28:40 sendo cristã aprendi que o Egito é simbolico deste mundo, em que somos escravizados, trabalhamos muito e sofremos, quando encontramos Deus, Ele nos salva do Egito, mas a caminhada com Deus nesse mundo é árida, solitaria e cansativa, como o deserto. Ele vai prover comida e abrigo e não vai nos deixar morrer no deserto se formos fiéis a Ele. Moisés representa a Lei de Deus. Seguindo a Lei vc vai longe e ganha o favor do Senhor, mas a Lei não garante que vc entrará na terra prometida (salvação do céu), pra isso vc precisa de Jesus nessa história simbolizado por Josué.
"Se nem Moisés foi considerado bom o suficiente pra entrar na terra prometida, imagina a gente!" Muito legal essa frase aos 37:36. Ninguém é, e é por isso que Jesus, o único bom o suficiente, foi enviado para morrer por quem não é merecedor e dar por meio de si (Jesus), a graça imerecida do acesso ao Pai.
N levo. Desde q fui alfabetizado leio a Bíblia e amo especialmente o Velho Testamento. Tds as histórias são fascinantes. As regras sociais dão uma revolta pq n fazem mais nenhum sentido atualmente (na vdd, nunca fizeram, mas outros cristãos vão me condenar por pensar assim). Acho q mto do preconceito com a Bíblia vem da postura dos religiosos... São mtas histórias épicas q n deixam nada a desejar com Senhor do Anéis, Crônicas de Nárnia, Brumas de Avalon e por aí vai.
Oi, Tati! Deus não pede o recenseamento para Si próprio. É uma forma de ele ensinar os israelitas a se organizarem e estabelecerem uma civilização coesa. Isso também ajudava a separá-los dos demais povos pq Deus não queria, nesse início, que o povo consagrado se misturasse com os pagãos, pois a fé dos israelitas ainda era frágil (vide tudo o que aconteceuna travessia do deserto). Essa separação só seria possível se houvesse uma espécie de relatório identificando os integrantes do povo de Deus e os separando dos demais.
Obrigada pela explicação, lendo o antigo testamento podemos ter a ideia /conclusão de um Deus severo .... mas como somos de raciocínio limitado , não enxergamos que tem muitas coisas que só Deus sabe .... que tudo tem um propósito maior, e que a divina providência está sempre presente.
Exatamente. Os censos não eram um apanhado de números para Deus, afinal, como observou a Tati, um dos atributos de Deus é a onisciência. Os números e os dados serviriam de memorial para o próprio povo de Israel. Da mesma forma, a lei foi dada devido a dureza do coração dos homens, como Jesus dirá nos Evangelhos (claro, isso se se adotar uma interpretação teológica cristã).
Tati, é por isso que Deus não suporta a murmuração. Reclamar e ruminar a reclamação evita a pessoa de refletir a respeito da situação, por mais difícil que ela seja, e aprender com a mesma. Pessoas imaturas vivem reclamando de tudo, mas não levantam um dedinho se quer para tentar contornar a situação e aprender com o ocorrido.
@@MariaLuizadeOliveira1985 Uma galera que era escrava a mais de 4 séculos, que tinha os filhos ainda bebês assassinados pelos egípcios. Realmente, um povo fudido por 400 anos tem o direito de reclamar com que os libertou. Kkkkk. A cada pequena oportunidade os hebreus traiam Deus, 40 anos se lascando no deserto foi até pouco.
Sou ateia e estou acompanhando esse projeto. A impressão que tive durante a leitura de Números é de que o povo é incapaz de se suportar o sofrimento mesmo que seja para alcançar algo melhor. Se não me falha a memória, Deus os retirou do Egito por ouvir as súplicas deles, que estavam sendo escravizados. Ao seguirem no deserto e se enfrentarem situações piores do que estavam acostumados, se "esqueceram" dos males da escravidão que sofreram e até começaram a sentir falta. Claro que é só a impressão de quem não conhece muito bem o lado sacro do texto e posso estar equivocada.
Leitura correta, a meu ver. A incapacidade de suportar o sofrimento é natural, a carne é fraca. Dadas as condições de travessia, talvez também fosse difícil , pois era deserto (nos escapa em que condições climáticas, mas era deserto). Imagine, agora, comer maná todo dia e beber de uma coisa só, também algo difícil ao homem, acostumado à variedade. Daí entra a fé, que parecia que eles tinham de fato, o que contrasta com a fé que tiveram nas súplicas para serem libertos do domínio egípcio. Note, agora, que eles passaram 40 anos no deserto, por causa da incredulidade, como é dito na carta aos hebreus, e foi também 40 dias que Jesus passou no deserto, tentado pelo próprio capiroto e em jejum. 40. número na Bíblia é sempre algo massa de se ver. 7 dias para criar o Universo (6+1), 7 cartas às igrejas em Apocalipse, 7 hastes do candelabro judaico, perdoar 70 x 7. A jornada no deserto pode ter sido também uma preparação espiritual e humana, e uma forma de purificação, não apenas as semanas que usariam para atravessar geograficamente. Deus certamente sabia de tudo aí. Na carta aos hebreus, Canaã é usada como significado para "descanso" num dos capítulos.
@@rudybs2203 Ouvi uma interpretação que diz que todo aquele tempo no deserto além de ter sido uma forma de castigo e de educar os hebreus, na verdade também era uma espera pra um castigo justo para quem vivia na terra prometida. A bíblia por si só já descreve eles como pessoas ruins, porém algumas outras fontes históricas revelam que eles eram realmente imundos, todo tipo de perversão e imoralidades fazia parte daquele povo. As palavras do palestrante que ouvi isto foram mais ou menos isso: "aqueles homens e mulheres ficavam cada vez mais imundos, Deus esperou até o momento em que todo o julgamento imposto naquele povo se tornasse justificável." Quanto as crianças mortas no processo, bom, sabemos que crianças não sofrem nenhum tipo de condenação divina após a morte.
Muito legal essa leitura da perte final 37min: Ninguém era santo o bastante pra entrar em Canaã, nem Moises. Uma demonstração do plano de salvação, ja que ninguém tem condições de entrar no céu por si mesmos, sem a ajuda/misericórdia do próprio Deus.
37:35 vc pode ate nao acreditar, mas de uma certa forma Deus está usando vc para pregar. Um exemplo para nós refletirmos. Não poderia ter uma maneira melhor de estudar a bíblia, através de uma ateia. Cada um com suas próprias conclusões. Ja aprendi mais aqui, do que quando eu ia na escola biblica dominical kkk
Enfim, a morte nem sempre é um castigo, pode ser uma benção ao fim das tarefas ou missões cumpridas de fato. Só que muitas vezes frustra nossa expectativa humana linear de "justiça" no plano terreno.
Foi mais ou menos o que pensei aqui. Seria certo dizer que Moisés foi arrebatado? Porque Deus não deixou o corpo dele na Terra para que não fosse "adorado" pelos israelitas - afinal, eles tinham fortes tendências ao desvio... Por favor, me corrijam se eu estiver errada.
Olha gente, me desculpa, mas eu estou me divertindo muito com esses vídeos da leitura literária da Bíblia. Eu sou católica mas me divirto sim na leitura da Bíblia e os comentários da Tatiana são sensacionais. A forma que ela comenta alguns acontecimentos é demais, adoro.
Tati. Segundo vários teólogos 40 é um número simbólico. 40 na Bíblia é um número que indica muito sofrimento, muita dor. 40 anos no deserto. Jesus foi tentado por 40 dias no deserto Então esse tempo do povo no deserto se referem mais a infidelidade do povo, à aridez do deserto que a tempo cronológico.
Eu conheci a história de Moisés em detalhes quando tinha seis anos e lembro que ficava muito triste com seu fim. Hoje vejo que ele cumpriu o seu dever e teve reconhecimentos e honras que nenhum outro profeta teve.
Na verdade, Deus mostrou para Moisés que a verdadeira terra prometida não era aqui nessa terra.... Hebreus 11.16... Deus mostrou aos seus servos que a patria deles não era aqui... assim, o verdadeiro tesouro dele já está garantido e será muito melhor do que a terra de Canaã... o mistério do livro de números está aí, pois quando o povo pensava que a história se baseia na conquista de um território terreno, Deus mostra para seus servos que tem planos muito maiores para toda a humanidade... uma pátria celestial para reunir todos os seus filhos em razão do sacrifício do Messias...
Já estava com saudades do vídeo! Os comentários dessa bíblia do peregrino são muito fracos... Eles não esclarecem quase nada. Sobre a lei do ciúmes, ela era uma proteção para as mulheres. A mulher adúltera deveria ser apedrejada. Poderia ocorrer de o homem ciumento acusar a mulher sem provas e cego de ciúmes desejar apedreja-la, então essa lei seria seu freio. A mulher tomaria água com o pó do piso do tabernáculo (um lugar santo dos santos de acesso extremamente restrito onde só se podia entrar descalço) e estaria purificada. O homem não poderia contestar o ritual. Não é "se ela passar mal depois de beber água suja, ela é culpada", como em um julgamento de bruxas. O verso 27 fala que o estômago incha e a coxa apodrece! Basicamente, os historiadores dizem que era algo muuuuuuuuito difícil (para não falar quase impossível) de acontecer. O marido ciumentos ficaria sem armas para acusá-la. Em números, apesar da cultura da época, Deus dedica cuidado a situação das mulheres especialmente no direito a propriedade e no direito ao voto (não o voto democrático, mas os votos/compromisso). Podem parecer coisas muito pequenas vistas de hoje, mas foram incríveis passos. E a medida que os livros vão passando, as mulheres vão ganhando um papel cada vez mais importante até se tornarem as primeiras testemunhas do renascimento de Cristo, o que é simplesmente algo impensável para a época. Recomendo muito as notas de rodapé da bíblia King James (melhir traducao) com estudo Holman. De toda forma, estou amando sua leitura e o que te chama atenção. A passagem de Balaao tb é a minha preferida do livro.
