I Curso Livre Marx-Engels | Manifesto Comunista | Chico de Oliveira

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 2 фев 2025

Комментарии • 124

  • @dianastanzioni4140
    @dianastanzioni4140 12 лет назад +11

    Muito obrigada por socializar esses cursos. Desde aqui de Caracas, nossa saudação revolucionária!

  • @tarcazanfa
    @tarcazanfa 10 лет назад +41

    Este livro está entre os mais influentes da história do mundo e tem gente infantil que acha que não deve ser estudado. Não é só comunista que estuda isso, filho... Tsc tsc tsc

    • @GusRudder12
      @GusRudder12 8 лет назад +1

      coreia do norte estudou isso...
      cuba... venezuela... pra ficar nos exemplos mais recentes...
      soh sequelado ou psicopata pra abracar essa furada.

  • @marcusmastrandea
    @marcusmastrandea 10 лет назад +99

    99% desses boçais que vem aqui criticar o comunismo não viram o vídeo e nunca leram uma linha de Marx.

    • @narcelioportela1932
      @narcelioportela1932 9 лет назад +9

      +Marcus Mastrandea quantos mortos pelo Regime socialista ocorreram na URSS, China, Camboja, Cuba??????

    • @marcusmastrandea
      @marcusmastrandea 9 лет назад +15

      Quantos mortos pelo capitalismo (desde seu início, pouco tempo atrás) até agora?

    • @narcelioportela1932
      @narcelioportela1932 9 лет назад +14

      Marcus Mastrandea
      Coloque desde as cavernas à criação dos primeiros Estados e não chega a um terço do comunismo. Lembrando, amigo, que o capitalismo é muito mais antigo. O comunismo é recente, século XIX. Coloque também todas as guerras: tribais, as duas mundiais, as locais.. tudo isso no cú do capitalismo. Foram 50 milhões de mortos na URSS( Mortes internas de quem discordava do regime,opositores, etc, ) China , com Mao Tse Tung ( mais de 70 milhões) Camboja, e por último Cuba. Est já chega a mais de 20 mil mortes no ''EL PAREDON'' de quem discorda do Regime.
      PS: O capitalismo é cruel.... O socialismo não resolveu nada e agora?? kkk

    • @HassRachmaninov
      @HassRachmaninov 8 лет назад +3

      Mas é sempre assim! Sempre! Em anos nesse mar de internet, que deu voz aos imbecis (como bem disse Karnal), eu nunca vi um cidadão contestar Marx tendo lido a sua obra. É sempre pseudo-conhecimento, aquela coisa de receber mastigado de algum lugar, bem típico de brasileiro.

    • @fabriciosoares3275
      @fabriciosoares3275 8 лет назад

      correto meu camarada

  • @atena00
    @atena00 3 года назад +2

    Obrigada por compartilhar esta aula, sensacional!

  • @silasseixas2701
    @silasseixas2701 4 года назад +1

    Espetacular!

  • @alfavestibulando5107
    @alfavestibulando5107 10 лет назад +7

    "Quem não é socialista com 10 anos não tem coração, que permanece socialista depois dos 20, não tem intelecto" - Proverbio Noruegues

  • @descifrando
    @descifrando 10 лет назад +14

    Tem uma parte que fala da "ditadura do proletariado" é meio estranho esta frase de quem diz que prega a liberdade.

    • @descifrando
      @descifrando 9 лет назад +2

      Marco Maggioli Boa noite, eu li o Manifesto comunista, minha interpretação foi esta, talvez se eu ler novamente terá outra ideia sobre o assunto, como intelectual tu sabes que a ciencia, filosofia e arte não tem verdades e cada um interpreta de uma maneira diferente, alias comunismo e socialismo não funciona pois as pessoas são muito individualistas, pode ser que o capitalismo esteja em crise porem ocorre pela corrupção privada e publica.

    • @HassRachmaninov
      @HassRachmaninov 8 лет назад

      O mais estranho é você achar ''estranho'' a ditadura de uma maioria que foi escravizada e dominada durante séculos por uma minoria. Isso sim é sintomático.

