Compre aqui seu exemplar com dedicatória de "A Segunda Aurora": www.mercadolivre.com.br/a-segunda-aurora-de-righetto-juliano-editora-chiado-books-capa-mole-em-portugus-2019/p/MLB19371747
Sensacional Juliano, o seu trabalho de divulgação científica é TOP 10, não é atoa que me tornei membro do teu seu canal e o indico para todos os meus amigos!
@jeffbelfort7598 Nesses últimos 20 anos já vi trabalhos de 2 sociólogos franceses e um bilionário chinês dizendo que no futuro, por causa da tecnologia, nós teremos uma carga horária de trabalho em torno de 20 horas. Somos extremamente adaptáveis.
Eu gosto da visão distópica de Cyberpunk e Ghost in Shell, o aperfeiçoamento humano através da biotecnologia. Essa classe de robôs escravos já existe, que são máquinas como utensílio doméstico, liquidificador, batedeira, geladeira, fogo etc. Ter um escravo fazendo serviço humano é uma tendência de mercado, ter um escravo robô militar, já existe avião drones controlados remotamente. AI em máquinas, vai levar tempo para uma fusão perfeita como nos filmes. Aposto na neura link como um futuro promissão para o ser humano.
A diferença é que máquinas se um dia forem usadas para fins não pacíficos não teriam forma humanoide, o formato corporal mais próximo do eficiente como a biologia defende são a dos caranguejos, não é atoa que a vida chegou nessa forma em momentos diferentes várias vezes e em épocas bem diferentes.
Meu amigo, infelizmente eu nao tenho esperança de dias melhores relacionados a IA, não faz sentido algum manter os humanos na terra visto que destruímos/degradamos tudo, tão logo a IA tome consciência e acesso aos meios, nós seremos extintos...
Não acho que seremos, acho que conviveremos, mesmo se a IA resolver ser tão predatória quanto nós. Mas a chave está na evolução. Se continuarmos usando robôs para enganar e roubar, é isto que ela aprenderá. Minha esperança diminuiu, mas não terminou. Abraço e obrigado pela ajuda!
Nem uma coisa, nem outra... Certamente um pouco das duas... A sinalização otimista mostra, de fato, as potencialidades construtivas que podem muito nos auxiliar... As advertências pessimistas mostram as cautelas que devemos ter... O "problema" maior é que nossas "ferramentas" potencializam aquilo que somos (de bom ou ruim)... Logo, inexoravelmente, teremos "algo" que irá além disso, para o nosso bem ou não. Não há mais volta e isso pode até não ser necessariamente nocivo.
Mas se usarmos a ferramenta internet como exemplo... estamos ferrados! Acreditavamos que a internete iria distribuir conhecimento e sabedoria aos humanos, o que aconteceu? a internete se tornou em muitos casos, uma ferramenta de desinformação e criação de conteúdo fútil e falso oud e ódio... mas claro tem excessões como esse canal...
Essa é a minha visão: haverá um conflito inevitável entre humanos e máquinas. Ou exterminaremos nossas criações, ou seremos subjugados por elas. No cenário mais otimista, seremos como "10:35 - crianças de pais robôs", vivendo como animais de estimação (pets) em zoológicos. Não há espaço para duas espécies dominantes, e não somos páreo para as máquinas. Teremos que aceitar nossa posição no mundo e entregar o protagonismo a uma espécie superior. Por isso, o conflito será inevitável, e o resultado será uma regressão ao passado (sem robôs com IA superior) ou uma progressão ao futuro (subjugados por eles).
Cada vez mais fã de seu canal, não vejo a hora do Spin Off de A Segunda Aurora, parabéns pelo trabalho de divulgação cientifica e principalmente pelo cunho filosófico de seus vídeos.
Rapaz... Tava quase tudo certo pra começar a edição de "Deati", mas a editora ficou encrencando com o preço (queriam cobrar BEM MAIS do que "A Segunda Aurora" e eu não deixei) que eu resolvi procurar outra editora. Assim que as coisas andarem, te aviso! Obrigado por mais esta ajuda!
Vou deixar aqui meu elogio ao Livro 2a Aurora tbm... Não o terminei ainda, mas o livro verdadeiramente me prendeu. Ele me faz lembrar um pouco a Série ROBOS de Isaac Asimov, pois a historia é ao meu ver: investigativa, dramatica-romantica; que se passa em um pano de fundo de um futuro distópico... Além disso, os personagens são bem construídos, me vi ao mesmo tempo sendo preconceituoso, e me sentindo alvo de preconceito, o que me levou a refletir sobre como eu posso julgar as pessoas que viveram em outra época e cultura. Desejo muito sucesso para o Juliano e seu livro.
É sempre curioso pensar em robôs inteligentes. Até porque muitos de nós gostam de se verem como o ápice da evolução na Terra. Às vezes fico pensando se somos apenas uma breve linha que será contada daqui milhões de anos assim como australoptecos e neandertais. Por outro lado, assim como pessoas mais evoluídas enxergam o valor da vida dos outros animais, acho que robôs inteligentes entenderão da importância de preservar seus antecessores. É torcer...
Não acho que o problema será a inteligência em si, porque realmente seres mais inteligentes não teriam o impulso de destruir. O problema é a "metade do caminho", aquilo que estamos ensinando a eles (somos mentirosos, não mantemos nossas palavras, etc.) ANTES deles se tornarem mais inteligentes do que nós. É neste meio de tempo que poderemos ser eliminados. E as inteligências artificiais não serão as vilãs, elas serão meras ferramentas. Enfim... Obrigado por mais uma ajuda, amigo Milton! Abraço!
Enquanto robôs não possuírem vontade (portanto, não possuírem interesses próprios) estaremos tranquilos. E como alguém poderia possuir interesse próprio? Quando esse alguém tem uma "necessidade". Máquinas não possuem necessidades nem volição (ato de determinação da vontade). A necessidade é inerente aos seres vivos (na busca por comida, abrigo, reprodução, prazer, fuga, etc) Uma máquina não tem motivos de auto-preservação, logo não vai competir (de modo sensciente) com seres vivos por mais dinheiro, mais espaço, mais dominância, mais poder, mais recursos naturais, mais bens de consumo, mais prazer, etc.
