Essa história do câncer, parece que é a primeira vez que alguém diz publicamente. Isso escapou aos biografos.Renato passou quase toda sua vida doente, desde a adolescência, não teve paz, mas ainda assim, em apenas 8 discos autorais deixou uma obra que resiste ao tempo e parece caminhar para a eternidade.
Qualquer assunto relacionado ao saudoso Renato Russo é importante pra mim. Esse poeta genial simplesmente ressignificou o meu gosto musical e suas músicas atemporais fazem parte da minha vida para sempre. Legio Urban Omnia Vincit 🎶🎵🎸
Renato tb foi muito amigo do Roberto Burle Marx. O Renato frequentava muito a casa dele na Barra de Guaratiba no Rio. Inclusive as cinzas do Renato foram depositadas lá, junto da casa, em meio ao canteiro de bromélias.
Só pra agregar, Referente a essa informação o cd " O último Solo Renato Russo " na capa tem a imagem de flores do jardim que pra mim foi aonde foi colocado as cinzas do Renato! Não sei se é referente a isso , mas é o que a capa do disco me passou quando vi na época quando lançou!
21:00 É inédita esta informação de que o Renato Russo foi diagnosticado com câncer de estômago e que o receio das sequelas de um tratamento cirúrgico agressivo contra o tumor fez com que ele decidisse interromper o uso do coquetel medicamentoso anti-HIV. Nenhuma das biografias do Renato Russo relata essa história.
É normal pra um paciente soropositivo num estágio avançado/AIDS desenvolver cânceres, inclusive no estômago. Tanto é que uma marca registrada dos antigos doentes do HIV era o sarcoma de Kaposi, aquelas placas avermelhadas pelo corpo; que não deixam de atacar órgãos internos; incluindo o estômago, por dentro. Digamos que o caso dele foi a doença ter se desenvolvido mais rápido do que o tratamento pôde acudir, multiplicado pelo abuso de álcool que já previamente pode ter causado alguma sequela, independente do vírus (p. ex. hepatite).
Rodrigo, que lembrança! Minha história com o Legião: Em meados dos anos 80, quando o grupo ainda estava tentando decolar nas rádios, uma marca de salgados, em conjunto com uma emissora de rádio, fizeram uma promoção, nessa época ainda estava no ensino médio. Toda vez que ia na cantina do colégio eu comprava esse salgado. Numa dessas vezes ganhei o direito de ir até a sede da emissora, no bairro de São Cristóvão, para buscar um disco da minha preferência. O que escolhi foi um EP do Legião Urbana que eu ainda mal conhecia. Anos depois, mais precisamente em 1995, eu fazia parte de um grupo chamado Atoba. No lançamento da revista Sui Generis várias pessoas foram convidadas, uma delas foi o cantor lírico Raimundo Pereira, que fazia parte do grupo. Ele não pode ir e eu, como era uma pessoa frequente e atuante no grupo, fui convidado a representar o grupo, claro que aceitei! O evento foi no Teatro Laura Alvim, na Cinelandia, centro do Rio. Muita gente e aí vejo o Renato Russo rodeado de pessoas, eu sabia que ele estaria lá e levei um suplemento que a Folha de São Paulo editava: Revista da Folha. A que levei tinha o Renato na capa e uma das fotos internas era a com o buque de flores. Fui chegando perto do grupo, cheio de receio, pois tinha conhecimento do temperamento imprevisível dele... Quando cheguei o grupo parou de conversar e eu aproveitei para pedir um autógrafo. Ele olhou a revista com a entrevista dele, folheou e deu o autógrafo na revista. Nesse meio tempo, uma pessoa do grupo perguntou se eu tinha uma câmera para tirar uma foto, ei disse que não, mas o autógrafo tenho até hoje. Renato estava calmo nessa noite, foi gentil e educado e cantou uma música italiana. No ano seguinte ele partiu! Era um artista que ainda teria muito a acrescentar no cenário musical.
Simplesmente, a melhor entrevista que já vi sobre o Renato!!! Que leveza... Que cara massa!!! Quantos detalhes que para os fãs são tão especiais!!! Amei!
O ÚNICO SHOW QUE VÍ DO LEGIÃO FOI EM 1987 NO MARACANÃZINHO, POIS MORO NO INTERIOR (BARRA DO PIRAÍ RJ) E LEMBRO QUE ANTES DE COMEÇAR O SHOW, AS MÚSICAS QUE ROLAVAM ERA SOMENTE "THE BEATLES" E EU ADOREI POIS SOU BEATLEMANIACO
Nossa que histórias maravilhosas sobre o Renato. Rodrigo fiquei impressionado em saber que vc conheceu o Renato Russo e ainda esteve na casa dele, nossa que cara de sorte vc 👏👏👏👏👏
@ofaouroficial se ele autografou o Equilíbrio Distante vc está enganado na data. O disco só foi lançado em dezembro de 95, então esse aniversário foi o de 96. Vc não lembra do Renato magro ou rouco na ocasião?