    • @descifrando
      @descifrando 8 лет назад +1

      Hans Schultz E uma ditadura é o que é por isso que socialismo deu certo em Cuba, Coreia do Norte e na Europa, entenda o seguinte socialismo nao faz movimentar a economia, pois os unicos que se beneficiam com isso são os lobos vestidos de cordeiro.

    • @HassRachmaninov
      @HassRachmaninov 8 лет назад

      Jefte Bueno Não, amigo, gestão de Estado e revolução solitária não faz de nenhum país socialista ou comunista, como você foi ensinado a ver. Esse seu conceito de lobos vestidos de cordeiro, é platonismo barato e literatura aos menos desinformados, esse sensacionalismo não me pega. Estou vacinado.

    • @descifrando
      @descifrando 8 лет назад +2

      Hans Schultz Cara fui socialista por 8 anos, estudei Marx, Adam Smith, Vicentinni, Milton Santos, etc, passei no concurso com toda esta literatura, fiz ~2 redaçao com base neste tipo de literatura, qdo falo de lobo travestido de cordeiro estou me referindo a fidel castro, mao tso tung, que falava de regime bom, que dizia da mesma forma que estes autores maxistas dizem, Cuba há gente fugindo de la.

  • @neydsonsantoss
    @neydsonsantoss 10 лет назад +12

    Precisa melhorar o áudio.

  • @alvtal1
    @alvtal1 12 лет назад +2

    Muy bueno

  • @Marcioon9
    @Marcioon9 10 лет назад +12

    Não funcionou aonde foi adotado. Russia, Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, Alemanha Oriental e etc. Ou não é uma boa teoria e não sabemos como aplicá-la por ser muito complexa.
    1. Expropriação da propriedade da terra e afetação da renda da terra às despesas do Estado.
    2. Imposto fortemente progressivo.
    3. Abolição do direito de herança.
    4. Confiscação da propriedade de todos os emigrados e sediciosos.
    5. Centralização do crédito nas mãos do Estado, por meio de um Banco nacional, com capital do Estado e monopólio exclusivo.
    6. Centralização nas mãos do Estado de todos os meios de transporte.
    7. Multiplicação das empresas fabris pertencentes ao Estado e dos instrumentos de produção, arroteamento dos terrenos incultos e melhoramento das terra cultivadas, segundo um plano se conjunto.
    8. Trabalho obrigatório para todos; organização de exércitos industriais, particularmente para a agricultura.
    9. Combinação da agricultura e da industria; medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente o antagonismo entre a cidade e o campo.
    10. Educação pública e gratuita de todas as crianças; abolição do trabalho das crianças nas fábricas tal como hoje se pratica. Combinação da educação com a produção material, etc.

    • @leitura.crítica
      @leitura.crítica 10 лет назад

      Estas reformas são importantíssimas, e são completamente possíveis de serem aplicadas de forma pacífica, basta que a população tenha conscientização suficiente para por quem preste no poder, em uma primeira instância, de preferência com uma legenda eco-socialista. (com liberdades garantidas a população, almejando *sempre* a superação do próprio estado quanto instituição)
      Os miseráveis desse gigante Brasil seriam simplesmente reerguidos e seus filhos teriam um futuro digno garantido.