@@eteixeira3532 A Bíblia do Peregrino tem notas que remetem ao mundo literário, é uma dedicação de uma vida inteira de um estudioso espanhol. Eu indiquei para ela esta Bíblia por causa disto, faz ligações com outros livros do mundo antigo, comenta e analisa várias passagens ligando-as entre si. Penso que para a Tatiana, que tem um projeto literário em mente é melhor esta Bíblia do que uma Bíblia como a de Jerusalém com estudos voltados para as pesquisas exegéticas. Dizer que os comentários desta Bíblia são fracos isso não procede, está Bíblia é riquíssima e tem seu valor.
A Bíblia do Peregrino é riquíssima em comentários que fazem ligações com outros textos literários. Dizer que os comentários são fracos indica falta de respeito pelo estudioso Luis Alonso Shokel que dedicou a vida inteira a estas notas. Para a Tatiana, que está fazendo uma leitura literária esta é a melhor tradução.
@@eteixeira3532Foi recomendação. E ela queria ler tb os livros que não estão na bíblia protestante. Mas concordo que poderia usar mais a King James já que ela tem.
Sobre essa questão de como podemos viver sem profanar a Deus, no livro Cristianismo puro e simples, C.S Lewis coloca uma alegoria sobre um presente, se puder, leia, isso abriu a minha mente!
Do ponto de vista do texto, a análise é muito boa. Na verdade, a professora Tati tem alguns equívocos de interpretação por desconhecimento de aspectos históricos e culturais. Mas, sem dúvida, ela é muito, muito sagaz!
sobre essa questão tati 40:10 "Enquanto o povo caminhava pelo deserto, Deus mandou uma nuvem para proteger os israelitas do calor do sol; à noite, mandou uma coluna de fogo para iluminar o caminho."Salmos 105:39
Essa questão dos castigos e da dureza de Deus com os rebeldes, além do ensinamento da obediência, também acontecia porque Jesus ainda não tinha vindo. Então a paga do pecado era necessariamente o castigo. Com Jesus, recebemos o perdão. Essa dinâmica foi alterada.
Moises não casou mais de uma vez. Em Êxodo diz que ele casou com Zípora, midianita (da região de Midiã), já em Números, diz que ele casou com uma cuxita (ou cosita), isto é, da região de Cusã. Todavia, em Habacuque 3:7 Cusã e Midiã são usadas como sinônimos. Logo, Zípora, a midianita, é a mesma cuxita.
Não. Midiã é no Oriente Médio, o reino dos cuxitas é onde atualmente está a maior parte do Sudão mais a Etiópia. Isso tudo é reflexo de que são tradições diferentes, de épocas diferentes, registradas nos livros por escritores diferentes
Números preserva mais algumas tradições antigas do reino de Israel, o do norte. O reino de Judá, do sul, recebeu levas de migrantes do norte após a conquista assíria. Grande parte das tradições do norte foram então modificadas no sul. Números preservam uma parte boa. O que é muito interessante, porque é um livro cujo acabamento final é tardio, de cerca do século IV a.C.
Boa tarde, sou admirador do seu trabalho, vc tem dado dicas de livros e leitura preciosíssimas, e de já a parabenizo pela escolha do melhor e mais denso livro de todos: a Bíblia. Te parabenizo também pela sinceridade na forma de abordar o conteúdo , seja demonstrando suas dúvidas, seja na exposição inteligente, seja na dificuldade de assimilar certos ensinos. Bem, me chamo Lennon, sou cristão protestante, e sou apaixonados por livros (a maioria dos que tenho são teológicos), e gostaria, na medida do possível, enriquecer a leitura e tentar jogar mais um pouco de luz nos textos sagrados. Peço ao Espírito Santo, o interprete do livro, que nos faça compreender a riqueza e as maravilhas de cada texto, livro, para que ao final posamos ouvir com grande prazer que o encontrou a Palavra da Vida. Abraços
Exatamente. Mas, salvo engano, em algumas versões é sugerido que o Deus de Moisés feriu Miriam com lepra. Daí o fato dela ser considerada impura e ter ficado fora do arraial por 7 dias (Números 12:15).
Ai Tati, eu estou terminando de ler a Bíblia; só mais uma semana. Mês passado decidi, por causa dos seus vídeos, estudá-la mais fundo. Espero que seus vídeos e os comentários me ajudem.
Oi Tati !! O recenseamento é para que o próprio povo se conhecesse e cooparticipasse com Deus. Por ser Ele onisciente. Quanto aos 40 anos a teimosia desse povo é a nossa teimosia, como povo de Deus. Abraço e Parabéns
Já cheguei chegando, estava assistindo alguns videos antigos e vejo como sua dicção melhorou! Nunca li a bíblia inteira mais estou acompanhando sua leitura. Amo seus videos, você é sempre minha referencia!
Pra um ex escravo comer à vontade e de graça sem precisar trabalhar tá bom demais, mesmo q seja a mesma coisa todo dia. Kkkk. No Egito nunca comeram carne e nunca reclamaram disso, depois da liberdade reclamaram de não ter o “bifinho”.
Tb fui procurar a respeito é o que entendi é que a tradução dos nomes tanto dela qto do seu local de nascimento causam a falsa impressão de serem pessoas diferentes.
Achei esse projeto muito legal! A vida inteira a gente escuta histórias bíblicas aqui e ali, mas não temos o habito de ler para entender. E, independente de religião, a questão histórica que envolve a bíblia é incrível. Estou nessa saga também.
Aqui em números há um registro importante de mudança dos costumes , da cultura em relação à proteção às mulheres no direito à herança. Está no Capítulo 27, ante a petição das filhas Salfaad (que só teve filhas mulheres), Maala, Tersa e Hegla para terem direito a herança do falecido pai e direito de administrar essa herança, Deus diz que é correto o que elas pedem e determina Moisés que estabeleça o direito a herança nestes termos. Assim as mulheres nesta situação ganham autonomia e não ficam submissas a um parente homem próximo ou distante (tios, primos)
Tati, muito obgda por essa leitura! Sou cristã protesrante de berço e sempre quis uma leitura sem a espiritualização. É perfeito como vc faz! Só imploro pra não desistir da leitura quando chegar nas genealogias (crônicas é horrível de ler) hahahahah! De novo, obrigada!
Moisés não desiste porque ele tem a visão da vida eterna. Sua morte não foi um castigo, mas uma recompensa. A verdadeira terra prometida é o céu, e não somos elevados por mérito, e sim, pela graça de Deus.
3 года назад+4
Uma das questões que pode ter contribuído para que Moisés não entrasse e por consequência não morresse na terra prometida, na minha opinião, é que talvez fosse provável que o povo pegasse o corpo de Moisés e viesse a preservá-lo. Até porque ele é o símbolo, em termos de figura humana, da antiga aliança. A idolatria que poderia rolar com a sua morte e algum ritual de embasamento poderia gerar outros problemas enormes.
Nazireus são pessoas consagradas a Deus muitas vezes antes do nascimento ou seja no ventre da mãe, como no caso de Sansão e Samuel. Os nazireus não podem cortar cabelos, não podem beber vinho e não podem comer nada que foi morto ou cadáveres.
Deus muito bondoso!! Qtas pragas, catigos,medo para subjugar. Comportamentos violentos .Religião ....instrumento para subjugar. Parabéns pelo seu trabalho. Obrigada.
Olá Tati, estou gostando dos seus comentários objetivos e leves. Achei interessante sua observação de que Deus sabe tudo, é fato, Deus é Oniciente, mas o povo precisa aprender a se organizar. Fazendo uma analogia, os pais educam os filhos perguntando mesmo sabendo da resposta....
3 года назад+7
Esse projeto está maravilhoso! Uma leitura necessária para entendermos tantas referências na arte, na literatura, na vida! Já há tempos sentia a necessidade de ler a Bíblia, seu projeto me inspirou! Obrigada :DDDD Os vídeos ajudam muito a "fixar" todas as informações.
Excelente esta iniciativa de fazer essa leitura da Sagrada Escritura!! No catecismo da Igreja Católica, há como que uma "chave de leitura" para a interpretação dos acontecimentos do Antigo Testamento. É bem interessante ir acompanhando e percebendo como a Bíblia é Cristocêntrica, segundo a visão do catolicismo, no artigo 2763 (do catecismo) lê-se: "Todas as Escrituras se realizam em Cristo". Partindo deste ponto, Moisés ficar em silêncio diante do próprio castigo e, em contrapartida, interceder por todos, lembra que Cristo aceitou em silêncio ser sacrificado para salvar a humanidade. Ou quando Deus ordena a confecção da haste com a cobra e que todo aquele que olhar para ela ficará curado, lembra a Cruz de Cristo, que foi preso e elevado para que todos fossem atraídos a Ele(Jo 12,32). Há ainda outras diversas referências e relações que podem ser observadas.