Que bom que falaram do interesse cultural do Renato Russo, inclusive que gostava de músicas norte-americanas dos anos 30 e que pretendia gravar um álbum de canções brasileiras. Infelizmente, nos dias atuais, o Rock se gourmetizou. Antes era uma música vinculada à juventude, de todas as classes sociais e que até questionava essa questão de masculino/feminino . Hoje, é o oposto.
Eu sou brasiliense e o Renato Russo é uma divindade para nós. Tenho todos os discos dele em LP e CD. A saudade é grande. A missa de sétimo dia do Renato foi a missa mais bonita que eu já assisti.
Faz outra entrevista com ele, por favor!!! Foi o melhor papo sobre o Renato que eu já ouvi!! Isso foi um enorme presente para os fãs como eu que não puderam conviver com o Renato e nem na mesma época dele
Luis Fernando não me deixará mentir, além de bom poeta Renato virou fenômeno de massa. Eu via, e não cria. Massa humana geoven louca pelo rock da legião. E era bom rock.
Excelente bate papo meu amigo!! Renato era um querido faz muita falta , sua obra é riquíssima curti muito a Legião na minha adolescência ,e hoje nos 47 anos ainda ouço com muito prazer,tenho seus discos e livros ! Um artista com uma sensibilidade ímpar.!! Valeu Rodrigo... Abraços.
@rodrigofaouroficial , parabéns pelo vídeo ! Excelentes informações, algumas possivelmente inéditas . Mas é necessário uma parte 2 sobre o Renato pra mais histórias do Luiz Fernando e pra ele responder as dúvidas dos fãs
@@rodrigofaouroficial ,1- o Renato estava diagnosticado mesmo com câncer de estômago ou foi apenas algo que o Luiz Fernando achava ? 2- essa história da internação forçada em uma clínica na Barra da Tijuca foi quando o Renato descobriu a AIDS ou quando ele já estava próximo do fim e parou de tomar os remédios? 3- Renato voltou a beber mesmo depois da internação na Vila Serena ?
Hoje Vinte E Nove e tudo que aj vai fazer Dóis anos e eu ainda não aprendi viver sem suas palavras de carinho companheirismo respeito fidelidade em tudo minha saudade 💗 Joseph 🙏🌹🙌
O filme Somos Tão Jovens termina quando começa o Renato Russo em si. Me lembrou quando fui ver o filme Madame Satã que eu pensei ver no filme as histórias que eu li sobre madame Satã, mas o .filne termina quando nasce o personagem Madame Satã. Somos tão jovens termina quando começa o Renato Russo
Rodrigo que papo mais legal, ficaria horas ouvindo vcs , o Renato é um Ícone ❤ muito culto e inesquecível, a música que ele mais gostou de fazer foi Giz, muito linda, obgduuuu por essa entrevista foi show
Se o diário do Renato " Só por hoje e para sempre" fosse adaptado para o cinema, tendo um excelente roteiro fiel ao livro, e um ator com talento para viver aquele Renato do diário, teria tudo para ser um excelente filme, a começar por ser um diário adaptado. São muitos temas importantes abordados no livro. Enfim,quem sabe um dia.
Pra mim o maior e mais sensível dos gênios da música brasileira! Que bom ele existiu e nos deixou esse legado! Parabéns pela entrevista! Que honra deve ter sido ser best do Renato 😻😅
Cuantas historias! Y cuanta música de colección para disfrutar el mundo melómano! Todo esto, sin contar la gran riqueza de la amistad dirigida en este fantástico video. Gracias!
Se possível, na próxima entrevista pergunta se o Renato nunca comentou sobre o enfraquecimento da voz com ele. Me parece que foi depois desses problemas estomacais que ele perdeu a voz. O que não entendo é ele já com a voz fraca ficar fumando sem parar, como vimos nos vídeos da gravação do Tempestade; ou como contou o Paulo Ricardo da gravação de A Cruz e a Espada.
Muito legal saber mais sobre um dos meus ídolos da música brasileira. Se tiver parte 2, Luiz Fernando poderia falar sobre a discografia da Legião e sobre as gravações e canções.
Que saudade do Renato! Não o conheci, porém ele foi um gênio! Queria muito que ele tivesse vivido mais. Não para mim ou para os outros fãs, mas para ele mesmo, para ter um tempo maior de felicidade. O Legião Urbana para mim era Renato. É diferente de Beatles, é como o Simply Red, que é o Mick. Que Renato esteja em paz!
Lembro de ter lido numa revista, o endereço de correspondência para Renato Russo. Por esse motivo, enviei um cartão-postal parabenizando-o pelo seu aniversário! O cartão voltou, pois o endereço não foi encontrado. No mesmo ano, de 1996, em julho quando estive em São Paulo (pela primeira vez), levei o cartão para tentar encontrar o endereço (bairro Cerqueira Cesar), mas não obtive sucesso. Pra mim o artista Renato Russo, era mto talentoso, embora fosse uma pessoa melancólica, às vezes carente, mas mto admirável! Naquele ano de 1996, a banda lançou o álbum "A Tempestade", e já sinalizava que alguma coisa não estava bem! Foi quando aconteceu o fato de sua morte, em 11 de outubro.
