Pode ter certeza que logo logo, porque a coisa mais simples são as editoras fazerem versões simples de bolso dos livros a preço mínimo, isso é uma maravilha (:
Nossa, nunca soube deste canal, o RUclips só veio “te recomendar” pra mim hj aqui com este vídeo! Adorei!!!! Obrigada por tantas boas notícias e informações preciosas! 😃🙏🏼
6 дней назад+2
Boas-vindas! O canal está quase completando 10 anos! Aproveito, pois são mais de 400 vídeos para conhecer :)
Os livros do Brecht são muito caros! Felizmente, já tenho dois, mas queria ver mais coisa dele publicada e acessível mesmo. Um dos primeiros vídeos do ano foi sobre ele, "Histórias do sr. Keuner". Pretendo trazê-lo mais vezes também.
Coisa boa! Recentemente comprei um livro de memórias do Oswald ("Um homem sem profissão"). Gosto muito da poesia dele, inclusive, passei num concurso para professor do Estado dando uma miniaula analisando um poema dele ("O capoeira"), que, aliás, depois eu disponibilizei no meu canal. Ano que vem o trarei novamente!
Eu acho domínio público uma coisa fascinante. Tem tantas coisas que são interessantes demais nesse meio, tem tantos conhecimentos que acabam sendo acessíveis para todos. Achei que isso nunca chegaria em empresas grandes mais até a primeira versão do Mickey já chegou as terras livres, quero ver quando Conan o Cimério poderá ser usado por todos também.
6 дней назад+1
Bem lembrado! Existe toda uma história em torno do Mickey e da lei de direitos autorais nos EUA.
Algumas obras entram em domínio público como Adeus as Armas do Hemingway, O Mistério dos Sete Relógios - Agatha Christie , Som e a Furia de Faulkner . A Antofagica deve tá tremendo para publicar
6 дней назад+4
Acredito que aqui no Brasil a data de publicação da obra não seja relevante para fins de domínio público; o que conta mesma é a data do falecimento do respectivo autor.
5 дней назад+2
Esse sistema serve apenas para os EUA, onde a lei de domínio público é diferente. Aqui no Brasil só vale ano da morte + 70 anos.
Eu acho a relação da Companhia com o Thomas Mann meio engraçada porque a maioria das obras que ela ja publicou dele, são de traduções "antigas" que saiam pela nova fronteira, então por isso acho que não terá muita novidade até 2026... Talvez valha a pena ficar de olho no que a Nova Fronteira publicará pois no passado o Mann saía por ela, então eles devem ter muita coisa nos arquivos kkkkkkkkk
A Companhia das Letras comprou o "passe" de Mann. A Nova Fronteira não o publica mais desde então (e parte das traduções era da Globo). As traduções, quando antigas, são revisadas. Há um organizador, um cuidado que até então não havia, em se tratando de um grande escritor. A tradução de um longo trecho em francês, em "A Montanha Mágica", um diálogo entre Hans Castorp e M. Chawchat, só teve versão em português na edição da Companhia das Letras - o leitor que se virasse nas edições da Globo e da Nova Fronteira.
Lovecraft morreu em 1937. Um problema em relação a parte do que ele escreveu é o fato de ter sido escrito para terceiros que deixaram herdeiros. Uma única exceção foi Aprisionado com os faraós, cujo "autor" iria ser Harry Houdini. Das outras obras, algumas eu conheci na coletânea The horror in the Museum, de que tenho um exemplar .
Ótima notícia e grandes nomes da Literatura desses todos que vão entrar em domínio público o que eu mais gostei foi do José Lins do Rego esse ano eu li dele Menino de engenho e adorei a leitura foi o meu primeiro contato com a obra dele e confesso que fiquei com vontade de ler outros livros dele
6 дней назад
Eu gostei muito de Pedra Bonita e Cangaceiros. Tem vídeo aqui no canal.
Popeye e Tintin também vão entrar em domínio público. Não são escritores, mas são personagens bem relevantes nos quadrinhos e animações.
