@Podcast - SørenCast Z Sim eu também me senti mal quando li pois eu ia identificando a narrativa do livro com a nossa sociedade hoje, foi um processo de associação, doloroso mas necessário, assim vamos “acordando” progressivamente, não é?
Ja li o Rev dos bichos, 1984 e estou lendo Admiravel Mundo Novo pela segunda vez mas dessa guiado por uma formado basica graças ao prof olavo e o Instituto borborema e sim estamos vivendo em Brave New Wold! Não podemos escapar! Leiam Laranja Mecânica.
Irmãos não são a mesma pessoa e nem sequer precisam pensar de forma igual. Karl Polanyi era anticapitalista (como o Huxley) e Michael Polanyi era um liberal ferrenho que defendia o capitalismo.
A verdade é que está mais que provado que a felicidade é um estado de espírito e não uma constante, você vai mais sofrer do que ter felicidade se quer ter uma vida minimamente feliz. Ser feliz apenas por ser feliz, de forma artificial, na maioria das vezes carrega o individuo para o abismo, vide o grande número de pessoas que tem praticamente tudo, juventude, dinheiro, fama e beleza, mas mesmo assim continuam infelizes, ou seja, a procura por algo que se imagina estar no final da estrada, na verdade esteve sempre ao seu lado. Huxley foi visionário e assim como Orwell, escreveu uma distopia para a época, mas uma premonição do futuro dos dias atuais. O conteúdo ficou ótimo, parabéns! A propósito, fiz uma resenha sobre este livro no meu canal, quando tiverem um tempo, assistam a mesma e deixem uma crítica. Ficarei imensamente agradecido.
exatamente. eu acredito que a busca por essa felicidade eterna já é um alerta de sofrimento, pois nada ao extremo é saudável, a vida precisa dos seus altos e baixos, e também precisa do equilíbrio. se não tem essas coisas, não há evolução, e se não há evolução, não há propósito.
Coloca Viajem ao redor do mundo em 80 dias. Em si, 20.000 léguas submarinas, Dom Quixote, e esse último que citei, são bons(não posso julgar o pequeno príncipe pq não li), mas não transmitem realmente uma mensagem propriamente dita como o Admirável Mundo novo , focam mais na narrativa(pelo menos ao meu ver).
@@Nyck8639 Ele está fazendo uma sugestão de obras específicas para análise literária de acordo com seu interesse, independente se há uma mensagem a ser transmitida ou não (e certamente sempre há, mas isso dependerá do nível de leitura que o leitor consegue empregar), não está dizendo para seguir a mesma linha de Admiravel Mundo Novo.
É a realidade ocidental, aqui um governo opressor que permitir as drogas e libertinagem sexual teria bastante poder. No oriente é mais fácil dominar pela opressāo pura. Aqui o método de 1984 teria mais resistencia que o de huxley.
Parabéns excelente trabalho, tenho 60 anos li este livro com 17 anos, como também arA Revolução dos Bichos e 1984 de George Orwel, e O Choque do futuro e A Terceira Onda de Alvin Tofler acho que são obras complementares. Esses livros me fizeram viver fora da realidade. Convivi com tantos jovens ignorantes que cheguei a acreditar que Huxley estava certo até que entendi que a ignorância é fator de controle. Uma opinião; acho que esse livro foi modelo para a ideologia Fascista de Geovanni Gentile.
Sou de 1964 e os professores nos estimulavam a ler 1984, revolução dos bichos e admirável mundo novo. Bons tempos do militarismo. Cantávamos o hino antes de ir pra sala de aula e respeitávamos os professores.
Erick Paranhos, boa tarde! Concordo com você! Se ele falasse uma porção de bobagens e tivesse os cabelos coloridos como um pavão, chegaria a um trilhão. Lamentável!
Fantástico, é meu livro preferido. Dialoga totalmente com os experimentos realizados na Psicologia Comportamental. Condicionamento, modificação de comportamento, dessensibilização sistemática... Extremamente atual.
O mais incrível nisso tudo é que as "obras da carne" citada por Paulo na bíblia é descrita por "SOMA" ! Creio que os sistemas estão interligados por aquilo que se chama potestades do ar , que dominam a maioria das mentes no mundo.
Que Deus, em sua infinita bondade, lhe dê tudo de bom que você merece. Que você tenha muita alegria, paz, saúde e felicidade.Parabéns ao excelente trabalho. Antônio Inácio de Caruaru Pernambuco !!!!
