Ah, Metal Gear Solid, ou como eu gosto de chamar, "Esconde-Esconde com um toque de drama nuclear". Esse jogo é importante por várias razões: Narrativa Revolucionária: Foi um dos primeiros jogos a usar cutscenes extensas e complexas para contar uma história que te fazia pensar sobre política, ética e, claro, se você deveria usar o cartão de memória para salvar seu jogo ou não. Stealth como Gameplay Central: Antes de MGS, "esconder" era algo que você fazia quando sua mãe entrava no quarto. Hideo Kojima transformou isso em arte, fazendo com que a furtividade fosse não só uma tática, mas o próprio coração do jogo. Inovação em Controles: O jogo introduziu controles inovadores para a época, como o uso do botão de ação para interagir com o ambiente de maneiras inesperadas. Quem diria que um cartão de rádio poderia ser tão dramático? Personagens Icônicos: Solid Snake, Otacon, e o lendário Big Boss. Esses personagens não só tornaram-se ícones, como também inspiraram uma legião de cosplayers a usar caixas de papelão em convenções. Mistura de Gêneros: MGS mistura ação, espionagem, thriller psicológico, e um pouco de comédia. É como se você estivesse assistindo a um filme de espionagem, mas com a opção de pausar para ir ao banheiro sem perder a trama. Impacto Cultural: Influenciou inúmeros jogos que vieram depois, desde a série Splinter Cell até Dishonored. E, claro, deu início à tradição de se esconder debaixo de caixas de papelão para evitar confrontos na vida real... ou não. Então, Metal Gear Solid não é apenas um jogo; é uma experiência que mudou como os jogos são feitos e contados, e por isso, Johann, ele tem um lugar especial na história dos videogames.
Kojima monstruoso demais, o conceito de metal gear foi revolucionário em vários sentidos, lembro de jogar MGS em 99 era completamente diferente de qqr coisa que eu já tinha visto. Nostálgico
Esse é um jogo tão bom mas tão bom que se nunca tivesse continuação ainda seria excelente (eu estou dizendo que ele se fecha bem e não que as sequências são ruins)para mim a única parte "ruim" é o desenvolvimento do relacionamento do snake com a Meryl que só anda basicamente no final do jogo e nunca mais é lembrado,do liquid que não deveria ter morrido(até o kojima concorda) e do excesso de diálogos expositivos mas tirando isso é simplesmente perfeito para sua época e até hoje para ser honesto Edit: também me esqueci de falar como potencial desperdiçado do decoy octopus
Zerei de novo recentemente no Hard, e sem a ajuda do radar vira praticamente outro jogo, aqueles ângulos quando o Snake se encosta em paredes, não são por acaso, aí é que você vê o nível de game desing genial, Metal Gear Solid é uma jóia que brilha até hoje, não há muito do que se criticar, no gameplay eu diria que o jogo é extremamente acelerado, num nível que chega a quase ser um Boss Rush, pois os cenários são poucos, rejogando você nota que Shadow moses é muito pequenininha, Outer Heaven e principalmente Zanzibar, são bem maiores e seus itens e chefes um pouco mais espaçados e distribuídos (O que é compreensível já que se fosse pra ter um mapa grande o PlayStation 1 ia explodir😂), aí pra resolver isso eles entupiram de backtracking (Corrida da Sniper Wolf, queda do cartão na água pelo tiro do Ocelot, a ativação do REX) enfim no enredo, olhando hoje em retrospectiva com a saga fechada, foi um erro tremendo matar Liquid Snake e não desenvolver outros personagens como o próprio Decoy Octopus, mas nada disso tira o mérito desse jogão que até hoje dá aula em muita produção moderna medíocre, seja game ou até cinema, excelente vídeo meu caro Valet
Ótimo vídeo, muito bem elaborado e algumas informações, tipo a do Stan Lee fazendo cosplay de Ocelot, me pegaram de surpresa. Pretende fazer videos sobre outros jogos do Kojima? Tipo Policenauts, Snatcher, Zone of the enders e etc
Realmente tinha até no MG 1, mas como forma de descobrir segredos. Acho que nunca tentei usar como forma de distração no Metal Gear 2. Me lembro que MG de 1987 eu descobri a roupa de disfarce socando uma das paredes da área externa.
