Eu li muitos comentários sobre meu avô aqui, muitos elogios, algumas criticas que já respondi com educação, mas gostaria de compartilhar com vocês uma curiosidade, que creio ser desconhecida por muitos, meu avô Herivelto foi funcionário do Ministério do Trabalho, e na época a capital do Brasil ainda era no Rio de Janeiro, ele foi o criador das leis que regularizaram a situação dos artistas no Brasil, pois antigamente os artistas eram totalmente marginalizados, sendo assim ele usou toda a sua influência e inteligência para que a profissão de artista fosse formalizada, assim como também a leis e regras dos Direitos Autorais que ele lutou até o final, contra a robalheira que virou a ECAD, então se hoje essa profissão tão cheia de glamour existe, foi graças a ele que pensou e lutou por todos!
Um caso curioso com o genial Herivelto Martins, que compôs mais de 700 músicas: em 1933, Herivelto compõe a letra de “Não importa a nossa cor” e grava com Francisco Senna, a primeira dupla “O Preto e o Branco”. É possivelmente a primeira gravação da dupla, mas não aparece em nenhuma discografia. Da letra só sabemos isto: “O que importa a nossa cor / Se os corações são iguais / Também tens o teu amor / Sofremos a mesma dor / Portanto somos iguais”. Herivelto relata que o J. B. de Carvalho, do grupo Tupi (Herivelto tocava nesse grupo também - foi ali que conheceu Francisco Senna), fez coro na gravação. Mas qual o problema? Herivelto estava na RCA Victor e viu um vendedor do “Jornal de Modinhas” mostrando algumas letras que seriam publicadas. Entre elas estava a “Não importa a nossa cor”, composta por Herivelto, mas com o nome de outro artista: Augusto Costa “Gaiola”. Herivelto procura “Gaiola”, que explica que pediu uma letra para o J. B. de Carvalho, do Grupo Tupi, que cedeu a letra. Herivelto ficou muito irritado com o J. B. de Carvalho. Resultado: Gaiola assina uma declaração dizendo que a letra não era sua. Como diz a manchete do “Diário Carioca” de 5 de fevereiro de 1933: “UMA PENDENGA NA RODA DE SAMBA - O quase furto do samba ‘Não importa a nossa cor’, da dupla ‘O Preto e o Branco’”. Obs.: em 1934, Herivelto e Francisco Senna gravam a música “Preto e branco”, que tem esta letra: “Sou o branco, tu és o preto / E sei que somos amigos leais / Preto na cor, branco na alma / A natureza não nos fez iguais // Tu és o preto, mas ninguém me dar valor / A alma é branca, mas eu sou preto na cor / Mas não importa, também tenho o meu amor / Tu temes como qualquer, pouco importa nossa cor // A nossa vida é tão negra como a cor / Vivemos tristes suportando a mesma dor / Eu sofro muito, mas suporto a minha dor / Só por isso sou feliz, pouco importa nossa cor”. Francisco Senna faleceu em 1935.
Herivelto Martins é um grande monumento da Música Popular Brasileira. Compositor e intérprete de inesgotáveis sucessos, o Brasil tem que reconhecer o seu talento incomparável. Esse vídeo é um documento histórico. Sem palavras!
Gênio. Uma pena que nosso país é pobre culturalmente e desmemoriado. Contudo, ouvir o que é bom, tem que partir de nós. Mercado fonográfico é um espelho da cultura da sociedade. Se promove lixo, é porque compram lixo. E para os gestores públicos, investimento em educação e cultura é gasto. Bom mesmo são os milhões de reais em auxílio isso e auxílio aquilo que cada congressista recebe. Parabéns, Mayara. Fruta nãocai longe do pé. Exercite escrita criativa e componha. Um forte abraço! Não permita que a memória do seu avô seja apagada.
Realmente acho que o imenso talento de Herivelto Martins deve ser visto, apesar de todo o sofrimento que ele causou à Dalva. Herivelto era um nome grande do Brasil.