Essa passagem onde Moisés bate na pedra é muito triste, por que a pedra era também a representação de Jesus Cristo. Quando Deus havia pedido da primeira vez que Moisés FERISSE da rocha, ou seja, batesse nela, ele assim o fez, e essa era a representação das Chagas de Cristo [Êxodo 17:6] (obviamente tem todo um contexto por trás mas não vou me aprofundar muito). Agora, na segunda vez que Deus pede para Moisés algo semelhante, ele pede pra ele FALAR com a rocha, e não ferí-la. No entanto, ele bate nela de novo ao invés de falar à ela, fora que ele também ele bate nela 2x, ao invés de 1x. Por essa razão Deus o impede de entrar na Terra Prometida, por que ao fazer isso ele basicamente estava dizendo que o sacrifício de Cristo seria insuficiente. [Números 20:11] Fora isso, outras explicações: I. A vara que Moisés estava usando nessa passagem de Números onde ele deveria falar à rocha era a vara de Arão, que representava Graça. A vara do juízo era a própria vara de Moisés. II. Na primeira passagem de Êxodo, Moisés usa a sua própria vara para ferir a rocha
@@BtsQuo, pense se fosse acrescentar a interpretação judaica e todas as ramificações possíveis... Não terminaria. Relaxa gente é uma leitura literária... Interpretações religiosas já tem aos montes por aí.
@@BtsQuo ninguém falou de jogar nada em lixo. Contudo, é questão de honestidade admitir que não é uma interpretação que se tira do contexto, mas forçada sobre ele
Tati, achei muito melhor uma vez por mês, assim conseguimos conciliar com as outras leituras. O vídeo está ótimo como sempre, parabéns pelo conteúdo! 👏
Tati, só pra te dar uma aconselhada, eu vi que você tem aquele livro “No divã ocidentoriental “, do Goethe. Na parte em prosa do livro, ele ele faz uma série de reflexões muito interessante quanto a questão dos 40 anos. Se você tiver curiosidade, recomendo muito, acho que há de ser uma excelente leitura complementar.
Há um estudo na revista Nature Communications, que fala sobre o DNA de 90 múmias do Egito antigo (1.400 - 400 A.C). Segundo o estudo os egípcios modernos têm mais DNA africano, enquanto os antigos, de povos antigos do oriente médio. Acredito que eles deveriam ter o tom de pele igual aos beduínos.
A respeito do "castigo" de Moisés: em Judas 9 (um dos últimos livros da Bíblia) nós descobrimos que Moisés foi arrebatado depois de morto, ou seja, ele recebeu uma herança maior do que Canaã. A ele foi dado a honra de morar perto de Deus.
Moisés pôs a si mesmo em evidência e não glorificou a Deus em Meriba. Todo mundo sabia que Moisés não poderia de si operar um milagre, mas mesmo assim a postura de Moisés de inflar o próprio ego ao ponto de não dar glória a Deus, mesmo em um momento adverso, desagradou a Deus, que não deixou de ser amigo dele, mas que, como de costume, aproveitou pra ensinar-lhe algo mais.
Estou muito atento a este estudo. A cada dia você se supera. Parabéns. Espero que sirva principalmente para fundamentalistas. O povo judeu formou sua nação com base na fé.
Acho muito bonito que você fazer esse trabalho de ler a Bíblia livro a livro com o cuidado que você sempre dispensa em todos os seu trabalhos, tem muito cristão que nunca leu todos (eu mesmo p.ex)
A oferta de ciúmes era um jeito de proteger a mulher, outros povos contemporâneo matavam as mulheres que eram julgadas só por homens (que sempre ficavam do lado dos homens)
1 - Qual a punição para a difamação do marido no caso dela não ser culpada? 2 - Qual a punição do homem pelo ciúme da mulher? A lei não protege a mulher. A lei protege o homem para ser ciumento, impuro e difamador sem punição nenhuma.
Sobre a lei do ciúmes e entrando também nessa questão do Adultério, do estupro etc etc, é interessante notar que a lei mosaica conferia o benefício da dúvida para a mulher, o que não acontecia em outras culturas pagãs e não acontece hoje no Islamismo, por exemplo.
Pode ser, mas mesmo assim, as leis sempre são injustas com as mulheres. Acho bom pra lembrar que mesmo que um comportamento/costume seja legal não significa que ele seja certo ou moral.
@@mariane673 de fato, mas meu objetivo foi apenas pontuar uma diferença no mínimo interessante entre a Lei mosaica e a outros sistemas religiosos e/ou jurídicos do seu tempo.
@@enzacerqueira6467 Este raciocínio é semelhante ao caso de alguém ser acusado de roubo e se defender alegando que o vizinho roubou mais. Não faz sentido. Quando o vizinho for julgado se fala dos roubos do vizinho. Quando a pessoa é julgada tem que provar que não roubou. Comparar os dois ladrões só tem sentido se a comparação for feita por alguém que precisa alugar uma vaga no quarto de república e só tem duas vagas anunciadas. Uma na casa de um vizinho e outra na casa do outro vizinho. A pessoa que vai alugar pensa onde vou morar para ser menos roubado mas mesmo assim a pessoa vai procurar desesperadamente sair dali para morar com um não ladrão. Este tipo de defesa acusando o outro parece uma confissão de que é culpado mas tem piores.
Obrigada Tatiana. Estou amando ouvir sua interpretaçao da Bíblia. Realmente e um livro difícil de entender a história linear. Eu nem sabia que era linear, tô percebendo agora. 👏👏👏
Tati vc explicando é muito divertido, rsrsrs. Tenho muita dificuldade de entender alguns livros do AT e vc explica muito bem (mesmo sendo atéia) Obrigada!!
É muito importante entender que Cristo é a chave para entender a Bíblia. Sobre aqueles questionamentos do final: "Como podemos nos aproximar de Deus se nem Moisés foi digno?". A resposta é : "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu FILHO unigênito para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna" (João 3:16). "E a vida eterna é esta: Que te conheçam a Ti, Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviastes" (João 17: 3)
No canal da Universidade de Yale tem uma playlist com aulas de uma especialista em bíblia hebraica/velho testamento. Procurem "Yale jewish bible", a professora chama-se Christine alguma coisa. Conteúdo muito bom!
O melhor comentário é o do Comentário Bíblico de São Jerônimo, da Paulus. Mas é um investimento, o valor é alto $ Problema é que satisfaz apenas a quem tem espírito aberto. Quem quer apologética não gosta (e não se importa com qualidade crítica), quem quer só pirraçar religiosos também não gosta.
Tate, esse censo que é feito em números é importantíssimo porque não é apenas o fato de contar o povo, mas também teremos em detalhes a genealogia do povo. Para os judeus, não basta você ser de Israel, a tribo de onde você vem é importante, por isso você tem a contagem feita por cabeça das casas. Acho que deu pra entender?
Tive a percepção que mesmo quem é ateu, não consegue ler a Bíblia sem a considerar um livro sagrado, quero dizer, penso que muitos comentários seriam diferentes se a leitura não levasse em conta que para alguns a Bíblia é Sagrada. Pensei que na leitura literária seria destacada a riqueza da literatura em si, mas vejo que despertam mais a atenção a personalidade e atitude de Deus e dos homens, os aspectos sagrados do livro do que o texto em si. E estou acho tudo isso incrível! A Bíblia me fascina cada dia mais. É sempre uma delícia ouvir a Tati! Obrigada por este projeto! 💗
Tati, Canaã não era habitado por gigantes. Essa é uma expressão usada por espiões que estavam com medo do poder dos cananeus e deram um relato negativamente exagerado. O contexto mostra que o povo além de reclamão era de fé fraca, ansioso e com muitos temores. Lembrando que eles viram os milagres na saída do Egito e foram libertos, ou seja, podiam ser mais confiantes nos poderes divinos. Só reparar também que Josué e Calebe, dois dos espiões, são elogiados por sua coragem e sua fé, podendo entrar em Canaã. Inclusive eles são citados em outros relatos bíblicos como em Deuteronômio 1, por fazerem um relato positivo e confiante na promessa da Terra Prometida. Essa situação também é mencionada em Salmo 78:22 e Hebreus 3:17-19 , citando a falta de fé e medo do povo. Moisés também não entra na Terra Prometida devido sua atitude arrogante no rochedo, relatada no capítulo 20 de Números, que você citou. A questão não foi ele não ter seguido a orientação de bater no rochedo ou falar, mas sim de ele não dar o devido crédito para Deus. Ele estava tão irritado com o povo que disse "eu e Arão teremos que dar de beber?", ou seja, como se ELE que fosse autor do milagre e ELE que guiou o povo até ali, e não Deus. Sua pena pode ser considerada justa comparada a do povo reclamão, adicionando que ele teve uma relação muito mais próxima com Deus e viu como Deus é paciente com seu povo. Era uma tudo uma questão de paciência e fé que ele tinha que imitar. Ele tinha crédito, mas era ciente da sua pesada responsabilidade como líder do povo, como exemplo. Deus não poderia ser imparcial no seu julgamento com ele e com o povo. Um ponto interessante é que a atitude do povo fazia com que as leis dadas fossem bem literais e repetidas, para que o povo não se esquecesse e reforçasse sua fé, inclusive a passando de geração após geração. Tradição histórica é um forte da cultura judaica até hoje. O enredo desse relato do povo no deserto é basicamente sobre fé e confiança de que Deus pode dar as melhores leis para os seres humanos, em contraponto com o relato de Gênesis, onde Satanás e Adão e Eva preferiram fazer e seguir suas próprias leis. (Nota: fui editando meu comentário por que fui o escrevendo conforme via o video. Sorry aí)
Não está correto, meu irmão. Há várias passagens, inclusive uma descrevendo a cama de um rei que os israelitas mataram. Og, se não me engano. Em Gate há a descrição de outros de estatura alta, além de Golias. Os próprios espiões da terra trouxeram um cacho de uvas imenso, que amarraram em um pau e dois homens os trouxeram como prova do que diziam. Fora que várias outras passagens descrevem e salientam a altura de certos habitantes, como amorreus, anakins entre outros. Provavelmente da mesma linhagem lá de Gênesis 6 onde descreve a queda dos anjos e sua descendência com humanos. De alguma forma uma parte dessa linhagem sobreviveu ao dilúvio. Inclusive, após conquistar Canaã, Josué faz um grupo e sai procurando e matando esses seres.