A resposta pra essas perguntas são bem complexas. Recomendo que veja meu vídeo sobre o Big Boss, lá está tudo explicado certinho e detalhado: ruclips.net/video/wzO7i_fatMs/видео.html
Man, uma coisa que doe em minha cabeça de tanto pensar, não sei se e pq MGS e meio complexo de se analisar, mas Pq Big Boss e considerado tão mal por solid Snake, não consigo lembrar bem do pq?
Solid acreditava tão fielmente em seu governo e no seu país que ver um soldado veterano como Big Boss se opor a sua própria Pátria era algo inadmissível. Entretanto, mal ele sabia que todo os EUA eram controlados pelos Patriots... pelo menos não sabia ali nos primeiros games lançados.
Eu fico triste sabendo que o que o gamer médio de hoje em dia considera complexo é The Last of Us. Cara, Metal Gear é o jogo supremo, não há história mais complexa na industria, eu citaria Silent Hill também como outro jogo com uma história super complexa e bem escrita, mas infelizmente o gamer médio prefere The Last of Us, é uma pena, acho que não só os jogos decairam de qualidade, mas os jogadores também.
@@Valentino-uo6qh não é a toa que Metal Gear foi eleito o melhor jogo da história do PlayStation, até porque jogos narrativos só existem porque MGS um dia criou esse conceito. É um jogo muito importante e que merece todo o reconhecimento sem dúvidas.
boa aí sim meu nobre ! Minha dica principal é para que jogue com calma, sem rushar o game. Esse game assim como Death Stranding tem um ritmo mais lento, portanto, é preciso ter paciência para apreciá-lo.
@@Nicolas-eo7xd segurar o Bolinha faz com que o Snake renda e segure o inimigos, assim você pode interrogar os soldados. Se segurar o Bolinha e arrastar o analógico rapidamente para trás, Snake vai jogar o inimigo com tudo chão, o nocauteando na hora. Se estiver rendendo o inimigo pressionando e segurando o bolinha, você pode pressionar rapidamente o botão para estrangular o soldado ou pressionar o triângulo para degolar
Ah, Metal Gear Solid, ou como eu gosto de chamar, "Esconde-Esconde com um toque de drama nuclear". Esse jogo é importante por várias razões:
Narrativa Revolucionária: Foi um dos primeiros jogos a usar cutscenes extensas e complexas para contar uma história que te fazia pensar sobre política, ética e, claro, se você deveria usar o cartão de memória para salvar seu jogo ou não.
Stealth como Gameplay Central: Antes de MGS, "esconder" era algo que você fazia quando sua mãe entrava no quarto. Hideo Kojima transformou isso em arte, fazendo com que a furtividade fosse não só uma tática, mas o próprio coração do jogo.
Inovação em Controles: O jogo introduziu controles inovadores para a época, como o uso do botão de ação para interagir com o ambiente de maneiras inesperadas. Quem diria que um cartão de rádio poderia ser tão dramático?
Personagens Icônicos: Solid Snake, Otacon, e o lendário Big Boss. Esses personagens não só tornaram-se ícones, como também inspiraram uma legião de cosplayers a usar caixas de papelão em convenções.
Mistura de Gêneros: MGS mistura ação, espionagem, thriller psicológico, e um pouco de comédia. É como se você estivesse assistindo a um filme de espionagem, mas com a opção de pausar para ir ao banheiro sem perder a trama.
Impacto Cultural: Influenciou inúmeros jogos que vieram depois, desde a série Splinter Cell até Dishonored. E, claro, deu início à tradição de se esconder debaixo de caixas de papelão para evitar confrontos na vida real... ou não.
Então, Metal Gear Solid não é apenas um jogo; é uma experiência que mudou como os jogos são feitos e contados, e por isso, Johann, ele tem um lugar especial na história dos videogames.
Uma coisa boa sobres o remake é tirar essa sensação de falta de continuidade pelo fato da epoca o kojima não ter eecrevido a história toda de uma vez
Kojima monstruoso demais, o conceito de metal gear foi revolucionário em vários sentidos, lembro de jogar MGS em 99 era completamente diferente de qqr coisa que eu já tinha visto. Nostálgico
Exatamente ! O cara criou não só um novo gênero de games mas também determinou vários parâmetros de narrativa.