Conheci Herivelto Martins nos anos 1980, em circunstâncias absolutamente inesperadas e tristes. Como eu trabalhava na antiga Ag. Copacabana do Banco do Brasil, no Posto 6, no Rio, o Herivelto procurou-me, ali no atendimento ao público, pois recebera correspondência do BB convidando-o a encerrar sua conta corrente na Instituição, em virtude de sua precária situação material e, em decorrência disso, haver tido pequenos problemas com o Banco. Atendi-o nessa dolorosa missão, profundamente constrangido por ter que fazê-lo diante de quadro tão desalentador, consciente das injustiças do mundo e de que tinha, diante de mim, simples funcionário burocrática do Banco, um dos maiores nomes da música popular brasileira, além de ser humano delicado e sensível, marcado por essa fatalidade do destino. Ele, ali, estava absolutamente abatido moralmente e eu só poderia desculpar-me por ter de executar essa missão, que me cortava o coração, tão a contragosto de meus mais sinceros sentimentos.
acho que eu nasci da década errada...como eu queria ter nascida na época de ouro da rádio...cada dia que ouço e vou conhecendo esses cantores e compositores,ouço suas músicas,não tem como conter as lágrimas....viva a música popular brasileira de raiz
Eu também, sou de 1949 e ainda peguei alguns desses verdadeiros artistas. Gostaria de ter vindo pelo menos uns 20 anos antes e viver todo esse esplendor da musica brasileira. Mesmo assim, com um rádio de cabeceira Philips, ouvia nossos cantores por volta de 1957. Ví Herivelto Martin na Rádio Mayrink Veiga no programa programa do César Ladeira.
Herivelto e um dos maiores compositores da nossa música Ficou com uma fama ruim.Mas os dois se mereciam.Mas como compositor líder do trio foi fenomenal
Meu esposo aprendeu a tocar violão com o seu avô Clemente, que era mineiro e muito fã do Herivelton Martins, dentre outros gênios da nossa música brasileira; lembro dele tocando "O Segredo" ao violão. Recordar é viver.
Herivelto Martins era um compositor de primeira grandeza, escrevia como ninguém, compôs muitas músicas bonitas entre elas: Caminhemos. Carlos Gardel, Cabelos brancos e tantos outros. Foi um dos compositores oficial de Nelson Gonçalves.
ONTEM O DIA INTEIRO NA MINHA MENTE,RESISTI,MAS A NOITE,NAO FOI POSSÍVEL,A NOITE TODA EM MINHA MENTE,NEM CONHECI ESSE CANTOR,NEM VI NA MINHA JUVENTUDE,COMO SERIA A NOSSA MENTE,EU ME PERGUNTO,EU ATÉ GOSTARIA DE TER CONHECIDO.
Foram os dois. Uma amou o outro! Como disse Nelson Gonçalves, amigo de Herivelto, era um "amor enrustido". Em seu livro de memórias, José Messias, que foi secretário de Herivelto, revela músicas que foram escritas para Dalva, após a separação. Em breve, a biografia de Dalva será publicada! 😘
Invejoso! Deixou Dalva de Oliveira porque não o privilégio de um voz tão linda que era a dela, por Isso que deixou ela. Ambicioso, invejoso e mentiroso.
Que isso 😅 respeite ao menos os cabelos brancos. Mas ídolo é ídolo, sem críticas ao seu comentário, você tem suas razões e respeito mas imaginável pra mim o samba sem a letras dos ambos tenho 32 anos de idade apaixonado por roda de viola .
Ele poderia ser um grande compositor mais uma pessima pessoa.Sou fa da Dalva de Oliveira uma grande mulher.Ela o amou demais.E ele sempre a traindo nem no leito de morte dela a respeitou.
Fez tanto mal pra Dalva, que devia ter a consciência pesada, pois até depois da morte de Dalva de Oliveira, precisava mencionar o nome de Dalva de Oliveira, para ser lembrado!!!
Sei que tem muita gente que não vai concordar comigo, mas nem fudendo eu ouço herivelto martins. Este cidadão poderia ter sido muito melhor cantor se não tivesse perdido tempo caluniando dalva de oliveira, como já foi comprovado.