6 дней назад+1
São sim. Confesso, no entanto, que não sei dizer exatamente o que significa entrar em domínio público para personagens como esses: se é o conceito do personagem, se são certas ilustrações, se são algumas publicações...
Teilhard de Chardin é um autor que, há vinte e cinco anos mais ou menos , li com grande interesse. Fiquei com vontade de revisitá-lo para saber quais seriam minhas impressões atuais. Ortega y Gasset , além de grande filósofo, foi um dos maiores estilistas da língua espanhola . Tudo que li dele achei excepcional. O Oswald é uma lacuna. Dele me interesso mais pelos seus romances e ensaios. Sua poesia não me atrai muito. A lista dos autores que vão entrar em domíno público é muito boa.
Pode começar pela sua obra mais célebre, A Rebelião de das Massas. Recomendo também O Que é Filosofia. O estilo dele é muito claro , e apesar da profundidade de seus ensaios é de fácil assimilação .
A Cia das letras tem umas políticas que são difíceis de entender para quem não conhece todos os detalhes (o que é meu caso): Principalmente, mas não exclusivamente, no que diz respeito a Quadrinhos, ela por vezes adquire os direitos e meio que senta em cima deles. Não pública e impede que outras editoras publiquem. Um exemplo enorme disso foi Jerusalém, do Alan Moore, que ficou (dizem) com eles por anos, mas não foi publicado, até que os direitos passaram para a Veneta, que "rapidamente" lançou um lindo box com os 3 volumes. Me pergunto se tal política se estende também à JBC, adquirida pela CIA e seus mangás. Se alguém souber mais sobre estes assuntos, poderia comentar?
Obrigado pelo vídeos. Uma questão que fica para reflexão é que apesar das obras entrarem em dominio público, acho que as traduções não entram junto. Livros que tem traducoes feitas por tradutores famosos terao que refazer as traducoes. E hoje com o boom das traducoes feitas IAs, pode ser que seja um problema. Teremos muitas novas edicoes, mas talvez com traducoes nao tao boas. É só uma hipotese. Nao sei ao certo.
5 дней назад
Sim, haverá novas traduções; não vejo, porém, que serão traduções feitas por IA.
Poderia comentar o caso dos direitos da obra de Monteiro Lobato? Ouvi dizer que a família vendeu os direitos para a Bradiliense e, foi renovada, por isso, não está em domínio público. Isso é verdade? Essa renovação não tem limite?
6 дней назад
A obra de Monteiro Lobato já está em domínio público há algum tempo. Várias editoras além da Brasiliense o publicam hoje em dia.
Acabei de encontrar o canal. PArabéns pelo trabalho! eu trabalho em um arquivo e um dos acervos é o do Oswald de andrade. Eu ajudei a conservar (""restaurar'"') alguns documentos para a exposição do Itaú Cultural.
6 дней назад+3
Boas-vindas ao canal! Que bacana saber que participou da exposição. Em 2025, espero finalmente ler O Rei da Vela!
Um autor que nem é tão bom mas vende que nem paçoquinha é o Dale Carnegie, e vai entrar em Domínio Público em 1/jan/2026. É o autor daquele livro de auto ajuda, Como Fazer Amigos e Influenciar as Pessoas. Se preparem, porque as editoras ficarão à polvorosa.
6 дней назад+2
Sim, eu vi isso mesmo. Esse com certeza vai ser muito publicado.
Boa noite. Tenho uma dúvida. O tema do domínio publico contempla apenas a questão da publicação do texto original ou também a liberdade de escritores atuais fazerem sua versão daquele texto? Cito como exemplo "A Pata da Gazela" de José de Alencar, que deu origem à "Planta da Donzela" de Glauco Mattoso...
День назад
A questão da inspiração está fora dessa questão de domínio público. Uma obra que dialogue pode existir antes; o que não pode é uma adaptação ou cópia não autorizadas.
E as obras que foram publicadas por uma instituição e não por um autor específico? Quando elas entram em domínio público considerando que a instituição ainda existe?