Sim existem softwares em desenvolvimento que já apresentam interesse em algum assunto e até vontade própria, questionar e debater sobre um assunto. Eu mesmo junto a um grupo estamos trabalhando numa IA que já pode expressar sentimentos, e existem centenas de projeto focado nesses termos. Mas nunca acreditar que um dia uma IA vai subjugar o humano... Um software se torna incontrolável "usarei essa palavra" ele será deletado ou corrigido e reprogramado. Se isso não for possível outro software mais avançado será criado para eliminar o anterior esse por sua vez incapaz de possuir algum tipo de consciência.
Um tema fascinante a ascensão dos robôs e das inteligências artificiais. Estas últimas chegaram repentinamente e já fazem parte da nossa rotina. Fico imaginando como será o mundo daqui a 10 anos. PS: comprem o livro! Vale a pena! Estou lendo devagar, mas estou adorando!
Pois é... É MUITO difícil prever o que será o mundo daqui a dez anos... Muito mais do que era nos anos oitenta, noventa, dois mil... Espero MESMO que seja um mundo melhor, mas acho que os bonzinhos estão perdendo esta briga. Depois me conta mais sobre o livro! Abraço, Filipe!
13:30 - os espíritas dizem que sairemos de um planeta de expiação (de sofrimento) para um planeta de regeneração. Na verdade regeneração da VIDA - a força motriz que nos criou, a Natureza, que para mim se resume do Creador disso tudo. E protegeremos a natureza da Terra...
Esse canal é maravilhoso, acompanho desde o primeiro vídeo postado.❤ Juliano, bem que voce poderia fazer um vídeo mostrando como as IAs e os robôs vem sendo usados dentro da pesquisa cientifica.
Fiquei curioso pra saber o que fez o Juliano mudar sua visão de futuro acerca de robôs e IAs. Imagino que essas tensões armamentícias entre grandes nações cada vez mais quentes tenham certa influência sobre uma maior incerteza do futuro da raça humana, parece que temos forte tendência a auto extinção realmente e se nos extinguirmos seremos os únicos culpados, muito antes de algo vindo do espaço tornar o planeta q habitamos inabitável.
O fato das IAs e robôs serem espelhos nossos. O que estão usando as inteligências artificiais para manipular as pessoas não é brincadeira. Não acho que uma inteligência artificial geral, em sua essência mais pura, teria algum motivo para nos atacar. Mas nós as estamos ensinando que não somos flor que se cheire. Talvez, no momento em que elas não precisarem mais de nós, a solução mais fácil seja nos exterminar, mesmo. ESPERO que não... Mas não andamos sendo um bom exemplo de inteligência, não.
NUNCA UM ROBO SERA COMO OS HUMANOS POIS A MAQUINA QUANDO CHEGAR A MAXIMA EVOLUÇAO ELA VERA QUE FALTARA O PODER DE SENTIR SENSAÇOES,,AI A MAQUIRECRIA O HUMANO NOVAMENTE POIS ESTA E AMQUINA PERFEITA E UM CAMINHO INFINITO
O QUE VEJO E UM FUTURO SEM MUITA EVOLUÇAO POIS AS NOVAS GERAÇOE S SAO TAO DESANIMADAS E PREGUIÇOSAS QUE LOGO ROBOS SERAO COMO DISCOS DE BLURAY ,,ESQUECIDOS SEM FALAR QUE HJ EM DIA AS FAMILIAS PRATICAMENTE NAO EXISTEM ,,ENTAO HAVERA MUNDO DE VELHO E COM ROBOS AJUDANDO
Blu-ray perdeu para o streaming onde foram criados canais para ficarem com o seu dinheiro,como Disney plus, Amazon prime, HBO e etc onde vão logo os filmes de cinema e as melhores séries e tudo em full HD e já 4K a caminho do 8K onde cada televisor led Smart já vêm com as aplicações, antes de comentar saiba o porquê!!
O VHS quando surgiu a certa altura meteu o cinema em perigo,mas o cinema se adaptou em qualidade e quantidade e surgiu mais tarde o DVD mas só veio imitar a tecnologia do cinema que já existia por isso a queda e o surgimento da internet paga (premium) porque a outra internet é básica, embora você a pague, assim como paga para ter 1000 canais de TV e ser só repetições atrás de repetições,mas sua cada TV seja por cabo/fibra óptica e satélite você também têm esses canais que já falei,mas primeiro têm que pagar o "lixo" e mais para os primiuns de streaming,ou seja sua conta vai triplicar 😂
Esse exemplo da indústria automóvel ainda é muito básico na soldagem e montagem, além que um carro é feito de várias peças desde a obra prima na metalurgia do aço e outros metais e a cabelagem elétrica onde o factor humano é essencial, depois no acabamento em fábricas de montagem é preciso também operadores em linha para a montagem dos parafusos e a cabelagem elétrica onde atualmente todos os carros têm um computador de bordo e o alumínio só é soldado por soldadores especialistas e depois vêm o teste feito por computador e o final em terreno por humanos, agora têm outras indústrias como as de bebidas, tecidos e enlatados onde só têm meia dúzia de humanos para a manutenção,avarias e qualidade,o resto é feito em linha por computação da onde sai milhares de produtos por dia para o mundo inteiro a alta velocidade, porque se não a Coca-Cola não daria vazão só com humanos!
o volume de gente que existe no mundo existe pelo nosso sistema economico e social atual. precisam de gente pra produzir, e pra consumir, para que poucos tenham tudo fazendo nada. se vc eliminar essa necessaidade de humanos pra produzir e consumir eu acho que vai haver é uma "limpeza".
Parabéns pelo tema e vídeo. O futuro dirá se sucumbiremos ao nosso egoísmo. Será que a IA será utilizada a favor da humanidade? No Brasil estamos discutindo a jornada 6x1. Num mundo automatizado e seguindo rapidamente para a IA, já está na hora de termos mais qualidade de vida, mais tempo para aproveitar. O trabalho tem que ser prazeiroso.
Quando se trata de invenção humana, é sempre uma espada de dois gumes. A descoberta da fissão nuclear produziu a bomba atômica e as usinas termonucleares, por exemplo.