    • @Marcioon9
      @Marcioon9 10 лет назад +1

      Olá Caio,
      Você diz: Estas reformas são importantíssimas e possíveis de implantação pacífica...
      Se você realmente leu, saberá que não são possíveis sem a restrição da liberdade individual e coletiva, pelo contrário são fortemente restritivas da liberdade.
      Veja estas:
      “2 - Forte imposto progressivo.” - O que acontece com o salário de um trabalhador com um forte imposto progressivo? Vamos falar num fraco imposto progressivo! No primeiro mês 1% a menos, no segundo 2%, no terceiro 4% e ao longo de alguns anos, salário = à zero.
      “8 - Trabalho obrigatório para todos; organização de exércitos industriais, particularmente para a agricultura.” - Bem quem decide onde e em que quantidade vai ser necessário o trabalho é a cúpula, a vanguarda comunista, ou seja, meia dúzia de gatos pingados, ditando o dia a dia de cada um.
      Parece bom aos seus olhos? Pelo que você diz parece, ou será que você não leu com a devida atenção!
      Uma coisa é ler sem atenção, outra é ser partidário sem uma visão crítica, condicionado por coisas que nos disseram.
      “10 - Educação pública e gratuita de todas as crianças; abolição do trabalho das crianças nas fábricas tal como hoje se pratica. Combinação da educação com a produção material, etc.”
      Obviamente que isto é uma inverdade. Não há nada gratuito. O que existe na teoria marxista é uma educação paga pelo trabalhador através do imposto gerado, e quem garante que essa riqueza pagará a educação de todos é o governo, mas temos visto o que acontece. Então essa reforma centraliza o poder na mão de poucos e é considerada democrática. Ou há muito romantismo em nossa visão, ou idolatramos Marx, de tal forma que nossos olhos estão vendados.
      O capitalismo, ou melhor, a atitude de exploração de um ser humano pelo outro é uma péssima atitude e é fruto de muita miséria, existe na direita e na esquerda.
      Só deixa de existir, quando você individualmente, compreende o que está embutido na preguiça, na inveja, no medo e assim por diante. Ai você deixa de ser partidário de A ou B, e toca a sua vida da melhor forma, sem explorar ninguém, sem acumular riquezas, procurando consumir apenas aquilo que necessita de fato.
      Márcio