Um autor que já está em domínio público e eu acho absurdo que só esteja sendo publicado por uma editora, é o Hermann Broch, Companhia das Letras perdeu a oportunidade.
Excelente vídeo, muito elucidativo, mas permita-me uma correção: o teólogo e paleontólogo católico TEILHARD DE CHARDIN nunca foi cardeal.
5 дней назад+2
Obrigado pela correção. Confianfo apenas na minha memoria, acabei confundindo esse traço da biografia dele com as biografias do Henri de Lubac e do Yves Congar.
Adorei o vídeo, Lucas!! Fiquei com uma dúvida: se no país do autor falecido a lei de domínio público for de 50 anos após a morte, aqui no Brasil, que é de 70, pode usufruir dessas obras ou tem que esperar os 70 anos?
6 дней назад+5
A lei brasileira se aplica a todos, inclusive os autores estrangeiros. Então, teremos que esperar até os 70 anos.
E o oposto? Se não me engano, nos EUA, a lei fala em 80 anos, então o que vale é a data de origem? E mais, poderia comentar a questão de que entrar em domínio público não significa que todas as criações do autor entrem? Parece que há toda uma especificidade em nomes como Tarzan, Conan, e mesmo no caso do Mickey Mouse, que pelo que ouvi, ainda terá muitos aspectos do personagem que seguirão propriedade da Disney.
O neto não pode ganhar com uma obra mas um anônimo, rico, às vezes descendente de uma família que atrapalhou o autor sim. É uma colocação um pouco de se pensar sobre os direitos autorais. Penso eu que o certo seria o arrecadado ser usado para ajudar os pobres (orfanatos por exemplo) já que se tira o direito da família. Porque nada impede que outro país use a obra para ganhar muito dinheiro com as obras de um autor que até passou fome para publicar. O autor de Mulan que o diga pois os empresas americanas ganham muito com ela e vivem alfinetando a China (para quem não sabe Mulan é de um poema milenar chinês que remonta o século 6).
Também descobri a pouco tempo essa curiosidade de Mulan, o triste das adaptações americanas é que as vezes perde boa parte da essência da história se perde na tentativa de agradar algum público (no caso americano) e as vezes acertam como no desenho/filme de Mulan. Feliz ano novo a todos e um ano de paz e bênçãos de Deus.
É despojo de patrimônio. Seria a mesma coisa que, herdeiros quaisquer não teriam direito a uma propriedade após determinado tempo. Simplesmente não faz sentido, se a sociedade reconhece um patrimônio, deveria reconhecer o direito a herança quanto a essa questão de domínio público. Desculpa, mas não há como defender, é simplesmente uma relativização. Ou não reconhecemos direito patrimonial, ou aplica-se a tudo. Quanto a questão de relevância para a sociedade, também não mantém o argumento em pé, pois facilmente podemos atribuir essa mesma relevância para outras sitações.
6 дней назад+4
Considero 70 anos muito tempo, acho que poderiam ser 50.
Por deveria ser só enquanto o autor estivesse vivo, além de impedir a difusão de conhecimento, fora que pra realmente acredita numa meritocracia é uma aberração.
Acho curioso quem ASSISTE um vídeo e parece querer determinar como ele deveria ter sido feito. Existem recursos como alterar a velocidade e mesmo a procura "manual" pelos tópicos que interessam à pessoa. Acredito claro que uma pessoa pode gostar ou não de algo que assistiu, mas querer dizer que tal material deveria ter sido feito do jeito que tal pessoa (que não escreveu, gravou, editou e subiu o vídeo, só assistiu, e de graça!) queria. Sugiro ao autor DESTE vídeo que entre em contato com as pessoas que reclamam do formato, para que elas paguem por vídeos sobre encomenda, do jeitinho exato que elas querem. Ou talvez ESTAS PESSOAS deveriam pesquisar, escrever, gravar, editar e publicar seus próprios vídeos, para que outras pessoas possam reclamar. Claro, sempre há também o recurso de esperar 70 anos, e então lançar sua "própria versão" do vídeo. Não, espera, não precisa esperar... Assim os seus NOVE inscritos cativados em mais de dez anos de canal, teriam algo de interessante para assistir. Ou não.