Esse é um jogo tão bom mas tão bom que se nunca tivesse continuação ainda seria excelente (eu estou dizendo que ele se fecha bem e não que as sequências são ruins)para mim a única parte "ruim" é o desenvolvimento do relacionamento do snake com a Meryl que só anda basicamente no final do jogo e nunca mais é lembrado,do liquid que não deveria ter morrido(até o kojima concorda) e do excesso de diálogos expositivos mas tirando isso é simplesmente perfeito para sua época e até hoje para ser honesto
Edit: também me esqueci de falar como potencial desperdiçado do decoy octopus
Esses problemas eu acho que é um pouco por causa que o kojima não tinha todo o enredo pronto desde o início.
Só o Kojima mesmo pra conceber uma franquia tão incrível como essa.
Visionário sem dúvidas !!!
Zerei de novo recentemente no Hard, e sem a ajuda do radar vira praticamente outro jogo, aqueles ângulos quando o Snake se encosta em paredes, não são por acaso, aí é que você vê o nível de game desing genial, Metal Gear Solid é uma jóia que brilha até hoje, não há muito do que se criticar, no gameplay eu diria que o jogo é extremamente acelerado, num nível que chega a quase ser um Boss Rush, pois os cenários são poucos, rejogando você nota que Shadow moses é muito pequenininha, Outer Heaven e principalmente Zanzibar, são bem maiores e seus itens e chefes um pouco mais espaçados e distribuídos (O que é compreensível já que se fosse pra ter um mapa grande o PlayStation 1 ia explodir😂), aí pra resolver isso eles entupiram de backtracking (Corrida da Sniper Wolf, queda do cartão na água pelo tiro do Ocelot, a ativação do REX) enfim no enredo, olhando hoje em retrospectiva com a saga fechada, foi um erro tremendo matar Liquid Snake e não desenvolver outros personagens como o próprio Decoy Octopus, mas nada disso tira o mérito desse jogão que até hoje dá aula em muita produção moderna medíocre, seja game ou até cinema, excelente vídeo meu caro Valet
@@robertinhodoprazer621 valeu meu nobre, muito obrigado! De fato cada detalhe desse jogo foi muito bem pensado!!!
Eu tô amando ver vídeos recentes sobre a minha saga favorita ❤️
valeu meu caro, obrigado !!! MGS 1 ganhou como o maior jogo de playstation de todos os tempos e não foi a toa.
@valetMagnum ah, mas não foi MESMO. Jogão da porra ❤️
Ótimo vídeo, muito bem elaborado e algumas informações, tipo a do Stan Lee fazendo cosplay de Ocelot, me pegaram de surpresa. Pretende fazer videos sobre outros jogos do Kojima? Tipo Policenauts, Snatcher, Zone of the enders e etc
@@coiote4 valeu meu nobre! Sim pretendo! Esses jogos são muito interessantes e foram muito importantes pra formação do Kojima
Não canso de jogar essa franquia, tô até assistindo Rambo de novo, pois lembra muito metal gear kkkk
Kojima se inspira muito nos filmes dos anos 80 em praticamente todas as suas obras.
Só se for o 1 né? Kkkkkkkk
@@SobreviventeUrbano-v1u o filme 2 do Rambo tem bastante coisa que lembra até MGS5, missão no Afeganistão, Rambo resgatando prisioneiro
fico imaginando o remake desse jogo, seria foda demais sem perder a essencia....
@@Mastergames.30 a espera da Konami...
Ficou no top 1 dos top 100 jogos da Playstation
Não foi a toa !
metal gear solid 1,2,3,4 em mundo aberto reboot ps5,xbox series,pc
Agora fala sobre Ico e Design Por Subtração
Não conheço muito sobre o Ico, mas sei que foi um game que inspirou os Souls-Like
Na verda o negócio de atrair os inimigos batendo na parede tinha desde o mg2
Realmente tinha até no MG 1, mas como forma de descobrir segredos. Acho que nunca tentei usar como forma de distração no Metal Gear 2. Me lembro que MG de 1987 eu descobri a roupa de disfarce socando uma das paredes da área externa.
poderia ter remake metal gear solid e em mundo aberto ps5,xbox series
Ha? Como assim mundo aberto, se esse jogo se passa em uma base no meio do alaska kkkk
Como posso jogar metal gear solid 1 sem acabar ficando perdido no jogo ou não saber como resolver algum "puzzle"?