Ia fazer uma retirada estratégica (como fiz, para outro continente). Alguém achou que era boa ideia se eu levasse recuerdos del brasil, meu bem e meu tudo. Assim fomos numa loja de discos (Copa) atrás de k/7s, bons de transportar. Eu estava meio distraído, com saudades antecipadas? quando o atendente da loja jogou um k/7 praticamente na minha cara. Então eu olhei o que era, estava escrito Legião Urbana.
coisas que nunca soube e vim saber hj, a cor preferida dele era azul, e a minha? sempre foi a minha, sempre fui fã do legiao, e a grande maioria em brincadeiras de descobrir sobre, achavam que minha cor era preto pq sempre usava mais camisa preta, daí eu colocava no papel: azul, sempre foi a cor q mais gostei e hj venho saber q o cantor q mais fui fã e sou até hj é tbm. outra coisa q eu disse certa feita e pensava, é que não gostava muito de musica ingles pq parecia q tava falando com surdo e mudo, eu falei isso pra alguns colegas q dizia q só gostava de musicas internacionas e desmereciam as daqui. beeeem depois, ja perto do fim da carreira, ouvir Renato dizer basicamente a msm coisa: q cantar em ingles pra ele era estranho pq dava a imprensao q "ninguem tava entendendo nada". Em fim, parece um filme!
E faute de mieux, ou de alguém que me explicasse, que soubesse o porque da voz de jerry adriani, eu entendi por mim mesmo. Foi porque sentia/se inseguro, e na bengala da voz de jerry, conseguia soltar os leões, as cobras e as pombas.
Sei que na véspera do show do Metropolitan , no Rio , em 94 , teve uma confusão feia entre Russo e Bonfá . Brigaram por causa da posição que o baixista da banda de apoio Gian Fabra deveria ficar no palco . Renato chamou o táxi e foi embora do ensaio
@@dioneioliveirarocha9689 , já existia uma animosidade antes . Clima da turnê já não vinha bem entre os dois . Esse foi o estopim. Mas o Gian Fabra disse uma vez que tbm não entendeu o porquê da confusão nessa história
QUEM, ADOLESCENTE/JOVEM NA SEGUNDA METADE DOS ANOS 1980, NÃO FOI IMPACTADO COM O CHAMADO "BROCK", E EM ESPECIAL A LEGIÃO URBANA? EU FUI UM DELES! SOU DO ES, E A PRIMEIRA VEZ QUE A BANDA ESTEVE AQUI FOI EM 1986, PRO LANÇAMENTO DO "DOIS". FÃ DA BANDA, E DO RENATO EM ESPECIAL, QUE ERA QUASE MESSIÂNICO, EU E UNS COLEGAS FOMOS NO HOTEL ONDE A BANDA ESTAVA HOSPEDADA ...O TRATAMENTO NÃO FOI DOS MELHORES, MAS O SHOW FOI DEMAIS! O RENATO ESTAVA NO AUGE, INSPIRADISSIMO! ENTRE AS MÚSICAS CANTOU STONES, BEATLES, BETO GUEDES....PUTZ! TINHA 14 PRA 15 ANOS, E TUDO PRA MIM, UM GAROTO DE UM ESTADO PROVINCIANO, PARECIA SER TÃO ORIGINAL E NOVO, MAS DEPOIS , COM O TEMPO, VI QUE ERA SÓ CÓPIA DO ROCK INGLÊS. VIERAM OUTRAS VEZES E FUI A TODOS OS SHOWS, NO ÚLTIMO ELE(RENATO) JÁ DAVA SINAIS QUE OQ O VITIMOU O AFETAVA NO PALCO.
Bom o que eu NÃO esperava e até hoje NÃO entendi, foi a voz de Jerry adriani. Eu ouvi a primeira vez e falei é Jerry Adriani. Ah não é Legião, mas porque fazer a voz de Jerry?
Existe uma entrevista com David Bowie onde ele fala justamente ao contrário sobre a homosexualidade. Nos anos 70 / 80 era glamouroso se mostrar gay, e fala que nas suas entrevistas iniciais em que se assume, era uma espécie de marketing e com o tempo foi se saindo. De fato sempre houve um glamour velado mesmo no Brasil o que não existia era a clareza sobre a sexualidade, mas nesse quesito alguns estrangeiros sempre foram mais diretos. Como disse Caetano sobre os USA Branco é branco preto é preto e a mulata não é a tal.
Legal. Mas, nada de novo. Alguns livros sobre o Renato, na qual ele deixava bem claro, que sempre queria voltar pra banda, após seus dois discos solos.