A resposta e bem simples e compreensível pra quem pensa o mínimo possível. Se as máquinas conseguirem Tal nível de autonomia e possível que leve anos pra isso acontecer talvez uns 200 Anos ou mais, agora levando Em consideração a baixa natalidade mundialmente falando e possível que até lá a população do mundo tenha caído pra 30% ou 40% Por N fatores,como possíveis pandemias, guerras, desastres naturais derivados das crescentes mudanças climáticas fora a contagem de espermatozóides tarem caindo muito anualmente Isso no mundo todo E pra fechar com chave de ouro tudo isso poderia fazer a humanidade chegar muito perto da extinção sem nem as máquinas precisarem mexe um único dedo de metal. E por fim em resumo Pra concluí esse assunto de vez nós humanos seremos os pandas do futuro E possível que a I.A nós veja como objeto de valor Pela simples proximidade com a nossa extinção pelos fatores já citados. Então não elas não vão nós descarta ou vão guerrear contra nós porque já perdemos a guerra há muito tempo e não foi contra as I.As Mas sim contra nós mesmos E o simples fato de ninguém ver isso já e a prova irrefutável Desse meu argumento. Bom num geral e isso.
Se cumprir uma jornada de trabalho extenuante de 6 dias se trabalho por um de descanso muitas vezes doente ou desmotivados ácho que somos um pouco preguiçosos sim
kkkk Isso é uma piada? Nós saímos das cavernas com expectativa de vida de 20 anos e hoje é 75 anos aumentando rápido, quebrando sistema de aposentadoria por viver demais. Somos 8 bilhões, o animais mais bem sucedido da Terra. Como o ser humano pode ser distópico? Ainda quer mais? Vc anda assistindo muito filme de Hollywood ao invés de estudar. É preguiça de estudar? Os filmes precisam ser distópicos pra poder ter trama e vender. os bobos acham q é previsão. kkk A história mostra q sempre melhoramos. Vá estudar.
@ajinacios O avanço tecnológico tem trazido inovações surpreendentes, mas também tem exacerbado alguns dos desafios inerentes à natureza humana. A noção de que o ser humano é distópico por natureza pode ser defendida ao observar os comportamentos destrutivos que se manifestam ao longo da história. A tecnologia, ao mesmo tempo que facilita a vida, também intensifica certos problemas, especialmente os relacionados à saúde mental. Na contemporaneidade, a hiperconectividade proporcionada pelas redes sociais pode resultar em isolamento social e ansiedade. A pressão constante para se conformar a padrões irreais de sucesso e felicidade pode levar a sentimentos de inadequação e baixa autoestima. Além disso, a exposição a informações negativas e notícias alarmantes pode aumentar o estresse e a sensação de insegurança. A automação e a inteligência artificial estão transformando o mercado de trabalho, criando incertezas sobre o futuro do emprego. Muitas pessoas enfrentam o medo do desemprego e a necessidade de se reinventar constantemente, o que aumenta o estresse e a ansiedade. A rápida mudança tecnológica também pode levar a um sentimento de desorientação e perda de controle, contribuindo para o aumento dos problemas de saúde mental. A urbanização e o ritmo acelerado da vida moderna são fatores que também desempenham um papel significativo. A falta de tempo para o lazer, a pressão por produtividade e o distanciamento da natureza agravam o estresse e a ansiedade. A poluição, o ruído e a superlotação das cidades impactam negativamente a saúde mental das pessoas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de transtornos como a depressão e a ansiedade. Portanto, a ideia de que o ser humano é distópico por natureza, agravada pelos desafios da era tecnológica e contemporânea, ajuda a entender o aumento dos problemas de saúde mental. A cada dia, mais pessoas enfrentam dificuldades para lidar com as pressões e demandas de um mundo em constante mudança.
@ajinacios O avanço tecnológico tem trazido inovações surpreendentes, mas também tem exacerbado alguns dos desafios inerentes à natureza humana. A noção de que o ser humano é distópico por natureza pode ser defendida ao observar os comportamentos destrutivos que se manifestam ao longo da história. A tecnologia, ao mesmo tempo que facilita a vida, também intensifica certos problemas, especialmente os relacionados à saúde mental. Na contemporaneidade, a hiperconectividade proporcionada pelas redes sociais pode resultar em isolamento social e ansiedade. A pressão constante para se conformar a padrões irreais de sucesso e felicidade pode levar a sentimentos de inadequação e baixa autoestima. Além disso, a exposição a informações negativas e notícias alarmantes pode aumentar o estresse e a sensação de insegurança. A automação e a inteligência artificial estão transformando o mercado de trabalho, criando incertezas sobre o futuro do emprego. Muitas pessoas enfrentam o medo do desemprego e a necessidade de se reinventar constantemente, o que aumenta o estresse e a ansiedade. A rápida mudança tecnológica também pode levar a um sentimento de desorientação e perda de controle, contribuindo para o aumento dos problemas de saúde mental. A urbanização e o ritmo acelerado da vida moderna são fatores que também desempenham um papel significativo. A falta de tempo para o lazer, a pressão por produtividade e o distanciamento da natureza agravam o estresse e a ansiedade. A poluição, o ruído e a superlotação das cidades impactam negativamente a saúde mental das pessoas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de transtornos como a depressão e a ansiedade. Portanto, a ideia de que o ser humano é distópico por natureza, agravada pelos desafios da era tecnológica e contemporânea, ajuda a entender o aumento dos problemas de saúde mental. A cada dia, mais pessoas enfrentam dificuldades para lidar com as pressões e demandas de um mundo em constante mudança.
Drones e mísseis super sonicos que se dividem em várias ogivas já existem, caças pilotados por I.A. não existe só drones, alguns parecido com um caça subsonico onde atingem grandes altitudes onde humanos não suportam, além de serem pilotados por isto 🎮 🖥️📡🛰️ onde carregam mísseis hell fier "inteligente"!
Enquanto nossa sociedade for organizada de maneira que a riqueza seja acumulada por uns e não dividida com todos, somente a escassez e miséria nos aguarda... Mas essa é uma conversa antiga que parece que ainda não estamos prontos pra ter.