E eu ainda tenho que ver gente falando que o kojima só faz jogo bosta pq só conhece death stranding
Cara oque o big boss fazia na outer heaven? Tipo o solid foi la matar o big boss mas ai ele achou o venom snake e o matou.mas oque o boss fazia la?
A resposta pra essas perguntas são bem complexas. Recomendo que veja meu vídeo sobre o Big Boss, lá está tudo explicado certinho e detalhado: ruclips.net/video/wzO7i_fatMs/видео.html
@@valetMagnum ok obg😁
Metal gear solid 1 da versão de gog com tem pelo menos legendas em espanhol?
Não sei se a versão da GOG tem legendas em espanhol, mas a versão do Playstation pode ser modificada para ter legendas em diversos idiomas.
@valetMagnum mas como vou posso resolver os "puzzles" se eu não entendo inglês, é sem ter que ver alguma gameplay para poder avançar no jogo?
Bom dia 😅
@@Nicolas-eo7xd salve !
Man, uma coisa que doe em minha cabeça de tanto pensar, não sei se e pq MGS e meio complexo de se analisar, mas
Pq Big Boss e considerado tão mal por solid Snake, não consigo lembrar bem do pq?
Solid acreditava tão fielmente em seu governo e no seu país que ver um soldado veterano como Big Boss se opor a sua própria Pátria era algo inadmissível. Entretanto, mal ele sabia que todo os EUA eram controlados pelos Patriots... pelo menos não sabia ali nos primeiros games lançados.
@valetMagnum agora me tirou uma dúvida grande, obrigado
Eu fico triste sabendo que o que o gamer médio de hoje em dia considera complexo é The Last of Us. Cara, Metal Gear é o jogo supremo, não há história mais complexa na industria, eu citaria Silent Hill também como outro jogo com uma história super complexa e bem escrita, mas infelizmente o gamer médio prefere The Last of Us, é uma pena, acho que não só os jogos decairam de qualidade, mas os jogadores também.
@@Valentino-uo6qh não é a toa que Metal Gear foi eleito o melhor jogo da história do PlayStation, até porque jogos narrativos só existem porque MGS um dia criou esse conceito. É um jogo muito importante e que merece todo o reconhecimento sem dúvidas.
O mano eu comprei o metal gear solid 3 pro ps2 você tem algumas dicas para min?😅
boa aí sim meu nobre ! Minha dica principal é para que jogue com calma, sem rushar o game. Esse game assim como Death Stranding tem um ritmo mais lento, portanto, é preciso ter paciência para apreciá-lo.
@valetMagnum ok obg 😁
Cara vei obrigado pela dica,😅 tem como vocês me ajudar com o cqc?😁😄@@valetMagnum
O mano desculpa pedir ajuda denovo mas tem como me ajudar com o cqc do msg3😅
@@Nicolas-eo7xd segurar o Bolinha faz com que o Snake renda e segure o inimigos, assim você pode interrogar os soldados. Se segurar o Bolinha e arrastar o analógico rapidamente para trás, Snake vai jogar o inimigo com tudo chão, o nocauteando na hora. Se estiver rendendo o inimigo pressionando e segurando o bolinha, você pode pressionar rapidamente o botão para estrangular o soldado ou pressionar o triângulo para degolar
@valetMagnum valeu cara😁
@valetMagnum a entao nos tutoriais que eu vi pra degolar o inimigo tem que precisar o bolinha com força tem certeza que tem que apertar o triângulo?🤔
Cara qual seu metal gear favorito🫡🤔
@@Nicolas-eo7xd MGS 3 é o meu favorito, tenho um carinho muito grande por este jogo!
@valetMagnum legal cara vou jogar ele quando eu comprar no Natal tenha uma boa noite😁😁😁
Não se fazem mais jogos assim
@@doomslayer9138 o stealth morreu com Metal Gear
Cosima Caminades
Vulgo Cecile