*👍Um ótimo cantor ótimo compositor Sim...O que aconteceu entre ele e Dalva não merecem serem Julgados, quem é que um dia não soube darem valores as pessoas que um dia tivemos....Que Atirem a primeira pedra, eu já fiz isso com várias e daí??? Somos seres Humanos com falhas defeitos,e Acertos ok!!*
Verdade! Não teve respeito nenhum pela mãe dos dois filhos dele e que além de trair, difamar, bater e caluniar, não foi nem visitar a Dalva no hospital!!!
Eu li muitos comentários sobre meu avô aqui, muitos elogios, algumas criticas que já respondi com educação, mas gostaria de compartilhar com vocês uma curiosidade, que creio ser desconhecida por muitos, meu avô Herivelto foi funcionário do Ministério do Trabalho, e na época a capital do Brasil ainda era no Rio de Janeiro, ele foi o criador das leis que regularizaram a situação dos artistas no Brasil, pois antigamente os artistas eram totalmente marginalizados, sendo assim ele usou toda a sua influência e inteligência para que a profissão de artista fosse formalizada, assim como também a leis e regras dos Direitos Autorais que ele lutou até o final, contra a robalheira que virou a ECAD, então se hoje essa profissão tão cheia de glamour existe, foi graças a ele que pensou e lutou por todos!
@@ReceitadeSamba você tem registro em vídeo, gostaria muito de assistir! 💗
@@ReceitadeSamba maravilhoso ,muito obrigada!
Um caso curioso com o genial Herivelto Martins, que compôs mais de 700 músicas: em 1933, Herivelto compõe a letra de “Não importa a nossa cor” e grava com Francisco Senna, a primeira dupla “O Preto e o Branco”. É possivelmente a primeira gravação da dupla, mas não aparece em nenhuma discografia. Da letra só sabemos isto: “O que importa a nossa cor / Se os corações são iguais / Também tens o teu amor / Sofremos a mesma dor / Portanto somos iguais”. Herivelto relata que o J. B. de Carvalho, do grupo Tupi (Herivelto tocava nesse grupo também - foi ali que conheceu Francisco Senna), fez coro na gravação. Mas qual o problema? Herivelto estava na RCA Victor e viu um vendedor do “Jornal de Modinhas” mostrando algumas letras que seriam publicadas. Entre elas estava a “Não importa a nossa cor”, composta por Herivelto, mas com o nome de outro artista: Augusto Costa “Gaiola”. Herivelto procura “Gaiola”, que explica que pediu uma letra para o J. B. de Carvalho, do Grupo Tupi, que cedeu a letra. Herivelto ficou muito irritado com o J. B. de Carvalho. Resultado: Gaiola assina uma declaração dizendo que a letra não era sua.
Como diz a manchete do “Diário Carioca” de 5 de fevereiro de 1933: “UMA PENDENGA NA RODA DE SAMBA - O quase furto do samba ‘Não importa a nossa cor’, da dupla ‘O Preto e o Branco’”.
Obs.: em 1934, Herivelto e Francisco Senna gravam a música “Preto e branco”, que tem esta letra: “Sou o branco, tu és o preto / E sei que somos amigos leais / Preto na cor, branco na alma / A natureza não nos fez iguais // Tu és o preto, mas ninguém me dar valor / A alma é branca, mas eu sou preto na cor / Mas não importa, também tenho o meu amor / Tu temes como qualquer, pouco importa nossa cor // A nossa vida é tão negra como a cor / Vivemos tristes suportando a mesma dor / Eu sofro muito, mas suporto a minha dor / Só por isso sou feliz, pouco importa nossa cor”. Francisco Senna faleceu em 1935.
.
Vou Erivelto era bom na coisa hein mulherada parava na dele hein kkk
Herivelto Martins é um grande monumento da Música Popular Brasileira. Compositor e intérprete de inesgotáveis sucessos, o Brasil tem que reconhecer o seu talento incomparável. Esse vídeo é um documento histórico. Sem palavras!
Meu avô, meu exemplo um dos maiores compositores desse país!