Oh louco, em 84 em uma entrevista à Playboy o Cazuza assumiu sua bissexualidade, aliás ele já havia assumido, tanto que a repórter toca no assunto baseada em uma declaração que ele havia dado anteriormente.
Rock nacional sem Raul Seixas, Cazuza e Renato Russo não tem mais a qualidade musical a genialidade musical as letras críticas e polêmicas. Rock nacional agora é apenas barulho sem letras genais. Renato faz muita falta no rock atual no mundo atual.
É uma época em que a educação nas escolas e o hábito da leitura era muito superior do que temos hoje. Isso influi decisivamente na poética dos artistas não só do rock, mas de toda a música brasileira.
Essa história do câncer, parece que é a primeira vez que alguém diz publicamente. Isso escapou aos biografos.Renato passou quase toda sua vida doente, desde a adolescência, não teve paz, mas ainda assim, em apenas 8 discos autorais deixou uma obra que resiste ao tempo e parece caminhar para a eternidade.
Se sinto uma saudade imensa de Renato sendo apenas fã dele e da Legião, imagina ter sido amigo dele... Parabéns pelo vídeo, Rodrigo!!
Qualquer assunto relacionado ao saudoso Renato Russo é importante pra mim.
Esse poeta genial simplesmente ressignificou o meu gosto musical e suas músicas atemporais fazem parte da minha vida para sempre.
Legio Urban Omnia Vincit 🎶🎵🎸
O ruim dessa entrevista é que ela acaba. Há coisas nessa entrevista em que nunca se quer tinha ouvido falar. PARABÉNS E MUITO OBRIGADO!!!
Que bom!
Renato tb foi muito amigo do Roberto Burle Marx. O Renato frequentava muito a casa dele na Barra de Guaratiba no Rio. Inclusive as cinzas do Renato foram depositadas lá, junto da casa, em meio ao canteiro de bromélias.
Olha, não sabia disso. Interessante.
@@jacquelinelima7327 O lugar é aberto à visitas. É um sítio lindo com plantas do mundo todo. Um jardim incrível!!
Só pra agregar, Referente a essa informação o cd " O último Solo Renato Russo " na capa tem a imagem de flores do jardim que pra mim foi aonde foi colocado as cinzas do Renato! Não sei se é referente a isso , mas é o que a capa do disco me passou quando vi na época quando lançou!
21:00 É inédita esta informação de que o Renato Russo foi diagnosticado com câncer de estômago e que o receio das sequelas de um tratamento cirúrgico agressivo contra o tumor fez com que ele decidisse interromper o uso do coquetel medicamentoso anti-HIV. Nenhuma das biografias do Renato Russo relata essa história.
@RobledoRocha, o Luiz Fernando disse : "eu acho que o Renato teve um câncer de estômago..." Pelo que entendi , não disse que Renato foi diagnosticado.
Se o Luiz era tão amigo assim do Renato acho que vale sabe se a informação é verídica, nunca tinha ouvido isso antes
É normal pra um paciente soropositivo num estágio avançado/AIDS desenvolver cânceres, inclusive no estômago. Tanto é que uma marca registrada dos antigos doentes do HIV era o sarcoma de Kaposi, aquelas placas avermelhadas pelo corpo; que não deixam de atacar órgãos internos; incluindo o estômago, por dentro. Digamos que o caso dele foi a doença ter se desenvolvido mais rápido do que o tratamento pôde acudir, multiplicado pelo abuso de álcool que já previamente pode ter causado alguma sequela, independente do vírus (p. ex. hepatite).
Rodrigo, que lembrança!
Minha história com o Legião:
Em meados dos anos 80, quando o grupo ainda estava tentando decolar nas rádios, uma marca de salgados, em conjunto com uma emissora de rádio, fizeram uma promoção, nessa época ainda estava no ensino médio. Toda vez que ia na cantina do colégio eu comprava esse salgado. Numa dessas vezes ganhei o direito de ir até a sede da emissora, no bairro de São Cristóvão, para buscar um disco da minha preferência. O que escolhi foi um EP do Legião Urbana que eu ainda mal conhecia.
Anos depois, mais precisamente em 1995, eu fazia parte de um grupo chamado Atoba. No lançamento da revista Sui Generis várias pessoas foram convidadas, uma delas foi o cantor lírico Raimundo Pereira, que fazia parte do grupo. Ele não pode ir e eu, como era uma pessoa frequente e atuante no grupo, fui convidado a representar o grupo, claro que aceitei!
O evento foi no Teatro Laura Alvim, na Cinelandia, centro do Rio.
Muita gente e aí vejo o Renato Russo rodeado de pessoas, eu sabia que ele estaria lá e levei um suplemento que a Folha de São Paulo editava: Revista da Folha. A que levei tinha o Renato na capa e uma das fotos internas era a com o buque de flores. Fui chegando perto do grupo, cheio de receio, pois tinha conhecimento do temperamento imprevisível dele...
