Eu cursei Filosofia em 2010, mas não fiz o TCC e não me formei. Em todo o restante eu fui aprovado. E eu continuo estudando Filosofia desde então, por conta própria. Considero a coisa mais importante de todas. Contudo, na prática, vivemos em um país terrível em vários sentidos, onde nossa moeda está profundamente desvalorizada e, para ter o básico para uma vida digna uma pessoa precisa ganhar pelo menos 6 mil reais por mês. Quantas pessoas "filosofando" ganham isso? Professores universitários, talvez. E quão fácil é a jornada até conseguir estar minimamente capacitado para isso (ter feito mestrado e doutorado e talvez pós-doutorado)? Tanto em questão de tempo, estudo e concorrência? E, depois que consegue tudo isso, ter que disputar vaga em uma universidade. E tudo isso para quê? Para servir à burocracia da academia que te obriga a publicar artigos de tempos em tempos, orientar alunos aqui e ali. A pessoa tem que gostar muito dessa firula toda, mais do que de Filosofia. O médico é alguém que salva vidas, previne problemas de saúde (eventualmente) etc. Nem todo médico é bom, ideal. Nem todo atendimento é bom, ideal. Mas a urgência e a importância da Medicina determinam seu valor social. Como diz Aristóteles em algum lugar da sua Metafísica, os homens começam a filosofar depois que os problemas mais básicos foram solucionados, ou seja, quando não se preocupam mais com o que vão comer, aliás, se vão comer etc. É aqui que O Guia do Mochileiro das Galáxias entra com voadora: o que comeremos? por que comemos? onde vamos comer? O Brasil, para muita gente, está na primeira questão. Para algumas, está na segunda. Para outras, na terceira. A Filosofia só prospera onde os problemas de subsistência foram extinguidos. O Brasil não é esse lugar. Mas, para algumas pessoas brasileiras que pertencem às classes que não têm esse problema de subsistência, então a Filosofia aparece, eventualmente. Querer que a Filosofia seja para todos é um delírio. Temos que querer que todos tenham acesso às oportunidades, à alimentação etc. Depois que isso for conquistado, então a Filosofia irá brilhar para aqueles que amam "estrelas".
Mas isso porque você está colocando "Filosofia" em uma perspectiva utilitarista, assim com o fez com medicina. Por não ter um resultado mensurável como número de atendimento em um pronto socorro, por exemplo, você não considera como fundamental na formação de um sujeito social. Se fôssemos ensinados a pensar e isso fosse uma constante em nossa formação como cidadãos, teríamos um convivência muito mais ética e racional, beneficiando todos os setores da sociedade. E é um engano seu achar que a medicina(como serviço) não está a mercê da burocracia ou interesses maiores que salvar vidas.
@@LeandroLMeneses Com burocracia eu me referi à vida de professor universitário [no geral], não à de médico. Quem tem fome tem pressa. Quem já tem comida e isso e aquilo, então, essa pessoa terá fome de outra coisa. Eventualmente essa outra coisa será Filosofia. Como eu disse, eu considero a Filosofia a coisa mais importante de todas, mas nem todos pensam assim. E, além disso, eu não estou totalmente convencido de que a Filosofia tem o poder de resolver ou ajudar a resolver os problemas sociais. Na minha sociedade ideal, todos seriam "apresentados" à Filosofia, e de uma maneira propícia, para que eles provavelmente gostem. Mas não creio que a maioria iria gostar. Assim como a maioria detesta Matemática, é provável que o mesmo ocorra com a Filosofia. Eu não sei se sou utilitarista ou apenas pé no chão.
@@LeandroLMenesesse o ensino de filosofia apresenta um ganho social, fruto do efeito na formação social do sujeito, mesmo sem uma mensuração quantitativa, o seu argumento continua sendo utilitarista
@@SantiagoMendes-m6y eu estava falando na suposta oposição de medicina e filosofia. Hoje, na academia, quem precisa de filosofia para qualquer coisa? A filosofia está em crise.
Comte-Sponvilke deu uma definição sintética de filosofia: "O ofício de pensar melhor sobre como viver melhor." Só aqueles a quem os gregos chamavam "idiotés" não veem a importância.
Excelente su abordaje, necesitamos este tipo de intercambio reflexivo para comprender la realidad y actuar en consecuencia. Gracias por el aporte, se nota muy buena capacidad para comunicar ideas.