Discordo! Caí aqui neste vídeo de paraquedas, o RUclips nunca tinha me sugerido este canal e ADOREI! Achei o vídeo absolutamente perfeito, com timing perfeito! Se VOCÊ acha que tinha que ser assim ou assado, faça vc um canal com os vídeos do seu jeito! Que ABSURDO um alecrim dourado vir aqui pentelhar um conteúdo que está consumindo GRATUITAMENTE… É muita petulância, hein? Impressionante! Que dó das pessoas que convivem com vc, criatura amarga!
Thomas Mann vai entrar em domínio público!!!!!! NUNCA FUI TRISTE
🕺🕺🕺
@@gandalfthewhite2837 não sabemos com certeza quando será lançada; sabemos apenas que o Thomas Mann entrará em domínio público em 2026.
Pode ter certeza que logo logo, porque a coisa mais simples são as editoras fazerem versões simples de bolso dos livros a preço mínimo, isso é uma maravilha (:
Nossa, nunca soube deste canal, o RUclips só veio “te recomendar” pra mim hj aqui com este vídeo!
Adorei!!!!
Obrigada por tantas boas notícias e informações preciosas! 😃🙏🏼
Boas-vindas! O canal está quase completando 10 anos! Aproveito, pois são mais de 400 vídeos para conhecer :)
Também só conheci hoje. Gostei.
@@elianacalheiros3585 seja bem-vinda ao canal, Eliana!
Thomas Mann em domínio público vai garantir umas baitas adaptações para filmes . Não vejo a hora 😊
Sim, tem isso também.
Melhor vídeo ,que alegria esse canal merece reconhecimento parabéns Lucas você é maravilhoso!!!
Muito obrigado por estar sempre aqui, apoiando! :)
Amei o assunto e a lista. Ficarei na expectativa das obras e autores mencionados. Obrigada
Que bom que você gostou! Que valha a pena a espera :)
Que video interessante, obrigado por trazer tantas informações animadoras. Adorei o quarto aí de trás, hehe. Um abraço!
É o quarto de Van Gogh 😉
Os livros do Brecht são muito caros! Felizmente, já tenho dois, mas queria ver mais coisa dele publicada e acessível mesmo. Um dos primeiros vídeos do ano foi sobre ele, "Histórias do sr. Keuner". Pretendo trazê-lo mais vezes também.
Preciso conhecê-lo mais.
Geralmente em sebos são mais baratos
@@mariadioga9585 Sim, mas nos da minha região aqui, nunca vi um, infelizmente.
Que tema interessante e bela explanação.
Que bom que você gostou!
Nossa, ótimas notícias! Amei tudo o que li de Thomas Mann até hoje.
Esse vídeo trouxe muitas expectativas! 🫶
Que bom que você gostou do vídeo! 🤩 Expectativas foram criadas 🦄🦄🦄
Informação importantíssima. Parabéns!!! Inscrita❤
Obrigado! 😉 Boas-vindas ao canal!
Este vídeo é um refresco da avalanche de retrospectivas. Muito bom!
Ainda bem que eu o fiz antes de começar minhas próprias retrospectivas rsrsrsrsrssr
Hahaha eu adoro listas, então assisto algumas retrospectivas também. Mas novidades são sempre bem-vindas 🙂
Gostei desse vídeo. Muito bom pra gente, leitor, saber desse tipo de informação e quem vai entrar em domínio público.
Fico feliz que você gostou!
Parabéns pelo tema. Gosto mto das suas informações literárias.
Muito obrigado! 😉
Thomas Mann em domínio público, que máximo! Lucas, que maravilha de vídeo! 💖
Que bom que gostou, Denise!
Coisa boa! Recentemente comprei um livro de memórias do Oswald ("Um homem sem profissão"). Gosto muito da poesia dele, inclusive, passei num concurso para professor do Estado dando uma miniaula analisando um poema dele ("O capoeira"), que, aliás, depois eu disponibilizei no meu canal. Ano que vem o trarei novamente!