Quando cheguei o grupo parou de conversar e eu aproveitei para pedir um autógrafo. Ele olhou a revista com a entrevista dele, folheou e deu o autógrafo na revista. Nesse meio tempo, uma pessoa do grupo perguntou se eu tinha uma câmera para tirar uma foto, ei disse que não, mas o autógrafo tenho até hoje. Renato estava calmo nessa noite, foi gentil e educado e cantou uma música italiana.
No ano seguinte ele partiu!
Era um artista que ainda teria muito a acrescentar no cenário musical.
Meu caro, se puder me envie um email para rodrigofaour@terra.com.br
Simplesmente, a melhor entrevista que já vi sobre o Renato!!! Que leveza... Que cara massa!!! Quantos detalhes que para os fãs são tão especiais!!! Amei!
E vai ter mais, aguarde! Agradecemos!
O ÚNICO SHOW QUE VÍ DO LEGIÃO FOI EM 1987 NO MARACANÃZINHO, POIS MORO NO INTERIOR (BARRA DO PIRAÍ RJ) E LEMBRO QUE ANTES DE COMEÇAR O SHOW, AS MÚSICAS QUE ROLAVAM ERA SOMENTE "THE BEATLES" E EU ADOREI POIS SOU BEATLEMANIACO
QUE RIQUEZA DE DETALHES, QUE ENTREVISTA MARAVILHOSA!!!!
PARABÉNS RODRIGO, ENTREVISTA ANTOLÓGICA!!!
Nossa que histórias maravilhosas sobre o Renato. Rodrigo fiquei impressionado em saber que vc conheceu o Renato Russo e ainda esteve na casa dele, nossa que cara de sorte vc 👏👏👏👏👏
Estive no aniversário do Luiz Fernando na casa do Luiz. E como eu conto eu e Renato fomos a este aniverário e nos conhecemos na portaria!
@@rodrigofaouroficial que maravilha cara! Fiquei com uma inveja branca de vc kkk. O próximo papo tem que ser sobre o Cazuza, pfv 🙏
@ofaouroficial se ele autografou o Equilíbrio Distante vc está enganado na data. O disco só foi lançado em dezembro de 95, então esse aniversário foi o de 96. Vc não lembra do Renato magro ou rouco na ocasião?
Faz a parte dois, por favor.
Faremos!
Papo maravilhoso. Cada episódio fica mais gostoso de assistir. Só faltava estar no bar bebendo cerveja com vocês.
Grande Luiz Fernando Borges. Rodrigo, precisa chamá-lo para muitos outros programas.
Tesouro maravilhoso de recordações, privilegiadas.
Obrigado!
Eu to é apaixonado pelo luiz Fernando Borges, ele é tão fofo , da vontade de abraçar ele ❤❤❤
obrigado pelo carinho. abs
@@lfborges7 abraços !
Agora eu queria, aliás, preciso, dar um abraço e ficar amigo do Luiz Fernando Borges🙂💙
Essas histórias com pessoas que conviverem com o Renato ,realmente sao coisas muito legais , assim ,sua memória nunca será esquecida
Que bom que falaram do interesse cultural do Renato Russo, inclusive que gostava de músicas norte-americanas dos anos 30 e que pretendia gravar um álbum de canções brasileiras.
Infelizmente, nos dias atuais, o Rock se gourmetizou. Antes era uma música vinculada à juventude, de todas as classes sociais e que até questionava essa questão de masculino/feminino . Hoje, é o oposto.
Muita história boa.
Eu sou brasiliense e o Renato Russo é uma divindade para nós. Tenho todos os discos dele em LP e CD. A saudade é grande. A missa de sétimo dia do Renato foi a missa mais bonita que eu já assisti.
Faz outra entrevista com ele, por favor!!! Foi o melhor papo sobre o Renato que eu já ouvi!! Isso foi um enorme presente para os fãs como eu que não puderam conviver com o Renato e nem na mesma época dele
Eu fiz, a parte 2 já está no ar!
Luis Fernando não me deixará mentir, além de bom poeta Renato virou fenômeno de massa. Eu via, e não cria. Massa humana geoven louca pelo rock da legião. E era bom rock.
Sem dúvida!
ALL you need IS love.muito legal.
Que papo incrível só o Rodrigo faour pra nós trazer essa pérola.
Obrigado, Denilson!
@@rodrigofaouroficial muitas saudades 🩵🎼
Muito legal a conversa Rodrigo.
Obrigado, Laerte!
Entrevista muito deliciosa com esse entrevistado pra lá de descolado. Adorei.
Excelente bate papo meu amigo!! Renato era um querido faz muita falta , sua obra é riquíssima curti muito a Legião na minha adolescência ,e hoje nos 47 anos ainda ouço com muito prazer,tenho seus discos e livros ! Um artista com uma sensibilidade ímpar.!! Valeu Rodrigo... Abraços.