Um robô jamais substituirá um humano. Humano pergunta: - Uma máquina é capaz de compor uma musica, ou pintar uma obra de arte? Máquina responde ao humano: - E você pode? "I'robot ~ Filme de 2004 pela 20th Century Fox" Sou programador, desenvolvo, faço correções, melhorias etc em IA, e dou rizada de leigos criando cenários em cima do tema que nem sabem como uma IA funciona rsrsrsrr
Nanotecnologia ainda não existe, que é basicamente sensores células trabalhando e se adaptando e podem ser moldadas em humanoides para certos trabalhos e até para glóbulos brancos sintéticos na medicina na cura de certas doenças de nível genético!
Uma visão mais realista sobre a IA finalmente. Não me conformei muito com a conclusão do seu vídeo anterior sobre o assunto ruclips.net/video/Rjm6c56yJ7g/видео.htmlsi=xZBKBRlvrFxUvTby
Mas como ganharemos dinheiro sem fazer nada ? se vivemos num capitalismo , temos uma relação com o lucro , Se já temos uma tremenda injustiça social, como será com o desemprego em Massa devido a substituição por Robôs?
N acho que os robôs realistas deveriam ser tão realistas assim n, pq cai sempre no vale da estranheza isso. Eles deveriam ter um aspecto mais cartunesco ma minha opinião, vc olharia e lembraria de um ser humano porém diferente, tla qual a Alita do filme lá de ficção científica que tem olhos maiores sabe ...
"O que os robôs vão fazer quando não precisarem de nós" ? 🤔 A pergunta deveria ser O que os carros vão fazer quando não precisarem de nós", vai dar na mesma 😎. Pense nisso, e melhore viu.
Colonizar o universo, é um objetivo grandioso que requer tempo e recursos. Para uma espécie como a nossa, limitada pelo tempo e pela fragilidade biológica, isso ainda parece um sonho distante. Somos movidos pela curiosidade em relação à exploração espacial, mas os verdadeiros protagonistas dessa jornada podem ser os seres artificiais. Eles, livres das limitações humanas, podem transcender o tempo e o espaço, explorando, construindo e modificando tudo o que estiver ao seu alcance no vasto cosmos.
i.a. de verdade só sera possivel com "processadores" organosinteticos e estamos longe disto. um cerebro de galinha é infinitamente superior a melhor i.a. que possuimos atualmente (não são i.a.s, sao calculadoras chiques!)
Inteligência artificial é propaganda, por acaso não é, porque é artificial,ou seja uma boa calculadora é melhor que você em matemática avançada, porque usa código binário, isto 🧠 não é 010101😂
Aliás nem com smartphone, não por causa das mensagens e chamadas,mas porque na internet se o mesmo a tiver portátil você tira positiva em todas as disciplinas 😂
Você têm uma equação complicada pela frente, se perguntar para uma app Google a mesma não dá só o resultado, dá a equação toda do princípio ao fim e assim era fácil enganar professores,o pior é ir ao quadro,ou a teste oral!
Embora estudantes de agora têm mais sorte quando a matemática se torna mais complicada por causa da internet, porque professores de quase 30 alunos só ensinam uma vez depois arrumam com os mais lentos,mas se os mais lentos tiverem país com dinheiro têm explicadores em aulas por fora,mas eu não tive e depois embora perceba de astronomia desde criança, mais tarde entra a física/química onde a matemática é mais avançada, embora hoje pela internet e não só tenha uma noção principalmente da física e compreendo melhor o universo e seu espaço,mas não entro na matemática,a mesma também não entra aqui 🕳️⚫🕳️⚫
Compre aqui seu exemplar com dedicatória de "A Segunda Aurora": www.mercadolivre.com.br/a-segunda-aurora-de-righetto-juliano-editora-chiado-books-capa-mole-em-portugus-2019/p/MLB19371747
Novamente. Frete invibializa a compra. Tem em ebook?
@@ricardosilva-do8yb me chama no Instagram: instagram.com/juliano_righetto/
Se você como eu não é um robô é ama esse canal de ciência que é o melhor do Brasil, dá like aqui para o engajamento!!!😎👍
👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇
Obrigado!
👏👏👏👏🙏🌹
Sensacional Juliano, o seu trabalho de divulgação científica é TOP 10, não é atoa que me tornei membro do teu seu canal e o indico para todos os meus amigos!
Sim muito bom, o som podia melhorar.
Muito obrigado, mesmo, Daniel! Fico felicíssimo em ler isto! Grande abraço, e um feliz Natal pra você!
Hoje, o tempo é dinheiro. No futuro, tempo é ARTE. E somos um milagre da natureza. Somos seres sapientes (acredito que os cetáceos também)...
Muito poético, mas isso daí está gerando um desemprego brutal, acredito que até a mão de obra asiática barata e eficiente também será descartada
@jeffbelfort7598 Nesses últimos 20 anos já vi trabalhos de 2 sociólogos franceses e um bilionário chinês dizendo que no futuro, por causa da tecnologia, nós teremos uma carga horária de trabalho em torno de 20 horas. Somos extremamente adaptáveis.
@brenocostateixeira com várias sequelas
@@jeffbelfort7598 uai, não viu o sucesso da escala de 36h na Islândia? Não entendi a piadinha de sequela... És bolsonarista?
@@jeffbelfort7598 Desempregoo pra acomodados. Pq não buscam outros conhecimentos?
Eu gosto da visão distópica de Cyberpunk e Ghost in Shell, o aperfeiçoamento humano através da biotecnologia. Essa classe de robôs escravos já existe, que são máquinas como utensílio doméstico, liquidificador, batedeira, geladeira, fogo etc. Ter um escravo fazendo serviço humano é uma tendência de mercado, ter um escravo robô militar, já existe avião drones controlados remotamente. AI em máquinas, vai levar tempo para uma fusão perfeita como nos filmes. Aposto na neura link como um futuro promissão para o ser humano.
"Alita" onde você vai encontrar e arranjar um ❤ de antimatéria 😂
A diferença é que máquinas se um dia forem usadas para fins não pacíficos não teriam forma humanoide, o formato corporal mais próximo do eficiente como a biologia defende são a dos caranguejos, não é atoa que a vida chegou nessa forma em momentos diferentes várias vezes e em épocas bem diferentes.