Gostei de saber da história do concurso! :)
Tô louca pros outros livros do Oswald de Andrade.
Eu acho domínio público uma coisa fascinante. Tem tantas coisas que são interessantes demais nesse meio, tem tantos conhecimentos que acabam sendo acessíveis para todos. Achei que isso nunca chegaria em empresas grandes mais até a primeira versão do Mickey já chegou as terras livres, quero ver quando Conan o Cimério poderá ser usado por todos também.
Bem lembrado! Existe toda uma história em torno do Mickey e da lei de direitos autorais nos EUA.
Desculpa para a mediocridade intelectual.
Que tema interessante de video, amei, muito obrigada ❤
Fico feliz que você tenha gostado! 😊
Muito esclarecedor este vídeo sobre domínio pulico, pois sabia parcialmente obigada!!!
De nada! Fico feliz por ter gostado, Tereza!
Ótimo vídeo!
Obrigado 😃
Algumas obras entram em domínio público como Adeus as Armas do Hemingway, O Mistério dos Sete Relógios - Agatha Christie , Som e a Furia de Faulkner .
A Antofagica deve tá tremendo para publicar
Acredito que aqui no Brasil a data de publicação da obra não seja relevante para fins de domínio público; o que conta mesma é a data do falecimento do respectivo autor.
Esse sistema serve apenas para os EUA, onde a lei de domínio público é diferente. Aqui no Brasil só vale ano da morte + 70 anos.
Eu acho a relação da Companhia com o Thomas Mann meio engraçada porque a maioria das obras que ela ja publicou dele, são de traduções "antigas" que saiam pela nova fronteira, então por isso acho que não terá muita novidade até 2026... Talvez valha a pena ficar de olho no que a Nova Fronteira publicará pois no passado o Mann saía por ela, então eles devem ter muita coisa nos arquivos kkkkkkkkk
Um bom ponto esse que você levantou.
A Companhia das Letras comprou o "passe" de Mann. A Nova Fronteira não o publica mais desde então (e parte das traduções era da Globo). As traduções, quando antigas, são revisadas. Há um organizador, um cuidado que até então não havia, em se tratando de um grande escritor. A tradução de um longo trecho em francês, em "A Montanha Mágica", um diálogo entre Hans Castorp e M. Chawchat, só teve versão em português na edição da Companhia das Letras - o leitor que se virasse nas edições da Globo e da Nova Fronteira.
Sempre brinco q vc sabe que um editor entrou em domínio público quando pipoca edições novas dele, alem dos citados lembro bem do Lovecraft
Verdade, depois vou pesquisar quando o Lovecraft entrou em domínio público.
Lovecraft morreu em 1937.
Um problema em relação a parte do que ele escreveu é o fato de ter sido escrito para terceiros que deixaram herdeiros.
Uma única exceção foi Aprisionado com os faraós, cujo "autor" iria ser Harry Houdini.
Das outras obras, algumas eu conheci na coletânea The horror in the Museum, de que tenho um exemplar .
@@Lucfrdebraganca agradeço pelas informações!
Tem video melhor pra esperar o ano novo? Obrigada, Lucas. Ótimo 2025 pro canal e principalmente pra você.
Obrigado pela energia positiva! 🥂 Desejo o mesmo a você e sua família, Rozina! 😉
Ótima notícia e grandes nomes da Literatura desses todos que vão entrar em domínio público o que eu mais gostei foi do José Lins do Rego esse ano eu li dele Menino de engenho e adorei a leitura foi o meu primeiro contato com a obra dele e confesso que fiquei com vontade de ler outros livros dele
Eu gostei muito de Pedra Bonita e Cangaceiros. Tem vídeo aqui no canal.
Obrigada ❤❤❤❤
Eu que agradeço!
Recomendação do RUclips. Achei muito útil esse vídeo.
Que bom que o RUclips te indicou! Bem-vindo ao canal!
Popeye e Tintin também vão entrar em domínio público. Não são escritores, mas são personagens bem relevantes nos quadrinhos e animações.