Bom dia, Vinícius. Acredito que quaisquer salários devam ser definidos em negociações livres entre patrões e empregados, com interferência mínima do Estado, eventualmente instruídas por acordos coletivos com entidades sindicais. Se uma universidade paga um salário maior aos professores de medicina certamente é porque deseja ter os melhores profissionais em seu quadro e concluiu que os professores de medicina têm outras oportunidades no mercado de trabalho e para atraí-los precisaria portanto oferecer uma remuneração maior do que a oferecida aos professores de filosofia com igual qualificação. Não se trata da questão subjetiva e genérica sobre o valor do filósofo ou se precisamos ou não, enquanto sociedade, de filosofia. Essa avaliação cabe a cada indivíduo e a cada agente econômico, que deve poder decidir o quanto está disposto a pagar por cada bem ou serviço e por quanto está disposto a vender sua força de trabalho. A alternativa a esse regime de ampla liberdade é uma situação na qual uma pequena elite de burocratas estatais substitui-se ao conjunto da população e impõe as suas decisões árbitrarias a dezenas de milhões de cidadãos. Sobre a diferença entre países de primeiro e terceiro mundo, que você cita, ainda não ficou muito claro para mim como ela se relaciona com o tema do vídeo. Eu sou formado em filosofia pela USP e portanto não posso ser acusado de estar lutando em causa própria! Abraço.😉
enquanto não houver essa transição da conversa de boteco para a reflexão, nunca sairemos dessa maldição colonial que ainda vivemos nos dias atuais... Todos os países de origem colonial sempre serão um grande esgoto da Europa.
De fato existe a lei do mercado, oferta e demanda por mão de obra, etc. Ignorar isso é também se comportar como em um boteco, tirar variáveis importantes do problema não resolve ele. A instituição, para mim, podia apenas pagar o valor isonomivo e evitar a contenda judicial.
@@thiagofarias7660acho que você não entendeu a questão. O filósofo executava A MESMA FUNÇÃO que os médicos, no caso, professor de uma disciplina de faculdade. Se ambos estão aptos a ocupar o mesmo cargo e realizam as mesmas tarefas, devem receber o mesmo. A meu ver, e também do juiz, o status social de médico não justifica o filósofo ganhar salário menor. Seria diferente se fosse uma disciplina de "neurocirurgia" ou algo que requeresse uma especialização na saúde. Provavelmente era a disciplina de bioética, metodologia de pesquisa ou algo assim
@@LeandroLMeneses formalmente a mesma função, mas na prática diferentes. Não acredito que o filósofo lecionava disciplinas de medicina. Aí entra uma questão. Professores são todos iguais ? Independente da disciplina que lecionam e da maior ou menor dificuldade de encontrar-los no mercado ?
Filósofos nós precisamos todos os dias, já o médico apenas quando estamos com alguma patologia e quando sofremos algum acidente físico.😅😅😅😅😅 nesse caso o Filósofos nos traria muito mais utilidadee necessidade se levarmos em consideração os ganhos que a sociedade poderá evoluir.
Infelizmente a filosofia em si nao tem valor real em lugar nenhum! Filosofia nada mais é do que a reflexao, o pensamento bem estruturado e observado sobre o topico em questao (seja lá qual for). Uma pessoa inteligente, culta e intelectual esta sempre fazendo filosofia de modo geral em sua vida. O mundo é um lugar repleto de estupidos ignorantes que sao como uma pedra oca, duros e vazios por dentro de suas mentes...
Os dois tipo de sociedade existiriam. A sem médico traria problemas como alta taxa de mortalidade, baixa expectativa de vida, problemas de saúde pública com impactos negativos na economia etc, etc e por aí vai. A sem filósofo traria problemas como baixo senso crítico, alta aceitação de figuras manipuladoras e formas mais injustas de exploração das pessoas etc, etc e por aí vai.
Conheci o canal agora (pelo título da matéria) é triste demais saber que os professores são tão desvalorizados ( não apenas os de filosofía ) é como se estivéssmos em uma grande buraco sem ver uma luz no fim desse túnel. Apesar de tudo, ainda acho que buscar o conhecimento é melhor que ser um ignorante
Filosofia é um luxo dos povos civilizados, aquelas que já superaram certas necessidades imediatas. Eu adoro filosofia e concordo plenamente que o papel do intelectual é fundamental para o desenvolvimento de uma nação. Mas sejamos honestos: o "povão" precisa mesmo filosofar, ou isso é algo reservado apenas à classe intelectual? O pobre, antes de filosofar, está pensando em ter condições de comprar uma carninha para o almoço e não depender do SUS caso o filho fique doente. Não faz mesmo o menor sentido um filósofo ganhar o mesmo que um médico, ainda que eu reconheça a importância do papel do filósofo. Afinal, quem dita os salários são as necessidades do "mercado". Apesar de tudo, não concordo com a afirmação de que há um desprezo pela filosofia e pela intelectualidade. A ânsia pelo desenvolvimento (que, ao meu ver, surge da classe média), essa busca pelo entendimento que alguns dizem ser uma expressão da individualidade da alma, está expressa, quer gostemos ou não, nos fenômenos que vimos nos últimos anos com os filósofos da internet. Se as pessoas, de forma geral, desprezassem a filosofia, não teríamos tantos aqui no RUclips.