    • @leitura.crítica
      @leitura.crítica 10 лет назад +4

      Marcioon9 Marcio, com todo respeito, mas você escolher simplesmente tapar seus olhos com as mãos e continuar ligando apenas para você enquanto a exploração come solta e afunda o mundo de hoje em alienações..não me parece nada digno! (que seria a solução que você escolheu no final) até por que nossa subjetividade não é auto-determinada , ela sofre introjecções do meio externo, que caracteriza nossa realidade social. (ou seja, mesmo que você, individualmente, escolha não explorar ninguem e controlar seu nível de consumo para não prejudicar o planeta, ainda assim o sistema politico-economico geraria mais exploração para funcionar e se manter, apenas mudando o sistema podemos mudar de fato nossa realidade social, e logo nossas condições subjetivas futuras)
      Bom, como sabemos, em uma planificação eco-socialista marxista (que tem apoio de teoricos marxistas como Michael Lowy e André Gorz, por exemplo) o trabalhador tem seus serviços publicos gratuitos na forma imediata. (ou seja, pode ir e vir do hospital, por exemplo, sem pagar, porem paga uma quantia nos impostos, claro, assim como acontece hoje) Em nenhum momento foi dito que o salario dos trabalhadores sofreria um "imposto progressivo" a nível de ZERAR a quantia salarial! (beira a loucura cogitar algo assim)
      É claro que ele paga e rege tais serviços com sua força de trabalho, logo é retirada uma quantia para ser alocada de seu próprio salário, ainda assim a maioria dos trabalhadores ganharia mais do que ganha hoje no capitalismo. (pois a pseudo-meritocracia burguesa seria combatida, possibilitando um faxineiro ou um pedreiro um salário muito mais digno) A desigualdade seria, dessa forma, fortemente combatida.
      E mais, em nenhum momento foi dito, em nenhuma parte da teoria marxista mais fundamental, que o estado deveria escolher as funções dos trabalhadores, a principio quem faz isso hoje de forma indireta é o próprio CAPITAL, que desvaloriza as profissões forçando as crianças a tenderem aceptividade a uma profissão "que de mais dinheiro" , ou seja, tirando quem sofre com miséria e profundas precariedades na vida, poucos escolheriam profissões mais simples, porem muito necessárias. (a cultura elitista, hiper-consumista e generalizada do dinheiro interfere muito, e tem sua genese no capitalismo globalizado)
      Muito pelo contrário, em um mundo de planificação eco-socialista marxista, a criança tem educação garantida e incentivo des de cedo para escolher oq tiver mais AFINIDADE e desejo de exercer, pois seria sim, quando crescesse, OBRIGADA a trabalhar em algo. (ou seja, a problemática do desemprego seria solucionada enquanto as pessoas poderiam, finalmente, ter incentivo para trabalhar a onde realmente querem e sonham) o seu livre arbítrio de escolher seu emprego é garantido, sempre foi, por teoria fundamental. (e mesmo que não fosse, seria plenamente possível de se construir isso, a partir dos próprios alicerces marxistas mesmo)
      Logo não vejo perpetuação da exploração do homem pelo homem em um mundo eco-socialista marxista, visto que o objetivo final desta nova forma de estado seria a superação do próprio estado , a socialização e o livre-acesso à politica e às capacidades produtivas do mundo, levaria ao fim da exploração do homem pelo homem, pois com o tempo, junto a evolução cultural e transformações de mentalidade, se converteria na chamada livre associação entre indivíduos que caracterizaria uma sociedade sem estado, dita comunista (a evolução de uma sociedade sem classes)
      Superando então a propriedade privada dos meios de produção, supera-se a divisão da sociedade em classes sociais, superando a instituição do estado, supera-se a coerção estatal, assim supera-se todos os níveis de exploração do homem pelo homem.
      Você parece ser daqueles que confunde marxismo-leninismo com o marxismo em sí! Pois apenas em modelos Stalinistas (que frutificaram do marxismo-leninismo, justamente) é que se forma uma nova classe de burocratas, quais seriam os "poucos beneficiados" pelo sistema anti-democrático.
      (por mais podre que seja essa forma de se pensar o marxismo, países como Cuba ainda conseguem universalisar a educação de forma plena, tendo uma das melhores medicinas do mundo, e uma das maiores porcentagens de alfabetizados e estudantes, principalmente com ensino superior garantido)
      Já eco-socialistas marxistas percebem bem o democrata que era Marx, e criam uma vertente democrática do começo ao fim, que supera em muito a perspectiva dos jurássicos marxistas-leninistas, que apoiavam a fusão do estado ao partido, e o partido único! (que é um crime contra a própria democracia)
      Talvez te falte compreensão acerca das variadas vertentes do pensamento socialista marxista!
      Abç

    • @Marcioon9
      @Marcioon9 10 лет назад +3

      Você diz que ele era democrata, contudo ele escreveu aquela pérola do manifesto.
      2) Forte imposto progressivo,
      8) Formação obrigatória de exércitos de trabalho na agricultura.
      Morte aos burgueses e aos contrários a sua "filosofia".
      Se você raciocinar sobre isto, vai ver que não é democrático.
      O Marxismo é a concentração na mão de poucos de todo o poder.
      Presume-se, que por ser marxista, o indivíduo está livre da ambição, da inveja, da ira, do medo, da preguiça, da gula e etc., enfim está livre o animal que mora no homem, o que é uma falácia.
      O homem que acredita que pode mudar o mundo, sem antes trilhar o caminho do auto-conhecimento, sem dúvida sucumbirá aos entraves psicológicos da busca de poder.
      O grande erro de qualquer ser humano, seja ele marxista, cristão, maometano, budista, jihadista e etc., é não respeitar as diferenças de opinião.
      Você pode descruzar os seus braços, por se a tentar mudar o mundo para o seu modelo marxista, cuja a garantia de sucesso você já tem, contudo, lançará mão da violência quando ver contrariado suas crenças.
      A mudança no mundo de forma pacífica, sem violência, só pode ser lenta e no campo da consciência individual.
      Se você der um passo na direção do auto-conhecimento, saberá o que é isso.
      Se não vai montar seu exército, vai eleger seus líderes, ou pior vai liderar as massas. Não há revolução possível nas massas. Massas só podem ser comandadas, como constatou o próprio Marx.
      Óbvio, que uma rápida e gigantesca mudança, não é possível.
      Tudo que é pacífico é lento. Inclusive o primeiro passo para o auto-conhecimento, que pouca gente dá em vida, mas, a grande maioria, se acha apto a mudar a vida do outro para o seu modelo, e no caso dos marxistas, um modelo que já redundou em gigantesca violência.
      Um homem que não conhece a si próprio se lança na mudança do outro. Mas, o que ele quer que o outro se torne, se ele mesmo sabe de si?
      Um humano que sabe que não sabe, que deu um passo na direção conhecer a si próprio, não tenta mudar o outro.
      Saudações,
      Márcio.