Sabemos pelos estudos antropológicos sobre religião que diversas mitologias de sociedades que conviveram entre si, como os povos do Oriente Médio e mediterrâneo, há muita coisa em comum, como os sacrifícios de animais, e a ideia dos jardins maravilhosos (diversos povos do Oriente tratavam seus jardins como lugares 'divinos'). Provavelmente os gigantes, que são referências de mitologias próximas, foram absorvidas.
O canal do arqueólogo Cristão Rodrigo Silva, ou o outro dele "Evidências NT" , é beeeem interessante e ajuda a entender a época e contextualizar todas essa coisas que a primeira vista parecem absurdas rs
Muito bom mesmo. Gosto da clareza de suas explicações pois ela ajuda a quem não conhece o conteúdo e, ao mesmo tempo, reforça conceitos de quem já conhece aquilo que foi dito. Parabéns. Espero que muitas pessoas, principalmente as fundamentalistas, tirem um tempinho assistam aos vídeos sobre a Bíblia.
JETRO [duma raiz que significa “mais que suficiente; excedente”]. Sogro de Moisés, queneu. (Êx 3:1; Jz 1:16) Jetro também é chamado de Reuel. (Núm 10:29) Jetro pode ter sido um título, ao passo que Reuel, era um nome pessoal. Todavia, não era incomum que um chefe árabe tivesse dois nomes, ou até mais, conforme muitas inscrições atestam. Jetro é grafado “Jeter” no texto massorético, em Êxodo 4:18.
Estou adorando acompanhar a sua leitura da bíblia. Meu comentário é o seguinte: É preciso lembrar que as atitudes de Deus em relação a desobediência do povo é disciplinadora e não vingativa, afinal ele e Moisés lidavam com um povo semisselvagem de pastores broncos e certamente quase todo analfabeto, com pouco desenvolvimento científico. Mesmo que temente a Deus, precisavam do forte impacto da força de Deus, e esta interferência deveria impactar de acordo com o entendimento deles mesmos.
Sobre os sensos: no novo testamento é falado que tudo do velho testamento (regras, sensos, símbolos e costumes) eram sombras do que haveriam de vir, lá no nascimento de Jesus também acontece um senso (pedido pelo imperador de Roma, se não me engano) e estes sensos fazem referência ao que acontecerá
Este livro “No Deserto / Números” é um livro que profundamente explora a natureza do coração humano, suas emoções e desejos injustos, seus pecados ocultos, e a forma como Deus precisa ensinar ordem e ao mesmo tempo misericórdia para seus filhos. Justiça e Amor. É um livro que antes de tudo deve ser lido com o olhar de Deus, sempre se fazendo a pergunta: O que eu faria no lugar de Deus com esse povo ingrato ? Certamente a resposta simplista humana seria , o fim , desistir dessa teimosia de criar um povo exemplo, luz para outras nações. Mas ele não desiste de nós. Suas leis que geram Vida, Amor e Justiça serão gravadas nos corações. Fará mais sentido quando a Bíblia toda for lida e estes símbolos revelados no novo testamento 🙏🏻
Um ponto q eu acho bem interessante na bíblia, é q ela mostra as falhas de todos os grandes homens, não esconde o erro de ninguém, Moisés, Noé, Abraão... somente Jesus foi perfeito e sem pecado, na bíblia é bem claro, se alguém tentasse manipular certamente tentaria esconder essas falhas das pessoas mais importantes.
Oi, Tatiana... Estou acompanhando a sua leitura da Bíblia... Tenho achado bastante interessante a forma como você enxerga alguns pontos (já fiz essa leitura diversas vezes)... Uma parte específica (próximo do tempo 18:00 minutos) você menciona que a Arão e sua esposa falam mal de Moisés (por conta de sua nova mulher). Na verdade, é a irmã de Moisés (Miriã) junto com Arão. Essa Miriã (pode haver diferença desse nome entre as diversas versões bíblicas) é a mesma menina que acompanhou o cesto no rio Nilo.
"Coitado do Moisés" 🤣🤣🤣🤣 "Deus é sempre muito criativo nos castigos" 🤣🤣🤣 "A jumenta tem razão" 🤣🤣🤣 Só pérolas da Tati! Kkkk
kkkk racho de rir com os comentários dela
Gargalhei demais nesse vídeo
Até hoje eu rio qnd lembro do "Abraão tu é chato!" Kkkkkkkkkkkk
@@j.m.7523 "e se forem 50 pessoas? E se forem 45?, e se forem 40?" Kkkk
28:40 sendo cristã aprendi que o Egito é simbolico deste mundo, em que somos escravizados, trabalhamos muito e sofremos, quando encontramos Deus, Ele nos salva do Egito, mas a caminhada com Deus nesse mundo é árida, solitaria e cansativa, como o deserto. Ele vai prover comida e abrigo e não vai nos deixar morrer no deserto se formos fiéis a Ele. Moisés representa a Lei de Deus. Seguindo a Lei vc vai longe e ganha o favor do Senhor, mas a Lei não garante que vc entrará na terra prometida (salvação do céu), pra isso vc precisa de Jesus nessa história simbolizado por Josué.
"Se nem Moisés foi considerado bom o suficiente pra entrar na terra prometida, imagina a gente!" Muito legal essa frase aos 37:36. Ninguém é, e é por isso que Jesus, o único bom o suficiente, foi enviado para morrer por quem não é merecedor e dar por meio de si (Jesus), a graça imerecida do acesso ao Pai.
Por favor, que não me levem a mal, eu não quero ofender ninguém, mas sinceramente nunca pensei que eu pudesse me divertir tanto lendo a bíblia.
Não julgo. Larguei um livro do Stephen King pq a leitura da Bíblia tava mais interessante kkkkkkk
Ainda bem que não sou a única kssksksks
É divertido mesmo. Eu sou cristã e acho o antigo testamento um dos melhores livros que já li. Tem de tudo lá. Todo tipo de intriga.
@Christian Coutinho simmmmmmm. Maravilhoso!
N levo. Desde q fui alfabetizado leio a Bíblia e amo especialmente o Velho Testamento. Tds as histórias são fascinantes. As regras sociais dão uma revolta pq n fazem mais nenhum sentido atualmente (na vdd, nunca fizeram, mas outros cristãos vão me condenar por pensar assim). Acho q mto do preconceito com a Bíblia vem da postura dos religiosos...
São mtas histórias épicas q n deixam nada a desejar com Senhor do Anéis, Crônicas de Nárnia, Brumas de Avalon e por aí vai.
Oi, Tati! Deus não pede o recenseamento para Si próprio. É uma forma de ele ensinar os israelitas a se organizarem e estabelecerem uma civilização coesa. Isso também ajudava a separá-los dos demais povos pq Deus não queria, nesse início, que o povo consagrado se misturasse com os pagãos, pois a fé dos israelitas ainda era frágil (vide tudo o que aconteceuna travessia do deserto). Essa separação só seria possível se houvesse uma espécie de relatório identificando os integrantes do povo de Deus e os separando dos demais.
Obrigada pela explicação, lendo o antigo testamento podemos ter a ideia /conclusão de um Deus severo .... mas como somos de raciocínio limitado , não enxergamos que tem muitas coisas que só Deus sabe .... que tudo tem um propósito maior, e que a divina providência está sempre presente.
Exatamente. Os censos não eram um apanhado de números para Deus, afinal, como observou a Tati, um dos atributos de Deus é a onisciência. Os números e os dados serviriam de memorial para o próprio povo de Israel. Da mesma forma, a lei foi dada devido a dureza do coração dos homens, como Jesus dirá nos Evangelhos (claro, isso se se adotar uma interpretação teológica cristã).
@@alinef5190 excelente comentário!
@@alinef5190 na verdade Deus a todo instante foi justo!! O problema é a desobediência do povo, !
Tati, é por isso que Deus não suporta a murmuração. Reclamar e ruminar a reclamação evita a pessoa de refletir a respeito da situação, por mais difícil que ela seja, e aprender com a mesma. Pessoas imaturas vivem reclamando de tudo, mas não levantam um dedinho se quer para tentar contornar a situação e aprender com o ocorrido.
Adorei seu comentário 😉
Reflexão muito importante!
Deus fode a galera por 40 anos e ninguém pode reclamar... "tá serto!"
@@MariaLuizadeOliveira1985
Uma galera que era escrava a mais de 4 séculos, que tinha os filhos ainda bebês assassinados pelos egípcios.
Realmente, um povo fudido por 400 anos tem o direito de reclamar com que os libertou. Kkkkk.
A cada pequena oportunidade os hebreus traiam Deus, 40 anos se lascando no deserto foi até pouco.
Sou ateia e estou acompanhando esse projeto. A impressão que tive durante a leitura de Números é de que o povo é incapaz de se suportar o sofrimento mesmo que seja para alcançar algo melhor. Se não me falha a memória, Deus os retirou do Egito por ouvir as súplicas deles, que estavam sendo escravizados. Ao seguirem no deserto e se enfrentarem situações piores do que estavam acostumados, se "esqueceram" dos males da escravidão que sofreram e até começaram a sentir falta. Claro que é só a impressão de quem não conhece muito bem o lado sacro do texto e posso estar equivocada.