É por isso que o Brasil está atrasado, a estrutura da sociedade foi desenvolvida pelos os filósofos , até a médica , judiciário, ciência .... Um médico tem apenas conhecimento técnico , a filosofia é a medicina da cognitividade. Hoje a neurociencia afirmar que é preciso estimular o raciocínio, a falta de uso da cognitividade afeta o cérebro , podendo causar até demência . .
Medicina virou um balcão de negócios lucro e mais lucro,atendimento humanizado que é bom mesmo nem pagando o povo tem. Então eu prefiro a filosofia do que um médico capitalista. 😂😂😂
Pessoal, vamos ser sensatos, a filosofia é importante à longo prazo para todas as sociedades, já que analisam as mudanças sociais. Mas o médico salva vidas, o tempo de alguém que poderia estar por ai ajudando os outros de maneira ativa deve valer mais do que QUALQUER outro que não exerce função similar. O comentário do instagram foi desafortunado, já que as sociedades NECESSITAM tanto do filósofo quanto do médico, e isso é um fato. Mas o tempo de um médico vai sempre deverá valer mais do que 99% das outras profissões.
@@EwaldoMonteiro Podemos prevenir os métodos de pensar socialmente ao longo dos anos, um trabalho pensado e duradouro. Mas a importância de salvar pessoas que se acidentaram, que estão passando por infermidades e etc, não é uma questão de "prevenir", é algo que sempre vai ocorrer, e que só a medicina pode curar à curto prazo.
Mas um médico não opera sem uma equipe de técnicos, não opera sem uma equipe pra cuidar da sala de cirurgia, não opera sem uma equipe de professores pra forma-lo e pode fazer atrocidades se não pensar com ajuda da ética sobre sua própria conduta. No final das contas todas as outras profissões são tão importantes quanto o cara que tá abrindo a pessoa. E realmente a equipe de técnicos, de limpeza ou o professor de filosofia não fazem a cirurgia sem o médico. Mas basta olhar pra historia da medicina e lembrar do número de mortalidade por infecções, dos procedimentos traumáticos e antiéticos ou até mesmo algo super recente como a existência dos sanatórios. Tenho certeza que o melhor momento pra ser tratado por um médico é hoje, mas isso só é verdade porque o médico não está sozinho. Espero que minhas colocações tenham feito sentido
Será que é porque não existe incentivo financeiro pra alguém se dedicar profissionalmente à filosofia? O único que eu conheço que cometeu a "loucura" de sair da Medicina pra se dedicar à Filosofia foi Pondé.
Bom video, eu nao sou botequeiro, ainda bem!!!!! Voce tem razão pois na Europa (vivi lá0 os problemas do sul global não tem grande imporetancia. DSo tem importancia quando eles se relacionam com A china e Russia. Ai não pode!!!!
Nietzsche, do qual Foucault foi epigono, também não segui o fio das suas ideias, se contradizendo até de uma página para outro. Filósofos também apoiaram Bolsonaro, e o nazifascismo também: Heidegger, Gentile, sem falar em outros tipos de intelectual, como Jung. E já ia esquecendo que o Dr. Goebbels era doutor em filosofia. Com Foucault não se faz revolução, no máximo uma revoltazinha anarquista que é esmagada em 3 meses, como na Espanha.
Esse mesmo argumento pode ser aplicado à física, que nos proporcionou a bomba atômica. Vamos reduzir os salários dos professores de física também? E os engenheiros, sem uma boa formação teórica, como ficam?
Eu e o Juiz em questão discordamos de você, o papel da filosofia é sim de extrema importância em várias áreas, inclusive dentro de grandes empresas. Como você sabe a filosofia nos ajuda a ter uma visão e uma interpretação diferente diferente das questões do cotidiano, pois em muitas profissões é importante saber lidar com o público, ou seja, com as pessoas e nesse sentido a filosofia tem uma grande contribuição. Então concordo que o Salário do professor de filosofia não deve ser menor do que qualquer outra disciplina... Lembrando que até no futebol que é um esporte, a filosofia tem uma grande importância...