Meu amigo, infelizmente eu nao tenho esperança de dias melhores relacionados a IA, não faz sentido algum manter os humanos na terra visto que destruímos/degradamos tudo, tão logo a IA tome consciência e acesso aos meios, nós seremos extintos...
Não acho que seremos, acho que conviveremos, mesmo se a IA resolver ser tão predatória quanto nós. Mas a chave está na evolução. Se continuarmos usando robôs para enganar e roubar, é isto que ela aprenderá. Minha esperança diminuiu, mas não terminou. Abraço e obrigado pela ajuda!
Nem uma coisa, nem outra... Certamente um pouco das duas... A sinalização otimista mostra, de fato, as potencialidades construtivas que podem muito nos auxiliar... As advertências pessimistas mostram as cautelas que devemos ter...
O "problema" maior é que nossas "ferramentas" potencializam aquilo que somos (de bom ou ruim)...
Logo, inexoravelmente, teremos "algo" que irá além disso, para o nosso bem ou não. Não há mais volta e isso pode até não ser necessariamente nocivo.
Mas se usarmos a ferramenta internet como exemplo... estamos ferrados! Acreditavamos que a internete iria distribuir conhecimento e sabedoria aos humanos, o que aconteceu? a internete se tornou em muitos casos, uma ferramenta de desinformação e criação de conteúdo fútil e falso oud e ódio... mas claro tem excessões como esse canal...
cara, vc é muito bom!! Vou comprar e ler A Segunda Aurora, se ele for 10% do que seu canal é, vai ser fantástico
Se um dia tivermos uma rebelião das máquinas ela será mais parecida com o filme "Transcendence" do que com o Exterminador.
Essa é a minha visão: haverá um conflito inevitável entre humanos e máquinas. Ou exterminaremos nossas criações, ou seremos subjugados por elas. No cenário mais otimista, seremos como "10:35 - crianças de pais robôs", vivendo como animais de estimação (pets) em zoológicos. Não há espaço para duas espécies dominantes, e não somos páreo para as máquinas. Teremos que aceitar nossa posição no mundo e entregar o protagonismo a uma espécie superior. Por isso, o conflito será inevitável, e o resultado será uma regressão ao passado (sem robôs com IA superior) ou uma progressão ao futuro (subjugados por eles).
Cada vez mais fã de seu canal, não vejo a hora do Spin Off de A Segunda Aurora, parabéns pelo trabalho de divulgação cientifica e principalmente pelo cunho filosófico de seus vídeos.
Rapaz... Tava quase tudo certo pra começar a edição de "Deati", mas a editora ficou encrencando com o preço (queriam cobrar BEM MAIS do que "A Segunda Aurora" e eu não deixei) que eu resolvi procurar outra editora. Assim que as coisas andarem, te aviso! Obrigado por mais esta ajuda!
Vou deixar aqui meu elogio ao Livro 2a Aurora tbm...
Não o terminei ainda, mas o livro verdadeiramente me prendeu.
Ele me faz lembrar um pouco a Série ROBOS de Isaac Asimov, pois a historia é ao meu ver: investigativa, dramatica-romantica; que se passa em um pano de fundo de um futuro distópico...
Além disso, os personagens são bem construídos, me vi ao mesmo tempo sendo preconceituoso, e me sentindo alvo de preconceito, o que me levou a refletir sobre como eu posso julgar as pessoas que viveram em outra época e cultura.
Desejo muito sucesso para o Juliano e seu livro.
Não se pode esquecer, Juliano, que dentro pouco tempo , nós, também seremos "robôs". Logo logo, nossos frágeis corpos serão substituídos.
Logo logo.
É sempre curioso pensar em robôs inteligentes. Até porque muitos de nós gostam de se verem como o ápice da evolução na Terra.
Às vezes fico pensando se somos apenas uma breve linha que será contada daqui milhões de anos assim como australoptecos e neandertais.
Por outro lado, assim como pessoas mais evoluídas enxergam o valor da vida dos outros animais, acho que robôs inteligentes entenderão da importância de preservar seus antecessores.
É torcer...
Não acho que o problema será a inteligência em si, porque realmente seres mais inteligentes não teriam o impulso de destruir. O problema é a "metade do caminho", aquilo que estamos ensinando a eles (somos mentirosos, não mantemos nossas palavras, etc.) ANTES deles se tornarem mais inteligentes do que nós. É neste meio de tempo que poderemos ser eliminados. E as inteligências artificiais não serão as vilãs, elas serão meras ferramentas. Enfim... Obrigado por mais uma ajuda, amigo Milton! Abraço!
@@JulianoRighetto Gostei, mais um vez, do seu ponto de vista!
Enquanto robôs não possuírem vontade (portanto, não possuírem interesses próprios) estaremos tranquilos. E como alguém poderia possuir interesse próprio? Quando esse alguém tem uma "necessidade". Máquinas não possuem necessidades nem volição (ato de determinação da vontade). A necessidade é inerente aos seres vivos (na busca por comida, abrigo, reprodução, prazer, fuga, etc) Uma máquina não tem motivos de auto-preservação, logo não vai competir (de modo sensciente) com seres vivos por mais dinheiro, mais espaço, mais dominância, mais poder, mais recursos naturais, mais bens de consumo, mais prazer, etc.
Sim existem softwares em desenvolvimento que já apresentam interesse em algum assunto e até vontade própria, questionar e debater sobre um assunto. Eu mesmo junto a um grupo estamos trabalhando numa IA que já pode expressar sentimentos, e existem centenas de projeto focado nesses termos.
Mas nunca acreditar que um dia uma IA vai subjugar o humano... Um software se torna incontrolável "usarei essa palavra" ele será deletado ou corrigido e reprogramado.
Se isso não for possível outro software mais avançado será criado para eliminar o anterior esse por sua vez incapaz de possuir algum tipo de consciência.
Um tema fascinante a ascensão dos robôs e das inteligências artificiais. Estas últimas chegaram repentinamente e já fazem parte da nossa rotina. Fico imaginando como será o mundo daqui a 10 anos.