    • @trepsemia123
      @trepsemia123 8 лет назад

      e a China que e a segunda potencia mundial??????? ng concorre com a china

  • @TheMeuanjoazul
    @TheMeuanjoazul 11 лет назад +2

    muito bom

  • @TheKaduzin
    @TheKaduzin 12 лет назад +3

    Esse poderia viver 700 anos!

  • @JoseAntonio-hc3cn
    @JoseAntonio-hc3cn 11 месяцев назад

    O som está baixo.

  • @davenirviganon4343
    @davenirviganon4343 10 лет назад +16

    quantos haters... não se enxergam enquanto fanáticos

  • @glauciogonzales
    @glauciogonzales 11 лет назад +5

    Curiosamente o governo continuará sendo sempre um comitê executivo da burguesia,,, Só quando acabar o governo, acabará a burguesia.
    Antes disso é sempre só um discurso para ganhar votos para seu partido e se tornar parte desse comitê!

  • @josealairtongomes7423
    @josealairtongomes7423 6 лет назад +1

    Vamos colocar nos muros.
    Só Marx na causa.
    Aceite Jesus e viva Marx.

  • @fabiomathias833
    @fabiomathias833 10 лет назад +6

    Bom como o comunismo nunca deu certo e nunca dará, melhor ler A riqueza das nações do adam smith.

    • @leitura.crítica
      @leitura.crítica 10 лет назад +3

      "nunca dará" é? Então, lê mesmo já vai aprendendo o valor-trabalho com ele, e com Ricardo, vai precisar para engolir viva a _mais-valia_ posteriormente!

  • @felipemonassaabinader2794
    @felipemonassaabinader2794 8 лет назад +3

    Eu prefiro a filosofia judaica a criação dos juros compostos .

  • @analicenogueira1225
    @analicenogueira1225 6 лет назад +2

    É difícil uma pessoa que é doutrinada consegui entender a verdade, porque ela não pesquisa nada ela acredita no que e dito

  • @Marcioon9
    @Marcioon9 10 лет назад +5

    O marxismo se baseia na ideia de que devemos constituir uma boa sociedade e dai virão os bons cidadãos. Constitui-se então uma sociedade homogênea, um único modo de pensar, todos obedecendo a cartilha do governo e a produção coletiva mudará a consciência humana, transformando todos em bons cidadãos.
    Não vejo como isso possa ser atual.
    Não podemos esquecer a violência contida no Manisfesto, que preconiza a eliminação violenta dos antagonistas:
    "Os comunistas consideram indigno dissimular as sua idéias e propósitos. Proclamam abertamente que os seus objetivos só podem ser alcançados derrubando pela violência toda a ordem social existente. "(Manifesto)
    Isso equivaleria a assassinar milhões de pessoas em nome de uma ideologia ou um futuro promissor, o qual não temos garantias.
    E o fim da individualidade humana, e a vigília permanente do cidadão. Obviamente, este sistema não é democrático na implantação e nem no futuro o seria.

    • @Marcioon9
      @Marcioon9 10 лет назад +1

      Ou você realmente não leu Marx e ainda não acompanhou ou acompanha a trajetória de todos que se diziam ou dizem marxistas.

