obrigado... desejo o mesmo para voce e famila tambem... eu posto pouca coisa de audio pro aqui... estou fazendo umas ilustrações aqui de cabeamento balanceado x desbalanceado, vou ver se consigo gravar um video... valeu
Se ambas ativas ( sub e alta) não possuir o filtro para dividir as vias corretamente, aí você tem que fazer o processamento/crossover externo. Não tem muito sentido você comprar um sistema ativo para facilitar o transporte e ter que carregar um rack adicional com aparelhos externo. Então o melhor mesmo é conhecer como o produto funciona e assim preferir comprar o sistema ativo já processado com esse recurso embutido.
O sub e a caixa de alta pode ser de marcas diferentes? Tenho sub leacs e caixa mackie. Meu sub tem esse filtro. Outra pergunta para que serve aquela chave de fase no sub?
Ótimo vídeo, mas me tire uma dúvida, um sub que ja tem o crossover na própria caixa, manda as frequências certa para as caixas altas, se eu ligar o baixo na mesa, tem risco de queimar as caixas altas?
Se o sistema é todo processado, e esse processamento fez os filtros de crossover corretos, a caixa alta está "segura", não vai receber frequências ultra baixas que ela não saiba tocar. Pode "queimar" por outro motivo, mas não por frequências indesejáveis, pois a divisão de vias/ parte de crossover, esta tudo certinho.
@@CiceroRomano teoricamente vc calcula por decibéis e não por potência watts. Pois tem caixa que pode ter muitos watts no amp e falante ser ruim e não tocar nada. na teoria imagina que você quer seus graves tocando 6 ou 9db acima da caixa alta de voz? Então se a caixa voz tem 123db você compra o sub bem acima disso tipo 130db por exemplo. Logicamente a potência watts do amplificador aplicado no falante do sub, tambem vai ser maior para ter spl tão alto. Mas ideal mesmo é ouvir tocando antes de comprar quando possível
Parabéns pela explicação gostaria de tirar uma dúvida tenho grave da attack e as alta da jbl levo da mesa pro grave daí ativo o hpf e mando pras altas a dúvida é daí na caixa da jbl posso deixar no main ou no speech
Imagina que o sub attack com o hpf ativado vai enviar as frequências de 100hz pra cima. A caixa jbl pode estar em qualquer tipo de equalizacao que desejar, porém a equalizacao só vai trabalhar nessas frequências que a caixa recebeu 100hz pra cima. Imagina que vc escolha na caixa alta alguma eq tipo boost nos graves, nao vai ter efeito nenhum pois os graves 40 a 100hz, nem chegou na entrada de sinal da caixa.
Agora tem a situação onde o sub pode ter o recurso de hpf. E a caixa alta também pode oferecer esse recurso. Aí vc tem que analizar a frequência de corte. - imagina que o sub envia de 100hz pra cima e a caixa de cima está na opção fullrange. Ela vai tocar de 100hz pra cima. - imagina que o sub envia de 100hz pra cima e a caixa está com hpf ativado em 120hz. A caixa vai fazer um segundo corte no sinal e vai tocar de 120hz pra cima. - outra situação. O sub envia de 100hz pra cima. A caixa superior está com hpf ativado em 80hz. Ela está cortando abaixo do sinal enviado pelo sub, e isso não vai ter efeito nenhum. A caixa vai tocar de 100hz pra cima. Parece complicado, mas se prestar atenção vai dominar o assunto. Espero ter ajudado
@@BandaSoundBel Provavelmente sua caixa deve ter equalizador embutido. Aí você está falando em girar o knob dos graves. Mas isso é um equalizador embutido que vai apenas atenuar -6 ou -12 db. Diferente de um filtro de crossover legítimo tipo Linkwitz Riley que vai limpando progressivamente -24db a cada oitava. Resumindo o filtro corta de verdade. Um equalizador simples usado na função crossover é uma gambiarra. As frequências indesejáveis continuam passando porém você atenuou ela um pouquinho. Mas já ajuda... melhor que nada.
Valeu meu amigo pelo video... Tenho um sub e uma caixa de alta ativa, ambos de fabricantes diferentes...Como devo fazer se esse filtro nao tem em nenhuma das duas caixas?..... Deveria deixar em FLAT a caixa de alta? Deverias zerar todo o grave da caixa de alta?
Se a caixa alta tiver um equalizador embutido, você pode atenuar os graves dela e usar em conjunto com o sub. Porém se você estudar o assunto mais a fundo, você vai entender que um filtro do tipo Linkwitz riley 24db/8 é diferente de uma simples equalização atenuando alguns decibeis tipo -12db próximo a frequência escolhida feita por um EQ simples.