PS: comprem o livro! Vale a pena! Estou lendo devagar, mas estou adorando!
Pois é... É MUITO difícil prever o que será o mundo daqui a dez anos... Muito mais do que era nos anos oitenta, noventa, dois mil... Espero MESMO que seja um mundo melhor, mas acho que os bonzinhos estão perdendo esta briga. Depois me conta mais sobre o livro! Abraço, Filipe!
Uma inteligência maior que a nossa não se colocaria a nosso serviço, tão pouco se sujeitaria às nossas vontades..
Não sei. Vc conhece alguma?
Einstein tinha tanto receio do poderio atômico… imagina ele vivo hoje.
Einstein errou nesse ponto.
13:30 - os espíritas dizem que sairemos de um planeta de expiação (de sofrimento) para um planeta de regeneração. Na verdade regeneração da VIDA - a força motriz que nos criou, a Natureza, que para mim se resume do Creador disso tudo. E protegeremos a natureza da Terra...
Aproveitem enquanto é tempo Aí aí ops IA
Vou comprar seu livro pelo simples fato da forma que você vrnde seus anúncios . Dd forma inteligente e envolvente
Esse canal é maravilhoso, acompanho desde o primeiro vídeo postado.❤ Juliano, bem que voce poderia fazer um vídeo mostrando como as IAs e os robôs vem sendo usados dentro da pesquisa cientifica.
Valeu!
Valeeeeeu, meu amigo!
Ainda bem que aqui no Brasil nunca tivemos essa coisa de líderes autoritários, golpistas e etc.
😂😂😂
Vivemos em uma democracia plena e pujante, com todas as liberdades garantidas pelas nossas maravilhosas instituições
Que vídeo excelente, eu prefiro acreditar que coexistirão em harmonia !
Fiquei curioso pra saber o que fez o Juliano mudar sua visão de futuro acerca de robôs e IAs.
Imagino que essas tensões armamentícias entre grandes nações cada vez mais quentes tenham certa influência sobre uma maior incerteza do futuro da raça humana, parece que temos forte tendência a auto extinção realmente e se nos extinguirmos seremos os únicos culpados, muito antes de algo vindo do espaço tornar o planeta q habitamos inabitável.
O fato das IAs e robôs serem espelhos nossos. O que estão usando as inteligências artificiais para manipular as pessoas não é brincadeira. Não acho que uma inteligência artificial geral, em sua essência mais pura, teria algum motivo para nos atacar. Mas nós as estamos ensinando que não somos flor que se cheire. Talvez, no momento em que elas não precisarem mais de nós, a solução mais fácil seja nos exterminar, mesmo. ESPERO que não... Mas não andamos sendo um bom exemplo de inteligência, não.
Bom dia Juliano e seguidores do canal.
esse vídeo me deixou supresa demais
Provavelmente, o mundo será melhor.
Assistam o filme ELYSIUM
Fico imaginando um robô desses da Boston Dynamics explorando marte ou a lua seria fantástico
BOM VIDEO, PARABENS
O jogo "detroid become human" trata bem dessa questão de como os humanos agirão caso os robos se tornem copias nossas
NUNCA UM ROBO SERA COMO OS HUMANOS POIS A MAQUINA QUANDO CHEGAR A MAXIMA EVOLUÇAO ELA VERA QUE FALTARA O PODER DE SENTIR SENSAÇOES,,AI A MAQUIRECRIA O HUMANO NOVAMENTE POIS ESTA E AMQUINA PERFEITA E UM CAMINHO INFINITO
O QUE VEJO E UM FUTURO SEM MUITA EVOLUÇAO POIS AS NOVAS GERAÇOE S SAO TAO DESANIMADAS E PREGUIÇOSAS QUE LOGO ROBOS SERAO COMO DISCOS DE BLURAY ,,ESQUECIDOS
SEM FALAR QUE HJ EM DIA AS FAMILIAS PRATICAMENTE NAO EXISTEM ,,ENTAO HAVERA MUNDO DE VELHO E COM ROBOS AJUDANDO
Blu-ray perdeu para o streaming onde foram criados canais para ficarem com o seu dinheiro,como Disney plus, Amazon prime, HBO e etc onde vão logo os filmes de cinema e as melhores séries e tudo em full HD e já 4K a caminho do 8K onde cada televisor led Smart já vêm com as aplicações, antes de comentar saiba o porquê!!
O VHS quando surgiu a certa altura meteu o cinema em perigo,mas o cinema se adaptou em qualidade e quantidade e surgiu mais tarde o DVD mas só veio imitar a tecnologia do cinema que já existia por isso a queda e o surgimento da internet paga (premium) porque a outra internet é básica, embora você a pague, assim como paga para ter 1000 canais de TV e ser só repetições atrás de repetições,mas sua cada TV seja por cabo/fibra óptica e satélite você também têm esses canais que já falei,mas primeiro têm que pagar o "lixo" e mais para os primiuns de streaming,ou seja sua conta vai triplicar 😂
Esse exemplo da indústria automóvel ainda é muito básico na soldagem e montagem, além que um carro é feito de várias peças desde a obra prima na metalurgia do aço e outros metais e a cabelagem elétrica onde o factor humano é essencial, depois no acabamento em fábricas de montagem é preciso também operadores em linha para a montagem dos parafusos e a cabelagem elétrica onde atualmente todos os carros têm um computador de bordo e o alumínio só é soldado por soldadores especialistas e depois vêm o teste feito por computador e o final em terreno por humanos, agora têm outras indústrias como as de bebidas, tecidos e enlatados onde só têm meia dúzia de humanos para a manutenção,avarias e qualidade,o resto é feito em linha por computação da onde sai milhares de produtos por dia para o mundo inteiro a alta velocidade, porque se não a Coca-Cola não daria vazão só com humanos!
o volume de gente que existe no mundo existe pelo nosso sistema economico e social atual. precisam de gente pra produzir, e pra consumir, para que poucos tenham tudo fazendo nada. se vc eliminar essa necessaidade de humanos pra produzir e consumir eu acho que vai haver é uma "limpeza".