@rodrigofaouroficial , parabéns pelo vídeo ! Excelentes informações, algumas possivelmente inéditas . Mas é necessário uma parte 2 sobre o Renato pra mais histórias do Luiz Fernando e pra ele responder as dúvidas dos fãs
Pode perguntar
@@rodrigofaouroficial ,1- o Renato estava diagnosticado mesmo com câncer de estômago ou foi apenas algo que o Luiz Fernando achava ?
2- essa história da internação forçada em uma clínica na Barra da Tijuca foi quando o Renato descobriu a AIDS ou quando ele já estava próximo do fim e parou de tomar os remédios?
3- Renato voltou a beber mesmo depois da internação na Vila Serena ?
@@rafaeldemesquita21 câncer é algo normal pra um HIV-positivo, vide sarcoma de Kaposi, entre outros.
Bate papo descontraído e com bastante fluidez e, pra mim, cheio de novidades sobre o Renato. Parabéns!!!
Que bom! Vem aí a parte 2!
@@rodrigofaouroficial já estou ansioso por ela!
Eu poderia ficar mais uma hora escutando este papo maravilhoso sobre assuntos importantes e aleatórios de um dos nossos maiores artistas 🌻
Hoje Vinte E Nove e tudo que aj vai fazer Dóis anos e eu ainda não aprendi viver sem suas palavras de carinho companheirismo respeito fidelidade em tudo minha saudade 💗 Joseph 🙏🌹🙌
uma vez eu vi o Renato bem pertinho e a sensação muito boa
O filme Somos Tão Jovens termina quando começa o Renato Russo em si. Me lembrou quando fui ver o filme Madame Satã que eu pensei ver no filme as histórias que eu li sobre madame Satã, mas o .filne termina quando nasce o personagem Madame Satã. Somos tão jovens termina quando começa o Renato Russo
Essa informação do câncer de estômago procede? Como é bom escutar quem conviveu com Renato Russo. Luiz Fernando Borges muito obrigado
Algo que ainda tem que ser esclarecido mesmo. Se ele acha , ou se Renato foi diagnosticado
sim, é verídica!
@@rodrigofaouroficialInformação inédita.
Eu tenho esse disco dos Beach Boys e foi o próprio Renato quem me deu. No quarto dele em Brasília. Meu primo, Júnior para a família.
Rodrigo que papo mais legal, ficaria horas ouvindo vcs , o Renato é um Ícone ❤ muito culto e inesquecível, a música que ele mais gostou de fazer foi Giz, muito linda, obgduuuu por essa entrevista foi show
Se o diário do Renato " Só por hoje e para sempre" fosse adaptado para o cinema, tendo um excelente roteiro fiel ao livro, e um ator com talento para viver aquele Renato do diário, teria tudo para ser um excelente filme, a começar por ser um diário adaptado. São muitos temas importantes abordados no livro.
Enfim,quem sabe um dia.
Pra mim o maior e mais sensível dos gênios da música brasileira! Que bom ele existiu e nos deixou esse legado!
Parabéns pela entrevista! Que honra deve ter sido ser best do Renato 😻😅
Obrigado!
Ja tinha ouvido outras entrevistas de luis Fernando, o cara é um arquivo vivo.
obrigado pelo comentário. abs
Boa tarde,Rodrigo,parabéns pelo seu vídeo,abraços e um bom final de semana pra você também como sempre é óbvio!!!!!!!!
Esse papo merece um super Pix mesmo!!!
Obrigado!
Vídeo sensacional!!!
Sim,vou falar gritando:A MELHOR ENTREVISTA SOBRE O RENATO!!!!😮😮😮❤❤❤❤❤
Que vídeo maravilhoso ❤❤❤❤
Cuantas historias! Y cuanta música de colección para disfrutar el mundo melómano! Todo esto, sin contar la gran riqueza de la amistad dirigida en este fantástico video. Gracias!
Se possível, na próxima entrevista pergunta se o Renato nunca comentou sobre o enfraquecimento da voz com ele. Me parece que foi depois desses problemas estomacais que ele perdeu a voz. O que não entendo é ele já com a voz fraca ficar fumando sem parar, como vimos nos vídeos da gravação do Tempestade; ou como contou o Paulo Ricardo da gravação de A Cruz e a Espada.
Muito legal saber mais sobre um dos meus ídolos da música brasileira. Se tiver parte 2, Luiz Fernando poderia falar sobre a discografia da Legião e sobre as gravações e canções.
Eles não conversavam muito sobre isso. Já perguntei isso pra ele.
Amando essa série com esse convidado.❤
Adoramos a entrevista
Que saudade do Renato! Não o conheci, porém ele foi um gênio! Queria muito que ele tivesse vivido mais. Não para mim ou para os outros fãs, mas para ele mesmo, para ter um tempo maior de felicidade. O Legião Urbana para mim era Renato. É diferente de Beatles, é como o Simply Red, que é o Mick. Que Renato esteja em paz!
Que papo maravilhoso❤
Renato Russo nos alcoólicos “anônimos “ achei demais!!!