Humano, demasiado humano.
Do lado sacro do texto, sua impressão também está correta. Excelente comentário!
Leitura correta, a meu ver. A incapacidade de suportar o sofrimento é natural, a carne é fraca. Dadas as condições de travessia, talvez também fosse difícil , pois era deserto (nos escapa em que condições climáticas, mas era deserto). Imagine, agora, comer maná todo dia e beber de uma coisa só, também algo difícil ao homem, acostumado à variedade. Daí entra a fé, que parecia que eles tinham de fato, o que contrasta com a fé que tiveram nas súplicas para serem libertos do domínio egípcio. Note, agora, que eles passaram 40 anos no deserto, por causa da incredulidade, como é dito na carta aos hebreus, e foi também 40 dias que Jesus passou no deserto, tentado pelo próprio capiroto e em jejum. 40. número na Bíblia é sempre algo massa de se ver. 7 dias para criar o Universo (6+1), 7 cartas às igrejas em Apocalipse, 7 hastes do candelabro judaico, perdoar 70 x 7. A jornada no deserto pode ter sido também uma preparação espiritual e humana, e uma forma de purificação, não apenas as semanas que usariam para atravessar geograficamente. Deus certamente sabia de tudo aí. Na carta aos hebreus, Canaã é usada como significado para "descanso" num dos capítulos.
@@rudybs2203
Ouvi uma interpretação que diz que todo aquele tempo no deserto além de ter sido uma forma de castigo e de educar os hebreus, na verdade também era uma espera pra um castigo justo para quem vivia na terra prometida. A bíblia por si só já descreve eles como pessoas ruins, porém algumas outras fontes históricas revelam que eles eram realmente imundos, todo tipo de perversão e imoralidades fazia parte daquele povo.
As palavras do palestrante que ouvi isto foram mais ou menos isso: "aqueles homens e mulheres ficavam cada vez mais imundos, Deus esperou até o momento em que todo o julgamento imposto naquele povo se tornasse justificável." Quanto as crianças mortas no processo, bom, sabemos que crianças não sofrem nenhum tipo de condenação divina após a morte.
Muito legal essa leitura da perte final 37min: Ninguém era santo o bastante pra entrar em Canaã, nem Moises. Uma demonstração do plano de salvação, ja que ninguém tem condições de entrar no céu por si mesmos, sem a ajuda/misericórdia do próprio Deus.
Se não entender a REENCARNAÇÃO,
Jogue sua bíblia ou qualquer livro "sagrado" no lixo.
@@EDUARDO75765 o que você quer dizer com reencarnação?
Excelente explicação.
"fiquei bem chateada por Moisés aqui" kkkkkk tô ADORANDO essa série Tati
Tati, faça um podcast no spotify! Meu sonho ficar ouvindo suas resenhas podendo fechar o youtube rs
Ótima ideia
a Tati é a nova Sid Moreira.
quem é da geração 90, sabe que eu tô falando.
Edom: cidade dos descendentes de Esaú, irmão de Jacó. Fica na Jordânia (hoje é chamada de Petra).
37:35 vc pode ate nao acreditar, mas de uma certa forma Deus está usando vc para pregar. Um exemplo para nós refletirmos. Não poderia ter uma maneira melhor de estudar a bíblia, através de uma ateia. Cada um com suas próprias conclusões. Ja aprendi mais aqui, do que quando eu ia na escola biblica dominical kkk
Vc é simplesmente SENSACIONAL
Moisés não entrou em Canaã, mas com certeza teve uma recompensa muito melhor ao morrer. Inclusive ele é citado em outras passagens da Bíblia. ♥️
Sim de certa forma foi o descanço para Moisés depois de tanto trabalho e de tudo que estava por vir.
Enfim, a morte nem sempre é um castigo, pode ser uma benção ao fim das tarefas ou missões cumpridas de fato. Só que muitas vezes frustra nossa expectativa humana linear de "justiça" no plano terreno.
Sim, Moisés e Elias apareceram ao lado de Cristo no monte transfiguração.
Foi mais ou menos o que pensei aqui. Seria certo dizer que Moisés foi arrebatado? Porque Deus não deixou o corpo dele na Terra para que não fosse "adorado" pelos israelitas - afinal, eles tinham fortes tendências ao desvio... Por favor, me corrijam se eu estiver errada.
@@joseavelar444 shiiii não dá spoiler kkkkkkkk
Olha gente, me desculpa, mas eu estou me divertindo muito com esses vídeos da leitura literária da Bíblia. Eu sou católica mas me divirto sim na leitura da Bíblia e os comentários da Tatiana são sensacionais. A forma que ela comenta alguns acontecimentos é demais, adoro.
Eu adoro os "hum" dela no final de algumas frases rs
Me too 😄
Acho engraçado também! 😅
Tati. Segundo vários teólogos 40 é um número simbólico. 40 na Bíblia é um número que indica muito sofrimento, muita dor. 40 anos no deserto. Jesus foi tentado por 40 dias no deserto
Então esse tempo do povo no deserto se referem mais a infidelidade do povo, à aridez do deserto que a tempo cronológico.
Eu conheci a história de Moisés em detalhes quando tinha seis anos e lembro que ficava muito triste com seu fim. Hoje vejo que ele cumpriu o seu dever e teve reconhecimentos e honras que nenhum outro profeta teve.
Na verdade, Deus mostrou para Moisés que a verdadeira terra prometida não era aqui nessa terra.... Hebreus 11.16... Deus mostrou aos seus servos que a patria deles não era aqui... assim, o verdadeiro tesouro dele já está garantido e será muito melhor do que a terra de Canaã... o mistério do livro de números está aí, pois quando o povo pensava que a história se baseia na conquista de um território terreno, Deus mostra para seus servos que tem planos muito maiores para toda a humanidade... uma pátria celestial para reunir todos os seus filhos em razão do sacrifício do Messias...
Já estava com saudades do vídeo! Os comentários dessa bíblia do peregrino são muito fracos... Eles não esclarecem quase nada. Sobre a lei do ciúmes, ela era uma proteção para as mulheres. A mulher adúltera deveria ser apedrejada. Poderia ocorrer de o homem ciumento acusar a mulher sem provas e cego de ciúmes desejar apedreja-la, então essa lei seria seu freio. A mulher tomaria água com o pó do piso do tabernáculo (um lugar santo dos santos de acesso extremamente restrito onde só se podia entrar descalço) e estaria purificada. O homem não poderia contestar o ritual. Não é "se ela passar mal depois de beber água suja, ela é culpada", como em um julgamento de bruxas. O verso 27 fala que o estômago incha e a coxa apodrece! Basicamente, os historiadores dizem que era algo muuuuuuuuito difícil (para não falar quase impossível) de acontecer. O marido ciumentos ficaria sem armas para acusá-la. Em números, apesar da cultura da época, Deus dedica cuidado a situação das mulheres especialmente no direito a propriedade e no direito ao voto (não o voto democrático, mas os votos/compromisso). Podem parecer coisas muito pequenas vistas de hoje, mas foram incríveis passos. E a medida que os livros vão passando, as mulheres vão ganhando um papel cada vez mais importante até se tornarem as primeiras testemunhas do renascimento de Cristo, o que é simplesmente algo impensável para a época. Recomendo muito as notas de rodapé da bíblia King James (melhir traducao) com estudo Holman. De toda forma, estou amando sua leitura e o que te chama atenção. A passagem de Balaao tb é a minha preferida do livro.
Realmente, não faço ideia de porque ela ter escolhido logo essa Bíblia, com tantas Bíblias de Estudo excelentes no Brasil.
São fracos mesmo.
Mas lembre que ela está lendo a Bíblia de forma literária.
@@eteixeira3532 A Bíblia do Peregrino tem notas que remetem ao mundo literário, é uma dedicação de uma vida inteira de um estudioso espanhol. Eu indiquei para ela esta Bíblia por causa disto, faz ligações com outros livros do mundo antigo, comenta e analisa várias passagens ligando-as entre si. Penso que para a Tatiana, que tem um projeto literário em mente é melhor esta Bíblia do que uma Bíblia como a de Jerusalém com estudos voltados para as pesquisas exegéticas. Dizer que os comentários desta Bíblia são fracos isso não procede, está Bíblia é riquíssima e tem seu valor.
A Bíblia do Peregrino é riquíssima em comentários que fazem ligações com outros textos literários. Dizer que os comentários são fracos indica falta de respeito pelo estudioso Luis Alonso Shokel que dedicou a vida inteira a estas notas. Para a Tatiana, que está fazendo uma leitura literária esta é a melhor tradução.
@@eteixeira3532Foi recomendação. E ela queria ler tb os livros que não estão na bíblia protestante. Mas concordo que poderia usar mais a King James já que ela tem.
Sobre essa questão de como podemos viver sem profanar a Deus, no livro Cristianismo puro e simples, C.S Lewis coloca uma alegoria sobre um presente, se puder, leia, isso abriu a minha mente!
O povo de Edon são os descendentes de Esaú, o irmão mais velho de Jacó. Tipo, são os primos de Israel dizendo, aqui não merrrr irrrmão!
Estamos estudando bíblia com uma ateia, e ta muito bom kkkkkkkk
Tá melhor que com alguns irmãos da igreja
Se depender de mim não creio. Sou um pecador. Jesus me perdoe.
Está muito bom exatamente por isso! Kkkkkkkkkkkk.
Exatamente por isso é interessante.