Cara, eu questiono, o curso de medicina é realmente um curso difícil ? Não duvido que seja exigente, mas, sempre que vejo uma formatura de medicina estão se formando mais de 40 alunos, mas nunca vi uma formatura de um curso de exatas com mais de 15.
Se você dá sua vida para sequer entrar no curso, as vezes gastando 3 - 5 anos para isso, 99% das pessoas não vai desistir desse curso. Ainda mais medicina, que é a maior garantia de renda estável e alta nesse país. Passar em filosofia e esses cursos de humanas é quase um Pague o vestibular e venha cursar. Ninguém valoriza algo que vem fácil, por isso boa parte abandona. Tirando também o fato de que quem passa em medicina já é uma secção mais inteligente da sociedade, então sim, é um curso difícil, mas que tem pessoas mais inteligentes também. Não desconsiderando a importância dos filósofos obviamente, toda sociedade necessita de pensadores, mas realmente, o tempo do médico vale muito mais do que o de um filósofo, já que um pode salvar vidas.
@@Ithalo-gj2dc Quem passa em medicina é mais inteligente do que quem passa em outros cursos? Discordo: nota não define inteligência. É até questionável se podemos medi-la quantitativamente. Além disso, não existe meritocracia plena no Brasil, devido à reprodução social da desigualdade. E, por fim, os maiores preços não vêm da competição, mas sim do monopólio. É disso o que se trata o ingresso na carreira médica: é o ingresso numa casta.
@@Ithalo-gj2dc Mais inteligente? Certamente não. A medicina no Brasil é herdeira de tradições sanitaristas, que exigem formação prática. Não pense que os estudantes precisam aprender latim ou física, como nos Estados Unidos ou Inglaterra. O ingresso na universidade é um tiro único, não se considera o desempenho escolar, por exemplo. Dificilmente se vê ingressantes recém-saídos do Ensino Médio, aliás. Mas na parte do estímulo para permanecer no curso, você está certo, ninguém desiste porque a garantia de empregabilidade é muito alta. Pode se formar na bacia das altas, tirando notas baixas, mas se forma.
A justificativa da faculdade demonstra como são arrogantes e apegados a status. No caso eles desempenhavam a mesma função não fazia sentido ganhar menos. Além do mais, ler Confissões do Agostinho faz muito melhor para saúde mental que conversar com a maioria dos doutores que não são nada sem o status que a sociedade lhes dá.
Gente, num país de analfabetos, ou de analfabetos funcionais, pra que filósofos? Além de tudo, num país de gente doente, de toda a forma possível de mal, talvez os médicos sejam mais úteis! O ideal seria que ambas as profissões, ou funções tivessem valorizações expressivas, sempre!
Precisamos de pensamento crítico, inteligencia emocional etc. Filosofia ? A rigor não, isso é um exagero, imaginar que a sabedoria só pode vir dessa fonte.
A gente tem varios influencers de ciência que são negacionistas.
Sim, infelizmente...
Filosofia não é ciência
Canal interessante. Acabei de conhecer. Sim, a reflexão é fundamental e a filosofia é vida refletida. ❤
Obrigado!
Quem vale mais é o Luigi Mangione, que em um atentado colocou vários médicos pra filosofar 😂
Eu cursei Filosofia em 2010, mas não fiz o TCC e não me formei. Em todo o restante eu fui aprovado. E eu continuo estudando Filosofia desde então, por conta própria. Considero a coisa mais importante de todas. Contudo, na prática, vivemos em um país terrível em vários sentidos, onde nossa moeda está profundamente desvalorizada e, para ter o básico para uma vida digna uma pessoa precisa ganhar pelo menos 6 mil reais por mês. Quantas pessoas "filosofando" ganham isso? Professores universitários, talvez. E quão fácil é a jornada até conseguir estar minimamente capacitado para isso (ter feito mestrado e doutorado e talvez pós-doutorado)? Tanto em questão de tempo, estudo e concorrência? E, depois que consegue tudo isso, ter que disputar vaga em uma universidade. E tudo isso para quê? Para servir à burocracia da academia que te obriga a publicar artigos de tempos em tempos, orientar alunos aqui e ali. A pessoa tem que gostar muito dessa firula toda, mais do que de Filosofia. O médico é alguém que salva vidas, previne problemas de saúde (eventualmente) etc. Nem todo médico é bom, ideal. Nem todo atendimento é bom, ideal. Mas a urgência e a importância da Medicina determinam seu valor social. Como diz Aristóteles em algum lugar da sua Metafísica, os homens começam a filosofar depois que os problemas mais básicos foram solucionados, ou seja, quando não se preocupam mais com o que vão comer, aliás, se vão comer etc. É aqui que O Guia do Mochileiro das Galáxias entra com voadora: o que comeremos? por que comemos? onde vamos comer? O Brasil, para muita gente, está na primeira questão. Para algumas, está na segunda. Para outras, na terceira. A Filosofia só prospera onde os problemas de subsistência foram extinguidos. O Brasil não é esse lugar. Mas, para algumas pessoas brasileiras que pertencem às classes que não têm esse problema de subsistência, então a Filosofia aparece, eventualmente. Querer que a Filosofia seja para todos é um delírio. Temos que querer que todos tenham acesso às oportunidades, à alimentação etc. Depois que isso for conquistado, então a Filosofia irá brilhar para aqueles que amam "estrelas".