@@victorhugo-jd6vj pesquise sobre filtros hpf, lpf, shelf... cada um tem suas características.. . No seu caso vc quer eliminar "por completo" os graves da caixa superior. O HPF vai passar o facão, vai cortar tudo abaixo da frequência definida. Já outro tipo de filtro tipo o eq embutido da caixa é para outra funcao, ajuste fino, vai dar uma leve atenuada na frequência específica. Grosseiramente falando. Um filtro tenta cortar tudo, o outro só reduz.
Na última explicação do setup, o q me surpreendeu é... Mesa para o sub depois linka no outro sub depois corta e manda pra alta... Conecto no in do primeiro e saio com out e vou para o IN do segundo sub , aí sim Conecto hi pass pra alta ? Seria isso?
Olá, minha dúvida é a seguinte, sub ativo possui corte de frequência (ao menos a maioria pelo oq eu saiba), o HPF seria a mesma coisa ou algo a parte? E se caso sejam coisas distintas e meu Sub não tenha o botão HPF, o corte de frequência substitui o HPF?
Pesquise sobre filtros de crossover HPF e LPF que você vai entender melhor o assunto. Toda via tem 2 filtros a frequência inicial e a frequência final, onde ela começa a tocar e para de tocar. Ex Sub: hpf 40. Lpf 100hz Medios: hpf 100. Lpf 1800hz Agudos: hpf 1800 lpf 20.000hz Entender isso é fundamental para compreender o assunto
Olá, meu sub não tem filtro, tem um botão escrito Freq, que vai de 80 hz ate 150 hz, e minhas caixas da yamaha tem o HPF iguais a que vc mostrou, gostaria de saber como deixo o botão da Freq do sub?
@@cidavieiracida as Yamaha tem 2 opções de HPF. A frequência de corte que você escolher na caixa de cima, você gira o botão do sub e coloca o mesmo valor. Ou seja... o sub toca abaixo de 100hz. A caixa alta toca acima de 100hz. O sub toca abaixo de 150hz. A caixa alta toca acima de 150hz.
Rcf costuma ter todos os recursos básicos e algo mais disponíveis. Qual o modelo do sub? Olhe o manual ou o painel de conexões com atenção... se tiver vc vai encontrar
Todas as conexões entre as caixas são xlr balanceadas. Passa sinal de áudio, sinal do tipo line. As conexões amplificador e falante (similar cabo speakon) são internas, pois todas as caixas do video são ativas.
Eu cortaria no sub, mas ideal é voce saber a frequência Hz que está aplicado o filtro, para saber se a caixa superior vai responder bem a partir dessa frequência. E assim os 2 ter um casamento legal sem buracos
O primeiro vídeo que assisti que explica muito bem como funciona um sub.
Cara ,que aula!!!
Meus parabéns pela sua disponibilidade de ajudar❤ ganhou um inscrito .
Bom dia, parabéns pela aula completa, obrigado.
Perfeito Sandro, sua aula ficou show, vc fala facil irmão e assim a gente pega melhor, obrigado !
Meu amigo, meus parabéns pela explicação !!! Show de bola. Faça mais vídeos, você ensina muito bem ! Like certo !
top demais a explicação merece minha inscrição, Deus abençoe sempre você e sua família 🙏
obrigado... desejo o mesmo para voce e famila tambem... eu posto pouca coisa de audio pro aqui... estou fazendo umas ilustrações aqui de cabeamento balanceado x desbalanceado, vou ver se consigo gravar um video... valeu
Boa Sandro! Meu som é toda ativo! O HPF é essencial para uma qualidade sonora! A separação das frequências de sub são super importantes.
Essa aula deveria ser muito cara!! Top demais 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Show de aula! Tirou todas as dúvidas que eu tinha sobre esse assunto. Seguindo você aqui. Muito obrigado 👍
Parabéns, essa explicação foi um verdadeiro show, top demais 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bem explicado o vídeo.
Parabéns 👏
exelente explicacao, Deus te abenoçoe meu amigo.
Parabens pela explicação, to montando um pa ativo e aprendi muito. Muito obrigado.
Muito boa explicação, a minha Ativa Eletrovoice ELX 200 15p da pra tirar todo grave pra usar com Sub, mas eu num gosto de tirar acho que fica fraca
Grande explicação. Parabéns.