Gosto ainda mais do que gosto de 1984! Acho muito mais plausível. Creio que nos países ocidentais, o controle social não será tão descarado quanto a versão de Orwell.
pessoalmente eu achei a narrativa de admirado mundo novo muito confusa, é como se não tivesse personagem principal, até pq o selvagem e o bernad que tem mais importante no final só vão aparecer no meio do livro. apesar de 1984 ter uma ideia mais simples, ele cumpre o papel literário de ter uma história tocante. quando li 1984 eu teve esperança quando o winston teve e sofri quando ele sofreu, não concorda ?? acho admirável mais genial mas 1984 com uma história bem melhor
Professor, tua contribuição na vida dos teus alunos virtuais é imensurável. Os vídeos poderiam durar horas, nada altera o deleite que é te ouvir! Obrigada por ter dito sim à vocação que Deus lhe deu. Somos eternamente gratos! Espero um dia ter a oportunidade de te ver numa aula presencial. Deus abençoe você e sua família!
Poderia fazer paralelo com huxley com o mundo de hoje. Se n me engano as ditaduras mundiais de admiravel e 1984 só acontecem depois de uma guerra mundial certo ? Pra mim isso é uma pista do que planejavam as elites daquela época e o que pode ser implantado no futuro. Poderia falar mais sobre isso.
Parece que o Guilherme adivinhou os livros que tenho, e começou a fazer resenha deles kkkk Obrigada, pelo ótimo trabalho 👏 Onde encontro a resenha de Chesterton sobre o livro ?
Guilherme, mais um vídeo excelente. Você já leu "O Macaco e a Essência"?; muito "profético" também. E em "Música na Noite e Outros Ensaios" ele escreve textos elogiando cultura elevada e mesmo elogiando ao cristianismo. Mas pelo meio dele creio que pendia mais para o mal. Figura enigmática. Se puder comentar "A Conspiração Aberta" do Wells será muito produtivo. Abraço!
FINALMENTE UMA RESENHA SOBRE " ADMIRÁVEL MUNDO NOVO" QUE CONTEXTUALIZA OS NOMES DAS PERSONAGENS DO LIVRO E ANALISA A OBRA PELAS CITAÇÕES LITERÁRIAS. PARABÉNS 👏 !
Caramba, primeira vez que eu estou aqui no seu canal. Eu amei. Ouvi três outros vídeos sobre esse livro. Os seus comentários foram os que mais me acrescentaram. Muito obrigada.
Seu canal é perfeito. Você poderia fazer uma nova análise sobre algumas obras do Hilaire Belloc, o que acha? Igual você fez no passado, no antigo canal "círculo de estudos políticos". Você analisou "as grandes heresias", e a "Europa e a fé cristã". Sugiro também você falar sobre "o estado servil". Abraços.
Lá por 2021 o Caio Perozzo fez uma live/aula (três em um) no canal do Instituto Borborema tratando dos três livros: Fahrenheit, Admirável e 1984. Excelente.
Em meio aos acontecimentos que se apresentam tão rápido diante de nossos olhos , seria possível ser um "Selvagem " contemporâneo na tentativa de fugir do sistema !?!?
@@guilhermefclfreire se possivel poderia explicar essa idéia em um vídeo. É interessante fazer um paralelo do que estamos vivendo hoje com essa censura e perseguiçāo seletiva aos "selvagens"
Professor, primeiramente parabéns pelo canal. Aqui fica minha sugestões: analise sobre o Filme Robocop - 2014, O anime Naruto e o filme Tempos Modernos.
Tenho aqui um livro do Huxley chamado "A Filosofia Perene" no qual ele expõe a visão religiosa e mística que ele tem. Uma ideia de que o Homem é capaz de atingir um estado espiritual que o faria unir-se a divindade que é compartilhada com várias correntes místicas do mundo todo. Ele não fala sobre o Evangelho e sim de misticos cristãos como Bernardo de Claraval, Teresa de Ávila entre outros; Além de místicos protestantes e, claro, toda a tradição mistica oriental como os sufis, o taoismo, budismo e hinduismo. O mundo que Huxley parece se contrapor é o mundo do materialismo, da tecnocracia, do hedonismo e contra esse mundo ele parece propor a psicodelia e o misticismo pagão ou não, uma grande religião com aspectos de várias crenças.