E concordo com você, está muito bom 🙂
Do ponto de vista do texto, a análise é muito boa. Na verdade, a professora Tati tem alguns equívocos de interpretação por desconhecimento de aspectos históricos e culturais. Mas, sem dúvida, ela é muito, muito sagaz!
sobre essa questão tati 40:10 "Enquanto o povo caminhava pelo deserto, Deus mandou uma nuvem para proteger os israelitas do calor do sol; à noite, mandou uma coluna de fogo para iluminar o caminho."Salmos 105:39
Tati como próxima leitura você pode ler o Alcorão (a Bíblia dos Mulcumanos) acho que seria interessante comparar os dois :)
Tati, eles só contavam os homens, desconsiderando as mulheres e crianças, então eram pelo menos 2 milhões de pessoas...
Tatiana, parabéns pelo projeto...
estamos todos aprendendo, neste caminho...
Correto
Existe algum motivo para não contar homens e crianças?
@@danielle1859 mulheres e crianças não eram considerados cidadãos.
Essa questão dos castigos e da dureza de Deus com os rebeldes, além do ensinamento da obediência, também acontecia porque Jesus ainda não tinha vindo. Então a paga do pecado era necessariamente o castigo. Com Jesus, recebemos o perdão. Essa dinâmica foi alterada.
Mas os judeus não acreditam em Jesus como o salvador.
@@DonyNL, e não tem nenhuma obrigação de acreditar.
@@DonyNL Os judeus foram os que negaram é crussificaram Cristo
@@DonyNL
Depende, nos dias atuais já existem muitos judeus convertidos ao cristianismo.
Moises não casou mais de uma vez. Em Êxodo diz que ele casou com Zípora, midianita (da região de Midiã), já em Números, diz que ele casou com uma cuxita (ou cosita), isto é, da região de Cusã. Todavia, em Habacuque 3:7 Cusã e Midiã são usadas como sinônimos. Logo, Zípora, a midianita, é a mesma cuxita.
Não. Midiã é no Oriente Médio, o reino dos cuxitas é onde atualmente está a maior parte do Sudão mais a Etiópia. Isso tudo é reflexo de que são tradições diferentes, de épocas diferentes, registradas nos livros por escritores diferentes
Sim é a mesma!!!
E Mirian resolveu implicar com a esposa do irmão 40 anos depois? Pra que?
Números preserva mais algumas tradições antigas do reino de Israel, o do norte. O reino de Judá, do sul, recebeu levas de migrantes do norte após a conquista assíria. Grande parte das tradições do norte foram então modificadas no sul. Números preservam uma parte boa. O que é muito interessante, porque é um livro cujo acabamento final é tardio, de cerca do século IV a.C.
O livro complicado essa bíblia , hem?
ADORO A MULA DE BALAÃO. ÀS VEZES É PRECISO UMA MULA FALARA PARA AS PESSOAS ENTENDEREM NÉ? É UMA ALEGORIA MUITO INTERESSANTE.
Mas é literal essa passagem.
Tudo na literatura judaica é alegórica! E essa é a graça: fazer associações.
Uma bela interpretação para o "olhar para a cobra que te picou" é enfrentar o problema para encontrar a solução.
Boa tarde, sou admirador do seu trabalho, vc tem dado dicas de livros e leitura preciosíssimas, e de já a parabenizo pela escolha do melhor e mais denso livro de todos: a Bíblia. Te parabenizo também pela sinceridade na forma de abordar o conteúdo , seja demonstrando suas dúvidas, seja na exposição inteligente, seja na dificuldade de assimilar certos ensinos.
Bem, me chamo Lennon, sou cristão protestante, e sou apaixonados por livros (a maioria dos que tenho são teológicos), e gostaria, na medida do possível, enriquecer a leitura e tentar jogar mais um pouco de luz nos textos sagrados. Peço ao Espírito Santo, o interprete do livro, que nos faça compreender a riqueza e as maravilhas de cada texto, livro, para que ao final posamos ouvir com grande prazer que o encontrou a Palavra da Vida. Abraços
Tati, Mirian ou Maria é na verdade irmã de Moisés
@@emersonsilva816 então, a Tati confundiu a irmã com a esposa de Araão, na verdade Mirian é irmã de Moisés e de Araão
Exatamente. Mas, salvo engano, em algumas versões é sugerido que o Deus de Moisés feriu Miriam com lepra. Daí o fato dela ser considerada impura e ter ficado fora do arraial por 7 dias (Números 12:15).
Ai Tati, eu estou terminando de ler a Bíblia; só mais uma semana. Mês passado decidi, por causa dos seus vídeos, estudá-la mais fundo. Espero que seus vídeos e os comentários me ajudem.
Oi Tati !! O recenseamento é para que o próprio povo se conhecesse e cooparticipasse com Deus. Por ser Ele onisciente. Quanto aos 40 anos a teimosia desse povo é a nossa teimosia, como povo de Deus. Abraço e Parabéns
Tati, estou SURTANDO lendo PARAÍSO PERDIDO, sendo uma amante da Bíblia nem imagina o quanto!
Já cheguei chegando, estava assistindo alguns videos antigos e vejo como sua dicção melhorou! Nunca li a bíblia inteira mais estou acompanhando sua leitura. Amo seus videos, você é sempre minha referencia!
Oi Tati, sobrr o nome do sogro de Moisés, Jetro é uma maneira formal de chamar, uma espécie de "excelência".
Perfeito. Jethro era um título. A professora Tati equivocou-se pelo desconhecimento de alguns aspectos históricos e culturais do texto.
@@tiagobatistafreitas você é chato em, terceiro comentário seu que vejo falando que ela se equivocou por não saber o contexto histórico.
@@ericlisdalcamini902kkkk… eu estava pensando exatamente isso
Pra um ex escravo comer à vontade e de graça sem precisar trabalhar tá bom demais, mesmo q seja a mesma coisa todo dia. Kkkk. No Egito nunca comeram carne e nunca reclamaram disso, depois da liberdade reclamaram de não ter o “bifinho”.
Esperei muito por isso. Quem diria que um dia eu ficaria tão interessa na Bíblia hahahaha
Só você pra fazer isso Tati! Valeu pelo conteúdo!
Não houve bigamia Tati, a primeira mulher dele era estrangeira, e isso era um problema... Quem foi punida foi a irmã Miriam/ Maria...
Tb fui procurar a respeito é o que entendi é que a tradução dos nomes tanto dela qto do seu local de nascimento causam a falsa impressão de serem pessoas diferentes.
Achei esse projeto muito legal! A vida inteira a gente escuta histórias bíblicas aqui e ali, mas não temos o habito de ler para entender. E, independente de religião, a questão histórica que envolve a bíblia é incrível. Estou nessa saga também.
30:50 mas essa parte da jumenta falante foi demais kkkkkkkk a coitadinha se revoltou com motivo kkkkk
Aqui em números há um registro importante de mudança dos costumes , da cultura em relação à proteção às mulheres no direito à herança. Está no Capítulo 27, ante a petição das filhas Salfaad (que só teve filhas mulheres), Maala, Tersa e Hegla para terem direito a herança do falecido pai e direito de administrar essa herança, Deus diz que é correto o que elas pedem e determina Moisés que estabeleça o direito a herança nestes termos. Assim as mulheres nesta situação ganham autonomia e não ficam submissas a um parente homem próximo ou distante (tios, primos)
Tati, muito obgda por essa leitura! Sou cristã protesrante de berço e sempre quis uma leitura sem a espiritualização. É perfeito como vc faz! Só imploro pra não desistir da leitura quando chegar nas genealogias (crônicas é horrível de ler) hahahahah! De novo, obrigada!
Muito bom ver o que chama a tua atenção no texto, Tati. Tem muita coisa que me passou despercebida quando li que eu vim notar aqui no teu vídeo.
"Fiquei bem chateada por Moisés " Muito bom, ela ficou com pena do bom velhinho.😉😉
Moisés não desiste porque ele tem a visão da vida eterna. Sua morte não foi um castigo, mas uma recompensa. A verdadeira terra prometida é o céu, e não somos elevados por mérito, e sim, pela graça de Deus.
Uma das questões que pode ter contribuído para que Moisés não entrasse e por consequência não morresse na terra prometida, na minha opinião, é que talvez fosse provável que o povo pegasse o corpo de Moisés e viesse a preservá-lo. Até porque ele é o símbolo, em termos de figura humana, da antiga aliança. A idolatria que poderia rolar com a sua morte e algum ritual de embasamento poderia gerar outros problemas enormes.
Nazireus são pessoas consagradas a Deus muitas vezes antes do nascimento ou seja no ventre da mãe, como no caso de Sansão e Samuel. Os nazireus não podem cortar cabelos, não podem beber vinho e não podem comer nada que foi morto ou cadáveres.
Deus muito bondoso!! Qtas pragas, catigos,medo para subjugar. Comportamentos violentos .Religião ....instrumento para subjugar.
Parabéns pelo seu trabalho. Obrigada.
Olá Tati, estou gostando dos seus comentários objetivos e leves. Achei interessante sua observação de que Deus sabe tudo, é fato, Deus é Oniciente, mas o povo precisa aprender a se organizar. Fazendo uma analogia, os pais educam os filhos perguntando mesmo sabendo da resposta....
Esse projeto está maravilhoso! Uma leitura necessária para entendermos tantas referências na arte, na literatura, na vida! Já há tempos sentia a necessidade de ler a Bíblia, seu projeto me inspirou! Obrigada :DDDD Os vídeos ajudam muito a "fixar" todas as informações.