São sim. Confesso, no entanto, que não sei dizer exatamente o que significa entrar em domínio público para personagens como esses: se é o conceito do personagem, se são certas ilustrações, se são algumas publicações...
Popeye já faz um tempinho q está em DP. Mas é das tiras do Segar e não o do desenho animado
Teilhard de Chardin é um autor que, há vinte e cinco anos mais ou menos , li com grande interesse. Fiquei com vontade de revisitá-lo para saber quais seriam minhas impressões atuais. Ortega y Gasset , além de grande filósofo, foi um dos maiores estilistas da língua espanhola . Tudo que li dele achei excepcional. O Oswald é uma lacuna. Dele me interesso mais pelos seus romances e ensaios. Sua poesia não me atrai muito. A lista dos autores que vão entrar em domíno público é muito boa.
Alguma indicação para começar Ortega y Gasset?
Pode começar pela sua obra mais célebre, A Rebelião de das Massas. Recomendo também O Que é Filosofia. O estilo dele é muito claro , e apesar da profundidade de seus ensaios é de fácil assimilação .
@dhyanalmasta3829 obrigado, meu caro amigo!
Achei interessante Oswald de Andrade, Albert Einstein e, soretudo do Thomas Mann... :)
Esse história do Thomas Mann vai render...
Arrasou!!! ❤❤❤
🤗🤗🤗
A Cia das letras tem umas políticas que são difíceis de entender para quem não conhece todos os detalhes (o que é meu caso): Principalmente, mas não exclusivamente, no que diz respeito a Quadrinhos, ela por vezes adquire os direitos e meio que senta em cima deles. Não pública e impede que outras editoras publiquem. Um exemplo enorme disso foi Jerusalém, do Alan Moore, que ficou (dizem) com eles por anos, mas não foi publicado, até que os direitos passaram para a Veneta, que "rapidamente" lançou um lindo box com os 3 volumes.
Me pergunto se tal política se estende também à JBC, adquirida pela CIA e seus mangás.
Se alguém souber mais sobre estes assuntos, poderia comentar?
De fato, algumas perplexidades.
Que maravilha!
Muito obrigado! :)
Notícias empolgantes, Lucas. Para mim, sobretudo referente aos autores Thomas Mann e José Lins do Rego.
Sim, excelentes notícias! :)
Obrigado pelo vídeos. Uma questão que fica para reflexão é que apesar das obras entrarem em dominio público, acho que as traduções não entram junto. Livros que tem traducoes feitas por tradutores famosos terao que refazer as traducoes. E hoje com o boom das traducoes feitas IAs, pode ser que seja um problema. Teremos muitas novas edicoes, mas talvez com traducoes nao tao boas. É só uma hipotese. Nao sei ao certo.
Sim, haverá novas traduções; não vejo, porém, que serão traduções feitas por IA.
Poderia comentar o caso dos direitos da obra de Monteiro Lobato? Ouvi dizer que a família vendeu os direitos para a Bradiliense e, foi renovada, por isso, não está em domínio público. Isso é verdade? Essa renovação não tem limite?
A obra de Monteiro Lobato já está em domínio público há algum tempo. Várias editoras além da Brasiliense o publicam hoje em dia.
Acabei de encontrar o canal. PArabéns pelo trabalho!
eu trabalho em um arquivo e um dos acervos é o do Oswald de andrade.
Eu ajudei a conservar (""restaurar'"') alguns documentos para a exposição do Itaú Cultural.
Boas-vindas ao canal! Que bacana saber que participou da exposição. Em 2025, espero finalmente ler O Rei da Vela!
Um autor que nem é tão bom mas vende que nem paçoquinha é o Dale Carnegie, e vai entrar em Domínio Público em 1/jan/2026. É o autor daquele livro de auto ajuda, Como Fazer Amigos e Influenciar as Pessoas. Se preparem, porque as editoras ficarão à polvorosa.
Sim, eu vi isso mesmo. Esse com certeza vai ser muito publicado.