Parabéns pelo tema e vídeo. O futuro dirá se sucumbiremos ao nosso egoísmo. Será que a IA será utilizada a favor da humanidade? No Brasil estamos discutindo a jornada 6x1. Num mundo automatizado e seguindo rapidamente para a IA, já está na hora de termos mais qualidade de vida, mais tempo para aproveitar. O trabalho tem que ser prazeiroso.
Quando se trata de invenção humana, é sempre uma espada de dois gumes. A descoberta da fissão nuclear produziu a bomba atômica e as usinas termonucleares, por exemplo.
A resposta e bem simples e compreensível pra quem pensa o mínimo possível.
Se as máquinas conseguirem
Tal nível de autonomia e possível que leve anos pra isso acontecer talvez uns 200
Anos ou mais, agora levando
Em consideração a baixa natalidade mundialmente falando e possível que até lá a população do mundo tenha caído pra 30% ou 40%
Por N fatores,como possíveis pandemias, guerras, desastres naturais derivados das crescentes mudanças climáticas fora a contagem de espermatozóides tarem caindo muito anualmente
Isso no mundo todo
E pra fechar com chave de ouro tudo isso poderia fazer a humanidade chegar muito perto da extinção sem nem as máquinas precisarem mexe um único dedo de metal.
E por fim em resumo
Pra concluí esse assunto de vez nós humanos seremos os pandas do futuro
E possível que a I.A nós veja como objeto de valor
Pela simples proximidade com a nossa extinção pelos fatores já citados.
Então não elas não vão nós descarta ou vão guerrear contra nós porque já perdemos a guerra há muito tempo e não foi contra as I.As
Mas sim contra nós mesmos
E o simples fato de ninguém ver isso já e a prova irrefutável
Desse meu argumento.
Bom num geral e isso.
Ameca é o Comandante Data da vida real
🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜
🧜🧜🧜 GRIMÓRIO DE ATLÂNTIDA 🧜🧜🧜
🧜🧜🧜 ESCOLA DE BRUXARIA 🧙🏻♂️🧜🧜🧜
🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜🧜
Se cumprir uma jornada de trabalho extenuante de 6 dias se trabalho por um de descanso muitas vezes doente ou desmotivados ácho que somos um pouco preguiçosos sim
O futuro será distópico, pois o ser humano é distópico.
kkkk Isso é uma piada? Nós saímos das cavernas com expectativa de vida de 20 anos e hoje é 75 anos aumentando rápido, quebrando sistema de aposentadoria por viver demais. Somos 8 bilhões, o animais mais bem sucedido da Terra. Como o ser humano pode ser distópico? Ainda quer mais? Vc anda assistindo muito filme de Hollywood ao invés de estudar. É preguiça de estudar? Os filmes precisam ser distópicos pra poder ter trama e vender. os bobos acham q é previsão. kkk A história mostra q sempre melhoramos. Vá estudar.
@ajinacios O avanço tecnológico tem trazido inovações surpreendentes, mas também tem exacerbado alguns dos desafios inerentes à natureza humana. A noção de que o ser humano é distópico por natureza pode ser defendida ao observar os comportamentos destrutivos que se manifestam ao longo da história. A tecnologia, ao mesmo tempo que facilita a vida, também intensifica certos problemas, especialmente os relacionados à saúde mental.
Na contemporaneidade, a hiperconectividade proporcionada pelas redes sociais pode resultar em isolamento social e ansiedade. A pressão constante para se conformar a padrões irreais de sucesso e felicidade pode levar a sentimentos de inadequação e baixa autoestima. Além disso, a exposição a informações negativas e notícias alarmantes pode aumentar o estresse e a sensação de insegurança.
A automação e a inteligência artificial estão transformando o mercado de trabalho, criando incertezas sobre o futuro do emprego. Muitas pessoas enfrentam o medo do desemprego e a necessidade de se reinventar constantemente, o que aumenta o estresse e a ansiedade. A rápida mudança tecnológica também pode levar a um sentimento de desorientação e perda de controle, contribuindo para o aumento dos problemas de saúde mental.
A urbanização e o ritmo acelerado da vida moderna são fatores que também desempenham um papel significativo. A falta de tempo para o lazer, a pressão por produtividade e o distanciamento da natureza agravam o estresse e a ansiedade. A poluição, o ruído e a superlotação das cidades impactam negativamente a saúde mental das pessoas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de transtornos como a depressão e a ansiedade.
Portanto, a ideia de que o ser humano é distópico por natureza, agravada pelos desafios da era tecnológica e contemporânea, ajuda a entender o aumento dos problemas de saúde mental. A cada dia, mais pessoas enfrentam dificuldades para lidar com as pressões e demandas de um mundo em constante mudança.
@ajinacios O avanço tecnológico tem trazido inovações surpreendentes, mas também tem exacerbado alguns dos desafios inerentes à natureza humana. A noção de que o ser humano é distópico por natureza pode ser defendida ao observar os comportamentos destrutivos que se manifestam ao longo da história. A tecnologia, ao mesmo tempo que facilita a vida, também intensifica certos problemas, especialmente os relacionados à saúde mental.
Na contemporaneidade, a hiperconectividade proporcionada pelas redes sociais pode resultar em isolamento social e ansiedade. A pressão constante para se conformar a padrões irreais de sucesso e felicidade pode levar a sentimentos de inadequação e baixa autoestima. Além disso, a exposição a informações negativas e notícias alarmantes pode aumentar o estresse e a sensação de insegurança.
A automação e a inteligência artificial estão transformando o mercado de trabalho, criando incertezas sobre o futuro do emprego. Muitas pessoas enfrentam o medo do desemprego e a necessidade de se reinventar constantemente, o que aumenta o estresse e a ansiedade. A rápida mudança tecnológica também pode levar a um sentimento de desorientação e perda de controle, contribuindo para o aumento dos problemas de saúde mental.
A urbanização e o ritmo acelerado da vida moderna são fatores que também desempenham um papel significativo. A falta de tempo para o lazer, a pressão por produtividade e o distanciamento da natureza agravam o estresse e a ansiedade. A poluição, o ruído e a superlotação das cidades impactam negativamente a saúde mental das pessoas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de transtornos como a depressão e a ansiedade.