"arão já vem acumulando uns pecadinhos" ahahahah
No livro "História da Redenção", da escritora Ellen White, há mais explicações sobre algumas minúcias que possam parecem confusas. É ótimo.
Ellen Withe está no mesmo nível de loucura de Joseph Smith e Charles Taze Russel
Excelente esta iniciativa de fazer essa leitura da Sagrada Escritura!!
No catecismo da Igreja Católica, há como que uma "chave de leitura" para a interpretação dos acontecimentos do Antigo Testamento. É bem interessante ir acompanhando e percebendo como a Bíblia é Cristocêntrica, segundo a visão do catolicismo, no artigo 2763 (do catecismo) lê-se: "Todas as Escrituras se realizam em Cristo".
Partindo deste ponto, Moisés ficar em silêncio diante do próprio castigo e, em contrapartida, interceder por todos, lembra que Cristo aceitou em silêncio ser sacrificado para salvar a humanidade. Ou quando Deus ordena a confecção da haste com a cobra e que todo aquele que olhar para ela ficará curado, lembra a Cruz de Cristo, que foi preso e elevado para que todos fossem atraídos a Ele(Jo 12,32).
Há ainda outras diversas referências e relações que podem ser observadas.
Obrigado pela colocação.
Essa passagem onde Moisés bate na pedra é muito triste, por que a pedra era também a representação de Jesus Cristo. Quando Deus havia pedido da primeira vez que Moisés FERISSE da rocha, ou seja, batesse nela, ele assim o fez, e essa era a representação das Chagas de Cristo [Êxodo 17:6] (obviamente tem todo um contexto por trás mas não vou me aprofundar muito).
Agora, na segunda vez que Deus pede para Moisés algo semelhante, ele pede pra ele FALAR com a rocha, e não ferí-la. No entanto, ele bate nela de novo ao invés de falar à ela, fora que ele também ele bate nela 2x, ao invés de 1x. Por essa razão Deus o impede de entrar na Terra Prometida, por que ao fazer isso ele basicamente estava dizendo que o sacrifício de Cristo seria insuficiente. [Números 20:11]
Fora isso, outras explicações:
I. A vara que Moisés estava usando nessa passagem de Números onde ele deveria falar à rocha era a vara de Arão, que representava Graça. A vara do juízo era a própria vara de Moisés.
II. Na primeira passagem de Êxodo, Moisés usa a sua própria vara para ferir a rocha
Mas no contexto literário não é assim. É uma leitura cristã alegórica, mas alheia ao contexto da produção do texto
@@rodrigogoncalves4865 e por isso a outra interpretação pode ser jogada no lixo e não acrescentada? 😰😰😰😲
Essa é uma leitura literária meu caro...
@@BtsQuo, pense se fosse acrescentar a interpretação judaica e todas as ramificações possíveis... Não terminaria.
Relaxa gente é uma leitura literária...
Interpretações religiosas já tem aos montes por aí.
@@BtsQuo ninguém falou de jogar nada em lixo. Contudo, é questão de honestidade admitir que não é uma interpretação que se tira do contexto, mas forçada sobre ele
Tati, achei muito melhor uma vez por mês, assim conseguimos conciliar com as outras leituras.
O vídeo está ótimo como sempre, parabéns pelo conteúdo! 👏
"Pensa ai nos seus pecadinhos, vc nao e uma florzinha", ahahahhaa. Adoro essa Tati!
Tati, só pra te dar uma aconselhada, eu vi que você tem aquele livro “No divã ocidentoriental “, do Goethe. Na parte em prosa do livro, ele ele faz uma série de reflexões muito interessante quanto a questão dos 40 anos. Se você tiver curiosidade, recomendo muito, acho que há de ser uma excelente leitura complementar.
É isso!! Esse é ponto de tudo! O que sobra pra nós diante da santidade de Deus??
É isso que o Novo Testamento responde!
Há um estudo na revista Nature Communications, que fala sobre o DNA de 90 múmias do Egito antigo (1.400 - 400 A.C). Segundo o estudo os egípcios modernos têm mais DNA africano, enquanto os antigos, de povos antigos do oriente médio. Acredito que eles deveriam ter o tom de pele igual aos beduínos.
A respeito do "castigo" de Moisés: em Judas 9 (um dos últimos livros da Bíblia) nós descobrimos que Moisés foi arrebatado depois de morto, ou seja, ele recebeu uma herança maior do que Canaã. A ele foi dado a honra de morar perto de Deus.
Mas NÃO é o que afirma no Pentateuco. É uma das contradições da Bíblia.
@@lex.alexandre Em Deuteronômio fica esclarecido que ninguém nunca encontrou o corpo de Moisés, portanto acharam que Deus o tinha enterrado.
16:49 Miriã é irmã de Moisés e de Arão. Fiquei confusa quando a Tati fala que é a esposa de Arão.
Moisés pôs a si mesmo em evidência e não glorificou a Deus em Meriba. Todo mundo sabia que Moisés não poderia de si operar um milagre, mas mesmo assim a postura de Moisés de inflar o próprio ego ao ponto de não dar glória a Deus, mesmo em um momento adverso, desagradou a Deus, que não deixou de ser amigo dele, mas que, como de costume, aproveitou pra ensinar-lhe algo mais.
Estou muito atento a este estudo. A cada dia você se supera. Parabéns.
Espero que sirva principalmente para fundamentalistas.
O povo judeu formou sua nação com base na fé.
Cheguei agora, e to revendo todos os vídeos.
Me sinto melhor, conhecimento é rejuvenescedor.
Acho muito bonito que você fazer esse trabalho de ler a Bíblia livro a livro com o cuidado que você sempre dispensa em todos os seu trabalhos, tem muito cristão que nunca leu todos (eu mesmo p.ex)
A oferta de ciúmes era um jeito de proteger a mulher, outros povos contemporâneo matavam as mulheres que eram julgadas só por homens (que sempre ficavam do lado dos homens)
1 - Qual a punição para a difamação do marido no caso dela não ser culpada?
2 - Qual a punição do homem pelo ciúme da mulher?
A lei não protege a mulher. A lei protege o homem para ser ciumento, impuro e difamador sem punição nenhuma.
Sobre a lei do ciúmes e entrando também nessa questão do Adultério, do estupro etc etc, é interessante notar que a lei mosaica conferia o benefício da dúvida para a mulher, o que não acontecia em outras culturas pagãs e não acontece hoje no Islamismo, por exemplo.
Pode ser, mas mesmo assim, as leis sempre são injustas com as mulheres. Acho bom pra lembrar que mesmo que um comportamento/costume seja legal não significa que ele seja certo ou moral.
@@mariane673 de fato, mas meu objetivo foi apenas pontuar uma diferença no mínimo interessante entre a Lei mosaica e a outros sistemas religiosos e/ou jurídicos do seu tempo.
@@enzacerqueira6467 Este raciocínio é semelhante ao caso de alguém ser acusado de roubo e se defender alegando que o vizinho roubou mais. Não faz sentido. Quando o vizinho for julgado se fala dos roubos do vizinho. Quando a pessoa é julgada tem que provar que não roubou. Comparar os dois ladrões só tem sentido se a comparação for feita por alguém que precisa alugar uma vaga no quarto de república e só tem duas vagas anunciadas. Uma na casa de um vizinho e outra na casa do outro vizinho. A pessoa que vai alugar pensa onde vou morar para ser menos roubado mas mesmo assim a pessoa vai procurar desesperadamente sair dali para morar com um não ladrão. Este tipo de defesa acusando o outro parece uma confissão de que é culpado mas tem piores.
Obrigada Tatiana. Estou amando ouvir sua interpretaçao da Bíblia. Realmente e um livro difícil de entender a história linear. Eu nem sabia que era linear, tô percebendo agora. 👏👏👏
Ainda quero fazer a leitura Literária da Bíblia. Acho que ainda dá tempo...vou me organizar para acompanhar.
Oba, estou gostando tanto desse projeto! Parabéns e obrigada!
Só agradeço por ter encontrado esse canal! Maravilhosa, espirituosa. Tem meu respeito! Obrigada Tatiana!!
Que pena! Gostava do formato quinzenal... de qualquer forma, seus vídeos são ótimos, continue LLB!!
Foram as festas de Fim de Ano
Siiiim...eu aguardo muito por essa leitura literária da Bíblia também
A Tati descreve mto bem o sentimento dos personagens 😂😂😂
Poxa, que bom que serão mensais, eu não estava dando conta, ainda estou travado em Genesis 😁
Vai assistindo os vídeos conforme vai lendo. Os vídeos estão no canal.
Tati vc explicando é muito divertido, rsrsrs. Tenho muita dificuldade de entender alguns livros do AT e vc explica muito bem (mesmo sendo atéia) Obrigada!!
É muito importante entender que Cristo é a chave para entender a Bíblia. Sobre aqueles questionamentos do final: "Como podemos nos aproximar de Deus se nem Moisés foi digno?". A resposta é : "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu FILHO unigênito para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna" (João 3:16). "E a vida eterna é esta: Que te conheçam a Ti, Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviastes" (João 17: 3)
A futura vinda de Cristo tbm foi o motivo para Deus escolher Abraão, Moisés, Caleb, Arão e o povo
Aaah, que maravilha! Eu estava ansiosa por esse vídeo! *-* Esse projeto de leitura está de mais!
No canal da Universidade de Yale tem uma playlist com aulas de uma especialista em bíblia hebraica/velho testamento. Procurem "Yale jewish bible", a professora chama-se Christine alguma coisa. Conteúdo muito bom!