Parabéns pela orientação amigo.
Ótima aula! parabéns.
Parabéns pela aula, top msm 👏👏👏
Sensacional.
Excelente explicaçao!!
Clara explicação. Bom vídeo
parabens rapaz pela explicaçao mais quando as duas caixas nao tem o filtro HPF. voce pode usar o crossover
Se ambas ativas ( sub e alta) não possuir o filtro para dividir as vias corretamente, aí você tem que fazer o processamento/crossover externo. Não tem muito sentido você comprar um sistema ativo para facilitar o transporte e ter que carregar um rack adicional com aparelhos externo. Então o melhor mesmo é conhecer como o produto funciona e assim preferir comprar o sistema ativo já processado com esse recurso embutido.
Melhor explicação! Show!
muito bom, parabéns
Coisa linda meu PÁ ficava todo embolado agora não mais
O modelo da Donner de 15 tem esse filtro tô pensando em comprar.
O sub e a caixa de alta pode ser de marcas diferentes? Tenho sub leacs e caixa mackie.
Meu sub tem esse filtro.
Outra pergunta para que serve aquela chave de fase no sub?
Ótimo vídeo, mas me tire uma dúvida, um sub que ja tem o crossover na própria caixa, manda as frequências certa para as caixas altas, se eu ligar o baixo na mesa, tem risco de queimar as caixas altas?
Se o sistema é todo processado, e esse processamento fez os filtros de crossover corretos, a caixa alta está "segura", não vai receber frequências ultra baixas que ela não saiba tocar.
Pode "queimar" por outro motivo, mas não por frequências indesejáveis, pois a divisão de vias/ parte de crossover, esta tudo certinho.
Tenho uma caixa ativa de alta, 2x15 de 1300w, gostaria de um sub de 18, qual seria uma potência ideal?
@@CiceroRomano teoricamente vc calcula por decibéis e não por potência watts. Pois tem caixa que pode ter muitos watts no amp e falante ser ruim e não tocar nada. na teoria imagina que você quer seus graves tocando 6 ou 9db acima da caixa alta de voz? Então se a caixa voz tem 123db você compra o sub bem acima disso tipo 130db por exemplo. Logicamente a potência watts do amplificador aplicado no falante do sub, tambem vai ser maior para ter spl tão alto. Mas ideal mesmo é ouvir tocando antes de comprar quando possível
Parabéns pela explicação gostaria de tirar uma dúvida tenho grave da attack e as alta da jbl levo da mesa pro grave daí ativo o hpf e mando pras altas a dúvida é daí na caixa da jbl posso deixar no main ou no speech
Imagina que o sub attack com o hpf ativado vai enviar as frequências de 100hz pra cima. A caixa jbl pode estar em qualquer tipo de equalizacao que desejar, porém a equalizacao só vai trabalhar nessas frequências que a caixa recebeu 100hz pra cima. Imagina que vc escolha na caixa alta alguma eq tipo boost nos graves, nao vai ter efeito nenhum pois os graves 40 a 100hz, nem chegou na entrada de sinal da caixa.
Agora tem a situação onde o sub pode ter o recurso de hpf. E a caixa alta também pode oferecer esse recurso. Aí vc tem que analizar a frequência de corte.
- imagina que o sub envia de 100hz pra cima e a caixa de cima está na opção fullrange. Ela vai tocar de 100hz pra cima.
- imagina que o sub envia de 100hz pra cima e a caixa está com hpf ativado em 120hz. A caixa vai fazer um segundo corte no sinal e vai tocar de 120hz pra cima.
- outra situação. O sub envia de 100hz pra cima. A caixa superior está com hpf ativado em 80hz. Ela está cortando abaixo do sinal enviado pelo sub, e isso não vai ter efeito nenhum. A caixa vai tocar de 100hz pra cima.
Parece complicado, mas se prestar atenção vai dominar o assunto. Espero ter ajudado
Obgd meu amigo ótima explicacao
Boa noite.
Uma pergunta:
Se o sistema não tem filtro HPS, eu poderia zerar o grave da caixa alta?
@@BandaSoundBel Provavelmente sua caixa deve ter equalizador embutido. Aí você está falando em girar o knob dos graves. Mas isso é um equalizador embutido que vai apenas atenuar -6 ou -12 db. Diferente de um filtro de crossover legítimo tipo Linkwitz Riley que vai limpando progressivamente -24db a cada oitava. Resumindo o filtro corta de verdade. Um equalizador simples usado na função crossover é uma gambiarra. As frequências indesejáveis continuam passando porém você atenuou ela um pouquinho. Mas já ajuda... melhor que nada.