    • @leitura.crítica
      @leitura.crítica 10 лет назад

      Marcioon9
      Marcio, com todo respeito, mas você escolher simplesmente tapar seus olhos com as mãos e continuar ligando apenas para você enquanto a exploração come solta e afunda o mundo de hoje em alienações..não me parece nada digno! (que seria a solução que você escolheu no final) até por que nossa subjetividade não é *auto-determinada* , ela sofre introjecções do meio externo, que caracteriza nossa realidade social. (ou seja, mesmo que você, individualmente, escolha não explorar ninguem e controlar seu nível de consumo para não prejudicar o planeta, ainda assim o sistema politico-economico geraria mais exploração para funcionar e se manter, apenas mudando o sistema podemos mudar de fato nossa realidade social, e logo nossas condições subjetivas futuras)
      Bom, como sabemos, em uma planificação eco-socialista marxista (que tem apoio de teoricos marxistas como Michael Lowy e André Gorz, por exemplo) o trabalhador tem seus serviços publicos gratuitos na forma *imediata.* (ou seja, pode ir e vir do hospital, por exemplo, sem pagar, porem paga uma quantia nos impostos, claro, assim como acontece hoje) Em nenhum momento foi dito que o salario dos trabalhadores sofreria um "imposto progressivo" a nível de *ZERAR* a quantia salarial! (beira a loucura cogitar algo assim)
      É claro que ele paga e rege tais serviços com sua força de trabalho, logo é retirada uma quantia para ser alocada de seu próprio salário, ainda assim a maioria dos trabalhadores ganharia mais do que ganha hoje no capitalismo. (pois a pseudo-meritocracia burguesa seria combatida, possibilitando um faxineiro ou um pedreiro um salário muito mais digno) A desigualdade seria, dessa forma, fortemente combatida.
      E mais, em nenhum momento foi dito, em nenhuma parte da teoria marxista mais fundamental, que o estado deveria *escolher* as funções dos trabalhadores, a principio quem faz isso hoje de forma indireta é o próprio CAPITAL, que desvaloriza as profissões forçando as crianças a tenderem aceptividade a uma profissão "que de mais dinheiro" , ou seja, tirando quem sofre com miséria e profundas precariedades na vida, poucos escolheriam profissões mais simples, porem muito necessárias. (a cultura elitista, hiper-consumista e generalizada do dinheiro interfere muito, e tem sua genese no capitalismo globalizado)
      Muito pelo contrário, em um mundo de planificação eco-socialista marxista, a criança tem educação garantida e incentivo des de cedo para escolher oq tiver mais *AFINIDADE* e desejo de exercer, pois seria sim, quando crescesse, *OBRIGADA* a trabalhar em algo. (ou seja, a problemática do desemprego seria solucionada enquanto as pessoas poderiam, finalmente, ter incentivo para trabalhar a onde realmente querem e sonham) o seu livre arbítrio de escolher seu emprego é garantido, sempre foi, por teoria fundamental. (e mesmo que não fosse, seria plenamente *possível* de se construir isso, a partir dos próprios alicerces marxistas mesmo)
      Logo não vejo perpetuação da exploração do homem pelo homem em um mundo eco-socialista marxista, visto que o objetivo final desta nova forma de estado seria a *superação* *do* *próprio* *estado* , a socialização e o livre-acesso à politica e às capacidades produtivas do mundo, levaria ao fim da exploração do homem pelo homem, pois com o tempo, junto a evolução cultural e transformações de mentalidade, se converteria na chamada _livre_ _associação_ _entre_ _indivíduos_ que caracterizaria uma sociedade sem estado, dita *comunista* (a evolução de uma sociedade sem classes)
      Superando então a propriedade privada dos meios de produção, supera-se a divisão da sociedade em classes sociais, superando a instituição do estado, supera-se a coerção estatal, assim supera-se *todos* os níveis de exploração do homem pelo homem.
      Você parece ser daqueles que confunde _marxismo-leninismo_ com o marxismo em sí! Pois apenas em modelos Stalinistas (que frutificaram do marxismo-leninismo, justamente) é que se forma uma nova classe de burocratas, quais seriam os "poucos beneficiados" pelo sistema anti-democrático.
      (por mais podre que seja essa forma de se pensar o marxismo, países como Cuba ainda conseguem universalisar a educação de forma plena, tendo uma das melhores medicinas do mundo, e uma das maiores porcentagens de alfabetizados e estudantes, principalmente com ensino superior garantido)
      Já eco-socialistas marxistas percebem bem o democrata que era Marx, e criam uma vertente democrática do começo ao fim, que supera em muito a perspectiva dos jurássicos marxistas-leninistas, que apoiavam a fusão do estado ao partido, e o partido único! (que é um crime contra a própria democracia)
      Talvez te falte compreensão acerca das variadas vertentes do pensamento socialista marxista!
      Abç.