Tenho orgulho de ser neta desse gênio.
Legal vc é neta do Herivelto
Gênio. Uma pena que nosso país é pobre culturalmente e desmemoriado. Contudo, ouvir o que é bom, tem que partir de nós. Mercado fonográfico é um espelho da cultura da sociedade. Se promove lixo, é porque compram lixo. E para os gestores públicos, investimento em educação e cultura é gasto. Bom mesmo são os milhões de reais em auxílio isso e auxílio aquilo que cada congressista recebe. Parabéns, Mayara. Fruta nãocai longe do pé. Exercite escrita criativa e componha. Um forte abraço! Não permita que a memória do seu avô seja apagada.
Que honra hein, ter o sangue desse gênio.
Mayara Torelly,Você foi neta de Eriveto e Dalva de Oliveira.Ou pelo lado da Lurdes a aeromoça?
@@martamourao7721 por parte da Lurdes o torelly é dela
Realmente acho que o imenso talento de Herivelto Martins deve ser visto, apesar de todo o sofrimento que ele causou à Dalva. Herivelto era um nome grande do Brasil.
❤ Amei muito.Lembro minha mãe cantando. Lindas músicas. Linda história de vida.🙌🙏🌻🇧🇷
Conheci Herivelto Martins nos anos 1980, em circunstâncias absolutamente inesperadas e tristes. Como eu trabalhava na antiga Ag. Copacabana do Banco do Brasil, no Posto 6, no Rio, o Herivelto procurou-me, ali no atendimento ao público, pois recebera correspondência do BB convidando-o a encerrar sua conta corrente na Instituição, em virtude de sua precária situação material e, em decorrência disso, haver tido pequenos problemas com o Banco. Atendi-o nessa dolorosa missão, profundamente constrangido por ter que fazê-lo diante de quadro tão desalentador, consciente das injustiças do mundo e de que tinha, diante de mim, simples funcionário burocrática do Banco, um dos maiores nomes da música popular brasileira, além de ser humano delicado e sensível, marcado por essa fatalidade do destino. Ele, ali, estava absolutamente abatido moralmente e eu só poderia desculpar-me por ter de executar essa missão, que me cortava o coração, tão a contragosto de meus mais sinceros sentimentos.
Grande Herivelto! Saudades desse grande compositor!
Grande nome da música brasileira eles fizeram história
Dalva de Oliveira e
Herivelto
Martins
Grande Herivelto Martins!!!
Orgulho ter sido sua sobrinha! Era irmão de minha mãe Hedinar Martins também cantora. Estão no céu, cantando!
acho que eu nasci da década errada...como eu queria ter nascida na época de ouro da rádio...cada dia que ouço e vou conhecendo esses cantores e compositores,ouço suas músicas,não tem como conter as lágrimas....viva a música popular brasileira de raiz
tenho essa mesma sensação
Eu também, adorava as músicas que minha mãe escutava.
Eu também, sou de 1949 e ainda peguei alguns desses verdadeiros artistas. Gostaria de ter vindo pelo menos uns 20 anos antes e viver todo esse esplendor da musica brasileira.
Mesmo assim, com um rádio de cabeceira Philips, ouvia nossos cantores por volta de 1957. Ví Herivelto Martin na Rádio Mayrink Veiga no programa programa do César Ladeira.
Uma pérola esse vídeo!
Musica não tem idade, época. Bia música é eterna
Gênio Fantástico da música brasileira!
Lembra muito novo's baianos 👏🏼👏🏼 beberam dessa pegada
Herivelto Martins merece figurar entre os grandes compositores da MPB.
Mas já está (mas já é)
@meliodsa ff verdade!!! Nem a doença e a morte da Dalva, o fizeram ser menos cruel do que era!!!
Descanse em paz Fernando Faro, criador e diretor deste programa maravilhoso.
Isso é samba canção de verdade! Muito bom, lindas canções!
Herivelton Martins era um dos grandes menetreis compositor que meu saudoso pai como músico tocava violão cantarolando suas músicas. Eita saudade.