Ótimo comentário!
Mas isso porque você está colocando "Filosofia" em uma perspectiva utilitarista, assim com o fez com medicina. Por não ter um resultado mensurável como número de atendimento em um pronto socorro, por exemplo, você não considera como fundamental na formação de um sujeito social. Se fôssemos ensinados a pensar e isso fosse uma constante em nossa formação como cidadãos, teríamos um convivência muito mais ética e racional, beneficiando todos os setores da sociedade. E é um engano seu achar que a medicina(como serviço) não está a mercê da burocracia ou interesses maiores que salvar vidas.
@@LeandroLMeneses Com burocracia eu me referi à vida de professor universitário [no geral], não à de médico.
Quem tem fome tem pressa. Quem já tem comida e isso e aquilo, então, essa pessoa terá fome de outra coisa. Eventualmente essa outra coisa será Filosofia.
Como eu disse, eu considero a Filosofia a coisa mais importante de todas, mas nem todos pensam assim. E, além disso, eu não estou totalmente convencido de que a Filosofia tem o poder de resolver ou ajudar a resolver os problemas sociais.
Na minha sociedade ideal, todos seriam "apresentados" à Filosofia, e de uma maneira propícia, para que eles provavelmente gostem. Mas não creio que a maioria iria gostar. Assim como a maioria detesta Matemática, é provável que o mesmo ocorra com a Filosofia.
Eu não sei se sou utilitarista ou apenas pé no chão.
@@LeandroLMeneses bom, ciências sociais ainda estaria mais próximo da necessidade e vida dos cidadãos.
@@LeandroLMenesesse o ensino de filosofia apresenta um ganho social, fruto do efeito na formação social do sujeito, mesmo sem uma mensuração quantitativa, o seu argumento continua sendo utilitarista
Foi a filosofia quem pariu todas as ciências.
Sem dúvida!
Para o bem o mal, as crianças cresceram e ficaram adultas.
@@magnobraga4619 e daí? Isso deslegitima a filosofia?
@@SantiagoMendes-m6y eu estava falando na suposta oposição de medicina e filosofia. Hoje, na academia, quem precisa de filosofia para qualquer coisa? A filosofia está em crise.
@@magnobraga4619 realmente está em crise mesmo, pois a sociedade não valoriza a filosofia.
Sem filosofia não há evoluções médicas.
mas q coisa patetica kkkkk uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Mania de filosofo de achar que tem monopolio do pensamento.
Comte-Sponvilke deu uma definição sintética de filosofia: "O ofício de pensar melhor sobre como viver melhor." Só aqueles a quem os gregos chamavam "idiotés" não veem a importância.
Excelente su abordaje, necesitamos este tipo de intercambio reflexivo para comprender la realidad y actuar en consecuencia. Gracias por el aporte, se nota muy buena capacidad para comunicar ideas.
Bom dia, Vinícius. Acredito que quaisquer salários devam ser definidos em negociações livres entre patrões e empregados, com interferência mínima do Estado, eventualmente instruídas por acordos coletivos com entidades sindicais. Se uma universidade paga um salário maior aos professores de medicina certamente é porque deseja ter os melhores profissionais em seu quadro e concluiu que os professores de medicina têm outras oportunidades no mercado de trabalho e para atraí-los precisaria portanto oferecer uma remuneração maior do que a oferecida aos professores de filosofia com igual qualificação. Não se trata da questão subjetiva e genérica sobre o valor do filósofo ou se precisamos ou não, enquanto sociedade, de filosofia. Essa avaliação cabe a cada indivíduo e a cada agente econômico, que deve poder decidir o quanto está disposto a pagar por cada bem ou serviço e por quanto está disposto a vender sua força de trabalho. A alternativa a esse regime de ampla liberdade é uma situação na qual uma pequena elite de burocratas estatais substitui-se ao conjunto da população e impõe as suas decisões árbitrarias a dezenas de milhões de cidadãos. Sobre a diferença entre países de primeiro e terceiro mundo, que você cita, ainda não ficou muito claro para mim como ela se relaciona com o tema do vídeo. Eu sou formado em filosofia pela USP e portanto não posso ser acusado de estar lutando em causa própria! Abraço.😉
O cara do comentário precisa MAIS é de um professor de português... 😂
enquanto não houver essa transição da conversa de boteco para a reflexão, nunca sairemos dessa maldição colonial que ainda vivemos nos dias atuais... Todos os países de origem colonial sempre serão um grande esgoto da Europa.