Boa noite. Tenho uma dúvida. O tema do domínio publico contempla apenas a questão da publicação do texto original ou também a liberdade de escritores atuais fazerem sua versão daquele texto? Cito como exemplo "A Pata da Gazela" de José de Alencar, que deu origem à "Planta da Donzela" de Glauco Mattoso...
A questão da inspiração está fora dessa questão de domínio público. Uma obra que dialogue pode existir antes; o que não pode é uma adaptação ou cópia não autorizadas.
Nesse caso do Mattoso é totalmente a trama do José de Alencar, deixando explícitas o que era subentendido na questão fetichista e sadomasoquista.
Herr Thomas Mann, o dono do meu coração!
♥️♥️♥️
E as obras que foram publicadas por uma instituição e não por um autor específico? Quando elas entram em domínio público considerando que a instituição ainda existe?
Ótima pergunta. Sinceramente, não sei dizer.
Tenho já os que interessam do Thomas Mann e tenho Brecht. Mas bem legal
👏🏻👏🏻👏🏻
Isso vale para compositores também?
Até onde sei, sim.
Um autor que já está em domínio público e eu acho absurdo que só esteja sendo publicado por uma editora, é o Hermann Broch, Companhia das Letras perdeu a oportunidade.
Verdade. André Gide também.
Excelente vídeo, muito elucidativo, mas permita-me uma correção: o teólogo e paleontólogo católico TEILHARD DE CHARDIN nunca foi cardeal.
Obrigado pela correção. Confianfo apenas na minha memoria, acabei confundindo esse traço da biografia dele com as biografias do Henri de Lubac e do Yves Congar.
Brecht e Mann!!! ❤❤❤❤
♥️♥️♥️
Graciliano Ramos entrou este ano
Sim :)
Bastam as editoras atualizar a tradução que o domínio público se perde
Mais ou menos, pois eles continuam não tendo que pagar direitos autorais ã família. Esse efeito permanece.
INFELIZMENTE, GUIMARÃES ROSA MORREU há 57 ANOS.
Melhor comentário 🤣🤣🤣
Esperança de grandes obras mais acessíveis!
Obs: nunca vi uma lagartixa tão grande! 😱😆🦎
E cor de rosa!
É de estimação? Uma dessas deve fazer economizar muito com inseticida! Com $ do inseticida o que eu faria? Compraria livro, é óbvio! 😂
@@sergiogalhardo9184 sim, de estimação :)
Melhor assim, os livros ficam mais baratos.
Tomara!
🌻
Obrigado!
Adorei o vídeo, Lucas!! Fiquei com uma dúvida: se no país do autor falecido a lei de domínio público for de 50 anos após a morte, aqui no Brasil, que é de 70, pode usufruir dessas obras ou tem que esperar os 70 anos?
A lei brasileira se aplica a todos, inclusive os autores estrangeiros. Então, teremos que esperar até os 70 anos.
E o oposto? Se não me engano, nos EUA, a lei fala em 80 anos, então o que vale é a data de origem? E mais, poderia comentar a questão de que entrar em domínio público não significa que todas as criações do autor entrem? Parece que há toda uma especificidade em nomes como Tarzan, Conan, e mesmo no caso do Mickey Mouse, que pelo que ouvi, ainda terá muitos aspectos do personagem que seguirão propriedade da Disney.
Nossa, também fiquei com essa dúvida!
@@letrasetraços vc pode ser processado por quem tem os direitos autorais, principalmente nos EUA .
@@letrasetraçosConan você não pode usar a imagem, por isso atrapalha a publicação.
Ebaaaaaa vem 2026 🎉😂
Empolgadíssimo! :)
Só me interessa os poetas
👍🏻😉
As poetisas
👍🏻😉
Obrigado! :)
👍
Obrigado!
O neto não pode ganhar com uma obra mas um anônimo, rico, às vezes descendente de uma família que atrapalhou o autor sim. É uma colocação um pouco de se pensar sobre os direitos autorais. Penso eu que o certo seria o arrecadado ser usado para ajudar os pobres (orfanatos por exemplo) já que se tira o direito da família. Porque nada impede que outro país use a obra para ganhar muito dinheiro com as obras de um autor que até passou fome para publicar. O autor de Mulan que o diga pois os empresas americanas ganham muito com ela e vivem alfinetando a China (para quem não sabe Mulan é de um poema milenar chinês que remonta o século 6).