Esses vídeos se adequam perfeitamente a proposta de leitura literária/acadêmica proposta aqui pela Tati. Dica excelente.
a Bíblia é cheia de treta, acho tudo muito engraçado. Não entendo como tanta religião se origina dela? Tati vc é impagável.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
O melhor comentário é o do Comentário Bíblico de São Jerônimo, da Paulus. Mas é um investimento, o valor é alto $
Problema é que satisfaz apenas a quem tem espírito aberto. Quem quer apologética não gosta (e não se importa com qualidade crítica), quem quer só pirraçar religiosos também não gosta.
Tate, esse censo que é feito em números é importantíssimo porque não é apenas o fato de contar o povo, mas também teremos em detalhes a genealogia do povo. Para os judeus, não basta você ser de Israel, a tribo de onde você vem é importante, por isso você tem a contagem feita por cabeça das casas. Acho que deu pra entender?
"Ninguém intercede por ele." É bem isso e fica claro a necessidade de alguém que tenha "moral" para interceder.
Tive a percepção que mesmo quem é ateu, não consegue ler a Bíblia sem a considerar um livro sagrado, quero dizer, penso que muitos comentários seriam diferentes se a leitura não levasse em conta que para alguns a Bíblia é Sagrada. Pensei que na leitura literária seria destacada a riqueza da literatura em si, mas vejo que despertam mais a atenção a personalidade e atitude de Deus e dos homens, os aspectos sagrados do livro do que o texto em si. E estou acho tudo isso incrível! A Bíblia me fascina cada dia mais. É sempre uma delícia ouvir a Tati! Obrigada por este projeto! 💗
Tati,
Canaã não era habitado por gigantes. Essa é uma expressão usada por espiões que estavam com medo do poder dos cananeus e deram um relato negativamente exagerado. O contexto mostra que o povo além de reclamão era de fé fraca, ansioso e com muitos temores. Lembrando que eles viram os milagres na saída do Egito e foram libertos, ou seja, podiam ser mais confiantes nos poderes divinos.
Só reparar também que Josué e Calebe, dois dos espiões, são elogiados por sua coragem e sua fé, podendo entrar em Canaã. Inclusive eles são citados em outros relatos bíblicos como em Deuteronômio 1, por fazerem um relato positivo e confiante na promessa da Terra Prometida. Essa situação também é mencionada em Salmo 78:22 e Hebreus 3:17-19
, citando a falta de fé e medo do povo.
Moisés também não entra na Terra Prometida devido sua atitude arrogante no rochedo, relatada no capítulo 20 de Números, que você citou. A questão não foi ele não ter seguido a orientação de bater no rochedo ou falar, mas sim de ele não dar o devido crédito para Deus. Ele estava tão irritado com o povo que disse "eu e Arão teremos que dar de beber?", ou seja, como se ELE que fosse autor do milagre e ELE que guiou o povo até ali, e não Deus. Sua pena pode ser considerada justa comparada a do povo reclamão, adicionando que ele teve uma relação muito mais próxima com Deus e viu como Deus é paciente com seu povo. Era uma tudo uma questão de paciência e fé que ele tinha que imitar. Ele tinha crédito, mas era ciente da sua pesada responsabilidade como líder do povo, como exemplo. Deus não poderia ser imparcial no seu julgamento com ele e com o povo.
Um ponto interessante é que a atitude do povo fazia com que as leis dadas fossem bem literais e repetidas, para que o povo não se esquecesse e reforçasse sua fé, inclusive a passando de geração após geração. Tradição histórica é um forte da cultura judaica até hoje.
O enredo desse relato do povo no deserto é basicamente sobre fé e confiança de que Deus pode dar as melhores leis para os seres humanos, em contraponto com o relato de Gênesis, onde Satanás e Adão e Eva preferiram fazer e seguir suas próprias leis.
(Nota: fui editando meu comentário por que fui o escrevendo conforme via o video. Sorry aí)
Muito bom seu comentário. Aprendi um tanto mais ;)
Não está correto, meu irmão.
Há várias passagens, inclusive uma descrevendo a cama de um rei que os israelitas mataram. Og, se não me engano.
Em Gate há a descrição de outros de estatura alta, além de Golias.
Os próprios espiões da terra trouxeram um cacho de uvas imenso, que amarraram em um pau e dois homens os trouxeram como prova do que diziam.
Fora que várias outras passagens descrevem e salientam a altura de certos habitantes, como amorreus, anakins entre outros.
Provavelmente da mesma linhagem lá de Gênesis 6 onde descreve a queda dos anjos e sua descendência com humanos.
De alguma forma uma parte dessa linhagem sobreviveu ao dilúvio.
Inclusive, após conquistar Canaã, Josué faz um grupo e sai procurando e matando esses seres.
Sabemos pelos estudos antropológicos sobre religião que diversas mitologias de sociedades que conviveram entre si, como os povos do Oriente Médio e mediterrâneo, há muita coisa em comum, como os sacrifícios de animais, e a ideia dos jardins maravilhosos (diversos povos do Oriente tratavam seus jardins como lugares 'divinos'). Provavelmente os gigantes, que são referências de mitologias próximas, foram absorvidas.
@@Vanessita788
Lá vem. Kkkk
O canal do arqueólogo Cristão Rodrigo Silva, ou o outro dele "Evidências NT" , é beeeem interessante e ajuda a entender a época e contextualizar todas essa coisas que a primeira vista parecem absurdas rs
Muito bom mesmo. Gosto da clareza de suas explicações pois ela ajuda a quem não conhece o conteúdo e, ao mesmo tempo, reforça conceitos de quem já conhece aquilo que foi dito.
Parabéns.
Espero que muitas pessoas, principalmente as fundamentalistas, tirem um tempinho assistam aos vídeos sobre a Bíblia.
1 livro por mês? Vai demorar bastante. Talvez poderia fazer um combo de alguns menores, como o de Jonas, que só tem 2 páginas.
JETRO
[duma raiz que significa “mais que suficiente; excedente”].
Sogro de Moisés, queneu. (Êx 3:1; Jz 1:16) Jetro também é chamado de Reuel. (Núm 10:29) Jetro pode ter sido um título, ao passo que Reuel, era um nome pessoal. Todavia, não era incomum que um chefe árabe tivesse dois nomes, ou até mais, conforme muitas inscrições atestam. Jetro é grafado “Jeter” no texto massorético, em Êxodo 4:18.
Estou adorando. Nunca li a bíblia, nsempre quis, mas não sabia nem por onde começar e agora estou devorando.
Estou adorando acompanhar a sua leitura da bíblia. Meu comentário é o seguinte: É preciso lembrar que as atitudes de Deus em relação a desobediência do povo é disciplinadora e não vingativa, afinal ele e Moisés lidavam com um povo semisselvagem de pastores broncos e certamente quase todo analfabeto, com pouco desenvolvimento científico. Mesmo que temente a Deus, precisavam do forte impacto da força de Deus, e esta interferência deveria impactar de acordo com o entendimento deles mesmos.
Sobre os sensos: no novo testamento é falado que tudo do velho testamento (regras, sensos, símbolos e costumes) eram sombras do que haveriam de vir, lá no nascimento de Jesus também acontece um senso (pedido pelo imperador de Roma, se não me engano) e estes sensos fazem referência ao que acontecerá
Este livro “No Deserto / Números” é um livro que profundamente explora a natureza do coração humano, suas emoções e desejos injustos, seus pecados ocultos, e a forma como Deus precisa ensinar ordem e ao mesmo tempo misericórdia para seus filhos. Justiça e Amor. É um livro que antes de tudo deve ser lido com o olhar de Deus, sempre se fazendo a pergunta: O que eu faria no lugar de Deus com esse povo ingrato ? Certamente a resposta simplista humana seria , o fim , desistir dessa teimosia de criar um povo exemplo, luz para outras nações. Mas ele não desiste de nós. Suas leis que geram Vida, Amor e Justiça serão gravadas nos corações. Fará mais sentido quando a Bíblia toda for lida e estes símbolos revelados no novo testamento 🙏🏻
Coitado de Moisés! Haja paciência 😅 Tô acompanhando a leitura e amando.
NOSSA EU TAVA AGUARDANDO ANSIOSAAA vc é perfeita
Acho que Deus mandou fazer a contagem pra gente saber quantos tinham, não que ELE não tinha esse conhecimento...
Um ponto q eu acho bem interessante na bíblia, é q ela mostra as falhas de todos os grandes homens, não esconde o erro de ninguém, Moisés, Noé, Abraão... somente Jesus foi perfeito e sem pecado, na bíblia é bem claro, se alguém tentasse manipular certamente tentaria esconder essas falhas das pessoas mais importantes.
Muito interessante a história das filhas de Zolefaete..
As mulheres reiveindicando direitos..
“Deus é sempre muito criativo nos castigos...” 😂😂😂 adoro a Tatiii 🥰
Melhor comentário 🤣
Esse Deus de Moisés é realmente Durão! E Moisés, tadinho, tem uma paciência sem fim....
@@tiagobatistafreitas Kkkkkkkyk
Oi, Tatiana... Estou acompanhando a sua leitura da Bíblia... Tenho achado bastante interessante a forma como você enxerga alguns pontos (já fiz essa leitura diversas vezes)...
Uma parte específica (próximo do tempo 18:00 minutos) você menciona que a Arão e sua esposa falam mal de Moisés (por conta de sua nova mulher).
Na verdade, é a irmã de Moisés (Miriã) junto com Arão. Essa Miriã (pode haver diferença desse nome entre as diversas versões bíblicas) é a mesma menina que acompanhou o cesto no rio Nilo.