    • @marcionogueira5732
      @marcionogueira5732 9 лет назад

      +Caio de Castro
      Você diz:
      "... planificação eco-socialista marxista (que tem apoio de teoricos marxistas como Michael Lowy e André Gorz, por exemplo) o trabalhador tem seus serviços publicos gratuitos na forma imediata. (ou seja, pode ir e vir do hospital, por exemplo, sem pagar, porem paga uma quantia nos impostos, claro, assim como acontece hoje) Em nenhum momento foi dito que o salario dos trabalhadores sofreria um "imposto progressivo" a nível de ZERAR a quantia salarial! (beira a loucura cogitar algo assim)."
      O que teóricos dizem pode ser falso, como obviamente o que você diz acima.
      Não existe nada de graça produzido pelo homem, ainda que alguém denomine serviços públicos gratuitos.
      Yorrane Sanches, quando esteve no Brasil, comentou sobre a realidade Cubana. Em Cuba o trabalhador vive com 26 dólares por mês, o que equivale a aproximadamente 100 reais.
      Isso equivale a dizer que se o sujeito ganha o equivalente a 10.000 como é o salário do médico cubano contratado pelo mais médicos, em Cuba ele receberia 100 reais e daria o restante ao governo e receberia uma cesta de alimentos, assistência médica e escola para os filhos. É de graça??????
      Aonde está a gratuidade?
      Não dá mais para cobrir o sol com a peneira, ou dourar a pílula do marxismo.
      Não é atoa que o marxismo é considerado como a fé do século XX. Acredita-se que concentrando o poder na mão de uns poucos burocratas, dando-lhes o poder absoluto sobre a vida de toda a população, tudo estará resolvido, apenas porque estes juram de pés juntos que vão estabelecer a justiça social, porque são marxistas, non necessita la garantia, la garantia somos nós.
      Marxismo é concentração de poder?
      Concentrar o poder na mão de poucos, do partidão (eco-marxistas/socialistas) e chamar o partidão de povo, não será experimentar mais do mesmo?
      Lembre-se que a boa pergunta, traz a resposta!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      É realmente, muito pra cabeça que com toda a literatura disponível, alguém continue acreditando nisso!! Como você diz "Beira a loucura cogitar algo assim!!", o sujeito passa o mês com 100 conto, trabalhando feito um burro e o governo lhe "dá" o que "ele necessita para viver".