Ótimo vídeo!
Ser Doutor em Filosofia não é o mesmo que ser filósofo!
Pô, curti demais o canal! Acabo de conhecer e pena que estamos em horário de expediente... Senão maratonaria mais vídeos
Bem-vindo!
Só estudar que vc vai conhecer 😊
De fato existe a lei do mercado, oferta e demanda por mão de obra, etc. Ignorar isso é também se comportar como em um boteco, tirar variáveis importantes do problema não resolve ele.
A instituição, para mim, podia apenas pagar o valor isonomivo e evitar a contenda judicial.
@@thiagofarias7660acho que você não entendeu a questão. O filósofo executava A MESMA FUNÇÃO que os médicos, no caso, professor de uma disciplina de faculdade. Se
ambos estão aptos a ocupar o mesmo cargo e realizam as mesmas tarefas, devem receber o mesmo. A meu ver, e também do juiz, o status social de médico não justifica o filósofo ganhar salário menor. Seria diferente se fosse uma disciplina de "neurocirurgia" ou algo que requeresse uma especialização na saúde. Provavelmente era a disciplina de bioética, metodologia de pesquisa ou algo assim
@@LeandroLMeneses formalmente a mesma função, mas na prática diferentes. Não acredito que o filósofo lecionava disciplinas de medicina.
Aí entra uma questão. Professores são todos iguais ? Independente da disciplina que lecionam e da maior ou menor dificuldade de encontrar-los no mercado ?
Filósofos nós precisamos todos os dias, já o médico apenas quando estamos com alguma patologia e quando sofremos algum acidente físico.😅😅😅😅😅 nesse caso o Filósofos nos
traria muito mais utilidadee necessidade se levarmos em consideração os ganhos que a sociedade poderá evoluir.
Não há países de terceiro mundo. Falamos hoje de Sul Global.
tem toda razão
O nome mudou, mas os países descritos são exatamente os mesmos.
Infelizmente a filosofia em si nao tem valor real em lugar nenhum!
Filosofia nada mais é do que a reflexao, o pensamento bem estruturado e observado sobre o topico em questao (seja lá qual for).
Uma pessoa inteligente, culta e intelectual esta sempre fazendo filosofia de modo geral em sua vida.
O mundo é um lugar repleto de estupidos ignorantes que sao como uma pedra oca, duros e vazios por dentro de suas mentes...
Pra saber qual dos dois é mais importante é bem simples, só se questionar. Qual sociedade é possivel de existir? uma sem medico ou uma sem filosofo?
Os dois tipo de sociedade existiriam. A sem médico traria problemas como alta taxa de mortalidade, baixa expectativa de vida, problemas de saúde pública com impactos negativos na economia etc, etc e por aí vai. A sem filósofo traria problemas como baixo senso crítico, alta aceitação de figuras manipuladoras e formas mais injustas de exploração das pessoas etc, etc e por aí vai.
porque você tá se questionando sobre isso? questionar é coisa da filosofia e você já usou ela antes de ir na sua próxima consulta
Ou basta comparar o preço da consulta de cada um...
A sociedade dos filósofos produziria médicos necessariamente, já o contrário... 😂
@@Johzaoboa 😂
O que estragou foi ficar citando negacionismo do ex presidente. Poderia discutir a causa judicial apenas.
Conheci o canal agora (pelo título da matéria) é triste demais saber que os professores são tão desvalorizados ( não apenas os de filosofía ) é como se estivéssmos em uma grande buraco sem ver uma luz no fim desse túnel. Apesar de tudo, ainda acho que buscar o conhecimento é melhor que ser um ignorante
O engenheiro vale mais
hmm esse dá pra engenheiro
Ainda temos um presidente negacionista, negacionistas das ciências econômicas, isso quando esta sóbrio.
Filosofia é um luxo dos povos civilizados, aquelas que já superaram certas necessidades imediatas. Eu adoro filosofia e concordo plenamente que o papel do intelectual é fundamental para o desenvolvimento de uma nação. Mas sejamos honestos: o "povão" precisa mesmo filosofar, ou isso é algo reservado apenas à classe intelectual?