Admiravel mundo novo se passa em 2540 num mundo sem religião e muito prazer para manter as estruturas importantes para a economia. Incrivelmente essa distopia veio muito antes do que se pensava! Agora parece que em breve pessoas espiritualizadas serão os John ninguém selvagens inimigos da felicidade! Tarde demais!
Eu li Admirável Mundo Novo, Revolução dos Bichos e 1984 em sequência quando jovem. Fiquei deprimido. Kkkkk
Da mesmo uma vibe negativa, mas é a realidade nua e crua 😬
@Podcast - SørenCast Z Sim eu também me senti mal quando li pois eu ia identificando a narrativa do livro com a nossa sociedade hoje, foi um processo de associação, doloroso mas necessário, assim vamos “acordando” progressivamente, não é?
Ja li o Rev dos bichos, 1984 e estou lendo Admiravel Mundo Novo pela segunda vez mas dessa guiado por uma formado basica graças ao prof olavo e o Instituto borborema e sim estamos vivendo em Brave New Wold! Não podemos escapar! Leiam Laranja Mecânica.
É deprimente mesmo kkkkkk
Eu Te Invejo.
Huxley "previu" uma parte e Orwell a outra parte, juntando ambos você tem o mundo atual e "instruções" para o futuro
temos a realidade de hoje
não esqueça da abolição do homen de cs lewis
Lembro a todos que o irmão do Aldous Huxley comandou a UNESCO. Então não sabemos se admirável mundo novo é um aviso ou um manual.
Exatamente, não sei se todos sabem disso. Por isso que o livro sempre foi muito mais que uma ficção, já era o anúncio de um futuro bem próximo. HOJE!
Irmãos não são a mesma pessoa e nem sequer precisam pensar de forma igual. Karl Polanyi era anticapitalista (como o Huxley) e Michael Polanyi era um liberal ferrenho que defendia o capitalismo.
Para o prof Olavo é um manual
Manual é o livro do soça do h g wells
Deve ser manual..
Sugestão: O Senhor das Moscas
A verdade é que está mais que provado que a felicidade é um estado de espírito e não uma constante, você vai mais sofrer do que ter felicidade se quer ter uma vida minimamente feliz. Ser feliz apenas por ser feliz, de forma artificial, na maioria das vezes carrega o individuo para o abismo, vide o grande número de pessoas que tem praticamente tudo, juventude, dinheiro, fama e beleza, mas mesmo assim continuam infelizes, ou seja, a procura por algo que se imagina estar no final da estrada, na verdade esteve sempre ao seu lado. Huxley foi visionário e assim como Orwell, escreveu uma distopia para a época, mas uma premonição do futuro dos dias atuais. O conteúdo ficou ótimo, parabéns! A propósito, fiz uma resenha sobre este livro no meu canal, quando tiverem um tempo, assistam a mesma e deixem uma crítica. Ficarei imensamente agradecido.
exatamente. eu acredito que a busca por essa felicidade eterna já é um alerta de sofrimento, pois nada ao extremo é saudável, a vida precisa dos seus altos e baixos, e também precisa do equilíbrio. se não tem essas coisas, não há evolução, e se não há evolução, não há propósito.
Sugestões de análises literárias: 20.000 léguas submarinas, Dom Quixote e o pequeno Príncipe.
Coloca Viajem ao redor do mundo em 80 dias. Em si, 20.000 léguas submarinas, Dom Quixote, e esse último que citei, são bons(não posso julgar o pequeno príncipe pq não li), mas não transmitem realmente uma mensagem propriamente dita como o Admirável Mundo novo , focam mais na narrativa(pelo menos ao meu ver).
@@Nyck8639 Ele está fazendo uma sugestão de obras específicas para análise literária de acordo com seu interesse, independente se há uma mensagem a ser transmitida ou não (e certamente sempre há, mas isso dependerá do nível de leitura que o leitor consegue empregar), não está dizendo para seguir a mesma linha de Admiravel Mundo Novo.
Não esqueçam de ler a sequência que o Huxley escreveu: O retorno ao Admirável Novo Mundo.
Não acho esse livro pra comprar de jeito nenhum 😔
@@rodrigo91420656 Tem pdf em inglês por aí. É melhor que não ter.