Eu amo músicas antigas devia ter nascido nos tempos do passado eu ACHO linda
Esse vídeo tem registro histórico enorme, muito obrigado quem postou ❤
Que bom que gostou de assistir ❤️
Saudades de um tempo que nunca vivi!!!
como conhecemos pouco a história da nossa música! Muito bom! muito bom!
Herivelto e um dos maiores compositores da nossa música
Ficou com uma fama ruim.Mas os dois se mereciam.Mas como compositor líder do trio foi fenomenal
samba fino letras perfeitas melodia bem desenhada musicas bem acabadas resultado e esse um som de primeira espetacular e encantador.
Lindo de mais, ouvir as histórias das músicas é melhor ainda.
Herivelto Martins, uma de nossas glórias nacionais. Compositor estupendo. Sua arte há de permanecer para as gerações vindouras.
Que registro memorável altamente fantástico.
Meu esposo aprendeu a tocar violão com o seu avô Clemente, que era mineiro e muito fã do Herivelton Martins, dentre outros gênios da nossa música brasileira; lembro dele tocando "O Segredo" ao violão. Recordar é viver.
Herivelto Martins é um dos gênios da música brasileira
dois grandes mitos da musica brasileira: pai e filho. Otimo ve-los juntos.
Herivelto Martins um ícone da nossa música Eterno!!!
Com certeza o Erivelton Martins era um verdadeiro gênio,transformava músicas em POESIAS.
Herivelto Martins era um compositor de primeira grandeza, escrevia como ninguém, compôs muitas músicas bonitas entre elas: Caminhemos. Carlos Gardel, Cabelos brancos e tantos outros. Foi um dos compositores oficial de Nelson Gonçalves.
Um maravilhoso artista.
Grande compositor!
Lindo demais..vendo em 2021
Muita saudade da época em que. Heriveltto morava em Bananal e levava.para lá varios artistas. ..Pery Ribeiro.. Ubiratan. nossos amigos...
Ele não morava em Bananal. Ele comprou um sítio lá e costumava convidar todos da família para curtimos um lugar tão lindo. Saudades!
Pery "Ribeiro" na verdade era Pery de Oliveira Martins (nome verdadeiro) .Era meu primo. Minha mãe Hedinar de Oliveira Martins era irmã de Herivelto.
Sensacional
Isso sim é música
Maravilha pros nossos ouvidos e corações...
MUITO LEGAL mesmo ❤
KARAI VÉI! tou chorando de emoção aqui! herivelto canta melhor depois de velho! muito bom!
Eu não sou da geração, mas a emoção presente nessas músicas é muito forte. Me lembram minha vó, minha mãe, tanta coisa boa...sei lá!!
Saudade dos filhos do Herivelto que conviviam conosco em Bananal sp : Pery , Ubiratan , Yaçana e o Fernandinho que morreu tão cedo...
Linda essa canção 32:23 ( Cabelos brancos)
se me lembro dela sinto saudade
PERY maravilhoso
O dueto entre o Pery Ribeiro e seu pai Herivelto, na parte final, é perfeito musicalmente e muito emocionante. Achei lindo.
Ppq lindo demais irmão.
Herivelto é brasa!!!
Conversa demais. Grande compositor.
Para mim,sempre será Dalva e Erivelto para sempre na eternidade.
Que rei sou eu😲🤝☝️👍
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
que água!
muito bom
ONTEM O DIA INTEIRO NA MINHA MENTE,RESISTI,MAS A NOITE,NAO FOI POSSÍVEL,A NOITE TODA EM MINHA MENTE,NEM CONHECI ESSE CANTOR,NEM VI NA MINHA JUVENTUDE,COMO SERIA A NOSSA MENTE,EU ME PERGUNTO,EU ATÉ GOSTARIA DE TER CONHECIDO.
Herivelto Martins era meu tio por ter sido irmão de minha mãe Hedinar Martins.
Otimoi
Segredo com Pery Ribeiro: 50:31
Documento. O mais autêntico samba.
Pery Ribeiro é filho de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira
E foi também um grande cantor, com um timbre de voz muito bonito.