    • @leitura.crítica
      @leitura.crítica 9 лет назад

      ***** Vou te responder, ao contrario do que a maioria do Brasil (preconceituoso) pensa raciocínio de governo socialista marxista nao apenas *NAO* *PRECISA* como *NAO* *DEVE* seguir uma cartilha LENINISTA (o fim da liberdade individual só esta presente nos métodos leninistas, onde vigora conceitos como o PARTIDO ÚNICO e outras atrocidades, na vertente q eu defendo nunca sequer sonharíamos em MATAR um ser humano apenas pela opinião politica deste)
      As pessoas nao estudam a tradição marxista, muitos nem sequer leem o próprio Karl Marx e ja saem julgando como se ser comunista fosse sinônimo de ser LENINISTA. Minha vertente nao é essa, entao posso dizer sim q a questão da liberdade individual seria totalmente garantida, tanto do livre pensamento quanto da livre expressão.
      Alias diferente do que é hoje, onde o individuo tem a "liberdade" de EXPLORAR outro individuo! Os liberais se dizem a favor da liberdade individual, mas nao reparam que a famigerada liberdade de COMERCIO sucumbe e literalmente *compra* todas as outras!
      Obrigado pela atenção. Eu procuro criar um mundo com mais liberdade, entendendo q pra isso é preciso superar as atuais ALIENAÇÕES que desvirtuam nossas liberdades! Abç

  • @nicolasgivago4435
    @nicolasgivago4435 11 лет назад +1

    basicamente, bem basicamente. O socialismo é o processo para chegar ao comunismo, embora exista um imenso contexto cheio de contradições por trás disto.

  • @ledaaraujo5059
    @ledaaraujo5059 11 лет назад +6

    Como é possível que alguém ainda acredita nisso?

  • @sergio3500
    @sergio3500 8 лет назад +1

    Respeito este senhor pela sua idade mas não pelo que tenta ensinar! A única coisa boa que já vi dizer, acho verdade aliás, foi no programa Roda Viva , sobre um tal de"Lula".

  • @Antonio24577
    @Antonio24577 10 лет назад +20

    Prefiro ler Adam Smith , pelo menos assimila se algo de útil .

    • @gelsonmello6147
      @gelsonmello6147 9 лет назад +10

      Marx e seguidor de Smith em diversas pecas teoricas deste. Valor trabalho e uma delas. Marx desenvolve, critica, conduz, eleva e corrige o esforco intelectual fascinante de Smith(teve mais, por isso mesmo e considerado um economista classico.
      Vc nao leu nem um nem outro meu caro e morrera PAGAO!!!

    • @999sk1
      @999sk1 8 лет назад +2

      quer enganar quem? é óbvio que você nunca leu nada de Smith. se tivesse lido, iria saber que a visão histórica e sociológica de Smith, é o reconhecimento da luta de classes : "O governo civil, instituído com a finalidade de oferecer segurança à propriedade, é, na realidade, instituído para defender o rico do pobre, ou os que têm alguma propriedade dos que não têm propriedade alguma." (A Riqueza das Nações)

    • @Suedcarvalhoup
      @Suedcarvalhoup 7 лет назад

      Jose Antonio Rios Marx é um ótimo analista social e usou MTS das análises de Adam Smith

    • @mariludias6670
      @mariludias6670 7 лет назад +1

      Tô desconfiada que vc não entende Adam Smith não!

  • @nassonvduartejr2710
    @nassonvduartejr2710 10 лет назад +1

    putz... muita merda ideológica... dizer que empreendedor é para o cara que não vale mais nada...

  • @orlandarnauld8362
    @orlandarnauld8362 7 лет назад +1

    A coxinha frita que chega a queimar rsrsrsrsrsrs

  • @DanieldePaulaSouza777
    @DanieldePaulaSouza777 9 лет назад +19

    tô tentando não vomitar...

  • @bivelaqua
    @bivelaqua 11 лет назад +3

    regime responsável por 100.000.000 de mortos!!!

  • @carlosayresayres5997
    @carlosayresayres5997 6 лет назад +1

    Chato.

  • @cleidsoncesar7564
    @cleidsoncesar7564 6 лет назад +1

    Esse professor está ultrapassado não somente nas ideias, nos costumes também, haja vista a sua falta de habilidade com o uso correto desse produto da classe trabalhadora, a saber o MICROFONE, ajudem ele aí, gente...kkkkk

  • @nassonvduartejr2710
    @nassonvduartejr2710 10 лет назад

    defender Lula... que droga

  • @alfavestibulando5107
    @alfavestibulando5107 10 лет назад

    PUC descendo no conceito! Que pena! Eu tinha ela como uma referencia para humanas!