@@rodrigo91420656 a Biblioteca Azul lançou uma edição traduzida esses meses, se desejar, procure e achará
@@ruancampello obrigado amigo! Comprei na pré venda e já estou terminando de ler 👍🏻
@@igorkreszow8983qual é o nome dele em inglês?
Uma das melhores distopias pois retrata de perto o objetivo e busca incessante do ser humano: o prazer..
Eu achei Admirável Mundo Novo mais parecido com o que estarmos vivendo do que 1984.
É a realidade ocidental, aqui um governo opressor que permitir as drogas e libertinagem sexual teria bastante poder. No oriente é mais fácil dominar pela opressāo pura. Aqui o método de 1984 teria mais resistencia que o de huxley.
@@severodanilomuito bem pensado
@@severodaniloconcordo totalmente
NWO Noahide World Order sionista.
Parabéns excelente trabalho, tenho 60 anos li este livro com 17 anos, como também arA Revolução dos Bichos e 1984 de George Orwel, e O Choque do futuro e A Terceira Onda de Alvin Tofler acho que são obras complementares. Esses livros me fizeram viver fora da realidade. Convivi com tantos jovens ignorantes que cheguei a acreditar que Huxley estava certo até que entendi que a ignorância é fator de controle. Uma opinião; acho que esse livro foi modelo para a ideologia Fascista de Geovanni Gentile.
Sou de 1964 e os professores nos estimulavam a ler 1984, revolução dos bichos e admirável mundo novo. Bons tempos do militarismo. Cantávamos o hino antes de ir pra sala de aula e respeitávamos os professores.
Sinceramente, o que eu não entendo é como você só tem isso de inscritos. Tem naipe para ter milhões de inscritos. Deus o abençoe!! Maria o guarde!
Erick Paranhos, boa tarde!
Concordo com você!
Se ele falasse uma porção de bobagens e tivesse os cabelos coloridos como um pavão, chegaria a um trilhão.
Lamentável!
@@exposicaodocotidianoabsurd8067 kkkkkkkkkkkk verdade
Sintomas de já vivermos num admirável mundo novo
Falou tudo
Fantástico, é meu livro preferido. Dialoga totalmente com os experimentos realizados na Psicologia Comportamental. Condicionamento, modificação de comportamento, dessensibilização sistemática...
Extremamente atual.
De todas as distopias que li, Admirável Mundo Novo foi a que menos me cativou. Mas, de fato, o livro é genial e muito atual.
Porém é a mais aplicável em sociedade não é mesmo? Não é futurista ao ponto de sci-fi
@@Mentexxx Sim, com certeza.
Bom dia, vim aqui dizer que só o amor de Deus pode preencher nosso vazio. Só falem com Ele
O mais incrível nisso tudo é que as "obras da carne" citada por Paulo na bíblia é descrita por "SOMA" !
Creio que os sistemas estão interligados por aquilo que se chama potestades do ar , que dominam a maioria das mentes no mundo.
Que Deus, em sua infinita bondade, lhe dê tudo de bom que você merece. Que você tenha muita alegria, paz, saúde e felicidade.Parabéns ao excelente trabalho. Antônio Inácio de Caruaru Pernambuco !!!!
Você e a Tati Feltrin são os melhores em recomendações de livros.
"Antes e depois de Ford".
Essas grandes distopias me assustam. Deus nos proteja!
Dos livros que eu li, tem um pouco de cada acontecendo hoje em dia...
Se não tiver ainda, faz do "Robinson Crusoé". É uma bela história.
Apenas esperando o meu chegar 😁
Gosto ainda mais do que gosto de 1984! Acho muito mais plausível. Creio que nos países ocidentais, o controle social não será tão descarado quanto a versão de Orwell.
pessoalmente eu achei a narrativa de admirado mundo novo muito confusa, é como se não tivesse personagem principal, até pq o selvagem e o bernad que tem mais importante no final só vão aparecer no meio do livro. apesar de 1984 ter uma ideia mais simples, ele cumpre o papel literário de ter uma história tocante. quando li 1984 eu teve esperança quando o winston teve e sofri quando ele sofreu, não concorda ?? acho admirável mais genial mas 1984 com uma história bem melhor
Sugestão, pequeno príncipe
Professor, tua contribuição na vida dos teus alunos virtuais é imensurável. Os vídeos poderiam durar horas, nada altera o deleite que é te ouvir!