O canalha tomou os meninos de dalva e à fez sofrer enormemente meu deus
Um dos Maiores Nomes da Música Brasileira,junto com a Dalva de Oliveira e o filho deles,Pery Ribeiro.
Alguem sabe ou tem o programa ensaio do Herivelto Martins de 1973 ?
como amou a Dalva de Oliveira
Também acho. Dalva foi o seu grande amor!
Acho que foi o contrário...
@@marciagomes966 Quem acreditava nisso era o Pery, mas tantos os amigos como cartas comprovam que foi Lurdes seu amor.
Foram os dois. Uma amou o outro! Como disse Nelson Gonçalves, amigo de Herivelto, era um "amor enrustido". Em seu livro de memórias, José Messias, que foi secretário de Herivelto, revela músicas que foram escritas para Dalva, após a separação. Em breve, a biografia de Dalva será publicada! 😘
@@paulohenriquedelimapereira2394 Acabei de ler hoje o livro do Pery.
1.990 dois anos dps ele faleceu...
❤️
sofreu na vida
2:37 mais injustiçada foi a Dalva de Oliveira
Uma aula de Física por volta de 16:00.
Em que ano foi composto Cabelos Brancos?
27:18,33:48,45:30
Invejoso! Deixou Dalva de Oliveira porque não o privilégio de um voz tão linda que era a dela, por Isso que deixou ela. Ambicioso, invejoso e mentiroso.
Uma grande verdade! Invejoso, cruel, racista e sem talento pra cantar! Dalva sim, um gênio que sofreu todo tipo de maldade desse senhor!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Detesto ele.Traidor. cafageste e canalha n valia um vimtem. ..Salve Dalva de Oliveira
Parabéns! Vc disse tudo!
Que isso 😅 respeite ao menos os cabelos brancos. Mas ídolo é ídolo, sem críticas ao seu comentário, você tem suas razões e respeito mas imaginável pra mim o samba sem a letras dos ambos tenho 32 anos de idade apaixonado por roda de viola .
Excelente compositor, como cantor fraco. Tinha inveja da Dalva de Oliveira.
Ser artista penso que é uma coisa e vida particular deve ser outra , o que importa é seu material produzido
Excelente compositor, gênio. Mas cantando....pqp....é uma tragédia.
Espetacular o Herivelto Martins, MAIOR compositor brasileiro.
reverbi a mocidade
o que eu sofri
fui moco
e eu rrrr
Covarde batia na mulher, os próprios filhos falaram
Ele poderia ser um grande compositor mais uma pessima pessoa.Sou fa da Dalva de Oliveira uma grande mulher.Ela o amou demais.E ele sempre a traindo nem no leito de morte dela a respeitou.
Um ser cruel e sem coração!!!
Fez tanto mal pra Dalva, que devia ter a consciência pesada, pois até depois da morte de Dalva de Oliveira, precisava mencionar o nome de Dalva de Oliveira, para ser lembrado!!!
😮 não quero..
mimguem
Sei que tem muita gente que não vai concordar comigo, mas nem fudendo eu ouço herivelto martins. Este cidadão poderia ter sido muito melhor cantor se não tivesse perdido tempo caluniando dalva de oliveira, como já foi comprovado.
Escutando Dalva invariavelmente vai escutar ele.
Impossível ouvir Dalva sem passar por Herivelto
@@veridianacelta8805 nossa disse tudo um canalha se aproveitou bastante do amor dela para se promover um lixo de ser humano.um caráter bem duvidoso.
*👍Um ótimo cantor ótimo compositor Sim...O que aconteceu entre ele e Dalva não merecem serem Julgados, quem é que um dia não soube darem valores as pessoas que um dia tivemos....Que Atirem a primeira pedra, eu já fiz isso com várias e daí??? Somos seres Humanos com falhas defeitos,e Acertos ok!!*
Verdade! Não teve respeito nenhum pela mãe dos dois filhos dele e que além de trair, difamar, bater e caluniar, não foi nem visitar a Dalva no hospital!!!