Adorei a entrevista, uma parte 2 seria perfeito!
Amo os seus videos com a participação do Luis Fernando❤
Excelente video! Sou muito fã do Renato. Teria como fazer um video com essa mesma pegada, com um amigo próximo do Cazuza?
Eu tenho um aqui no canal que falo dos 30 anos da morte dele, em que o Ney fala algumas coisas que nunca vi ele falar em outro lugar.
Lembro de ter lido numa revista, o endereço de correspondência para Renato Russo. Por esse motivo, enviei um cartão-postal parabenizando-o pelo seu aniversário! O cartão voltou, pois o endereço não foi encontrado. No mesmo ano, de 1996, em julho quando estive em São Paulo (pela primeira vez), levei o cartão para tentar encontrar o endereço (bairro Cerqueira Cesar), mas não obtive sucesso. Pra mim o artista Renato Russo, era mto talentoso, embora fosse uma pessoa melancólica, às vezes carente, mas mto admirável! Naquele ano de 1996, a banda lançou o álbum "A Tempestade", e já sinalizava que alguma coisa não estava bem! Foi quando aconteceu o fato de sua morte, em 11 de outubro.
Ele morava no Rio. Em São Paulo, você não ia achar mesmo! Talvez fosse o contato de algum escritório que o representasse.
Quem tirou as fotos do primeiro disco da Legião Urbana não foi o Flávio Colker. Foi o Mauricio Valladares.
Renato russo é uma pessoa muito interessante, ele tem uma mítica que difícil de explicar, por isso,é até hoje, muito lembrado.
Adorei as duas Senhoras juntas! Com relação as Camisas estampadas e o jeans ,o Renato e a legião Urbana imitavam o The Smiths
Um dos depoimentos mais lindos que eu já assisti sobre Renato desde sua partida.
Fico feliz!
Renato até hoje rende qualquer assunto! Talento não se morre !
Ia fazer uma retirada estratégica (como fiz, para outro continente). Alguém achou que era boa ideia se eu levasse recuerdos del brasil, meu bem e meu tudo. Assim fomos numa loja de discos (Copa) atrás de k/7s, bons de transportar. Eu estava meio distraído, com saudades antecipadas? quando o atendente da loja jogou um k/7 praticamente na minha cara. Então eu olhei o que era, estava escrito Legião Urbana.
Gratificante ouvir essas histórias! Muito obrigado, seguidor novo!
Valeu, Edson!
Pet sounds eu tenho aqui grande disco, e um disco meio dificil as vezes de ouvir porque e bem triste. assistindo a entrevista agora, muito boa.
Sou fã do Renato lembro eu criança meu pai chegando em casa dizendo q foi no show da Legião
Bem legal!
Obrigado
video sensacional
Queria que o Luiz me tirasse a dúvida sobre o fuxico que o Renato teve um caso com um dos Menudos. Foi o Rick Martin?
Saudade sem fim💙
Muitas histórias legais! O Renato chamando a nos fãs de bugres hahahahaha e ele mesmo de urubutango o humor dele ❤
Saudades Luis Fernando!
Uma única coisa: as danças do renato foram inspiradas em ian curtis, do joy division. No mais, excelente entrevista.
Isso não descarta Jim Morrison e o Morrisey.
Ele falo que se inspirou no Jim Morisson. Ou será que vc sabe mais que ele ?
coisas que nunca soube e vim saber hj, a cor preferida dele era azul, e a minha? sempre foi a minha, sempre fui fã do legiao, e a grande maioria em brincadeiras de descobrir sobre, achavam que minha cor era preto pq sempre usava mais camisa preta, daí eu colocava no papel: azul, sempre foi a cor q mais gostei e hj venho saber q o cantor q mais fui fã e sou até hj é tbm. outra coisa q eu disse certa feita e pensava, é que não gostava muito de musica ingles pq parecia q tava falando com surdo e mudo, eu falei isso pra alguns colegas q dizia q só gostava de musicas internacionas e desmereciam as daqui. beeeem depois, ja perto do fim da carreira, ouvir Renato dizer basicamente a msm coisa: q cantar em ingles pra ele era estranho pq dava a imprensao q "ninguem tava entendendo nada". Em fim, parece um filme!
E faute de mieux, ou de alguém que me explicasse, que soubesse o porque da voz de jerry adriani, eu entendi por mim mesmo. Foi porque sentia/se inseguro, e na bengala da voz de jerry, conseguia soltar os leões, as cobras e as pombas.
Lindenberg muito lindo (era), paraibano.
Se alguém souber essas histórias do Bonfa....me conte por favor.
Sei que na véspera do show do Metropolitan , no Rio , em 94 , teve uma confusão feia entre Russo e Bonfá . Brigaram por causa da posição que o baixista da banda de apoio Gian Fabra deveria ficar no palco . Renato chamou o táxi e foi embora do ensaio
@@rafaeldemesquita21 Nossa. Brigar por isso?