Obrigada por ter dito sim à vocação que Deus lhe deu. Somos eternamente gratos!
Espero um dia ter a oportunidade de te ver numa aula presencial.
Deus abençoe você e sua família!
Obrigado pelo conteúdo, professor! Sugestão para mais uma análise literária: O Senhor das Moscas.
Guilherme, obrigada por todo o conteúdo que você entrega aqui!
minha obra distópica favorita, bela análise professor
Ainda não li o livro, apenas: 1984 e Revolução dos Bichos , mas vou comprar pra lê. Parabéns pelo excelente resumo.
Eu conheci esse livro a 7 anos atrás através de você.Foi um dos melhores que já li.Obrigado.
deveria fazer um video analisando AVATAR, foi um filme que parou o cinema em sua época, acho que vale.
O Iron maiden tem uma música chamada brave new world, admirável mundo novo
Eu li isso e fiquei chocado com a relação com a atualidade.
Guilherme , por favor cara , faço analise do filme Matrix , aquela que você fez do Akira foi demais .
Tu não tem ideia do quanto eu tava esperando por esse vídeo! Keep on going, Freire.
1984, Admirável Mundo Novo e O Senhor das Moscas. Leiam!
Guilherme falando sobre os livros é inspirador. Quero ler todos!
Sim
Li esse livro em 1983, qd estava na faculdade, por indicação do professor de Filosofia! Adorei!
Muito grato!
Seria massa um podcast teu, mano
Poderia fazer paralelo com huxley com o mundo de hoje. Se n me engano as ditaduras mundiais de admiravel e 1984 só acontecem depois de uma guerra mundial certo ? Pra mim isso é uma pista do que planejavam as elites daquela época e o que pode ser implantado no futuro. Poderia falar mais sobre isso.
Livro inesquecível. Leiam pelo amor de Deus!!!❤😮😊
Podia fazer uma análise do Conan o bárbaro.
Excelência análise.
Parece que o Guilherme adivinhou os livros que tenho, e começou a fazer resenha deles kkkk Obrigada, pelo ótimo trabalho 👏
Onde encontro a resenha de Chesterton sobre o livro ?
Guilherme, mais um vídeo excelente. Você já leu "O Macaco e a Essência"?; muito "profético" também. E em "Música na Noite e Outros Ensaios" ele escreve textos elogiando cultura elevada e mesmo elogiando ao cristianismo. Mas pelo meio dele creio que pendia mais para o mal. Figura enigmática.
Se puder comentar "A Conspiração Aberta" do Wells será muito produtivo. Abraço!
Creio que o Huxley queria e tinha esperanças que a humanidade fosse pelo caminho da razão, mas no fundo sabia que iriamos parar no fundo do posso
Um dia fale também de nós de zamiatin. Esse livro é tāo bom ou mais que essas distopias após ele.
Você já pensou em falar sobre "O Senhor das Moscas"?
Gostaria de sugerir uma análise literária do livro A Virtude do Nacionalismo de Yoram Hazony.
Uma sugestão óbvia para resenha é O Senhor do Mundo, ou mesmoThe Lord of the Flies
Fale sobre o livro nós de Yevgeny Zamyatin
Comecei a ler o livro por conta desta resenha, terminei hoje e amei demais. Obrigada pelo trabalho, prof. Incrível como esse livro é atual.
TENHO TODOS, JÁ LI TODOS.
FINALMENTE UMA RESENHA SOBRE " ADMIRÁVEL MUNDO NOVO" QUE CONTEXTUALIZA OS NOMES DAS PERSONAGENS DO LIVRO E ANALISA A OBRA PELAS CITAÇÕES LITERÁRIAS. PARABÉNS 👏 !
Eu me lembrei de admirável quando assisti Exterminador do Futuro.
Caramba, primeira vez que eu estou aqui no seu canal. Eu amei. Ouvi três outros vídeos sobre esse livro. Os seus comentários foram os que mais me acrescentaram. Muito obrigada.
Agora tem que falar do "Senhor do Mundo" de Hugh Benson hehe
Tem uma live no igtv dele
@@brunamaria5239 vlws
Seu canal é perfeito. Você poderia fazer uma nova análise sobre algumas obras do Hilaire Belloc, o que acha? Igual você fez no passado, no antigo canal "círculo de estudos políticos". Você analisou "as grandes heresias", e a "Europa e a fé cristã". Sugiro também você falar sobre "o estado servil". Abraços.