Então a ligação seria: mesa para sub+sub para caixa ativa correto?
Valeu meu amigo pelo video...
Tenho um sub e uma caixa de alta ativa, ambos de fabricantes diferentes...Como devo fazer se esse filtro nao tem em nenhuma das duas caixas?.....
Deveria deixar em FLAT a caixa de alta?
Deverias zerar todo o grave da caixa de alta?
Se a caixa alta tiver um equalizador embutido, você pode atenuar os graves dela e usar em conjunto com o sub. Porém se você estudar o assunto mais a fundo, você vai entender que um filtro do tipo Linkwitz riley 24db/8 é diferente de uma simples equalização atenuando alguns decibeis tipo -12db próximo a frequência escolhida feita por um EQ simples.
Obrigado mais uma vez!
Forte abraço.
@@victorhugo-jd6vj pesquise sobre filtros hpf, lpf, shelf... cada um tem suas características.. . No seu caso vc quer eliminar "por completo" os graves da caixa superior. O HPF vai passar o facão, vai cortar tudo abaixo da frequência definida. Já outro tipo de filtro tipo o eq embutido da caixa é para outra funcao, ajuste fino, vai dar uma leve atenuada na frequência específica. Grosseiramente falando. Um filtro tenta cortar tudo, o outro só reduz.
Entendi amigo...Vou seguir sua recomendação!
Na última explicação do setup, o q me surpreendeu é... Mesa para o sub depois linka no outro sub depois corta e manda pra alta... Conecto no in do primeiro e saio com out e vou para o IN do segundo sub , aí sim Conecto hi pass pra alta ? Seria isso?
Subwoofer datrel sw400 sera que tem esse filtro? Eu liguei as caixas alta nele acho que nao tem. Clipa muito a caixa alta
@@SHEKINAHIGREJADECRISTOTL Olhei aqui e Datrel SWA400 não possui saída de sinal com filtro HPF. Só possui saída LiNE OUT normal sem filtro.
Tenho um mesa de som AMW m12 v3, que tem saídas apropriadas para sub na parte de traz, essa mesa já faz esse filtro caso o sub não tenha essa função?
Não. Essa saida SUB que voce diz, é saída de subgrupo. não é saida para subwoofer com cortes/filtros de crossover dedicados.
Olá, minha dúvida é a seguinte, sub ativo possui corte de frequência (ao menos a maioria pelo oq eu saiba), o HPF seria a mesma coisa ou algo a parte? E se caso sejam coisas distintas e meu Sub não tenha o botão HPF, o corte de frequência substitui o HPF?
Pesquise sobre filtros de crossover HPF e LPF que você vai entender melhor o assunto. Toda via tem 2 filtros a frequência inicial e a frequência final, onde ela começa a tocar e para de tocar.
Ex
Sub: hpf 40. Lpf 100hz
Medios: hpf 100. Lpf 1800hz
Agudos: hpf 1800 lpf 20.000hz
Entender isso é fundamental para compreender o assunto
Olá, meu sub não tem filtro, tem um botão escrito Freq, que vai de 80 hz ate 150 hz, e minhas caixas da yamaha tem o HPF iguais a que vc mostrou, gostaria de saber como deixo o botão da Freq do sub?
@@cidavieiracida as Yamaha tem 2 opções de HPF. A frequência de corte que você escolher na caixa de cima, você gira o botão do sub e coloca o mesmo valor. Ou seja... o sub toca abaixo de 100hz. A caixa alta toca acima de 100hz. O sub toca abaixo de 150hz. A caixa alta toca acima de 150hz.
O sub rcf tem esse filtro???
Rcf costuma ter todos os recursos básicos e algo mais disponíveis. Qual o modelo do sub? Olhe o manual ou o painel de conexões com atenção... se tiver vc vai encontrar
da alta para o sub tem que ser XLR?
Todas as conexões entre as caixas são xlr balanceadas. Passa sinal de áudio, sinal do tipo line.
As conexões amplificador e falante (similar cabo speakon) são internas, pois todas as caixas do video são ativas.
Meu sub tem esse sistema e a cauxa tambem corto doa dois ou so do sub
Qual é o sub e qual é a caixa em questão?
Eu cortaria no sub, mas ideal é voce saber a frequência Hz que está aplicado o filtro, para saber se a caixa superior vai responder bem a partir dessa frequência. E assim os 2 ter um casamento legal sem buracos