provocam as crateras?
Será que eles quicam e voltam para onde vieram?
Todos os meteoros sempre caem perpendicularmente à superfície, razão de não deixarem rastros e sim uma depressão quase uniforme?
Sendo todas as crateras da lua sugerindo que os meteoros caíram perpendicularmente em sua superfície, e sendo a face visível da lua sempre voltada para a terra, tais meteoros partiram da terra em direção a lua?
Será que o tal meteoro que matou os dinossauros quicou ao bater na terra e hoje ele é chamado de lua?
Alguém comum do meio do povo já encontrou uma cratera com o meteoro dentro?
Vamos lá: meteoros não quicam, eles caem rápido demais. Quase nenhum cai perpendicularmente, o impacto é tão forte que causa uma explosão. Na maioria das vezes o meteorito é vaporizado, por isso é raro encontrar um na cratera. O asteroide que matou os dinossauros não interagiu com a Lua, mas ela é resultado de uma colisão gigantesca entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte há mais de quatro bilhões de anos. Ufa… Acho que acabei! Abraço!
Segundo dados, o Brasil tem catalogado 70 meteoritos, que são os meteoros que conseguem chegar à superfície da terra, sendo que o total estimado é muito maior, dizem eles.
Daí uma das perguntas, se alguém comum do povo, em toda a terra, já encontrou alguma cratera com o meteoro dentro...
Uma dúvida: Kuiper se pronuncia assim mesmo? Porque eu sempre pronunciei tipo "Káiper".
Honestamente? Talvez a pronúncia em holandês seja como a sua. Como é um idioma do qual sei pouco, preferi pronunciar com sotaque português, mesmo!
Dizem teóricos que se não fosse nosso gigante gasoso Júpiter não existiria vida na Terra, por ele ser um escudo de objetos do espaço profundo. Procede?
Sim, Júpiter é tão massivo que muito provavelmente já desviou vários objetos que poderiam cair na Terra. Mas não dá para ter CERTEZA de que a vida não ocorreria mesmo se fôssemos mais bombardeados. A vida surgiu rápido demais por aqui. E, é claro, Júpiter pode ter desviado algum objeto que não viria na nossa direção mas acabou vindo... Mas de modo geral, sua presença nos é benéfica!
Seremos um dia hipermetropis porque seremos eternos? 🧐🤔😅👽🖖
Vídeos sempre bons. Mas os títulos dos vídeos pode ser mais chamativo talvez
Boa, Blairo! Me dá uns exemplos, então, de como você faria títulos mais chamativos! Tou falando sério, acho que não tenho chamado a atenção que acho que deveria chamar!
Obrigado pelo vídeo incrível!!
Ciência poética.
First
não somos míopes, somos os interpretadores...
Caro Juliano, seus vídeos são excelentes, mas se eu te disser que não sou breve porque acredito no criador, o que você responderia? Eu quero saber, poderia ter dito, eu gostaria de saber, mas odeio o futuro do pretérito. Forte abraço e muito sucesso.
Muito bom