Seria legal uma análise de Fahrenheit e Laranja Mecânica também
Lá por 2021 o Caio Perozzo fez uma live/aula (três em um) no canal do Instituto Borborema tratando dos três livros: Fahrenheit, Admirável e 1984.
Excelente.
excelente.
Q maravilha, isso e q é aula :)
Melhor canal do RUclips! Aguardamos a análise de TENET! Parabéns pelo trabalho!
Nossa, amei as referências que vc trouxe pra explicar as personagens e sobre a família do Huxley, muito bom! 👏👏
Em meio aos acontecimentos que se apresentam tão rápido diante de nossos olhos , seria possível ser um "Selvagem " contemporâneo na tentativa de fugir do sistema !?!?
Sim, mas não ao modo exato do selvagem do livro. O secagem dos dias de hoje seria mais um Voegelin ou Chesterton.
@@guilhermefclfreire se possivel poderia explicar essa idéia em um vídeo. É interessante fazer um paralelo do que estamos vivendo hoje com essa censura e perseguiçāo seletiva aos "selvagens"
Esse livro é fantástico, um dos melhores que já li.
Belíssima análise 👏👏👏👏👏👏
Muito esclarecedor
Show de conteúdo! Excelente professor. Já tinha lido, mas sua abordagem acrescentou detalhes novos.
Pois é, vamos todos ler shakespeare pra meio que ter uma imunidade aos planos dos lideres mundiais e bilionários.
Shakespeare é só um símbolo. A educação clássica sempre foi e continua sendo um modo de libertar as pessoa. A maior batalha é na educação.
@@guilhermefclfreire sim isso fica claro.
Professor, primeiramente parabéns pelo canal. Aqui fica minha sugestões: analise sobre o Filme Robocop - 2014, O anime Naruto e o filme Tempos Modernos.
A entrevista de Aldous Huxley antiga é certeira.
Eu li esse livro. A sua análise foi fantástica. Parabéns.
Esse livro é fantástico demais, amo discutir sobre ele ou ver vídeos, obrigado por essa análise, aumentou ainda mais minha experiência com o livro!
Excelente
Dom Quixote por favor!
Excelente vídeo!
Fantástico
Foi bom relembrar. Obrigado.
Muito obrigada Professor.
Irei ler este ano!
Obrigado
Cara, acabei de ler esse livro!♥️ sensacional
Fala sobre 1984
Sugestão: símbolos em "Clube da Luta"... #fikdik
Ótimo livro!!!
O Regresso ao Admirável mundo novo fica como sugestão pra video.
Acabei de ler e que análise boa
Gosto do Admirável mundo novo do Huxley e do Maiden.
Tenho esse livro aqui mas ainda não o li.
Muito bem 🏆✅😄
Lembra um pouco The Handmaid's Tale, um pouquinho só.
Esperei por esse vídeo. Obrigado pelo conteúdo, professor!
Tenho aqui um livro do Huxley chamado "A Filosofia Perene" no qual ele expõe a visão religiosa e mística que ele tem. Uma ideia de que o Homem é capaz de atingir um estado espiritual que o faria unir-se a divindade que é compartilhada com várias correntes místicas do mundo todo. Ele não fala sobre o Evangelho e sim de misticos cristãos como Bernardo de Claraval, Teresa de Ávila entre outros; Além de místicos protestantes e, claro, toda a tradição mistica oriental como os sufis, o taoismo, budismo e hinduismo. O mundo que Huxley parece se contrapor é o mundo do materialismo, da tecnocracia, do hedonismo e contra esse mundo ele parece propor a psicodelia e o misticismo pagão ou não, uma grande religião com aspectos de várias crenças.
OBRIGADA.
O autor pertencia a "Fabian Society " assim como o George Orwell.
Li esse livro quando era adolescente em 1969.
adoro o canal, avante professor Guilherme!
Ótima resenha,te vejo na Brasil Paralelo e adoro seus trabalhos
Muito bom!
Admiravel mundo novo se passa em 2540 num mundo sem religião e muito prazer para manter as estruturas importantes para a economia. Incrivelmente essa distopia veio muito antes do que se pensava! Agora parece que em breve pessoas espiritualizadas serão os John ninguém selvagens inimigos da felicidade! Tarde demais!
Cara a melhor análise obrigado mano🙏🏻