@@dioneioliveirarocha9689 , já existia uma animosidade antes . Clima da turnê já não vinha bem entre os dois . Esse foi o estopim. Mas o Gian Fabra disse uma vez que tbm não entendeu o porquê da confusão nessa história
Rodrigo tem como mandar un link do Mr Echo q vc citou?
❤
QUEM, ADOLESCENTE/JOVEM NA SEGUNDA METADE DOS ANOS 1980, NÃO FOI IMPACTADO COM O CHAMADO "BROCK", E EM ESPECIAL A LEGIÃO URBANA? EU FUI UM DELES! SOU DO ES, E A PRIMEIRA VEZ QUE A BANDA ESTEVE AQUI FOI EM 1986, PRO LANÇAMENTO DO "DOIS". FÃ DA BANDA, E DO RENATO EM ESPECIAL, QUE ERA QUASE MESSIÂNICO, EU E UNS COLEGAS FOMOS NO HOTEL ONDE A BANDA ESTAVA HOSPEDADA ...O TRATAMENTO NÃO FOI DOS MELHORES, MAS O SHOW FOI DEMAIS! O RENATO ESTAVA NO AUGE, INSPIRADISSIMO! ENTRE AS MÚSICAS CANTOU STONES, BEATLES, BETO GUEDES....PUTZ! TINHA 14 PRA 15 ANOS, E TUDO PRA MIM, UM GAROTO DE UM ESTADO PROVINCIANO, PARECIA SER TÃO ORIGINAL E NOVO, MAS DEPOIS , COM O TEMPO, VI QUE ERA SÓ CÓPIA DO ROCK INGLÊS.
VIERAM OUTRAS VEZES E FUI A TODOS OS SHOWS, NO ÚLTIMO ELE(RENATO) JÁ DAVA SINAIS QUE OQ O VITIMOU O AFETAVA NO PALCO.
A música sempre nos traz recordações fortes. Tem esse poder. Ainda mais da nossa juventude.
Como se escreve o nome baritono que o Renato gostava?
Smith?
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Renato Russo era um cara a frente do seu tempo. Seus companheiros de banda nunca conseguiram acompanhar ele.
Bom o que eu NÃO esperava e até hoje NÃO entendi, foi a voz de Jerry adriani. Eu ouvi a primeira vez e falei é Jerry Adriani. Ah não é Legião, mas porque fazer a voz de Jerry?
Meu avô foi amigo do Junior.
Existe uma entrevista com David Bowie onde ele fala justamente ao contrário sobre a homosexualidade. Nos anos 70 / 80 era glamouroso se mostrar gay, e fala que nas suas entrevistas iniciais em que se assume, era uma espécie de marketing e com o tempo foi se saindo. De fato sempre houve um glamour velado mesmo no Brasil o que não existia era a clareza sobre a sexualidade, mas nesse quesito alguns estrangeiros sempre foram mais diretos. Como disse Caetano sobre os USA Branco é branco preto é preto e a mulata não é a tal.
Legal. Mas, nada de novo. Alguns livros sobre o Renato, na qual ele deixava bem claro, que sempre queria voltar pra banda, após seus dois discos solos.
Tem gente que não sabe cara
rodrigo, vc já falou sobre a vanguarda paulistana?
No meu livro, sim.
Ativismo em 95 era para salvar os infectados, não era para liberar ou assumir ninguém. Pelo menos no Rio. Em outros lugares só lamento.
Sem dúvida.
Qual o nome do restaurante chines?
Querido amor Rodrigo não preciso explicar PORQUE o pix demora, non?
Felipe Seabra é o nome do cara
Isso! Bem lembrado!
Ainda bem que Luis Fernando não vai reeditar o romance matogrosso X cazuza.
Nasssa! Como é ótimo ser rico: significa contato; cultura... Que como num Brasi deste?
Entrevista com 1 grande defeito. Por que não durou umas 5 horas no mínimo?
hahahahaha Obrigado!
Oh louco, em 84 em uma entrevista à Playboy o Cazuza assumiu sua bissexualidade, aliás ele já havia assumido, tanto que a repórter toca no assunto baseada em uma declaração que ele havia dado anteriormente.
Mister Eco era baiano.
Parece o jeito gay do Renato conversar , Maravilhoso. Parece que tô vendo Renato ali. Rs
Verdade
Rock nacional sem Raul Seixas, Cazuza e Renato Russo não tem mais a qualidade musical a genialidade musical as letras críticas e polêmicas. Rock nacional agora é apenas barulho sem letras genais. Renato faz muita falta no rock atual no mundo atual.
É uma época em que a educação nas escolas e o hábito da leitura era muito superior do que temos hoje. Isso influi decisivamente na poética dos artistas não só do rock, mas de toda a música brasileira.
Tinha papo pra pelo menos 2hrs né
Vamos continuar!
Estava a nata do rock - estava o Dinho. Kkkkkk