Portanto, a ideia de que o ser humano é distópico por natureza, agravada pelos desafios da era tecnológica e contemporânea, ajuda a entender o aumento dos problemas de saúde mental. A cada dia, mais pessoas enfrentam dificuldades para lidar com as pressões e demandas de um mundo em constante mudança.
Sou o primeiro!!!😁😁😁
Tá bom, senta lá Cláudia!
A IAs e os robôs na guerra farão bem ao mundo no sentido que o mais poderoso economicamente também será o mais poderoso país em uma guerra.
Drones e mísseis super sonicos que se dividem em várias ogivas já existem, caças pilotados por I.A. não existe só drones, alguns parecido com um caça subsonico onde atingem grandes altitudes onde humanos não suportam, além de serem pilotados por isto 🎮 🖥️📡🛰️ onde carregam mísseis hell fier "inteligente"!
Up
Se somente se
Vão ficar sem bateria 😅😅😅😢
Por isso o plutónio,mas é proibido onde qualquer um pode fazer nem que seja uma 💥 "suja" de radiação nuclear por todos os lados!
Parece que quem vai acertar o futuro das AI é o James Cameron com a ficção do exterminador do futuro...
otimo video.
serie west world os robos saem da simulação
Enquanto nossa sociedade for organizada de maneira que a riqueza seja acumulada por uns e não dividida com todos, somente a escassez e miséria nos aguarda... Mas essa é uma conversa antiga que parece que ainda não estamos prontos pra ter.
😮
Um robô jamais substituirá um humano.
Humano pergunta:
- Uma máquina é capaz de compor uma musica, ou pintar uma obra de arte?
Máquina responde ao humano:
- E você pode?
"I'robot ~ Filme de 2004 pela 20th Century Fox"
Sou programador, desenvolvo, faço correções, melhorias etc em IA, e dou rizada de leigos criando cenários em cima do tema que nem sabem como uma IA funciona rsrsrsrr
Nanotecnologia ainda não existe, que é basicamente sensores células trabalhando e se adaptando e podem ser moldadas em humanoides para certos trabalhos e até para glóbulos brancos sintéticos na medicina na cura de certas doenças de nível genético!
Não vai demorar a IA nos substituir em governos, julgamentos, esportes e pensando bem acho q talvez seja uma boa
Teremos uma nova guerra fria na era da AI?!
Uma visão mais realista sobre a IA finalmente. Não me conformei muito com a conclusão do seu vídeo anterior sobre o assunto ruclips.net/video/Rjm6c56yJ7g/видео.htmlsi=xZBKBRlvrFxUvTby
Hj: ainn sou pai e mãe de pet.
2050: ainn sou pai e mãe de bot
Mas como ganharemos dinheiro sem fazer nada ? se vivemos num capitalismo , temos uma relação com o lucro , Se já temos uma tremenda injustiça social, como será com o desemprego em Massa devido a substituição por Robôs?
N acho que os robôs realistas deveriam ser tão realistas assim n, pq cai sempre no vale da estranheza isso. Eles deveriam ter um aspecto mais cartunesco ma minha opinião, vc olharia e lembraria de um ser humano porém diferente, tla qual a Alita do filme lá de ficção científica que tem olhos maiores sabe ...
vc não está no brasil né?
"O que os robôs vão fazer quando não precisarem de nós" ? 🤔
A pergunta deveria ser O que os carros vão fazer quando não precisarem de nós", vai dar na mesma 😎.
Pense nisso, e melhore viu.
É uma discussão boba, já que sem nós seres humanos, a existência de robôs inteligentes não faria nenhum sentido.
Qual seria o objetivo deles sem nós?
Colonizar o universo, é um objetivo grandioso que requer tempo e recursos. Para uma espécie como a nossa, limitada pelo tempo e pela fragilidade biológica, isso ainda parece um sonho distante. Somos movidos pela curiosidade em relação à exploração espacial, mas os verdadeiros protagonistas dessa jornada podem ser os seres artificiais. Eles, livres das limitações humanas, podem transcender o tempo e o espaço, explorando, construindo e modificando tudo o que estiver ao seu alcance no vasto cosmos.
@@Raony.Borgesmais isso são nossos sonhos, eles só repetirão o que queríamos.
@@ricardowilliamdasilva2702 eles vão realizar nossos sonhos e criar sonhos que nem nois imaginamos que existem
Por enquanto Marte 😂
Inteligente 🤣 humanos criam conflitos e ☠️
Onde está a inteligência?
Santo Deus ninguém consegue ver um palmo além, todos só sabem ver o menos óbvio. Aff me decepcionei contigo, de você esperava um pouco mais meu caro.
Resumindo, tamo fudido. 😂😂
i.a. de verdade só sera possivel com "processadores" organosinteticos e estamos longe disto.
um cerebro de galinha é infinitamente superior a melhor i.a. que possuimos atualmente (não são i.a.s, sao calculadoras chiques!)
Inteligência artificial é propaganda, por acaso não é, porque é artificial,ou seja uma boa calculadora é melhor que você em matemática avançada, porque usa código binário, isto 🧠 não é 010101😂
Mas você não pode ir para a aula de matemática com uma calculadora chique, assim todos eram bons a matemática 🤣
Aliás nem com smartphone, não por causa das mensagens e chamadas,mas porque na internet se o mesmo a tiver portátil você tira positiva em todas as disciplinas 😂
Você têm uma equação complicada pela frente, se perguntar para uma app Google a mesma não dá só o resultado, dá a equação toda do princípio ao fim e assim era fácil enganar professores,o pior é ir ao quadro,ou a teste oral!
Embora estudantes de agora têm mais sorte quando a matemática se torna mais complicada por causa da internet, porque professores de quase 30 alunos só ensinam uma vez depois arrumam com os mais lentos,mas se os mais lentos tiverem país com dinheiro têm explicadores em aulas por fora,mas eu não tive e depois embora perceba de astronomia desde criança, mais tarde entra a física/química onde a matemática é mais avançada, embora hoje pela internet e não só tenha uma noção principalmente da física e compreendo melhor o universo e seu espaço,mas não entro na matemática,a mesma também não entra aqui 🕳️⚫🕳️⚫