O pobre, antes de filosofar, está pensando em ter condições de comprar uma carninha para o almoço e não depender do SUS caso o filho fique doente. Não faz mesmo o menor sentido um filósofo ganhar o mesmo que um médico, ainda que eu reconheça a importância do papel do filósofo. Afinal, quem dita os salários são as necessidades do "mercado".
Apesar de tudo, não concordo com a afirmação de que há um desprezo pela filosofia e pela intelectualidade. A ânsia pelo desenvolvimento (que, ao meu ver, surge da classe média), essa busca pelo entendimento que alguns dizem ser uma expressão da individualidade da alma, está expressa, quer gostemos ou não, nos fenômenos que vimos nos últimos anos com os filósofos da internet.
Se as pessoas, de forma geral, desprezassem a filosofia, não teríamos tantos aqui no RUclips.
É por isso que o Brasil está atrasado, a estrutura da sociedade foi desenvolvida pelos os filósofos , até a médica , judiciário, ciência ....
Um médico tem apenas conhecimento técnico , a filosofia é a medicina da cognitividade.
Hoje a neurociencia afirmar que é preciso estimular o raciocínio, a falta de uso da cognitividade afeta o cérebro , podendo causar até demência .
.
Medicina virou um balcão de negócios lucro e mais lucro,atendimento humanizado que é bom mesmo nem pagando o povo tem. Então eu prefiro a filosofia do que um médico capitalista. 😂😂😂
Esse canal é muito bom!
Espero que cresça muuuuito!!!!
Pessoal, vamos ser sensatos, a filosofia é importante à longo prazo para todas as sociedades, já que analisam as mudanças sociais. Mas o médico salva vidas, o tempo de alguém que poderia estar por ai ajudando os outros de maneira ativa deve valer mais do que QUALQUER outro que não exerce função similar. O comentário do instagram foi desafortunado, já que as sociedades NECESSITAM tanto do filósofo quanto do médico, e isso é um fato. Mas o tempo de um médico vai sempre deverá valer mais do que 99% das outras profissões.
Ciências diferentes não poder ter impactos diferentes e igualmente valiosos pra nossa sociedade?
Sabe porque a sociedade fica doente? Pq a filosofia dela é um lixo. Você ta valorizando mais remediar que prevenir.
@@V-ty9un Eles tem impactos importantes, cada um com sua função devida, mas, a curto prazo, a preponderância de um é óbvia.
@@EwaldoMonteiro Podemos prevenir os métodos de pensar socialmente ao longo dos anos, um trabalho pensado e duradouro. Mas a importância de salvar pessoas que se acidentaram, que estão passando por infermidades e etc, não é uma questão de "prevenir", é algo que sempre vai ocorrer, e que só a medicina pode curar à curto prazo.
Mas um médico não opera sem uma equipe de técnicos, não opera sem uma equipe pra cuidar da sala de cirurgia, não opera sem uma equipe de professores pra forma-lo e pode fazer atrocidades se não pensar com ajuda da ética sobre sua própria conduta. No final das contas todas as outras profissões são tão importantes quanto o cara que tá abrindo a pessoa.
E realmente a equipe de técnicos, de limpeza ou o professor de filosofia não fazem a cirurgia sem o médico. Mas basta olhar pra historia da medicina e lembrar do número de mortalidade por infecções, dos procedimentos traumáticos e antiéticos ou até mesmo algo super recente como a existência dos sanatórios. Tenho certeza que o melhor momento pra ser tratado por um médico é hoje, mas isso só é verdade porque o médico não está sozinho. Espero que minhas colocações tenham feito sentido
Outra realidade.
Até hoje nenhuma faculdade de filosofia produziu um filósofo no Brasil, apenas intelectuais secundários
Será que é porque não existe incentivo financeiro pra alguém se dedicar profissionalmente à filosofia? O único que eu conheço que cometeu a "loucura" de sair da Medicina pra se dedicar à Filosofia foi Pondé.
hmm tu saiu contando foi? como é que tu sabe?
Foi generoso.
Na maior parte dos casos são pseudointelectuais mesmo.
@@pedro64414 em todos os lugares, os filósofos são professores universitários, salvo raras exceções, não existem professores universitários no país?
Olha aí a DOXA de boteco...
Doxa? O que será isso?🤔🤔🤔🙊🤷♂️🤷♂️
Bom video, eu nao sou botequeiro, ainda bem!!!!! Voce tem razão pois na Europa (vivi lá0 os problemas do sul global não tem grande imporetancia. DSo tem importancia quando eles se relacionam com A china e Russia. Ai não pode!!!!