Não sabia sobre Mulan.
Também descobri a pouco tempo essa curiosidade de Mulan, o triste das adaptações americanas é que as vezes perde boa parte da essência da história se perde na tentativa de agradar algum público (no caso americano) e as vezes acertam como no desenho/filme de Mulan. Feliz ano novo a todos e um ano de paz e bênçãos de Deus.
@@brunobbp6957 Muito obrigado! Para você também.
É só escrever os próprios livros que não vai ter problemas com direitos autorais. Querer se aproveitar das obras dos outros é osso demais.
Não vejo como uma questão de se aproveitar das obras dos outros.
❤❤❤
Obrigado!
Só homens? Não tem mulheres?
A Frida Kahlo. Porém, de mais conhecida, só ela mesmo :(
É despojo de patrimônio. Seria a mesma coisa que, herdeiros quaisquer não teriam direito a uma propriedade após determinado tempo. Simplesmente não faz sentido, se a sociedade reconhece um patrimônio, deveria reconhecer o direito a herança quanto a essa questão de domínio público. Desculpa, mas não há como defender, é simplesmente uma relativização. Ou não reconhecemos direito patrimonial, ou aplica-se a tudo. Quanto a questão de relevância para a sociedade, também não mantém o argumento em pé, pois facilmente podemos atribuir essa mesma relevância para outras sitações.
Considero 70 anos muito tempo, acho que poderiam ser 50.
Não , os filhos e netos merecem os direitos
Por deveria ser só enquanto o autor estivesse vivo, além de impedir a difusão de conhecimento, fora que pra realmente acredita numa meritocracia é uma aberração.
E anjinha sempre crítica com os "direitos autorais " e por que ela é tão crítica
Não entendi.
Um vídeo que poderia ser mais curto e direto aos pontos.
Por isso dividi o vídeo em capítulos, para facilitar quem tem interesse em apenas parte da informação.
Acho curioso quem ASSISTE um vídeo e parece querer determinar como ele deveria ter sido feito. Existem recursos como alterar a velocidade e mesmo a procura "manual" pelos tópicos que interessam à pessoa.
Acredito claro que uma pessoa pode gostar ou não de algo que assistiu, mas querer dizer que tal material deveria ter sido feito do jeito que tal pessoa (que não escreveu, gravou, editou e subiu o vídeo, só assistiu, e de graça!) queria.
Sugiro ao autor DESTE vídeo que entre em contato com as pessoas que reclamam do formato, para que elas paguem por vídeos sobre encomenda, do jeitinho exato que elas querem.
Ou talvez ESTAS PESSOAS deveriam pesquisar, escrever, gravar, editar e publicar seus próprios vídeos, para que outras pessoas possam reclamar.
Claro, sempre há também o recurso de esperar 70 anos, e então lançar sua "própria versão" do vídeo. Não, espera, não precisa esperar...
Assim os seus NOVE inscritos cativados em mais de dez anos de canal, teriam algo de interessante para assistir.
Ou não.
Discordo! Caí aqui neste vídeo de paraquedas, o RUclips nunca tinha me sugerido este canal e ADOREI! Achei o vídeo absolutamente perfeito, com timing perfeito!
Se VOCÊ acha que tinha que ser assim ou assado, faça vc um canal com os vídeos do seu jeito!
Que ABSURDO um alecrim dourado vir aqui pentelhar um conteúdo que está consumindo GRATUITAMENTE…
É muita petulância, hein? Impressionante! Que dó das pessoas que convivem com vc, criatura amarga!
@@letrasetraçosexatooooooo! Criatura mais 🤬🤬🤬🤬
Impressionante!
@@Curiosissima Boas-vindas ao canal! Tranquilo: aqui há espaço para críticas educadas; esta foi educada, então está tudo certo :)
❤❤❤
Muito obrigado! :)