Nietzsche, do qual Foucault foi epigono, também não segui o fio das suas ideias, se contradizendo até de uma página para outro. Filósofos também apoiaram Bolsonaro, e o nazifascismo também: Heidegger, Gentile, sem falar em outros tipos de intelectual, como Jung. E já ia esquecendo que o Dr. Goebbels era doutor em filosofia. Com Foucault não se faz revolução, no máximo uma revoltazinha anarquista que é esmagada em 3 meses, como na Espanha.
@@oswaldovenuto1750 quanto veneno. O que isso tem a ver com o vídeo?
Esse mesmo argumento pode ser aplicado à física, que nos proporcionou a bomba atômica. Vamos reduzir os salários dos professores de física também? E os engenheiros, sem uma boa formação teórica, como ficam?
Eu e o Juiz em questão discordamos de você, o papel da filosofia é sim de extrema importância em várias áreas, inclusive dentro de grandes empresas. Como você sabe a filosofia nos ajuda a ter uma visão e uma interpretação diferente diferente das questões do cotidiano, pois em muitas profissões é importante saber lidar com o público, ou seja, com as pessoas e nesse sentido a filosofia tem uma grande contribuição. Então concordo que o Salário do professor de filosofia não deve ser menor do que qualquer outra disciplina... Lembrando que até no futebol que é um esporte, a filosofia tem uma grande importância...
Cara, eu questiono, o curso de medicina é realmente um curso difícil ? Não duvido que seja exigente, mas, sempre que vejo uma formatura de medicina estão se formando mais de 40 alunos, mas nunca vi uma formatura de um curso de exatas com mais de 15.
Deve ser tão difícil quanto um curso de exatas, mas tem um plus que é a empregabilidade + salário alto.
Pse, na minha turma de Economia entraram 80 e só se formaram 13.
Se você dá sua vida para sequer entrar no curso, as vezes gastando 3 - 5 anos para isso, 99% das pessoas não vai desistir desse curso. Ainda mais medicina, que é a maior garantia de renda estável e alta nesse país. Passar em filosofia e esses cursos de humanas é quase um Pague o vestibular e venha cursar. Ninguém valoriza algo que vem fácil, por isso boa parte abandona. Tirando também o fato de que quem passa em medicina já é uma secção mais inteligente da sociedade, então sim, é um curso difícil, mas que tem pessoas mais inteligentes também. Não desconsiderando a importância dos filósofos obviamente, toda sociedade necessita de pensadores, mas realmente, o tempo do médico vale muito mais do que o de um filósofo, já que um pode salvar vidas.
@@Ithalo-gj2dc Quem passa em medicina é mais inteligente do que quem passa em outros cursos? Discordo: nota não define inteligência. É até questionável se podemos medi-la quantitativamente. Além disso, não existe meritocracia plena no Brasil, devido à reprodução social da desigualdade. E, por fim, os maiores preços não vêm da competição, mas sim do monopólio. É disso o que se trata o ingresso na carreira médica: é o ingresso numa casta.
@@Ithalo-gj2dc Mais inteligente? Certamente não. A medicina no Brasil é herdeira de tradições sanitaristas, que exigem formação prática. Não pense que os estudantes precisam aprender latim ou física, como nos Estados Unidos ou Inglaterra. O ingresso na universidade é um tiro único, não se considera o desempenho escolar, por exemplo. Dificilmente se vê ingressantes recém-saídos do Ensino Médio, aliás. Mas na parte do estímulo para permanecer no curso, você está certo, ninguém desiste porque a garantia de empregabilidade é muito alta. Pode se formar na bacia das altas, tirando notas baixas, mas se forma.
A justificativa da faculdade demonstra como são arrogantes e apegados a status. No caso eles desempenhavam a mesma função não fazia sentido ganhar menos. Além do mais, ler Confissões do Agostinho faz muito melhor para saúde mental que conversar com a maioria dos doutores que não são nada sem o status que a sociedade lhes dá.
Filósofo do Comunismo.
Excelente condução ❤
Gente, num país de analfabetos, ou de analfabetos funcionais, pra que filósofos? Além de tudo, num país de gente doente, de toda a forma possível de mal, talvez os médicos sejam mais úteis! O ideal seria que ambas as profissões, ou funções tivessem valorizações expressivas, sempre!
Precisamos de pensamento crítico, inteligencia emocional etc. Filosofia ? A rigor não, isso é um exagero, imaginar que a sabedoria só pode vir dessa fonte.